Avaliação de Empresas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação de Empresas"

Transcrição

1 Avaliação de Empresas elearning Informações do curso

2 Apresentação do Curso Neste curso, são abordados os fundamentos de avaliação de empresas e da gestão baseada em valor, assim como os diferentes métodos e modelos de es9mação de valor de en9dades. O conteúdo do curso permite ao par9cipante entender e aplicar na prá9ca os mais modernos conhecimentos de avaliação de empresas que têm sido adotados, adaptados e implementados no Brasil. Carga Horária Es,mada* 48 horas *A carga horária é composta pelas seguintes a9vidades: aulas virtuais, testes, desafios e prova. Valor do Inves,mento** R$ 499,00 O valor do inves9mento poderá ser pago à vista ou parcelado em até seis vezes no cartão de crédito com juros de 1% ao mês. Prazo*** 2 meses *** O prazo para acesso ao material será considerado a par9r do envio de login e senha de acesso ao par9cipante. Público- Alvo: Contadores, Analistas e Profissionais do Mercado Financeiro. Pré- requisitos: Requer conhecimentos prévios em Matemá9ca Financeira, Contabilidade e Finanças.

3 Professor Autor: Prof. Dr. Eliseu Mar,ns Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - Bacharel, Doutor e Livre- Docente pela FEA- USP; possui diversos cursos de Pós- Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e parecerista da área contábil; Membro de Conselhos de Administração, Consul9vo e Fiscal de empresas privadas e estatais e de en9dades sem fins lucra9vos; Membro de Conselhos Editoriais de diversas Revistas Técnicas; Autor e coautor de diversos livros, teses e centenas de ar9gos. Ex- Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA- USP; Ex- Diretor Pró- Tempore da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP; Foi Coordenador da Pós- Graduação e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA- USP; Ex- Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de 2009 e de 1985 a 1988); Ex- Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil; Foi representante do Brasil junto a ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações; Ex- Diretor do IBRACON - Ins9tuto Brasileiro de Contadores - SP; Ex- Diretor da ANEFAC - Associação Nacional dos Execu9vos de Finanças, Administração e Contabilidade, entre outras funções já realizadas.

4 Professor Autor: Prof. Dr. Alexandre Assaf Neto Graduado em Economia (1971), Mestre em Administração (Métodos Quan9ta9vos) pela EUTG/Espanha (1977), Doutor em Administração (Finanças, 1983) e Livre- Docente (2004) pela Universidade de São Paulo. Foi Professor Titular da FEA- RP/ Universidade de São Paulo ( ). Áreas de atuação: Finanças Corpora9vas, Gestão Baseada em Valor e Valua9on, Calculo Financeiro e Mercado Financeiro. Consultor, Palestrante e Parecerista nas áreas de Finanças Corpora9vas, Gestão Baseada em Valor e valua9on; Diretor do Ins9tuto Assaf (Consultorias e pesquisas em Finanças). Professor de cursos de Pós- graduação e MBAs em diversas ins9tuições e Coordenador de cursos. Professor e pesquisador / consultor da Faculdade FIPECAFI. Autor de 16 livros e mais de 70 (setenta) trabalhos ciennficos publicados em Congressos e revistas nacionais e estrangeiras com arbitragem. Membro de Conselhos Editoriais de diversas revistas cien9ficas e avaliador ad hoc. Prof. Dr. Vinícius Aversari Mar,ns Doutor (2005) e Mestre (2002) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor doutor da FEA Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional na área de Contabilidade Financeira (Societária e IFRS) e Finanças Corpora9vas (Avaliação de Empresas). Linha de Pesquisa em Contabilidade Financeira especificamente, Escolhas Contábeis (Accoun-ng Choices). Assumiu a Chefia do Departamento da FEA- RP/USP em Julho de 2012.

5 Conteúdo Programá?co FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO E GESTÃO BASEADA EM VALOR Razões para a avaliação Entendendo conceitualmente a relação Risco x Retorno Demonstrações Contábeis: usos, interpretações e limitações Fair value, goodwill e ágio Criação de valor, Métricas e Modelos de Gestão Baseada em Valor Lucro Econômico e Valor Econômico Agregado CUSTO DE OPORTUNIDADE E CUSTO DE CAPITAL Custo de oportunidade Custo do capital próprio Custo do capital de terceiros Estrutura de capital (Modigliani e Miller) Efeitos fiscais Custo médio ponderado de capital como taxa de retorno requerido Restrições e limitações ao uso do custo médio ponderado de capital MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Metodologia básica de avaliação Fluxos de Caixa Descontados e Dividendos Fluxos de Caixa Livres para a Firma Fluxos de Caixa Livres para o Acionista Múl9plos de mercado - Outros (APV, Lucro Residual, Ohlson, Opções reais) AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL Taxas de juros Custo de capital Informações de mercado Risco país

6 Bibliografia Complementar Sugerida: ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corpora9vas e valor. 5. ed. São Paulo: Atlas, COPELAND, Thomas et al. Avaliação de Empresas. 3. ed. São Paulo: MakronBooks, Critério de Avaliação Somente terão direito ao cer9ficado de conclusão nesse curso os par9cipantes que ob9verem conceito igual ou superior a 7,0 na Prova e/ou Reavaliação. Materiais e Ferramentas Online O curso é composto por um conjunto de materiais e ferramentas de aprendizagem online disponíveis em ambiente de aprendizagem virtual. Cada tópico inclui as seguintes ferramentas de aprendizagem: 1) Aula Virtual e seus slides em arquivo pdf; 2) Testes; e 3) Desafios. Além destes, as a9vidades do curso também contemplam: 4) Prova; e 5) Feedback. A fim de facilitar a compreensão das ferramentas de aprendizagem con9das ou relacionadas ao material virtual, seus usos e aplicações, seguem suas descrições:

7 Detalhamento dos Materiais e Ferramentas Online 1. Aula Virtual Aula do professor autor do curso composta por narração em áudio sincronizada com apresentações de slides. Estará disponível e poderá ser acessada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem. Apresenta o desenvolvimento conceitual e teórico dos temas, de forma dinâmica. Também pode ser u9lizada para desenvolvimento de exercícios prá9cos resolvidos passo a passo. Nessa abordagem, pode ser comparada à aula exposi9va clássica, sem interação. Permanecerá disponível no ambiente virtual de aprendizagem e poderá ser acessada a qualquer momento e por quantas vezes o par9cipante julgar necessário. Não é permi9do fazer o download das aulas virtuais e seu acesso é limitado ao tempo em que o par9cipante es9ver matriculado no curso. 2. Testes O Teste é composto por questões conceituais desenvolvidos na ferramenta própria do LMS e que não requerem muito tempo em sua resolução. Sua realização não é obrigatória. 3. Desafios 4. Prova 5. Feedback São a9vidades com maior complexidade e que requerem maior tempo para sua resolução, por isto serão disponibilizados como arquivos contendo os enunciados e as respec9vas resoluções detalhadas. A Prova é uma a9vidade de avaliação online composta por um conjunto de questões obje9vas envolvendo testes relacionados ao conteúdo do curso. Estará disponível para realização a qualquer momento, porém, uma vez iniciada deverá ser concluída de uma só vez. É considerada na mensuração do desempenho. Uma vez não alcançado o percentual mínimo exigido para aprovação no curso, o par9cipante poderá realizar prova de reavaliação. A9vidade que obje9va colher as percepções dos estudantes em relação ao material e às dinâmicas de aprendizagem programadas e empreendidas no curso. É realizada por meio de ques9onário virtual.