Prof. Dr. David L. Lindbo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. David L. Lindbo"

Transcrição

1 Prof. Dr. David L. Lindbo (Department of Soil Science North Carolina State University-USA): Especialista na relação solo-meio ambiente, com programa de pesquisa e extensão voltados para uso do solo não agrícola e gestão dos solos na Carolina do Norte. Atua na correlação das propriedades morfológicas e físicas do solo e suas condições ambientais, incluindo a relação solo-paisagem. Autor de livros para estudantes de educação básica, como: Soil! Get the inside scoop e Know soil Know life. Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola Engenheiro Agrônomo pela USP (1968). Doutor, Livre Docente e Prof. Titular(1984) pela UNESP e UNICAMP. Assessor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua na área de Qualidade dos Solos Tropicais e Meio Ambiente no Programa de pós-graduação do Inst. Geociências da UNICAMP. Prof. Dr. Igo Fernando Lepsch Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1961), MS (1972) e PhD (1975) em Ciência do Solo pela North Carolina State University, Raleigh, EUA, e pós-doutorados pelo Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália (1981) e Tropical Soils Program de North Carolina State University (1988/89). Acumula importante experiência em estudos

2 de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Levantamentos Pedológicos, Mineralogia (incluindo biominerais, como sílico-fitólitos de plantas e solos), Química de Solos, Classificação e Relação Solos- Geomorfologia. É autor de conhecidos livros-textos universitários sobre Pedologia (Formação e Conservação dos Solos e 19 Lições de Pedologia). Profa. Dra. Adriana de Fátima Meira Vital Graduada em Engenharia Florestal (UFPB, 1997), com Mestrado em Manejo de Solo e Água (UFPB, 2002), MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFBA/INEPAD, 2008) e Doutorado em Ciência do Solo (UFPB, 2015). É professora da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), compondo Grupos de Estudos da referida Instituição, abordando as temáticas de Educação em Solos, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Convivência com o Semiárido, Extensão Rural, ancorados em base holística e na premissa interdisciplinar. Vem trabalhando com metodologias participativas e práticas dialógicas nas comunidades de agricultores familiares e nas escolas públicas da região caririzeira do Estado da Paraíba

3 Prof. Dr. Antonio Carlos de Azevedo Graduado em Agronomia pela UNESP-Jaboticabal (1990), mestre em Ciência do Solo pela UFRGS (1993), Ph.D. em Agronomy - Purdue University (2001) e Pós Doutor pela ESALQ-USP (2006). Atualmente é Professor Associado I na ESALQ/USP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mineralogia, Química e Gênese de Solos, atuando principalmente em mineralogia e química do solo, aplicações não agrícolas da pedologia, rochagem (remineralização) e intemperismo de saprolitos, didatica do ensino superior em solos. Coordenador do Programa Solo na Escola (para educação em solos), do Programa Ponte (Educação Ambiental e Científica junto às escolas de ensino fundamental e médio) e do setor de Difratometria de Raios X do Laboratório de Gênese de Solos, professor no CEGEA- Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental - ESALQ/USP. Prof. Dr. Andreas Attila de Wolinsk Miklós PhD em Ciências da Terra pela Universidade Paris VI (Especialidade: Pedologia - Biogênese do solo); tese referenciada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo no Boletim da Sociedade Internacional de Ciência do Solo, No 84, 1993/2. MSc em Geoquímica da Superfície pela Universidade de Poitiers, França. Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP, Botucatu. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DG / FFLCH / USP), onde leciona, na Graduação, Pedologia e na Pós-Graduação, Agroecologia e Desenvolvimento Humano.

4 Profa. Dra. Carmem Sueze Miranda Masutti Graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996) e Doutora em Soil Science pela University of Saskatchewan/Canadá (2003), reconhecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Iniciou em março de 2012 o Curso de Graduação Formação Pedagógica de Professores no IF Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedologia e Educação em Ciência do Solo. Profa. Dra. Cleire Lima da Costa Falcão Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestre em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Coordenadora do Programa de Extensão em Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. Coordenadora do projeto de Extensão Mostra Itinerante de Educação em Solos e Coordenadora do projeto Avaliação de instrumentos didáticos produzidos para o ensino de solos no nível Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, erosão e produtividade, ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária.

5 Profa. Dra. Cristine Carole Muggler Graduada em Engenharia Geológica pela UFOP (1982), Mestre em Ciência do Solo pela UFLA (1989), e PhD em Ciências Ambientais pela Wageningen Agricultural University, Holanda (1998), com pós doutorado realizado junto ao World Soil Museum (2011). Atualmente, é diretora da Divisão 4, Solos, Ambiente e Sociedade e coordenadora da Comissão de Educação em Solos e Percepção Pública do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Educação em Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e divulgação científica em solos, educação ambiental, conscientização e percepção ambiental, gênese de solos e manejo e conservação de solos. Em sua trajetória acadêmica atuou e atua nas áreas de gênese e mineralogia de solos, ensino de ciência do solo, educação em solos e divulgação e popularização da ciência. Prof. Dr. Fabrício de Araújo Pedrón Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), com graduação sanduiche na Michigan State University - MSU/USA ( ). Possui mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2005) e Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela mesma Instituição (2008). Foi Professor Substituto ( ) e desde 2008 é Professor Adjunto do Departamento de Solos da UFSM e pesquisador na área de Pedologia, com ênfase em Gênese e Mineralogia do Solo. Atualmente é Coordenador Substituto e Coordenador de Estágios do Curso de Agronomia da UFSM.

6 Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1989), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é MS-3.2 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleopedologia, Superfícies Geomorfológicas e Relação Solo- Relevo. Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Pós-doutorado pela Universidade de Alicante, Espanha ( ) e Livre Docência em Geografia Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, mapeamento geomorfológico, erosão, depósitos tecnogênicos e Ambiente.

7 Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1990), especialização em Educação à Distância (2013) pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (www.dsea.ufpr.br) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR (www.escola.agrarias.ufpr.br) e do Projeto de Extensão Universitária Formação Continuada em Solos para Educadores. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária. Profa. Dra. Maria Cristina Perusi Graduada em Geografia pela FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente (1997). Mestre e Doutora em Agronomia pela FCA/UNESP Campus de Botucatu. Desde o ano de 2006, atua como professora do Curso de Geografia da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária na área ambiental, mais especificamente com física de solo e recuperação de áreas degradadas urbana e rural. Trabalha com educação formal e não formal em solos e educação ambiental inclusiva, além de formação inicial e continuada de professores.

8 MSc. Natália Nunes Patucci Graduada no curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo em Mestre em Ciências - Área: Geografia Física pela Universidade de São Paulo em Atualmente é aluna do curso de doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Pedologia, Biologia do solo e Geomorfologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: biodiversidade do solo, bioindicadores de qualidade de solo, governança do solo e sustentabilidade, sistemas pedológicos, relação solo/relevo, morfometria de bacias e capturas de drenagem. Profa. Dra. Nilvânia Aparecida de Mello Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), Mestre em Agronomia - Área de concentração física, manejo e conservação do solo- pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pósdoutora em Filosofia da Ciência pela Université Joseph Fourrier (França) Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental.

9 Profa. Noely Maria Lesnau Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1986). Atualmente é Professora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. (C.E. Alcindo Fanaya Jr., Curitiba- PR). Tem experiência na área de educação inclusiva para surdos e vem trabalhado na criação de língua de sinais aobre o solo. Prof. Dr. Ricardo Simão Diniz Dalmolin Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. É professor e orientador do programa de pós-graduação em Ciência do Solo e do programa pósgraduação em Educação Ambiental. Lider do Grupo de pesquisa do CNPq: Gênese, composição e comportamento dos solos do RS e pesquisador do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Agricultura Conservacionista, linha de pesquisa - Adequabilidade do uso das terras. Foi presidente do Nucleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, biênio e biênio e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo de Responsável pelo Museu de Solos do RS.

10 Profa. Dra. Sheila Aparecida Correia Furquim Docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Possui mestrado e doutorado em Geografia Física e pós-doutorado em Ciência do Solo, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Ciências da Terra, com ênfase em Pedologia, enfocando principalmente os seguintes temas: gênese de solos, mineralogia de solos e relações solo-relevo.

RESULTADO DA SELEÇÃO

RESULTADO DA SELEÇÃO RESULTADO DA SELEÇÃO CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA APOIO NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO REFERENTE À AÇÃO 02 DO PROJETO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL - TERMO DE REFERENCIA Nº 04 Perfil: Técnico Pleno Produto:

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA FLORESTAL. CRÉDITOS Obrigatórios: 241 Optativos: 12.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA FLORESTAL. CRÉDITOS Obrigatórios: 241 Optativos: 12. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:09:29 Curso : ENGENHARIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM CAMPUS MAUÉS RETIFICAÇÃO DA CHAMADA

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Gerência e Monitoramento Ambiental

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Dia 23 de junho quinta-feira

PROGRAMAÇÃO. Dia 23 de junho quinta-feira Dia 23 de junho quinta-feira PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA A partir das 8h Credenciamento e Entrega de materiais 10h 10h30 Solenidade de Abertura Representantes do Sesc e FCA Unicamp. Ginásio 10h30 11h30 PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Denominação: Adjunto Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva/DE Requisitos para provimento no cargo: Doutorado em qualquer área de conhecimento

Denominação: Adjunto Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva/DE Requisitos para provimento no cargo: Doutorado em qualquer área de conhecimento 1.1. Campus de Araranguá 1.1.1. Área/Subárea de Conhecimento: Ciência da Computação/Modelos analíticos e de simulação Áreas afins: Matemática Processo: 23080.073078/2013-29 Requisitos para provimento no

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM TÍTULO: CIÊNCIAS AMBIENTAIS Programa de Pós Graduação FAPAM APRESENTAÇÃO: O curso aborda, de modo inovador, as questões ambientais cotidianas e emergentes. O curso no nível conceitual e prático faz uma

Leia mais

Apresentação. Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Apresentação. Núcleo de Referência em Educação Ambiental Apresentação Núcleo de Referência em Educação Ambiental O Núcleo de Referência em Educação Ambiental NUREDAM surgiu em 1998, no âmbito do Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía

Leia mais

RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA

RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO Rua Esmeralda,

Leia mais

COMPONENTES DO GRUPO DE TRABALHO SBPC/ABC

COMPONENTES DO GRUPO DE TRABALHO SBPC/ABC COMPONENTES DO GRUPO DE TRABALHO SBPC/ABC Antonio Donato Nobre (INPA/INPE) - Engenheiro Agrônomo (ESALQ USP), Mestre em Ecologia Tropical (INPA UA), PhD em Ciências da Terra (UNH USA) Carlos Alfredo Joly

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.854 DE 29 DE ABRIL DE 2009

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.854 DE 29 DE ABRIL DE 2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.854 DE 29 DE ABRIL DE 2009 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC Adriana dos Santos Silva(Professora do IF Goiano Urutaí) Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (2006), Residência em Patologia Animal pela UFRGS (2007),

Leia mais

AUTORES / CONTRIBUTORS

AUTORES / CONTRIBUTORS AUTORES / CONTRIBUTORS Alícia Endres Soares (aliciasoares@terra.com.br) é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde atuou como bolsista de iniciação científica

Leia mais

dezembro-2005 janeiro-2005 a Período: Programa de Fomento à Pós-Graduação - PROF Valor (R$ Mil) Valor (R$ Mil) Valor Total (R$ Mil) Bolsistas

dezembro-2005 janeiro-2005 a Período: Programa de Fomento à Pós-Graduação - PROF Valor (R$ Mil) Valor (R$ Mil) Valor Total (R$ Mil) Bolsistas Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Número de Bolsistas e Valores Pagos (Médias), Segundo os Programas de Pós-Grad. Níveis: Mestrado

Leia mais

Simpósio 8 - Educação à distância em solos

Simpósio 8 - Educação à distância em solos Simpósio 8 - Educação à distância em solos Ensino de solos à distância: é possível? Ricardo Simão Diniz Dalmolin Departamento de Solos UFSM dalmolin@ufsm.br O ensino de solos e a SBCS DIVISÃO 4 SOLO, AMBIENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Curso de Licenciatura em Pedagogia / Corpo docente Nome E-mail Formação

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

Tabela de Cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil

Tabela de Cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil Tabela de Cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil Universidade 1 Universidade Federal de UFRR Norte Agronomia http://www.posagro.ufrr.br/ 0 Roraima Desenvolvimento Regional da Amazônia http://www.necar.ufrr.br/index.php?

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág. 12. Portaria n 187, publicada no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág.11. Portaria n 188, publicada no D.O.U. de 9/3/2015,

Leia mais

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Colaboradores deste número ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

Propostas de Cursos Novos

Propostas de Cursos Novos Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Período 2010

Leia mais

CURRÍCULUM LATTES RESUMIDO DO CORPO DOCENTE

CURRÍCULUM LATTES RESUMIDO DO CORPO DOCENTE CURRÍCULUM LATTES RESUMIDO DO CORPO DOCENTE Jorge Orlando Cuéllar Noguera Concluiu o Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2000. Atualmente é professor adjunto

Leia mais

CONSULTEC: CONSULTORIA EM PROJETOS EDUCACIONAIS E CONCURSOS LTDA

CONSULTEC: CONSULTORIA EM PROJETOS EDUCACIONAIS E CONCURSOS LTDA CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA BRASILEIRA 1) 02 21) 04 2) 02 22) 03 3) 01 23) 05 4) 04 24) 01 5) 01 25) 01 6) 04 26) 03 7) 05 27) 05 8) 03 28) 04 9) 04 29) 01 10) 01 30)

Leia mais

ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP

ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP Apresentação ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP A Agronomia está intimamente ligada à produção de alimentos, sejam estes de origem animal ou vegetal. Compete ao Engenheiro Agrônomo produzir, conservar, transformar

Leia mais

3.1. Curso: Auxiliar de Recursos Humanos 1 Acolhimento Graduação em Administração, Psicologia, Pedagogia e/ou qualquer licenciatura.

3.1. Curso: Auxiliar de Recursos Humanos 1 Acolhimento Graduação em Administração, Psicologia, Pedagogia e/ou qualquer licenciatura. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL PROFESSOR INTERNO - Nº 07/2014

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo No mundo da cultura o centro está em toda parte M. Reale, reitor da USP Excelência e Inclusão Social Formação de Recursos Humanos Qualificados 1.153 445 196 253 774 486 549 1.449

Leia mais

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados é a seguinte:

A relação dos projetos aprovados, indeferidos e não pré-qualificados é a seguinte: CT-INFRA - Fundo de Infra-Estrutura Resultado do Edital CT-INFRA/INSTITUCIONAL FINEP 01/2001 O Comitê Gestor do CT-INFRA, em reunião realizada em 21 de agosto, tomando como base a avaliação de mérito do

Leia mais

Agronomia com D101 1 Graduação em: Curso de Agronomia 40h com

Agronomia com D101 1 Graduação em: Curso de Agronomia 40h com RESULTADO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº 121/2013//IFTO, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2013 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO.

Leia mais

ANEXO I COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA TROPICAL QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2012/02 ALUNO ESPECIAL

ANEXO I COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA TROPICAL QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2012/02 ALUNO ESPECIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA TROPICAL ANEXO I COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA

CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. 1 Aline Mesquita Galvão Moura. Tempo Integral. 2 Ana Paula Prudente Jacintho. Mestre. Tempo Integral.

MEDICINA VETERINÁRIA. 1 Aline Mesquita Galvão Moura. Tempo Integral. 2 Ana Paula Prudente Jacintho. Mestre. Tempo Integral. MEDICINA VETERINÁRIA Nº. Nome do docente Formação 1 Aline Mesquita Galvão Moura 2 Ana Paula Prudente Jacintho 3 André Luiz Baptista Galvão 4 Bruno Fornitano Cholfe 5 Camila Garcel Pancote 6 Carla Daniela

Leia mais

A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil

A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020001 EDITORIAL A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil As décadas de sessenta e setenta do século passado parecem ter sido propícias para

Leia mais

Considerando a Resolução Nº 39/99, do CONSEPE/UFPB, que sistematiza a elaboração e reformulação dos projetos pedagógicos; e

Considerando a Resolução Nº 39/99, do CONSEPE/UFPB, que sistematiza a elaboração e reformulação dos projetos pedagógicos; e SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 Aprova a estrutura curricular do curso de graduação

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano EDITORA CRV Curitiba Brasil 2010 APRESENTAÇÃO com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário

Leia mais

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal UF CATEGORIA ADMINISTRATIVA SIGLA IES AC FEDERAL UFAC AM FEDERAL UFAM AP FEDERAL UNIFAP PA FEDERAL UFPA PA FEDERAL UFRA RO FEDERAL UNIR RR FEDERAL UFRR TO FEDERAL UFT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 Aderbal Maia Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR GESTÃO AMBIENTAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Gestão do Espaço Urbano Saúde e Ambiente Legislação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos e de Área Urbana Sistema Integrado de Gestão

Leia mais

Michele Cláudia da Silva Curriculum Vitae

Michele Cláudia da Silva Curriculum Vitae Michele Cláudia da Silva Curriculum Vitae Abril/2015 Michele Cláudia da Silva Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Michele Cláudia da Silva Filiação Ciena da Silva Nascimento 30/07/1984 - Aquidauana/MS

Leia mais

Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS? Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades.

Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS? Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou em uma semana as inscrições para o Processo Seletivo. O prazo, agora, vai até o dia 23. Quem quer ser aluno de um dos cursos de graduação da UFFS

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:

Leia mais

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência Projeto de Gestão da Arborização no Campus da Universidade de São Paulo baseado em um Modelo de Inventário Ambiental utilizando Identificação por Radiofrequência Brenda Bogatzky Ribeiro Corrêa * Márcia

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação Doutoranda

Leia mais

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Fabrinni M. dos Santos, João F. Neves, M. Cristina Prata Neves, Gabrielle K. Robbs e Paschoal G. Robbs Auditoria Interna Ferramenta de verificação

Leia mais

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Processo Interno de Remoção dos Servidores Docentes Edital n.º 008/24 IFPA ANEXO I CRONOGRAMA GERAL Item Atividade Período Competência Publicação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado A COMISSÃO N 346/DO PROCESSO SELEÇÃO SIMPLIFICADO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, usando das atribuições que lhe confere a Portaria 1402 IFAP 2015 de 19 de novembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO EDITAL Nº 105, DE 05 DE JUNHO DE 22 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 90, DE 23 DE MAIO DE 22. O REITOR DO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a autorização concedida pelos dos Decretos nº. 7.311

Leia mais

E-mail Currículo lattes

E-mail Currículo lattes CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DA BACIA DO CÓRREGO DO CEMITÉRIO, MUNICÍPIO DE ALFENAS MG.

CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DA BACIA DO CÓRREGO DO CEMITÉRIO, MUNICÍPIO DE ALFENAS MG. CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DA BACIA DO CÓRREGO DO CEMITÉRIO, MUNICÍPIO DE ALFENAS MG. DIOGO OLIVETTI¹ e RONALDO LUIZ MINCATO² di_olivetti@hotmai.com, rlmincato@uol.com.br ¹ Graduando do curso de Geografia

Leia mais

MESA REDONDA MARÇO. JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan

MESA REDONDA MARÇO. JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan O III Seminário Violar: Pesquisas sobre Juventudes e Educação ocorrerá em um formato diferente. Serão diversas mesas redondas ao longo do ano com o objetivo de refletir temáticas sobre juventude presentes

Leia mais

V FÓRUM REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DA UNOESTE Governança ambiental: a visão sistêmica da vida ENEPE/ 2012 X ENAEXT /2012

V FÓRUM REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DA UNOESTE Governança ambiental: a visão sistêmica da vida ENEPE/ 2012 X ENAEXT /2012 PROPOSTA DO FÓRUM V FÓRUM REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DA UNOESTE Governança ambiental: a visão sistêmica da vida ENEPE/ 2012 X ENAEXT /2012 O Fórum 2012 tem como proposta discutir a Governança ambiental

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO Sobre os Autores CLÁUDIO DAMACENA É Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professor do Mestrado em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS DA NATUREZA Clima urbano e qualidade socioambiental Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim João Lima Sant Anna Neto Este projeto tem como objetivo identificar como se processa a produção do clima urbano em cidades

Leia mais

Colaboradores deste Número

Colaboradores deste Número Colaboradores deste Número Adriane Orenha-Ottaiano é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora assistente do Departamento de Letras Modernas

Leia mais

Educación Ambiental en las Universidades de América Latina y El Caribe

Educación Ambiental en las Universidades de América Latina y El Caribe Educación Ambiental en las Universidades de América Latina y El Caribe Palestrante: Prof. Dr. Orlando Sáenz Zapata Es natural de Colombia. Graduado en Sociología. Cursó la Maestría en El Colegio de México

Leia mais

Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1

Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1 Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1 B. R. WINCK (1) ; M. Rosa (2) ; G. LAFORGA (3), R. N. C. FRANÇA (4), V. S. Ribeiro (5)

Leia mais

ODONTOLOGIA. Tempo Parcial. 1 Adriana Antonia da Cruz Furini. Mestre. Alessandro Francisco Arroyo Cordova. 3 Alexandre Miranda Pereira

ODONTOLOGIA. Tempo Parcial. 1 Adriana Antonia da Cruz Furini. Mestre. Alessandro Francisco Arroyo Cordova. 3 Alexandre Miranda Pereira ODONTOLOGIA Nº. Nome do docente Formação 1 Adriana Antonia da Cruz Furini 2 Alessandro Francisco Arroyo Cordova 3 Alexandre Miranda Pereira 4 Angélica Marquezim Lopes Locci 5 Ary Locci Júnior 6 Celina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT MATEMÁTICA (LICENCIATURA) MT SINOP Unidade com cursos não reconhecidos até 30/09/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT MATEMÁTICA (LICENCIATURA) MT SINOP Unidade com cursos não reconhecidos até 30/09/2012 IES Sigla IES Área Enquadramento Sigla UF Município Conceito Enade Faixa CPC Faixa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT ARQUITETURA E URBANISMO MT CUIABÁ 4 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT

Leia mais

Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística

Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Letras e cognição n o 41, p. 305-310, 2010 305 COLABORADORES Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

EDITAL UnC 040/2010. Prof. Antonio Reinaldo Agostini Vice-Reitor de Administração e Planejamento da UnC

EDITAL UnC 040/2010. Prof. Antonio Reinaldo Agostini Vice-Reitor de Administração e Planejamento da UnC UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - EDITAL 040/2010 Publicação do quadro das disciplinas ofertadas aos docentes da F para aumento ou recomposição de carga horária na condição de professor substituto. O Vice-Reitor

Leia mais

ANEXO I - CURSOS E VAGAS POR CÂMPUS

ANEXO I - CURSOS E VAGAS POR CÂMPUS ANEXO I - CURSOS E VAGAS POR CÂMPUS Categorias dos cotistas: 1 cotista oriundo de família com renda bruta, comprovada, igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita e que não se

Leia mais

FAQUI Faculdade de Química

FAQUI Faculdade de Química FAQUI Faculdade de Química Secretaria: Prédio 12 - Bloco A - sala 202 Fone: 3320-3549 E-mail: quimica@pucrs.br www.pucrs.br/faqui Cursos Química : Licenciatura n.º 431 Química : Bacharelado Linha de Formação

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS Maria ASSUNTO: Recredenciamento da Universidade Federal

Leia mais

Um panorama dos Programas de pós-graduação da área de Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul

Um panorama dos Programas de pós-graduação da área de Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul Um panorama dos Programas de pós-graduação da área de Ensino de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul Resumo A prospect of Postgraduate programs of Science and Mathematics teaching in Rio Grande do

Leia mais

SPECIAL SECTION. Você é mulher em um campo dominado por homens? Entrevistas com Márcia Regina Barros da Silva e Léa Maria Leme Strini Velho

SPECIAL SECTION. Você é mulher em um campo dominado por homens? Entrevistas com Márcia Regina Barros da Silva e Léa Maria Leme Strini Velho Critical Reviews on Latin American Research 78 SPECIAL SECTION Você é mulher em um campo dominado por homens? Entrevistas com Márcia Regina Barros da Silva e Léa Maria Leme Strini Velho Entrevista realizada

Leia mais

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Professor Formação Titulação Amália Michelle Gomes Costa - em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S)

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) Gilberto José Giannasi Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Marília (1987). Graduação em Engenharias pela Escola de Engenharia de Lins. Especialização

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE De acordo com o previsto nos Editais concursos públicos para a carreira docente da Universida

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : AGRONOMIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 230 Optativos: 10. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : AGRONOMIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 230 Optativos: 10. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:07:30 Curso : AGRONOMIA

Leia mais

Palavras-chave: Ensino de Geomorfologia; Teorias; Correntes Geomorfológicas, Disciplinas Geomorfológicas; Procedimentos Metodológicos; Avaliação.

Palavras-chave: Ensino de Geomorfologia; Teorias; Correntes Geomorfológicas, Disciplinas Geomorfológicas; Procedimentos Metodológicos; Avaliação. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-12 O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

264 Organizadores e colaboradores

264 Organizadores e colaboradores 264 Organizadores e colaboradores COLABORADORES Alcione Tereza Corbari é Professora Assistente do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, campus de Cascavel. É Mestre em Letras

Leia mais

EDITAL Nº 92 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS RETIFICAÇÃO Nº 003/2015

EDITAL Nº 92 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS RETIFICAÇÃO Nº 003/2015 SERVICO PUBLICO FEDERAL MINISTERIO DA EDUCACAO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO EDITAL Nº 92 DE 2 DE NOVEMBRO DE

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2014

ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2014 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENADE 2014 No Exame de 2014, cujos resultados foram divulgados em 18/12/2015 a Unesp recebeu 96 conceitos referentes à participação 75 cursos. A diferença se deve à distinção

Leia mais

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DOS SOLOS: MANEJOS DIFERENTES EM BIOMA DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO SERRANA/RJ*

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DOS SOLOS: MANEJOS DIFERENTES EM BIOMA DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO SERRANA/RJ* DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DOS SOLOS: MANEJOS DIFERENTES EM BIOMA DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO SERRANA/RJ* LIMA, L. G. 1, BARROS, A L. R. de 2. VIDAL, D. P. 3, BERTOLINO, A V. F. A 4, BERTOLINO, L. C. 4 1 Graduando/

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SOLOS EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL: VAMOS POR AS MÃOS NA MASSA!

EDUCAÇÃO EM SOLOS EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL: VAMOS POR AS MÃOS NA MASSA! EDUCAÇÃO EM SOLOS EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL: VAMOS POR AS MÃOS NA MASSA! Maximiliano Kawahata Pagliarini 1 Paula Pinheiro Padovese Peixoto 2 Carla Regina Baptista Gordin 3 Adriana Marques dos

Leia mais

Um Histórico de Crescimento das Bolsas de Iniciação Científica na Graduação na Universidade Federal do Tocantins

Um Histórico de Crescimento das Bolsas de Iniciação Científica na Graduação na Universidade Federal do Tocantins Um Histórico de Crescimento das Bolsas de Iniciação Científica na Graduação na Universidade Federal do Tocantins Tatiane de Sousa Soares Borges 1, Elvira Aparecida Simões de Araújo 2, Edson Aparecida de

Leia mais

Local: Pavilhão Soiti Taruma Centro de Treinamento Milton Alcover

Local: Pavilhão Soiti Taruma Centro de Treinamento Milton Alcover 2º RURAL TECNOSHOW 1º a 7 de outubro de 2007 01 de outubro - 2ª feira 9:30-9:45 Abertura Oficial do 2º Rural Tecnoshow Local: Pavilhão Soiti Taruma Centro de Treinamento Milton Alcover 9:45-10:45 Palestra:

Leia mais

Projeto Pedagógico Simplificado do Curso de Especialização em Matemática Modalidade EAD

Projeto Pedagógico Simplificado do Curso de Especialização em Matemática Modalidade EAD Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Secretaria de Educação Superior Universidade Federal de São João del-rei Projeto Pedagógico Simplificado do Curso de Especialização

Leia mais

TITULAÇÃO DO CORPO DOCENTE DO CURSO

TITULAÇÃO DO CORPO DOCENTE DO CURSO TITULAÇÃO DO CORPO DOCENTE DO CURSO Coordenador: Leopoldo Pedro Guimarães Filho Titulação: Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e mestrado em Engenharia de Produção

Leia mais

ENGENHARIA FLORESTAL. COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br

ENGENHARIA FLORESTAL. COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br ENGENHARIA FLORESTAL COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro cassiacarneiro@ufv.br 78 Currículos dos Cursos do CCA UFV Currículo do Curso de Engenharia Engenheiro ATUAÇÃO O Engenheiro estará

Leia mais

Ações IFPE. Indústria Automobilística PROF. ENIO CAMILO DE LIMA DIRETOR GERAL DO CAMPUS IPOJUCA PROF. ENIO CAMILO DE LIMA

Ações IFPE. Indústria Automobilística PROF. ENIO CAMILO DE LIMA DIRETOR GERAL DO CAMPUS IPOJUCA PROF. ENIO CAMILO DE LIMA Ações IFPE Indústria Automobilística PROF. ENIO CAMILO DE LIMA DIRETOR GERAL CAMPUS IPOJUCA REITOR SUBSTITUTO PROF. ENIO CAMILO DE LIMA DIRETOR GERAL DO CAMPUS IPOJUCA 12000 alunos presenciais 1.750 alunos

Leia mais

Links para Pesquisa. http://www.scielo.br. http://www.periodicos.capes.gov.br/

Links para Pesquisa. http://www.scielo.br. http://www.periodicos.capes.gov.br/ Links para Pesquisa Descrição Scielo Artigos científicos: Capes Artigos e publicações Livros digitais Publicações Revistas Eletrônicas: Ciência & Ensino Revista Ciências do Ambiente On Line Revista Eletrônica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

ANEXO VI - (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) Comunicação e Empreendedorismo. Noturno. Noturno. Noturno

ANEXO VI - (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) Comunicação e Empreendedorismo. Noturno. Noturno. Noturno UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS UFV - FLORESTAL ANEXO VI - (Quadro de Vagas com as respectivas codificações) Códigos Supervisor 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Curso(s) Localidade(s) Turno 10 11 12

Leia mais

TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013

TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013 TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013 N.º Región Universidad Nivel Áreas Sitio web Inicio Duración 1 Norte Roraima (UFRR) Agronomia www.posagro.ufrr.br Marzo/2014 2 años Desenvolvimento

Leia mais

a) Ser professor e/ou técnico administrativo ativo ou inativo do IFAL, para os cursos FIC.

a) Ser professor e/ou técnico administrativo ativo ou inativo do IFAL, para os cursos FIC. EDITAL Nº 02 /22 DE 10 DE ABRIL DE 22 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA /INTERNO BOLSISTA PRONATEC CURSOS FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA O Reitor do IFAL, no uso de suas atribuições, e considerando

Leia mais

DESAFIOS DA PEDOLOGIA BRASILEIRA FRENTE AO NOVO MILÊNIO (1)

DESAFIOS DA PEDOLOGIA BRASILEIRA FRENTE AO NOVO MILÊNIO (1) DESAFIOS DA PEDOLOGIA BRASILEIRA FRENTE AO NOVO MILÊNIO (1) HISTÓRICO Doracy Pessoa Ramos (2) A pedologia brasileira tem uma brilhante história a partir dos anos 50 quando o projeto de conhecimento e mapeamento

Leia mais

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Campus Universitário de Cuiabá Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Cursos UFMT Cursos de Graduação Afins Cursos de Graduação Afins Bacharelados em: Ciências Biológicas; Medicina; Nutrição; EDUCAÇÃO Tecnologia

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015 Denominação do curso Eletrotécnica - Curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio. Atos legais autorizativos Resolução nº 017 de 18 de Junho de 2014 Modalidade

Leia mais

Adriana Takahasi Laboratório de Botânica, Campus Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. dritaka@ibest.com.br

Adriana Takahasi Laboratório de Botânica, Campus Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. dritaka@ibest.com.br Lista de autores Adriana Takahasi Laboratório de Botânica, Campus Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. dritaka@ibest.com.br Aianã Pereira Departamento de Botânica, aianafsp@gmail.com Alessandra

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE 2005 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD Carga Horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula Monografia Duração: 18 meses Início das aulas: 19 de setembro Período: Segundas-feiras das 19h às 23h (ao vivo).

Leia mais