Campos de atuação da poente engenharia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campos de atuação da poente engenharia"

Transcrição

1 Campos de atuação da poente engenharia

2

3 Índice 1. Soluções Integradas nos Segmentos da Engenharia. Estudos e Planejamento...5. Engenharia Básica e Detalhamento...6. Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário...7. Estudos, Planejamento e Projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais.7 Integração de Etapas, Estudos e Projetos Campos de Atuação da Poente Engenharia Energia...8 Mineração...10 Saneamento Básico...11 Transportes...13 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário...14 Infraestrutura Urbana...15 Meio Ambiente e Recursos Naturais Compromissos Empresariais Objetivos...18 Códigos de Ética...18 Missões e Valores Empresas Associadas ao Grupo Poente Serviços Ltda...18 Poente Engenharia e Consultoria Ltda...18 Poente Empreendimentos...18

4 UMA PRESENÇA CONTíNUA NO SEGMENTO DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA Com quase 15 anos de atuação contínua, a Poente Engenharia e Consultoria Ltda acumula excelente experiência na prestação de serviços de consultoria de engenharia: no gerenciamento de empreendimentos e em soluções integradas de engenharia, abrangendo desde as etapas iniciais de planejamento, estudos de inventário, viabilidade, básicos e executivos, até as fases conclusivas, isto é o inicio da operação da obra. Em sua busca, sempre pela melhor solução de engenharia, a empresa elabora seus serviços, analisando e planejando todos os detalhes, pertinentes, almejando assim alcançar a melhor qualidade para seus clientes. 4 Ao longo de sua trajetória de uma década e meia, a Poente conquistou uma presença marcante no segmento de Engenharia e Consultoria no Brasil, o que pode ser atestado pelos seus diversos estudos, planejamentos e projetos realizados. Contando sempre com uma equipe técnica multidisciplinar, participou de inúmeros empreendimentos, abrangendo: usinas hidroelétricas, rodovias, ferrovias, minerações, portos, plantas industriais, obras de saneamento básico e de meio ambiente, além de obras associadas ao desenvolvimento urbano, em todo o território nacional. A Poente conta atualmente com uma experiente equipe de consultoria, onde estão presentes mais de 130 profissionais de múltiplas disciplinas, incluindo técnicos de nível superior, com pós-graduação ou MBA. A Poente dispõe ainda, de um Sistema Integrado de Gestão, que permite otimizar, em muito, a atuação de suas equipes de trabalho no seu dia-a-dia. Criada em 1994 por três qualificados engenheiros seniores, oriundos das principais empresas brasileiras de consultoria, a Poente cresceu rapidamente tornando-se, na atualidade uma referência na área de estudos, planejamento e projetos no segmento da engenharia. A história da Poente reforça seu posicionamento de empresa que tem, como metas os valores de profissionalismo, seriedade, sustentabilidade e compromisso com a ética, resultando assim, em uma empresa que busca sempre manter o mais alto nível na relação com seus clientes e parceiros.

5 1. Soluções Integradas nos Segmentos da Engenharia A Poente sempre se pautou por ofertar uma diversificada gama de serviços, abrangendo desde os campos de estudos e planejamento, passando pelos projetos básicos e executivos, atingindo, por fim, as etapas de gerenciamento e supervisão. Estudos e Planejamentos A Poente atua em levantamentos de dados e na elaboração de estudos de viabilidade, para projetos de infraestrutura urbana, de mineração, de transportes, de indústrias, de usinas hidroelétricas, saneamento básico e de meio ambiente. A empresa já realizou minuciosos estudos de inventários hidroelétricos e hidrográficos, bem como diversos estudos de planejamento e viabilidade, nas áreas de saneamento básico, mineração, transportes, etc; e ainda, levantamentos para planejamento urbano, elaboração de planos diretores, dentre outros. 5 pch nova aurora - go

6 Engenharia Básica e de Detalhamento Dentro dos segmentos de engenharia básica, a empresa também já desenvolveu inúmeros projetos, sejam eles básicos ou básicos consolidados, para identificar as necessidades do cliente e na medida do possível, antecipar-se a elas, propiciando deste modo, uma melhor avaliação dos custos e dos riscos envolvidos nos empreendimentos analisados. Os projetos executivos e de detalhamento, também fazem parte do dia-a-dia da Poente, notadamente àqueles associados aos segmentos em que a empresa mais tem se destacado: energia, mineração, saneamento básico e infraestrutura urbana. Além destes, foram elaborados diversos projetos de detalhamentos como etapas seguintes aos Estudos de Planejamento. 6 PCH Areia branca (MG)

7 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário A Poente vem desenvolvendo diversos trabalhos na área de gerenciamento e supervisão de obras, sobretudo na geração de energia, saneamento básico, transportes e infraestrutura urbana. Nestes segmentos a empresa atua apoiando o cliente; com planejamento, coordenação, contratações, controle de qualidade, engenharia do proprietário, administração de contratos, etc. A proposição da empresa é substituir o cliente in-loco, permitindo assim que o mesmo possa dispensar atenção e esforços para outros interesses. Dentro deste quadro, pode-se dizer que a Poente gerencia a qualidade, os custos, os prazos, a segurança, além dos demais aspectos referentes ao empreendimento, oferecendo-lhe as melhores soluções, prazos e custos, simultaneamente. Estudos, Planejamento e Projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais O segmento de estudos e projetos de meio ambiente, tem tido uma atuação constante da empresa, praticamente desde a sua fundação. Inúmeros foram os empreendimentos estudados, para a geração de energia, mineração, saneamento, indústrias e transportes, em suas diversas etapas (pré-estudos, inventários, viabilidade, básicos, executivos e gerenciamentos/inspeções), onde a Poente elaborou diagnósticos ambientais (DA), relatórios e planos de controle ambientais (RCA/PCA), estudos e relatórios de impactos ambientais (EIA/ RIMA), e planos de recuperação do meio ambiente (PRAD), planos diretores ambientais, etc. Paralelamente, a empresa também teve oportunidade de atuar junto à inspeção, fiscalização e gerenciamento de obras vinculadas à mitigação de impactos, sobretudo nas áreas de infraestrutura urbana, saneamento básico, hidrelétricas e transportes. Integração de Etapas, Estudos e Projetos A Poente, por tratar-se de uma empresa que atua praticamente, em todas as fases de desenvolvimento de um empreendimento, facilmente integra e supervisiona as soluções de engenharia. Dotada de um modelo flexível de operacionalidade, a empresa está plenamente apta e habilitada para dar suporte na constituição de EPC e SPE, de empreendimentos diversos, dentro dos segmentos da engenharia, sobretudo nos campos da hidroenergia, saneamento, indústria, transportes, mineração, infraestrutura, etc. 7 Nos últimos anos, dentro do segmento de hidroenergia, a Poente tem elaborado soluções integradas na área de empreendimentos de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), iniciando seus estudos desde a etapa de inventário, passando por projetos básicos, licenciamento ambiental, constituição de EPC/SPE executivos, culminando no gerenciamento técnico das obras civis e eletromecânicas. túnel DE ADUÇão - pch areia branca (MG)

8 2. CAMPOS DE ATUAÇÃO DA POENTE ENGENHARIA Energia Neste campo de atuação a Poente tem se destacado desde a sua criação, ou seja, desde meados da década de 90, notadamente na elaboração de estudos e projetos de pequenas e médias centrais hidrelétricas. Sua atuação, desde as etapas iniciais e intermediárias de estudos, envolvendo inventários hidrelétricos, viabilidade técnicas-econômicas, e projetos básicos e ou básicos consolidados, bem como nas etapas finais, de detalhamentos e projetos executivos, a credenciam a inserir-se dentre aquelas de destaque no panorama da engenharia nacional. Atualmente, além de estudos e projetos green-field, a Poente vem também, aos poucos, se especializando na elaboração de projetos de recapacitação, modernização e ampliação de usinas hidrelétricas de pequeno porte, além de exercer serviços associados, inspeção técnica e avaliação de segurança de pequenos e médios empreendimentos hidrelétricos. Principais Projetos Executados Estudos de Inventários Hidrelétricos 8 Rio Doce, MG/ES (980 MW) - Aneel; Rio Aripuanã, MT (260 MW) - Aneel; Rio Piquiri, MT (700 MW) - Engevix S.A / Omega S.A / Performance Centrais Hidrelétricas S.A; Rio das Balsas, MA (134 MW) - Omega S.A / Energética São Patrício LTDA; Rio Abaeté, MG (145 MW) - Omega S.A / Egesa Engenharia / Construtora Melo Azevedo; Rio Tijuco, MG (170 MW) - Gaia / Construtora Metropolitana / Construtora Gomes Lorenço; Rio das Balsas, TO (246 MW) - Renova Energia S.A. rio Tijuco (MG)

9 Estudos de Viabilidade Técnica e Econômicas UHE Quartel, MG (90 MW) - Cemig/ Sider. Mendes Junior S.A.; UHE Davinópolis, MG (74 MW) - Cemig/ Neoinvest; UHE Retiro Baixo, MG (82 MW) - Arcadis Logos Energia/ Orteng; UHE Água Limpa, MT (320 MW) - Cemig/Duke Energy; UHE Resplendor, MG (90 MW) - Cemig/ Duke Energy. Rio paraopeba (MG) Projetos Básicos e Básicos Consolidados 9 UHE Retiro Baixo, MG (82 MW) Arcadis Logos Energia/Orteng; UHE Perdida II, MG (52 MW) - Minas PCH/ Omega; UHE Bom Retiro, MG (45 MW) - Hidrotérmica; PCH Pontal, MG (28 MW) - DM Planejamento; PCH Faxinal II, MT (30 MW) - Madeireira Faxinal; PCH Cachoeira Escura, MG (25 MW) - Energisa S.A. PCH Goiandira (GO) Projetos Executivos Civis e/ou Eletromecânicos UHE Guilman, MG - Amorim (180 MW) - Dam Engenharia/ Samarco; PCH Furquim, MG (6 MW) - VLB Engenharia / Alcan S.A.; PCH Areia Branca, MG (20 MW) - HP / Suez Energia; PCH Goiandira, GO (25 MW) - Goiás- Sul/ Neoenergia; PCH Nova Aurora, GO (28 MW) - Goiás- Sul/ Neoenergia; PCH Bocaiúva, MT (30 MW) - DM Construtora de Obras; PCH areia branca (MG)

10 Mineração Neste segmento de prestação de serviços, pela Poente, seus principais trabalhos foram elaborados na área da infraestrutura de complexos minerários, abrangendo: pit, plantas industriais, transportadores de correia, estabilizações de taludes, barragens de contenção de sedimentos, sistemas de drenagens, canalizações, etc. Todos estes trabalhos abrangeram desde as etapas de concepção, passando pela viabilidade técnica-econômica, culminando em diversos projetos básicos e executivos, notadamente nas áreas de: drenagem superficial e subterrânea, acessos viários, escavações, contenções e estabilizações, aterros e barragens, canalizações, estruturas e fundações, etc. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e de Projetos Básicos 10 Projeto Conceitual da Captação, Adução e Distribuição de Água do Curso Principal do Rio Tanque-Atendimento às Plantas Industriais das Minas de Cauê e Conceição (CVRD/MG); Projeto Conceitual e Básico do Canteiro de Obras, Alojamentos e Vila Residencial da Mineração Corumbatense (Rio Tinto/MS); Projeto Básico de Drenagem Pluvial, Terraplenagem, Geológico-Geotécnico e Ambiental de Recuperação das Áreas Erosionadas Adjacentes ao Pátio de Estocagem do Terminal Ferroviário de Olhos D`Água (MBR/MG); Projeto Básico Ambiental da Planta da Mina, do TCLD e do Porto Fluvial da Mineração Corumbatense(Rio Tinto/MS). Mina de timbopeba, mariana (mg) Projetos Executivos Civis e Mecânicos Mina da conceição itabira (MG) Elaboração de Projetos Executivos de Terraplenagem, Pavimentação, Drenagem e Sinalização do Mineroduto da ITM-I até Vargem Grande (MBR/MG); Projetos Executivos de Geometria, Terraplenagem e Drenagem do Acesso do Rejeitoduto ao Mineroduto de Vargem Grande(MBR/MG); Planta Industrial da Área de Britagem Primária da Mina de Carajás (EPC-CVRD/PA); Drenagem do Pátio de Estocagem de Minério da Mina de Carajás (EPC-CVRD/PA); Transportador de Correia de Longa Distância para a Mina da Mutuca. (MBR/MG); Barragem de Contenção de Sedimentos da Mina Pau Branco (Mannesman Mineração/MG); Barragem de Contenção de Rejeitos do Braço B (CVRD/PA); Projeto Executivo de Geometria, Terraplenagem e Drenagem da Planta de Beneficiamento do Projeto Novo Rio (Holdercin/RJ); Projetos Básico e Executivo de Infraestrutura da Terminal Ferroviário de Olhos D Água (MBR/MG).

