O ESPAÇO DE SCHENGEN. Trabalho feito por João Dias nº 8 do 2ºJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESPAÇO DE SCHENGEN. Trabalho feito por João Dias nº 8 do 2ºJ"

Transcrição

1 O ESPAÇO DE SCHENGEN Trabalho feito por João Dias nº 8 do 2ºJ

2 O QUE É O ESPAÇO DE SCHENGEN? O espaço e a cooperação Schengen assentam no Acordo Schengen de O espaço Schengen representa um território no qual a livre circulação das pessoas é garantida. Os Estados signatários do acordo aboliram as fronteiras internas a favor de uma fronteira externa única. Foram adoptados procedimentos e regras comuns no espaço Schengen em matéria de vistos para estadas de curta duração, pedidos de asilos e controlos nas fronteiras externas.

3 PORQUÊ QUE EXISTIU O ESPAÇO DE SCHENGEN? A razão de existir foi que durante os anos 80, foi lançado um debate sobre o significado da livre circulação das pessoas. Para alguns Estados-Membros, o conceito aplicar-se-ia exclusivamente aos cidadãos da União Europeia (UE), o que implicaria a manutenção dos controlos nas fronteiras para distinguir cidadãos europeus e nacionais de países terceiros. Outros Estados-Membros, em contrapartida, desejavam estabelecer a livre circulação para todos e, por conseguinte, abolir estes controlos fronteiriços. Dado que os Estados- Membros não conseguiram chegar a um acordo, a França, a Alemanha, a Bélgica, o Luxemburgo e os Países Baixos decidiram, em 1985, criar entre si um território sem fronteiras, que ficou conhecido como o espaço Schengen, nome da cidade luxemburguesa onde foram assinados os primeiros acordos.

4 QUANDO FOI INTEGRADA NA UNIÃO EUROPEIA? A cooperação Schengen foi integrada no direito da União Europeia pelo Tratado de Amesterdão em No entanto, nem todos os países que cooperam no âmbito do acordo Schengen são membros do espaço Schengen, quer porque não desejam a supressão dos controlos nas fronteiras quer porque ainda não preenchem as condições necessárias para a aplicação do acervo de Schengen.

5 O ALAGAMENTO DE SCHENGEN O espaço Schengen foi gradualmente alargado para incluir quase todos os Estados-Membros. A Itália assinou os acordos em 27 de Novembro de 1990, a Espanha e Portugal em 25 de Junho de 1991, a Grécia em 6 de Novembro de 1992, a Áustria em 28 de Abril de 1995 e a Dinamarca, a Finlândia e a Suécia em 19 de Dezembro de A República Checa, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Hungria, Malta, a Polónia, a Eslovénia e a Eslováquia aderiram em 21 de Dezembro de 2007, e a Suíça, país associado, em 12 de Dezembro de A Bulgária, o Chipre e a Roménia não são ainda membros de pleno direito do espaço Schengen.

6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO SCHENGEN (SIS) No núcleo do dispositivo Schengen, foi criado um sistema de informação que permite às autoridades nacionais responsáveis pelos controlos fronteiriços e às autoridades judiciais obter informações sobre pessoas ou objectos. Os Estados-Membros alimentam o SIS graças a redes nacionais (N-SIS) ligadas a um sistema central (C-SIS). Este sistema informático é completado por uma rede designada SIRENE, suplemento de informação solicitado à entrada nacional, que constitui a interface humana do SIS.

7 REGRAS DO ESPAÇO DE SCHENGEN Entre as principais regras adoptadas no âmbito de Schengen, destacam-se nomeadamente: a supressão dos controlos das pessoas nas fronteiras internas; um conjunto de regras comuns aplicáveis às pessoas que atravessam as fronteiras externas dos Estados-Membros da União Europeia; a harmonização das condições de entrada e das regras em matéria de vistos para as estradas de curta duração; o reforço da cooperação entre os agentes de polícia (nomeadamente no que respeita ao direito de observação e de perseguição transfronteiras); o reforço da cooperação judicial através de um sistema de extradição mais rápido e de uma melhor transmissão da execução das sentenças penais; a criação e desenvolvimento do Sistema de

8 O ESPAÇO DE SCHENGEN NO REINO UNIDO Em Março de 1999, o Reino Unido manifestou a sua vontade de participar em certos aspectos da cooperação Schengen, nomeadamente a cooperação policial e judiciária em matéria penal, a luta contra o tráfico de estupefacientes e o Sistema de Informação Schengen (SIS). A Decisão do Conselho 2000/365/CE, que aprova o pedido do Reino Unido, foi adoptada em 29 de Maio de 2000.

9 O ESPAÇO DE SCHENGEN NA IRLANDA A Irlanda solicitou igualmente participar em certas disposições do acervo de Schengen em Junho de 2000, abrangendo praticamente as mesmas disposições que o pedido do Reino Unido. O Conselho adoptou a Decisão 2002/192/CE, que aprova este pedido, em 28 de Fevereiro de A Comissão tinha transmitido pareceres sobre os dois pedidos, salientando que a participação parcial destes dois Estados no acervo de Schengen não deveria entravar a coerência do conjunto das disposições que constituem o acervo.

10 VANTAGENS DO ESPAÇO DE SCHENGEN

11 DESVANTAGENS DO ESPAÇO DE SCHENGEN São os problemas de controle de fronteiras principalmente para fora da União Europeia, criando condições para a entrada ilegal de imigrantes, situação constatada principalmente após a revolta no mundo árabe em 2011, em que países como a Itália, França e Dinamarca propuseram uma revisão do Tratado de Schengen, objetivando um melhor controle das fronteiras da União Europeia.

12 BIBLIOGRAFIA - content/pt/txt/? uri=uriserv%3al yahoo.com/questio n/index?qid= AAm0jQ V ominuto.com/mundo/ /espacoschengen-aboliufronteiras-internasem-26-paises Google image