PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR"

Transcrição

1 QUESTÃO: Avalie a regência verbal nas seguintes orações: I- Tive uma surpresa e preferi dizê-la a guardá-la. II- Não devemos visar apenas o progresso material. III- Por que ele teima em não assistir às aulas? IV- Ao vê-lo, esqueci de minha promessa. V- Os filhos obedeciam-lhes em tudo. De acordo com a norma padrão culta, quanto à regência verbal, estão corretas as orações: (A) II, IV e V. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) III, IV e V. Avalie a regência verbal nas seguintes orações: I "Tive uma surpresa e preferi dizê-la a guardá-la." (Está correta: o verbo preferir, como transitivo direto e indireto, exige a preposição "a", e a norma padrão culta não permite o uso da locução conjuntiva "do que".) II Não devemos visar apenas o progresso material. (Está incorreta, pois o verbo "visar", com o sentido de "pretender", "objetivar", rege objeto indireto com a preposição "a". O correto seria: Não devemos visar apenas ao progresso material.) III Por que ele teima em não assistir às aulas? (Está correta. Este verbo, com o sentido de "presenciar", "estar presente a", é transitivo indireto e exige a preposição "a".) IV Ao vê-lo, esqueci de minha promessa. (Está incorreta. Com este verbo, usa-se: "...esqueci (a) minha promessa" ou "...esqueci-me de minha promessa".) V Os filhos obedeciam-lhes em tudo. (Está correta. Este verbo constrói-se com objeto indireto, neste caso representado pelo pronome oblíquo "lhes".)

2 QUESTÃO: De acordo com a sintaxe, é correto afirmar que: (A) O período é composto por coordenação em: O gato não nos afaga, afaga-se em nós. (B) O sujeito é indeterminado na oração: Também na cadeia é que se ensinam os tratantes. (C) O predicado da oração é verbal em: O advogado considerava indiscutíveis os direitos da herdeira. (D) Na oração Marcos Pontes foi aclamado como herói, há um predicativo do objeto. De acordo com a sintaxe, é correto afirmar que: a) O período é composto por coordenação em: O gato não nos afaga, afaga-se em nós. (Está correta. As orações coordenadas são independentes, isto é, não funcionam como termos de outras. Cada qual possui a mesma natureza sintática.) b) O sujeito é indeterminado na oração: Também na cadeia é que se ensinam os tratantes. (Está incorreta. Neste caso, se é pronome apassivador e o sujeito é paciente: Os tratantes.) c) O predicado da oração é verbal em: O advogado considerava indiscutíveis os direitos da herdeira. (Está incorreta. O predicado da oração é verbo-nominal, pois contém dois núcleos (considerava verbo, indiscutíveis predicativo do objeto): O advogado considerava os direitos da herdeira. Os direitos da herdeira eram indiscutíveis.) d) Na oração Marcos Pontes foi aclamado como herói, há um predicativo do objeto. (Está incorreta. A oração está na voz passiva analítica, sem complemento agente e sem objeto.)

3 QUESTÃO: Analise os pares de orações segundo a concordância: I- A legião de camuflados desembarcou no Haiti. Os Estados Unidos são o país mais imperialista do mundo. II- Em Santa Catarina, faz verões terríveis. Ali não se viam senão montanhas e cascatas. III- Enquanto o pessoal não chegava, apareceram o vizinho e uma parenta distante. Os alunos se houveram bem durante a sessão acadêmica. IV- Nunca houveram problemas disciplinares nesta escola. A maioria dos trabalhadores brasileiros está insatisfeita. Os pares corretos são: (A) II, III e IV. (B) I, III e IV. (C) I, II e III. (D) Todos. Analise os pares de orações segundo a concordância: I- A legião de camuflados desembarcou no Haiti. (Está correta. O verbo concorda no singular com o sujeito coletivo singular.) Os Estados Unidos são o país mais imperialista do mundo. (Está correta. Substantivos próprios no plural levam o verbo para o plural, quando se usam com o artigo.) II- Em Santa Catarina, faz verões terríveis. (Está correta. Neste so, o verbo fazer é impessoal tempo decorrido.) Ali não se viam senão montanhas e cascatas. (Está correta. O verbo apassivado pelo pronome apassivador se concorda normalmente com o seu sujeito.) III- Enquanto o pessoal não chegava, apareceram o vizinho e uma parenta distante. (Está correta. Quando o sujeito é composto e posposto ao verbo, este poderá concordar no plural (ou com o substantivo mais próximo.) Os alunos se houveram bem durante a sessão acadêmica. (Está correta. Neste caso, o verbo haver não é impessoal e equivale a Os alunos se saíram bem....) IV Nunca houveram problemas disciplinares nesta escola. (Está incorreta. O verbo haver com o sentido de existir é impessoal e fica no singular.) A maioria dos trabalhadores brasileiros está insatisfeita. (Está correta. Quando o sujeito possui a expressão a maioria de, seguida de substantivo no plural, o verbo pode ir para o singular ou para o plural.)

