Manual do utilizador do Dolphin EasyReader. Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do utilizador do Dolphin EasyReader. Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada."

Transcrição

1 Manual do utilizador do Dolphin EasyReader Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada.

2 Índice Manual do utilizador do Dolphin EasyReader... 1 Índice... 2 Utilização Básica do Dolphin EasyReader... 3 Resumo da Interface do EasyReader Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Standard Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Compacto O Menu Pop-up... 8 Abrir um Livro Acerca dos Livros Digitais Falados DAISY e ANSI/NISO Z Tipos de DAISY DTB que o EasyReader pode ler Tipos de DTB ANSI/NISO Z que o EasyReader pode ler Acerca de ficheiros de texto Acerca de ficheiros HTML Acerca dos ficheiros DAISY XML Navegar num DTB no EasyReader O Centro de Navegação Biblioteca - Centro de Navegação Índice - Centro de Navegação Marcadores - Centro de Navegação Adicionar Marcadores Notas livres Navegar entre marcadores Localizar Procurar Preferências Personalizar - Geral Personalizar os destaques Personalizar - Reprodução Personalizar o ecrã Controlo de Volume Mini Leitor Mini Leitor Standard Mini Leitor Compacto Voz Própria Teclas de Atalho Activação, Suporte e Registo do EasyReader Activação do Produto Suporte e Registo do Produto Licença de Utilização (EULA)... 49

3 Utilização Básica do Dolphin EasyReader Este guia do utilização pode ser lido a qualquer altura premindo F1 no teclado. Para começar, aqui estão alguns controlos básicos para o ajudar a navegar neste guia do utilizador: Para iniciar e parar a reprodução, prima Espaço. Para navegar entre frases, prima Cursor Esquerda ou Cursor Direita para se mover para trás ou para trás ao longo de um livro ou deste guia do utilizador. Para navegar entre títulos / capítulos secções, use as teclas de Cursor Cima ou Cursor Baixo para se mover para trás ou para trás ao longo de um livro ou deste guia do utilizador. Para procurar todas as ocorrências de uma palavra ou expressão, prima Ctrl + S e escreva o texto a procurar. Para marcar um ponto de um livro ou deste guia do utilizador, prima Ctrl + B. Para ver o indíce de um livro ou deste guia do utilizador, prima Alt + Shift + I. A partir daqui, pode saltar imediatamente para uma secção específica. Para comutar a voz própria dos controlos, prima Ctrl + F1. Para sair deste guia do utilizador prima Escape. Os controlos básicos de navegação também estão acessíveis via a interface noecrã:

4 Resumo da Interface do EasyReader O EasyReader foi desenhado para ser acessível a todos os utilizadores. O interface principal contém os controlos de reprodução padrão para livros DAISY e ANSI/NISO Z Todos os controlos são acessíveis com o rato ou o teclado através de teclas de atalho. O EasyReader tem duas vistas alternativas para o ecrã principal. "Standard" e "Compacto". Ecrã Principal Standard: Ecrã principal é a vista pré-definida e, para além dos controlos de reprodução e navegação padrão, contém botões para funções que incluem procura, marcadores e definições.

5 O Ecrã Principal Compacto: O ecrã principal compacto oferece uma maior área de visualização para o conteúdo do ecrã e contém controlos de reprodução e navegação básicos. 2.1 Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Standard Controlos de Navegação Título Anterior Cursor Acima. Próximo Título Cursor Abaixo. Seguinte Cursor Direita. Anterior Cursor Left.

6 Reproduzir / Parar Espaço. Abrir um Livro Ctrl + O. Procurar Ctrl + S. Adicionar Marcador Ctrl + B. Personalizar Ctrl + P. Abrir Centro de Navegação Ctrl + N. Mudar para o Mini Leitor Ctrl + R. Comutar modo Standard / Compacto Ctrl + W. Página acima / Página abaixo - teclas Page up ou Page down. Histórico atrás / Histórico à frente Alt + Cursor Esquerda e Alt + Cursor Direita. Barra de Deslocamento do Progresso. Saltar atrás Ctrl + Cursor Esquerda. Saltar à frente Ctrl + Cursor Direita. Controlo de Volume Ctrl + J e Ctrl + K.

7 2.2 Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Compacto Controlos de Navegação Título Anterior Cursor Acima. Anterior Cursor Left. Seguinte Cursor Direita. Próximo Título Cursor Abaixo. Abrir um Livro Ctrl + O. Procurar Ctrl + S. Adicionar Marcador Ctrl + B. Personalizar Ctrl + P. Centro de Navegação Ctrl + N. Reproduzir / Parar Espaço. Mudar para o Mini Leitor Ctrl + R. Comutar modo Standard / Compacto Ctrl + W.

8 2.3 O Menu Pop-up Fazendo um clique direito do rato ou premindo <Shift + F10> ou a tecla de aplicação, irá lançar um menu pop-up que contém as seguintes funções do EasyReader:

9 Reproduzir / Parar Adicionar, Ver marcador Navegar o Centro de Navegação o Título Anterior o Título Seguinte o Ir para o Início do Livro o Ir para o Fim do Livro o Página Anterior o Próxima Página o Marcador anterior o Próximo Marcador o Anterior por nível. o o Seguinte por nível. Definir Nível de Navegação o Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Abrir Livro Preferências Localizar Procurar Ajuda Mostrar Informação Voz Própria Tamanho do Texto o Maior o o o o Acerca de Sair Grande Médio Mais Pequeno Pequeno

10 Abrir um Livro O EasyReader pode abrir e reproduzir livros digitais falados, ficheiros DAISY XML, ficheiros de texto e ficheiros HTML. Existem diferentes formas de abrir um livro através da caixa de diálogo "Abrir" onde pode seleccionar ou explorar até encontrar o ficheiro que pretende. Os métodos são os seguintes: 1. Seleccione o botão "abrir" na interface. 2. Pressione Ctrl + O. 3. Pressione o botão direito do rato ou pressione Shift + F10 ou a tecla definida na licação para aceder ao Menu. Seleccione a opção "Abrir Livro" do menu. 4. Seleccione "Adicionar" na Biblioteca no "Centro de Navegação". No diálogo "Abrir" pode seleccionar a pasta ou unidade contendo o audiolivro, ficheiros DAISY XML, ficheiros de texto ou ficheiro HTML que pretende abrir. Pode filtrar a lista de ficheiros seleccionando o formato específico a partir da lista apresentada. Seleccionando "Todos os formatos (recomendado)"serão apresentados todos os formatos. Após ter seleccionado o ficheiro que pretende abrir pressione o botão "OK" ou a tecla "Enter".

11 Um audiolivro é representado pelo ícone do Dolphin EasyReader. Se usar o filtro "Todos os formatos (inteligente)" então apenas os audiolivros serão mostrados, e não os restantes formatos suportados. Isto torna a identificação de um audiolivro mais simples. Finalmente, se inserir um CD-ROM contendo um livro na unidade de CD enquanto o EasyReader estiver em execução, o programa irá perguntar-lhe se quer abrir esse livro. 3.1 Acerca dos Livros Digitais Falados DAISY e ANSI/NISO Z O Dolphin EasyReader reproduzirá diferentes tipo de Livros Áudio (DTB) a partir de dois formatos: DAISY e ANSI/NISO Z39.86.

12 3.1.1 Tipos de DAISY DTB que o EasyReader pode ler O EasyReader pode reproduzir todos os tipos de DTB DAISY 2.0 até DAISY Existem 6 tipos de DTB DAISY. Existem 6 tipos de DTB DAISY: Áudio Integral só com Título. Este é um DTB DAISY sem estrutura navegável. Apenas o título aparece como texto e o conteúdo é apresentado como audio linear. Acesso directo a pontos dentro do DTB não é possível. Áudio Integral só com NCC. Este é um DTB DAISY com estrutura. A estrutura é bi-dimensional, oferecendo navegação sequencial e hierárquica. Em muitos casos, a estrutura deste tipo de DTB lembra o índice dos livros impressos. Áudio integral com NCC e texto parcial. Este é um DTB DAISY DTB com audio estruturado e algum texto adicional. Os componentes de texto adicional podem existir quando é útil a procura de palavras chave ou o acesso directo ao texto, por exemplo no índice, glossário, etc. Áudio e texto integral. Este é um DTB DAISY com estrutura e texto e audio integrais. O audio e o texto estão sincronizados. Texto Integral e Áudio parcial. Este é um DTB DAISY com estrutura, texto integral e audio parcial. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar Áudio de partes do conteúdo que não tenham ficheiros áudio. Texto sem áudio. Este é um DTB DAISY que contém uma NCC e apenas texto electrónico estruturado. Não existe áudio. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar áudio do livro.

13 3.1.2 Tipos de DTB ANSI/NISO Z que o EasyReader pode ler O Dolphin EasyReader pode ler todos os tipos de áudio livros ANSI/NISO Z /2005. Existem 6 tipos de ANSI/NISO Z /2005 DTB's: Áudio Integral só com Título. Este é um áudio livro ANSI/NISO Z /2005 DTB que não tem estrutura navegável. Apenas o título aparece como texto e o conteúdo é apresentado como audio linear. Acesso directo a pontos dentro do DTB não é possível. Áudio Integral só com NCX. Este é um DTB ANSI/NISO Z que não tem estrutura navegável. A estrutura é bi-dimensional, oferecendo navegação sequencial e hierárquica. Em muitos casos, a estrutura deste tipo de DTB lembra o índice dos livros impressos. Audio Integral ou parcial com NCX. Este é um ANSI/NISO Z /2005 DTB com estrutura parcial em Texto e Áudio. Partes não gravadas podem ser cobertas por partes em texto, que o Dolphin EasyReader poderia ler usando o modo TTS e partes sem texto serão cobertas por audio. As partes não gravadas do áudio podem ser partes que tanto poderiam ser criadas com voz sintética como com voz humana. Por exemplo, índices, números de página, glossários, etc. O texto adicional pode ocorrer quando a pesquisa de palavras-chave ou o acesso directo ao texto são vantajosos (por exemplo em índices e glossários), etc. Áudio e texto integral. Este é um livro audio ANSI/NISO Z /2005 com texto e audio. O audio e o texto estão completamente sincronizados. Texto Integral e Áudio parcial. Este é um livro ANSI/NISO Z /2005 com uma estrutura completa em texto e audio parcial. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar Áudio de partes do conteúdo que não tenham ficheiros áudio. Texto sem áudio. Este é um audio livro ANSI/NISO Z /2005 que contém NCX e apenas texto eletrónico estruturado. Não existe áudio. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar áudio do livro.

14 3.2 Acerca de ficheiros de texto O Dolphin EasyReader pode abrir ficheiros de texto codificados em ASCII ou UTF8. O texto é adaptado automaticamente ao tamanho da janela e o tipo de letra é 12pt Courier New. Tem apenas um cabeçalho qu é o início deda primeira frase e não tem páginas. A navegação é feita como em todos os materiais Daisy. 3.3 Acerca de ficheiros HTML O Dolphin EasyReader pode abrir todos os ficheiros HTML armazenados no seu computador e que podem ser abertos no Internet Explorer 6. Os ficheiros HTML contêm frames que não são suportados. Só ode modificar a cor de fundo, a cor do texto e a cor do sublinhado na frase seleccionada. O Dolphin EasyReader detecta todos os títulos no documento procurando pelos elementos h1-6, que podem depois ser vistos no separador Índice da janela do Centro de Navegação. Pode navegar para a frase anterior/seguinte, para o topo, fundo, usando o rato, e para o título anterior/seguinte. Também pode navegar em todo o texto. 3.4 Acerca dos ficheiros DAISY XML O Dolphin EasyReader pode abrir ficheiros DAISY XML criados de acordo com a especificação DTBook. O ficheiro DAISY XML pode ser criado no Microsoft Word usando o suplemento "Microsoft Guardar como DAISY XML". Isto pode ser transferido a partir do website do consórcio DAISY (www.daisy.org). O ficheiro DAISY XML é navegável da mesma forma que os ficheiros HTML.

15 Navegar num DTB no EasyReader O EasyReader permite várias formas de navegar livros DAISY ou ANSI/NISO Z /2005: 1. Os controlos de Navegação na interface do EasyReader. Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar cada um destes quatro botões irá resultar nas seguintes funções de navegação. Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar cada um destes quatro botões irá resultar nas seguintes funções de navegação: Nota: Para que estes botões funcionem, o DTB tem que ter sido criado para permitir navegação por página. Fazer Tab ou usar o rato para seleccionar um dos botões do Histórico irá fazer com que o utilizador possa acompanhar os comandos de navegação anteriores.

16 2. Comandos de Teclado. O uso do teclado permite controlos de navegação adicionais: Anterior: Cursor Esquerda Seguinte Cursor Direita. Atrás XX segundos (Incrementos de tempo definidos em "Personalizar Geral"): Ctrl + Cursor Esquerda. À frente XX segundos (Incrementos de tempo definidos em "Personalizar Geral"): Ctrl + Cursor Direita. Título Anterior Cursor Acima. Próximo Título Cursor Abaixo. Definir nível de navegação (subir nível): Ctrl + Shift + Cursor Acima. Definir nível de navegação (descer nível): Ctrl + Shift + Cursor Abaixo. Navegar por nível definido - Título anterior: Ctrl + Cursor Acima. Navegar por nível definido - Título seguinte: Ctrl + Cursor Abaixo. Página seguinte (se disponível): Page Down. Página anterior (se disponível): Page Up. Início do livro: Ctrl + Home. Final do livro: Ctrl + End. Marcador seguinte (se disponível): Ctrl + Page Down. Marcador anterior (se disponível): Ctrl + Page Up. 3. "Apontar e clicar" no conteúdo. Se estiver a usar um rato, é possível fazer um clique esquerdo nas frase dos conteúdos para navegar para esse ponto do livro. 4. Barra de deslocamento. É possível navegar através do livro "arrastando" a barra de deslocamento na interface principal ou fazendo tab até lá e usando os cursor esquerdo e direito para mover a barra.

17 5. Menu pop-up. Clique direito, ou prima <Shift + F10> ou a "tecla de aplicação" para chamar um menu. Usando este método de navegação é possível navegar entre capítulos, páginas, e marcadores e para o início ou fim do livro. 6. Mini Leitor. Veja a secção apropriada sebre o Mini Leitor mais à frente neste guia.

18 O Centro de Navegação O Centro de Navegação é uma janela que contém a biblioteca do utilizador, o índice, páginas e outro conteúdo adicional, e uma lista de marcadores que tenham sido inseridos pelo utilizador do livro actualmente aberto. Fazendo Tab até ou usando o rato para seleccionar o botão do Centro de Navegação irá abrir a janela. Em alternativa, prima Ctrl + N no teclado O Centro de Navegação irá aparecer. Para circular entre as vistas de Biblioteca, Índice e Marcadores, clique com o rato nos separadores respectivos no topo da janela, ou prima Ctrl + Tab. Em alternativa, podem ser usadas as teclas de atalho seguintes para abrir cada vista do Centro de Navegação directamente a partir do ecrã principal: Abrir separador Biblioteca: Alt + Shift + L. Abrir separador Índice: Alt + Shift + I. Abrir Separador Marcadores: Alt + Shift + B.

19 5.1 Biblioteca - Centro de Navegação A Biblioteca é uma lista de todos os DTB's que foram abertos no EasyReader ou que o utilizador quis adicionar a partir de uma localização específica. Também é possível remover livros não desejados na Biblioteca premindo "Remover".

20 5.2 Índice - Centro de Navegação Na parte esquerda do Índice existe uma lista dos tipos de elementos de navegação existentes no livro actualmente aberto. Estes podem incluir todos ou alguns dos seguintes tipos, dependendo de como o autor criou o livro: Títulos Números de Página. Notas de Rodapé. Barras Laterais. Notas de Produção. Seleccionando um destes tipos de elementos de navegação irá listar todos os elementos respectivos no campo da direita. Por exemplo, se for seleccionado "Títulos", todos os títulos do livro serão listados, enquanto que se "Barras Laterais" for seleccionado, todas as barras laterais serão listadas. Ao seleccionar uma destas opções irá navegar para esse ponto no livro.

21 Seleccionando "Info" obterá uma caixa de diálogo contendo informação acerca da secção seleccionada actualmente no livro. Esta informação também pode ser apresentada durante a reprodução premindo Ctrl + I: Se existem páginas no livro, o número total é apresentado no topo da janela. Também é possível escrever o número de uma página e ser levado para esse ponto do conteúdo seleccionando "Ir para a página". Durante a reprodução, é possível ir para um número de página específico premindo Ctrl + G. No fundo do ecrã existe a caixa de listagem pendente "Definir Nível de Navegação para:". Isto permite que o utilizador personalize a navegação por títulos para um determinado nível. Por exemplo, se este controlo for definido para Nível 2, ao premir Ctrl + Cursor Acima ou Ctrl + Cursor Abaixo irá apenas navegar entre títulos de nível 1 e de Nível 2, e quaisquer outros títulos de nível 3 serão ignorados. O nível de navegação pode também ser definido usando Ctrl + Shift + Cursor Acima or Ctrl + Shift + Cursor Abaixo para ajustar as definições acima ou abaixo. Premindo Cursor Acima ou Cursor Abaixo quando a voz própria está seleccinada irá ler cada linha do diálogo de informações. Para navegar para uma secção do índice, seleccione o título desejado e prima Enter. Prima a tecla Escape ou clique no botão "Fechar" para fechar o Centro de Navegação e começar a reproduzir o conteúdo. O utilizador pode também definir o nível de navegação na lista pendente no fundo do Centro de Navegação, baseado no sníveis definidos no livro actualmente aberto. Depois, é possível navegar entre os níveis definidos premindo Ctrl + Cursor Acima para ir para o título anterior e Ctrl + Cursor Abaixo para ir para o título seguinte.

22 5.3 Marcadores - Centro de Navegação Se fizer "tab" até ao separador Marcadores, terá acesso a uma lista de marcadores que tenham sido inseridos no livro actualmente aberto. Seleccionando "Adicionar/Ver" abre a caixa de diálogo "Adicionar Marcador" no marcador seleccionado. A partir daqui é possível ver ou editar quaisquer notas de texto associadas a este marcador ou reproduzir ou gravar notas áudio. Se existirem quaisquer notas de texto ou de áudio associadas ao marcador, estarão representadas com o ícone correspondente. É possível apagar quaisquer marcadores não desejados escolhendo o marcador e seleccionando "Remover".

23 Adicionar Marcadores Se existirem secções ou frases do livro às quais deseja voltar, é possível adicionar um marcador nesse ponto do livro. O EasyReader permite que o utilizador insira um número ilimitado de marcadores. Clique no botão Marcadores ou prima Ctrl + B para mostrar a janela "Adicionar Marcador". Por omissão, o texto do marcador será inserido como o nome do marcador. Se necessário, pode escrever um nome à sua escolha. Também podem ser especificadas teclas de atalho, na caixa de listagem pendente (até um máximo de 10 por livro) para navegar rapidamente para o marcador seleccionado. Será ouvido um sinal sonoro de aviso se for seleccionado um atalho já em utilização.

24 6.1 Notas livres Também é possível adicionar Notas Livres de texto e áudio para acompanhar o marcador. As notas de texto podem ser escritas adicionando texto à área de edição da janela. Se tiver um microfone ligado ao computador, pode adicionar uma nota de áudio seleccionando a caixa de verificação "Nota áudio" e premindo o botão Gravar. Ao ouvir ou gravar uma nota de áudio no diálogo de marcadores, aparece um ponto indicador a piscar. O ponto é vermelho durante a gravação, verde durante a reprodução e cinzento escuro nas restatnes situações. 6.2 Navegar entre marcadores Durante a reprodução do livro, é possível navegar entre marcadores premindo Ctrl + Shift + Page Down para ir para o próximo marcador ou Ctrl + Shift + Page Up para ir para o marcador anterior. Uma vez especificado um marcador, aparece um pino na margem esquerda do texto. A imagem do pino indica se existe algum texto ou áudio no marcador. São utilizadas as seguintes imagens: : Sem texto ou áudio no marcador : Apenas nota de texto no marcador : Texto e áudio no marcador : Apenas nota de áudio no marcador Quando tem cor azul, indica que existe um marcador no ecrã. Quando o marcador se torna vermelho e se ouve um sinal sonoro, isso signifca que está situado num marcador. Nota: precisa ter activada a opção "indicador áudio de marcador" nas "preferências gerais").

25 Localizar A função "Localizar" é usada para encontrar a próxima ocorrência de uma palavra na página actual. Para abrir a caixa de diálogo "Localizar", prima F3 or Ctrl + F. Escreva o texto a procurar e escolha se deseja procurar para cima ou para baixo através do conteúdo. Depois, escolha "Seleccionar seguinte" ou prima ENTER. O EasyReader irá navegar para esse ponto no livro. Para localizar a próxima ocorrência do texto especificado, escolha "Localizar seguinte". Se o texto não puder ser encontrado na secção actual, irá ser apresentado um diálogo indicando "Não foram encontrados registos".