11 Saneamento Básico Os cuidados com o meio ambiente constituem-se na atualidade em um fator que ganha relevância crescente. Neste segmento de prestação de serviços, que envolve todas as áreas do saneamento básico, pela Poente, os estudos e projetos elaborados tiveram abrangências, tanto no setor privado, como no público sendo que, no primeiro, os destaques foram as áreas dos sistemas de coletas, tratamentos e disposição final de rejeitos industriais; enquanto no setor de autarquias governamentais (Empresas Estatais) os destaques são representados pelos sistemas de captação, adução e distribuição de água potável e de esgotamento sanitário. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e/ou Viabilidade Técnica- Econômica estação de tratamento de água do município DE SÃO SEBASTIÃO DOS POÇÕES (MG) Canalização do Córrego Olhos d Água, (MBR/MG); Sistemas de Coleta de Resíduos Sólidos das Plantas Industriais das Minerações Calsete (Sete Lagoas/MG) e Cerâmica Rio Grande (São João Batista do Glória/MG); Recuperação das Áreas de Nascentes dos Tributários da Barragem da Pampulha (SUDECAP- Belo Horizonte/MG); Recuperação da Área da Lagoa do Nado (SUDECAP-Belo Horizonte/MG); Abastecimento de Água para as Famílias Remanejadas pelo Aproveitamento Hidrelétrico de Irapé. (CEMIG/MG). 11 Estudos de Projetos Básicos Revisão Global de diversos Projetos Básicos de Abastecimento de Água de Municípios Mineiros (IGAM/MG); Projeto Básico do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Nelson Sena (COPASA/MG); Projeto Básico e Executivo do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de São Sebastião dos Poções (COPASA/MG); Projetos Básicos e Executivos dos Sistemas de Abastecimento de Água dos Municípios de Montalvânia e Salinas (COPASA/MG). ESTAÇão de tratamento de ÁGUA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO (MG)

12 Projetos Executivos Projetos Básico e Executivo do Aterro Sanitário e de Depósito de Resíduos Sólidos do Município Juatuba (Prefeitura Municipal de Juatuba/MG); Projeto Executivo do Aterro Controlado de Resíduos Sólidos da Mina de Timbopeba (CVRD-MG); Projeto Executivo das Redes de Esgotamento Sanitário Associadas a Vias Alternativas de Acesso para os Galpões da M. Martins S/A. (Uberlândia /MG); Projeto Executivo dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e Águas Servidas da Unidade Industrial TI Brasil.(Mateus Leme/MG); Unidade de Tratamento de Esgotos Sanitários e Água Servidas da Planta Industrial da Sumidense S/A..(Mateus Leme/MG); Projeto Executivo de Recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento d Água das PCH s Lamins, Paes Leme, Henrique Portugal, Pirambeira, Ribeirão e Congonhal (AES Minas PCH/MG); Projeto Executivo da Barragem de Regularização do Rio Pardo - Município de Taiobeiras (COPASA/MG); Projeto Executivo da Barragem de Regularização do Rio Todos os Santos Município de Teófilo Otoni (COPASA/MG). 12 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE TAIOBEIRAS (MG)

13 Transportes Neste segmento da consultoria, a experiência do corpo técnico da Poente ocorre, sobretudo, nas áreas de transportes rodoviários e ferroviários, muito embora, nos últimos anos, tenha, também, adquirido relativa desenvoltura em projetos de portos e/ ou atracadouros fluviais. No que concerne ao transporte rodoviário, os serviços elaborados vinculam-se a estudos de concepção, projetos básicos e projetos executivos de acessos viários municipais e estaduais. Por outro lado, no que diz respeito ao transporte ferroviário, os trabalhos desenvolvidos associaram-se à elaboração de projetos de ramais ferroviários privados (via de regra, utilizadas por empresas de mineração) ou estaduais (normalmente, associados a transposição interna de áreas urbanas), bem como de metrôs de superfície,implantados em área municipal. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e/ou de Projetos Básicos TREM METROPOLITANO (BH/MG) Elaboração de Projetos Executivos Projeto Básico da Expansão do Trem Metropolitano de Belo Horizonte (TMBH- STU/MG);.Projeto Conceitual das Vias de Acesso das Estruturas de Captação e Adução de Àgua das Minas de Cauê e Conceição (CVRD/MG);.Projeto Básico da Estrada de Ligação entre as Minas do Pico e a Planta de Beneficiamento de Vargem Grande (MBR/MG);.Projeto Básico de Diversos Acessos Municipais- Avenida do Cardoso e Àreas Adjacentes (SUDECAP/MG);.Projeto Básico do Porto Fluvial da Mineração Corumbatense (Rio Tinto/MS). 13 Trevo de Acesso (MG-050) e Vias Internas do Pátio da Industria Belgo Mineira Bekaert (Itaúna/MG); Vias de Acesso do Distrito Industrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira (Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/MG.); Vias de Acesso Alternativas do Distrito Industrial de Uberlândia(CDI/MG); Acessos Principais e Secundários da Planta de Beneficiamento da Mina de Vargem Grande (MBR/MG); Vias de Acesso das Áreas de Recuperação de Nascentes dos Bairros Braúna, Olhos D água, Nova Pampulha, Engenho Nogueira e Trevo (SUDECAP/MG); Projeto Executivo de Diversos Lotes da Expansão do Trem Metropolitano de Belo Horizonte (TMBH-STU/MG); Projetos Executivos das Estradas de Acesso às obras das PCHs Goiandira e Nova Aurora (50 MW) (ETI-Goiás Sul/GO). MG-050 (MG)

14 Gerenciamento, Supervisão e Engenharia do Proprietário Neste segmento da consultoria, que permeia todos os campos do gerenciamento, da fiscalização e do apoio técnico as obras de engenharia em geral, a equipe de profissionais que integra o quadro técnico da Poente, já atuou como equipe associada a do cliente, ou mesmo isoladamente,exercendo trabalhos de gerenciadora/fiscalizadora,em diversos empreendimentos da engenharia nacional,abrangendo obras de pequeno,médio e grande porte. Dentro dos segmentos da engenharia, onde a Poente tem preferencialmente trabalhado, são destaques os empreendimentos vinculados às áreas de: hidrelétricas, mineração, infraestrutura urbana, saneamento, transportes, meio ambiente e indústrias. Paralelamente, nos últimos anos, a empresa vem se posicionando fortemente no campo de engenharia do proprietário, especialmente no segmento de energia, atuando em empreendimentos de pequenos e médios portes. Principais Serviços de Gerenciamento e Supervisão 14 Assessoria e Gerenciamento Técnico da Construção da Barragem de Contenção de Sedimentos da Mina do Pau Branco (Mannesman Mineração/MG); Supervisão e Fiscalização das Obras das Barragens de Perenização, Regularização e Irrigação de Bananal, Calhauzinho, Salinas e Caraíbas (Engevix S.A-Cemig/ MG); Controle Geométrico e Geotécnico das Obras de Expansão do Distrito Industrial de Juiz de Fora (CDI/MG); Controle Geométrico e Geotécnico das Obras de Expansão do Distrito Industrial de Ipatinga (CDI/MG); Gerenciamento e Supervisão das Obras Associados aos Sistemas de Abastecimento de Água dos Municípios de Montalvânia,São Francisco, Matrona, Ferreiropólis, Capitânia,São Sebastião das Poções, Salinas,Taiobeiras e Medina.(COPASA/MG); Assessoria Técnica e Supervisão das Obras da Avenida Sanitária do Córrego Nossa Senhora da Piedade (SUDECAP/MG). SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SALINAS (MG) Principais Serviços de Engenharia do Proprietário CONDUTOS FORÇADOS - PCH PONTE QUEIMADA (MG) Barragem de Regularização do Ribeirão Cipó (DME-Poços de Caldas/MG); PCH Apertadinho (30 MW)- Assessoria Técnica na Aquisição dos Equipamentos Eletromecânicos( Schahin-EIT/RO); PCH Ponte Queimada (3,0 MW) - Obras de Ampliação e Recapacitação (Recimap/MG); PCHS Congonhal I e II, Henrique Portugal e Paes Leme-Obras de Recapacitaçaão (AES Minas PCH/MG); PCHS Lamin, Pirambeira e Ribeirão - Obras de Ampliação da Geração (AES Minas PCH/MG); Assessoria Técnica e Supervisão das Obras do Complexo Vila Viva (Consórcio Camargo Corrêa - Santa Bárbara / SUDECAP/MG).

15 Infraestrutura Urbana Neste ramo de prestação de serviços, pela Poente, diversos estudos, projetos, planejamentos e planos diretores, foram elaborados por sua equipe técnica multidisciplinar destacando-se aqueles voltados para melhorias gerais dos equipamentos urbanísticos, realocação de população, canalizações de córregos, implantações de sistemas viários e de infraestruturas em geral. Listam-se, abaixo, alguns destes estudos, planejamentos e projetos elaborados pela empresa, notadamente no segmento da Engenharia e Arquitetura Urbanística. Principais Projetos Executados Estudos de Concepção e de Viabilidade Técnica-Econômica EDIFICAÇÕES - AGLOMERADO DA SERRA / VILA VIVA BH (MG) Concepção e Estudos Básicos da Canalização do Córrego Olhos D Água, no bairro Olhos D Água (MBR-SUDECAP/MG); Concepção e Estudos Básicos dos Sistemas de Saneamento da Região do Entorno das Nascentes-Bairros Nova Pampulha, Engenho Nogueira e Trevo (SUDECAP- MG); Concepção, Viabilidade Técnica e Estudos Básicos de Canalização de Córregos e Coleta de Resíduos Sólidos na Região da Lagoa do Nado (SUDECAP-MG); Estudos de Concepção de Diversos Acessos Viário e das Barragens de Contenção de Cheias - Complexo de Obras do Aglomerado da Serra (SUDECAP-MG). 15 Projetos Executivos Urbanísticos Projeto Executivo de Desapropriação e Infraestrutura Urbana Completa do Complexo de Obras do Aglomerado da Serra (SUDECAP-MG); Projeto Executivo Completo de Recuperação da Área de Fundo de Vale da Rua Souza Lima (SUDECAP-MG); Projeto Executivo de Contenção e Estabilização da Rua Keppler - Belo Horizonte (SUDECAP-MG); Projeto Executivo do Complexo Viário e das Edificações Prediais Associadas à Relocação da População da Vila São José e Av. Pedro II (SUDECAP-MG); Projeto Executivo de Canalização dos Córregos das Ruas Souza Lima, Keppler, Olhos D Água e da Região da Lagoa do Nado (SUDECAP-MG). OBRAS DE CONtenÇão - projeto vila viva bh (MG)

16 Meio Ambiente e Recursos Naturais Neste segmento de prestação de serviços pela Poente, muitos foram os estudos e projetos elaborados envolvendo o meio ambiente, sobretudo, aqueles de abrangência nas áreas afins de atuação da Poente, aí destacando-se os segmentos da: energia, indústria, saneamento, infraestrutura, mineração, entre outras. De modo geral, tendo como meta obter o licenciamento ambiental final dos diversos empreendimentos em análise, os estudos de meio ambiente elaborados, permearam pelo desenvolvimento de EIA/RIMA, RCA/PCA, diagnósticos ambientais, avaliações de impactos, proposição de medidas mitigadoras, projetos básicos ambientais, etc. Principais Projetos Executados Estudos Preliminares de Avaliação e Diagnósticos Ambientais 16 Avaliação Ambiental Preliminar da PCH do Rio Corrente (3,0 MW) (Sevicultura Serra do Cabral/MS); Diagnóstico de elementos fundamentais da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (FEAM-MG); Recuperação das Nascentes dos Tributários da Barragem da Pampulha em Belo Horizonte - MG (SUDECAP-MG); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Bacia do Rio São Francisco-MG) (Orteng / Arcadis Logos Energia); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (Bacia do Rio São Francisco-MG) (Omega); Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri (Bacia do Rio Paraná-PR) (Engevix/Omega/Performance). vista AÉREA - BACIA DO RIO APIACÁS (MT)

