Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL"

Transcrição

1 Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 12 de Junho de 2013 TELEVISÃO Veículo: TVCOM RBSTV Data: 12/06/2013 Hora: 22 horas Programa: Conversas Cruzadas Assunto: Sustentabilidade e Energia Entrevistado: Prof: Baltazar Guerra Jornais Veículo: Enfoque Popular Editoria: Coluna Morgana Daniel Página: 13 Data: 12/06/2013

2 Veículo: A Tribuna Editoria: Coluna Ney Lopes Página: 23 Data: 12/06/2013

3 Sites Veículo: Site Sul Notícias Data: 11/06/2013 Link: Mestrado em Administração da Unisul recebe inscrições O curso oferece 19 vagas nas linhas de pesquisa em Administração Estratégica e Avaliação de Desempenho Organizacional O Mestrado em Administração da Unisul está com as inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Os candidatos devem realizar a inscrição pessoalmente de segunda a quintafeira, das 14h às 17h, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. As aulas estão previstas para começar em setembro. O curso de Mestrado em Administração oferece 19 vagas na área de concentração Estratégia e Desempenho e tem como linhas de pesquisa a Administração Estratégica e Avaliação de Desempenho Organizacional. Para realizar a inscrição os candidatos devem entregar um pré-projeto de pesquisa considerando um dos temas de pesquisa relacionados. Dentre outros documentos, o candidato deve entregar também o formulário de inscrição, além de uma cópia impressa do Currículo Lattes. A taxa de inscrição é R$ 80,00 e o candidato deve apresentar o comprovante de pagamento ao realizar a inscrição. O processo seletivo será realizado em quatro etapas. A primeira é a análise dos documentos apresentados, para homologação das inscrições. Esta etapa é eliminatória, sendo homologadas as inscrições dos candidatos cujo pré-projeto atendam os requisitos estabelecidos. O resultado desta etapa inicial será divulgado no dia 26/8, na página do Mestrado, no portal da Unisul. A segunda etapa é a elaboração de uma redação sobre um tema da área de Administração, relacionado à linha de pesquisa e definido pela Comissão de Seleção. A prova de redação acontece no dia 2/9, das 14h às 16h, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. A terceira etapa do processo seletivo é a verificação da pontuação obtida na análise dos currículos dos candidatos, com base nos critérios de avaliação estabelecidos. O resultado desta etapa será divulgado no dia 10/9 e os candidatos classificados devem agendar entrevista, que consiste na quarta etapa do processo, nessa mesma data. As entrevistas serão realizadas entre os dias 12 e 13/9 na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 16/9. O período de matrícula acontece entre os dias 17 e 19/9 e 23 a 26/9, das 13h às 17h na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Administração Curso de Mestrado, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano.

4 Veículo: Site Notisul Data: 12/06/2013 Link: Comemoração 25 anos da Ajet Amanhã e sexta-feira, Tubarão receberá jovens empreendedores de todo o estado para a assembléia-geral ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc). O evento fará parte da comemoração dos 25 anos da Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão(Ajet). Amanhã, a partir das 19 horas, está prevista a palestra com o governador do estado, Raimundo Colombo, com o tema: Santa Catarina, Inovação e a Nova Economia, no Espaço Integrado de Artes da Unisul (Bolha). Nesta sexta, as atividades iniciam às 9 horas com café da manhã e visita técnica na Tractebel Energia, almoço e assembleia-geral a partir das 14 horas, na Acit. Inscrições ou mais informações podem ser obtidas na Acit pelo telefone (48) Veículo: Site Notisul Data: 12/06/2013 Link: Jovens empreendedores Tubarão vai receber jovens empreendedores de todo o estado amanhã e sexta-feira, para a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC. O evento faz parte da comemoração dos 25 anos da Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão, e encerra a programação da Semana Estadual do Jovem Empreendedor. Amanhã, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, está prevista uma palestra com o governador Raimundo Colombo, com o tema Santa Catarina, Inovação e a Nova Economia, às 19 horas.

