Experimentar, Descobrir e Inventar na UEE do Sabugo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Experimentar, Descobrir e Inventar na UEE do Sabugo"

Transcrição

1 Experimentar, Descobrir e Inventar na UEE do Sabugo Olá a todos. Cá vimos nós partilhar mais novidades. Começamos o segundo período letivo e observamos as mudanças das nossas sementeiras, cresceram muito. As alfaces estão muito bonitas! Aproveitamos os dias de sol e plantamos um Chuchu. Antes de o colocar na terra, experimentamos a sua textura (pica um bocadinho), e sentimos o seu peso. Depois retiramos as pedras, as ervas daninhas e revolvemos a terra para que fique fofinha. Abrimos um pequeno buraco e colocamos o chuchu que ficou aconchegadinho. O D. pensa que o chuchu vai crescer muito, pode até chegar ao céu, como o pé de feijão da história O Feijoeiro Mágico. Vamos observar com atenção! Para confirmar esta ideia, vamos medir o seu crescimento e fazer o registo semanalmente. No outro canteiro as favas estão muito verdes. Descobrimos que precisam de muita água para crescer. Temos que as regar muitas vezes! Temos que regar com recipientes maiores. Vamos experimentar as garrafas com capacidade para 1 litro de água.

2 Favas - Atelier Sentir, cheirar, cuidar, Também vamos medir o seu comprimento, observar o seu crescimento semanal e comparar com o do chuchu. E registar pois claro! Quando mexemos nas favas, elas libertam um odor muito característico. Experimentamos o seu cheiro. Uns gostam, outros não! A cor verde das favas ajudou-nos a perceber que há pessoas que não conseguem distinguir as cores! Ficamos muito curiosos. Para nos ajudar a compreender estas dificuldades, a professora bibliotecária Luísa Dinis, convidou um professor que também trabalha numa Biblioteca Escolar. Aprendemos uma história muito interessante. Ficamos muito entusiasmados com o sistema Coloradd. O desafio que nos foi lançado foi espetacular! Vamos

3 fazer da nossa biblioteca uma Biblioteca Coloradd! Essa foi também a história que o professor Sílvio Malte contou. História Biblioteca Coloradd contada pelo seu autor E assim foi, na quarta-feira dia 14 de janeiro começamos o nosso projeto. Primeiro escolhemos o tema para iniciar o trabalho. Adivinhem lá a cor que escolhemos para começar? Verde é claro! Primeiro porque é a cor de um dos temas da nossa Biblioteca Escolar Literatura, (onde estão os livros de que gostamos muito, as histórias). Segundo porque o verde é a cor das nossas favas Mas há mais novidades! Descobrimos que no sistema coloradd cada cor tem um símbolo associado e, é assim que os daltónicos identificam a cor, o verde tem dois símbolos pois é formado por duas cores. Simples não é? Que bela ideia a do senhor que inventou este sistema!

4 Agora é a nossa vez de catalogar os livros da biblioteca escolar! Primeiro foi necessário uma ajudinha das professoras. Descolar os autocolantes é difícil! Temos que ser persistentes, atentos, ter muita concentração e boa motricidade fina...e, nós ainda temos bastantes dificuldades! Também não nos podemos esquecer do que o professor Sílvio nos explicou para não baralhar os símbolos. Então é assim: Amarelo é como um raio de sol, o vermelho é uma seta a apontar para cima, como se indicasse o calor que vem do sol quando estamos na praia e que nos deixa bem vermelhos, a escaldar. Quando estamos com muito, muito calor, vamos para a água para nos refrescar. A água está em baixo, junto ao chão não é? Então o azul é uma seta a apontar para baixo, para a água do mar. O verde então é a mistura da cor do raio de sol (amarela) e da água do mar (azul). Adivinham por quantos símbolos é formado? E por quais? (Citado de memória). A professora Luísa explica bem explicadinho e dá uma ajuda.

5 Agora já entendeu como se faz e apenas necessita com uma pequena ajudinha! Fomos ficando mais rápidos e fizemos um excelente trabalho. A J. foi uma ótima catalogadora. Consegui ser muito rápida e colou muitas etiquetas sozinha.

6 A professora Luísa deu-nos tinta, pinceis e o símbolo do sistema coloradd para pintar. Pintamos com as cores primárias. Agora vamos experimentar misturar as cores e observar o que acontece! Hora de Experimentar! Concluímos que ao misturar a cor amarela com a azul aparece a cor verde. Quando misturamos a cor vermelha com a cor amarela ficamos com cor de laranja. Misturando o azul com o vermelho temos roxo para pintar!

7 Que bela experiência! Sentimo-nos como verdadeiros artistas! Agora o Miró que está na nossa sala, assim como os pintores com os quais já trabalhamos desde o início do ano (e já foram seis), vão ficar mais acompanhados. Friso com os pintores e suas obras de arte. Atelier Arte à Vista

8 Agora temos ainda um segredo para vos contar! Fizemos uma votação para eleger o pintor de que cada um de nós gosta. Gostamos de todos é claro mas, há sempre um preferido! Sabem quem ganhou? O Archimboldo! Pois é, o Archimboldo teve 3 votos e o Dali 2! Mas o resultado final ainda não o sabemos, queremos convidar os colegas da nossa turma para virem à Unidade de Ensino Estruturado votar. Vai ser interessante verificar as preferências dos nossos colegas da turma. Vamos contar muito bem os votos. Estamos curiosos e queremos muito saber quem vai ganhar. Depois, bem depois temos que continuar a trabalhar. Vamos construir um gráfico de barras com os votos. A arte ajuda-nos a aprender matemática não é? E português também! Pensando bem, com a Arte podemos Experimentar, Descobrir e Inventar cada vez mais e em todas as áreas! Agora é só meter a mão na massa. Para a próxima vez mostramos o resultado. Fica prometido! Até breve. Os alunos da UEE e da turma SAB A As professoras Anabela Santos Fernanda Barroso Tânia Dinis