Internet uma breve visão. Prof rafael

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet uma breve visão. Prof rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva"

Transcrição

1 Internet uma breve visão Prof rafael

2 Apresentação A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.

3 Histórico e descrição geral É uma rede de computadores de âmbito mundial. Começou nos Estados Unidos, fruto de um projeto militar (em torno de 1969), estendendo-se para o meio acadêmico (por volta de 1986) e, daí, para o uso comercial e individual aproximadamente em Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArpaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

4 Histórico e descrição geral A Internet pode ser vista como um enorme espaço destinado à troca de informações. Por esta razão, ela tem sido chamada de CyberSpace ou por outras designações semelhantes. Os benefícios da Internet podem ser descritos, numa primeira aproximação, através dos seguintes itens: Pode-se trocar informações de forma rápida e conveniente; Pode-se ter acesso a especialista em milhares de especialidades; Pode-se obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse; Pode-se disponibilizar dados pessoais ou institucionais para uma enorme audiência; Pode-se formar equipes para trabalhar em conjunto independentemente de distâncias geográficas; Pode-se ter acesso a várias formas de arquivos e repositórios de informações; Pode-se traduzir e transferir dados entre máquinas localizadas em locais quaisquer.

5 Histórico e descrição geral Aos benefícios mencionados, também ajuda na caracterização, a apresentação de alguns fatos sobre o que a Internet é e o que ela não é: A Internet é, simultaneamente, uma entidade local e internacional que permite a interação entre usuários separados por uma parede de escritório ou por um oceano; A Internet não é um hardware ou um software específicos; A Internet não é uma rede de computadores única, mas um grupo de redes distintas ligadas por roteadores e que usam o protocolo TCP/IP; A Internet não é propriedade de ninguém: de nenhum governo, corporação ou grupo de universidades; A Internet não é igual em todos os lugares (homogênea). Ao contrário, ela varia significativamente de local para local (heterogênea); Algumas das redes que formam a Internet podem ser restritas à educação e pesquisa, mas a Internet, em geral, não faz restrições a usos comerciais apropriados;

6 Como conectar? Todos os computadores podem se conectar a Internet por meio de um provedor de acesso, que possibilita a conexão entre o computador e a rede mundial de computadores. Entretanto, o computador deixou de ser um item indispensável para que se tenha acesso à Internet uma vez que este acesso já pode ser feito através de telefones celulares, PDA S, tablet s, etc. Independente do meio de conexão ou forma de transmissão o modem e/ou o provedor de acesso sempre se farão necessários.

7 Modem Modem é um equipamento que traduz o sinal do seu micro-computador (digitais) em sinais analógicos que podem ser transportados numa linha telefônica comum. Para que você acesse a Internet, você precisa ter uma placa de fax/modem no seu micro-computador e o provedor tem que ter modems na ponta dele, um modem para cada linha de acesso disponibilizada para os usuários. Quanto mais alta for a taxa de transmissão de bits por segundo do seu modem e dos modems do provedor, mais rápido será o seu acesso à Internet.

8 Modem A palavra modem vem do inglês modulator/demodulator - modulador/demodulador Ao enviarmos os dados, o modem converte os bits do cumputador para a forma de onda para que possam ser transmitidos pela linha telefônica, ou seja, ele modula os dados. Quando estamos recebendo uma transmissão, o modem converte a forma de ondas que chega em bits, para que o computador possa entender a mensagem ele demodula os dados.

9 o modem usado para comunicação via rede telefônica, não deve ser confundido com a placa-derede, um equipamento que permite a ligação entre vários computadores por meio de um cabo, formando uma rede local ou LAN (do inglês Local Area Network). Modem Vale ressaltar: Como tudo que acontece no computador, as comunicações precisam de hardware e software. Neste caso, o hardware é o modem. O software é um programa de comunicação. Existem muitos tipos de programas de comunicação, adequados a diferentes necessidades;

10 Provedor de acesso - ISP Uma empresa intitulada provedor (ISP Internet Service Provider); é aquela que fornece o acesso à Internet aos seus usuários através de hardware e software adequados. Pode ou não cobrar pelo serviço, e geralmente, agrega serviços diversos, como e- mail, blog, disco virtual, etc.

