Grafo: Algoritmos e Aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grafo: Algoritmos e Aplicações"

Transcrição

1 Grafo: Algoritmos e Aplicações Leandro Colombi Resendo leandro@ifes.edu.br

2 Grafos: Algortimos e Aplicações Referências Basicas: Boaventura Netto, P. O., Grafos: Teoria, Modelos, Algoritmos, 2ª, SP, Edgar Blücher, Goldbarg, M.C. e Luna, H.P.L., Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos, RJ, Campus, Referência complementar: Cormen, T.H, Leiserson, C.E, Rivest, R.L. e Stein, C., Algoritmos: Teoria e Prática, RJ, Campos, Ahuja, R.K., Magnanti, T.L. e Orlin, J.B., Network Flows, New Jersey, Prentice Hall, 1993.

3 Grafos: Algortimos e Aplicações Avaliação: Artigo (100%)

4 História Leonhard Euler e as Pontes de Königsberg (Primeira formalização de uma problema de grafos) É possível cruzar cada ponte uma única vez e voltar ao ponto de partida?

5 História Modelo de teoria de grafo 1º Teorema da Teoria dos Grafos: Euler estabeleceu um teorema que diz em que condições é possível percorrer cada linha exatamente uma vez e voltar ao ponto inicial.

6 Introdução Você é capaz de desenhar essa figura sem tirar o lapiz do papel? Temos que ligar luz, gás e telefone a três casas sem que as linhas se cruzem. Você é capaz de fazer isso?

7 Introdução - Aplicações Representação (em grafo) dos vôos internacionais em uma determinada hora do dia.

8 Introdução - Aplicações Jogos: Manipulação de dados

9 Introdução - Aplicações Industria de Confecções

10 Diagramas UML Introdução - Aplicações

11 Introdução - Aplicações Quantas cores são necessárias?

12 Introdução - Aplicações Localização de centros de distribuição

13 Notações e Definições: Informalmente Um conjunto de objetos e ligações (relações) entre eles, onde os objetos são chamados de vértices (nós) e as ligações, de arestas (enlace, arcos). Matemáticamente Um grafo pode ser definido como a relação, G, entre dois conjunto (G(V,A)); onde V é o conjunto dos vértices e A o conjunto das arestas.

14 Notações e Definições: Uma aresta é dita incidente com os vértices que ela liga. Se uma aresta é incidente em um único vértice é chamado de laço. Dois vértices são chamados de adjacentes se estão ligados pôr arestas. Um vértice é dito isolado, se não tem aresta incidindo sobre ele. Exemplo: Vértices Adjacentes: (v 1,v 2 ), (v 1,v 5 ), (v 2,v 3 ), (v 2,v 4 ), (v 3,v 5 ), (v 4,v 5 ). Vértice Isolado: v 6

15 Notações e Definições: Ordem de um Grafo, é o número de nós do mesmo( V = n). Grau de um vértice, é o número de arestas incidentes em um nó. Grafo regular, se dá quando todos os vértices possuem o mesmo grau. Exemplo: a) Grafo regular. b) Arestas paralelas em (v 5,v 3 ), Multigrafo.

16 Notações e Definições: Grafo ponderado Multigrafo Modelo da Pontes de Königsberg

17 Notações e Definições: Grafo direcionados Grafos bipartidos: dividindo os nós em dois conjunto (N 1 e N 2 ), somente existem arestas de N 1 para N 2 e vice-versa. Grafo Completo 1º Resultado: A max = n(n 1)/2 Grafo Complementar: O que falta para o grafo completo.

18 Grafo bipartidos Aplicações: Problema de Atribuição Problema de Transportes de carga Problema de transbordo Grafo direcionados e completos Aplicações: Roterisação de veículos e variações

19 Notações e Definições: Árvores: se o grafo não possui ciclos. Planar: quando traço em um plano duas arestas quaisquer não se cruzam. Planar NÃO Planar Aplicações: Indexação e busca de informações Aplicações: Problema das 4 cores Construção de circuito impresso

20 Notações e Definições: Rede (malha): Anel: NSF-net Compressão de nós RNP

21 Notações e Definições: Caminho: é uma sequência de arestas em que todos os nós visitados são distintos. Origem = H Destino = F Caminho = H A C F Comprimento = 22 Origem = 4 Destino = 2 Caminho = Comprimento = 2

22 Notações e Definições: Isomorfismo: são grafos analiticamente idênticos, contudo são representados graficamente de forma diferentes. Uma aplicação:

23 Representação computacional Teoria de Grafos Matriz de adjacências (Grafo NÃO direcionado)

24 Representação computacional Teoria de Grafos Matriz de incidência (Grafo direcionado)

25 Representação computacional Lista encadeada Teoria de Grafos

26 Problemas Clássicos Problema do Caminho Teoria de Grafos Histórico 1ª solução: Sugerida por Trémaux para o labirinto do Minotauro. Aplicações: trânsito, transporte, roteamento, localização de sistemas discretos, etc. Não basta obter um caminho, para otimização de recursos precisamos do caminho mínimo.

27 Problemas Clássicos Problema do Caminho Mínimo entre s e d: é uma sequência de arestas que, passando por vétices distintos, liga o nó s ao d de forma a acumular o menor comprimento. Formulação: i x ij x ij i Min : x ji c x ij ij 1; 1; 0; i {0,1} ( i, j) s i i A ou s d i d s = origem d = destino

28 Problemas Clássicos Problema do Caminho Mínimo entre s e d: Algoritmos mais famosos: Algoritmo de Dijkstra Resolve o problema com um vérticefonte em grafos cujas arestas tenham peso maior ou igual a zero. Algoritmo de Bellman-Ford Resolve o problema para grafos com um vértice-fonte e arestas que podem ter pesos negativos.

29 Problemas Clássicos Ciclos e Circuito, Euleriano e Hamiltoniano: Ciclo: é um caminho fechada, ou seja, que inicia e termina em um mesmo nó. Onde cada aresta é vizitada um única vez. Circuito: é um caminho fechado em um grafo orientado. Percurso fechado: Euleriano: utiliza cada aresta do grafo um única vez. Hamiltoniano: Utiliza cada vértice do grafo unica vez.

30 Problemas Clássicos Ciclo Euleriano Teoria de Grafos Você é capaz de desenhar essa figura sem tirar o lapiz do papel? É possível cruzar cada ponte uma única vez e voltar ao ponto de partida? Sugestão: inicie pelo nó A.

31 Problemas Clássicos Ciclo Euleriano Resultado de Euler (Teorema): G tem uma ROTA EULERIANA precisamente quando todos os nós de G têm grau par. Idéia:

32 Problemas Clássicos Problema do Caixeiro Viajante: Consiste em vizitar todos os nós do grafo e voltar ao ponto de origem (percurso Hamiltoniano). Problema proposto por Willian Rowan Hamilton.

33 Problemas Clássicos Ciclo Hamiltoniano Problema do Caixeiro Viajante Teoria de Grafos

34 Problemas Clássicos Problema do Caixeiro Viajante: Algumas aplicações e referências Programação de operações de máquinas em manufaturas (Kusiak e Finke [1987]). Programação de transporte entre células de manufatura (Kusiak e Finke [1985]). Otimização de perfuração em placas de circuito impressos (Reinelt [1989]). Otimização do movimento de ferramentas de corte (Chauny et al. [1987]). Problemas de Roteamento de Veículos (Bodin [1983]). Problemas de Sequênciamento (Whitley [1991]). Trabalhos administrativos (Laporte et al. [1996]). Retirado de: Goldbarg M. C. e Luna, H. P. L., Otimização Combinatória e Programação Linear, Ed. Campus, pág. 403, 2000.

35 Problemas Clássicos Problema do Caixeiro Viajante (PCV): Algumas Variações PCV Simétrico: se dá quando a matriz de custos é simétrica PCV Generalizado: está sujeito ao agrupamento dos nós, onde cada grupo contribui com certo número do nó. PCV com Backhauls: ocorre quando é dado prioridade para um grupo de nós. PCV com Janelas de Tempo: se dá associando uma variável de tempo a cada aresta ij. PCV Múltiplo: encontra as K-melhores rotas para o PCV. PCV com prioridades (bônus): quando existe um bônus associado à cada nós.

36 Problemas Clássicos Fluxo em Redes: em um grafo orientado, onde a partir de um nó de origem busca-se um nó de destino, tendo as aresta uma capacidade máxima. Defini-se um fluxo com as seguintes propriedades: Capacidade: f(i,j) c(i,j) Conservação de fluxo: Fluxo que chega ao vétice Fluxo produzido no vétice Fluxo que sai do vétice + = + Fluxo consumido no vétice

37 Problemas Clássicos Fluxo em Redes: Exemplo Demanda: origem-destino (s,t) carga: 8u.t. Restrições: Capacidade: Conservação de fluxo: Uma solução

38 Problemas Clássicos (Fluxo em Redes) Fluxo Máximo: consiste em encontrar a capacidade máxima em que uma rede tem de escoar um determinado tráfego. Fluxo Máximo com mínimo custo: corresponde à necessidade de circular em fluxo em uma rede pagando o mínimo o possível. Normente, nesse caso, as arestas possuem as informações de limite inferior, custo do fluxo e limite superior.

39 Problemas Clássicos (ainda sobre o fluxo em redes) Problema de Transporte (grafo bipartido): consiste em determinar o menor custo para transportar produtos de várias origens para vários destinos. Obedecendo as restrições de capacidade de produção, demanda, custo de transporte. u i : capacidades de produção do fornecedor i. d i : demanda do cliente j. C ij : custe de transporte do fornecedor i para o cliente j.

40 Problemas Clássicos (ainda sobre o fluxo em redes) Problema de Designação (Alocação ou Atribuição): é definido como um problema de transporte com oferta e demanda unitática. Isto é, consiste em designar n pessoas a n tarefas com o objetivo de otimizar algum critério. Exemplo: Alocação de escala de trabalho Problema da grade de horário

41 Problemas Clássicos (ainda sobre o fluxo em redes) Problema de Transbordo: no Problema de transporte, suponha agora a existência de nós intermediários sem produção e nem demanda (como portos, armazéns,...).

42 Problemas Clássicos (ainda sobre o fluxo em redes) Problema de Caminho Crítico (PERT): Supondo que temos um trabalho a executar, e que esse trabalho pode ser dividido em um certo número de atividades. Algumas atividades podem ser feitas simultaneamente, enquanto algumas precisam ser terminadas para que outras sejam iniciadas.

43 Grafos Planares: Um grafo G é dito planar se existir alguma representação geométrica de G que possa ser desenhada um plano, de tal modo que não existe cruzamento de arestas. Para lembrar: Temos que ligar luz, gás e telefone a três casas sem que as linhas se cruzem. Você é capaz de fazer isso? As ligações do Cubo abaixo pode ser representado por um grafo planar?

44 Grafos Planares: Pode-se fazer uma associação entre um grafo planar e um mapa, onde cada região do mapa corresponde a um vértice e as fronteiras entre as regiões correspondem às arestas. Exemplo: Uma aplicação que utiliza o conceito de grafos planares é a disposição de componente em um circuitos impressos.

45 Problemas Clássicos (Coloração) Problema de Colorir as arestas de uma Multigrafo: Quantas cores são necessária para colorir as arestas de uma multigrafo, sem repetição de cor entre dois nós adjacentes. Usuários da rede Recurso Computacinal Nó de Borda 1 Nó de núcleo 7 2 Usuários da rede Rede óptica 6 3 Nó de Borda Nó de Borda Usuários da rede Recurso Computacinal Servidor De dados

46 Temas Selecionados Problema de Alocação Quadrática: Consideremos o problema de se designar n objetos a n locais de modo que cada objeto seja atribuído a um único local, quando são conhecidas as distâncias e os custos entre os pares de locais.

47 Proposição de novos problemas!

Algumas Aplicações da Teoria dos Grafos

Algumas Aplicações da Teoria dos Grafos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA Giselle Moraes Resende Pereira (PET Matemática SESu-MEC) giselle_mrp@yahoo.com.br Marcos Antônio da Câmara (Tutor do PET Matemática) camara@ufu.br

Leia mais

01/05/2016. Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc ROTEIRIZAÇÃO TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO

01/05/2016. Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc ROTEIRIZAÇÃO TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO 1 MOTIVAÇÃO Por que estudar grafos? Importante ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas do conhecimento Utilizados

Leia mais

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear.

7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear. CAPÍTULO 7 7 ANÁLISE DE REDES 7.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Diversos problemas de programação linear, inclusive os problemas de transporte, podem ser modelados como problemas de fluxo de redes.

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DOS GRAFOS

PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DOS GRAFOS PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DOS GRAFOS Um grafo G(V,A) pode ser conceituado como um par de conjuntos V e A, onde: V - conjunto não vazio cujos elementos são de denominados vértices ou nodos do grafo; A

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Complemento de Grafos Mostre que para qualquer Grafo G com 6 pontos, G ou possui um triângulo Considere um vértice v de V(G). Sem perda de generalidade, podemos assumir v é adjacente a outros

Leia mais

Roteamentos AULA ... META. Introduzir alguns problemas de roteamento. OBJETIVOS. Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

Roteamentos AULA ... META. Introduzir alguns problemas de roteamento. OBJETIVOS. Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de: Roteamentos AULA META Introduzir alguns problemas de roteamento. OBJETIVOS Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de: Distinguir circuito euleriano e ciclo hamiltoniano; Obter um circuito euleriano

Leia mais

Matemática Discreta. Leandro Colombi Resendo. Matemática Discreta Bacharel em Sistemas de Informações

Matemática Discreta. Leandro Colombi Resendo. Matemática Discreta Bacharel em Sistemas de Informações Matemática Discreta Leandro Colombi Resendo Algoritmos para Grafos Grafos Direcionados e Relações Binárias; o Algoritmo de Warshall Caminho de Euler e Circuito Hamiltoniano Caminho Mínimo e Árvore Geradora

Leia mais

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes CAPÍTULO 2 1. Introdução Um grafo é uma representação visual de um determinado conjunto de dados e da ligação existente entre alguns dos elementos desse conjunto. Desta forma, em muitos dos problemas que

Leia mais

Trabalho Computacional

Trabalho Computacional Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Profª Claudia Boeres Teoria dos Grafos - 2014/2 Trabalho Computacional 1. Objetivo Estudo e implementação de algoritmos para resolução

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 3-1. A CAMADA DE REDE (Parte 1) A camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. No entanto, chegar ao destino pode envolver vários saltos em roteadores intermediários.

Leia mais

A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF

A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF RELATÓRIOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v.13, Série B. n.3, p. 20-33. A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF Pedro Henrique Drummond Pecly Universidade

Leia mais

Análise de Redes de Transportes. Útil também para várias outras áreas além de Transportes!

Análise de Redes de Transportes. Útil também para várias outras áreas além de Transportes! Análise de Redes de Transportes Útil também para várias outras áreas além de Transportes! Roteiro da apresentação! Conceitos e definições! Caminho mínimo! Árvore de caminhos mínimos! Introdução ao problema

Leia mais

A otimização é o processo de

A otimização é o processo de A otimização é o processo de encontrar a melhor solução (ou solução ótima) para um problema. Eiste um conjunto particular de problemas nos quais é decisivo a aplicação de um procedimento de otimização.

Leia mais

Matemática SSA 2 REVISÃO GERAL 1

Matemática SSA 2 REVISÃO GERAL 1 1. REVISÃO 01 Matemática SSA REVISÃO GERAL 1. Um recipiente com a forma de um cone circular reto de eixo vertical recebe água na razão constante de 1 cm s. A altura do cone mede cm, e o raio de sua base

Leia mais

Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 2011 - Nível 1. Teoria dos Grafos

Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 2011 - Nível 1. Teoria dos Grafos Prof. Bruno Holanda - Semana Oĺımpica 0 - Nível Teoria dos Grafos O que é um grafo? Se você nunca ouviu falar nisso antes, esta é certamente uma pergunta que você deve estar se fazendo. Vamos tentar matar

Leia mais

Teoria dos Grafos. Aulas 3 e 4. Profa. Alessandra Martins Coelho

Teoria dos Grafos. Aulas 3 e 4. Profa. Alessandra Martins Coelho Teoria dos Grafos Aulas 3 e 4 Profa. Alessandra Martins Coelho fev/2014 Passeio ou percurso Um passeio ou percurso é uma sequência finita de vértices e arestas Exemplo Em (1) o passeio inicia pelo vértice

Leia mais

MOQ 43 PESQUISA OPERACIONAL. Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo

MOQ 43 PESQUISA OPERACIONAL. Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo MOQ PESQUISA OPERACIONAL Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semana Conteúdo Apresentação da disciplina. Formulação em programação matemática (PM). Introdução

Leia mais

TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE BUSCA EM ESPAÇOS DE ESTADOS E O ALGORITMO DE DIJKSTRA

TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE BUSCA EM ESPAÇOS DE ESTADOS E O ALGORITMO DE DIJKSTRA TÍTULO: OMPRÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE US EM ESPÇOS DE ESTDOS E O LGORITMO DE DIJKSTR TEGORI: ONLUÍDO ÁRE: IÊNIS EXTS E D TERR SUÁRE: OMPUTÇÃO E INFORMÁTI INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDDE DE SORO UTOR(ES): PEDRO

Leia mais

BC-0506: Comunicação e Redes Algoritmos em Grafos

BC-0506: Comunicação e Redes Algoritmos em Grafos BC-0506: Comunicação e Redes Algoritmos em Grafos Santo André, 2Q2011 1 Parte 1: Algoritmos de Busca Rediscutindo: Representações em Grafos Matriz de Adjacências Matriz de Incidências Lista de Adjacências

Leia mais

MATEMÁTICA EM TODA PARTE II

MATEMÁTICA EM TODA PARTE II MATEMÁTICA EM TODA PARTE II Episódio: Matemática na Cidade Resumo O Episódio Matemática na Cidade, o segundo da série Matemática em Toda Parte II, vai abordar situações envolvendo fluxo e movimento nas

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Envolvendo Estruturas de Dados Elementares Prof. Osvaldo Luiz de Oliveira Estas anotações devem ser complementadas por apontamentos em aula. Vetor

Leia mais

15.053 Quinta-feira, 14 de março. Introdução aos Fluxos de Rede Handouts: Notas de Aula

15.053 Quinta-feira, 14 de março. Introdução aos Fluxos de Rede Handouts: Notas de Aula 15.053 Quinta-feira, 14 de março Introdução aos Fluxos de Rede Handouts: Notas de Aula 1 Modelos de Rede Modelos de programação linear que exibem uma estrutura muito especial. Podem utilizar essa estrutura

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais

Leia mais

O MÉTODO HÚNGARO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

O MÉTODO HÚNGARO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO O MÉTODO HÚNGARO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO João Cesar Guirado Universidade Estadual de Maringá E-mail: jcguirado@gmail.com Márcio Roberto da Rocha Universidade Estadual de Maringá E-mail:

Leia mais

Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver

Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver REVISTA Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver André Mainardes Berezowski 1 Resumo Trata da apresentação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo. Contar até um milhão Estender as regras

Leia mais

Introdução aos Conceitos de Problemas de Transporte e Roteamento de Veículos

Introdução aos Conceitos de Problemas de Transporte e Roteamento de Veículos Introdução aos Conceitos de Problemas de Transporte e Roteamento de Veículos Alexandre da Costa 1 1 Acadêmico do Curso de Matemática - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual

Leia mais

Ata da resolução de exercício

Ata da resolução de exercício Ata da resolução de exercício Exercício : 6.-3 Aluno: Paulo Gurgel Pinheiro pinheiro@ic.unicamp.br Disciplina: Complexidade de Algoritmos - MO47 Data: 0 de Maio de 009 Enuciado exercício 6.-3 Vamos supor

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Modelação Adaptação: Autoria: João Paulo Pereira António Costa Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti História Modelação por malha de arame (wireframes) Representa os objectos

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

Pesquisa Operacional Programação em Redes

Pesquisa Operacional Programação em Redes Pesquisa Operacional Programação em Redes Profa. Alessandra Martins Coelho outubro/2013 Modelagem em redes: Facilitar a visualização e a compreensão das características do sistema Problema de programação

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Disciplina : Teoria da Computação Professora : Sandra Aparecida de Amo Lista de Exercícios n o 2 Exercícios sobre Modelos de Máquinas de Turing

Leia mais

Método Simplex Especializado para Redes

Método Simplex Especializado para Redes Método Simplex Especializado para Redes Prof. Fernando Augusto Silva Marins Departamento de Produção Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá UNESP www.feg.unesp.br/~fmarins fmarins@feg.unesp.br

Leia mais

5.1 Modelo de uma rede óptica com conversores de comprimento de onda

5.1 Modelo de uma rede óptica com conversores de comprimento de onda 5 Trabalho Realizado Na seção 2.3, estabeleceu-se que uma das alternativas sub-ótimas de alocação de conversores de comprimento de onda em redes parciais é fazer uso de simulações para gerar estatísticas

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS RESISTIVO DC (03/12/2013)

ANÁLISE DE CIRCUITOS RESISTIVO DC (03/12/2013) Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Aluno: Avaliação do Prof. (N5): ANÁLISE

Leia mais

Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta

Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta Prof. Diego Mello da Silva Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga 19 de fevereiro de 2013 diego.silva@ifmg.edu.br (IFMG) Matemática

Leia mais

Programação Inteira. Fernando Nogueira Programação Inteira 1

Programação Inteira. Fernando Nogueira Programação Inteira 1 Programação Inteira Fernando Nogueira Programação Inteira A Programação Inteira pode ser entendida como uma caso específico da Programação Linear, onde as variáveis devem ser inteiras (ou ao menos, parte

Leia mais

Figura 1.1: Representação gráfica das pontes de Königsberg.

Figura 1.1: Representação gráfica das pontes de Königsberg. Capítulo 1 Introdução Nesse capítulo introdutório aborda-se brevemente o histórico da teoria dos grafos, as aplicações e motivações para estudo e por fim algumas dicas de como utilizar esse livro. 1.1

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO EM REDES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO EM REDES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO EM REDES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 6 do livro de Taha (2008): Otimização em Redes

Leia mais

FÍSICA-2011. Questão 01. Questão 02

FÍSICA-2011. Questão 01. Questão 02 Questão 01-2011 UFBA -- 2ª 2ª FASE 2011 A maioria dos morcegos possui ecolocalização um sistema de orientação e localização que os humanos não possuem. Para detectar a presença de presas ou de obstáculos,

Leia mais

Abordagem de geometria no ensino médio partindo de poliedros

Abordagem de geometria no ensino médio partindo de poliedros Abordagem de geometria no ensino médio partindo de poliedros José Luiz Magalhães de Freitas INMA/UFMS e-mail: joseluizufms2@gmail.com Marilena Bittar INMA/UFMS e-mail: marilenabittar@gmail.com O objetivo

Leia mais

Programação Matemática - Otimização Linear

Programação Matemática - Otimização Linear Programação Matemática - Otimização Linear Professora: Maristela Oliveira dos Santos Auxilio 2009: Victor C.B. Camargo Auxilio 2010 - PAE: Marcos Mansano Furlan Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Leia mais

PCC173 - Otimização em Redes

PCC173 - Otimização em Redes PCC173 - Otimização em Redes Marco Antonio M. Carvalho Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal de Ouro Preto 25 de fevereiro de 2015 Marco Antonio M. Carvalho

Leia mais

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos Max-Prod SIMULADORES DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE OTIMIZAÇÃO NO SEQUENCIAMENTO DE OP S E CARGA DE MÁQUINAS OTIMIZAÇÃO NA ESCOLHA DE MATERIAS DE PRODUTOS E COMPONENTES OTIMIZAÇÃO NA

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 GPC.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMA DE POTÊNCIA

Leia mais

Capítulo 6 Transformação de tensões e critérios de falhas

Capítulo 6 Transformação de tensões e critérios de falhas Capítulo 6 Transformação de tensões e critérios de falhas 6.1 Tensões principais no plano- O estado geral de tensão em um ponto é caracterizado por seis componentes independentes da tensão normal e de

Leia mais

www.enemdescomplicado.com.br

www.enemdescomplicado.com.br Exercícios de Física Gravitação Universal 1-A lei da gravitação universal de Newton diz que: a) os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias. b)

Leia mais

MS877 Problema do Carteiro Chinês: Estudo da modelagem e software XNÊS

MS877 Problema do Carteiro Chinês: Estudo da modelagem e software XNÊS MS877 Problema do Carteiro Chinês: Estudo da modelagem e software XNÊS Orientadora: Profa. Dr. Maria Aparecida Diniz Ehrhardt Aluna: Fernanda Bia Peteam DMA - IMECC - UNICAMP 20 de novembro de 2013 1 1

Leia mais

Grafos Ordenação Topológica. Graça Nunes 1º. Semestre 2012

Grafos Ordenação Topológica. Graça Nunes 1º. Semestre 2012 Grafos Ordenação Topológica Graça Nunes 1º. Semestre 2012 Ordenação topológica de um grafo direcionado acíclico Ordenação linear dos vértices do grafo tal que u aparece antes de v se há uma aresta (u,v)

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

Grafos. Problema Abstração Modelo Solução

Grafos. Problema Abstração Modelo Solução Prof. Dr. Julio Arakaki www.pucsp.br/~jarakaki (jarakaki@pucsp.br) Depto. 1 Problema Abstração Modelo Solução Problema Real (Muitos) Abstração (Análise do problema) Modelagem (Ferramenta de abstração)

Leia mais

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO UNIFAL - MG UFMG Edgar Fonseca FRANCO Jr. (Orientado) Flávio Alves de CARVALHO (Orientado) Humberto C. B. de OLIVEIRA (Orientador) Humberto C. B.

Leia mais

Application of the Maximum Flow Problem to Sensor Placement on Urban Road Networks for Homeland Security

Application of the Maximum Flow Problem to Sensor Placement on Urban Road Networks for Homeland Security Application of the Maximum Flow Problem to Sensor Placement on Urban Road Networks for Homeland Security Lowell Bruce Anderson, Robert J. Atwell, D. Sean Barnett, and Robert L. Bovey Bruno Rogério - Universidade

Leia mais

Calculando RPM. O s conjuntos formados por polias e correias

Calculando RPM. O s conjuntos formados por polias e correias A U L A Calculando RPM O problema O s conjuntos formados por polias e correias e os formados por engrenagens são responsáveis pela transmissão da velocidade do motor para a máquina. Geralmente, os motores

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE TEMPERATURA TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA Introdução O uso de termômetros de resistência esta se difundindo rapidamente devido a sua precisão e simplicidade

Leia mais

Matemática. Euclides Roxo. David Hilbert. George F. B. Riemann. George Boole. Niels Henrik Abel. Karl Friedrich Gauss.

Matemática. Euclides Roxo. David Hilbert. George F. B. Riemann. George Boole. Niels Henrik Abel. Karl Friedrich Gauss. Matemática Jacob Palis Álgebra 1 Euclides Roxo David Hilbert George F. B. Riemann George Boole Niels Henrik Abel Karl Friedrich Gauss René Descartes Gottfried Wilhelm von Leibniz Nicolaus Bernoulli II

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA

MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA MÉDIA ARITMÉTICA MÉDIA PONDERADA MODA MEDIANA Em um amostra, quando se têm os valores de uma certa característica, é fácil constatar que os dados normalmente não se distribuem uniformemente, havendo uma

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL

PESQUISA OPERACIONAL PARTE I Para os exercícios de programação linear abaixo, apresentar a modelagem do problema, a solução algébrica e a solução gráfica: 1. Uma confecção produz dois tipos de vestido: um casual e um de festa.

Leia mais

Composição de Layout no Spring

Composição de Layout no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Vladimir Diniz Vieira Ramos Belo Horizonte, 2007 CRIAÇÃO

Leia mais

Estudaremos métodos numéricos para resolução de sistemas lineares com n equações e n incógnitas. Estes podem ser:

Estudaremos métodos numéricos para resolução de sistemas lineares com n equações e n incógnitas. Estes podem ser: 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Departamento de Matemática - CCE Cálculo Numérico - MAT 271 Prof.: Valéria Mattos da Rosa As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia

Leia mais

2 O Problema do Fluxo de Custo Mínimo

2 O Problema do Fluxo de Custo Mínimo 2 O Probema do Fuo de Custo Mínimo 2.1. O Probema de Transbordo Os Probemas de Fuo de Custo Mínimo, doravante referenciados pea siga PFCM, encerram uma casse de probemas de programação inear ampamente

Leia mais

Teste Intermédio de Matemática A Matemática A Versão 2 10.º Ano de Escolaridade

Teste Intermédio de Matemática A Matemática A Versão 2 10.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Matemática A Versão 2 Teste Intermédio Matemática A Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 06.05.2009 10.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de

Leia mais

Aula 5 - Classificação

Aula 5 - Classificação AULA 5 - Aula 5-1. por Pixel é o processo de extração de informação em imagens para reconhecer padrões e objetos homogêneos. Os Classificadores "pixel a pixel" utilizam apenas a informação espectral isoladamente

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ Probabilidade Vimos anteriormente como caracterizar uma massa de dados, como o objetivo de organizar e resumir informações. Agora, apresentamos a teoria matemática que dá base teórica para o desenvolvimento

Leia mais

Solução de problemas por meio de busca (com Python) Luis Martí DEE/PUC-Rio http://lmarti.com

Solução de problemas por meio de busca (com Python) Luis Martí DEE/PUC-Rio http://lmarti.com Solução de problemas por meio de busca (com Python) Luis Martí DEE/PUC-Rio http://lmarti.com Python e AI (Re)-introdução ao Python. Problemas de busca e principais abordagens. Exemplos em Python Por que

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Kathiane Queiroz

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Kathiane Queiroz INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Kathiane Queiroz ATERRAMENTO ELÉTRICO Sistema de aterramento elétrico ATERRAMENTO ELÉTRICO Mas o que é o terra? Qual a diferença entre terra, neutro, e massa(carcaça do Equipamento)?

Leia mais

o conjunto das coberturas de dominós de uma superfície quadriculada S. Um caminho v 0 v 1...v n

o conjunto das coberturas de dominós de uma superfície quadriculada S. Um caminho v 0 v 1...v n efinições Preliminares Na introdução foi apresentado o conceito de superfície quadriculada bicolorida e balanceada. Os discos com buracos estão mergulhados em R, mas não necessariamente estão no plano

Leia mais

Técnicas de Computação Paralela Capítulo III Design de Algoritmos Paralelos

Técnicas de Computação Paralela Capítulo III Design de Algoritmos Paralelos Técnicas de Computação Paralela Capítulo III Design de Algoritmos Paralelos José Rogado jose.rogado@ulusofona.pt Universidade Lusófona Mestrado Eng.ª Informática e Sistemas de Informação 2013/14 Resumo

Leia mais

Capítulo 7. Topologia Digital. 7.1 Conexidade

Capítulo 7. Topologia Digital. 7.1 Conexidade Capítulo 7 Topologia Digital A Topologia Digital estuda a aplicação das noções definidas em Topologia sobre imagens binárias. Neste capítulo vamos introduzir algumas noções básicas de Topologia Digital,

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando

Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando Prof. Sérgio ebelo Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando Eletricidade e Eletrónica - Elenco Modular Módulo Análise de Circuitos em Corrente Contínua 3 Módulo Análise de Circuitos

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -INTRODUÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -INTRODUÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Introdução Origem Conceitos Objetivos Aplicações da P. O. INTRODUÇÃO A P. O. e o Processo de Tomada de Decisão Tomar decisões

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS COM CONTEÚDOS DE 7 ANO APLICADOS A UM ALUNO AUTISTA

Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS COM CONTEÚDOS DE 7 ANO APLICADOS A UM ALUNO AUTISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Pós-Graduação em Educação Matemática Mestrado Profissional em Educação Matemática Élida Tamara Prata de Oliveira Praça JOGOS MATEMÁTICOS

Leia mais

Eletrônica Analógica

Eletrônica Analógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES Eletrônica Analógica Transistores de Efeito de Campo Professor Dr. Lamartine Vilar de Souza lvsouza@ufpa.br www.lvsouza.ufpa.br

Leia mais

TC 2 UECE 2012 FASE 1 PROF. : Célio Normando

TC 2 UECE 2012 FASE 1 PROF. : Célio Normando TC UECE 01 FASE 1 PROF. : Célio Normando Conteúdo: Cinemática - MRUV 1. Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade nula e corre por ela com

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Trabalho de laboratório Avaliação semestral Exame final MÉDIA PONDERADA CONCEITO

Trabalho de laboratório Avaliação semestral Exame final MÉDIA PONDERADA CONCEITO Exercícios de Seletores (estrutura condicional) Exercício 1. [ASCENCIO] A nota final de um estudante é calculada a partir de três notas atribuídas, respectivamente, a um trabalho de laboratório, a uma

Leia mais

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento.

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento. 4 Plano de Análise O desenho do experimento realizado foi elaborado de forma a identificar o quão relevantes para a explicação do fenômeno de overbidding são os fatores mencionados na literatura em questão

Leia mais

MESTRADO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Dr. Abel Rodolfo Garcia Lozano Profª. Drª. Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima

MESTRADO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Dr. Abel Rodolfo Garcia Lozano Profª. Drª. Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima MESTRADO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Modelagem matemática Orientadores: Mestrandos Prof. Dr. Abel Rodolfo Garcia Lozano Profª. Drª. Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima Gessé Pereira Ferreira

Leia mais

Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo.

Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo. Capacitores e Dielétricos Um capacitor é um sistema elétrico formado por dois condutores separados por um material isolante, ou pelo vácuo. Imaginemos uma configuração como a de um capacitor em que os

Leia mais

PROBLEMA DO CARTEIRO CHINÊS

PROBLEMA DO CARTEIRO CHINÊS Introdução à Teoria dos Grafos Bacharelado em Ciência da Computação UFMS, 005 PROBLEMA DO CARTEIRO CHINÊS Resumo A teoria dos grafos teve seu início há cerca de 50 anos e aplicações datadas daquela época

Leia mais

Programação Dinâmica: Algoritmo de Bellman-Ford

Programação Dinâmica: Algoritmo de Bellman-Ford Programação Dinâmica: Algoritmo de Bellman-Ford César Garcia Daudt Caio Licks Pires de Miranda Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul 22/11/2010 Resumo Este artigo se propõe

Leia mais

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 Prof. Osvaldo. 1. Desenvolva algoritmos para as operações abaixo e calcule a complexidade

Leia mais

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980 Questão 1. Uma venda imobiliária envolve o pagamento de 12 prestações mensais iguais a R$ 10.000,00, a primeira no ato da venda, acrescidas de uma parcela final de R$ 100.000,00, 12 meses após a venda.

Leia mais

1 ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA

1 ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA II 1 ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA Circunferência é o conjunto de pontos que está a uma mesma distância (chamaremos essa distância de raio) de um ponto fixo (chamaremos

Leia mais

MATEMÁTICA (UFOP 2ª 2009 PROVA A) Questões de 09 a 18

MATEMÁTICA (UFOP 2ª 2009 PROVA A) Questões de 09 a 18 MATEMÁTICA (UFOP 2ª 2009 PROVA A) Questões de 09 a 18 9. Na maquete de uma casa, a réplica de uma caixa d água de 1000 litros tem 1 mililitro de capacidade. Se a garagem da maquete tem 3 centímetros de

Leia mais

Resolução de sistemas lineares

Resolução de sistemas lineares Resolução de sistemas lineares J M Martínez A Friedlander 1 Alguns exemplos Comecemos mostrando alguns exemplos de sistemas lineares: 3x + 2y = 5 x 2y = 1 (1) 045x 1 2x 2 + 6x 3 x 4 = 10 x 2 x 5 = 0 (2)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

Parte V Linguagem de Programação

Parte V Linguagem de Programação www.spei.br Sociedade Paranaense de Ensino e Informática Parte V Linguagem de Programação 2 1 Linguagens de Programação de CLPs As linguagens de programação permitem aos usuários se comunicar com o CLP

Leia mais

01. Considere as seguintes proposições:

01. Considere as seguintes proposições: 01. Considere as seguintes proposições: p: O restaurante está fechado. q: O computador está ligado. A sentença O restaurante não está fechado e o computador não está ligado assume valor lógico verdadeiro

Leia mais

Morfologia Matemática Binária

Morfologia Matemática Binária Morfologia Matemática Binária Conceitos fundamentais: (Você precisa entender bem esses Pontos básicos para dominar a área! Esse será nosso game do dia!!! E nossa nota 2!!) Morfologia Matemática Binária

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1 Ramo da computação que procura permitir uma máquina simular comportamento inteligente, através de algoritmos e técnicas que simulem situações consideradas específicamente humanas,

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS 1 (Vehicle Scheduling Problem) Cássio Roberto de Araújo cassio@em.ufop.br Elva

Leia mais

FÍSICA Adriano Jorge. Aula 1 - Eletrodinâmica

FÍSICA Adriano Jorge. Aula 1 - Eletrodinâmica FÍSICA Adriano Jorge Aula 1 - Eletrodinâmica E Coulomb (C) i Ampère (A) Segundos (s) 1 A = 1 C/s 19 e 16, 10 C i 1 18A i 2 12A Resistores e Resistência Unidade(SI): 1 (ohm) 1V / A Potência Dissipada

Leia mais

POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS

POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS http://apostilas.netsaber.com.br/ver_apostila.php?c=622 ANGELO ROBERTO BONFIETI JUNIOR - MATRÍCULA 97003133 - BM3 01-011 POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS ANGELO ROBERTO BONFIETI JUNIOR - MATRÍCULA

Leia mais