Internet uma breve visão. Prof rafael

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet uma breve visão. Prof rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva"

Transcrição

1 Internet uma breve visão Prof rafael

2 Apresentação A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.

3 Histórico e descrição geral É uma rede de computadores de âmbito mundial. Começou nos Estados Unidos, fruto de um projeto militar (em torno de 1969), estendendo-se para o meio acadêmico (por volta de 1986) e, daí, para o uso comercial e individual aproximadamente em Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArpaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

4 Histórico e descrição geral A Internet pode ser vista como um enorme espaço destinado à troca de informações. Por esta razão, ela tem sido chamada de CyberSpace ou por outras designações semelhantes. Os benefícios da Internet podem ser descritos, numa primeira aproximação, através dos seguintes itens: Pode-se trocar informações de forma rápida e conveniente; Pode-se ter acesso a especialista em milhares de especialidades; Pode-se obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse; Pode-se disponibilizar dados pessoais ou institucionais para uma enorme audiência; Pode-se formar equipes para trabalhar em conjunto independentemente de distâncias geográficas; Pode-se ter acesso a várias formas de arquivos e repositórios de informações; Pode-se traduzir e transferir dados entre máquinas localizadas em locais quaisquer.

5 Histórico e descrição geral Aos benefícios mencionados, também ajuda na caracterização, a apresentação de alguns fatos sobre o que a Internet é e o que ela não é: A Internet é, simultaneamente, uma entidade local e internacional que permite a interação entre usuários separados por uma parede de escritório ou por um oceano; A Internet não é um hardware ou um software específicos; A Internet não é uma rede de computadores única, mas um grupo de redes distintas ligadas por roteadores e que usam o protocolo TCP/IP; A Internet não é propriedade de ninguém: de nenhum governo, corporação ou grupo de universidades; A Internet não é igual em todos os lugares (homogênea). Ao contrário, ela varia significativamente de local para local (heterogênea); Algumas das redes que formam a Internet podem ser restritas à educação e pesquisa, mas a Internet, em geral, não faz restrições a usos comerciais apropriados;

6 Como conectar? Todos os computadores podem se conectar a Internet por meio de um provedor de acesso, que possibilita a conexão entre o computador e a rede mundial de computadores. Entretanto, o computador deixou de ser um item indispensável para que se tenha acesso à Internet uma vez que este acesso já pode ser feito através de telefones celulares, PDA S, tablet s, etc. Independente do meio de conexão ou forma de transmissão o modem e/ou o provedor de acesso sempre se farão necessários.

7 Modem Modem é um equipamento que traduz o sinal do seu micro-computador (digitais) em sinais analógicos que podem ser transportados numa linha telefônica comum. Para que você acesse a Internet, você precisa ter uma placa de fax/modem no seu micro-computador e o provedor tem que ter modems na ponta dele, um modem para cada linha de acesso disponibilizada para os usuários. Quanto mais alta for a taxa de transmissão de bits por segundo do seu modem e dos modems do provedor, mais rápido será o seu acesso à Internet.

8 Modem A palavra modem vem do inglês modulator/demodulator - modulador/demodulador Ao enviarmos os dados, o modem converte os bits do cumputador para a forma de onda para que possam ser transmitidos pela linha telefônica, ou seja, ele modula os dados. Quando estamos recebendo uma transmissão, o modem converte a forma de ondas que chega em bits, para que o computador possa entender a mensagem ele demodula os dados.

9 o modem usado para comunicação via rede telefônica, não deve ser confundido com a placa-derede, um equipamento que permite a ligação entre vários computadores por meio de um cabo, formando uma rede local ou LAN (do inglês Local Area Network). Modem Vale ressaltar: Como tudo que acontece no computador, as comunicações precisam de hardware e software. Neste caso, o hardware é o modem. O software é um programa de comunicação. Existem muitos tipos de programas de comunicação, adequados a diferentes necessidades;

10 Provedor de acesso - ISP Uma empresa intitulada provedor (ISP Internet Service Provider); é aquela que fornece o acesso à Internet aos seus usuários através de hardware e software adequados. Pode ou não cobrar pelo serviço, e geralmente, agrega serviços diversos, como e- mail, blog, disco virtual, etc.

11 Provedor de Backbone Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção vendido aos provedores pela Embratel, Telemar, Global One e RNP, por exemplo. Imagine o backbone como o provedor dos provedores. É ele que permite a conexão de cada país com os demais países do mundo pelo protocolo Internet.

12 Resumindo... Cada usuário (doméstico ou corporativo) deve conectar-se à Internet por meio de algum intermediário que já esteja ligado a ela. Este intermediário é uma empresa intitulada provedor de acesso, ou simplesmente provedor. Provedor = empresa (ISP) Servidor = computador Backbone = provedor do provedor. Traduzindo para português, espinha dorsal, designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho.

13 Velocidade Para falar de velocidade devemos aprofundar um pouco mais sobre os fundamentos do computador. Na computação, as informações podem ser armazenadas e transmitidas. A menor unidade de informação é o Bit. Nossas conexões de internet são medidas através de kbps (kilobits por segundo). Um kilobit é igual a 1000 bits por segundo. Então quando se fala em conexões de 256 kbps significa que nestas conexões trafegam 256 mil bits por segundo. Parece um número grande, mas não é.

14 Velocidade real Você contratou o serviço de 1 mega e quando vai baixar aparece 100 KB/s? Não se preocupe, pois ninguém te passou a perna. Para saber a velocidade real de download, é preciso pegar a velocidade prometida (contada em megabits), multiplicar por 1.000, para se ter o valor em kbits (1 Mbps = 1000 kbps), e depois dividir o valor por 8 (8 bits = 1 byte). Uma conexão de 1 Mbps equivaleria a kbps que, divididos por 8 significariam 125 KB/s, a velocidade máxima obtida, por segundo. Para ter 1 MB/s seria necessário contratar um plano de 10 Mbps.

15 Tipos de conexão Dial-up usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a internet mantém a linha ocupada alto custo com tarifação telefônica a conexão discada não é estável taxa máxima de 56 kbps muito usada, mas caindo em desuso devido à baixa velocidade.

16 Tipos de conexão ISDN (Integrated Service Digital Network) usa duas linhas telefônicas digitais taxa máxima 64 kbps e 128 kbps usa placa ISDN no lugar do modem convencional a linha telefônica fica ocupada e os pulsos são tarifados normalmente (gasto em dobro) linha digital apresenta menos cross talk.

17 Tipos de conexão ADSL (Assymmetric Digital Subcriber Line) banda larga, internet rápida, permanente, dedicada são termos usados para este tipo de conexão usa linha telefônica, mas não ocupa a linha usa modem externo modem adsl conectado por porta USB ou placa de rede

18 Tipos de conexão Internet a Cabo utiliza a mesma estrutura (cabo) do serviço de TV a assinatura exige um cable modem e um PC com placa ethernet acesso restrito às regiões onde também existe o serviço de TV pago via cabo a conexão está permanentemente ativa, basta ligar o computador e sair navegando altíssimas velocidades

19 Tipos de conexão Satélite necessita de uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmiti-lo para o seu computador que tenha receptores que podem ser internos instalados dentro do PC ou externos alto custo acesso independente da localização

20 Tipos de conexão Internet através de LAN usuários de uma LAN são conectados a um computador que tem acesso a internet por um servidor passam os dados de todos os computadores conectados quanto mais usuários mais lento o acesso equipamento usado: placa de rede

21 Tipos de conexão Wireless É o ponto de acesso sem fio que permite a conexão à internet. Por exemplo, a maioria das praças de alimentação de shoppings possui acesso à internet Wi-Fi. Logo, estas áreas são considerados HotSpots. Isso acontece também em aeroportos, hotéis e vários outros lugares públicos.

22 Tipos de conexão Celular Não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações. O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil que oferece banda larga aos telefones móveis. Com ela é possível acessar a internet em qualquer lugar dentro da área de cobertura da operadora. Ao contratar, o usuário recebe um modem 3G que se conecta via USB.

23 Exercício 1 O dispositivo para modulação/demodulação de sinais, que possibilita a conexão entre um computador pessoal e um provedor Internet é conhecido como (A) modem (B) sap (C) Cabo (D) Cross-talk (E) Wap

24 Exercício 2 Uma das formas de conexão menos indicada para a maioria dos usuários é o: a) dial-up b) cable-modem c) ADSL d) satellite

25 Exercício 3 Para que um computador possa se Network) é necessário que ele possua conectar a uma LAN (Local Área um(a) a)codificador b)placa de rede c)webcan d)impressora

26 Exercício 4 Não é correto afirmar que: a) provedores de backbone Internet são instituições que disponibilizam acesso a provedores de Acesso b) provedores de acesso são instituições que disponibilizam acesso a usuários finais c) a maioria dos usuários se conecta a Internet através de acesso dedicado d) a escolha do backbone independe da vontade do usuário.

27 Exercício 5 Em relação às afirmativas abaixo é correto afirmar que: - acesso dedicado (dial-up) é um tipo de acesso via conexão temporária a Internet - acesso discado é um tipo de acesso via conexão permanente a Internet a) somente a primeira é verdadeira b) ambas estão corretas c) somente a segunda é verdadeira d) ambas estão erradas

28 Exercício 6 Velocidade de transmissão de dados via modem, é medida em: a) megabytes por segundo b) bytes por segundo c) bits por segundo d) NDA

29 Exercício 7 Analise estas afirmativas concernentes às características da Internet e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas ( ) Interliga pontos geograficamente distantes ( ) Aumenta a velocidade de comunicação ( ) É uma rede controlada pelo Comitê Gestor de Internet, localizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA a) (F) (F) (F) c) (V) (F) (V) b) (V) (V) (F) d) (F) (V) (V)

30 Processador Intel Core 2 Duo, Sistema Operacional Windows 7, 2GB Ram, HD 320GB, DVDRW, 8 portas USB2.0, V92 DataFax que suporta ate 56kbps. É verdadeira: Exercício 8 a) As especificações apresentadas permitem concluir que o computador possui recursos de hardware adequados para ser conectado a uma rede ADSL quanto a uma rede LAN b) as 8 portas USB possibilitam o acesso a banda larga à Internet por meio de até 8 provedores simultanemante. c) É possível fazer download de um arquivo de 56mb com este computador em menos de 1 hora. d) A tecnologia ADSL, conhecida como banda larga ou internet rápida, permite conexão à internet livre de contagem de pulsos e o uso simultâneo do telefone e da internet.

31 Exercício 9 Processador AMD, Sistema Operacional Windows 7 Home Basic, 4gb de memória RAM, HD 640 gb, DVDRW, 56kbps. De acordo com a especificação descrita, é corretor afirmar que: a) A máquina possui elementos suficientes para acessar uma rede tanto ADSL quanto sem fio. b) A máquina acessará a internet com velocidades superiores a 3Gigabits c) É possível que esta máquina acesse a internet enfrentando problemas de estabilidade na conexão d) A máquina descrita não está com recursos suficientes para acessar a internet por uma rede discada.

32 Gabarito 1 A 2 D 3 B 4 C 5 D 6 C 7 - D 8 - D 9 - C

33 Domínio Organização hierárquica das informações presentes na net. (nome do site) espécie de razão social da rede Domínio é a atribuição de nomes que facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje achar na rede. exemplo: domínio geográfico (1º nível).com domínio do tipo (2º nível) google domínio da empresa (3º nível)

34 Domínio br 1º nível com gov org 2º nível google terra mg fapesp pmmg 3º nível

35 Domínios Organização da internet em domínios A atribuição de domínios na internet teve como objetivos evitar a utilização de um mesmo nome por mais de um equipamento ou computador e descentralizar o cadastramento de redes. com gov edu pro org tur SIGLA SIGNIFICADO Comercial Governo Educação Professor Não-governamental turismo

36 WWW - Web A Web é o repositório de informações na forma de páginas multimídia, biblioteca da internet. As páginas são reunidas em locais denominados sites ou sítios e são fisicamente localizadas nos servidores de páginas ou servidores web.

37 WWW - Web World Wide Web Sistema desenvolvido que permite que a internet trabalhe com páginas ligadas em hipertextos e hipermídia Página estática = sem animação, texto e fotos Página dinâmica = com movimento, sons

38 URL Uniform Resource Locator (Localizador de Recursos Uniforme) Um dos principais objetivos do projeto da WWW era o desenvolvimento de um padrão de referência a um item independente de seu tipo (som, filme, imagem, etc.). Para este objetivo foi desenvolvido a URL (Uniform Resource Locator). URL (Uniforme Resource Locator, numa tradução literal, Localizador Uniforme de Recursos) é uma seqüência de caracteres que fornece o endereço Internet de um Site da Web ou um recurso da World Wide Web, juntamente com o protocolo (como FTP ou HTTP) através do qual o site ou o recurso é acessado. A parte inicial do URL (a que termina com os dois pontos) indica qual protocolo Internet está sendo usado. As duas barras indicam que o que vem a seguir é o endereço de um servidor válido da Internet ou localização simbólica. Pode ser colocado um texto (www.xyz.com.br, por exemplo) ou o endereço IP do site.

39 http: Protocolo da Internet utilizado pelos computadores ligados à Web para comunicar-se entre si. www Sigla de World Wide Web, significa Rede Mundial, página de Internet Nome do Domínio - Domínio são as categorias de endereços da Internet que representam países ou tipos de organização. XYZ Nome específico que pode conter uma ou mais palavras, separadas ou não, por hifens (ex.: XYZinformatica)..com Tipo de Domínio - Indica a natureza do Site. No caso como trata-se de um Site de uma empresa privada, ".com" vem de comercial. Outros Exemplo:.gov (governo) e.org (organizações sem fins lucrativos). Entendendo uma URL

40 Entendendo uma URL.br Sigla do País - composta de duas letras, significa que a página está situada em um computador no Brasil. Outros exemplos.pt (Portugal),.jp (Japão),.ar (Argentina),.it (Itália), etc. treinamento Diretório (pasta) onde está localizado a página (arquivo) cursos.htm. cursos.htm Nome da página escrita em HTML requerida (páginas da Web geralmente tem terminação em.htm ou.html).

41 HTML (Hyper Text Markup Language) Linguagem das páginas da internet

42 Protocolos da Internet São idiomas usados pelas redes de computadores para a comunicação. São conjuntos de regras de comunicação seguidas por todos os computadores. Se dois computadores não falam o mesmo protocolo, não há comunicação. O mais famoso é o TCP/IP

43 Principais protocolos da Internet HTTP HyperText Transfer Protocol (Protocolo de transferência hipertexto) É um protocolo de rede responsável pela transferência de dados e pela comunicação entre cliente e servidor World Wide Web (WWW). É o HTTP que transfere a página que você está solicitando no navegador. Utiliza a porta 80 Existe o HTTPS, que transfere dados criptografados por meio do algorítimo SSL ou TLS Endereços URL de recursos HTTP começam com

44 Identificando uma página segura Quando um visitante de um web site se conecta a um servidor que está utilizando o protocolo HTTP + SSL, eles irão notar na barra de endereços, que o protocolo passa a ser https:// ( no lugar do padrão). Aliado a isto, a maioria dos navegadores (como o internet explorer por exemplo) mostram no browser um tradicional cadeado (como ilustrado na imagem abaixo). Quando este cadeado está sendo mostrado, o usuário passa a ter a tranquilidade de saber que as informações fornecidas aquele Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto.

45 Principais protocolos da Internet FTP File Transfer Protocol (Protocolo de transferência de arquivos) FTP é um protocolo que possibilita a transferência de arquivos de qualquer natureza, de um local para outro pela Internet. Normalmente, os sites têm áreas públicas de FTP, permitindo que os usuários façam download de programas por esse processo. Protegido por senhas, o FTP também é utilizado para atualizar a distância sites localizados em empresas hospedeiras. URLs de arquivos em servidores FTP começam com ftp:// Da net para seu computador = download Do computador para a net = upload

46 Exemplos de clientes FTP

47 Exemplos de clientes FTP

48 Principais protocolos da Internet Telnet Terminal Emulator (emulador de terminal) Usado para realizar acesso (logon) remoto a servidores para que um computador finja ser terminal de um servidor qualquer e possa acessar os seus dados. Utiliza a porta 23 Protocolo de Internet conhecido como simulador de terminal, protocolo de acesso remoto, logon remoto. Os dados trocados através de uma conexão não são seguros, são enviados em texto claro.

49 Principais protocolos da Internet Telnet (emulador de terminal)

50 Principais protocolos da Internet SSH (Secure Shell) Mais do que uma simples ferramenta de acesso remoto, o SSH é um verdadeiro canivete suíço. Ele permite administrar máquinas remotamente, executando inclusive aplicativos gráficos, permite transferir arquivos de várias formas diferentes e, como se não bastasse, permite também encapsular outros protocolos, permitindo, por exemplo, acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro, tudo isso com uma segurança quase perfeita.

51 Principais protocolos da Internet Endereço IP (Endereço do protocolo IP) Endereço numérico da máquina, do servidor ou terminal. A maneira padrão de identificar um computador conectado à Internet, da mesma forma que um número de telefone identifica um telefone em uma rede telefônica. Um endereço IP é representado por quatro números inteiros, entre 0 e 255, separados por pontos. Por exemplo, O administrador de seu servidor Web ou o provedor de serviços de Internet irá atribuir um endereço IP a seu computador.

52 Principais protocolos da Internet IP estático = toda vez que o usuário conectar seu IP será o mesmo IP dinâmico = a cada vez que o usuário conectar, terá IP diferente.

53 Principais protocolos da Internet DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ) Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores e que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente. Um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede. Quando um computador desconecta, seu IP fica livre para uso de outra máquina. Para isso, o servidor geralmente é configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pré-definidos.

54 Principais protocolos da Internet DNS Domain Name System (Serviço de nome de domínio) DNS é o sistema que traduz os endereços (URL s) que conhecemos e digitamos no navegador, como yahoo.com.br, google.com.br ou uol.com.br, por exemplo, em números que indicam para a máquina a localização daquele site, o famoso Internet Protocol (IP) de cada página. Em algumas provas de concursos públicos, é comum ter a sua função associada à resolução de nomes.

55 Principais protocolos da Internet Protocolo IP Protocolo usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Protocolos de correio eletrônico POP -Post Office Protocol (Pop3) É um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio possam ser transferidas (descarregadas) para um computador local. Exemplos: pop.ig.com.br, pop.mail.yahoo.com.br

56 Principais protocolos da Internet IMAP Internet Message Access Protocol É um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a elas em qualquer computador, tanto por webmail, quanto por cliente de correio eletrônico. Ex: imap.gmail.com SMTP Simple Mail Transfer Protocol É o protocolo para envio de mensagens através da internet. Exemplo: smtp.gmail.com

57 Exercício 1 Na internet um plug-in significa: a) um hardware que é reconhecido automaticamente pelo browser b) um software que é acoplado a um aplicativo e que amplia suas funções c) um link presente em uma página Web d) a conexão realizada em um Website

58 Para encontrar o servidor de arquivos na rede, Cibele perguntou ao seu suporte de rede qual era o endereço IP do servidor. Qual das opções abaixo representa um possível endereço IP para o servidor de arquivos? a) GG568934FH2 b) Exercício 2 c) d)

59 Exercício 3 Dadas as seguintes assertivas sobre o nome de site na internet: I. o nome da organização detentora do domínio, que pode ser o nome real ou o nome fantasia, compõe a primeira parte do nome de domínio; II. a segunda parte do nome de domínio corresponde ao tipo de organização envolvida. Existem inúmeros tipos de organizações admitidos e não existem domínios com esta parte omitida; III. a última parte do nome de domínio representa o país. Está correto o que consta em: a) I, apenas b) I e III apenas c) II, apenas d) I, II e III

60 Exercício 4 Não está associado corretamente o domínio com o tipo de instituição em: a) com comercial b) gov governo c) org organização governamental d) tur - turismo

61 Exercício 5 O principal serviço na internet para a busca de informações por hipertexto denomina-se: a) telnet b) FTP c) d) WWW

62 O Protocolo base para a comunicação, utilizado para comunicação entre os computadores na Internet, é o: a) FTP b) SMTP c) TCP/IP d) HTML Exercício 6

63 Exercício 7 TELNET é um protocolo de: a) Transmissão de arquivos b) Transmissão de mensagens c) Conexão à Internet d) Login remoto

64 Exercício 8 Na Internet, com o uso do protocolo FTP, pode-se: a) enviar b) criptografar dados a serem enviados c) Transferir arquivos d) melhorar a conexão

65 Exercício 9 O Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a familia de Protocolos TCP/IP é: a) Internet Protocol (IP) b) Internet Relay Chat (IRC) c) Hyper Text Transfer Protocol (HTTP) d) Hyper Text Markup Language (HTML)

66 Uma das operações sobre arquivos mais corriqueiras da Internet é conhecida como download, que tem significado de trazer um arquivo de um computador na Internet para o seu computador ou baixar um arquivo. O contrário desta operação é conhecido como: a) offload b) upload c) load d) onboard Exercício 10

67 Exercício 11 Considere as colunas abaixo: Serviço Função I) SMTP a) resolução de nomes II) DNS b) www III) HTTP c) transferência de arquivos IV) FTP d) correio eletrônico Indique a opção que relaciona corretamente a primeira coluna com a segunda. a) I-A, II-D, III-B, IV-C c) I-D, II-B, III-C, IV-A b) I-B, II-A, III-C, IV-D d) I-D, II-A, III-B, IV-C

68 Exercício 12 Um protocolo de Internet define um conjunto de regras utilizadas durante uma troca de dados. Existem protocolos de Internet especializados para a troca de vários tipos de dados. Um dos protocolos mais conhecidos é o HTTP (protocolo de transferência hipertexto) utilizado para páginas em html (hyper text markup language). Arquivos podem trafegar na Internet por meio do HTTP, apesar desse não ser ideal para arquivos grandes. Marque a alternativa que representa o protocolo mais especializado para a troca de arquivos na Internet. a) HTTPS c) IP b) FTP d) IMAP4

69 Cada página WWW possui um endereço único, denominado: Exercício 13 a) HTTP c) SMTP b) DNS d) URL

70 Exercício 14 Um protocolo de correio eletrônico largamente utilizado na Internet é: a) DNS b) c) SMTP d) FTP

71 Exercício 15 Uma URL é: a) um aplicativo de busca na Internet b) o nome de um computador na Internet c) um lugar onde se pode hospedar páginas de Internet d) um endereço de um arquivo ou objeto na Internet (na Web)

72 Exercício 16 A codificação de dados a serem transferidos de maneira a não serem violadas se capturadas indevidamente recebe o nome de: a) compressão b) compactação c) comunicação d) criptografia

73 Exercício 17 Não é um item componente de um endereço URL: a) nome do browser utilizado b) nome do domínio c) tipo de protocolo d) separação

74 Exercício 18 Analise as seguintes afirmativas sobre o uso da Internet através do Sistema Operacional Microsoft Windows: I. Os documentos disponíveis na Internet podem ser modificados, se forem salvos e editados no disco rígido local. II. Além de exibir documentos da Internet, o Internet Explorer permite editar e modificar documentos do tipo html. III. Download e Upload são termos utilizados, respectivamente, para recuperar informações da Internet e enviar informações para a Internet. São verdadeiras as afirmativas: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas.

75 Gabarito 1 B 2 B 3 B 4 C 5 D 6 C 7 D 8 C 9 A 10 B 11 D 12 B 13 D 14 C 15 D 16 D 17 A 18 - C

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET INTERNET Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br Surgimento da Internet Projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced

Leia mais

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Mercados em potencial de serviços Serviços da Web ftp,http,email,news,icq! Mercados em potencial de serviços FTP IRC Telnet E-mail WWW Videoconferência

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II INTERNET Protocolos de Aplicação Intranet Prof: Ricardo Luís R. Peres As aplicações na arquitetura Internet, são implementadas de forma independente, ou seja, não existe um padrão

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web

Desenvolvimento de Aplicações Web Desenvolvimento de Aplicações Web André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação Serão realizadas duas provas teóricas e dois trabalhos práticos. MF = 0,1*E + 0,2*P 1 + 0,2*T 1 + 0,2*P

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET Objectivos História da Internet Definição de Internet Definição dos protocolos de comunicação Entender o que é o ISP (Internet Service Providers) Enumerar os equipamentos

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

INTERNET -- NAVEGAÇÃO

INTERNET -- NAVEGAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Parte 1 O que é a Internet? A Internet é uma rede mundial de computadores, englobando redes menores distribuídas por vários países, estados e cidades. Ao contrário do que muitos pensam,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL Na internet, cada computador conectado à rede tem um endereço IP. Todos os endereços IPv4 possuem 32 bits. Os endereços IP são atribuídos à interface

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. O processo de Navegação na Internet A CONEXÃO USUÁRIO

Leia mais

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet Conceitos básicos Formas de conexão Correio Eletrônico WWW Principais navegadores para Internet Para compreender a Internet faz-se necessário o conhecimento de conceitos simples e que muitas vezes causam

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet CAPÍTULO 2 Entendendo a Internet 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados

Leia mais

www.leitejunior.com.br 05/07/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 05/07/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES ESPE REES (INTERNET/INTRANET) ONURSO: IBAMA ARGO: ANALISTA AMBIENTAL Julgue os itens a seguir acerca de conceitos de informática. 21 Existem sítios na Internet que disponibilizam a opção para

Leia mais

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET DEFINIÇÕES BÁSICAS A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, ue têm em comum um conjunto de protocolos e serviços. O ue permite a

Leia mais

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF REDES ESAF 01 - (ESAF - Auditor-Fiscal da Previdência Social - AFPS - 2002) Um protocolo é um conjunto de regras e convenções precisamente definidas que possibilitam a comunicação através de uma rede.

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Internet A Grande Rede Mundial Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha O que é a Internet? InterNet International Network A Internet é uma rede mundial de

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede

Leia mais

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) CONCURSO: TRE AMAZONAS DATA: 31/01/2010 QUESTÃO 01 - O transporte de páginas Web entre um servidor e um cliente da Internet é realizado pelo protocolo (A) TCP.

Leia mais

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 INTERNET INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 OBJETIVOS Apresentar definições e aspectos envolvidos Diferenciar por abrangência Apresentar tecnologias de segurança Apresentar usos e métodos de busca

Leia mais

efagundes com Como funciona a Internet

efagundes com Como funciona a Internet Como funciona a Internet Eduardo Mayer Fagundes 1 Introdução à Internet A Internet é uma rede de computadores mundial que adota um padrão aberto de comunicação, com acesso ilimitado de pessoas, empresas

Leia mais

INFORMÁTICA. Prof. Rafael Fernando Zimmermann

INFORMÁTICA. Prof. Rafael Fernando Zimmermann INFORMÁTICA Prof. Rafael Fernando Zimmermann O que é uma rede de computadores? Conceito: Conjunto de computadores interligados por estruturas físicas que seguem regras de comunicação definidas por programas.

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

INTERNET CONCEITOS. Internet é a "grande rede mundial de computadores"

INTERNET CONCEITOS. Internet é a grande rede mundial de computadores INTERNET CONCEITOS O que é Internet Estamos acostumados a ouvir que Internet é a "grande rede mundial de computadores" Entretanto, essa definição não é muito simplista. Na realidade, Ela é uma coleção

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Principais Protocolos na Internet Aula 2 Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Compreender os conceitos básicos de protocolo. Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet.

Leia mais

Sérgio Cabrera Professor Informática 1

Sérgio Cabrera Professor Informática 1 1. A tecnologia que utiliza uma rede pública, como a Internet, em substituição às linhas privadas para implementar redes corporativas é denominada. (A) VPN. (B) LAN. (C) 1OBaseT. (D) 1OBase2. (E) 100BaseT.

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Informática Internet Internet

Informática Internet Internet Informática Internet Internet A Internet é uma rede mundial de computadores de acesso de público ilimitado. Na prática, pode-se dizer que ela é composta por um conjunto de muitas redes interconectadas.

Leia mais

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross Redes Pablo Rodriguez de Almeida Gross Conceitos A seguir serão vistos conceitos básicos relacionados a redes de computadores. O que é uma rede? Uma rede é um conjunto de computadores interligados permitindo

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor Rede de Computadores Arquitetura ClienteServidor Coleção de dispositivos de computação interconectados que permitem a um grupo de pessoas compartilhar informações e recursos É a conexão de dois ou mais

Leia mais

sensitives). Os endereços Internet (E-mail) são comumente escritos em 1 - INTERNET:

sensitives). Os endereços Internet (E-mail) são comumente escritos em 1 - INTERNET: 1 - INTERNET: 1.1 - Conceitos: 1.1.1 - A Internet Uma definição mais formal sobre o que é a Internet pode ser resumida como uma rede de computadores, de abrangência mundial e pública, através da qual estão

Leia mais

Introdução. Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com

Introdução. Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Ciência da Computação DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA WEB Introdução Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com INTERNET Criada a ARPANET em 1970 com a finalidade de conectar departamentos

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE O QUE É INTERNET? CONCEITOS DE INTERNET Nome dado à rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas entre si. Nascida como um projeto militar, a Internet evoluiu para

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 3 Internet, Browser e E-mail Professora: Cintia Caetano SURGIMENTO DA INTERNET A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria, no final da década de

Leia mais

T ecnologias de I informação de C omunicação

T ecnologias de I informação de C omunicação T ecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Aferir sobre a finalidade da Internet Identificar os componentes necessários para aceder

Leia mais

Lista de Exercício: PARTE 1

Lista de Exercício: PARTE 1 Lista de Exercício: PARTE 1 1. Questão (Cód.:10750) (sem.:2a) de 0,50 O protocolo da camada de aplicação, responsável pelo recebimento de mensagens eletrônicas é: ( ) IP ( ) TCP ( ) POP Cadastrada por:

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 23 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 23-07/12/2007 1 Histórico da Internet Início dos anos 60 Um professor do MIT (J.C.R. Licklider) propõe a idéia de uma Rede

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System Redes - Internet 9º C 2008 09 24 Sumário } Estrutura baseada em camadas } Endereços IP } DNS -Domain Name System } Serviços, os Servidores e os Clientes } Informação Distribuída } Principais Serviços da

Leia mais

Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação 1 Introdução à Camada de Transporte Camada de Transporte: transporta e regula o fluxo de informações da origem até o destino, de forma confiável.

Leia mais

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação A camada de aplicação fornece os serviços "reais" de rede para os usuários. Os níveis abaixo da aplicação fornecem

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que têm em comum um

Leia mais

FACSENAC. Versão:1.5. Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes. Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0. Histórico de revisões

FACSENAC. Versão:1.5. Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes. Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0. Histórico de revisões FACSENAC ECOFROTA Documento de Projeto Lógico de Rede Versão:1.5 Data: 21/11/2013 Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0 Localização: FacSenac

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet. Compreender os conceitos básicos de protocolo. Conhecer mais a respeito

Leia mais

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

Documento de Requisitos de Rede (DRP)

Documento de Requisitos de Rede (DRP) Documento de Requisitos de Rede (DRP) Versão 1.2 SysTrack - Grupo 1 1 Histórico de revisões do modelo Versão Data Autor Descrição 1.0 30/04/2011 João Ricardo Versão inicial 1.1 1/05/2011 André Ricardo

Leia mais

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01 APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET O processo de Navegação na Internet Aula 01 O processo de Navegação na Internet. USUÁRIO A CONEXÃO PROVEDOR On-Line EMPRESA

Leia mais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais Curso de Preparatório para Concursos Públicos Tecnologia da Informação REDES Conceitos Iniciais; Classificações das Redes; Conteúdo deste módulo Equipamentos usados nas Redes; Modelos de Camadas; Protocolos

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO. www.grancursos.com.br 1

TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO. www.grancursos.com.br 1 TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO 1 Microinformática 1. (IADES/2014/EBSERH/TÉCNICO EM INFORMÁTICA/Q.37) Os servidores apresentam recursos avançados de segurança e administração de usuários.

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 2 // Ferramentas Básicas de Internet e Web 2.0 1. Sobre a internet, marque a opção correta: A) A internet poder ser definida como uma rede mundial, composta por mihões e milhões

Leia mais

Princípios de Internet e Termos mais Utilizados. Internet

Princípios de Internet e Termos mais Utilizados. Internet Princípios de Internet e Termos mais Utilizados Internet A Comunicação é a melhor palavra para descrever a Internet. São serviços e facilidades que, para algumas pessoas, é o lugar onde elas encontram

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06. Prof. Fábio Diniz

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06. Prof. Fábio Diniz FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz Na aula anterior ERP Enterprise Resource Planning Objetivos e Benefícios ERP Histórico e Integração dos Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Aula 06 Prof.ª Bruna Patrícia da Silva Braga Infraestrutura de TI: Redes de Computadores Redes de Computadores Conjunto de computadores e periféricos ligados entre si através

Leia mais

Internet. O que é a Internet?

Internet. O que é a Internet? O que é a Internet? É uma rede de redes de computadores, em escala mundial, que permite aos seus utilizadores partilharem e trocarem informação. A Internet surgiu em 1969 como uma rede de computadores

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

Introdução à Internet

Introdução à Internet Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução Internet? Introdução 11-03-2007 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 Internet Introdução É uma rede global de computadores interligados que comunicam

Leia mais

Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Componentes da infraestrutura Hardware Software Tecnologia de gerenciamento de dados Tecnologia

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Uso de Aplicativos. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Uso de Aplicativos. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Uso de Aplicativos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores

Leia mais

Arquitetura de Redes. Sistemas Operacionais de Rede. Protocolos de Rede. Sistemas Distribuídos

Arquitetura de Redes. Sistemas Operacionais de Rede. Protocolos de Rede. Sistemas Distribuídos Arquitetura de Redes Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistemas Operacionais de Rede NOS Network Operating Systems Sistemas operacionais que trazem recursos para a intercomunicação

Leia mais

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma 6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma empresa. Diferente do senso comum o planejamento não se limita

Leia mais

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site:

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: https://sites.google.com/site/professorcristianovieira Esta frase

Leia mais

Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Prof. Sergio Estrela Martins

Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Prof. Sergio Estrela Martins Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Prof. Sergio Estrela Martins Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura

Leia mais

SURGIMENTOE CRESCIMENTO

SURGIMENTOE CRESCIMENTO INTERNET Wagner de Oliveira SURGIMENTOE CRESCIMENTO Grande teia que integra máquinas/redes de todosostiposetamanhos; Interliga redes distintas ligadas por roteadores através doprotocolotcp/ippara compartilhar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES 1 2 REDES DE COMPUTADORES ADRIANO SILVEIRA ADR_SILVEIRA@YAHOO.COM.BR Classificação quanto ao alcance geográfico LAN Local Area Network, tem alcance em nível de empresas, órgãos, organizações ou casas.

Leia mais

Aula 04 Noções de Informática p/ INSS - Técnico do Seguro Social - Com Videoaulas

Aula 04 Noções de Informática p/ INSS - Técnico do Seguro Social - Com Videoaulas Aula 04 Noções de Informática p/ INSS - Técnico do Seguro Social - Com Videoaulas Professores: Alexandre Lênin, Junior Martins Internet e Intranet 1 Apresentação...2 2 Internet e Intranet...2 2.1 Endereço

Leia mais

LW1. Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO

LW1. Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO LW1 Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO O que é a Internet? Rede de Computadores: Consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens

Leia mais

Internet. Email: gedalias@gmail.com. Informática para Concursos. Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim. Dúvidas. Informática para Concursos

Internet. Email: gedalias@gmail.com. Informática para Concursos. Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim. Dúvidas. Informática para Concursos Professor Gedalias Valentim Internet Dúvidas Email: gedalias@gmail.com Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim 1 Módulo - Internet Conceitos Básicos Internet é uma Rede de Computadores, que opera

Leia mais

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como:

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

Introdução. ISP Local

Introdução. ISP Local Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET Pág.: 1 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE

CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET Pág.: 1 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE INTERNET Oriunda de um projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced Research Projects Agency), iniciou o desenvolvimento de uma

Leia mais

http://www.osliadriel.com.br prof.osliadriel@gmail.com

http://www.osliadriel.com.br prof.osliadriel@gmail.com NOÇÕES DE INFORMÁTICA PROFESSOR: OSLI ADRIEL Fibra Óptica: alcance máximo de aproximadamente 100km. CONFORME ITEM 3 DO EDITAL: 3. Navegadores de Internet e serviços de busca na Web: redes de computadores

Leia mais

Introdução à Internet. Sumário. Internet: Um Pequeno Histórico. O que é Internet? Objetivos. A Comunicação. Márcia V.

Introdução à Internet. Sumário. Internet: Um Pequeno Histórico. O que é Internet? Objetivos. A Comunicação. Márcia V. Objetivos Introdução à Internet Márcia V. Costa Miranda Passar uma visão geral da rede Internet. Resumo do histórico sobre Internet. Explicar a utilização de um browser de navegação navegador. Exibir os

Leia mais

PRnet/2013. Linguagem de Programação Web

PRnet/2013. Linguagem de Programação Web Linguagem de Programação Web Linguagem de Programação Web Prnet/2013 Linguagem de Programação Web» Programas navegadores» Tipos de URL» Protocolos: HTTP, TCP/IP» Hipertextos (páginas WEB)» HTML, XHTML»

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Aula 09

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Aula 09 FACULDADE CAMÕES PORTARIA 4.059 PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO DE DISCIPLINAS AO AMBIENTE ON-LINE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL DOCENTE: ANTONIO SIEMSEN MUNHOZ, MSC. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: FEVEREIRO DE 2007. Internet,

Leia mais

Noções de redes de computadores e Internet

Noções de redes de computadores e Internet Noções de redes de computadores e Internet Evolução Redes de Comunicações de Dados Sistemas Centralizados Características: Grandes Centros de Processamentos de Dados (CPD); Tarefas Científicas; Grandes

Leia mais

INTERNET = ARQUITETURA TCP/IP

INTERNET = ARQUITETURA TCP/IP Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP INTERNET = ARQUITETURA TCP/IP gatewa y internet internet REDE REDE REDE REDE Arquitetura TCP/IP (Resumo) É útil conhecer os dois modelos de rede TCP/IP e OSI. Cada

Leia mais

Prof. Manuel A Rendón M

Prof. Manuel A Rendón M Prof. Manuel A Rendón M Kurose Redes de Computadores e a Internet Uma Abordagem Top-Down 5ª. Edição Pearson Cap.: 1 até 1.2.2 2.1.2 2.1.4 Como funciona uma rede? Existem princípios de orientação e estrutura?

Leia mais

1. AULA 1 - INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES

1. AULA 1 - INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES 1. AULA 1 - INTRODUÇÃO À REDES DE COMPUTADORES Objetivos da Aula Aprender os conceitos básicos para compreensão das próximas aulas. Na maioria dos casos, os conceitos apresentados serão revistos com maior

Leia mais

4. Rede de Computador

4. Rede de Computador Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Internet Noções de Internet: O que é Internet; História da Internet; Recursos da Internet; Serviços não-web.

Leia mais

Professor(es): Fernando Pirkel. Descrição da(s) atividade(s):

Professor(es): Fernando Pirkel. Descrição da(s) atividade(s): Professor(es): Fernando Pirkel Descrição da(s) atividade(s): Definir as tecnologias de redes necessárias e adequadas para conexão e compartilhamento dos dados que fazem parte da automatização dos procedimentos

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA A Internet é uma amálgama de hardware Como funciona (máquinas clientes e servidores, além de infraestrutura

Leia mais

Questão de prova. VoIP (Voice Over IP Protocol) Permite a transmissão de voz

Questão de prova. VoIP (Voice Over IP Protocol) Permite a transmissão de voz VoIP (Voice Over IP Protocol) Permite a transmissão de voz através da Internet, reduzindo drasticamente custos de comunicações. E-MAIL e-mail (eletronic mail) É um método que permite compor, enviar e receber

Leia mais

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Fundamentos Web I E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais