A PREVISÃO DA VIDA ÚTIL DA 3ª PONTE DE VITÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PREVISÃO DA VIDA ÚTIL DA 3ª PONTE DE VITÓRIA"

Transcrição

1 Resumo A PREVISÃO DA VIDA ÚTIL DA 3ª PONTE DE VITÓRIA José Eduardo Aguiar (1) ; Abdias M. Gomes (2) ; Turibio J. Da Silva (3) (1) Engenheiro civil, Recuperação Ltda Rua: Paulo Afonso, Belo Horizonte, Brasil recuper@uol.com.br (2) Professor Doutor, Universidade Federal de Minas Gerais Rua: Espírito Santo, 35 Centro, Belo Horizonte, Brasil abdias@demc.ufmg.br - Tel: Fax: (3 )Professor Doutor,Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica, Uberlândia, Brasil tjsilva@ufu.br Palavras Chaves: Reabilidade estrutural, Inspeção, Pontes, Tempo de Serviço. A técnica de análise da reabilidade associada a modelos matemáticos de deterioração, pode se tornar uma importante ferramenta para o plano de manutenção em períodos de inspeção em pontes. Os resultados dos testes de inspeção levam em conta o estado estrutural da ponte, mas não permitem definir com segurança ou prever o tempo de serviço destas. Baseado nos resultados dos testes de controle da construção da ponte é possível caracterizar as variáveis relacionadas ao aço e o concreto utilizados. Através de pesquisas climatológicas, as variáveis relacionadas às condições ambientais da ponte puderam ser caracterizadas. Para representar a evolução da deterioração, o método usa modelos matemáticos já desenvolvidos por diversos pesquisadores, como a profundidade de carbonatação, a penetração/difusão de cloretos e a corrosão das armaduras. Esses modelos utilizam dados obtidos pela inspeção, como por exemplo: superfície de carbonatação; perfil de cloretos; resistência a compressão do concreto; recobrimento das armaduras, e também a simulação de carregamentos em cada estrutura obtida através de simulação de tráfego. Depois, tratamentos probabilísticos são aplicados a estes modelos. A probabilidade de erro em cada estrutura da ponte é determinada por métodos como o FORM. Desta forma, o intervalo de tempo apropriado para a inspeção da ponte pode ser obtido. Assim, o método define os membros da estrutura que devem ser objetos de inspeção por apresentar maior probabilidade de erro que os outros. Um gráfico de probabilidade de erro x tempo pode ser obtido para a estrutura, através da determinação do valor da probabilidade de erro e adicionando o tempo do início ao fim da construção. Em termos de aceitabilidade probabilística do valor de erro, é possível estimar o tempo de serviço de cada membro da estrutura. O método descrito está sendo aplicado a uma ponte construída no Brasil em Alguns dos resultados obtidos serão apresentados neste trabalho.

2 1 Introdução O objetivo deste trabalho é possibilitar, através da previsão de vida útil de cada elemento estrutural, a execução de um planejamento detalhado, das intervenções corretivas e preventivas de manutenção da 3ª Ponte de Vitória, que encontra-se sob regime de concessão pública por um período de 25 anos, e sob responsabilidade da empresa Rodosol Rodovia do Sol. A ponte possui metros de extensão, sendo que a contenção sobre a terra utilizou vigas pré-fabricadas, enquanto o lado sobre o mar foi executado com balanços sucessivos. O vão central foi construído em estrutura metálica com 714 metros de extensa, possuindo um vão livre de navegação de 260 metros, dando aceso ao porto de Vitória. Possui 54 pilares em terra e 7 sobre o mar, sendo que a altura máxima atinge 57 metros. A obra finalizada durante a década de 80, consumiu metros cúbicos de cimento e toneladas de aço. Todo programa de análise da previsão da durabilidade da 3ª Ponte Vitória/Vila Velha a ser elaborado e adaptado, pressupõe o prévio conhecimento detalhado de uma série de informações relativas à obra executada; seu histórico; o processo construtivo adotado; as intervenções já realizadas; as propriedades físicas e mecânicas dos materiais utilizados na construção da ponte, após 20 anos de sua conclusão; das atuais condições termohigrométricas, bem como daquelas que atuaram após a sua construção; etc. Desta forma, procedeu-se a adoção de uma metodologia de trabalho, sistematizada e criteriosa, buscando-se coletar o máximo possível de informações, mediante: - realização de uma inspeção geral dos componentes estruturais que compõem a ponte, observando-se, principalmente, os seguintes elementos: blocos de cintamento, pilares, travessas, longarinas, tabuleiro, lajotas laterais, guarda corpo e pista de rolamento; - consulta aos projetos utilizados para na construção; - levantamento de histórico descritivo do dia a dia da construção da ponte, mediante estudo do diário de obras; - levantamento de informações termo-higrométricas sobre o micro-clima da região, disponibilizada pela equipe responsável pela conservação e manutenção da ponte, ou através de outro órgão ambiental; - realização de ensaios específicos e, de preferência, não destrutivos, em cada uma das peças, já devidamente identificadas, que compõem a estrutura da ponte; - obtenção de informações sobre o controle de qualidade realizado nos materiais de construção da ponte, sobretudo, em relação ao tipo de cimento, concreto, aço e cordoalhas de concreto protendido. Uma visão geral da ponte pode ser observada nas Figuras 1 e 2.

3 Fig. 1 Fig. 2 2 Inspeção e variáveis de Caracterização O trabalho realizado na ponte Vitória/Vila Velha contemplou a realização de uma inspeção prévia de cada um dos elementos estruturais da ponte, na busca de informações inerentes a: - patologias existentes nos diversos materiais que compõem as peças; - recuperações e reparações já realizadas; - condições de exposição das peças. Uma resenha de algumas patologias são mostradas nas Figuras de 3 a 12. Fig. 3 Fig. 4 Fig. 5 Fig. 6

4 Fig. 7 Fig. 8 Fig 9 Fig. 10 Fig. 11 Fig. 12 É possível observar a existência de algumas intervenções de recuperação e restauração já realizadas, totalmente pontuais e que objetivaram apenas resolver pequenos problemas nas quinas das lajes do tabuleiro; quinas de pilares com armaduras expostas; blocos de fundação, que comumente trabalham submersos, e que já apresentavam armaduras corroídas e com conseqüente desplacamento do concreto. Alguns destes reparos realizados podem ser observados nas Figuras 13, 14 e 15. Fig. 13 Fig. 14 Fig. 15 No tocante as condições de exposição das peças de concreto, há de se ressaltar a existência, sobretudo no lado sul da ponte, de um canal aberto que coleta a descarga de esgoto doméstico e industrial da cidade de Vila Velha. Já na parte mais alta da ponte (sobretudo do lado sul) a degradação dos seus componentes, influenciada pelo canal não é tão nítida quanto na parte mais baixa da ponte (região de blocos de fundação e pé de pilar). No lado da cidade de Vitória não existe nenhum tipo de canal, estando portanto as peças submetidas aos tradicionais intempéries de uma beira mar (sol, vento, sais, etc). Já o levantamento das condições do vento registrado em um ponto situado na parte mais alto da ponte, forneceu os valores máximos e mínimos da velocidade do vento, bem como a direção preferencial de atuação, em função dos meses do ano. Tal ação pode ser observada na Tabela 1.

5 Mês/Ano Velocidade Máxima observada (km/h) Direção predominante na máxima Velocidade Mínima observada (km/h) Direção Predominante na mínima Jan/ Fev/ Mar/ Abr/ Mai/ Jun/ Jul/ Ago/ Set/ Out/ Nov/ Dez/ Jan/ Fev/ Mar/ Abr/ Mai/ Junh/ Tabela 1- Dados dos ventos atuantes sobre a Ponte de Janeiro/99 a junho/00 Visando melhor avaliar o ângulo de incidência dos ventos sobre a ponte referenciados na Tabela 1, pode-se observar na Figura 16 uma sinalização dos pontos cardiais em relação ao eixo da ponte. Vila Velha Cabeceira (Sul) 0 90 Mar (Leste) Porto(Oeste) 270 Cabeceira (Norte) 180 Vitória Figura 16 Orientação cardial dos ventos Do estudo e exame dos projetos utilizados para a construção da ponte foi possível observar, em relação a especificação dos materiais, que: - Aços para concreto: foram utilizadas armaduras com diâmetros de: 8, 10, 20 e 25 mm da classe CA-50 A, contendo nervuras e fabricados por laminação a quente; - Cordoalhas de concreto protendido: utilizou-se cordoalhas de protendido de 7 fios, diâmetro 12,7 mm do tipo CP-190 RB. - Concreto:

6 - tubulões: f ck = 22 MPa (consumo teórico cimento = 420 kg/m 3 ) - pilares: f ck = 18 MPa (consumo teórico cimento = 330 kg/m 3 ) - travessa: f ck = 18 MPa (consumo teórico cimento = 330 kg/m 3 ) - laje: f ck = 18 MPa (consumo teórico cimento = 330 kg/m 3 ) - placas: f ck = 22 MPa (consumo teórico cimento = 420 kg/m 3 ) - longarinas: f ck = 22 MPa (consumo teórico cimento = 420 kg/m 3 ) A partir dos relatórios de controle de qualidade realizado durante a construção da ponte, foi possível avaliar algumas propriedades físicas e mecânicas dos materiais utilizados. Os resultados, após tratamento estatístico, foram os seguintes: -Aços para concreto: - CA-50 A diâmetro = 8 mm: f y (escoamento) = 521 a 560 MPa; f st (ruptura) = 800 a 830 MPa; alongamento residual = 10 a 12%; diâmetro real = 7,92 a 8,01 mm; - CA-50 A - diâmetro= 10 mm: f y (escoamento)= 531 a 550 MPa; f st = 800 a 886 MPa; alongamento residual = 10 a 14%; diâmetro real = 10,01 a 10,14 mm; - CA-50 A - diâmetro= 20,0 mm: f y (escoamento) = 501 a 525 MPa; f st = 804 a 834 MPa; alongamento (residual) = 10 a 14%; diâmetro real = 19,68 a 19,98 mm; - CA-50 A - diâmetro= 25 mm; f y (escoamento) = 545 a 560 MPa; f st = 832 a 880 MPa; alongamento (residual) = 10 a 12%; diâmetro real = 25,01 a 25,18 mm. - Cordoalhas de concreto protendido: 7 fios; diâmetro nominal 12,7 mm; CP- 190 RB, com carga a 1% de alongamento = a kgf; carga de ruptura = a kgf; alongamento = 4,5 a 5,0 %. - Concreto (idade 28 dias): em função das peças, foi possível obter os resultados da resistência à compressão média dos concretos produzidos diariamente, observando-se os seguintes dados: - Tubulões: f c médio 28 dias = 34,5 a 40,2 MPa; s d = desvio padrão= 0,87 a 2,25 MPa; - Pilares: f c médio 28 dias = 33,8 a 44,2 MPa; s d = desvio padrão= 0,91 a 2,80 MPa; - Travessa: f c médio 28 dias = 36,8 a 41,0 MPa; s d = desvio padrão= 0,51 a 2,00 MPa; - Laje: f c médio 28 dias = 34,6 a 40,2 MPa; s d = desvio padrão= 0,91 a 2,80 MPa;

7 - Placas: f c médio 28 dias = 36,2 a 45,6 MPa; s d = desvio padrão= 1,05 a 1,96 MPa; - Longarinas: f c médio 28 dias = 32,5 a 42,5 MPa; s d = desvio padrão= 0,10 a 1,89 MPa. Entretanto, o programa de estudo da previsibilidade da durabilidade da estrutura da ponte, demandava avaliar algumas propriedades e fatores inerentes aos elementos estruturais, e o trabalho foi realizado mediante a adoção de técnicas de ensaios não destrutivos com ênfase a: - Esclerometria Pendular: a dureza superficial de um concreto pode ser associada com a resistência à compressão do mesmo, através do ensaio de esclerometria pendular, tipo P, mediante a utilização do equipamento mostrado na Figura 17. Os resultados são expressos em MPa; Fig.17 Fig. 18 Fig. 19 Fig Determinação do recobrimento e diâmetro das armaduras: mediante a utilização do equipamento Profometer, fabricado pela Proceq (vide Fig. 18), é possível avaliar o recobrimento real das armaduras, bem como o diâmetro, com precisão de 0,1 mm; - Determinação da velocidade de corrosão das armaduras: mediante a utilização do equipamento Canin, fabricado pela Proceq (vide Fig. 19), foi possível determinar os valores, sendo os mesmos expressos em µa/cm 2 ; - Avaliação da probabilidade de ocorrência de corrosão das armaduras: através do equipamento RESI, fabricado pela Proceq, avaliou-se a probabilidade de ocorrência, sendo o resultado expresso em kohm.cm ; - Fig. 21 Fig. 22 Fig Determinação do fluxo de água passante sob pressão: através do equipamento GWT, fabricado pela German Instruments (vide Fig. 20), avaliou-se o fluxo de água passante, durante um periodo de 1 minuto e com

8 pressão de 0,40 BAR ; - Determinação da profundidade de carbonatação: mediante a extração de uma amostra indeformada por extração mecânica (equipamento HILTI tal como mostrado na Figura 21), e imediatamente submetido a impregnação por solução de fenolftaleína, que sinaliza a real profundidade de carbonatação do concreto existentes nas peças; - Ensaios de ultrassonografia: através de equipamento PUNDIT fabricado pela Elle International, foi possível avaliar a resistência à compressão e a compacidade dos concretos existentes nas peças. Para tanto utilizou-se o sistema indireto de ensaio, com transductores de 54 khz e diâmetro de 50 mm e separados de 300 mm. Nas Figuras 22 e 23 pode-se observar o aparelho bem como os transductores durante um ensaio no pilar. - Determinação dos índices de cloretos e sulfatos: das amostras extraídas para ensaios de carbonatação foram submetidos a avaliação de penetração de cloretos totais e sulfatos mediante difração de raios x. O método aqui empregado para a avaliação de confiabilidade e previsão da vida útil de estruturas de concreto baseia-se na aplicação da análise probabilística partindo-se de modelos deterministas de profundidade de carbonatação, penetração de cloretos e corrosão de armaduras. Nos modelos os distintos parâmetros, tanto ambientais como de resistência, serão tratados como variáveis aleatórias. É dado um tratamento estatístico aos modelos de cálculo de esforços resistentes e das solicitações. Com as funções de distribuição de resistência e de solicitação definidas para um tempo conhecido, será determinada a probabilidade de falha. Os dois critérios inicialmente considerados para a determinação da vida útil são: - a fissuração produzida pelos produtos de corrosão e, - a perda da capacidade de resistência à flexão. Como a aplicação do método se baseia em dados obtidos em ensaios "não destrutivos", está sendo realizada uma inspeção detalhada em um grande número de elementos. Com ela espera-se obter dados relativos a carbonatação através de ensaios in situ com indicadores de ph no concreto; ao recobrimento das armaduras; a contaminação por cloretos e intensidade de corrosão das armaduras, sempre objetivando permitir o emprego dos modelos matemáticos de deterioração. Da mesma forma é possível obter dados sobre a geometria dos elementos e estimar a resistência do concreto. Além dos dados mencionados, também estão sendo obtidos dados das condicões ambientais tais como: umidade relativa; temperatura; concentração de CO 2 na atmosfera e concentração de cloretos na superfície do concreto. No processo são considerados vários modelos para iniciação por carbonatação e para contaminação por cloretos. Para a fase de propagação os modelos consideram tanto a fissuração devido à corrosão quanto a perda de

9 seção das armaduras. Em função do processo de deterioração, será adotado o modelo matemático mais adequado para o caso. Como referência pode-se tomar aquele cujo valor medido na inspeção (profundidade de carbonatação, penetração de cloretos ou corrosão das armaduras) esteja mais próximo da realidade. Utilizando o método de simulação de Monte Carlo é definida a função de distribuição das três variáveis: carga distribuída (resistência), carga permanente e sobrecarga no elemento. Empregando o método de aproximação linear (FORM-first order reliability moment) é estimada a probabilidade de falha em cada período que permitirá determinar a confiabilidade estrutural do elemento analisado. 3 Modelos Matemáticos Diversos modelos matemáticos foram desenvolvidos para representar os processos de deterioração do concreto armado. Entre estes processos, os que mais foram pesquisados com a finalidade de obter um modelo matemático, são aqueles referentes à corrosão das armaduras, entre eles, a contaminação por cloretos e a carbonatação do concreto. No relatório de atividades referente aos meses de novembro/dezembro de 2000 foram apresentados dois modelos para cada fenômeno: carbonatação e contaminação por cloretos em cada fase (iniciação e propagação) considerados representativos do processo de deterioração, com o intuito de exemplificar este tipo de procedimento. Apesar de anteriormente o tema já tenha sido abordado por diversos autores, cabe salientar a diferença entre o cálculo e a avaliação estrutural. No projeto os valores adotados são os mínimos esperados na execução e contêm uma série de hipóteses que se espera serem atendidas. Como fruto desta filosofia, as estruturas são projetadas para resistirem às situações extremas com uma certa segurança. No caso brasileiro, normalmente é empregada uma confiabilidade relativa a uma probabilidade de falha de aproximadamente Na avaliação, o valor da probabilidade de falha é calculado em função das condições reais da estrutura, obtida através de inspeção e das cargas que realmente atuam sobre a mesma. Realizando a avaliação em determinados períodos ao longo da vida da estrutura, pode-se obter os valores da probabilidade de falha, sendo possível elaborar um gráfico da probabilidade de falha em relação ao tempo da estrutura (Figura 24). Mediante a curva obtida pode-se estimar a vida útil da estrutura adotando-se um valor aceitável para a probabilidade de falha. 4 Exemplo e Análise Geral Como comentado anteriormente, os procedimentos envolvendo a inspeção, monitoramento e avaliação foram realizados em um grande número de elementos da ponte. Para ilustrar o trabalho realizado, será apresentado o estudo feito para uma das longarinas do lado norte da ponte. Na Tabela 2 são apresentados os principais dados utilizados na avaliação. A partir dos dados apresentados na Tabela 2 e da aplicação do método descrito foram elaborados os gráficos de probabilidade x tempo para a flexão e para a fissuração, conforme se apresenta nas Figuras 24 e 25.

10 Na curva apresentada na Figura 24 pode-se notar a existência de dois ramos. O primeiro, a partir do início, no qual a probabilidade de falha cresce rapidamente devido ao aumento previsto para o tráfego. Este período vai de 1985 até No início desde período, podemos notar que a viga já estava executada mas ainda não havia tráfego, portanto a probabilidade de falha é muito pequena. O segundo ramo representa o período no qual a capacidade de tráfego da ponte está no limite, a deterioração cresce suavemente e não afeta substancialmente a viga. Posteriormente, a curva apresenta uma inclinação mais acentuada. Isto se deve à ação dos agentes agressivos que já estão atuando na viga. PROBABILIDADE DE FALHA 1.0E-4 1.0E-5 1.0E-6 1.0E-7 1.0E-8 1.0E-9 1.0E E TEMPO (0 = 1980) Fig. 24 Gráfico de probabilidade de falha à flexão tempo (caso 1)

11 Tabela 2 Dados obtidos para uma longarina (N21 e N20) REFERÊNCIA GEOMETRIA DA VIGA (cm) GEOMETRIA DA LAJE (cm) COBRIMENTO N21/N20 (cm) COBRIMENTO N20/N19 (cm) NOME DA VARIÁVEL NÚMERO DE AMOSTRAS MÉDIA DESVIO PADRÃO hviga projeto 215,0 1,0 (estimado) binf (N21/N20) 4 76,3 0,1 binf (N20/N19) 4 76,6 0,2 bsup projeto 130,0 1,0 (estimado) hbinf (N21/N20) projeto 20,0 0,5 (estimado) hbinf (N20/N19) projeto 20,0 0,5 (estimado) hbsup (N21/N20) Projeto 13,0 0,5 (estimado) hbsup (N20/N19) projeto 13,0 0,5 (estimado) hmisus projeto 12,0 0,5 (estimado) hmisui projeto 25,00 0,5 (estimado) bsupav (N21/N20) projeto 20,0 2,0 (estimado) bsupav (N20/N19) projeto 20,0 2,0 (estimado) vão projeto 3828,0 10,0(estimado) bmesa cálculo 292,0 5,0 (estimado) entvig projeto 305,0 5,0 (estimado) espessura projeto 17,0 2,0 (estimado) pavimento projeto 7,0 5,0 (estimado) placa inferior projeto 4,0 0,4 (estimado) largura projeto 2530,0 10,0 (estimado) cob (L4) lat - inf ,6 33,0 12,9 6,7 cob (L4) lat - inf ,0 50,5 3,3 9,2 cob (L6) lat - inf ,5 55,0 8,2 2,8 cob (L7) lat - inf ,8 56,5 7,4 4,9 RESISTÊNCIA fcviga (N21/N20) ultrasonografia 40,4 5,7 DO fcviga (N20/N19) ultrasonografia 35,6 6,4 CONCRETO (MPa) fclaje relat. controle 34,6 2,8 AÇO (MPa) CONDIÇÕES AMBIENTAIS fyarm relat. controle 538,0 49,5 fyprot relat. controle 1719,5 64,8 Eyarm relat. controle , ,0 Eyprot relat. controle , ,0 UR(%) CST(83 a 99) 77,1 17,1 T (ºC) CST(82 a 99) 24,2 3,51 concat (mg/m 3 ) SEAMA 501,7 455,1

12 PROBABILIDADE 1.0E-1 1.0E-2 1.0E-3 1.0E-4 1.0E-5 1.0E-6 1.0E-7 1.0E-8 1.0E-9 1.0E E TEMPO (0 = 1980) Fig. 25 Gráfico de probabilidade de fissuração tempo Através dos dados obtidos na avaliação, pode-se concluir que a capacidade resistente da viga é superior ao projetado. No início de operação, estima-se que a probabilidade de falha era de Considerando uma probabilidade de falha de 10-6, o tempo estimado para a viga atingir esta probabilidade é de 258 anos. A probabilidade de falha somente atingirá maiores valores após um longo período. Considerando que os fenômenos de carbonatação e penetração de cloretos continuem acontecendo nos padrões atuais, o tempo estimado para a despassivação das armaduras é de 66 anos. Considerando o aspecto da fissuração devido a produtos de corrosão, pode-se notar no gráfico da Figura 25 que, para uma probabilidade de 10-4 para a fissuração ocorrer, o tempo estimado é de 40 anos. Para uma probabilidade de 10-3, o tempo estimado é de 52 anos, ou seja, com uma proteção superficial esta possibilidade pode ser retardada satisfatoriamente.

13 5 Conclusões É possível concluir que, a adoção da metodologia de trabalho indicada neste trabalho, proporcionou avaliar e analisar a previsibilidade de durabilidade e vida útil de uma estrutura de concreto, mediante a adoção de modelos matemáticos e dos conceitos e mecanismos de deterioração das estruturas de concreto armado, e a partir desse estudo planejar as medidas corretivas e preventivas a serem tomadas pela empresa concessionária. Numa próxima oportunidade serão apresentados novos dados inerentes ao acompanhamento das peças de concreto que compõem a 3ª ponte Vila Velha/Vitória, bem como de uma análise crítica do processo. Nossos agradecimentos à empresa Rodosol- Rodovia do Sol, pelo apoio e incentivo para a realização deste trabalho. Referências COUTINHO, S., Fabrico e Propriedades do Betão, Publicações LNEC, Vol. 1,2 and 3 Portugal,1995. SOUZA, R.DE,Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras, Editora Pini. AGUIAR, J.E., Recuperação de Estruturas e Pisos de Concreto,Apostila do MBT COSTA R. M., Estudo da Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil,1999. Silva, T.J. da, Predicción de la Vida Útil de Forjados Unidireccionales de Hormigón Mediante Modelos Matemáticos de Deterioro, Universita Politécnica de Catalunya, Barcelona, 1998

- LAJES PRÉ-FABRICADAS

- LAJES PRÉ-FABRICADAS - LAJES PRÉ-FABRICADAS Originam-se das lajes nervuradas e das lajes nervuradas mistas, onde, em geral, as peças pré-fabricadas são empregadas para a formação das nervuras. Entre elas, colocam-se elementos

Leia mais

Ensaios para Avaliação das Estruturas

Ensaios para Avaliação das Estruturas ENSAIOS PARA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Eliana Barreto Monteiro Ensaios para Avaliação das Estruturas Inspeção visual Ensaios não destrutivos Ensaios destrutivos Ensaios para Avaliação das

Leia mais

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação?

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Assunto Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Artigo Segundo a NBR 6118, em seu item 22.5.1, blocos de fundação são elementos de volume através dos quais

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Corrosão das armaduras; Reação álcali agregado; Patologia.

Resumo. Palavras-chave. Corrosão das armaduras; Reação álcali agregado; Patologia. Investigação dos Agentes Causadores de Corrosão nas Armaduras em Pontes de Concreto na Região do Curimataú Oriental Paraibano. Túlio Raunyr Cândido Felipe 1, Maria das Vitorias do Nascimento 2, Weslley

Leia mais

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin.

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin. Software PumaWin principais alterações O Software PumaWin está na versão 8.2, as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo estão relacionadas a inclusão de novos recursos ou ferramentas, correção

Leia mais

2QUALIDADE DAS ESTRUTURAS

2QUALIDADE DAS ESTRUTURAS 2.1 Condições gerais 1 2 2QUALIDADE DAS ESTRUTURAS As estruturas de concreto devem atender aos requisitos mínimos de qualidade, durante sua construção e serviço, e aos requisitos adicionais estabelecidos

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DO ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PERÍCIA DE ESTRUTURAS RESUMO

CONTRIBUIÇÃO DO ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PERÍCIA DE ESTRUTURAS RESUMO CONTRIBUIÇÃO DO ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PERÍCIA DE ESTRUTURAS RESUMO O presente trabalho refere-se à análise estrutural de placas de concreto para piso elevado, fornecidos a uma construtora para estacionamento

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Previsão de Vida Útil da Terceira Ponte de Vitória (ES) O estudo de determinação da vida útil das estruturas de concreto da Terceira

Previsão de Vida Útil da Terceira Ponte de Vitória (ES) O estudo de determinação da vida útil das estruturas de concreto da Terceira Previsão de Vida Útil da Terceira Ponte de Vitória (ES) O estudo de determinação da vida útil das estruturas de concreto da Terceira Ponte de Vitória (ES) é um trabalho pioneiro no Brasil, principalmente

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL - CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL RAFAEL NUNES DA COSTA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

Direitos e Deveres. Belo Horizonte, 16 de Setembro de 2010. Eng. Flávio Renato P. Capuruço

Direitos e Deveres. Belo Horizonte, 16 de Setembro de 2010. Eng. Flávio Renato P. Capuruço : Direitos e Deveres Belo Horizonte, 16 de Setembro de 2010 Eng. Flávio Renato P. Capuruço Sistemas Construtivos: Comparativo 1 Alguns fatos motivadores da discussão: Na Aquisição: Compras efetuadas apenas

Leia mais

Vigas Pré-moldadas Protendidas de Pontes Ferroviárias com 36 metros de vão. Bernardo Zurli Barreira 1 Fernando Celso Uchôa Cavalcanti 2

Vigas Pré-moldadas Protendidas de Pontes Ferroviárias com 36 metros de vão. Bernardo Zurli Barreira 1 Fernando Celso Uchôa Cavalcanti 2 Vigas Pré-moldadas Protendidas de Pontes Ferroviárias com 36 metros de vão Bernardo Zurli Barreira 1 Fernando Celso Uchôa Cavalcanti 2 1 Beton Stahl Engenharia Ltda / bernardo@betonstahl.com.br 2 Escola

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO

MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO CAPÍTULO 1 Volume 1 MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO 1 1.1- Introdução Concreto: agregados + cimento + água + aditivos. Sua resistência depende: do consumo de cimento, fator água-cimento, grau de adensamento,

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

S T E E L D E C K A S O L U Ç Ã O D E F I N I T I V A E M L A J E S

S T E E L D E C K A S O L U Ç Ã O D E F I N I T I V A E M L A J E S S T E E L D E C K A S O L U Ç Ã O D E F I N I T I V A E M L A J E S Próprio (kn/m 2 ) M. Inércia Laje Mista ( 6 mm 4 /m) Vãos Máimos sem Carga sobreposta 2.000 Vãos Máimos 2.0 2.0 2.400 Triplos Balanço

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas

Leia mais

SAN.T.IN.NT 60. O escopo dos serviços compreende a elaboração dos projetos visando a durabilidade e resistência das estruturas.

SAN.T.IN.NT 60. O escopo dos serviços compreende a elaboração dos projetos visando a durabilidade e resistência das estruturas. ISO 91 1 / 5 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. NORMALIZAÇÃO 3. ESCOPO DOS SERVIÇOS 4. DESCRIÇÕES DAS OBRAS 5. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6. DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO 7. REFERÊNCIAS 8. ANEXOS 1. OBJETIVO O presente documento

Leia mais

Critérios de Avaliação Fabril. Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência)

Critérios de Avaliação Fabril. Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência) Critérios de Avaliação Fabril Artefatos de Concreto para uso no SEP (Sistema Elétrico de Potência) O presente subitem tem como objetivo orientar fabricantes de artefatos de concreto para redes de distribuição

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS GERADORES DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADOS EM TURBINAS EÓLICAS DE PEQUENO PORTE

COMPORTAMENTO DOS GERADORES DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADOS EM TURBINAS EÓLICAS DE PEQUENO PORTE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA DIOGO MARTINS ROSA LUIZ ANDRÉ MOTTA DE MORAES

Leia mais

Lajes Protendidas Aplicações

Lajes Protendidas Aplicações N O R D I M P I A N T I P R O D U C T S A P P L I C A T I O N S T U R N K E Y S E R V I C E G L O B A L Lajes Protendidas Aplicações Lajes Nervuradas Lajes com treliça Lajes Maciças Tecnologia para a indústria

Leia mais

FMEA (Failure Model and Effect Analysis)

FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta

Leia mais

SISTEMAS DE TERÇAS PARA COBERTURAS E FECHAMENTOS A MBP oferece ao mercado um sistema de alto desempenho composto de Terças Metálicas nos Perfis Z e U Enrijecidos, para uso em coberturas e fechamentos laterais

Leia mais

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Giovani faria Muniz (FEG Unesp) giovanifaria@directnet.com.br Jorge Muniz (FEG Unesp) jorgemuniz@feg.unesp.br Eduardo

Leia mais

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS, SELECIONADAS NA BR 101 ESTUDO DE CASO: PONTE SOBRE O RIO ARAÇATUBA SC.

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS, SELECIONADAS NA BR 101 ESTUDO DE CASO: PONTE SOBRE O RIO ARAÇATUBA SC. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS, SELECIONADAS NA BR 101 ESTUDO DE CASO: PONTE SOBRE O RIO ARAÇATUBA SC. RESUMO Patrick Campos de Souza (1), Daiane dos Santos da Silva (2)

Leia mais

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE TUBULAÇÃO Romildo Rudek Junior Petrobras S.A. UN-REPAR Tadeu dos Santos Bastos Petrobras S.A. UN-REVAP Rui Fernando Costacurta Petrobras S.A. UN-REPAR

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

Materiais de Construção Civil

Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Civil DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Esp. Benedito Ribeiro E-mail: benedito_tecnologiaeng.civil@hotmail.com Importância e História dos Materiais de Construção É de grande

Leia mais

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland (UFPR) (DCC) Disciplina: Materiais de Construção IV - Laboratório Dosagem dos Concretos de Cimento Portland Eng. Marcelo H. F. de Medeiros Professor Dr. do Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes.

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Interessado ARCTEC Arquitetura, Construções e Tecnologia. Rua Boulevard 28 de Setembro, 389, sala 312 Vila Isabel. Rio de Janeiro Junho, 2005. 1 ESCOPO.

Leia mais

SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630

SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630 SISTEMAS AVANÇADOS DE DETEÇÃO DE ARMADURAS EM ESTRUTURAS E EDIFICIOS DE BETÃO SÉRIE PROFOMETER PM MODELO PM-600 E PM-630 Generalidades: Os novos sistemas de deteção de armaduras da série PM da Proceq empregam

Leia mais

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS

DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS DER/PR ES-OA 06/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESCORAMENTOS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

Linha de Pesquisa: MATERIAIS, PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Linha de Pesquisa: MATERIAIS, PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS 1. ATAQUE DO CONCRETO POR SULFATOS: DEF E SULFETOS Um dos mecanismos de deterioração das estruturas de concreto é o ataque por sulfatos que tanto podem ser provenientes de fontes externas como de fontes

Leia mais

Materiais e sistemas para protensão DEFINIÇÕES

Materiais e sistemas para protensão DEFINIÇÕES 19 2 Materiais e sistemas para protensão DEFINIÇÕES 2.1 Definições (conforme a Norma NBR6118:2003 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). 2.1.1. Elementos de concreto protendido. Aqueles nos

Leia mais

Considerações sobre a Relevância da Interação Solo-Estrutura em Recalques: Caso de um Prédio na Cidade do Recife

Considerações sobre a Relevância da Interação Solo-Estrutura em Recalques: Caso de um Prédio na Cidade do Recife Considerações sobre a Relevância da Interação Solo-Estrutura em Recalques: Caso de um Prédio na Cidade do Recife Raquel Cristina Borges Lopes de Albuquerque Escola Politécnica, Universidade de Pernambuco,

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

JUNTAS EM PISOS INDUSTRIAIS DE CONCRETO

JUNTAS EM PISOS INDUSTRIAIS DE CONCRETO Introdução JUNTAS EM PISOS INDUSTRIAIS DE CONCRETO Há, na literatura técnica, uma grande lacuna no que se refere ao projeto de juntas. Com o objetivo de reduzir esta deficiência, este trabalho apresenta

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO

A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO Marcos Alberto Ferreira da Silva (1) ; Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho () ; Roberto Chust Carvalho ()

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO

DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO DER/PR ES-OA 09/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41)

Leia mais

Na mentalidade da empresa, modernizar é elevar a qualidade dos processos e produtos, consequentemente, aumentar sua competitividade no mercado.

Na mentalidade da empresa, modernizar é elevar a qualidade dos processos e produtos, consequentemente, aumentar sua competitividade no mercado. O Grupo Pedra Norte iniciou suas atividades no ano de 2009, e hoje é uma organização formada pelas unidades de negócio Pedreira Pedra Norte, Usina de Asfalto Pedra Norte, Pedra Norte Concreto e Argamassa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL COLATINA 2011 ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO 2) DESCRIÇÃO DA CLIENTELA 3) OBJETIVOS 4) CARGA HORÁRIA 5) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6) CRONOGRAMA 7) PREVISÃO

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 27 DETERMINAÇÃO DAS CAUSAS DE FISSURAÇÃO EM VIGA DE CONCRETO PROTENDIDO USANDO SIMULAÇÃO NUMÉRICA Savaris, G.*, Garcia, S.

Leia mais

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio Ciclo de Vida do Empreendimento: Todos os empreendimentos tem um ciclo de vida - têm um início, um crescimento

Leia mais

Aspectos Técnicos e Construtivos do Projeto de uma Ponte Estaiada Renan Ribeiro Setubal Gomes 1, Flávia Moll de Souza Judice 2

Aspectos Técnicos e Construtivos do Projeto de uma Ponte Estaiada Renan Ribeiro Setubal Gomes 1, Flávia Moll de Souza Judice 2 Aspectos Técnicos e Construtivos do Projeto de uma Ponte Estaiada Renan Ribeiro Setubal Gomes 1, Flávia Moll de Souza Judice 2 1 Construtora Queiroz Galvão / rgomes@queirozgalvao.com 2 Escola Politécnica

Leia mais

UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA

UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA Edson Kurokawa (*) Engenheiro Civil pela UFG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Trabalha

Leia mais

BOAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFÍCIOS. Eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva

BOAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFÍCIOS. Eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva 1 BOAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFÍCIOS Eng. Luiz Aurélio Fortes da Silva 1 2 TÓPICOS DA PALESTRA 2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS DE PROJETO CONCEPÇÃO ESTRUTURAL MATERIAIS E DURABILIDADE

Leia mais

Figura 1.1 Utilização de colunas de aço estaiada e protendida durante a montagem do Palco Mundo do Rock in Rio III.

Figura 1.1 Utilização de colunas de aço estaiada e protendida durante a montagem do Palco Mundo do Rock in Rio III. 1 Introdução A busca contínua de sistemas estruturais eficientes como solução para grandes vãos tem sido um dos maiores desafios enfrentados por engenheiros estruturais. Por outro lado, sistemas estruturais

Leia mais

Eixo Temático ET-03-012 - Gestão de Resíduos Sólidos

Eixo Temático ET-03-012 - Gestão de Resíduos Sólidos 132 Eixo Temático ET-03-012 - Gestão de Resíduos Sólidos COMPÓSITO CIMENTÍCIO COM RESÍDUOS DE EVA COMO ALTERNATIVA PARA ATENUAÇÃO DE RUÍDOS DE IMPACTOS ENTRE LAJES DE PISO NAS EDIFICAÇÕES Fabianne Azevedo

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS ESTRUTURAIS DE OBRAS DE ARTE EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO

INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS ESTRUTURAIS DE OBRAS DE ARTE EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DE HONORÁRIOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS ESTRUTURAIS DE OBRAS DE ARTE EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO Aprovada pelo Sr. Superintendente nos autos nº 97.024/DER/1962-5º Provº em

Leia mais

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias.

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias. Metodologia A Pesquisa CNT de Rodovias propõe-se a avaliar a situação das rodovias brasileiras a partir da perspectiva dos usuários da via. As características - pavimento, sinalização e geometria - são

Leia mais

Facear Concreto Estrutural I

Facear Concreto Estrutural I 1. ASSUNTOS DA AULA a) Concreto: Definição e requisitos de norma b) Concreto: Massa específica, resistência a compressão, resistência a tração e módulo de elasticidade c) Coeficiente de Poisson d) Diagrama

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES - MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE RODOVIA : BR-11/RN TRECHO : Av. Tomaz

Leia mais

ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS

ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS Ernani Alencar Rodrigues 1 Anderson Alves de Oliveira 2 Larissa Maria Argollo de Arruda Falcão 3 RESUMO:

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos. PRÉ-DIMENSIONAMENTO CAPÍTULO 5 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 3 abr 2003 PRÉ-DIMENSIONAMENTO O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular

Leia mais

CASOS PRÁTICOS DE ADEQUAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DE OAE s. Eng. Júlio Timerman

CASOS PRÁTICOS DE ADEQUAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DE OAE s. Eng. Júlio Timerman CASOS PRÁTICOS DE ADEQUAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DE OAE s Eng. Júlio Timerman Estrutura da apresentação Introdução Panorama de Concessões Rodoviárias no Estado de São Paulo Patologias Típicas em OAEs

Leia mais

2. Sistema de fôrmas plásticas para lajes

2. Sistema de fôrmas plásticas para lajes Sistema de fôrmas plásticas para lajes de concreto JOAQUIM ANTÔNIO CARACAS NOGUEIRA Diretor de Engenharia VALTER DE OLIVEIRA BASTOS FILHO Engenheiro Civil CARLOS ALBERTO IBIAPINA E SILVA FILHO Engenheiro

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO

ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR 15.575 NORMA DE DESEMPENHO O que é uma Norma Técnica? O que é uma Norma Técnica? Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso repetitivo,

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL GG 50 O VERGALHÃO QUE ESTÁ POR DENTRO DAS MELHORES OBRAS VERGALHÃO GG 50 GERDAU Para o seu projeto sair do papel com segurança e qualidade, use o vergalhão GG 50. Produzido rigorosamente

Leia mais

02/06/2014. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais

02/06/2014. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais. Elementos Estruturais 02/06/2014 Pré--Dimensionamento Pré Estacas: elementos utilizados quando o solo tem boa capacidade de suporte apenas a grandes profundidades e precisa suportar cargas pequenas a médias; Prof. Dr. Rafael

Leia mais

Projeto GLP Qualidade Compartilhada

Projeto GLP Qualidade Compartilhada Projeto GLP Qualidade Compartilhada Projeto RI Botijões Resistentes à Impacto - AUTORES - EDUARDO ROGERIO DOS SANTOS - DOUGLAS ROBERTO PEREIRA - EDUARDO MORAES DE CAMPOS Categoria: Produção PRÊMIO GLP

Leia mais

A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais

A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí I Seminário dos Estudantes de Pós Graduação A Importância de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Governos Locais (1) Leonardo

Leia mais

ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO

ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO ME-38 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA CILÍNDRICOS DE CONCRETO DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA C.B.U.Q.

MEMORIAL DESCRITIVO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA C.B.U.Q. MEMORIAL DESCRITIVO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA C.B.U.Q. Inter.: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CATANDUVA. 1. PESQUISA: Os logradouros contemplados com a pavimentação asfáltica deverão ser objeto de análise

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, Brasil, 20 de Agosto de 2014 Alberto Huet Morais de Arruda

Leia mais

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS 1. OBJETIVO Esta apresentação tem por objetivo estabelecer diretrizes mínimas para assegurar a implementação de medidas preventivas e de proteção para a utilização de Elevadores de Tração a Cabo e Cremalheiras,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

DSB Ponte Tática de Apoio. Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB. Ponte Tática de Apoio

DSB Ponte Tática de Apoio. Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB. Ponte Tática de Apoio DSB Ponte Tática de Apoio Liderança Mundial em Pontes Táticas Militares DSB Ponte Tática de Apoio DSB Ponte Tática de Apoio A DSB (Ponte Tática de Apoio) representa a nova geração das pontes táticas militares.

Leia mais

Outubro de 2014 Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão

Outubro de 2014 Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão Memorial Descritivo Outubro de 2014 Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão GALPÃO EM AÇO ESTRUTURAL ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL DE CATALÃO RESPONSÁVEL TÉCNICO: RAFAEL FONSECA MACHADO CREA: 18702

Leia mais

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Balanço Energético Nacional 2012 Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Fevereiro de 2012 Apresentação O Balanço Energético Nacional BEN é o documento tradicional do setor energético brasileiro,

Leia mais

INSTALAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL NO VIADUTO DO LOUREIRO

INSTALAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL NO VIADUTO DO LOUREIRO INSTALAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL NO VIADUTO DO LOUREIRO Manuel Lorena 1 1 COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, Serviço de Vias de Comunicação, Núcleo Rodoviário Av. 5 de Outubro

Leia mais

Rio Formas. Formas metálicas para concreto. w w w. r i o f o r m a s. c o m. b r

Rio Formas. Formas metálicas para concreto. w w w. r i o f o r m a s. c o m. b r Rio Formas Formas metálicas para concreto w w w. r i o f o r m a s. c o m. b r Quem Somos A Rio Formas, empresa especializada na fabricação de formas metálicas e pontaletes, possui a finalidade de introduzir

Leia mais

Infra-estrutura de Minas Gerais: Prazo de validade vencido. Realização: Sinaenco

Infra-estrutura de Minas Gerais: Prazo de validade vencido. Realização: Sinaenco Infra-estrutura de Minas Gerais: Prazo de validade vencido Realização: Sinaenco Objetivos Alertar as autoridades e a sociedade sobre a urgência e a importância da adoção por parte dos órgãos públicos das

Leia mais

Análise da degradação do concreto em uma estrutura no porto do Recife

Análise da degradação do concreto em uma estrutura no porto do Recife Análise da degradação do concreto em uma estrutura no porto do Recife José Edival Moraes Filho Mestre em Engenharia Civil Eliana Cristina Barreto Monteiro Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação

Leia mais

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 ESTRUTURAIS Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 INTRODUÇÃO Dentre os materiais encontrados no nosso dia-a-dia, muitos são reconhecidos como sendo metais, embora, em quase sua totalidade, eles sejam,

Leia mais

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal

Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Lista de exercícios sobre barras submetidas a força normal 1) O cabo e a barra formam a estrutura ABC (ver a figura), que suporta uma carga vertical P= 12 kn. O cabo tem a área

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo FIPAI FUNDAÇÃO PARA O INCREMENTO DA PESQUISA E DO APERFEIÇOAMENTO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Arquitetura e Urbanismo Relatório Avaliação pós-ocupação

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE ENGENHARIA NOVA GEOMETRIA DE BLOCOS DE ALIGEIRAMENTO EM LAJES FUNGIFORMES A. Serra Neves NOTA TÉCNICA NOVA GEOMETRIA DE BLOCOS DE ALIGEIRAMENTO EM LAJES FUNGIFORMES Por:

Leia mais

3ª PONTE DE VITÓRIA MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO PERMANENTE. José Eduardo de Aguiar (1); Djardiere Dalvi (2); Abdias Magalhães Gomes (3)

3ª PONTE DE VITÓRIA MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO PERMANENTE. José Eduardo de Aguiar (1); Djardiere Dalvi (2); Abdias Magalhães Gomes (3) 3ª PONTE DE VITÓRIA MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO PERMANENTE José Eduardo de Aguiar (1); Djardiere Dalvi (2); Abdias Magalhães Gomes (3) (1) Engenheiro civil, Recuperação Serviços Especiais de Engenharia

Leia mais

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS

2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2 INSTRUMENTAÇÃO E SEGURANÇA DE BARRAGENS 2.1. Introdução O interesse crescente pela segurança de barragens tem levado, em um número apreciável de países, à implementação de normas e critérios específicos

Leia mais

GESTÃO DAS PERDAS EM ALIMENTADORES DA COPEL

GESTÃO DAS PERDAS EM ALIMENTADORES DA COPEL COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO V CIERTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE PERDAS, EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA E PROTEÇÃO DA RECEITA NO SETOR ELÉTRICO Área

Leia mais

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 25 ago 2010 CISALHAMENTO EM VIGAS Nas vigas, em geral, as solicitações predominantes são o momento fletor e

Leia mais

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6

Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Módulo 8 Estudos de Caso 5 e 6 Estudo de Caso 5 Restaurante Comida Mineira O restaurante Comida Mineira pretende implantar um sistema de gestão ambiental. O restaurante pode ser dividido para nosso estudo

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS

7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS 7. DIAGRAMAÇÃO DAS PLACAS A diagramação das placas de Sinalização Vertical de Indicação compreende os seguintes passos: Definição da altura das letras, a partir da velocidade regulamentada na via; Dimensionamento

Leia mais

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W José Waldomiro Jiménez Rojas, Anderson Fonini. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA EM INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA EM INSTALAÇÕES SANITÁRIAS REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA EM INSTALAÇÕES SANITÁRIAS 1. Introdução Água, um recurso natural finito Depois de utilizar a água de forma indiscriminada durante anos e anos, a humanidade chegou à conclusão

Leia mais

Estudoda salinidadedo Canal do São Franscisco. Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2013

Estudoda salinidadedo Canal do São Franscisco. Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2013 Estudoda salinidadedo Canal do São Franscisco Rio de Janeiro, 03 de Outubro de 2013 Sumário 1. Conceitos; 2. Estudo de disponibilidade Hídrica da CVRD; 3. Processo Odebrecht Ambiental/TKCSA; 4. Classificação

Leia mais