JAYADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "www.jayada.net JAYADA"

Transcrição

1 JAYADA

2 Jayada Abraça as tuas verdadeiras cores. Jayada significa Aquele que dá a Vitória. É o Espaço que abrimos para podermos ser tocados e inspirados pelo Divino em tudo o que pensamos, sentimos e fazemos. E cada vez que permitimo-nos fazer essa escolha, de abrir um pouco mais, avançamos mais um passo na direção da realização da nossa Alma, da nossa Vitória. É um Espaço sem tempo, onde a Natureza do Ser pode ser reconhecida e abraçada em todas as suas cores, sons e dimensões. Onde podemos Curar a nossa dor, transformando-a em Alegria e Gratidão pelas coisas simples. Onde podemos ser mais criativos, usando a Arte para construir pontes arco-íris entre o Mundo Espiritual e o mundo em que vivemos e somos humanos, traçando assim caminhos por onde podemos seguir mais Equilibrados, Harmonizados e Felizes. Quando criamos, irradiamos Beleza e essa Luz muda o nosso destino, mudando assim o destino do mundo. JAYADA

3 Origens A Terapia Artística foi criada a partir dos princípios da Medicina Antroposófica pela Dra. Ita Wegman em conjunto com a Dra. Margarethe Hauschka, que desenvolveu toda a metodologia, até criar a primeira escola de formação de Terapeutas Artísticos em 1962 na Alemanha. Baseada no entendimento do ser humano desenvolvido por Rudolf Steiner, a Terapia Artística usa diferentes técnicas artísticas como pintar (sentir), modelar barro (vontade) e desenhar (pensar) visando a harmonização e integração do ser a nível orgânico, vital, anímico e de consciência, respeitando sempre a sua liberdade enquanto indivíduo. Nesta Terapia, o resultado final não é a meta, o que importa é o processo em si mesmo e tudo o que se vivencia através das práticas artísticas como forças de sanação. Estas forças é que estimulam a transformação no indivíduo, sendo uma terapia não-verbal. A Arte é por si mesma uma ferramenta de comunicação que fala diretamente com a nossa alma. A atividade artística expande a nossa consciência ajudando a expressar, explorar e partilhar sentimentos e pensamentos que de outra forma poderiam ser difíceis de conseguir fazê-lo. Pode ser aplicada a todos os casos de doenças, desarmonias e como um processo de aprendizado e auto desenvolvimento pessoal.

4

5 A Formação A Formação em Arte Terapia é oferecida pelo Centro de Formação Jean Berbaum e tem a duração de quatro anos. Realiza-se em Portugal (Harpa) e em Espanha. Segue o método da Dra. Margarethe Hauschka e é coordenada por Maya Moussa (Arte Terapeuta) e por Florencio Herrero (Médico Clínico Geral). Este curso é complementar a uma formação académica superior anterior na área Artística, de Psicologia, Educação ou Medicina. Tem como objetivos:. Fornecer ferramentas criativas que permitam uma prática criativa da profissão de Arte Terapeuta em pintura, desenho e modelagem proporcionando aprofundar-se no uso dessas técnicas.. Conhecer e aprofundar Teorias de Cor de Johann Wolfgang Von Goethe e Rudolf Steiner. Conhecimentos de história de arte como manifestação da evolução da consciência do ser humano.. Fornecer conceitos básicos de medicina (visão do ser humano e estilos terapêuticos em diferentes enfoques médicos). Conhecimentos genéricos de patologias e doenças específicas. Trabalha-se com temas específicos, as tendências constitucionais, os sete processos vitais e os órgãos principais. Conhecimentos de Pedagogia Curativa, anatomia e fisiologia, ontogénese, psicologia. Desenvolver a capacidade de auto educação do Arte Terapeuta.. Capacitar o estudante a orientar processos diagnóstico artísticos e tratamentos através da arte. Desenvolver a capacidade de elaborar estudos de caso. Desenvolver atitude terapêutica e capacidade de comunicação. Desenvolver a prática profissional de Arte Terapeuta.

6

7 Como funciona A nível individual ou em grupo, com pessoas com patologias de natureza orgânica/fisiológica ou psíquicas, em casos de adições ou indivíduos com necessidades educativas especiais. Desenvolve trabalho de integração social de indivíduos ou comunidades marginalizados ou excluídos com a colaboração de médicos, familiares, professores e entidades de apoio social. Em situações de cariz profissional para melhorar o relacionamento laboral, aliviar o stress e liberar traumas. Atua também no âmbito geriátrico focando-se nos aspetos relevantes para o indivíduo em questão. Ou simplesmente como ferramenta de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Elabora-se um caminho terapêutico a partir do diagnóstico médico disponível e de informação disponibilizada por familiares. Esse caminho tem metas claras e bem definidas. Através da observação fenomenológica o Arte Terapeuta deteta eventuais desarmonias a nível do pensar (polo neurosensorial), sentir (sistema rítmico) e da vontade (sistema metabólico motor) que se refletem a nível físico, vital, emocional e espiritual no paciente. Pode-se fazer uso de diferentes suportes artísticos, dependendo do caminho terapêutico e das necessidades do mesmo:. Pintura (aguarela húmida, velaturas ou pigmentos em pó). Desenho (observação realista, dinâmico, raiado, de forma ou geométrico, em carvão, grafite, cera de abelha em barra ou lápis de cor). Modelação (barro ou cera de abelha)

8 Trabalham-se temas ligados aos ritmos da natureza (estações, horas do dia, crescimento das plantas), metamorfoses, observação da natureza, os quatro elementos, o arco-íris, as transições de cores, os contos de fadas, entre outros... A Terapia parte sempre do ponto onde se encontra o paciente. O Terapeuta também desenvolve os trabalhos seguindo ao seu lado e assim vão fazendo um caminho juntos. Cada trabalho é uma ferramenta de diagnóstico que ajuda o terapeuta a definir cada passo, orientando e observando a forma como o paciente se envolve, desenvolve e implica nas tarefas. O Terapeuta sacrifica a sua própria expressão e habilidade artística para que o trabalho do paciente possa brilhar mais do que o seu, para que este último se sinta bem com os seus resultados, motivado e não frustrado. Por isso também as propostas de trabalho deverão ter em conta as capacidades de realização do paciente, não sendo demasiado difíceis para ele. Mas é também, pela superação das dificuldades aceitáveis que poderá aumentar a sua auto-estima e auto-confiança. Não são necessários conhecimentos e experiência artística anteriores para a prática da Terapia Artística. É responsabilidade do Terapeuta criar um ambiente de trabalho acolhedor, caloroso, protegido e alegre.

9

10 Percurso Jayada nasceu em Passou sua infância no Brasil, país com o qual tem grande ligação e raízes. Licenciou-se em Design Gráfico pelo IADE (1995), tendo trabalhado como Diretora de Arte em várias Multinacionais como Lintas, Saatchi & Saatchi, Young & Rubicam e Publicis. Em 2001 retirou-se do mundo das Agências e passou a dedicar-se a tempo inteiro ao seu trabalho enquanto artista. Fez parte de Coletivos Artísticos e realizou Exposições Individuais, mas fazer Arte de Galeria e Feiras nunca foi seu verdadeiro objetivo. Em 2006 regressou ao Brasil - Goiás onde sua ligação à Natureza, que sente como Mestra e Mãe Divina, aprofundou-se. Viveu também em Sintra onde comungou com a Serra durante vários anos. A disponibilidade (temporal, emocional e mental) para aprofundar uma conexão Espiritual, através da contemplação da Natureza e da Criação Artística, abriu portais que transformaram para sempre suas escolhas e perceções. Começou a pintar e a modelar barro com um novo foco, mais consciente e intuitivo, iniciando um processo de autodescoberta e conexão com o Divino dentro de si mesma. Através de sincronicidades, insights, iniciações, práticas e muita perseverança foi abraçando a Arte como um grande mistério, como um instrumento Divino de Transformação, Comunicação Interdimensional e Cura atuando sobre si mesma. Sentiu um dia no seu íntimo como uma revelação, que o seu Propósito de Vida estava relacionado com levar a Alegria aos outros através da Arte e aos poucos a ideia de Arte como Terapia, como Serviço à Vida, foi ganhando a forma de um caminho. Mas foi só em 2010 que sentiu o chamado para avançar numa Formação Profissional nesta área, ao ter conhecimento do Curso de Arte Terapia Antroposofia, com o qual se sentiu identificada e frequentou durante os últimos quatro anos ( ). Querida Mãe Divina, Faz de mim um instrumento da Verdade, da tua Vontade e não da minha. Amén.