Titulo da Pesquisa: Influência da mudança do uso da terra nos atributos físicos e na fauna do solo em áreas de agricultura familiar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Titulo da Pesquisa: Influência da mudança do uso da terra nos atributos físicos e na fauna do solo em áreas de agricultura familiar."

Transcrição

1 RELATÓRIO REFERENTE AO PROCESSO AGRISUS 1082/12 Projeto n 1082/12 Titulo da Pesquisa: Influência da mudança do uso da terra nos atributos físicos e na fauna do solo em áreas de agricultura familiar. Coordenador do Projeto: Miguel Cooper Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11 Piracicaba SP, CEP: Telefone: (19) siesalq@esalq.usp.br Local da Pesquisa: Projeto de Assentamento Praialta Piranheira, Nova Ipixuna, Pará. Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 5000,00 Vigência do projeto: 14/12/2012 a 01/07/2013. RESUMO O uso inadequado do solo pode resultar em modificações na sua qualidade física e biológica. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação da qualidade do solo em duas topossequências, uma de mata nativa e outra de pastagem em uma área de agricultura familiar no sudeste do Pará. A análise da qualidade física e biológica do solo nos diferentes usos será usada para nortear as ações de intervenções que poderão ser realizadas na região, bem como a alocação de eventuais recursos financeiros destinados ao assentamento. O presente relatório diz respeito à terceira viagem de campo realizada com apoio financeiro fornecido pela Agrisus. Esta viagem visou a realização das coletas referentes à macro e mesofauna do solo e de amostras para a determinação dos parâmetros de avaliação da qualidade físico-química do solo como análise da umidade, química e curva de retenção de água no solo. 1. INTRODUÇÃO A macrofauna do solo é composta por invertebrados com diâmetro corporal acima de 2 mm representado por minhocas, coleópteros, cupins, formigas, aranhas, quilópodas, diplópodas, dentre outros e são fundamentais para o funcionamento do solo e imprescindíveis para a ciclagem e mineralização de nutrientes, decomposição de compostos orgânicos (Lavelle, Bignell e Lepage, 1997; Thomas et al., 2004). Geralmente recebem a denominação de engenheiros do solo devido a sua capacidade de se mover pelo solo e construir estruturas organo-minerais, galerias, ninhos e câmaras (Lavelle, Bignell e Lepage, 1997; Jouquet et al., 2006). Essa movimentação é mais frequente e evidente na camada de 0-20 cm, criando uma macroporosidade capaz de impactar agregação, estrutura e propriedades hidráulicas do solo (Lavelle, Bignell e Lepage, 1997; Barros et al., 2001; Lavelle et al., 2001).

2 A porosidade é diretamente influenciada pela diversidade de populações dos invertebrados, os quais definirão o tipo e tamanho de poros que formados (Lavelle et al., 2001). As alterações provocadas pela fauna do solo podem ser tanto positivas quanto negativas, dependendo da espécie e da quantidade de indivíduos presentes. A dominância de cupins pode tanto aumentar quanto reduzir a porosidade, dependendo da espécie presente (Garnier-Sillam, Braudeau e Tessier, 1991), as formigas são responsáveis por modificações nas propriedades do solo, dependendo da densidade e tamanho dos indivíduos (Rosengren et al., 1987; Woodell e King, 1991), já as minhocas atuam no solo criando canais que facilitam o transporte de água e gases, a mistura de material mineral e orgânico e o acúmulo de excretas (Brown et al., 2000). O cálculo da diversidade de espécies da fauna do solo é feito através da relação entre o número de espécies presentes (riqueza) e a distribuição do número de indivíduos entre as espécies (Walker, 1989) e pode ser usada como indicador da qualidade do solo uma vez que a fauna edáfica é extremamente sensível às alterações ocorridas nos agroecossistemas (Baretta et al., 2003). A qualidade de um solo está relacionada à saúde e produtividade dos ecossistemas e pode ser determinada através da utilização de indicadores como abundância, diversidade e estrutura das comunidades de fauna edáfica (Lavelle, Bignell e Lepage, 1997; Pankhurst et al., 1997; Ferreira, Tavares Filho e Ferreira, 2010). Elevadas frequências de indivíduos podem ser consideradas indicadores de degradação do solo enquanto a presença de determinadas espécies podem ser indicadores de boa qualidade do solo (Rovedder et al., 2004). As práticas de uso e manejo do solo podem alterar as comunidades de macroinvertebrados do solo modificando o ambiente físico e reduzindo a entrada de material orgânico no solo (Decaëns et al., 1994). A substituição das áreas de mata nativa por áreas de cultivo ou pastagem resultam na modificação da fauna do solo e consequentemente da morfologia e funcionamento hídrico do solo em períodos relativamente curtos (meses a anos) (Mando e Miedema, 1997; Chauvel et al., 1999; Lavelle et al., 2001; Analy De Oliveira e Merlim, 2005; Silva et al., 2006; Ferreira, Tavares Filho e Ferreira, 2010). A mudança do uso do solo através da retirada da vegetação nativa e implantação de pastagens é cada vez mais frequente, sendo estimado que o Brasil possua atualmente cerca de 172 milhões de hectares de pastagens, sendo cerca de 61 milhões localizados na Amazônia Legal, ocupando 80% da área total desmatada nessa região (IBGE, INPE). A retirada da vegetação natural para implantação de pastagens para criação de gado foi incentivada a partir da década de 1970 através de uma política de incentivo fiscal do governo federal, se expandindo pela região de maneira rápida e ocupando áreas dos grandes e

3 pequenos agricultores (Michelotti; Fearnside, 2005). Nas décadas seguintes observa-se o aumento do número de agricultores ligados à criação de bovinos (Carvalho Machado, 2003), principalmente devido ao aumento do número de assentamentos rurais e expansão da reforma agrária na Amazônia (Tavares, 2003). Dentre as regiões de maior expansão do desmatamento destaca-se o Estado do Pará, que apresentou nos últimos 8 anos a maior taxa de desmatamento dentre os estados constituintes da Amazônia Legal, com cerca de km 2 (Inpe). A expansão da pecuária e a mudança do uso do solo nos assentamentos rurais da região Sudeste do Pará são responsáveis pela compactação do solo, exaustão de nutrientes, perda de produtividade, mudanças no regime hidrológico, perda de biodiversidade e emissão de gases do efeito estufa (Fearnside, 2005). Essas mudanças reduzem a qualidade e produtividade das pastagens acarretando no abandono destas terras e abertura de novas áreas. Sabendo que a conservação da fauna do solo é importante para auxiliar na manutenção da produtividade e das propriedades físicas do solo (Mathieu et al., 2004) o presente projeto pretende realizar uma análise quali-quantitativa da fauna edáfica objetivando a criação de índices de qualidade do solo baseados nas características físicas e de fauna do solo. A criação deste índice de qualidade deve ser útil para que o agricultor consiga avaliar por conta própria o nível de degradação das suas áreas produtivas e perceber que a adoção de práticas conservacionistas pode auxiliar na manutenção da produtividade e assim manter a população assentada em seus lotes. 2. Objetivos 2.1. Objetivo geral Neste contexto, visando suprir a necessidade de mais pesquisas na área o presente projeto pretende conhecer e quantificar a fauna do solo nas diferentes posições topográficas, épocas do ano e usos do solo para entender como a mudança do uso do solo atua sobre a fauna edáfica amazônica. Ao final também espera-se identificar os fatores que poderiam ser considerados como índices de qualidade do solo baseados nas propriedades físicas e fauna do solo. O presente projeto é parte do projeto Influência do uso da terra sobre o funcionamento do solo e na sustentabilidade dos sistemas agroextrativistas da Amazônia Oriental, e recebeu apoio financeiro da Fundação Agrisus para a primeira, segunda e terceira

4 viagens de campo realizadas em março de 2011, julho de 2012 e janeiro de 2013, respectivamente. Durante a primeira viagem de campo (projeto 779/11) foram escolhidos os transectos a ser trabalhados e os locais de abertura das trincheiras. Foram abertas três trincheiras em cada uma das topossequências sendo 3 sob mata nativa e 3 pastagem. Em cada uma das trincheiras foram coletadas amostras deformadas e indeformadas para caracterização do solo. A segunda viagem de campo (projeto 964/12) teve como objetivo a caracterização da fauna e das condições físicas, químicas e físico-hídricas do solo no período seco (julho 2012). Nesta viagem foram coletadas amostras para avaliação da macro e mesofauna do solo, para caracterização física (umidade), físico-hídrica (curva de retenção) e química do solo. Também foram coletadas amostras para determinação da massa seca vegetal. O presente relatório apresentará os dados referentes à terceira viagem de campo (projeto 1082/12), a qual teve como objetivo a caracterização da fauna e das condições físicas, químicas e físico-hídricas do solo para o período úmido (janeiro 2013). Durante esta viagem foram coletadas amostras para avaliação da macro e mesofauna do solo e para caracterização física (umidade), físico-hídrica (curva de retenção) e química do solo. Também foram coletadas amostras para determinação da massa seca vegetal. 2. MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho foi desenvolvido no Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira (PAE), situado no município de nova Ipixuna, localizado a 573 km da capital Belém, no Estado do Pará. A escolha da área foi motivada por ser uma área declivosa, com cerca de 1/3 da propriedade coberta por pastagem e 2/3 coberta por mata nativa. Foram estabelecidas duas topossequências, uma sob mata nativa e outra sob pastagem. Nestas topossequências foram retiradas amostras para análise de macrofauna, mesofauna, química de rotina e umidade do solo, além da realização de tradagens e descrições para confecção da análise estrutural da área.

5 Figura 1. Esquema ilustrativo da localização da área Figura 2. Representação da topossequência escolhida para as coletas e análises 2.1. Macrofauna As coletas para análise da macrofauna do solo foram realizadas segundo metodologia proposta por Anderson e Ingram (1993) que consiste na retirada de monólitos de 0,25 x 0,25 x 0,30 m de profundidade. Os monólitos retirados são separados em quatro camadas sendo estas serapilheira, 0-0,1 m, 0,1-0,2 m e 0,2-0,3 m. Foram retirados 5 repetições em cada uma das posições do relevo (topo T1, ombro T2 e sopé T3) totalizando 60 amostras para a topossequência sob mata nativa e 60 amostras para a topossequência sob pastagem. Após a retirada dos monólitos a extração e separação da macrofuna foi realizada através de separação manual ( handsorting ). As minhocas foram fixadas em solução de

6 formol 4% e outros invertebrados foram acondicionados em frascos de acrílico e conservados em solução de álcool 70%. No presente momento as minhocas e outros invertebrados encontrados estão em processo de análise na Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina. Figura 3. Coleta da liteira Figura 4. Coleta dos monólitos Figura 5. Separação manual da macrofauna 2.2. Mesofauna A coleta da mesofauna foi realizada com ajuda de anéis volumétricos de 0,05 m de altura e 0,05 m de diâmetro. As amostras foram coletadas nas diferentes posições do relevo (T1, T2 e T3) em cinco repetições. Cada uma das repetições foi separada em 4 estratos, sendo a liteira, 0-0,05 m; 0,1-0,15 m; 0,2-0,25 m, totalizando 90 amostras para a topossequência sob mata nativa e 90 amostras para a topossequência sob pastagem. A extremidade do cilindro orientada em relação à superfície foi coberta com tule de malha 2 mm para permitir a passagem da mesofauna e em seguida as amostras foram colocadas em equipamento de Berlese para a extração da mesofauna. O equipamento foi mantido ligado durante 11 dias e a mesofauna retirada foi acondicionada em frascos contendo solução de álcool 70%. Figura 6. Coleta dos anéis para mesofauna Figura 7. Equipamento de Berlese Figura 8. Frasco com álcool 70% para coleta de mesofauna

7 2.3. Massa seca As amostras de liteira foram acondicionadas em sacos de papel e levados à estufa com ventilação forçada a 60 C até que atingissem peso constante. Após obtenção de peso constante as amostras foram pesadas para determinação da massa seca Umidade do solo A determinação da umidade do solo no momento da amostragem foi realizada nas amostras deformadas de solo coletadas nas profundidades de 0-0,1 m; 0,1 0,2 m e 0,2 0,3 m. As amostras foram acondicionadas em recipientes metálicos e pesadas úmidas. Em seguida estas foram levadas à estufa com ventilação forçada e temperatura constante de 105 C por 48h. Após a secagem o cálculo da umidade foi realizado segundo fórmula a seguir % = 100 Onde U é o teor de umidade, Pu é o peso do solo úmido e Ps o peso do solo seco Análises químicas Foram coletadas amostras deformadas de solo nas profundidades 0 0,1; 0,1 0,2 e 0,2 0,3 m para a realização de análises químicas. As análises de ph (água e KCl), K, P, Al, H+Al, Ca, Mg e matéria orgânica foram realizadas de acordo com Raij et al (1987) e foram calculados os valores de soma de bases, m%, CTC e V% Curva de retenção de água no solo Após a extração da mesofauna as amostras foram utilizadas para determinação da curva de retenção de água no solo. Foram coletadas amostras indeformadas em anéis cilíndricos de aço inox (100 cm 3 ) e a retenção foi determinada em câmaras de Richards com placa porosa, com base na umidade gravimétrica para os potenciais de 1, 3, 6, 8, 10, 33, 70, 100 e 500 kpa. O potencial de 1500 kpa foi determinado com auxílio do aparelho WP4. Os pontos da curva de retenção foram ajustados segundo o modelo van Genuchten (1980) com ajuda do programa RetC.

8 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1. Macrofauna Minhocas e outros invertebrados foram separados e contados nas diferentes posições do relevo e profundidades retiradas. Foram encontradas ao todo 196 indivíduos de minhocas sendo 134 destes localizados em áreas localizadas sob pastagem e 62 localizados nas áreas sob mata nativa (Quadro 1). Nas áreas sob pastagem foi encontrada uma maior quantidade de indivíduos na posição T2 (92), localizada na meia encosta da topossequência. As posições 1 e 3 apresentaram menor quantidade de indivíduos, porém ainda assim apresentaram quantidade de indivíduos acima de 15. Para as áreas sob mata nativa observou-se um menor número de minhocas em relação à pastagem, sendo a posição T1 a que apresentou a maior quantidade de indivíduos (30). Para ambas as topossequências a posição T3, localizada no sopé da topossequência foi a que apresentou as menores quantidades de indivíduos. Independentemente da posição do relevo ou topossequência escolhida os indivíduos se concentraram nos estratos superiores do solo, principalmente nas camadas superficiais do solo (0 0,1 e 0,1 0,2 m). A maior quantidade de minhocas presentes nas áreas de pastagem que nas áreas sob mata nativa corrobora com o encontrado por (Fragoso et al., 1999) que afirmaram que as áreas sob pastagem, quando derivadas de florestas em áreas de pluviosidade anual elevada são favoráveis ao desenvolvimento das minhocas. Quadro 1. Quantidade de indivíduos de minhocas encontrados Pasto Quantidade de indivíduos Mata Quantidade de indivíduos Pasto T1 serrapilheira 0 Mata T1 serrapilheira 0 Pasto T Mata T Pasto T Mata T Pasto T Mata T Pasto T2 serrapilheira 2 Mata T2 serrapilheira 0 Pasto T Mata T Pasto T Mata T Pasto T Mata T Pasto T3 serrapilheira 0 Mata T3 serrapilheira 0 Pasto T Mata T Pasto T Mata T Pasto Mata T Total de indivíduos 134 Total de indivíduos 62

9 No presente momento as amostras de macrofauna referentes a outros exemplares que não sejam minhocas estão em processo de análise. As espécies foram separadas em grande grupos (Diplópodas, Chilopodas, Formigas, Cupins, Diplura, Dermáptera, etc) e quantificadas. Até o presente momento foram realizadas as amostras referentes à segunda coleta de campo (Projeto n 964/12) e está em andamento a separação das amostras referentes à terceira coleta de campo (Projeto n 1082/12). Para as amostras retiradas em T1 percebe-se uma menor quantidade de macrofauna do pasto em consideração à mata em serapilheira (Figura 9). Além da maior quantidade de indivíduos nas amostras de serapilheira da mata também pode-se observar uma maior diversidade de espécies sendo que na pastagem foram encontrados indivíduos pertencentes somente a 2 grupos (Cupins ou térmitas e aranhas) e nas áreas de mata foram encontrados indivíduos pertencentes a 8 grupos diferentes (Coleóptera Formiga, Cupins, Dermáptera, Aranha, Quilópodes, Blatária e larvas). Para as amostras em profundidade se percebe uma mudança nessa tendência, com maior número de indivíduos nas amostras de pasto, porém estes pertencentes a poucos grupos, sendo que nas áreas de mata percebe-se uma maior diversidade de indivíduos, apesar do pouco número de exemplares presentes. Entretanto, esse comportamento não é observado para a profundidade de cm onde as áreas de mata apresentam pequeno número de indivíduos e diversidade menor que nas áreas de pasto.

10 Figura 9. Distribuição dos indivíduos em grandes grupos de pastagem e mata para trincheira 1. NTI = Número total de indivíduos Para a trincheira 2 percebe-se uma maior quantidade de indivíduos e também de diversidade de grupos para as área de mata em relação à área de pasto (Figura 10). Em profundidade percebe-se uma quantidade maior de indivíduos na pastagem, porém uma maior diversidade de grupos encontrados nas áreas de mata, exceto para a profundidade de cm que segue o mesmo padrão para serapilheira, com maior quantidade e diversidade de indivíduos.

11

12 Figura 10. Distribuição dos indivíduos em grandes grupos de pastagem e mata para trincheira 2. NTI = Número total de indivíduos Para a terceira trincheira, mais próxima ao curso d água em todas as camadas amostradas (serapilheira, 0-10; e cm) tanto a quantidade de indivíduos quanto a diversidade de espécies encontradas foram maiores na área de mata que na área de pastagem (Figura 11). Na maioria dos casos apresentados as áreas amostradas sob mata apresentaram maior diversidade, com a fauna encontrada distribuída em maior quantidade de grupos que no pasto. Além disso, percebe-se que em quase todas as amostras há uma predominância de insetos sociais (formigas e cupins) concordando com dados apresentados por (Manhães et al., 2013).

13 Figura 11. Distribuição dos indivíduos em grandes grupos de pastagem e mata para trincheira 2. NTI = Número total de indivíduos

14 3.2. Mesofauna A extração da mesofauna foi realizada das amostras de serapilheira e dos anéis de solo coletados com auxílio do equipamento de Berlese. Os indivíduos retirados foram armazenados e ainda não foram realizadas as determinações para mesofauna Massa seca (MS) A massa seca produzida nas áreas de pastagem foi menor que a produção de massa seca nas áreas cobertas por mata nativa (Quadro 2). As diferenças observadas podem ser atribuídas, principalmente, às diferenças quanto ao tipo de material produzido em cada uma das topossequências analisadas. As áreas sob pastagem apresentam produção de material pouco lignificado, homogêneo e com presença de material folhoso (Figura 12). Para as áreas sob mata nativa a serapilheira é composta por material diversificado, com presença de folhas e material mais lignificado como talos, troncos e gravetos (Figura 13). A maior quantidade de MS da serapilheira não indica obrigatoriamente uma maior cobertura do solo. Uma composição mais homogênea composta basicamente por material folhoso pode garantir um espalhamento mais homogêneo do material vegetal sobre o solo, oferecendo melhor cobertura que a serapilheira composta por material diversificado e heterogêneo como, por exemplo, das áreas de mata nativa. A composição predominantemente herbácea das pastagens, pobre em lignina e facilmente decomponível é usada como fonte rápida de alimento pelos organismos decompositores, oferecendo melhores condições à proliferação e desenvolvimento das minhocas nas áreas localizadas sob pastagem (Barros et al., 2004) Quadro 2. Produção de massa seca das áreas de pastagem e mata nativa Massa Seca determinada para Macrofauna Pasto MS t ha -1 Mata MS t ha -1 T T T T T T

15 Figura 12. Serrapilheira presente em área sob pastagem Figura 13. Serrapilheira presente em área sob mata nativa Umidade do solo A umidade do solo é um fator que pode contribuir favoravelmente para a quantidade de organismos presente no solo, uma vez que a mesofauna do solo é extremamente dependente da mesma, movimentando-se nos poros do solo e na interface solo-serrapilheira (Coleman, 2004; Albuquerque et al., 2010). Para esta coleta, realizada na época úmida pode-se perceber que os valores de umidade nas áreas de mata nativa se mantiveram maiores que para as áreas de pastagem (Quadro 3). Também percebe-se que as camadas superficiais apresentaram maiores valores de umidade para ambas as topossequências, o que poderia contribuir para a concentração das minhocas na profundidade de 0 0,1 m. Quadro 3. Umidade média encontrada nas áreas de pastagem e mata nativa Pasto Umidade (%) Mata Umidade (%) T cm 20 T1 0-10cm 29 T cm 16 T cm 29 T cm 17 T cm 30 T cm 25 T2 0-10cm 26 T cm 17 T cm 26 T cm 18 T cm 28 T cm 21 T3 0-10cm 32 T cm 16 T cm 27 T cm 16 T cm Análises químicas Os dados obtidos para as análises químicas nas áreas de pastagem e mata nativa estão apresentados a seguir (Quadro 4). O ph nas áreas sob pastagem apresentam-se em torno de 5 para todas as profundidades analisadas, valores estes maiores que para as áreas de mata nativa que se mantiveram em torno de 4 para todas as profundidades (Quadro 4).

16 As áreas de pastagem apresentaram valores mais elevados de matéria orgânica (MO) em superfície (28 a 37 g kg -1 ) que na mata (18 a 29 g kg -1 ) (Quadro 4). Os maiores valores de ph e MO nas áreas de pastagem podem ter contribuído para que estas áreas apresentassem maior quantidade de minhocas que as áreas sob mata nativa. Quadro 4. Análises químicas das amostras sob pastagem e sob mata nativa Identificação ph MO Identificação ph MO T1 Pasto 0-10 cm T1 Mata 0-10 cm T1 Pasto cm T1 Mata cm T1 Pasto cm T1 Mata cm T2 Pasto 0-10 cm T2 Mata 0-10 cm T2 Pasto cm T2 Mata cm T2 Pasto cm T2 Mata cm T3 Pasto 0-10 cm T3 Mata 0-10 cm T3 Pasto cm T3 Mata cm T3 Pasto cm T3 Mata cm Curva de retenção Assim como para os dados de macrofauna do solo as análises de curva de retenção da terceira coleta de campo ainda estão em andamento sendo que aqui vamos apresentar os dados já obtidos para a segunda viagem de campo (Projeto n 964/12) e estes dados serão discutidos sem relacionar com os outros dados por não fazer parte da maioria das coletas apresentadas neste relatório. O comportamento geral das curvas de retenção para a pastagem e mata foi parecido, com valores superficiais (0-10 cm) mais elevados nas áreas de saturação e menores nos potenciais mais baixos (depois de 2 pf) (Figura 14). Embora o comportamento das curvas na pastagem seja semelhante em todas as posições do relevo a posição T1 apresenta valores mais elevados de retenção quando comparado com as outras posições. Isso pode ser explicado devido à menor densidade do solo observada em T1, 1.31 g cm-3 enquanto T2 apresenta densidade de 1.49 g cm-3 e T g cm-3. A densidade aumenta na ordem inversa da porosidade que passa de 55% em T1 para 44% em T2 e 39% em T3. O aumento da densidade e redução da porosidade alteram os padrões de retenção de água fazendo com que a T1 seja o local que possui maior conteúdo de água. Para as camadas mais profundas (10-20 e cm) o que se observa é uma aproximação entre as curvas indicando que as alterações na porosidade não são significativas entre as diferentes posições do relevo para estas profundidades.

17 As áreas de mata apresentam curvas parecidas entre si sem grandes modificações entre as diferentes posições do relevo (Figura 15) e consequentemente com poucas alterações na porosidade total. Realizando comparação entre os manejos percebe-se que para as amostras superficiais (0-10 cm) o pasto possui maior conteúdo de água que as amostras sob mata nativa, provavelmente decorrentes da maior porosidade observada no pasto (55%) que na mata (47%). Para a posição T2 não foram observadas modificações expressivas nas curvas de retenção e porosidade entre as áreas de pasto e mata. Para T3 pode-se observar um menor conteúdo de água para a camada superficial do pasto (0-10 cm) devido à menor porosidade das áreas de pastagem (39%) que nas áreas de mata (48%). Nas áreas subsuperficiais percebe-se o mesmo comportamento para as três posições topográficas com poucas alterações em relação à porosidade total. Figura 14. Curva de retenção de água em áreas de pastagem.

18 Figura 15. Curva de retenção de água em áreas de mata nativa. 4. CONCLUSÕES As áreas sob pasto apresentaram melhores condições de umidade e química do solo favorecendo o aparecimento e desenvolvimento de maior quantidade de indivíduos da macrofauna distribuídos em uma pequena variedade de grupos. As áreas sob mata apresentam menor quantidade de indivíduos da macrofauna, porém estes estão distribuídos em uma maior variedade de grupos. As melhores condições químicas e físicas do solo sob pastagem podem ser atribuídas ao manejo pouco intensivo da área, com pastejo de poucas unidades animal por hectare, fazendo com que o pisoteio causado pelo gado seja minimizado e não prejudique a qualidade física do solo. Os autores gostariam de ressaltar que algumas análises de identificação da macrofauna, cálculos de riqueza e diversidade de espécies e curva de retenção de água no solo ainda estão em andamento. A conclusão destas ainda não pode ser concluída devido ao tempo de andamento das análises ser maior que o tempo fornecido pela Agrisus entre as coletas de campo e apresentação do presente relatório.

19 Sendo assim os autores ressaltam que não podemos tirar conclusões definitivas sobre os dados coletados nas viagens de campo uma vez que as análises supracitadas tem o prazo de finalização em dezembro de 2013 e todos os dados são imprescindíveis para que se possa concluir de maneira mais consistente o presente trabalho. 5. COMPENSAÇÕES OFERECIDAS À FUNDAÇÃO AGRISUS Os primeiros resultados provenientes do financiamento realizado pela Fundação AGRISUS às primeira e segunda viagem de campo já podem ser conferidos em: VIDAL, A. Caracterização morfológica e micromorfológica do solo em sistemas agroextrativistas da Amazônia Oriental. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz p. VIDAL, A. Caracterização físico-hídrica do solo em sistemas agroextrativistas da Amazônia oriental. Trabalho referente ao Estágio Vivencial apresentado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz p. MACUL, M. S. Caracterização do funcionamento do solo em sistemas agroextrativistas da Amazônia Oriental. In: XX Simpósio Internacional de Iniciação Científica (apresentação oral) Castilho, S. C. P.; Cooper, M.; Bedano, J. C. Influência da mudança de uso da terra nos atributos físicos e fauna do solo em áreas de agricultura familiar. In: III Congreso Nacional de Ecología y Biología de Suelos (pôster), Argentina Com os dados coletados nas três viagens de campo todas financiadas pela Fundação Agrisus ainda estão em andamento duas teses de doutoramento e dois trabalho de pósdoutoramento, todos realizados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Os trabalhos de doutoramento e um dos trabalhos de pós-doutoramento tem previsão de conclusão em 2014 e o outro trabalho de pós-doutoramento tem previsão para conclusão em 2015.

20 6. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS RECURSOS DA AGRISUS Valor solicitado: R$ 6700,00 Valor aprovado: R$ 5000,00 (prestação de contas já realizada) Piracicaba, 21 de junho de 2013 Miguel Cooper Coordenador do projeto 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBUQUERQUE, M. P. et al. Fauna edáfica em sistema de plantio homogêneo, sistema agroflorestal e em mata nativa em dois municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. Biociências (On-line), v. 17, n. 1, p , ANALY DE OLIVEIRA, M.; MERLIM, A. D. O. Macrofauna edáfica em ecossistemas preservados e degradados de araucária no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP Piracicaba. BARETTA, D. et al. Fauna edáfica avaliada por armadilhas de catação manual afetada pelo manejo do solo na região oeste catarinense. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 2, n. 01, p , BARROS, E. et al. The role of macrofauna in the transformation and reversibility of soil structure of an oxisol in the process of forest to pasture conversion. Geoderma, v. 100, n. 1-2, p , Mar ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >.. Soil physical degradation and changes in macrofaunal communities in Central Amazon. Applied Soil Ecology, v. 26, n. 2, p , Jun ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >. CHAUVEL, A. et al. Pasture damage by an Amazonian earthworm. Nature, v. 398, n. 6722, p , Mar ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >. COLEMAN, D. C. Fundamentals of soil ecology. Amsterdam: Elsevier Academic Press,

21 DECAËNS, T. et al. Impact of land management on soil macrofauna in the Oriental Llanos of Colombia. European Journal of Soil Biology, v. 30, n. 4, p , ISSN FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amazônia brasileira:história, índices e conseqüências. Megadiversidade. Belo Horizonte: Conservation International do Brasil. 1: 10 p FERREIRA, R. R. M.; TAVARES FILHO, J.; FERREIRA, V. M. Efeitos de sistemas de manejo de pastagens nas propriedades físicas do solo. Semina: Ciências Agrárias, v. 31, n. 4, p , ISSN FRAGOSO, C. et al. Earthworm communities of tropical agroecossystems: origin, structure and influence of management practices. In: LAVELLE, P.;BRUSSAARD, L., et al (Ed.). Earthworm management in tropical agroecossystem. Wallingford, Oxon, UK New York, NY, USA: Wallingford, Oxon, UK CABI Pub. New York, NY, USA, p GARNIER-SILLAM, E.; BRAUDEAU, E.; TESSIER, D. Rôle des termites sur le spectre poral des sols forestiers tropicaux. Cas dethoracotermes macrothorax Sjöstedt (Termitinae) et demacrotermes mülleri (Sjöstedt)(Macrotermitinae). Insectes Sociaux, v. 38, n. 4, p , ISSN JOUQUET, P. et al. Soil invertebrates as ecosystem engineers: Intended and accidental effects on soil and feedback loops. Applied Soil Ecology, v. 32, n. 2, p , Jun ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >. LAVELLE, P. et al. SOM management in the tropics: Why feeding the soil macrofauna? Nutrient Cycling in Agroecosystems, v. 61, n. 1-2, p , ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >. LAVELLE, P.; BIGNELL, D.; LEPAGE, M. Soil function in a changing world: the role of invertebrate ecosystem engineers. Eur. J. Soil Biol., v. 33, n. 4, p p., MANDO, A.; MIEDEMA, R. Termite-induced change in soil structure after mulching degraded (crusted) soil in the Sahel. Applied Soil Ecology, v. 6, n. 3, p , 11// ISSN Disponível em: < >. MANHÃES, C. M. C. et al. Meso-and macrofauna in the soil and litter of leguminous trees in a degraded pasture in Brazil. Agroforestry Systems, p. 1-12, ISSN MATHIEU, J. et al. A multi-scale study of soil macrofauna biodiversity in Amazonian pastures. Biology and Fertility of Soils, v. 40, n. 5, p , Oct ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >.

