WHITEPAPER Desenvolvendo grandes líderes: uma abordagem mensurada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WHITEPAPER Desenvolvendo grandes líderes: uma abordagem mensurada"

Transcrição

1 WHITEPAPER Por Robert J. Devine, consultor organizacional e presidente da R.J. Devine and Associates The Myers-Briggs Company: Representada com exclusividade no Brasil pela Fellipelli Traduzido e revisado por Fellipelli Consultoria Organizacional.

2 INTRODUÇÃO Todo ano, inúmeras empresas que parecem ter tudo para dar certo uma grande visão e a capacidade operacional para implantá-la falham. Por quê? A resposta é simples: elas falham por não terem bons líderes. Grandes líderes mantêm a superioridade competitiva e ajudam as empresas a tirarem proveito das oportunidades que o futuro traz. Suas responsabilidades no ambiente de negócios atual parecem assustadoras. Eles devem criar a visão e a direção, organizar operações para que a visão seja concreta em termos lucrativos, inspirar e reter sua mão de obra e desenvolver líderes futuros. O custo total de uma liderança ineficaz no nível sênior não pode ser ignorado: produtividade reduzida, custos adicionais de treinamentos, perda de vendas e conhecimento além do custo de reposição, uma estimativa de 150% do pacote de compensação do empregado podem afetar os resultados finais de uma organização. Ao usar ferramentas de desenvolvimento de liderança convencionais, nem sempre fomos capazes de desenvolver líderes potenciais em grandes líderes. Entretanto, temos à disposição informações que nos permitem preencher essa lacuna. Sabemos que (1) a liderança pode ser difícil de ser definida em todas as situações, mas as empresas devem seguir com o exercício de identificar e priorizar o que é importante para que suas equipes de liderança tenham excelência; (2) líderes eficientes combinam talento natural, expertise no assunto e a capacidade de aprender e se adaptar; e (3) processos e ferramentas podem incrementar e melhorar o desempenho de forma significativa. 2 Whitepaper:

3 Claramente, embora as análises de receitas, margens de lucro, preços por ação e custos operacionais ainda permaneçam essenciais, eles não são os únicos indicadores de sucesso. A qualidade da liderança deve ser avaliada. No ambiente de hoje, nenhum negócio deve ficar sem dados e processos que identifiquem os pontos fortes e desafios dos seus líderes, ou sem os processos que ajudam a desenvolver o conjunto de habilidades desses líderes. As empresas mais vencedoras da América investem pesado em liderança: estimativas recentes sugerem que a América Corporativa gasta mais de US$ 10 bilhões anuais em treinamento de liderança. Ele é, claramente, uma prioridade corporativa. Criar e manter uma boa liderança pode e deve se tornar um processo mensurável e operacional, da mesma forma em que perdas e ganhos financeiros são reportados trimestralmente. 3 Whitepaper:

4 DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA Os quatro pilares para uma boa Liderança Grandes líderes são habilidosos nos quatro pilares da liderança. Esses pilares servem como a base para o desenvolvimento, coaching e avaliação da liderança. 4 Whitepaper:

5 Os pilares da liderança devem ser considerados no contexto dos objetivos da empresa. Os gestores e os líderes devem ser orientados para os resultados, e seus esforços e prioridades devem ser direcionados para o desenvolvimento de habilidades de liderança, interpessoais, de comunicação e de solução de problemas, aplicadas às necessidades da situação específica do negócio. Cada empresa precisa identificar seus próprios pilares. Algumas delas desmembram esses pilares em mais de quatro fatores. Assim, o estilo interpessoal pode ser subdividido em habilidades pessoais e trabalho em equipe. A solução de problemas pode ser dividida em execução tática e pensamento estratégico. Os gestores e os líderes precisam manter uma abordagem situacional e flexível em relação ao desenvolvimento e uso das habilidades de liderança, ajustando-a de acordo com a situação atual, as pessoas envolvidas e o tempo disponível. Ao aprimorarem suas habilidades de liderança, eles devem articular seus objetivos de carreira e compreender a relação e a importância das suas habilidades recém-adquiridas com a posição em que eles estão agora e aonde desejam ir. É importante notar que os quatro pilares não incluem competências relacionadas ao trabalho. Supõe-se que ao longo da carreira, os gestores e os líderes em desenvolvimento adquirem, gradualmente, níveis de know-how técnico em áreas como operações internas, gestão da informação, uso de computadores e contabilidade e finanças. 5 Whitepaper:

6 O QUÊ? E DAÍ? E AGORA? Desenvolvendo grandes líderes Pintamos a imagem de um grande líder que especifica as habilidades e atributos exigidos para o sucesso. Também destacamos os quatro fatores que ajudam no desenvolvimento de grandes líderes. Assim, agora sabemos o o quê da grande liderança, mas ainda não sabemos o como. O nível de conforto e confiança com esses fatores pode ser aprimorado no trabalho, mas o processo precisa ser colaborativo e contínuo. A metodologia mais eficaz e eficiente para engajar gestores e líderes na melhoria e aprendizado contínuos possui três fases básicas, que podem ser arranjadas em um loop. 6 Whitepaper:

7 TRÊS FASES, UM LOOP Ao longo dos anos, além de trabalhar com executivos, assim como oferecer avaliações objetivas confiáveis e válidas para profissionais em processo de melhoria do seu desempenho, os consultores de liderança aprenderam que o processo de treinamento/aprendizado de novas habilidades geralmente se encaixa em três fases, que se sobrepõem, dispostas em um loop repetitivo: 7 Whitepaper:

8 Durante a fase do O quê?, os pilares podem ser utilizados para guiar quais dados devem ser coletados. Não há avaliações nesse estágio; é apenas uma fase de coleta de dados. A fase do E daí? do processo precisa ser uma conversa entre o gestor/líder e um guia. Nessa fase, os propósitos descritivos do O quê? são considerados em relação à validade, precisão, importância, relevância e potencial para ser favorável ou não, aos objetivos de carreira e negócios articulados. A conversa e o plano desenvolvidos na fase E agora? precisam ser comandados primeiramente pelo gestor/líder individual. Após considerar as conclusões do O quê? / E daí?, o gestor/líder cria um plano de ação. Estes planos devem considerar não mais que duas habilidades e não deve ser uma lista do que poderia ser ou não poderia ser. Os itens no plano de ação devem ser comportamentais e mensuráveis, e eles devem descrever ações específicas a serem tomadas que os levarão a uma mudança no comportamento. É possível selecionar várias das avaliações formais para trazer informações válidas e confiáveis para o seu programa de desenvolvimento de liderança. Esses produtos podem oferecer um ponto de partida padronizado e um objetivo para a sua equipe de gestores/líderes em desenvolvimento. 8 Whitepaper:

9 As matrizes da avaliação podem variar dependendo das necessidades dentro do ambiente. Tudo isso dependerá do tempo disponível, do nível de conhecimento da sua equipe de desempenho, e do conteúdo dos programas de desenvolvimento de lideranças já conduzidos em sua empresa. Abaixo, segue um exemplo de como pode ser uma matriz: Nota: P designa a avaliação como fonte Primária da informação contida na fase O quê? ; S se refere à avaliação que serve como fonte Secundária de informação. Sua matriz deve refletir os fatores ou pilares identificados, e as avaliações que você deseja utilizar. Certifique-se de que cada fator seja apoiado por pelo menos duas avaliações. 9 Whitepaper:

10 CONCLUSÃO Grandes líderes podem ser desenvolvidos. Podemos prever como nossos melhores líderes irão se comportar em uma variedade de situações. Grandes líderes assumem as coisas e fazem com que elas funcionem. Eles tomam medidas com disciplina e organizadas. Eles usam seu poder e autoridade de forma objetiva, e influenciam os outros através do otimismo e da autoconfiança. O primeiro passo para se tornar um líder melhor é preencher uma avaliação objetiva da habilidade do gestor/líder em usar os pilares da liderança. Uma vez que os pontos fortes e as oportunidades de crescimento estiverem claras, o gestor/líder pode trabalhar com um guia para determinar como melhorar as áreas que exigem crescimento. Todos nós podemos ser líderes melhores. Uma comunidade é como um navio: todos devem estar preparados para assumir o timão. - Henrik Ibsen Este conteúdo é de propriedade da Fellipelli Consultoria Organizacional. Sua reprodução; a criação e reprodução de obras derivadas - a transformação e a adequação da obra original a um novo contexto de uso; a distribuição de cópias ou gravações da obra, na íntegra ou derivada -, sendo sempre obrigatória a menção ao seu autor/criador original. 10 Whitepaper:

11 SÃO PAULO Rua Claudio Soares, 72 2º andar Sala 218 Pinheiros São Paulo / SP CEP: (11) RIO DE JANEIRO Rua Cel. Moreira César, 160 Salas 601, 616 e 617, Icaraí Niterói / RJ CEP: (21) (21)

Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA SOBRE O INSTITUTO VOCÊ + DE 40 UNIDADES NO BRASIL E TAMBÉM NA EUROPA Maior instituto de PNL da América Latina, o Instituto VOCÊ

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Cuidar de gente. Este é o nosso negócio. QUEM SOMOS? A Realize é uma consultoria de desenvolvimento e gestão de pessoas, especializada em liderança, estruturação deprocessos

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

PORTFÓLIO.

PORTFÓLIO. PORTFÓLIO www.cpdec.com.br Por que investir em educação corporativa? Integrar e engajar colaboradores Estimular senso crítico, criatividade e reflexão Valorizar o indivíduo Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

A Força de Trabalho em Janeiro 2015

A Força de Trabalho em Janeiro 2015 A Força de Trabalho em 2020 Janeiro 2015 Pesquisa Global 27 Países 5,400 Pessoas; 2,700 executivos e 2,700 funcionários conduzida por Oxford Economics Oxford Economics, The 2020 Workforce, 2014 Os cinco

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC

FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC Mapeamento de Perfil Comportamental A TEORIA DISC DISC é um modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos

Leia mais

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Por que Coaching para Escritórios de Advocacia? Os escritórios são, nos dias de hoje, uma empresa e isso não tem mais volta. Assim, não dá para o advogado

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa. Eduardo Pitombo

Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa. Eduardo Pitombo Aplicação da Aprendizagem Adaptativa nas ações de Educação Corporativa Eduardo Pitombo O que é Educação Corporativa De acordo com Meister (1999), educação corporativa é uma iniciativa organizacional, cujo

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Administração e gestão de pessoas 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

CONHECIMENTO PARA A EXCELÊNCIA. PROGRAMAS DA ANOVA PARA A ESCOLA ITAÚ UNIBANCO DE NEGÓCIOS

CONHECIMENTO PARA A EXCELÊNCIA. PROGRAMAS DA ANOVA PARA A ESCOLA ITAÚ UNIBANCO DE NEGÓCIOS CONHECIMENTO PARA A EXCELÊNCIA. PROGRAMAS DA ANOVA PARA A ESCOLA ITAÚ UNIBANCO DE NEGÓCIOS 2017-2018 CONHECIMENTO PARA A EXCELÊNCIA. ISSO MUDA O SEU MUNDO NO ITAÚ. SEUS COLABORADORES ESTÃO PRONTOS PARA

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Prêmio Destaque GESTÃO DE PESSOAS

Prêmio Destaque GESTÃO DE PESSOAS Prêmio Destaque GESTÃO DE PESSOAS Orgulho de Ser GRAACC Empresa: Hospital GRAACC Site: www.graacc.org.br Cidade: SÃO PAULO / SP Funcionários Diretos: 700 Unidades: 1 Capital: NACIONAL Segmento: SAÚDE HOSPITALAR

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE

GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE GUIA PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS INTERNOS E TRANSFORMAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE Introdução 03 Importância de um bom atendimento ao cliente 05 Como melhorar esse processo 07 Ferramentas importantes

Leia mais

Liderança e Gestão em ambientes de incerteza

Liderança e Gestão em ambientes de incerteza Liderança e Gestão em ambientes de incerteza As pessoas não gostam de sair da sua zona de conforto e por isso elas resistem e impedem que as mudanças aconteçam. As novas perspectivas para o mercado e para

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

A força de trabalho em 2020

A força de trabalho em 2020 A força de trabalho em 2020 A iminente crise de talentos Visão geral Preparar a força de trabalho para 2020 é uma ação decisiva quando o que está em jogo é a estratégia, o crescimento e o desempenho dos

Leia mais

Planejamento de Sucessão no Brasil

Planejamento de Sucessão no Brasil Planejamento de Sucessão no Brasil Resultados da pesquisa realizada em outubro de 2013 Glaucy Bocci Dezembro de 2013 2013 Towers Watson. Todos os direitos reservados. Contexto Crescimento/volatilidade

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Esse é um PROGRAMA EXCLUSIVO CR BASSO, onde você terá tudo o que precisa para se tornar um Líder de alta performance, potencializando suas competências e alavancando

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH Liderança e Gestão com Pessoas VISÃO DO CURSO Este curso é voltado para qualquer pessoa que queira assumir um papel de liderança na vida, na carreira e nos negócios. Nele,

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido

RESUMO. Exercício Resolvido RESUMO O conceito de gerenciamento de processo não é novo, e há muito tempo vem sendo utilizado e transformando a forma de se administrar às empresas. De acordo com Gary Hamel e C. K. Prahalad os executivos

Leia mais

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA

SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Liderança na 4ª Revolução Industrial Quatro personas para lidar com uma era de mudanças e incertezas. Março de 2019

Liderança na 4ª Revolução Industrial Quatro personas para lidar com uma era de mudanças e incertezas. Março de 2019 Liderança na 4ª Revolução Industrial Quatro personas para lidar com uma era de mudanças e incertezas Março de 2019 Liderança na 4ª Revolução Industrial O que a pesquisa lançada pela Deloitte em Davos (janeiro

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

RECURSOS HUMANOS POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

RECURSOS HUMANOS POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Jan.205. OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir conceitos, critérios e responsabilidades para os seguintes Programas de Desenvolvimento da Ipsos: Treinamentos Técnicos, Treinamentos Comportamentais,

Leia mais

Relatório Comparativo

Relatório Comparativo 09/08/2017 O Relatório Comparativo aborda o nível de correlação de um determinado Perfil Comportamental com o PIC (Perfil Ideal para o Cargo), possibilitando que gestores e profissionais de recursos humanos

Leia mais

O treinamento COACHING GERENCIAL

O treinamento COACHING GERENCIAL O treinamento COACHING GERENCIAL Esse treinamento foi desenvolvido para profissionais que buscam técnicas e ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de seus comportamentos ligados a liderança,

Leia mais

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO Preparado por Tim Creasey, Diretor de Inovação A crescente demanda por profissionais de Gestão de Mudanças Formalização de papéis de trabalho Nos

Leia mais

SoftExpert HDM Suite

SoftExpert HDM Suite HDM Suite Desenvolvendo talentos para a excelência. Desafios Solução Benefícios www.softexpert.com.br Como sua empresa transforma a gestão de desempenho individual em um processo real e eficiente? www.softexpert.com.br

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

APRENDER COM A RISC. APRENDER COM A RISC sobre:

APRENDER COM A RISC. APRENDER COM A RISC sobre: Capacitar os talentos de sua organização assegura o alinhamento com as demandas do mercado que está em constante transformação. Além de desenvolver o potencial criativo de sua equipe para inovar, a capacitação

Leia mais

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL.

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. Criada para atuar nas quatro áreas de ensino da UCL Administração, Engenharias, Sistemas e Design, a IDEAS, após

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

Maturidade Digital da Industria de Seguros do Brasil e seus reflexos no Profissional de Seguros"

Maturidade Digital da Industria de Seguros do Brasil e seus reflexos no Profissional de Seguros Maturidade Digital da Industria de Seguros do Brasil e seus reflexos no Profissional de Seguros" Novembro 2016 Copyright Capgemini 2016 All rights. Liderança Digital A velocidade da transformação digital

Leia mais

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz

O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR. Daniela Diniz O PAPEL DO RH ESTRATÉGICO NAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR Daniela Diniz MISSÃO: CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR,TRANSFORMANDO CADA ORGANIZAÇÃO EM UM GREAT PLACE TO WORK PRESENÇA GLOBAL EMPRESAS PARTICIPANTES

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão. Paul Dinsmore

Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão. Paul Dinsmore Como Garantir o Sucesso no Gerenciamento de Projetos com Foco em Liderança e Gestão Paul Dinsmore PAUL DINSMORE Autoridade em Gerenciamento de Projetos e Gestão Organizacional. Autor ou coordenador de

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA América Latina 9 países

17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA América Latina 9 países 17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA 132.682 América Latina 9 países 17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA 87.161

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANÁLISE SWOT S - STRENGTHS - FORÇAS - INTERNO W - WEAKNESSES - FRAQUEZAS - INTERNO O - OPPORTUNITIES - OPORTUNIDADES - EXTERNO T - THREATS - AMEAÇAS - EXTERNO PORQUE FAZER SWOT?

Leia mais

Lista de exercícios. Gestão por competências. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Gestão por competências. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão por competências 1. (CESPE/MPU/Analista/2010) Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Ernst & Young University.

Ernst & Young University. Ernst & Young University. De portas abertas para o seu crescimento pessoal e profi ssional. A educação está no cerne de grande parte dos problemas que afligem o Brasil. No atual cenário de globalização

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional.

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28/01/2017 Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Leonardo Lino Soares Especialista

Leia mais

Modelo de Competências da SHRM Para o Profissional de RH Um roteiro para o Sucessos

Modelo de Competências da SHRM Para o Profissional de RH Um roteiro para o Sucessos Modelo de Competências da SHRM Para o Profissional de RH Um roteiro para o Sucessos Ariel da Silveira Superintendente de Recursos Humanos ITAIPU Binacional November 4, 2013 Kari R. Strobel, Ph.D. Conhecendo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo Coordenador Nacional Prof. Rubens Pimentel Neto Formou-se em Administração

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO@ENTHEUSIASMOS.COM.BR 22 DE AGOSTO DE 2017 AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2020 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro

Leia mais

Liderança é ação e não posição!

Liderança é ação e não posição! Liderança é ação e não posição! APRESENTAÇÃO Seja bem-vindo! A proposta deste e-book é apresentar conceitos e ferramentas, em linguagem simples, bem como a essência de conceitos das melhores práticas de

Leia mais

2018 EDTECH. As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018

2018 EDTECH. As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018 2018 EDTECH As novas realidades da educação profissional 18 ABRIL DE 2018 SÃO FRANCISCO SERGIO AGUDO COUNTRY MANAGER UDEMY BRASIL SÃO PAULO M I S S Ã O MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO APRENDIZADO

Leia mais

Construção e desenvolvimentos de equipes em um ambiente matricial

Construção e desenvolvimentos de equipes em um ambiente matricial Livraria virtual PMI 2010 Karen Davey-Winter Construção e desenvolvimentos de equipes em um ambiente matricial Por Karen Davey-Winter, PMP O que é uma equipe? Há muitos tipos de equipes. Uma equipe funcional

Leia mais

People Strategy Consulting

People Strategy Consulting People Strategy Consulting Nosso Propósito Por que a People Strategy? A People Strategy possui longa experiência e especialização em processos de desenvolvimento de pessoas e de negócios. Nosso papel é

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

A Africa Talents resulta de uma fusão estratégica entre a A+ (A+ Angola, A+ Africa e Angola Talents) e a Talent Consulting, incluindo também um acordo

A Africa Talents resulta de uma fusão estratégica entre a A+ (A+ Angola, A+ Africa e Angola Talents) e a Talent Consulting, incluindo também um acordo A Africa Talents resulta de uma fusão estratégica entre a A+ (A+ Angola, A+ Africa e Angola Talents) e a Talent Consulting, incluindo também um acordo de parceria estratégica com a BET ON PEOPLE. Deste

Leia mais

O gestor de Pessoas nas Entidades Filantrópicas de saúde: O futuro / tendências. Miriam Branco da Cunha

O gestor de Pessoas nas Entidades Filantrópicas de saúde: O futuro / tendências. Miriam Branco da Cunha O gestor de Pessoas nas Entidades Filantrópicas de saúde: O futuro / tendências Miriam Branco da Cunha Principais Desafios Um mundo autônomo Vários negócios dentro de um só: farmácia, suprimentos, alimentação,

Leia mais

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Criação do Conhecimento como processo Sintetizador

Criação do Conhecimento como processo Sintetizador Criação do Conhecimento como processo Sintetizador Criação do Conhecimento como Processo Sintetizador Coleta de informações publicadas e não publicadas Coleta de informações externas Coleta de informações

Leia mais

A Complexa tarefa na. Gestão de Pessoas. Sami Boulos Filho

A Complexa tarefa na. Gestão de Pessoas. Sami Boulos Filho A Complexa tarefa na Gestão de Pessoas Sami Boulos Filho Quais os desafios da liderança atualmente? Produzir resultados Garantir sustentabilidade financeira Investimentos geradores de valor Custos de forma

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto MBA GESTÃO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 600 horas DURAÇÃO: 22 meses COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto 1 O melhor MBA Gestão Empresarial do Brasil, concebido

Leia mais