17 VEREDA - CERRADO TÍPICO DO NORTE DE MINAS GERAIS 17 Elaboração de EIA/RIMA e RCA/PCA Distrito Industrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira (Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/MG); Unidade Industrial da Daytec S.A, incluindo Sistema de Esgotamento Sanitário e Disposição de Resíduos Sólidos (Daytec S.A/MG); Açude Público de Matrona-Bacia Hidrográfica do Rio Salinas (DNOCS/MG); Plano de Controle Ambiental das PCHs Congonhal I e II; Paes Leme e Henrique Portugal, na Bacia do Alto Rio Verde (AES Minas PCH/MG); EIA/RIMA da PCH Alto Rio Grande - Bacia Hidrográfica do Rio Grande (Poente Energia/MG); EIA/RIMA da Rede de Gasodutos Norte (RDGM) - Pólo Vale do Aço Segunda e Terceira Etapas (GASMIG-MG). Obtenção de Licenças Ambientais Barragem de Contenção de Sedimentos do Córrego do Doutor (CVRD/MG); Nova Unidade da Avenida Raja Gabaglia-Automáx-S/A- Concessionária Fiat (Automax-MG); Linha de Extrusão da Unidade1- DAYCO do Brasil Indústria e Comércio (DAYCO S.A/MG); Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD) da Mina da Mutuca-Terminal Olhos D Água (MBR/MG); Rede de Distribuição de Gás Natural da Linha de Tronco Anel Metropolitano - Betim Belo Horizonte (GASMIG); Adequação da Edificação da Sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG).

18 3. COMPROMISSOS EMPRESARIAiS Objetivos A Poente Engenharia e Consultoria, tem como princípios básicos a busca de soluções e serviços de engenharia para seus clientes e associados, utilizando-se de competências próprias e da gestão sistêmica de parcerias afins, utilizando-se de serviços que atendam com presteza às necessidades e demandas do mercado, sem se esquecer de manter a sustentabilidade dos recursos naturais disponíveis. Código de Ética Por tratar-se de uma empresa que sempre pautou seus compromissos empresarias em posturas éticas inabaláveis, a Poente Engenharia e Consultoria fortaleceu, rapidamente sua imagem no mercado nacional, demonstrando sempre solidez, competência e confiabilidade, em todas as suas tomadas de decisões corporativas e/ou relacionadas a clientes e parcerias. 18 Missões e Valores Contribuir para o desenvolvimento nacional, empregando uma engenharia consultiva de superação constante de obstáculos; Buscar constantemente relações duradouras com seus clientes e parceiros, pautadas na confiabilidade mútua e nos melhores valores éticos; Obter crescimento sustentável contínuo, empregando soluções e serviços otimizados de planejamento, consultoria e gerenciamento; Cultivar sempre, em seus quadros técnicos e de direção, valores de respeitabilidade, comprometimento, transparência e parceria. 4. EMPRESAS ASSOCIADAS AO GRUPO POENTE PARTICIPAÇÕES (Grupo Poente) POENTE SERVIÇOS LTDA POENTE ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA POENTE EMPREENDIMENTOS LTDA Poente Serviços Ltda Empresa especializada na prestação de serviços e consultoria nas áreas de comissionamento, inspeção técnica, implantação, manutenção e operação de empreendimentos hidroelétricos e termelétricos. Poente Engenharia e Consultoria Ltda Empresa especializada na prestação de serviços e consultoria em engenharia. Poente Empreendimentos Ltda Empresa especializada na captação, desenvolvimento, comercialização e/ou implantação de empreendimento na área de geração de energia.

19

20 Endereços para Contato SEDE BELO HORIZONTE Av. Contorno, º andar Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG Cep: (31) poente@poente.com.br FILIAIS SÃO PAULO Av. Fagundes Filho, º andar São Judas - São Paulo/SP Cep: (11) poente-sp@poente.com.br BRASÍLIA SRTVS, Quadra Bloco H, Ed. Record, Sala Asa Sul Brasília/DF - Cep: (61) poente-df@poente.com.br

- Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais.

- Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais. DOSSIÊ SIMPLIFICADO DOS PRESTADOS NA ÁREA DE MINERAÇÃO: - Infra-estrutura em Geral; - Barragens; - Pilhas, Taludes e Escavações; - Transportadores e Plantas Industriais. Experiência Anterior do Atual Corpo

Leia mais

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL A EMPRESA A PROXXAMBIENTAL atua no ramo de meio ambiente oferecendo soluções para os problemas ambientais de sua empresa, buscando o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

POENTE - Engenharia & Consultoria Ltda.

POENTE - Engenharia & Consultoria Ltda. DOSSIÊ SIMPLIFICADO DOS PRESTADOS NAS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE E DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS: - Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA); - Relatórios de Controle Ambiental

Leia mais

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS Um programa para integrar objetivos ambientais e sociais na gestão das águas Superintendência de Desenvolvimento da Capital -

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Alinhando às necessidade de desenvolvimento social e econômico Portifólio.2014 apresentação A Ecominas é uma empresa de consultoria ambiental e urbanística que elabora projetos

Leia mais

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos.

Serviços e Projetos em Engenharia para todos os segmentos. Apresentação da Empresa Sumário 02 Quem Somos 03 Urbanismo e Infraestrutura 04 Arquitetura e Paisagismo 05 Área de Estruturas 06 Proteção contra Incêndio 07 Área de Hidráulica 08 Instalações Elétricas

Leia mais

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES...

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES... APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... A L3 Engenharia Ambiental é uma empresa de consultoria, serviços, desenvolvimento e execução de projetos ambientais, que possui como foco o desenvolvimento sustentável e desenvolve

Leia mais

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento A Empresa Engespro é uma empresa de engenharia consultiva criada há 30 anos, pelo Engenheiro Civil Jeronymo Pacheco Pereira que com grande força empreendedora vislumbrou oportunidades de mercado fundando

Leia mais

GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA. BeloHorizonte, 18 de junho de 2015

GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA. BeloHorizonte, 18 de junho de 2015 GESTÃO HÍDRICA DA SAMARCO PROGRAMA POSITIVO EM ÁGUA BeloHorizonte, 18 de junho de 2015 PERFIL DESTAQUES SOMOS A SAMARCO. Uma empresa brasileira que fornece minério de ferro para a indústria siderúrgica

Leia mais

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A PIAUÍ FOMENTO Águas e Esgotos do Piauí S/A AGESPISA Companhia Administradora da Zona de Processamento

Leia mais

BANCO DE PROJETOS. A infra-estrutura dos Estados e Municípios necessita ser planejada;

BANCO DE PROJETOS. A infra-estrutura dos Estados e Municípios necessita ser planejada; BANCO DE PROJETOS É O ACERVO DE PROJETOS EXECUTADOS COM ANTERIORIDADE PARA DAR SUPORTE A UM PROGRAMA DE OBRAS, ESPECIALMENTE DE MÉDIO E LONGO PRAZO, COM VISTAS A UM EFICIENTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE

Leia mais

Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens

Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens Núcleo Regional de Minas Gerais: o desafio de se tornar um fórum de discussão sobre barragens Reportagem: CLÁUDIA RODRIGUES BARBOSA Newsletter CBDB - O que diferencia o Núcleo Regional de Minas Gerais

Leia mais

P.P.P. PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS O porque das Parcerias Público Privadas Impossibilidade de obtenção de recursos públicos A crise da economia

P.P.P. PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS O porque das Parcerias Público Privadas Impossibilidade de obtenção de recursos públicos A crise da economia P.P.P. PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS O porque das Parcerias Público Privadas Impossibilidade de obtenção de recursos públicos A crise da economia causada pelo endividamento público Limitação provocada pela

Leia mais

CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200. grupoapia.com.

CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200. grupoapia.com. CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200 grupoapia.com.br EVOLUINDO A CADA DIA, para crescermos fortes,assumindo nossa parte

Leia mais

consultor saneamento ambiental

consultor saneamento ambiental saneamento ambiental A ENGECORPS é uma empresa de engenharia consultiva pronta a responder a todos os desafios da retomada e manutenção de crescimento do país e globalização da economia. Interessada em

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas Vice-presidente de Ciência e Tecnologia do SINAENCO-PE Sócio de Vitório & Melo

Leia mais

CONTEÚDO - POENTE ENGENHARIA

CONTEÚDO - POENTE ENGENHARIA A EMPRESA Constituída em 1994, a Poente Engenharia Consultoria é formada por profissionais ativos no mercado desde meados dos anos setenta, especializados nas áreas de geologia e engenharia civil, mecânica,

Leia mais

Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ECT

Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ECT Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ECT PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EXTRATO) Duque de Caxias 2016 Objetivos do Curso

Leia mais

PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV)

PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV) PLANO METROPOLITANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS COM FOCO EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS) E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS (RCCV) II Workshop Construindo o diagnóstico dos RCCV e RSS

Leia mais

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.4. Programa de Comunicação Social. Revisão 00 NOV/2013. PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PCH Dores de Guanhães Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.4 Programa de Comunicação Social Revisão 00 NOV/2013 Coordenador da Equipe Carlos Eduardo Alencar Carvalho CRBio 37538/4-D

Leia mais

Foto 01. Foto 02. Foto 03. Apresentação da Empresa. Dezembro de 2014. Foto 05

Foto 01. Foto 02. Foto 03. Apresentação da Empresa. Dezembro de 2014. Foto 05 U compromisso Um i com o desenvolvimento sustentável, em harmonia com o ambiente natural. nat ral Foto 01 Foto 02 Foto 03 F 04 Foto Apresentação da Empresa Dezembro de 2014 Foto 05 HISTÓRICO A ECSA Engenharia

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Superintendência de Urbanismo e Produção Habitacional Coordenação de Projetos PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA,

Leia mais

A experiência de Belo Horizonte:

A experiência de Belo Horizonte: A experiência de Belo Horizonte: a construção de uma capital sustentável Vasco de Oliveira Araujo Secretário Municipal de Meio Ambiente Prefeitura de Belo Horizonte Junho 2012 Belo Horizonte e RMBH (34

Leia mais

Projetos de Captação de Recursos do Ministério Público do Trabalho

Projetos de Captação de Recursos do Ministério Público do Trabalho Plano de Gestão 2015-2017 Projetos de Captação de Recursos do Ministério Público do Trabalho Superintendência de Planejamento e Gestão Outubro/2015 Introdução Os recursos oriundos de multas ou indenizações

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS BRASIL . Cidade projetada, inaugurada em 1897. População total: 2,5mi (50% da RMBH). População urbana: 100%. Área: 330.90 km².

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Avaliação de Impactos Ambientais

Leia mais

Completa gestão. Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos.

Completa gestão. Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos. reforma Novos espaços Completa gestão Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos 60 Os blocos um e três do Instituto do Coração

Leia mais

gerenciamento e supervisão

gerenciamento e supervisão gerenciamento e supervisão A ENGECORPS é uma empresa de engenharia consultiva pronta a responder a todos os desafios de crescimento do país e globalização da economia. Interessada em manter-se bem colocada

Leia mais

Índice. Estádio Nilton Santos - Palmas, TO. A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes

Índice. Estádio Nilton Santos - Palmas, TO. A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes Índice Estádio Nilton Santos - Palmas, TO A LCM Diferenciais Estrutura Capital Humano Sustentabilidade Missão/Qualidade Valores Clientes 6 8 10 12 14 16 18 20 A LCM - Construção e Comércio S/A Nós somos

Leia mais

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro.

Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Carta Regional dos Municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro. Nós, membros do poder público, usuários e sociedade civil organizada, estudantes e profissionais da educação, reunidos

Leia mais

Os serviços desenvolvidos pela AMBIENT contribuem para a viabilização e valorização de projetos nos mais diversos segmentos.

Os serviços desenvolvidos pela AMBIENT contribuem para a viabilização e valorização de projetos nos mais diversos segmentos. A Empresa A Empresa Com a experiência no mercado desde 2003, a AMBIENT elabora estudos para a viabilização e funcionamento de empreendimentos, buscando avaliar e integrar os meios ambiental, social e econômico,

Leia mais

CONSTRUCTION. Feira Internacional De Soluções Para Obras & Infraestrutura 10 a 13 de agosto de 2011 Centro de Exposições Imigrantes

CONSTRUCTION. Feira Internacional De Soluções Para Obras & Infraestrutura 10 a 13 de agosto de 2011 Centro de Exposições Imigrantes em um único lugar, todas as soluções para o cotidiano da obra. Realização: A única feira na América latina que reúne suprimentos, serviços, produtos e soluções que atendem às atividades do dia a dia de

Leia mais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais

Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais Eleição :: Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais A eleição da nova Diretoria do Núcleo Regional de Minas Gerais para o triênio 2014 / 2017 ocorreu no dia 26 de junho de 2014, em Belo Horizonte.

Leia mais

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE www.creato.com.br creato@creato.com.br QUEM SOMOS A CREATO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA., fundada em 2000,

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 Assunto: Gestão de barragens de rejeitos e resíduos em empreendimentos industriais e minerários de Minas Gerais. Referência: Resultados obtidos a partir das diretrizes

Leia mais

Programação para privilegiar associados

Programação para privilegiar associados Núcleo Regional do Paraná Programação para privilegiar associados Reportagem: CLÁUDIA RODRIGUES BARBOSA A diretoria do Núcleo do Paraná relata quais são os desafios da gestão e os anseios dos sócios. O

Leia mais

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto em Recife.

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto em Recife. Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto em Recife. Data: dia 29 de abril de 2009 Local: sede da ONG Etapas no Recife PROGRAMA REABILITAÇÃO

Leia mais

XVIII Congresso Brasileiro de Recursos Hídricos

XVIII Congresso Brasileiro de Recursos Hídricos SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA XVIII Congresso Brasileiro de Recursos Hídricos Mesa redonda: Marco Regulatório do Setor Saneamento Desafios do Saneamento e Regulação dos Serviços no Estado de São Paulo

Leia mais

Nos trilhos do progresso

Nos trilhos do progresso Nos trilhos do progresso brasil: polo internacional de investimentos e negócios. Um gigante. O quinto maior país do mundo em extensão e população e o maior da América Latina, onde se destaca como a economia

Leia mais

icardo Carneiro Advogados Associados

icardo Carneiro Advogados Associados O Escritório Ricardo Carneiro Advogados Associados surge no cenário jurídico nacional com ênfase no assessoramento especializado, visando oferecer soluções à indústria de base e de transformação, ao aproveitamento

Leia mais

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL Quem somos: Somos HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL Ltda. um grupo multidisciplinar de profissionais com conhecimentos

Leia mais

A Egis no Brasil. Perfil

A Egis no Brasil. Perfil A Egis no Brasil Perfil A EGIS NO BRASIL O Grupo Egis, no Brasil, participa ativamente do mercado de engenharia de projetos e consultoria na área de infraestrutura de transportes. Essa participação se

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

BDMG. Semana Mineira de Redução de Resíduos. Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos

BDMG. Semana Mineira de Redução de Resíduos. Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos BDMG Semana Mineira de Redução de Resíduos Instrumentos Financeiros para Redução de Resíduos Novembro de 2010 BDMG Desenvolvimento, inclusão social e sustentabilidade Perfil do BDMG Fundação: Lei Estadual

Leia mais

Desenvolvimento Urbano

Desenvolvimento Urbano Estudos de concepção Estudos populacionais Estudos de viabilidade técnico-econômica Assessoria aos pedidos de financiamento junto aos agentes: BNDES / CEF / BIRD / BID, dentre outros Anteprojetos e projetos

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 TOMADA DE PREÇOS Nº 20130004 - CIDADES OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DO ATERRO

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte

Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte Sustentabilidade Ambiental na Cidade de Belo Horizonte Vasco de Oliveira Araujo Secretário Municipal Adjunto de Meio Ambiente Prefeitura de Belo Horizonte Abril 2013 A Construção de uma Cidade Sustentável

Leia mais

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE www.creato.com.br creato@creato.com.br QUEM SOMOS A CREATO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA., fundada em 2000,

Leia mais

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa!

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental Sonora-MS Outubro/2012 ONDE ESTAMOS?

Leia mais

Desafios na Implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Ricardo S. Coutinho Eng. Sanitarista e Ambiental Técnico Pericial Ambiental do MP-GO

Desafios na Implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Ricardo S. Coutinho Eng. Sanitarista e Ambiental Técnico Pericial Ambiental do MP-GO Desafios na Implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos Ricardo S. Coutinho Eng. Sanitarista e Ambiental Técnico Pericial Ambiental do MP-GO Introdução O Plano Nacional de Resíduos Sólidos é um

Leia mais

Mercia Maria Teixeira Bezerra

Mercia Maria Teixeira Bezerra Mercia Maria Teixeira Bezerra Rua Anísio de Abreu, n 1549, Brasileira Marquês - Teresina PI CEP: 64.002-485 Casada Tel.: (86) 9982-5103/3221-1455/8813-1394 Nascimento: 20/12/1955 Email: merciatb@gmail.com

Leia mais

9 FOME ZERO PARCERIAS 138

9 FOME ZERO PARCERIAS 138 9 FOME ZERO PARCERIAS 138 O que é O Fome Zero é uma estratégia do Governo Federal para assegurar o direito à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. A base da estratégia

Leia mais

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais).

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais). PLANO DE GOVERNO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA PARA 2013/2016 COLIGAÇÃO O PRESENTE NOS PERMITE SEGUIR EM FRENTE - CANDIDATO A PREFEITO PEDRINHO DA MATA 11 Ações a serem realizadas por Secretarias:

Leia mais

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Portfólio 2014 APRESENTAÇÃO Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Biophilium Consultoria Ambiental Ltda realiza estudos técnicos voltados para o licenciamento de

Leia mais

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.1 Programa de Gerenciamento Ambiental CAPA 5.1 - Programa de Gerenciamento Ambiental ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1/11 1.1. Ações já Realizadas... 2/11 2. Justificativa... 4/11

Leia mais

Política Estadual de Resíduos Sólidos e Programa Metropolitano de RSU

Política Estadual de Resíduos Sólidos e Programa Metropolitano de RSU Política Estadual de Resíduos Sólidos e Programa Metropolitano de RSU Programa Metropolitano de Resíduos Sólidos Política Estadual de Resíduos Sólidos Procedimento de Manifestação de Interesse Programa

Leia mais

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS VESTIBULAR 2015/1 SELEÇÃO PARA CURSOS TECNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA Aprovado

Leia mais

SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB

SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB SEMINÁRIO PROJETO BÁSICO E PROJETO EXECUTIVO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS ASPECTOS TÉCNICOS SIURB PROJETOS DE INFRAESTRUTURA URBANA DRENAGEM CANAIS RESERVATÓRIOS MICRODRENAGEM OU DRENAGEM SUPERFICIAL OBRAS

Leia mais

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O

P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O P L A N O M U N I C I P A L D E S A N E A M E N T O B Á S I C O V o l u m e V R E L A T Ó R I O D O S P R O G R A M A S, P R O J E T O S E A Ç Õ E S P A R A O A L C A N C E D O C E N Á R I O R E F E R

Leia mais

EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013

EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013 EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013 QUEM SOMOS Legal Instituição Financeira do Estado de São Paulo, vinculada a Secretaria

Leia mais

PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL

PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMAS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMAS HABITACIONAIS URBANOS IMPLEMENTADOS PELA COHAPAR A REALIDADE PROGRAMAS HABITACIONAIS URBANOS 1. PMCMV com recursos do OGU/OGE 1.1. FAR PMCMV FAR 1.2

Leia mais

Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho

Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho Engenharia Ambiental e Sanitária Coordenador do Curso: Prof. Marcelo Drummond

Leia mais

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12.

VALEC POLÍTICA AMBIENTAL. Título: POLÍTICA AMBIENTAL Identificador: POL 5.03.01.16-001. Proponente: DIPLAN. Folha: 1 / 12. POL 5.3.1.16-1 1 / 12 POL 5.3.1.16-1 2 / 12 POL 5.3.1.16-1 3 / 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. DA VALEC S.A.... 6 3. OBJETIVOS PROPOSTOS E METAS PARA O PRIMEIRO ANO... 7 4. NORMAS AMBIENTAIS PROPOSTAS...

Leia mais

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I

RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I RESIDENCIAL SANTA MONICA MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I CONTRATO N.º ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO DO RESIDENCIAL SANTA MÔNICA A INFRAESTRUTURA DE IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL SANTA MONICA OBEDECERÁ

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS MUNICIPIOS

ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS MUNICIPIOS ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS SUPERINTENDENCIA Responsável pelos contatos políticos com os órgãos governamentais federal, estadual e municipal. Substitui o Presidente em suas atribuições internas a AMM.

Leia mais

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Nº 003/LCIC-2/2014 27/05/2014 CONCORRÊNCIA Nº 004/DALC/SBCT/2014 CONCESSÃO DE USO DE ÁREAS DESTINADAS À IMPLANTAÇÃO E EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE HOTEL NO AEROPORTO INTERNACIONAL

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA.

75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA. ANOS 75 ANOS DE TRADIÇÃO JURÍDICA. Fundado em 1937, URBANO VITALINO ADVOGADOS é um escritório com larga experiência e tradição jurídica, que prima pela excelência na prestação de seus serviços e atua em

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO

Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO Usina Hidrelétrica Belo Monte APRESENTAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO BREVE HISTÓRICO Estudo de Inventário do rio Xingu: realizados na década de 1970 com relatório técnico emitido no final de 1979 Estudos

Leia mais

Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas

Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas Answers for energy. Turbina Francis, gerador síncrono e unidade hidráulica Cubículos de média tensão Transformadores de distribuição Uma completa

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Penna) Dispõe sobre a criação do Plano de Desenvolvimento Energético Integrado e do Fundo de Energia Alternativa. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Ficam instituídos

Leia mais

Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência. Gleuza Jesué

Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência. Gleuza Jesué Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência Gleuza Jesué Nossa agenda 1 2 3 4 Pilares estratégicos e ações estruturantes Metodologia da gestão da licença para operar Case:

Leia mais

quem somos Fundada em agosto de 1996, a RMS Engenharia atua com extenso e significativo histórico de obras realizadas e clientes satisfeitos.

quem somos Fundada em agosto de 1996, a RMS Engenharia atua com extenso e significativo histórico de obras realizadas e clientes satisfeitos. FERROVIA Fundada em agosto de 1996, a RMS Engenharia atua com extenso e significativo histórico de obras realizadas e clientes satisfeitos. Com uma equipe de profissionais especializada, com perícia em

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA

PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA 1- DO CURSO O Curso de Especialização em Gestão em Análise Sanitária destina-se a profissionais com curso superior em áreas correlatas

Leia mais

Encontro de Mineração Brasil - Chile Uma visão de futuro Belo Horizonte - MG

Encontro de Mineração Brasil - Chile Uma visão de futuro Belo Horizonte - MG ABCE Associação Brasileira de Consultores de Engenharia Encontro de Mineração Brasil - Chile Uma visão de futuro Belo Horizonte - MG Eng. Lindolpho Corrêa de Souza O setor de Consultoria de Engenharia.

Leia mais

A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PÚBLICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. Laysa Deiró de Lima Izis de Oliveira Alves

A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PÚBLICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. Laysa Deiró de Lima Izis de Oliveira Alves A REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PÚBLICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO Laysa Deiró de Lima Izis de Oliveira Alves Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Leia mais

AlphaVille Urbanismo. Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos. Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo

AlphaVille Urbanismo. Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos. Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo AlphaVille Urbanismo Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo História A história de um conceito de bem viver 1974 2008 História A história de um

Leia mais

Sistema Ambiental em Minas Gerais

Sistema Ambiental em Minas Gerais Sistema Ambiental em Minas Gerais José Cláudio Junqueira Ribeiro Belo Horizonte, março de 2011 Políticas Ambientais PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS GESTÃO DE RESÍDUOS ENERGIA E MUDANÇAS

Leia mais

A EMPRESA. Principais áreas de atuação:

A EMPRESA. Principais áreas de atuação: A EMPRESA A SP ENGE Construtora Ltda, participa do mercado da construção civil desde 2004, ano de sua fundação. Nascia, porém, com a experiência de mais de 15 anos de atuação de seus fundadores, unindo

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva.

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva. Sete Lagoas e o resgate da cidadania Prefeitura ativa. Cidade viva. APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Minas Gerais, está desenvolvendo uma ação abrangente de resgate da cidadania, que

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Como Financiar os Investimentos em Infraestrutura no Brasil? FÓRUM ESTADÃO BRASIL COMPETITIVO - OS NÓS DA INFRAESTRUTURA São Paulo, 13 de setembro de 2012 Luciano Coutinho Presidente No longo prazo, economia

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG Ilka Soares Cintra (1) Eng a Civil pela Escola de Engenharia da UFMG-1979; Prof a Assistente do Dept o de Cartografia

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Conheça a MRV Engenharia

Conheça a MRV Engenharia Conheça a MRV Engenharia MRV em Números Ficha técnica MRV Engenharia Número de empregados nas obras (média 2014)...23.704 Vendas Contratadas (R$ milhões) (2014)...R$ 6.005 Receita liquida (R$ milhões)

Leia mais

Painel Energias Limpas

Painel Energias Limpas Painel Energias Limpas Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Vice Prefeito Prefeitura de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil Santa Fé, 11 a 13 de setembro de 2013. 1 Energia Solar no

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 187 Engenheiro Civil ATUAÇÃO Ao Engenheiro Civil compete o desempenho das atividades profissionais previstas

Leia mais

Cidade de São Paulo. 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011

Cidade de São Paulo. 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011 Cidade de São Paulo 3ª CLÍNICA INTEGRADA ENTRE USO DO SOLO E TRANSPORTES Rio, out/2011 LOCALIZAÇÃO POPULAÇÃO (Censo 2010) RMSP...19.683.975 habitantes Município de São Paulo...11.253.563 habitantes Estatuto

Leia mais