Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente."

Transcrição

1

2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente.

3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 19.1 Conteúdo: Ecologia

4 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Habilidades: Compreender que a Ecologia estuda as interações entre os diversos elementos constituintes do ambiente

5 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade III O reino dos animais. Animais vertebrados. Animais invertebrados. Biodiversidade.

6 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade III O reino dos animais. Animais vertebrados. Animais invertebrados. Biodiversidade.

7 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade III O reino dos animais. Animais vertebrados. Animais invertebrados. Biodiversidade.

8 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade III O reino dos animais. Animais vertebrados. Animais invertebrados. Biodiversidade.

9 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade III O reino dos animais. Animais vertebrados. Animais invertebrados. Biodiversidade.

10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade IV Ecologia Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

11 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Principais estudos da Ecologia: Cadeia alimentar

12 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Relações ecológicas

13 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Biomas brasileiros. Pantanal Floresta Caatinga

14 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Meio Ambiente e Sustentabilidade.

15 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1. Observe o ambiente apresentado na imagem.

16 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1. O que esses animais estão fazendo? 2. Os animais que aparecem na imagem conseguiriam viver sem a presença de outros seres vivos? Por quê?

17 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO A organização dos seres vivos.

18 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Ecossistema: Conjunto formado pelo meio biótico e pelo meio abiótico.

19 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Fatores Abióticos (sem vida) A luz A temperatura A terra O solo As rochas A areia O ar A água Fatores Bióticos (com vida) As plantas Os animais As bactérias

20 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Habitat e nicho ecológico: O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive.

21 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Nicho ecológico: O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz.

22 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Para facilitar a compreensão: O habitat seria o endereço de um ser vivo na natureza, enquanto o nicho ecológico seria o seu trabalho em um determinado ecossistema.

23 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente.

24 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO População: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população.

25 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.

26 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO

27 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Comunidade: Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade.

28 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO

29 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO Leia o texto abaixo: O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie encontrada apenas na Mata Atlântica. Costuma ser avistado em grupos familiares e vivem cerca de oito anos. Sua dieta apresenta frutos, alguns invertebrados e pequenos vertebrados. São responsáveis pela dispersão de uma grande quantidade de sementes e, portanto, muito importantes nesse bioma.

30 APRENDER A APRENDER FAZENDO E APRENDENDO 1. Identifique o hábitat e o nicho ecológico do micoleão-dourado.