Manual do utilizador do Dolphin EasyReader. Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do utilizador do Dolphin EasyReader. Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada."

Transcrição

1 Manual do utilizador do Dolphin EasyReader Este é um audiolivro digital DAISY completo, gravado com uma voz sintetizada.

2 Índice Manual do utilizador do Dolphin EasyReader... 1 Índice... 2 Utilização Básica do Dolphin EasyReader... 3 Resumo da Interface do EasyReader Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Standard Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Compacto O Menu Pop-up... 8 Abrir um Livro Acerca dos Livros Digitais Falados DAISY e ANSI/NISO Z Tipos de DAISY DTB que o EasyReader pode ler Tipos de DTB ANSI/NISO Z que o EasyReader pode ler Acerca de ficheiros de texto Acerca de ficheiros HTML Acerca dos ficheiros DAISY XML Navegar num DTB no EasyReader O Centro de Navegação Biblioteca - Centro de Navegação Índice - Centro de Navegação Marcadores - Centro de Navegação Adicionar Marcadores Notas livres Navegar entre marcadores Localizar Procurar Preferências Personalizar - Geral Personalizar os destaques Personalizar - Reprodução Personalizar o ecrã Controlo de Volume Mini Leitor Mini Leitor Standard Mini Leitor Compacto Voz Própria Teclas de Atalho Activação, Suporte e Registo do EasyReader Activação do Produto Suporte e Registo do Produto Licença de Utilização (EULA)... 49

3 Utilização Básica do Dolphin EasyReader Este guia do utilização pode ser lido a qualquer altura premindo F1 no teclado. Para começar, aqui estão alguns controlos básicos para o ajudar a navegar neste guia do utilizador: Para iniciar e parar a reprodução, prima Espaço. Para navegar entre frases, prima Cursor Esquerda ou Cursor Direita para se mover para trás ou para trás ao longo de um livro ou deste guia do utilizador. Para navegar entre títulos / capítulos secções, use as teclas de Cursor Cima ou Cursor Baixo para se mover para trás ou para trás ao longo de um livro ou deste guia do utilizador. Para procurar todas as ocorrências de uma palavra ou expressão, prima Ctrl + S e escreva o texto a procurar. Para marcar um ponto de um livro ou deste guia do utilizador, prima Ctrl + B. Para ver o indíce de um livro ou deste guia do utilizador, prima Alt + Shift + I. A partir daqui, pode saltar imediatamente para uma secção específica. Para comutar a voz própria dos controlos, prima Ctrl + F1. Para sair deste guia do utilizador prima Escape. Os controlos básicos de navegação também estão acessíveis via a interface noecrã:

4 Resumo da Interface do EasyReader O EasyReader foi desenhado para ser acessível a todos os utilizadores. O interface principal contém os controlos de reprodução padrão para livros DAISY e ANSI/NISO Z Todos os controlos são acessíveis com o rato ou o teclado através de teclas de atalho. O EasyReader tem duas vistas alternativas para o ecrã principal. "Standard" e "Compacto". Ecrã Principal Standard: Ecrã principal é a vista pré-definida e, para além dos controlos de reprodução e navegação padrão, contém botões para funções que incluem procura, marcadores e definições.

5 O Ecrã Principal Compacto: O ecrã principal compacto oferece uma maior área de visualização para o conteúdo do ecrã e contém controlos de reprodução e navegação básicos. 2.1 Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Standard Controlos de Navegação Título Anterior Cursor Acima. Próximo Título Cursor Abaixo. Seguinte Cursor Direita. Anterior Cursor Left.

6 Reproduzir / Parar Espaço. Abrir um Livro Ctrl + O. Procurar Ctrl + S. Adicionar Marcador Ctrl + B. Personalizar Ctrl + P. Abrir Centro de Navegação Ctrl + N. Mudar para o Mini Leitor Ctrl + R. Comutar modo Standard / Compacto Ctrl + W. Página acima / Página abaixo - teclas Page up ou Page down. Histórico atrás / Histórico à frente Alt + Cursor Esquerda e Alt + Cursor Direita. Barra de Deslocamento do Progresso. Saltar atrás Ctrl + Cursor Esquerda. Saltar à frente Ctrl + Cursor Direita. Controlo de Volume Ctrl + J e Ctrl + K.

7 2.2 Comandos EasyReader no ecrã - Ecrã Principal Compacto Controlos de Navegação Título Anterior Cursor Acima. Anterior Cursor Left. Seguinte Cursor Direita. Próximo Título Cursor Abaixo. Abrir um Livro Ctrl + O. Procurar Ctrl + S. Adicionar Marcador Ctrl + B. Personalizar Ctrl + P. Centro de Navegação Ctrl + N. Reproduzir / Parar Espaço. Mudar para o Mini Leitor Ctrl + R. Comutar modo Standard / Compacto Ctrl + W.

8 2.3 O Menu Pop-up Fazendo um clique direito do rato ou premindo <Shift + F10> ou a tecla de aplicação, irá lançar um menu pop-up que contém as seguintes funções do EasyReader:

9 Reproduzir / Parar Adicionar, Ver marcador Navegar o Centro de Navegação o Título Anterior o Título Seguinte o Ir para o Início do Livro o Ir para o Fim do Livro o Página Anterior o Próxima Página o Marcador anterior o Próximo Marcador o Anterior por nível. o o Seguinte por nível. Definir Nível de Navegação o Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6 Abrir Livro Preferências Localizar Procurar Ajuda Mostrar Informação Voz Própria Tamanho do Texto o Maior o o o o Acerca de Sair Grande Médio Mais Pequeno Pequeno

10 Abrir um Livro O EasyReader pode abrir e reproduzir livros digitais falados, ficheiros DAISY XML, ficheiros de texto e ficheiros HTML. Existem diferentes formas de abrir um livro através da caixa de diálogo "Abrir" onde pode seleccionar ou explorar até encontrar o ficheiro que pretende. Os métodos são os seguintes: 1. Seleccione o botão "abrir" na interface. 2. Pressione Ctrl + O. 3. Pressione o botão direito do rato ou pressione Shift + F10 ou a tecla definida na licação para aceder ao Menu. Seleccione a opção "Abrir Livro" do menu. 4. Seleccione "Adicionar" na Biblioteca no "Centro de Navegação". No diálogo "Abrir" pode seleccionar a pasta ou unidade contendo o audiolivro, ficheiros DAISY XML, ficheiros de texto ou ficheiro HTML que pretende abrir. Pode filtrar a lista de ficheiros seleccionando o formato específico a partir da lista apresentada. Seleccionando "Todos os formatos (recomendado)"serão apresentados todos os formatos. Após ter seleccionado o ficheiro que pretende abrir pressione o botão "OK" ou a tecla "Enter".

11 Um audiolivro é representado pelo ícone do Dolphin EasyReader. Se usar o filtro "Todos os formatos (inteligente)" então apenas os audiolivros serão mostrados, e não os restantes formatos suportados. Isto torna a identificação de um audiolivro mais simples. Finalmente, se inserir um CD-ROM contendo um livro na unidade de CD enquanto o EasyReader estiver em execução, o programa irá perguntar-lhe se quer abrir esse livro. 3.1 Acerca dos Livros Digitais Falados DAISY e ANSI/NISO Z O Dolphin EasyReader reproduzirá diferentes tipo de Livros Áudio (DTB) a partir de dois formatos: DAISY e ANSI/NISO Z39.86.

12 3.1.1 Tipos de DAISY DTB que o EasyReader pode ler O EasyReader pode reproduzir todos os tipos de DTB DAISY 2.0 até DAISY Existem 6 tipos de DTB DAISY. Existem 6 tipos de DTB DAISY: Áudio Integral só com Título. Este é um DTB DAISY sem estrutura navegável. Apenas o título aparece como texto e o conteúdo é apresentado como audio linear. Acesso directo a pontos dentro do DTB não é possível. Áudio Integral só com NCC. Este é um DTB DAISY com estrutura. A estrutura é bi-dimensional, oferecendo navegação sequencial e hierárquica. Em muitos casos, a estrutura deste tipo de DTB lembra o índice dos livros impressos. Áudio integral com NCC e texto parcial. Este é um DTB DAISY DTB com audio estruturado e algum texto adicional. Os componentes de texto adicional podem existir quando é útil a procura de palavras chave ou o acesso directo ao texto, por exemplo no índice, glossário, etc. Áudio e texto integral. Este é um DTB DAISY com estrutura e texto e audio integrais. O audio e o texto estão sincronizados. Texto Integral e Áudio parcial. Este é um DTB DAISY com estrutura, texto integral e audio parcial. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar Áudio de partes do conteúdo que não tenham ficheiros áudio. Texto sem áudio. Este é um DTB DAISY que contém uma NCC e apenas texto electrónico estruturado. Não existe áudio. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar áudio do livro.