5 Veículo: Site Ji News Data: 11/06/2013 Link: Mestrado em Administração da Unisul recebe inscrições O Mestrado em Administração da Unisul está com as inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Os candidatos devem realizar a inscrição pessoalmente de segunda a quintafeira, das 14h às 17h, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. As aulas estão previstas para começar em setembro. O curso de Mestrado em Administração oferece 19 vagas na área de concentração Estratégia e Desempenho e tem como linhas de pesquisa a Administração Estratégica e Avaliação de Desempenho Organizacional. Para realizar a inscrição os candidatos devem entregar um pré-projeto de pesquisa considerando um dos temas de pesquisa relacionados. Dentre outros documentos, o candidato deve entregar também o formulário de inscrição, além de uma cópia impressa do Currículo Lattes. A taxa de inscrição é R$ 80,00 e o candidato deve apresentar o comprovante de pagamento ao realizar a inscrição. O processo seletivo será realizado em quatro etapas. A primeira é a análise dos documentos apresentados, para homologação das inscrições. Esta etapa é eliminatória, sendo homologadas as inscrições dos candidatos cujo pré-projeto atendam os requisitos estabelecidos. O resultado desta etapa inicial será divulgado no dia 26/8, na página do Mestrado, no portal da Unisul. A segunda etapa é a elaboração de uma redação sobre um tema da área de Administração, relacionado à linha de pesquisa e definido pela Comissão de Seleção. A prova de redação acontece no dia 2/9, das 14h às 16h, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. A terceira etapa do processo seletivo é a verificação da pontuação obtida na análise dos currículos dos candidatos, com base nos critérios de avaliação estabelecidos. O resultado desta etapa será divulgado no dia 10/9 e os candidatos classificados devem agendar entrevista, que consiste na quarta etapa do processo, nessa mesma data. As entrevistas serão realizadas entre os dias 12 e 13/9 na Unidade Florianópolis, Rua Trajano. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 16/9. O período de matrícula acontece entre os dias 17 e 19/9 e 23 a 26/9, das 13h às 17h na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Administração Curso de Mestrado, na Unidade Florianópolis, Rua Trajano.

6 Veículo: Site Ji News Data: 11/06/2013 Link: Inovação na Educação é debatida em Cuba por educadores da Unisul "As práticas cotidianas do Ensino Médio inovador na rede pública estadual da microrregião de Tubarão, SC, Brasil: a cultura escolar e a formação cidadã" foi o tema da comunicação de autoria das professoras Márcia Fernandes Neu, Nádia Sandrini e Deisi Scunderlind Eloy de Farias apresentada durante o oitavo Taller Internacional Innovación Educativa Siglo XX (InnoEd/2013). A oficina foi promovida pela Universidad de Las Tunas, cidade no interior de Cuba, no período de 27 a 31 de maio. Paralelamente ao evento principal foi realizado também o sétimo Congresso Iberoamericano de Educação Científica. Para Márcia Neu, além da importância da apresentação do trabalho, o evento foi rico pela possibilidade de interação com profissionais da área da educação, especialmente em um país com uma formação sociocultural forte. A professora destaca ainda que foi discutido um possível convênio de cooperação técnico-científica com universidades de Cuba. A professora Nádia Sandrini também destaca a oportunidade de troca de experiências com representantes de universidades de países da América Latina, Espanha e África. É bastante rico conhecer o que está sendo pesquisado na área de educação, assim como pensar os mecanismos para a aplicação no ensino, salienta.

