BREVES CENAS SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA: UM PLANO PARA CRIANÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BREVES CENAS SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA: UM PLANO PARA CRIANÇAS"

Transcrição

1 BREVES CENAS SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA: UM PLANO PARA CRIANÇAS Como já foi discutido no topico sobre o cinema afinado o livro de cinema para crianças foi desenvolvido pela Afin. A Afin disponibiliza este material para que em outros espaços para que outras crianças possam ter produções e expansões de suas existências. Ele pode ser baixado pelo link a seguir e impresso para fins educacionais e didáticos, porém está vedada qualquer publicação ou venda deste material. O material do link possue algumas pequenas modificações didáticas do livro que está na integra. BAIXE AQUI O LIVRO: BREVES CENAS SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA- UM PLANO PARA CRIANÇAS O movimento é o fundamento da vida. Onde não há movimento não há vida, logo não há criação. O cinema, que vem da palavra grega Kinema, significa movimento. Ou seja: imagem em movimento, já que seu objeto artístico é a imagem.

2 Como se sabe, o movimento sempre existiu e a idéia da imagem em movimento, que contribuiria para a criação do cinema, segundo alguns estudiosos do cinema, surgiu quando o homem na pré-história desenhou nas paredes das cavernas seus atos cotidianos, principalmente suas lutas com as feras que procurava caçar. Como exemplo, podemos observar os desenhos das feras pulando e as lanças no ar jogadas pelos caçadores. Embora a idéia do cinema seja antiga, o seu aparecimento só foi possível com o progresso científico. Ou seja, com o avanço tecnológico, principalmente no século XIX quando foi possível a criação da câmara filmadora, o projetor cinematográfico e o filme (celulóide) próprio para o cinema. E também a contribuição da física e da psicologia permitindo a compreensão da comunicação entre o olho do homem e o cérebro. Pesquisas científicas afirmaram ser de um vigésimo a um décimo de segundo a duração de um olhar sobre uma imagem, permitindo assim que esta imagem se funda com a imagem seguinte e nos dê a ilusão do movimento. Compreensão que contribuiu fortemente para criação do cinema. Antes deste acontecimento que revolucionou o mundo, que permitiria ao homem ver e construir sua própria história diante de si próprio, vários homens em paises

3 diferentes, tentaram criar aparelhos que projetassem imagens fixas ou em movimento ate chegar ao fundamento do cinema: o projetor. Entre estes experimentos, estão: Magia Catoptrica, conhecida como Lanterna Mágica, apresentada em 1640 em Roma por Athanasius Kirchener. O Estroboscópio de Simon Ritter Von Stampfer, apresentado em 1832 em Viena. O Dédalo ou Roda do Diabo, do inglês William George Harner, apresentado em O Cinematoscópio, uma espécie de disco giratório, como o Dédalo, que apresenta uma sucessão de imagens, de Coleman Sellers, patenteado em 1861.

4 O Praxinoscópio de Emile Reynard em 1882 projeta em uma tela fotografias tiradas por Muybridge. O Fuzil Fotográfico para fotografar pássaros voando de Étienne Jules Marey em A película de celulóide de Hannibal Williston Goodwin em O processo de passar uma película pelo interior de uma câmara, de William Kennedy Dickson A Câmara Cinematográfica inventada simultaneamente pelo francês Marey e o inglêswilliam Freise-Greene. O Cinetoscópio de Dickson apresentado em Nova York, em 1891.

5 O Zooscópio de Muybridge apresentado em Chicago, em A Curva de Latham, de Woodville Latham, que regulou o movimento da bobina do projetou permitindo o olho captar a imagem em movimento. Um grande invento que impulsionou decisivamente o cinema foi a fotografia em 1839 por Louis Daguerre, pois mostrou o próprio movimento reproduzido por um grupo de câmaras tirando fotos rápidas em sucessão.