26 Procurar Clique no botão "Procurar" para procurar todas as ocorrências de uma palavra no conteúdo, ou prima Ctrl + S para mostrar a janela "Procurar". Se escrever algum texto e depois premir "Procurar tudo" irá procurar todas as ocorrências e listá-las numa janela. Ao seleccionar um dos resultados da procura irá navegar para esse ponto no livro.

27 Preferências Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar o botão "Personalizar" irá abrir a janela Personalizar. Em alternativa prima Ctrl + P no teclado. Para abrir um separador específico carregue em: Abrir separador Geral: Alt + Shift + G. Abrir separador Salientado: Alt + Shift + H. Abrir separador Reprodução: Alt + Shift + P. Abrir separador Ecrã: Alt + Shift + D. Todas as janelas da caixa Personalizar têm um botão "Aplicar" que activa quaisquer alterações à caixa Personalizar e um botão "Restaurar" que anula quaisquer alterações feitas pelo utilizador e restaura as pré-definições originais da instalação do EasyReader. 9.1 Personalizar - Geral

28 janela "Personalizar - Geral" contém as seguintes opções, que são seleccionadas ou deseleccionadas em caixas de verificação: Carregar o último livro lido no arranque: Cada vez que o EasyReader é iniciado, o último livro que foi reproduzido é automaticamente carregado. Lembrar a posição do último livro: Cada vez que um livro é aberto no EasyReader, irá iniciar a reprodução no ponto onde foi deixada. Repetir: reprodução do livro volta automaticamente ao início, quando o livro chega ao fim. Voz própria: Liga/desliga a voz própria do EasyReader. Seleccionar a Voz: É possível seleccionar a voz a utilizar como Voz Própria premindo o botão "Seleccionar Voz". Isto mostra a Janela de "Seleccionar Voz". Nesta janela está disponível uma lista com todas as vozes instaladas no seu computador. Para escolher uma voz, seleccione uma das da lista. Se pretende ouvir a voz prima o botão "Testar". Por prédefinição, será lido o texto "isto é um teste" mas pode também ler o texto que escrever na caixa, junto do botão "Testar". O Volume,o Timbre e a velocidade do TTS podem ser ajustados através das barras de deslocamento que se encontra junto à lista de vozes. Indicador sonoro de marcador: Activa ou desactiva o indicador sonoro de marcador. Saltar no tempo (x segundos definidos pelo utilizador): Esta definição permite escolher o período de tempo a usar nos comandos de reprodução "Recuar XX segundos" and "Avançar XX segundos".

29 9.2 Personalizar os destaques A janela de "Personalizar Destaque" contém as seguintes opções, que são seleccionadas ou desseleccionadas por caixas de verificação ou caixas de opção. A janela de pré-visualização mostra como os efeitos de destaque seleccionados irão aparecer durante a reprodução. Pode também definir a forma de deslocamento do texto salientado. As deifinições são seleccionadas ou desseleccionadas por caixas de verificação ou caixas de opção. A escolha de cores é feita a partir de uma paleta pop-up.

30 Frase Ao ler um livro com áudio gravado, será aplicado o destaque de "frase". O comprimento de uma frase é determinado pelo produtor do livro durante a gravação. Ao ler um livro sem áudio ou com em modo TTS, então serão aplicadas as definições de destaque "palavra". Ao ler um documento HTML ou de Texto, o Dolphin EasyReader fará uma estimativa do comprimento de uma frase. As opções de destaque de "frase" incluem definição de cores e de formatação de texto. As opções são as seguintes: Cor de Destaque: Liga ou desliga o bloco de destaque. Permite escolher a cor do destaque a partir de uma paleta de cores. Cor do texto: Liga ou desliga a cor do texto destacado. Permite escolher a cor do texto destacado a partir de uma palete de cores. Cor de Brilho: Liga /desliga o efeito de Brilho no destaque. Permite escolher a cor do brilho a partir de uma paleta de cores. Efeitos de Formatação do Texto Destacado: A formatação de texto pode também ser aplicada ao texto destacado. As opções são: Negrito, Itálico, Espaçamento entre carateres, maiúsculas e sublinhado. Palavra O destaque Palavra é aplicado quando se usa o modo TTS. Irá destacar cada palavra lida e pode aparecer em conjunto com o destaque de frase. Estão disponíveis as seguintes opções: Cor de destaque: Liga e desliga o destaque de palavra. Permite seleccionar a cor de destaque da palavra. Cor do texto: Liga ou desliga a cor do texto destacado. Permite seleccionar a cor do texto da palavra salientada.

31 Opções de deslocamento. Há três opções de deslocamento que determinam onde o texto é mostrado durante a reprodução. As opções são: Deslocamento sempre no topo: A página desloca-se de forma que o foco destacado esteja sempre no cimo do ecrã. Deslocamento sempre no meio: A página desloca-se de forma que o foco destacado esteja sempre no centro do ecrã. Deslocar quando a página muda: A página não se desloca com os destaques. Quando a reprodução atinge o fim da página, a próxima página irá aparecer e os destaques voltarão ao topo do ecrã. Notas Adicionais: Ao ler um documento HTML nem todas as opções estão disponíveis. As opções seguintes não estão disponíveis: Cor brilhante, negrito, itálico, espaçamento de letras e maiúsculas. Se o Internet Explorer tiver sido configurado nas "Opções de acessibilidade" para ignorar a formatação de páginas HTML, os efeitos de destaque não estarão disponíveis no Dolphin EasyReader. Para resolver isto, inicie o Internet Explorer e seleccione Ferramentas no menu, depois Opções de Internet, o botão de acessibilidade no separador Geral e desseleccione a caixa de verificação "Ignorar cores especificadas nas páginas Web".

32 9.3 Personalizar - Reprodução A janela de personalização da "Reprodução" contém as seguintes opções, seleccionadas ou não seleccionadas através de caixas de verificação ou botões de opção: Iniciar reprodução quando o livro é aberto: O livro começa a ser lido assim que é aberto. Iniciar reprodução ao navegar: A Reprodução começa automaticamente após navegar para um dado ponto no livro.

33 Modo TTS É possível reproduzir um livro DAISY de texto integral usando a função TTS - Text-To-Speech (Síntese de Voz) do EasyReader. Isto significa que é ouvido audio integral, mesmo que não existam ficheiros de audio gravados no livro. Também permite que o áudio contido no livro seja substituído por uma voz sintética TTS. O modo TTS é activado seleccionando a opção desejada na caixa de listagem pendente e depois seleccionando "Aplicar". Nenhum TTS: Se for seleccionado "Nenhum TTS", a função TTS é desactivada. Os ficheiros audio contidos no livro DAISY serão reproduzidos normalmente. Se não existirem ficheiros audio no livro, não haverá reprodução áudio. Modo Misto: Se for seleccionado o "Modo Misto", qualquer porção de texto no livro que não tenha qualquer ficheiro audio correspondente será lida com a voz sintetizada TTS. Partes do livro que tenham ficheiros áudio gravados serão reproduzidas normalmente. Apenas TTS: Se for seleccionado "Apenas TTS", todo o livro será lido com a voz sintetizada TTS. Quaisquer ficheiros áudio contidos no projecto não serão reproduzidos.

34 Definir a Voz É possível seleccionar a voz a ser utilizada no Modo TTS clicando no botão "Seleccionar Voz". Isto faz aparecer a janela "Seleccionar Voz". Nesta janela existe uma lista de todas as vozes disponíveis no seu PC. Para seleccionar uma voz, escolha-a da lista. Se desejar ouvir uma voz, prima o botão "Testar". Por pré-definição, irá ouvir "Isto é um teste", mas pode escrever qualquer outro texto na caixa de texto junto ao botão "Testar". O Volume, o timbre e a velocidade da voz TTS seleccionada podem ser ajustados através dos cursores de deslocamento adjacentes à lista de vozes. Conteúdo adicional:(se permitido pelo autor do conteúdo) Nota de produção: As notas de Produção são lidas/saltadas durante a reprodução. Barra lateral: As Barras laterais são lidas/saltadas durante a reprodução. Notas de Rodapé: As Notas de Rodapé são lidas/saltadas durante a reprodução. Número da Página: números de Página são lidos/saltados durante a reprodução.

35 Velocidade de Reprodução A velocidade de Reprodução pode ser definida através de um cursor de deslocamento no fundo da janela. Em alternativa, a velocidade de reprodução pode ser aumentada ou diminuída premindo Shift + Alt + J or Shift + Alt + K ou fazendo tab até ao cursor de deslocamento e usando os cursores esquerdo e direito para mover o cursor. A velocidade pode ser alterada durante a reprodução usando as teclas de atalho mencionadas. 9.4 Personalizar o ecrã A janela "Personalizar o Ecrã" contém as seguintes opções,que são seleccionadas ou des-seleccionadas através de caixas de verificação ou caixas de opção: Cor de fundo: Determina a cor de fundo de todas as páginas mostradas no EasyReader. Cor de texto: Determina a cor de todo o texto não realçado que é mostrado no EasyReader. Tamanho do texto: O tamanho do texto de todo o texto no livro pode ser aumentado ou diminuido seleccionando um botão de opção referenteào tamanho desejado. Em alternativa, o texto pode ser aumentado ou diminuido pressionando Alt + J or Alt + K. Pode utilizar estas teclas de atalho durante a reprodução para alterar o tamanho do texto.

36 Folha de Estilo O EasyReader contém alguns estilos pré-definidos que podem ser usados para mostrar os conteúdos com diferentes aspectos (tais como tipos de letra maiores e contrastes de cores diferentes). Os estilos podem ser escolhidos na caixa de lista pendente em Personalizar ecrã ou pressionando a tecla F8 para circular pelos estilos. Para cancelar os estilos, pressione Ctrl + F8 em qualquer altura. Há ainda uma caixa de verificação "Ignorar definições de cores nos estilos". Utilize esta opção se desejar combinar o formato dos estilos com cores escolhidas por si. Se tiver a sua própria folha de estilo e quiser usá-la no EasyReader, basta copiála para a sub-pasta "Styles" na pasta do EasyReader que está na pasta "Programas" do seu disco.

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Página 1 Conteúdo Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6... 1 O que é o EasyReader?... 4 Atalhos Gerais do Windows... 5 Teclas de Atalho para Windows...

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho Outlook 2003 Nivel 1 Objectivos gerais Enviar e Responder a mensagens de correio electrónico, e gestão de contactos, marcação de compromissos e trabalhar com notas. Objectivos específicos Começar a trabalhar

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR

Segurança 24, Lda VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR VIDEOGRAVADOR DIGITAL EM DISCO DURO TRANSMISOR POR TCP-IP SERVIDOR WEB MANUAL DO UTILIZADOR Capítulo 4 Guia Básico de Operação 4.1 Ligar o DVR Nota: Certifique-se que liga correctamente os conectores de

Leia mais

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida Português Índice Instalação do Software... 1 Instalação do Controlador e Actualização do Controlador... 4 Motic Images Plus 2.0 ML...11 Calibração

Leia mais

18-10-2009. Microsoft Office 2007 Processador de texto. UFCD 3772 Informática na óptica do utilizador fundamentos. Formadora: Sónia Rodrigues

18-10-2009. Microsoft Office 2007 Processador de texto. UFCD 3772 Informática na óptica do utilizador fundamentos. Formadora: Sónia Rodrigues Objectivos da UFCD: Utilizar um processador de texto. Pesquisar informação na. Utilizar uma aplicação de correio electrónico. UFCD 3772 Informática na óptica do utilizador fundamentos Duração: 25 Horas

Leia mais

Acer econsole Manual do Utilizador

Acer econsole Manual do Utilizador Acer econsole Manual do Utilizador 1 Informações sobre software de outras empresas ou software gratuito O software pré-instalado, integrado ou distribuído com os produtos fornecidos pela Acer contém programas

Leia mais

Migrar para o Excel 2010

Migrar para o Excel 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Excel 2010 é muito diferente do Excel 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes

Leia mais

Manual do Nero ControlCenter

Manual do Nero ControlCenter Manual do Nero ControlCenter Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ControlCenter e todo o seu conteúdo estão protegidos pelos direitos de autor e são propriedade da Nero

Leia mais

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared ZoomText 9.1 Adenda ao Guia do Utilizador Ai Squared Direitos de Cópia ZoomText Ampliador Copyright 2008, Algorithmic Implementations, Inc. Todos os Direitos Reservados ZoomText Ampliaddor/Leitor de Ecrã

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo Índice 1. O que é o Windows XP 1 2. Para que serve o Windows XP 1 3. O Ambiente de Trabalho 2 4. Menu Iniciar 3 5. Janelas 4 6. Vistas 5 7. Iniciar 10 8. Encerrar

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Spelling Tabelas Apagar linhas numa tabela Merge e Split numa tabela Alinhamento vertical da tabela Introduzir texto na vertical

Spelling Tabelas Apagar linhas numa tabela Merge e Split numa tabela Alinhamento vertical da tabela Introduzir texto na vertical Word II Título: Iniciação ao WORD 2003. Nível: 1 Duração: 2 Tempos Objectivo: Iniciar o estudo da aplicação Microsoft Office Word. Dar a conhecer algumas ferramentas do Microsoft Office Word. Microsoft

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/ Crie uma pasta (0) no ambiente de trabalho com o seu nome. Inicie o Internet Explorer através do: W O R K S H O P Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO & PRIMEIROS PASSOS ANALOGON SOFTWARE 1 Manual do utilizador Guia Analogon Analogon Software 2012 Intensidade Global, Lda 1 V3/2012 1 Intensidade Global, Lda Rua Dr. Eduardo Gonçalves,

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1)

Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1) Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1) Primeira publicação: May 25, 2012 Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

Módulo de Estatísticas MANUAL DO UTILIZADOR

Módulo de Estatísticas MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.4 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA 3 3. CONTROLOS GERAIS DO WINDOWS 4 3.1 ESTRUTURA HIERÁRQUICA 4 3.2 CONTROLO DE DATA 5 4. INÍCIO DA UTILIZAÇÃO 8 5. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 Índice 1. Introdução 3 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4 2.1 Requisitos do sistema 4 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 2.3 Website de cada IM para download 5 2.4 Instalação

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto Ficha de trabalho n.º1 Objectivos: Escrever/formatar texto Formatar imagens Inserir uma tabela Criar uma pasta Guardar um documento INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto - No processo de introdução

Leia mais

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Novembro de 2004

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Novembro de 2004 FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para software@centroatlantico.pt para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos ficheiros com os exemplos deste livro. Reservados todos

Leia mais

Manual do utilizador das funções avançadas do sistema de correio de voz Cisco Unity Express 7.0.2

Manual do utilizador das funções avançadas do sistema de correio de voz Cisco Unity Express 7.0.2 Manual do utilizador das funções avançadas do sistema de correio de voz Cisco Unity Express 7.0.2 Última actualização: 12 March 2009 Este manual fornece informações sobre a utilização das funções de correio

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Manual do Utilizador. Ahead Software AG

Manual do Utilizador. Ahead Software AG Manual do Utilizador Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador InCD e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão I POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: especifica o ambiente operativo,

Leia mais

Manual do Utilizador de Software

Manual do Utilizador de Software Manual do Utilizador de Software QL-500 QL-650TD QL-550 QL-1050/1050N 1 Índice Índice....................................................................................... 2.................................................................................

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

Microsoft Office Word 2003 Tic 2007

Microsoft Office Word 2003 Tic 2007 Índice WORD...3 Criar/Abrir documento...4 Gravar...5 A janela do Word...6 Barras de Ferramentas:...6 Linha de Menus:...6 Régua:...6 Barras de Scroll:...7 Zona de edição:...7 Modo de visualização:...7 Barra

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Guia de Rede MediCap USB300

Guia de Rede MediCap USB300 Guia de Rede MediCap USB300 Aplica-se às versões de firmware 110701 e mais recentes 1 Introdução... 2 Instruções Preliminares... 2 Como Configurar o Acesso Através da Rede ao Disco Rígido do USB300...

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual de Utilização Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM Novembro de 2014 SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Unidade 2 Utilização do ambiente operativo Windows Aplicações Sistema Operativo ROM BIOS Processador+memória+... Software aplicacional

Leia mais

Office Web Apps para Professores Passo-a-passo

Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Usar o Office Web Apps no Windows Live Para usar o Office Web Apps no Windows Live precisa de ter uma conta Microsoft, Windows Live ou Office 365 um endereço

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida Ministério Público Ministério Público Guia de Consulta Rápida Versão 3 (Outubro de 2009) - 1 - ÍNDICE 1. ACEDER AO CITIUS MINISTÉRIO PÚBLICO... 4 2. BARRA DE TAREFAS:... 4 3. CONFIGURAR O PERFIL DO UTILIZADOR...

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

VRM Monitor. Ajuda Online

VRM Monitor. Ajuda Online VRM Monitor pt Ajuda Online VRM Monitor Índice pt 3 Índice 1 Introdução 3 2 Vista geral do sistema 3 3 Getting started 4 3.1 Iniciar o VRM Monitor 4 3.2 Iniciar o Configuration Manager 4 4 Configurar

Leia mais

NetOp Remote Control. Versão 7.65. Adenda ao Manual

NetOp Remote Control. Versão 7.65. Adenda ao Manual NetOp Remote Control Versão 7.65 Adenda ao Manual Mover a perícia - não as pessoas 2003 Danware Data A/S. Todos os direitos reservados Revisão do Documento: 2004009 Por favor, envie os seus comentários

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Informação Bloco 1 MANUAL DE WORD ÍNDICE

Introdução às Tecnologias de Informação Bloco 1 MANUAL DE WORD ÍNDICE ÍNDICE 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIAR O WORD 03 - INSERIR TEXTO MICROSOFT W O R D 04 - GRAVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECCIONAR

Leia mais

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design.

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design. PT MANUAL UTILIZADOR Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote.0 para dispositivos Passion.Technology.Design. Índice Instalação... Configuração automática da administração de apartamento... 4

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC

TINA. Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós. Manual de TIC TINA Projecto de Tecnologias de Informação para Netos e Avós Manual de TIC Abril 2010 Manual de Formação Básica em TIC Vitor Gonçalves Raquel Patrício Abril 2010 2 ÍNDICE Introdução... 2 Windows... 2 Word...

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

MAGic. Software para ampliação de ecrã

MAGic. Software para ampliação de ecrã MAGic Software para ampliação de ecrã Introdução: O MAGic é uma solução de software ideal tanto para os utilizadores de computador com baixa visão, como para todos aqueles que passam muito tempo à frente

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Número de peça HP: NW280-3002 Edição 2, fevereiro de 2014 Avisos Legais Este manual e os exemplos nele incluídos são fornecidos "tal como estão" e estão sujeitos a alteração

Leia mais

Manual de instalação para PC Suite

Manual de instalação para PC Suite Manual de instalação para PC Suite Manual do utilizador de aparelho electrónico editado em conformidade com as normas Termos e Condições dos Manuais do Utilizador Nokia, 7 de Junho de 1998. ( Nokia User

Leia mais

Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1

Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1 Apostila Básica de Informática Ensino Fundamental Volume 1 1 1. WINDOWS... 3 1.1 - Como funciona o Windows?... 3 1.2 - Botão Iniciar... 3 1.3 - Comutando entre tarefas abertas... 4 1.4 - O que é uma Janela?...

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão G POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: As Notas indicam o que fazer perante

Leia mais

Evolution3.0. Manual do Utilizador

Evolution3.0. Manual do Utilizador Evolution3.0 Manual do Utilizador 1 Conteúdos Conteúdos... 2 Principais Características... 3 Requisitos de Sistema... 4 Instalar e Desinstalar a Aplicação... 5 Instalar... 5 Desinstalar... 8 Evolution

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado

Dispositivos apontadores e teclado Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Configuration Manager. Manual de instalação e de operação

Configuration Manager. Manual de instalação e de operação Configuration Manager Manual de instalação e de operação Copyright Este manual é propriedade intelectual da Bosch Security Systems, estando protegido por direitos de autor (Copyright). Todos os direitos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE WINDOWS

APONTAMENTOS SOBRE WINDOWS APONTAMENTOS SOBRE WINDOWS Moldura da janela 1 1. JANELAS As janelas são objectos fundamentais do interface gráfico, já que é a partir delas que a informação, comandos e controlos são organizados e apresentados

Leia mais

Manual do Nero MediaStreaming para MCE

Manual do Nero MediaStreaming para MCE Manual do Nero MediaStreaming para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da empresa Nero

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda)

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda) Manual de Iniciação FrontOffice (ponto de venda) 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Início de Operador... 5 b) Fazer login de Empregado:... 5 c) Botões de Acção:...

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz OpenBook reconhecimento de caracteres para voz MANUAL DO UTILIZADOR O OpenBook é um software que transforma o seu computador pessoal e scanner numa máquina de leitura multifacetada. Utilize qualquer dos

Leia mais

Nero ImageDrive Manual

Nero ImageDrive Manual Nero ImageDrive Manual Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ImageDrive e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais