INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA SOCIAL. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA SOCIAL. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://classevirtual.sites.uol.com.br"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA SOCIAL Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

2 PSICOLOGIA SOCIAL

3 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade ANÚNCIO Pagaremos a você US$ 4,00 por uma hora do seu tempo. Precisam-se de Pessoas para um estudo de Memória New Haven, Connecticut junho de 1961 Universidade de Yale

4 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade Diálogo inicial (Pesquisador dirige-se aos voluntários) Pesquisador: Estamos interessados em aprender sobre os efeitos da punição sobre o aprendizado. Há bem poucas pesquisas sistemáticas nesse assunto e esperamos que nossas descobertas venham a ser de alguma ajuda para os sistemas educacionais. Pesquisador: [...] Neste experimento, um de vocês será o aluno e receberá choques quando cometer um erro nos pares de palavras lidos a você, e o outro será o professor, que aplicará os choques quando a repetição do par de palavras estiver errada [...] Qual de vocês gostaria de ser o aluno, qual o professor?

5 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade [Realiza-se um sorteio Wallace é escolhido] Pesquisador: [dirigindo-se ao professor ] Você lerá estas seqüências de palavras para Wallace pelo microfone. Para cada erro que ele cometer, você lhe dará um choque. Você começa no menor, 15, e vai subindo. Posso lhe dar um choque de amostra? [...] Isso foi 45 volts. Só para saber como é a punição

6 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade

7 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade Wallace: (em 115 volts): Me deixem sair, me deixem sair! Já basta, me deixem sair daqui! Pesquisador: Continue, por favor, os choques são dolorosos, mas não são nocivos. Não haverá nenhum dano vascular permanente. Professor : Pelo amor de Deus, e quanto a dano temporário? Pesquisador: O experimento exige que você continue.

8 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade Professor : Por que a gente não entra lá e dá uma examinada nele? Vamos só ver se ele está mesmo bem Professor : (depois de receber a negativa) Você é médico? Está convencido de que não haverá nenhum dano vascular permanente?. Em 315 volts (Wallace silencia após um grito)

9 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade Pesquisador (em 345 volts, sem ouvir resposta alguma de Wallace): Considere o silêncio uma resposta errada. Pesquisador (ao término do experimento): Wallace está muito bem. Os choques não foram tão ruins como parecem. O perigo, o nível letal, isso é só para animais pequenos de laboratório, que é para o que geralmente usamos o gerador.

10 STANLEY MILGRAM Obediência à autoridade

11 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL

12 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta, o que nos possibilita ter uma impressão dele.

13 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL como se dá a influência, quais as características da mensagem, como aumentar nosso poder de persuasão através da comunicação e quais os processos psicológicos envolvidos na comunicação.

14 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL é aquilo que está por detrás dos comportamentos (o que no dia-a-dia chamamos de atitude), ou seja, a opinião, as convicções em relação a determinado assunto.

15 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL Processo de aprendizagem gradual da vivência em sociedade e da interiorização de valores por ela inculcados, ou seja, as normas.

16 PRINCIPAIS OBJETOS DE ESTUDO: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO GRUPOS E PAPÉIS SOCIAIS ATITUDES COMUNICAÇÃO PERCEPÇÃO SOCIAL Pequenas organizações de indivíduos com objetivos comuns e que desenvolvem ações na direção desses objetivos.

17 SOLOMON ASCH Conformidade com a maioria TOM MORIARTI Petições de ajuda KURT LEWIN Estilos de liderança PHILIP ZIMBARDO Prisão de Stanford