A CONSTITUCIONALIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS EM BENEFÍCIO DO RÉU. PALAVRAS-CHAVE: provas; ilicitude das provas; princípios; constitucionalidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CONSTITUCIONALIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS EM BENEFÍCIO DO RÉU. PALAVRAS-CHAVE: provas; ilicitude das provas; princípios; constitucionalidade."

Transcrição

1 1 A CONSTITUCIONALIDADE DAS PROVAS ILÍCITAS EM BENEFÍCIO DO RÉU Lívia de Fátima Oliveira da Costa 1 RESUMO O presente artigo tem como objeto, a questão da constitucionalidade das provas ilícitas em benefício do réu, no processo penal. Aborda inicialmente o histórico e a evolução das provas, no ordenamento jurídico brasileiro. Sintetiza a Teoria Geral das Provas, no que se refere a sua classificação, e os meios de provas elencados no Código de Processo Penal, além dos princípios gerais que regem as provas no processo penal. Enfatiza a ilicitude na obtenção da prova, dando enfoque às provas proibidas ou ilegais, ilegítimas, irregulares, ilícitas e ilícitas por derivação. Avalia os princípios da inadmissibilidade das provas ilícitas e da proporcionalidade/razoabilidade e apresenta a visão do direito comparado, ressaltando a divergência existente entre a corrente que aceita a utilização das provas ilícitas e a que não admite a constitucionalidade dessas provas, observando os fundamentos apreciados para a discussão. Analisando por fim, a constitucionalidade das provas ilícitas. PALAVRAS-CHAVE: provas; ilicitude das provas; princípios; constitucionalidade. INTRODUÇÃO A finalidade da prova é o convencimento do juiz que é o seu destinatário, contudo, no processo não se busca a certeza absoluta, a qual aliás, é quase impossível, mas sim a certeza relativa, suficiente para a convicção do magistrado. Sendo assim, percebe-se que o direito que as partes têm à prova, encontra limites nas liberdades públicas, onde há meios probatórios que são proibidos por lei, pelo fato de serem incompatíveis com o sistema processual, portanto inadmissíveis. Contudo, para determinados casos, doutrina e jurisprudência, aceitam as provas consideradas ilícitas. Com isso, no presente artigo pretende-se tratar da questão da 1 Acadêmica de Direito das Faculdades Integradas do Brasil UNIBRASIL, orientada pela Profª. Drª. Clara Roman Borges.

2 2 constitucionalidade das provas ilícitas em benefício do réu, para isso, necessária se faz a abordagem sobre as discussões existentes acerca do tema, vez que a Constituição Federal e o Código de Processo Penal vedam expressamente a utilização das provas ilícitas, entretanto, na prática, essa proibição não é pacífica, pois tanto doutrina quanto jurisprudência, em alguns casos, as aceitam, tendo por fundamento o princípio da proporcionalidade/razoabilidade. Deste modo, será abordado inicialmente o histórico das provas, bem como, a sua evolução, em nosso ordenamento jurídico, tratando inclusive das mais recentes alterações em relação às provas. Após, faz-se uma síntese da Teoria Geral das Provas, citando sua classificação e os meios de provas elencados no Código de Processo Penal, com as devidas mudanças trazidas pelas leis que alteraram o Código de Processo Penal, além de discorrer sobre os princípios gerais que regem as provas. Por fim, trata-se da ilicitude na obtenção da prova, conceituando-as em proibidas ou ilegais, ilegítimas, irregulares, ilícitas e ilícitas por derivação. Analisando os princípios da inadmissibilidade das provas ilícitas e da proporcionalidade/razoabilidade, usados como fundamento para a utilização ou não das provas obtidas por meios ilícitos, tratando ainda, da visão do direito comparado e observando, neste tópico que a inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos é quase uma regra. E mais, avalia a constitucionalidade, propriamente dita, das provas ilícitas, decorrente das divergências existentes entre doutrina e jurisprudência, geradas pela aceitação ou não da constitucionalidade das provas ilícitas em benefício do réu. Neste momento, não há a pretensão de esgotar os estudos, apenas de trazer à tona, as divergências existentes acerca da questão ora proposta. 1 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DAS PROVAS Necessário recordar-se que a legislação brasileira inicia em 1808, sendo que antes vigoravam as Ordenações Portuguesas, e a idéia de um Código Civil e Criminal, surge com a Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824, que

3 3 ao tratar da questão da inviolabilidade dos direitos civis e políticos dos cidadãos brasileiros, afirmava que esses direitos teriam por base a liberdade, a segurança individual e a propriedade. Assegurando ainda que ninguém poderia ser preso sem culpa formada, exceto nos casos declarados em lei, essa Constituição dispunha que seria organizado um Código Civil e um Código Criminal, fundado nas sólidas bases da justiça e equidade. Somente, pela Lei de 16 de dezembro de 1830, Dom Pedro II, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, manda executar o Código Criminal. A Lei de 29 de novembro de 1832, sancionou o primeiro Código de Processo Criminal Brasileiro. A Regência, em nome do Imperador Dom Pedro II, pela Lei de 29 de novembro de , sancionou o Código de Processo Criminal, dividido em duas partes: na primeira tratava da organização judiciária e das pessoas encarregadas da administração da justiça criminal, nos juízos de primeira instância; enquanto, na segunda parte, tratava da forma do processo. Passado quase uma década, do advento do Código de Processo Criminal, surge a primeira alteração com a Lei n 261 de 03 de dezembro de , que ao tratar da reforma do Código de Processo Criminal, criou um sistema policial centralizado, dando funções judiciais as autoridades policiais, fortalecendo um sistema autoritário. Através do Regulamento n 120 de 31 de janeiro de , é regulado a execução da parte policial e criminal da Lei n 261 de 03 de dezembro de Três décadas se passaram, quando surge a Lei n 2033 de 20 de setembro de , a qual determinava que para a formação da culpa nos crimes comuns, as autoridades policiais deveriam proceder as diligências necessárias para descobrimento dos fatos criminosos e transmitirem aos Promotores Públicos, com os autos de corpo de delito e indicação das testemunhas mais idôneas; e ao mesmo tempo dariam parte a 2 Refere-se à descrição de alguns artigos da Lei de 29 de novembro de 1832, face ausência doutrinária, em virtude da época de seu advento. 3 Trata-se da descrição de alguns artigos da Lei nº 261 de 03 de dezembro de 1841, não existindo qualquer referência doutrinária. 4 Descrição dos artigos que regulavam a execução da parte policial e criminal da Lei nº 261 de 03 de 31 de janeiro de Descrevem os artigos a formação da culpa nos crimes comuns, dispostos na Lei n 2033 de 20 de setembro de 1871.

4 4 autoridade competente para a formação da culpa. Esta determinação, deu origem ao inquérito policial, cuja denominação surge com o Decreto n 4824 de 22 de novembro de , o qual atribuía ao Chefe de Polícia, Delegados e Subdelegados, procederem ao inquérito policial. Este Decreto, veio a regulamentar a Lei n 2033 de 20 de setembro de 1871, que reestruturou o processo penal brasileiro. Já o Decreto n 848 de 11 de outubro de , ao organizar a Justiça Federal, deixava claro a preocupação com a questão das provas ao determinar em seu artigo 176, que seriam admissíveis no juízo federal, todas as provas, como tais, conhecidas em direito. A Lei nº 15 de 21 de maio de 1892, trata da Organização e Divisão Judiciária Estadual. Surgindo posteriormente a Lei nº 191 de 14 de fevereiro de 1896, que regulava a justiça civil e criminal do Estado do Paraná. Com a Lei nº 322 de 08 de maio de 1899, ocorre a reforma judiciária do Estado. Por fim, a Lei nº 1916 de 23 de fevereiro de 1920 veio sancionar o Código de Processo Criminal do Estado do Paraná. A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891, confirmou o controle da justiça comum, de primeira e segunda instância pelos Estados, que ganharam o direito de promulgarem suas próprias Constituições, bem como, a soberania em matéria de direito processual penal, civil e criminal. Alguns Estados, criaram sua legislação, outros não, o Paraná sancionou a Lei n 15 de 21 de maio de , que na primeira parte, tratava da Organização e Divisão Judiciária Estadual; e na segunda, do processo em geral, com um título dedicado ao processo criminal. Através da Lei n 191 de 14 de fevereiro de , é regulada a justiça civil e criminal do Paraná. E com a Lei nº 322, de 08 de maio de , ocorre a reforma da lei judiciária do Estado. 6 Descrição de alguns artigos que referem-se ao surgimento do inquérito policial, que ocorre com o Decreto nº 4824 de 22 de novembro de Interpretação do artigo 176 do Decreto nº 848 de 11 de outubro de Descrição de alguns artigos da Lei nº 15 de 21 de maio de Reporta-se a alguns artigos da Lei nº 191 de 14 de fevereiro de Descreve alguns artigos da Lei nº 322 de 08 de maio de 1899, os quais tratam do processo criminal.

5 5 Por fim, surge a Lei n 1916 de 23 de fevereiro de , que sanciona o Código do Processo Criminal do Estado do Paraná e este Código de Processo Criminal paranaense, dedicou um título somente para tratar das provas, que era subdivido em: prova pericial; prova testemunhal e literal; confissão; indícios ou presunções. Com o advento da Constituição de 16 de julho de 1934, foi restaurada a competência da União, para legislar em matéria processual penal, permanecendo inalterado o inquérito policial, pois o artigo 5º, inciso XIX, dispunha que competia privativamente à União, legislar sobre direito penal, comercial, civil, aéreo e processual. Quase três anos se passaram, quando então o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, decretou a Constituição de 10 de novembro de 1937, Constituição esta, que dispunha em seu artigo 16, inciso XVI, que competia privativamente à União o poder de legislar sobre as matérias de direito civil, direito comercial, direito aéreo, direito operário, direito penal e direito processual. 12 Mas é só com o Decreto Lei nº 3689 de 03 de outubro de , que ocorre a promulgação do Código de Processo Penal. Em cuja exposição de motivos, o Ministro da Justiça, Francisco Campos, no que diz respeito às provas, assim se manifestava: o projeto abandonou radicalmente o sistema chamado da certeza legal. Todas as provas seriam relativas, nenhuma delas teria, ex vi legis, valor decisivo, ou necessariamente maior prestígio que outra. Sendo certo que o juiz ficaria adstrito às provas constantes dos autos, não seria menos certo que não ficasse subordinado a nenhum critério apriorístico no apurar, através delas, a verdade material. O juiz estaria livre de preconceitos legais na aferição das provas, mas não poderia abstrair-se ou alhear-se ao seu conteúdo. Por outro lado, o juiz deixaria de ser um espectador inerte da produção de provas. Sua intervenção na atividade processual seria permitida, não somente para dirigir a marcha da ação penal e julgar a final, mas também para ordenar, de ofício, as 11 Apresenta alguns artigos da Lei nº 1916 de 23 de fevereiro de 1920, com destaque para aqueles que se referem às provas. 12 Preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 10 de novembro de Apresenta a descrição dos artigos referentes à prova, dispostos no vigente Código de Processo Penal.

6 6 provas que lhe parecessem úteis ao esclarecimento da verdade. Enquanto não estivesse averiguada a matéria da acusação ou da defesa, e houvesse uma fonte de prova ainda não explorada, o juiz não deveria pronunciar o in dubio pro reo ou o non liquet. Outra inovação, em matéria de prova, dizia respeito ao interrogatório do acusado. Embora mantido o princípio nemo tenetur se detegere (não estando o acusado na estrita obrigação de responder o que se lhe pergunta, porém, na prática, o acusado não tinha o amparo deste princípio, já que não havia a garantia total que seu silêncio fosse utilizado a seu favor), já não seria esse termo do processo, como atualmente, uma série de perguntas predeterminadas, sacramentais, a que o acusado dá as respostas de antemão estudadas, para não comprometer-se, mas uma franca oportunidade de obtenção de prova. Era facultado ao juiz formular ao acusado quaisquer perguntas que julgasse necessárias à pesquisa da verdade, e se é certo que o silêncio do réu não importaria confissão, poderia, entretanto, servir, em face de outros indícios, à formação do convencimento do juiz, o que vem mais uma vez a demonstrar que não havia garantia completa do cumprimento deste princípio. Ressaltando que o citado princípio só veio a obter aplicação direta com o advento da Constituição Federal de O projeto ainda inovava quando regulava especialmente como meio de prova o reconhecimento de pessoas e coisas ; ao estabelecer a forma de explicação de divergência entre testemunhas presentes e ausentes do distrito da culpa; e finalmente, quando, ao regular a busca, como expediente de consecução de prova, distinguiu-se em domiciliar e pessoal, para disciplinar diversamente, como é justo, as duas espécies. O citado Código, ainda em vigor, sofreu diversas modificações, entretanto, serão apresentados somente o aspecto das provas e no texto original, existe um título específico para tratar das provas. Logo após o advento do Código de Processo Penal vigente, é promulgado em 18 de setembro de 1946 a Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Constituição esta que determinava que competia à União legislar, dentre outros, sobre direito processual. Esclarecendo que esta competência foi iniciada com Constituição de 16 de julho de É de se destacar o surgimento em capítulo próprio, dos direitos e

7 Necessário se faz uma análise comparativa entre o texto original do Código de 7 garantias individuais, assegurando aos acusados plena defesa, com todos os meios e recursos essenciais a ela, determinando que a instrução deveria ser contraditória. 14 Duas décadas após, surge em 1967, a Constituição da República Federativa do Brasil, a qual manteve a competência da União para legislar, dentre outros, sobre o direito processual. Esta Constituição, apesar de surgir em período ditatorial, inovou ao garantir a inviolabilidade da correspondência e o sigilo das comunicações telegráficas e telefônicas. Assegurando ainda, aos acusados, ampla defesa com os recursos a ela inerentes. 15 Por fim, em 05 de outubro de 1988, é promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. 16 O título específico que trata das provas no vigente Código de Processo Penal, veio a sofrer profundas mudanças com o advento da Lei nº , de 09 de junho de Processo Penal de 1941 e a Lei nº /08. Antes porém, não esquecendo que esta nova lei, traz alterações na questão das prova ilícitas, inclusive por derivação; na prova pericial; e na prova testemunhal. Apesar de só ter sido sancionada em 2008, o Projeto de Lei nº 4.205, que deu origem à Lei nº /08, teve início em 2001, época em que os legisladores, já percebiam a necessidade de que o atual Código de Processo Penal, precisava de inovações no que dizia respeito às provas, e que a fase probatória disposta no citado Código, precisava ser adaptada a realidade tecnológica, principalmente, em função dos crimes praticados através da internet, instrumento este desconhecido dos legisladores de Este Projeto de Lei tinha como objetivo tornar o processo penal célere, eficiente, simples, mas com segurança jurídica. Deixando claro, sua preocupação com 14 Disponível em: acesso em: 01 fev.2009, descreve os artigos referentes a prova, na Constituição dos Estados Unidos do Brasil. 15 Disponível em: acesso em: 01 fev.2009, descreve os artigos referentes a prova, na Constituição da República Federativa do Brasil. 16 Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de Apresenta os artigos referentes à prova, os quais sofreram recente alteração com a Lei nº de 09 de junho de 2008.

8 fatos. 20 Na história do processo penal, busca-se construir a verdade, fazendo uso de 8 a utilização de provas ilícitas no processo penal, haja vista, que a própria Constituição Federal veda esta possibilidade. Para Audrey Borges de MENDONÇA, a nova legislação (Lei nº /08) vai além, ao permitir a produção antecipada da prova, inclusive antes do início da ação penal, para tanto são necessários que haja relevância e urgência. Afirmando ainda que, para citada lei é ilícita tanto a prova que viole disposições materiais, quanto processuais. 18 Desta exposição, o que se pode perceber é a preocupação que teve o legislador quando da reforma, em dar celeridade ao processo penal, reconhecer o avanço das novas tecnologias, e a sua influência no campo do direito, mas nunca esquecendo das garantias constitucionais que se referem a pessoa do réu. 2 TEORIA GERAL DAS PROVAS Utilizar-se-á o conceito de prova dado por José Frederico MARQUES, a prova é, assim, elemento instrumental para que as partes influam na convicção do juiz, e o meio de que este se serve para averiguar sobre os fatos em que as partes fundamentam suas alegações. 19 É por meio das provas que se reproduz a verdade no processo, sendo que para tratar da verdade no processo penal, deve-se ter em mente que será a verdade dos fatos, a ser valorada pelo Juiz. Sendo assim, como explica Luiz Francisco Torquato AVÓLIO, por ser a prova uma reconstrução histórica, o Juiz deve pesquisar além da convergência das partes sobre os fatos, para conhecer a realidade e a verdade dos vários métodos e formas jurídicas, para se obter a verdade, sendo assim, através da 18 MENDONÇA, Audrey Borges de. Comentários aos artigos do Código de Processo Penal alterados pela Lei , de In:. Nova Reforma do Código de Processo Penal: Comentada artigo por artigo. São Paulo: Método, p MARQUES, José Frederico. Da Fase Instrutória do Processo Condenatório. In:. Elementos de Direito Processual Penal. 2 ed. atual. Campinas: Millennium, v.2. p AVÓLIO, Luiz Francisco Torquato. Provas Ilícitas: Interceptações Telefônicas e Gravações Clandestinas. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 21.

9 9 evolução da processualização da jurisdição, o processo penal, passa a se ocupar da reconstrução judicial dos fatos delituosos, isso tanto para atender os interesses da chamada segurança pública, quanto para atender os interesses do acusado, principalmente quando este se torna sujeito de direitos dentro do processo. O que leva a crer, que a busca da verdade real é uma decorrência da própria natureza do bem da vida e valores, que justificam a existência do processo penal, o interesse do Estado em tutelar a liberdade individual. E ainda, mesmo sendo difícil ou improvável a reconstrução do fato delituoso, isto é um compromisso irrenunciável da atividade estatal jurisdicional, e esse dever de veracidade tem o fim de prevenir a mentira processual, cujo defeito se incompatibiliza com o procedimento que visa assegurar a concretização do Direito, como tratou Eugênio Pacelli de OLIVEIRA. 21 Sobre a teoria geral da prova, um dos pontos que merecem destaque é o que tange à classificação da prova e a esse respeito pode-se dizer que, na doutrina, não há pacificação, ou seja, existem inúmeros critérios para realizá-la. Sendo assim, para melhor classificar as provas, se destacará a classificação de Adalberto José Q. T. de Camargo ARANHA, por ser a mais completa e adotada também pela jurisprudência, qual seja, quanto ao objeto, podendo ser direta ou indireta; quanto ao sujeito, podendo ser pessoal ou real; e quanto à forma, podendo ser testemunhal, documental ou material. 22 Após a classificação supra, pode-se dizer que outro importante ponto é aquele destinado aos meios de prova, também chamados de espécies de provas, sendo que cada autor denota importância para determinado meio ou espécie de prova. Isto posto, demonstrar-se-á quais são os meios ou espécies de prova: a) Do exame do corpo de delito, e das perícias em geral: previstos nos artigos 158 a 184, do Código de Processo Penal. A Lei nº /08, segundo Eugênio Pacelli de OLIVEIRA, inovou no que se refere à prova, primeiramente pelo fato de que faculta, expressamente, a possibilidade 21 OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Da Prova. In:. Curso de Processo Penal. 10 ed. atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p ARANHA, Adalberto José Q. T. de Camargo. Da Prova no Processo Penal. 3 ed. atual. e amp. São Paulo: Saraiva, p

10 10 das partes (Ministério Público, querelante, assistente de acusação e acusado) formularem os quesitos e indicarem assistentes técnicos, que só ingressarão no processo, na fase instrutória, e após a admissão pelo juiz, devendo serem indicados na ocasião em que se apresentar a defesa escrita, desde que seja antes da audiência de instrução, e é nesse momento que se pode requerer a inquirição do perito oficial para esclarecimentos, sendo que para isso, é exigido o prazo de 10 (dez) dias de antecedência. Seguindo a mesma linha, entende-se que quando se fala que o ofendido poderia formular quesitos e indicar assistente técnico, a nova redação do Código de Processo Penal, trata o ofendido e o assistente de acusação como se fossem pessoas diversas, e seguindo o disposto no artigo 268, do Código de Processo Penal, compreende-se que o ofendido, ainda que não habilitado como assistente de acusação, poderia participar da prova pericial, ter-se-ia com isso, uma assistência limitada, que seria válida desde que houvesse a possibilidade de existir assistência, senão ocorreria um desequilíbrio no processo, em prejuízo da defesa. 23 Outra inovação trazida pela Lei nº /08, é no que diz respeito aos peritos, pois segundo Ivan Luís Marques da SILVA, a perícia será elaborada agora por apenas um perito oficial, titular de diploma de curso superior, exceto no caso de a perícia ser complexa, isso quer dizer, abranger mais de uma área de conhecimento, onde será permitido ao juiz designar mais de um perito oficial, sendo que antes deveria ser realizada por dois peritos oficiais. 24 Por fim, com base nos estudos de Eugênio Pacelli de OLIVEIRA, devem as provas serem submetidas ao contraditório, e produzidas na presença do juiz, isso na fase instrutória porque nesse momento, a prova objetiva o convencimento e a formação da opinio delicti do órgão acusador e no caso de recebimento de denúncia ou queixa, em princípio, todas as provas deveriam ser repetidas. 25 b) Do interrogatório do acusado: previsto nos artigos 185 a 196, do Código 23 OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Op. cit., p SILVA, Ivan Luís Marques da. Reforma Processual Penal de São Paulo: Revista dos Tribunais, p OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Op. cit., p

11 11 de Processo Penal. Com o advento da Lei nº /08, o interrogatório sofreu modificações, que analisadas por Eugênio Pacelli de OLIVEIRA, afirma-se que o interrogatório do acusado será realizado depois da apresentação da defesa escrita e, na audiência de instrução, ou seja, após a inovação da referida lei, o interrogatório será o último ato da audiência de instrução. E com isso, só ocorrerá após o conhecimento total da instrução, onde o réu já estará habilitado a manifestar-se. 26 Segundo o referido autor, o interrogatório, antes do advento da Lei nº /08, era concebido como meio de prova, onde o acusado era apenas objeto dela, merecendo hoje, nova interpretação e mesmo continuando ser espécie de prova, sendo que as defensivas também são consideradas provas. Merece destaque, dentro da concepção do acusado ser considerado sujeito de direitos e do contexto de um processo penal acusatório, trazido pelo sistema constitucional das garantias individuais, o fato do interrogatório do acusado fazer parte fundamental do princípio da ampla defesa. Cabendo aqui ressaltar que o interrogatório tornou-se uma oportunidade de defesa a mais para acusado, possibilitando a este dar a sua versão dos fatos. E agora, conceituando o interrogatório como meio de defesa ao invés de meio de prova, suas consequências são importantíssimas, quais sejam, o reconhecimento do acusado ou do seu defensor, na titularidade sobre o juízo de oportunidade, e conveniência do acusado em depor ou não, com isso, não se fala mais em condução coercitiva do acusado para a realização do interrogatório; a imposição, como sanção, da nulidade absoluta do processo, no caso em que não fosse oportunizado ao réu a realização do interrogatório. O que violaria a ampla defesa quanto à autodefesa. 27 O não comparecimento do réu a audiência, desde que não justificado, deverá ser entendido como a manifestação do direito ao silêncio do acusado. Já a não intimação do acusado para a realização do interrogatório, sempre será causa de nulidade absoluta. Sendo certo que por vezes, o não interrogatório do réu, não trará 26 Ibidem, p Idem.

12 12 prejuízos, por exemplo, ao analisar o conjunto probatório existente, percebe-se claramente que será caso de absolvição do réu. Aqui, mesmo tratando-se de nulidade absoluta, não há que reconhecê-la, pela regra do pas de nullité sans grief (não se decreta nulidade que não tenha causado prejuízo relevante). 28 Porém, essa posição não é dominante, pois não havendo a oportunização do interrogatório, haverá com certeza, prejuízo ao acusado, além do que, manifesta violação ao princípio da ampla defesa, haja vista, ser este princípio garantia constitucional. E ainda, o interrogatório do acusado deverá ser realizado na presença do defensor, constituído ou nomeado, no caso da não observância dessa regra, considerarse-á caso de nulidade absoluta, bem como, se houver a supressão ao direito de entrevista reservada do acusado com o defensor, isso pela violação ao princípio da ampla defesa. O interrogatório terá duas partes, uma que indagará sobre a pessoa do acusado e a outra, sobre os fatos acusatórios, sendo que o exercício da autodefesa dar-se-á, efetivamente, na segunda parte do interrogatório, eis que é nesse momento que poderá se manifestar sobre os fatos. Considerando o interrogatório um meio de defesa e reconhecendo o direito ao silêncio, o não comparecimento do réu não implica sanção processual, e por conta do exercício de direito, não poderá impor revelia, nem mesmo a restauração da prisão, no caso do réu encontrar-se em liberdade provisória. Com as alterações também nota-se que o interrogatório deixou de ser ato privativo do juiz, o qual deverá questionar as partes se ainda existe algo a ser esclarecido, elaborando as perguntas correspondentes, se entender pertinente e relevante, conforme determina o Código de Processo Penal, tem-se assim que a atuação do magistrado deve ser complementar. Finalizando, vale esclarecer que no interrogatório, o Ministério Público iniciará a inquirição, eis que o interrogatório é considerado um meio de defesa do 28 Idem.

13 13 acusado, diferentemente do que ocorria anteriormente. 29 c) Da confissão: prevista nos artigos 197 a 200, do Código de Processo Penal. E com a reforma do Código de Processo Penal percebe-se que se manteve a livre apreciação, valendo-se da interpretação e avaliação dada para cada elemento de prova produzido e trazido ao processo. E mais, o juiz continuará utilizando as provas produzidas na fase administrativa (inquérito policial) como elemento fundamentador de condenações, o que gera um grande problema devido ao fato de que nesta fase, não há o contraditório e a ampla defesa, apesar de sua necessidade. Sendo assim, o juiz, desde que amparado por outra prova produzida judicialmente, sob o crivo do contraditório e da ampla defesa, pode condenar o acusado, utilizando-se de provas produzidas na fase inquisitiva. Melhor seria se houvesse a proibição da utilização dessas provas inquisitoriais. 30 d) Do ofendido: previsto no artigo 201, do Código de Processo Penal. Após a edição da Lei nº /08, passou a merecer mais destaque, eis que tem papel importantíssimo no ambiente do delito praticado. As mudanças foram, primeiro o fato de ser o ofendido comunicado dos atos processuais de ingresso e da saída do acusado da prisão, da data designada para audiência, e da sentença e acórdãos que mantenham ou modifiquem a decisão de primeiro grau. Segundo e com menor relevância, o fato do ofendido ganhar um espaço separado, antes e durante a realização da audiência. Terceiro e com controvérsias, é o que diz respeito ao pagamento de tratamentos necessários, para o ofendido reequilibrar sua saúde física e mental, que foram abaladas pelo crime cometido. Só que essa regra, para alguns, parece ser inconstitucional, do ponto de vista, que obriga um inocente (assim considerado até a decisão condenatória tornar-se imutável) a custear o tratamento da vítima. Não oportunizando o magistrado a efetividade do contraditório para o acusado, isto ocorre pelo fato de que em muitos casos o titular da ação penal é o Ministério Público, não sendo o ofendido, parte no processo penal. E para outros, passaria a ser considerada 29 Idem. 30 SILVA, Ivan Luís Marques da. Op. cit., p

14 14 constitucional, no momento em que o Estado adiantasse as despesas do tratamento, e após a condenação definitiva, o valor fosse inscrito como dívida ativa. E o quarto e último, diz respeito à privacidade da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, onde o juiz poderá determinar o segredo de justiça, em relação aos dados, depoimentos e outras informações constantes dos autos, para evitar a exposição nos meios de comunicação. 31 e) Das testemunhas: previsto nos artigos 202 a 225, do Código de Processo Penal. A Lei nº /08 trouxe inovações em relação às testemunhas, sendo a primeira inovação, o fato de que agora há o intuito de preservar a realidade fática, por meio da incomunicabilidade das testemunhas que, permanecem sem qualquer contato antes da audiência e durante a sua realização. Outra inovação, diz respeito ao fato da parte poder formular a pergunta diretamente à testemunha, sistema este de orientação acusatória. E essa mudança melhora muito a inquirição, vez que a pergunta é exatamente o que a parte tenciona inquirir. Outro ponto, que não foi tão inovador é a possibilidade do magistrado poder interferir diretamente na elaboração de provas, deixando de lado o seu papel neutro e imparcial no processo e ainda, ferindo os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, bem como quando admite a complementação da inquirição pelo juiz, eis que restabelece o conteúdo inquisitivo do juiz. A última inovação desta parte, foi trazida pela nova redação do artigo 217, do Código de Processo Penal, referente à preservação do ofendido, bem como das testemunhas, evitando o prejuízo no processo, e também a lesão ao direito de defesa do réu, mas a medida deveria ser utilizada quando de fato caracterizado algum acontecimento. Mas a nova redação, em sua segunda parte, deixou uma lacuna, vez que abria a possibilidade de não ser realizada a audiência por videoconferência, a qual seria presenciada pelo réu, admitindo que o mesmo seja retirado da audiência sem poder acompanhá-la, e essa medida afeta diretamente seu direito de defesa e viola os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, por isso, em hipótese 31 Ibidem, p

15 15 alguma poderia o réu ser retirado da sala de audiência, sob pena que quebra direta dos citados princípios. Por fim, o parágrafo único do artigo 217, do Código de Processo Penal, apenas tenta justificar a inconstitucionalidade do caput, determinando que conste no termo a ausência do réu em audiência, imposta pelo magistrado, em direta violação da Constituição Federal. 32 A lacuna supra citada, deixou de existir recentemente com a edição da Lei nº , de 08 de janeiro de 2009, ao permitir a possibilidade da audiência ser realizada, através da videoconferência. 33 f) Do reconhecimento de pessoas e coisas: previstos nos artigos 226 a 228, do Código de Processo Penal. A partir da Lei nº /08, o reconhecimento será realizado na audiência una de instrução, face à concentração dos atos processuais penais. 34 g) Da acareação: prevista nos artigos 229 e 230, do Código de Processo Penal. E conforme a Lei nº /08, ela é realizada na audiência una de instrução, em face da concentração dos atos processuais, conforme Eugênio Pacelli de OLIVEIRA. 35 h) Dos documentos: previstos nos artigos 231 a 238, do Código de Processo Penal. A nova redação do artigo 156, inciso I, do Código de Processo Penal, trazida pela Lei nº /08, diz que é permitido ao juiz requisitar, de ofício e na fase de instrução, documentos cuja existência tenha chegado ao seu conhecimento, quando necessário para resolver dúvida, sobre ponto relevante do material probatório, mas essa possibilidade do juiz produzir provas no processo deve ser analisada de maneira restritiva e excepcional, ou seja, só caberão em casos de urgência e relevância, 32 TASSE, Adel El; MILÉO, Eduardo Zanoncini; PIASECKI, Patrícia Regina. O novo sistema de provas no processo penal: Comentários à Lei /08. Curitiba: Juruá, p Disponível em: acesso em: 10 mar.2009, altera alguns artigos do Código de Processo Penal referentes a prova. 34 OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Op. cit., p Ibidem, p. 366.

16 16 observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida, e ainda, sendo realizada quando houver receio que a prova desapareça. 36 i) Dos indícios: previsto no artigo 239, do Código de Processo Penal. E os indícios não são admitidos como prova do fato, ou seja, como um meio de prova, mas sim, como um raciocínio dedutivo, onde se deve valorar as outras provas ou circunstâncias, e não o indício isoladamente, para chegar-se a uma conclusão. Há uma grande discussão, no que diz respeito ao valor da prova indiciária, baseada em dois princípios, quais sejam: o do livre convencimento do julgador e o da necessidade da certeza na decisão condenatória. Mas o que se deve levar em consideração é que quando se quiser, com indícios, demonstrar fatos ou circunstâncias que podem se reduzir à prova material, o valor probante dos indícios haverá de ser reduzido, quando nenhum. E mais, não se deve aceitar a prova da existência do crime ou da autoria por meio dos indícios, que são provas circunstanciais, e nesses casos elas deverão ser consideradas como tais. 37 E sobre os meios de prova, arrematam a questão os autores Ada Pellegrini GRINOVER, Antonio Scarance FERNANDES e Antonio Magalhães GOMES FILHO, que tratam dos meios eletrônicos de captação de prova, que foram criados para que o Estado tivesse meios de lutar contra o crime organizado, isso se deu através de legislações que disciplinam o assunto, são elas, as interceptações, telefônicas ou entre presentes, e das gravações clandestinas de conversas. 38 A Constituição Federal fixou os limites obrigatórios que devem ser respeitados para que haja a quebra do sigilo das comunicações telefônicas, quais sejam: ordem judicial e existência de lei que discipline hipóteses e formas das interceptações. Só que até a edição da lei de interceptação telefônica, não existia base legal para que fosse autorizada judicialmente, uma interceptação, e aquelas que fossem efetuadas seriam consideradas ilícitas. 36 TASSE, Adel El; MILÉO, Eduardo Zanoncini; PIASECKI, Patrícia Regina. Op. cit., p NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Da Prova. In:. Curso Completo de Processo Penal. 11 ed. rev., amp. e atual. São Paulo: Saraiva, p GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhães. A instrução probatória. In:. As Nulidades no Processo Penal. 7. ed. Rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, p

17 17 Sendo assim, em 24 de julho de 1996, é criada a Lei nº 9.296, que disciplina o regime legal das interceptações telefônicas. E após a promulgação da referida lei, notase que os problemas já existentes não se resolvem devido aos defeitos que a lei apresenta, ou seja, deixa muitas dúvidas, inúmeras são as omissões e as regras explícitas, por vezes, se chocam com as normas e princípios presentes na Constituição Federal, o que dificulta a interpretação da lei em consonância com a Lei Maior. 39 Citar-se-á agora os princípios que regem a prova, sendo utilizada a definição de Adalberto José Q. T. de Camargo ARANHA, qual seja, Princípio da autoresponsabilidade das partes; Princípio da audiência contraditória; Princípio da aquisição ou comunhão da prova; Princípio da oralidade; Princípio da concentração; Princípio da publicidade; e Princípio do livre convencimento motivado. A doutrina contemporânea traz alguns dos princípios supra citados, e inova com outros, mas o importante é que se faz uma leitura dos princípios com base na Constituição Federal atual. 40 Colhe assinalar os princípios trazidos por Aury LOPES JÚNIOR, são eles: 1) Garantia da jurisdição: por este princípio, fica clara a preocupação em distinguir o que sejam atos de investigação e atos de prova. Sendo o primeiro realizado na fase pré-processual, e o segundo na fase processual. Enquanto na fase processual, a garantia está assegurada no art. 93, inciso IX, da Constituição Federal, ao determinar que as decisões do magistrado devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade. Já na fase pré processual, não existe esta previsão, por tratar-se de atos administrativos. Daí resultam, os vários questionamentos feitos no que se refere aos atos praticados na fase de investigação, que por sua fragilidade podem ser refeitos na fase processual. 2) Presunção de inocência: este princípio está garantido em nossa Constituição (art. 5º, inciso LVII). Surge com a finalidade, de assegurar ao réu, um tratamento justo e digno, já que até prova em contrário, deve ser considerado inocente, e como forma também de preservar sua imagem, pois atualmente em nosso país, tornou-se comum, que uma simples prisão (às vezes sem qualquer fundamento 39 Idem. 40 ARANHA, Adalberto José Q. T. de Camargo. Op. cit., p

18 18 jurídico), seja mostrada nacionalmente pela televisão. E essas arbitrariedades, só serão evitadas, através deste princípio. 3) Carga da prova e in dubio pro reo: a imparcialidade é o dever fundamental do magistrado em seus julgamentos, por esta razão, se os fatos apresentados não estiverem provados materialmente, deve rejeitar de imediato, a fim de que não seja influenciado em suas decisões. Por outro lado, nem sempre deve o réu, exercitar o seu direito de permanecer calado, pois em determinadas situações, poderá estar perdendo uma oportunidade de provar sua inocência, ou seja, de convencer o magistrado. Muitas vezes, o acusador se vale, de uma grande carga de provas obtidas na fase de investigação, mas na fase processual, não consegue comprovar, gerando a dúvida sobre essas provas, e ocorrendo esta possibilidade, deverão estas provas vir a favor do réu. A imparcialidade deveria ser um dever sempre, ocorre que na prática, muitas vezes, o juiz se torna parcial, isto se deve por inúmeras razões, às vezes sendo até de ordem pessoal. 4) In dubio pro societate: princípio este criado, com o propósito de dar satisfação à sociedade, sem qualquer preocupação com a pessoa do réu, muitas vezes, desprovido de fundamento jurídico para a acusação que lhe é imputada. É prático ao magistrado, que não esteja comprometido com um julgamento imparcial, utilizar-se, deste princípio, pois na dúvida, deve ser a favor da sociedade. Mesmo porque, não existe garantia constitucional, a esse princípio. 5) Contraditório: sem esse princípio, não se poderia falar na existência do processo. É através dele, que se dá o confronto entre o acusador e a defesa. Neste momento, ocorre a principal intervenção do juiz, e se este não tiver como posição definida, a da parcialidade, sem dúvida cometerá injustiças, principalmente ao dar credibilidade apenas a uma das partes. Não esquecendo que sua garantia constitucional se dá com o artigo 5º, inciso LV. 6) Provas e direito de defesa: o nemo tenetur se detegere: princípio este já previsto na exposição de motivos da Constituição de 1946, mas vindo a ser

19 19 efetivamente consagrado após a Constituição de Trata do direito de defesa do acusado, o qual pode optar em falar ou permanecer calado, o que melhor lhe convier, bem como de contar sempre com a presença de seu defensor. 7) Valoração das provas: sistema legal de provas, íntima convicção e livre convencimento motivado: para o próprio autor, os sistemas de valoração das provas (sob o aspecto da evolução histórica) são: sistema legal de provas, íntima convicção e do livre convencimento. No sistema legal de provas, o valor das provas já vinha definido em lei, desta forma, só restava ao magistrado acertá-las. 41 E mais, baseando-se em Érica de Oliveira HARTMANN, pode-se dizer que existia uma clara hierarquia entre as provas, advinda da idéia das tabelas prévias de valoração das provas. Onde passava-se o valor do magistrado à lei, tentando evitar manipulações, só que isso não funcionava como garantia, para proteger os indivíduos de abusos que pudessem ocorrer, diante da subjetividade existente. Ressaltando que esse sistema prevaleceu no processo inquisitório, onde o juiz, além de ser o gestor das provas, encontrava-se preso à prévia valoração das provas. 42 E ainda, segundo a referida autora, uma das grandes críticas feitas a esse sistema está no fato de que, ante a obrigatoriedade de decidir segundo os valores das provas anteriormente estabelecidos pelo legislador, o juiz deveria, em algumas situações, decidir contra aquilo que podia entender ser a verdade. 43 Com relação, a íntima convicção, pela qual o magistrado não precisava fundamentar sua decisão, quer dizer, ele próprio podia reunir as provas necessárias, para a formação da culpa do acusado. 44 Com isso, o magistrado decide somente com base em sua íntima convicção, não precisando motivar sua decisão e nem estando limitado por qualquer regra prévia da avaliação. Sem esquecer, que esse sistema ofende tanto o princípio de que ninguém 41 LOPES JÚNIOR, Aury. Teoria Geral da Prova no Processo Penal. In:. Direito Processual e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, v. 1. p HARTMANN, Érica de Oliveira. Os Sistemas de Avaliação da Prova e o Processo Penal Brasileiro. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Porto Alegre, v. 39. p , Ibidem, p LOPES JÚNIOR, Aury. Op. cit., p

20 20 pode ser condenado sem ser ouvido, quanto o da sociabilidade do convencimento. 45 Por fim, o livre convencimento, onde o magistrado deve fundamentar sua decisão, e que o mesmo não deve sujeitar-se a interesses outros, que não seja aquele que tenha como propósito um julgamento justo, feito com imparcialidade. Sua decisão deve ter, como base, as provas que foram produzidas na fase processual. 46 Vale ressaltar as palavras de Érica de Oliveira HARTMANN, dizendo que o juiz, para se convencer, deve utilizar-se do que está nos autos, não podendo se valer de seu conhecimento privado, isso pelo fato de que a prova é produzida para o magistrado, para as partes do processo e para outros juízes que possam reapreciar a matéria. Sendo assim, demonstra-se que há o dever de motivar a decisão, o que se torna o maior limite a esse sistema. 47 Hoje, a melhor opção se afigura a liberdade probatória, cujo limite está na dignidade da pessoa e no respeito a seus valores fundamentais, sendo assim, há de se interpor limites à utilização, no processo, de meios de prova que atentem contra esses princípios. 3 ILICITUDE NA OBTENÇÃO DA PROVA A prova proibida, também conhecida como ilegal tem conceito muito amplo, pois abrange outras provas e seu conceito genérico dado por Adalberto José Q. T. de Camargo ARANHA, diz que prova proibida é toda aquela que é defesa, impedida mediante uma sanção, impedida que se faça pelo direito. A que deve ser conservada à distância pelo ordenamento jurídico. 48 Claras as palavras do citado autor, no que diz respeito a ofensa ao direito, ser quanto à obtenção da prova, ou seja, a maneira como foi colhida, podendo ser anterior ou concomitante ao processo, ferindo assim, norma de direito material. A ofensa ao direito, também pode se dar no momento da produção da prova ou sua inclusão no 45 HARTMANN, Érica de Oliveira. Op. cit., p LOPES JÚNIOR, Aury. Op. cit., p HARTMANN, Érica de Oliveira. Op. cit., p ARANHA, Adalberto José Q. T. de Camargo. Op. cit., p. 43.

21 21 processo, alcançando com isso, norma de direito processual. Ou ainda, ferindo as duas normas ao mesmo tempo, só que isso ocorre raramente. Necessária esta diferenciação devido aos vários efeitos decorrentes. 49 Assim, no momento em que a prova proibida ou ilegal ataca norma de direito material, incluindo normas de direito constitucional, podendo ofender os costumes, a boa-fé e a moral, se fala na existência de provas ilícitas, e quando afronta norma de direito processual, chama-se provas ilegítimas. 50 Para Paulo RANGEL, existe a prova chamada de irregular, é aquela que embora a lei processual admita (não proibida) um determinado tipo de prova, ela exige, para sua validade, o cumprimento de determinadas formalidades que não são cumpridas. 51 Já as provas ilícitas são as que trazem mais discussões, apesar de prevista constitucionalmente no artigo. 5º, LVI que são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos, 52 e também disposto no art. 11 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que se integra com o sistema constitucional brasileiro. 53 A vedação da utilização das provas ilícitas estava localizada, exclusivamente, no artigo 5º, LVI, da Constituição Federal, atualmente, a proibição, repete-se no artigo 157, do Código de Processo Penal, com alguns acréscimos e observações importantes trazidas pela Lei nº /08, e segundo as palavras de Guilherme de Souza NUCCI, após a edição da nova lei, prevê-se explicitamente que são ilícitas as provas obtidas por meios ilícitos, ou seja, que violam normas constitucionais e legais, e também define que não serão aceitas as provas derivadas das ilícitas, isso como regra. E conclui que o processo penal, deve ser formado com a produção das provas legais e legítimas, e assim inadmite-se qualquer prova obtida por meio ilícito. 54 Outro ponto importante que gerará polêmica, é o fato da redação do mencionado artigo, no caput, não tratar da possibilidade da prova ilícita ser usada 49 Ibidem, p NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Op. cit., p RANGEL, Paulo. Teoria Geral da Prova. In:. Direito Processual Penal. 15 ed. rev., amp. e atual. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, p Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhães. Op. cit., p NUCCI, Guilherme de Souza. Da Prova. In:. Código de Processo Penal Comentado. 08 ed. rev., atual. e amp. São Paulo: Revista dos Tribunais, p

22 22 em beneficio do réu. Mas a omissão não quer significar a vedação absoluta do princípio da proporcionalidade, vez que o legislador deixou em aberto a aplicabilidade ou não, do referido princípio, vale dizer que a doutrina majoritária entende admissível a prova ilícita em benefício do réu. 55 Contudo, deve-se ressaltar o fato de que hoje, não existem mecanismos que impeçam a utilização de provas ilícitas em benefício do Estado, representado pelo Ministério Público, ou seja, em desfavor do réu. Sobre a prova ilícita por derivação, clara as palavras de Aury LOPES JR, uma vez considerada ilícita a prova (...) deve ser verificada a eventual contaminação que essa prova produziu em outras e até mesmo na sentença. O princípio da contaminação tem sua origem na teoria dos frutos da árvore envenenada (fruits of the poisonous tree), cuja lógica é a de que se a árvore está envenenada, os frutos que ela gera estão igualmente contaminados (por derivação). 56 Ressaltando, que se deve desentranhar o ato viciado primeiramente, bem como, os decorrentes deste, mas o entendimento dos tribunais superiores, é que não se deve anular a condenação se a sentença não estiver fundada exclusivamente na prova ilícita, ainda mais, se existirem provas lícitas que fundamentem a condenação. 57 Nada obstante, diz-se que cabe exceção para a proibição das provas derivadas da ilícita, quando a conexão entre ambas é tênue, e também quando sabe-se que as ilícitas por derivação poderiam ser descobertas de qualquer jeito. 58 E com base nos ensinamentos de Alexandre de MORAES, ao dizer que nos casos em que não houver nulidade processual, deve-se delimitar as consequências da inadmissibilidade de uma prova obtida por meio ilícito, para assim definir se haverá contaminação de todas as provas dela resultantes ou se só haverá a desqualificação da prova para o julgamento da causa. 59 Segundo Guilherme de Souza NUCCI, com a introdução da Lei nº /08, houve a opção por adotar o sistema de prova ilícita por derivação, que era o melhor 55 MENDONÇA, Audrey Borges de. Op. cit., p LOPES JÚNIOR, Aury. Op. cit., p Ibidem, p GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhães. Op. cit., p MORAES, Alexandre de. Provas Ilícitas (art. 5, LVI). In:. Direito Constitucional. 10. ed. São Paulo: Atlas, p. 125.

23 23 para a persecução penal em nosso país, e também porque já era uma tendência jurisprudencial. 60 E mais, pela nova redação do artigo 157, 1º e 2º, do Código de Processo Penal, nota-se que não haverá discussão sobre as provas ilícitas por derivação, eis que agora estão legalmente vedadas. 61 Paulo RANGEL, define fonte independente de prova como aquela obtida sem que haja relação, direta ou indireta, com uma prova ilícita, sendo assim, é considerada como meio de prova, a que possui vida própria, autonomia e licitude, e ainda, não é contaminada e tampouco contamina outra prova, isso por causa da sua licitude. E se não existir nexo de causalidade entre prova ilícita e outra prova, não haverá contaminação. 62 Com isso, denota-se que a Constituição Federal criou uma regra, sem exceções, em tese, de que qualquer ressalva a garantia constitucional, só deverá ser aceita se derivar de regra materialmente constitucional. Sendo assim, o legislador infraconstitucional não poderia, de jeito algum, minimizar o alcance do artigo 5º, LVI, da Carta Magna, valendo-se de lei ordinária. 63 Por fim, o caput e o 3º, do artigo 157, do Código de Processo Penal inovaram a legislação, vez que quando houver prova ilícita no processo, deve-se proceder o desentranhamento. Mas convém deixar claro que a inovação é meramente legislativa, eis que na prática, já se realizava o desentranhamento das provas obtidas por meios ilícitos, isso decorrente da doutrina e jurisprudência mais avançada. 64 Contudo, o desentranhamento não impede o juiz de utilizar a prova ilícita para formar sua convicção, isso por ser o juiz um ser humano, e porque até a prova ilícita ser desentranhada, continuará anexada aos autos, podendo ser visualizada pelo magistrado. Logicamente ele não poderá fundamentar a sua decisão em tal prova, entretanto, terá a sua íntima convicção abalada. 60 NUCCI, Guilherme de Souza. Op. cit., p COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. As Reformas Parciais do CPP e a Gestão da Prova: Segue o Princípio Inquisitivo. Boletim Publicação Oficial do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Curitiba, ed. especial, a. 16, n.188, jul. 2008, p RANGEL, Paulo. Op. cit., p SILVA, Ivan Luís Marques da. Op. cit., p TASSE, Adel El; MILÉO, Eduardo Zanoncini; PIASECKI, Patrícia Regina. Op. cit., p

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas

A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas 1 www.oxisdaquestao.com.br A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas Texto de CARLOS CHAPARRO A transcrição jornalística de conversas telefônicas violadas é, sem dúvida, uma questão complicada.

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

As interceptações telefônicas como prova cautelar e os princípios do contraditório e da ampla defesa

As interceptações telefônicas como prova cautelar e os princípios do contraditório e da ampla defesa As interceptações telefônicas como prova cautelar e os princípios do contraditório e da ampla defesa Evandro Dias Joaquim* José Roberto Martins Segalla** 1 INTRODUÇÃO A interceptação de conversas telefônicas

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17 Direito Processual Penal Militar - 4ª Edição SUMÁRIO CAPÍTULO I Princípios... 13 1 Princípios aplicados no processo penal militar... 13 2 Lei do processo penal militar e sua aplicação... 15 3 Aplicação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL PORTUGUÊS

DIREITO PROCESSUAL PENAL PORTUGUÊS Germano Marques da Silva Professor da Faculdade de Direito Universidade Católica Portuguesa DIREITO PROCESSUAL PENAL PORTUGUÊS VOL. I Universidade Católica Editora Lisboa, 2013 PREFÁCIO Este livro deveria

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

Noções de Direito e Legislação em Informática

Noções de Direito e Legislação em Informática P rojeto : Noções de Direito Lei 9609, Lei 9610, Lei 12737 e Marco Civil da Internet. 2016 Noções de Direito e Legislação em Informática Lei 9609, Lei 9610, Lei 12737 e Marco Cívil da Internet. Jalles

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 5/92, 14/96, 5/97 e 12/97 do Conselho do Mercado Comum. MERCOSUL/CMC/DEC. N 08/02 ACORDO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA JURISDICIONAL EM MATÉRIA CIVIL, COMERCIAL, TRABALHISTA E ADMINISTRATIVA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL E A REPÚBLICA DA BOLÍVIA E A REPÚBLICA

Leia mais

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1

Apostila Exclusiva Direitos Autorais Reservados www.thaisnunes.com.br 1 Direito - Técnico do TRF 4ª Região É possível estudar buscando materiais e aulas para cada uma das matérias do programa do concurso de Técnico do TRF 4ª Região. Basta disciplina e organização. Sugestão

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade Milton Campos Curso: Direito Departamento: Ciências Penais FACULDADE MILTON CAMPOS Disciplina: Direito Processual Penal II Carga Horária: 80 h/a Área: Direito PLANO DE ENSINO EMENTA Atos processuais:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO

DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO Atualizado em 03/11/2015 PODER LEGISLATIVO No plano federal temos o Congresso Nacional composto por duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal). No âmbito

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Quanto ao órgão controlador

Quanto ao órgão controlador Prof. Ms. Cristian Wittmann Aborda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos Agentes públicos; Órgãos públicos; Entidades integradas na Administração Pública; Tem como objetivos fundamentais

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 2ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 O : É o conjunto de atos cronologicamente concatenados (procedimentos), submetido a princípios e regras

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Sentença e Coisa Julgada 2011 Provas em Espécie O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da Sentença e da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro. Utilizado como material de apoio

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010)

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) Dispõe sobre o pedido e a utilização das interceptações telefônicas, no âmbito do Ministério Público, nos

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL DIREITO PENAL PEÇA PROFISSIONAL José de Tal, brasileiro, divorciado, primário e portador de bons antecedentes, ajudante de pedreiro, nascido em Juazeiro BA, em 7/9/1938, residente e domiciliado em Planaltina

Leia mais

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROCESSO PENAL

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROCESSO PENAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROCESSO PENAL Carlos Antonio da Silva 1 Sandro Marcos Godoy 2 RESUMO: O Direito Penal é considerado o ramo jurídico mais incisivo, uma vez que restringe um dos maiores bens do

Leia mais

PROJETO DE LEI N 4.596/09

PROJETO DE LEI N 4.596/09 1 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL PROJETO DE LEI N 4.596/09 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera os artigos 3 e 41 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que "Define mecanismos para a

Leia mais

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO PROCESSO PENAL CRISTIANE APARECIDA ROSA DIALUCE 1 GUILHERME JORGE DO CARMO SILVA 2 VÂNIA MARIA BEMFICA GUIMARÃES PINTO COELHO 3 RESUMO O presente estudo vem à lume apresentar

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993 e

Leia mais

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO

TERMINOLOGIAS NO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO TRABALHO PRINCÍPIOS DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO TRABALHO DO PROCESSO JUDICIÁRIO DO AULA 07.1 - INTRODUÇÃO TERMINOLOGIAS NO No processo do trabalho há um dialeto próprio, que define: -O AUTOR como sendo o RECLAMANTE; -O RÉU como sendo do RECLAMADO. 1 2 DO O direito

Leia mais

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A.

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE Capítulo I - Enquadramento Artigo 1º - Objeto do presente documento Artigo 2º - Direito de apresentação de reclamações ao provedor Artigo 3º - Funções e autonomia do provedor Capítulo

Leia mais

DNA E PROVA PENAL. Rogério Mansur Guedes. Porto Alegre

DNA E PROVA PENAL. Rogério Mansur Guedes. Porto Alegre Rogério Mansur Guedes DNA E PROVA PENAL Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

O ÔNUS DA PROVA E O SISTEMA ACUSATÓRIO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO

O ÔNUS DA PROVA E O SISTEMA ACUSATÓRIO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO O ÔNUS DA PROVA E O SISTEMA ACUSATÓRIO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO Prof. Claudiney Alessandro Gonçalves Professor do Curso de Direito da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 2542, de 2007. (Do Sr. Deputado JOSÉ GENOINO)

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 2542, de 2007. (Do Sr. Deputado JOSÉ GENOINO) CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto de Lei nº 2542, de 2007 (Do Sr. Deputado JOSÉ GENOINO) Dispõe sobre a Atividade de Inteligência Privada, e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta

Leia mais

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO MEMORIAIS (OAB/SP 133 - ADAPTADO) Pedro foi acusado de roubo qualificado por denúncia do Promotor de Justiça da comarca, o dia 1 de julho de 2006. Dela constou que

Leia mais

REFORMA DO JUDICIÁRIO: A JUSTIÇA MILITAR

REFORMA DO JUDICIÁRIO: A JUSTIÇA MILITAR REFORMA DO JUDICIÁRIO: A JUSTIÇA MILITAR ARMANDO BRASIL TEIXEIRA A emenda constitucional nº 45 conhecida como Reforma do Judiciário acarretou mudanças na estrutura de funcionamento da Justiça Militar Estadual.

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 5.663, DE 2013 Acrescenta inciso ao art. 52 da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869,

Leia mais

ENUNCIADOS DA ASSESSORIA DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS DE 2009

ENUNCIADOS DA ASSESSORIA DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS DE 2009 O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o procedimento nº 2009.000.30103, da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, AVISA aos Membros

Leia mais

AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA INOCÊNCIA PRESUMIDA

AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA INOCÊNCIA PRESUMIDA AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA INOCÊNCIA PRESUMIDA * Luis Fernando da Silva Arbêlaez Júnior ** Professora Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho Resumo A Constituição Federal

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM

AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM 1 AS PROFISSÕES DE CONTADOR, ECONOMISTA E ADMINISTRADOR: O QUE FAZEM E ONDE TRABALHAM De acordo com uma pesquisa realizada em Brasília, conforme consta em reportagem publicada pelo jornalista Luis Bissigo,

Leia mais

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e RESOLUÇÃO Nº 20/2004 - CPJ Cria a CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS POLICIAIS E CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.", conforme

definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado., conforme PROCESSO: 059229/2015 INTERESSADO: Divisão de Informática ASSUNTO: Pregão Presencial nº 008/2015 ANULAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2015 JUSTIFICATIVA A Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão,

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

NORMA PENAL EM BRANCO

NORMA PENAL EM BRANCO NORMA PENAL EM BRANCO DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 NORMAS PENAIS EM BRANCO 1. Conceito. Leis penais completas são as que

Leia mais

Direito Processual Penal - Inquérito Policial

Direito Processual Penal - Inquérito Policial Direito Processual Penal - Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria.

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS O Município de Oliveira do Hospital entende como de interesse municipal as iniciativas empresariais que contribuem para o desenvolvimento e dinamização

Leia mais

Sobre o Sistema FiliaWEB

Sobre o Sistema FiliaWEB Setembro/2009 SUMÁRIO SOBRE O SISTEMA FILIAWEB... 3 I - PAPÉIS E RESPONSABILIDADES NA NOVA SISTEMÁTICA DAS LISTAS DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA... 4 II CADASTRAMENTO DE USUÁRIO... 5 III REGISTRO DE FILIADOS...

Leia mais

Folha de informação rubricada sob nº. do processo nº. (a) P. CoBi nº.: 010/2004 Termo de Responsabilidade Internação Involuntária.

Folha de informação rubricada sob nº. do processo nº. (a) P. CoBi nº.: 010/2004 Termo de Responsabilidade Internação Involuntária. P. CoBi nº.: 010/2004 Título: Termo de Responsabilidade Internação Involuntária. Solicitante: Subcomissão de Análise de Informações sobre Paciente SAIP - IPq Ementa: Internação Involuntária em Psiquiatria.

Leia mais

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006

2006-02-17 - PGT-CCR-67-2006 Processo-PGT-CCR - 67/2006 Interessado 1: Ofícios de Uberlândia e Juiz de Fora(PRT 3ª Região) Interessado 2: PRT 3ª Região Assunto: Conflitos de atribuições entre Ofício e Sede (3ª Região) VOTO I - RELATÓRIO

Leia mais

CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR PROCESSO Nº. 17/2005. (REPRESENTAÇÃO 54, de 2005)

CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR PROCESSO Nº. 17/2005. (REPRESENTAÇÃO 54, de 2005) CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR PROCESSO Nº. 17/2005 (REPRESENTAÇÃO 54, de 2005) REPRESENTANTE: MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS REPRESENTADODEPUTADO: VADÃO GOMES RELATOR: DEPUTADO EDUARDO VALVERDE

Leia mais

Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet

Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet Publicado Decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet Autores Raphael de Cunto André Zonaro Giacchetta Ciro Torres Freitas Beatriz Landi Laterza Figueiredo Sócios e Associados de Pinheiro Neto Advogados

Leia mais

pena pode chegar a 5 (cinco) anos de detenção, mas são destituídos de periculosidade e, em geral, recaindo na modalidade culposa.

pena pode chegar a 5 (cinco) anos de detenção, mas são destituídos de periculosidade e, em geral, recaindo na modalidade culposa. 1 COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI No 1.903, DE 2011 Acrescenta incisos e altera a redação do caput do art. 322, do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Da Sra. Erika Kokay ) paternidade. Dispõe sobre a declaração unilateral de O Congresso Nacional decreta: paternidade. Art. 1º Esta lei dispõe sobre a declaração unilateral de

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

Ensino Religioso no Brasil

Ensino Religioso no Brasil Ensino Religioso no Brasil Frederico Monteiro BRANDÃO 1 Cláudio José Palma SANCHEZ 2 José Artur Teixeira GONÇALVES³ RESUMO: Esse artigo tem como objetivo expor uma parte da história do ensino religioso

Leia mais

TÍTULO: A FIANÇA CRIMINAL COMO MEDIDA CAUTELAR DIVERSA DA PRISÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS

TÍTULO: A FIANÇA CRIMINAL COMO MEDIDA CAUTELAR DIVERSA DA PRISÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS TÍTULO: A FIANÇA CRIMINAL COMO MEDIDA CAUTELAR DIVERSA DA PRISÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS AUTOR(ES): ROBSON APARECIDO MACHADO

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 1ª TURMA RECURSAL JUÍZO A

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 1ª TURMA RECURSAL JUÍZO A JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº200870580000930/PR RELATORA : Juíza Ana Beatriz Vieira da Luz Palumbo RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS RECORRIDO : DIRCÉLIA PEREIRA 200870580000930

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal I. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal I Código PRO0065 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário O direito processual penal. A norma: material

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº 00000064-20.2012.8.18.000064 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUI RÉUS: MUNICÍPIO DE PAULISTANA/PI e OUTRO

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. PROCESSO Nº 59500.000938/2014-45 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2014

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º PROCEDIMENTO DA AUTORIDADE POLICIAL DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS CONHECIMENTO DA NOTITIA CRIMINIS delegado deve agir de acordo comoart.6º e 7º do CPP, (não exaustivo

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida.

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 04 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Personalidade (continuação) 3. Extinção da personalidade:

Leia mais

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO N.º102 /97 - P.G.J. Estabelece normas para o exercício do controle externo da atividade de Polícia Judiciária pelo Ministério Público, previsto no artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Capítulo I - Princípios gerais. Seção I - Conceitos

CÓDIGO DE ÉTICA. Capítulo I - Princípios gerais. Seção I - Conceitos CÓDIGO DE ÉTICA Capítulo I - Princípios gerais Seção I - Conceitos Art. 1º - Este Código compreende normas de conduta e normas técnicas de caráter obrigatório para as empresas de alimentação, associadas

Leia mais

Só em circunstâncias muito excepcionais pode o advogado ser autorizado a revelar factos sujeitos a sigilo profissional.

Só em circunstâncias muito excepcionais pode o advogado ser autorizado a revelar factos sujeitos a sigilo profissional. - Dispensa de sigilo profissional n.º 88/SP/2010-P Através de comunicação escrita, registada com o n.º ( ), recebida a 15.04.2010 pela Secretaria do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações DGAJ/DSAJ/DF - 2013 Direção-Geral da Administração da Justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações LEI N.º 20/2013, DE 21 DE FEVEREIRO Entram em

Leia mais

Marco legal. da política indigenista brasileira

Marco legal. da política indigenista brasileira Marco legal da política indigenista brasileira A política indigenista no país tem como base a Constituição Federal de 1988, o Estatuto do Índio (Lei nº 6.001/1973) e instrumentos jurídicos internacionais,

Leia mais

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e censura independe de sindicância ou processo, podendo ser

Leia mais

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 Alexandre A. Tombini Diretor de Normas e Organização do Sistema

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000..

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. À Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL SAS, Quadra 06, Bloco H Edifício Ministro Sérgio Motta, 2º andar Biblioteca Brasília - DF CEP 70.313-900

Leia mais

Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise

Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise TESE: 01/13 (ÁREA CRIMINAL) Autores: Bruno Shimizu, Patrick Lemos Cacicedo, Verônica dos Santos Sionti e Bruno Girade Parise Súmula: A fixação de fiança pelo juízo ou a manutenção da fiança arbitrada pela

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Petição inicial: Queixa-crime. Endereçamento: Vara Criminal da Comarca de São Paulo SP. Vara criminal comum, visto que as penas máximas abstratas, somadas, ultrapassam dois anos. Como

Leia mais

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 DEDICATÓRIA...21 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 23 1. Antecedentes históricos da função de advogado...23 2. O advogado na Constituição Federal...24 3. Lei de

Leia mais

CORREGEDORIA-GERAL PROVIMENTO Nº 09 DE 12 DE ABRIL DE 2004. O Corregedor-Geral da Justiça Federal da 2 a Região, no uso de suas atribuições legais, e

CORREGEDORIA-GERAL PROVIMENTO Nº 09 DE 12 DE ABRIL DE 2004. O Corregedor-Geral da Justiça Federal da 2 a Região, no uso de suas atribuições legais, e CORREGEDORIA-GERAL PROVIMENTO Nº 09 DE 12 DE ABRIL DE 2004 Disciplina os procedimentos a serem adotados durante e após as audiências para o registro audiovisual de depoimentos e interrogatórios. O Corregedor-Geral

Leia mais

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Versão: 1.0, 08/03/2013 Fatos Relevantes v 1.docx 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. PESSOAS SUJEITAS

Leia mais

Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Tribunal de Justiça do Distrito Federal Tribunal de Justiça do Distrito Federal Circunscrição :4 - GAMA Processo :2011.04.1.003085-4 Vara : 11 - TRIBUNAL DO JÚRI E VARA DOS DELITOS DE TRÂNSITO DO GAMA Autos nº: 2011.04.1.003085-4 AUTORA: JUSTIÇA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE Do Sr. Deputado Vanderlei Macris Institui o monitoramento do uso de trabalho forçado e de trabalho infantil em Estados estrangeiros. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica instituído

Leia mais

AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL. Projeto de Lei Nº 368/XII

AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL. Projeto de Lei Nº 368/XII AUDIÇÃO NA COMISSÃO PARLAMENTAR DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL Projeto de Lei Nº 368/XII Protecção dos direitos individuais e comuns à água O projecto de Lei para Protecção dos direitos

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

- GUIA DO EMPRESÁRIO -

- GUIA DO EMPRESÁRIO - - GUIA DO EMPRESÁRIO - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO ROTEIRO Planeta Contábil 2008 Todos os Direitos Reservados (www.planetacontabil.com.br)

Leia mais

SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE

SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE CONSIDERAÇÕES INICIAIS A presente Súmula de Recomendações aos Relatores da CE tem por objetivo definir parâmetros de referência às decisões da Comissão,

Leia mais

CARTA DA BAHIA 05.07.2008

CARTA DA BAHIA 05.07.2008 CARTA DA BAHIA 05.07.2008 Os Defensores Públicos dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí,

Leia mais