A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DO PROUNI E DO REUNI PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DO PROUNI E DO REUNI PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES"

Transcrição

1 A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DO PROUNI E DO REUNI PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Cristini Colleoni 1 Introdução O presente texto se refere ao projeto de pesquisa apresentado ao programa de Pós- Graduação stricto sensu em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel. O objetivo da pesquisa é fazer uma análise das políticas de ampliação do acesso ao Ensino Superior propostas pelos programas PROUNI e REUNI 2, criados pelo governo Lula (2003 até o presente), no contexto das novas exigências para a Educação Superior na formação dos trabalhadores na atualidade. Diante disso, busca-se compreender quais as razões econômicas, políticas e ideológicas que permeiam estes programas, partindo do pressuposto de que expressam contradições próprias da realidade/sociedade em que estão inseridos. Assim, a partir da análise do PROUNI e do REUNI, pretende-se compreender tanto as políticas de acesso ao ensino superior, quanto os processos de mudança social e as transformações econômicas pelas quais a sociedade passou, a partir de Políticas para ampliação do acesso ao Ensino Superior O Prouni e o Reuni Ampliar o acesso ao Ensino Superior e alcançar uma maior equidade com uma formação de qualidade são questões centrais da política educacional proferidas pelo Governo Lula. No início do mandato do então presidente, propostas referentes a este 1 Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Fundamentos da Educação pela mesma instituição, professora da rede pública municipal da cidade de Cascavel e integrante do GEPPES Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social da UNIOESTE Cascavel. 2 PROUNI Programa Universidade para Todos. REUNI Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

2 assunto serviram como pano de fundo das políticas educacionais. Assim, foram implantadas várias políticas voltadas a esta finalidade e diversas Instituições de Ensino Superior foram instituídas, bem como foram criados novos tipos e modalidades de cursos. Dentre as medidas criadas pelo Governo Lula ( até o presente), referentes à ampliação do acesso ao Ensino Superior, os programas PROUNI e REUNI são os que mais marcaram as políticas educacionais voltadas para esta modalidade de ensino. O Brasil tem vivenciado novas experiências com relação a estas transformações, o que serve como importante referência para a análise dos desafios da Educação Superior na sociedade contemporânea e, em especial aos países em desenvolvimento visto que, historicamente, a Universidade é a responsável pela formação dos trabalhadores que auxiliarão no desenvolvimento do país. Nas primeiras leituras das legislações e das entrevistas concedidas por representantes do governo Lula, referentes aos programas PROUNI e REUNI, observouse que houve um considerável aumento no número de estudantes ingressos em Instituições de Ensino Superior. Só com o PROUNI, segundo o site até o primeiro semestre de 2010, mais de 700 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa que, tem como meta principal, o acesso à Universidade para estudantes de baixa renda e para professores da rede pública. No caso do REUNI, uma forte expectativa foi gerada no tocante à expansão das Universidades Federais. O governo Lula afirmou na criação do respectivo projeto que construiria novas Unidades, incentivaria a abertura de novos cursos, bem como ampliaria os recursos para tais instituições, expandiria o número de jovens na Universidade e preencheria as vagas ociosas existentes. Segundo o site maisbrasilparamaisbrasileiros.wordpress.br, a meta é abrir novos cursos e criar mais de vagas até Entretanto, nas análises feitas em Colleoni (2009) e Trópia (2009), percebeu-se que ambos os programas acenam para um crescimento no número de vagas no Ensino Superior, mas apresentam alguns problemas. No PROUNI, um deles diz respeito às pessoas que são por ele beneficiadas, pois segundo o próprio MEC, os dados apresentados para a inscrição no programa nem sempre são fidedignos. Além disso, o governo federal, com a criação desse programa, por meio de alguns artifícios, parece

3 investir mais no ensino privado do que nas Universidades Públicas, sendo que, o ensino público, a priori, é uma das principais reivindicações não apenas dos professores, mas também dos alunos, ou seja, da comunidade. O REUNI, conforme as Diretrizes Gerais do Decreto Presidencial nº (BRASIL, 2009a), tem dentre outras propostas, o objetivo de ampliar e garantir a permanência no Ensino Superior Público bem como, pôr fim às vagas ociosas que existem em diversos cursos de graduação, além de propor a reestruturação acadêmico/curricular, objetivando elevar a qualidade do ensino, dentre outras medidas. Mas, parece que há uma grande polêmica em torno de uma das variadas metas do REUNI, que diz respeito à proporção do número de alunos por professor. Nas primeiras aproximações com o tema, observou-se que professores novos, chamados professores-equivalentes (não efetivos), seriam contratados para atender à demanda de alunos, porém, estes professores teriam uma carga horária excessiva e desproporcional às condições e exigências do trabalho. Assim, a questão do acesso democratização - e equidade no Ensino Superior faz parte do que se pretende analisar no trabalho de dissertação. Percebe-se que há, aparentemente, por parte dos governantes, a preocupação em ampliar o número de alunos nas Universidades, com discursos que afirmam ser a educação a responsável pela formação e qualificação da mão-de-obra. Entretanto, questiona-se quais as condições que estão levando o governo Lula (2003 até o presente) a ampliar o número de alunos no Ensino Superior, visto que elas fazem parte de todo um processo de readequações relacionadas ao modo de produção capitalista e a mudança cultural advinda da consolidação da ideologia neoliberal, representada pela figura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Sendo assim, considera-se importante compreender as transformações ocorridas no capitalismo que a partir de 1990, resultaram em Reformas Estatais, no caso do Brasil e passaram a exigir mudanças na educação, em especial na modalidade do Ensino Superior. Escolheu-se o PROUNI e o REUNI por se tratarem de programas que defendem o acesso a Universidade e, de certa forma, parecem ter expandido o número de vagas tanto em Universidades privadas (PROUNI) quanto nas públicas (REUNI). Em outras palavras, estes programas são considerados democráticos, pois segundo o discurso do governo Lula, possibilitam o acesso à Universidade para aqueles que até então se viam longe dela.

4 Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Rede de Comunicadores no Portal do MEC em 28 de abril de 2009, o governo federal, desde que iniciou as reformas para o Ensino Superior, dobrou, nos últimos seis anos, as vagas de ingressos a este nível de ensino que antes eram de apenas 113 mil vagas disponíveis a cada processo seletivo e hoje passam de 227 mil. Assim, questiona-se: Neste contexto, quais as razões econômicas, políticas e ideológicas que permeiam os programas de acesso à Universidade? Na mesma entrevista, o ministro afirmou que mais de 20 mil vagas foram canceladas nos cursos de Direito de instituições que, segundo ele, não prezam pela qualidade e compromisso com a educação. Contudo, estas políticas de acesso estão garantindo a qualidade e a permanência dos estudantes nas Universidades? Isto porque, como apresentado por Mazzuco e Teixeira (2009) e apontado brevemente acima, percebeu-se que dentre muitos aspectos democráticos trazidos pelos programas PROUNI e REUNI, determinadas ações podem colocar em risco a qualidade dos cursos ofertados por estas Instituições de Ensino Superior. Atualmente, a ampliação do acesso ao Ensino Superior tem sido assunto relevante para a sociedade. Desde governos anteriores ao do presidente Lula, a reforma do Ensino Superior tornou-se objeto da ação político-administrativa e hoje, com o PROUNI e REUNI, está adquirindo um determinado formato. Após o tenso período de crises relacionadas ao modo de produção capitalista e do modelo ditatorial vivenciado no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, a educação passou a ser vista como a principal medida para o desenvolvimento do país, no contexto do mercado global competitivo. Assim, foram implantadas diversas políticas públicas advindas dos Organismos Internacionais, patrocinadas pelos países do capitalismo central. Na elaboração dessas políticas, diversos procedimentos e ajustes referentes à educação devem ser cumpridos pelos países em desenvolvimento que, como se sabe, são subsidiados pelos países ricos como os Estados Unidos, por exemplo. Neste sentido, as políticas de ampliação do acesso ao Ensino Superior também podem ser consideradas medidas que estão envoltas por intenções não apenas de interesse da classe trabalhadora que busca uma graduação ou qualificação, mas também das intenções do Estado em atender as exigências impostas pelos Organismos Internacionais.

5 O atual governo ao implantar programas como o PROUNI e REUNI, cumpre o que é de dever do Estado. O direito à educação gratuita e de qualidade já havia sido anunciado na Lei Maior do Brasil, a Constituição de 1988, mas parecia esquecido. Assim, pretende-se mostrar que o fato de resgatá-las e implementá-las por parte do Governo Lula é de suma importância. Porém, é preciso entendê-las, pois, pelo que se percebe, tais programas são proclamados como democráticos no sentido de que oferecem acesso à Universidade. Mas, parte-se do pressuposto de que as políticas sociais advindas do Estado geralmente estão voltadas para atender aos reais interesses da classe dominante 3 e não da classe trabalhadora. Os anseios que impulsionam os jovens na luta pelo acesso ao Ensino Superior estão cada vez mais presentes na sociedade atual. O direito está garantido por lei. Porém, o acesso era, até então, restrito à classe que detém os modos de produção. O governo Lula iniciou seu mandato anunciando que a educação também faria parte do carrochefe de seu governo. Logo, para cumprir com a promessa de Educação Para Todos, programas como o PROUNI e REUNI foram criados. Todavia, parte-se da ideia de que as políticas voltadas para o acesso ao Ensino Superior, em especial o PROUNI e o REUNI, possuem várias contradições que se pretende analisar com esta pesquisa. Deste modo, é necessário compreender a difusão dessas políticas, no momento atual, bem como as razões que impulsionaram o governo a criá-las, pois se concebendo a democracia como burguesa (SAES, 2001), estas políticas, ditas democráticas atendem a determinados interesses por parte da classe dominante. Mas, por outro lado, a classe trabalhadora também pode ser beneficiada, pois de certa forma, está tendo acesso a Universidade. Considera-se importante analisar a que interesses estão pautadas as políticas para democratização do acesso ao Ensino Superior, proclamadas como redentoras e o que significaria esta democratização, no contexto da democracia formal. Cabe deixar claro que não está se afirmando que a educação não possa trazer mudanças. Mas esperar que ela, por si só, transforme a sociedade capitalista é quase uma utopia. 3 C.f. MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2008.

6 Desta forma, no decorrer da pesquisa, buscar-se-á compreender como estão inseridos os programas PROUNI e REUNI no processo de ampliação do acesso ao Ensino Superior, bem como, as mudanças que estão ocorrendo em relação a esta modalidade de ensino e que fomentam as razões do aumento do número de vagas, cursos e instituições. Nos últimos anos, as transformações ocorridas no modelo capitalista como, por exemplo, a flexibilização da economia e a reforma Estatal da década de 1990, no Brasil especificamente, passaram a exigir reformas relacionadas ao acesso ao Ensino Superior. Assim, diversas políticas voltadas a este nível de ensino foram criadas. Dentre estas políticas, há as de incentivo à ampliação de vagas em Universidades Públicas e Privadas. Segundo Dourado e Oliveira (1999, p. 5), as transformações no mundo do trabalho devem ser contextualizadas nos atuais cenários contemporâneos que se baseiam na inter-relação de três matrizes fundamentais, a saber: a revolução técnicocientífica ou tecnológica, o processo de globalização e o projeto neoliberal (DOURADO e OLIVEIRA, 1999, p. 5 e 6). Para os referidos autores, as transformações na sociedade contemporânea resultaram no aumento do desemprego, da fome, da miséria, violência, exclusão social, enfim, contribuíram para o crescimento da desigualdade e da divisão de classes e passaram a exigir a reestruturação da produção e do trabalho, que colocaram em xeque a formação e qualificação do trabalhador. Para Dourado e Oliveira, Tal questão relaciona-se, de um modo geral, com o processo de globalização do capital, pautado pela competição, por um padrão de eficiência e pela minimalização do papel do Estado, pela reestruturação produtiva que incorporou e incorpora, cotidianamente, os avanços tecnológicos e as novas técnicas de organização da produção e do trabalho (DOURADO e OLIVEIRA, 1999, p. 7). O discurso da eficiência e qualidade passou então a redirecionar a expansão do Ensino Superior com a finalidade de modernizar a sociedade de acordo com os moldes dos ajustes do capitalismo, que se transformava desde a década de As reformas educacionais na América Latina e em especial no Brasil vêm sendo implementadas com base na cartilha de instituições multilaterais como o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, dentre outros.

7 Porém, com a criação do PNE 4, no governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), uma das constatações consideradas grave no diagnóstico referente ao Ensino Superior, diz respeito ao baixo índice de acesso à universidade o que, segundo o PNE, exige políticas de ampliação do acesso, objetivando atender à crescente pressão pela sua expansão, de modo a atingir patamares mais aceitáveis de acesso no panorama latinoamericano (DOURADO e OLIVERIA, 1999, p. 16). Entretanto, essas políticas devem se equilibrar entre os setores públicos e privados de forma que mantenham a diversificação do sistema de educação superior e, consequentemente, pela superação do modelo único (indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão) (Idem). Contudo, o que parece ficar claro é a preocupação em atender a demanda em relação à ampliação das vagas - a democratização do acesso à universidade porém, como medida para evitar o conflito entre as classes antagônicas da sociedade, sem a garantia da democratização, da equidade da qualidade e dos recursos necessários a esta modalidade de ensino. No decorrer da década de 1990, a reforma do Estado redefiniu o papel da educação no mundo globalizado. O Estado, cumprindo seu papel, transferiu para os diferentes setores a responsabilidade para com a educação. No entanto, no início do governo Lula, propostas relacionadas a este tema voltaram a tomar força nas propostas de campanhas eleitorais e dos planos de governo. E, segundo Silva Júnior (2007, p. 89) é necessário deixar claro o cenário a que se encontrava o Ensino Superior no Brasil, após o governo de FHC. Nos dados do MEC/INEP, em 2004, as vagas públicas neste nível de ensino tiveram acréscimo de 16% e 84% no setor privado 5. Essa diferença entre o setor público e privado se deu, segundo o autor citado, pela expansão das IES (Instituições de Ensino Superior) privadas em virtude da reforma do Estado, encabeçada por Luiz Carlos Bresser Pereira, em 1995, no governo de FHC. Silva Júnior também aponta o grande número de vagas ociosas tanto nas universidades públicas quanto nas privadas e segundo ele, isto se deu por vários fatores dentre os quais está à grande desigualdade entre as classes na 4 O PNE é o Plano Nacional de Educação, criado no governo FHC como uma das exigências da nova LDB 9.394/96. 5 Cf. SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Reforma Universitária: A nova forma histórica das esferas pública e privada no início do século XXI. In: Educação, sociedade de classes e reformas universitárias / Paulino José Orso (org.). Campinas, SP: Autores Associados, 2007a. P

8 sociedade capitalista. Neste sentido, em relação às universidades privadas, diferentes medidas foram tomadas como, por exemplo, a fusão de turmas com baixo número de alunos, atrasos nos salários dos professores, etc. O outro agravante é devido ao crescimento no número de IES privadas que passou para 45%, entre 2001 e 2003, aumentando consideravelmente o número de vagas ociosas nestas instituições. A origem destes problemas se encontra também, segundo Silva Júnior, nas promessas de transformações e do novo cidadão brasileiro do projeto político do governo FHC (SILVA JÚNIOR, 2007, p. 95 e 96). FHC, num movimento de atualização de sua teoria da dependência, em sua prática política à frente da presidência, governou conforme o capital financeiro internacional, preocupando-se tangencialmente com o capital nacional industrial e com o fortalecimento de um capital produtivo brasileiro (SILVA JÚNIOR, 2007, p. 96). Nas reformas universitárias do governo FHC, ficou então constatado o incentivo às IES privadas enquanto as universidades públicas eram tratadas com descaso, como citado anteriormente. Neste contexto de crises também relacionadas à educação, Lula assumiu o poder com uma grande diferença de votos e com a crença de grande parte da nação em suas propostas de governo que trouxeram, dentre várias, as políticas para o Ensino Superior. Com a intenção de cumprir uma das metas propostas pelo PDE Plano de Desenvolvimento da Educação 6 e as promessas de ampliação do acesso ao Ensino Superior, o governo Lula criou a partir da medida provisória nº 213 de 2004, o PROUNI Programa Universidade Para Todos, instituído pela Lei nº de 13 de janeiro de 2005 e o REUNI Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, pelo decreto nº de 24 de abril de Porém, como citado inicialmente neste texto, há várias contradições nestes programas e que geram as seguintes questões: Quais as razões econômicas, políticas e ideológicas que permeiam os programas de acesso ao Ensino Superior? Quais os 6 O PDE foi lançado pelo MEC no dia 24 de abril de 2007, pelo decreto nº 6.094/2007, com a promessa de garantir a qualidade da educação brasileira. O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, como também é conhecido, foi comparado com o antigo PNE, criado no governo FHC, anunciando que superaria as metas da gestão anterior e acrescentaria novas medidas para a efetivação das políticas educacionais brasileiras. Para saber mais: SAVIANI, Dermeval. PDE Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise crítica da política do MEC. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

9 interesses do Estado com a criação destas políticas? Políticas que ampliam o número de matrículas, mas colocam em xeque a qualidade da educação desvinculando o tripé ensino, pesquisa e extensão, que buscam atender recomendações de organismos multilaterais para os países em desenvolvimento, reafirmam a divisão de classes da sociedade capitalista, enfim, podem ser consideradas medidas de democratização do acesso ao ensino? Parecem estranhas as medidas que buscam o desenvolvimento do país pela universidade, mas que colocam em risco as questões de equidade, permanência e acesso. Além do mais, outra interrogação que se tem, se refere ao PROUNI. O programa foi criado em 2003, logo no início do mandato do presidente Lula, período este em que as universidades públicas se encontravam praticamente sucateadas em relação às IES privadas que apesar das crises de inadimplência, entre outras, ampliavam-se diariamente, tanto que no ano de 2004, já chegava a 90% o número total destas IES, no Brasil (SANTOS, 2008). Ao invés de priorizar o ensino público, o governo criou um programa voltado para a iniciativa privada. Por que não se foi pensado inicialmente, em atuar em prol do ensino público que preza pelo tripé ensino pesquisa extensão, levando em consideração que a educação pública e gratuita é direito de todos? Retomando os governos posteriores à ditadura militar brasileira, observou-se que desde os governos Collor e FHC, nos quais os pressupostos do neoliberalismo se efetivaram no Brasil, o Estado brasileiro tem criado diversas políticas sociais, de caráter assistencialista e minimalista apoiados na ideia de democratização e com o intuito de desenvolver o país. A educação, neste sentido, é apresentada como a alternativa para isso. Os dados estatísticos disponíveis no site do MEC das políticas voltadas para a ampliação do acesso ao Ensino Superior, provindas do governo Lula (2003 até o presente), demonstram um acréscimo no número de matrículas em Instituições de Ensino Superior. Assim, não se pode negar que elas certamente significam um avanço na História da Educação Brasileira. Entretanto, estes programas permitem outras análises sobre suas conveniências. Uma delas refere-se ao Estado. Segundo a concepção marxista, este tem uma função a cumprir. De acordo com Saes, esta função é assegurar a coesão da sociedade de classes vigente, mantendo sob controle o conflito entre as classes sociais antagônicas (...) (SAES, 2001, p. 96).

10 Desta forma, pode-se dizer que programas que visam o aumento do número de estudantes no Ensino Superior possuem várias contradições que se pretende investigar e analisar no trabalho de dissertação - e, uma destas sem dúvida, é o fato da exigência de cumprir apenas a ampliação nos números de alunos matriculados em Universidades, mas possibilitando, ao mesmo tempo, o acesso ao Ensino Superior pela camada da população mais ameaçada pelas desigualdades sociais e que até então se mantiveram aquém da Universidade. Não se pode esquecer que um novo modelo de sociedade com uma educação de qualidade e melhores condições para todos, só ocorrerá mediante a intensa luta de classes. E, neste contexto de mudanças no Ensino Superior, deve-se ter sempre em mente quais as razões que justificam a expansão do acesso à Universidade, pois esta é considerada o espaço de possíveis transformações e, concordado com Orso, Reformar a universidade seriamente, portanto, implica considerar que a sociedade se constitui num espaço de conflito, de lutas e disputas sociais tendo em vista a construção de um projeto de vida, sociedade e de homem. Cabe aos que querem outro tipo de educação lutar por outro tipo de sociedade (ORSO, 2007a, p. 7). Somente com a luta por um ensino de qualidade e pelas melhores condições na educação pública, com políticas que vão desde o Ensino Básico até o Ensino Superior é que se poderá afirmar que a educação no Brasil é para todos. Esta sociedade não está pronta e acabada. Ela está em constante transformação e os rumos que ela toma são ditados pelos sujeitos que fazem a história e que tem o poder de transformá-la. Assim, são nas lutas de classes contra as contradições da sociedade capitalista que se devem travar as primeiras mudanças. A universidade é um espaço de lutas e decisões. Por isso, é preciso continuar na defesa do acesso e na garantia da qualidade do ensino, principalmente, público. O direito à educação de qualidade está garantido em lei. Logo, é dever do Estado cumpri-lo. Considerações finais

11 Como apresentado inicialmente, este texto é parte do projeto de dissertação que se pretende desenvolver durante o curso de Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desta forma, as conclusões que se chegou até aqui foram baseadas nas primeiras aproximações com o tema e se apresentam como suposições. Para a efetivação do trabalho, considerando-se que as políticas para a ampliação do acesso ao Ensino Superior são decorrentes das transformações ocorridas no Brasil, a partir da década de 1990, considera-se essencial buscar suporte em autores que explicitem as transformações no modelo capitalista e que passaram a exigir a ampliação no número de vagas nesta modalidade de ensino. Desta forma, é importante recorrer à história e compreender os motivos que justificaram tais políticas. Em seguida, pretendese analisar as políticas para ampliação do acesso ao Ensino Superior pelos programas PROUNI e REUNI. Para tal, será feito um estudo bibliográfico apoiando-se em autores que pesquisam sobre o tema, contextualizando estas políticas com o processo histórico da educação, nos últimos anos. Além disso, é essencial que se analise a legislação sobre o Ensino Superior. Portanto, far-se-á um levantamento e estudo das políticas educacionais do governo Lula, dentre as quais estão à legislação dos programas em foco, o Plano Nacional de Educação, a LDB, os informativos do MEC referentes ao REUNI e ao PROUNI, entre outros. Referências Bibliográficas: BRASIL. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Disponível em: Acessado em: 20/09/2009a.. Vagas no ensino superior quadruplicam. Disponível em: Acessado em 20/09/2009b.. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Disponível em: portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf. Acessado em agosto de 2010.

12 . Ensino superior tem mais vagas, qualidade e avaliação Entrevista em áudio concedida pelo Ministro da Educação Fernando Haddad. Disponível em: option=com_docman&itemid=238. Acessado em 19/09/09.. ProUni Programa Universidade Para Todos - Principal. Disponível em: Acesso agosto de Reuni e Prouni garantem expansão do acesso ao Ensino Superior. Disponível em: Acessado em julho de COLLEONI, Cristini. O Debate sobre o conceito de democracia e as políticas democráticas do governo Lula ( ) o PROUNI em questão. Monografia de especialização apresentada no programa de Pós-graduação Lato Sensu em Fundamentos da Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, DOURADO, Luiz Fernandes. OLIVEIRA, João Ferreira de. Políticas Educacionais e Reconfiguração da Educação Superior no Brasil. In: Universidade pública: políticas e identidade institucional. Luiz Fernandes Dourado e Afrânio Mendes Catani (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados; Goiânia, GO: Editora da UFG, MAZZUCO, Neiva Gallina. TEIXEIRA, Érica. O REUNI enquanto ampliação da democracia: algumas interrogações e entraves. In: Anais do 4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Unioeste, Cascavel, PR CD-room, ORSO, Paulino José. Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Organizador: Paulino José Orso. Campinas SP: Autores Associados, 2007a, (Coleção Educação Contemporânea). ORSO, Paulino José. Neoliberalismo: equívocos e conseqüências. In.: LOMBARDI, J. C. e SANFELICE, J. L. Liberalismo e Educação. Campinas: Autores Associados, SAES, Décio. República do Capital. São Paulo: Boitempo, SANTOS, Bruno Lima Patrício dos. A política de Ampliação da Oferta do Ensino Superior: Democratização? In: Democratizar, v. II, nº 2, maio/agosto de Disponível em: n2/art_bruno.pdf. Acesso em julho de SAVIANI, Dermeval. PDE Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise crítica da política do MEC. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 99). SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Reforma Universitária: A nova forma histórica das esferas pública e privada no início do século XXI. In: Educação, sociedade de classes e

13 reformas universitárias / Paulino José Orso (org.). Campinas, SP: Autores Associados, P , (Coleção Educação Contemporânea). TRÓPIA, Patrícia Vieira. O ensino superior em disputa: alianças de classe e apoio a política para o ensino superior no governo Lula. In: Revista Iberoamericana de Educación On Line. Disponível em: - Acessado em 20 de setembro de 2009.

FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS. LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA

FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS. LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA FINANCIAMENTO NO PNE E OS DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS LUIZ ARAÚJO Doutor em Educação Professor da Universidade de Brasília Diretor da FINEDUCA O QUE ESTÁ EM JOGO? Em todo debate sobre financiamento educacional

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação

TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação 1 APRESENTAÇÃO O financiamento da educação superior pública constitui-se num dos

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Eleição presidencial e o pensamento econômico no Brasil 1 I - As correntes do pensamento econômico

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.)

1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.) 1. Compare o PNE 2001/2010 com o projeto PNE 2011/2020 (estrutura do documento, quantidade de metas, abrangências,etc.) O PNE 2001/2010 é um documento mais extenso, com 98 páginas e com 7 artigos em relação

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

ACESSO, PERMANÊNCIA E (IN) SUCESSO: UM ESTUDO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CATARINENSE

ACESSO, PERMANÊNCIA E (IN) SUCESSO: UM ESTUDO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CATARINENSE ACESSO, PERMANÊNCIA E (IN) SUCESSO: UM ESTUDO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CATARINENSE Autores : Gabriel Moura BRASIL; Sônia Regina de Souza FERNANDES Identificação

Leia mais

A Educação Superior em Mato Grosso

A Educação Superior em Mato Grosso A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE BERALDO, Tânia M. Lima UFMT VELOSO, Tereza C. M. Aguiar UFMT GT: Política de Educação Superior / n.11 Agência Financiadora: Sem Financiamento

Leia mais

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim 1 Direito a inclusão digital Nelson Joaquim Vivemos num mundo globalizado, numa sociedade da informação e do conhecimento. A inclusão digital faz parte do direito à educação, até porque as novas tecnologias

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL Ana Paula Domingos Baladeli 1 Introdução As transformações científicas e tecnológicas vivenciadas atualmente impulsionam cada vez mais

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Sandra Maria Zanello de Aguiar, e-mail:szaguiar@gmail.com. Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015

PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 PROJETO DE LEI Nº 21.624/2015 Institui o Projeto Estadual de Auxílio Permanência aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica das Universidades Públicas Estaduais da Bahia e dá outras

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

Influências das políticas públicas de inclusão

Influências das políticas públicas de inclusão artigo Rodrigo Perla Martins Diretor do Sinpro/RS Doutor em História, Mestre em Ciência Política e graduado em História. Influências das políticas públicas de inclusão na educação superior e os benefícios

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11 1 Introdução No contexto da reforma da administração do Estado, ocorrida com o fim da ditadura militar, a educação sofreu ajustamentos que se refletiram nas mudanças ocorridas na legislação durante

Leia mais

Palavras-chave: Políticas Curriculares; Formação de Professores; Qualidade da Educação; Plano Nacional de Educação

Palavras-chave: Políticas Curriculares; Formação de Professores; Qualidade da Educação; Plano Nacional de Educação DEMANDAS PARA POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ana Paula Peixoto Soares UFRJ Camila de Moraes Barbalho UFRJ Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro A Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE, fundada em 1961 1, é uma associação civil de caráter educativo,

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Sandra Fernandes Leite Unicamp. Cristiane Teresa Dombosco

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Francisco das Chagas Fernandes (FNE/MEC) Introdução Desde a promulgação da Constituição Federal de Educação de 1988, o Brasil vivencia, do ponto de vista

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

WONCA IBEROAMERICANA CIMF

WONCA IBEROAMERICANA CIMF WONCA IBEROAMERICANA CIMF III CÚPULA IBERO AMERICANA DE MEDICINA FAMILIAR FORTALEZA, BRASIL 29 e 30 de abril de 2008 CARTA DE FORTALEZA No ano em que se comemora o 30º Aniversário da Declaração de Alma

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS

LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS 5 Educação Superior Karoline dos Reis Macedo 1 Carina Elisabeth Maciel 2 Pôster Resumo: Este texto é parte da pesquisa

Leia mais

Motor do desenvolvimento

Motor do desenvolvimento Motor do desenvolvimento É o papel que o autor de Escola e democracia e História das idéias pedagógicas no Brasil, este último vencedor do Prêmio Jabuti 2008, defende para a educação brasileira: o de força

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Ana Claudia da Silva Rodrigues; Lílian Maria Paes de Carvalho Ramos (Orientadora) Universidade Federal Rural

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Avaliação institucional: potencialização do processo ensino e aprendizagem A avaliação institucional é uma prática recente

Leia mais

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, estamos no período em que se comemoram os vinte anos de promulgação da Constituição Cidadã de

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

No. 034113. Linha de Pesquisa : Estrutura de Renda e Orçamento Familiar TITULO. Resumo

No. 034113. Linha de Pesquisa : Estrutura de Renda e Orçamento Familiar TITULO. Resumo No. 034113 Linha de Pesquisa : Estrutura de Renda e Orçamento Familiar TITULO "ISEP - Índice de Sharpe Escolar a Partir da Prova Brasil: Criação e Estudo". Resumo Criado em 1990, o Saeb é um sistema de

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o O Terceiro Setor Terceiro setor é a tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos da América para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público,

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA. Concepção de currículo integrado

FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA. Concepção de currículo integrado FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROEJA Concepção de currículo integrado A FORMAÇÃO INTEGRADA A formação Integrada Dois eventos recentes: marcaram as lutas O decreto 2.208/97 Aparta ensino médio de educação profissional

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE COSTA, Efigênia Maria Dias 1 NEVES, Elidiana Oliveira das 2 OLIVEIRA, Marta Luis de 3 SANTOS, Jefferson Silva de Barros 4 SILVA, Luiz Eduardo

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

de cidadania como estratégia de transformação política e social, buscando um conceito de justiça e de direitos, imbricados às práticas democráticas.

de cidadania como estratégia de transformação política e social, buscando um conceito de justiça e de direitos, imbricados às práticas democráticas. 1 CIDADANIA DESIGNADA: O SOCIAL NA REFORMA DO ESTADO UM ESTUDO SOBRE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM GOIÁS SILVA, Rejane Cleide Medeiros UFG GT-03: Movimentos Sociais e Educação O ressurgimento da

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS 20 METAS. Palestra: Campo Grande MS 27.03.2015

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS 20 METAS. Palestra: Campo Grande MS 27.03.2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS 20 METAS. Palestra: Campo Grande MS 27.03.2015 MILTON CANUTO DE ALMEIDA Consultor Técnico em: Financiamento, Planejamento e Gestão da Educação, Plano de Carreira e Previdência

Leia mais

EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO EM KARL MARX

EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO EM KARL MARX EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO EM KARL MARX Maria Catarina Ananias de Araujo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Email: mariacatarinaan@gmail.com Prof.Dr. Valmir Pereira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

Laura Olívia de Oliveira Issy 1 ; Márcio Fernandes 2 ;Agnaldo Teodoro de Miranda 3

Laura Olívia de Oliveira Issy 1 ; Márcio Fernandes 2 ;Agnaldo Teodoro de Miranda 3 XVIII CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 19 a 23 de outubro de 2009 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: AUXÍLIOS À GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS DE URUTAÍ, GO Laura Olívia de Oliveira Issy 1 ; Márcio

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

Atenção Básica agora é Prioridade!

Atenção Básica agora é Prioridade! Atenção Básica agora é Prioridade! Hêider A. Pinto 1 Rodolfo S. Koerner 2 Diego C. A. Silva 3 Em apenas 10 meses de Governo Dilma Rousseff já podemos afirmar que a Atenção Básica entrou na agenda central

Leia mais

Audiência Pública Educação Infantil no PNE 17/8/2011

Audiência Pública Educação Infantil no PNE 17/8/2011 Audiência Pública Educação Infantil no PNE 17/8/2011 Movimento social Causa: Educação Infantil Atuação política 26 Estados + Distrito Federal ATUAÇÃO POLÍTICA Legislação Social Científico Gestão Articular

Leia mais

Brasília, 5 de agosto de 2003

Brasília, 5 de agosto de 2003 1 Brasília, 5 de agosto de 2003 Pronunciamento da reitora Wrana Maria Panizzi, presidente da Andifes, em reunião dos dirigentes com o sr. presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Senhor Presidente

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO O ESTUDO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MUNICIPAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Sofia Muniz Alves Gracioli Uni-FACEF 1 Paulo de Tarso Oliveira Uni-FACEF 2 Introdução

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

CAPACIDADE INSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PROTEGIDO

CAPACIDADE INSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PROTEGIDO CAPACIDADE INSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PROTEGIDO Em sistemas educacionais federativos, como o brasileiro, estados e municípios, além da União, dispõem de autonomia política e responsabilidade pela gestão

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI N o 560, DE 2015 Dispõe sobre critério para a concessão de bolsas pelas agências federais de fomento à pesquisa. Autor: Deputado

Leia mais

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO

A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO Alexsandra Magne Rubino

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 1. Missão O Departamento

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS O PAPEL DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL NA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO EM CRECHE ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS Débora Brondani da Rocha Bacharel em Direito e Auditora Pública Externa do TCERS Hilário Royer-

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Prof. Msc Milene Silva Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e críticas. Função

Leia mais

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular

Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Práxis, Pré-vestibular Popular: Constante luta pela Educação Popular Graziele Pissollatto da Costa, UFSM Ana Carolina Machado, UFSM Roberto Lopes do Nascimento Filho, UFSM Toni Pissollatto da Costa, UFSM

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR)

REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

OS INDICADORES AMBIENTAIS COMO PARÂMETROS DE MELHORIAS DA QUALIDADE DE VIDA

OS INDICADORES AMBIENTAIS COMO PARÂMETROS DE MELHORIAS DA QUALIDADE DE VIDA OS INDICADORES AMBIENTAIS COMO PARÂMETROS DE MELHORIAS DA QUALIDADE DE VIDA Ana Rosa Salvalagio Edyane Silva de Lima 1 Micheli Cristine Schneider No século XX havia um certo orgulho dos cidadãos referentes

Leia mais

Carta Aberta aos Estudantes e Trabalhadores dos Cursos de Graduação a Distância em Serviço Social no Brasil

Carta Aberta aos Estudantes e Trabalhadores dos Cursos de Graduação a Distância em Serviço Social no Brasil 1 Carta Aberta aos Estudantes e Trabalhadores dos Cursos de Graduação a Distância em Serviço Social no Brasil Os delegados, observadores e convidados reunidos entre os dias 6 e 9 de setembro de 2009, em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA REGULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO Responsável: CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JUNIOR Esta proposta insere-se no projeto de pesquisa

Leia mais

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico. GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORTALECENDO A COMUNICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resumo VIEIRA, Ana Luzia da Silva - UNINOVE STANGHERLIM, Roberta - UNINOVE

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 124 ENTREVISTA UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA O BRASIL COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO O Plano Nacional de Educação (PNE) entrou em vigor em 2014 e tem programação até 2024. Esta entrevista entre dois membros

Leia mais