07 DE SETEMBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "07 DE SETEMBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza""

Transcrição

1 1 07 DE SETEMBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza" 09:00 Bom dia a todos! Sejam bem vindos ao domingo da Seicho-No-Ie, "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"! Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Louvor a Deus - 5 Permaneçam em pé. 09:05 Para Reverências e Oração de Abertura convidamos o(a) Prel.(a) em grau :10 Queiram sentar-se, por favor. Para dar as boas vindas aos senhores e realizar a leitura do poema do Mestre de congratulações pelo sesquicentenário da Independência do Brasil, convidamos o (a) Coordenador(a) do DSNI O(a) Orientador(a) deste domingo será o(a) Prel.(a) em grau Na primeira parte da programação, será abordado o tema: Explicação da Cerimônia em memória dos antepassados, e após o intervalo será realizada a Cerimônia em memória dos antepassados. 2. Os livros-texto utilizados nas palestras estão sendo oferecidos com desconto, aproveitem! 3. Em paralelo a esta reunião também acontecem as reuniões para crianças e juvenis, informe-se na recepção para obter mais informações. 09:15 Para a Explicação da Cerimônia em memória dos antepassados, convidamos o Prel.(a) em grau :50 Avisos e Intervalo (Separar antecipadamente os eventos promovidos pelas Associações Locais, Núcleo, Regional e Sede Central, para que o público se sinta convidado despertando o interesse de comparecer nos eventos.) Neste momento teremos um intervalo, aproveitem para conhecer a livraria e saber mais sobre os nossos eventos. Retornaremos às 10: :10 Muito obrigado! Queiram retornar aos seus lugares para darmos inicio à Cerimônia em Memória dos antepassados. Entrada do condutor e evocadores. 10:55 Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Marcha da Missão! 11:00 Muito obrigado! Agradecemos a presença de cada um dos senhores, tenham um ótimo retorno aos seus lares e desejamos revê-los no próximo Domingo da Seicho-No-Ie, dia 14 de setembro. Muito obrigado!

2 2 Poema de Congratulação pelo sesquicentenário da Independência do Brasil De muito longe, saúdo o Brasil, segunda pátria do povo japonês. Muitos irmãos nossos para aí imigraram e contribuíram para o progresso desse país. Um país ideal, jamais visto até hoje em magnanimidade. Acolhe povos do mundo inteiro, sem discriminação, integrando-os e oferecendo-lhes uma pátria. O Brasil é o único país capaz de realizar o ideal da humanidade, a Federação Mundial dos Povos. Com área vinte vezes maior que o Japão, com verde a perder de vista, com riquezas incontáveis na floresta virgens, a borracha, o café, o cacau, o algodão, a pimenta etc. surgem com o esforço dos desbravadores, em quantidade infinita. As montanhas que despontam acima do verde, com inúmeros vales em seus sopés, abrigam ouro e pedras preciosas de todas as cores. Reunindo infinitos afluentes de água portável corre o rio Amazonas por quilômetros, com 300 milhas de largura. Extraordinária é a generosidade do país, acolhendo sem distinção povos do mundo inteiro, lembrando o ideal do Japão quando de sua construção. Belos, curiosos e incontáveis pássaros voam nas verdes matas, cantando em louvor ao sesquicentenário do Brasil, fazendo ecoar a sublime sinfonia da Natureza. Sim, o Brasil é o paraíso terrestre escolhido pela Natureza que o enfeitou com todas as belezas imagináveis. O profeta Dom Bosco já anunciava Brasília como local escolhido por Deus para instalar a capital e iniciar o ciclo de prosperidade do Brasil. Pois, chegou essa hora. O desenvolvimento da capital desse gigantesco país prossegue firme e nela festejam o sesquicentenário da sua independência. Contemplando de longe nossa segunda pátria, sinto alegria sem fim. Manifesto, com todas as minhas forças e de todo o coração, minhas congratulações ao país mais virtuoso do mundo, reverenciando-o deste longínquo Japão. Três reverências Do livro A Luz Avança Transpondo Fronteiras, pp. 173 a 175

3 3 14 DE SETENBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza" 09:00 Bom dia a todos! Sejam bem vindos ao domingo da Seicho-No-Ie, "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"! Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Canção à Primavera - 5 Permaneçam em pé. 09:05 Para Reverências e Oração de Abertura convidamos o(a) Prel.(a) em grau :10 Queiram sentar-se, por favor. Para expressar a nossa alegria e gratidão em tê-los neste domingo, convidamos para as palavras de boas vindas, o(a) Coordenador(a) do DSNI O(a) Orientador(a) deste domingo será o(a) Prel.(a) em grau O tema da primeira palestra é: Ser feliz e saudável é a vontade de Deus, e da segunda palestra é: Tornar firme o vínculo com Deus-Pai, e ao final dela, será realizada a Meditação Shinsokan. 2. Os livros-texto utilizados nas palestras estão sendo oferecidos com desconto, aproveitem! 3. Em paralelo a esta reunião também acontecem as reuniões para crianças e juvenis, informe-se na recepção para obter mais informações.. 09:15 Para o Momento Meio Ambiente convidamos :20 Para a palestra com o tema: : Ser feliz e saudável é a vontade de Deus, convidamos o Prel.(a) em grau :00 Avisos e Intervalo (Separar antecipadamente os eventos promovidos pelas Associações Locais, Núcleo, Regional e Sede Central, para que o público se sinta convidado despertando o interesse de comparecer nos eventos.) Neste momento teremos um intervalo, aproveitem para conhecer a livraria e saber mais dos nossos eventos. Retornaremos às 10: :15 Solicitamos a todos que regressem aos seus lugares para darmos prosseguimento à nossa programação. Queiram levantar-se, por favor. Vamos entoar o Hino Sagrado Universo Magnificente. Queiram sentar-se, por favor.

4 4 10:20 Para a palestra com o tema: Tornar firme o vínculo com Deus-Pai, convidamos o(a) Prel.(a) em grau :45 Para a Prática da Meditação Shinsokan, convidamos :55 Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Marcha da Missão! 11:00 Muito obrigado! Agradecemos a presença de cada um dos senhores, tenham um ótimo retorno aos seus lares e desejamos revê-los no próximo Domingo da Seicho-No-Ie, dia 21 de setembro. Muito obrigado! MOMENTO MEIO AMBIENTE 14 de setembro Solicitar que todos repitam estas frases: (três vezes) Sou Filho de Deus. Como filho de Deus, faço minha parte na preservação ambiental, pois sei que Tudo é Vida de Deus. Estou reduzindo cada vez as embalagens e produtos descartáveis. Reutilizo embalagens de vidro, papel e plástico. Tenho meu copo sempre à mão para ingerir líquidos. ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO MOMENTO MEIO AMBIENTE: 1 Ler em conjunto com o público as frases, lembrando que isto é parte de educação ambiental e deve ser um momento agradável. Após a leitura das frases, o orientador deve falar um pouco sobre o item das frases, consultando a bibliografia da SNI e ou outras fontes, com tempo de 5 minutos. Obs.: Caso não tenha retroprojetor ou data show, ler para que o público repita na sequência. 2 Eventualmente a diretoria da AL/Núcleo poderá ressaltar os itens que considerar mais necessários, de acordo com a realidade local. 3 De acordo com o programa da AL/núcleo, através do coordenador local/núcleo, planejar atividade de 20 a 30min periodicamente para: Oficina para plantio de mudas /trabalho com sucata / reforma de roupas para bazar Oficina para ensinar compostagem caseira/ horta / jardim Oficina para receitas ecológicas caseiras de produtos de limpeza e dedetização (ver material ao final da apostila)

5 5 21 DE SETEMBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza" 09:00 Bom dia a todos! Sejam bem vindos ao domingo da Seicho-No-Ie, "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"! Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado É Primavera :05 Para as Reverências e Oração de Abertura convidamos o(a) Prel.(a) em grau :10 Queiram sentar-se, por favor. E para expressar a nossa alegria e gratidão em recebê-los neste domingo, convidamos para as palavras de boas vindas, convidamos o(a) Coordenador(a) do DSNI O(a) Orientador(a) deste domingo será o(a) Prel.(a) em grau O tema da primeira palestra é: Explicação da Prática de Purificação da Mente, e na segunda parte, teremos a Prática da Purificação da Mente. 2. O livro-texto utilizado na palestra está sendo oferecido com desconto, aproveitem! 3. Em paralelo a esta reunião também acontecem as reuniões para crianças e juvenis, informe-se na recepção para obter mais informações.. 09:15 Para o momento Meio Ambiente (Dia da Árvore) convidamos :20 Para a palestra Explicação da Prática de Purificação da Mente, vamos receber o(a) Prel.(a) em grau :00 Avisos e Intervalo 15 (Separar antecipadamente os eventos promovidos pelas Associações Locais, Núcleo, Regional e Sede Central, para que o público se sinta convidado despertando o interesse de comparecer nos eventos.) Neste momento teremos um intervalo, aproveitem para conhecer a livraria e saber mais dos nossos eventos. Retornaremos às 10: :15 Solicitamos a todos que regressem aos seus lugares para darmos prosseguimento à nossa programação. Queiram levantar-se, por favor, vamos entoar o Hino Sagrado Louvor a Deus. Queiram sentar-se, por gentileza. 10:20 Para a Prática da Purificação da Mente, convidamos o(a) Prel.(a) em grau :55 Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Marcha da Missão!

6 6 11:00 Muito obrigado! Agradecemos a presença de cada um dos senhores. Convidamos a todos para a próxima reunião do Domingo da Seicho-No-Ie, dia 28 de setembro. Tenham todos, uma semana feliz e um ótimo retorno a seus lares. Muito obrigado. MOMENTO MEIO AMBIENTE 21 de setembro Solicitar que todos repitam estas frases: Sou Filho de Deus. Como filho de Deus, faço minha parte na preservação ambiental, pois sei que Tudo é Vida de Deus. Encaminho material reciclável para coleta seletiva ou postos de arrecadação. Encaminho roupas e outros materiais em bom estado para bazar beneficente. Encaminho pilhas, baterias e equipamentos danificados para os postos de arrecadação. ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO MOMENTO MEIO AMBIENTE: 1 Ler em conjunto com o público as frases, lembrando que isto é parte de educação ambiental e deve ser um momento agradável. Após a leitura das frases, o orientador deve falar um pouco sobre o item das frases, consultando a bibliografia da SNI e ou outras fontes, com tempo de 5 minutos. Obs.: Caso não tenha retroprojetor ou data show, ler para que o público repita na sequência. 2 Eventualmente a diretoria da AL/Núcleo poderá ressaltar os itens que considerar mais necessários, de acordo com a realidade local. 3 De acordo com o programa da AL/núcleo, através do coordenador local/núcleo, planejar atividade de 20 a 30min periodicamente para: Oficina para plantio de mudas /trabalho com sucata / reforma de roupas para bazar Oficina para ensinar compostagem caseira/ horta / jardim Oficina para receitas ecológicas caseiras de produtos de limpeza e dedetização (ver material ao final da apostila)

7 7 28 DE SETEMBRO DE 2014 DOMINGO DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza" 09:00 Bom dia a todos! Sejam bem vindos ao domingo da Seicho-No-Ie, "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"! Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Luz :05 Para reverências e Oração de Abertura convidamos o(a) Prel.(a) em grau :10 Queiram sentar-se, por favor. Para expressarmos nossa profunda gratidão em tê-los aqui, convidamos o(a) Coordenador(a) do DSNI O(a) Orientador(a) deste domingo será o(a) Prel.(a) em grau O tema da primeira palestra é Não há doentes entre os filhos de Deus, e na segunda parte, teremos a palestra: Razão por que, às vezes a cura não ocorre com apenas uma meditação, e a Meditação Shinsokan. 2. Os livros-texto utilizados nas palestras estão sendo oferecidos com desconto, aproveitem! 3. Em paralelo a esta reunião também acontecem as reuniões para crianças e juvenis, informe-se na recepção para obter mais informações. 09:15 Para o momento Meio Ambiente convidamos :20 Para a palestra: Não há doentes entre os filhos de Deus, vamos receber o(a) Prel.(a) em grau :00 Avisos e Intervalo (Separar antecipadamente os eventos promovidos pelas Associações Locais, Núcleo, Regional e Sede Central, para que o público se sinta convidado despertando o interesse de comparecer nos eventos.) Neste momento teremos um intervalo, aproveitem para conhecer a livraria e saber mais dos nossos eventos. Retornaremos às 10: :15 Muito obrigado! Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Canção da Provisão infinita - 5 Queiram sentar-se, por favor 10:20 Para a palestra Razão por que, às vezes a cura não ocorre com apenas uma meditação, convidamos o(a) Prel.(a) em grau :45 Para a Oração para transmitir pensamento positivo e Prática da Meditação Shinsokan (básica), convidamos o(a) Prel.(a) em grau... 15

8 8 11:00 Queiram levantar-se, por gentileza. Vamos entoar o Hino Sagrado Marcha da Missão! 11:05 Muito obrigado! Agradecemos a presença de cada um dos senhores. Desejamos revê-los na próxima reunião do Domingo da Seicho-No-Ie, dia 5 de outubro. Tenham todos uma semana feliz e um ótimo retorno a seus lares. Muito obrigado. MOMENTO MEIO AMBIENTE 28 de setembro Solicitar que todos repitam estas frases: (três vezes) "Sou Filho de Deus. Faço minha parte na preservação ambiental, pois sei que Tudo é Vida de Deus." Estou reduzindo cada vez mais o consumo de água. Reutilizo água da chuva, da máquina de lavar e do banho. Diminuí a vazão de água das torneiras e o tempo do banho. ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO MOMENTO MEIO AMBIENTE: 1 Ler em conjunto com o público as frases, lembrando que isto é parte de educação ambiental e deve ser um momento agradável. Após a leitura das frases, o orientador deve falar um pouco sobre o item das frases, consultando a bibliografia da SNI e ou outras fontes, com tempo de 5 minutos. Obs.: Caso não tenha retroprojetor ou data show, ler para que o público repita na sequência. 2 Eventualmente a diretoria da AL/Núcleo poderá ressaltar os itens que considerar mais necessários, de acordo com a realidade local. 3 De acordo com o programa da AL/núcleo, através do coordenador local/núcleo, planejar atividade de 20 a 30min periodicamente para: Oficina para plantio de mudas /trabalho com sucata / reforma de roupas para bazar Oficina para ensinar compostagem caseira/ horta / jardim Oficina para receitas ecológicas caseiras de produtos de limpeza e dedetização (ver material ao final da apostila)

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO 1 de junho de 2015 (segunda-feira) Leitura da sutra sagrada Chuva de Néctar da Verdade (30 ) 00:00 - Hino Sagrado É Primavera! (5 ) Maravilhosos filhos de Deus boa tarde

Leia mais

1 de Março de 2015. Domingo da Seicho-No-Ie Cerimônia Comemorativa da fundação da SNI "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"

1 de Março de 2015. Domingo da Seicho-No-Ie Cerimônia Comemorativa da fundação da SNI O modo feliz de viver em harmonia com a natureza 1 2 1 de Março de 2015 Domingo da Seicho-No-Ie Cerimônia Comemorativa da fundação da SNI "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza" 09:00 Hino Sagrado Canto da Vida Imortal 5 09:05 Cerimônia de

Leia mais

02 de Novembro de 2014 Domingo DA SEICHO-NO-IE "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"

02 de Novembro de 2014 Domingo DA SEICHO-NO-IE O modo feliz de viver em harmonia com a natureza 1 02 de Novembro de 2014 Domingo DA SEICHO-NO-IE 09:00 Bom dia a todos! Sejam bem vindos ao domingo da Seicho-No-Ie, "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"! Queiram levantar-se, por gentileza.

Leia mais

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

SEICHO-NO-IE DO BRASIL 1 de junho de 2015 (segunda-feira) A importância da economia da água 00:00 Hino Sagrado É Primavera! (5 ) 00:10 Mensagem do Diretor Presidente (5 ) 00:15 Palestra Meio ambiente: reescreva o futuro da humanidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL CURSO PARA LÍDERES DA AJSI DO BRASIL PERSONA VIP 2011 Academia de Sul-Americana de Treinamento Espiritual Ibiúna-SP 26 a 30 de Janeiro de 2011 Como viver a Verdade o Bem e o Belo Dia 26 Quarta-feira 05h15

Leia mais

SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie Ibiúna (SP)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie Ibiúna (SP) SEICHO-NO-IE DO BRASIL SEMINÁRIO GERAL DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DE OFERENDA DE TRABALHO Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie Ibiúna (SP) 13 à 16/04/2015 Seminário da Cura Divina

Leia mais

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores 1 Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna - SP 8 a 12 de

Leia mais

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

SEICHO-NO-IE DO BRASIL Janeiro Programa do dia 3 de Janeiro Foco: Palestra e elaboração do Projeto Prosperidade para 2016/ Divulgação da Academia. 09h00 Hino Sagrado 5 09h05 Oração de abertura 5 - Orientador 09h10 Palavras de

Leia mais

MANUAL DA ORGANIZAÇÃO SETORIAL (NÚCLEO)

MANUAL DA ORGANIZAÇÃO SETORIAL (NÚCLEO) MEIO AMBIENTE 139 Meio Ambiente Aos maravilhosos Líderes da Seicho-No-Ie do Brasil Reverências, Muito Obrigado! Em 2011, por ocasião dos Cursos para Divulgadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, foi realizada

Leia mais

Meditação Shinsokan em louvor a Deus

Meditação Shinsokan em louvor a Deus Meditação Shinsokan em louvor a Deus Reverências (realizar apenas se tiver Quadro do Jisso) Duas reverências, duas palmas, uma leve curvatura. (Sentar-se voltado para o público) Queiram sentar-se, por

Leia mais

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015]

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] 1 Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] Página 9 Na ilustração, Jesus está sob a árvore. Página 10 Rezar/orar. Página 11 Amizade, humildade, fé, solidariedade,

Leia mais

Consagração do Aposento. Hinos de DESPACHO Hinos de CONCENTRAÇÃO Hinário CRUZEIRINHO Mestre Irineu Hinos de ENCERRAMENTO

Consagração do Aposento. Hinos de DESPACHO Hinos de CONCENTRAÇÃO Hinário CRUZEIRINHO Mestre Irineu Hinos de ENCERRAMENTO Oração Pai Nosso Ave Maria Chave Harmonia Hinos da ORAÇÃO Consagração do Aposento Hinos de DESPACHO Hinos de CONCENTRAÇÃO Hinário CRUZEIRINHO Mestre Irineu Hinos de ENCERRAMENTO Pai Nosso - Ave Maria Prece

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

HINÁRIO NOVA DIMENSÃO

HINÁRIO NOVA DIMENSÃO HINÁRIO NOVA DIMENSÃO Tema 2012: Flora Brasileira Rabo de Galo (Worsleya rayneri) Padrinho Alfredo Alfredo Gregório de Melo 1 www.hinarios.org 2 01 BRILHANTES PEDRAS FINAS Marcha - Valsa Ao pai eterno

Leia mais

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça 1º Edição / Fev -2015 PALAVRA DO PRESIDENTE Nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho. É certo que tenho

Leia mais

Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude.

Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. 1 Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. Local onde o projeto será instalado/executado: Escola Municipal

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL SEMINÁRIO PARA JOVENS EMPREENDEDORES - 22 e 23/11/2008 Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna SP Programação SÁBADO 05:45 - Despertar 06:25 - Hino Sagrado Canto para Consolidar a Fé 06:30 - Oração

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

Acumular roupas para lavar na máquina. Assim aproveitamos melhor a água e economizamos energia elétrica também.

Acumular roupas para lavar na máquina. Assim aproveitamos melhor a água e economizamos energia elétrica também. Guilherme - 1º ano B No dia a dia ensinamos nosso filho com nosso exemplo, como os da foto; utilizando a caneca para escovar os dentes e utilizar cascas de ovos para adubar as plantas. Este final de semana

Leia mais

A JORNADA DA ABUNDÂNCIA

A JORNADA DA ABUNDÂNCIA A JORNADA DA ABUNDÂNCIA O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga e ancestral, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza, com seu próprio mundo interior, com sua sabedoria

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

Usina São Luiz S/A. Declaração de ciência do regulamento

Usina São Luiz S/A. Declaração de ciência do regulamento Declaração de ciência do regulamento Declaramos, para os devidos fins, que: i) Estamos cientes e de acordo com as condições do Regulamento do Prêmio de Mérito Ambiental. ii) A empresa está cumprindo as

Leia mais

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em:

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em: Fundado em agosto de 2003, o Instituto Kautsky é uma Associação sem fins lucrativos que tem como missão estabelecer a harmonia do homem com o meio ambiente pesquisando, promovendo e disseminando conhecimentos

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA

HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA HUMILDADE- A VERDADEIRA GRANDEZA Ministério de Mulheres Aulas: 1 - Abertura - Tudo começa na Mente 2- Considerações gerais sobre a humildade 3- Manifestações Orgulho 4- Orgulho - personagens bíblicos 5-

Leia mais

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Introdução: Educar na fé, para a paz, a justiça e a caridade Este ano a Igreja no Brasil está envolvida em dois projetos interligados: a lembrança

Leia mais

JANEIRO Escola para formadores

JANEIRO Escola para formadores JANEIRO Escola para formadores De 02 a 28, as Irmãs da casa de formação, tiveram a oportunidade de participar da escola para formadores. A mesma é promovida pela Associação Transcender, com sede em São

Leia mais

Avô: Sabes João, mas há muitos, muitos anos, no nosso planeta no nosso planeta azul... aterrou uma astronave Uns homenzinhos (um bocadinho ridículos,

Avô: Sabes João, mas há muitos, muitos anos, no nosso planeta no nosso planeta azul... aterrou uma astronave Uns homenzinhos (um bocadinho ridículos, ATO I Antenas: A história que vamos apresentar foi criada no âmbito do projeto Eco Escolas e desenvolve-se em torno das personagens que constituem a Equipa dos Resíduos e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Leia mais

Programações de Reuniões de. Crianças SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Programações de Reuniões de. Crianças SEICHO-NO-IE DO BRASIL 52 Programações de Reuniões de Crianças SEICHO-NO-IE DO BRASIL ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS Queridos Coordenadores, Parabéns pelo empenho, dedicação e muito amor pelas crianças

Leia mais

BANDEIRA NACIONAL: IDENTIDADE BRASILEIRA

BANDEIRA NACIONAL: IDENTIDADE BRASILEIRA SAUDAÇÃO À BANDEIRA 2009 NOVEMBRO/2009 BANDEIRA NACIONAL: IDENTIDADE BRASILEIRA Assim como nós, cidadãos, temos documentos para sermos identificados onde quer que estejamos, como brasileiros temos nossa

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Banda Marcial faz alas, na escadaria, tocando para acolher a todos até a entrada do salão.

Banda Marcial faz alas, na escadaria, tocando para acolher a todos até a entrada do salão. Dia 21 de novembro uma homenagem especial pelos 150 anos de nascimento de Madre Clélia. Madre Clélia, festeja na eternidade o dom dos 150 anos de vida. Celebrando o dia 21 de novembro Quero que minhas

Leia mais

Meditação Shinsokan para contemplar a aura suave como a lua cheia

Meditação Shinsokan para contemplar a aura suave como a lua cheia Meditação Shinsokan para contemplar a aura suave como a lua cheia Reverência (realizar apenas se tiver Quadro do Jisso) Uma reverência. (Sentar-se voltado para o público) Queiram sentar-se, por favor.

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Resumo das ações Janeiro a Agosto de 2014

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Resumo das ações Janeiro a Agosto de 2014 PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Resumo das ações Janeiro a Agosto de 2014 Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Equipe Aquerê Ambiental - Associação Aquerê Coordenação: Priscilla Valentim Apoio: APEMA Associação

Leia mais

Relatório Técnico. Projeto Sala Verde

Relatório Técnico. Projeto Sala Verde Relatório Técnico Projeto Sala Verde Introdução: Este Projeto, veio contribuir para a transformação social da região, através de ações que garantam a segurança ambiental e promovam a recuperação dos espaços

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 49 Discurso no encontro com grupo

Leia mais

Política de Responsabilidade Ambiental IGS/CeMAIS

Política de Responsabilidade Ambiental IGS/CeMAIS Política de Responsabilidade Ambiental IGS/CeMAIS Uma nova cultura institucional criada a partir dos princípios do uso racional dos recursos naturais com a participação de todos os funcionários Introdução

Leia mais

A simplicidade do culto a Deus

A simplicidade do culto a Deus A simplicidade do culto a Deus Hoje quero falar sobre a simplicidade no culto a Deus. Se olharmos a vida de Jesus e dos discípulos, vamos descobrir o princípio da simplicidade na vida da igreja primitiva.

Leia mais

Plano de Ação ECO-ESCOLAS 2013/2014

Plano de Ação ECO-ESCOLAS 2013/2014 Gestão ambiental da escola Tema Diagnóstico Objetivos Metas Ações e Atividades Previstas Concretização - Recursos Concretização - Intervenientes Concretização - Calendarização Indicadores (monitorização

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Missão Jovem Arquidiocesana. Cronograma Domingo - 17/07

Missão Jovem Arquidiocesana. Cronograma Domingo - 17/07 Cronograma Domingo - 17/07 13h às 15h30min Credenciamento dos Missionários Entrega do Kit Missionário (camisa, bolsa, crachá, livrinho, mapa, caneta, bloco de notas). Local: Comunidade Matriz 15h30min

Leia mais

Os pássaros louvam a Deus

Os pássaros louvam a Deus Os pássaros louvam a Deus Mais um dia nasceu na floresta, dia de sol, de alegria, de festa. Dia de entoar um perfeito louvor ao Deus dos céus, bondoso Senhor. Os pássaros se reúnem em alegria para celebrar

Leia mais

AUXILIADORA DO URUAPIARA AMAZONAS

AUXILIADORA DO URUAPIARA AMAZONAS AUXILIADORA DO URUAPIARA AMAZONAS A Província Brasil Sul, da Congregação das Irmãs de Santa Doroteias da Frassinetti, assume o trabalho de evangelização em Auxiliadora do Uruapiara, Amazonas. Em 2015 passaram

Leia mais

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l Viva Melhor! Campanha Institucional CAMPANHA VIVA MELHOR! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA Viva Melhor! JUNTOS, PODEMOS CONSTRUIR UM CAMINHO MAIS SOLIDÁRIO E

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Projeto SeparAção INTRODUÇÃO OBJETIVO GERAL Objetivos específicos

Projeto SeparAção INTRODUÇÃO OBJETIVO GERAL Objetivos específicos Projeto SeparAção INTRODUÇÃO Há muito tempo o homem vem utilizando os recursos naturais que ele encontra em seu habitat e a cada ano que passa, novas formas de uso são descobertas. O maior problema dessa

Leia mais

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e

Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e 1 Tudo o que a população pode fazer diariamente para poupar energia quer no trabalho ou em casa. Se todos colaborarmos um pouco, a natureza agradece e o seu bolso também. Poupar energia significa diminuir

Leia mais

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)?

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Resultado da Enquete Resposta aberta 8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Reduzir o tempo do banho. Reaproveitar mais a água que utilizo em casa, evitar desperdícios,

Leia mais

www.aciportugal.org ESTOU NESTE MUNDO COMO NUM GRANDE TEMPLO Santa Rafaela Maria

www.aciportugal.org ESTOU NESTE MUNDO COMO NUM GRANDE TEMPLO Santa Rafaela Maria www.aciportugal.org ESTOU NESTE MUNDO COMO NUM GRANDE TEMPLO Santa Rafaela Maria 2 www.aciportugal.org 11 ORAÇÃO FINAL Senhor Jesus Cristo, hoje sentimos a Tua paixão por cada um de nós e pelo mundo. O

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

Hospedagem Sustentável. www.hotelbuhler.com.br

Hospedagem Sustentável. www.hotelbuhler.com.br Hospedagem Sustentável www.hotelbuhler.com.br Lixo Mínimo Alternativas simples, de baixo custo e grande eficácia para administrar e gerenciar a produção e o manejo de resíduos sólidos. Lixo.S. m. 1. Aquilo

Leia mais

Workshop consumo sustentável 27 de maio 2014

Workshop consumo sustentável 27 de maio 2014 Workshop consumo sustentável 27 de maio 2014 Workshop consumo sustentável: 27 maio, 14h30 às 17h - workshop consumo sustentável: metodologias para combater o desperdício nas nossas organizações e motivar

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

NOVEMBRO/2012 OUTUBRO/2012. A Bandeira

NOVEMBRO/2012 OUTUBRO/2012. A Bandeira NOVEMBRO/2012 Salve, salve nossa bandeira Impõe respeito em qualquer fronteira Suas cores são brilhantes Brilha tanto como diamantes. Respeitada em todo mundo Nos momentos da vida Essa Bandeira é sempre

Leia mais

CANTOS - Novena de Natal

CANTOS - Novena de Natal 1 1 - Refrão Meditativo (Ritmo: Toada) D A7 D % G Em A7 % Onde reina o amor, frater---no amor. D A7 D % G A7 D Onde reina o amor, Deus aí está! 2 - Deus Trino (Ritmo: Balada) G % % C Em nome do Pai / Em

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR Marcha Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe me disse Que é

Leia mais

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015 Plano Anual de Atividades do Programa Eco Plano Anual de Atividades do Programa Eco Ano Letivo 2014-2015 Calendarização Atividades Objetivos

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 24/6/2009 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Sou água cristalina Sou água

Leia mais

HINÁRIO PRESENÇA TRANSPARENTE DO BEIJA-FLOR. Tema 2012: Flora Brasileira Sol-da-mata (Brownea grandiceps) Madrinha Nonata

HINÁRIO PRESENÇA TRANSPARENTE DO BEIJA-FLOR. Tema 2012: Flora Brasileira Sol-da-mata (Brownea grandiceps) Madrinha Nonata HINÁRIO PRESENÇA TRANSPARENTE DO BEIJA-FLOR Tema 2012: Flora Brasileira Sol-da-mata (Brownea grandiceps) Madrinha Nonata 1 www.hinarios.org 2 01 ÁGUIA PIOU Mazurca 2X Águia piou, águia piou E todo pássaro

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

CENÁRIO BRASILEIRO. Latas de alumínio e plásticos vão para a indústria de reciclagem.

CENÁRIO BRASILEIRO. Latas de alumínio e plásticos vão para a indústria de reciclagem. CENÁRIO BRASILEIRO O Brasil gera aproximadamente 250 mil toneladas de lixo por dia. Assim, imagine duas filas de caminhões de 5 toneladas de capacidade, ocupando uma distância equivalente a 10 pontes Rio-Niterói.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Preletor Carlos Alberto da Silva Superintendente do SSO Setor de Suporte às Organizações

INTRODUÇÃO. Preletor Carlos Alberto da Silva Superintendente do SSO Setor de Suporte às Organizações ÍNDICE Introdução 3 Mensagem dos Presidentes 4 Manual de Instruções 5 Objetivo deste Manual 6 I. Conhecendo a História 7 II. Quem organiza a Semana da Paz e do Meio Ambiente 8 III. Coordenadores da Semana

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS

ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS Queridos Coordenadores, Parabéns pelo empenho, dedicação e muito amor pelas crianças que Deus lhes confiou! Sentimos, no crescimento da SEICHO-NO-IE,

Leia mais

Página 1 de 8-01/04/2014-5:59

Página 1 de 8-01/04/2014-5:59 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 LIXO NO LIXO Dá para

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

ORAÇÃO. Hinário. Pad.Sebastião. www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1

ORAÇÃO. Hinário. Pad.Sebastião. www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1 ORAÇÃO Hinário Pad.Sebastião www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1 Abertura dos Trabalhos - Pai Nosso - Ave Maria - Chave de Harmonia - Despacho do SANTO DAIME - ORAÇÃO - Padrinho Sebastião -

Leia mais

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição

Leia mais

HINÁRIO. Padrinho Nonato ACONTECEU. Tema 2012: Flora Brasileira Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)

HINÁRIO. Padrinho Nonato ACONTECEU. Tema 2012: Flora Brasileira Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) HINÁRIO ACONTECEU Tema 2012: Flora Brasileira Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) Padrinho Nonato 1 www.hinarios.org 2 Prece Deus glorioso e supremo iluminai a escuridão do meu coração e dai a minha fé correta,

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO O MEIO AMBIENTE É SAGRADO Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira." Leão Tolstoi SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2012 ESTE PROJETO

Leia mais

HINÁRIO ZÉ MOTA. O Justiceirinho. Tema 2012: Flora Brasileira Flor Marcela (Achyrocline satureoides)

HINÁRIO ZÉ MOTA. O Justiceirinho. Tema 2012: Flora Brasileira Flor Marcela (Achyrocline satureoides) HINÁRIO ZÉ MOTA Tema 2012: Flora Brasileira Flor Marcela (Achyrocline satureoides) O Justiceirinho 1 www.hinarios.org 2 01 AGORA MESMO Padrinho Alfredo - Marcha Agora mesmo Estou dizendo e vou dizer Para

Leia mais

COMPROMISSO COM O FUTURO

COMPROMISSO COM O FUTURO Editora Artecétera apresenta: COMPROMISSO COM O FUTURO Papel Reciclado com a Família Qualidade Família Qualidade em: toda forma de vida no planeta obedece às leis naturais, agindo no meio ambiente e sendo

Leia mais

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. No BATISMO DE JESUS, no Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus,

Leia mais

Água... fonte da vida!

Água... fonte da vida! Água... fonte da vida! O Projeto Saúde e Prevenção na 20ª Regional de Saúde promovido pelo CISCOPAR, CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde) e pela 20ª Regional de Saúde visa orientar

Leia mais

Projeto Jovens em Ação

Projeto Jovens em Ação Projeto Jovens em Ação Roteiro para realização de workshops Workshops: Desenvolvimento Econômico Mapeando os Bens da Comunidade Minha Escola Sustentável Cinco caminhos para o Bem- Estar Executando Ideias

Leia mais

Discipulado Parte II Pastor Emanuel Adriano (Mano)

Discipulado Parte II Pastor Emanuel Adriano (Mano) Discipulado Parte II Pastor Emanuel Adriano (Mano) Estruturas Para Formar Discípulos Célula Evangelística: Esta estrutura ajuda nas ações de ganhar e consolidar. Ela tem dois objetivos principais: 1 )Despertar

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves.

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIXO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL. Vera Lúcia Alves. SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE LIO ORGANIZADO: UM SONHO POSSÍVEL Vera Lúcia Alves. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Localização: Rio

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

NOVEMBRO/2010. Amada Bandeira OUTUBRO/2010 BRASIL... Singela Bandeira Verde, amarela A mais bela entre elas Só poderia ser brasileira.

NOVEMBRO/2010. Amada Bandeira OUTUBRO/2010 BRASIL... Singela Bandeira Verde, amarela A mais bela entre elas Só poderia ser brasileira. NOVEMBRO/2010 Amada Bandeira Singela Bandeira Verde, amarela A mais bela entre elas Só poderia ser brasileira. Amanda bandeira que orgulho nos traz Azul como céu, branca da paz Vamos respeitar sempre a

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

YEMANJA 01 MÃE DÁGUÁ RAIMHA DAS ONDAS SEREIA DO MAR MÃE DÁGUA SEU CANTO É BONITO QUANDO FAZ LUAR..(.BIS)

YEMANJA 01 MÃE DÁGUÁ RAIMHA DAS ONDAS SEREIA DO MAR MÃE DÁGUA SEU CANTO É BONITO QUANDO FAZ LUAR..(.BIS) YEMANJA 01 MÃE DÁGUÁ RAIMHA DAS ONDAS SEREIA DO MAR MÃE DÁGUA SEU CANTO É BONITO QUANDO FAZ LUAR..(.BIS) YEMANJA, YEMANJA...(BIS) RAINHA DAS ONDAS SEREIA DO MAR...BIS É BONITO O CANTO DE YEMANJA SEMPRE

Leia mais

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!... SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...) A cada manhã 71 (A cada manhã as misericórdias se renovam...)

Leia mais

Condução da Meditação Shinsokan

Condução da Meditação Shinsokan Condução da Meditação Shinsokan Básica e variações Material elaborado pela Superintendência das Atividades dos Preletores SEICHO-NO-IE DO BRASIL Março/2013 2 Introdução Reverências, muito obrigado! Constantemente

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM - XXXIII Domingo do Tempo Comum ANO C

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM - XXXIII Domingo do Tempo Comum ANO C EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM - XXXIII Domingo do Tempo Comum ANO C CAMINHANDO PARA O FIM O Ano Litúrgico vai chegando ao fim. Ainda

Leia mais

Plano Pedagógico do Catecismo 6

Plano Pedagógico do Catecismo 6 Plano Pedagógico do Catecismo 6 Cat Objetivos Experiência Humana Palavra Expressão de Fé Compromisso PLANIFICAÇÃO de ATIVIDADES BLOCO I JESUS, O FILHO DE DEUS QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO 1 Ligar a temática

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

B) Preparação do Médium nos dias de Reuniões

B) Preparação do Médium nos dias de Reuniões REGIMENTO INTERNO A) Em casa 1-Leitura do Evangelho e Meditação no mínimo de 15 minutos diariamente,principalmente nos dias de reuniões; 2- Leituras educativas sobre a Doutrina Espírita; 3-A prática da

Leia mais

ECOLOGIA NO MEU TEMPO

ECOLOGIA NO MEU TEMPO ECOLOGIA NO MEU TEMPO Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa que ela deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que os sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente...

Leia mais

LIBERTANDO OS CATIVOS

LIBERTANDO OS CATIVOS LIBERTANDO OS CATIVOS Lucas 14 : 1 24 Parábola sobre uma grande ceia Jesus veio convidar àqueles que têm fome e sede para se ajuntarem a Ele. O Senhor não obriga que as pessoas O sirvam, mas os convida

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR

Missa da Vigília NATAL DO SENHOR 172 ANO C NATAL DO ENHOR Missa da Vigília rmãos e irmãs em Cristo: O Evangelho da genealogia de Jesus lembrou-nos as gerações que esperaram o alvador. Como elas, também nós oramos a Deus, dizendo (ou:

Leia mais