6 Um fato interessante é o criado pelo governador da Califórnia, em 1872: ele pretendia provar que um cavalo correndo fica com as quatro patas acima do solo. Então em 1877, Muybridge pegou 24 câmaras movida por uma corrente elétrica e colocou-as por onde o cavalo passaria. Neste momento o dispositivo fotográfico dispararia. Não deu outra, as câmaras viram além dos nossos olhos: o cavalo voa. Entre estes acontecimentos experimentais o mais importante mesmo foi a projeção de filmes em 28 de dezembro de 1895 em Paris num porão do Boulevard dês Capucines pelos fabricantes de projetores, os irmãos Auguste e Louis Lumière. Os da célebre projeção da locomotiva chegando na estação avançando na direção do público. O que levou a platéia amedrontada a gritar e correr.

7 Entretanto o nome que é considerado o primeiro grande criador das formas cinematográficas foi o francês Georges Méliès que usou seu talento de mágico, caricaturista e pintor para criar seus próprios filmes. Assim, temos um breve toque desta arte que proporciona não só a observação do homem em ação historicamente por ele mesmo, mas também o crescimento de sua capacidade de perceber novas imagens e com isso construir um mundo mais gratificante para ele. Pois esta é a verdadeira função educacional do cinema. I O PLANO. BREVE LÉXICO DO CINEMA Um filme é estruturado em planos. O plano é o que a câmara envolve sem descontinuidade. Em síntese, o Plano é um fragmento do tempo dispendido, é uma fatia da realidade em movimento que é oferecida ao espectador. Divisão clássica dos Planos. PLANO GERAL É o plano que apresenta o conjunto de uma cena cujo valor é descritivo. São os planos das superproduções em cinemascópio. Apresenta características de vastidão, fuga por horizontes imensos, repouso para o olhar e, também, lembrança de que a cena pode ser infinita e o mundo estar presente. PLANO DE CONJUNTO É um plano que apresenta a cena com personagens em um cenário com valor narrativo e descritivo. É uma cena mais restrita. Os personagens existem, tanto por si mesmos quanto pelo grupo que formam. O espaço é vasto bastante para poderem movimentar-se. É um plano difícil de criar.

8 PLANO AMERICANO OU DE MEIO-CONJUNTO A cena apresenta os personagens filmados a meio-corpo em pormenores da representação. O seu valor é dramático. É um plano que leva o espectador a se sentir como se estivesse no mesmo espaço dos personagens. É o plano mais clássico, aquele a que o espectador não presta atenção, porque as suas dimensões e a sua disposição correspondem, muito exatamente, às da vida cotidiana. PLANO MÉDIO A cena mostra os personagens filmados em pé. Seu valor é narrativo. É o plano que leva o espectador ao domínio da ficção. Logo que surge o Plano Médio a cabeça ou o busto, ou o personagem ao olhar através de uma janela, ou o braço a brandir uma arma o espectador se torna ator. Temos a sensação que a cena é dirigida para nós. Por isso seu sentido de desonestidade cênica que faz o espectador tomar partido da cena. PRIMEIRO PLANO É o plano onde os atores são filmados à altura do busto de forma direta. Seu valor é dramático. GRANDE PLANO Cena que isola um rosto ou objeto da ação que possui um valor dramático intenso. O detalhe do Grande Plano é o enquadramento de um pormenor de um rosto, como a boca, um olho. II O MOVIMENTO DA CÂMARA.

9 Como o Cinema é a arte do olhar, todos os recursos desta percepção foram seguidos pelos pesquisadores para revelarem os segredos das imagens. Daí o grande salto cinematográfico que se conseguiu com a descoberta do uso do movimento da câmara. É ele que permite a passagem sensível de um Plano a outro. Tipos clássicos de movimentos da câmara. TRAVELLING PARA FRENTE A câmara é movimentada para frente para diminuir o espaço enquadrado e aproximar as personagens. Este Travelling é considerado psicológico. TRAVELLING PARA TRÁS O movimento para trás procura descobrir o campo, abri-lo. A câmara recua e vai descobrindo coisas cada vez mais numerosas, tornando afastado o que estava próximo, empurrando o horizonte. TRAVELLING LATERAL É o movimento que a câmara faz ao longo do tema (imagem), para fugir o campo de um lado do écran (tela), enquanto vai aparecendo de novo do outro lado, numa mesma continuidade. É como o olhar se movimentando pela rua observando as casas. Este Travelling é a base do documentário, pois não é um movimento só descritivo, mas também enunciativo. Também é muito usado nos westerns, quando a câmara acompanha a diligência atacada, quando segue o galope dos cavalos, ou a luta dos personagens. Neste tipo de filme se usam muito também as panorâmicas e os panotravellings. PANORÃMICA É o movimento da câmara a girar sobre si mesma, em volta de um eixo. É como um olhar que abrange todo o panorama que o mundo lhe oferece. PANOTRAVELLING É o movimento mais difícil de ser executado, pois liga quase todos os planos. É um movimento que aumenta a tensão do filme, enchendo-o de significação. PLANO FIXO Foi o primeiro meio de expressão do Cinema. A câmara não se move durante toda a ação do plano; apenas tem interesse o movimento que se faz no campo. Exemplo: dois personagens sentados, conversando.

