SUMÁRIO. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus)... 5

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus)... 5"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE VISTORIA CARNAVAL 2015

2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO VISTORIAS TÉCNICAS DO SERVIÇO DE CARNAVAL Do dia 13/02/2015 (sexta-feira)... 3 Passarela do samba (Anel Viário)... 3 Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus)... 5 Projeto Reviver (Praça Nauro Machado)... 5 Praça Deodoro Do dia14/02/2015 (sábado)... 6 Praça Deodoro... 7 Praça da Saudade... 7 Ponto de Fuga... 8 Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus próximo ao conselho cultural da Madre Deus)... 9 Largo do Caroçudo (Avenida Ruy Barbosa)... 9 Passarela do Samba (Anel Viário) Do dia 15/02/2015 (domingo) Passarela do Samba (Anel Viário) Madre Deus (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus) Projeto Reviver (Praça Nauro Machado) Do dia 16/02/2015 (segunda-feira) Laborarte (R. Jansen Muller, 42 Centro, São Luís MA, ) Passarela do Samba (Anel Viário) Praça Deodoro (Praça Deodoro Centro) CONSIDERAÇÕES FINAIS... 17

3 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL 1. INTRODUÇÃO A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão CEPDECMA tem buscado desenvolver suas atividades focadas na prevenção de desastres, a fim de evitar a perda de vidas e bens. Por esse motivo, esta coordenadoria realizou vistorias nas estruturas e ambientes que foram utilizados para as apresentações das brincadeiras, bandas e danças do Circuito Centro Madre Deus, durante o carnaval de 2015 em São Luís MA. Essas atividades estão legalmente amparadas na Lei nº , de 11 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Nela são identificadas as atribuições de cada esfera da administração pública, cabendo ao Estado, dentre outras competências, a de identificar e mapear as áreas de risco de desastres. As vistorias foram realizadas nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2015, por oficiais desta Coordenadoria, segundo a escala de serviço extra de carnaval 2015, cumprindo determinação estabelecida pela nota de serviço 001/2015 CBMMA. 2. VISTORIAS TÉCNICAS DO SERVIÇO DE CARNAVAL Do dia 13/02/2015 (sexta-feira) As atividades de vistoria do dia 13 (sexta-feira) foram realizadas pelo 1º Tenente QOCBM Fernando Fernandes de Almeida, que buscou identificar nos locais onde seriam realizados os eventos da programação, os prováveis riscos ao público. Com isso, foram vistoriados os ambientes montados nas seguintes áreas: Passarela do samba (Anel Viário) A passarela do samba conta com palco em estrutura de alumínio, cobertura em lona, estrutura metálica com bom estado de conservação, piso em tábua revestida, bom nivelamento de solo e acesso por meio de escada modulada. Já as arquibancadas se encontravam devidamente sinalizadas, com as seguintes numerações e capacidades: a de nº 01 comporta 200 pessoas, a de nº 02 comporta 400

4 pessoas e as de nº 03 a 07 comportam 600 pessoas cada. Lembrando que a capacidade máxima de público neste local é de aproximadamente pessoas. Verificou-se também a presença de 35 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além do camarote do prefeito de São Luís MA que tem capacidade para 150 pessoas. O local do evento possuía tendas para atender a segurança pública, a coordenação e outros órgãos parceiros da Prefeitura Municipal de São Luís MA, bem como a presença do efetivo de bombeiros civil. Durante a vistoria foi identificado que havia um número reduzido de pessoas, sendo que a programação ocorreu dentro de sua normalidade. Não foi observada qualquer alteração que comprometesse a segurança das pessoas que freqüentavam o local, estando o referido local está devidamente licenciado pelo GAT/CBMMA. Imagem 01: Assentos da arquibancada. Imagem 02: Escadas de acesso para a Arquibancada Imagem 03: Camarotes na passarela do samba. Imagem 04: Base de sustentação dos camarotes.

5 Imagem 05: Técnicos da CEPDECMA analisando as estruturas dos camarotes. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus) Não foi possível proceder à vistoria, em virtude da casa de evento encontrar-se fechada. Lembrando que a programação de funcionamento da mesma só ocorrerá a partir do dia 14 (sábado) de fevereiro do ano em curso. Imagem 06: Fachada da Casa Barrica. Projeto Reviver (Praça Nauro Machado) O local do evento conta com palco de médio porte, cobertura em lona, com estrutura metálica em bom estado de conservação, piso em tábua revestida, bom nivelamento de solo e acesso por meio de escada modulada. A estrutura metálica do palco encontrava-se em bom estado, não tendo sido identificada nenhuma alteração que comprometesse a segurança do público que frequentava o evento.

6 Praça Deodoro Imagem 07: Oficial da CEPDECMA realizando a vistoria no palco. O local do evento não estava em funcionamento, sendo que a programação da mesma iniciaria a partir do dia 14 (sábado) de fevereiro do ano em curso, porém, foi procedida a vistoria da estrutura de palco e estrutura auxiliar. Verificou-se a presença de um palco de grande porte, uma cobertura em lona, um piso em tábua revestida, uma estrutura metálica em bom estado de conservação, um bom nivelamento de solo e um acesso por meio de escada modulada. A estrutura auxiliar apresentava um revestimento metálico em perfeito estado de conservação e cobertura em lona. Não foi possível avaliar a estrutura em pleno funcionamento, mas, no que se refere à montagem e apresentação da estrutura, constatou-se estarem dentro dos padrões de normalidade. Imagem 08: Palco montado para as apresentações na Praça Deodoro Do dia14/02/2015 (sábado) As atividades de vistoria do dia 14 (sábado) foram realizadas pelo 1º Tenente QOCBM Cláudio Roberto Rodrigues Melo, que buscou identificar os possíveis riscos ao público nos locais onde seriam realizados os eventos da programação. Com isso, foram vistoriados os ambientes montados nas seguintes áreas:

7 Praça Deodoro O local do evento estava em pleno funcionamento e foi procedida a vistoria da estrutura de palco e da estrutura auxiliar: O palco grande possuía cobertura em lona, com piso em tábua revestida, a estrutura metálica aparentava estar em bom estado de conservação, com bom nivelamento de solo e a escada de acesso com boa inclinação de subida. Além disso, possuía dois aparelhos extintores de incêndio do tipo PQS em condições. Observou-se também que a estrutura metálica e o som apresentavam o aterramento, porém, não estavam isolados e nem sinalizados, comprometendo de certa forma a segurança dos foliões. Além das observações acima, verificou-se falhas quanto ao acondicionamento do gerador de eletricidade do palco, estando o mesmo sem isolamento, sem placa de sinalização e nem tampouco aparelho extintor de incêndio. Em todas as observações, os responsáveis pelos eventos foram orientados a tomar as medidas protetivas, pois, do contrário, seriam notificados e teriam os seus palcos interditados. Imagem 09: Aterramento do Palco sem isolamento e sinalização. Imagem 10: Gerador sem aparelho extintor de incêndio, sem isolamento e sem sinalização. Praça da Saudade Na Madre Deus, o palco estava em funcionamento possuindo cobertura em lona, com piso em tábua revestida, com estrutura metálica aparentementeem bom estado de conservação, bom nivelamento de solo e com uma escada de acesso apresentando uma boa inclinação de subida. Além disso, possuía dois aparelhos extintores de incêndio do tipo PQS em condições de uso. Observou-se que tanto a estrutura metálica quanto o som apresentavam aterramento, mas não estavam isolados. Outro ponto observado foi em relaçãoà fiação do aterramento que se apresentava muito exposta e solta pelo chão no local.

8 Em ambas as observações, os responsáveis pelos palcos foram orientados a tomar as medidas protetivas, caso contrário, seriam notificados e teriam seus palcos interditados. Ponto de Fuga Imagem 11: Fiação exposta pelo chão. No Ponto de Fuga, verificou-se um palco de pequeno porte em funcionamento, apresentando cobertura em lona, piso em folha de compensado, estrutura metálica aparentemente em bom estado de conservação, bom nivelamento de solo, com calços adequados e uma escada de acesso com boa inclinação de subida. de uso. Além disso, possuía um aparelho extintor de incêndio do tipo PQS emcondições Observou-se que o aterramento do som não estava isolado e sinalizado, conforme se verifica na Imagem 13, comprometendo de certo modo a segurança dos foliões. Outro ponto observado é referente à fiação do aterramento que se apresentava muito exposta e solta pelo chão do local. Imagem 12: Piso em compensado sobre a estrutura metálica. Imagem 13: Aterramento exposto e sem proteção.

9 Em ambas as observações, os responsáveis pelos palcos foram orientados a tomar as medidas protetivas, caso contrário, seriam notificados e o local interditado. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus próximo ao conselho cultural da Madre Deus) Espaço com dois andares e uma arquibancada em concreto com capacidade para aproximadamente 200 pessoas. Verificou-se no local onde foi montado o palco: 03 (três) brigadistas, aparelho extintor de incêndio em condições de uso, indicação de saída de emergência visível e aterramento em local seguro. Porém, os portões da saída de emergência estavam fechados e os responsáveis pelo local foram orientados a abrir estes, o que foi cumprido imediatamente. Imagem 14: Fachada principal. Imagem 15: Saída de emergência. Largo do Caroçudo (Avenida Ruy Barbosa) Na região da Madre Deus, encontrou-se um palco de pequeno porte que estava em funcionamento e apresentava uma cobertura em lona, com piso em folha de compensado, estrutura metálica em bom estado de conservação, bom nivelamento de solo, com calços adequados e uma escada de acesso com boa inclinação de subida. Além disso, observaram-se as seguintes situações: um aparelho extintor do tipo PQS em condições de uso, a presença do aterramento do som e do palco, porém, sem isolamento e sinalização, e em contato direto com a água de sarjeta (Imagem 16), comprometendo a segurança dos foliões. Todas estas observações foram repassadas aos responsáveis pelos palcos e estes foram orientados a tomar as medidas protetivas, caso o contrário seriam notificados.

10 Imagem 16: Aterramento exposto e em contato com água. Passarela do Samba (Anel Viário) Neste local encontrou-se um palco em estrutura de alumínio com cobertura em lona, piso em tábua revestida, estrutura metálica aparentemente em bom estado de conservação, um bom nivelamento de solo e um acesso por meio de escada modulada. As arquibancadas estavam sinalizadas e a capacidade máxima de público prevista para pessoas, distribuídos da seguinte forma: 35 camarotes divididos ao longo de sua estrutura, tendo cada um, capacidade para 20 pessoas, além do camarote do prefeito de São Luís - MA com capacidade para 150 pessoas. O local do evento dispunha de quiosque para atender toda a logística empregada no evento, além de 23 brigadistas distribuídos no local. Durante a vistoria não foi observado nenhuma alteração pelas equipes da CEPDECMA e do GAT, que porventura pudesse comprometer a segurança dos foliões Do dia 15/02/2015 (domingo) Imagem 17: Estrutura metálica da passarela. As atividades de vistoria do dia 15 (domingo) foram acompanhadas pelo 1º Tenente QOCBM Marcelo Martins Ribeiro, que buscou identificar nos locais onde seriam realizados os eventos, prováveis riscos ao público.

11 Sendo vistoriados os ambientes montados nas seguintes áreas: Passarela do Samba (Anel Viário) Neste local, verificaram-se as instalações físicas da passarela, o aterramento e a solicitação do laudo de aprovação do GAT, bem como constatar os seguintes itens: se os pisos eram de madeira ou de outro material, a presença de cobertura, a existência de aterramento e a presença ou não de aparelhos extintores de incêndio. Todos os parâmetros observados não estavam dentro dos padrões de segurança, pois não havia sinalização adequada no local em foi realizado o aterramento. Quanto à brigada de incêndio, verificou-se um efetivo de 30 bombeiros civis distribuídos por toda a passarela. Imagem 18: Falta de sinalização do aterramento. Madre Deus (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus) Nesta localidade foram vistoriados um total de 03 (três) palcos: Ponto de Fuga, Casa Barrica e largo do Caroçudo. Detectaram-se alguns pontos em desconformidade com as normas técnicas, como os que se seguem: problemas de aterramento sem a devida sinalização; extintores insuficientes, despressurizados e sem o lacre de segurança (no palco de apresentação). As demais condições como piso, cobertura e laudo de aprovação emitido pelo GAT estavam sem alteração. Com isso, foram resolvidas de forma imediata as sinalizações das hastes de aterramento que se encontravam expostas e sem a sinalização suficiente e foram substituídos os extintores irregulares (despressurizados).

12 Imagem 19: Aterramento sem a devida sinalização. Imagem 20: Extintor mal localizado e sem sinalização. Imagem 21: Aterramento em poça d água. Imagem 22: Extintor despressurizado. Imagem 23: Fiação exposta. Projeto Reviver (Praça Nauro Machado) O local do evento conta com palco de médio porte e sua estrutura oferecia as condições adequadas de segurança aos frequentadores do local. A única alteração observada foi o mau acondicionamento das fiações que estavam expostas e sem a devida sinalização e o corrimão das escadarias não estavam colocados.

13 O laudo do GAT foi mostrado, os extintores vistoriados e a estrutura do palco possuía como calço pequenas peças de madeira no formato quadrado que estavam bem firmes e ajustados. As providências adotadas foram no sentido de orientar os organizadores quanto aoacondicionamentodas fiações (não deixassem espalhadas e soltas), bem como a inclusão de um corrimão no local, sendotais providências adotadas de imediato. Praça Deodoro Imagem 24: Fiação exposta no palco. A estrutura do palco da Praça Deodoro estava em boas condições, as fiações bem acondicionadas, o laudo de permissão para funcionamento foi apresentado, as escadas apresentavam corrimão, os aterramentos sinalizados eos extintores carregados. Porém, uma observação foi feita quanto à colocação em local inadequado e estatura imprópria (na passagem de pessoas). A medida realizada foi uma melhor distribuição e sinalização dos extintores que foi feita imediatamente após a solicitação dos vistoriadores. Imagem 25: Isolamento inadequado.

14 2.4. Do dia 16/02/2015 (segunda-feira) As atividades de vistoria do dia 16 (segunda-feira) foram realizadas pelo 1º Tenente QOCBM Mauro Martins Ribeiro, que buscou identificar nos locais onde seriam realizados os eventos da programação os prováveis riscos ao público. Com isso, foram vistoriados os ambientes montados nas seguintes áreas: Laborarte (R. Jansen Muller, 42 Centro, São Luís MA, ) Imagem 26: Localização da laborarte. O local possui dois palcos em estrutura metálica com assoalho em madeira, cobertura de lona e aterramento elétrico em bom estado de conservação, de acordo com as especificações legais exigidas. Os dois palcos contam com aparelhos extintores em condições normais de uso, porém em um dos palcos, o responsável pela assistência, confessou que não sabia utilizar o aparelho. Ciente disso aproveitou-se o momento para ministrar-lhe uma rápida orientação quanto ao uso do equipamento. Quanto a outros meios de promoção de segurança do público, havia guarnições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para pronto atendimento aos brincantes. Cabe ressaltar como ponto negativo, o fato dos palcos estarem fixados em uma rua estreita e o local estar tomado por carros estacionados de tal maneira, que se formou uma espécie de cordão em volta das pessoas e isto poderia certamente se tornar um elemento de dificuldade para o fluxo seguro e rápido no caso de uma possível evacuação de emergência.

15 Imagem 27: Entrevista preliminar com responsáveis pelo Inspeção do palco 1 antes da vistoria. Passarela do Samba (Anel Viário) Imagem 28: Localização do local. A estrutura da passarela é metálica com cobertura em lona, composta por 05 setores de arquibancada com capacidade para 600 lugares cada; 01 setor de arquibancada para 400 pessoas e outro para 200 lugares. Foram instalados 35 camarotes de 09 m² com capacidade para 20 pessoas, cada; 09 camarotes específicos para os jurados do concurso, além do camarote oficial da prefeitura com 240 m². No entorno da passarela foram distribuídos 60 banheiros ecológicos. Durante a vistoria não foi observado nenhuma irregularidade na estrutura da passarela, bem como nos equipamentos de combate a incêndio, observação que foi corroborada pelo GAT/CBMMA.

16 Imagem 29: Perspectiva lateral da passarela do samba. Praça Deodoro (Praça Deodoro Centro) Imagem 30: Localização do local. Após a vistoriar a estrutura e verificar os equipamentos de combate a incêndio, observou-se que tanto o palco principal, quanto a tenda de apoio e o espaço dos geradores de energia estavam dentro dos padrões legais para funcionamento, oferecendo a devida segurança aos foliões. Imagem 31: Vistoria do palco.

17 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS As vistorias aconteceram nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2015, e, foram realizadas em todo o eixo Centro Madre Deus, onde os oficiais desta coordenadoria se fizeram presentes antes e durante a realização de todos os eventos, garantindo a manutenção prévia e contínua dos locais. Após finalizar as atividades de vistoria nos locais que sediaram os festejos referentes ao carnaval Percebeu-se que alguns desses locais apresentavam falhas que poderiam comprometer a segurança dos foliões, problemas estes relacionados às estruturas de palco, passarela, camarotes, equipamentos de proteção e instalação elétrica mal sinalizada. Vale lembrar que todas as vistorias noturnas realizadas no período de carnaval compreendido entre os dias supramencionados aconteceram em parceria com o Grupamento de Atividades Técnicas GAT. Portanto, apesar dos problemas detectados durante as vistorias, convém destacar que todas as medidas necessárias foram adotadas no sentido de solucioná-los, objetivando primordialmente garantir a segurança dos foliões. Fernando Fernandes de Almeida 1º Ten. QOCBM Chefe da Seção de Preparação para Desastres Jairon Moura da Silva 1º Ten. QOCBM Chefe do Departamento de Gestão de Risco de Desastres De acordo, Izac Muniz Matos Ten. Cel. QOCBM Coordenador Executivo da CEPDECMA/CBMMA