4 QUESTÃO: Uma escola realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de seus alunos. Alguns resultados dessa pesquisa foram: 82% do total de entrevistados gostam de chocolate; 78% do total de entrevistados gostam de pizza; e 75% do total de entrevistados gostam de batata frita. Então, é correto afirmar que, no total de alunos entrevistados, a porcentagem dos que gostam, ao mesmo tempo, de chocolate, de pizza e de batata frita é, pelo menos, de: (A) 35%. (B) 25%. (C) 55%. (D) 45%. Chocolate e pizza = n (c p) = 82% + 78% = 160%. ou seja 160% -100% = 60% Pizza e Batata frita = 78% + 75% = n( p b.f.) = 153% - 100% = 53% Batata frita com chocolate = 75% + 82% = n (ch.) = 157 % - 100% = 57% Então 82% chocolate (não só chocolate) +78% pizza (não só pizza ) e 75% batata frita (não só batata frita). 82% + 78% + 75% - 60% - 57% - 53% + x (gostam dos três) = 100% 235% % + x% = 100% 65% + x = 100% logo 100% - 65% % = 35% Então é correto afirmar que os alunos gostam dos tres produtos ao mesmo tempo é de 35%

5 QUESTÃO: As informações do quadro abaixo foram publicadas na edição 1815 da revista Veja. O Brasil tem uma dívida de 285 bilhões de dólares e paga 50 bilhões de dólares de juros por ano. Os Estados Unidos têm uma dívida de 6,7 trilhões de dólares e pagam 70 bilhões de dólares de juros por ano. Com base nas informações do quadro, comparando a taxa de juros anual paga pelo Brasil e a paga pelos Estados Unidos, conclui-se que a taxa de juros anual brasileira é: (A) Menor que a americana. (B) Superior à americana multiplicada por 10. (C) Igual à americana. (D) O dobro da americana. O recurso procede. ANULAR A QUESTÃO.

6 QUESTÃO: O governo federal, ao efetuar a restituição de impostos, permite que os contribuintes consumam mais. O gasto de cada contribuinte torna-se receita para outros contribuintes que, por sua vez, fazem novos gastos. Cada contribuinte poupa 10% de suas receitas, gastando todo o resto. O valor global, em bilhões de reais, do consumo dos contribuintes a ser gerado por uma restituição de impostos de 40 bilhões de reais, é: (A) 450. (B) 36. (C) 360. (D) 180. Resolução: 10% = 40 bilhões 100% = x x = 400 bilhões A parcela de consumo é = 360 bilhões.

7 QUESTÃO: Existem alguns conjuntos de teclas que evitam o uso do mouse. Quais dos conjuntos de teclas abaixo são corretos? I- II- III- IV- SALVAR: <Ctrl> <B> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <T> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F7> IR PARA: <Ctrl> <Y> LOCALIZAR: <Ctrl> <L> SUBSTITUIR: <Ctrl> <U> SALVAR: <Ctrl> <B> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <E> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F5> IR PARA: <Ctrl> <I> LOCALIZAR: <Ctrl> <N> SUBSTITUIR: <Ctrl> <S> SALVAR: <Ctrl> <M> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <T> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F7> IR PARA: <Ctrl> <L> LOCALIZAR: <Ctrl> <L> SUBSTITUIR: <Ctrl> <G> SALVAR: <Ctrl> <M> SELECIONAR TUDO: <Ctrl> <K> ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA: <F9> IR PARA: <Ctrl> <Y> LOCALIZAR: <Ctrl> <H> SUBSTITUIR: <Ctrl> <U> Assinale a alternativa correta: (A) As afirmativas I, III e IV estão corretas. (B) As afirmativas II e IV estão corretas. (C) As afirmativas II e III estão corretas. (D) Somente a afirmativa I está correta. O recurso procede. ANULAR A QUESTÃO.

8 QUESTÃO: O termo Cookies, utilizado na internet, refere-se a: (A) Informações que um servidor Web pode armazenar temporariamente junto a um browser de um computador para serem utilizadas posteriormente, possibilitando ao usuário uma melhor navegação em um determinado site. (B) Biscoitos com chocolate, avelãs com leve aroma de baunilha. (C) Informações enviadas do computador para que hackers delas se apoderem para posterior uso de má fé. (D) Programas de computador que entram de forma indevida pela Web, aparelhos com tecnologias Bluetooth, como celulares, câmeras digitais, pen-drive, entre outros, causando um verdadeiro problema para a integridade do computador. A questão se refere ao significado do termo técnico utilizado em informática.

9 QUESTÃO: Quando um teclado, padronizado para o sistema brasileiro, não funciona corretamente, as teclas parecem estar em lugar trocado, ou seja, aquilo que é digitado não é mostrado no monitor. Em uma situação como esta, você deve: (A) Aplicar adesivos ao teclado (disponíveis no comércio) de maneira a indicar a posição correta das teclas. (B) No Painel de Controle, opção Teclado, configurar corretamente o layout do teclado. (C) Instalar uma versão do Windows em Português do Sistema Operacional, pois deve estar utilizando uma versão em outro idioma. (D) No Painel de Controle, opção Teclado, trocar o idioma para brasileiro. O recurso procede. ANULAR A QUESTÃO.

10 QUESTÃO: Na planilha abaixo, podemos afirmar que o resultado apresentado (49,5) é: Valores Resultado 49,5 (A) Somatório. (B) Curtose. (C) Média. (D) Valor.Tempo da célula cujo teor é 90. Desde os tempos mais remotos o ser humano faz uso dos números. Até mesmo as crianças desde a mais tenra idade, já começam a contar as coisas. Modernamente, nas mais variadas profissões, também se faz uso de números. Com o advento do computador e o uso de planilhas eletrônicas, independente do nome que se dê ao software, existem no mercado diversos aplicativos de planilha eletrônica, sendo os mais conhecidos Microsoft Excel, Lotus123 e o OpenOffice.org. Por outro lado, as quatro operações da matemática, que as pessoas ao serem alfabetizadas aprendem são a somar, diminuir, dividir e multiplicar. No entanto, ainda nos tempos de iniciais da escola aprende-se a tabuada, lembrando sempre que a tabuada de 9 era a mais fácil, dada a sua forma peculiar de se inverter os números. Isso posto, temos uma simples planilha, onde está a tal tabuada de 9, onde é realizada uma média de seus números. Independente do nome do software, qualquer escolar de ensino médio poderia resolver o tal problema. É de suma importância que um profissional, que faça uso de computador, saiba utilizar-se de uma planilha eletrônica, e saiba também a utilização das

11 quatro operações de matemática, e sobretudo saiba a tabuada! Portanto é inconcebível alguém pleitear a anulação de tal questão! Dada uma coleção de números, algo muito comum em planilhas eletrônicas, qual o resultado obtido? Espera-se que o candidato conheça a manipulação de fórmulas desta ferramenta. A pergunta foi baseada em algo do dia a dia de um profissional que lida com planilhas.

12 QUESTÃO: Jaraguá do Sul possui uma excelente qualidade de vida. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano 2000, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a cidade é a 9ª colocada em Santa Catarina e 32ª colocado no país, com um IDH-M de 0,85, num índice que varia entre 0 e 1. O cálculo do IDH-M leva em conta, entre outros indicadores: I- Taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade. II- Esperança de vida ao nascer. III- Renda municipal per capita. IV- Frota de automóveis do município. V- Número de pessoas por domicílio. Estão corretas apenas as afirmativas: (A) I, II e IV. (B) III, IV e V. (C) I, III e V. (D) I, II e III. O IDH-M é medido anualmente. Os últimos dados divulgados referem-se ao ano de O programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pnud elabora um grande Atlas de Desenvolvimento Humano a cada 10 anos que equivale aos Censo Demográficos elaborados pelo IBGE. O último foi em Isso não significa que esses dados não estejam sendo atualizados, pois a cada ano incorporam-se dados parciais aos antigos. A pergunta da questão refere-se aos indicadores que são levados em conta no cálculo do IDH. Portanto, a reclamatória é improcedente.

13 QUESTÃO: Observe o mapa do Estado de Santa Catarina, com destaque para a cidade de Jaraguá do Sul. Em relação aos aspectos geográficos da cidade de Jaraguá do Sul, podemos afirmar que a sua localização, no Estado de Santa Catarina, pode ser caracterizada pelos seguintes termos: I- Meridional. II- Setentrional. III- Ocidental. IV- Oriental. Estão corretos apenas os termos: (A) I e III. (B) II e IV. (C) II e III. (D) I e IV.

14 A questão consiste simplesmente na apreentação do mapa de Santa Catarina, com destaque por escrito de "Jaraguá do Sul". A solicitação decorrente consiste, tão somente, na identificação do referido município em relação aos pontos cardeais. A resposta correta é (B), ou seja: Setentrional (norte) e Oriental (leste).

15 QUESTÃO: O Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul foi criado em Sua organização, no entanto, somente iniciou em fevereiro de 1988, passando por diversos locais, como o prédio da Antiga Prefeitura (sótão), Estação Ferroviária (sótão), Estação de Cargas e, finalmente, um antigo depósito de frutas e verduras que foi adaptado para receber o acervo (1996). Em 10 de maio de 1991, pela Lei nº 1464, foi instituído o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, subordinado à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com finalidades e competências definidas. Em 1996, a aprovação da Lei nº 2.211, em 09 de dezembro, deu nova denominação ao setor, que passou a ser Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel. Hoje, o Arquivo Histórico Municipal está subordinado à Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Fonte: São funções do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul: I- Identificar, higienizar, ordenar, descrever e guardar os documentos que se encontram em seu acervo. II- Restaurar os documentos históricos do acervo e da comunidade que necessitem de cuidados especiais. III- Pesquisar e divulgar a história do Município. IV- Preservar a memória histórica e administrativa do Município. V- Promover atividades de conscientização histórica e de preservação dos documentos. Estão corretas as afirmativas: (A) I, II, III, IV e V. (B) Apenas I, II e IV. (C) Apenas I, II, III e IV. (D) Apenas II, III, IV e V. A reclamação não condiz, pois o item 5 Promover atividades de conscientização histórica e de preservação dos documentos. Também é um dos atributos do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul que está vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. Essa atribuição é inerente ao Instituto, pois é uma função ampla e que pode ser compartilhada com outros órgãos e secretarias. A reclamação não tem sentido. O candidato pode pesquisar no site oficial do arquivo Histórico de Jaraguá no endereço: Fonte: e entrar no arquivo histórico Função e Finalidades.

16 QUESTÃO: O Estatuto dos Servidores da Prefeitura de Jaraguá do Sul prevê que a exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofício. Assinale a alternativa que se refere às condições sob as quais se dará a exoneração de ofício: (A) Quando os resultados da avaliação do estágio probatório não atingirem o mínimo de 75% de aproveitamento. (B) Quando, no relacionamento com as chefias, houver conflito de relacionamento humano. (C) Quando, a juízo da autoridade competente, for conveniente para o interesse da repartição. (D) Quando o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido, mesmo tendo tomado posse. A questão é clara na sua solicitação: Analise a alternativa que se refere às condições sob as quais se dará a exoneração de ofício. Dentre as alternativas apresentadas (e somente estas) há apenas uma que responde à solicitação feita.