10 Com os novos recursos tecnológicos, o cinegrafista tem a seu dispor novas formas de experiências de movimento e pode trabalhar, criando novos significados. III OS PLANOS E OS ÂNGULOS. Na filmagem, a câmara pode ser colocada em ângulos diferentes criando cenas dramáticas e simbólicas. Tipos de ângulos. PLONGÉE È a câmara enquadrando a imagem de cima para baixo. É como se um personagem ou o próprio espectador olhasse uma imagem de cima para baixo. CONTRA-PLONGÉE A câmara enquadra a imagem de baixo para cima. IV PONTUAÇÃO. Como na literatura, o cinegrafista possui em sua estrutura cinematográfica um certo número de sinais que representam a pontuação. Tipos de sinais de pontuação. CORTINA VERTICAL Equivalente ao ponto parágrafo, consiste em substituir uma imagem por outra, através de uma linha vertical que atravessa o écran. O espectador tem a impressão que a imagem é pouco a pouco empurrada para o lado, para ser substituída por outra. CORTINA HORIZONTAL Descobre progressivamente uma imagem tal como o subir da cortina no teatro.

11 FUNDIDO EM NEGRO A imagem vai escurecendo e aos poucos vai desaparecendo: o écran escurece durante segundos. Logo surge nova seqüência. É o Fundido de Fecho. FUNDIDO ENCADEADO A imagem posterior surge antes que a imagem anterior desapareça. O Fundido em Negro corresponde geralmente ao espaço vazio que marca o fim de um capítulo. Nos leva a crer na existência de um intervalo de tempo real ou psicológico. O Fundido Encadeado é muito utilizado no processo da narração que consiste em fazer o espectador recuar no tempo. BREVE BIBLIOGRAFIA: AGEL, Henri. O Cinema. Porto, Livraria Civilização Editora. BLANCO, Armindo. Tempo de Cinema. Lisboa, Edições Cosmo. DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. São Paulo, Editora Brasiliense DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo, Editora Brasiliense WEYERGANS, Franz. Tu e o Cinema. Porto, Livraria Civilização Editora. ARNHEIM, Rudolf. A Arte do Cinema. Lisboa, Editorial Áster. MINILÉXICO (Retirado do Livro Chaves do Cinema, de Barthélemy Amengual) AFÍLMICO: Tudo o que existe na realidade, independentemente de qualquer relação com a criação cinematográfica. Exemplo: o documentário se liga à realidade afílmica. (Segundo E. Souriau.) ÂNGULO: Conjunto de características expressivas, mais ou menos relevantes, que o enquadramento (normal, oblíquo, visto em câmara baixa ou em câmara alta) confere à imagem. // Angulação. Angular. ANTECIPAÇÃO: Diz-se da cena ou seqüência em que há uma premonição da ação futura, como em La Guerre est Finie / A Guerra Acabou, de Alain Resnais. // Em inglês, flash-forward. ARGUMENTO: História preparada para o Cinema. // Argumentista. CÂMARA ALTA: Posição da câmara em relação à cena, em geral em ângulo oblíquo superior, excepcionalmente olhando na vertical para baixo. // Em francês, plongée.