13 3.1.2 Tipos de DTB ANSI/NISO Z que o EasyReader pode ler O Dolphin EasyReader pode ler todos os tipos de áudio livros ANSI/NISO Z /2005. Existem 6 tipos de ANSI/NISO Z /2005 DTB's: Áudio Integral só com Título. Este é um áudio livro ANSI/NISO Z /2005 DTB que não tem estrutura navegável. Apenas o título aparece como texto e o conteúdo é apresentado como audio linear. Acesso directo a pontos dentro do DTB não é possível. Áudio Integral só com NCX. Este é um DTB ANSI/NISO Z que não tem estrutura navegável. A estrutura é bi-dimensional, oferecendo navegação sequencial e hierárquica. Em muitos casos, a estrutura deste tipo de DTB lembra o índice dos livros impressos. Audio Integral ou parcial com NCX. Este é um ANSI/NISO Z /2005 DTB com estrutura parcial em Texto e Áudio. Partes não gravadas podem ser cobertas por partes em texto, que o Dolphin EasyReader poderia ler usando o modo TTS e partes sem texto serão cobertas por audio. As partes não gravadas do áudio podem ser partes que tanto poderiam ser criadas com voz sintética como com voz humana. Por exemplo, índices, números de página, glossários, etc. O texto adicional pode ocorrer quando a pesquisa de palavras-chave ou o acesso directo ao texto são vantajosos (por exemplo em índices e glossários), etc. Áudio e texto integral. Este é um livro audio ANSI/NISO Z /2005 com texto e audio. O audio e o texto estão completamente sincronizados. Texto Integral e Áudio parcial. Este é um livro ANSI/NISO Z /2005 com uma estrutura completa em texto e audio parcial. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar Áudio de partes do conteúdo que não tenham ficheiros áudio. Texto sem áudio. Este é um audio livro ANSI/NISO Z /2005 que contém NCX e apenas texto eletrónico estruturado. Não existe áudio. O modo TTS do EasyReader pode ser usado para gerar áudio do livro.

14 3.2 Acerca de ficheiros de texto O Dolphin EasyReader pode abrir ficheiros de texto codificados em ASCII ou UTF8. O texto é adaptado automaticamente ao tamanho da janela e o tipo de letra é 12pt Courier New. Tem apenas um cabeçalho qu é o início deda primeira frase e não tem páginas. A navegação é feita como em todos os materiais Daisy. 3.3 Acerca de ficheiros HTML O Dolphin EasyReader pode abrir todos os ficheiros HTML armazenados no seu computador e que podem ser abertos no Internet Explorer 6. Os ficheiros HTML contêm frames que não são suportados. Só ode modificar a cor de fundo, a cor do texto e a cor do sublinhado na frase seleccionada. O Dolphin EasyReader detecta todos os títulos no documento procurando pelos elementos h1-6, que podem depois ser vistos no separador Índice da janela do Centro de Navegação. Pode navegar para a frase anterior/seguinte, para o topo, fundo, usando o rato, e para o título anterior/seguinte. Também pode navegar em todo o texto. 3.4 Acerca dos ficheiros DAISY XML O Dolphin EasyReader pode abrir ficheiros DAISY XML criados de acordo com a especificação DTBook. O ficheiro DAISY XML pode ser criado no Microsoft Word usando o suplemento "Microsoft Guardar como DAISY XML". Isto pode ser transferido a partir do website do consórcio DAISY ( O ficheiro DAISY XML é navegável da mesma forma que os ficheiros HTML.

15 Navegar num DTB no EasyReader O EasyReader permite várias formas de navegar livros DAISY ou ANSI/NISO Z /2005: 1. Os controlos de Navegação na interface do EasyReader. Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar cada um destes quatro botões irá resultar nas seguintes funções de navegação. Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar cada um destes quatro botões irá resultar nas seguintes funções de navegação: Nota: Para que estes botões funcionem, o DTB tem que ter sido criado para permitir navegação por página. Fazer Tab ou usar o rato para seleccionar um dos botões do Histórico irá fazer com que o utilizador possa acompanhar os comandos de navegação anteriores.

16 2. Comandos de Teclado. O uso do teclado permite controlos de navegação adicionais: Anterior: Cursor Esquerda Seguinte Cursor Direita. Atrás XX segundos (Incrementos de tempo definidos em "Personalizar Geral"): Ctrl + Cursor Esquerda. À frente XX segundos (Incrementos de tempo definidos em "Personalizar Geral"): Ctrl + Cursor Direita. Título Anterior Cursor Acima. Próximo Título Cursor Abaixo. Definir nível de navegação (subir nível): Ctrl + Shift + Cursor Acima. Definir nível de navegação (descer nível): Ctrl + Shift + Cursor Abaixo. Navegar por nível definido - Título anterior: Ctrl + Cursor Acima. Navegar por nível definido - Título seguinte: Ctrl + Cursor Abaixo. Página seguinte (se disponível): Page Down. Página anterior (se disponível): Page Up. Início do livro: Ctrl + Home. Final do livro: Ctrl + End. Marcador seguinte (se disponível): Ctrl + Page Down. Marcador anterior (se disponível): Ctrl + Page Up. 3. "Apontar e clicar" no conteúdo. Se estiver a usar um rato, é possível fazer um clique esquerdo nas frase dos conteúdos para navegar para esse ponto do livro. 4. Barra de deslocamento. É possível navegar através do livro "arrastando" a barra de deslocamento na interface principal ou fazendo tab até lá e usando os cursor esquerdo e direito para mover a barra.

17 5. Menu pop-up. Clique direito, ou prima <Shift + F10> ou a "tecla de aplicação" para chamar um menu. Usando este método de navegação é possível navegar entre capítulos, páginas, e marcadores e para o início ou fim do livro. 6. Mini Leitor. Veja a secção apropriada sebre o Mini Leitor mais à frente neste guia.

18 O Centro de Navegação O Centro de Navegação é uma janela que contém a biblioteca do utilizador, o índice, páginas e outro conteúdo adicional, e uma lista de marcadores que tenham sido inseridos pelo utilizador do livro actualmente aberto. Fazendo Tab até ou usando o rato para seleccionar o botão do Centro de Navegação irá abrir a janela. Em alternativa, prima Ctrl + N no teclado O Centro de Navegação irá aparecer. Para circular entre as vistas de Biblioteca, Índice e Marcadores, clique com o rato nos separadores respectivos no topo da janela, ou prima Ctrl + Tab. Em alternativa, podem ser usadas as teclas de atalho seguintes para abrir cada vista do Centro de Navegação directamente a partir do ecrã principal: Abrir separador Biblioteca: Alt + Shift + L. Abrir separador Índice: Alt + Shift + I. Abrir Separador Marcadores: Alt + Shift + B.

19 5.1 Biblioteca - Centro de Navegação A Biblioteca é uma lista de todos os DTB's que foram abertos no EasyReader ou que o utilizador quis adicionar a partir de uma localização específica. Também é possível remover livros não desejados na Biblioteca premindo "Remover".

20 5.2 Índice - Centro de Navegação Na parte esquerda do Índice existe uma lista dos tipos de elementos de navegação existentes no livro actualmente aberto. Estes podem incluir todos ou alguns dos seguintes tipos, dependendo de como o autor criou o livro: Títulos Números de Página. Notas de Rodapé. Barras Laterais. Notas de Produção. Seleccionando um destes tipos de elementos de navegação irá listar todos os elementos respectivos no campo da direita. Por exemplo, se for seleccionado "Títulos", todos os títulos do livro serão listados, enquanto que se "Barras Laterais" for seleccionado, todas as barras laterais serão listadas. Ao seleccionar uma destas opções irá navegar para esse ponto no livro.

21 Seleccionando "Info" obterá uma caixa de diálogo contendo informação acerca da secção seleccionada actualmente no livro. Esta informação também pode ser apresentada durante a reprodução premindo Ctrl + I: Se existem páginas no livro, o número total é apresentado no topo da janela. Também é possível escrever o número de uma página e ser levado para esse ponto do conteúdo seleccionando "Ir para a página". Durante a reprodução, é possível ir para um número de página específico premindo Ctrl + G. No fundo do ecrã existe a caixa de listagem pendente "Definir Nível de Navegação para:". Isto permite que o utilizador personalize a navegação por títulos para um determinado nível. Por exemplo, se este controlo for definido para Nível 2, ao premir Ctrl + Cursor Acima ou Ctrl + Cursor Abaixo irá apenas navegar entre títulos de nível 1 e de Nível 2, e quaisquer outros títulos de nível 3 serão ignorados. O nível de navegação pode também ser definido usando Ctrl + Shift + Cursor Acima or Ctrl + Shift + Cursor Abaixo para ajustar as definições acima ou abaixo. Premindo Cursor Acima ou Cursor Abaixo quando a voz própria está seleccinada irá ler cada linha do diálogo de informações. Para navegar para uma secção do índice, seleccione o título desejado e prima Enter. Prima a tecla Escape ou clique no botão "Fechar" para fechar o Centro de Navegação e começar a reproduzir o conteúdo. O utilizador pode também definir o nível de navegação na lista pendente no fundo do Centro de Navegação, baseado no sníveis definidos no livro actualmente aberto. Depois, é possível navegar entre os níveis definidos premindo Ctrl + Cursor Acima para ir para o título anterior e Ctrl + Cursor Abaixo para ir para o título seguinte.

22 5.3 Marcadores - Centro de Navegação Se fizer "tab" até ao separador Marcadores, terá acesso a uma lista de marcadores que tenham sido inseridos no livro actualmente aberto. Seleccionando "Adicionar/Ver" abre a caixa de diálogo "Adicionar Marcador" no marcador seleccionado. A partir daqui é possível ver ou editar quaisquer notas de texto associadas a este marcador ou reproduzir ou gravar notas áudio. Se existirem quaisquer notas de texto ou de áudio associadas ao marcador, estarão representadas com o ícone correspondente. É possível apagar quaisquer marcadores não desejados escolhendo o marcador e seleccionando "Remover".

23 Adicionar Marcadores Se existirem secções ou frases do livro às quais deseja voltar, é possível adicionar um marcador nesse ponto do livro. O EasyReader permite que o utilizador insira um número ilimitado de marcadores. Clique no botão Marcadores ou prima Ctrl + B para mostrar a janela "Adicionar Marcador". Por omissão, o texto do marcador será inserido como o nome do marcador. Se necessário, pode escrever um nome à sua escolha. Também podem ser especificadas teclas de atalho, na caixa de listagem pendente (até um máximo de 10 por livro) para navegar rapidamente para o marcador seleccionado. Será ouvido um sinal sonoro de aviso se for seleccionado um atalho já em utilização.

24 6.1 Notas livres Também é possível adicionar Notas Livres de texto e áudio para acompanhar o marcador. As notas de texto podem ser escritas adicionando texto à área de edição da janela. Se tiver um microfone ligado ao computador, pode adicionar uma nota de áudio seleccionando a caixa de verificação "Nota áudio" e premindo o botão Gravar. Ao ouvir ou gravar uma nota de áudio no diálogo de marcadores, aparece um ponto indicador a piscar. O ponto é vermelho durante a gravação, verde durante a reprodução e cinzento escuro nas restatnes situações. 6.2 Navegar entre marcadores Durante a reprodução do livro, é possível navegar entre marcadores premindo Ctrl + Shift + Page Down para ir para o próximo marcador ou Ctrl + Shift + Page Up para ir para o marcador anterior. Uma vez especificado um marcador, aparece um pino na margem esquerda do texto. A imagem do pino indica se existe algum texto ou áudio no marcador. São utilizadas as seguintes imagens: : Sem texto ou áudio no marcador : Apenas nota de texto no marcador : Texto e áudio no marcador : Apenas nota de áudio no marcador Quando tem cor azul, indica que existe um marcador no ecrã. Quando o marcador se torna vermelho e se ouve um sinal sonoro, isso signifca que está situado num marcador. Nota: precisa ter activada a opção "indicador áudio de marcador" nas "preferências gerais").

25 Localizar A função "Localizar" é usada para encontrar a próxima ocorrência de uma palavra na página actual. Para abrir a caixa de diálogo "Localizar", prima F3 or Ctrl + F. Escreva o texto a procurar e escolha se deseja procurar para cima ou para baixo através do conteúdo. Depois, escolha "Seleccionar seguinte" ou prima ENTER. O EasyReader irá navegar para esse ponto no livro. Para localizar a próxima ocorrência do texto especificado, escolha "Localizar seguinte". Se o texto não puder ser encontrado na secção actual, irá ser apresentado um diálogo indicando "Não foram encontrados registos".

26 Procurar Clique no botão "Procurar" para procurar todas as ocorrências de uma palavra no conteúdo, ou prima Ctrl + S para mostrar a janela "Procurar". Se escrever algum texto e depois premir "Procurar tudo" irá procurar todas as ocorrências e listá-las numa janela. Ao seleccionar um dos resultados da procura irá navegar para esse ponto no livro.

27 Preferências Fazendo Tab ou usando o rato para seleccionar o botão "Personalizar" irá abrir a janela Personalizar. Em alternativa prima Ctrl + P no teclado. Para abrir um separador específico carregue em: Abrir separador Geral: Alt + Shift + G. Abrir separador Salientado: Alt + Shift + H. Abrir separador Reprodução: Alt + Shift + P. Abrir separador Ecrã: Alt + Shift + D. Todas as janelas da caixa Personalizar têm um botão "Aplicar" que activa quaisquer alterações à caixa Personalizar e um botão "Restaurar" que anula quaisquer alterações feitas pelo utilizador e restaura as pré-definições originais da instalação do EasyReader. 9.1 Personalizar - Geral

28 janela "Personalizar - Geral" contém as seguintes opções, que são seleccionadas ou deseleccionadas em caixas de verificação: Carregar o último livro lido no arranque: Cada vez que o EasyReader é iniciado, o último livro que foi reproduzido é automaticamente carregado. Lembrar a posição do último livro: Cada vez que um livro é aberto no EasyReader, irá iniciar a reprodução no ponto onde foi deixada. Repetir: reprodução do livro volta automaticamente ao início, quando o livro chega ao fim. Voz própria: Liga/desliga a voz própria do EasyReader. Seleccionar a Voz: É possível seleccionar a voz a utilizar como Voz Própria premindo o botão "Seleccionar Voz". Isto mostra a Janela de "Seleccionar Voz". Nesta janela está disponível uma lista com todas as vozes instaladas no seu computador. Para escolher uma voz, seleccione uma das da lista. Se pretende ouvir a voz prima o botão "Testar". Por prédefinição, será lido o texto "isto é um teste" mas pode também ler o texto que escrever na caixa, junto do botão "Testar". O Volume,o Timbre e a velocidade do TTS podem ser ajustados através das barras de deslocamento que se encontra junto à lista de vozes. Indicador sonoro de marcador: Activa ou desactiva o indicador sonoro de marcador. Saltar no tempo (x segundos definidos pelo utilizador): Esta definição permite escolher o período de tempo a usar nos comandos de reprodução "Recuar XX segundos" and "Avançar XX segundos".

29 9.2 Personalizar os destaques A janela de "Personalizar Destaque" contém as seguintes opções, que são seleccionadas ou desseleccionadas por caixas de verificação ou caixas de opção. A janela de pré-visualização mostra como os efeitos de destaque seleccionados irão aparecer durante a reprodução. Pode também definir a forma de deslocamento do texto salientado. As deifinições são seleccionadas ou desseleccionadas por caixas de verificação ou caixas de opção. A escolha de cores é feita a partir de uma paleta pop-up.

30 Frase Ao ler um livro com áudio gravado, será aplicado o destaque de "frase". O comprimento de uma frase é determinado pelo produtor do livro durante a gravação. Ao ler um livro sem áudio ou com em modo TTS, então serão aplicadas as definições de destaque "palavra". Ao ler um documento HTML ou de Texto, o Dolphin EasyReader fará uma estimativa do comprimento de uma frase. As opções de destaque de "frase" incluem definição de cores e de formatação de texto. As opções são as seguintes: Cor de Destaque: Liga ou desliga o bloco de destaque. Permite escolher a cor do destaque a partir de uma paleta de cores. Cor do texto: Liga ou desliga a cor do texto destacado. Permite escolher a cor do texto destacado a partir de uma palete de cores. Cor de Brilho: Liga /desliga o efeito de Brilho no destaque. Permite escolher a cor do brilho a partir de uma paleta de cores. Efeitos de Formatação do Texto Destacado: A formatação de texto pode também ser aplicada ao texto destacado. As opções são: Negrito, Itálico, Espaçamento entre carateres, maiúsculas e sublinhado. Palavra O destaque Palavra é aplicado quando se usa o modo TTS. Irá destacar cada palavra lida e pode aparecer em conjunto com o destaque de frase. Estão disponíveis as seguintes opções: Cor de destaque: Liga e desliga o destaque de palavra. Permite seleccionar a cor de destaque da palavra. Cor do texto: Liga ou desliga a cor do texto destacado. Permite seleccionar a cor do texto da palavra salientada.

31 Opções de deslocamento. Há três opções de deslocamento que determinam onde o texto é mostrado durante a reprodução. As opções são: Deslocamento sempre no topo: A página desloca-se de forma que o foco destacado esteja sempre no cimo do ecrã. Deslocamento sempre no meio: A página desloca-se de forma que o foco destacado esteja sempre no centro do ecrã. Deslocar quando a página muda: A página não se desloca com os destaques. Quando a reprodução atinge o fim da página, a próxima página irá aparecer e os destaques voltarão ao topo do ecrã. Notas Adicionais: Ao ler um documento HTML nem todas as opções estão disponíveis. As opções seguintes não estão disponíveis: Cor brilhante, negrito, itálico, espaçamento de letras e maiúsculas. Se o Internet Explorer tiver sido configurado nas "Opções de acessibilidade" para ignorar a formatação de páginas HTML, os efeitos de destaque não estarão disponíveis no Dolphin EasyReader. Para resolver isto, inicie o Internet Explorer e seleccione Ferramentas no menu, depois Opções de Internet, o botão de acessibilidade no separador Geral e desseleccione a caixa de verificação "Ignorar cores especificadas nas páginas Web".

32 9.3 Personalizar - Reprodução A janela de personalização da "Reprodução" contém as seguintes opções, seleccionadas ou não seleccionadas através de caixas de verificação ou botões de opção: Iniciar reprodução quando o livro é aberto: O livro começa a ser lido assim que é aberto. Iniciar reprodução ao navegar: A Reprodução começa automaticamente após navegar para um dado ponto no livro.

33 Modo TTS É possível reproduzir um livro DAISY de texto integral usando a função TTS - Text-To-Speech (Síntese de Voz) do EasyReader. Isto significa que é ouvido audio integral, mesmo que não existam ficheiros de audio gravados no livro. Também permite que o áudio contido no livro seja substituído por uma voz sintética TTS. O modo TTS é activado seleccionando a opção desejada na caixa de listagem pendente e depois seleccionando "Aplicar". Nenhum TTS: Se for seleccionado "Nenhum TTS", a função TTS é desactivada. Os ficheiros audio contidos no livro DAISY serão reproduzidos normalmente. Se não existirem ficheiros audio no livro, não haverá reprodução áudio. Modo Misto: Se for seleccionado o "Modo Misto", qualquer porção de texto no livro que não tenha qualquer ficheiro audio correspondente será lida com a voz sintetizada TTS. Partes do livro que tenham ficheiros áudio gravados serão reproduzidas normalmente. Apenas TTS: Se for seleccionado "Apenas TTS", todo o livro será lido com a voz sintetizada TTS. Quaisquer ficheiros áudio contidos no projecto não serão reproduzidos.

34 Definir a Voz É possível seleccionar a voz a ser utilizada no Modo TTS clicando no botão "Seleccionar Voz". Isto faz aparecer a janela "Seleccionar Voz". Nesta janela existe uma lista de todas as vozes disponíveis no seu PC. Para seleccionar uma voz, escolha-a da lista. Se desejar ouvir uma voz, prima o botão "Testar". Por pré-definição, irá ouvir "Isto é um teste", mas pode escrever qualquer outro texto na caixa de texto junto ao botão "Testar". O Volume, o timbre e a velocidade da voz TTS seleccionada podem ser ajustados através dos cursores de deslocamento adjacentes à lista de vozes. Conteúdo adicional:(se permitido pelo autor do conteúdo) Nota de produção: As notas de Produção são lidas/saltadas durante a reprodução. Barra lateral: As Barras laterais são lidas/saltadas durante a reprodução. Notas de Rodapé: As Notas de Rodapé são lidas/saltadas durante a reprodução. Número da Página: números de Página são lidos/saltados durante a reprodução.

35 Velocidade de Reprodução A velocidade de Reprodução pode ser definida através de um cursor de deslocamento no fundo da janela. Em alternativa, a velocidade de reprodução pode ser aumentada ou diminuída premindo Shift + Alt + J or Shift + Alt + K ou fazendo tab até ao cursor de deslocamento e usando os cursores esquerdo e direito para mover o cursor. A velocidade pode ser alterada durante a reprodução usando as teclas de atalho mencionadas. 9.4 Personalizar o ecrã A janela "Personalizar o Ecrã" contém as seguintes opções,que são seleccionadas ou des-seleccionadas através de caixas de verificação ou caixas de opção: Cor de fundo: Determina a cor de fundo de todas as páginas mostradas no EasyReader. Cor de texto: Determina a cor de todo o texto não realçado que é mostrado no EasyReader. Tamanho do texto: O tamanho do texto de todo o texto no livro pode ser aumentado ou diminuido seleccionando um botão de opção referenteào tamanho desejado. Em alternativa, o texto pode ser aumentado ou diminuido pressionando Alt + J or Alt + K. Pode utilizar estas teclas de atalho durante a reprodução para alterar o tamanho do texto.

36 Folha de Estilo O EasyReader contém alguns estilos pré-definidos que podem ser usados para mostrar os conteúdos com diferentes aspectos (tais como tipos de letra maiores e contrastes de cores diferentes). Os estilos podem ser escolhidos na caixa de lista pendente em Personalizar ecrã ou pressionando a tecla F8 para circular pelos estilos. Para cancelar os estilos, pressione Ctrl + F8 em qualquer altura. Há ainda uma caixa de verificação "Ignorar definições de cores nos estilos". Utilize esta opção se desejar combinar o formato dos estilos com cores escolhidas por si. Se tiver a sua própria folha de estilo e quiser usá-la no EasyReader, basta copiála para a sub-pasta "Styles" na pasta do EasyReader que está na pasta "Programas" do seu disco.

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6 Página 1 Conteúdo Manual de Utilização do Easy Reader Versão 6... 1 O que é o EasyReader?... 4 Atalhos Gerais do Windows... 5 Teclas de Atalho para Windows...

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

Sistema GPB Gestão de Pombais

Sistema GPB Gestão de Pombais Sistema GPB Gestão de Pombais Manual Rápido (Versão 07.01) Janeiro de 2007 SITE : WWW.SISTEMAGP.COM EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda. Objectivo deste Manual Rápido Com

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz

OpenBook reconhecimento de caracteres para voz OpenBook reconhecimento de caracteres para voz MANUAL DO UTILIZADOR O OpenBook é um software que transforma o seu computador pessoal e scanner numa máquina de leitura multifacetada. Utilize qualquer dos

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto

INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto Ficha de trabalho n.º1 Objectivos: Escrever/formatar texto Formatar imagens Inserir uma tabela Criar uma pasta Guardar um documento INTRODUÇÃO AO WORD Processamento de texto - No processo de introdução

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Câmara Digital Guia de Software

Câmara Digital Guia de Software Câmara Digital / Câmara Digital Guia de Software Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada nem transmitida por qualquer processo electrónico,

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt

bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt bit Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural www.ruralbit.pt :: Ruralbit :: http://www.ruralbit.pt :: Índice :: Ruralbit :: http://www.ruralbit.pt :: Pág. 1 Introdução O Pocket Genbeef Base é uma aplicação

Leia mais

Manual Nero RescueAgent

Manual Nero RescueAgent Manual Nero RescueAgent Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero RescueAgent e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Número de peça HP: NW280-3002 Edição 2, fevereiro de 2014 Avisos Legais Este manual e os exemplos nele incluídos são fornecidos "tal como estão" e estão sujeitos a alteração

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

QNAP Surveillance Client para MAC

QNAP Surveillance Client para MAC QNAP Surveillance Client para MAC Chapter 1. Instalar o QNAP Surveillance Client 1. Clique duas vezes em "QNAP Surveillance Client V1.0.1 Build 5411.dmg". Após alguns segundos, é exibida a seguinte imagem.

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b a 2011-01-20. Actualização para o 2.1 pela Equipa de Documentação do KDE Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

Migrar para o Excel 2010

Migrar para o Excel 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Excel 2010 é muito diferente do Excel 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes

Leia mais

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca

LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca NAPNE RENAPI LEITORES DE TELA Orientações Básicas Jaws NVDA Virtual Vision - Orca Por Celio Marcol Dal Pizzol e Josiane Pagani Agosto de 2009 Sumário LEITORES DE TELA - ORIENTAÇÕES BÁSICAS... 3 Orientações

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS 1 GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS Visão Geral O software para telemóvel Guarding Expert (Android) V3.2, foi projetado para telemóveis com base no sistema operativo Android (versão 2.3.3

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Conteúdo. Obtenção do CDDB

Conteúdo. Obtenção do CDDB Mike McBride Jonathan Singer David White Desenvolvimento: Bernd Johannes Wuebben Desenvolvimento: Dirk Forsterling Desenvolvimento: Dirk Foersterling Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires 2 Conteúdo

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared

ZoomText 9.1. Adenda ao Guia do Utilizador. Ai Squared ZoomText 9.1 Adenda ao Guia do Utilizador Ai Squared Direitos de Cópia ZoomText Ampliador Copyright 2008, Algorithmic Implementations, Inc. Todos os Direitos Reservados ZoomText Ampliaddor/Leitor de Ecrã

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7. Como encontrar livros... 9. Como classificar a sua biblioteca... 11

Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7. Como encontrar livros... 9. Como classificar a sua biblioteca... 11 Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como descarregar e instalar o Kobo Desktop... 6 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 7 Como comprar ebooks com o Kobo Desktop... 9

Leia mais

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida Ministério Público Ministério Público Guia de Consulta Rápida Versão 3 (Outubro de 2009) - 1 - ÍNDICE 1. ACEDER AO CITIUS MINISTÉRIO PÚBLICO... 4 2. BARRA DE TAREFAS:... 4 3. CONFIGURAR O PERFIL DO UTILIZADOR...

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

MAGic. Software para ampliação de ecrã

MAGic. Software para ampliação de ecrã MAGic Software para ampliação de ecrã Introdução: O MAGic é uma solução de software ideal tanto para os utilizadores de computador com baixa visão, como para todos aqueles que passam muito tempo à frente

Leia mais

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O. NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i. Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados.

MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O. NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i. Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados. MANUAL DE INICIAÇÃO RÁPIDA PARA O NOKIA PC SUITE 4.81 PARA NOKIA 6310i Copyright Nokia Corporation 2002. Todos os direitos reservados. Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. REQUISITOS DO SISTEMA...1 3. INSTALAR

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Introdução ao Microsoft Windows

Introdução ao Microsoft Windows Introdução ao Microsoft Windows Interface e Sistema de Ficheiros Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Iniciar uma Sessão A interacção dos utilizadores com o computador é feita através de sessões.

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Instruções de Instalação

Instruções de Instalação knfbreader Mobile kreader Mobile Instruções de Instalação Copyright 2009 knfbreading Technology, Inc. www.knfbreader.eu Todos os direitos reservados. Os demais nomes de empresas e produtos são marcas comerciais

Leia mais