1ª Decomposição das cores contínuas em padrões de distribuição de pontos de cor sólidos através de um scanner

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª Decomposição das cores contínuas em padrões de distribuição de pontos de cor sólidos através de um scanner"

Transcrição

1 1 2 Qualidade na reprodução Originais Qualidade do original Separação de cores Fotolitos Chapas Tinta Papel Esse itens são fundamentais para que as cores não sejam modificadas na reprodução. 1- opacos Fotografias, desenhos, etc Digitais 2- translúcidos Os originais translúcidos são chamados de CROMOS 3 Originais 4 O scanner decompõem as cores contínuas dos originais em quatro retículas básicas... 1ª Decomposição das cores contínuas em padrões de distribuição de pontos de cor sólidos através de um scanner 5 6 No processo gráfico, além da quadricromia por seleção de cores pode-se reproduzir materiais coloridos com as cores especiais. Pode-se obter efeitos muito interessantes na reprodução de imagens com cores especiais, como os duotones.

2 7 Duotom 8 A especificação de cores especiais é feita usando-se o catálogo Pantone. Neste catálogo estão impressas inúmeras cores, as quais são obtidas de misturas, partindo de 8 cores básicas Pantone Match System foi introduzido no mercado americano em 1963 e tornou-se conhecido mundialmente como método de especificação e de formulação de tintas

3 13 14 As amostras são numeradas e encontramse impressas em papel couché (coated) e papel offset (uncoated). Cada código numérico é seguido das letras c ou u, que indicam o tipo de suporte. É possível reproduzir com exatidão um enorme leque de cores, inclusive tons metálicos, dourados e prateados. O uso de cores especiais costuma encarecer os trabalhos gráficos. 2ª Confecção dos filmes e gravação das chapas de impressão Exige que a máquina impressora seja paralisada para que seja retirada a tinta anterior e feita a limpeza. As tintas são mais caras do que as utilizadas na quadricromia. Gravadora de fotolitos 17 3ª Gravação das chapas de impressão 18 4ª Impressão

4 19 20 Fluxograma tradicional do processo de decomposição e recomposição das cores em sistema Off-set Acabamentos Refile Refile Dobras Lombadas Capa dura Vincos, serrilhas, picotes Plastificação Corte e vinco Blocagem Todas as impressoras rodam papéis um pouco maiores que o formato final e várias unidades na mesma folha Dobras Dobras Alguns tipos de dobra não são possíveis para papéis de gramaturas superiores a 150 gr/m2. Duas dobras formam o formato tablóide e três dobras formam os formatos magazine (revistas) e duplo-paralelo (gibis).

5 25 26 Corte e Vinco Verniz É utilizada uma ferramenta chamada faca, com lâminas que cortam e vincam o papel. Utilizado para envelopes, caixas e embalagens. U.V. Oferece alto brilho e destacase sobre cores escuras. Sobre impressão oferece pouco brilho e protege cores metálicas e chapadas. À base de água ou vinílico mais protegem que brilham. Fosco torna fosco papéis brilhantes Plastificação Hot Stamping Plastificação brilhante ou fosca utilizada em cartazes, revestimento de livros e embalagens. Papéis com gramatura inferior a 180 gr/m2 enrrugam ao plastificar. É a impressão de camada brilhante, em cores metálicas, utilizado para dar destaque a títulos e capas. Laminação BOPP alto brilho ou fosco mais liso e uniforme que a plastificação. Gramatura mínima do papel 120 gr/m2. A imagem é gravada num clichê e transferida para o papel pelo calor e pressão da máquina Hot Stamping Relevo Seco O papel é prensado entre dois moldes. A matriz em baixo relevo e a contramatriz, em alto relevo.

6 31 32 Baixo Relevo Relevo Aqui a matriz é feita em alto relevo, portanto, o efeito do relevo é reverso. Relevo timbrado utilizado para impressão de convites de casamento, cartões de visita e impressos nobres. As matrizes são gravadas à mão por artesãos ou mecanicamente com aplicação de ácido. Relevo americano imitação menos nobre do timbrado. Após a impressão, é aplicado um pó sobre a tinta úmida que dilata ao ser aquecido e a impressão fica em relevo Aromas e Efeitos Especiais Informações Técnicas É possível aplicar aromas ou efeitos especiais ao impresso com o uso de tintas que, ao invés de terem pigmentos em sua composição, tem microcápsulas com diferentes fragrâncias ou mudam de pigmentação quando sofrem ação do calor ou luz. Cores Papel Formato Tiragem Quantidade de páginas Papel O papel foi produzido pela primeira vez na China, por volta do ano 100 d.c., e era feito com restos de tecidos e fibras vegetais. Somente no século XIX a madeira passou a ser a principal matériaprima para fabricação de papel.

7 37 38 Papel O ponto inicial da fabricação de papel é a pasta que é obtida das fibras da madeira. Papel Na calandragem define-se a lisura e outras características superficiais básicas do papel, tais como brilho e porosidade. As propriedades do papel podem variar, dependendo da mistura de fibras e aditivos da massa ou dos vários processos de produção de papel Tipos de Papel Tipos de Papel Couché fosco Papéis para escritório Couché brilhante Papel branco sem revestimento Papel com efeitos especiais Papéis digitais especialmente adaptados às impressoras digitais e às copiadoras coloridas. Papéis especiais - autocopiativos, auto-adesivos, sintéticos, transparentes, resistentes à umidade e para rótulos Papel Formato de Papel As imagens são melhores reproduzidas em papéis brilhantes, enquanto que textos adaptam-se melhor aos papéis foscos. Um papel couché fosco oferece boa reprodução de imagem em quatro cores assim como boa legibilidade. O formato A0 consiste de uma área de 1m2, o que resulta em um formato de 841 x 1.189mm. O formato A1 é a metade de A0, o A2 é metade de A1, etc. Uma folha A0 equivale a 16 páginas A4.

8 43 44 Cortes de Papel Verificar as medidas para um melhor aproveitamento do papel. 66x96 formato BB Cortes de Papel Impressão - Tipografia Verificar as medidas para um melhor aproveitamento do papel. Foi a técnica usada por Gutenberg quando ele inventou a arte de imprimir em A flexografia é uma versão especial da impressão tipográfica. 76x112 formato AA Impressão - Rotogravura Impressão - Planografia A superfície de impressão é um cilindro de metal polido, coberto com células minúsculas que constituem a imagem. É um sistema empregado na impressão de grandes tiragens como catálogos, revistas, etc. A superfície de impressão não possui áreas de relevo, mas é tratada para garantir que a tinta fique somente nas áreas desejadas. A litografia em offset, é a forma mais comum de planografia.

9 49 50 Impressão - Offset Impressão - Offset A tinta é transferida da chapa de impressão para o papel através de um estágio intermediário. Na impressão litográfica em offset, a tinta é aplicada à chapa de impressão de alumínio, de onde é transferida para um cilindro encapado com borracha (blanqueta). As zonas de imagem da chapa de alumínio são tratadas de forma que se tornem repelentes à água. A chapa é então umedecida e a tinta adere somente nas áreas secas Impressão - Serigrafia Prensas de Impressão A superfície de impressão consiste de um tecido sintético fino ou uma malha de metal esticada sobre uma estrutura retangular. Este sistema de impressão é apropriado para papel, cartão, metal, madeira, tecido, plástico, etc. Prensa plana a chapa de impressão e o suporte do papel são planos Prensas de Impressão Prensas de Impressão Prensa cilíndrica a chapa de impressão é plana e o papel é enrolado no cilindro que passa sobre a chapa. Prensa rotativa a chapa de impressão é encaixada em um cilindro rotativo, o qual está posicionado contra um cilindro compressor. O papel passa no meio dos dois no sentido horizontal. É a que oferece maior velocidade de impressão.

10 55 56 Dicas Dicas Não use arquivos RGB ou Pantone. Todas as imagens devem ser convertidas para CMYK antes de serem enviadas ao bureau. Ao criar arquivos em preto e branco, converta-os para Grayscale. Se quiser uma imagem em preto e branco reproduzida em 4 cores, a mesma deve ser convertida para CMYK. Após criar os arquivos, elimine todos os elementos que estão fora das páginas e não cubra os itens indesejados com boxes brancos. Se uma determinada cor em seu projeto gráfico é absolutamente importante, considere o uso de cor especial que, embora encareça o custo final do impresso, pode ser a única forma de reproduzi-la corretamente. Esse problema acontece principalmente com laranjas, azuis e verdes muito limpos e luminosos Dicas Dicas As áreas chapadas costumam manchar muito quando em contato com a gordura naturalmente presente nos dedos de quem manuseia o impresso. Para evitar isso, é interessante aplicar algum tipo de proteção (seja verniz de máquina, verniz UV ou mesmo plástico) para resguardar o impresso. Procure utilizar fontes conhecidas e legalizadas. Ao fazer um chapado preto, é interessante calçá-lo com 60% de cyan para garantir uma cobertura de tinta uniforme e sem falhas. As tarifas postais são reduzidas com a simples aplicação da palavra IMPRESSO nos folhetos. 59 Material Consultado Graphic Fine Paper Facts Guia da Stora Enso sobre papéis e processos de impressão. CD Artes Gráficas tipos, pontos e cores. Editora Senac Nacional. Wordshop Posigraf 2000 e 2001 Gráfica e Editora Posigraf S/A. Curso Burti Mário Carramillo Neto. Revista Publish ano 11, n. 67

Introdução à Produção Gráfica

Introdução à Produção Gráfica Introdução à Produção Gráfica Flávio Gomes 1 - Sistemas de Cores Atualmente boa parte dos layouts desenvolvidos para impressão são elaborados em softwares gráficos, esses softwares utilizam um processo

Leia mais

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Qual é o papel usado na impressão de revistas? Cada revista utiliza um tipo de papel diferente. Na gráfica são utilizados papéis do tipo LWC, SC, Couchê, Jornal

Leia mais

Porque as. cores mudam?

Porque as. cores mudam? Porque as cores mudam? O que são cores? As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

Aula 07 Processos de Acabamento Gráfico

Aula 07 Processos de Acabamento Gráfico Aula 07 Univesidade Tuiuti do Paraná Curso de Design Gráfico 4º período Materiais e Processos I Definição: Também conhecida como fase de pós-impressão (pospress), essa fase de finalização dos processos

Leia mais

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos).

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Guia de Instruções Atenção com as margens de corte Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Sempre utilize no mínimo a 3,5mm de margem

Leia mais

FOLHETOS COLORIDOS COUCHÊ BRILHO. Qtde. 4 x 0 4 x 4. 4 x 4 5.000 10.000 175,00 225,00 360,00 235,00 20.000 330,00 505,00 5.000 10.

FOLHETOS COLORIDOS COUCHÊ BRILHO. Qtde. 4 x 0 4 x 4. 4 x 4 5.000 10.000 175,00 225,00 360,00 235,00 20.000 330,00 505,00 5.000 10. Tabela de Preços 115 grs Qtde. COUCHÊ BRILHO.500.500.500.500.500.500.500 10 x 15 160,00 05,00 300,00 10 x 1 180,00 50,00 400,00 15 x 1 50,00 375,00 610,00 15 x 0 PROMOÇÃO SOMENTE NO 4 X 4 0 x 1 335,00

Leia mais

O designer ou o publicitário, ao criar uma peça sofisticada para seus clientes, seja

O designer ou o publicitário, ao criar uma peça sofisticada para seus clientes, seja Acabamento Gráfico O designer ou o publicitário, ao criar uma peça sofisticada para seus clientes, seja um folheto, um catálogo, uma embalagem ou um expositor para ponto de venda, tem sempre em mente um

Leia mais

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica professor Rafael Hoffmann Cor Modelos cromáticos - Síntese aditiva/cor-luz Isaac Newton foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria das cores. Em

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca

Leia mais

Características do papel. Escolhendo formulários préimpressos

Características do papel. Escolhendo formulários préimpressos A qualidade de impressão e a confiabilidade da alimentação da impressora e dos opcionais podem variar de acordo com o tipo e tamanho da mídia de impressão utilizada. Esta seção fornece diretrizes para

Leia mais

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia.

Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Este material se destina a todos aqueles que necessitam trabalhar com a marca Spectrum Engenharia. Aqui estão especificadas as suas características, como fontes, cores e proporções. É importante estabelecer

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Letras CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42226 CÓD. DISC. 092.2734.2 PROFESSOR PLANO DE ENSINO UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO Letras Produção Editorial Gráfica Marcos Nepomuceno ETAPA 7 CH 04 T 04 P 00 ANO

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CGIC Concurso Público (Aplicação: 07/08/2011) Cargo: Técnico em Artes Gráficas/Classe D-101 LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: Verifique,

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME DIRETAMENTE SOBRE O PAPEL. INDIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME SOBRE UMA SUPERFÍCIE E DESTA PARA O PAPEL. PLANA QUANDO TODA A SUPERFÍCIE DA MATRIZ TOMA

Leia mais

Máquinas, equipamentos e materiais para a produção gráfica

Máquinas, equipamentos e materiais para a produção gráfica DOSSIÊ TÉCNICO Máquinas, equipamentos e materiais para a produção gráfica Gabrielle Chaiben Consentino Franco de Souza Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR Março/2012 Máquinas, equipamentos e materiais

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

DICAS. #gruposantaedwiges

DICAS. #gruposantaedwiges DICAS Para você que irá confiar o fechamento à nossa gráfica, recomendamos que você se atente a pequenos detalhes de seu arquivo, pois estes farão enorme diferença na qualidade final do seu impresso gráfico.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação

Manual de Identidade Visual. Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Manual de Identidade Visual Versões da marca Comportamentos da marca Referências de cores Regras de aplicação Menu 1. A nova marca Castrolanda 2. Marca Castrolanda - versões oficiais 3. Cores oficiais

Leia mais

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Papéis suportados Este tópico inclui: "Instruções de uso do papel" na página 2-5 "Instruções para armazenamento de papel" na página 2-11 "Papel que pode danificar a impressora" na página 2-12 Siga as instruções

Leia mais

Dicionário Rotermundês

Dicionário Rotermundês AGENDA: Livro ou caderno com datas seqüenciais destinado a anotações de compromissos, obrigações a cumprir em determinado dia, hora e lugar. Traz também outras informações práticas para a consulta (dependendo

Leia mais

PRODUTOS NOBRE. Manual de desenvolvimento de Rótulos e embalagens.

PRODUTOS NOBRE. Manual de desenvolvimento de Rótulos e embalagens. PRODUTOS NOBRE Manual de desenvolvimento de Rótulos e embalagens. :: INTRODUÇÃO A importância da marca. Vivemos em uma época em que a disputa de um produto em relação ao seu concorrente não acontece somente

Leia mais

Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio. Objetivos Produtos.

Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio. Objetivos Produtos. Um guia para você conhecer o que nós temos de melhor para a sua empresa! A melhor definição em impressos. Portifólio Objetivos Produtos Criações A Empresa A Infotec tem como objetivo a excelência de seus

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual

REVESTIMENTOS DE ALTO DESEMPENHO. Manual de Identidade Visual SUMÁRIO 1.0 A MARCA 03 3.0 Aplicações 17 1.1 Introdução 1.2 Apresentação da marca 1.3 Padrão cromático gradiente 1.4 Padrão cromático alternativa 1.5 Padrão tipográfico 1.6 Marca em tons de cinza / p&b

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

Comunicação Visual. Cap. 08 Signos e Pictograma. macedo4design.wordpress.com

Comunicação Visual. Cap. 08 Signos e Pictograma. macedo4design.wordpress.com Comunicação Visual Cap. 08 Signos e Pictograma ícone elemento de semelhança ou propriedade mensagem relacionada símbolo elemento representativo mensagem codificada índice elemento de imagem vivenciada

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

Cooperação para criar valor

Cooperação para criar valor Cooperação para criar valor & 0 Cooperação para criar valor & 1 PALESTRANTE Dr. Bernhard Fritz Gerente de Productos Marketing SunChemical 2 Dr. Bernhard Fritz Gerente de Produtos & Marketing, Sun Chemical

Leia mais

GRAVURA. www.galeriadegravura.com.br. Compartilhe:

GRAVURA. www.galeriadegravura.com.br. Compartilhe: GRAVURA ÍNDICE 1 - Sobre Gravura 2 Xilogravura 3 Gravura em metal 4 Litogravura 5 Serigrafia 6 Fine Art / Giclée 7-8 Tiragem da gravura 9 História do Papel 10 Papéis de Gravura 11 Estúdio de Gravura GRAVURA

Leia mais

A cor é a música dos olhos. Goethe

A cor é a música dos olhos. Goethe LUZ - COR - TINTA A cor é a música dos olhos. Goethe ONDAS ELETROMAGNÉTICAS RAIO X CALOR RÁDIO 1/1000000 nm 1/1000 nm 1 nm 400 nm 700 1/1000 mm 1 mm 1 m 1 km 1000 km RAIOS GAMA E ALFA LUZ TELEVISÃO CORRENTE

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Restauração

Leia mais

TABELA DE VALORES ABRIL/2016

TABELA DE VALORES ABRIL/2016 TABELA DE VALORES ABRIL/2016 Bem-vindo à Viacolor A Viacolor produz álbuns fotográficos nas mais diversas formas e tamanhos, em papel Linho, Canvas e Metalizado e em laminação UV e Velvet. Valorizamos

Leia mais

Tipos de papéis e substratos

Tipos de papéis e substratos Tipos de papéis e substratos O tipo de papel e de substrato influencia diretamente no resultado final do trabalho. Suas características podem acentuar ou desvalorizar uma informação e prejudicar acabamentos.

Leia mais

Catálogo de Produtos e Serviços

Catálogo de Produtos e Serviços Catálogo de Produtos e Serviços Catálogos, Livretos, Manuais e Encadernações Impressão de catálogos, livretos e manuais corporativos ou individuais. Possuímos diversos formatos, papeis e acabamentos para

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade UND 19.500

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade UND 19.500 1 1 13/02743 AGENDA DIÁRIA 2014 UND 19.500 CAPA DURA FORMATO ABERTO DA CAPA: 485 X 173 MM. PAPEL DE REVESTIMENTO: COUCHE MATTE 145 G/M² CORES: 4/0 GUARDA: COLOR PLUS PRETO 120 G/M² FORMATO 135 X 167 MM.

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1 CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 2015.1 Encadernadora Premiere Excelência em álbuns fotográficos A Encadernadora Premiere é uma empresa concebida pensando na necessidade do fotógrafo. Nossa proposta é oferecer,

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

A imagem é sua. O suporte é nosso.

A imagem é sua. O suporte é nosso. A imagem é sua. O suporte é nosso. A imagem é sua. O suporte é nosso. Com mais de 15 anos de experiência atendendo o mercado fotográfico, a Go image é uma empresa que dá todo suporte que você necessita

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 4 5 6 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local

Leia mais

Espectro Eletromagnético. Espectro Eletromagnético. Onda Curta - Radio. Vermelho. Laranja Amarelo. Luz Visível. Luz Visível. Verde. Azul.

Espectro Eletromagnético. Espectro Eletromagnético. Onda Curta - Radio. Vermelho. Laranja Amarelo. Luz Visível. Luz Visível. Verde. Azul. Aplliicações Ulltraviiolleta p. 1/12 Utiilliizando Tecnollogiia de Ponta UV na Indústtrri I ia Grráffi ica e Moveleirra Sumárri io 1. INTRODUÇÃO Nesta Palestra: - O que são raios ultravioleta e infravermelho

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual www.luteranos.com.br Índice Apresentação Símbolo Oficial Malha Estrutural Padrão Cromático Positivo/Negativo Margem de Segurança Aplicação sobre fundos de cor Tipografia Versões

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS 2016

GUIA DE PRODUTOS 2016 GUIA DE PRODUTOS 2016 Alltak Premium é indicado para aplicações diversas, como sinalização, propaganda, design, decoração e identificação de frotas, onde são exigidas precisão, durabilidade, estabilidade

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca.

Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca. Não compreendo civilização sem papel. Ele se presta aos mais tristes e ignóbeis fins, mas isso não lhe macula a honra intrínseca. Carlos Drummond de Andrade ORIGENS SUPORTE Antes do papel, o suporte da

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

ANEXO VII MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº02/2015 DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRÁFICOS.

ANEXO VII MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº02/2015 DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRÁFICOS. ANEXO VII MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº02/205 DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRÁFICOS. CAU/SP Processo Administrativo n o 033/205 Pregão Presencial nº 2/205 Objeto: Contratação de Empresa Especializada

Leia mais

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA FABRICAÇÃO CD / DVD NO PADRÃO NOVODISC

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA FABRICAÇÃO CD / DVD NO PADRÃO NOVODISC GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA FABRICAÇÃO CD / DVD NO PADRÃO NOVODISC MATERIAL A SER ENVIADO PARA A NOVODISC : FORNECIMENTO DE MATRIZES CD / DVD ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE RÓTULO E PEÇAS GRÁFICAS EMBALAGENS

Leia mais

Quadricromia. e as Retículas AM e FM

Quadricromia. e as Retículas AM e FM Quadricromia e as Retículas AM e FM A retícula A retícula tradicional ou convencional AM (Amplitude Modulada) é composta de pontos eqüidistantes e com dimensões variáveis. A retícula A retícula tradicional

Leia mais

PRODUÇÃO GRÁFICA CONCEITO ETAPAS DA PRODUÇÃO GRÁFICA IMPRESSÃO CLASSIFICAÇÃO DAS MATRIZES DE IMPRESSÃO

PRODUÇÃO GRÁFICA CONCEITO ETAPAS DA PRODUÇÃO GRÁFICA IMPRESSÃO CLASSIFICAÇÃO DAS MATRIZES DE IMPRESSÃO PRODUÇÃO GRÁFICA CONCEITO Avaliação da competência, pontualidade e custos de fornecedores terceirizados para contratação de serviços e matérias necessários para a preparação de artes-finais e realização

Leia mais

Alguns métodos utilizados

Alguns métodos utilizados Alguns métodos utilizados TIF Algumas pessoas exportam o trabalho feito no Corel em formato TIF,que é um procedimento comum para impressão em jornais e publicações impressas. Para exportar desta forma

Leia mais

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A Capítulo IV- Pinhole Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída de forma artesanal utilizando materiais simples. O nome

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Comunicação. Estimativa anual de demanda por produtos e serviços gráficos - Jan 2014 7.399,00 4.

BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Comunicação. Estimativa anual de demanda por produtos e serviços gráficos - Jan 2014 7.399,00 4. BANCO CENTRAL DO BRASIL Departamento de Comunicação Estimativa anual de demanda por produtos e serviços gráficos - Jan 2014 TIPO DE PAPEL / ACABAMENTO (A) UNIDADE DE MEDIDA (B) TIPO IMPRESSÃO (C) FAIXAS

Leia mais

Ambientes modernos, aconchegantes e de duração prolongada

Ambientes modernos, aconchegantes e de duração prolongada Eternal Wood Especificações técnicas Eternal wood preenche os requisitos da normas ISO 10582 e EN 649. criando ambientes melhores Espessura total ISO 24346 / EN 428 2,0 mm Espessura da camada de desgaste

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser.

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para epressar o nosso espírito e modo de ser. O logótipo é parte integrante de uma série de elementos gráficos que criam uma imagem e aspecto consistentes

Leia mais

A pré-impressão ponto por ponto. Goiânia, maio de 2008

A pré-impressão ponto por ponto. Goiânia, maio de 2008 A pré-impressão ponto por ponto Goiânia, maio de 2008 Definição A pré-impressão é a técnica de preparação do original para possibilitar a sua reprodução por meio de um processo de impressão. CRIAÇÃO PRÉ-IMPRESSÃO

Leia mais

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome A embalagem cartonada em formato de garrafa. Apresentamos a, a embalagem cartonada com a conveniência de uma garrafa. A está chegando às gôndolas dos supermercados. É algo totalmente diferente de tudo

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA.

APRESENTAÇÃO. Você tem um nome e gosta de ser tratado por ele da forma CORRETA. APRESENTAÇÃO Este é um manual que determina a utilização correta da marca da Universidade Católica de Pelotas, orientando sobre as regras que devem ser seguidas na aplicação e reprodução em todos os materiais

Leia mais

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Pré-impressão professor Rafael Hoffmann Orçamento Para realizar um orçamento de custo de produção de um trabalho em uma gráfica não é necessário enviar um modelo do layout. Enviando alguns

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

PROJETO GRÁFICO DE LIVRO SOBRE DICAS DE DESIGN EDITORIAL

PROJETO GRÁFICO DE LIVRO SOBRE DICAS DE DESIGN EDITORIAL UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS DE XANXERÊ DEZEMBRO DE 2010 EZEQUIEL BRUNETTO HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO ORIENTADOR: PROF. CARLOS DAVI MATIUZZI DA SILVA TEMAPROBLEMA Desenvolver

Leia mais

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Jonas Alves de Paiva (UFPB) jonas@ct.ufpb.br Thiago Miranda de Vasconcelos

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SEGUNDO A NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE E O PBQP-H 1 ICQ BRASIL OCS - Organismo de Certificação de Sistema da Qualidade e OCO Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil, acreditado pelo

Leia mais

Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior)

Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Desenvolvido por: Procad Softwares para Layout Rua dos Cinamomos - 517 - Cinqüentenário CEP 95012-140 - Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax: 54 3209 9200

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

Manual de Uso da Identidade Visual

Manual de Uso da Identidade Visual Manual de Uso da Identidade Visual Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade visual de uma empresa, produto ou serviço. Para que a METISA - Metalúrgica Timboense S.

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO

A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO A MELHOR IMPRESSÃO DA INFORMAÇÃO Multi Criatividade em Impressão é uma unidade de negócios do Grupo Sinos. Sabemos e acreditamos no trabalho impresso, estamos preparados para ajudar na elaboração das peças,

Leia mais

Regras básicas para a consulta e manuseamento de documentação histórica

Regras básicas para a consulta e manuseamento de documentação histórica Regras básicas para a consulta e manuseamento de documentação Todos temos a responsabilidade e o dever de preservar a documentação que se encontra à guarda desta Instituição. É com prazer que a disponibilizamos

Leia mais

"ESCRITÓRIO SEM PAPEL"

ESCRITÓRIO SEM PAPEL HÁ ALGO DE NOVO NO MUNDO GRÁFICO? Bruno Mortara "ESCRITÓRIO SEM PAPEL" Expressão cunhada pela The Economist em 1985 Acreditava-se que em 10 anos o papel sumiria dos escritórios Na última década o gasto

Leia mais

158516.222014.103165.4920.15063945.871

158516.222014.103165.4920.15063945.871 158516.222014.103165.4920.15063945.871 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Ata de Realização do Pregão Eletrônico

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 18/2009 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS GRÁFICOS ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 2 1 OBJETO Contratação

Leia mais

PROMOÇÕES DIÁRIAS FACEBOOK.

PROMOÇÕES DIÁRIAS FACEBOOK. TABELA DE PREÇOS 2013 ORÇAMENTOS EM 24 HORAS. MELHOR QUAL./PREÇO NACIONAL. PROMOÇÕES DIÁRIAS FACEBOOK. SERVIÇO GRATUITO DE ENTREGAS. PRAZOS S/ FALHAS. ENTREGAMOS O ORÇAMENTO PRETENDIDO EM 24 HORAS NO MÁXIMO.

Leia mais

Mesas de corte e vinco digitais para embalagens de papel cartão. A mesa Kongsberg XE10

Mesas de corte e vinco digitais para embalagens de papel cartão. A mesa Kongsberg XE10 Mesas de corte e vinco digitais para embalagens de papel cartão A mesa Kongsberg XE10 Kongsberg XE10 Acabamento rápido e preciso para caixas de papel cartão A mesa Kongsberg XE10 é a plataforma de formato

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Xilogravura. Gravura em Metal

Xilogravura. Gravura em Metal As Artes Gráficas http://commons.wikimedia.org/wiki/file:formschneider.jpg Xilogravura de Jost Amman mostrando um gravador do século 16 em sua mesa de trabalho, 1568. Arte Gráfica é o processo de reprodução

Leia mais

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK Introdução A Cartilha de Fechamento de Arquivos a seguir foi preparada pela equipe de criação da gráfica Cores, com o intuito de ajudar seus clientes a criarem artes o mais precisa possível, evitando assim

Leia mais

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí.

CORES Além das cores de catálogo pode-se obter outros tons misturando as cores entre sí. TINTA ACRÍLICA PREMIUM MACTRA é uma tinta acrílica fosca com excelente desempenho. Sua FÓRMULA EVOLUTION oferece ótima cobertura, secagem rápida, fácil aplicação e baixo odor, proporcionando uma pintura

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA PRENSA TÉRMICA SUBLIMÁTICA 8X1 1. Identificação dos elementos da prensa 8X1: JTSD72 Antes de ligar a prensa e iniciar seu trabalho é indispensável verificar se a

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I

INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ INFORMÁTICA PARA ADMINISTRAÇÃO I Unidade II O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por CPU e memória principal) através de dispositivos de entrada

Leia mais

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho Cartilha da Pré-Impressão A JACUÍ apresenta sua Cartilha da Pré-Impressão, elaborada especialmente como ferramenta de auxílio aos nossos clientes/agências. Facilitar o desenvolvimento de seus impressos

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS

BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS A BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS Última atualização Maio/2011 CLASSIFICAÇÃO DAS FOLHAS DE ALUMÍNIO A folha de Alumínio é um produto resultante do processo de laminação a frio com secção transversal variando

Leia mais