12 CÂMARA BAIXA: Posição da câmara em relação à cena, em geral em ângulo oblíquo inferior, excepcionalmente olhando na vertical para cima. // Em francês, contre-plongée. CAMPO: Espaço determinado pela angulação e a lente da câmara. Ângulo que se opõe ao contracampo, definindo-se um em confronto com o outro, através da deslocação da câmara, enquanto os atores permanecem na mesma posição. CARRO/CARRINHO: Plataforma com quatro rodas, que anda em trilho ou sobre tábuas, na qual é colocada a câmara para as tomadas em movimento; há o carro à frente, o carro à ré e o carro lateral. // Por extensão, qualquer movimento da câmara colocada sobre um carro ou veículo (trem, automóvel, etc.) // Em inglês, travelling. CENA: Série de planos ligada a uma só ação ou situados num mesmo cenário. É a forma cinematográfica mais próxima do teatro. CONTRACAMPO: V. Campo. CONTRE-PLONGÉE: V. Câmara Baixa. CORTE: Ato de cortar um filme, durante o processo de montagem. // Passagem direta de um plano a outro. // Cortar. Cortador. DIEGESE/DIEGÉTICO: Tudo o que diz respeito à ficção, à história, ao universo proposto pelo filme. (Segundo E. Souriau.) Uma imagem projetada na tela possui ao mesmo tempo sua realidade de fenômeno ótico e sonoro, e um valor diegético (fictício). ENQUADRAMENTO: Limite retangular da porção da realidade que a câmara isola. Diz-se também da totalidade da imagem no filme ou na tela. // Enquadrar. FLASH: Plano brevíssimo (um a dois segundos), utilizado comumente como inserção. FLASH-BACK: v. Retrospecto. FLASH-FORWARD: V. Antecipação. FORA DE CENA: Diz-se de uma fala, um comentário, um ruído, uma música cuja fonte não esteja visível no plano. Abreviatura: f/c. Exemplo: Sobre a imagem de uma porta fechada, ouve-se o ruído (f/c) de uma discussão. FOTOGRAMA: A unidade mínima do filme: cada fotografia impressa a cada parada do filme na câmara. INSERÇÃO: Plano de pormenor, em geral breve, focalizando uma manchete de jornal, a assinatura de uma carta, etc, servindo para esclarecer um plano maior. // V. Plano. MIXAGEM: Ato de combinar numa só as diversas trilhas sonoras (diálogos, ruídos, música, etc) de um filme. // Mixar. Mixador.

13 MONTAGEM: Reunião dos planos em função do roteiro e segundo as previsões da planificação. Idealmente, a montagem é a operação simétrica da planificação. // Montar. Montador. PANORAMAS/PANORÂMICA: Movimento que a câmara faz em torno de seu eixo, para os lados, para cima ou para baixo. // Panoramizador. PLANIFICAÇÃO: Divisão do filme em partes, cenas, seqüências, subseqüências e planos. A planificação é portanto a previsão de toda a filmagem e, em seguida, da montagem. // Em francês, découpage. // Planificar. PLANO: Unidade básica da obra cinematográfica; os planos se reúnem em cenas, que por sua vez se reúnem em seqüências. Pode-se defini-lo mais precisamente, dizendo que é a porção de filme impressionada pela câmara sem interrupção. // Há várias espécies de plano, segundo a distância da câmara e a lente usada: o plano de grande conjunto (PGC), correspondendo ao extreme long-shot em inglês e ao plan lointain em francês; o plano de conjunto (PC), correspondendo ao long shot em inglês e ao plan géneral em francês; o plano de meio conjunto (PMC), correspondendo ao medium long shot em inglês; o plano médio (PM), correspondendo ao medium shot em inglês e ao plan moyen em francês; o plano aproximado (PA), correspondendo ao full shot em inglês; o meio primeiro plano (MPP), correspondendo ao medium close shot em inglês e ao plan américain em francês; o primeiro plano (PP), correspondendo ao close shot em inglês e ao premier plan em francês; o grande plano (GP), correspondendo ao close-up em inglês e ao gros plan em francês; e há ainda a inserção (v.). PLANO FIXO: Plano filmado com a câmara fixa. O enquadramento desse plano é fixo e invariável, mas seu conteúdo pode ser dinâmico. Exemplo: L Arrivée d un Train em Gare de La Ciotat foi filmado por Louis Lumière num só plano fixo. PLAYBACK: v. Pré-gravação. PLONGÉE: V. Câmara Alta. PRÉ-GRAVAÇÃO: Sistema de sincronização imagem-som em que determinadas passagens, especialmente canções, que deveriam ser registradas em cenas ao ar livre ou em ambientes em que será difícil a seleção proveitosa de sons, são gravadas antes das filmagens das ditas cenas, nas melhores condições possíveis, reproduzindo-se essa gravação durante a filmagem, de forma que o artista atue diante da câmara de filmar ao som desse registro previamente obtido e repetindo os gestos e trejeitos de boca, até obter um perfeito sincronismo. // Em inglês, Playback. PROFÍLMICO: Contrapõe-se a Afílmico. Tudo o que existe realmente no mundo, mas selecionado, orientado, corrigido ou especialmente reconstruído tendo em vista sua inserção no filme. (Segundo E. Souriau.). RETROSPECTO: Diz-se da cena ou seqüência em que há um recuo no tempo, em geral através da lembrança de um personagem. // Em inglês, flash-back. ROTEIRO: O mesmo que Planificação. // Roteirista. Roteirizar. SEQUÊNCIA: Série de planos definida por uma unidade de ação, de tema, de movimento. É a forma cinematográfica por excelência.

14 SUPERIMPRESSÃO (ou DUPLA EXPOSIÇÃO): Imagem propositadamente filmada sobre uma outra. TOMADA: Cada filmagem de um plano qualquer. // Em inglês, take. TRANSIÇÕES: Formas de passar de um plano a outro, de uma cena a outra. Se dois planos são colados sem interrupção, diz-se que o corte é direto. Se há uma fusão, o primeiro desaparece com maior ou menor rapidez no seguinte. TRATAMENTO: Fase intermediária entre o argumento e o roteiro. TRAVELLING: V. Carro/Carrinho. TRUCAGEM: Efeito especial obtido da truca ou de qualquer outro processo. ZUM (do inglês ZOOM): Sistema de lentes que permite a passagem de um grande plano a um plano de grande conjunto, ou vice-versa, sem perder o foco e sem que a câmara saia obrigatoriamente do lugar.

História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS

História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS História do Cinema PRIMEIROS APARELHOS - Para captar e reproduzir a imagem do movimento, são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana (fração de segundo em que a imagem

Leia mais

PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0

PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0 PLANOS CINEMATOGRÁFICOS BÁSICOS Introdução aos estudo do cinema e sua linguaguem v1.0 Os planos cinematográficos são formas de descrever a posição da câmera em relação ao foco da cena, não apenas de personagens

Leia mais

Guia Curta Fácil 1 Festival Nacional Curta no Celular de Taubaté

Guia Curta Fácil 1 Festival Nacional Curta no Celular de Taubaté 1 Conteúdo TIPOS DE PLANOS... 3 PLANO GERAL... 3 PLANO MÉDIO... 3 PLANO AMERICANO... 4 PRIMEIRO PLANO OU CLOSE-UP... 4 PRIMEIRÍSSIMO PLANO... 4 MOVIMENTOS DE CÂMERA... 5 PANORÂMICAS - PANS... 5 PANORÂMICA

Leia mais

II FESTIVAL NACIONAL CURTA NO CELULAR GUIA CURTA FÁCIL

II FESTIVAL NACIONAL CURTA NO CELULAR GUIA CURTA FÁCIL II FESTIVAL NACIONAL CURTA NO CELULAR GUIA CURTA FÁCIL O FEST CURT CELU Guia Curta Fácil 2 A câmera de cinema funciona como se fosse uma máquina fotográfica que dispara milhares de foto em um espaço muito

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração:

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 OBJETIVAS E COMPOSIÇÃO Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 - AS LENTES: As objetivas são comumente chamadas de lentes,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

3.2. Experimentações: o processo de produção Iluminação de três pontos

3.2. Experimentações: o processo de produção Iluminação de três pontos Página 1 de 5 3 - estética e a técnica na ambientação 3.2. Experimentações: o processo de produção Iluminação de três pontos iluminação de três pontos é composta por três refletores, cada qual com função

Leia mais

Exposição Matemática Viva (piso 0)

