O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL Cristiano Vilela de Pinho 1 Wilton Luis da Silva Gomes 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL Cristiano Vilela de Pinho 1 Wilton Luis da Silva Gomes 2"

Transcrição

1 O DIREITO AO MEIO AMBIENTE COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL Cristiano Vilela de Pinho 1 Wilton Luis da Silva Gomes 2 RESUMO O direito ao meio ambiente deve ser compreendido como um direito fundamental. Sustentamos no presente trabalho, que a importância do direito a um meio ambiente saudável é base material à vida humana, haja vista que, sem um meio ambiente saudável, pleno em condições de subsistência, não existe como se desenvolver as demais garantias e direitos. Palavras Chave: Direito ao Meio Ambeinte, Estado, Soberania, Direitos Fundamentais. RESUMEN El derecho a la proteccion ambiental debe ser entendido como un derecho fundamental. Hemos sostenido en el presente trabajo que la protección a un ambiente sano constituye la base material de la vida humana. Sin un ambiente sano, no hay como desarrollar las demás garantizas y derechos fundamentales. Palabras Llave: Derecho a la protección Ambiental, Estado, Soberania, Derechos Fundamentales. Introdução O presente artigo objetiva tratar do direito ao meio ambiente como elemento considerado dentro do rol dos direitos humanos. 1 Advogado e Consultor Jurídico. É Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP. É aluno regular do curso de Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires UBA. É autor de diversos livros e artigos na área do Direito Público. vilela@vsgadvogados.com.br 2 Advogado e Consultor Jurídico. É Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- USP. É Mestre e Doutor em Direito de Estado pela mesma Universidade. Foi Consultor da Unesco em matéria de Direito Público, É autor de diversos livros e artigos na área do Direito Público. wiltongomes@vsgadvogados.com.br.

2 Buscamos iniciar o nosso trabalho com uma análise histórica do momento de consolidação dos direitos humanos como instrumento institucional e universal, com os elementos que o deram origem e sua instrumentalização a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Neste sentido, promovemos uma breve análise acerca dos conceitos de Estado e de soberania, e analisamos de que forma esse processo de internacionalização dos direitos humanos contribuiu para o surgimento de uma noção mais flexível de soberania. Em seguida, buscamos contextualizar o direito ao meio ambiente no rol dos direitos humanos, por meio de revisão bibliográfica e analisar os instrumentos de efetivação de tais direitos no âmbito internacional, em especial através da Conferência de Estocolmo, de 1972 e da Conferência do Rio de Janeiro de Posteriormente, nos detemos com relação à análise da inserção da temática do direito ambiental na Constituição Federal brasileira de 1988, destacando o caráter pioneiro desta iniciativa, em relação às Cartas anteriores. Por fim, apresentamos nossas conclusões, ao passo que buscamos destacar que a relevância do tema está no porvir, isto é, o alcance de novas conquistas universais no âmbito do direito ao meio ambiente e, de forma mais ampla, no âmbito dos direitos humanos. 1. A Consolidação Internacional dos Direitos Humanos A estruturação dos direitos humanos enquanto instrumento universal, de aceitação ampla e institucionalizada é fenômeno recente, da metade do século XX, fruto do pós-guerra, que tem como marco inicial a Declaração Universal dos Direitos Humanos de CRETELLA NETO. Curso de Direito Internacional do Meio Ambiente. São Paulo: Saraiva, p. 670.

3 Não parece acertado, entretanto, se falar em criação dos direitos humanos com esse advento 4. Bobbio sustenta que os direitos do homem são direitos históricos, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas 5. Para Hannah Arendt, os direitos humanos não são um dado, mas um construído, uma invenção humana em constante processo de construção e reconstrução 6. Flavia Piovesan defende a historicidade dos direitos humanos e sustenta que, para se atingir a internacionalização dos direitos humanos, foi necessário redefinir o âmbito e o alcance do conceito de soberania estatal e, além disso, redefinir o status do indivíduo no cenário internacional, de forma a que este se tornasse efetivamente sujeito de Direito Internacional. Além disso, sustenta que o processo de internacionalização dos direitos humanos teve como precedentes históricos, primeiramente o Direito Humanitário e, em seguida, a Liga das Nações e a Organização Internacional do Trabalho 7. O Direito Humanitário define as regras a serem aplicadas durante os conflitos armados, internacionais ou não, com o objetivo de proteger os direitos dos não combatentes, civis e militares e de restringir os direitos dos combatentes, através da limitação dos métodos e meios de guerra 8. 4 El hombre siempre ha luchado por el reconocimiento de sus diversos derechos y el hecho de que en ciertos momentos no haya reclamado algunos (como por ejemplo, el derecho al goce de un ambiente sano y equilibrado), no significa que estos no existieron, dado que se trata de derechos inherentes a la personalidad humana. Para tomar conciência de la necessidade de reconocer ciertos derechos se requieren determinadas condiciones. In FLORES, Maria Victoria Pereira. El derecho al goce de un ambiente adecuado em el marco constitucional de Argentina y Uruguay." Acedido de em 15 de maio de Biblioteca Jurídica Virtual do Instituto de Investigações Jurídicas da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México). p BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, p ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. Rio de Janeiro, Apud PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e Justiça Internacional: Um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu, interamericano e africano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, p PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, p DEYRA, Michel. Direito Internacional Humanitário. Ed. Comissão Nacional para as Comemorações do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de direitos humanos: Lisboa, p.14.

4 Existem atualmente pelo menos trinta textos internacionais nessa matéria, entre eles, as quinze convenções de Haia de 1899 e de 1907, o Protocolo de Genebra de 17 de junho de 1925, a Convenção das Nações Unidas de 10 de abril de 1981, o Tratado de Paris de 15 de janeiro de 1993, a Convenção de Ottawa de 3 de dezembro de 1997, entre diversos outros 9. A Liga das Nações foi um organismo criado após a Primeira Grande Guerra no sentido de desenvolver a cooperação entre as nações, promover a paz e a segurança internacional. Sua Convenção estabelecia sanções de natureza econômica e militar a serem impostas pela comunidade internacional, contra aqueles Estados que violassem suas disposições. Teve papel destacado, à medida que iniciou o processo de redefinição da noção de soberania absoluta do Estado, que passava a incorporar em seu conceito compromissos e obrigações de alcance internacional 10. Como uma organização multilateral pioneira, ensejou um novo cenário dentro do âmbito das relações diplomáticas internacionais, vez que diferentemente de uma diplomacia bilateral ou de conferências esporádicas, demonstrou a necessidade uma forma de se relacionar mais transparente e com um ganho de comprometimento muito maior em relação àquela coletividade 11. A Liga das Nações teve um papel de grande relevância no período entreguerras, fornecendo subsídios valiosos que posteriormente levaram à criação da Organização das Nações Unidas 12. A Organização Internacional do Trabalho, por seu turno, foi criada ao final da Primeira Guerra, com a pretensão de alinhar padrões internacionais dignos de condições de trabalho e bem-estar dos trabalhadores. Para Nicolau Valticos: 9 Ibidem. p PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, p RODRIGUES, Daniel Lago; MIALHE, Jorge Luis. A participação e retirada do Brasil da Liga das Nações. p. 02. Acedido em 04 de maio de 2013 de 12 RODRIGUES, Daniel Lago; MIALHE, Jorge Luis. A participação e retirada do Brasil da Liga das Nações. p. 02. Acedido em 04 de maio de 2013 de: p. 02.

5 A primeira Guerra Mundial produziu modificações na posição e no peso da classe trabalhadora das potências aliadas. A trégua social e cooperação que se estabeleceu na Europa ocidental entre os dirigentes sindicais e os governantes, os grandes sacrifícios suportados especialmente pelos trabalhadores e o papel que desempenharam no desenlace do conflito, as promessas dos homens políticos de um mundo novo, a pressão das organizações obreiras para fazer com que o Tratado de Versalhes consagrasse as suas aspirações de uma vida melhor, as preocupações suscitadas pela agitação social e as situações revolucionárias existentes em vários países, a influência exercida pela Revolução Russa de 1917, foram fatores que deram um peso especial às reivindicações do mundo do trabalho no momento das negociações do tratado de paz. Estas reivindicações expressaram-se tanto em ambos os lados do Atlântico como em ambos os lados da linha de combate, inclusive durante os anos de conflito mundial. Ao final da guerra, os governos aliados e, principalmente os governos francês e britânico, elaboraram projetos destinados a estabelecer mediante o tratado de paz, uma regulamentação internacional do trabalho 13. Esses três adventos, acima relacionados, foram pioneiros e a seu modo contribuíram para o processo histórico que, mais adiante, redundaria na efetiva formalização e consolidação dos direitos humanos. Com isso, é somente a partir da Segunda Guerra que a concepção de direitos humanos ganha corpo. As inúmeras manifestações de desrespeito brutal à pessoa humana, com a matança de milhões de pessoas por parte dos regimes totalitários, especialmente do nazismo, levaram à conscientização da necessidade da construção de um arcabouço institucional que prevenisse conflitos e que garantisse os valores elementares de garantia à vida humana, marcaram um momento definitivo. 13 VALTICUS, Nicolas. Droit International du Travail. Paris: Dalloz, Apud SUSSEKIND, Arnaldo. Direito Internacional do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, p. 52.

6 A partir desse contexto histórico, advém a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e começa a se desenvolver o direito internacional dos direitos humanos, mediante a adoção de inúmeros tratados de alcance global, voltados a garantir a proteção dos direitos considerados elementares 14. Para Bobbio, com a Declaração de 1948 inicia-se uma fase na qual a afirmação dos direitos humanos é universal no sentido de que os destinatários dos princípios nela contidos não são mais apenas os cidadãos deste ou daquele Estado, mas todos os homens. E ainda, no sentido de que põe em movimento um processo em cujo final os direitos do homem deverão ser não mais apenas proclamados ou apenas idealmente reconhecidos, porém efetivamente protegidos até mesmo contra o próprio Estado que os tenha violado 15. Percebe-se neste momento histórico, a formulação de uma nova concepção conceitual que redefine o paradigma moderno de Estado, relativizando a noção de soberania como forma de garantir a efetivação dos direitos humanos. 2. Os Direitos Humanos e a Soberania do Estado Dalmo Dallari define o Estado como sendo a ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território. Afirma ainda, que a noção de soberania está implícita na noção de poder, como elemento característico da própria ordem jurídica; a politicidade do Estado encontra-se expressa na referência ao bem comum, com a vinculação deste a determinado povo 16. A noção de soberania pode ser concebida como o conjunto de poderes internos sobre os quais se assentam os fundamentos do Estado e pelos quais se realizam seus objetivos. 14 Como observa Rogério Taiar, a semente do caráter universal, no sentido da interdependência, interrelacionamento e indivisibilidade dos direitos humanos foi plantada na Carta das Nações Unidas, afirmada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e reafirmada no paragrafo 5º. da Declaração e Programa de Ação de Viena, adotada na Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos, em 1993" TAIAR, Rogério. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Uma discussão sobre a relativização da soberania face à efetivação da proteção internacional dos direitos humanos. Tese de Doutorado apresentada perante a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP, p BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, p DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. 17. ed. São Paulo: Saraiva, p.101.

7 A palavra "poder" atrelada à "soberania" traz a noção de sujeição ao mesmo tempo que estabelece um contraponto de não-sujeição. No contexto moderno, Estados se sujeitam a ordenamentos convencionais através de tratados internacionais, de atos unilaterais de vontade, num sistema de harmonização de poderes, consubstanciados e fundados em suas soberanias 17. Neste sentido, compreende-se que a partir da efetivação da proteção internacional dos direitos humanos, podemos perceber certa relativização na ideia de soberania, ao passo que esta traz em seu cerne o elemento dignidade humana. Ou seja, em nome da dignidade humana, ou melhor dizendo, em nome da proteção aos direitos humanos, uma intervenção humanitária na jurisdição doméstica dos Estados não afronta a sua soberania, mas sim atua-se pela sua concretização, haja vista que já não existe soberania sem a garantia da dignidade humana 18. Observa Rogério Taiar: Um Estado que não realiza a dignidade humana não exercita a sua soberania. A soberania, então, é relativa, não somente em decorrência da internacionalização dos direitos humanos, mas também porque nunca existiu uma soberania absoluta, simplesmente em razão de que o ser humano, sociável por natureza e vivendo em sociedade, submete-se a regras de conduta, instituída para dirimir conflitos e promover a paz social, isto é, convencionou-se ceder parte de sua liberdade em benefício da convivência social 19. Compreende-se, dessa maneira, que a proteção internacional dos direitos humanos ensejou uma nova forma de conceber a soberania estatal, ao passo que esta passa a ser analisada não de cima para baixo, no sentido de imposição uma vontade do poder central e superior aos seus cidadãos, mas sim de baixo para cima, como um conjunto de poderes 17 MORE, Rodrigo Fernandes. O moderno conceito de soberania no âmbito do direito internacional. Texto acedido em 29 de abril de 2013 de 18 TAIAR, Rogério. op. cit. p TAIAR, Rogério. op. cit. p. 253.

8 para a realização dos seus objetivos de Estado, e dessa forma, do bem comum dos seus e de sua harmonização com a comunidade internacional Direito ao Meio Ambiente enquanto Direito Humano Fundamental O direito ao meio ambiente, muito embora não tenha sido arrolado expressamente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, deve ser compreendido como pertencente a categoria dos direitos humanos 21. Para Mazzuoli, a proteção ambiental, abrangendo a preservação da natureza em todos os seus aspectos relativos à vida humana, tem por finalidade tutelar o meio ambiente em Cumpre citar: O conceito de soberania está em conexão íntima com a natureza sociológico-jurídica de qualquer organização humana. Existe, com efeito, em toda pessoa jurídica, um poder central capaz de realizar o fim colimado por essa sociedade. Tal poder central assumirá caráter diverso de acordo com a natureza do agrupamento humano e da finalidade que lhe é inerente. Dentro da sociedade estatal, o poder central e centralizador, tomará, consequentemente, as proporções decorrentes da própria natureza do Estado. Será, então, um poder originário, congênito ao Estado, como união pluripersonal, proveniente da própria natureza humana que o postula. Apresentará, porém, ao mesmo passo, características de poder ultimo, máximo em seu gênero, visto não existir outro da mesma espécie que lhe seja superior; Com efeito, desde que o Estado for independente e não houver subordinação a outro Estado como membro de federação, o poder estatal será máximo no seu gênero. Dá-se a este poder supremo dentro da comunidade estatal o nome de soberania, suprema potestas. Abrange dois aspectos: é a autoridade máxima na direção interna dos negócios do estado, ao que se chama usualmente, soberania interna ou autonomia; denota ausência de poder estatal ao qual o estado esteja subordinado, embora só em parte, ao que se denomina soberania externa ou independência. SODER, JOSÉ. Direitos do Homem. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, p. 166 Apud TAIAR, Rogério. op. cit. p O meio ambiente constitui um direito humano fundamental, devendo ser compreendido sob o enfoque indivisível, interdependente e inter-relacionado dos direitos humanos In PIOVESAN, Flavia e FACHIN, Melina Girardi. Direitos Humanos e Meio Ambiente. In GALLI, Alessandra. Direito Socioambiental: Homenagem a Vladimir Passos de Freitas. Curitiba: Juruá, p.35. Além disso, cite-se também: A proteção do meio ambiente está intimamente ligada com a proteção da pessoa humana, na medida em que não se pode imaginar o exercício dos direitos humanos sem que exista um ambiente sadio e que propicie o bem-estar para o desenvolvimento pleno e digno para todos GUERRA, S. Direito Internacional Ambiental: breves reflexões. Revista Direitos Fundamentais & Democracia. Curitiba: UniBrasil, Faculdades Integradas do Brasil. Curso de Mestrado em Direito da UniBrasil, v. 02, n. 02, jun/dez Disponível em Apud PIOVESAN, Flavia; FACHIN, Melina Girardi. op. cit. p.35. Além disso, cumpre citar: Derechos humanos y médio ambiente están tan ligados que no se conciben los primeiros sin el segundo In: MARTINEZ, Augusto Durán. Derechos humanos y médio ambiente. Ponencia presentada en la XII Conferência de Facultades de Derecho de América Latina, Santa Fé de Bogotá (Colômbia), noviembre, 1998 Apud FLORES, Maria Victoria Pereira. op. cit. p. 01. E citar ainda El derecho a un medio ambiente sano es, sin duda, un derecho humano fundamental, y presupuesto del disfrute y ejercicio delos demás derechos, por la íntima vinculación del ambiente con el nivel de vida en general. ALFONSÍN, Marcelo Alberto López; TAMBUSSI, Carlos Eduardo. El meio ambiente como Derecho Humano. Acedido em 29 de abril de 2013 de p. 02.

9 decorrência do direito à sadia qualidade de vida, em todos os seus desdobramentos, sendo considerado uma das vertentes dos direitos fundamentais da pessoa humana 22. José Renato Nalini assevera a imprescindibilidade do meio ambiente saudável para que existam os demais direitos humanos. Basta recordar que sua vulneração atinge não só todos os demais direitos segurança, igualdade, liberdade e propriedade como inviabiliza aquele que é o pressuposto à fruição de todo e qualquer direito: o bem da vida 23. Existe, porém, defensores de ideia contrária, que rejeitam o enquadramento do direito ao meio ambiente nesse rol dos direitos humanos. Para José Cretella Neto, terá já o Direito Ambiental ascendido à categoria inscrita no seleto rol dos direitos humanos? Parece ser uma questão de tempo para que seja plenamente reconhecido como tal, mas, no presente momento histórico, essa equiparação ainda não parece tão evidente. Argumenta ainda existirem diversos pontos de contato entre os direitos humanos e o Direito Ambiental, mas, daí a concluir que o direito ao meio ambiente sadio direito este que, de resto, absolutamente não se contesta estaria incorporado, vai alguma distância 24. Nesse sentido, ao passo que assimilamos o direito ao meio ambiente como direito humano, entendemos que, no rol desses direitos, o direito ao meio ambiente deve ser enquadrado no âmbito dos direitos de terceira geração. Essa é a posição doutrinária dominante. Neste diapasão, Bobbio afirma emergiram hoje direitos de terceira geração, que constituem uma categoria, para dizer a verdade, ainda excessivamente heterogênea e vaga, o que nos impede de compreender do que efetivamente se trata. O mais importante deles é o reivindicado pelos movimentos ecológicos: o direito de viver num ambiente não poluído MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Soberania e a proteção Internacional dos Direitos Humanos: Dois fundamentos irreconciliáveis. Texto acedido em 01 de maio de 2013 de Soberania_e_Direit os_humanos Valerio_Mazzuoli.pdf p NALINI, José Renato. Dignidade Humana e Meio Ambiente à luz da jurisprudência da Câmara Especializada do TJSP. In: SOUZA, Luciana Cordeiro de; LIQUENS, Flavio Lopes (orgs.). I Simpósio Nacional do Direito Ambiental da Aprodab. Jundiaí: In House, p. 86. Apud SEGUIN, Elida. A Correlação entre Direitos Humanos, Direito Ambiental e Justiça Ambiental In GALLI, Alessandra. Direito Socioambiental: Homenagem a Vladimir Passos de Freitas. Curitiba: Juruá, p CRETELLA NETO, José. op. cit. p BOBBIO, Norberto. op. cit. p. 06.

10 Os direitos de terceira geração são considerados os direitos transindividuais ou difusos, que se caracterizam por não poderem ser divididos pelos atores sociais, mas sim, pertencentes ao mesmo tempo a toda a sociedade. Para Celso Lafer, o titular destes direitos deixa de ser a pessoa singular, passando a sujeitos diferentes do individuo, ou seja, os grupos humanos como a família, o povo, a nação, coletividades regionais ou étnicas e a própria humanidade 26. O direito fundamental ao meio ambiente foi reconhecido efetivamente pela Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, adotada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em Salienta José Afonso da Silva que esta declaração abriu caminho para que as Constituições supervenientes reconhecessem o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito humano fundamental entre os direitos sociais do Homem, com sua característica de direitos a serem realizados e direitos a não serem perturbados 27. A Convenção de Estocolmo, que contou com a presença de representantes de cento e treze nações, além da presença de duzentos e cinquenta 28 organizações nãogovernamentais, aprovou sua Declaração com vinte e seis princípios, explicitando a preocupação ambiental como um direito humano a ser preservado. De acordo com o documento, o homem tem direito fundamental à liberdade e ao desfrute de condições de vida adequados em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar um vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras 29. Além de reafirmar o direito ao meio ambiente como um direito humano fundamental, a Declaração pretendeu minimizar os contrastes existentes entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, estabelecendo preceitos básicos que 26 LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: A contribuição de Hannah Arendt. Estudos Avançados, v.1, n.30, maio/agosto, p SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 3. ed. São Paulo: Malheiros, p KOHLER, Maria C.M.; PHILIPPI JR., Arlindo. Agenda 21 como Instrumento para a Gestão Ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR. Arlindo (orgs.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, p Princípio 01 da Declaração de Estocolmo.

11 nortearam os inumeráveis instrumentos jurídicos ambientais, sobre as mais distintas matérias, que surgiram posteriormente 30. Como consequência a Conferência de Estocolmo, diversos outros documentos internacionais se somaram no mesmo sentido 31, com destaque para a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que enfatizou a ideia de desenvolvimento sustentável. Aliás, é importante destacar o avanço percebido no campo da conscientização ambiental, nesse período de vinte anos que separam de Estocolmo da Rio-92. Essa evolução pode ser percebida tanto no campo do Direito Internacional do Meio Ambiente, como em relação à percepção da necessidade de uma nova forma de se portar frente às questões ambientais 32. Neste sentido, registre-se que ainda em 1972, meses após a Conferência de Estocolmo, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, com sede em Nairóbi, no Quênia, sendo este o primeiro secretariado da ONU com sede em um país não-desenvolvido. Este programa demonstrou-se muito valioso para a sedimentação de práticas ambientais pelo mundo. A Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi realizada em julho de 1992, no Rio de Janeiro. A Rio-92 foi marcado pela presença de cento e setenta países e cerca de catorze mil organizações não governamentais, ficando conhecida como a maior assembleia internacional sobre o meio ambiente 33. A Conferência foi importante para 30 KOHLER, Maria C.M.; PHILIPPI JR., Arlindo. Agenda 21 como Instrumento para a Gestão Ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR. Arlindo (orgs.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, p Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural E Natural (1972); Convenção sobre a Prevenção da Poluição Marinha por Alijamento dos Resíduos e Outros Materiais ou Convenção de Londres (1972); Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (1982); Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio (1985); Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento (1986); Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992); Convenção sobre a Diversidade Biológica (1992); Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (1992); e o Protocolo de Quioto à Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudança no clima In: PIOVESAN, Flavia; FACHIN, Melina Girardi. op. cit. p A conservação da fauna e da flora selvagens preocupação atricuída, até poucos anos atrás, a alguns cientistas excêntricos e a sonhadores, amigos da Natureza passou a ser cada vez mais percebida como a condição sine qua non para a manutenção do nível de vida da época e do futuro, devido ao perigo do empobrecimento extremamente rápido do patrimônio genético do planeta CRETELLA NETO, José. op. cit. p KOHLER, Maria C.M.; PHILIPPI JR., Arlindo. Agenda 21 como Instrumento para a Gestão Ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR. Arlindo (orgs.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, p

12 discutir a crise ambiental do planeta e analisar a evolução das políticas de proteção ambiental, estabelecidas duas décadas antes, na Conferência de Estocolmo. A Rio-92 também teve como objetivos principais identificar estratégias regionais e globais para ações apropriadas referentes às principais questões ambientais; recomendar medidas a serem tomadas, em âmbito nacional e internacional, referentes à proteção ambiental através de política de desenvolvimento sustentado; promover o aperfeiçoamento do Direito Internacional do Meio Ambiente; examinar estratégias de promoção de desenvolvimento sustentável e da eliminação da pobreza nos países em desenvolvimento, entre outros 34. Um dos resultados mais importantes da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, foi Agenda 21, uma carta com quarenta capítulos, assinada por todos os países participantes da Conferência. A Agenda 21 ampliou o conceito de desenvolvimento sustentável, procurando os caminhos para concretizar esse conceito, indicando as ferramentas de gerenciamento necessárias e buscando conciliar justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental O Direito ao Meio Ambiente na Constituição do Brasil Em âmbito nacional, o direito brasileiro passou a assumir preocupação mais significativa com a preservação ambiental, a partir do advento da Constituição Federal de 1988, tendo sido olvidado pelas Constituições anteriores 36. Antes de 1988 existiam algumas leis sobre o tema (com destaque para a lei de 31 de agosto de 1981, que instituiu a 34 DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, p KOHLER, Maria C.M.; PHILIPPI JR., Arlindo. Agenda 21 como Instrumento para a Gestão Ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR. Arlindo (orgs.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, p FIORILLO. Celso Antonio Pacheco. Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro. Acedido em 21 de abril de Disponível em: p. 22.

13 Política Nacional do Meio Ambiente), mas somente com o advento da Carta de 1988 é que se pode perceber uma inclinação efetiva à proteção ao meio ambiente no Brasil. A Constituição de 1988 estabeleceu em seu artigo 225 que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Com isso, finalmente o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é elevado à condição de direito fundamental garantido Constitucionalmente e resta evidenciado que sua definição jurídica está atrelada à tutela da vida em todas as suas formas. Com isso, o direito ambiental se ocupa das relações jurídicas vinculadas à vida em decorrência de sua complexidade. O direito à vida, desse modo, em todas as suas formas é garantido no plano constitucional de maneira ecologicamente equilibrada 37. Para José Afonso da Silva: O que é importante é que se tenha a consciência de que o direito à vida, como matriz de todos os demais direitos fundamentais do homem, é que há de orientar todas as formas de atuação no campo da tutela do meio ambiente. Cumpre compreender que ele é um fator preponderante, que há de estar acima de quaisquer outras considerações, como as de desenvolvimento, como as de respeito ao direito de propriedade, como as da iniciativa privada. Também estes são garantido no texto constitucional, mas, a toda evidência, não podem primar sobre o direito fundamental à vida, que está em jogo quando se discute a tutela da qualidade do meio ambiente. É que a tutela da qualidade do meio ambiente é instrumental no sentido que que, através dela, o que se protege é um valor maior: a qualidade da vida FIORILLO. Celso Antonio Pacheco. op.cit. p SILVA, Jose Afonso. op. cit. p. 46.

14 A Constituição Federal faz reiteradas menções à proteção ambiental e matérias correlatas em diversos pontos, a saber: incisos XXIII, LXXI e LXXIII do artigo 5º.; incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e parágrafos 1º. e 2º. do artigo 20; incisos XIX, XX, XXIII (alíneas a, b e c) e XXV do artigo 21; incisos IV, XII e XXVI do artigo 22; incisos I, III, IV, VI, VII, IX e XI do artigo 23; incisos VI, VII e VIII do artigo 24; artigo 49 parágrafo 2º. (inciso IV); artigo 91 (caput e parágrafos); artigo 129, inciso III; artigo 170, inciso VI; artigo 174 parágrafos 3º. e 4º; artigo 176 (caput e parágrafos); artigo 182 (caput e parágrafos); artigo 186; artigo 200, incisos VI e VIII; artigo 216 inciso V e parágrafos 1º, 3º e 4º; artigo 225; artigo 231 (caput e parágrafos); artigo 232; artigo 43 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e o artigo 44 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. A Constituição de 1988, ao tratar o meio ambiente em momentos diferentes 39, isto é, natural (art. 225), cultural (arts. 215 e 216), construído (arts. 182 e 183) e do trabalho (art. 6º. e art. 200 inciso VII), busca garantir uma abrangência mais ampla, de sorte que, quando trata de meio ambiente ecologicamente equilibrado, está se referindo não somente ao meio Natural, mas também ao Cultural, Construído e do Trabalho, no sentido de que todos estes devem estar equilibrados para que se possa atingir o pleno desenvolvimento da sociedade brasileira 40. Note-se, ainda, que o direito ao meio ambiente interage também com o direito de propriedade e sua função social, bem como, com o planejamento e uso do solo, tanto urbano (arts. 182 e 183), quanto rural (art. 184 e ss.), além de ser compreendido como um dos princípios condicionadores da atividade econômica. Conclusão O presente trabalho objetivou promover uma abordagem do direito ao meio ambiente como direito humano fundamental. 39 CRETELLA NETO, José. Curso de Direito Internacional do Meio Ambiente. p SEGUIN, Elida. op. cit. p. 46.

15 Neste sentido, a revisão bibliográfica trazida a este estudo, nos permite afirmar com segurança o entendimento que é majoritário na doutrina, de que o direito ao meio ambiente pertence ao rol dos direitos humanos. Como bem sintetizado pelas professoras Flavia Piovesan e Melina Girardi Fachin: O direito ao meio ambiente é direito humano que compõe o core dos processos de defesa material do principio da dignidade humana. Esta conformação renovada abre espaços importantes no cenário internacional de proteção à tutela do direito ao meio ambiente 41. A internacionalização da proteção ao direito ao meio ambiente, especialmente a partir dos anos 1970, formalizou sua concepção como direito humano fundamental, devendo ser concebido sob o enfoque indivisível, interdependente e inter-relacionado dos direitos humanos 42. Assim, não se pode conceber o exercício pleno dos direitos humanos, sem que se tenha um meio ambiente sadio e em plenas condições de garantir a plenitude do exercício de todos os demais direitos aos seres humanos. O olhar sobre a questão ambiental é, até certo ponto, recente em nível global e seu ingresso explícito no Texto Constitucional brasileiro foi tardio, datado de Mas, por outro lado, as pesquisas relacionadas ao presente estudo nos levam a concluir que o arcabouço legislativo brasileiro, no que tange à temática ambiental, encontra-se bem mais evoluído que os demais América Latina. Não se pode, todavia, diante de uma certa modernidade legislativa, se conformar com situações que se percebem no dia-a-dia do País, referentes ao desrespeito ao direito ambiental e aos direitos humanos, de forma geral. Para tanto, urge um maior desenvolvimento 41 PIOVESAN, Flavia; FACHIN, Melina Girardi. op. cit. p Ibidem, p. 35.

16 no âmbito da educação ambiental e um maior rigor na aplicação da legislação vigente, além de um maior respeito aos compromissos internacionais. E, mais do que isso, um maior respeito ao ser humano, objetivo maior de toda a proteção em direito existente. Bibliografia BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, CAMACHO, Emílio; CLAUDE, Luis Lezcano. Comentário a La Constitución, Tomo II, Homenaje al Décimo Aniversario. Assuncion: Corte Suprema de Justitia, CRETELLA NETO. Curso de Direito Internacional do Meio Ambiente. São Paulo: Saraiva, DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. 17. ed. São Paulo: Saraiva, DEYRA, Michel. Direito Internacional Humanitário. Ed. Comissão Nacional para as Comemorações do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de direitos humanos: Lisboa, DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, FIORILLO. Celso Antonio Pacheco. Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro. Acedido em 21 de abril de 2013 de FLORES, Maria Victoria Pereira. El derecho al goce de un ambiente adecuado em el marco constitucional de Argentina y Uruguay. Acedido de em 15 de

17 maio de Biblioteca Jurídica Virtual do Instituto de Investigações Jurídicas da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México). LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: A contribuição de Hannah Arendt. Estudos Avançados, v.1, n. 30, maio/agosto, MARTINEZ, Augusto Durán. Derechos humanos y médio ambiente. Ponencia presentada en la XII Conferência de Facultades de Derecho de América Latina, Santa Fé de Bogotá (Colômbia), noviembre, MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Soberania e a proteção Internacional dos Direitos Humanos: Dois fundamentos irreconciliáveis. Texto acedido em 01 de maio de 2013 de S oberania_e_direitos_humanos Valerio_Mazzuoli.pdf p.167. MENENDEZ, Augusto Juán. La Constitución Nacional y El Medio Ambiente. Acedido em 21 de abril de 2013 de MORE, Rodrigo Fernandes. O moderno conceito de soberania no âmbito do direito internacional. Texto acedido em 29 de abril de 2013 de PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR. Arlindo (orgs.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, PIOVESAN, Flavia; FACHIN, Melina Girardi. Direitos Humanos e Meio Ambiente. In: GALLI, Alessandra. Direito Socioambiental: Homenagem a Vladimir Passos de Freitas. Curitiba: Juruá, RODRIGUES, Daniel Lago; MIALHE, Jorge Luis. A participação e retirada do Brasil da Liga das Nações. p. 02. Acedido em 04 de maio de 2013 de

18 SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 3. ed. São Paulo: Malheiros, SUSSEKIND, Arnaldo. Direito Internacional do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, TAIAR, Rogério. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Uma discussão sobre a relativização da soberania face à efetivação da proteção internacional dos direitos humanos. Tese de Doutorado apresentada perante a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo USP, 2009.

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

UNESCO Brasilia Office Representação no Brasil Declaração sobre as Responsabilidades das Gerações Presentes em Relação às Gerações Futuras

UNESCO Brasilia Office Representação no Brasil Declaração sobre as Responsabilidades das Gerações Presentes em Relação às Gerações Futuras UNESCO Brasilia Office Representação no Brasil Declaração sobre as Responsabilidades das Gerações Presentes em Relação às Gerações Futuras adotada em 12 de novembro de 1997 pela Conferência Geral da UNESCO

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995)

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) 1. Nós, os Governos, participante da Quarta Conferência Mundial sobre as

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA

LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA LEGISLAÇÃO APLICADA A AQUICULTURA C O N T E Ú D O : N O Ç Õ E S D E D I R E I T O : I N T R O D U Ç Ã O A O E S T U D O D O D I R E I T O A M B I E N T A L C A R A C T E R Í S T I C A S D A L E G I S L

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini

A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini A INFLUÊNCIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NO DIREITO POSITIVO Cíntia Cecília Pellegrini RESUMO: Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade internacional passou a ter como principal objetivo a criação de acordos

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes 1 CONVENÇÃO N. 159 Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes I Aprovada na 69ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1983), entrou em vigor no plano internacional em

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial Décima Oitava Sessão Agenda item 43 Resoluções aprovadas pela Assembléia Geral 1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial A Assembléia Geral,

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial A SEPPIR CRIAÇÃO A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Meio ambiente equilibrado e sadio - Um Direito Fundamental Uélton Santos* Art. 225, CF. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e

Leia mais

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando

Leia mais

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE

DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE Convenção da Organização dos Estados Americanos 08/10/2001 - Decreto 3956 promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

Leia mais

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992)

Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) Declaração sobre meio ambiente e desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 21 de junho de

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil

A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil IX Salão de Iniciação Científica PUCRS A efetividade das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil Gabriela Bratkowski Pereira, Elias Grossmann (orientador) Faculdade de Direito,

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1

a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência 2007 e o decreto n o 6.949, de 25 de agosto de 2009. 1 Depois de concluídas todas as etapas, podemos inferir que a Convenção sobre os Direitos

Leia mais

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos 1 CONVENÇÃO N. 134 Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos I Aprovada na 55ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1970), entrou em vigor no plano internacional em 17 de fevereiro

Leia mais

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 Cidadania Europeia Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 O que é a cidadania? Vínculo jurídico entre o indivíduo e o respectivo Estado, traduz-se num conjunto de direitos e deveres O relacionamento

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Terceiro Setor, ONGs e Institutos

Terceiro Setor, ONGs e Institutos Terceiro Setor, ONGs e Institutos Tomáz de Aquino Resende Promotor de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações de Minas Gerais. Usualmente é chamado de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação

Leia mais

Contextos da Educação Ambiental frente aos desafios impostos. Núcleo de Educação Ambiental Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Contextos da Educação Ambiental frente aos desafios impostos. Núcleo de Educação Ambiental Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Contextos da Educação Ambiental frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas Maria Teresa de Jesus Gouveia Núcleo de Educação Ambiental Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Leia mais

Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I Camila Bressanelli* A Declaração Universal dos Direitos Humanos Antes mesmo da análise dos sistemas global e americano de proteção

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

Curso Sustentabilidade e Saúde Humana:

Curso Sustentabilidade e Saúde Humana: Curso Sustentabilidade e Saúde Humana: Ações individuais para melhorias em todo o planeta Nosso maior desafio neste século é pegar uma idéia que parece abstrata desenvolvimento sustentável e torná-la uma

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N o 02/01 ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução N o 38/95 do Grupo Mercado Comum e a Recomendação

Leia mais

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Perly Cipriano Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Brasil Dados atuais sobre envelhecimento no mundo No ano de 2007, 10.7%

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012 PROJETO DE LEI Nº 128/2012 Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia Municipal de Combate a Homofobia, a

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

MENSAGEM DO SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ***** POR OCASIÃO DE 3 DE MAIO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

MENSAGEM DO SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ***** POR OCASIÃO DE 3 DE MAIO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA MENSAGEM DO SECRETARIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ***** POR OCASIÃO DE 3 DE MAIO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA 3 DE MAIO DE 2014 Caros Jornalistas e técnicos da comunicação social Assinala-se

Leia mais

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A INSTITUIÇÃO A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, instalada em Curitiba, Paraná, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, recentemente

Leia mais

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial,

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial, 192 Assembleia Geral 39 a Sessão suas políticas internas e exteriores segundo as disposições básicas da Convenção, Tendo em mente o fato de que a Convenção está sendo implementada em diferentes condições

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana DIREITOS HUMANOS Noções Gerais Evolução Histórica i Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana Positivismo e Jusnaturalismo Universalismo

Leia mais

6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL. Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã

6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL. Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã 6º FÓRUM SENADO DEBATE BRASIL Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência : uma Constituição viva e cidadã Denise Granja Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China CONVENÇÃO SOBRE A JURISDIÇÃO, LEI APLICÁVEL E RECONHECIMENTO DE DECISÕES EM MATÉRIA DE ADOÇÃO (Concluída em 15 de novembro de 1965) (Conforme o seu artigo 23, esta Convenção teve vigência limitada até

Leia mais

A Declaração recomenda prudência na gestão de todas as espécies e recursos naturais e apela a uma nova ética de conservação e salvaguarda.

A Declaração recomenda prudência na gestão de todas as espécies e recursos naturais e apela a uma nova ética de conservação e salvaguarda. Programa do XI Governo Regional dos Açores Política Ambiental Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente, Senhora e Senhores Membros do Governo, Na Resolução que adotou a histórica

Leia mais

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas

Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Boletim ABLimno 42(1), 14-19, 2016 Educação ambiental na gestão das bacias hidrográficas Ana Tiyomi Obara 1 e Mara Luciane Kovalski 2 1- Departamento de Biologia, Área de Ensino, Universidade Estadual

Leia mais

Tendo em vista a resolução sobre a eliminação do trabalho infantil adotada pela Conferência Internacinal do Trabalho, em sua 83 a Reunião, em 1996;

Tendo em vista a resolução sobre a eliminação do trabalho infantil adotada pela Conferência Internacinal do Trabalho, em sua 83 a Reunião, em 1996; CONVENÇÃO Nª 182 CONVENÇÃO SOBRE PROIBIÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL E AÇÃO IMEDIATA PARA SUA ELIMINAÇÃO Aprovadas em 17/06/1999. No Brasil, promulgada pelo Decreto 3597de 12/09/2000. A Conferência

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Michael Haradom - www.shalomsalampaz.org - ssp@shalomsalampaz.org tel (11) 3031.0944 - fax (11)

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21

Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21 Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21 Resenha Desenvolvimento Raíssa Daher 02 de Junho de 2010 Desenvolvimento e Meio Ambiente: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1 Domingos Benedetti Rodrigues 2. 1 O presente trabalho é resultado dos estudos relacionados à construção da minha Tese do Doutorado em Educação nas

Leia mais

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região. www.prt9.mpt.gov.br

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região. www.prt9.mpt.gov.br Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região www.prt9.mpt.gov.br A realidade Fundamentos Jurídicos Declaração Universal dos Direitos do Homem, que diz que o reconhecimento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO II. Disciplina: DIREITO AMBIENTAL (D-39) Área: Direito Período: Sétimo Turno: Noturno Ano: 2013.1 Carga Horária: 36 H; Créd.: 02 III. Pré-Requisito: DIREITO CONSTITUCIONAL II (D- 24 )

Leia mais

Corte Internacional de Justiça se manifesta acerca da declaração de independência do Kosovo

Corte Internacional de Justiça se manifesta acerca da declaração de independência do Kosovo Corte Internacional de Justiça se manifesta acerca da declaração de independência do Kosovo Análise Europa Segurança Jéssica Silva Fernandes 28 de Agosto de 2010 Corte Internacional de Justiça se manifesta

Leia mais

DIREITOS HUMANOS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Ângela Acosta Giovanini de Moura

DIREITOS HUMANOS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Ângela Acosta Giovanini de Moura DIREITOS HUMANOS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO Ângela Acosta Giovanini de Moura DIREITOS HUMANOS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO Ângela Acosta Giovanini de Moura Graduada em Direito - Instituição Toledo

Leia mais

Ministério Público do Trabalho

Ministério Público do Trabalho Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região www.prt9.mpt.gov.br A realidade Fundamentos Jurídicos Declaração Universal dos Direitos do Homem, que diz que o reconhecimento

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA.

O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA. O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA. TEREZA EMÍLIA LIJMA DE PAULA Fortaleza - CE 01. OBJETIVOS Outubro, 2007 4.1 OBJETIVO GERAL: Apresentar

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 15. CONVENÇÃO SOBRE A ESCOLHA DO FORO (celebrada em 25 de novembro de 1965) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns sobre a validade e efeitos de acordos sobre

Leia mais

PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1

PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1 PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1 Os Estados Partes no presente Protocolo, Considerando que a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados assinada em Genebra, em 28 de julho de

Leia mais

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior

A proteção previdenciária do brasileiro no exterior A proteção previdenciária do brasileiro no exterior Hilário Bocchi Junior Especialista em Previdência Social 1 A Seguridade Social está prevista no capítulo II do título VIII (Da Ordem Social) da Constituição

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Análise de conflitos entre Direitos Humanos de primeira dimensão: A dignidade da pessoa humana e multiculturalismo

Análise de conflitos entre Direitos Humanos de primeira dimensão: A dignidade da pessoa humana e multiculturalismo 1 Análise de conflitos entre Direitos Humanos de primeira dimensão: A dignidade da pessoa humana e multiculturalismo Aluno: RAFAEL ATANAZIO Orientadora: DANIELA BUCCI UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO

Leia mais

CONVENÇÃO (111) SOBRE A DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO* A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

CONVENÇÃO (111) SOBRE A DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO* A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, CONVENÇÃO (111) SOBRE A DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO* A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Secretariado

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO

CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO 1 CURSO DE DIREITO DA INFORMÁTICA LUIZ MÁRIO MOUTINHO 03/09/2013 2 PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO E AS LIMITAÇÕES DO DECRETO 7.962/2013 3 Conclusões O CDC é mais do que suficiente para a

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA As crianças são encaradas como sujeitos de direitos, a partir do momento em que o seu bem-estar é concebido como uma consequência

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

EFA- TÉCNICO DE CONTABILIDADE UFCD 567 NOÇÕES DE FISCALIDADE

EFA- TÉCNICO DE CONTABILIDADE UFCD 567 NOÇÕES DE FISCALIDADE EFA- TÉCNICO DE CONTABILIDADE UFCD 567 NOÇÕES DE FISCALIDADE INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DA LEI FISCAL Trabalho realizado: -Patrícia Alves; -Joaquim Mira; -Maria Antónia; -Ana Maltêz; 22 de Maio de 2014

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Direito Ambiental Internacional e Interno: Aspectos de sua Evolução Publicado na Gazeta Mercantil em 12 de dezembro de 2002 Paulo de Bessa Antunes Advogado Dannemann Siemsen Meio

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 25. CONVENÇÃO SOBRE A LEI APLICÁVEL PARA REGIMES DE BENS MATRIMONIAIS (celebrada em 14 de março de 1978) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns concernente

Leia mais

PATRIMÔNIO PÚBLICO Auditorias Ambiental e Cultural - Controle Externo - Introdução à Questão Ambiental

PATRIMÔNIO PÚBLICO Auditorias Ambiental e Cultural - Controle Externo - Introdução à Questão Ambiental X - SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS PATRIMÔNIO PÚBLICO Auditorias Ambiental e Cultural - Controle Externo - Introdução à Questão Ambiental - Controle Externo Introdução à Questão Ambiental

Leia mais

Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil

Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil Nós, representantes de governos, organizações de empregadores e trabalhadores que participaram da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, reunidos

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função:

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS 1. Princípios do Direito do Trabalho 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: a) Função informativa/inspiradora: informam

Leia mais

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 01 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº de 2009. (Do Sr. Chico Lopes) Art. 1º - Fica criada a profissão de Educador e Educadora Social, nos termos desta Lei.

PROJETO DE LEI Nº de 2009. (Do Sr. Chico Lopes) Art. 1º - Fica criada a profissão de Educador e Educadora Social, nos termos desta Lei. PROJETO DE LEI Nº de 2009 (Do Sr. Chico Lopes) Dispõe sobre a criação da profissão de educador e educadora social e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º - Fica criada a profissão

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO 1 FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL Lucas Hage Chahine Assumpção 1 RESUMO Esse trabalho foi elaborado a partir de uma problemática levantada no livro Curso de Direito Internacional Público, de autoria

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA 14/05/2010 Niro Afonso Pieper Diretor Geral - SEMA 1 O Sistema Integrado de Gestão Ambiental no Rio Grande do Sul Concepção e Histórico Requisitos para a Habilitação Princípio da Melhoria Contínua Enfoque

Leia mais

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO...

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... RAQUEL DA SILVA PEREIRA raquelspereira@uol.com.br universidade municipal de são caetano do sul O livro escrito pelos professores e pesquisadores José Carlos Barbieri

Leia mais

Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL

Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, convocada em S. Francisco pelo conselho de administração

Leia mais

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA TUNÍSIA DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA A República Portuguesa e a República da Tunísia, doravante designadas conjuntamente por "Partes" e separadamente

Leia mais

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE

P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE P.42 Programa de Educação Ambiental - PEA Capacitação professores Maio 2013 Módulo SUSTENTABILIDADE Definições de sustentabilidade sustentar - suster 1. Impedir que caia; suportar; apoiar; resistir a;

Leia mais

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia.

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO O presente mini-ensaio, apresenta os desvios que envolvem o conceito de micro e pequena empresa

Leia mais