22 MICHELOTTI, F. Luta pela Terra e Assentamentos no Sudeste do Pará. III Encontro da Rede de Estudos Rurais. Campina Grande: s.n. p. PANKHURST, C. E. et al. Biodiversity of soil organisms as an indicator of soil health. Biological indicators of soil health., p , ISSN ROVEDDER, A. P. et al. Fauna edáfica em solo suscetível à arenização na região sudoeste do Rio Grande do Sul. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 3, n. 2, p , SILVA, R. F. et al. Macrofauna invertebrada do solo sob diferentes sistemas de produção em Latossolo da Região do Cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 41, n. 4, p , THOMAS, F. et al. Soil macrofaunal communities along an abandoned rice field chronosequence in Northern Argentina. Applied Soil Ecology, v. 27, n. 1, p , Sep ISSN Disponível em: < <Go to ISI>://WOS: >. WALKER, D. Diversity and stability. In: CHERRETT, J. M. (Ed.). Ecological concepts. Oxford: Blackwell Scientific Public, p

23 about:blank 1 de 1 21/12/ :20

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PESQUISA Projeto Agrisus No: 779/11 Título da Pesquisa: Influência do uso da terra sobre o funcionamento do solo e na sustentabilidade dos sistemas agroextrativistas da Amazônia

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA POR EFLUENTE INDUSTRIAL Édio Damásio da Silva Junior (1) Graduando em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Isac

Leia mais

Biodiversidade como bioindicadora da qualidade do solo no Paraná

Biodiversidade como bioindicadora da qualidade do solo no Paraná Biodiversidade como bioindicadora da qualidade do solo no Paraná George G. Brown Lenita J. Oliveira Vanesca Korasaki Antônio A. dos Santos Macroprograma 2: Competitividade e Sustentabilidade Número do

Leia mais

AULA 1 EROSÃO HÍDRICA E EÓLICA PARTE 2. Profᵃ. Drᵃ. Carolina Riviera Duarte Maluche Barettta carolmaluche@unochapeco.edu.br

AULA 1 EROSÃO HÍDRICA E EÓLICA PARTE 2. Profᵃ. Drᵃ. Carolina Riviera Duarte Maluche Barettta carolmaluche@unochapeco.edu.br AULA 1 EROSÃO HÍDRICA E EÓLICA PARTE 2 Profᵃ. Drᵃ. Carolina Riviera Duarte Maluche Barettta carolmaluche@unochapeco.edu.br EROSÃO HÍDRICA E EÓLICA EROSÃO HÍDRICA FATOR TOPOGRAFIA O relevo do solo exerce

Leia mais

Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO)

Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO) Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO) Henrique Nery Ciprian*; Abadio Hermes Vieira** ; Angelo Mansur Mendes***; Alaerto Luiz Marcolan**** A exportação

Leia mais

ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO RESUMO

ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO RESUMO ESTUDO DA ESPACIALIDADE DO LIMITE DE PLASTICIDADE E DA MASSA ESPECIFICA APARENTE SECA EM UM SOLO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO Ródney Ferreira Couto 1 ; Elton Fialho dos Reis 2 ; Antônio Lazaro Ferreira

Leia mais

Manejo Sustentável da Floresta

Manejo Sustentável da Floresta Manejo Sustentável da Floresta 1) Objetivo Geral Mudança de paradigmas quanto ao uso da madeira da floresta, assim como a percepção dos prejuízos advindos das queimadas e do extrativismo vegetal. 2) Objetivo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CHE GUEVARA, MIMOSO DO SUL, ESPÍRITO SANTO

AVALIAÇÃO DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CHE GUEVARA, MIMOSO DO SUL, ESPÍRITO SANTO AVALIAÇÃO DO USO DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CHE GUEVARA, MIMOSO DO SUL, ESPÍRITO SANTO Natália Aragão de Figueredo 1, Paulo Henrique Dias Barbosa 2, Thiago Dannemann Vargas 3, João Luiz Lani 4

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO CULTIVADO COM EUCALIPTO.

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO CULTIVADO COM EUCALIPTO. INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA NOS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO CULTIVADO COM EUCALIPTO. Bruno Marchió 1, Talles Eduardo Borges dos Santos 2, Jânio Goulart dos Santos 3 ; Andrisley Joaquim

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Disciplina: Ecologia de Ecossistema e da Paisagem

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM SOLO SOB FLORESTA ATLÂNTICA NA FAZENDA SANTA RITA, FARIA LEMOS, MG

AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM SOLO SOB FLORESTA ATLÂNTICA NA FAZENDA SANTA RITA, FARIA LEMOS, MG AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM SOLO SOB FLORESTA ATLÂNTICA NA FAZENDA SANTA RITA, FARIA LEMOS, MG Maria José Reis da Rocha 1, Camila Aparecida da Silva Martins 2, Aderbal Gomes da Silva 3, Mauro

Leia mais

Áreas degradadas. Áreas degradadas conceitos e extensão

Áreas degradadas. Áreas degradadas conceitos e extensão Áreas degradadas Áreas degradadas conceitos e extensão Conceituação e caracterização de áreas degradadas O ecossistema que sofreu alterações relativas à perda da cobertura vegetal e dos meios de regeneração

Leia mais

b) Ao longo da sucessão ecológica de uma floresta pluvial tropical, restaurada rumo ao clímax, discuta o que ocorre com os seguintes fatores

b) Ao longo da sucessão ecológica de uma floresta pluvial tropical, restaurada rumo ao clímax, discuta o que ocorre com os seguintes fatores Questão 1 Leia o seguinte texto: Com a oportunidade de colocar em prática a nova lei do código florestal brasileiro (lei 12.631/12) e estabelecer estratégias para a recuperação de áreas degradadas, o Ministério

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência

Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência Projeto de Gestão da Arborização no Campus da Universidade de São Paulo baseado em um Modelo de Inventário Ambiental utilizando Identificação por Radiofrequência Brenda Bogatzky Ribeiro Corrêa * Márcia

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia APORTE DE MATERIAL VEGETAL SOBRE O SOLO EM UMA FLORESTA SEMIDECIDUA AO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO Ândrea Carla

Leia mais

Município de Colíder MT

Município de Colíder MT Diagnóstico da Cobertura e Uso do Solo e das Áreas de Preservação Permanente Município de Colíder MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Julho de 2008 Introdução O município de Colíder está localizado

Leia mais

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAR A NECESSIDADE DE CALAGEM EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO

COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAR A NECESSIDADE DE CALAGEM EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO 1 COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAR A NECESSIDADE DE CALAGEM EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO Diogo da Costa Silva 1,3, Fernando dos Santos Silva 1,3, Marcus Vinícius Vieitas Ramos 2,3 1 Voluntário

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1

Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1 Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1 B. R. WINCK (1) ; M. Rosa (2) ; G. LAFORGA (3), R. N. C. FRANÇA (4), V. S. Ribeiro (5)

Leia mais

Hidrologia Bacias hidrográficas

Hidrologia Bacias hidrográficas Hidrologia Bacias hidrográficas 1. Introdução 2. Bacia hidrográfica 2.1. Definição e conceitos 2.2. Caracterização de bacias hidrográficas 3. Comportamento hidrológico da bacia hidrográfica 3.1. Enxurrada

Leia mais

Corte seletivo e fogo fazem Floresta Amazônica perder 54 milhões de toneladas de carbono por ano

Corte seletivo e fogo fazem Floresta Amazônica perder 54 milhões de toneladas de carbono por ano Corte seletivo e fogo fazem Floresta Amazônica perder 54 milhões de toneladas de carbono por ano Perda equivale a 40% da produzida pelo desmatamento total. Pesquisa cruzou dados de satélites e de pesquisas

Leia mais

Fatores de formação do solo

Fatores de formação do solo Fatores de formação do solo Fatores de formação do solo Clima Organismos Relevo Solo Tempo Material de Origem Fatores de formação do solo: clima Temperatura, precipitação e deficiência e excedente hídrico

Leia mais

357 - FAUNA EDÁFICA COMO BIOINDICADORA DA QUALIDADE DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRAS CONDUZIDOS NOS SISTEMAS ORGÂNICO E CONVENCIONAL

357 - FAUNA EDÁFICA COMO BIOINDICADORA DA QUALIDADE DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRAS CONDUZIDOS NOS SISTEMAS ORGÂNICO E CONVENCIONAL Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 357 - FAUNA EDÁFICA COMO BIOINDICADORA DA QUALIDADE DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRAS CONDUZIDOS NOS SISTEMAS ORGÂNICO E CONVENCIONAL Carolina Riviera Duarte

Leia mais

Adaptação à mudança do clima*

Adaptação à mudança do clima* Agropecuária: Vulnerabilidade d e Adaptação à mudança do clima* Magda Lima - Embrapa Meio Ambiente Bruno Alves - Embrapa Agrobiologia OCB Curitiba Março de 2010 * Apresentação baseada em artigo publicado

Leia mais

POTENCIALIDADES DO LODO DE ESGOTO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS

POTENCIALIDADES DO LODO DE ESGOTO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas POTENCIALIDADES DO LODO DE ESGOTO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS Vanderley José Pereira (1), Lidiane de Souza Rodrigues (2) & Adriane de Andrade Silva (3)

Leia mais

AGRICULTURA TRADICIONAL DE CORTE E QUEIMA NO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA (RJ) - BRASIL

AGRICULTURA TRADICIONAL DE CORTE E QUEIMA NO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA (RJ) - BRASIL AGRICULTURA TRADICIONAL DE CORTE E QUEIMA NO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA (RJ) - BRASIL Ana Valéria Freire Allemão Bertolino Departamento de Geografia/FFP - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA BIOCOMBUSTÍVEIS: ATRAÇÃO DE INVESIMENTOS PARA O ESTADO DO PARÁ CONTEXTO: A Agência de Desenvolvimento da Amazônia, deseja

Leia mais

Professora Dra.Jussara dos Santos Rosendo Orientadora e Professora -Universidade Federal de Uberlândia UFU E-mail: jussara@facip.ufu.

Professora Dra.Jussara dos Santos Rosendo Orientadora e Professora -Universidade Federal de Uberlândia UFU E-mail: jussara@facip.ufu. O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) no Município de Ituiutaba MG Laíza Castro Brumano Viçoso Bolsista de IC/ FAPEMIG - Universidade Federal de Uberlândia UFU E-mail: laizabrumano@hotmail.com

Leia mais

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO Trabalho de pesquisa em andamento Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins pissarra1@yahoo.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB

MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB MELIPONICULTURA: OPORTUNIDADE DE RENDA COMPLEMENTAR PARA OS QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE PB Rosélia Maria de Sousa Santos¹; José Ozildo dos Santos 2 ; Rafael Chateaubriand de Miranda¹; Iluskhanney

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE Fixação 1) (ENEM) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária - cerca de 35% do rebanho nacional está na

Leia mais

INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA. Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG

INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA. Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA Wilson José Rosa Coordenador Técnico Estadual de Culturas DEPARTAMENTO TÉCNICO - EMATER-MG - No Brasil o Sistema de Integração Lavoura Pecuária, sempre foi bastante utilizado,

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini.

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini. Campus Experimental de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 5 - Poluição e Degradação do Solo Professor: Sandro Donnini Mancini Setembro, 2015 Solo camada

Leia mais

Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta

Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta Avaliação da qualidade do solo sob diferentes arranjos estruturais do eucalipto no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta Larissa Silva Melo 2, Ramon Costa Alvarenga 3. 1 Trabalho financiado pela

Leia mais

SOLOS E DISPONIBILIDADE QUALIDADE DA ÁGUA

SOLOS E DISPONIBILIDADE QUALIDADE DA ÁGUA SITUAÇÃO HÍDRICA NO BRASIL DIMENSÕES CLIMA E SOLO SOLOS E DISPONIBILIDADE QUALIDADE DA ÁGUA Paulo César do Nascimento Departamento de Solos Agronomia Univ. Federal Rio Grande do Sul Junho - 2015 1 O QUE

Leia mais

3. AMOSTRAGEM DO SOLO

3. AMOSTRAGEM DO SOLO 3. AMOSTRAGEM DO SOLO Reinaldo Bertola Cantarutti 1 Victor Hugo Alvarez V. 2 Antônio Carlos Ribeiro 3 3.1. Introdução A amostragem do solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da

Leia mais

LIMPEZA DA ÁREA LIMPEZA DA ÁREA LIMPEZA DA ÁREA MATA CILIAR. Áreas de Preservação Permanente RESERVA LEGAL

LIMPEZA DA ÁREA LIMPEZA DA ÁREA LIMPEZA DA ÁREA MATA CILIAR. Áreas de Preservação Permanente RESERVA LEGAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE BOVINOS FORMAÇÃO E MANEJO DE PASTAGENS (IMPLANTAÇÃO DE PASTAGENS) EDGAR FRAGA

Leia mais

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás O Estado de Goiás está situado na Região Centro-Oeste do Brasil e, segundo dados oficiais, ocupa área territorial de 340.111,783

Leia mais

Fuvest 2014 Geografia 2ª Fase (Segundo Dia) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa:

Fuvest 2014 Geografia 2ª Fase (Segundo Dia) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa: QUESTÃO 3 (Ocupação do território brasileiro) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa: Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas

Leia mais

PERDAS DE CANA E IMPUREZAS VEGETAIS E MINERAIS NA COLHEITA MECANIZADA

PERDAS DE CANA E IMPUREZAS VEGETAIS E MINERAIS NA COLHEITA MECANIZADA PERDAS DE CANA E IMPUREZAS VEGETAIS E MINERAIS NA COLHEITA MECANIZADA Mauro Sampaio Benedini Gerente Regional de Produto CTC Fernando Pedro Reis Brod Pesquisador Engª Agrícola CTC José Guilherme Perticarrari

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PRECIPITAÇÃO REGISTRADA NOS PLUVIÔMETROS VILLE DE PARIS E MODELO DNAEE. Alice Silva de Castilho 1

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PRECIPITAÇÃO REGISTRADA NOS PLUVIÔMETROS VILLE DE PARIS E MODELO DNAEE. Alice Silva de Castilho 1 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PRECIPITAÇÃO REGISTRADA NOS PLUVIÔMETROS VILLE DE PARIS E MODELO DNAEE Alice Silva de Castilho 1 RESUMO - Este artigo apresenta uma análise comparativa entre os totais mensais

Leia mais

SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM

SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM ANÁLISE DA FERTILIDADE NATURAL (K + ; Ca +2 ; Mg +2 ; Al +3 ) DO SOLO NA FAIXA DE INFLUÊNCIA DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO-RO A HUMAITÁ-AM Tatiane Rodrigues Lima 1 Dorisvalder Dias Nunes 2 Ângelo Mansur

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 159 JUNHO 1988 PREPARO DE SOLOS EM ÁREAS ACIDENTADAS

CIRCULAR TÉCNICA N o 159 JUNHO 1988 PREPARO DE SOLOS EM ÁREAS ACIDENTADAS IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 159 JUNHO 1988 INTRODUÇÃO PREPARO DE SOLOS EM ÁREAS ACIDENTADAS Deuseles João Firme * João

Leia mais

Manual do Carrapatograma

Manual do Carrapatograma Manual do Carrapatograma Amigo Produtor de Leite, Existem no mundo quase 900 espécies de carrapatos, só no Brasil existem mais de cinqüenta. Sendo que, o mais preocupante para a pecuária é o carrapato

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES. Perfil da Produção Bovina no Brasil

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES. Perfil da Produção Bovina no Brasil ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNES Perfil da Produção Bovina no Brasil BRASIL NO MERCADO MUNDIAL, 2008 % MUNDIAL REBANHO CABEÇAS ABATE ANUAL PRODUÇÃO ANUAL EXPORTAÇÕES CONSUMO

Leia mais

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. 136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que A) a existência de áreas superáridas,

Leia mais

Questões Climáticas e Água

Questões Climáticas e Água Questões Climáticas e Água Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP-2012) O mapa abaixo indica a ocorrência de queda de neve na América do Sul. Observe o mapa e responda às questões. a) Que fatores

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Quadro 11 - Exatidão dos mapeamentos de uso do solo

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Quadro 11 - Exatidão dos mapeamentos de uso do solo 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Mudanças ocorridas no uso do solo No Quadro 11 são apresentadas as exatidões dos mapas temáticos gerados a partir do processamento digital das imagens do sensor Landsat 5

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Demandas legais: manter ou recuperar a vegetação nativa em determinadas porções da propriedade rural (Lei Florestal) áreas pré-determinadas espacialmente (onde recuperar?). Demandas

Leia mais

EFICIENCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIENCIA AMBIENTAL

EFICIENCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIENCIA AMBIENTAL ISBN 978-85-609-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 7 a 0 de outubro de 009 EFICIENCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIENCIA AMBIENTAL Ricardo Gava ;

Leia mais

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Mudanças Climáticas e Economia Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Junho de 2009 Aquecimento global como falha de mercado O clima tem forte relação com a atividade econômica: Interação mais conhecida

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21

ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 ÁGUA FLORESTAS E CLIMA: RUMO À COP 21 Cuidar da Água: Desafio para sociedade Combater: Desmatamento Poluição Desperdício Investir Refloretamento Saneamento Tecnologia e Gestão Integrada 8,5 145 72 70 20

Leia mais

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR Eixo Temático: Sustentabilidade

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: capacidade de campo; densidade crítica; ponto de murcha permanente; porosidade de aeração; qualidade física do solo.

PALAVRAS-CHAVE: capacidade de campo; densidade crítica; ponto de murcha permanente; porosidade de aeração; qualidade física do solo. EFEITO DE DIFERENTES VALORES CRÍTICOS DE RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO SOBRE A DENSIDADE CRÍTICA DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO Edner Betioli Junior 1 ; Wagner Henrique Moreira

Leia mais

O que é biodiversidade?

O que é biodiversidade? O que é biodiversidade? A diversidade se expressa nos mais diversos níveis de organização biológica. É a soma de toda a variabilidade biológica desde os genes até os ecossistemas Por que nos preocuparamos

Leia mais

MACROFAUNA EDÁFICA DO SOLO E LÍQUENS COMO INDICADORES DE DEGRADAÇÃO EM REMANESCENTES FLORESTAIS URBANOS

MACROFAUNA EDÁFICA DO SOLO E LÍQUENS COMO INDICADORES DE DEGRADAÇÃO EM REMANESCENTES FLORESTAIS URBANOS MACROFAUNA EDÁFICA DO SOLO E LÍQUENS COMO INDICADORES DE DEGRADAÇÃO EM REMANESCENTES FLORESTAIS URBANOS Gabriela Fernandes Zangirolami Faculdade de Engenharia Ambiental CEATEC gabifz@terra.com.br Resumo:

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO ASSENTAMENTO JACU NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB Paulo Ricardo Dantas (1); Ana Paula Fonseca e Silva (1); Andreza Maiara Silva Bezerra (2); Elisângela

Leia mais

Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado*

Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado* ISSN 1678-9636 Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado* 49 O feijoeiro é uma das principais culturas plantadas na entressafra em sistemas irrigados nas regiões Central e Sudeste do Brasil.

Leia mais

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Raquel Alves de Oliveira, Vânia Galindo Massabni ESALQ - USP Eixo: 03 Ciências Agrárias Resumo O presente trabalho trata a respeito do projeto desenvolvido

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

O controle do solo sobre a estrutura da floresta e estoques de carbono na Amazônia Central

O controle do solo sobre a estrutura da floresta e estoques de carbono na Amazônia Central O controle do solo sobre a estrutura da floresta e estoques de carbono na Amazônia Central Demétrius Martins Flávio Luizão Let me bring you songs from the wood (Ian Anderson)) Carlos Alberto Quesada Ted

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM. Acadêmico PVIC/UEG do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG.

PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM. Acadêmico PVIC/UEG do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG. PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM Zélio de Lima Vieira 1 ; Valter de Oliveira Neves Júnior 1 ; Rodolfo Araújo Marques 1 ; Rafael Benetti 1 ; Adilson

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Oportunidades da Agropecuária Brasileira

Oportunidades da Agropecuária Brasileira Oportunidades da Agropecuária Brasileira Carne sustentável para o mundo Buenos Aires, 28 de setembro de 2010 SANIDADE ANIMAL BEM ESTAR ANIMAL PRESERVAÇÃO AMBIENTAL RASTREABILIDADE 1 O governo brasileiro

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

A4-359 Avaliação de indicadores de manejo ambiental em sistemas de produção agrícola de altinópolis-sp.

A4-359 Avaliação de indicadores de manejo ambiental em sistemas de produção agrícola de altinópolis-sp. A4-359 Avaliação de indicadores de manejo ambiental em sistemas de produção agrícola de altinópolis-sp. Fernandes, Augusto Cesar Prado Pomari 1 ; Soares, Eduardo Alessandro 2 ; Badari, Carolina Giudice

Leia mais

A QUALIDADE DA ÁGUA E DO SEDIMENTO NA BACIA DO CÓRREGO TRIPUÍ, OURO PRETO MG: ENSAIOS DE ECOTOXIDADE E USO DO SOLO.

A QUALIDADE DA ÁGUA E DO SEDIMENTO NA BACIA DO CÓRREGO TRIPUÍ, OURO PRETO MG: ENSAIOS DE ECOTOXIDADE E USO DO SOLO. A QUALIDADE DA ÁGUA E DO SEDIMENTO NA BACIA DO CÓRREGO TRIPUÍ, OURO PRETO MG: ENSAIOS DE ECOTOXIDADE E USO DO SOLO. Mendes, I.A.S. 1 ; Ribeiro, E.V. 2 ; 1 UFMG Email:mendes.ias@gmail.com; 2 UFMG Email:elizenev@yahoo.com.br;

Leia mais

INDICAÇÃO N o, DE 2015

INDICAÇÃO N o, DE 2015 55ª Legislatura 1ª Sessão Legislativa Ordinária INDICAÇÃO N o, DE 2015 Sugere a criação de um programa de irrigação nas regiões afetadas por estiagens, em estados brasileiros. Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

Leia mais

Em 2050 a população mundial provavelmente

Em 2050 a população mundial provavelmente Declaração mundial Armazenamento de Água para o Desenvolvimento Sustentável Em 2050 a população mundial provavelmente ultrapassará nove bilhões de habitantes O aumento da população mundial, tanto rural

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA E A EVOLUÇÃO DO MICROLIMA DE MANAUS Diego Oliveira de Souza 1, Regina Célia dos Santos Alvalá 1

A EXPANSÃO URBANA E A EVOLUÇÃO DO MICROLIMA DE MANAUS Diego Oliveira de Souza 1, Regina Célia dos Santos Alvalá 1 A EXPANSÃO URBANA E A EVOLUÇÃO DO MICROLIMA DE MANAUS Diego Oliveira de Souza 1, Regina Célia dos Santos Alvalá 1 1 Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. São

Leia mais

Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues

Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues 1- (UNICAMP) As figuras a seguir representam duas concepções geopolíticas de ocupação da Amazônia brasileira no período militar. Responda às perguntas: a) Quais

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

PLANTIOS FLORESTAIS E SISTEMAS AGROFLORESTAIS: ALTERNATIVAS PARA O AUMENTO O DE EMPREGO E RENDA NA PROPRIEDADE RURAL RESUMO

PLANTIOS FLORESTAIS E SISTEMAS AGROFLORESTAIS: ALTERNATIVAS PARA O AUMENTO O DE EMPREGO E RENDA NA PROPRIEDADE RURAL RESUMO PLANTIOS FLORESTAIS E SISTEMAS AGROFLORESTAIS: ALTERNATIVAS PARA O AUMENTO O DE EMPREGO E RENDA NA PROPRIEDADE RURAL RESUMO Honorino Roque Rodigheri * Este trabalho tem por objetivo apresentar indicadores

Leia mais

de inverno que viraram opção para o pecuarista da região para conseguir ter pasto na época da seca.

de inverno que viraram opção para o pecuarista da região para conseguir ter pasto na época da seca. CUSTO DE PRODUÇÃO DE BOVINOCULTURA DE CORTE EM GUARAPUAVA/PR Com a iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e o Centro

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ RESULTADOS PARCIAIS.

CARACTERIZAÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ RESULTADOS PARCIAIS. CARACTERIZAÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ RESULTADOS PARCIAIS. Regiane Aparecida Ferreira (USF-UNICENTRO), Lúcio de Paula Amaral (Fundação Araucária/Mestrado

Leia mais

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG.

DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. DIFERENÇAS TÉRMICAS OCASIONADAS PELA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM NATURAL EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO - JUIZ DE FORA, MG. Resumo Cristina Silva de Oliveira¹ (UFJF³, chrisoliveira.jf@gmail.com) Daiane Evangelista

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC 19 de Maio de 2009 National Climate Change Policy National Plan on Climate Change Climate Fund Amazon Fund Política Nacional sobre Mudança Climática 2 objetivos

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE BIOMASSA FLORESTAL DE PINUS ELLIOTTII COM SEIS ANOS DE IDADE, EM AUGUSTO PESTANA/RS 1

QUANTIFICAÇÃO DE BIOMASSA FLORESTAL DE PINUS ELLIOTTII COM SEIS ANOS DE IDADE, EM AUGUSTO PESTANA/RS 1 QUANTIFICAÇÃO DE BIOMASSA FLORESTAL DE PINUS ELLIOTTII COM SEIS ANOS DE IDADE, EM AUGUSTO PESTANA/RS 1 Jéssica Smaniotto 2, Osorio Antônio Lucchese 3, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi 4, Rafael Pettenon

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Geografia. 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO

Nome: Nº: Turma: Geografia. 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO Nome: Nº: Turma: Geografia 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO São conjuntos de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica em que predomina certo tipo de clima. São comunidades

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE PROPÁGULOS DA RIZOPHORA MANGLE EM DOIS TRATAMENTOS

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE PROPÁGULOS DA RIZOPHORA MANGLE EM DOIS TRATAMENTOS TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE PROPÁGULOS DA RIZOPHORA MANGLE EM DOIS TRATAMENTOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ECOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO

NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO NOVO CÓDIGO FLORESTAL: IMPLICAÇÕES E MUDANÇAS PARA A REALIDADE DO PRODUTOR DE LEITE BRASILEIRO Enio Resende de Souza Eng. Agr. M.Sc. Manejo Ambiental / Coordenador Técnico / Meio Ambiente Gestão do Produto

Leia mais

11/12/2014. Agricultura de Baixa Emissão de Carbono II - Recuperação de Áreas Degradadas.

11/12/2014. Agricultura de Baixa Emissão de Carbono II - Recuperação de Áreas Degradadas. Agricultura de Baixa Emissão de Carbono II - Recuperação de Áreas Degradadas. 1 HISTÓRICO E CONCEITOS 1972 Conferência Mundial sobre Meio Ambiente 1981 Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938) 1982

Leia mais

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão 11 GEOGRAFIA Nas épocas de estiagem, a dispersão de poluentes é dificultada e a qualidade do ar piora muito na cidade de São Paulo, afetando, consideravelmente, a saúde das pessoas. NÚMERO DE INVERSÕES

Leia mais

III-123 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DE ESTUDOS DE REFERÊNCIA

III-123 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DE ESTUDOS DE REFERÊNCIA III-123 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DE ESTUDOS DE REFERÊNCIA Vera Lúcia A. de Melo (1) Mestre em Engenharia Civil (Geotecnia) pela UFPE. Aperfeiçoamento em pesquisa no

Leia mais

INQUILINISMO EM CORNITERMES (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM DUAS ÁREAS DE PASTAGEM

INQUILINISMO EM CORNITERMES (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM DUAS ÁREAS DE PASTAGEM INQUILINISMO EM CORNITERMES (ISOPTERA, TERMITIDAE) EM DUAS ÁREAS DE PASTAGEM Ana Cristina da Silva¹, José Max Barbosa de Oliveira Junior¹, Lauana Nogueira², Letícia Gomes ¹, Thales Amaral² Reginaldo Constantino³

Leia mais

1. Introdução... 2. Conceito de Pegada Ecológica... 3. Metodologia de cálculo da Pegada Ecológica... 4. Pegada Ecológica da ZMAR...

1. Introdução... 2. Conceito de Pegada Ecológica... 3. Metodologia de cálculo da Pegada Ecológica... 4. Pegada Ecológica da ZMAR... Índice pág. 1. Introdução... 2. Conceito de Pegada Ecológica... 3. Metodologia de cálculo da Pegada Ecológica... 4. Pegada Ecológica da ZMAR... 4.1. Energia Consumida... 4.2. Resíduos Produzidos... 4.3.

Leia mais

Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste

Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste Água e Floresta As lições da crise na região Sudeste No Brasil as políticas afirmativas tiveram inicio com a Constituição de 1988. A Legislação de Recursos Hídricos avançou em mecanismos de gestão e governança

Leia mais

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 2 1.1 A Cidade... 2 1.2 Padrão de mobilidade... 5 1.2.1 Frota

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) de Corte da Embrapa Milho e Sorgo Ramon C. Alvarenga¹ e Miguel M. Gontijo Neto¹ Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) A Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL Priscila da Silva Batista Instituto Tecnológico, Universidade

Leia mais

A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS

A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS Título: A DEMANDA POR SAÚDE PÚBLICA EM GOIÁS Projeto de pesquisa: ANÁLISE REGIONAL DA OFERTA E DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS GOIANOS: GESTÃO E EFICIÊNCIA 35434 Autores: Sandro Eduardo

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas A bovinocultura de corte brasileira tem sua produção concentrada em sistemas de pastejo e, portanto, dependente

Leia mais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais EXTENSO 2013 Eje 4: Ambiente, Educación Ambiental y Desarrollo Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais Letícia Fernanda Assis¹; Márcio Viera²; Juliana Ferrari³;

Leia mais