11 Provedor de Backbone Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção vendido aos provedores pela Embratel, Telemar, Global One e RNP, por exemplo. Imagine o backbone como o provedor dos provedores. É ele que permite a conexão de cada país com os demais países do mundo pelo protocolo Internet.

12 Resumindo... Cada usuário (doméstico ou corporativo) deve conectar-se à Internet por meio de algum intermediário que já esteja ligado a ela. Este intermediário é uma empresa intitulada provedor de acesso, ou simplesmente provedor. Provedor = empresa (ISP) Servidor = computador Backbone = provedor do provedor. Traduzindo para português, espinha dorsal, designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho.

13 Velocidade Para falar de velocidade devemos aprofundar um pouco mais sobre os fundamentos do computador. Na computação, as informações podem ser armazenadas e transmitidas. A menor unidade de informação é o Bit. Nossas conexões de internet são medidas através de kbps (kilobits por segundo). Um kilobit é igual a 1000 bits por segundo. Então quando se fala em conexões de 256 kbps significa que nestas conexões trafegam 256 mil bits por segundo. Parece um número grande, mas não é.

14 Velocidade real Você contratou o serviço de 1 mega e quando vai baixar aparece 100 KB/s? Não se preocupe, pois ninguém te passou a perna. Para saber a velocidade real de download, é preciso pegar a velocidade prometida (contada em megabits), multiplicar por 1.000, para se ter o valor em kbits (1 Mbps = 1000 kbps), e depois dividir o valor por 8 (8 bits = 1 byte). Uma conexão de 1 Mbps equivaleria a kbps que, divididos por 8 significariam 125 KB/s, a velocidade máxima obtida, por segundo. Para ter 1 MB/s seria necessário contratar um plano de 10 Mbps.

15 Tipos de conexão Dial-up usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a internet mantém a linha ocupada alto custo com tarifação telefônica a conexão discada não é estável taxa máxima de 56 kbps muito usada, mas caindo em desuso devido à baixa velocidade.

16 Tipos de conexão ISDN (Integrated Service Digital Network) usa duas linhas telefônicas digitais taxa máxima 64 kbps e 128 kbps usa placa ISDN no lugar do modem convencional a linha telefônica fica ocupada e os pulsos são tarifados normalmente (gasto em dobro) linha digital apresenta menos cross talk.

17 Tipos de conexão ADSL (Assymmetric Digital Subcriber Line) banda larga, internet rápida, permanente, dedicada são termos usados para este tipo de conexão usa linha telefônica, mas não ocupa a linha usa modem externo modem adsl conectado por porta USB ou placa de rede

18 Tipos de conexão Internet a Cabo utiliza a mesma estrutura (cabo) do serviço de TV a assinatura exige um cable modem e um PC com placa ethernet acesso restrito às regiões onde também existe o serviço de TV pago via cabo a conexão está permanentemente ativa, basta ligar o computador e sair navegando altíssimas velocidades

19 Tipos de conexão Satélite necessita de uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmiti-lo para o seu computador que tenha receptores que podem ser internos instalados dentro do PC ou externos alto custo acesso independente da localização

20 Tipos de conexão Internet através de LAN usuários de uma LAN são conectados a um computador que tem acesso a internet por um servidor passam os dados de todos os computadores conectados quanto mais usuários mais lento o acesso equipamento usado: placa de rede

21 Tipos de conexão Wireless É o ponto de acesso sem fio que permite a conexão à internet. Por exemplo, a maioria das praças de alimentação de shoppings possui acesso à internet Wi-Fi. Logo, estas áreas são considerados HotSpots. Isso acontece também em aeroportos, hotéis e vários outros lugares públicos.

22 Tipos de conexão Celular Não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações. O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil que oferece banda larga aos telefones móveis. Com ela é possível acessar a internet em qualquer lugar dentro da área de cobertura da operadora. Ao contratar, o usuário recebe um modem 3G que se conecta via USB.