Exposição Matemática Viva (piso 0) Exposição Matemática Viva (piso 0) Departamento Educativo PNE A Matemática está bem viva e presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta. E

Leia mais

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL

GUIA BÁSICO PARA PRODUÇÃO DE UM FILME DIGITAL A Filmagem O roteiro foi preparado, a câmera está pronta e então chegou o grande dia de se começar a filmar. Ótimo, mas antes de ligar a câmera, temos que atentar para alguns detalhes básicos. Mas espere

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. Apontar não é falta de educação

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. Apontar não é falta de educação LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Leia o texto a seguir e responda à questão 13. Apontar não é falta de educação A apontação na língua de sinais brasileira faz parte da língua. Ela serve para diferentes

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

Da Árvore ao Rizoma: proposta de um percurso

Da Árvore ao Rizoma: proposta de um percurso Da Árvore ao Rizoma: proposta de um percurso Dr. João André Brito Garboggini Docente da Faculdade de Publicidade e Propaganda Centro de Linguagem e Comunicação PUC-Campinas Resumo: Este trabalho procura

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV004 Aerobarco Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Prof. Ventura Ensina Tecnologia Aerobarco Neste interessante experimento montaremos

Leia mais

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos

Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Apresentação de Dados em Tabelas e Gráficos Os dados devem ser apresentados em tabelas construídas de acordo com as normas técnicas ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Guia Básico para Produção Audiovisual

Guia Básico para Produção Audiovisual Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/b/98/ca/mnemocine/public_html/libraries/gantry/core/gantrytemplate.class.php on line 645 Warning: array_key_exists() [function.array-key-exists]:

Leia mais

Configurando um Sensor

Configurando um Sensor Configurando um Sensor Vamos supor que temos um bloco NXT com um sensor de luz ligado na porta 3. Como dizemos isto ao Enchanting? 1. Clicar no botão Sensores. 2. Clicar no Botão Configurar Sensores. Aparece

Leia mais

Optimização de um Mundo Virtual

Optimização de um Mundo Virtual secção 3.2 Optimização de um Mundo Virtual Dadas as limitações impostas pela actual tecnologia, um mundo virtual que não seja cuidadosamente optimizado torna-se necessariamente demasiado lento para captar

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade

ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade Programa Pró-Ciência Fapesp/IME-USP-setembro de 1999 Antônio L. Pereira -IME USP (s. 234A) tel 818 6214 email:alpereir@ime.usp.br 1 Um carro e dois bodes

Leia mais

Aula 05. CINEMA: profissões

Aula 05. CINEMA: profissões Aula 05 CINEMA: profissões Profissões do Cinema O cinema pode ser dividido em diversos processos, onde se envolvem diferentes tipos de profissionais: Roteiro Produção Realização Decupagem Decupagem de

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá

Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá Elaboração de perfis longos dentro do projeto Memória Visual através da fotografia: revitalização do Cais Mauá José Lourenço Degani 1 1. Introdução Quando, dentro do projeto Memória Visual Através da Fotografia:

Leia mais

Transcinema é o cinema situação, ou seja, um cinema que experimenta novas arquiteturas, novas narrativas e novas estratégias de interação.

Transcinema é o cinema situação, ou seja, um cinema que experimenta novas arquiteturas, novas narrativas e novas estratégias de interação. Transcinema e a estética da interrupção Kátia Maciel Transcinema é o cinema situação, ou seja, um cinema que experimenta novas arquiteturas, novas narrativas e novas estratégias de interação. Se o cinema

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel

0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel Nível Intermediário 0,999... OU COMO COLOCAR UM BLOCO QUADRADO EM UM BURACO REDONDO Pablo Emanuel Quando um jovem estudante de matemática começa a estudar os números reais, é difícil não sentir certo desconforto

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO DINÂMICAS DE GRUPO Nesta categoria as atividades caracterizam-se, de um modo geral, por terem uma componente lúdica acentuada. Podem ser utilizadas em quase todos as fases do trabalho

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO [ Pág 2 Capa 1 Objectivos 3 Introdução... 4 Como fazer uma negociação eficaz... 5 Preparar a Negociação. 6 Cuidar da Apresentação.. 7 Escolher o Método de Negociação. 8 Regra da

Leia mais

Somos chamados a servir, não a sermos servidos, segundo a disposição do próprio Jesus, que serviu em nosso lugar, de livre e espontanea vontade.

Somos chamados a servir, não a sermos servidos, segundo a disposição do próprio Jesus, que serviu em nosso lugar, de livre e espontanea vontade. Somos chamados a servir, não a sermos servidos, segundo a disposição do próprio Jesus, que serviu em nosso lugar, de livre e espontanea vontade. Evangelho de Mateus, capítulo 20, versículo 28: "Assim como

Leia mais

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) do Instituto de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A Capítulo IV- Pinhole Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída de forma artesanal utilizando materiais simples. O nome

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

LITUÂNIA Candle (Vela)

LITUÂNIA Candle (Vela) LITUÂNIA Candle (Vela) Materiais: - 1 Bola Jogadores o maior número possível Regras - Escolhem-se duas pessoas que ficarão nas pontas e o resto vai para o meio do campo. Os jogadores que estão nas pontas

Leia mais

8QLYHUVLGDGH)HGHUDOGR3DUDQi

8QLYHUVLGDGH)HGHUDOGR3DUDQi 7tWXOR Movimento Parabólico EMHWLYR Estudar o movimento de projéteis lançados horizontalmente 0DWHULDO Rampa de lançamento, suportes, esferas (de metal e de plástico), nível, anteparo de madeira, papel

Leia mais

PLANO DE AULA. DESAFIOS SONOBE: Conteúdos da geometria euclidiana

PLANO DE AULA. DESAFIOS SONOBE: Conteúdos da geometria euclidiana UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Educação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFPR Projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática 1 Tema: Origami PLANO DE AULA DESAFIOS

Leia mais

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3.

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 7º ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Considere as afirmações I.

Leia mais

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal O essencial sobre Autor: Francisco Cubal 1 Qual a história do Voleibol? Em 1895 o professor de Educação Física G. Morgan, nos Estados Unidos, criou uma modalidade desportiva que, devido ao seu toque no

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

TONALIDADE X FREQUÊNICA

TONALIDADE X FREQUÊNICA Som, notas e tons TONALIDADE X FREQUÊNICA O violão é um instrumento musical e o seu objetivo é fazer música. Música é a organização de sons em padrões que o cérebro humano acha agradável (ou pelo menos

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Tutorial Windows Live Movie Maker Editando um vídeo e Publicando no Youtube! Como editar vídeos e publicá-los no YouTube Com o Movie Maker que veio no novo pacote Live da Microsoft é fácil fazer vídeos

Leia mais

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear.

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear. CAPÍTULO 7 7 ANÁLISE DE REDES 7.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Diversos problemas de programação linear, inclusive os problemas de transporte, podem ser modelados como problemas de fluxo de redes.

Leia mais

Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet.

Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet. Suporte Técnico Hotline Como abrir uma solicitação Denilson Pegaia Objetivo: descrever como abrir uma solicitação de suporte técnico através da internet. Aviso: Este documento apresenta dicas e exemplos

Leia mais

COMO PROGRAMAR SEU TIME

COMO PROGRAMAR SEU TIME COMO PROGRAMAR SEU TIME 1) INSTALAÇÃO: Instale o simulador da categoria SIMUROSOT da FIRA. O simulador é gratuito e está disponível para download no site da FIRA (www.fira.net) ou no site da competição

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

Interbits SuperPro Web Física XIII Paulo Bahiense, Naldo, Wilson e Ausgusto

Interbits SuperPro Web Física XIII Paulo Bahiense, Naldo, Wilson e Ausgusto 1. (Unesp 015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente.

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente. Lentes Esféricas Lente é todo meio transparente limitado por duas superfícies curvas ou uma curva e uma plana. São encontradas em lupas, microscópios, telescópios, máquinas fotográficas, projetores, filmadoras,

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre Alegoria da Caverna a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

Página 1 de 5 Sequência Didática As ondas sonoras e suas propriedades físicas Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis

Leia mais

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar!

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar! Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo Hora de brincar! Que tal dar um giro pela história e saber como eram as brincadeiras de antigamente? Brincar é muito bom. Concorda? Pois

Leia mais

Estudo das projeções. Projeções noções elementares.

Estudo das projeções. Projeções noções elementares. COLÉGIO PEDRO II U E EN II 2ª série Ensino Médio Estudo das Projeções Março/ 2011 Aluno(a): N o Turma: Disciplina: DESENHO Coordenação: Prof. Jorge Marcelo Prof.ª: Soraya Izar Apostila extra 1 Estudo das

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2014 NOTA AULA PRÁTICA No. 04 VETORES - 20 A 26 DE MARÇO PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos do experimento: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 7º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Automatismos Industriais

Automatismos Industriais Automatismos Industriais Introdução à Pneumática Nos actuais sistemas de automação a pneumática é um elemento muito importante pois está presente num vasto numero de aplicações, seja como sistema totalmente

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

TÍTULO / TÍTULO: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AUDIOVISUAL ENTRE O TELEJORNALISMO E O CINEMA

TÍTULO / TÍTULO: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AUDIOVISUAL ENTRE O TELEJORNALISMO E O CINEMA TÍTULO / TÍTULO: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AUDIOVISUAL ENTRE O TELEJORNALISMO E O CINEMA AUTOR / AUTOR: Iara Cardoso INSTITUIÇÃO / INSTITUCIÓN: Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) Unicamp,

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 3. Atualizando o receptor... 8 3.1 Qual o software

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

Objetivos, conteúdo e estruturação do Curso de Hebraico Bíblico (módulo 1)

Objetivos, conteúdo e estruturação do Curso de Hebraico Bíblico (módulo 1) Objetivos, conteúdo e estruturação do Curso de Hebraico Bíblico ( 1) 1) Objetivos 1.1) Apresentar as diferenças básicas entre os idiomas português e hebraico. 1.2) Apresentar alguns estilos de escrita

Leia mais

Animação. Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion

Animação. Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion Animação Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion O que é animar? Significa alma, sopro de vida Animar é : Dar vida Ação Movimento A história da animação vai desde

Leia mais

Colimação de um telescópio. Newtoniano

Colimação de um telescópio. Newtoniano Colimação de um telescópio Newtoniano Uma leve introdução Geralmente quando um iniciante se decide comprar um telescópio, ele se depara com vários tipos de instrumentos ópticos, disponíveis no mercado,

Leia mais

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS EMBARGO: 21 Agosto 2012, 15:00 (CEST) Objetiva grande angular de 24mm com zoom ótico de 30x (PowerShot SX500 IS) Desenvolvida segundo os mesmos processos

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

1) PROBLEMATIZAÇÃO 2, 3

1) PROBLEMATIZAÇÃO 2, 3 1 1) PROBLEMATIZAÇÃO 2, 3 Todos nós elaboramos, desde a infância, uma noção primitiva sobre forças, quase sempre associada ao esforço muscular. Mas não só nós, seres vivos, exercemos forças; elas também

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Óptica Geométrica. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Dr. Edalmy Oliveira de Almeida

Óptica Geométrica. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Dr. Edalmy Oliveira de Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Rua Almino Afonso, 478 - Centro Mossoró / RN CEP: 59.610-210 www.uern.br email: reitoria@uern.br ou Fone: (84) 3315-2145 3342-4802 Óptica Geométrica Dr. Edalmy

Leia mais

Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU

Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Profa. Dra. Diana Andrade & Prof. Dr. Sergio Pilling Parte 1 - Movimento Retilíneo Coordenada de posição, trajetória,

Leia mais

Dicas de Como Gravar sua Apresentação

Dicas de Como Gravar sua Apresentação Dicas de Como Gravar sua Apresentação 1. Selecione o Local da Gravação Você pode gravar em um ambiente interno (dentro de sua casa ou seu escritório, por exemplo) ou em um ambiente externo (em um parque,

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 01

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 01 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 01 Histórico da Fotografia A fotografia surgiu do desejo do homem retratar o mundo a sua volta. Desde os primórdios, com a

Leia mais

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância Parte 1 Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Um dos trabalhos do operador de som é tirar o máximo proveito do seu sistema de sonorização,

Leia mais