Campos de atuação da poente engenharia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campos de atuação da poente engenharia"

Transcrição

1 Campos de atuação da poente engenharia

2

3 Índice 1. Soluções Integradas nos Segmentos da Engenharia. Estudos e Planejamento...5. Engenharia Básica e Detalhamento...6. Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário...7. Estudos, Planejamento e Projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais.7 Integração de Etapas, Estudos e Projetos Campos de Atuação da Poente Engenharia Energia...8 Mineração...10 Saneamento Básico...11 Transportes...13 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário...14 Infraestrutura Urbana...15 Meio Ambiente e Recursos Naturais Compromissos Empresariais Objetivos...18 Códigos de Ética...18 Missões e Valores Empresas Associadas ao Grupo Poente Serviços Ltda...18 Poente Engenharia e Consultoria Ltda...18 Poente Empreendimentos...18

4 UMA PRESENÇA CONTíNUA NO SEGMENTO DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA Com quase 15 anos de atuação contínua, a Poente Engenharia e Consultoria Ltda acumula excelente experiência na prestação de serviços de consultoria de engenharia: no gerenciamento de empreendimentos e em soluções integradas de engenharia, abrangendo desde as etapas iniciais de planejamento, estudos de inventário, viabilidade, básicos e executivos, até as fases conclusivas, isto é o inicio da operação da obra. Em sua busca, sempre pela melhor solução de engenharia, a empresa elabora seus serviços, analisando e planejando todos os detalhes, pertinentes, almejando assim alcançar a melhor qualidade para seus clientes. 4 Ao longo de sua trajetória de uma década e meia, a Poente conquistou uma presença marcante no segmento de Engenharia e Consultoria no Brasil, o que pode ser atestado pelos seus diversos estudos, planejamentos e projetos realizados. Contando sempre com uma equipe técnica multidisciplinar, participou de inúmeros empreendimentos, abrangendo: usinas hidroelétricas, rodovias, ferrovias, minerações, portos, plantas industriais, obras de saneamento básico e de meio ambiente, além de obras associadas ao desenvolvimento urbano, em todo o território nacional. A Poente conta atualmente com uma experiente equipe de consultoria, onde estão presentes mais de 130 profissionais de múltiplas disciplinas, incluindo técnicos de nível superior, com pós-graduação ou MBA. A Poente dispõe ainda, de um Sistema Integrado de Gestão, que permite otimizar, em muito, a atuação de suas equipes de trabalho no seu dia-a-dia. Criada em 1994 por três qualificados engenheiros seniores, oriundos das principais empresas brasileiras de consultoria, a Poente cresceu rapidamente tornando-se, na atualidade uma referência na área de estudos, planejamento e projetos no segmento da engenharia. A história da Poente reforça seu posicionamento de empresa que tem, como metas os valores de profissionalismo, seriedade, sustentabilidade e compromisso com a ética, resultando assim, em uma empresa que busca sempre manter o mais alto nível na relação com seus clientes e parceiros.

5 1. Soluções Integradas nos Segmentos da Engenharia A Poente sempre se pautou por ofertar uma diversificada gama de serviços, abrangendo desde os campos de estudos e planejamento, passando pelos projetos básicos e executivos, atingindo, por fim, as etapas de gerenciamento e supervisão. Estudos e Planejamentos A Poente atua em levantamentos de dados e na elaboração de estudos de viabilidade, para projetos de infraestrutura urbana, de mineração, de transportes, de indústrias, de usinas hidroelétricas, saneamento básico e de meio ambiente. A empresa já realizou minuciosos estudos de inventários hidroelétricos e hidrográficos, bem como diversos estudos de planejamento e viabilidade, nas áreas de saneamento básico, mineração, transportes, etc; e ainda, levantamentos para planejamento urbano, elaboração de planos diretores, dentre outros. 5 pch nova aurora - go

6 Engenharia Básica e de Detalhamento Dentro dos segmentos de engenharia básica, a empresa também já desenvolveu inúmeros projetos, sejam eles básicos ou básicos consolidados, para identificar as necessidades do cliente e na medida do possível, antecipar-se a elas, propiciando deste modo, uma melhor avaliação dos custos e dos riscos envolvidos nos empreendimentos analisados. Os projetos executivos e de detalhamento, também fazem parte do dia-a-dia da Poente, notadamente àqueles associados aos segmentos em que a empresa mais tem se destacado: energia, mineração, saneamento básico e infraestrutura urbana. Além destes, foram elaborados diversos projetos de detalhamentos como etapas seguintes aos Estudos de Planejamento. 6 PCH Areia branca (MG)

7 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário A Poente vem desenvolvendo diversos trabalhos na área de gerenciamento e supervisão de obras, sobretudo na geração de energia, saneamento básico, transportes e infraestrutura urbana. Nestes segmentos a empresa atua apoiando o cliente; com planejamento, coordenação, contratações, controle de qualidade, engenharia do proprietário, administração de contratos, etc. A proposição da empresa é substituir o cliente in-loco, permitindo assim que o mesmo possa dispensar atenção e esforços para outros interesses. Dentro deste quadro, pode-se dizer que a Poente gerencia a qualidade, os custos, os prazos, a segurança, além dos demais aspectos referentes ao empreendimento, oferecendo-lhe as melhores soluções, prazos e custos, simultaneamente. Estudos, Planejamento e Projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais O segmento de estudos e projetos de meio ambiente, tem tido uma atuação constante da empresa, praticamente desde a sua fundação. Inúmeros foram os empreendimentos estudados, para a geração de energia, mineração, saneamento, indústrias e transportes, em suas diversas etapas (pré-estudos, inventários, viabilidade, básicos, executivos e gerenciamentos/inspeções), onde a Poente elaborou diagnósticos ambientais (DA), relatórios e planos de controle ambientais (RCA/PCA), estudos e relatórios de impactos ambientais (EIA/ RIMA), e planos de recuperação do meio ambiente (PRAD), planos diretores ambientais, etc. Paralelamente, a empresa também teve oportunidade de atuar junto à inspeção, fiscalização e gerenciamento de obras vinculadas à mitigação de impactos, sobretudo nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento básico, hidrelétricas e transportes. Integração de Etapas, Estudos e Projetos A Poente, por tratar-se de uma empresa que atua praticamente, em todas as fases de desenvolvimento de um empreendimento, facilmente integra e supervisiona as soluções de engenharia. Dotada de um modelo flexível de operacionalidade, a empresa está plenamente apta e habilitada para dar suporte na constituição de EPC e SPE, de empreendimentos diversos, dentro dos segmentos da engenharia, sobretudo nos campos da hidroenergia, saneamento, indústria, transportes, mineração, infraestrutura, etc. 7 Nos últimos anos, dentro do segmento de hidroenergia, a Poente tem elaborado soluções integradas na área de empreendimentos de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), iniciando seus estudos desde a etapa de inventário, passando por projetos básicos, licenciamento ambiental, constituição de EPC/SPE executivos, culminando no gerenciamento técnico das obras civis e eletromecânicas. túnel DE ADUÇão - pch areia branca (MG)

8 2. CAMPOS DE ATUAÇÃO DA POENTE ENGENHARIA Energia Neste campo de atuação a Poente tem se destacado desde a sua criação, ou seja, desde meados da década de 90, notadamente na elaboração de estudos e projetos de pequenas e médias centrais hidrelétricas. Sua atuação, desde as etapas iniciais e intermediárias de estudos, envolvendo inventários hidrelétricos, viabilidade técnicas-econômicas, e projetos básicos e ou básicos consolidados, bem como nas etapas finais, de detalhamentos e projetos executivos, a credenciam a inserir-se dentre aquelas de destaque no panorama da engenharia nacional. Atualmente, além de estudos e projetos green-field, a Poente vem também, aos poucos, se especializando na elaboração de projetos de recapacitação, modernização e ampliação de usinas hidrelétricas de pequeno porte, além de exercer serviços associados, inspeção técnica e avaliação de segurança de pequenos e médios empreendimentos hidrelétricos. Principais Projetos Executados Estudos de Inventários Hidrelétricos 8 Rio Doce, MG/ES (980 MW) - Aneel; Rio Aripuanã, MT (260 MW) - Aneel; Rio Piquiri, MT (700 MW) - Engevix S.A / Omega S.A / Performance Centrais Hidrelétricas S.A; Rio das Balsas, MA (134 MW) - Omega S.A / Energética São Patrício LTDA; Rio Abaeté, MG (145 MW) - Omega S.A / Egesa Engenharia / Construtora Melo Azevedo; Rio Tijuco, MG (170 MW) - Gaia / Construtora Metropolitana / Construtora Gomes Lorenço; Rio das Balsas, TO (246 MW) - Renova Energia S.A. rio Tijuco (MG)

9 Estudos de Viabilidade Técnica e Econômicas UHE Quartel, MG (90 MW) - Cemig/ Sider. Mendes Junior S.A.; UHE Davinópolis, MG (74 MW) - Cemig/ Neoinvest; UHE Retiro Baixo, MG (82 MW) - Arcadis Logos Energia/ Orteng; UHE Água Limpa, MT (320 MW) - Cemig/Duke Energy; UHE Resplendor, MG (90 MW) - Cemig/ Duke Energy. Rio paraopeba (MG) Projetos Básicos e Básicos Consolidados 9 UHE Retiro Baixo, MG (82 MW) Arcadis Logos Energia/Orteng; UHE Perdida II, MG (52 MW) - Minas PCH/ Omega; UHE Bom Retiro, MG (45 MW) - Hidrotérmica; PCH Pontal, MG (28 MW) - DM Planejamento; PCH Faxinal II, MT (30 MW) - Madeireira Faxinal; PCH Cachoeira Escura, MG (25 MW) - Energisa S.A. PCH Goiandira (GO) Projetos Executivos Civis e/ou Eletromecânicos UHE Guilman, MG - Amorim (180 MW) - Dam Engenharia/ Samarco; PCH Furquim, MG (6 MW) - VLB Engenharia / Alcan S.A.; PCH Areia Branca, MG (20 MW) - HP / Suez Energia; PCH Goiandira, GO (25 MW) - Goiás- Sul/ Neoenergia; PCH Nova Aurora, GO (28 MW) - Goiás- Sul/ Neoenergia; PCH Bocaiúva, MT (30 MW) - DM Construtora de Obras; PCH areia branca (MG)

10 Mineração Neste segmento de prestação de serviços, pela Poente, seus principais trabalhos foram elaborados na área da infraestrutura de complexos minerários, abrangendo: pit, plantas industriais, transportadores de correia, estabilizações de taludes, barragens de contenção de sedimentos, sistemas de drenagens, canalizações, etc. Todos estes trabalhos abrangeram desde as etapas de concepção, passando pela viabilidade técnica-econômica, culminando em diversos projetos básicos e executivos, notadamente nas áreas de: drenagem superficial e subterrânea, acessos viários, escavações, contenções e estabilizações, aterros e barragens, canalizações, estruturas e fundações, etc. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e de Projetos Básicos 10 Projeto Conceitual da Captação, Adução e Distribuição de Água do Curso Principal do Rio Tanque-Atendimento às Plantas Industriais das Minas de Cauê e Conceição (CVRD/MG); Projeto Conceitual e Básico do Canteiro de Obras, Alojamentos e Vila Residencial da Mineração Corumbatense (Rio Tinto/MS); Projeto Básico de Drenagem Pluvial, Terraplenagem, Geológico-Geotécnico e Ambiental de Recuperação das Áreas Erosionadas Adjacentes ao Pátio de Estocagem do Terminal Ferroviário de Olhos D`Água (MBR/MG); Projeto Básico Ambiental da Planta da Mina, do TCLD e do Porto Fluvial da Mineração Corumbatense(Rio Tinto/MS). Mina de timbopeba, mariana (mg) Projetos Executivos Civis e Mecânicos Mina da conceição itabira (MG) Elaboração de Projetos Executivos de Terraplenagem, Pavimentação, Drenagem e Sinalização do Mineroduto da ITM-I até Vargem Grande (MBR/MG); Projetos Executivos de Geometria, Terraplenagem e Drenagem do Acesso do Rejeitoduto ao Mineroduto de Vargem Grande(MBR/MG); Planta Industrial da Área de Britagem Primária da Mina de Carajás (EPC-CVRD/PA); Drenagem do Pátio de Estocagem de Minério da Mina de Carajás (EPC-CVRD/PA); Transportador de Correia de Longa Distância para a Mina da Mutuca. (MBR/MG); Barragem de Contenção de Sedimentos da Mina Pau Branco (Mannesman Mineração/MG); Barragem de Contenção de Rejeitos do Braço B (CVRD/PA); Projeto Executivo de Geometria, Terraplenagem e Drenagem da Planta de Beneficiamento do Projeto Novo Rio (Holdercin/RJ); Projetos Básico e Executivo de Infraestrutura da Terminal Ferroviário de Olhos D Água (MBR/MG).

11 Saneamento Básico Os cuidados com o meio ambiente constituem-se na atualidade em um fator que ganha relevância crescente. Neste segmento de prestação de serviços, que envolve todas as áreas do saneamento básico, pela Poente, os estudos e projetos elaborados tiveram abrangências, tanto no setor privado, como no público sendo que, no primeiro, os destaques foram as áreas dos sistemas de coletas, tratamentos e disposição final de rejeitos industriais; enquanto no setor de autarquias governamentais (Empresas Estatais) os destaques são representados pelos sistemas de captação, adução e distribuição de água potável e de esgotamento sanitário. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e/ou Viabilidade Técnica- Econômica estação de tratamento de água do município DE SÃO SEBASTIÃO DOS POÇÕES (MG) Canalização do Córrego Olhos d Água, (MBR/MG); Sistemas de Coleta de Resíduos Sólidos das Plantas Industriais das Minerações Calsete (Sete Lagoas/MG) e Cerâmica Rio Grande (São João Batista do Glória/MG); Recuperação das Áreas de Nascentes dos Tributários da Barragem da Pampulha (SUDECAP- Belo Horizonte/MG); Recuperação da Área da Lagoa do Nado (SUDECAP-Belo Horizonte/MG); Abastecimento de Água para as Famílias Remanejadas pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Irapé. (CEMIG/MG). 11 Estudos de Projetos Básicos Revisão Global de diversos Projetos Básicos de Abastecimento de Água de Municípios Mineiros (IGAM/MG); Projeto Básico do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Nelson Sena (COPASA/MG); Projeto Básico e Executivo do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de São Sebastião dos Poções (COPASA/MG); Projetos Básicos e Executivos dos Sistemas de Abastecimento de Água dos Municípios de Montalvânia e Salinas (COPASA/MG). ESTAÇão de tratamento de ÁGUA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO (MG)

12 Projetos Executivos Projetos Básico e Executivo do Aterro Sanitário e de Depósito de Resíduos Sólidos do Município Juatuba (Prefeitura Municipal de Juatuba/MG); Projeto Executivo do Aterro Controlado de Resíduos Sólidos da Mina de Timbopeba (CVRD-MG); Projeto Executivo das Redes de Esgotamento Sanitário Associadas a Vias Alternativas de Acesso para os Galpões da M. Martins S/A. (Uberlândia /MG); Projeto Executivo dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e Águas Servidas da Unidade Industrial TI Brasil.(Mateus Leme/MG); Unidade de Tratamento de Esgotos Sanitários e Água Servidas da Planta Industrial da Sumidense S/A..(Mateus Leme/MG); Projeto Executivo de Recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento d Água das PCH s Lamins, Paes Leme, Henrique Portugal, Pirambeira, Ribeirão e Congonhal (AES Minas PCH/MG); Projeto Executivo da Barragem de Regularização do Rio Pardo - Município de Taiobeiras (COPASA/MG); Projeto Executivo da Barragem de Regularização do Rio Todos os Santos Município de Teófilo Otoni (COPASA/MG). 12 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE TAIOBEIRAS (MG)

13 Transportes Neste segmento da consultoria, a experiência do corpo técnico da Poente ocorre, sobretudo, nas áreas de transportes rodoviários e ferroviários, muito embora, nos últimos anos, tenha, também, adquirido relativa desenvoltura em projetos de portos e/ ou atracadouros fluviais. No que concerne ao transporte rodoviário, os serviços elaborados vinculam-se a estudos de concepção, projetos básicos e projetos executivos de acessos viários municipais e estaduais. Por outro lado, no que diz respeito ao transporte ferroviário, os trabalhos desenvolvidos associaram-se à elaboração de projetos de ramais ferroviários privados (via de regra, utilizadas por empresas de mineração) ou estaduais (normalmente, associados a transposição interna de áreas urbanas), bem como de metrôs de superfície,implantados em área municipal. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e/ou de Projetos Básicos TREM METROPOLITANO (BH/MG) Elaboração de Projetos Executivos Projeto Básico da Expansão do Trem Metropolitano de Belo Horizonte (TMBH- STU/MG);.Projeto Conceitual das Vias de Acesso das Estruturas de Captação e Adução de Àgua das Minas de Cauê e Conceição (CVRD/MG);.Projeto Básico da Estrada de Ligação entre as Minas do Pico e a Planta de Beneficiamento de Vargem Grande (MBR/MG);.Projeto Básico de Diversos Acessos Municipais- Avenida do Cardoso e Àreas Adjacentes (SUDECAP/MG);.Projeto Básico do Porto Fluvial da Mineração Corumbatense (Rio Tinto/MS). 13 Trevo de Acesso (MG-050) e Vias Internas do Pátio da Industria Belgo Mineira Bekaert (Itaúna/MG); Vias de Acesso do Distrito Industrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira (Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/MG.); Vias de Acesso Alternativas do Distrito Industrial de Uberlândia(CDI/MG); Acessos Principais e Secundários da Planta de Beneficiamento da Mina de Vargem Grande (MBR/MG); Vias de Acesso das Áreas de Recuperação de Nascentes dos Bairros Braúna, Olhos D água, Nova Pampulha, Engenho Nogueira e Trevo (SUDECAP/MG); Projeto Executivo de Diversos Lotes da Expansão do Trem Metropolitano de Belo Horizonte (TMBH-STU/MG); Projetos Executivos das Estradas de Acesso às obras das PCHs Goiandira e Nova Aurora (50 MW) (ETI-Goiás Sul/GO). MG-050 (MG)

14 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário Neste segmento da consultoria, que permeia todos os campos do gerenciamento, da fiscalização e do apoio técnico as obras de engenharia em geral, a equipe de profissionais que integra o quadro técnico da Poente, já atuou como equipe associada a do cliente, ou mesmo isoladamente,exercendo trabalhos de gerenciadora/fiscalizadora,em diversos empreendimentos da engenharia nacional,abrangendo obras de pequeno,médio e grande porte. Dentro dos segmentos da engenharia, onde a Poente tem preferencialmente trabalhado, são destaques os empreendimentos vinculados às áreas de: hidrelétricas, mineração, infraestrutura urbana, saneamento, transportes, meio ambiente e indústrias. Paralelamente, nos últimos anos, a empresa vem se posicionando fortemente no campo de engenharia do proprietário, especialmente no segmento de energia, atuando em empreendimentos de pequenos e médios portes. Principais Serviços de Gerenciamento e Supervisão 14 Assessoria e Gerenciamento Técnico da Construção da Barragem de Contenção de Sedimentos da Mina do Pau Branco (Mannesman Mineração/MG); Supervisão e Fiscalização das Obras das Barragens de Perenização, Regularização e Irrigação de Bananal, Calhauzinho, Salinas e Caraíbas (Engevix S.A-Cemig/ MG); Controle Geométrico e Geotécnico das Obras de Expansão do Distrito Industrial de Juiz de Fora (CDI/MG); Controle Geométrico e Geotécnico das Obras de Expansão do Distrito Industrial de Ipatinga (CDI/MG); Gerenciamento e Supervisão das Obras Associados aos Sistemas de Abastecimento de Água dos Municípios de Montalvânia,São Francisco, Matrona, Ferreiropólis, Capitânia,São Sebastião das Poções, Salinas,Taiobeiras e Medina.(COPASA/MG); Assessoria Técnica e Supervisão das Obras da Avenida Sanitária do Córrego Nossa Senhora da Piedade (SUDECAP/MG). SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SALINAS (MG) Principais Serviços de Engenharia do Proprietário CONDUTOS FORÇADOS - PCH PONTE QUEIMADA (MG) Barragem de Regularização do Ribeirão Cipó (DME-Poços de Caldas/MG); PCH Apertadinho (30 MW)- Assessoria Técnica na Aquisição dos Equipamentos Eletromecânicos( Schahin-EIT/RO); PCH Ponte Queimada (3,0 MW) - Obras de Ampliação e Recapacitação (Recimap/MG); PCHS Congonhal I e II, Henrique Portugal e Paes Leme-Obras de Recapacitaçaão (AES Minas PCH/MG); PCHS Lamin, Pirambeira e Ribeirão - Obras de Ampliação da Geração (AES Minas PCH/MG); Assessoria Técnica e Supervisão das Obras do Complexo Vila Viva (Consórcio Camargo Corrêa - Santa Bárbara / SUDECAP/MG).

15 Infraestrutura Urbana Neste ramo de prestação de serviços, pela Poente, diversos estudos, projetos, planejamentos e planos diretores, foram elaborados por sua equipe técnica multidisciplinar destacando-se aqueles voltados para melhorias gerais dos equipamentos urbanísticos, realocação de população, canalizações de córregos, implantações de sistemas viários e de infraestruturas em geral. Listam-se, abaixo, alguns destes estudos, planejamentos e projetos elaborados pela empresa, notadamente no segmento da Engenharia e Arquitetura Urbanística. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e de Viabilidade Técnica-Econômica EDIFICAÇÕES - AGLOMERADO DA SERRA / VILA VIVA BH (MG) Concepção e Estudos Básicos da Canalização do Córrego Olhos D Água, no bairro Olhos D Água (MBR-SUDECAP/MG); Concepção e Estudos Básicos dos Sistemas de Saneamento da Região do Entorno das Nascentes-Bairros Nova Pampulha, Engenho Nogueira e Trevo (SUDECAP- MG); Concepção, Viabilidade Técnica e Estudos Básicos de Canalização de Córregos e Coleta de Resíduos Sólidos na Região da Lagoa do Nado (SUDECAP-MG); Estudos de Concepção de Diversos Acessos Viário e das Barragens de Contenção de Cheias - Complexo de Obras do Aglomerado da Serra (SUDECAP-MG). 15 Projetos Executivos Urbanísticos Projeto Executivo de Desapropriação e Infraestrutura Urbana Completa do Complexo de Obras do Aglomerado da Serra (SUDECAP-MG); Projeto Executivo Completo de Recuperação da Área de Fundo de Vale da Rua Souza Lima (SUDECAP-MG); Projeto Executivo de Contenção e Estabilização da Rua Keppler - Belo Horizonte (SUDECAP-MG); Projeto Executivo do Complexo Viário e das Edificações Prediais Associadas à Relocação da População da Vila São José e Av. Pedro II (SUDECAP-MG); Projeto Executivo de Canalização dos Córregos das Ruas Souza Lima, Keppler, Olhos D Água e da Região da Lagoa do Nado (SUDECAP-MG). OBRAS DE CONtenÇão - projeto vila viva bh (MG)

16 Meio Ambiente e Recursos Naturais Neste segmento de prestação de serviços pela Poente, muitos foram os estudos e projetos elaborados envolvendo o meio ambiente, sobretudo, aqueles de abrangência nas áreas afins de atuação da Poente, aí destacando-se os segmentos da: energia, indústria, saneamento, infraestrutura, mineração, entre outras. De modo geral, tendo como meta obter o licenciamento ambiental final dos diversos empreendimentos em análise, os estudos de meio ambiente elaborados, permearam pelo desenvolvimento de EIA/RIMA, RCA/PCA, diagnósticos ambientais, avaliações de impactos, proposição de medidas mitigadoras, projetos básicos ambientais, etc. Principais Projetos Executados Estudos Preliminares de Avaliação e Diagnósticos Ambientais 16 Avaliação Ambiental Preliminar da PCH do Rio Corrente (3,0 MW) (Sevicultura Serra do Cabral/MS); Diagnóstico de elementos fundamentais da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (FEAM-MG); Recuperação das Nascentes dos Tributários da Barragem da Pampulha em Belo Horizonte - MG (SUDECAP-MG); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Bacia do Rio São Francisco-MG) (Orteng / Arcadis Logos Energia); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (Bacia do Rio São Francisco-MG) (Omega); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri (Bacia do Rio Paraná-PR) (Engevix/Omega/Performance). vista AÉREA - BACIA DO RIO APIACÁS (MT)

17 VEREDA - CERRADO TÍPICO DO NORTE DE MINAS GERAIS 17 Elaboração de EIA/RIMA e RCA/PCA Distrito Industrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira (Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/MG); Unidade Industrial da Daytec S.A, incluindo Sistema de Esgotamento Sanitário e Disposição de Resíduos Sólidos (Daytec S.A/MG); Açude Público de Matrona-Bacia Hidrográfica do Rio Salinas (DNOCS/MG); Plano de Controle Ambiental das PCHs Congonhal I e II; Paes Leme e Henrique Portugal, na Bacia do Alto Rio Verde (AES Minas PCH/MG); EIA/RIMA da PCH Alto Rio Grande - Bacia Hidrográfica do Rio Grande (Poente Energia/MG); EIA/RIMA da Rede de Gasodutos Norte (RDGM) - Pólo Vale do Aço Segunda e Terceira Etapas (GASMIG-MG). Obtenção de Licenças Ambientais Barragem de Contenção de Sedimentos do Córrego do Doutor (CVRD/MG); Nova Unidade da Avenida Raja Gabaglia-Automáx-S/A- Concessionária Fiat (Automax-MG); Linha de Extrusão da Unidade1- DAYCO do Brasil Indústria e Comércio (DAYCO S.A/MG); Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD) da Mina da Mutuca-Terminal Olhos D Água (MBR/MG); Rede de Distribuição de Gás Natural da Linha de Tronco Anel Metropolitano - Betim Belo Horizonte (GASMIG); Adequação da Edificação da Sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG).

18 3. COMPROMISSOS EMPRESARIAiS Objetivos A Poente Engenharia e Consultoria, tem como princípios básicos a busca de soluções e serviços de engenharia para seus clientes e associados, utilizando-se de competências próprias e da gestão sistêmica de parcerias afins, utilizando-se de serviços que atendam com presteza às necessidades e demandas do mercado, sem se esquecer de manter a sustentabilidade dos recursos naturais disponíveis. Código de Ética Por tratar-se de uma empresa que sempre pautou seus compromissos empresarias em posturas éticas inabaláveis, a Poente Engenharia e Consultoria fortaleceu, rapidamente sua imagem no mercado nacional, demonstrando sempre solidez, competência e confiabilidade, em todas as suas tomadas de decisões corporativas e/ou relacionadas a clientes e parcerias. 18 Missões e Valores Contribuir para o desenvolvimento nacional, empregando uma engenharia consultiva de superação constante de obstáculos; Buscar constantemente relações duradouras com seus clientes e parceiros, pautadas na confiabilidade mútua e nos melhores valores éticos; Obter crescimento sustentável contínuo, empregando soluções e serviços otimizados de planejamento, consultoria e gerenciamento; Cultivar sempre, em seus quadros técnicos e de direção, valores de respeitabilidade, comprometimento, transparência e parceria. 4. EMPRESAS ASSOCIADAS AO GRUPO POENTE PARTICIPAÇÕES (Grupo Poente) POENTE SERVIÇOS LTDA POENTE ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA POENTE EMPREENDIMENTOS LTDA Poente Serviços Ltda Empresa especializada na prestação de serviços e consultoria nas áreas de comissionamento, inspeção técnica, implantação, manutenção e operação de empreendimentos hidroelétricos e termelétricos. Poente Engenharia e Consultoria Ltda Empresa especializada na prestação de serviços e consultoria em engenharia. Poente Empreendimentos Ltda Empresa especializada na captação, desenvolvimento, comercialização e/ou implantação de empreendimento na área de geração de energia.

19

20 Endereços para Contato SEDE BELO HORIZONTE Av. Contorno, º andar Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG Cep: (31) FILIAIS SÃO PAULO Av. Fagundes Filho, º andar São Judas - São Paulo/SP Cep: (11) BRASÍLIA SRTVS, Quadra Bloco H, Ed. Record, Sala Asa Sul Brasília/DF - Cep: (61)

- Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais.

- Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais. DOSSIÊ SIMPLIFICADO DOS PRESTADOS NA ÁREA DE MINERAÇÃO: - Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais. Experiência Anterior do Atual Corpo

Leia mais

POENTE - Engenharia & Consultoria Ltda.

POENTE - Engenharia & Consultoria Ltda. DOSSIÊ SIMPLIFICADO DOS PRESTADOS NAS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE E DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS: - Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA); - Relatórios de Controle Ambiental

Leia mais

CONTEÚDO - POENTE ENGENHARIA

CONTEÚDO - POENTE ENGENHARIA A EMPRESA Constituída em 1994, a Poente Engenharia Consultoria é formada por profissionais ativos no mercado desde meados dos anos setenta, especializados nas áreas de geologia e engenharia civil, mecânica,

Leia mais

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL A EMPRESA A PROXXAMBIENTAL atua no ramo de meio ambiente oferecendo soluções para os problemas ambientais de sua empresa, buscando o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS Um programa para integrar objetivos ambientais e sociais na gestão das águas Superintendência de Desenvolvimento da Capital -

Leia mais

consultor saneamento ambiental

consultor saneamento ambiental saneamento ambiental A ENGECORPS é uma empresa de engenharia consultiva pronta a responder a todos os desafios da retomada e manutenção de crescimento do país e globalização da economia. Interessada em

Leia mais

Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens

Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens Reportagem: CLÁUDIA RODRIGUES BARBOSA Newsletter CBDB - O que diferencia o Núcleo Regional de Minas Gerais

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 1. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil /UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 1. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil /UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 1 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil /UFOP Conceitos Gerais As barragens convencionais são estruturas construídas transversalmente aos

Leia mais

1.ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)

1.ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 1.ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) -DOCUMENTO TÉCNICO ONDE SE AVALIAM AS CONSEQUÊNCIAS PARA O AMBIENTE DECORRENTES DE UM DETERMINADO PROJETO -AVALIA DE FORMA IMPARCIAL E MERAMENTE TÉCNICA OS IMPACTOS

Leia mais

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos.

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos. Apresentação da Empresa Sumário 02 Quem Somos 03 Urbanismo e Infraestrutura 04 Arquitetura e Paisagismo 05 Área de Estruturas 06 Proteção contra Incêndio 07 Área de Hidráulica 08 Instalações Elétricas

Leia mais

CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS

CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS CLIQUE AQUI PARA PASSAR AS PÁGINAS NOSSA EMPRESA 01MISSÃO Produzir soluções de Engenharia Geotécnica para todos os agentes da Construção Civil. 02VISÃO Tornar-se referência como uma consultoria de excelência

Leia mais

itabira diagnóstico e propostas

itabira diagnóstico e propostas itabira diagnóstico e propostas A CVRD foi constituída, em 1942, a partir de ativos minerários existentes, sobretudo as minas de Itabira. Cauê foi a maior mina de minério de ferro do Brasil As operações

Leia mais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais A eleição da nova Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais para o triênio 2014 / 2017 ocorreu no dia 26 de junho de 2014, em Belo Horizonte.

Leia mais

Usina Hidrelétrica Jirau

Usina Hidrelétrica Jirau ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL S.A. Usina Hidrelétrica Jirau Outubro de 2009 Dep. Federal MOREIRA MENDES Energia Sustentável do Brasil 2 GDF Suez (50,1%) Contrato de Concessão ANEEL/MME) Financiamento (BNDES)

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico Portifólio.2014 apresentação A Ecominas é uma empresa de consultoria ambiental e urbanística que elabora projetos

Leia mais

CLIQUE PARA PASSAR A PÁGINA

CLIQUE PARA PASSAR A PÁGINA CLIQUE PARA PASSAR A PÁGINA ÍNDICE HISTÓRICO FILOSOFIA EMPRESARIAL AEROPORTOS PONTES E VIADUTOS INFRAESTRUTURA EDIFICAÇÕES OBRAS INDUSTRIAIS NOVOS NEGÓCIOS RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 04 05 06 10 18 24

Leia mais

GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA. BeloHorizonte, 18 de junho de 2015

GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA. BeloHorizonte, 18 de junho de 2015 GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA BeloHorizonte, 18 de junho de 2015 PERFIL DESTAQUES SOMOS A SAMARCO. Uma empresa brasileira que fornece minério de ferro para a indústria siderúrgica

Leia mais

IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32, de 18.11.66;

IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei nº 32, de 18.11.66; Página 1 de 5 Resoluções RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986 Publicado no D. O. U de 17 /2/86. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o artigo

Leia mais

PLANOS DIRETORES REGIONAIS

PLANOS DIRETORES REGIONAIS PLANOS DIRETORES REGIONAIS ORIGEM DOS PLANOS DIRETORES REGIONAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTABELECE O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA PLANO DIRETOR

Leia mais

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A PIAUÍ FOMENTO Águas e Esgotos do Piauí S/A AGESPISA Companhia Administradora da Zona de Processamento

Leia mais

INTELIGÊNCIA NA SOLUÇÃO

INTELIGÊNCIA NA SOLUÇÃO INTELIGÊNCIA NA SOLUÇÃO Investimento, inovação, respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente. Foi assim que a Urbaniza tornou-se referência no setor. Apresentação A Urbaniza Engenharia Consultiva é uma

Leia mais

3.1. Prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho via túnel

3.1. Prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho via túnel 3. CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS Este capítulo apresenta as principais características das obras propostas para o prolongamento da Avenida Roberto Marinho via túnel e o Parque Linear com vias locais,

Leia mais

Impactos Ambientais Prof. Hannah Amaral

Impactos Ambientais Prof. Hannah Amaral Impactos Ambientais Prof. Hannah Amaral O QUE É IMPACTO AMBIENTAL Art. 1o da Resolução CONAMA n.1/86 Considera-se Impacto Ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do

Leia mais

w w w. v e r e d a e n g e n h a r i a. c o m

w w w. v e r e d a e n g e n h a r i a. c o m w w w. v e r e d a e n g e n h a r i a. c o m Belo Horizonte - MG Sobre a Vereda Engenharia A Vereda Engenharia Ltda. atua na indústria da construção civil, desde 1986, na construção e comercialização

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade de Cuiabá

ENGENHARIA CIVIL. Universidade de Cuiabá ENGENHARIA CIVIL Universidade de Cuiabá CURSO: ENGENHARIA CIVIL Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo Base legal da Mantenedora

Leia mais

1 solidez e compromisso com o futuro

1 solidez e compromisso com o futuro S o l i d e z e c o m p r o m i s s o c o m o F u t u r o 1 solidez e compromisso com o futuro 2 solidez e compromisso com o futuro EMPRESA Há mais de 55 anos estabelecida e reconhecida no mercado brasileiro

Leia mais

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES...

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES... APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... A L3 Engenharia Ambiental é uma empresa de consultoria, serviços, desenvolvimento e execução de projetos ambientais, que possui como foco o desenvolvimento sustentável e desenvolve

Leia mais

gerenciamento e supervisão

gerenciamento e supervisão gerenciamento e supervisão A ENGECORPS é uma empresa de engenharia consultiva pronta a responder a todos os desafios de crescimento do país e globalização da economia. Interessada em manter-se bem colocada

Leia mais

Programa Minas PCH Viabilizando Investimentos em PCHs. Belo Horizonte, 23 de abril de 2008

Programa Minas PCH Viabilizando Investimentos em PCHs. Belo Horizonte, 23 de abril de 2008 Viabilizando Investimentos em PCHs Belo Horizonte, 23 de abril de 2008 Criação Instituído através do Decreto Estadual Nº 43.914 e lançado pela Cemig através de Chamada Pública. Objeto da Chamada: Convocação

Leia mais

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida Soluções inteligentes em energia Energia para a vida O Brasil e o mundo contam com a nossa energia. A Prátil é uma empresa de soluções inteligentes em energia, que atua nos segmentos de infraestrutura

Leia mais

Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte

Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte Vasco de Oliveira Araujo Secretário Municipal Adjunto de Meio Ambiente Prefeitura de Belo Horizonte Abril 2013 A Construção de uma Cidade Sustentável

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Fortuna II Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Fortuna II Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 1 1.1.1. Efluentes Líquidos Domésticos... 1 1.1.1.1. Fossa

Leia mais

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal UHE PCH Roberto Huet de Salvo Souza - I B A M A N Ú C L E O D E L I C E N C I A M E N T O A M B I E N T A L NLA/SUPES- RJ O que é licenciamento ambiental? Para que serve?

Leia mais

Elaboração do cadastro de bens e controle do ativo permanente e unitização dos valores;

Elaboração do cadastro de bens e controle do ativo permanente e unitização dos valores; A Empresa A Ativo Energia é uma empresa registrada no CRC-SP e especializada em consultoria e assessoria contábil, focada no setor de energia elétrica, com especialização nas áreas de controle do ativo

Leia mais

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS VESTIBULAR 2015/1 SELEÇÃO PARA CURSOS TECNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA Aprovado

Leia mais

infraestrutura hídrica

infraestrutura hídrica infraestrutura hídrica A ENGECORPS é uma empresa de engenharia consultiva pronta a responder a todos os desafios de crescimento do país e globalização da economia. Interessada em manter-se bem colocada

Leia mais

BANCO DE PROJETOS. A infra-estrutura dos Estados e Municípios necessita ser planejada;

BANCO DE PROJETOS. A infra-estrutura dos Estados e Municípios necessita ser planejada; BANCO DE PROJETOS É O ACERVO DE PROJETOS EXECUTADOS COM ANTERIORIDADE PARA DAR SUPORTE A UM PROGRAMA DE OBRAS, ESPECIALMENTE DE MÉDIO E LONGO PRAZO, COM VISTAS A UM EFICIENTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE

Leia mais

São Gotardo, MG, Brasil, 18 a 19 de novembro de 2003

São Gotardo, MG, Brasil, 18 a 19 de novembro de 2003 RELATÓRIO DE REUNIÃO I CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DA REGIÃO SF4 São Gotardo, MG, Brasil, 18 a 19 de novembro de 2003 Índice Convite...3 Relatório de Viagem - elaborado por Barbara Johnsen (Secretaria

Leia mais

Preceitos MISSÃO VISÃO V A V LORES

Preceitos MISSÃO VISÃO V A V LORES Apresentação AGROFLOR é uma empresa de consultoria ambiental fundada em 15 de julho de 2005 que, desde então, prima por elaborar e executar projetos com soluções ambientais integradas e inovadoras para

Leia mais

Orçamento ANEXO III ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS CONTROLADAS PELO ESTADO

Orçamento ANEXO III ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS CONTROLADAS PELO ESTADO Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária

Leia mais

Cidade de São Paulo. 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011

Cidade de São Paulo. 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011 Cidade de São Paulo 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011 LOCALIZAÇÃO POPULAÇÃO (Censo 2010) RMSP...19.683.975 habitantes Município de São Paulo...11.253.563 habitantes Estatuto

Leia mais

SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB

SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB PROJETOS DE INFRAESTRUTURA URBANA DRENAGEM CANAIS RESERVATÓRIOS MICRODRENAGEM OU DRENAGEM SUPERFICIAL OBRAS

Leia mais

BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente

BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente PAINEL: Licenciamento Ambiental no município de Belo Horizonte BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Organograma da Prefeitura

Leia mais

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento A Empresa Engespro é uma empresa de engenharia consultiva criada há 30 anos, pelo Engenheiro Civil Jeronymo Pacheco Pereira que com grande força empreendedora vislumbrou oportunidades de mercado fundando

Leia mais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais Planejam Estratégico 14,5x21 8/9/03 16:39 Page 2 Companhia de Saneamento de Minas Gerais Planejam Estratégico 14,5x21 8/9/03 16:39 Page 4 Planejamento Estratégico Aprovado pelo Conselho de Administração

Leia mais

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

TRANSPORTE FERROVIÁRIO TRANSPORTE FERROVIÁRIO O transporte ferroviário no Brasil sofreu, durante um grande período, talvez devido à grande concorrência do transporte rodoviário, a falta de incentivo com relação à ampliação do

Leia mais

CONCEITOS DE AVALIAÇÃO, ESTUDOS E RELATÓRIOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS

CONCEITOS DE AVALIAÇÃO, ESTUDOS E RELATÓRIOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO, ESTUDOS E RELATÓRIOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS IMPACTO AMBIENTAL Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ESPECIALIZADA DO MEIO AMBIENTE DA COMARCA DE CUIABÁ-MT. Autos da Ação de Execução de Obrigação de Fazer e de Não Fazer n. 207-18.2010.811.0082 (10375) Exequente:

Leia mais

Gerenciamento do Saneamento Municipal em um só órgão água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos (limpeza pública).

Gerenciamento do Saneamento Municipal em um só órgão água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos (limpeza pública). Gerenciamento do Saneamento Municipal em um só órgão água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos (limpeza pública). Janimayri Forastieri de Almeida (1) Assessora de Meio Ambiente do SAAE São Lourenço.

Leia mais

PARECER TÉCNICO n 005/2015

PARECER TÉCNICO n 005/2015 PARECER TÉCNICO n 005/2015 Processo: 122/2015 Requerente: Mineração Mercedes Ltda. CNPJ: 05.830.499/0001-88 Atividade: Lavra a céu aberto com ou sem tratamento rochas ornamentais e de revestimento (exceto

Leia mais

Dossiê de Apresentação PLAORC

Dossiê de Apresentação PLAORC 2010 Dossiê de Apresentação PLAORC Portfolio de Serviços de Planejamento e Orçamento PLAORC Consultoria e Planejamento +55 (0XX24) 33407664 plaorc@plaorc.com.br PLAORC Serviço de Consultoria e Planejamento

Leia mais

PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV)

PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV) PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV) II Workshop Construindo o diagnóstico dos RCCV e RSS

Leia mais

III-216 PROPOSTA DO PLANO DE REGIONALIZAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO-MG

III-216 PROPOSTA DO PLANO DE REGIONALIZAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO-MG III-216 PROPOSTA DO PLANO DE REGIONALIZAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO-MG Cynthia Fantoni Alves Ferreira (1) Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Saneamento,

Leia mais

Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO

Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO BREVE HISTÓRICO Estudo de Inventário do rio Xingu: realizados na década de 1970 com relatório técnico emitido no final de 1979 Estudos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015.

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015. APRESENTAÇÃO A Biossplena - Projetos Ecodinâmicos é uma empresa que atua há cinco anos no Brasil, desenvolvendo e assessorando projetos para EMPREENDIMENTOS URBANÍSTICOS, com foco nas comunidades planejadas,

Leia mais

ATOS DE ENGENHARIA CIVIL

ATOS DE ENGENHARIA CIVIL 1. ENGENHARIA CIVIL ATOS DE ENGENHARIA CIVIL 1 Projeto 1.1 Edificações 1.1.1 Estabilidade e contenção periférica Contenção periférica Plano de escavação Fundações superficiais Fundações profundas Muros

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VARGEM DAS FLORES: SOMANDO CIÊNCIA E ARTE DE ENSINAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VARGEM DAS FLORES: SOMANDO CIÊNCIA E ARTE DE ENSINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM VARGEM DAS FLORES: SOMANDO CIÊNCIA E ARTE DE ENSINAR Sônia Santos Baumgratz (1) Diretora Técnica da ECODINÂMICA. Supervisora do Programa de Proteção Ambiental de Vargem das Flores,

Leia mais

DOSSIÊ TECNO-AR INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA. Tecno-Ar Indústria e Comércio Ltda Rua Dr.Gordiano 32, Prado 31-3319-9600 BH / MG

DOSSIÊ TECNO-AR INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA. Tecno-Ar Indústria e Comércio Ltda Rua Dr.Gordiano 32, Prado 31-3319-9600 BH / MG DOSSIÊ TECNO-AR INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA Com o objetivo de participar de futuros processos para fornecimento, instalação e manutenção de Equipamentos em Sistemas de Ar Condicionado e Ventilação Industrial,

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Avaliação de Impactos Ambientais

Leia mais

Desenvolvimento Urbano

Desenvolvimento Urbano Estudos de concepção Estudos populacionais Estudos de viabilidade técnico-econômica Assessoria aos pedidos de financiamento junto aos agentes: BNDES / CEF / BIRD / BID, dentre outros Anteprojetos e projetos

Leia mais

Programação para privilegiar associados

Programação para privilegiar associados Núcleo Regional do Paraná Programação para privilegiar associados Reportagem: CLÁUDIA RODRIGUES BARBOSA A diretoria do Núcleo do Paraná relata quais são os desafios da gestão e os anseios dos sócios. O

Leia mais

IT 179 Saneamento Básico

IT 179 Saneamento Básico 2. AÇÕES GOVERNAMENTAIS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL A Organização das Nações Unidas (ONU), formada por quase todos os países do mundo, realiza reuniões para discutir sobre temas importantes para a humanidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CONSULTORIA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO PARA REMEDIAÇÃO E PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA SUB-BACIA ATIBAIA COM ENFASE NO RESERVATÓRIO DE SALTO GRANDE AMERICANA SP TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Infraestrutura, Segurança e PPPs

Infraestrutura, Segurança e PPPs www.pwc.com Infraestrutura, Segurança e PPPs Dezembro, 2011 Agenda - Características de uma PPP - Alguns Projetos de PPP no Brasil - Exemplos de PPP em Infraestrutura e Segurança 2 Características de uma

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Dores de Guanhães PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras CAPA PCH Dores de Guanhães ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 1 1.1.1. Efluentes Líquidos

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS BRASIL . Cidade projetada, inaugurada em 1897. População total: 2,5mi (50% da RMBH). População urbana: 100%. Área: 330.90 km².

Leia mais

COORDENADORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DE PROTEÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PORTARIA CPRN N. 4, DE 05.03.2003

COORDENADORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DE PROTEÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PORTARIA CPRN N. 4, DE 05.03.2003 COORDENADORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E DE PROTEÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PORTARIA CPRN N. 4, DE 05.03.2003 Estabelece procedimentos no âmbito da CPRN e seus órgãos executores, disciplinando a aplicação

Leia mais

Sobre a GAP Ambiental

Sobre a GAP Ambiental Sobre a GAP Ambiental A GAP Ambiental é uma empresa especializada, contando com equipe multidisciplinar de profissionais com ampla experiência na prestação de serviços de assessoria e consultoria ambiental,

Leia mais

PORTFÓLIO DA EMPRESA

PORTFÓLIO DA EMPRESA CUIABÁ 2014 PORTFÓLIO DA EMPRESA DADOS Nome: PLANIGEO SERVIÇO DE TOPOGRAFIA LTDA. Endereço: Rua Oslo, nº 23 Pico do Amor / Cuiabá-MT CNPJ: 13.857.436/0001-43 Inscrição Estadual: Isento Inscrição Municipal:

Leia mais

Projeto UTE Rio Grande. Rio Grande do Sul Junho 2015

Projeto UTE Rio Grande. Rio Grande do Sul Junho 2015 Projeto UTE Rio Grande Rio Grande do Sul Junho 2015 I. Grupo Bolognesi II. Visão Geral dos Projetos III. Mão de Obra IV. Ações Sócio-Ambientais V. Impactos Positivos e Benefícios Visão Geral do Grupo Bolognesi

Leia mais

Nos trilhos do progresso

Nos trilhos do progresso Nos trilhos do progresso brasil: polo internacional de investimentos e negócios. Um gigante. O quinto maior país do mundo em extensão e população e o maior da América Latina, onde se destaca como a economia

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro de 2010; Resolução Conjunta

Leia mais

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 CONCESSÃO DE USO DE ÁREAS DESTINADAS À IMPLANTAÇÃO E EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE HOTEL NO AEROPORTO INTERNACIONAL

Leia mais

6. PLANO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

6. PLANO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL 6. PLANO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL O processo de implantação do Plano de Articulação Institucional (PAI) foi objeto de releitura, a partir da emissão do Ofício 02001.009795/2013-60 GABIN/PRESI/IBAMA,

Leia mais

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Portfólio 2014 APRESENTAÇÃO Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Biophilium Consultoria Ambiental Ltda realiza estudos técnicos voltados para o licenciamento de

Leia mais

PUBLICADO DOC 10/01/2012, p. 1 c. todas

PUBLICADO DOC 10/01/2012, p. 1 c. todas PUBLICADO DOC 10/01/2012, p. 1 c. todas LEI Nº 15.525, DE 9 DE JANEIRO DE 2012 (Projeto de Lei nº 470/11, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Institui o Projeto Estratégico

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 008/2014

ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 008/2014 ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 008/2014 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS AMBIENTAIS PARA O PROCESSO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO ALTEAMENTO DO VERTEDOURO DA BARRAGEM DO CIPÓ 1)

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Superintendência de Urbanismo e Produção Habitacional Coordenação de Projetos PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA,

Leia mais

Plataforma Ambiental para o Brasil

Plataforma Ambiental para o Brasil Plataforma Ambiental para o Brasil A Plataforma Ambiental para o Brasil é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e traz os princípios básicos e alguns dos temas que deverão ser enfrentados na próxima

Leia mais

PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL

PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMAS HABITACIONAIS URBANOS IMPLEMENTADOS PELA COHAPAR A REALIDADE PROGRAMAS HABITACIONAIS URBANOS 1. PMCMV com recursos do OGU/OGE 1.1. FAR PMCMV FAR 1.2

Leia mais

cüxyx àâüt `âç v ÑtÄ wx Tvtâû c\

cüxyx àâüt `âç v ÑtÄ wx Tvtâû c\ ATO DE SANÇÃO N.º 003/2010. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ACAUÃ, ESTADO DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, sanciona por meio do presente, o Projeto de Lei do Executivo de N.º 002/2010, Ementa: Dispõe

Leia mais

Programas e Ações VALOR DO PROGRAMA NO ANO 2016 2017 2018 2019 ORÇAMENTO FISCAL 131.747.455 6.000 6.000 6.000

Programas e Ações VALOR DO PROGRAMA NO ANO 2016 2017 2018 2019 ORÇAMENTO FISCAL 131.747.455 6.000 6.000 6.000 PROGRAMA : 016 - DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA GOVERNAMENTAL PROGRAMA : UNISSETORIAL EIXO : INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA UNIDADE RESPONSÁVEL : OBJETIVO DO PROGRAMA : 2141 - DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES EM GERAL O processo administrativo para aprovação e licenciamento de atividades em geral junto à Prefeitura Municipal de Santa Clara do Sul

Leia mais

PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS. Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins

PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS. Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins BASE LEGAL Lei Federal 11.445/2007 e Decreto 7.217/2010 Lei Federal

Leia mais

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Parceria Público Privada

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Parceria Público Privada Outubro 2014 Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Parceria Público Privada Secretaria de Desenvolvimento Econômico Unidade Central PPP www.ppp.mg.gov.br 1 Aerotrópole de Belo Horizonte e o CTCA

Leia mais

Conferência Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte 2013

Conferência Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte 2013 Conferência Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte A) AÇÕES PRIORITÁRIAS RELATIVAS A POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente CEMA-MG

Leia mais

BDMG. Semana Mineira de Redução de Resíduos. Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos

BDMG. Semana Mineira de Redução de Resíduos. Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos BDMG Semana Mineira de Redução de Resíduos Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos Novembro de 2010 BDMG Desenvolvimento, inclusão social e sustentabilidade Perfil do BDMG Fundação: Lei Estadual

Leia mais

Concepção de instalações para o abastecimento de água

Concepção de instalações para o abastecimento de água Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 640 Saneamento Urbano Concepção de instalações para o abastecimento de água Prof. Aníbal da Fonseca Santiago Universidade

Leia mais

YK Risk Consultoria em Gestão Empresarial Ltda. Apresentação Institucional v.3 (2014)

YK Risk Consultoria em Gestão Empresarial Ltda. Apresentação Institucional v.3 (2014) YK Risk Consultoria em Gestão Empresarial Ltda. Apresentação Institucional v.3 (2014) Quem somos? Uma empresa com foco na geração de valor com serviços em Gestão de Riscos associados à Sustentabilidade.

Leia mais

Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda.

Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. Rua Alfredo da Silva, 11B 1300-040 Lisboa Tlf. +351 213 619 380 Fax. +351 213 619 399 profico@profico.pt www.profico.pt INDICE 1. DESCRIÇÃO GERAL DA PROFICO...

Leia mais

PAC 2 superará em 72% a execução total do PAC 1

PAC 2 superará em 72% a execução total do PAC 1 EXECUÇÃO GLOBAL DO PAC 2 ATÉ OUTUBRO DE 2014 R$ 1,009 trilhão 91,3% do previsto até 2014 ATÉ DEZEMBRO DE 2014 R$ 1,066 trilhão 96,5% do previsto até 2014 PAC 2 superará em 72% a execução total do PAC 1

Leia mais

PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL

PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL Município de Dois Irmãos Município de Dois Irmãos RS- RS Agosto, 2012 Agosto, 2012 Oficina Jogos Cooperativos: Bairro São João 02/06/2012 02/06/201 REFLEXÃO ABRANGÊNCIA RESÍDUOS

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS: FINANCIAMENTO

CAPTAÇÃO DE RECURSOS: FINANCIAMENTO CAPTAÇÃO DE RECURSOS: FINANCIAMENTO Marco regulatório Financiamento para o setor público marco regulatório O crédito para o setor público é regulado pela Resolução BACEN nº 2.827. Há duas formas de operar

Leia mais

curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2

curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2 Perspectiva artística. curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2 Commercial Properties HORTOLÂNDIA A LOG ComMercial Properties A LOG Commercial Properties, empresa do grupo

Leia mais

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro.

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Nós, membros do poder público, usuários e sociedade civil organizada, estudantes e profissionais da educação, reunidos

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE URBANIZAÇÃO SUMÁRIO 1.0 - OBJETIVO 2 0 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.0 - ESCOPO 3.1 - PROCEDIMENTOS FORMAIS

ESPECIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE URBANIZAÇÃO SUMÁRIO 1.0 - OBJETIVO 2 0 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.0 - ESCOPO 3.1 - PROCEDIMENTOS FORMAIS ESPECIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE URBANIZAÇÃO SUMÁRIO 1.0 - OBJETIVO 2 0 - DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.0 - ESCOPO 3.1 - PROCEDIMENTOS FORMAIS 3.2 - COMPONENTES ESPECÍFICOS 3.2.1 - Plano de Intervenção

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. FICHA DE INSCRIÇÃO PARA QUESTIONAMENTOS (preencha de forma clara, legível e objetiva os campos abaixo)

AUDIÊNCIA PÚBLICA. FICHA DE INSCRIÇÃO PARA QUESTIONAMENTOS (preencha de forma clara, legível e objetiva os campos abaixo) NOME: RENATO SILVA JUNIOR ÓRGÃO/ENTIDADE/EMPRESA: PREFEITURA SANTA LUZIA DO ITANHY Como no trecho do Rio Piaui que liga a zona urbana a zona rural do Município de Estância, logo há um grande fluxo de veiculo

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I CONTRATO N.º ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MÔNICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ

Leia mais