7 Veículo: Site Unesc Data: 11/06/2013 Link: Colóquio de Direitos Humanos encerra hoje O Colóquio de Direitos Humanos e Democracia encerrará hoje (11/6), com a realização de duas palestras. A partir das 19h30, a professora Jeanine Nicolazzi Philippi falará sobre Leis e Leis. A seguir, o professor Edmundo Lima de Arruda Junior abordará Direitos Humanos e Mercado. O evento foi aberto ontem (10/6), com a palestra União Europeia, ministrada pela professora doutora Karine de Souza Silva, dos programas de Pós-Graduação em Direito e Relações Internacionais da UFSC. Ela explicou aos participantes a construção histórica do bloco, que se deu após a Segunda Guerra Mundial. Karine ainda apresentou os mecanismos jurídicos presentes na União Europeia e sua organização judiciária. Para ela, trata-se de uma instituição internacional diferente, pragmática. Em seguida, Rogério Santos da Costa, doutor em Ciência Política pela UFRGS e professor do Programa de Pós-Graduação de Relações Internacionais da Unisul, falou sobre o Mercosul. Ele fez uma análise político-econômica e a democracia. Para ele, a democracia plena somente será atingida com a diminuição das desigualdades sociais. A União Europeia é um espelho a ser seguido pelo Mercosul, afirmou. O Colóquio de Direitos Humanos e Democracia é promovido pelo Nupec (Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania) e pelo curso de Direito. Estudantes ganham livro Todos os alunos presentes no primeiro dia do Colóquio ganharam o livro "Organizações Internacionais de Integração Regional: União Europeia, Mercosul e Unasul", da editora UFSC e Funjab (Fundação José Arthur Boiteux), de autoria dos professores que palestraram no evento. Apresentação de trabalhos e lançamento abrem o segundo dia O segundo dia do evento foi aberto hoje (11/6) com a apresentação de trabalhos, no período da manhã. Também ocorreu o lançamento do livro Democracia na Sociedade

8 Informacional, escrito por Marciele Berger Bernardes, professora do curso de Direito da Unesc. A obra trata dos avanços da democracia na web, como a possibilidade de se utilizar serviços públicos pela internet. Além disso, mostra os índices das Nações Unidas sobre a posição em que o Brasil ocupa acerca da prestação de serviços da Administração Pública na rede. Discute, ainda, sobre os chamados analfabetos da tecnologia. Veículo: Site SEGS Data: 11/06/2013 Link: naturologia-promove-saude-e-bem-estar-na-casa-de-apoio-joana-de-gusmao.html Naturologia promove saúde e bem estar na Casa de Apoio Joana de Gusmão Projeto feito em parceria com alunos do curso de Naturologia da UNISUL busca melhoria na qualidade de vida dos pacientes A Casa de Apoio Joana de Gusmão, que funciona nas dependências do Imperial Hospital de Caridade (IHC), em Florianópolis, oferece uma série de atividades que propiciam a saúde e o bem estar dos pacientes acolhidos no local. Entre os projetos realizados, está o de Naturologia (que aplica técnicas de terapias naturais), realizada por um grupo de 18 pessoas - dois professores/orientadores e 16 alunos da nona fase do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Segundo Julie Duarte, que coordena o trabalho realizado pelos alunos da UNISUL, o objetivo da atividade é construir uma relação terapêutica que fortaleça a autonomia do indivíduo, buscando o equilíbrio entre o físico, o emocional e o psíquico. Neste sentido, são trabalhadas várias atividades lúdicas em grupo que nos permitem, de forma mais livre e leve, atingir nossos objetivos em cada um dos encontros, explica. Julie conta que a Naturologia, por meio de uma ampla abordagem de promoção à saúde, faz com que cada participante da terapia (paciente e/ou acompanhante) se sinta mais forte, trabalhando suas dificuldades, desafios, redes de apoio e recursos internos. Como a coordenadora do curso de Naturologia Luana M. Wedekin diz, por meio das experiências em arte, educação e saúde, observa-se que enfermidades e sintomas podem ser compreendidos sob um ponto de vista simbólico, permitindo uma transformação que possibilita uma forma mais autêntica de viver. As reflexões que a Naturologia provoca fazem com que a pessoa acesse seus recursos de equilíbrio, descreve Julie Duarte.

9 Julie lembra que o público atendido pela Casa de Apoio Joana de Gusmão varia, e que geralmente cada paciente e/ou acompanhante participa de aproximadamente três encontros com os alunos da UNISUL que realizam a terapia. Sendo assim, flexibilizamos a atividade terapêutica às necessidades de cada grupo. A Naturologia tem várias ferramentas naturais que dão suporte ao nosso trabalho. Nestes encontros na Casa de Apoio, mais especificamente, as atividades lúdicas têm uma boa aceitação e apresentam um resultado visivelmente rápido, conclui. Os encontros do projeto de Naturologia da Casa de Apoio Joana de Gusmão são realizados nas terças, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h. Sobre a Casa de Apoio Joana de Gusmão Desde junho de 2011, a Casa de Apoio Joana de Gusmão oferece serviços gratuitos de atendimento e acolhimento à população. Mantida pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade (IHC), a Casa foi criada para atender os pacientes que se deslocam para a Grande Florianópolis em busca de atendimento médico na rede pública de saúde e não possuem condições financeiras para custear uma hospedaria. Além disso, cidadãos que se dirigem a capital para fazer exames e consultas e não têm onde passar o dia até o horário do seu atendimento, podem buscar auxílio no local. A Casa de Apoio Joana de Gusmão fica aberta todos os dias, conta com 30 leitos monitorados 24 horas por dia e oferece aos pacientes alimentação, recreação com o voluntariado do IHC, higiene, sala com televisão, hospedagem (quando necessário e com o acompanhamento do Serviço Social do IHC), atividades terapêuticas, entre outros serviços e atividades. Para utilização dos serviços da Casa de Apoio é necessário um cadastramento prévio, que pode ser realizado nas Secretarias Municipais de Saúde de cada localidade ou diretamente no Serviço Social do Imperial Hospital de Caridade, pelo telefone (48)

10 Veículo: Site A Semana Data: 12/06/2013 Link: ISCEE lança primeiros Mestres no mercado O Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), sedeado na cidade da Praia lança a partir desta quarta-feira, 12, os primeiros mestres no mercado cabo-verdiano. São 15 alunos que durante quatro dias vão defender as suas teses em Gestão Educativa. O curso é promovido em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil, (UNISUL). Veículo: Site Santa Catarina 24 Horas Link: Servidores da Educação recebem capacitação em primeiro socorros Turbarão - Cerca de 100 servidores municipais, que atuam como merendeiras ou agentes de serviço de limpeza, nas escolas municipais, participaram na tarde desta terçafeira (11), do treinamento de primeiros socorros. O curso é a segunda etapa da capacitação iniciada em abril, quando o mesmo grupo teve aulas práticas de preparação de alimentos para a merenda escolar. A capacitação em primeiros socorros foi sugerida pelas próprias merendeiras e agentes de serviço de limpeza, que, por estarem em contato direto com as crianças, muitas vezes se deparam com situações de emergência. As crianças são muito dinâmicas e sujeitas a imprevistos e é sempre bom saber o que fazer nessas horas, salienta a merendeira Rita de Cássia Gonçalves Herdt, que atua no CEI São Judas Tadeu.

11 Com as dicas repassadas pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo José Viera, Rita aprendeu, por exemplo, como proceder em caso de queda de uma criança. Outro dia minha filha caiu da cadeira e eu não sabia o que fazer. Agora, já sei o que devo observar e como agir de acordo com os sinais e sintomas da criança. Vou levar esse conhecimento para a escola e para dentro de casa também, assegura. O curso coordenado pelas nutricionistas da Fundação Municipal de Educação Karin de Souza Pereira, Marcela Ferro Biudes, Cristiane Thomazoni de Freitas, estagiária Ágatha Buss dos Santos e pela psicóloga Bruna Zilda, prossegue nesta quinta-feira (13), quando novo grupo participa do treinamento também na Unisul. Combate a incêndios será o tema da próxima capacitação programada para os dias 9 e 11 de julho. Veículo: Site Apoio Comunicação Data: 12/06/ Naturologia promove saúde e bem estar na Casa de Apoio Joana de Gusmão Projeto feito em parceria com alunos do curso de Naturologia da UNISUL busca melhoria na qualidade de vida dos pacientes A Casa de Apoio Joana de Gusmão, que funciona nas dependências do Imperial Hospital de Caridade (IHC), em Florianópolis, oferece uma série de atividades que propiciam a saúde e o bem estar dos pacientes acolhidos no local. Entre os projetos realizados, está o de Naturologia (que aplica técnicas de terapias naturais), realizada por um grupo de 18 pessoas - dois professores/orientadores e 16 alunos da nona fase do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Segundo Julie Duarte, que coordena o trabalho realizado pelos alunos da UNISUL, o objetivo da atividade é construir uma relação terapêutica que fortaleça a autonomia do indivíduo, buscando o equilíbrio entre o físico, o emocional e o psíquico. Neste sentido, são trabalhadas várias atividades lúdicas em grupo que nos permitem, de forma mais livre e leve, atingir nossos objetivos em cada um dos encontros, explica. Julie conta que a Naturologia, por meio de uma ampla abordagem de promoção à saúde, faz com que cada participante da terapia (paciente e/ou acompanhante) se sinta mais forte, trabalhando suas dificuldades, desafios, redes de apoio e recursos internos.

12 Como a coordenadora do curso de Naturologia Luana M. Wedekin diz, por meio das experiências em arte, educação e saúde, observa-se que enfermidades e sintomas podem ser compreendidos sob um ponto de vista simbólico, permitindo uma transformação que possibilita uma forma mais autêntica de viver. As reflexões que a Naturologia provoca fazem com que a pessoa acesse seus recursos de equilíbrio, descreve Julie Duarte. Julie lembra que o público atendido pela Casa de Apoio Joana de Gusmão varia, e que geralmente cada paciente e/ou acompanhante participa de aproximadamente três encontros com os alunos da UNISUL que realizam a terapia. Sendo assim, flexibilizamos a atividade terapêutica às necessidades de cada grupo. A Naturologia tem várias ferramentas naturais que dão suporte ao nosso trabalho. Nestes encontros na Casa de Apoio, mais especificamente, as atividades lúdicas têm uma boa aceitação e apresentam um resultado visivelmente rápido, conclui. Os encontros do projeto de Naturologia da Casa de Apoio Joana de Gusmão são realizados nas terças, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h. Sobre a Casa de Apoio Joana de Gusmão Desde junho de 2011, a Casa de Apoio Joana de Gusmão oferece serviços gratuitos de atendimento e acolhimento à população. Mantida pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade (IHC), a Casa foi criada para atender os pacientes que se deslocam para a Grande Florianópolis em busca de atendimento médico na rede pública de saúde e não possuem condições financeiras para custear uma hospedaria. Além disso, cidadãos que se dirigem a capital para fazer exames e consultas e não têm onde passar o dia até o horário do seu atendimento, podem buscar auxílio no local. A Casa de Apoio Joana de Gusmão fica aberta todos os dias, conta com 30 leitos monitorados 24 horas por dia e oferece aos pacientes alimentação, recreação com o voluntariado do IHC, higiene, sala com televisão, hospedagem (quando necessário e com o acompanhamento do Serviço Social do IHC), atividades terapêuticas, entre outros serviços e atividades. Para utilização dos serviços da Casa de Apoio é necessário um cadastramento prévio, que pode ser realizado nas Secretarias Municipais de Saúde de cada localidade ou diretamente no Serviço Social do Imperial Hospital de Caridade, pelo telefone (48)

RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS RESOLVE:

RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS RESOLVE: RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS Regulamenta o Serviço Integrado de Atendimento ao Aluno e ao Egresso (SIAE), da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

FCEE NA IMPRENSA. Compilação de reportagens veiculadas na imprensa que abordam o trabalho realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial:

FCEE NA IMPRENSA. Compilação de reportagens veiculadas na imprensa que abordam o trabalho realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial: FCEE NA IMPRENSA Compilação de reportagens veiculadas na imprensa que abordam o trabalho realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial: 2015 Lei Brasileira de Inclusão é tema de debate na TVCOM

Leia mais

Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC

Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC VEÍCULO: BLOG DO FM/FLAVIO MARINHO DATA: 27.05.16 Fecomércio RN é destaque em publicação nacional da CNC 30 de maio de 2016 @ 22:55/0 Comentários/ A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 22/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados Responsabilidade Social Iniciativas associadas à promoção: da ética da cidadania da transparência do desenvolvimento sustentável Programas sociais e de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR - CURITIBA Unidade

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -PIBID-FAAT Projeto Institucional - Faculdades Atibaia FAAT Parceria entre o Ensino Superior e a Escola Pública na formação inicial e continuada

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

Cozinha: um prato cheio para a ciência

Cozinha: um prato cheio para a ciência Cozinha: um prato cheio para a ciência Brincar com a ciência é o único jeito de fazer divulgação científica, defende o biólogo, jornalista e divulgador argentino Diego Golombek. Desde 2003, ele vem brincando

Leia mais

Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1

Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1 Acerola Assessoria de Comunicação: Uma Vivência em Assessoria na Universidade 1 Ana Vitória Silva Matos 2 Joana D arc Pereira 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO O artigo apresenta o trabalho

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do Acontece Agenda semanal Evento: 2º módulo do curso: Modelo de Contratação de TI Data: 22 a 26 de setembro Horário: das 8h30 às 17h30 Local: Sala de aula 8/9 Evento: Reunião do Comitê Gestor de Planejamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - RIO Unidade

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015 EDITAL Nº 27/2015 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas Politica

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

12 a 14 de março de 2013, em Montevidéu, Uruguai

12 a 14 de março de 2013, em Montevidéu, Uruguai RELATÓRIO DE VIAGEM PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DE COORDENADORES E VICE-COORDENADORES DE UNIDADES TEMÁTICAS, COMISSÕES, GRUPOS DE TRABALHO, COMISSÃO DIRETIVA E SECRETARIA TÉCNICA PERMANENTE DAS MERCOCIDADES

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP MANUAL DE ESTÁGIO Faculdade de Comunicação e Artes Conteúdo INTRODUÇÃO PASSO-A-PASSO DO ESTÁGIO CENTRAL DE ESTÁGIOS DA FCA-CEUNSP DÚVIDAS FREQÜENTES 1 MANUAL DE

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE FTEC. O Conselho de Administração,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Introdução As ações educativas de promoção da saúde nas escolas remontam ao século passado,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

Programa Fellowship Dom Odontologia.

Programa Fellowship Dom Odontologia. Programa Fellowship Dom Odontologia. O Departamento de Educação Continuada da Dom Odontologia oferece um programa de Fellowship para desenvolvimento das habilidades odontológicas de clinica geral para

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 10/2015 - Reitoria

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 10/2015 - Reitoria EDITAL Nº 10/2015 - Reitoria O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para a disciplina

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL O Instituto Sócio Cultural, Ambiental e Tecnológico Arthur Andrade IAA, organização não governamental, sem fins lucrativos, fundado

Leia mais

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL A cultura contemporânea, conceitos e tendências Opções internacionais da política cultural O caso brasileiro - Cultura e conhecimento, cultura e inovação, cultura

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Projeto do Plano Municipal de Educação Conferência Municipal de Educação Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano Municipal

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 13 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 11 e 12/07/15 Editoria: Esportes Página:

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS 1 Justificativa A proposta que ora apresentamos para formação específica de educadores de Jovens e Adultos (EJA)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TELECONSULTORES GENERALISTAS E MONITORES DE CAMPO PARA O TELESSAÚDE REDES REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TELECONSULTORES GENERALISTAS E MONITORES DE CAMPO PARA O TELESSAÚDE REDES REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA EDITAL DE SELEÇÃO DE TELECONSULTORES GENERALISTAS E MONITORES DE CAMPO PARA O TELESSAÚDE REDES REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA O Comitê Gestor do Telessaúde Redes da Região Metropolitana de João Pessoa,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

EDITAL 03 Perfil 3 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PROJETO UNESCO 914BRZ3018

EDITAL 03 Perfil 3 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PROJETO UNESCO 914BRZ3018 EDITAL 03 Perfil 3 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL PROJETO UNESCO 914BRZ3018 DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA POR MEIO DA ESPECIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E DOS

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais

Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL

Jornais. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da UNISUL Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 11 de Junho de 2013 Jornais Veículo: A Tribuna Editoria: Geral Página: 11 Data:

Leia mais

Ministério Público Federal

Ministério Público Federal Ministério Público Federal Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e da Comunicação Ata da primeira reunião do Grupo de trabalho Tecnologias da informação e da comunicação São Paulo e Vitória, 22 de

Leia mais

TOTAL 13.755 19.805 1 1 1.554 0 35.116

TOTAL 13.755 19.805 1 1 1.554 0 35.116 O Programa Bolsa Família (PBF) reconhecido nacional e internacionalmente como um dos programas de transferência condicionada de renda de maior êxito, atende hoje aproximadamente 110 mil famílias pobres

Leia mais

Processo Inmetro Nº 52600.007607 /2007-30 EDITAL Nº 001 /2007

Processo Inmetro Nº 52600.007607 /2007-30 EDITAL Nº 001 /2007 Processo Inmetro Nº 52600.007607 /2007-30 EDITAL Nº 001 /2007 O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro, através da Incubadora de Empresas do Inmetro, instalada no

Leia mais

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional JOGO DE CENA NO MUNDO COORPORATIVO Parceria entre Administração e Artes Cênicas propõe curso que simula

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 08/2015 - Reitoria

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. EDITAL Nº 08/2015 - Reitoria EDITAL Nº 08/2015 - Reitoria O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR Unidade

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Instituto Doctum de Educação e Tecnologia Faculdades Integradas de Juiz de Fora Centro de Engenharias Campus Itamar Franco

Instituto Doctum de Educação e Tecnologia Faculdades Integradas de Juiz de Fora Centro de Engenharias Campus Itamar Franco EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS À DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR O Instituto Doctum de Educação e Tecnologia, sediado na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, torna púbico, através

Leia mais

Projeto Visibilidade UFG

Projeto Visibilidade UFG RELATÓRIO ANUAL ASCOM UFG 2014 Projeto Visibilidade UFG Criado em Janeiro de 2014, o Projeto Visibilidade UFG é uma iniciativa integrada das áreas de Relações Públicas e Jornalismo da Assessoria de Comunicação,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

Proposta SP CENTER CAR: Curso de Martelinho de Ouro. SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo. Página 1 de 11

Proposta SP CENTER CAR: Curso de Martelinho de Ouro. SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo. Página 1 de 11 SP CENTER CAR Reparação e Treinamento Automotivo Página 1 de 11 Bem Vindo ao Curso de Martelinho de Ouro A SP CENTER CAR tem o prazer de levar até você todas as informações referentes ao Curso de Martelinho

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva. Cerimônia marca abertura dos Jogos Escolares em São José Jornal Mídia Live

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva. Cerimônia marca abertura dos Jogos Escolares em São José Jornal Mídia Live Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 31 de Julho de 2014 JORNAIS Palhoça precisa ser feliz Notícias do dia Ensino superior com

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais

MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS

MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Câmpus Campos Belos faz saber a todos os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL. Edital PROEX - 01/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL. Edital PROEX - 01/2016 PROEX Pró-reitoria de Extensão UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Extensão - PROEX PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/UFAL Edital PROEX - 01/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DO CURSO PRÉ - ENEM / PROGRAMA

Leia mais

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES

EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES EDITAL 2 / 2015 DO PET ODONTOLOGIA SELEÇÃO DE NOVOS INTEGRANTES O tutor do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições

Leia mais

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br Agenda 3ª EDIÇÃO 22 de Setembro 2015 Hotel Grand Mercure São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO O E-LEARNING COMO FERRAMENTA

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDITAL 001/2015 EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ASSESSORES JUNHO 2015 A CHRONOS JR - EMPRESA JÚNIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, nos termos do Estatuto da Empresa Júnior do

Leia mais

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO

MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu clube UM PENSAMENTO ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Rio de Janeiro Brasil Leitura Selecionada LS 33 MANUAL DO INSTRUTOR DE CLUBE Instituído no Manual do Presidente de Clube, página 18 que pode ajudar na melhoria de seu

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013

SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013 1 SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013 FINALIDADE Selecionar profissional para o Cargo de Agente de Recrutamento e Seleção NATUREZA DA INSTITUIÇÃO O

Leia mais

CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP

CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP CAUR Cursinho Alternativo da UNESP de Rosana-SP Andrew John Hamilton 1 ; Roberson da Rocha Buscioli 2 1 Acadêmico do curso de turismo da UNESP, Campus Experimental de Rosana; E-mail: hamiltonandrew@hotmail.com.

Leia mais

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita Proposta Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita 2015 Programa de Educação Ambiental para a Praça Victor Civita que tenha como principal objetivo promover a Cultura da Sustentabilidade, por

Leia mais

EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014

EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014 EDITAL Associação Aliança Empreendedora Projeto Geração Empreendedora 1/2014 EDITAL PARA TRANSMISSÃO DE METODOLOGIA DE APOIO A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS A Aliança Empreendedora é uma organização

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Página 1 ELABORAÇÃO Assessoras Técnicas da Educação Permanente ISGH Ana Karine Girão Lima Társia Vitoria de Araujo Joaquim Nogueira

Leia mais

DEBATE DO PLANO E ORÇAMENTO 2014 INTERVENÇÃO DE TRIBUNA DO DEPUTADO RICARDO RAMALHO POLÍTICAS DE JUVENTUDE - PARTICIPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO JOVEM

DEBATE DO PLANO E ORÇAMENTO 2014 INTERVENÇÃO DE TRIBUNA DO DEPUTADO RICARDO RAMALHO POLÍTICAS DE JUVENTUDE - PARTICIPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO JOVEM DEBATE DO PLANO E ORÇAMENTO 2014 INTERVENÇÃO DE TRIBUNA DO DEPUTADO RICARDO RAMALHO POLÍTICAS DE JUVENTUDE - PARTICIPAÇÃO E EMANCIPAÇÃO JOVEM Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente

Leia mais

ESTUDANTE VOLUNTÁRIO Sensibilização

ESTUDANTE VOLUNTÁRIO Sensibilização ESTUDANTE VOLUNTÁRIO O que é o Viva 1992 DESCOBERTA 3º SETOR 2003 1996 1997 1998 2000 2001 ANO INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO VALORES HUMANOS VIVENDO VALORES FUNDAÇÃO BRINCAR LER PALHAÇOS, ARTISTAS, CONTADORES

Leia mais

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 704/2013 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL COMPIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, Estado da Paraíba, usando

Leia mais

EDITAL 02/2015, DE 12 DE JANEIRO DE 2015. Programa Universidade Aberta da Terceira Idade UNaTI

EDITAL 02/2015, DE 12 DE JANEIRO DE 2015. Programa Universidade Aberta da Terceira Idade UNaTI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO DA AMAZÔNIA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE EDITAL 02/2015, DE 12 DE JANEIRO DE 2015. Programa

Leia mais

2. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DAS VAGAS

2. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DAS VAGAS Universidade Federal de Viçosa Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa Edital nº 02/2016 SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET SAÚDE/GraduaSUS A Secretaria Municipal

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP CEI Jardim Novo Horizonte realiza atividades de estímulo à criatividade As crianças do CEI Jardim Novo

Leia mais

3.3. ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS E GERAIS NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:

3.3. ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS E GERAIS NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: PROCESSO SELETIVO Nº019/2014 NÚCLEO DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA DA GRANDE MATHIAS VELHO EQUIPE MULTIPROFISSIONAL A GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira

NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira NIQUELÂNDIA Votorantim garante permanência Euclides Oliveira Nós não estamos indo embora de Niquelândia. O gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da mineradora, Marco Aurélio de Assis

Leia mais

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Versão 2.0 de 4 de Junho de 2007 Promotores: Co-financiamento: Introdução A Agenda 21 do Vale do Minho é um processo de envolvimento dos cidadãos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 02/2014

CHAMADA PÚBLICA 02/2014 CHAMADA PÚBLICA 02/2014 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA O (IFG) faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão abertas no período de 06 a 20 de agosto de 2014, as inscrições

Leia mais

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO PROPOSTAS DE GESTÃO PARA O CARGO DE DIRETOR-GERAL IFSP campus Caraguatatuba NOVOS TEMPOS NOVO IF. JULIO CESAR PEREIRA SALGADO Tem 55 anos, é casado, pai de 2 filhos e natural de Pindamonhangaba SP. É formado

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA -

Leia mais

Seminário sobre defesa do consumidor reúne 200 participantes no MP-SP

Seminário sobre defesa do consumidor reúne 200 participantes no MP-SP Seminário sobre defesa do consumidor reúne 200 participantes no MP-SP Cerca de 200 pessoas entre Procuradores e Promotores de Justiça, Defensores Públicos, representantes de órgãos de defesa do consumidor,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

SEPROTEC-BS 2010. Proposta de Patrocínio

SEPROTEC-BS 2010. Proposta de Patrocínio SEPROTEC-BS 2010 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica da Baixada Santista Proposta de Patrocínio Sobre o Evento A iniciativa justifica-se por suprir a expectativa da região, proporcionando um

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais