Mensageiro Paroquial. Gaurama, 04 de dezembro 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mensageiro Paroquial. Gaurama, 04 de dezembro 2015"

Transcrição

1 Paróquia São Luiz Gonzaga Mensageiro Paroquial Gaurama, 04 de dezembro 2015 Programação da semana: - Nesta sexta-feira, dia 4, às 19h, encontro das equipes encarregadas das missas de sábado e domingo, na igreja matriz; às 19h30, encontro da equipe do MFC. - Visita aos doentes que sempre são visitados pela ministra Cirlei Capelett, dia 5, sábado, a partir das 8 horas. - Missa na igreja matriz, sábado, dia 5, às 19h, e domingo, às 9 horas. - Celebração matrimonial de Vitor Pritoluk e Solaine Brum, dia 5, sábado, às 20h30, na igreja matriz. - Festa dos ex-moradores de Vila Jardim, domingo, dia 6, com missa às 10h30 e primeira eucaristia de duas crianças. - Encontro paroquial de ensaio de cantos em Gaurama, dia 07, próxima segunda-feira, às 20h, no salão paroquial. - Visita aos doentes sempre visitados pela ministra Lorena Frizzo, dia 08, terça-feira, a partir das 8h da manhã. - Missa no Bairro Vila Verde, na casa de Darci e Sara Baú, dia 08, terça-feira, às 20h. - Visita aos doentes sempre visitados pela ministra Nadir Saccomori, dia 9, quarta-feira, a partir das 8 horas. - Na quarta-feira, dia 9, terço dos homens, às 14h, e missa no hospital, às 17h. - Missa com confissões na comunidade são Pedro, dia 09, quarta-feira, às 20h. - Visita aos doentes sempre visitados pelo ministro Sady Mores, dia 10, quinta-feira, a partir das 8 horas. - Missa com confissões na comunidade Sagrado Coração de Jesus, Linha 4, dia 10 de dezembro, 5ªf, às 14h30. - Missa com confissões na comunidade Sagrado Coração de Jesus, Linha Rambo, dia 10, quintafeira, às 20 horas. - Celebração de formatura do Pré e 9º Ano do Curso Fundamental, na Escola de Vila Jardim, dia 11, 6ªf, às 9h30. - Encontro das equipes de liturgia encarregadas das missas de sábado e domingo, dia 11, sextafeira, às 19 horas. - Estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2016, às 19h30, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim. - Missa com confissões na comunidade Nossa Senhora da Saúde, em Balisa, dia 12, sábado, às 14h30; antes da missa, visita aos doentes daquela comunidade. - Missa com batismo de crianças, dia 12, sábado, às 19 horas, na igreja matriz. - Dia 13, domingo, às 9h, missa na igreja matriz, e às 10h30, missa e festa na comunidade Perpétuo Socorro, Linha Duas.

2 Nomeado Arcebispo de Passo Fundo Na manhã de quarta-feira passada, dia 02 de dezembro, a Nunciatura Apostólica do Brasil informou que o Papa Francisco nomeou Dom Rodolfo Luis Weber, atualmente bispo de Cristalândia, TO, novo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo. Dom Rodolfo nasceu aos 30 de agosto de 1963, na localidade de Santa Teresinha, distrito de Bom Princípio (mesma localidade natal de Dom Vicente Scherer), no Rio Grande do Sul. Filho de Oscar Inácio e Olga Luísa Weber, sendo o sexto de uma família de dez irmãos. No dia 5 de janeiro de 1991, foi ordenado presbítero em sua terra natal. No dia 25 de fevereiro de 2009, foi nomeado bispo da Prelazia de Cristalândia no Tocantins, TO. Foi ordenado bispo aos 15 de maio de 2009, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, por Dom Dadeus Grings. Escolheu como lema de vida episcopal: IDE E EVANGELIZAI. Iniciou o ministério de Bispo Prelado de Cristalândia no dia 31 de maio de Seu lema é: IDE E EVANGELIZAI. O lema expressa, a exemplo dos Apóstolos, a resposta ao ministério episcopal. Inspirado na Conferência de Aparecida quer ser discípulo missionário de Jesus Cristo, para que Nele os povos tenham vida. Recados importantes Encontro paroquial de ensaio de cantos em Gaurama Está marcado para o dia 7 de dezembro, segunda-feira, às 20h, no salão paroquial, o encontro paroquial de ensaio de cantos. Será ensaiado o Hino da Campanha da Fraternidade 2016 e muitos cantos relacionados ao Jubileu da Misericórdia, a ter início no dia 8 de dezembro. O encontro é aberto às equipes de liturgia, equipes de cantos e a todas as pessoas interessadas da comunidade da matriz e das capelas. Celebração matrimonial Pretendem unir-se em matrimônio Vitor Pritoluk e Solaine Brum. A celebração matrimonial está prevista para o próximo sábado, às 20h30, na igreja matriz de Gaurama.

3 Pais e padrinhos preparam batismo Na tarde de sábado passado, dia 28, pais e padrinhos se reuniram no salão paroquial de Gaurama para participarem do encontro de preparação ao Batismo de seus filhos ou afilhados. O encontro teve mais de 20 participantes. O pároco Pe. Olírio acolheu os presentes e motivou a oração de abertura do encontro. Sady Mores, coordenador paroquial da Pastoral do Batismo, Thiago Pagliosa, membro da equipe desta Pastoral, e Ivete Wisnieski, secretária da paróquia, desenvolveram o conteúdo de reflexão do encontro. Apresentaram a fundamentação teológico-bíblica do Sacramento e também aspectos práticos do rito do Batismo. Acentuaram o compromisso dos pais e padrinhos em relação ao filho ou afilhado a ser batizado. O que se requer também dos pais e padrinhos é sua participação ativa na comunidade cristã e o testemunho de sua fé no meio social. Por fim, fez-se uma avaliação do encontro, considerado muito pelos participantes, e foram entregues os certificados de participação a todos os presentes.

4 Pastoral da Pessoa Idosa realiza avaliação e planejamento Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa de treze Paróquias da Diocese de Erexim realizaram assembleia de avaliação do ano em curso e de planejamento de atividades para 2016, no dia 26 deste mês, no Centro Diocesano, sob a coordenação de Idesse Santin e de Lúcia Tristão da Silva Tavares. O Casal Coordenador desta Pastoral em Gaurama, Paulo e Elci Caramori, também se fez presente. Pe. Adelar De David, vigário paroquial da Paróquia São Pedro e que assessora pastorais sociais, animou a espiritualidade do encontro, à luz do dia de ação de graças, com a passagem do evangelho na qual Cristo cura os dez leprosos, dos quais só um voltou para agradecer. Depois, conduziu a avaliação. No próximo ano, o grupo realizará três encontros diocesanos, nas seguintes datas: 9 de março, 18 de agosto e 24 de novembro. Neles, serão analisadas as orientações do novo guia prático de ação da Pastoral da Pessoa Idosa. Dom José transmitiu sua mensagem ao grupo, referindo-se à realidade das pessoas idosas, à importância do envelhecimento com dignidade e à necessidade de valorização dos idosos, pois são a referência da história das famílias e das comunidades. Dom Girônimo, bispo emérito e referencial para a Pastoral da Pessoa Idosa no Estado, destacou a sabedoria dos idosos, fruto de sua experiência de vida. Na conclusão do encontro, houve mensagem de Natal e a bênção pelo Pe. Adelar. Atualmente, a Pastoral da Pessoa Idosa conta com 307 pessoas e visita mensalmente mais de idosos.

5 Conselho Diocesano de Pastoral reflete planejamento e espiritualidade A segunda reunião anual do Conselho Diocesano de Pastoral, na manhã de sábado passado, dia 28, no Seminário de Fátima, em Erechim, com mais de 100 participantes, foi de reflexão sobre o processo de planejamento e a espiritualidade, com assessoria do Pe. Ivanir Rodighero, Reitor do Seminário Maior N. Sra. Aparecida, de Passo Fundo. Na abertura da reunião, Dom José lembrou a necessidade de se manter ardor sempre renovado na evangelização, no espírito das diretrizes do Papa Francisco que deseja uma Igreja em saída. Disse que a reunião faz parte do processo de preparação da Assembleia Diocesana em abril do próximo ano em vista do 13º Plano da Ação Evangelizadora. O assessor iniciou sua reflexão lembrando palavras do Papa Bento XVI sobre a necessidade da redescoberta do caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria do encontro com Cristo. Recordou a necessidade do planejamento da ação, com clareza de objetivos, metas e ações para alcançá-los. Em seguida, aprofundou aspectos da natureza, dinâmica e formas de se realizar o planejamento, que resulta num plano concreto com linhas de ação, atividades estratégicas, prioridades e projetos. Citou os diversos âmbitos do planejamento pastoral, o nacional com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no País, definidas pela CNBB; o regional com diretrizes mais localizadas e o diocesano com plano próprio. Num segundo momento, teceu considerações a respeito da espiritualidade, a vida no Espírito, o sopro vital da existência humana, que inclui mística, práxis e utopia. Para a compreensão da espiritualidade, sugeriu três analogias: a seiva, o fermento e o cimento. A seiva vai das raízes até a ponta da árvore e a revigora; o fermento leveda e transforma a massa; o cimento liga, une ferro, areia, tijolos, brita... Referiu-se também à devoção mariana como força alimentadora da espiritualidade e agregadora de pessoas, especialmente nas romarias. A partir da lúcida e profunda reflexão do assessor, os participantes, em pequenos grupos e plenário, identificaram aspectos da prática pastoral que apresentam questionamentos e urgências a serem contempladas no processo do novo Plano de Pastoral. Entre eles, a vida comunitária, a retomada dos valores fundamentais, o espaço da juventude, a linguagem adequada para a evangelização, a formação permanente, a organização dos conselhos de nível paroquial e comunitário, a ação dos padres junto às famílias, na animação litúrgica e na promoção dos conselhos. Após algumas comunicações, Dom José encerrou a reunião, com votos de feliz Natal e a bênção de envio.

6 Campanha para a Evangelização já começou Na solenidade de Cristo Rei, domingo passado, dia 22, a Igreja no Brasil iniciou a Campanha para a Evangelização, cujo encerramento será no terceiro domingo do Advento, dia 13 de dezembro, com a coleta para a ação evangelizadora da Igreja no País. Considerando o início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia no dia 08 de dezembro, o tema é: Sede Misericordiosos; o lema: Evangeli.Já! Objetivos da campanha: - convocar todos os fiéis batizados para o compromisso e a responsabilidade pela sustentação da Igreja e suas atividades pastorais no Brasil; - despertar o espírito solidário, ajudando-os a superar o Sede misericordiosos! individualismo, tão presente em nossos dias; - garantir que a Igreja tenha recursos para a sua ação evangelizadora em todo o País, principalmente, nas regiões mais pobres e necessitadas; - promover uma cultura de fé adulta, participativa e consciente, testemunhada não só por palavras, mas também, por ações e atitudes que visem a justiça social, o bem-estar integra e a dignidade de cada pessoa. Destino da coleta: 45% para a própria diocese; 20% para os Regionais da CNBB; 35% para a CNBB nacional. Famílias vivem o Advento em preparação do Natal 2016 As famílias estão recebendo um folheto com roteiro de dois encontros a serem realizados em grupos durante o Advento em preparação ao Natal, com o lema: Natal, a festa de misericórdia!. Cristo, nascido em Belém, é o rosto da misericórdia do Pai. Os encontros estão relacionados com o Jubileu da Misericórdia que terá início no dia 08 de dezembro e o término no dia 20 de novembro de Somos convidados a fazer deste Natal, no contexto do Ano Santo Extraordinário da misericórdia, uma rica experiência do amor de Deus. Os folhetos já foram distribuídos nas comunidades das capelas. As famílias da cidade de Gaurama e linhas podem retirar este folheto na secretaria paroquial ou na igreja matriz nas missas de sábado e domingo.

7 06 dezembro 2015 Recado da Palavra de Deus 2º Domingo do Advento Ano C Neste segundo domingo do Advento, o recado vem de João Batista: - Todos verão a salvação de nosso Deus. - Preparem o caminho do Senhor. - Todo caminho torto ficará reto. - Todo vale será aterrado. - Toda montanha será abaixada. Realmente, os vales das necessidades de multidões de pessoas devem ser preenchidos. Para isso, as montanhas da concentração de riquezas devem ser abaixadas. Neste advento somos convidados a prepararmos os caminhos do Senhor, construindo relações igualitárias e solidárias. Assim, todos verão a salvação de Deus. Sim, a salvação é oferecida a todos os homens, também para nós. Precisamos criar ambiente de acolhida. Precisamos convidar o Senhor a entrar em nossa casa. Para tanto, precisamos abrir as portas. Visitas às comunidades no mês de dezembro 2015 Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade 02 de dezembro Quarta-feira 20 horas São Marcos 03 de dezembro Quinta-feira 14 horas Santa Catarina 06 de dezembro Domingo 10h30 Missa com primeira eucaristia na comunidade Santo Isidoro - VJ 07 de dezembro Segunda-feira 20 horas Encontro paroquial de Ensaio de Cantos no salão paroquial 08 de dezembro Terça-feira 20 horas Missa no Bairro Vila Verde, na casa de Darci e Sara Baú. 09 de dezembro Quarta-feira 20h São Pedro 10 de dezembro Quinta-feira 14h30 Sagrado Coração de Jesus Linha 4 20h Sagrado Coração de Jesus Linha Rambo 12 de dezembro Sábado 14h30 Balisa 13 de dezembro Domingo 10h30 Missa e festa na comunidade NSra.Perpétuo Socorro Linha 2 14 de dezembro Segunda-feira 20h Celebração penitencial com confissões na matriz. 15 de dezembro Terça-feira 14h30 N.Sra. das Dores Linha 9 transferido para o dia 20, às 10h30 20h São Roque 16 de dezembro Quarta-feira 14h30 Nossa Senhora do Rosário Linha 8 17 de dezembro Quinta-feira 20h São Cristóvão Linha 7 20 de dezembro Domingo 10h30 N.Sra. das Dores Linha 9, às 10h30, renovação dos ministros Nota: Nesta visita às capelas deixar preparada a coroa do advento e também uma manjedoura vazia, isto, sem a imagem do Menino Jesus. Haverá atendimento às confissões em preparação ao Natal. Na igreja matriz, as confissões serão no dia 14, 2ªf, às 20h.

8 Bispos gaúchos em encontro de partilha e comunhão fraterna Desde segunda-feira à noite até o meio-dia de quinta-feira, 30 de novembro a 03 de dezembro, os bispos do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em Frederico Westphalen. Na noite de segunda-feira, houve a acolhida pelo bispo local, Dom Antonio Rossi Keller, oração e definição da pauta da reunião. A terça-feira foi dedicada à partilha de experiências, dificuldades e desafios dos bispos em sua respectiva diocese e ao encaminhamento de projetos relacionados à vida da Igreja no Estado. Como um dos objetivos desta reunião no final de cada ano é conhecer a realidade da diocese anfitriã, a quarta-feira foi dedicada à visita a alguns pontos da mesma, entre eles o Santuário dos mártires de Nonoai. No final do dia, houove missa concelebrada na Catedral, seguida de apresentação artística do Coral da URI e do CTG Rodeio da Querência, no salão paroquial. Na quinta-feira de manhã, foram feitos os encaminhamentos finais do encontro que foi encerrado com o almoço. (Com informações e fotos de Maira Francischete Silva, assessoria de comunicação da Diocese de Frederico Wesphalen).

9 Mensagem do Bispo Diocesano Jubileu da misericórdia Estimados Diocesanos! No próximo dia 8 de dezembro, terça-feira, solenidade da Imaculada Conceição de N. Sra. e cinquentenário da conclusão do Concílio Ecumênico Vaticano II, terá início, na Igreja Católica, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Assim como na vida de uma família, a celebração do jubileu de matrimônio dos pais motiva todas as pessoas a participarem como um momento de graça e de alegria pela perseverança no amor do casal, na Igreja, a celebração do Jubileu da Misericórdia, é um momento especial para abrirmos as portas do nosso coração e deixarmos que a misericórdia de Deus renove a nossa vida, na fé, na alegria, no amor, na esperança, na caridade e na justiça. O Jubileu da Misericórdia é para ser vivido à luz da palavra do Senhor. Por isso, traz como lema: Misericordiosos como o Pai, lembrando as palavras do Evangelho de São Lucas: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6,27). Portanto, celebrar o Jubileu é peregrinar, é fazer um caminho de renovação espiritual interior através de um conhecimento mais profundo da Palavra do Senhor. Esse conhecimento ou familiaridade com a Palavra de Deus, podemos adquiri-lo através da leitura ou da escuta. Mas para que não fique só conhecimento ou caia no vazio, precisamos recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra, rompendo a barreira da superficialidade que domina as relações na sociedade do nosso tempo, tanto no aspecto humano como no espiritual. Deixemos, portanto, que a Palavra de Deus alimente a nossa vida de fé, os nossos gestos de caridade, o nosso amor pelo próximo, as nossas relações humanas, a nossa disponibilidade de discípulos e missionários do Reino, anunciadores e construtores de paz. Assim, poderemos não apenas sonhar com um mundo novo, onde as relações sejam mais fraternas, mais humanas e pacíficas, mas também solidárias e comprometidas com a defesa da vida e da casa comum, porque nos sentiremos mais irmãos. Irmãos que se amam, porque amados e reconciliados pela ternura e misericórdia de Deus. O Jubileu da Misericórdia pode ser um tempo de graça na caminhada de fé e na vida espiritual de cada um de nós. Depende de como vamos acolhê-lo e vivê-lo. Podemos não acolhêlo ou vivê-lo na indiferença, como algo muito distante da nossa vida de fé. Mas podemos também abrir as portas do coração para viver este momento único, lembrando que a misericórdia é a perfeição da essência divina, o coração do Evangelho, segundo nosso Papa Francisco. Deus perdoa e a misericórdia divina transborda toda medida. Deixe que ela chegue até o seu coração, neste ano do Jubileu da Misericórdia. Tende todos um bom domingo! Dom frei José Gislon Bispo Diocesano de Erexim

10 Destacamos algumas frases ditas pelo Papa nos últimos dias À juventude em Uganda, dia 28, sábado : - Uma experiência negativa pode servir para algo na vida? Sim! Diante de uma experiência negativa, sempre há a possibilidade de abrir um novo horizonte, de abrir com a força de Jesus. Transformar a amargura em esperança. Isso não é mágica, é obra de Jesus, que tudo pode. Ele é o Senhor. Jesus sofreu a experiência mais negativa da história: foi insultado, rechaçado e assassinado. E Jesus, com o poder de Deus, ressuscitou. Ele pode fazer em cada um de nós o mesmo com cada uma das experiências negativas - Nossa vida é como uma semente. É preciso morrer para viver. E se eu transformo o negativo em positivo, sou um vencedor. Mas isso só pode ser feito por meio de Jesus. - Vocês estão prontos a transformar o ódio em amor? Estão dispostos a transformar a guerra em paz? Vocês têm consciência que são um povo de mártires? Nas veias de vocês corre o sangue dos mártires, e por isso têm a fé e a vida que têm agora. - Abram as portas dos seus corações e deixem Jesus entrar. Quando Jesus entra na sua vida ele ajuda a lutar contra todos os problemas, contra uma depressão, contra a aids. Pedir ajuda para superar esta situação. Mas sempre lutar. Lutar com meu desejo, e lutar com minha oração. Aos jovens em Bangui, domingo, dia 29: Resistam à guerra e à divisão! - A estrada que lhes é proposta neste momento difícil de guerra e divisão: a estrada da resistência. Fugir dos desafios da vida jamais é uma solução. É preciso resistir, ter a coragem para resistir e lutar pelo bem! Quem foge, não tem coragem de dar vida. - Antes de tudo: a oração. A oração é poderosa. A oração vence o mal. A oração nos aproxima de Deus que é Todo-Poderoso. - Em segundo lugar: trabalhar pela paz. A paz não é um documento que se assina e fica na gaveta. A paz se faz todos os dias. A paz é um trabalho de artesãos, se faz com as mãos. Se faz com a própria vida. - Mas como posso eu, ser um artesão da paz? Não odiar, jamais! Se alguém te faz mal, procure perdoar. Nada de ódio. Muito perdão. Digamos juntos, nada de ódio, muito perdão!. - Se você não tiver ódio no coração, se perdoares, serás um vencedor! Porque serás vencedor da mais difícil batalha da vida: vencedor no amor! E pelo amor, vem a paz. - Somente se vence pela estrada do amor. É possível amar o inimigo? Sim! Podemos perdoar quem nos fez mal? Sim! Assim, com o amor e com o perdão, vocês serão vencedores. - Com o amor, vocês serão vencedores na vida e darão vida sempre. O amor jamais fará de vocês derrotados. Corajosos no amor, no perdão e na paz! - Confiem em Deus, porque ele é misericordioso. Ele é amor. Ele é capaz de dar a vocês a paz. Entrevistado pela revista CRER: Por que um Ano Santo Extraordinário da Misericórdia?

11 - Não foi uma estratégia, mas algo que senti dentro de mim. O Espírito Santo queria alguma coisa. - O mundo hoje precisa de misericórdia e compaixão diante do habituar-se a notícias más e cruéis, atrocidades enormes que ofendem o nome e a vida de Deus. Por isso, o mundo precisa descobrir que a crueldade e a condenação não são o caminho. - A própria Igreja às vezes segue a linha dura, cai na tentação de sublinhar somente normas morais deixando de fora muita gente. - A Igreja deve ser como um hospital de campanha depois da batalha, em que os feridos são curados e ajudados a curar, e não submetidos a análises para o colesterol. Diante do tráfico e a produção de armas, do assassinato de inocentes nas formas mais cruéis possíveis, diante da exploração de pessoas e menores, diante do sacrilégio que está sendo feito contra a humanidade, Deus Pai diz: Parem e venham a mim. - Sou pecador e sou um homem perdoado que Deus curou com misericórdia. Até hoje cometo erros e pecados e me confesso a cada 15 ou 20 dias para sentir a misericórdia de Deus. - A ternura do Senhor nasce das vísceras, porque Deus é pai e mãe. - Revolução da ternura a fim de ter um comportamento mais tolerante e mais paciente para com os outros. - Continuarei dizendo que hoje a revolução é a da ternura porque dela vem a justiça. A revolução da ternura deve ser cultivada como fruto deste Ano da Misericórdia. Abertura de Porta Santa do Jubileu da Misericórdia Cristo declarou ser a porta e quem por ele passar será salvo. A partir desta afirmação, a Igreja mantém o rito da abertura de uma porta especial nos Anos Santos, a fim de que os fiéis, passando por ela, nas condições ordinárias, obtenham a graça específica da indulgência plenária. Até agora, esta porta era exclusiva da Basílica São Pedro, em Roma. O Papa Francisco determinou que haja uma porta santa no Jubileu Extraordinário da Misericórdia nas Catedrais do mundo, em Santuários e em outras igrejas tradicionalmente tidas como de indulgência plenária. Esta porta será aberta no próximo domingo, dia 13, o terceiro do Advento, o domingo da alegria na preparação do Natal. Em Erechim, Dom José fará a abertura solene da Porta Santa em nossa Catedral às 09h, com pequena procissão da Praça da Bandeira até a entrada do templo. Peregrinar até a Porta Santa significa que a misericórdia é um dom a se alcançar e exige esforço e sacrifício. Deve ser expressão de uma peregrinação interior de entrada em uma dimensão nova da vida, da misericórdia recebida e praticada.

12 Rir faz bem pra saúde QUESTÃO DISPUTADA Marido, mulher e sogra estavam no meio de áspera discussão quando a campainha tocou. A empregada atende. - Poderia falar com o dono da casa? - Bem... será que o senhor poderia esperar um pouco? - Por quê? Ele está fora? - Não, senhor! Acontece que, neste momento, eles ainda não conseguiram decidir exatamente isto: quem é o dono da casa... CURVA PERIGOSA Uma pessoa, que se dizia entendida em assunto de trânsito, estava dirigindo o carro por uma estrada, quando viu uma placa que dizia: Curva perigosa à esquerda, ela não teve dúvidas: virou à direta. (Quem me contou esta história não foi essa pessoa, mas outra) FÉ TARDIA No túmulo do falecido, havia inscrita esta frase endereçada à sua esposa: - Agora você acredita quando eu dizia que eu estava doente. Amigo! Amiga! Participe da celebração litúrgica dominical, pois, você com Deus na comunidade reunida no domingo, Deus com você durante toda a semana! Em nome da paróquia São Luís Gonzaga, desejo a todos e a todas um ótimo domingo e uma feliz semana. Abraços, Pe. Olírio Luís Streher - pároco Paróquia São Luiz Gonzaga (54) Cel: pe.olirio@diocesedeerexim.org.br