CONTROLE DE COPIA: PO-LB-CT /10/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTROLE DE COPIA: PO-LB-CT-002 26/10/2015"

Transcrição

1 26/10/25 1/6 1. OBJETIVO Descrever procedimentos de operação do Sistema Advia Centralink. O sistema Centralink é uma rede de comunicação e gerenciamento de dados. Age como uma conexão de comunicação entre o Sistema de Informações do Laboratório (SIL) e os equipamentos analíticos, ao mesmo tempo em que otimiza o gerenciamento de dados. 2. ABRANGÊNCIA Setores de Imunoquímica, Hematologia e Uroanálise. 3. SIGLAS E DEFINIÇÕES Test: nome do teste. Sts: Status do teste. (INT): Initial/Inicial (RRN) Rerun/Repetição: Amostra aguardando resultado de repetição. (SCH) Schedule/Agendado: Amostra em processamento no instrumento, aguardando resultado. (REV) Review/Rever: Amostra com resultado, aguardando liberação. (VAL) Validated/Validado: Amostra validada (liberada) será enviada automaticamente para o LIS. (UPL) Uploaded: Amostra enviada ao LIS. (OMT): Omit/Omitido: Resultado omitido pelo usuário. Cur Res: Resultado corrente/atual. F: Contém um * se o resultado tem um Flag de instrumento. Prev run: Contem o valor do resultado anterior da mesma amostra. Prev Samp: Contem o valor do resultado mais recente do mesmo paciente, este resultado é utilizado para calcular o Delta Check. Date/time: Contem a data/hora na qual a amostra prev sample foi gravada. Norm: Exibe a faixa de valores aceitáveis, que foram pré definidos de acordo com idade, sexo, valor de referência. NS: Normal range flag de severidade. DS: Delta check flag de severidade. QS: Controle de Qualidade flag de severidade. IS: Instrumento flag de severidade. 4. ESTRUTURA DE PESSOAL E RESPONSABILIDADES Funções do analista clínico O analista clínico deve revisar os dados dos controles de qualidade a partir de qualquer estação de trabalho. Gerenciar a revisão automática dos dados e a liberação dos resultados das amostras de pacientes. Gerenciar a pendência de resultados.

2 26/10/25 2/6 Adaptar critérios específicos do laboratório para sinalização (flagging), verificação do Delta Check, autoreflexo e repetição de testes. Monitorar a comunicação com o LIS, com o LAS e com os instrumentos. Funções do técnico de bancada Tratar as amostras classificadas na bandeja de SIQ (erro) do Sample Manager, verificando o status da amostra e devolvendo-a à esteira para ser guardada ou realizar os exames pendentes. 5. PROCEDIMENTO OPERACIONAL Fluxo de envio e recebimento de dados O ADVIA Centralink recebe a lista de ordem de trabalho do servidor LIS (download) Envia as requisições para o servidor de automação LAS O instrumento efetua a leitura do código de barras do tubo de amostra e consulta o Centralink para efetuar a seletividade dos testes a serem executados Ocorre o processamento dos testes Quando os testes são finalizados para uma amostra, o instrumento envia os resultados para o Centralink Os resultados são validados pelo analista clínico ou automaticamente conforme regras pré definidas Envio do resultado ao LIS (Upload) Funções do analista clínico O analista clínico deve revisar os dados dos controles de qualidade a partir de qualquer estação de trabalho Gerenciar a revisão automática dos dados e a liberação dos resultados das amostras de pacientes Gerenciar a pendência de resultados Adaptar critérios específicos do laboratório para sinalização (flagging), verificação do Delta Check, autoreflexo e repetição de testes Monitorar a comunicação com o LIS, com o LAS e com os instrumentos Inicialização do sistema Clicar duas vezes no ícone do Centralink na tela principal do computador Digitar os campos de identificação do usuário (name) e senha (password) Clicar OK ou Enter Abrirá a tela inicial a- Instruments/Instrumentos: mostra todos os equipamentos cadastrados no Centralink b- Tests/Testes: especifica todos os nomes de testes disponíveis. Descreve as unidades de medida, valor de normalidade, valor crítico, diluições, etc. c- Review edit/revisar e editar: É a tela de liberação de resultados dos pacientes. Nesse ícone pode-se validar os testes, colocar em repetição (rerun). d- Sample query/lista de amostras: lista todas as amostras por data ou pelo status da amostra. Nessa tela podemos incluir ou apagar um teste e acessar diretamente o review edit. e- Sample Status Overview/Totalizador: disponibiliza o total de amostras que passaram pelo Centralink no período desejado.

3 26/10/25 3/6 Liberação de Resultados Clicar no ícone Sample query. Abrirá a tela. Para realizar a pesquisa dos pedidos a serem liberados do dia corrente, preencha os campos Minimal status e Maximal status com Review, selecione o test group (setor) e selecione OK. Para realizar a pesquisa de um paciente específico basta preencher o campo Sample ID com a identificação completa da amostra do paciente e selecionar OK. Abrirá a tela com a listagem dos pacientes: COLOCAR FOTO IGUAL da tela. Selecionar o primeiro pedido ou o pedido que desejar liberar, clicar com o botão direito, selecionar Review/edit. Verificar os resultados conforme os critérios de validação e selecionar Validate Caso seja necessário repetir o resultado, selecionar o teste desejado e clicar em Rerun Nomenclaturas: Test: nome do teste. Sts: Status do teste. (INT): Initial/Inicial (RRN) Rerun/Repetição: Amostra aguardando resultado de repetição. (SCH) Schedule/Agendado: Amostra em processamento no instrumento, aguardando resultado. (REV) Review/Rever: Amostra com resultado, aguardando liberação. (VAL) Validated/Validado: Amostra validada (liberada) será enviada automaticamente para o LIS. (UPL) Uploaded: Amostra enviada ao LIS. (OMT): Omit/Omitido: Resultado omitido pelo usuário. Cur Res: Resultado corrente/atual. F: Contém um * se o resultado tem um Flag de instrumento. Prev run: Contem o valor do resultado anterior da mesma amostra. Prev Samp: Contem o valor do resultado mais recente do mesmo paciente, este resultado é utilizado para calcular o Delta Check. Date/time: Contem a data/hora na qual a amostra prev sample foi gravada. Norm: Exibe a faixa de valores aceitáveis, que foram pré definidos de acordo com idade, sexo, valor de referência. NS: Normal range flag de severidade. DS: Delta check flag de severidade. QS: Controle de Qualidade flag de severidade. IS: Instrumento flag de severidade. Flag de severidade para NS/DS/QS/IS 0 = Normal -1 = Baixo +1 = Alto -2 = Muito baixo +2 = Muito alto -3 = Pânico baixo +3 = Pânico alto

4 26/10/25 4/6 C: Contem um * se algum comentário estiver presente no resultado. Instrument: Instrumento analítico em que o resultado atual foi processado. Controle de Qualidade Clicar no ícone QC. Clicar 2 vezes no campo From e selecionar a data. Clicar 2 vezes no campo Instrument e selecionar o instrumento. Selecionar Apply. Gráfico de Levey-Jennings Para visualizar o gráfico Levey-Jennings, selecionar na tela do QC com o botão direito Population Abrirá a tela QC population. Clicar com o botão direito e selecionar Levey-Jennigs Graph. Abrirá a tela com o gráfico. Selecione o período e clique em Draw. Revisando CQ Resultados com valores fora do intervalo definido devem ser avaliados conforme procedimentos internos do laboratório para validação de CQ que estão descritos no POP da Qualidade. Após ação corretiva, o analista deve selecionar o resultado do CQ inválido e clicar em reset severity. Inserir um comentário e selecionar OK. Obs: Caso este procedimento não seja realizado, os resultados dos pacientes com esse teste não serão autovalidados. Inserindo novo lote de Controle de Qualidade O cadastro de um novo lote de CQ será realizado em duas etapas. Etapa 1 Para inserir novo lote de controle de qualidade, selecione no menu principal: Start Routine Quality Control QC Lots By name, lot number Abrirá a tela QC lot query Selecionar OK. Abrirá a tela QC Lots Selecione a tecla insert Cadastrar o controle lote/nome/nível/data de início de uso/data de expiração. Selecionar OK. Obs: após o cadastro, realize o controle no instrumento. Os resultados dos testes serão enviados automaticamente ao Centralink.

5 26/10/25 5/6 Etapa 2 Cadastro de média e desvio padrão Após a realização do Controle nos instrumentos, repita os passos da etapa 1. Na tela QC lots, selecione o nome do controle. Clique com o botão direito Population. Selecione OK. Abrirá a tela com a lista de todos os testes realizados no instrumento. Selecionar o teste. Clique com o botão direito Set target Cadastrar a média (target value) e 1 desvio padrão (1SD target deviation). Selecione OK. Repetir o procedimento para todos os testes. Gerando o Relatório de Controle de Qualidade Selecione o ícone QC Selecione o teste, instrumento, período. Selecione Apply Clique com o botão direito Population Abrirá a tela QC Population. Selecione Report Selecione o período e a impressora. Clique em OK. Abrirá a tela com o relatório. Clique com o botão direito na tela Selecione Print Selecione a impressora Selecione imprimir. A impressão desses controles não é realizada rotineiramente, sendo feita apenas quando solicitado pela Gestão ou Coordenação Técnica. Os controles ficam salvos no Sistema Centralink por um período de 90 dias. Desabilitar/habilitar testes no Centralink Selecione Test Selecione Name, digite o nome do teste. Clique com o botão direito no teste e selecione Instruments Clique duas vezes no equipamento Desabilite Enable Work Orders Para habilitar o teste, utilize o mesmo procedimento descrito acima. 6. REGISTROS Não se aplica. 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual do Operador ADVIA Centralink (No menu principal, clique 2 vezes no ícone Help, abrirá o arquivo em PDF. A tabela de conteúdos será apresentada no painel esquerdo da janela).

6 26/10/25 6/6 8. HISTÓRICO DAS REVISÕES Pg. Natureza da Revisão Data da Revisão Versão Responsáveis 1-6 Procedimento adequado para atender ao item 5.3 da Norma PALC, versão 23 Após Pré auditoria. 28// Procedimento revisado e sem alterações. 26/10/25 9. ANEXOS Não se aplica. 10. REGISTRO DE TREINAMENTO DATA NOME COMPLETO ASSINATURA