Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIII Nº DE ABRIL DE 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIII Nº 565 19 DE ABRIL DE 2015"

Transcrição

1 Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIII Nº DE ABRIL DE 2015 Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre Pastoral Uma casa bem alicerçada Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edifi cou a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24). Imagine que você foi escolhido para ser o responsável pela construção de uma casa e que essa casa será seu lar. Como você daria início a esse processo e que materiais seriam empregados? Será que você se contentaria em utilizar matériaprima de qualidade duvidosa ou investiria todos os recursos para a realização desse projeto? Ao considerarmos as questões concernentes à construção de uma casa, voltemos nosso olhar para Mateus 7:24-29 e observemos que orientações podemos aproveitar. Nessa parábola, Jesus compara ao homem prudente todo aquele que ouve e pratica Seus ensinamentos. E diz, ainda, que aquele que os ouve e não os coloca em prática torna-se insensato. Esse texto nos leva a refl etir sobre como temos trabalhado nessa construção. Não se trata apenas da construção de uma casa no sentido físico, mas espiritual também. Sob esse aspecto, destacamos cinco palavras do texto que merecem atenção especial: edifi car, fundamento, ouvir, praticar e autoridade. Edifi car está relacionado ao ato de construir algo; fundamento se refere à base sólida que dá sustentação à construção; ouvir nos remete à ideia de prestar atenção de forma cuidadosa; praticar faz referência a ação; e, por fi m, autoridade se traduz em direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer. Em toda a trajetória de Jesus aqui na Terra, Seu discurso foi impregnado de coerência. Ele não somente falava, mas transformava Suas palavras em ações. Ou seja, Seu discurso estava sempre associado a uma efetiva prática e vice-versa.

2 Considerando tal argumento, é relevante que alinhemos nossas ações ao nosso discurso. Qualquer que se achega a Jesus para ouvir Suas palavras deve praticá-las. Com efeito, o que praticarmos após darmos ouvidos aos ensinamentos de Cristo fará com que nossa casa seja bem fundamentada e firme. Há um cântico que fala sobre um homenzinho torto que morava numa casa torta e que vivia uma vida torta. Onde estava o problema daquele homem? Nele próprio ou na sua casa? Ou o problema estava no caminho que ele trilhava? Ao final da música, o homenzinho torto encontra a Bíblia e tudo que era torto Jesus endireita. Ao nos encontrarmos com Jesus e permitirmos que Sua palavra nos oriente, trazendo luz para o nosso caminho (Sl 119:105), consequentemente passaremos a avaliar nossas ações tendo a palavra de Deus como parâmetro. Essa relação propicia a condição necessária para a restauração de nossa vida torta, promovendo em nós a capacidade de edificar nossa casa firmemente e bem alicerçada. Daí, podem vir lutas e tribulações, perigo ou espada; a tempestade que vier ou os ventos que soprarem, nada nos abalará! Enfim, que possamos ser prudentes ouvindo a palavra do Senhor e permitindo que ela gere em nós desejo de mudança, a ponto de convertermos nossas palavras em ações que expressem Seu amor e Sua graça. Que nosso discurso esteja associado a uma prática constante em favor do amor que se revela ao próximo, tal qual Jesus nos ensinou. Pastor acadêmico Edmilson Oliveira Nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada. Augusto Cury, médico, psiquiatra e escritor paulista Reflexão Amor e ódio de mãos dadas O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem (Rm 12:9) Amor e ódio são sentimentos antagônicos e irreconciliáveis. Estão sempre em oposição. Não podem caminhar juntos. Abraçar um é repudiar o outro. Porém, num certo aspecto, amor e ódio precisam dar as mãos. Escrevendo sua carta aos romanos, o apóstolo Paulo afirma: O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem (Rm 12:9). Aqui, amor e ódio não se excluem mutuamente; completam-se. Não são opositores, mas parceiros! O amor deve ser o vetor que guia os nossos passos e inspira as nossas motivações. Sem amor, nossa voz é um barulho confuso e nossas obras são

3 pura vaidade. Sem amor, nossas motivações são adoecidas pelo egoísmo e nossas ações são desprovidas de bondade. O amor, entretanto, precisa ser verdadeiro e não hipócrita. O que é um amor hipócrita? É aquele que se apresenta com belos discursos, mas se afasta covardemente na hora da necessidade. O amor sincero, por sua vez, é aquele cujas obras da misericórdia são os avalistas das palavras de bondade. É nesse contexto que o apóstolo Paulo diz que o amor e o ódio precisam dar as mãos. Quem ama detesta o mal e apega-se ao bem. Quem ama não pode ser conivente com o mal nem parceiro dele. Quem ama precisa ter pulso firme para combater o mal em todo o tempo, em todo lugar e de todas as formas. O amor que se corrompe e se mancomuna com o mal é um simulacro do amor verdadeiro, uma paixão carnal que deve ser repudiada com veemência. Mas não basta ao amor detestar o mal. Esse é apenas um lado da moeda. É o lado negativo. Precisamos ir além. Precisamos dar mais um passo. Precisamos apegar-nos ao bem. Apegar-se ao bem, entrementes, não é defendê-lo e praticá-lo apenas ocasionalmente, mas, sobretudo, ter uma atitude firme, perseverante e consistente na defesa e na promoção do bem em todo o tempo, em todos os lugares, sob todas as circunstâncias. O pecado da omissão é muito grave aos olhos de Deus. Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz peca contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo. Repudiar o mal sem promover o bem, condenar o erro sem praticar a justiça, refrear as mãos do erro sem estendê-las à prática das boas obras não são expressões saudáveis da fé cristã. Na mesma medida e com a mesma intensidade com que rechaçamos o mal, devemos praticar o bem. Com a mesma veemência que repudiamos o pecado, devemos buscar a santidade. Só assim seremos o sal da terra que coíbe a corrupção da sociedade e a luz do mundo que aponta o caminho aos errantes. Na vida do cristão, amor e ódio habitam debaixo do mesmo teto, comem na mesma mesa e se hospedam no mesmo coração: o amor ao bem e o ódio ao mal! Por Hernandes Dias Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor. Sidarta Gautama, fundador do budismo (563 a.c.-483 a.c.) Meditação Quando o fraco é forte? Quando o apóstolo Paulo falou sobre a força presente na fraqueza, estava instruindo a igreja a admitir suas limitações, quer as de ordem imposta pela força e poder de Satanás, agindo pela instrumentalidade dos ímpios, quer as que surgem de nossas distorções pessoais, afinal, nem sempre fazemos o que é bom, como desejamos (2Co 12:10).

4 No núcleo da mensagem do Evangelho encontramos o arrependimento, que é uma das mais maravilhosas obras da graça (2Co 7:10). Afinal, o verdadeiro arrependimento nasce de uma tristeza, que se origina na percepção da tristeza de Deus com nossas atitudes (Sl 51:4). O arrependimento é o primeiro sinal positivo da força que nasce na fraqueza. Pois, somente aqueles que reconhecem a fragilidade e inconstância de sua fé é que estão realmente preparados para serem fortalecidos no homem interior (Ef 3:16). Esse processo de crescimento é um projeto de Deus para a nossa vida (1Ts 4:3) e acontece, em geral, pela via da luta pessoal contra a própria inclinação pecaminosa (1Ts 4:4-5; Gl 5:16-17). Nossa natureza transformada é testada por meio de muitas tentações desta vida e por isso devemos constantemente reequilibrar nossa relação com Deus, por meio da oração e da meditação na Palavra (Mt 26:41). Embora as Escrituras pontuem constantemente sobre a fragilidade da nossa fé e inclinação para o pecado (Sl 51:5; Rm 7:15-25), uma realidade ainda maior deve manter a nossa fé viva. Trata-se do fato de que Deus é o nosso socorro na hora da tribulação, tanto quanto em meio à tentação (Sl 46:1-3; 1Co 10:13). O socorro de Deus para todos os seus filhos se manifestou primeiramente em Cristo, quando Ele venceu toda a tentação, abrindo a porta para socorrer todos os que são tentados (Hb 2:18). Portanto, Jesus Cristo é o instrumento de salvação de que eu e você precisamos para que nossa fé não esmoreça. N Ele reside toda a nossa força (Fp 4:12-13). Para que possamos nos valer desse auxílio, precisamos primeiramente compreender que, sem Ele, nada é possível fazer a respeito da nossa salvação (Jo 15:5). Somente quando reconhecemos nossa necessidade e fraqueza é que alcançamos a força para nos levantar e prosseguir rumo ao alvo da nossa vida (Fp 3:12-14). A vitória de Cristo é nossa única garantia de sucesso. Não se trata do que fazemos, mas de confiarmos no que Ele fez. Portanto, o fraco é forte quando Cristo é sua força! José Maurício Passos Nepomuceno, pastor da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa, em São Paulo (SP) Avisos Oferta Missionária Nacional 2015: é hora de investir em missões! Desde 1995, os metodistas espalhados pelo Brasil afora têm se mobilizado para participar da Campanha Nacional de Oferta Missionária. Com o valor arrecadado, será possível expandir o Reino de Deus com a missão da Igreja Metodista nas regiões Norte e Nordeste. São 20 anos investindo nos campos missionários. Para 2015, o Colégio Episcopal e a Coordenação-Geral de Ação Missionária (Cogeam) estabeleceram o alvo de R$ Cada região eclesiástica e missionária tem um alvo a cumprir. Na Região Missionária da Amazônia (Rema), o valor arrecadado será investido na capacitação de obreiros e na consolidação de campos missionários. Já na Região Missionária do Nordeste (Remne), o investimento será na aquisição de uma propriedade na cidade de Porto Seguro (BA). O alvo da IM em Itaberaba para esse fim é de R$ Haverá uma salva especial para fazermos essa contribuição nos cultos de domingo à noite.

5 Celebração Regional do Coração Aquecido O evento acontece em celebração à experiência vivida por John Wesley, fundador do movimento metodista, que em 24 de maio de 1738 relatou em seu diário que, após uma busca intensa por Deus, sentiu seu coração estranhamente aquecido. Ele atribuiu essa sensação à certeza do amor e da graça de Deus por sua vida. Esse fato marcou a vida de Wesley e passou a simbolizar o nascimento do metodismo. Portanto, todos os anos fazemos um grande encontro de comunhão e louvor para agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e tem feito por meio da Igreja Metodista. Neste ano, o evento acontecerá no dia 23 de maio, um sábado, a partir das 15h00, no espaço da Igreja Assembleia de Deus do Bom Retiro, na Barra Funda, local que comporta com conforto um grande número de pessoas. Local: Igreja Assembleia de Deus do Bom Retiro Avenida Nicolas Boer, 100 (ao lado do viaduto Pompéia); Data: 23 de maio de 2015, às 15h00. Acampadentro dos Juvenis Tema: GodFi 4 ; Data: De 24 a 26 de abril; Investimento: R$ 40,00; Inscrições: Com Bia Chinelo. Vagas limitadas! Aniversariantes 24/4 Cleide Tomaz da Silva Lima e Diogo Melo de Oliveira. Orai sem cessar! Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos: Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da d. Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Eunice (irmã da d. Gercina), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), do Luiz (cunhado da Edna), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), do Wanderlei e da d. Zilda (avó da Helô); Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida; Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos; Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

6 Pela equipe pastoral (pastores e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly); Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr.. Escala de serviço SERVIÇO HOJE (19/4) PRÓX. DOMINGO (26/4) FECHAMENTO DA IGREJA Mariana Emerson GUARDADOR DO CARROS Tuca Marcel INTERCESSÃO Edward/Marilene Manoel/Renata MINISTÉRIO INFANTIL Jéssica/Thaís Bia/Silvana LOUVOR Nova Aliança Geração Eleita OPERADOR DE SOM Álvaro Álvaro OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel OPERADOR DE CAMERA Almir Guto DIREÇÃO DO CULTO Pr. /Emerson Marilene/Pr. PREGADOR Sem. Lucas Pr. HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 12h Tarde 13h30 17h 13h30 17h Noite PROGRAMAÇÃO SEMANAL 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO Alimentando Vidas (00) Tarde de Oração Or. e Intercessão (16h30) Culto de Libertação (8h15) Novidade de Vida Encontros (00) Encontros (00) dos Pgs Reun. de Oração dos Pgs Escola Dominical (9h00) (22h30) Encontros dos PGs Culto solene (19h00) BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner I g r e j a M e t o d i s t a e m igrejametodista.itaberaba Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site. Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou Dia Folga Pr. Pra. Laura 8h30 12h 13h30 17h R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP Tel: Pastor: Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com 8h30 12h Laura 13h30 17h Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito. - 14h - 17h 19h 9h - 19h