23 Exercício 1 O dispositivo para modulação/demodulação de sinais, que possibilita a conexão entre um computador pessoal e um provedor Internet é conhecido como (A) modem (B) sap (C) Cabo (D) Cross-talk (E) Wap

24 Exercício 2 Uma das formas de conexão menos indicada para a maioria dos usuários é o: a) dial-up b) cable-modem c) ADSL d) satellite

25 Exercício 3 Para que um computador possa se Network) é necessário que ele possua conectar a uma LAN (Local Área um(a) a)codificador b)placa de rede c)webcan d)impressora

26 Exercício 4 Não é correto afirmar que: a) provedores de backbone Internet são instituições que disponibilizam acesso a provedores de Acesso b) provedores de acesso são instituições que disponibilizam acesso a usuários finais c) a maioria dos usuários se conecta a Internet através de acesso dedicado d) a escolha do backbone independe da vontade do usuário.

27 Exercício 5 Em relação às afirmativas abaixo é correto afirmar que: - acesso dedicado (dial-up) é um tipo de acesso via conexão temporária a Internet - acesso discado é um tipo de acesso via conexão permanente a Internet a) somente a primeira é verdadeira b) ambas estão corretas c) somente a segunda é verdadeira d) ambas estão erradas

28 Exercício 6 Velocidade de transmissão de dados via modem, é medida em: a) megabytes por segundo b) bytes por segundo c) bits por segundo d) NDA

29 Exercício 7 Analise estas afirmativas concernentes às características da Internet e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas ( ) Interliga pontos geograficamente distantes ( ) Aumenta a velocidade de comunicação ( ) É uma rede controlada pelo Comitê Gestor de Internet, localizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA a) (F) (F) (F) c) (V) (F) (V) b) (V) (V) (F) d) (F) (V) (V)

30 Processador Intel Core 2 Duo, Sistema Operacional Windows 7, 2GB Ram, HD 320GB, DVDRW, 8 portas USB2.0, V92 DataFax que suporta ate 56kbps. É verdadeira: Exercício 8 a) As especificações apresentadas permitem concluir que o computador possui recursos de hardware adequados para ser conectado a uma rede ADSL quanto a uma rede LAN b) as 8 portas USB possibilitam o acesso a banda larga à Internet por meio de até 8 provedores simultanemante. c) É possível fazer download de um arquivo de 56mb com este computador em menos de 1 hora. d) A tecnologia ADSL, conhecida como banda larga ou internet rápida, permite conexão à internet livre de contagem de pulsos e o uso simultâneo do telefone e da internet.

31 Exercício 9 Processador AMD, Sistema Operacional Windows 7 Home Basic, 4gb de memória RAM, HD 640 gb, DVDRW, 56kbps. De acordo com a especificação descrita, é corretor afirmar que: a) A máquina possui elementos suficientes para acessar uma rede tanto ADSL quanto sem fio. b) A máquina acessará a internet com velocidades superiores a 3Gigabits c) É possível que esta máquina acesse a internet enfrentando problemas de estabilidade na conexão d) A máquina descrita não está com recursos suficientes para acessar a internet por uma rede discada.

32 Gabarito 1 A 2 D 3 B 4 C 5 D 6 C 7 - D 8 - D 9 - C

33 Domínio Organização hierárquica das informações presentes na net. (nome do site) espécie de razão social da rede Domínio é a atribuição de nomes que facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje achar na rede. exemplo: domínio geográfico (1º nível).com domínio do tipo (2º nível) google domínio da empresa (3º nível)

34 Domínio br 1º nível com gov org 2º nível google terra mg fapesp pmmg 3º nível

35 Domínios Organização da internet em domínios A atribuição de domínios na internet teve como objetivos evitar a utilização de um mesmo nome por mais de um equipamento ou computador e descentralizar o cadastramento de redes. com gov edu pro org tur SIGLA SIGNIFICADO Comercial Governo Educação Professor Não-governamental turismo

36 WWW - Web A Web é o repositório de informações na forma de páginas multimídia, biblioteca da internet. As páginas são reunidas em locais denominados sites ou sítios e são fisicamente localizadas nos servidores de páginas ou servidores web.

37 WWW - Web World Wide Web Sistema desenvolvido que permite que a internet trabalhe com páginas ligadas em hipertextos e hipermídia Página estática = sem animação, texto e fotos Página dinâmica = com movimento, sons

38 URL Uniform Resource Locator (Localizador de Recursos Uniforme) Um dos principais objetivos do projeto da WWW era o desenvolvimento de um padrão de referência a um item independente de seu tipo (som, filme, imagem, etc.). Para este objetivo foi desenvolvido a URL (Uniform Resource Locator). URL (Uniforme Resource Locator, numa tradução literal, Localizador Uniforme de Recursos) é uma seqüência de caracteres que fornece o endereço Internet de um Site da Web ou um recurso da World Wide Web, juntamente com o protocolo (como FTP ou HTTP) através do qual o site ou o recurso é acessado. A parte inicial do URL (a que termina com os dois pontos) indica qual protocolo Internet está sendo usado. As duas barras indicam que o que vem a seguir é o endereço de um servidor válido da Internet ou localização simbólica. Pode ser colocado um texto ( por exemplo) ou o endereço IP do site.

