GESMS. Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Prevencionista da SMS EM OBRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESMS. Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Prevencionista da SMS EM OBRAS"

Transcrição

1 Análise Prevencionista da Tarefa - APT SMS EM OBRAS

2 INTRODUÇÃO Nos slides a seguir, estamos divulgando a APT que é uma ferramenta que complementa a AST, analisando o passo a passo e pontos de atenção das tarefas para identificar os riscos potenciais de cada passo. RESPONSABILIDADE DA FISCALIZAÇÃO Providenciar treinamento com a força de trabalho da empresa contratada, utilizando o impresso dos slides pertinentes à atividade de cada trabalhador; Após o treinamento, os impressos (slides) deverão ser colocados junto às frentes de trabalho; Caso na frente de serviço não haja lugar hábil para afixar os impressos, coloque-os na área de vivência.

3 OBJETIVO A APT visa facilitar a compreensão, pelos trabalhadores, do passo a passo e os pontos de atenção da tarefas a serem por eles realizadas, buscando a prevenção e riscos para o trabalho em condições seguras. A metodologia para realização da APT é feita conforme fluxograma abaixo: 1 2 Planejar Levantar as Tarefas 3 Análise da Tarefa Listando os Riscos 6 Implantação e Acompanhamento 5 Normas e Procedimentos 4 Medidas de Controle Obs.: A APT é utilizado como um complemento da AST.

4 1 PLANEJAR Nesta etapa, após a formação das equipes multidisciplinares, o líder deve organizar, em função das atividades, as tarefas que serão feitas nas APT. 2 LEVANTAR AS TAREFAS Nesta etapa, propõem-se o levantamento das tarefas mais relevantes. 3 ANALISE DA TAREFA LISTANDO OS RISCOS Nesta etapa, após o levantamento das tarefas, deve-se identificar os riscos inerentes a cada tarefa.

5 4 MEDIDAS DE CONTROLE Para cada risco listado devem ser identificados as medidas já existentes, e caso necessário devem ser determinadas medidas adicionais para controlar e neutralizar os riscos. Isto sim, possibilita um desempenho seguro do trabalho executado. É importante e essencial que as medidas de controle sejam claramente descritas, se possível com fotos, para facilitar a compreensão do trabalhador. 5 NORMAS E PROCEDIMENTOS Deve-se prestar atenção às Normas Regulamentadoras - NR, relacionadas as tarefas, bem como, normas da ABNT aplicáveis e procedimentos internos da contratada da BR. Desta forma é garantida uma ampla abordagem na eliminação dos riscos aumentando as condições seguras no trabalho.

6 APT 6 IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO O que foi planejado nas etapas anteriores, incluindo medidas de controle previstas, deve ser colocado em prática. A realização do trabalho nestas condições será analisada para haver propostas de medidas complementares de controle, que serão incluídas no campo CONDIÇÕES ADVERSAS.

7 LISTAS DAS APTs: 23. Atividade com Caminhão Munck; 24. Serviço de Escavação Manual; 25. Atividade com Motoniveladora (compactador de Percussão); 26. Atividade de Escavação Mecânica com Retroescavadeira; 27. Movimentação de Materiais por meio de Gruas; Obs.: As APTs anteriores já foram enviadas.

8 APT 023 TAREFA : E.P.I.s : Atividade com Caminhão Munck Capacete com jugular, luva de raspa, óculos de seguança, calçado de segurança, proteção auricular, cinto de segurança com dois Talabartes (quando trabalho for acima de dois metros). PROCEDIMENTO PADRÃO 1) Na preparação da atividade: 1.1) Só será liberado o trabalho nesta atividade após a emissão PT, AST e LV. 1.2) O funcionário que for executar a tarefa deverá estar com todos os EPI's obrigatórios. 1.3) O operador deverá ser habilitado e apresentar documentação que não esteja fora da validade. O mesmo acontecendo com o motorista, habilitado e com a carteira vigente. 1.4) Verificar a existência de algum risco adicional a atividade a ser executada. 1.5) Verificar se o equipamento está em boas condições para a realização das atividades. 1.6) Se faz necessário manter o local de trabalho limpo e organizado. 1.7) Manter o local isolado afim de evitar a permanência de pessoas não envolvidas com a atividade. 1.8) Verificar a condição do piso, se o mesmo oferece resistência para suportar o peso do equipamento antes de o mesmo patolar. OBS: OS ITENS NÃO CONTEMPLADOS NESTA APT, QUE FIZEREM-SE NECESSÁRIOS A SUA EXECUÇÃO, DEVERÃO SER PREVIAMENTE CONSULTADOS AO SETOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA DIMENSIONAMENTO DOS RISCOS/ PERIGOS E MEDIDAS DE CONTROLE A SEREM ADOTADOS. 2) Na execução do trabalho: 2.1) Ao realizar a movimentação utilizar cabo guia ou cabo de força para direcionar a carga evitando assim o contato direto com o material. 2.2) Verificar o risco de contato com redes aéreas existentes no local, devendo o responsável pela movimentação de carga ter conhecimento do peso e dimensionamento do material que será movimentado. 2.3) Em caso de incidência de chuvas ou ventos fortes, as atividades deverão ser paralisadas até que as condições ofereçam segurança para tal atividade. 2.4) O colaborador deverá manter seu ASO atualizado. 2.5) Periodicamente deverá ser realizado um check list de verificação das condições do veiculo, de forma a garantir a segurança dos envolvidos na tarefa. 2.6) Utilizar uma postura de trabalho adequada, de forma evitar lesões pessoais. 3) Finalização: 3.1) Descartar todos os resíduos, caso seja necessário, conforme legislação local vigente. CONDIÇÕES ADVERSAS: ELABORAÇÃO: Adriano Barcelos APROVAÇÃO Paulo Emanuel DATA/REVISÃO 29/08/2011 Rev. 00 REFERENCIA: ITC-GESMS NR-06 // NR-18

9 APT 024 TAREFA : E.P.I.s : Serviço de Escavação Manual Capacete com jugular, óculos de proteção, luva de raspa, óculos de proteção, calçado de segurança. PROCEDIMENTO PADRÃO 1) Na preparação da atividade: 1.1) Só será liberado o trabalho nesta atividade após a emissão PT, AST e LV. 1.2) O funcionário que for executar a tarefa deverá estar com todos os EPI's obrigatórios. 1.3) Se faz necessário manter o local de trabalho com isolamento instalado de forma eficaz, evitando assim a permanência de pessoas não envolvidas na atividade. 1.4) Verificar a existência de algum risco adicional a atividade a ser executada. 1.5) Manter o local de trabalho organizado de forma a evitar acidentes. 2) Na execução do trabalho: 2.1) Em nenhum momento deverá improvisar qualquer ferramenta ou equipamento. 2.2) Avaliar as condições das ferramentas devido ao risco de quebra e projeção sobre os colaboradores que estejam trabalhando no local. 2.3) As escavações que atinjam profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. 2.4) Utilizar uma postura de trabalho adequada, de forma evitar lesões pessoais. 2.5) O colaborador deverá manter seu ASO atualizado. \ 3) Finalização: 3.1) Descartar todos os resíduos, caso seja necessário, conforme legislação local vigente. CONDIÇÕES ADVERSAS: OBS: OS ITENS NÃO CONTEMPLADOS NESTA APT, QUE FIZEREM-SE NECESSÁRIOS A SUA EXECUÇÃO, DEVERÃO SER PREVIAMENTE CONSULTADOS AO SETOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA DIMENSIONAMENTO DOS RISCOS/ PERIGOS E MEDIDAS DE CONTROLE A SEREM ADOTADOS. ELABORAÇÃO: Adriano Barcelos APROVAÇÃO Paulo Emanuel DATA/REVISÃO / Rev. 00 REFERENCIAS: ITC-GESMS NR-06 // NR-18

10 TAREFA : Atividade com Motoniveladora (Compactador de Percussão) APT 025 E.P.I.s : Capacete com jugular, calçado de segurança com biqueira de proteção, óculos de proteção, luva de proteção raspa ou vaqueta, protetor auricular. PROCEDIMENTO PADRÃO 1) Na preparação da atividade: 1.1) Só será liberado o trabalho na atividade, após a emissão da PT, AST e LV. 1.2) Antes de iniciar a tarefa, certifique-se que esteja utilizando todos os EPI`s. 1.3) Só poderá executar esta atividade profissional devidamente treinado. 1.4) Verificar as condições do local, se existe algum risco adicional a atividade a ser executada. 1.5) Se faz necessário manter o local de trabalho limpo e organizado de forma a evitar acidentes. 1.6) Verificar as condições dos equipamentos que serão utilizados no desenvolvimento das atividades. 1.7) Manter o local da atividade isolado. 2) Na execução do trabalho: 2.1) Deverá ter uma postura de trabalho adequada, de forma evitar lesões pessoais. 2.2) Suspender os trabalhos em caso de intempéries. 2.3) O colaborador deverá ser avaliado e aprovado clinicamente em seu ASO para realização de trabalho. \ 2.4) Executar o abastecimento do equipamento quando o mesmo estiver desligado. 2.5) Verificar o caminho por onde passar o equipamento evitando assim o risco de compactação em piso rígido fazendo com que o equipamento se projete contra o operador. 2.6) Recomenda-se usar luvas anti-vibrações. OBS: OS ITENS NÃO CONTEMPLADOS NESTA APT, QUE FIZEREM-SE NECESSÁRIOS A SUA EXECUÇÃO, DEVERÃO SER PREVIAMENTE CONSULTADOS AO SETOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA DIMENSIONAMENTO DOS RISCOS/ PERIGOS E MEDIDAS DE CONTROLE A SEREM ADOTADOS. 3) Finalização: 3.1) Descartar todos os resíduos, conforme legislação local vigente. CONDIÇÕES ADVERSAS: ELABORAÇÃO: Adriano Barcelos APROVAÇÃO Paulo Emanuel DATA/REVISÃO 29/08/2011 Rev. 00 REFERENCIA: NR-06 // NR-18 ITC-GESMS

11 TAREFA : E.P.I.s : Atividade de Escavação Mecânica com Retroescavadeira Capacete com jugular, calçado de segurança, óculos de proteção e protetor auricular APT 026 PROCEDIMENTO PADRÃO 1) Na preparação da atividade: 1.1) Só será liberado o trabalho na atividade, após a emissão da PT, AST e LV. 1.2) Antes de iniciar a tarefa, certifique-se que esteja utilizando todos os EPI`s. 1.3) O operador deverá ser treinado e habilitado para executar as atividades. 1.4) Verificar as condições do local, se existe algum risco adicional a atividade a ser executada. 1.5) Se faz necessário manter o local de trabalho limpo e organizado de forma a evitar acidentes. 1.6) Verificar a resistência do piso onde o equipamento realiza a atividade. 1.7) Verificar se existe cabos elétricos ou tubulações que estejam enterrados. 2) Na execução do trabalho: 2.1) Distribuir a carga na caçamba do caminhão, visando o equilíbrio da mesma. 2.2) Deverá ter uma postura de trabalho adequada, de forma evitar lesões pessoais. 2.3) Suspender os trabalhos em caso de intempéries. 2.4) O colaborador deverá ser avaliado e aprovado clinicamente em seu ASO para realização das atividades. \ 2.5) Deverá ser realizado um check list de verificação das condições do veículo, de forma a garantir a segurança. 2.6) Verificar se o equipamento está desligado no momento da manutenção. OBS: OS ITENS NÃO CONTEMPLADOS NESTA APT, QUE FIZEREM-SE NECESSÁRIOS A SUA EXECUÇÃO, DEVERÃO SER PREVIAMENTE CONSULTADOS AO SETOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA DIMENSIONAMENTO DOS RISCOS/ PERIGOS E MEDIDAS DE CONTROLE A SEREM ADOTADOS. 3) Finalização: 3.1) Descartar todos os resíduos, conforme legislação local vigente. CONDIÇÕES ADVERSAS: ELABORAÇÃO: Adriano Barcelos APROVAÇÃO Paulo Emanuel DATA/REVISÃO 29/08/2011 Rev. 00 REFERENCIA: NR-06 // NR-18 ITC-GESMS

12 APT 027 TAREFA : E.P.I.s : Movimentação de Materiais por meio de Gruas Capacete com jugular, luvas de proteção de raspa, óculos de proteção e calçado de segurança. PROCEDIMENTO PADRÃO 1) Na preparação da atividade: 1.1) Só será liberado o trabalho nesta atividade após a emissão PT, AST e LV. 1.2) O funcionário que for executar a tarefa deverá estar com todos os EPI's obrigatórios. 1.3) Só poderá executar esta atividade profissional devidamente qualificado. 1.4) Se faz necessário manter o local de trabalho com isolamento instalado de forma eficaz, evitando assim a permanência de pessoas não envolvidas na atividade. 1.5) Verificar a existência de algum risco adicional a atividade a ser executada. 1.6) Manter o local de trabalho organizado de forma a evitar acidentes. 1.7) Elaborar plano de rigger. 1.8) O operador deverá apresentar habilitação própria para a execução desta atividade e que esteja no período de vigência. OBS: OS ITENS NÃO CONTEMPLADOS NESTA APT, QUE FIZEREM-SE NECESSÁRIOS A SUA EXECUÇÃO, DEVERÃO SER PREVIAMENTE CONSULTADOS AO SETOR DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA DIMENSIONAMENTO DOS RISCOS/ PERIGOS E MEDIDAS DE CONTROLE A SEREM ADOTADOS. ELABORAÇÃO: APROVAÇÃO Adriano Barcelos Paulo Emanuel DATA/RIVISÃO 29/08/2011 Rev. 00 REFERENCIA: ITC-GESMS NR-06 // NR-18 2) Na execução do trabalho: 2.1) O local para execução da atividade deverá ser devidamente isolado evitando que existam ainda atividades logo abaixo, evitando assim o risco de acidentes por queda de materiais. 2.2) O equipamento devera manter em local visível a capacidade máxima da carga a ser movimentada. \ 2.3) A comunicação deverá ser executada por meio de radio transmissor utilizando faixa exclusiva para que não haja interferência de outros comunicadores não envolvidos com as atividades. 2.4) O rigger deverá ter conhecimento do material a ser movimentado bem como peso e dimensões, para não colocar em risco as pessoas envolvidas com a atividade e também as pessoas que estejam executando suas atividades ao redor. 2.5) Antes de subir o colaborador deverá ter sua pressão arterial verificada a fim de minimizar o risco de mau súbito devido a altura. 2.6) Utilizar uma postura de trabalho adequada, de forma evitar lesões pessoais. 2.7) O colaborador deverá manter seu ASO atualizado. 3) Finalização: 3.1) Descartar todos os resíduos, caso seja necessário, conforme legislação local vigente. CONDIÇÕES ADVERSAS: