REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS"

Transcrição

1 1 REFLEXÃO E PERSPECTIVAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Luiz Alberto de Farias Cásper Líbero/Unicsul Resumo: Com a demarcação cronológica da chegada de um novo milênio, propõe-se um momento de reflexão relativa à profissão e aos profissionais de relações públicas. O texto segue a partir de uma análise da situação das relações públicas e delimita alguns pontos para a discussão, como sua produção intelectual, sua literatura, seu mercado de trabalho e as tendências para o empregos dessa área no novo milênio, sempre à luz dos processos de transformação que influenciam diretamente a atividade. Assim, abordando alguns pontos-chave e questionando as causas motivadoras do estabelecimento do atual perfil, chega-se a uma breve análise das perspectivas calcadas em entrevistas com especialistas da área. Palavras-chave: relações públicas, organização, literatura de RP. Ao iniciar-se um novo milênio, cabe aos profissionais de relações públicas, atuantes no mercado de trabalho ou nas instituições de ensino, desenvolvendo atividades junto a organizações ou desenvolvendo pesquisas, avaliar os rumos que a profissão vem tomando e as características que a levaram a esse estado, permitindo uma profunda reflexão à luz da compreensão do histórico responsável pela constituição de um perfil da profissão e dos profissionais, bem como a avaliação da relação imagem-identidade das relações públicas. Com pouco mais de trinta anos de regulamentação, a profissão passou por um profundo processo de discussão tendo como pauta exatamente as questões ligadas a sua regulamentação. Isso ocorreu durante o Parlamento Nacional de Relações Públicas, promovido pelo Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (Conferp), momento em que foi proposta a desregulamentação da profissão mas cujo consenso apontou por uma revisão da legislação regulamentadora, cujas alterações ainda não foram votadas pelo Poder Legislativo e, por isso, ainda mantêm-se no plano de propostas. Contudo, dessas propostas o que parece ter mais destaque é a questão da abertura das fronteiras do exercício da atividade de relações públicas para novos profissionais cuja

2 2 formação universitária seja outra que não o bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Na página 6 do documento podemos encontrar a proposta de que a designação e o exercício da profissão de relações públicas passe a ser, dentre outros, privativa dos que possuírem formação superior em qualquer área de conhecimento e obtiverem o título de pós-graduação, lato ou stricto sensu, em Relações Públicas, em curso ministrado por escola reconhecida e que mantenha regularmente o curso superior de Relações Públicas (Art. 1 º, letra c ) 1. Essa abertura causa controvérsia entre os envolvidos na área de relações públicas e os que a defendem justificam-na como sendo a medida necessária para fortalecer a profissão, já que os trinta anos de portas fechadas, de corporativismo não deram à área o espírito de corpo necessário. Assim, essa transformação pode ser vista como elemento positivo a uma evolução da profissão. A questão acima a regulamentação realmente é controversa, já que até os envolvidos no processo apontam-na como tendo sido prematura. Ela ocorreu antes mesmo da existência de cursos, ainda que o diploma fosse uma exigência do texto da Lei De acordo com Ney Peixoto do Vale, principal responsável pela regulamentação, quando à época era presidente do então Conselho Nacional da Associação Brasileira de Relações Públicas, a classe não estava preparada para consolidar a profissão. Com a iniciativa, passou a si mesma um atestado de imaturidade. 2 Cândido Teobaldo de Souza Andrade, um dos membros da comissão que finalizou a proposta da regulamentação, afirma que (...) a lei e a regulamentação foram prematuras. Reconheço que fui um dos culpados, porque fomos obrigados pelas circunstâncias a fazer (...) hoje eu descreveria de outra forma as atividades incluídas na lei. (...) a regulamentação da profissão foi realmente extemporânea. 3 Ainda sobre a questão da desregulamentação, Rolim Valença, um dos mais renomados profissionais de Relações Públicas do Brasil de todos os tempos, diz que houve um exagero de protecionismo e corporativismo que fecharam as fronteiras do título de R.P. a qualquer um que não fosse diplomado, embora em termos práticos um diploma não tenha nada a ver com o valor ou a eficácia do profissional de comunicações. (...) O canibalismo desse excesso de regulamentação e de burocracia derrubou o telhado sobre 1 Conclusões do Parlamento Nacional de Relações - Conselho Federal de Relações Públicas - Conferp 2 KUNSCH, M. M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, 1997, p Idem.

3 3 os próprios profissionais de comunicação, que finalmente descobriram que não são tão indispensáveis assim. 4 Não cabe aqui avaliar a regulamentação da profissão de Relações Públicas ou a proposta de sua desregulamentação. Vale refletir somente sobre o atual estágio e os possíveis porquês que nos trouxeram até este determinado ponto. A literatura e a produção intelectual de RP no cenário da profissão Quanto à literatura de relações públicas, sabemos que ela vem acompanhada pela produção científica, já que se percebe uma participação muito pequena na produção de livros por parte de profissionais que não estejam ligados diretamente à pesquisa e à academia. Um detalhe que nos parece muito importante é a pequena representatividade de obras que relatem experiências profissionais os cases. A contrário de outras áreas do conhecimento, as relações públicas não têm um histórico de vivências profissionais publicado. Isso contrasta o fato de serem os cases razão dos concursos da área além de serem objeto de estudo em salas de aula, como elementos de análise e compreensão dos caminhos do mercado, como subsídio a aulas e a teorias. Isso pode nos levar a crer que a tradicional diáspora entre mercado e academia seja levada a cabo somente em alguns momentos. É sabido que há essa ruptura, claramente marcada por posicionamentos preconceituosos. Entrementes, os casos chegam à universidade e os conhecimentos da universidade chegam ao mercado pelos egressos dos bancos escolares. Mas isso não se formaliza por meio de uma produção literária. Uma justificativa habitual é a de que os profissionais atuantes no mercado de trabalho não dispõem de tempo para relatar suas principais experiências. Mas isso, não há dúvida, é questionável. E a academia, por sua vez, talvez não direcione suficientemente seus holofotes para o mercado. Fortalecendo a idéia do posicionamento sectário em relação à harmonia dos segmentos intelectuais e profissionais. Quanto à produção intelectual (veja quadro 1), sentimos ainda uma certa fragilidade já que nas últimas décadas não sentimos um volume maciço de direcionamento de pesquisas para o fortalecimento teórico da profissão. Além de poucas obras, sentimos que 4 Idem.

4 4 muitas pesquisas perdem o foco e podem não dar a contribuição que a área possa precisar. Isso pode ser constatado pela grande representatividade de obras instrumentais tanto em pesquisas quanto em livros em detrimento a obras de questionamento e reflexão. Isso não tira o valor das obras que expõem a instrumentalização mas podem favorecer a ampliação das fragilidades teóricas e científicas. ] Quadro 1 - Produção Científica e Literária em Relações Públicas Década de 1970 Década de 1980 Década de 1990 Livros Teses Disserta Livros Teses Disserta Livros Teses Disserta (*) (**) ções ções ções Fonte: KUNSCH, Margarida M. K. A pesquisa acadêmico-científica no campo das relações públicas e da comunicação organizacional no Brasil. In LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil avaliação e perspectivas. Santos, Univ. Sta. Cecília, Pp (*) Neste item são incluídos livros definidos como relacionados a relações públicas e à comunicação organizacional. (**) Incluem-se teses de Doutorado e de Livre-Docência, além de incluir teses das áreas de relações públicas e de comunicação organizacional. O professor doutor Roberto Porto Simões 5 alega que os profissionais de relações públicas tenham um conceito excessivamente perfeccionista da produção de obras literárias, o que pode prejudicar a própria profissão, já que o excesso de zelo leva à baixa produção. 6 A realidade da condição sócio-cultural brasileira também não pode ser desprezada, já que o mercado editorial ainda não se apresenta em condições de oferecer títulos como em outros países (veja quadro 2) em função da pequena demanda. Os livros técnico-científicos ficam ainda mais prejudicados. A nova lei de direitos autorais, que restringe fortemente a cópia de livros pode vir a favorecer o crescimento do mercado, o que pode refletir em um aumento da produção e favorecer, por conseqüência, o crescimento de livros de relações públicas. 5 Roberto Porto Simões é professor da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS). 6 Revista Repensando Cásper, ano 1, no. 1, outubro de 1998.

5 5 Quadro 2 - Consumo de livros por habitante País Consumo per Capita/ano Brasil 2,8 Argentina 8,0 Estados Unidos 9,0 França 15,0 Rússia 15,0 Fonte: Revista Educação - junho/98 Mercado de trabalho de RP O que inúmeros profissionais têm relatado quando questionados sobre suas expectativas sobre a profissão de relações públicas é que sentem estarem no melhor momento, em que a profissão começa a conquistar definitivamente seus espaços. Trabalhar as relações públicas carece de uma maior sutileza já que é uma área complexa e mais abstrata do que as do jornalismo, do rádio, da televisão e da publicidade. Fazer um jornal, criar campanhas e anúncios publicitários ou produzir programas radiofônicos e televisivos são atividades concretas e pontuais facilmente tangíveis. Daí talvez a grande incompreensão sobre a verdadeira finalidade da área, bem como o desconhecimento de suas possibilidades para a maioria das pessoas 7 Diante desse paradigma, encontramo-nos, no fim do século e diante do novo milênio, ainda em um processo de grande dissonância entre o conceito e a identidade da profissão. Desse modo, acreditamos que todo o processo de formatação da profissão em nosso país ocorreu ao longo dos anos muitas vezes enfraquecido por essa dificuldade em fazer-se compreender e prejudicado pela intangibilididade de seu produto. Entretanto, as necessidades da sociedade cuja satisfação caberia às Relações Públicas não deixaram nesse mesmo período de fazer-se ouvir. O mercado, então, esteve aberto aos resultados alcançáveis pelas Relações Públicas mas pensamos que isso não foi devidamente aproveitado, ocasionando uma carência de espaço e reconhecimento ainda em nossos dias. De acordo com a pesquisa por nós realizada, pudemos perceber por meio de opiniões de renomados profissionais, que estes 7 KUNSCH, M. M. K. A pesquisa acadêmico-científica no campo das relações públicas e da comunicação organizacional no Brasil. In Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil. Santos, Universidade Santa Cecília, 1999

6 6 vêem o presente momento de forma bastante otimista. Segundo a professora Margarida Kunsch 8, o momento é bastante propício já que muitas organizações estão percebendo a necessidade de repensarem suas estratégias e suas políticas de comunicação 9. Assim, podemos acreditar que até o presente momento ainda não é forte a percepção das organizações pela utilidade do uso da profissão a seu serviço, mas com uma boa perspectiva de mudança desse cenário. A professora Sidinéia Gomes Freitas 10, por sua vez, perfila-se com a opinião da professora Margarida, atribuindo seu otimismo quanto à profissão ao fato de que os relações-públicas têm o perfil do generalista na comunicação e também o mercado aponta para uma absorção do perfil do generalista. Ainda segundo a professora Sidinéia isso pode ser também verificado pelo crescente sentimento das empresas pela assunção de seu papel de empresas-cidadãs, adotando postura de responsabilidade em relação à sociedade. 11 A situação da profissão, para a professora Cristina Giácomo 12, está ainda distante de onde deveria. Ela acredita que falta uma maior identidade para as relações públicas, principalmente no âmbito interno nas associações, nas escolas (...). 13 Já para o professor Waldyr Gutierrez Fortes 14, a situação é favorecida principalmente pela abertura e expansão dos mercados globalização e entrada de capitais. Contudo, alerta para o fato de muitas empresas terem que primeiro encontrar problemas relativos muitas vezes a questões de falta de conhecimento de aspectos culturais para depois buscarem apoio em estratégias de relações públicas. 15 Assim, encontramos uma profissão que segundo alguns profissionais de destaque carece de identidade e perde espaço para outros profissionais que conseguem demonstrar 8 A profa. dra. Margarida Maria Krohling Kunsch é coordenadora do curso de relações públicas do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 9 Entrevista dada pela professora Margarida para a pesquisa de Mestrado Literatura de Relações Públicas nos anos 90, de Luiz Alberto Beserra de Farias em andamento na Fac. Cásper Líbero. 10 Sidinéia Gomes Freitas é professora-titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas Conferp. 2 Entrevista dada pela professora Margarida para a pesquisa de Mestrado Literatura de Relações Públicas nos anos 90, de Luiz Alberto Beserra de Farias em andamento na Fac. Cásper Líbero. 12 A Dra. Cristina Giácomo é titular do curso de relações públicas da Faculdade Cásper Líbero. 3 Entrevista dada pela professora Margarida para a pesquisa de Mestrado Literatura de Relações Públicas nos anos 90, de Luiz Alberto Beserra de Farias em andamento na Fac. Cásper Líbero. 14 O prof. dr. Waldyr Gutierrez Fortes é coordenador do curso de relações públicas da Universidade Estadual de Londrina UEL.

7 7 para seus pares e para o mercado resultados mais palpáveis de seu trabalho. Cabe talvez uma reflexão sobre a preocupação qualitativa que se procura dar à atividade algo extremamente favorável que pode redundar em uma menor preocupação com demonstrações e proposições quantitativas estas mais sensibilizadoras nos momentos decisórios das organizações. Em paralelo a todas as transformações novas frentes de trabalho podem ser vistas como receptivas às relações públicas. Se vem ocorrendo uma mudança no perfil do emprego para os relações-públicas como veremos a seguir o mercado também tem criado novas formas de manifestação de trabalho, em especial a partir do terceiro setor e da demanda por atividades de cidadania empresarial. Inúmeras organizações têm dado nítidos exemplos do valor do investimento em questões de responsabilidade social, de investimento comunitário, buscando além do fortalecimento de sua imagem a ampliação do seu market share a partir da associação de sua imagem à marca, agregando inestimável valor ao produto e criando diferenciais de mercado qualificando e quantificando as ações de comunicação. A ampliação de fronteiras, em nossa concepção, não passa por uma perda de critérios a sim por compreensão dos sinais que o mercado envia. Assim, o desenvolvimento de atividades dos chamados marketing cultural, marketing político, marketing esportivo, dentre outros, por profissionais de relações públicas vem a contribuir com as nítidas necessidades de profissionais com alto grau de especialização para estar à testa dessas tarefas. Além desse fator, pode-se perceber uma crescente demanda por empresas e profissionais aptos e dispostos a coordenar esses tipos de ações, além de sentirmos a crescente predisposição das diversas camadas sociais e organizacionais para compreender e absorver tais trabalhos. Mudança do perfil do emprego para RP Com o crescimento do mercado motivado pelos fatores já citados pelo professor Gutierrez Fortes, perspectivas se apresentam para as Relações Públicas neste fim de século. Uma questão que se destaca é a diminuição da oferta de emprego em organizações 15 Entrevista dada pela professora Margarida para a pesquisa de Mestrado Literatura de Relações Públicas nos anos 90, de Luiz Alberto Beserra de Farias em andamento na Fac. Cásper Líbero..

8 8 departamentos, assessorias internas etc em contrapartida ao crescimento do número de agências de prestação de serviços terceirizados de comunicação. Nem todos os profissionais concordam que seja esse o melhor caminho, justamente em função das possibilidades de resultados.. O professor Fortes acredita que isto acarrete um trabalho parcial de relacionamento com os públicos. Sem conhecer o dia-a-dia da empresa é muito difícil propor algo realmente estratégico e consistente com o interesse dos públicos e com o interesse público maior de uma comunidade (...) 16 Acrescenta, ainda, a experiência desenvolvida em algumas organizações que terceirizam a atividade de relações públicas mas a agência responsável pela conta mantém um profissional permanentemente na organização cliente, capacitando-o à melhor compreensão da realidade e dos valores da organização. Contrapõe-se a essa idéia a professora Cristina Giácomo, a qual declara que trabalhar no departamento de uma empresa é mais complicado do que trabalhar fora. (...) Trabalhar e apontar equívocos ou entraves de comunicação dentro de uma empresa de que você faz parte, é muito complicado. É muito mais fácil (...) diagnosticar problemas, apontar soluções de fora. 17 Com relação a esse tema, a professora Sidinéia Freitas acredita que o caminho é pela formação do pequeno empreendedor, dos prestadores de serviço. 18 A isso a professora Margarida Kunsch agrega a ocorrência de dois fenômenos: o crescimento da prestação de serviços e a internacionalização das empresas brasileiras. Segundo ela as grandes assessorias, aquelas que estão muito bem sedimentadas, estão fazendo parcerias e acordos com entidades estrangeiras. Isso pode levar-nos a crer numa gradual mudança no perfil da profissão tanto em imagem quanto em teorias e técnicas a médio prazo, a partir da influência desse processo de internacionalização. 19 A percepção da contribuição dos profissionais, atuantes no mercado de trabalho ou no universo acadêmico, passa por essas duas vertentes. De acordo com a professora Margarida Kunsch, encontramos pesquisas cujos temas, muitas vezes, não são devidamente 16 Idem. 17 Idem,. 18 Idem. 19 Idem.

9 9 trabalhados. Quanto aos profissionais, não têm um trabalho agressivo de contribuição para a melhoria da categoria, para a melhoria da identidade da profissão 20 Já a professora Sidinéia Freitas declara que quem acaba apontando mais caminhos é o próprio mercado. 21 O professor Gutierrez Fortes aponta que existe uma falta de solidariedade profissional em Relações Públicas. 22 A falta de uma identidade da profissão, apontada anteriormente, e uma possível falta de solidariedade podem fazer-nos crer que possam ter sido entraves para o fortalecimento da profissão, para maior definição entre os praticantes e a sociedade, desguarnecendo seus flancos em alguns momentos e permitindo que outros profissionais, oriundos de outras atividades, obtivessem melhores resultados em determinadas áreas que os profissionais de relações públicas potencialmente melhor instrumentalizados -, os quais, pela característica histórica da atividade deixaram de conquistar. Reflexão e perspectivas Para o novo milênio apontam-se perspectivas - de acordo com os profissionais ouvidos muito favoráveis. De um processo de potencial letargia a uma reviravolta cujo limite pode ter sido a proposta de revisão da regulamentação resultante do Parlamento Nacional de Relações Públicas - a profissão Relações Públicas encerra um período histórico fazendo uma nova leitura de sua condição ao longo do século suas primeiras manifestações nos Estados Unidos, sua chegada ao Brasil, sua regulamentação brasileira, sua atuação durante anos-chave do país, como o regime militar, o início do processo de internacionalização das agências e sua auto-revisão da regulamentação. Seu início, no começo do século, por intermédio de gerenciamento de crises refletidas pelo confronto entre opinião pública e interesses de megaempresários mostrou o potencial que veio se desenvolvendo ao longo dos últimos quase cem anos. Sua chegada ao Brasil (formalmente, em 1914) ainda não deixava clara sua potencialidade e a regulamentação não foi ao encontro da situação sócio-político-cultural-estrutural do momento. 20 Idem.. 21 Idem.. 22 Idem..

10 10 A chamada globalização acabou por refletir firmemente nesse cenário, influenciando a forma de agir de todas as organizações e em especial as especializadas em relações públicas e até mesmo as necessidades de rever as formas de pensar dos profissionais da área. A abertura da discussão sobre a regulamentação um debate de grande polêmica -, mesmo desagradando uma parcela da classe profissional, pode ter vindo reacender a discussão da própria situação da profissão. Pensamos que esse movimento possa vir a significar a calcificação dos pensamentos favoráveis ao futuro da profissão, externado pelos profissionais escolhidos por terem contribuído com a profissão com a edição de livros resultantes de pesquisas de pósgraduação, além de sua própria atuação profissional e acadêmica, que lhes dá inegáveis condições para emitir posicionamento a respeito dessa questão.

11 11 Bibliografia FARIAS, Luiz Alberto B. de. Entrevista com Prof. Dr. Roberto Porto Simões In Revista Repensando Cásper, Ano I, N o. I. São Paulo, 1998b, p GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 9 a. edição. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, GURGEL, João Batista Sena e. Cronologia da evolução histórica das Relações Públicas. 3 a. ed., Brasília, Linha Gráfica Ed., KUNSCH, M. M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, KUNSCH, Margarida M. K. A pesquisa acadêmico-científica no campo das relações públicas e da comunicação organizacional no Brasil. In LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil avaliação e perspectivas. Santos, Univ. Sta. Cecília, MOLES, Abraham Antoine. A Criação Científica. Trad. Gita K. Guinsburg. São Paulo, Perspectiva, SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: Função Política. 3 a. Ed. São Paulo, Summus, THOMAZI, Maria Stella. O ensino e a pesquisa em relações públicas no Brasil e sua repercussão na profissão. São Paulo, Tese de Doutorado, ECA-USP, Conclusões do Parlamento Nacional de Relações - Conselho Federal de Relações Públicas - Conferp Folha de S. Paulo, Nova lei veta cópia de livros em xerox, São Paulo, 22/06/1998., caderno 3, p. 01. Revista Educação. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo. Ano 25, no Junho de 1998.

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB.

PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB. PROFISSÃO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UEPB MONTEIRO PB. Cícero Félix da Silva Universidade Estadual da Paraíba Campus Monteiro cicero.bv_2007@hotmail.com

Leia mais

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Miriam Soares de ARAÚJO 2 Cálita Fernanda Batista de PAULA 3 Vanessa Lopes da SILVA 4 Ana Carolina de Araújo SILVA 5 Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Andréia Santos da SILVA 2 Tiago da Cruz Carvalho CALADO 3 Ítala Clay de Oliveira FREITAS 4 Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM RESUMO Desenvolvido por

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 Tânia Silva de Almeida UniRitter tania_almeida@uniritter.edu.br Marcelo

Leia mais

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil?

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil? 195 6 Discussão Neste capítulo, são discutidos os resultados apresentados nas suas unidades de pesquisa e a relação existente entre cada uma dessas unidades. Assim, este capítulo traz subsídios para a

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais Centro de Ciências do Homem Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

OFICINA DE ESTRANGEIRISMO E O ALUNO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES

OFICINA DE ESTRANGEIRISMO E O ALUNO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES OFICINA DE ESTRANGEIRISMO E O ALUNO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES Jamile Alves da Silva Cilene Moreira Evangelistas Ewerton Felix da Silva Luzinaldo Alves de Oliveira Júnior Prof. Dr. Leônidas

Leia mais

Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade

Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade Titulo do Case: Transforme a sociedade com a força do empreendedorismo social Categoria: Prática Interna Temática: Sociedade Resumo: Quanto custa um projeto? As possíveis respostas são inúmeras. Os números

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Avaliação institucional e reformulação do currículo de Jornalismo diante de Diretrizes Curriculares indefinidas

Avaliação institucional e reformulação do currículo de Jornalismo diante de Diretrizes Curriculares indefinidas Avaliação institucional e reformulação do currículo de Jornalismo diante de Diretrizes Curriculares indefinidas Viviane Borelli Coordenadora do curso de Comunicação Social Jornalismo da UFSM Márcia Franz

Leia mais

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade.

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Turismo em Análise, v.20, n.3, dezembro 2009 578 Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Alexandre Panosso Netto 1 Karina Toledo Solha 2 Marcelo

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica

RESUMO. Palavras-chave: Educação matemática, Matemática financeira, Pedagogia Histórico-Crítica POSSIBILIDADES DIDATICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA ENTRE DOMÍNIOS DE CONHECIMENTOS NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CENTRAL EDUCAÇÃO BÁSICA KĨSÊDJÊ Rosimeyre Gomes da Silva

Leia mais

A experiência da Engenharia Clínica no Brasil

A experiência da Engenharia Clínica no Brasil Página 1 de 5 Sobre a Revista Ed 24 - fev 04 Home Medical Infocenter Med Atual Edição Atual Serviços Global Home Brasil Home Busca Mapa do Site Fale Conosco Edição Atual Edição Atual Matéria de Capa Artigo

Leia mais

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Oficina de Comunicação Apex-Brasil O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Relacionamento com a Mídia - Demonstrar o papel das entidades como fonte; - Cultivar postura de credibilidade;

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1280 OS HISTORIADORES, SEUS LUGARES E SUAS REGIÕES: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA UNICENTRO SOBRE A REGIÃO PARANAENSE Darlan Damasceno Universidade Estadual de Londrina Resumo.

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75

Sumário. 14.1 Case 1 Exportação...69 14.2 Case 2 Importação...75 Sumário Prefácio...IX Apresentação...XI Capítulo 1 O Comércio internacional no pós-guerra...1 Capítulo 2 O Departamento de comércio exterior...5 Capítulo 3 Métodos de comércio exterior...7 Capítulo 4 Agentes

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas

Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas Margarida M. Krohling Kunsch Introdução No âmbito de uma sociedade cada vez mais complexa, reserva-se à comunicação um papel de crescente

Leia mais

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS.

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Fernando Toledo Ferraz - ferraz@cybernet.com.br Departamento de Engenharia de Produção Myriam Eugênia R.

Leia mais

Licenciatura em Comunicação Empresarial

Licenciatura em Comunicação Empresarial Resumo Este artigo tem como objectivo principal fazer uma breve análise da comunicação do pessoal-mix de uma organização, as vantagens de uma boa comunicação entre os mais variados sectores de actividade

Leia mais

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA)

RELATÓRIO MESA REVOLVER DESIGN (PESQUISA) 1ª RODADA O QUE É PESQUISA? Por no google? Buscar conhecimento Ir a fundo nos interesses/ saber mais/ descobrir Faculdade: pesquisar coisas pelas quias você não necessariamente se interessa --> conhecimento

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Cassandra BRUNETTO 2 Deisi BUENO 3 Marina MARTINS 4 Tatiane FLORES 5 Vera Regina SCHMITZ 6 Universidade do

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania.

Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Softwares livres, inclusão digital e Ampliação de cidadania. Robson Paulo dos Santos 1. Resumo: O software livre (SL) possui dentre as suas diversas características a de poder ser usado, copiado, estudado,

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA META Apresentar as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: defi nir projeto de pesquisa; identifi car a importância da

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP

I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP Evento I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP Uma importante reflexão sobre a problemática do trânsito romover o debate e a troca de informações entre os profissionais

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS Lizandra Cristina Macedo PINTO¹ - lizacrisufpa@gmail.com Mara Jessyka Coimbra De MELO¹ - mjessykacoimbra@hotmail.com Layse Kristine

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA Fernando Reis do E. Santo A Faculdade de Educação da UFBA tem se destacado, ao longo da sua história, por iniciativas académicas

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

Política de investimento esportivo 3M

Política de investimento esportivo 3M 1. Objetivo Política de investimento esportivo 3M A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas esportivos e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Erika Zimmermann 1 Universidade de Brasília Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Paula Cristina

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

M E M Ó R I A E M P R E S A R I A L

M E M Ó R I A E M P R E S A R I A L ! M E M Ó R I A E M P R E S A R I A L COMUNICAÇÃO INTERNA E IDENTIDADE NA ORGANIZAÇÕES ISABELA PIMENTEL Capítulo 1 Memória: usos e abusos A memória é mais uma ferramenta da comunicação corporativa, cujo

Leia mais

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens

MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens MODELOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NAS EQUIPES Por: Veronica Ahrens O que são Modelos Mentais? Segundo Peter Senge, modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações,

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCSADEMT02-P UMA AVALIAÇÃO INTERNA DA MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA: OPINIÃO DOS PROFESSORES E MONITORES SOBRE O PROGRAMA. Antonio Fernandes Maia Filho (2), Aflaudizio Antunes de Oliveira (1),

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com. Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.br Clareza conceitual e eficiência da ação Compreender a essência do

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. por Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade* O todo é maior do que a soma das partes

O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. por Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade* O todo é maior do que a soma das partes O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente por Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade* O todo é maior do que a soma das partes Se hoje nenhum profissional está satisfatoriamente formado após um curso de

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra A PROIBIÇÃO DA DESPEDIDA ARBITRÁRIA NAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS: UMA PERSPECTIVA DE DIREITO COMPARADO * Halton Cheadle ** Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra para mim estar

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Política de investimento cultural 3M

Política de investimento cultural 3M Política de investimento cultural 3M 1. Objetivo A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas culturais e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais