DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISTÚRBIOS ALIMENTARES"

Transcrição

1 DISTÚRBIOS ALIMENTARES

2 Adolescência Período da vida entre a infância e a idade adulta. Fase decisiva na vida do ser humano. Fase de experiências, mudanças físicas, psicológicas e emocionais, que são avaliadas pelo próprio, que lhes atribui determinada importância, sofrendo influências do meio que o rodeia. Fase de extrema vulnerabilidade para o desenvolvimento de comportamentos menos saudáveis.

3 Puberdade É o período de desenvolvimento regulado por hormonas em que aparecem os caracteres sexuais secundários, que assinalam o início da maturidade física e sexual.

4 Anorexia e Bulimia Nervosas Anorexia nervosa caracteriza-se por um medo intenso de engordar e uma forte necessidade de autocontrole em relação à comida. Inicia-se sempre por uma dieta, numa tentativa de perder alguns Kg, mas rapidamente o que era controlável passa a controlar a própria pessoa. Anorexia deriva da palavra grega an que significa sem e Orexis que significa desejo. Bulimia nervosa é uma palavra de origem grega cujo significado é fome de boi, ou seja, grande fome devoradora.

5 Diagnóstico da Anorexia Recusa em manter o peso corporal igual ou acima do normal para a idade e para a altura, ou seja, perda de 15% de peso em relação ao esperado ou fracasso no ganho ponderal justificado para o período de crescimento (a maioria destes doentes são adolescentes). Medo intenso de aumentar de peso ou ficar gorda/a, mesmo quando muito emagrecido/a. Perturbações na apreciação do peso e formas corporais, indevida influência destes na auto-avaliação ou negação da gravidade do baixo peso actual. Nas mulheres, amenorreia durante pelo menos três meses consecutivos.

6 Diagnóstico da Bulimia Episódios recorrentes de hiperfagia incontrolada. O sujeito desencadeia o mecanismo de comportamentos visando evitar o aumento de peso. Os episódios de hiperfagia incontrolada e os comportamentos compensatórios para prevenir um aumento de peso ocorrem em média duas vezes por semana, pelo menos durante três meses. O juízo de si próprio é influenciado pela forma e pelo peso do corpo. A perturbação não ocorre durante uma anorexia nervosa.

7 Sintomas da Anorexia Recusa voluntária dos alimentos com muitas calorias. Perda de peso notável. Uso de laxantes e diuréticos. Vertigens e dor de cabeça. Disfunções biológicas desequilíbrios das hormonas sexuais Amenorreia. Muita fome. Verifica-se um abuso de drogas e de álcool. Isolamento social. Maior irratibilidade. Osteoporose. Alterações dentais. Pele seca e escamada. Enfarte e morte (casos mais graves).

8 Sintomas da Bulimia Grande ingestão de alimentos seguidos de vómitos. Armazenar alimentos e vómitos em diferentes partes da casa. Consumo abusivo de água, café, leite e bebidas light. Pânico de engordar. Sensação constante de culpa e facilidade em culpar os outros. Sensação de inutilidade e vazio. Cara inchada e hipertrofia das glândulas. Desidratação. Fraquezas e câimbras. Anemia. Enjoos. Batidas irregulares do coração. Pessoa sente-se angustiada e impotente por não controlar o seu comportamento levando mesmo ao suicídio.

9 Factores predisponentes Diminuição da auto-estima. Preocupação excessiva com o peso. Insatisfação com a imagem corporal. Bom comportamento e bom desempenho escolar. Timidez. Isolamento. Dificuldade em estabelecer relações afectivas. Perfeccionismo. Família super-protectora. Ênfase da cultura da magreza.

10 Possíveis tratamentos da Anorexia Psicoterapia com terapia familiar. Apoio de medicamentos (sedativos e antidepressivos) Internamento hospitalar, Programas de gratificação 1Kg a mais mais visitas.

11 Possíveis tratamentos da Bulimia Vigilância e regularização dos hábitos alimentares. Psicoterapia. Utilização de anti-depressivos e sedativos. Internamento hospitalar.

12 Metodologias Para a realização deste trabalho elaborou-se um inquérito que posteriormente foi preenchido por professores das escolas em estudo.

13 Objectivos Verificar a existência ou não de casos de distúrbios alimentares em algumas escolas de Coimbra. Na existência de casos de distúrbios alimentares nessas escolas como é que eles foram abordados. Verificar a incidência a nível de sexo, idade (ano de escolaridade). Saber se existe alguma relação entre esta doença e problemas familiares. Conhecer a relação entre as atitudes e comportamentos relacionados com distúrbios alimentares nos adolescentes. Conhecer a postura dos professores perante esses casos. Compreendermos este assunto por ser um termo bastante preocupante nos dias de hoje.

14 População e Amostra Estudo realizado em duas escolas de Coimbra: Escola Secundária Jaime Cortesão Escola Secundária Infanta Dona Maria Amostra é constituída por 30 professores: 25 do sexo feminino 5 do sexo masculino Com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos.

15 Análise e discussão dos inquéritos

16 Apresentação dos resultados

17 1-Nesta escola já se deparou com algum caso de anorexia ou bulimia? 90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Sim Não % de casos de distúrbios alimentares nas escolas

18 2-E noutra escola? 90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% sim nao % de casos de distúrbios alimentares noutras escolas

19 3- Se sim, como é que o caso foi resolvido? No seio familiar (2). Pelo psicólogo da escola (1). Acompanhamento psiquiátrico (4). Acompanhamento nos H.U.C. (1). Internamento (1). Não sabem como foi resolvido (2). Ainda não está resolvido (1).

20 4- Qual era a idade do doente? 12,50% 12,50% 37,50% 25% [13-14[ [15-16[ [16-17[ [17-18[ [18-19[ 13%

21 5- Qual era o seu sexo? 90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% sexo 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Feminino Masculino

22 6- Como é que o caso foi abordado? Através da alerta dos amigos do doente. Pela família. Pelos professores: Falando com a aluna sobre a sua alimentação. Falando com a aluna de outros casos relacionados com este problema e sobre a sua própria vivência. Apresentando-lhe alguns livros e artigos sobre o assunto. Pela psicóloga. Pelo director de turma na sequência de uma tentativa de suicídio.

23 7-Pensa que se pode relacionar estes casos com problemas familiares ou outros? Familiares (6). De afirmação (1). Com a aceitação da imagem corporal (1). Sociais (1). A nível amoroso (1). De integração (1).

24 Discussão dos resultados Factor limitativo nº reduzido de elementos da amostra. A maioria dos casos de distúrbios alimentares eram raparigas com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, com especial incidência nos anos.

25 Conclusão Os distúrbios alimentares são uma realidade que provoca alterações profundas a quem os vivência, para além de alongo prazo, serem responsáveis por grande conjunto de doenças, tanto a nível físico como a nível psicológico, impeditivos de uma vida saudável. A partir dos dados que obtivemos podemos concluir que a maior parte dos casos com distúrbios alimentares são jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos de idade. Pode-se também concluir que a maioria destes casos está relacionado com problemas familiares.

26 FIM