blog.opus3ensinomusical.com.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "blog.opus3ensinomusical.com.br"

Transcrição

1

2 Sumário Apresentação... 3 Escala Menor... 4 Graus Tonais... 4 Graus Modais... 4 Escala Menor Natural... 5 As 3 Formas da Escala Menor... 7 Escala Menor Natural e a Ausência da Preparação Dominante... 8 Escala Menor Harmônica... 9 Escala Menor Melódica Resumindo Campo Harmônico Menor Como Montar o Campo Harmônico Menor? Passo 1: Montando as Escalas Menores Passo 2: Montando os acordes dos 7 graus Menor Natural Menor Harmônica Menor Melódica Passo 3: Tétrades Resultantes do Campo Harmônico Menor Colocando na Prática Analisando a Harmonia Resumindo Entendeu Tudo?... 38

3 Apresentação Este e-book é apenas um dentre vários outros que nós da Opus 3 Ensino Musical lançamos sobre Teoria Musical e Harmonia. Como qualquer arte que possui também bases científicas, entender a Teoria Musical é algo que requer disciplina e dedicação. Claro que você pode ter essa disciplina toda e ainda se divertir, afinal, se trata de uma arte. Além disso, trazemos os conteúdos da forma mais leve e melhor organizada para que o entendimento seja pleno, divertido e sem perda de profundidade. Neste Material iremos abordar especificamente as bases fundamentais da Harmonia no Tom menor, explicando como se formam as Escalas e o Campo Harmônico. É crucial que você já tenha o domínio dos conceitos de Intervalos, formação de acordes e de Harmonia no Tom Maior. Caso você ainda não tenha estudado estes assuntos pode ter acesso a eles clicando aqui! Chega de papo. Pronto para começar?! Vamos lá!

4 Escala Menor Vamos iniciar falando sobre a Escala Menor em suas três possibilidades. Ela é uma escala independente, mas para facilitar o entendimento, é importante que você conheça a Escala Maior. Antes de aprender a escala menor natural, precisamos falar rapidamente sobre os Graus Tonais e Graus Modais. Graus Tonais Os Graus Tonais são responsáveis por determinar o tom da escala. Eles são intervalos Justos. Temos os graus I, IV e V como Graus Tonais. Graus Modais Graus Modais têm a função de determinar o modo da escala, ou seja, se ela será uma escala maior ou menor. Os Graus Modais são o III, VI e o VII. Se compararmos duas escalas com a mesma tônica, estes graus irão diferenciar a escala maior da menor.

5 Escala Menor Natural Após entender como se comportam os graus e intervalos na Escala Maior, aprender a Escala Menor se torna muito mais fácil. Na formação da Escala Menor, os graus modais (III, VI e VII), sofrerão alterações em relação à escala maior. Estes graus serão bemolizados, ou seja: sofrerão uma redução de meio tom. Com isso, a estrutura de intervalos da escala menor será: T - ST - T - T - ST - T - T Vamos ver a seguir como se comporta escala de Dó menor: Repare que o III, VI e VII graus sofreram alterações em relação à escala de Dó Maior. Isto irá ocorrer com a formação de todas as outras escalas menores. Vamos ver agora a escala de Sol Menor: Note que os graus III, VI e VII sofreram uma redução de meio tom em relação à escala de Sol Maior. * Importante: É fundamental reparar que apesar de o sétimo grau ser um Fá natural, ele também foi bemolizado e está meio tom abaixo em relação ao sétimo grau da escala de Sol Maior, que é um Fá#. Com isso, entendemos que os graus modais menores estarão meio tom abaixo em relação aos seus graus da escala maior correspondente, mas isto não significa que eles serão sempre notas com acidentes. Veja agora uma tabela com todas as escalas menores: Escala Iº IIº III º IVº Vº VI º VII º VIIIº

6 Dó menor C D E F G A B C Dó# menor C# D# E F# G# A B C# Ré menor * D E F G A B C D Ré menor D E F G A B C D Ré# menor * D# E# F# G# A# B C# D# Mi menor E F G A B C D E Mi menor E F# G A B C D E Fá menor * F G A B C D E F Mi# menor * E# F## G# A# B# C# D# E# Fá menor F G A B C D E F Fá# menor F# G# A B C# D E F# Sol menor * G A B C D E F G Sol menor G A B C D E F G Sol# menor G# A# B C# D# E F# G# Lá menor * A B C D E F G A Lá menor A B C D E F G A Lá# menor * A# B# C# D# E# F# G# A# Si menor B C D E F G A B Si menor B C# D E F# G A B Dó menor * C D E F G A B C Si# menor * B# C## D# E# F## G# A# B# * Importante: Assim como nas escalas maiores, devemos nos atentar às escalas menores sinalizadas na tabela anterior. No caso das escalas que contém em sua formação os acidentes incomuns, (##,, E#, B#, C e F ). é preferível que você utilize a escala enarmônica equivalente.

7 As 3 Formas da Escala Menor Para entendermos a formação e o motivo da criação da Escala Menor Harmônica e da Escala Menor Melódica devemos ter bem enraizado em nossa mente o conceito de preparação dominante, ou seja, a ideia central da harmonia tonal. Caso você não lembre bem desse assunto, visite nossos posts sobre: Escala Maior Campo Harmônico Maior Funções Harmônicas Trítono e a Preparação Dominante Revise estes assuntos necessariamente nesta ordem, assim, você terá o conhecimento básico necessário para entender a formação da Escala Menor Harmônica e da Escala Menor Melódica.

8 Escala Menor Natural e a Ausência da Preparação Dominante Relembrando rapidamente, é muito comum ocorrer nas músicas um movimento de preparação em direção à um repouso, gerado pela passagem da sétima maior (sensível) chegando até à Tônica. Esse movimento fica evidente ao sairmos do acorde de Grau V (Dominante) indo até o grau I (Tônica). Agora, vamos relembra a Formação da Escala Menor Natural: T - ST - T - T - ST - T - T Aplicando-se ao tom de Lá menor, temos: Ela NÃO POSSUI A SENSÍVEL! O sétimo grau dela é menor (bvii), portanto, na Escala Menor Natural não ocorre a Preparação, que a ideia central da Harmonia Tonal. Sendo assim, podemos concluir que a Escala Menor Natural é MODAL! Ela vem do modo Eólico mas isso é assunto mais para frente, vamos nos ater a harmonia tonal, por enquanto. Agora que entendemos essa característica da Escala Menor Natural estamos aptos à entender a formação das outras escalas menores.

9 Escala Menor Harmônica A Escala Menor Harmônica foi criada justamente para resolver o problema da Preparação que não existe na Escala Menor Natural. Dessa Maneira, basta adicionarmos um Semitom ao sétimo grau elevando a sétima menor (bvii) para uma sétima maior (VII) e teremos agora uma escala menor com uma VII, ou seja, tendo uma sensível e possibilitando a ideia da Preparação Dominante. Observe abaixo a formação da Escala Menor Harmônica: T - ST - T - T - ST - (T+ST) - ST Repare que entre a sexta menor (bvi) e a sétima maior (VII) temos um tom e meio. Aplicando-se ao tom de Lá menor, temos: Toque esta escala e perceba que, quando realizamos esta alteração, temos um som bem forte e característico, porém, esta sonoridade não agradou todo mundo. Ela relembra o universo árabe/cigano/oriental e vale frisar que na época da criação dessa escala estávamos em um contexto de Europa predominantemente católica no Século XIX. Você pode imaginar que a igreja não ficou muito empolgada com a sonoridade da Escala Menor Harmônica... Vale lembrar, contudo, que a Escala Menor Harmônica é muito comum hoje em dia. Vários guitarristas consagrados, como por exemplo, Carlos Santana, utilizam muito esta escala. A sonoridade dela é bem interessante!

10 Escala Menor Melódica Diante desse quadro, outra Escala foi criada para resolver o problema da melodia. Adicionou-se um Semitom ao sexto grau, gerando agora um intervalo de VI, ao invés da bvi, presente tanto na Escala Menor Harmônica, quanto na Escala Menor Natural. A adição de uma VI, mantendo também a VII, promoveu uma sonoridade interessante à escala menor, resolveu (eliminou) a questão da sonoridade oriental e manteve a característica tonal da VII. O nome dado a esta Escala que resolveu o problema da melodia foi: Escala Menor Melódica. Observe a formação da Escala Menor Melódica: T - ST - T - T - T - T - T - ST Aplicando-se ao tom de Lá menor, temos:

11 Resumindo... Vamos fazer um compilado aqui para ajudar a entender melhor as três Escalas Menores: Escala Menor Natural I - II - biii - IV - V - bvi - bvii Escala Menor Harmônica I - II - biii - IV - V - bvi - VII Escala Menor Melódica I - II - biii - IV - V - VI - VII Atenção! Observe que os 5 primeiros graus das três escalas possuem a mesma formação intervalar I, II, biii, IV e V. A terça menor (biii) não pode ser alterada, pois é ela quem define a característica menor das escalas. Da Escala Menor Natural para a Escala Menor Harmônica só temos uma nota de diferença bvii (na natural) e VII (na harmônica). Da Escala Menor Harmônica para a Escala Menor Melódica só temos uma nota de diferença bvi (na natural) e VI (na harmônica). Pratique bastante essas escalas e as mudanças entre elas. Quando pensamos em tom menor, pensamos nas três possibilidades de escalas possíveis. Dependendo da harmonia, você terá momentos de progressão que estão baseados na Menor Natural, depois pode haver uma passagem para a Menor Harmônica, e também momentos de progressões baseadas na Menor Melódica. Para ter domínio no tom menor as três formas de escala devem estar muito bem estudadas e dominadas por você em seu Instrumento!

12 Campo Harmônico Menor Se você já entendeu como são formados os 3 tipos de Escala Menor, está na hora de entender o Campo Harmônico Menor, originado a partir dessas escalas. Na verdade, podemos pensar também em Campo(s) Harmônico(s). No nosso e-book de Harmonia no Tom Maior, montamos o Campo Harmônico Maior, pegando as notas da escala maior e montamos as Tétrades (1,3,5,7). Iremos fazer a mesma coisa com o Campo Harmônico Menor, porém, como temos 3 Escalas Menores, teremos também 3 Campos Harmônicos. Mas atenção! Apesar de gerarmos 3 Campos Harmônicos, eles são pensados como um só! Nunca vamos analisar uma música pensando somente nos acordes com Campo Harmônico da Menor Harmônica, por exemplo. Sempre iremos pensar nos acordes possíveis em todos os Campos Harmônicos no modo menor. Isso quer dizer que teremos muito mais possibilidades de acordes dentro do Tom Menor, visto que teremos disponíveis todos os acordes gerados a partir das 3 variação da Escala Menor. Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela. Vamos construí-los juntos, passo a passo: 1. Montar as Escalas Menores; 2. Montar os acordes dos 7 graus (utilizando 1, 3, 5, 7); 3. Após montar esses acordes, observar quais tipos de acordes foram formados em cada grau e analisar os padrões gerados; Passo 1: Montando as Escalas Menores Vamos relembrar aqui a formação das Escalas Menores: Escala Menor Natural I II biii IV V bvi bvii Escala Menor Harmônica I II biii IV V bvi VII

13 Escala Menor Melódica I II biii IV V VI VII Em Lá Menor, essas escalas ficariam assim: Passo 2: Montando os acordes dos 7 graus Antes de começarmos, vou colocar aqui uma pequena legenda para ajudar vocês a interpretarem as imagens. Na figura de cima: As notas em azul são as notas que selecionamos (1, 3, 5, 7) e que vão entrar nos acordes.

14 As notas em preto são as que fazem parte da escala, porém, não entram no acorde em questão; Observe que pensamos as notas sempre baseadas na escala de Lá menor (seja ela natural, harmônica ou melódica); Na figura de baixo: Quando geramos o acorde analisamos o que as notas selecionadas são em relação a fundamental (nota 1) do acorde; Os acordes estão escritos na cor preta com suas respectivas cifras acima deles; Menor Natural Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial. Vamos, primeiro, montar os acordes resultantes da Escala Menor Natural! Ela possui a seguinte Formação: I II biii IV V bvi bvii Acorde do Grau I. Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá; Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol; Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am7;

15 Acorde do Grau II. Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si; Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá, Lá; O acorde gerado foi: Bm7(b5);

16 Acorde do Grau biii. Em lá menor, a nota do Grau biii é a nota Dó; Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol Si; O acorde gerado foi: C7M;

17 Acorde do Grau IV. Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré; Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá, Lá, Dó; O acorde gerado foi: Dm7;

18 Acorde do Grau V. Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi; Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol, Si, Ré; O acorde gerado foi: Em7;

19 Acorde do Grau bvi. Em lá menor, a nota do Grau bvi é a nota Fá; Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá, Lá, Dó, Mi O acorde gerado foi: F7M;

20 Acorde do Grau bvii. Em lá menor, a nota do Grau bvii é a nota Sol; Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol, Si, Ré, Fá; O acorde gerado foi: G7;

21 No final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Natural: Im7 - IIm7(b5) - biii7m - IVm7 - Vm7 - bvi7m - bvii7 Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 Assim como temos os tons relativos maiores e menores nas escalas, temos também no Campo Harmônico. Podemos pensar o Campo Harmônico Menor Natural como se fosse o Campo Harmônico Maior, só que começando a partir do sexto Grau. Contudo, nós quisemos mostrar pra vocês o porquê chegamos nessa formação. Observações: Note que, devido a ausência da Sensível (7M) o Campo Harmônico Menor não tem Grau V7; O grau bvii7, apesar de ter estrutura de acorde dominante, não possui a função dominante, ou seja, não prepara o Grau I; Assim como a Escala Menor Natura, o Campo Harmônico Menor Natural é Modal, o que não o impede de ser utilizado na Harmonia Tonal; Menor Harmônica

22 Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus da Menor Harmônica, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial. Ela possui a seguinte Formação: I II biii IV V bvi VII Acorde do Grau I. Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá; Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol#; Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am(7M); Acorde do Grau II. Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si; Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá, Lá; O acorde gerado foi: Bm7(b5);

23 Acorde do Grau biii. Em lá menor, a nota do Grau biii é a nota Dó; Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol# Si; O acorde gerado foi: C7M(#5);

24 Acorde do Grau IV. Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré; Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá, Lá, Dó; O acorde gerado foi: Dm7;

25 Acorde do Grau V. Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi; Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol#, Si, Ré; O acorde gerado foi: E7;

26 Acorde do Grau bvi. Em lá menor, a nota do Grau bvi é a nota Fá; Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá, Lá, Dó, Mi O acorde gerado foi: F7M;

27 Acorde do Grau VII. Em lá menor, a nota do Grau VII é a nota Sol#; Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol#, Si, Ré, Fá; O acorde gerado foi: G# ;

28 No final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Harmônica: Observações: Im(7M) - IIm7(b5) - biii7m(#5) - IVm7 - V7 - bvi7m - VII Am(7M) - Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M - G# Devido a adição da 7M alguns acordes mudaram; Agora temos a presença da Sensível (7M), resultando num Grau V7, que possui tanto estrutura dominante quanto função dominante, preparando o Grau I; Comparando o Campo Harmônico Menor Natural, os Graus ímpares são diferentes e os graus pares são iguais! Menor Melódica Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus da Menor Melódica, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial. Ela possui a seguinte Formação: I II biii IV V VI VII Acorde do Grau I.

29 Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá; Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol#; Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am(7M); Acorde do Grau II. Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si; Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá#, Lá; O acorde gerado foi: Bm7;

30 Acorde do Grau biii. Em lá menor, a nota do Grau biii é a nota Dó; Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol# Si; O acorde gerado foi: C7M(#5);

31 Acorde do Grau IV. Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré; Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá#, Lá, Dó; O acorde gerado foi: D7;

32 Acorde do Grau V. Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi; Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol#, Si, Ré; O acorde gerado foi: E7;

33 Acorde do Grau VI. Em lá menor, a nota do Grau VI é a nota Fá#; Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá#, Lá, Dó, Mi O acorde gerado foi: F#m7(b5);

34 Acorde do Grau VII. Em lá menor, a nota do Grau VII é a nota Sol#; Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol#, Si, Ré, Fá#; O acorde gerado foi: G#m7(b5);

35 No final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Melódica: Im(7M) - IIm7 - biii7m(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIM7(b5) Am(7M) - Bm7 - C7M(#5) - D7 - E7 - F#m7(b5) - G#m7(b5) Observações: Devido a adição da 6M, junto a 7M, alguns acordes mudaram; Continuamos com a presença do Grau V7, que possui tanto estrutura dominante quanto função dominante, preparando o Grau I; Comparando o Campo Harmônico da Menor Harmônica, os Graus ímpares são Iguais (com exceção do VII) e os graus pares são diferentes!

36 Passo 3: Tétrades Resultantes do Campo Harmônico Menor Lembre-se, sempre pensamos o Campo Harmônico Menor como um só! Nós aprendemos a formação dos 3 tipos separadamente, para facilitar nosso entendimento da origem deles. Contudo, as músicas que possuem harmonias no tom menor devem ser analisadas pensando-se em todos os Campos Harmônicos ao mesmo tempo.

37 Colocando na Prática Vamos utilizar uma música para você não ter dúvidas de como pensar as Harmonias em Tom Menor. A primeira parte da música "While My Guitar Gently Weeps" dos Beatles é um exemplo simples e prático, veja a harmonia dela abaixo: A harmonia acima foi retirada do site: ption] Analisando a Harmonia Essa música está no tom de Am (lá menor). Vamos analisar acorde por acorde: Am7: Grau Im7 de Lá Menor; Am/G: Trata-se de um Am7 com baixo na nota "G", o que não muda em nada seu papel. Sendo assim, esse acorde continua sendo o Grau Im7 de Lá menor; F#m7(b5): Observe que esse acorde está presente no Campo Harmônico da Menor Melódica, portanto é o Grau VIm7(b5). Ele está dentro do Tom. Não é nada além disso! F7M: Esse Acorde é o Grau bvi7m, pertencente ao Campo Harmônico da Menor Natural, portanto, também pertencente à tonalidade; G: Esse acorde é o bvii7 com "7" foi retirada, sobrando uma tríade bvii. Ele está presente no Campo Harmônico Menor Natural; D: Agora temos mais uma tríade que pode ser entendida com um IV7 (porém, sem a sétima), resultando apenas no IV. Esse acorde está vindo do Campo Harmônico da Menor Melódica. C: Assim como no caso acima, temos uma tríade, o que não muda sua posição, nesse caso, de biii, também do Menor Natural E7: Esse acorde é o Grau V7, presente na Menor Harmônica. Note que ele está sempre ocorrendo antes do Am7, ou seja, ele está sempre preparando e concluindo no Grau I,o que chamamos de Cadência Perfeita.

38 Resumindo Percebeu o que ocorreu aqui? Nós nos valemos de todos os acordes disponíveis nos 3 Campos Harmônicos para analisar e entender o que ocorreu na música. Em alguns momentos a música estava centrada na Menor Natural, passando algumas vezes para a Harmônica em e outros para a Melódica. Não teve mudança de tom, empréstimo modal, dominante secundário, preparação "não sei das quantas", nada disso! Simplesmente é assim que funciona o tom menor, você tem as possibilidades dos 3 campos Harmônicos na hora de analisar, harmonizar e improvisar! Obviamente você pode ter modulações e preparações diferentes, assim como ocorre no tom maior. Entretanto, você tem que entender que o o que às vezes pode parecer algo mirabolante, é simplesmente, a música passeando pelas ricas possibilidades que o próprio tom menor já te traz. Entendeu Tudo? Não deixe de comentar suas opiniões e dúvidas. Sabemos que pode ser muita coisa para absorver no começo, mas com o tempo você vai dominar essas idéias. Lembre-se, não existe pergunta burra. Burrice é não perguntar!

blog.opus3ensinomusical.com.br

blog.opus3ensinomusical.com.br Sumário Apresentação... 3 Escala Maior... 4 Escalas Diatônicas... 4 Graus... 4 Escala Maior... 5 Ciclo das Quintas e das Quartas... 8 Ciclo das Quintas... 8 Ciclo das Quartas... 8 Utilizando os Ciclos...

Leia mais

Apostila referente à video aula Modos Gregos com Pentatônicas (por Alex Martinho) Parte I Escala maior

Apostila referente à video aula Modos Gregos com Pentatônicas (por Alex Martinho) Parte I Escala maior Apresentam Apostila referente à video aula Modos Gregos com Pentatônicas (por Alex Martinho) 1) Intervalos Parte I Escala maior Intervalo é o espaço ou distância entre duas notas. Podem ser classificados

Leia mais

ACORDES. Acorde Cluster: 2M/2m. Acorde Triádico: 3M/3m. Acorde Quartal: 4J/4A

ACORDES. Acorde Cluster: 2M/2m. Acorde Triádico: 3M/3m. Acorde Quartal: 4J/4A ACORDES Acorde Cluster: 2M/2m Acorde Triádico: 3M/3m Acorde Quartal: 4J/4A ACORDES TRIÁDICOS Acorde de 3 sons: Acorde tríade ou acorde de quinta Acorde de 4 sons: Acorde tétrade ou acorde de sétima Acorde

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos Intervalos Intervalo é a distância existente entre duas notas. (harmônico ou melódico) Acorde é um grupo de notas que soam simultaneamente formando a base harmônica da música. (intervalo harmônico) Um

Leia mais

Guia de Consulta (Guitarra e Violão) Fórmulas, Tabelas e Diagramas

Guia de Consulta (Guitarra e Violão) Fórmulas, Tabelas e Diagramas Olá! Você está recebendo um pequeno Guia de Consulta para Guitarra e Violão. Neste guia são apresentadas apenas fórmulas, tabelas e diagramas. Esta pequena apostila não contém explicações detalhadas, nem

Leia mais

Harmonia Musical. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Harmonia Musical. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Harmonia Musical Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas

Leia mais

CAMPO HARMÔNICO MAIOR

CAMPO HARMÔNICO MAIOR CAMPO HARMÔNICO MAIOR CENTROS TONAIS CAMPO HARMÔNICO MAIOR Todas as músicas que você escuta habitualmente, utilizam algum tipo de centro tonal (campo harmônico), estes campos são as famílias de acordes

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

Vejamos abaixo, por exemplo, o campo harmônico de C Maior com suas dominantes secundárias: C7M Dm7 Em7 F7M

Vejamos abaixo, por exemplo, o campo harmônico de C Maior com suas dominantes secundárias: C7M Dm7 Em7 F7M Dominantes Secundárias Cada um dos acordes diatônicos do campo harmônico, pode ser preparado por um acorde de dominante. Esse acorde se chama dominante secundário. A dominante primária de uma tonalidade

Leia mais

Conceitos para tirar e tocar músicas de ouvido Teclado, violão, etc ÍNDICE 1 OBJETIVO NOTAS MUSICAIS INTERVALOS...

Conceitos para tirar e tocar músicas de ouvido Teclado, violão, etc ÍNDICE 1 OBJETIVO NOTAS MUSICAIS INTERVALOS... ÍNDICE 1 OBJETIVO... 02 2 NOTAS MUSICAIS... 02 3 INTERVALOS... 02 4 ACIDENTES... 02 5 FORMAÇÃO DOS ACORDES... 03 6 ESTUDO DAS ESCALAS... 04 7 INVERSÃO DE ACORDES... 10 8 TIRANDO E TOCANDO AS MÚSICAS DE

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 Neste PDF: De 11 a 23 de Maio Por Emiliano Gomide Os 4 Passos Para Solar Com Modos Gregos Todo mundo pode solar com Modos Gregos. Até mesmo quem ainda

Leia mais

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros. blog: rodfaleiros.wordpress.com

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros.   blog: rodfaleiros.wordpress.com Teoria Musical Prof. Rodrigo Faleiros Prof. Rodrigo Faleiros e-mail: rodfaleiros@gmail.com blog: rodfaleiros.wordpress.com 2 Aula 1 Ritmo Ritmo é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos Diferenças entre Violão Popular e Violão Clássico ou Erudito O violonista popular toca suas músicas, guiado por acordes cifrados, mesmo que ele saiba ler partitura, não estará nela o foco de seus arranjos

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo IV juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

APOSTILA 1, MÉTODO DE GUITARRA ALEX MEISTER

APOSTILA 1, MÉTODO DE GUITARRA ALEX MEISTER Índice Introdução... 0 Notas & Cifras... 0 Intervalos... 05 Acordes Maiores... 06 Acordes Menores... 07 Sistema Cinco Para Inversão De Acordes... 08 Acordes sus (sus11)... 09 Acordes sus9 (sus)... 10 Acordes

Leia mais

Escala Maior Natural

Escala Maior Natural EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO - ESCALAS 1. Escreva a Escala Maior nas tonalidades relacionadas abaixo. Siga o modelo com a seqüência de tons e semitons acrescentando acidentes (# ou b) quando necessário para

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo IV juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 7 1.ª edição. Recapitulação do volume 6

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 7 1.ª edição. Recapitulação do volume 6 Recapitulação do volume 6 TEORIA Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes volume 7 1.ª edição Hannelore Bucher Vitória ES 2017 Edição do Autor Hannelore Bucher.Teoria Teen 7-1 - copyright

Leia mais

O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA. A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento

O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA. A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento O PROBLEMA DO BRAÇO DA GUITARRA A difícil tarefa do guitarrista conhecer as notas, acordes e escalas em seu instrumento A guitarra é um instrumento maravilhoso. Ela tem possibilidades expressivas e sonoras

Leia mais

INTERVALO MUSICAL. Nota.: Os intervalos são contados em semitom, que é o menor intervalo entre duas notas, no sistema musical ocidental.

INTERVALO MUSICAL. Nota.: Os intervalos são contados em semitom, que é o menor intervalo entre duas notas, no sistema musical ocidental. 1 Definição: INTERVALO MUSICAL Intervalo é a distância entre duas notas. São numerados segundo a ordem natural das notas musicais. Ex: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do... Como as notas musicais sâo teoricamente

Leia mais

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15

Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Introdução 11 Sobre este Livro 11 Para quem é este livro? 11 Como está organizado este livro 12 Para onde ir a partir daqui 13 PARTE I 15 Ritmo 15 Capítulo 1 16 O que é a Teoria musical afinal? 16 Como

Leia mais

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla

Método RN otecladotecladotecladotecladot ecladotecladotecladotecladotec ladotecladotecladotecladotecla Tecladotecladotecladotecladote cladotecladotecladotecladotecl adotecladotecladotecladotecla dotecladotecladotecladoteclad otecladotecladotecladotecladot Aprenda Teclado ecladotecladotecladotecladotec em

Leia mais

HARMONIA I. I Breves Considerações:

HARMONIA I. I Breves Considerações: HARMONIA I I Breves Considerações: i- Conceito simplificado de Música: É a arte de expressar os sentimentos, emoções e situações através dos sons e do silêncio; ii- A música tem três componentes que a

Leia mais

Daniel Faustino

Daniel Faustino Daniel Faustino http://danielfaustino.webnode,pt ÍNDICE 1. Improvisação 3 2. Modos Gregos ou Eclesiásticos 3 2.1. Modo Jónio 3 2.2. Modo Mixólidio 4 2.3. Modo Lídio 4 2.4. Modo Dórico 5 2.5. Modo Frígio

Leia mais

O que te impede de improvisar baixista?

O que te impede de improvisar baixista? O que te impede de improvisar baixista? Olá, tudo bem? Espero que sim! O assunto improvisação é um termo recorrente no meio musical e também no ambiente dos baixistas. Mas então, o que de fato é esta tal

Leia mais

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Improvisação. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Improvisação Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas particulares

Leia mais

Fundamentos de harmonia

Fundamentos de harmonia Fundamentos de harmonia Hudson Lacerda 19 de Fevereiro de 2010 Resumo Este texto foi escrito originalmente para uso na disciplina Fundamentos de Harmonia ministrada pelo autor na Escola de Música da Universidade

Leia mais

Baixarias no violão de 6 cordas - Matéria publicada na Revista Violão Pró

Baixarias no violão de 6 cordas - Matéria publicada na Revista Violão Pró Baixarias no violão de 6 cordas - Matéria publicada na Revista Violão Pró Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre as baixarias feitas pelo violão de seis cordas Historicamente, o instrumento acompanhante,

Leia mais

NELSON FARIA HARMONIA. Um estudo das possibilidades para guitarra Solo (Chord Melody) Chord Melody

NELSON FARIA HARMONIA. Um estudo das possibilidades para guitarra Solo (Chord Melody) Chord Melody NELSON FARIA HARMONIA Um estudo das possibilidades para guitarra Solo (Chord Melody) Foto:Nelsinho Faria Chord Melody Edição e distribuição exclusiva: www.nossamusica.com - Nossa Música Prod. Mus. Ltda.

Leia mais

Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA. Índice!

Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA. Índice! Acordes naturais maiores e menores - cifras para violão e guitarra - VERSÃO DE AVALIAÇÃO - VENDA PROIBIDA Índice Versão de avaliação 4 Como interpretar os diagramas (cifras) 8 Para que serve isso? 9 Formação

Leia mais

CADERNO DE PROVA (Manhã)

CADERNO DE PROVA (Manhã) Universidade do Estado de Santa Catarina Vestibular 2013.1 CADERNO DE PROVA (Manhã) Conhecimentos Musicais 30 questões NOME DO(A) CANDIDATO(A) Instruções Para fazer a prova você usará: este caderno de

Leia mais

Sumário. Unidade 1. Unidade 2. Unidade 3. Prefácio da tradução Prefácio...13

Sumário. Unidade 1. Unidade 2. Unidade 3. Prefácio da tradução Prefácio...13 Sumário Prefácio da tradução... 11 Prefácio...13 Unidade 1 Melodia 1A Ditado melódico: melodias formadas com base em escalas (conjunto diatônico)... 15 Melodia 1B Reconhecimento do modo: escala maior e

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical.

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. 1 Apresentação A Teoria Musical existe para nos ajudar. Acredite nisso! Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. E com o objetivo de estimular o aprendizado,

Leia mais

Notas do acorde M b b M. 1 - b3-5 - b7

Notas do acorde M b b M. 1 - b3-5 - b7 Categorias dos acordes com 4 notas Aula 1 Um bom conhecimento da formação e das características de cada tipologia de tétrade é indispensável. Para simplificar o estudo, vamos organizar esses acordes em

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo I juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo I juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

Sweep Picking II Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em:

Sweep Picking II Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em: Técnica de Guitarra Sweep Picking II Assista a aula completa em: http://www.cifraclub.tv/v1359 Sumário Utilização do Metrônomo... 03 Figuras de tempos mais utilizadas para arpejo...03 Exercícios... 03

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais.

Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais. INTERVALO S INTERVALOS Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais. INTERVALO UNÍSSONO Quando duas notas têm a mesma altura e são simultâneas,

Leia mais

Caderno de Técnica e Prática Musical Prof. Juarez Barcellos

Caderno de Técnica e Prática Musical Prof. Juarez Barcellos Caderno de Técnica e Prática Musical Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002,

Leia mais

Para responder à questão 1, ouça atentamente o trecho musical I.

Para responder à questão 1, ouça atentamente o trecho musical I. Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. As questões 1 e 8 exigem respostas a serem construídas; a questão 2 é de associação. A resposta a essa questão deverá ser transcrita

Leia mais

01. Assinale CORRETAMENTE a alternativa que corresponde às possibilidades de tonalidades apresentadas na sequência a seguir.

01. Assinale CORRETAMENTE a alternativa que corresponde às possibilidades de tonalidades apresentadas na sequência a seguir. 01. Assinale CORRETAMENTE a alternativa que corresponde às possibilidades de tonalidades apresentadas na sequência a seguir. Mi menor, Ré b maior, Sol maior Mi Maior, Ré bemol Maior, Lá Maior Sol# Maior,

Leia mais

Organizado por Marcos Godoy

Organizado por Marcos Godoy 1 Organizado por Marcos Godoy SUMÁRIO 1- Abrindo vozes da escala maior...6 2-As famílias...7 3-Quadro geral das tríades e suas Inversões...8 4- As tríades da escala maior...13 5- Quadro resumido da tríades...14

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

- 2 - Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado

- 2 - Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado - 2 - Apresentação Esse livro tem como propósito ajudar você que assim como nós é apaixonado por música e sempre tem o anseio de aprender e entender cada vez mais a respeito do universo musical se tratando

Leia mais

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 5 1.ª edição. Vitória ES 2017.

TEORIA. Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes. Hannelore Bucher. volume 5 1.ª edição. Vitória ES 2017. TEORIA Atividades de teoria e treinamento auditivo para adolescentes volume 5 1.ª edição Hannelore Bucher Vitória ES 2017 Edição do Autor Hannelore Bucher.Teoria Teen 5-1 - copyright MMXVII Hannelore Bucher.Teoria

Leia mais

Improvisação. Provavelmente você músico já ouviu falar em improvisação, e se você quer saber o que é, veio ao lugar certo.

Improvisação. Provavelmente você músico já ouviu falar em improvisação, e se você quer saber o que é, veio ao lugar certo. Improvisação Provavelmente você músico já ouviu falar em improvisação, e se você quer saber o que é, veio ao lugar certo. Improvisação é a arte de improvisar melodicamente(através de melodias ou escalas)

Leia mais

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música vestibular 2014 001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música presencial Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS APLICAÇÃO DE ESCALAS PARA IMPROVISO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É IMPROVISO... 02 MODELOS DE ESCALAS... 02 ENCERRAMENTO... 05 O QUE É IMPROVISO? Improvisar

Leia mais

Quando estamos falando sobre Cifras para Acordes, a Cifra quando encontrada sozinha, entende-se que é um Acorde Maior. Exemplo:

Quando estamos falando sobre Cifras para Acordes, a Cifra quando encontrada sozinha, entende-se que é um Acorde Maior. Exemplo: Cifras para Acordes Nesta aula iremos falar sobre a Nomenclatura das Cifras para Acordes e Sinais de Alteração. Aproveite e assista, pois é um conhecimento básico que você utilizará para sempre durante

Leia mais

Técnica de Guitarra. Sweep Picking III. Assista a aula completa em:

Técnica de Guitarra. Sweep Picking III. Assista a aula completa em: écnica de Guitarra Sweep Picking Assista a aula completa em: http://www.cifraclub.tv/v1434 Sumário Arpejos Deslocamento entre shapes... 03 Misturando Arpejos... 06 Arpejos com apping... 08 Misturando écnicas...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto, Violoncelo e Piano)

Leia mais

Apostila de Violão e Guitarra

Apostila de Violão e Guitarra Apostila de Violão e Guitarra Criação e edição: MIGUEL URTADO Distribuição: CÂNONE MUSICAL CÂNONE MUSICAL *Mais sobre música!!!* www.canone.com.br Belo Horizonte Brasil 2010 ----**---- Para reproduzir

Leia mais

O Acorde Napolitano. Uso convencional do Napolitano

O Acorde Napolitano. Uso convencional do Napolitano Capítulo 22 O Acorde Napolitano Introdução Apesar da progressão I-V-I ser a força organizacional básica na harmonia tonal, muito do interesse harmônico da superfície em uma passagem tonal pode ser obtido

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

A ANÁLISE MUSICAL. No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo:

A ANÁLISE MUSICAL. No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo: A ANÁLISE MUSICAL Por Turi Collura No âmbito da música popular, ao falarmos de análise musical, estamos nos referindo: 1) À análise harmônica 2) À análise da forma musical 1 A análise harmônica busca as

Leia mais

MÚSICA. 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é. A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor.

MÚSICA. 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é. A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor. MÚSICA 1ª QUESTÃO A tonalidade relativa de Mi Bemol Maior é A) Sol Menor. B) Ré Sustenido Maior. C) Dó Menor. D) Dó Maior. E) Mi Bemol Menor. 2ª QUESTÃO A tonalidade de Si Maior tem, em sua armadura convencional,

Leia mais

II NOTAÇÃO MUSICAL. NOTAS NATURAIS São 7 (sete) as notas naturais DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI

II NOTAÇÃO MUSICAL. NOTAS NATURAIS São 7 (sete) as notas naturais DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI I MÚSICA Música é a arte de combinar os sons, seguindo as variações da altura, proporção, duração e ordenados por afinidades comuns. É através da música que o músico demonstra seus diversos sentimentos,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex.

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex. LIÇÃO - 01 INTERVALO MUSICAL As notas musicais indicam as diferentes alturas do som. Assim sendo, entre estas diferentes alturas sonoras, obviamente, cria-se uma distância entre elas, a qual chamamos de

Leia mais

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos. Copyright 2014 Todos os direitos reservados

COMO TOCAR TECLADO. Os Primeiros Passos.  Copyright 2014 Todos os direitos reservados COMO TOCAR TECLADO Os Primeiros Passos http://www.escolavirtualdemusica.com.br/ Copyright 2014 Todos os direitos reservados Índice INTRODUÇÃO...PG.03 SISTEMA DE ESCRITA MUSICAL: A CIFRA...PG.04 AS NOTAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Piano, Violino

Leia mais

Extraída e Montada por

Extraída e Montada por Extraída e Montada por INTRODUÇÃO AO TECLADO Extraída e Montada por Roberto Ornellas 1 ÍNDICE NOTAS MUSICAIS... 3 INTERVALOS... 4 BEMOL E SUSTENIDO...5 ESQUEMA DE CIFRAS...5 TRÍADES...6 TÉTRADES...9 TOCANDO

Leia mais

Já que são escalas simétricas, seus shapes irão se repetir a cada um tom e meio. Veja através do campo harmônico.

Já que são escalas simétricas, seus shapes irão se repetir a cada um tom e meio. Veja através do campo harmônico. Dom Dim - Parte I Fala Pessoal, blz? Hoje vou falar de um assunto muito interessante, porém bem complicado. Trata-se da escala Dominante Diminuta (Dom Dim). A escala Dominante Diminuta (Dom Dim) é formada

Leia mais

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k +

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k + TESTES DE CONVERGÊNCIA Existem diversos testes de convergência e que são cobrados em provas, mas não fique preocupado, pois fizemos esse resumão pra te ajudar a lembrar de todos! Lembre-se que esses testes

Leia mais

Para responder à questão 1, ouça atentamente o trecho musical I.

Para responder à questão 1, ouça atentamente o trecho musical I. Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. As questões 1, 3 e 8 exigem respostas a serem construídas; as questões 2, 7, 9 e 10 são de associação. As respostas a essas questões

Leia mais

LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL

LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 1ª QUESTÃO Sobre as fórmulas de compasso 3/4 e 9/8, analise as afirmativas a seguir: I. As fórmulas de compasso 3/4 e 9/8 são exemplos de compassos ternários. II. As fórmulas

Leia mais

Escalas Armadura de Clave (Revisão) Profa. Kadja Emanuelle

Escalas Armadura de Clave (Revisão) Profa. Kadja Emanuelle Escalas Armadura de Clave (Revisão) Profa. Kadja Emanuelle www.aulademusika.com Escada ou Escala Escada ou Escala? https://www.youtube.com/watch?v=tlqkc5yf5oy Veja mais https://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sulregiao/noticia/no-interior-do-ac-escolatransforma-escadaria-em-piano-e-homenageiaeducadores-em-muro.ghtml

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO NOTAS MUSICAIS: Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. De uma nota para a outra, seguindo a seqüência natural, existe um tom de distância, exceto de MI para

Leia mais

a) Os sons guia são inprecindíveis; b) O baixo pode ser omitido, especialmente se estiver presente na TES.

a) Os sons guia são inprecindíveis; b) O baixo pode ser omitido, especialmente se estiver presente na TES. TRÍADES DE ESTRUTURA SUPERIOR (TES) É possível desmembrar um acorde e suas respectivas tensões em dois pequenos acordes sobrepostos e diferentes, resultando em um acorde hibrido ou biacorde (às vezes chamado

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Quatro Módulos juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

HARMONIA E ANÁLISE II 2013/2º RELATÓRIO DA DISCIPLINA

HARMONIA E ANÁLISE II 2013/2º RELATÓRIO DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA HARMONIA E ANÁLISE II 2013/2º RELATÓRIO DA DISCIPLINA 01/10/2012 A primeira aula consistiu na apresentação do

Leia mais

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão,

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, 1 SÉRIE HARMÔNICA Texto: Prof. Dirso Anderle SESC/2001 As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, consonantes e/ou dissonantes entre as linhas (vozes) da melodia e as linhas

Leia mais

Modos gregos. Os modos gregos nada mais são do que 7 modelos diferentes para a escala maior natural. Vamos detalhar para ficar mais claro:

Modos gregos. Os modos gregos nada mais são do que 7 modelos diferentes para a escala maior natural. Vamos detalhar para ficar mais claro: Modos gregos Talvez você já tenha ouvido por aí os nomes "mixolídio", "dórico", ou algo semelhante. Parece coisa de outro mundo, não? Pois bem, mostraremos que esses e outros nomes são, na realidade, assuntos

Leia mais

Ee útil para o aprendizado musical. Não tem a função de

Ee útil para o aprendizado musical. Não tem a função de modos gregos ssa apostila tem por objetivo apresentar conteúdo organizado Ee útil para o aprendizado musical. Não tem a função de substituir cursos, escolas, conservatórios, muito menos a figura importantíssima

Leia mais

Musica I VI II V I III IV V 3) 4) C7M. Am7. Em7 F7M. Dm7. Gm7. Preêncha com os acordes da Análise: Analise: Aula 23 - Cadências 4 de 4.

Musica I VI II V I III IV V 3) 4) C7M. Am7. Em7 F7M. Dm7. Gm7. Preêncha com os acordes da Análise: Analise: Aula 23 - Cadências 4 de 4. Preêncha com os acordes da Análise: Musica Mais que c u r s o s D F Analise: 1) I VI II V I III IV V F7M Am7 Dm7 G7 C7M Em7 2) F7M Gm7 Dm7 Gm7 3) 4) C G G C7 C F7M Www.maisquemusica.com.br tels: 3325-4464

Leia mais

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica

Prova de Teoria Musical e Percepção melódica e rítmica UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Canto Popular,

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J.

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J. O básico da Guitarra - Aula 21 Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço O básico da Guitarra - Aula 8 REVISÃO Notação Musical - Partitura A partitura

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo III juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos

Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos Ensaio Musical Prof. Juarez Barcellos CURSO DE MÚSICA PARA VIOLÃO Módulo III juarezbarcellos.com Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Glória en excelsis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Piano, Violino

Leia mais

TEORIA MUSICAL. 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 02. Classifique os intervalos abaixo:

TEORIA MUSICAL. 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 02. Classifique os intervalos abaixo: TEORIA MUSICAL 01. Os tons vizinhos de Ré Maior são: 0-0) si m - sol m - Lá M - mi m - fá# m 1-1) si m - Sol M - Lá M - mi m - fá# m 2-2) ré m - Sol M - Lá M - mi m - fá # m 3-3) si m - Sol M - lá m -

Leia mais

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio

Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio Sua 1ª Música em 30 Dias! Material de Apoio 2 ÍNDICE Módulo 1 - Preparando a Mentalidade - Página 4 Módulo 2 - Os Primeiros Passos - Página 8 Módulo 3 - Exercícios de Ouro - Página 15 Módulo 4 - A Jornada

Leia mais

Caderno de Acordes Prof. Juarez Barcellos

Caderno de Acordes Prof. Juarez Barcellos Caderno de Acordes Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas

Leia mais

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA TEORIA MUSICAL COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS 01. A barra dupla indica: 0-0) fim de um trecho musical. 1-1) mudança de compasso. 2-2) mudança de modo.

Leia mais

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO

2º Ciclo ANO/DISC CORAL RÍTMICA HARMONIA POPULAR 1º ANO 1º ANO Intervalos melódicos e harmônicos de 2ª Maior e menor, 3ª Maior e menor, 4ª Justa e 5ª Justa, 6ª Maior e menor, 7ª Maior e menor e Trítono cantar e identificar a partir de ditados; Percepção auditiva

Leia mais

C-FSG-MU/2014 CÓD. 11

C-FSG-MU/2014 CÓD. 11 1) Em relação aos conhecimentos sobre Escalas Cromáticas, analise as afirmativas abaixo como sendo falsas (F) ou verdadeiras (V) e marque a alternativa correta. I Na descida de uma escala cromática maior,

Leia mais

Por Celsinho Gomes. Edição Própria - Celsinho Gomes - Todos os direitos reservados.

Por Celsinho Gomes. Edição Própria - Celsinho Gomes - Todos os direitos reservados. Edição Própria - Celsinho Gomes - Todos os direitos reservados. Por Celsinho Gomes ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 SISTEMA DE NOTAÇÃO GRADE 4 ESCALA MAIOR DIATÔNICA 5 ESCALA MENOR DIATÔNICA 7 MENOR HARMÔNICA 9 MENOR

Leia mais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Edição 2016 APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim DATA 09/11/2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim DATA 09/11/2014 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim Exame de Seleção / VESTIBULAR IFPE 2015 Curso Superior de Licenciatura em Música Avaliação Específica em Música

Leia mais

Parte 1 Aspectos estáticos. Paulo de Tarso Salles ECA/USP Harmonia I CMU0230

Parte 1 Aspectos estáticos. Paulo de Tarso Salles ECA/USP Harmonia I CMU0230 Parte 1 Aspectos estáticos Paulo de Tarso Salles ECA/USP 2019 Harmonia I CMU0230 AULA 1 2 Classificação tonal Semitons Classificação tonal Semitons Intervalos e escala cromática 2ª menor 1 5ª justa 7 2ª

Leia mais

As Tríades estão entre os principais

As Tríades estão entre os principais GUITARRAS DE ELITE FOTO DO COLUNISTA TRÍADES ABERTAS PARTE 1 FLAVIO MATEUS Flávio Mateus é guitarrista, compositor e produtor musical. Formação: Bacharelado em Música Popular (UNICAMP); Mestrado em Análise

Leia mais

Conteúdo {Curso Básico}

Conteúdo {Curso Básico} Conteúdo {Curso Básico} Dicas para comprar um bom instrumento Tipos de Palhetas Segurando a palheta Posição da mão esquerda Posição para pestana Afinador Digital Metrônomo Afinando do Cavaquinho Intervalos

Leia mais

Contraponto Modal. 1 Espécie - nota contra nota. Hugo L. Ribeiro. 30 de março de Regras: Consonâncias Perfeitas. Quinta justa Oitava

Contraponto Modal. 1 Espécie - nota contra nota. Hugo L. Ribeiro. 30 de março de Regras: Consonâncias Perfeitas. Quinta justa Oitava Contraponto Modal Hugo L. Ribeiro 0 de março de 20 Espécie - nota contra nota Consonâncias Perfeitas Uníssono Quinta justa Oitava Consonâncias Imperfeitas Terça Sexta Dissonâncias Segunda Quarta Quinta

Leia mais

O uso das tétrades na linguagem harmônica de Barry Galbraith

O uso das tétrades na linguagem harmônica de Barry Galbraith O uso das tétrades na linguagem harmônica de Barry Galbraith Adriano Carvalho Resumo: Este artigo discorre sobre a análise harmônica feita sobre a transcrição de um acompanhamento de blues tocado pelo

Leia mais