III Conferência Municipal de Cultura. Propostas discutidas nos Grupos Setoriais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III Conferência Municipal de Cultura. Propostas discutidas nos Grupos Setoriais"

Transcrição

1 III Conferência Municipal de Cultura Propostas discutidas nos Grupos Setoriais

2 ARTESANATO 1. Realizar feiras, eventos e exposições priorizando a divulgação e comercialização de produtos do Artesanato com o Fórum de Economia Solidária. 2. Ampliar o cadastramento e mapeamento dos artesãos. 3. Buscar parcerias com universidades e outras instituições para o desenvolvimento da política do artesanato e da economia solidária sob uma perspectiva transdisciplinar de saúde comunitária, educação comunitária e cidadania. 4. Articular com os demais órgãos da prefeitura a criação de documento de identificação dos artesãos de Niterói. 5. Ampliar a estrutura física do Espaço do Artesão para as oficinas e comercialização dos seus produtos. 6. Criar programas de difusão escolar sobre a importância do artesanato como fonte de geração de renda. 7. Criar um calendário oficial de feiras e eventos ligados ao artesanato. 8. Implementar e resgatar as feiras de artesanato permanentes em regionais de Niterói. 9. Criar Câmara do Artesanato e Economia Solidária no Conselho Municipal de Cultura. 10. Garantir que a Prefeitura busque parceria com o governo estadual para a viabilização do espaço do Caio Martins para uma feira de artesanato municipal.

3 11. Incluir Niterói nas rotas de feiras de Artesanato estaduais e federais. 12. Criar um Intercâmbio Intermunicipal de Artesanato em Niterói. 13. Capacitar os artesãos incentivando-os para o desenvolvimento dos produtos que reflitam a identidade cultural da cidade. 14. Realizar o I Encontro de Artesãos de Niterói, mantendo o evento anual. 15. Incluir as feiras de artesanato nas rotas turísticas de Niterói com o apoio da NELTUR.

4 MOVIMENTOS SOCIAIS 1. Reabrir a Biblioteca Rizo de Teixeira. 2. Criar uma biblioteca cinematográfica virtual. 3. Intervenção da Secretaria Municipal junto a Biblioteca pública de Niterói no que diz respeito à gestão administrativa compartilhada, com a finalidade de atender melhor seus usuários. 4. Criar uma Biblioteca Itinerante. 5. Retornar com o projeto Voz e Vez do Leitor onde um professor é responsável pela área de leitura junto a sua unidade escolar. 6. Criar um espaço para exibição de obras da Escola de Belas Artes Fluminense, onde esta possa funcionar. 7. Criar um sambódromo. 8. Incentivar de forma igualitária escolas e blocos de Niterói nos aspectos financeiros. 9. Fomentar e viabilizar prioritariamente a produção editorial e fonográfica de moradores artistas de Niterói. 10. Mapear as condições socioculturais de cada bairro em conjunto com a sociedade, para posterior atendimento das necessidades específicas de cada território, integrando ao projeto áreas diversas como saúde, meio ambiente e educação. 11. Estabelecer, por meio de parcerias, de um espaço físico para Centro Popular de Cultura de Estudantes Secundaristas Niteroienses.

5 12. Reconhecer a Parada do Orgulho LGBT como evento oficial da cidade, auxiliando no estímulo, promoção e financiamento do seu calendário durante o mês que antecede a Parada. 13. Reabrir a festa de réveillon do bairro de Piratininga, dada sua tradição e reconhecimento, e extensão dos eventos comemorativos a outros espaços da cidade (incluindo comunidades). 14. Incentivar a cultura da solidariedade junto a moradores vítimas de desastrastes. 15. Fomentar e garantir a Cultura Urbana em espaços públicos, tais como praças e muros da cidade (grafite). 16. Impedir a privatização do Cinema Petrobrás UFF. 17. Difundir a história da cidade de Niterói entre seus moradores. 18. Incentivar a comunicação livre por meio da democratização midiática de jornais populares e rádios comunitárias, onde o cidadão tenha voz ativa. 19. Mapear terreiros para publicar estes endereços dos pontos culturais. 20. Valorizar a Cia de Ballet da cidade por meio de política salarial adequada e da construção de uma sede para abrigá-la. 21. Resgatar a historia dos partidos políticos e outras organizações reprimidas durante a ditadura. 22. Criar um espaço destinado à memória, verdade e justiça que contemple exposições a respeito de manifestações e Comissão da Verdade no Caio Martins (por ter sido campo de concentração durante a ditadura).

6 23. Descriminalizar a cultura Funk, contemplando medidas como a criação do Dia do Funk na cidade, onde o ritmo seja difundido e debatido. 24. Expandir o número dos aparelhos culturais para regiões como Zona Norte. 25. Criar e Incentivar mecanismos de apoio a micros e pequenos empresários do segmento cultural, auxiliando-os especialmente na busca de espaços e na mediação junto aos órgãos relacionados (ambiente, segurança, vigilância sanitária). 26. Reestatizar o espaço da Cantareira, abrindo-o para grupos acadêmicos, artísticos e movimentos sociais. 27. Permitir o acesso de toda população juvenil aos cursos do PRONATEC na área cultural de forma gratuita. 28. Estabelecer um canal de diálogo específico da secretaria junto a movimentos sociais e sociedade civil. 29. Divulgar com transparência a utilização das verbas públicas prevendo a prestação de contas mensal a respeito dos recursos empregados no âmbito cultural. 30. Capacitar gestores públicos (ONGs, sindicatos, associações) para confecção de projetos comunitários com a participação de seus beneficiários e captação de recursos junto a editais. 31. Mapear e divulgar pontos que oferecem capacitação na área cultural. 32. Incluir projetos onde a educação e cultura atuem de forma associada para beneficio da juventude (exemplo Programa 2º Tempo).

7 33. Tombar em todas as esferas de poder o antigo Casarão de Comércio do Brasil. 34. Realizar editais públicos para distribuição de renda. 35. Transformar o Conselho de Cultura em deliberativo, onde os conselheiros sejam seus protagonistas. 36. Democratizar o acesso aos equipamentos culturais do município. 37. Adequar e garantir a representação da diversidade cultural da cidade em seus equipamentos já existentes. 38. Criar um Arquivo Público de Niterói. 39. Incentivar a valorização da mulher por meio de mostras e eventos que divulguem as figuras femininas de relevância para o município. 40. Fiscalizar o uso da figura feminina no espaço de comunicação da cidade, de modo a coibir a associação à vulgaridade. 41. Incentivar a promoção de feiras gastronômicas e artes anais nos bairros. 42. Promover projetos culturais que premiem jovens estudantes. 43. Destinar recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador - à capacitação de profissionais na área de cultura. 44. Promover cursos gratuitos de pintura no Centro de Cultura Pascoal Carlos Magno. 45. Criar escolas gratuitas na área artística (balé, teatro, música).

8 46. Criar um festival musical anual que contemple intercâmbios com outros locais. 47. Tornar públicas as datas que comemoram questões raciais. 48. Apoiar atividades que referentes à promoção da igualdade social. 49. Criar um espaço destinado ao busto de Zumbi dos Palmares. 50. Incentivar caminhadas de liberdade religiosa. 51. Criar uma agenda contínua de eventos para manutenção das culturas populares. 52. Criar legislação de regulamentação da capoeira, incluindo formação continuada aos profissionais do ramo financiadas pelo poder público. 53. Criação de um espaço cultural destinado a grupos étnicos e movimentos sociais. 54. Garantir recursos destinados à cultura LGBT, 55. Criar e consolidar programas de fomento à cultura LGBT. 56. Incluir a cultura LGBT no Plano de Cultura. 57. Cumprir a lei da Semana da Diversidade nas escolas. 58. Incluir as travestis e transexuais em programações de capacitação no âmbito cultural.

9 59. Resgatar a memória da comunidade LGBT por meio da criação de um projeto que contemple patrimônio material e imaterial em um abrigo, e que preveja sua circulação por meio de exposição itinerante. 60. Estimular, via campanhas, o patrocínio de pessoas jurídicas e empresas às atividades culturais LGBT. 61. Capacitar às comissões de seleção de projetos no que tange a questões de orientação sexual e diversidade de gênero. 62. Garantir o Estado Laico por meio da retirada de símbolos religiosos dos espaços. 63. Apoiar a produção de bens culturais que combatam a homofobia, machismo, intolerância religiosa e racismo através de leis de incentivos e editais públicos. 64. Reconhecer o nome social dos servidores e artistas travestis e transexuais em todos os projetos da SMC e FAN.

10 CADEIA CRIATIVA, PRODUÇAO CULTURAL E MERCADO CULTURAL 1. Solicitar, via Secretaria de Cultura, audiência dos delegados eleitos com o prefeito, para entregar o documento final da II Conferência Municipal de cultura, para solicitar o compromisso do prefeito com as resoluções e a vontade popular, para pedir a instalação definitiva de Conselho Municipal de Cultura em 2 salas do Solar do Jambeiro, disponíveis para o exercício cotidiano da presidência, da Secretaria Executiva e das Câmaras se toriais. 2. Que o conselho Municipal de cultura requisite audiência com o prefeito, para que ele atualize os conselheiros sobre o andamento da desapropriação da Cantareira, compromisso do PT na campanha eleitoral. 3. Garantir formações em economia solidária visando à ampliação das cadeias produtivas da cultura e a construção de processos de associativismo e cooperação destas cadeias, com objetivos de fomentar empreendimentos solidários e redes. 4. Incentivar e fomentar a cultura popular, divulgando e ou apoiando as instituições e ou movimentos sociais que possuem grupos musicais e culturais, disponibilizando espaços nos eventos da cidade para suas apresentações. 5. Realizar cursos e seminários em escolas públicas a fim de ajudar na formação cultural dos estudantes. 6. Apoiar os produtores independentes e microempreendedores culturais, criativos, através de criação de incubadoras que forneçam suporte logístico para criação de novas empresas, assessoria jurídica e de empresa, apoio para realização de planos de negócios e fornecimento de escritórios para os primeiros tempos do negócio; 7. Criar linhas de microcrédito;

11 8. Capacitar gestores; 9. Investir em infraestrutura através de equipamentos para a distribuição dos produtores culturais (reserva de pauta para produções locais); 10. Realizar Festivais para movimentação da economia da cidade em vários setores como gastronômico e turístico, assim como formação de público; 11. Criar Lei de incentivo Municipal; 12. Criar Editais para projetos culturais com CNPJ municipal; 13. Resgatar o cinema de rua. 14. Garantir a presença do empresariado na construção do sistema municipal e seus elementos estruturais. 15. Garantir estruturas gratuitas promovidas pela Sec. de Cultura e FAN, em que seja obrigatória a realização de campanhas para arrecadação de alimentos para serem doados ao Banco de Alimentos de Niterói. 16. Garantir a cultura nas comunidades, levando projetos culturais para a periferia e não só para a zona Sul. 17. Reabrir as salas de cinema Central (AV. RIO BRANCO), ArteUFF (RUA MIGUEL DE FARIAS) e CineIcaraí (RUA ALVARES AZEVEDO). 18. Criar a Escola de cinema de Niterói, e que esta compartilhe da Escola de cinema da UFF, integrando a educação audiovisual em todos os níveis. Sua instalação seria edificada em cima do Cinema Icaraí, com entrada lateral pela Alvares de Azevedo. Estudantes com licenciatura em cinema, formados pela UFF APLICARIAM ALI, OS JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. A sala de

12 exibição seria reservada para o uso misto, Festivais, mostras e atividades pedagógicas, produção. 19. Criar o Museu do Cinema Brasileiro com acervos particulares de Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto, Roberto dos Santos, Silvio Tendler e outros. Um centro internacional de pesquisas audiovisual, história e biográfica. 20. Desenvolver uma rede comunitária de cineclubes, formando novas plateias, organizada em convênios com associações de moradores em comunidades sem acesso ao cinema. 21. Criar uma Incubadora de Empreendimentos de Economia Criativa, no prédio do antigo Arquivo Público, em São Lourenço. 22. Criar, na Sec. de Desenvolvimento Econômico, o Programa O Empreendedor Criativo Individual, viabilizando a formalização econômica, através de inscrição, crédito e capacitação. 23. Desenvolver o Programa de Capacitação do Trabalhador da Cultura em Niterói, com recursos da FAT na Secretaria de Emprego e Renda do Rio de Janeiro, executado aqui em conjunto com o SEBRAE e FIRJAN. 24. Criar o Centro Cultural de Design no prédio do Correios (AV. RIO BRANCO), a exemplo do Instituto Europeu de Design no antigo Cassino da Urca, atendendo às cadeias produtivas da moda, do mobiliário, da web e outras áreas do desenho industrial. 25. Garantir a transparência da FAN, elegendo do Conselho Municipal de Cultura, conselheiros administrativos e fiscais da FAN. 26. Criar orçamento participativo cultural na FAN, com audiência organizada pelo conselho municipal de cultura.

13 27. Colocar todas as compras, licitações, contratações e concorrências da FAN no site com antecedência mínima de 60 dias, proibindo contratos de consultores, serviços e insumos por carta convite. 28. Transferir o Caminho Niemyer para o Sistema Municipal de Cultura, extinguindo a Secretaria Executiva do caminho Niemeyer, transferindo os funcionários efetivos e as gratificações de cargos comissionados para Secretaria de Cultura da Cidade. A existência dessa secretaria é acrônica, um desperdício orçamentário, vista a extinção da Secretaria Municipal do Trabalho por contenção de despesas. 29. Transferir o Museu de Cinema, do Teatro Popular e do Museu Oscar Niemeyer para a Secretaria de Cultura. 30. Transferir o carnaval e demais festas populares, como Festa de São Pedro e Festas Juninas, bailes e blocos para a Sec. Cultura. 31. Desenvolver os territórios culturais, gestionados pela Sec. de Cultura, associações de moradores e conselho municipal, assumindo o Arte na Rua. Os territórios culturais seriam desenvolvidos por região, criando, por exemplo, o Pólo Cultural do Largo da Batalha, Pólo cultural de Itaipu, Polo cultural do Barreto... Por uma iniciativa das organizações sociais, comunitárias, culturais e organizados pelo Conselho Municipal. 32. Destinar orçamento de 5% para cultura. 33. Retomar o Espaço Cantareira para o município, garantindo que essa reconstrução do espaço e da Praça se dê de forma que não siga a lógica imobiliária e comercial, mas sim, uma lógica cultural respeitando e valorizando toda a população que trabalha no entorno da praça. 34. Criar o calendário da moda no município.

14 35. Incentivar e promover da cultura LGBT em Niterói. 36. Garantir a gratuidade para moradores de Niterói no uso dos equipamentos públicos da cidade em eventos completamente financiados pelo poder público. 37. Garantir a participação de pessoas físicas a editais e potencializar escritórios de apoio à produção. 38. Cadastrar os projetos culturais da cidade de Niterói. 39. Incluir as escolas públicas na cadeia produtiva-criativa da cultura. 40. Fortalecer o Fórum permanente de Políticas Culturais na cidade. 41. Garantir a flexibilidade para produtores culturais na retirada de alvarás e autorizações inclusive para pessoas físicas. 42. Aplicar, ampliar e fortalecer os pontos de cultura em Niterói, através de editais municipais. 43. Não contemplar OS na gestão de equipamentos públicos. 44. Garantir que a Secretaria de Cultura - FAN busque parceria a UFF para criação de cursos livres na área de produção, como sonoplastia, iluminador, cenotécnicos etc Criar a Escola de Circo em âmbito Municipal. 46. Criar o Arquivo Público Municipal. 47. Priorizar o próximo encontro de Niterói com Niterói. 48. Criar o Festival de Cultura Urbana pela Secretaria de Cultura.

15 49. Garantir transversalidade entre cultura e educação tornando a complementação do horário integral seja com atividades culturais: música, teatro, dança etc. 50. Desapropriar os imóveis dos fundos do Teatro Municipal e destiná-los para oficinas de teatro. 51. Desapropriar o Palácio Araribóia (prefeitura velha) e destiná-lo ao Museu de Arte. 52. Mapear os territórios e suas diversidades culturais, inclusive no cadastro cultural da cidade. 53. Estimular a participação dos cursos (alunos e professores) de produção cultural nos debates das câmaras setoriais, além de oferecerem ações de levantamento, mapeamento e produção, o intercâmbio conceitual, o debate metodológico e o laboratório fundamental na formação de um agente cultural crítico e um profissional apto a lidar com os discursos em disputa. 54. Realizar curso de teatro (formação de atores) itinerante (para que a comunidade não tenha que deslocar evitando assim a evasão). 55. Tombar o colégio Brasil e destinação para um museu afro de Niterói. 56. Tombar o colégio Leopoldo Fróes. 57. Garantir que a Secretaria de Cultura/FAN realize um cadastro dos artistas da cidade o mais rápido possível, permitindo, inclusive, a inscrição via site, e depois disponibilizá-lo para sociedade.

16 PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO E CULTURAL (Material e Imaterial): Institucionalização da Gestão, Leis de Proteção e Ação da Preservação, Manutenção e Promoção do Patrimônio Artístico, Cultural e Política e Científica 1. Propor aumento do percentual da venda dos CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) da OUC (Operação Urbana Consorciada) destinados à cultura de 1% para, no mínimo, 3%. Propor também utilização de parte desses recursos para a reforma do Teatro MPB4 do DCE da UFF. 2. Cuidar junto com a UFF para que o Cinema Icaraí não perca a identidade de cinema após a reforma. E que ele seja utilizado como forma de fomentar a produção cinematográfica niteroiense. 3. Promover e fomentar o vínculo das oficinas culturais com expressões da diversidade, com os museus e espaços culturais da cidade, independentes da esfera pública em que se encontram. 4. Exigir e democratizar o projeto completo com proposta de uso do museu Petrobrás de cinema para a Secretaria de cultura. 5. Criar sistema integrado (NELTUR + Secretaria de Cultura + UFF + demais instituições culturais da cidade) para a divulgação de todo o patrimônio histórico-cultural material e imaterial, através de publicações, material audiovisual, mídia externa, palestras, fóruns, conferências e outros. 6. Inventariar, o patrimônio cultural material e imaterial do município, criando um mapeamento situacional permanente e atualizado dos lugares das religiões de matrizes africanas, instituindo-os como espaços de cultura; além das comunidades tradicionais (Aldeia Imbuí, Serra da Tiririca, Canto da Praia de Itaipu, Morro das Andorinhas, Duna Grande, Jurujuba, Ilha da Conceição, Ponta D Areia, São Domingos, Gragoatá, entre outros bairros tradicionais da história da cidade) e as manifestações da cultura popular (Folia de Reis, Arraiás Juninos, Baianas do Acarajé e outros). Mapear e recuperar também as relações dos territórios pesqueiros com as festas próprias (ex. Festa de São Pedro). Divulgar os locais, manifestações e festas supracitados.

17 7. Instrumentalizar o DePAC como recursos financeiros e humanos, contratando através de concurso público e capacitando fiscais para atuação na área de patrimônio cultural. 8. Incentivar, através de leis municipais e editais, a criação, recuperação e manutenção de espaços com interesse de preservação, possibilitando a utilização e instrumentalização dos mesmos para atividades multiculturais. 9. Criar mecanismo legal para fazer respeitar o impedimento de qualquer intervenção em um bem do patrimônio cultural material ou imaterial que esteja em processo de tombamento ou quaisquer outros processos de análise, visando a sua preservação/salvaguarda. 10. Buscar parceria com a UFF para processos de capacitação e extensão que se apropriem da pedagogia Griô (universo de vivência dos saberes e fazeres da cultura de um povo, etnia, comunidade ou território que é criado e recriado, transmitido e reconhecido coletivamente através da oralidade de geração em geração, com linguagem própria de percepção, elaboração e expressão, pedagogia de transmissão e política de reconhecimento) e outras tecnologias de conhecimentos sociais. 11. Garantir o espaço da Concha Acústica para fins de uso como área pública de lazer, esporte e cultura. 12. Propor tombamento dos imóveis de interesse histórico e cultural que apresentem traços e elementos representativos da história cultural da cidade, incluindo o patrimônio histórico edificado e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 13. Definir as praças como Áreas de Especial Interesse Cultural, com parâmetro urbanístico que garanta o uso adequado às identidades locais, fomentando atividades culturais contínuas.

18 14. Propor desapropriação, finalização do processo de tombamento como proposta para a criação do Espaço Cultural (ou Museu) Afro-Indígena no prédio do Colégio Brasil no Fonseca. Bem como a fiscalização da preservação do bem cultural com o apoio do Ministério Público. 15. Retomar imediatamente para a gestão pública cultural, o prédio da Estação Cantareira. Solicitar à Secretaria do Patrimônio da União toda a documentação referente ao espaço supracitado para fins de regularização do uso do espaço pelo poder público. 16. Esclarecer de imediato a real situação estrutural e física do Teatro Leopoldo Fróes, com devolução do espaço à Prefeitura em condições de uso. Impedir a venda do espaço para a iniciativa privada. 17. Criar uma instituição municipal de preservação, manutenção, inventário, tombamento e sanção do patrimônio cultural material e imaterial, com gestão alternada à gestão do governo municipal (mudança de gestão da instituição nos anos pares não-múltiplos de 4. Ex. 2014, 2018). Bem como a criação dos Livros de Tombo do patrimônio cultural material e imaterial. 18. Consolidar a parceria e o comprometimento das instituições de proteção ao patrimônio das diferentes esferas do poder publico. 19. Tombar todos os bens patrimoniais materiais e imateriais de interesse histórico e/ou cultural, independentemente de já terem sido tombados em outras instâncias (estadual e federal). 20. Incluir na grade de ensino fundamental no município a história da cidade, dos bairros, localidades e outros espaços de convivência notáveis dos munícipes.

19 21. Propor o fomento do investimento público e privado aos arquivos públicos e privados do município de Niterói, considerando-os Bens Culturais possuidores da memória coletiva do município, bem como propor a retirada das atividades administrativas do prédio da prefeitura velha (rua da conceição), em especial, onde hoje está alocada a Secretaria Municipal de Fazenda, transformando o prédio no Arquivo Público Municipal. 22. Tombar a Casa de Fundação do Partido Comunista Brasileiro e criação de um centro de memória política de Niterói. 23. Aumentar o investimento financeiro para a preservação do patrimônio histórico imaterial. 24. Criar o Centro de Memória, Verdade e Justiça no Estádio Caio Martins. 25. Preservar os espaços da SETAL com finalidades de uso pesqueiro e de lazer. 26. Realizar revitalização urbana e cultural do aldeamento da praia de Itaipu. 27. Propor ao Conselho de Cultura o acompanhamento das atividades do Espaço Cultural Antônio Callado (Abrigo dos Bondes). Propõe também a alteração do modelo de gestão, designando à FAN, de curadoria do espaço. 28. Sugerir a criação do Museu da História Militar da Cidade, indicando-se o Forte do Gragoatá como localização. 29. Proteger o terreno público doado ao Clube de Regatas Icaraí, garantindo que o mesmo não seja passado para a indústria imobiliária, assim como propor a imediata revogação da lei que alterou os parâmetros urbanísticos do local. 30. Preservar o Caminho Darwin, no Engenho do Mato, tombado como patrimônio cultural imaterial da cidade, assim como o entorno (Parque Estadual

20 da Serra da Tiririca), impedindo a construção de um posto do DETRAN e de qualquer outra intervenção que não tenha vínculo com a história do local. 31. Propor a reativação da Escola de Ensino Fundamental que existe no local. 32. Promover o cercamento e fiscalização dos sítios arqueológicos do município, em especial a Duna Grande, em parceria com o IPHAN. Bem como incentivar a pesquisa nesses sítios. 33. Promover parceria com o museu de Arqueologia de Itaipu para a pesquisa, conservação e divulgação do patrimônio arqueológico niteroiense. 34. Apoiar as ações de preservação e divulgação da cultura dos pescadores tradicionais de Itaipu. 35. Criar sistema de museus e centros culturais do município, de acordo com a Política Nacional de Museus. 36. Apoiar o projeto de reordenamento urbano e valorização ambiental e cultural do Centro Sul de Itaipu, proposto pela SEDRAP (Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Reabastecimento e Pesca). 37. Apoiar a criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, com o objetivo de preservar a biodiversidade marinha e as tradições culturais dos pescadores artesanais de Itaipu. 38. Criação do Centro de Memória das Lutas dos Trabalhadores no Sindicato dos Operários Manuais.

21 CULTURAS E RELIGIOES AFRO-INDÍGENAS, GRUPOS ÉTNICOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS 1. Criar e construir o Museu do negro Esmael Silva no bairro Jurujuba. 2. Abrir espaços municipais de comunicação e cultura para tratar questões afroindígenas, de grupos étnicos e de comunidades tradicionais, como por exemplo, a origem e trajetória de diversos terreiros de umbanda com décadas de existência. 3. Criar uma Câmara setorial de cultura afro-indígena, grupos étnicos e comunidades tradicionais no Conselho municipal de cultura de Niterói. Criando representatividade baseada em uma grande demanda. 4. Territorializar as políticas e incentivos culturais do governo municipal em ações que envolvam a cultura dos afro-indígenas, grupos étnicos e comunidades tradicionais. 5. Garantir que os alunos matriculados nas escolas públicas municipais recebam gratuidade para que possam frequentar, com um acompanhante como pais, parentes ou amigos, no mínimo 2 vezes por mês, algum equipamento municipal de cultura, como teatros, cinemas e outros. 6. Garantir que sejam fomentadas e realizadas atividades durante a semana da Cultura Negra, abrangendo diversas partes do município, com prioridade nos bairros periféricos (13 a 20 de novembro), exemplo: Rodas de capoeira, umbanda, candomblé, jongo, samba, oficinas de artesanato, danças e feiras de culinária. 7. Regulamentar a Lei de 2003 que tem como obrigatoriedade a temática História e Cultura Afro-Brasileira no ensino das escolas. Complementando com a implantação de ações de capoeira e jongo nas escolas municipais, com duração mínima de 1h:30min semanais, integrando o currículo das escolas.

22 8. Realizar aulas de capoeira e jongo com início prioritário nos bairros periféricos (praças, campos, associações de moradores, etc) com duração mínima de 3h semanais, como um mecanismo de inserção social. 9. Instituir espaços religiosos como áreas de cultura, dando a eles novas ferramentas de crescimento e sustentabilidade. 10. Criar uma abertura nos aparelhos culturais para os trabalhos de artistas negros desconhecidos ou consagrados. 11. Instituir prêmios municipais para representações artísticas afro-brasileiras. 12. Garantir a concepção, criação e monitoramento de políticas públicas que garantam o direito das mulheres negras, principalmente no mercado de trabalho e no atendimento na área de saúde pública e privada, onde segundo as pesquisas, as mulheres negras são as maiores vítimas. 13. Garantir a concepção, criação e monitoramento de políticas públicas específicas de resistência e enfrentamento ao Racismo Ambiental (Injustiças sociais e ambientais que recaem de forma desproporcional sobre etnias vulnerabilizadas.). 14. Reconhecer capoeira, jongo e maculelê como parte da cultura afrodescendente em Niterói. 15. Mapear e regularizar a base artística da cultura negra e das religiões afrobrasileiras que tem como referência espaços como terreiros e centros. 16. Realizar ações concretas a fim de reparar a criminalização sofrida pelos praticantes e as instituições da umbanda e do candomblé, como, por exemplo, acabar com a cartilha distribuída em Niterói que dá diretrizes para as oferendas religiosas.

23 17. Construir um busto em homenagem ao médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais na praça que hoje leva o nome provisório da empresa construtora na Rua Luiz Palmier no Barreto. 18. Incluir no calendário municipal o dia 29 de dezembro como o dia do Encontro das águas, ação religiosa que no passado acontecia no dia 31 de dezembro. 19. Instituir no calendário municipal o primeiro domingo de setembro como o dia da Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. 20. Instituir o dia 25 de julho no calendário municipal, como o Dia da Mulher Negra. 21. Incluir no calendário municipal, leis e incentivos culturais contra a intolerância religiosa como o Dia da Bíblia, Dia dos Ciganos e demais representações religiosas, reiterando seu papel na sociedade. 22. Criar o feriado municipal no dia 20 de novembro como Dia do Zumbi. 23. Construir um busto em homenagem a Zumbi dos Palmares. 24. Delimitar zonas histórico-cultural-antropológicas, contemplando a presença física de todas as comunidades tradicionais que habitam há várias gerações locais onde hoje foram criadas unidades de conservação em seu entorno, inclusive de proteção integral do município, garantindo às comunidades o direito de controle do seu território, direito de acesso ao recurso tradicional, direito aos lugares sagrados e direito de preservar seus conhecimentos simbólicos e tradições. 25. Fazer com urgência um projeto de resgate do conhecimento tradicional ao uso medicinal e alimentar da vegetação presente nos territórios tradicionais da

24 cidade, compreendendo o imenso valor que este conhecimento representa para toda a humanidade. 26. Fazer um inventário e avaliação objetivando a preservação e manutenção de imóveis de especial interesse cultural e histórico das comunidades tradicionais do município, objetivando inclusive o tombamento e a recuperação desses imóveis. 27. Garantir que o centro cultural previsto para ser erguido em Itaipu seja um centro de memória e referência das comunidades tradicionais da região e do entorno, que possibilite resgatar, preservar e difundir a memória destas comunidades cuja visibilidade é cada vez menor. 28. Apoiar o município para a criação da reserva extrativista marinha de Itaipu, garantindo a preservação da pesca artesanal tradicional de Itaipu, que é tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade. 29. Reconhecer e proteger a comunidade Quilombo do Grotão por parte do poder público, para garantir a permanência e a livre manifestação cultural e religiosa desta comunidade nas terras tradicionalmente ocupadas por eles, reconhecendo esta comunidade como a guardiã de um inestimável patrimônio histórico e ambiental de grande valor, inclusive para toada a comunidade científica internacional.

25 DANÇA 1. Criar um Dia da Dança quinzenal no Teatro Popular de Niterói dando oportunidade, através de editais, para espetáculos de cias./grupos independentes e profissionais para a dança de Niterói, a serem escolhidos por conselho curador. Com a intenção de que as escolas particulares de dança pensem em modos de formar profissionais e proponentes de espetáculos de nível técnico e de visibilidade fora do âmbito das escolas particulares. 2. Criar equipe de monitores, subsidiados pela FAN - e que podem ser parceiros com cursos da UFF - que assessore e auxilie grupos independentes de diversos tipos de dança para que possam se instrumentalizar para inscrição em editais públicos, privados e leis de fomento às artes com a finalidade de proporcionar às mesmas a inclusão no mercado de cultura. 3. Garantir que a FAN proporcione encontros abertos com profissionais competentes que formem os grupos e artistas para inscrição de editais e leis de fomento. 4. Criar editais públicos que contemplem as diferentes ações e modalidades de dança, incluindo danças populares e de raiz africana. Dentre eles: editais para a Pesquisa; Memória da Dança; promoção do intercâmbio cultural com outros municípios, Estados e países; apoio à formação profissional; ações e projetos socioculturais; manutenção de grupos profissionais de dança; projetos específicos de dança para portadores de necessidades especiais. 5. Criar Leis de Incentivo Fiscal para projetos e produções artísticas em dança. 6. Criar um Circuito Itinerante de Oficinas e Apresentações que divulgue as diferentes modalidades de Dança em toda a cidade. 7. Mapear o histórico da dança em Niterói. 8. Criar editais de fomento para pesquisas, projetos e memória da dança.

26 9. Garantir acervo, sempre atualizado, dos artistas, projetos, eventos, etc. (impresso, audiovisual e digital). 10. Fazer um mapeamento oficial e funcional de acesso garantido à população e aos conselheiros de cultura de cada gestão, e que esse banco de dados esteja disponível on-line de modo efetivo. 11. Rever o regimento de ocupação do Teatro Municipal rever as contribuições para o Teatro Municipal à medida que é um espaço público. A proposta é a exclusão da taxa de aluguel cobrada pelo Teatro aos grupos, cias., escolas e academias de dança da cidade. 12. Criar o Setor de dança incluso no Projeto Aprendiz ou similar, em diferentes modalidades, promovendo a parceria entre dança e educação nas escolas municipais, incluindo danças populares e de origem africana. 13. Tornar dever da Secretaria de Cultura e da FAN que o orçamento da gestão dos recursos da cultura seja disponibilizado à deliberação do Conselho Municipal de cultura. Que se possa acompanhar a distribuição e uso da verba para a cultura de modo efetivo com modos que garantam a participação do Conselho junto aos gestores. 14. Fazer editais para a manutenção de companhias, profissionais e semiprofissionais, de dança na cidade. 15. Construir um Centro Coreográfico como instituição artística, com salas de ensaio e acervo bibliográfico e audiovisual específicos de dança, gerenciado por uma Comissão de artistas inseridos no circuito cultural da cidade com gestão de 4 anos. 16. Criar uma escola pública das mais diversas modalidades de dança em Niterói, incluindo danças populares e de origem africana, como projeto público

27 educacional, promovendo a formação e capacitação de mão de obra em dança e técnicos em espetáculos de arte. 17. Realizar novas Políticas Culturais voltadas especificamente para o campo da dança, com atenção para modalidades de danças populares e afro-brasileiras. 18. Fazer editais que promovam o intercâmbio cultural e a participação da população em eventos, congressos, festivais e concursos nacionais e internacionais. 19. Ampliar e potencializar a comunicação com a Secretaria Municipal de Cultura, a FAN, o Conselho Municipal de Cultura e os artistas de Niterói, através de um banco de dados com mala direta entre tais instituições. 20. Formar um grupo de produtores que esteja à disposição para trabalhar junto aos grupos independentes, que não têm estrutura para entrar em Leis de Incentivo. Esse grupo ajudaria na inscrição, elaboração de projetos, entre outras ferramentas que auxiliassem na luta por espaço, manutenção e apresentação de grupos menores. 21. Criar Fórum de discussões permanentes de ações e propostas de interesse público. 22. Criar Site - Fórum- para o I Congresso Internacional de Dança de Niterói. 23. Incluir a dança como parceira em projetos já existentes, ou que possam vir a existir, que possibilite o diálogo da dança com outras linguagens artísticas e com outras Secretarias Municipais tais como: Educação, Saúde, Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Assistência Social. 24. Criar um circuito itinerante de oficinas e apresentações que dialoguem com as diferentes modalidades de dança para os diversos bairros da cidade com o

28 objetivo de democratizar e descentralizar o acesso e a visibilidade das produções e profissionais da dança da cidade. 25. Criar projetos que promovam ações socioculturais e o intercâmbio artístico entre a Companhia de Dança oficial de Niterói, as academias de dança da cidade e as companhias de dança, profissionais e semiprofissionais, locais.

29 MÚSICA 1. Consultar os agentes culturais da cidade previamente à elaboração de todos os editais de cultura, através de chamada pública, para que os mesmos sejam pautados sobre demanda dos músicos. 2. Criar editais de fluxo contínuo, provenientes do Fundo Municipal de Cultura, tais como: a. Edital municipal de intercambio cultural. b. Edital que fomente a ocupação dos artistas nos espaços públicos da cidade. Propor uma parceria público/privada. c. Edital para a escolha dos projetos que serão lançados pela Niterói Discos. d. Edital para a manutenção de bandas e orquestras do município. e. Edital de ocupação do teatro popular no mínimo uma vez por mês com eventos de vários gêneros musicais. 3. Ampliar o projeto Arte na Rua valorizando mais o músico, dando mais visibilidade, com maior investimento em divulgação, e infraestrutura de tenda. 4. Ampliar a utilização do caminho Niemeyer para a cultura, não apenas o museu, mas também o espaço ao entorno. 5. Mapear e reformar aparelhos culturais da cidade e do entorno, incluindo a retirada de grades das praças públicas. Pensar na organização das atividades culturais e na manutenção desses espaços. 6. Melhorar o acesso aos aparelhos culturais públicos e privados no que se refere à iluminação, segurança, conservação pública. 7. Construir anfiteatros para eventos de pequeno porte nas praças de Niterói, assim como melhoria em infraestrutura dos existentes.

30 8. Criar mais estruturas fixas e centro culturais de livre acesso para a população. 9. Valorizar o potencial cultural musical da Praça Leoni Ramos (Cantareira). 10. Transferir a administração da concha acústica para a Secretaria de Cultura, transformando em um espaço multiuso para os coletivos. 11. Fomentar projetos de reforma de patrimônio cultural através do artigo 18 da Lei Rouanet de modo a implementar melhorias em sonorização, iluminação, tratamento acústico, etc Criar escola municipal da cadeia produtiva da música, abrangendo aulas de música, capacitação para gestão de carreira e produção cultural. 13. Criar um setor dentro da Secretaria de Cultura responsável por auxiliar e capacitar os músicos na elaboração e proposição de projetos culturais, assim como na captação de recursos. 14. Estimular a criação de mídias independentes, através do empreendimento colaborativo, fomentando novas estratégias de produção, distribuição e consumo, por intermédio de uma incubadora. 15. Criar decreto de musicalização obrigatória nas escolas. 16. Incluir na grade curricular da rede escolar municipal o ensino da história da música brasileira. 17. Criar lei municipal de incentivo à cultura. 18. Priorizar a destinação dos recursos da cultura para os artistas de Niterói em fase de formação de público.

31 19. Aperfeiçoar o portal de difusão do material dos artistas de Niterói, incluindo radio web. 20. Atualizar o banco de dados dos artistas de Niterói. 21. Criar selo cultural para pequenas e medias casas de shows que incentivem artistas locais. Criar pontuação para os estabelecimentos comerciais que invistam em cultura, dando maior visibilidade através da divulgação em guias turísticos, etc. 22. Criar zonas de interesse cultural.

32 CAPOEIRA 1. Criar uma Câmara Setorial da Capoeira no Conselho Municipal de Cultura de Niterói. 2. Valorizar e difundir a prática da capoeira e sua cultura relacionada. 3. Incluir a capoeira nos programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão do patrimônio imaterial. 4. Criar edital para o mapeamento e consequente reconhecimento dos mestres de capoeira como patrimônio imaterial. 5. Criar programas de Educação Patrimonial articulados entre as esferas municipal, estadual, federal e os indivíduos vinculados às produções simbólicas locais, objetivando a realização de cursos e oficinas nas escolas. 6. Legalizar a capoeira como atividade curricular nas instituições de ensino municipais de Niterói incluindo publicações de material didático e paradidático, em vários suportes a serem distribuídos para disseminar nelas as práticas culturais imateriais. 7. Efetivar a lei 10639/03 sobre o ensino da prática da capoeira em ambiente escolar. 8. Criar instrumentos para a ampliação dos recursos orçamentários. 9. Criar editais específicos para a capoeira, no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial PNPI. Editais para a preservação da memória da capoeira no município de Niterói através da publicação de livros, filmes, criação de acervos materiais dentre outros instrumentos. 10. Criar editais específicos para pontos e pontões de cultura de capoeira.

33 11. Criar editais e/ou programas de fomento voltados a portadores de necessidades especiais como praticantes da capoeira. 12. Simplificar o processo seletivo e de prestação de contas, criar um escritório de apoio para elaboração de projetos, além de capacitar os agentes culturais locais para a elaboração de projetos que atendam às demandas específicas. 13. Flexibilizar os parâmetros urbanísticos para a concessão dos alvarás, além da isenção fiscal dos mesmos, nos pontos de ensino e organizações de capoeira. 14. Criar um programa permanente de capacitação dos agentes culturais e profissionais vinculados às comunidades tradicionais detentoras do patrimônio cultural imaterial da capoeira voltado para a captação de recursos, organização de associações, cooperativas, bem como outras formas de fomento às estruturas e arranjos econômicos tradicionais locais. O programa deverá levar em conta as especificidades locais, bem como deverá estabelecer, preferencialmente, parcerias com agentes já atuantes no campo da capoeira. 15. Valorizar os profissionais detentores e transmissores dos saberes e fazeres tradicionais da capoeira, através da criação de um programa permanente de qualificação para o ensino desta. Incluindo neste, a compra de instrumentos e outras especificidades, assim como a qualificação para o ensino voltado a portadores de necessidades especiais. 16. Criar um centro de referência para a capoeira e suas manifestações culturais em que a gestão seja realizada através de um conselho deliberativo a ser votado por esta comissão e que contemple editais de ocupação. 17. Realizar aulas e apresentações de capoeira em espaços públicos e espaços de difusão cultural, como museus, teatros, praças, parques, etc.

34 ARTES VISUAIS 1. Formar um sistema de investimentos na produção e circulação das artes visuais, baseado nos eixos de formação, programa de residências, bolsas para artistas-pesquisadores, circuito de museus, arte-educação. 2. Criar um Centro de formação qualitativa de artistas, curadores, mediadores, arte-educadores e técnicos. 3. Desenvolver parcerias com universidades (UFF, UFRJ, UERJ) através de convênios de áreas acadêmicas afins, a exemplo do convênio Museu do Ingá. 4. Criar um programa de arte na escola, onde as escolas municipais desenvolvem ensino de história da arte e artes visuais (teórico e prático). 5. Criar um banco de dados de entrevistas, debates e palestras com artistas visuais, em parceria com a PPGUFF. 6. Criar programas de ações integradas da produção artística da cidade utilizando os aparelhos culturais públicos. 7. Criar uma coordenação interna da FAN de Artes Visuais/Museologia. 8. Criar reservas técnicas para os museus, em especial o MAC e o MJCAP. 9. Contratar profissionais técnicos especializados (conservadores, restauradores, produtores, captadores de recursos e arte-educadores) e serviços gerais para os espaços culturais. 10. Adequar os espaços e aparelhos culturais para acessibilidade dentro dos padrões vigentes. 11. Realizar um Festival das Artes integradas de Niterói inspirado no Spa das Artes de Recife.

35 12. Realizar um Festival de Arte Urbana (grafite, movimento hip hop, performances, entre outros) fora dos espaços de galerias e museus. 13. Reativar a Niterói Arte - mapeamento dos artistas e ateliês da cidade - a ser realizado e disponibilizado online. 14. Criação de edital de formação de acervo para os museus da cidade a exemplo do Museu Janete Costa de Arte Popular. 15. Estabelecer parcerias entre as secretarias (Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Transporte, Turismo, Meio Ambiente e profissionais especializados) para apoio e patrocínio na área das artes visuais. 16. Estabelecer parcerias público-privadas para apoio e patrocínio (direto) na área das artes visuais. 17. Criar prêmios e editais de fomento às artes visuais (produção artística, exposição, pesquisa, publicação de livros de artista). 18. Incentivar o uso de galpões ou prédios municipais como incubadoras de ateliês com residência temporária e oficinas de artes visuais. 19. Resgatar o projeto Caminho de Museus ampliando-o para circuitos de museus, integrando as regiões da cidade, incluindo os módulos de artes visuais. 20. Valorizar e capacitar os atuais funcionários e profissionais especializados dos espaços culturais; incentivando a permanência e a qualidade do corpo profissional.

36 BIBLIOTECAS, LITERATURA, LIVRO E LEITURA 1. Criar um portal voltado à cadeia criativa do livro e da leitura, com conteúdo colaborativo, para a divulgação de agenda de eventos, projetos, endereços de interesse, textos literários, editais, banco de referências bibliográficas e outras informações ligadas ao setor, além de viabilizar a distribuição e comercialização de livros dos autores de Niterói. 2. Aproximar os setores editoriais público e privado para implementação e fortalecimento de ações culturais conjuntas que incentivem a leitura, a produção e a promoção literária do município. 3. Criar edital para seleção de obras a serem publicadas pelo Selo Niterói Livros, que contemple os gêneros ficção e não-ficção. 4. Manter mecanismos de incentivo à compra de livros por alunos da rede pública de ensino e ampliar o projeto para contemplados pelo CRAC. 5. Distribuir, gratuitamente, porcentagem dos livros publicados pela Niterói Livros para instituições ligadas à educação e cultura. 6. Reabrir e garantir a conservação do Museu de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro em Niterói. 7. Criar Bibliotecas Parque nas regiões norte, oceânica e em Pendotiba. 8. Estimular a criação e apoiar a manutenção de bibliotecas comunitárias. 9. Promover formação artístico-cultural continuada para educadores, agentes de leitura e produtores culturais. 10. Criar espaços de memória, dentro das bibliotecas públicas, que garantam a preservação e manutenção da história da comunidade.

37 11. Elaborar Plano Municipal de Livro e Leitura. 12. Criar concurso para concessão de bolsa auxílio a autores para estímulo à criação da obra de ficção literária. 13. Incentivar a informatização das bibliotecas municipais e criar um catálogo on-line unificado, para facilitar o acesso aos títulos disponíveis na rede pública. 14. Criar política de preservação, restauração e conservação do acervo e monitoramento do ambiente e da estrutura das bibliotecas municipais e escolares. 15. Criar um tutorial para a orientação e suporte de autores, com a finalidade de apoiar o escritor de Niterói. 16. Valorizar o acervo das culturas afro-indígenas nas bibliotecas públicas e escolares. 17. Promover a Semana da Consciência Negra nas bibliotecas públicas e escolares. 18. Promover o aumento de verba destinada à aquisição de novos livros para a ampliação do acervo, das salas de leitura e bibliotecas municipais, sendo valorizados os autores niteroienses. 19. Criar um programa de incentivo à leitura, dentro de espaços públicos, como praças, parques, praias, etc. 20. Incentivar, nas bibliotecas e salas de leitura da cidade, a criação de espaços multimídias alternativos (vídeos, rádio comunitária, WEBTV, blogs, etc.), com suporte e assessoramento técnico gratuito.

38 CINEMA, VÍDEO E CULTURA DIGITAL 1. Implantar um programa de formação para o audiovisual na Rede Pública municipal como estratégia pedagógica, para alunos e professores, potencializando a escala da Rede Municipal de educação. 2. Criar um canal institucional de diálogo entre a Rede Municipal de Educação e as escolas de Educação e Comunicação Social da UFF, para estimular e formalizar a relação dos projetos de extensão de monitoria dos alunos da UFF, junto à rede municipal. 3. Elaborar um programa regular para a introdução do corpo discente e docente da cultura digital na escola (inclusão digital = saber fazer pesquisa, utilizar e saber como usar os equipamentos, discutir a democratização da comunicação). 4. Implantar programas de formação para uso de software livre. 5. Apresentar, via executivo, projeto de lei para o fomento de ONG S com objetivo estatutário de formação para o audiovisual e mídia livre. 6. Produzir um encontro anual dos profissionais da cadeia produtiva audiovisual. 7. Garantir desoneração fiscal para a cadeia produtiva audiovisual. 8. Apresentar PL de acesso aos meios de produção de cadeia produtiva do audiovisual baseado no mesmo PL em andamento na assembleia legislativa. 9. Fazer previsão orçamentária para o fomento da produção audiovisual dos realizadores estabelecidos na cidade de Niterói, a ser disponibilizado a partir dos editais formatados em gestão compartilhada da sociedade civil.

39 10. Criar Lei de Incentivo Cultural do município, contemplando a produção audiovisual da cidade. 11. Fortalecer o NPD, através de equipamentos de edição, gravação, entre outros. 12. Incentivar a realização de cineclubes via fomento, com a função de levar o cinema para a periferia. 13. Garantir a criação de uma TV educativa em Niterói, no âmbito municipal, e a difusão de conteúdo audiovisual produzido em Niterói (escolas, sociedade civil, etc.), dentro de sua grade. 14. Ampliar o acesso à internet nas comunidades, para aumentar também o acesso e a difusão audiovisual. 15. Fomentar os festivais de cinema na cidade. 16. Inserir a FAN no processo de revitalização do antigo Cinema Icaraí. 17. Criar um portal de curtas produzidos no município. 18. Implantar a programação dos cineclubes na agenda cultural da cidade. 19. Fomentar o parque exibidor de Niterói, aproveitando os espaços já existentes. 20. Criar um núcleo digital de preservação audiovisual. 21. Apoiar o Projeto de Lei que desonera tributos para as salas de cinema de rua no município.

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural

Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural Consolidação das Propostas de Estratégias Âmbito Nacional Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural 1.1. Regulamentar a relação entre a produção de conteúdo independente e o sistema de comunicação.

Leia mais

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Meta 1.1 Levantar e catalogar anualmente, dados e informações acerca da diversidade cultural, do município de Paranaguá; identificar a vocação

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAÇÃO DOS 04 (QUATRO) EIXOS A SEREM DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Foco Nacional: Impactos da Emenda Constitucional

Leia mais

EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL PROPOSTAS PRIORITÁRIAS EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL SUB EIXO 1.1 - Produção de Arte e Bens Simbólicos - Implementar políticas de intercâmbio em nível regional, nacional e internacional,

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1. Assegurar, em regime de colaboração, recursos necessários para a implementação de políticas de valorização

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

DOCUMENTO FINAL IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DIRETRIZES

DOCUMENTO FINAL IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DIRETRIZES DOCUMENTO FINAL IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA PRODUÇÃO CULTURAL E DIVERSIDADE DIRETRIZES Fomentar as manifestações culturais e artísticas, promovendo intercâmbio cultural e a diversidade estimulando

Leia mais

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS EIXO1: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL SUB EIXO: 1.1 - Produção de Arte e Bens Simbólicos 1 - Implementar políticas de intercâmbio em nível regional, nacional e internacional

Leia mais

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br

Leia mais

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. DOCUMENTO BASE: 1 - A comissão organizadora propõe aos delegados das pré conferências a aprovação das seguintes propostas de políticas e ações

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

SALA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INFANTIL

SALA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INFANTIL SALA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INFANTIL Meta 1 (PNE): Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil

Leia mais

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o SELO DE EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL ANEXO 1: METAS NORTEADORAS DO PLANO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA. Número da ação

AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE CULTURA. Número da ação Meta Número da ação 1.1.1; 1.1.2; 1.1.3; 1.1.4; 1.1.5; 1.1.7; 1.1.8; 1.1.9; 1.2.3; 1.3.1; 1.4.2; 1.5.1; 1.5.2; 1.6.5; 1.7.1; 1.7.2; 1.7.4; 1.10.1; 1.10.3; 5.1.1; 5.1.4; 5.4.1; 5.4.2; 5.4.3 e 5.4.4 1.1.1

Leia mais

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA MINIFÓRUM CULTURA 10 Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA Orientação aprovada: Que a elaboração do Plano Municipal de Cultura considere

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura - REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decreto nº 12.633/06, nº 14.770/10, nº 15.416/12 e nº 15.486/12 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA Apesar de nos últimos anos ter-se dado visibilidade apenas ao discurso único capitaneado pelo IPPUC, vários movimentos populares, associações de

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS SITUAÇÕES PROBLEMA SOLUÇÕES SUGERIDAS PROFISSIONALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL

ÁREAS TEMÁTICAS SITUAÇÕES PROBLEMA SOLUÇÕES SUGERIDAS PROFISSIONALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL Contribuições do GT Capoeira, Profissionalização e Internacionalização. Este documento apresenta os resultados dos debates desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Capoeira, Profissionalização e Internacionalização

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 1. Concepções e diretrizes políticas para áreas; Quando falamos de economia solidária não estamos apenas falando de geração de trabalho e renda através de empreendimentos

Leia mais

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL OBJETIVOS E METAS 1. Prover apoio psicológico, médico e social ao jovem em

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro SUBSTITUTIVO Nº, APRESENTADO EM PLENÁRIO AO PROJETO DE LEI Nº 0141/2009 Institui o Programa de Incentivo a Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. A D E C R E T A:

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Projeto do Plano Municipal de Educação Conferência Municipal de Educação Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano Municipal

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES ARTIGO 1º As atividades socioeducativas desenvolvidas pela Associação Projeto Cuidado- APJ,reger-se-ão pelas normas baixadas nesse Regimento e pelas

Leia mais

Fomento a Projetos Culturais na Área do Livro e da Leitura

Fomento a Projetos Culturais na Área do Livro e da Leitura Programa 0168 LIVRO ABERTO Objetivo Estimular o hábito da leitura, facilitando o acesso às bibliotecas públicas e propiciar a difusão do conhecimento científico, acadêmico e literário. Indicador(es) Taxa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E COMUNICAÇÃO (Tecnologia, Inclusão Digital e Comunicação)

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E COMUNICAÇÃO (Tecnologia, Inclusão Digital e Comunicação) DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E COMUNICAÇÃO (Tecnologia, Inclusão Digital e Comunicação) OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a inclusão digital, instalando computadores nas escolas públicas de ensino fundamental

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 202 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Propor mudanças nas leis que regem a publicação, desenvolvimento e divulgação dos testes no Brasil, de forma que se padronizem e ofereçam subsídios do alcance e limites dos testes. Proposta:

Leia mais

CONFERÊNCIA ESPECIAL DE CULTURA

CONFERÊNCIA ESPECIAL DE CULTURA CONFERÊNCIA ESPECIAL DE Eixo: CAPACITAÇÃO META GERAL 1 EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO Estimular e viabilizar a capacitação dos agentes de cultura da cidade e fomentar a inserção da cultura no processo educacional

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO EDITAL 01/2010 O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas 1 Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas Este questionário é dividido em partes. Na medida em que o respondente vai preenchendo cada parte, a seguinte é disponibilizada, neste caso, ele poderá

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016

PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016 PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016 UM DUQUE PARA TODOS SAÚDE Proposta de ação: - Estabelecer parceria com as redes de hospitais do SUS, para melhor atendimento da população Bacelarense. - Ampliar

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

Proposta elaborada pela Comissão Cultura em Movimento. F M A C Fundo Municipal para Arte e Cultura

Proposta elaborada pela Comissão Cultura em Movimento. F M A C Fundo Municipal para Arte e Cultura Proposta elaborada pela Comissão Cultura em Movimento F M A C Fundo Municipal para Arte e Cultura F M A C - Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal para Arte e Cultura e dá outras providências. Considerando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO TÍTULO I DA NATUREZA E MISSÃO Art. 1º. O Museu de Porto Alegre Joaquim

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião)

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) FUNDO NACIONAL DE CULTURA INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) SEC Secretaria da Economia Criativa PROJETO CRIATIVA BIRÔ Financia a implantação de 9 dos 16 escritórios de Economia Criativa nas cidades-sede

Leia mais

Eixo 3: Distribuição de Conteúdos

Eixo 3: Distribuição de Conteúdos : Distribuição de Conteúdos Criação de um órgão responsavel pela assessoria e planejamento de projetos de distribuição de conteúdos culturais. Criação de polos de distribuição da produção cultural por

Leia mais

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS UNIÃO 1

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS UNIÃO 1 EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições e estratégias, indicando

Leia mais

Política de Associação

Política de Associação Política de Associação Constam a seguir as orientações e os termos que definem a relação entre os associados e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 1. Informações Gerais A Rede Brasileira de

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

Cultura Oficina Litoral Sustentável

Cultura Oficina Litoral Sustentável Cultura Oficina Litoral Sustentável 1 ESTRUTURA DA AGENDA REGIONAL E MUNICIPAIS 1. Princípios 2. Eixos 3. Diretrizes 4. Ações 4.1 Natureza das ações (planos, projetos, avaliação) 4.2 Mapeamento de Atores

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

DOCUMENTO FINAL 8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE MATO GROSSO

DOCUMENTO FINAL 8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE MATO GROSSO DOCUMENTO FINAL 8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE MATO GROSSO EIXO 1 DIREITO À SAÚDE, GARANTIA DE ACESSO E ATENÇÃO DE QUALIDADE DIRETRIZ: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade. Prioritária

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC Indicação CONSEMAC nº 031/2013, de 19 de abril de 2013. Dispõe sobre a

Leia mais

Programa Nacional de Direitos Humanos 3

Programa Nacional de Direitos Humanos 3 A educação e a cultura em Direitos Humanos visam à formação de nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como processo sistemático e multidimensional

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.730, DE 9 DE JANEIRO DE 2002. (publicada no DOE nº 007, de 10 de janeiro de 2002) Dispõe sobre a Educação

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PUBLICADO NO DOMP Nº 756 DE: 08/05/2013 PÁG. 1/4 PREFEITURA DE PALMAS LEI N o 1.966, DE 8 DE MAIO DE 2013. (Alterada pela Lei nº 2.198, de 03/12/2015). (Alterada pela Lei nº 2.097 de. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

PLANO DE TRABALHO GT ESPIRITO SANTO

PLANO DE TRABALHO GT ESPIRITO SANTO PLANO DE TRABALHO GT ESPIRITO SANTO 1. INTRODUÇÃO O povo capixaba orgulha-se de sua vasta diversidade cultural, representada em uma pequena parte pelas ações dos Pontos de Cultura. Eles são iniciativas

Leia mais

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. Versão final do Workshop 09/07/2010 PROJETO DE LEI ESTADUAL - PARANÁ Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MECANISMOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS QUANTO A GÊNERO GENERO Programa Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) Central de Atendimento à

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2 de 7 SUMÁRIO Apresentação...03 Justificativa...03 Público Alvo...03 Objetivos...04 Metodologia...04 Cronograma...06 Orçamento...06 Produtos...06

Leia mais

PROGRAMA : 104 - Educação Superior no Século XXI ÓRGÃOS PARTICIPANTES

PROGRAMA : 104 - Educação Superior no Século XXI ÓRGÃOS PARTICIPANTES Governo do Estado da Bahia Seplan / SPO Cadastro do PPA PPA 22 25 Valores Iniciais Parametrização: Órgão Coordenador Órgão Responsável Órgão Orçamentário 3.11.640 Universidade Estadual de Santa Cruz PROGRAMA

Leia mais

EIXO 1 IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

EIXO 1 IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA EIXO 1 IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA PROPOSTAS ESTADUAIS 1. Capacitar gestores de cultura, conselheiros e agentes culturais, mestres e griôs de cultura popular e tradicional e professores

Leia mais

Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos...

Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos... Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos... Gilberto Gil file:///c:/documents and Settings/normapaula/Meus documentos/norma

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com.

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com. LEI 646 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. O Prefeito Municipal de Chácara, MG, faço saber que a Câmara Municipal de Chácara decreta e eu sanciono a seguinte Lei: INSTITUI

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

CULTURA SUSTENTÁVEL. Na Cidade de São Paulo

CULTURA SUSTENTÁVEL. Na Cidade de São Paulo CULTURA SUSTENTÁVEL Na Cidade de São Paulo QUAL CULTURA? É a entendida como a manifestação da identidade individual e coletiva nos seus diversos modos de existir. QUAL CULTURA? Compõe-se a cultura da qual

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE: POR DIREITOS E SOBERANIA ALIMENTAR Os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN), atendendo

Leia mais

RELATÓRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS

RELATÓRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS RELATÓRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS 1 I - FICHA DE QUALIFICAÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO EVENTO: 1. ESTADO: MINAS GERAIS 2. MUNCÍPIO: JAPONVAR 3. ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO EVENTO : SECRETARIA

Leia mais

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 3.477 DATA: 14 de agosto de 2008. SÚMULA: Altera e acresce dispositivos da Lei nº 3.025, de 18 de janeiro de 2005, alterada pela Lei nº 3.264, de 19 de setembro de 2006, que Dispõe sobre a reestruturação

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a

Leia mais

Fonte: Agência Câmara

Fonte: Agência Câmara Fonte: Agência Câmara O Projeto de Lei 3951/08, apresentado à Câmara pelo Poder Executivo, cria o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reorganiza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SMIIC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SMIIC, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 28/07/2015 Lei Ordinária 3809 2015 de Balneário Camboriú SC www.leismunicipais.com.br LEI Nº 3809, DE 24 DE JULHO DE 2015. INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA PMC, CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias:

50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias: 50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias: Duque de Caxias nas mãos do Povo: contra a corrupção e pela mudança 1) Garantir a participação popular e a

Leia mais

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei: www.leismunicipais.com.br LEI Nº 12.211, DE 27 DE SETEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA POPULAR EMPREENDEDORA E SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Leia mais