39 http: Protocolo da Internet utilizado pelos computadores ligados à Web para comunicar-se entre si. www Sigla de World Wide Web, significa Rede Mundial, página de Internet Nome do Domínio - Domínio são as categorias de endereços da Internet que representam países ou tipos de organização. XYZ Nome específico que pode conter uma ou mais palavras, separadas ou não, por hifens (ex.: XYZinformatica)..com Tipo de Domínio - Indica a natureza do Site. No caso como trata-se de um Site de uma empresa privada, ".com" vem de comercial. Outros Exemplo:.gov (governo) e.org (organizações sem fins lucrativos). Entendendo uma URL

40 Entendendo uma URL.br Sigla do País - composta de duas letras, significa que a página está situada em um computador no Brasil. Outros exemplos.pt (Portugal),.jp (Japão),.ar (Argentina),.it (Itália), etc. treinamento Diretório (pasta) onde está localizado a página (arquivo) cursos.htm. cursos.htm Nome da página escrita em HTML requerida (páginas da Web geralmente tem terminação em.htm ou.html).

41 HTML (Hyper Text Markup Language) Linguagem das páginas da internet

42 Protocolos da Internet São idiomas usados pelas redes de computadores para a comunicação. São conjuntos de regras de comunicação seguidas por todos os computadores. Se dois computadores não falam o mesmo protocolo, não há comunicação. O mais famoso é o TCP/IP

43 Principais protocolos da Internet HTTP HyperText Transfer Protocol (Protocolo de transferência hipertexto) É um protocolo de rede responsável pela transferência de dados e pela comunicação entre cliente e servidor World Wide Web (WWW). É o HTTP que transfere a página que você está solicitando no navegador. Utiliza a porta 80 Existe o HTTPS, que transfere dados criptografados por meio do algorítimo SSL ou TLS Endereços URL de recursos HTTP começam com

44 Identificando uma página segura Quando um visitante de um web site se conecta a um servidor que está utilizando o protocolo HTTP + SSL, eles irão notar na barra de endereços, que o protocolo passa a ser ( no lugar do padrão). Aliado a isto, a maioria dos navegadores (como o internet explorer por exemplo) mostram no browser um tradicional cadeado (como ilustrado na imagem abaixo). Quando este cadeado está sendo mostrado, o usuário passa a ter a tranquilidade de saber que as informações fornecidas aquele Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto.

45 Principais protocolos da Internet FTP File Transfer Protocol (Protocolo de transferência de arquivos) FTP é um protocolo que possibilita a transferência de arquivos de qualquer natureza, de um local para outro pela Internet. Normalmente, os sites têm áreas públicas de FTP, permitindo que os usuários façam download de programas por esse processo. Protegido por senhas, o FTP também é utilizado para atualizar a distância sites localizados em empresas hospedeiras. URLs de arquivos em servidores FTP começam com ftp:// Da net para seu computador = download Do computador para a net = upload

46 Exemplos de clientes FTP

47 Exemplos de clientes FTP

48 Principais protocolos da Internet Telnet Terminal Emulator (emulador de terminal) Usado para realizar acesso (logon) remoto a servidores para que um computador finja ser terminal de um servidor qualquer e possa acessar os seus dados. Utiliza a porta 23 Protocolo de Internet conhecido como simulador de terminal, protocolo de acesso remoto, logon remoto. Os dados trocados através de uma conexão não são seguros, são enviados em texto claro.

49 Principais protocolos da Internet Telnet (emulador de terminal)

50 Principais protocolos da Internet SSH (Secure Shell) Mais do que uma simples ferramenta de acesso remoto, o SSH é um verdadeiro canivete suíço. Ele permite administrar máquinas remotamente, executando inclusive aplicativos gráficos, permite transferir arquivos de várias formas diferentes e, como se não bastasse, permite também encapsular outros protocolos, permitindo, por exemplo, acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro, tudo isso com uma segurança quase perfeita.

51 Principais protocolos da Internet Endereço IP (Endereço do protocolo IP) Endereço numérico da máquina, do servidor ou terminal. A maneira padrão de identificar um computador conectado à Internet, da mesma forma que um número de telefone identifica um telefone em uma rede telefônica. Um endereço IP é representado por quatro números inteiros, entre 0 e 255, separados por pontos. Por exemplo, O administrador de seu servidor Web ou o provedor de serviços de Internet irá atribuir um endereço IP a seu computador.

52 Principais protocolos da Internet IP estático = toda vez que o usuário conectar seu IP será o mesmo IP dinâmico = a cada vez que o usuário conectar, terá IP diferente.

53 Principais protocolos da Internet DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ) Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores e que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente. Um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede. Quando um computador desconecta, seu IP fica livre para uso de outra máquina. Para isso, o servidor geralmente é configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pré-definidos.

54 Principais protocolos da Internet DNS Domain Name System (Serviço de nome de domínio) DNS é o sistema que traduz os endereços (URL s) que conhecemos e digitamos no navegador, como yahoo.com.br, google.com.br ou uol.com.br, por exemplo, em números que indicam para a máquina a localização daquele site, o famoso Internet Protocol (IP) de cada página. Em algumas provas de concursos públicos, é comum ter a sua função associada à resolução de nomes.

55 Principais protocolos da Internet Protocolo IP Protocolo usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Protocolos de correio eletrônico POP -Post Office Protocol (Pop3) É um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio possam ser transferidas (descarregadas) para um computador local. Exemplos: pop.ig.com.br, pop.mail.yahoo.com.br

56 Principais protocolos da Internet IMAP Internet Message Access Protocol É um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a elas em qualquer computador, tanto por webmail, quanto por cliente de correio eletrônico. Ex: imap.gmail.com SMTP Simple Mail Transfer Protocol É o protocolo para envio de mensagens através da internet. Exemplo: smtp.gmail.com

57 Exercício 1 Na internet um plug-in significa: a) um hardware que é reconhecido automaticamente pelo browser b) um software que é acoplado a um aplicativo e que amplia suas funções c) um link presente em uma página Web d) a conexão realizada em um Website

58 Para encontrar o servidor de arquivos na rede, Cibele perguntou ao seu suporte de rede qual era o endereço IP do servidor. Qual das opções abaixo representa um possível endereço IP para o servidor de arquivos? a) GG568934FH2 b) Exercício 2 c) d)

59 Exercício 3 Dadas as seguintes assertivas sobre o nome de site na internet: I. o nome da organização detentora do domínio, que pode ser o nome real ou o nome fantasia, compõe a primeira parte do nome de domínio; II. a segunda parte do nome de domínio corresponde ao tipo de organização envolvida. Existem inúmeros tipos de organizações admitidos e não existem domínios com esta parte omitida; III. a última parte do nome de domínio representa o país. Está correto o que consta em: a) I, apenas b) I e III apenas c) II, apenas d) I, II e III

60 Exercício 4 Não está associado corretamente o domínio com o tipo de instituição em: a) com comercial b) gov governo c) org organização governamental d) tur - turismo

61 Exercício 5 O principal serviço na internet para a busca de informações por hipertexto denomina-se: a) telnet b) FTP c) d) WWW

62 O Protocolo base para a comunicação, utilizado para comunicação entre os computadores na Internet, é o: a) FTP b) SMTP c) TCP/IP d) HTML Exercício 6

63 Exercício 7 TELNET é um protocolo de: a) Transmissão de arquivos b) Transmissão de mensagens c) Conexão à Internet d) Login remoto

64 Exercício 8 Na Internet, com o uso do protocolo FTP, pode-se: a) enviar b) criptografar dados a serem enviados c) Transferir arquivos d) melhorar a conexão

65 Exercício 9 O Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a familia de Protocolos TCP/IP é: a) Internet Protocol (IP) b) Internet Relay Chat (IRC) c) Hyper Text Transfer Protocol (HTTP) d) Hyper Text Markup Language (HTML)

66 Uma das operações sobre arquivos mais corriqueiras da Internet é conhecida como download, que tem significado de trazer um arquivo de um computador na Internet para o seu computador ou baixar um arquivo. O contrário desta operação é conhecido como: a) offload b) upload c) load d) onboard Exercício 10

67 Exercício 11 Considere as colunas abaixo: Serviço Função I) SMTP a) resolução de nomes II) DNS b) www III) HTTP c) transferência de arquivos IV) FTP d) correio eletrônico Indique a opção que relaciona corretamente a primeira coluna com a segunda. a) I-A, II-D, III-B, IV-C c) I-D, II-B, III-C, IV-A b) I-B, II-A, III-C, IV-D d) I-D, II-A, III-B, IV-C

68 Exercício 12 Um protocolo de Internet define um conjunto de regras utilizadas durante uma troca de dados. Existem protocolos de Internet especializados para a troca de vários tipos de dados. Um dos protocolos mais conhecidos é o HTTP (protocolo de transferência hipertexto) utilizado para páginas em html (hyper text markup language). Arquivos podem trafegar na Internet por meio do HTTP, apesar desse não ser ideal para arquivos grandes. Marque a alternativa que representa o protocolo mais especializado para a troca de arquivos na Internet. a) HTTPS c) IP b) FTP d) IMAP4

69 Cada página WWW possui um endereço único, denominado: Exercício 13 a) HTTP c) SMTP b) DNS d) URL

70 Exercício 14 Um protocolo de correio eletrônico largamente utilizado na Internet é: a) DNS b) c) SMTP d) FTP

71 Exercício 15 Uma URL é: a) um aplicativo de busca na Internet b) o nome de um computador na Internet c) um lugar onde se pode hospedar páginas de Internet d) um endereço de um arquivo ou objeto na Internet (na Web)

72 Exercício 16 A codificação de dados a serem transferidos de maneira a não serem violadas se capturadas indevidamente recebe o nome de: a) compressão b) compactação c) comunicação d) criptografia

73 Exercício 17 Não é um item componente de um endereço URL: a) nome do browser utilizado b) nome do domínio c) tipo de protocolo d) separação

74 Exercício 18 Analise as seguintes afirmativas sobre o uso da Internet através do Sistema Operacional Microsoft Windows: I. Os documentos disponíveis na Internet podem ser modificados, se forem salvos e editados no disco rígido local. II. Além de exibir documentos da Internet, o Internet Explorer permite editar e modificar documentos do tipo html. III. Download e Upload são termos utilizados, respectivamente, para recuperar informações da Internet e enviar informações para a Internet. São verdadeiras as afirmativas: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas.

75 Gabarito 1 B 2 B 3 B 4 C 5 D 6 C 7 D 8 C 9 A 10 B 11 D 12 B 13 D 14 C 15 D 16 D 17 A 18 - C

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Mercados em potencial de serviços Serviços da Web ftp,http,email,news,icq! Mercados em potencial de serviços FTP IRC Telnet E-mail WWW Videoconferência

Leia mais

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET Objectivos História da Internet Definição de Internet Definição dos protocolos de comunicação Entender o que é o ISP (Internet Service Providers) Enumerar os equipamentos

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web

Desenvolvimento de Aplicações Web Desenvolvimento de Aplicações Web André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação Serão realizadas duas provas teóricas e dois trabalhos práticos. MF = 0,1*E + 0,2*P 1 + 0,2*T 1 + 0,2*P

Leia mais

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) CONCURSO: TRE AMAZONAS DATA: 31/01/2010 QUESTÃO 01 - O transporte de páginas Web entre um servidor e um cliente da Internet é realizado pelo protocolo (A) TCP.

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 2. ENDEREÇOS IP... 3 3. ANALISANDO ENDEREÇOS IPV4... 4 4. MÁSCARA DE SUB-REDE... 5 5. IP ESTÁTICO E

Leia mais

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Principais Protocolos na Internet Aula 2 Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Compreender os conceitos básicos de protocolo. Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet.

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede

Leia mais

INTERNET CONCEITOS. Internet é a "grande rede mundial de computadores"

INTERNET CONCEITOS. Internet é a grande rede mundial de computadores INTERNET CONCEITOS O que é Internet Estamos acostumados a ouvir que Internet é a "grande rede mundial de computadores" Entretanto, essa definição não é muito simplista. Na realidade, Ela é uma coleção

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System Redes - Internet 9º C 2008 09 24 Sumário } Estrutura baseada em camadas } Endereços IP } DNS -Domain Name System } Serviços, os Servidores e os Clientes } Informação Distribuída } Principais Serviços da

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET

APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET APOSTILA BÁSICA SOBRE INTERNET DEFINIÇÕES BÁSICAS A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, ue têm em comum um conjunto de protocolos e serviços. O ue permite a

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; )

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) 11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) Algumas Regras Gerais de Uso do Computador I. Sempre feche todas as aplicações abertas

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet

CAPÍTULO 2. Entendendo a Internet CAPÍTULO 2 Entendendo a Internet 2.1 O que é a Internet Internet é a rede mundial pública de computadores interligados, por meio da qual se transmite informações e dados para outros computadores conectados

Leia mais

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará :

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará : 1ª PARTE CAPÍTULO 2 Este capítulo tratará : 1. O que é necessário para se criar páginas para a Web. 2. A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web 3. Navegadores 4. O que é site, Host,

Leia mais

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação A camada de aplicação fornece os serviços "reais" de rede para os usuários. Os níveis abaixo da aplicação fornecem

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como:

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

Introdução. ISP Local

Introdução. ISP Local Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet

*Conceitos básicos *Formas de conexão *Correio Eletrônico *WWW *Principais navegadores para Internet Conceitos básicos Formas de conexão Correio Eletrônico WWW Principais navegadores para Internet Para compreender a Internet faz-se necessário o conhecimento de conceitos simples e que muitas vezes causam

Leia mais

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS INTERNET - 1 AULA REDE - 2 AULA SEGURANÇA - 1 AULA BANCO DE

Leia mais

efagundes com Como funciona a Internet

efagundes com Como funciona a Internet Como funciona a Internet Eduardo Mayer Fagundes 1 Introdução à Internet A Internet é uma rede de computadores mundial que adota um padrão aberto de comunicação, com acesso ilimitado de pessoas, empresas

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet. Compreender os conceitos básicos de protocolo. Conhecer mais a respeito

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Fundamentos Web I E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Protocolos de Rede FALANDO A MESMA LÍNGUA Um protocolo pode ser comparado a um idioma, onde uma máquina precisa entender o idioma de outra máquina

Leia mais

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor

Rede de Computadores. Arquitetura Cliente-Servidor Rede de Computadores Arquitetura ClienteServidor Coleção de dispositivos de computação interconectados que permitem a um grupo de pessoas compartilhar informações e recursos É a conexão de dois ou mais

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET INTERNET Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br Surgimento da Internet Projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação. Hardware

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Revisão da Aula 1. Redes LAN e WAN. Aprofundamento nos Serviços de

Leia mais

Introdução à Internet

Introdução à Internet Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução Internet? Introdução 11-03-2007 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 Internet Introdução É uma rede global de computadores interligados que comunicam

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

INTERNET, INTRANET E EXTRANET

INTERNET, INTRANET E EXTRANET INTERNET, INTRANET E EXTRANET 1 Internet Rede de computadores que interliga milhões de usuários em todo o mundo. Não é uma rede única, mas um grupo de redes hierarquizadas. Pessoas e computadores trocando

Leia mais

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross Redes Pablo Rodriguez de Almeida Gross Conceitos A seguir serão vistos conceitos básicos relacionados a redes de computadores. O que é uma rede? Uma rede é um conjunto de computadores interligados permitindo

Leia mais

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

Internet. Professor: Francisco Silva

Internet. Professor: Francisco Silva Internet e Serviços Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços

Leia mais

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site:

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: https://sites.google.com/site/professorcristianovieira Esta frase

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ANALISTA (EXCETO PARA O CARGO 4 e 8) GABARITO 1. (CESPE/2013/MPU/Conhecimentos Básicos para os cargos 34 e 35) Com a cloud computing,

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula 2 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP (RM TCP) 1. INTRODUÇÃO O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande

Leia mais

1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network

1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord 1969 ARPANet - Advanced Research Projects Agency Network O

Leia mais

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01

MÓDULO I - INTERNET APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. Prof. BRUNO GUILHEN. O processo de Navegação na Internet. Aula 01 APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET O processo de Navegação na Internet Aula 01 O processo de Navegação na Internet. USUÁRIO A CONEXÃO PROVEDOR On-Line EMPRESA

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

Camada de Aplicação. Prof. Eduardo

Camada de Aplicação. Prof. Eduardo Camada de Aplicação RC Prof. Eduardo Introdução Você sabe que existem vários tipos de programas na Internet? - Talvez você já tenha notado que existem vários programas diferentes para cada um desses tipos.

Leia mais

Grande conjunto de informação que existe em todo o Mundo alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web.

Grande conjunto de informação que existe em todo o Mundo alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web. 1. Complete a tabela. Designação Descrição Rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.

Leia mais

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Um analista de sistemas deseja enviar para seu cliente um arquivo de 300 Mb referente a uma atualização do software. Para transferir esse

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3 REFLEXÃO 3 Módulos 0771, 0773, 0774 e 0775 1/5 18-02-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0771 - Conexões de rede, 0773 - Rede local - instalação,

Leia mais

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar Primeiro Técnico Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Prof. Cesar 1 TCP - Transmission Control Protocol Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Critério de Correção do Trabalho 1 Organização: 2,0 O trabalho está bem organizado e tem uma coerência lógica. Termos

Leia mais

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Aula 1 Evolução da Internet Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Surgimento da internet Expansão x Popularização da internet A World Wide Web e a Internet Funcionamento e personagens da

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

Informática Redes de Computadores e Internet. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc.

Informática Redes de Computadores e Internet. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc. Informática Redes de Computadores e Internet Prof. Marcos André Pisching, M.Sc. Objetivos Descrever a importância das redes de computadores. Explicar a importância da Internet. Redes de Computadores Rede:

Leia mais

O Que é Internet? Internet - é a maior interconexão de redes de computadores que permite a estes conexão e comunicação direta;

O Que é Internet? Internet - é a maior interconexão de redes de computadores que permite a estes conexão e comunicação direta; Internet O Que é Internet? Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc; Internet - é a maior interconexão

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Introdução à Camada de Aplicação. Prof. Eduardo

Introdução à Camada de Aplicação. Prof. Eduardo Introdução à Camada de Aplicação RC Prof. Eduardo Introdução Você sabe que existem vários tipos de programas na Internet? - Talvez você já tenha notado que existem vários programas diferentes para cada

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Uso de Aplicativos. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Uso de Aplicativos. Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Uso de Aplicativos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II INTERNET Protocolos de Aplicação Intranet Prof: Ricardo Luís R. Peres As aplicações na arquitetura Internet, são implementadas de forma independente, ou seja, não existe um padrão

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET INTERNET O QUE É A INTERNET? O QUE É NECESSÁRIO PARA ACEDER À INTERNET? QUAL A DIFERENÇA ENTRE WEB E INTERNET? HISTÓRIA DA INTERNET SERVIÇOS BÁSICOS DA INTERNET 2 1 INTERCONNECTED NETWORK INTERNET A Internet

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Componentes dos sistemas computadorizados Aula 04 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Componentes da infraestrutura Hardware Software Tecnologia de gerenciamento de dados Tecnologia

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. www.brunoguilhen.com.br 1 INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP A internet é conhecida como uma rede pública de comunicação de dados com o controle totalmente descentralizado, utiliza para isso um conjunto de protocolos TCP e IP,

Leia mais

3 Qualidade de serviço na Internet

3 Qualidade de serviço na Internet 3 Qualidade de serviço na Internet 25 3 Qualidade de serviço na Internet Além do aumento do tráfego gerado nos ambientes corporativos e na Internet, está havendo uma mudança nas características das aplicações

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

Processo Judicial Eletrônico

Processo Judicial Eletrônico Processo Judicial Eletrônico Internet: origem, desenvolvimento e funcionamento Conceitos básicos das novas tecnologias Documento eletrônico Criptografia e métodos de assinatura digital Processo eletrônico

Leia mais

Redes de Computadores Camada de Aplicação. Prof. MSc. Hugo Souza

Redes de Computadores Camada de Aplicação. Prof. MSc. Hugo Souza Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. MSc. Hugo Souza É a camada que dispõe a programação para as aplicações de rede através dos protocolos de aplicação; Provém a implantação da arquitetura de

Leia mais