Código de Ética e Conduta Lojas Renner

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Código de Ética e Conduta Lojas Renner"

Transcrição

1 Código de Ética e Conduta Lojas Renner Junho de 2008

2 Introdução Carta do Presidente Código de Ética: Valores e Princípios Empresariais Código de Conduta: Colaboradores Fornecedores Clientes Comunidade Governo e Sociedade Acionistas Conduta diante de dúvidas ou violações ao Código de Ética e Conduta Outras Informações

3 INTRODUÇÃO Hoje, em um mundo globalizado, as empresas assumem um novo posicionamento na gestão de seus negócios como conseqüência da ampliação da consciência de que seu sucesso e perpetuação estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável do planeta. A Renner explicita em seu código de ética e conduta, o compromisso público com a orientação ética e a gestão sustentável de seu negócio, de forma que o impacto de suas ações tenha como resultado o equilíbrio, indissociável e integrado, entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais junto a todos os seus públicos de relacionamento. O Código de Ética e Conduta Renner, constitui-se na referência, formal e institucional, que orienta a conduta profissional, interna e externa, de todos os colaboradores da empresa. Ele é composto pelos valores e princípios empresariais e por normas que orientam, na perspectiva da Responsabilidade Social Empresarial, a relação entre a empresa e seus diversos públicos de relacionamento tais como colaboradores, fornecedores, clientes, governo e sociedade, comunidade e acionistas. O compromisso de todos, independentemente do cargo ou função que ocupem, com o cumprimento do código de ética e conduta da empresa, é um passo fundamental para o fortalecimento e sustentação da Renner como empresa socialmente responsável.

4 CARTA DO PRESIDENTE É com grande satisfação que apresento o Código de Ética e Conduta da Lojas Renner. Realizado de forma participativa, com representantes de diversas áreas de nossa empresa, o código é um guia corporativo, que tem por finalidade esclarecer e formalizar um conjunto de diretrizes que apontam o caminho que queremos trilhar nas relações com nossos públicos de relacionamento. O objetivo deste código é ser um documento prático e aplicável nas situações do dia-a-dia dos negócios, refletindo a identidade organizacional e sendo uma referência para as decisões que tomamos, desde as mais corriqueiras até as mais estratégicas. É, portanto, um documento fundamental para que a empresa e seus colaboradores atuem de forma integrada e coerente na condução de suas relações e negócios, aplicando-se a todos os colaboradores, sem distinção de nível hierárquico. A aplicação do conjunto de condutas mencionados neste código é essencial para o fortalecimento de nosso negócio. Assim, esperamos que todos os nossos colaboradores leiam este documento, compreendam a importância de seu conteúdo e apliquem-no em suas atividades profissionais. Boa leitura! José Galló Presidente

5 VALORES EMPRESARIAIS Respeito aos clientes, aos colaboradores, aos fornecedores, ao patrimônio e aos princípios da empresa. A Renner promove uma relação transparente junto a seus públicos de interesse, comunicando de forma clara seus princípios e valores, suas regras, suas formas de atuação e gestão. Honestidade e verdade em todas as ações e atitudes. A Renner promove um relacionamento franco e aberto com seus públicos de interesse respeitando as informações oferecidas e cumprindo os acordos estabelecidos. Humildade, estando sempre aberto a sugestões, novas idéias e conceitos. A Renner está sempre aberta a sugestões e críticas por entender que o aperfeiçoamento de sua prática de negócio é um processo permanente que contribui para seu crescimento com qualidade. Austeridade no uso de recursos da empresa. A Renner estabelece uma gestão orientada pela eficiência e eficácia no uso de seus recursos de forma a promover a integridade e perpetuação de seu negócio. Lealdade, serenidade e franqueza entre todos os colaboradores da empresa. A Renner estabelece um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado estimulando a relação e a integração entre seus colaboradores de forma a promover o crescimento contínuo do capital humano da empresa. Sigilo no tratamento das informações da empresa. A Renner assegura o tratamento adequado das informações confidenciais da empresa por meio do estabelecimento da relação de confiança junto a seus colaboradores e parceiros de negócios e da conscientização frente à importância desse compromisso.

6 Justiça nas decisões, baseando-se sempre nos princípios e valores da empresa. A Renner promove a conciliação dos interesses, em suas tomadas de decisões, baseada na clareza das regras e em fatos concretos, de forma a estabelecer uma relação de harmonia e de benefício mútuo junto a seus colaboradores, parceiros de negócio e demais públicos de interesse. Igualdade no tratamento com as pessoas. A Renner estabelece um tratamento igualitário junto às pessoas, de dentro e de fora da empresa, independente de sua posição social, cultural, econômica e nível hierárquico e promove a diversidade respeitando e atendendo às necessidades específicas de seus públicos de relacionamento.

7 PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS Encantar o cliente é nosso ponto de honra. A Renner surpreende e supera as expectativas de seus clientes, internos e externos, adiantandose às suas necessidades e desejos, por meio da pró-atividade, da criatividade, e da inovação na busca de soluções de problemas. O valor pago pelo cliente deve proporcionar o máximo em produto e serviço. A Renner promove uma gestão que garante ao cliente um preço justo, com produtos e serviços de qualidade, conforme compromisso assumido de forma transparente. Valorização de nossos colaboradores e incentivo ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. A Renner respeita seus colaboradores e reconhece seu valor oferecendo igualdade nas oportunidades de desenvolvimento profissional, apoiando seu desenvolvimento pessoal e estimulando sua ativa participação nos processos da empresa de forma a promover seu crescimento e evolução. O profissional Renner faz acontecer. Os colaboradores Renner assumem sua responsabilidade pelos resultados da empresa, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da gestão do negócio com pró-atividade, criatividade, comprometimento por suas ações, buscando permanentemente superar as suas expectativas e as da empresa. Lucro é fundamental para o crescimento e continuidade da empresa. A Renner assume o compromisso de realizar uma gestão responsável que garanta seu crescimento e continuidade, fundamentada no respeito, na justiça, na austeridade e na honestidade, atendendo as leis e convenções e envolvendo sua cadeia de valores nesse processo.

8 Busca contínua de inovação e competitividade. A Renner promove a busca contínua da excelência atuando com agilidade, eficácia, introduzindo inovações que melhorem seus processos e potencializando os recursos financeiros e humanos da empresa, sempre mantendo o respeito aos clientes, colaboradores e fornecedores. Qualidade em todas as nossas ações. A Renner busca, com empenho e dedicação, a permanente melhoria e qualificação de seus processos, produtos e serviços atuando com profissionalismo e agindo em conformidade com os sues valores. A responsabilidade social e ambiental orienta as nossas ações. A Renner promove a gestão de seu negócio fundamentada nos princípios da sustentabilidade empresarial, de forma que o impacto de suas ações tenha como resultado o equilíbrio, indissociável e integrado, entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais junto a todos os seus públicos de relacionamento.

9 CÓDIGO DE CONDUTA As condutas que se seguem, são compromissos mútuos, estabelecidos entre a empresa e seus públicos de relacionamento e buscam orientar as práticas profissionais ou mesmo elucidar situações que possam gerar conflitos nas relações internas e externas da empresa. Os temas selecionados, que certamente não esgotam todas as situações, foram considerados prioritários para compor o código de conduta da empresa, de forma a contribuir para sua gestão ética e sustentável. Colaborador Os colaboradores são os representantes diretos da empresa junto a seus diversos públicos de relacionamento, tomando decisões, solucionando problemas, criando, inovando e aperfeiçoando, de forma contínua, seu negócio. São pessoas que fazem a diferença e, portanto, devem ser e estar preparadas para exercer suas funções da melhor maneira possível. As lideranças têm um papel de destaque, como referência e exemplo de comportamento, exercendo uma gestão que se apóia no incentivo, motivação e reconhecimento dos colaboradores, promovendo não só seu desenvolvimento profissional, como, também, o desenvolvimento humano. A empresa promove um ambiente de trabalho, sustentado por seus valores e orientado por condutas, que estimula um movimento de responsabilidade e cooperação entre os colaboradores e cria condições para que os compromissos assumidos, com todos os públicos de relacionamento da empresa, independente do contexto competitivo estabelecido nas relações de mercado, sejam honrados de forma ética. Respeito às Leis Todo colaborador é responsável e tem o compromisso de conhecer e respeitar as leis e normas vigentes aplicáveis às suas atividades, bem como os procedimentos internos da empresa.

10 Desenvolvimento e Oportunidade Profissional A Renner contribui para a empregabilidade do colaborador e o estimula na busca de seu autodesenvolvimento oferecendo, a todos, igualdade de oportunidade de desenvolvimento e ascensão profissional, com base no esforço pessoal, mérito, desempenho e competências alcançadas. Saúde e Segurança no Trabalho A Renner estimula seus colaboradores a assumirem atitudes responsáveis no cumprimento de leis e normas internas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho, de forma a promover um ambiente de trabalho saudável e de qualidade. Qualidade de Vida A Renner assume uma gestão responsável, oferecendo uma estrutura e ambiente de trabalho de excelência, de forma que promova uma boa qualidade de vida de seus colaboradores. Direito a Informação Os gestores da Renner assumem o compromisso de comunicar e disseminar as normas da empresa a todos os colaboradores, assim como as informações de caráter institucional e as demais de interesse do colaborador, de forma a garantir que suas atividades e as da empresa sejam exercidas com coerência e qualidade. Gestão Participativa A empresa proporciona um ambiente favorável, com canais de diálogo e participação, de forma que o colaborador possa, efetivamente, contribuir com a gestão da empresa. Diversidade Os gestores e colaboradores, independente da posição hierárquica, assumem o compromisso de respeitar a diversidade exercendo suas funções baseadas no comportamento ético, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. Faz parte da política de recursos humanos da empresa a contratação de aprendizes e pessoas portadores de necessidades especiais.

11 Representação Os dirigentes e colaboradores, que representarem a empresa externamente, devem honrar com os princípios de honestidade e responsabilidade, não divulgando informações sem a concordância prévia da empresa, promovendo sua imagem, reputação e interesses. Constrangimento Moral e Sexual Os dirigentes e colaboradores da empresa, independente de seu nível hierárquico, comprometem-se a exercer sua autoridade de forma ética, repudiando qualquer tipo de constrangimento moral, sexual e de outra natureza, zelando pelo respeito mútuo entre os colaboradores e um ambiente de trabalho saudável. Recebimento de presentes e participação em eventos Os dirigentes e colaboradores devem abster-se de dar ou receber presentes, benefícios e favores e participar de eventos sociais particulares que possam afetar decisões, facilitar negócios ou condicionar a relação comercial com terceiros, à exceção de brindes de caráter promocional, de valor comercial desprezível, para serem utilizados no trabalho (agendas, canetas, blocos...). Em caso de dúvidas o colaborador deverá buscar orientação junto a sua Gerência ou Diretoria. Empréstimos O colaborador que necessitar de empréstimo não deve realizá-lo com pessoas que trabalham ou desejam trabalhar na empresa. Os empréstimos podem ser realizados com instituições financeiras, inclusive com as que mantêm relações comerciais com a empresa, desde que não utilizem dessas relações para influenciar seu empréstimo pessoal. O colaborador não deve utilizar nenhuma linha de crédito de empréstimo pessoal relacionada aos Produtos Financeiros ofertados pela Renner, sendo o Cartão Renner veículo deste ou não. Relações de Parentesco Os colaboradores da Renner, no exercício de sua função profissional, não poderão ter nenhum relacionamento comercial direto com parentes em qualquer grau ou indivíduos e instituições de seu convívio pessoal. No caso da existência de relações de parentesco entre colaboradores dentro da empresa, estes não poderão ter nenhuma relação de subordinação funcional e/ou relações operacionais e administrativas que envolvam interface. Em caso de dúvidas o colaborador deverá buscar orientação junto a sua Gerência ou Diretoria.

12 Confidencialidade das Informações As informações de caráter confidencial da empresa ou de caráter pessoal do colaborador serão tratadas por todos os dirigentes e colaboradores de forma responsável e respeitosa, assegurando-se seu uso exclusivo no desenvolvimento das atividades da empresa. Preservação dos Bens Os bens da companhia sejam eles físicos e tangíveis ou intangíveis, como idéias, conceitos, marcas e informações serão tratados com responsabilidade e respeito por todos os colaboradores e utilizados exclusivamente em benefício da empresa. Atividade Política As atividades político-partidárias pessoais dos colaboradores não devem ocorrer no ambiente de trabalho de forma a não interferir em suas responsabilidades profissionais e, nem envolver recursos materiais ou equipamentos da empresa nestas atividades. Participação Sindical A empresa reconhece o direito de livre associação sindical dos seus colaboradores bem como a negociação coletiva conferida aos respectivos sindicatos, nos limites previstos pela legislação nacional. Cumprimento de Compromissos Os colaboradores deverão atender aos compromissos decorrentes de compras de caráter pessoal, realizadas nas lojas da empresa, de forma a preservar sua imagem e não comprometer as relações e atividade profissional.

13 Fornecedor Para a Renner os fornecedores são parceiros estratégicos na realização de seu negócio e se constituem em um elo fundamental na sustentação da cadeia de valores da empresa. A qualidade da relação estabelecida com os fornecedores, que se fundamenta no respeito, na transparência das informações, no apoio para a melhoria de seus processos e no cumprimento dos contratos estabelecidos, resulta em um produto de qualidade, que além do valor tangível de atendimento a uma necessidade do cliente, leva, também, a eles, o valor da marca e a identidade da empresa. Os critérios para o estabelecimento da relação com os fornecedores vão além dos aspectos preço, produto e prazo de entrega, uma vez que hoje as condições em que eles são produzidos e os impactos gerados nas dimensões econômica, social e ambiental, também devem ser considerados na escolha do fornecedor. As condutas que se seguem expressam o compromisso da empresa com seus fornecedores e a contrapartida destes em relação à empresa, de forma que ela possa efetivar sua gestão ética e sustentável. Cumprimento de Leis e dos Contratos Comerciais A Renner exige que todos os fornecedores atendam as legislações vigentes no campo ambiental, fiscal/tributário e trabalhista e respeitem os acordos junto à empresa estabelecidos nos contratos comerciais conforme explicitado no seu processo de contratação, e reserva-se o direito de não contratar serviços, não estabelecer relacionamento comercial ou, mesmo, romper o contrato com fornecedores que não atendam a esses critérios, sem prejuízo algum para a empresa. Exploração do trabalho infantil ou escravo A Renner assume o compromisso de não admitir a exploração do trabalho infantil e/ou trabalho escravo em suas dependências, e reserva-se o direito de não contratar serviços ou ter relacionamento comercial com empresas, entidades ou instituições que adotem essa prática. Igualdade A Renner estabelece as mais elevadas práticas éticas na seleção, negociação e administração de todas as atividades comerciais, tratando com respeito todos os fornecedores, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza, de forma a garantir que aqueles que se encontrem em

14 situação equivalente ou similar, recebam o mesmo tratamento e oportunidade, devendo, em caso de restrição, ter embasamento técnico-profissional sólido. Confidencialidade das Informações As informações de caráter confidencial deverão ser tratadas pelos fornecedores de forma responsável e respeitosa, assegurando-se seu uso exclusivo no desenvolvimento das atividades e serviço prestados à empresa. Conflito de Interesses Os dirigentes e colaboradores da Renner comprometem-se a estabelecer uma relação ética e transparente com os fornecedores, fundamentada exclusivamente nos critérios estabelecidos em sua política de relação com fornecedores, de forma a garantir um ambiente livre de qualquer favorecimento para si ou para outrem. Em situações onde haja dúvida elas deverão ser encaminhadas ao superior imediato, Diretoria da área, Comitê de Ética ou pelos meios de denúncias e manifestações, para análise. Incentivo ao desenvolvimento A Renner incentiva a melhoria contínua da produtividade, dos processos e dos serviços de seus fornecedores por meio de capacitação e orientação, e os estimula a adotarem práticas de gestão que respeitem os direitos humanos, a ética e a preservação ao meio ambiente como forma de promover e garantir sua competitividade e a longevidade da parceria. Qualidade dos produtos e serviços A Renner compromete-se a oferecer, de forma completa, clara e precisa, as informações necessárias que orientem os fornecedores e contribuam para a qualificação dos produtos e dos serviços prestados conforme o padrão de qualidade estabelecido pela empresa. Direito Autoral da Marca Os produtos desenvolvidos pelos fornecedores para a empresa, a partir de sua orientação e apoio, são propriedade da empresa, estando vetada sua comercialização para terceiros sem a devida e expressa autorização formal da Renner.

15 Cliente A percepção da Renner em relação a seus clientes é que são pessoas com estilos diversos, com uma visão de mundo e que reconhecem que o estabelecimento de suas relações se fundamenta em valores. Apoiada nessa visão a Renner estabeleceu o encantamento ao cliente como princípio orientador de sua relação, buscando superar no atendimento às suas necessidades e expectativas, adiantando-se aos seus desejos, atuando com pró-atividade, criatividade e inovação na busca de solução de problemas. Por meio de seus produtos, do ambiente de suas lojas, do atendimento e dos serviços oferecidos, a Renner propicia uma relação e experiência que expressam a honestidade, a justiça e a transparência, valores que fundamentam seu negócio e sua gestão, traduzidos nas condutas que se seguem como compromisso de respeito ao vínculo de confiança que os clientes depositam na empresa. Diálogo com o cliente A Renner disponibiliza canais de comunicação para que seus clientes manifestem suas opiniões sobre a empresa e compromete-se a responder as solicitações e informações dentro de prazos pré-estabelecidos e com a devida qualidade. Qualidade do ambiente de compra e do atendimento A Renner, honrando sua visão empresarial de Encantamento ao Cliente, compromete-se a promover a constante melhoria do ambiente de suas lojas visando o conforto, a funcionalidade de suas unidades e a excelência no atendimento tendo em vista a diversidade de necessidades específicas de seus clientes e otimização de seu tempo nas lojas. Qualidade do produto A Renner compromete-se com a melhoria permanente da qualidade de seus produtos. Na eventualidade do produto apresentar algum defeito ou problema de outra ordem, além dos aspectos já contidos no código de defesa do consumidor, a empresa efetuará a troca, conforme procedimento estabelecido e previamente informado ao cliente.

16 Direito a informação A Renner compromete-se com a veracidade e a clareza das informações disponibilizadas na venda de produtos e serviços. Confidencialidade das Informações A Renner compromete-se a garantir a confidencialidade das informações pessoais disponibilizadas pelo cliente, constantes em seu cadastro e em seu histórico junto da empresa.

17 Comunidade A Renner considera que sua contribuição para a comunidade não só traz benefícios para o público atingido como ajuda a promover um clima de cooperação e apoio mútuo entre os colaboradores. A empresa acredita que, com sua capacidade de mobilização, articulação e, legitimada por sua postura ética, possui um potencial de contribuição social importante. É com essa visão que a empresa assume como conduta o apoio aos seus colaboradores na prática do voluntariado e seu compromisso com o investimento social na comunidade. Voluntariado A Renner incentiva e valoriza a dedicação por parte de seus colaboradores, seja pessoalmente ou representando a empresa, no trabalho voluntário em benefício da comunidade. Contribuição para a comunidade A Renner assume o compromisso de contribuir por meio de ações de investimento social para o desenvolvimento e melhoria de comunidades e da sociedade em geral. Conflito de Interesses Somente serão aceitas para o desenvolvimento das ações sociais da empresa, doações ou investimentos de terceiros, incluindo fornecedores, quando ocorrerem sob a interveniência do Instituto Lojas Renner e após análise criteriosa das cláusulas de parceria. Não serão aceitas parcerias no campo social que possam influenciar e comprometer as relações profissionais e comerciais com a empresa.

18 Governo / Sociedade A Renner, ao fundamentar sua gestão de negócios em valores e princípios éticos, promove uma cultura ética entre seus colaboradores e demais públicos de relacionamento. O compromisso da empresa com a sociedade é o de atuar como uma liderança ética, capaz de influenciar propostas de interesse público e de caráter social por meio do debate de políticas públicas orientadas para a diminuição da informalidade, do desrespeito às leis trabalhistas, previdenciárias e fiscais, que possam contribuir para a minimização da desigualdade social no país. A legitimidade de sua atuação ética é fortalecida com o compromisso e respeito às condutas que se seguem: Cumprimento da Lei A Renner promove o cumprimento de todas as leis municipais, estaduais, federais e internacionais vigentes e aplicáveis ao seu negócio e nos contratos e convênios estabelecidos com o poder público e respeita as prescrições morais, de forma a assegurar relações transparentes, justas e profissionais. Atividade Política A participação em campanhas ou atividades políticas e partidárias e as contribuições a representantes de governo, de partidos políticos ou de candidatos, só serão realizadas em conformidade e nas condições definidas em lei e desde que formalmente autorizado pela diretoria e conselho de administração da empresa. Corrupção O ato de praticar corrupção é proibido pela Lojas Renner, seja de forma direta ou indireta, através de promessa, autorização ou oferta em nome de Lojas Renner de qualquer valor a agente ou servidor do Governo, partido político ou qualquer candidato a mandato político. Entende-se por agente governamental qualquer pessoa que atue em função oficial em nome de um governo, agência, departamento ou estatal.

19 Comunicação Institucional A Renner possui uma área específica e colaboradores autorizados para o relacionamento com os veículos de comunicação. Toda e qualquer informação para ser veiculada, deve obter previamente autorização da gerência geral de propaganda e promoções. Marketing Responsável As campanhas publicitárias da Lojas Renner utilizam-se de conteúdos não enganosos, socialmente aceitos e em conformidade com as leis vigentes.

20 Acionista A responsabilidade da Renner frente aos seus acionistas é de defesa de seus interesses, fundamentada em seus valores e princípios éticos. Visando tornar efetivo esse compromisso, a Renner assume uma postura de transparência que busca garantir aos seus acionistas o efetivo acompanhamento, de forma consistente, das atividades da empresa. É também compromisso da Renner assumir uma gestão que minimize os riscos do investimento de forma a propiciar a valorização da empresa. As condutas que se seguem orientam as relações dos Administradores da empresa frente aos acionistas, investidores e mercado em geral. Confidencialidade das informações A Renner garante a segurança das informações disponibilizadas pelos acionistas, cujos cadastros estejam sob sua responsabilidade. Gerenciamento dos Riscos A Renner compromete-se a proteger o patrimônio e a imagem da empresa por meio da contínua avaliação e gerenciamento dos riscos de seu negócio. Direito a informação A Renner compromete-se a prestar contas e relacionar-se com os acionistas, investidores e o mercado em geral de forma transparente, provendo, no momento devido, informações claras, exatas e eqüitativas para todos. Conflito de interesses O colaborador que possui ações da empresa compromete-se a não se beneficiar de informações privilegiadas, recebidas em função de sua atividade profissional junto da empresa, para a venda ou compra das ações, diretamente ou por intermédio de terceiros.

21 Conduta diante de dúvidas ou violações ao Código de Ética e Conduta Lojas Renner, seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, estabeleceu os seguintes procedimentos para realização de denúncias e manifestações, por parte de colaboradores ou de pessoas externas à organização, de forma confidencial e anônima, que tenham conhecimento de qualquer situação imprópria ou questionável. O contato pode ser realizado através de: Assuntos não Contábeis Prevenção de Perdas - Este meio de contato deve ser utilizado para denúncia de todos os assuntos que possam gerar perdas para a empresa. Por exemplo: Fraudes, Furtos, Roubos, Perda de Inventário, Atitudes Suspeitas, etc. Selecione a opção "1", após o atendimento automático, para deixar gravada sua denúncia, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante. Recursos Humanos - Esse meio de contato deve ser utilizado para relatar / denunciar assuntos relacionados aos Recursos Humanos da empresa. Exemplo: Comportamentais, discriminação, condições de trabalho, etc. Selecione a opção "2", após o atendimento automático, para deixar gravada sua denúncia, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante. Assuntos Legais - Este meio de contato deve ser utilizado para relatar/denunciar assuntos legais. Por exemplo: Descumprimento de alguma lei federal, estadual ou municipal, etc. Selecione a opção "3", após o atendimento automático, para deixar gravada sua denúncia, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante. Outros assuntos Relacionados à Ética - Este meio de contato deve ser utilizado para relatar/denunciar assuntos relacionados à ética, que não se enquadram nos itens anteriores. Selecione a opção "4", após o atendimento automático, para deixar gravada sua denúncia, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante.

22 Fale com um atendente - Esta opção deve ser utilizada quando você desejar falar com o atendente. Selecione a opção "5", após o atendimento automático do sistema 0800, que transferirá a ligação para o atendente, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante. Carta Este meio de contato deve ser utilizado para qualquer tipo de denúncia mencionado anteriormente. Lojas Renner S/A Rua Joaquim Porto Villanova, nº 201 Bairro Jardim Carvalho Cep Porto Alegre - RS - Brasil A/C Gerente de Prevenção de Perdas Este meio de contato deve ser utilizado para qualquer tipo de denúncia mencionado anteriormente. Assuntos Contábeis Denúncias sobre aspectos contábeis e controles internos - Este meio de contato deve ser utilizado para relatar/denunciar assuntos relacionados à qualquer situação imprópria ou questionável com relação a aspectos contábeis, controles internos e procedimentos de auditoria. A ligação poderá ser direcionada para o Gerente de Auditoria ou para o atendimento eletrônico, onde o denunciante poderá deixar uma mensagem gravada, sem a possibilidade de identificação da origem da ligação ou do denunciante. Carta Lojas Renner S/A Rua Joaquim Porto Villanova, nº 201

23 Bairro Jardim Carvalho Cep Porto Alegre - RS - Brasil A/C Gerente de Auditoria Comitê de Ética Empresarial Nas situações de dúvida quanto às políticas e práticas desse Código, o colaborador deve contatar sua Gerência ou Diretoria imediata ou o Comitê de Ética Empresarial, que tem como função aconselhar e assistir os colaboradores nas questões relacionadas à interpretação do código. O Comitê atualmente é constituído pelo Presidente e Diretores da empresa. Endereço: Lojas Renner S/A Rua Joaquim Porto Villanova, nº 201 Bairro Jardim Carvalho Cep Porto Alegre - RS - Brasil Telefone

24 OUTRAS INFORMAÇÕES As Políticas de Conduta formulam regras específicas e complementares para cada área de atuação que delas necessite.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SABESP

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SABESP CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SABESP 2008-2 1 Apresentação A SABESP a partir da sua própria missão de prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente constitui-se

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética MENSAGEM DO PRESIDENTE O Código de Conduta Ética das Empresas Concremat contempla os princípios que devem estar presentes nas relações da empresa com seus colaboradores, clientes,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 1. MENSAGEM IESC

CÓDIGO DE CONDUTA 1. MENSAGEM IESC CÓDIGO DE CONDUTA 1. MENSAGEM IESC De origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido com um conjunto de princípios básicos que visam disciplinar e regular, a moral e a conduta das

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Código de Ética LLTECH

Código de Ética LLTECH Código de Ética LLTECH Quem somos A LLTECH é uma empresa que oferece soluções inovadoras para automação e otimização de processos industriais, fornecendo toda a parte de serviços e produtos para automação

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA SUMÁRIO 1 ÉTICA...03 2 APRESENTAÇÃO...04 3 APLICAÇÃO...05 4 FINALIDADES...06 5 DEFINIÇÕES...07 6 CULTURA ORGANIZACIONAL...08 6.1 MISSÃO...08 6.2 VISÃO...08 6.3 VALORES...08 6.4

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA ISA CAPITAL DO BRASIL S.A.

CÓDIGO DE ÉTICA ISA CAPITAL DO BRASIL S.A. CÓDIGO DE ÉTICA ISA CAPITAL DO BRASIL S.A. 1 INTRODUÇÃO O Grupo ISA e suas empresas avançam para metas a cada vez mais exigentes e ambiciosas, desenvolvendo suas práticas em contextos diversos e inovadores

Leia mais

Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research

Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research Missão Ser a referência no Brasil em soluções de pesquisa de mercado que utilizem tecnologia como uma plataforma para melhorar a decisão

Leia mais

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1 Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1 CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 2 Sumário 1. Introdução...3 2. Postura pessoal e profissional...4 3. Relacionamento com público interno...6 4. Relacionamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO GRUPO HERING

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO GRUPO HERING CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO GRUPO HERING O Código de Conduta Ética é um instrumento destinado a aperfeiçoar os relacionamentos da organização e elevar o clima de confiança nela existente. Este Código tem

Leia mais

c. Promover o comportamento ético no ambiente em que atuamos.

c. Promover o comportamento ético no ambiente em que atuamos. Introdução O Código de Ética e Conduta foi aprovado em reunião do Conselho de Administração em 03/08/2015. É um documento que resume as principais políticas e diretrizes que definem as regras orientadoras

Leia mais

Código de Ética e de Conduta Empresarial

Código de Ética e de Conduta Empresarial O da Irmãos Parasmo S/A leva em consideração os elementos essenciais existentes nas suas relações com os seus diferentes públicos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços,

Leia mais

IINSTRUÇÃO DO SISTEMA. Código de conduta

IINSTRUÇÃO DO SISTEMA. Código de conduta 1 de 7 Revisão Data Assunto / revisão / modificação 00 16/04/15 Emissão Inicial. Nome Cargo Data Assinatura Consultor / Gerente EMITENTE Maciel Amaro Técnico / RD Valéria Ap. R. Amaro Diretora administrativa

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº. 08.294.224/0001-65 - NIRE Nº. 35.300.333.578

JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº. 08.294.224/0001-65 - NIRE Nº. 35.300.333.578 JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº. 08.294.224/0001-65 - NIRE Nº. 35.300.333.578 CÓDIGO DE ÉTICA Escopo Este Código de Ética ( Código ) reúne as principais normas de conduta que devem

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. do sistema petrobras

CÓDIGO DE ÉTICA. do sistema petrobras CÓDIGO DE ÉTICA do sistema petrobras esse é nosso jeito de ser Palavra do Presidente Princípios Éticos do Sistema Petrobras Compromissos de Conduta do Sistema Petrobras 1. 2... No exercício da Governança

Leia mais

GU-0017-15BF-Codigo-Etica2.indd 1

GU-0017-15BF-Codigo-Etica2.indd 1 GU-0017-15BF-Codigo-Etica2.indd 1 07/12/15 17:39 GU-0017-15BF-Codigo-Etica2.indd 2 07/12/15 17:39 APRESENTAÇÃO Carta do Presidente do Conselho de Administração Pessoas e equipes são valorizadas na Concessionária

Leia mais

Código de Ética Nas Relações com as Partes Interessadas Com os Clientes e a Concorrência

Código de Ética Nas Relações com as Partes Interessadas Com os Clientes e a Concorrência Código de Ética Conduzimos nossos negócios dentro de uma estrutura de padrões profissionais, legislações, regulamentações e políticas internas. Entretanto, temos consciência que essas normas não necessariamente

Leia mais

Código de Ética - Ultra

Código de Ética - Ultra Código de Ética - Ultra Ética na gestão - Equidade, transparência e responsabilidade - Cumprimento das leis - Desenvolvimento sustentável Ética nos relacionamentos - Acionistas e investidores - Colaboradores

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética Jeito de Ser Índice 3 Introdução 3 Carta do Presidente 3 Missão do Grupo Marisa 3 Valores do Grupo Marisa 3 Código de Conduta Ética v Áreas de Relacionamento Colaboradores Fornecedores

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria Código de Ética Índice Mensagem da Diretoria... 07 Princípios Cooperativistas... 09 Política da Qualidade... 11 Nosso Negócio, Missão, Visão... 12 Nossos Valores... 13 Nosso Relacionamento com: Associados...

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso maior da instituição deve ser o de possibilitar continuamente a consecução de sua missão, a saber: Ser o agente financeiro do Estado para promover

Leia mais

Código de Ética e Conduta Sabesp

Código de Ética e Conduta Sabesp Código de Ética e Conduta Sabesp 1 MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Aos Empregados, Gerentes, Clientes, Acionistas, Investidores, Fornecedores, Parceiros, Terceiros, Governo, Comunidade e toda sociedade,

Leia mais

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL Março de 2015 1ª edição MENSAGEM DO PRESIDENTE O Código de Conduta da RIP ( Código ) é a declaração formal das expectativas que servem

Leia mais

COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO. Versão 01-13

COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO. Versão 01-13 COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO Versão 01-13 1 C Ó D I G O D E É T I C A Introdução A ÉTICA é o ideal de conduta humana, desenvolvido

Leia mais

Código de Ética e de Conduta do. Grupo Energisa

Código de Ética e de Conduta do. Grupo Energisa Código de Ética e de Conduta do Grupo Energisa Caro colaborador, A prática do Código de Ética e de Conduta do Grupo Energisa é tão importante que fazemos questão que cada colaborador tenha seu próprio

Leia mais

Hermes Chipp Diretor Geral do ONS

Hermes Chipp Diretor Geral do ONS Nossa vida é feita de escolhas. Seja no âmbito pessoal ou profissional, a cada dia escolhemos caminhos a trilhar. A ética deve ser a premissa básica para pautar as nossas opções cotidianas. O ONS, desde

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. 1 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. Este código de ética e conduta foi aprovado pelo Conselho de Administração da INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. ( Companhia

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

Valorizamos as relações respeitosas, responsáveis e confiáveis com os diferentes públicos, interno e externo, em que não há espaço para:

Valorizamos as relações respeitosas, responsáveis e confiáveis com os diferentes públicos, interno e externo, em que não há espaço para: Introdução A BRMALLS é uma empresa que atua em diversos estados e para manter unida nossa companhia, nossos funcionários devem agir com base em valores e objetivos comuns. Isso se reflete nas atitudes

Leia mais

A SINIGAGLIA, endossa e pratica de forma sistemática os princípios do Pacto Global 1 da ONU, integrando-os a seus processos:

A SINIGAGLIA, endossa e pratica de forma sistemática os princípios do Pacto Global 1 da ONU, integrando-os a seus processos: INTRODUÇÃO O regime da livre iniciativa impõe às organizações e seus integrantes a conduzirem-se dentro de um ambiente de respeito e entendimento, zelando para que toda e qualquer forma de relacionamento,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA Índice Nossos princípios diretivos 03 Proteção do patrimônio e uso dos ativos 04 Informação confidencial 05 Gestão e Tratamento dos Colaboradores 06 Conflitos de interesse 07

Leia mais

CÓDIGO DE ETICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ETICA E CONDUTA CÓDIGO DE ETICA E CONDUTA Outubro de 2010 1 Carta da Diretoria, Prezado (a) colega; Trabalhar em uma empresa acaba se confundindo com a própria identidade pessoal, e poder orgulhar-se dela torna-se um

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso é servir como Guia Prático de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos os Colaboradores do Banrisul, possibilitando a

Leia mais

Carta de Convivência da Fundação Dom Cabral

Carta de Convivência da Fundação Dom Cabral Carta de Convivência da Fundação Dom Cabral Mensagem de Abertura Elaborada na sua primeira versão em 2006, a Carta de Convivência da FDC expressa o compromisso da instituição com a transparência e com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Introdução. Código de Ética. Nossos Valores na prática.

CÓDIGO DE ÉTICA. Introdução. Código de Ética. Nossos Valores na prática. CÓDIGO DE ÉTICA Introdução Nossos Valores Artigo 1º Premissa Artigo 2º Objetivos e Valores Artigo 3º Sistema de Controle Interno Artigo 4º Relação com os Stakeholders / Partes Interessadas 4.1 Acionistas

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

Código de Conduta e Ética

Código de Conduta e Ética CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA BC CONSULT Página 1 de 9 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PRINCÍPIOS... 4 INTEGRIDADE... 4 DISCRIMINAÇÃO... 4 CONFLITO DE INTERESSE... 4 CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES... 5 PROTEÇÃO AO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA OUTUBRO/2007

CÓDIGO DE ÉTICA OUTUBRO/2007 OUTUBRO/2007 ÍNDICE Página 1. APRESENTAÇÃO 1 2. OBJETIVOS 1 3. NORMAS, PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS 2 4. CONFLITOS DE INTERESSES 5 5. CONFIDENCIALIDADE 6 6. DÚVIDAS COM A APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA 6

Leia mais

Apresentação... Introdução... 2. Observância às leis e regulamentos... 4. Política Anticorrupção... 4. Relacionamentos com clientes...

Apresentação... Introdução... 2. Observância às leis e regulamentos... 4. Política Anticorrupção... 4. Relacionamentos com clientes... SUMÁRIO Apresentação... Introdução... 2 Observância às leis e regulamentos... 4 Política Anticorrupção... 4 Relacionamentos com clientes... 6 Ambiente de Trabalho... 7 E-mail e Internet... 8 Saúde e Segurança

Leia mais

INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL

INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE CRÉDITO BLUMENAU SOLIDARIEDADE ICC BLUSOL Ano 2013 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Caro Colaborador Estamos entregando o Código de Ética e Conduta da Instituição, o qual fará parte

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

Índice. 1. Princípios gerais. 2. Plano TCC: compromissos

Índice. 1. Princípios gerais. 2. Plano TCC: compromissos 1 Índice 1. Princípios gerais 2. Plano TCC: compromissos 2.1 Subornos 2.2 Doações a partidos políticos 2.3 Doações a organizações beneficentes e patrocínio 2.4 Tratamentos de favor 2.5 Presentes, alojamentos

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria 2007 A Mensagem da Diretoria história da Responsabilidade Social na Copacol está intrínseca desde que abriu as portas do cooperativismo no Oeste do Paraná, em 1963. Com a assinatura do Pacto Global, essa

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR INTRODUÇÃO Ciente de sua responsabilidade como fornecedora de refeições coletivas e prestadora de serviços, o Grupo Vivo Sabor divulga seu Manual

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução pág. 03 2. Mensagem da Diretoria pág. 04 3. Relações no Ambiente de Trabalho pág. 05 4. Relacionamento Externo pág. 07 5.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOGZ LOGÍSTICA BRASIL S.A.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOGZ LOGÍSTICA BRASIL S.A. APRESENTAÇÃO A LOGZ Logística Brasil S.A. (a Companhia ou LOGZ ) é uma sociedade holding consolidadora de participações em ativos logísticos e tem como objetivo a expansão de suas atividades possibilitando

Leia mais

GUIA ANTICORRUPÇÃO WILSON SONS

GUIA ANTICORRUPÇÃO WILSON SONS GUIA ANTICORRUPÇÃO WILSON SONS A Wilson Sons, por meio deste Guia Anticorrupção, pretende disseminar os valores morais e éticos que norteiam seus diversos negócios, reiterando seu princípio de combate

Leia mais

Política de Relacionamento com Fornecedores

Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores Publicado em: 25/06/2013 1. Conceito O Santander tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação

Leia mais

GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA

GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA 1. Preâmbulo O perfil das empresas e a sua imagem estão cada vez mais interligados não só com o desempenho económico e financeiro, mas também com o quadro de valores, princípios

Leia mais

Código de Ética. Responsabilidades: Lideranças Colaboradores. Aplicação do Código de Ética

Código de Ética. Responsabilidades: Lideranças Colaboradores. Aplicação do Código de Ética Código de Ética Sobre nossos Relacionamentos: Relacionamento com Clientes Relacionamento com Acionistas Relacionamento com Colaboradores Relacionamento com Parceiros de Negócio e Fornecedores Relacionamento

Leia mais

Código de Ética ENGENHARIA AMBIENTAL

Código de Ética ENGENHARIA AMBIENTAL Código de Ética Índice Mensagem do Conselho de Administração... 3 Valores e Crenças... 5 Abrangência e Escopo... 7 Compromissos de conduta... 9 Ambiente de trabalho... 9 Bens da VITAL Utilização e Preservação...

Leia mais

TIPO DOC. RESOLUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL DO SERPRO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL DO SERPRO

TIPO DOC. RESOLUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL DO SERPRO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL DO SERPRO TPO DOC. 1/7 1. CONSDERAÇÕES O papel social de uma instituição vai além do que preveem as leis que a regem. O Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, ao prestar serviços baseados na tecnologia

Leia mais

2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF

2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF 2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF ÍNDICE Sobre o Código de Ética... 05 Missão, Visão e Valores... 06 Colaboadores... 07 Legislação... 08 Conflito de Interesse... 09 Uso adequado dos Bens da Empresa... 10 Publicidade

Leia mais

Sumário. Declaração de seus princípios fundamentais... 4 Missão... 4 Visão... 4 Valores... 4

Sumário. Declaração de seus princípios fundamentais... 4 Missão... 4 Visão... 4 Valores... 4 1 Sumário Declaração de seus princípios fundamentais... 4 Missão... 4 Visão... 4 Valores... 4 Política de Responsabilidade Social... 4 Partes interessadas... 5 Público externo... 5 Público interno...

Leia mais

POLITICA DE QUALIDADE

POLITICA DE QUALIDADE CÓDIGO ÉTICA ÍNDICE: PALAVRA DO DIRETOR POLITICA DE QUALIDADE MISSÃO VISÃO VALORES CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÃO CLIENTES FORNECEDORES ACIONISTAS COMUNIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL IMPRENSA ORGÃOS GOVERNAMENTAIS

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À FRAUDE E CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À FRAUDE E CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À FRAUDE E CORRUPÇÃO 1. OBJETIVO A Política Corporativa de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de reforçar o compromisso da empresa Via Boleto de cooperar

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Essas regras estão organizadas em torno das seguintes exigências:

CÓDIGO DE ÉTICA. Essas regras estão organizadas em torno das seguintes exigências: CÓDIGO DE ÉTICA O Grupo PSA Peugeot Citroën construiu seu desenvolvimento com base em valores implementados por seus dirigentes e funcionários, e reafirmados nos objetivos de desenvolvimento responsável

Leia mais

Norma de Política. Sistema Integrado de Normas. Título da Norma. Código de Ética - Área Suprimentos. Código COM011. Responsável

Norma de Política. Sistema Integrado de Normas. Título da Norma. Código de Ética - Área Suprimentos. Código COM011. Responsável Sistema Integrado de Normas Norma de Política Título da Norma Código Responsável Área: Processo: Subprocesso: Sistema: Cia de Alcance Código de Ética - Área Suprimentos COM011 Flavio Licio/CEN/BFE/Bunge

Leia mais

[CÓDIGO DE ÉTICA] Interinvest

[CÓDIGO DE ÉTICA] Interinvest [CÓDIGO DE ÉTICA] Este documento determina as práticas, padrões éticos e regras a serem seguidos pelos colaboradores, fornecedores e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionem com a Interinvest.

Leia mais

Sumário. 8. Relacionamento com a Comunidade e com o Meio Ambiente. 9. Relacionamento com os Lojistas. 10. Relacionamento com os Fornecedores

Sumário. 8. Relacionamento com a Comunidade e com o Meio Ambiente. 9. Relacionamento com os Lojistas. 10. Relacionamento com os Fornecedores Manual de Conduta ntrodução O Shopping Recife é um empreendimento imobiliário tipo shopping center, sendo primordial que nossos colaboradores atuem com base em valores e objetivos comuns. A postura ética

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA MAPFRE INVESTIMENTOS

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA MAPFRE INVESTIMENTOS CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA MAPFRE INVESTIMENTOS Riscos e Compliance Página 1 Colaborador MAPFRE Investimentos Código: MINV-P-009 Você está recebendo o Código de Conduta Ética da MAPFRE Investimentos, mais

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O Código de Conduta Ética das Empresas Concremat contempla os princípios que devem estar presentes nas relações da companhia com seus colaboradores, clientes,

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 COMPROMISSO DA SONAE HOLDING

INTRODUÇÃO 1 COMPROMISSO DA SONAE HOLDING Índice INTRODUÇÃO... 2 1 COMPROMISSO DA SONAE HOLDING... 2 2 COMPROMISSO DOS COLABORADORES... 2 3 PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO... 3 3.1 RELAÇÕES COM ADMINISTRADORES E COLABORADORES... 3 3.2 RELAÇÕES COM

Leia mais

POLÍTICA. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho ÍNDICE

POLÍTICA. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho ÍNDICE Folha 1/5 ÍNDICE 1. Objetivo.... 2 2. Abrangência... 2 3. Premissas... 2 Folha 2/5 1. Objetivo Estabelecer diretrizes que devem assegurar os direitos fundamentais nas relações de trabalho na Klabin e com

Leia mais

DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES INTRODUÇÃO Para a seleção e contratação de Empresas Fornecedoras e Prestadoras de Serviços e em todas as relações aplicáveis aos negócios, as Empresas Alibem/Agra

Leia mais

1. OBJETIVO E ÂMBITO. 1.1 Objeto 1.1.1 A Mota-Engil Africa N.V. ( Mota-- Engil Africa ou a Empresa ) e respetivas

1. OBJETIVO E ÂMBITO. 1.1 Objeto 1.1.1 A Mota-Engil Africa N.V. ( Mota-- Engil Africa ou a Empresa ) e respetivas 1. OBJETIVO E ÂMBITO 1.1 Objeto 1.1.1 A Mota-Engil Africa N.V. ( Mota-- Engil Africa ou a Empresa ) e respetivas subsidiárias (juntamente com a Empresa, o Grupo ) comprometem-se a conduzir todos os seus

Leia mais

TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO. 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet

TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO. 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet TERMO DE PARCERIA e POLÍTICA DE USO 1. Considerações preliminares do Portal e aplicativos Vets4Vet 1.1 O Portal Vets4Vet, encontrado na internet sob o domínio www.vets4vet.com.br, tem por objetivo aproximar

Leia mais

Conselho Estratégico de Planejamento e Administração Empresarial.

Conselho Estratégico de Planejamento e Administração Empresarial. G7 PRO UNIIDADE BRASIIL SSOLLUÇÕEESS EESSTTRRATTÉÉGI IICASS EEM SSEEGURRANÇA CÓDIGO DE ÉTICA Conselho Estratégico de Planejamento e Administração Empresarial. Este documento possui informações INTERNAS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de PSIQUIATRIA. Código de Condutas Éticas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de PSIQUIATRIA. Código de Condutas Éticas 1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de PSIQUIATRIA Código de Condutas Éticas I - Mensagem do Presidente II Premissas III Condutas Éticas nas atividades da ABP 1. Cumprimento das leis 2. Relação com o Governo 3. Atividades

Leia mais

A Global e todos os seus Colaboradores comprometem-se a seguir os princípios abaixo como diretrizes de conduta em todas as suas relações:

A Global e todos os seus Colaboradores comprometem-se a seguir os princípios abaixo como diretrizes de conduta em todas as suas relações: POLÍTICAS CORPORATIVAS Assunto: Código de Ética e Conduta Objetivo O Código de Ética e Conduta objetiva estabelecer os princípios, conceitos e valores que orientam o padrão ético de todos os Colaboradores

Leia mais

Código de Conduta Empresarial

Código de Conduta Empresarial Código de Conduta Empresarial Conteúdo Mensagem do Conselho de Administração 2 O que é este Código de Conduta 3 Objetivos do Código de Conduta Empresarial do Grupo Camargo Corrêa 3 A quem este Código se

Leia mais

Código de Ética das Empresas Eletrobras

Código de Ética das Empresas Eletrobras Código de Ética das Empresas Eletrobras Princípios éticos e Compromissos de conduta SUMÁRIO Versão 2010 1 Palavra do Presidente Apresentar este Código de Ética das Empresas Eletrobras é, para nós e para

Leia mais

www.geoambiente.com.br CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

www.geoambiente.com.br CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR www.geoambiente.com.br atudnoc ed ogidóc rodecenrof od CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2 3 WWW.GEOAMBIENTE.COM.BR Prezado fornecedor, você acaba de receber o Código de Conduta do Fornecedor que busca orientá-lo

Leia mais

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010 PREÂMBULO A TOV, ciente da importância da ética nas relações profissionais nas comunidades onde atua e dos benefícios advindos do comprometimento e execução de diretrizes de conduta ética, divulga a todos

Leia mais

Código de Ética Fevereiro de 2015

Código de Ética Fevereiro de 2015 Código de Ética Fevereiro de 2015 Índice 1. Âmbito de aplicação... 3 2. Ética... 3 2.1. Princípios e valores fundamentais... 3 2.2. Proibição de decisão em situação de conflito de interesses... 4 2.3.

Leia mais

CÓDIGO ÉTICA E CONDUTA FRANCO ADVOGADOS

CÓDIGO ÉTICA E CONDUTA FRANCO ADVOGADOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DE FRANCO ADVOGADOS ÍNDICE CAPÍTULO I - DEFINIÇÕES 1 CAPÍTULO II OBJETIVO 2 CAPÍTULO III AMBIENTE DE TRABALHO 2 CAPÍTULO IV - REGRAS E PROCEDIMENTOS 2 CAPÍTULO V - VANTAGEM INDEVIDA

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E TERMO DE COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE

CÓDIGO DE ÉTICA E TERMO DE COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE CÓDIGO DE ÉTICA E TERMO DE COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE CÓDIGO DE ÉTICA E TERMO DE COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE DIRETRIZES DA SANKYU 4 HONRAR O COMPROMISSO. 4 REALIZAR UMA AUTO AVALIAÇÃO CONSTANTE.

Leia mais

c) Ênfase na importância e necessidade de contínuo aprimoramento cultural e profissional de todos os envolvidos.

c) Ênfase na importância e necessidade de contínuo aprimoramento cultural e profissional de todos os envolvidos. TÍTULO Código de Conduta Ética da Organização Bradesco GESTOR Banco Bradesco S.A. ABRANGÊNCIA Unidades no Exterior, Agências, Departamentos, Empresas Ligadas DATA DE PUBLICAÇÃO 07/08/2015 Descrição: 1.

Leia mais

.1 Comportamentos esperados

.1 Comportamentos esperados Normas de Conduta Normas de Conduta Este documento contém normas de conduta que devem ser respeitadas pelos diretores, auditores, líderes e todos os empregados do Grupo Pirelli, e também por todos que

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA 2 INFORMAÇÕES GERAIS O QUE É O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA O Código de Ética e de Conduta (Código) é o instrumento no qual se inscrevem os valores que pautam a actuação do

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST CONFLITOS DE INTERESSE. 2.1 Missão 2.2 Visão 2.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST CONFLITOS DE INTERESSE. 2.1 Missão 2.2 Visão 2. CÓDIGO DE ÉTICA 1 INTRODUÇÃO 2 DIRETRIZES AO CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA 2.1 Missão 2.2 Visão 2.3 Valores SUMÁRIO 1 2 2 2 2 3 COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST 3.1 No relacionamento com

Leia mais

Capítulo I Princípios Gerais. Capítulo II Responsabilidade Institucional. Capítulo III Responsabilidade Social

Capítulo I Princípios Gerais. Capítulo II Responsabilidade Institucional. Capítulo III Responsabilidade Social 4 5 5 6 7 7 7 8 9 9 10 10 Apresentação Capítulo I Princípios Gerais Capítulo II Responsabilidade Institucional Capítulo III Responsabilidade Social Capítulo IV A Ética nas Relações Internas Capítulo V

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1. Introdução Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Este Código de Ética e Conduta da UTC Participações

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA. Apresentação

NORMAS DE CONDUTA. Apresentação NORMAS DE CONDUTA Apresentação Adequando-se às melhores práticas de Governança Corporativa, a TITO está definindo e formalizando as suas normas de conduta ( Normas ). Estas estabelecem as relações, comportamentos

Leia mais

Código de Ética e Conduta do IAPMEI

Código de Ética e Conduta do IAPMEI Código de Ética e Conduta do IAPMEI Âmbito e Objectivo do Documento Públicas (Lei n.º 58/2008, de 9 de Setembro) e da Carta Ética da Administração Pública. O Código de Ética e Normas de Conduta aplica-se

Leia mais

Código de Ética da Parpública. Ética - Princípios e valores fundamentais. Âmbito de aplicação

Código de Ética da Parpública. Ética - Princípios e valores fundamentais. Âmbito de aplicação Código de Ética da Parpública Âmbito de aplicação Aplica-se a todos os colaboradores da Parpública sem prejuízo de outras disposições legais ou regulamentares aplicáveis ou a que por inerência do exercício

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente 1 Palavra do Presidente O Código de Conduta da Cielo foi revisitado em 2009 e passou a ser chamado de Código de Ética. Todos os colaboradores foram convidados a participar das reuniões para a construção

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 02. Abrangência 03. Objetivos 03. Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal

ÍNDICE. Introdução 02. Abrangência 03. Objetivos 03. Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal ÍNDICE Introdução 02 Abrangência 03 Objetivos 03 Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal 05 Relações com clientes, parceiros e no ambiente de trabalho 06 Condutas não aceitáveis 06 Gestão

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS Introdução Hoje, em um mundo globalizado, as empresas assumem um novo posicionamento na gestão de seus negócios como consequência da ampliação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Conceito 2. Objetivo 3. Abrangência 4. Regras e Normas 4.1 Conceito de Ética. Ponto de vista empresarial 4.2 Princípios

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 07/2014

CÓDIGO DE CONDUTA 07/2014 CÓDIGO DE CONDUTA 07/2014 CÓDIGO DE CONDUTA 07/2014 ÍNDICE ÍNDICE 1. Sobre o Código... 04 2. Relações com Clientes.... 05 3. Relações com os Acionistas... 05 3.1. Informações Privilegiadas... 05 4. Responsabilidades

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução O Código de Ética do BADESUL explicita os valores éticos que regem o desempenho de sua missão: Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, através

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. 2011 MDados

CÓDIGO DE ÉTICA. 2011 MDados CÓDIGO DE ÉTICA 2011 MDados I N D I C E Introdução. Pág. 2 Âmbito e aplicação... Pág. 2 Objectivos e valores Pág. 3 Código de Ética MDados Sistemas de Informação SA 1 INTRODUÇÃO Os princípios de actuação

Leia mais