17 QUESTÃO: Situada na região Nordeste do Estado de Santa Catarina, Jaraguá do Sul faz limite, ao norte, com Campo Alegre e São Bento do Sul. Os demais municípios que fazem limite com Jaraguá do Sul são: (A) São Francisco do Sul, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Corupá, a oeste. (B) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Mafra, a oeste. (C) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste ; e Corupá, a oeste. (D) Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Benedito Novo, ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder, a leste; e Corupá, a oeste. Os limites oficiais do Município de Jaraguá do Sul são: Situada na latitude 26o Sul e na longitude 49o Oeste de Greenwich, Jaraguá do Sul fica na Região Nordeste do Estado de Santa Catarina. Com 539 Km², faz limite com Campo Alegre e São Bento do Sul ao norte, com Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros ao sul, com Guaramirim, Joinville e Schroeder ao leste e com Corupá ao oeste. Da programação constam os aspectos físicos e geográficos do Município de Jaraguá do Sul.

18 QUESTÃO: O Município de Jaraguá do Sul é uma unidade do território do Estado, com personalidade jurídica de direito público interno com autonomia política, administrativa e financeira nos termos estabelecidos pela Constituição Federal. (L.O, Art.1º) Analise as competências do Município segundo sua Lei Orgânica: I- Financiar a assistência pública e a proteção das pessoas com deficiência. II- Preservar as florestas, a fauna e a flora. III- Promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. IV- Registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direito de recursos hídricos e minerais em seu território. V- Planejar, implantar e financiar programas de assistência à saúde. Assinale a alternativa que contém as competências corretas: (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas III e IV. (D) Apenas II e IV. A competência V não está correta porque está em desacordo com a Lei Orgânica do Município de Jaraguá do Sul, Art. 144, incisos I, II e III, segundo os quais não cabe ao Município a competência financiar programas de assistência à saúde, conforme segue: Art São atribuições do Município, exercidas pela Secretaria de Saúde: I - comando do SUS no Município, em articulação com a Secretaria de Estado da Saúde; II - planejar, organizar, gerir, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde; III - planejar, programar e organizar a rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulação com a sua direção estadual;

CARGO: ANALISTA DE CUSTOS NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ANALISTA DE CUSTOS NÍVEL SUPERIOR CARGO: ANALISTA DE CUSTOS NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NÍVEL SUPERIOR CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática;

Leia mais

CARGO: MÉDICO DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR

CARGO: MÉDICO DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR CARGO: MÉDICO DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA GINECOLOGIA NÍVEL SUPERIOR

CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA GINECOLOGIA NÍVEL SUPERIOR CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA GINECOLOGIA NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões

Leia mais

CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA ORTOPEDIA NÍVEL SUPERIOR

CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA ORTOPEDIA NÍVEL SUPERIOR CARGO: MÉDICO ESPECIALISTA ORTOPEDIA NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de

Leia mais

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) NÍVEL SUPERIOR

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) NÍVEL SUPERIOR CARGO: EDUCADOR SOCIAL (EDUCAÇÃO FÍSICA) NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões

Leia mais

CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL NÍVEL SUPERIOR CARGO: PSICÓLOGO EDUCACIONAL NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL SUPERIOR CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO FÍSICA NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática;

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR

PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR QUESTÃO: 01 01- Analise os destaques do trecho abaixo e verifique em qual deles o uso da crase é necessário. A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, reserva a seus turistas belíssimas praias. Conhecida

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

CARGO: ADVOGADO NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ADVOGADO NÍVEL SUPERIOR CARGO: ADVOGADO NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos do Município

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL INGLÊS NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL INGLÊS NÍVEL SUPERIOR CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL INGLÊS NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO OUTUBRO 2008 INSTRUÇÕES ESPECIAIS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO OUTUBRO 2008 INSTRUÇÕES ESPECIAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO OUTUBRO 2008 INSTRUÇÕES ESPECIAIS Em atendimento à solicitação da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde SMS, a Associação

Leia mais

Professora Verônica Ferreira

Professora Verônica Ferreira Professora Verônica Ferreira 1- Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo (questão nº 1) Disciplina: Português Assuntos: Crase; Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Simulado Virtual: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Simulado Virtual: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Simulado Virtual: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Edital Virtual O Presidente da Comissão de Simulado torna público a realização do Simulado Virtual para ingresso no Quadro Permanente do Instituto

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

CARGO: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR CARGO: ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

CARGO: SUPERVISOR DE ENSINO NÍVEL SUPERIOR

CARGO: SUPERVISOR DE ENSINO NÍVEL SUPERIOR CARGO: SUPERVISOR DE ENSINO NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

CARGO: PEDAGOGO DEFICIÊNCIA VISUAL NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PEDAGOGO DEFICIÊNCIA VISUAL NÍVEL SUPERIOR CARGO: PEDAGOGO DEFICIÊNCIA VISUAL NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de

Leia mais

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Grupo de Trabalho de Meio Ambiente - GTMA Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social GTRS Diretoria Regional em Jacareí 11º Mostra de Ações Socioambientais

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 Os laboratórios de informática utilizados pelos alunos das Faculdades Integradas Camões se encontram nas duas sedes: Treze de Maio e Muricy, funcionando

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Contratação de serviços de consultoria técnica especializada pessoa física. PROJETO: PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL PF no. 007/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (MÚSICA) NÍVEL SUPERIOR

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (MÚSICA) NÍVEL SUPERIOR CARGO: EDUCADOR SOCIAL (MÚSICA) NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL HISTÓRIA NÍVEL SUPERIOR

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL HISTÓRIA NÍVEL SUPERIOR CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL HISTÓRIA NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática;

Leia mais

Divulgação de Dados Meteorológicos das Estações da Grande Florianópolis

Divulgação de Dados Meteorológicos das Estações da Grande Florianópolis Projeto Integrador Divulgação de Dados Meteorológicos das Estações da Grande Florianópolis Alunos: Rafael Censi Borges Viviane Tayão Dutra Joice Taise Martins Rogério Uhr Santiago Fimínia Martins Professor

Leia mais

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (ARTES CÊNICAS) NÍVEL SUPERIOR

CARGO: EDUCADOR SOCIAL (ARTES CÊNICAS) NÍVEL SUPERIOR CARGO: EDUCADOR SOCIAL (ARTES CÊNICAS) NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões

Leia mais

Fundação Seade. www.seade.gov.br

Fundação Seade. www.seade.gov.br Maio de N o Diminui a migração no Estado de São Paulo A divulgou mais um número do SP Demográfico, o terceiro de. Dessa vez, são apresentadas estimativas inéditas dos saldos migratórios e das taxas de

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias:

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: MORFOLOGIA A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: 1. SUBSTANTIVO Tudo o que existe é ser e cada ser tem

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

CARGO: ENGENHEIRO DE ALIMENTOS NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ENGENHEIRO DE ALIMENTOS NÍVEL SUPERIOR CARGO: ENGENHEIRO DE ALIMENTOS NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO?

PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO? PERGUNTAS FREQUENTES O que é PROINFO? O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos INDA. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO,

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007

PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007 PROVA INFORMÁTICA BANCO DO BRASIL 2007 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES FONTE: http://www.cespe.unb.br/concursos/bb12007/ E-BOOK SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Este e-book é recomendado para candidatos que estão se

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO Justificativa Conforme consta nas leis de 2004 e 2005, parecer CNE/CES Nºs: 210/2004, e 023/2005, um curso de graduação em Administração desenvolve-se

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1. Sage Alerta NCM Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 1.1. O que é NCM... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Cadastro NCM... 3 Destino NCM... 5 NCMs Monitoradas... 6 Painel de

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO

Manual Operativo do Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG APRESENTAÇÃO 4ª Edição revisada abril/2014 APRESENTAÇÃO O Plano Plurianual de Ação Governamental PPAG é um planejamento de médio prazo da esfera pública, que explicita diretrizes, objetivos, ações, programas e metas

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Valquíria Coelho Criação 26/02/2013 Publicação - 28/02/2013 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário ProAnalir 2013 Conteúdo: Introdução... 2 Liberação

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL NÍVEL SUPERIOR CARGO: ASSISTENTE SOCIAL NÍVEL SUPERIOR Este caderno é composto por: PROVA OBJETIVA com 04 questões de Português; 04 questões de Raciocínio Lógico, 04 questões de Informática; 04 questões de Conhecimentos

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO

INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região INSTALAÇÃO DO FIREFOX E JAVA PORTÁVEL CUSTOMIZADO PELO TRT DA 13ª REGIÃO Por Ericson Benjamim Secretaria de Tecnologia da

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4

Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 Tecnologia da Informação Prof. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 4 1 MS-Excel Aplicando funções às suas fórmulas de Excel (continuação) Serão vistas, nesta aula as funções de busca e referência

Leia mais

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N 01/2013 PROPOSTA DE PROJETO FERRAMENTAS PARA QUALIFICAÇÃO

Leia mais

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais:

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais: FINANÇAS PESSOAIS Finanças na corda bamba Muitas vezes o desequilíbrio financeiro não está ligado necessariamente a aspectos financeiro, mas sim a aspectos psicológicos, ou seja, você até elabora seus

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA

MANUAL PARA USO DO SISTEMA Clínicas Odontológicas MANUAL PARA USO DO SISTEMA (GCO) GERENCIADOR CLÍNICO ODONTOLÓGICO SmilePrev Versão 1.0 SmilePrev Clínicas Odontológicas www.smilepev.com 2008 REQUISITOS BÁSICOS DO SISTEMA HARDWARE

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso do "Volume".

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no SAME, utilizando-se do recurso do Volume. Page 1 of 31 184771 Módulo: AMAP - SAME PDA 184771: Controle do Arquivamento de Pastas do SAME. SOLICITAÇÃO DO CLIENTE Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I:

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I: Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo Unidade I: 0 Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo 1. Introdução à Disciplina Aspectos Gerais 1. 1. Orçamento de Capital As empresas efetuam investimentos

Leia mais

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM 1. O Estágio Profissional O Estágio Profissional de Advocacia é semelhante ao estágio em um escritório de Advocacia

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

OUTROS CASOS. rsn 2007/08

OUTROS CASOS. rsn 2007/08 A Pronominalização A O João deu um livro à mãe. / O João deu-o à mãe. B O João deu um livro à mãe. / O João deu-lhe o livro. C O João deu um livro à mãe. / O João deu-lho. D A Catarina disse à mãe que

Leia mais

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2 Sumário Tutorial de acesso ao Veduca 2 Introdução... 3 Sobre o Veduca... 3 Navegação... 5 Página inicial... 5 Primeiro acesso... 6 Como fazer o seu login... 7 Como acessar seu perfil... 7 Recursos da área

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS NET 1 SEJA BEM-VINDO à net! Caro cliente, Este guia foi desenvolvido para você conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços NET que estão à sua disposição. Aproveite

Leia mais

FEATI Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP Av.

FEATI Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP Av. REGULAMENTO Laboratórios de Informática da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti - FEATI SUMÁRIO Objetivo... 3 1 Uso dos recursos... 3 2 Proibições... 4 3 Manutenções... 4 4 Responsabilidades...

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA CRIXÁS-GO CNPJ: 25.043.803/0001-54 Renovação,Trabalho e Ética A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014:

ESTADO DE GOIÁS CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA CRIXÁS-GO CNPJ: 25.043.803/0001-54 Renovação,Trabalho e Ética A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014: A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014: CARGO: AGENTE LEGISLATIVO Número de Vagas:... 01 Vaga para Deficiente:... - Carga Horária:... 40 horas semanais Vencimento base:... R$ 1.448,00 Requisitos

Leia mais

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes 1) O que é o projeto Inovaeduc? O projeto Inovaeduc é um projeto pedagógico / educacional que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB 1 Com finalidade de auxiliar nas respostas às perguntas formuladas ou de esclarecer alguma dúvida sobre questões que não foram expressas

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS Débora Brondani da Rocha Bacharel em Direito e Auditora Pública Externa do TCERS Hilário Royer-

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais