A autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um Projecto Educativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um Projecto Educativo"

Transcrição

1 Introdução A autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um Projecto Educativo próprio, elaborado e executado de forma participativa, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação às características e recursos da comunidade em que se insere. Elaborar o Projecto Educativo da Escola significa, por um lado, assumir a autonomia reconhecida à escola como instituição e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento de um processo de identidade, fundamental para o exercício da mesma autonomia. Enquanto proposta organizacional, pretende explicar a linha orientadora de toda a acção educativa, constituindo uma referência obrigatória, como documento principal da linha de acção interna da escola. Enquanto documento orientador, explica a identidade da escola e as prioridades da sua acção educativa identificadas pelos intervenientes no processo educativo. A elaboração do Projecto Educativo, tal como a sua concretização, requer um trabalho colectivo, baseado em princípios de colaboração, cooperação e responsabilidade partilhada. A sua exequibilidade dependerá fortemente da capacidade de todos para mobilizar e potencializar recursos, ultrapassar constrangimentos e cooperar na busca de soluções para os problemas com que a escola se depara. Podemos, então, dizer que o Projecto Educativo constituirá, deste modo, a imagem da escola e de toda a comunidade, dos que nela exercem a sua acção educativa e dos que nela recebem a sua formação. Saliente-se, ainda, que qualquer estratégia de intervenção decorrente do Projecto Educativo terá de ser coerentemente articulada com os restantes documentos que o operacionalizam: o Projecto Curricular de Escola, o Regulamento Interno e o Plano Anual de Actividades.

2 1. Identificação da Escola Nome: Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Camacha Código do Estabelecimento: Morada: Sítio do Farrobo Porto Santo Município: Porto Santo Delegação Escolar: Porto Santo Modalidade: Oficial Regime de Funcionamento: ETI NIF: Telefones: Geral Direcção Fax: Correio Electrónico:

3 2. Princípios e Valores Orientadores do PEE Ao partirmos para uma acção concertada, em que nos empenharemos durante os próximos quatro anos, aceitamos como princípios de relação e de decisão as seguintes convicções: Princípio de pertença a uma comunidade reflexiva capaz de transformar as suas práticas num processo em que a cooperação e a responsabilidade são elementos de confluência para a qualidade do processo educativo; Princípio de cidadania actuante, onde cada elemento tem voz para o desenvolvimento de valores de liberdade, solidariedade e justiça que pretendemos que presidam à vida escolar; Princípio de participação democrática, no respeito pela diferença e pela valorização da diversidade, assentando no confronto esclarecido entre os direitos e deveres de todos e de cada um; Princípio de reciprocidade entre o homem e o espaço em que vive, pelo que intervir no espaço é criar condições de transformação dos seus habitantes; Princípio de especificidade da Escola como espaço de Cultura.

4 3. Caracterização do Contexto da Acção Educativa 3.1. O Meio Envolvente História Desenvolvimento e Povoamento Das várias versões acerca da descoberta da Ilha de Porto Santo, João de Barros relata que no ano de 1418, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, correspondendo ao anseio do Infante D. Henrique em descobrir novas terras, partem à descoberta da Costa da Guiné e das terras para além do Cabo Bojador. Esta viagem é frustrada ao serem cercados por um grande temporal e perdendo o rumo, descobrem por acaso uma ilha, a que deram o nome de Porto Santo. Para outros historiadores, os navegadores portugueses terlhe-iam posto este nome em homenagem ao dia em que lá desembarcaram, o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro de 1418). A ilha começou a ser povoada em 1420, com a chegada de Bartolomeu Perestrelo, o seu primeiro Capitão Donatário. Desenvolver a ilha foi muito difícil, isto porque era assaltada com bastante frequência por piratas e corsários que, além de roubarem todos os bens aos habitantes, raptavam as mulheres, levando-as para o norte de África, devolvendo-as quando se encontravam grávidas. A partir de uma determinada altura, a chegada dos piratas era vigiada do ponto mais alto da ilha: o Pico do Facho. A sentinela ali colocada, ao distinguir qualquer embarcação ao longe, abanava com um ramo, se fosse de dia, ou pegava fogo a um facho, se fosse de noite, de modo a avisar a população que se aproximava o inimigo. Prevenidos, mas sem meios de defesa, os locais refugiavam-se nas encostas escarpadas e de difícil acesso do Pico do Castelo, tentando, assim, salvar ao menos a vida.

5 Os invasores chegaram, por diversas vezes, a saquear a Igreja Matriz, levando pratas, ornamentos e livros, tendo chegado a incendiá-la num dos ataques. Da mesma forma foram destruídos os arquivos da Câmara Municipal. No século XVIII, com o Marquês de Pombal ao comando dos destinos do Reino, para evitar a pirataria, foi construído na Vila do Porto Santo uma fortificação a que se chamou Forte de S. José, homenageando, assim, o Rei D. José I.

6 Geografia O Porto Santo é uma pequena ilha, situada no Oceano Atlântico pertencente ao Arquipélago da Madeira. A ilha e seus ilhéus adjacentes localizam-se a NE da Ilha da madeira, a 39,7 milhas do Funchal. A ilha desenvolve-se de NE para SW. A sua superfície total é de 42 km. O seu maior comprimento é de 11km (desde o Focinho do Urso até à Ponta do Nordeste) e a maior largura é de 6 km (desde a Ponta da Cruz até à Ponta do Incão). A linha da costa tem cerca de 38 km de comprimento. A vegetação é constituída essencialmente por dragoeiros, zimbros, pinheiros e urze. Devido à sua localização orográfica, o clima é seco e com um regime pluviométrico muito irregular. A baía do Porto Santo, localizada na costa meridional, possui uma praia de areia fina de cor amarelo-dourado (cerca de 9 km), sendo a restante costa rochosa e muito escarpada. A praia é muito afamada e conhecida por naturais e estrangeiros devido às propriedades curativas da areia, aconselhável para doenças como o reumatismo, raquitismo, paralisias, etc. É devido à cor da areia que Porto Santo é conhecida como Ilha Dourada. Porto Santo rodeia-se por alguns ilhéus, a saber: - Ilhéu de Cima, onde foi edificado um farol à altitude de 118 metros e que ilumina num raio de onze milhas. Começou a funcionar em 1910, procurando, assim, evitar os muitos desastres que ocorriam junto à costa da ilha. É neste ilhéu que fica o conhecido Cabeço de Laranjas, formado por saliências rochosas que fazem lembrar tal fruto. - Ilhéu de Baixo ou da Cal, nome que provém das ricas minas de calcário que ali existem. Esta rocha em tempos foi extraída para cozer nos fornos e dar origem à cal, que era levada para fora da ilha, tendo dado trabalho a muitos habitantes. As suas encostas são perfuradas de cavernas. Entre este Ilhéu e a Calheta medeia o Boqueirão de Baixo.

7 - Ilhéu de Ferro (fundo e perigoso). - Ilhéu da Fonte da Areia. - Ilhéu das Cenouras. - Ilhéu de Fora. O Porto Santo é um Concelho da Região Autónoma da Madeira, que tem administrativamente um só município e freguesia (Porto Santo), dividido em zonas geográficas/sítios: Tanque, Matas, Dragoal, Farrobo, Camacha, Pedregal, Serra de Dentro, Serra de Fora, Portela, Pé-do-Pico, Salões, Penedo, Vila Baleira, Pedras Pretas, Casinhas, Terças, Lombas, Campo de Cima, Lapeira, Campo de Baixo, Cabeço, Ponta e Calheta.

8 Geologia e Geomorfologia A Ilha do Porto Santo apresenta hoje somente 1/5 da sua superfície primitiva emersa. Os geólogos, através de estudos efectuados no mar circundante à ilha, depreenderam que a formação da mesma remonta à época anterior ao Pliocénico. Em virtude da sua constituição geológica, composta essencialmente por sucessivas formações vulcânicas, constituindo o substrato da ilha, de natureza variada e por algumas formações sedimentares de certa importância, cerca de 65% da superfície é caracterizada por formações impermeáveis, composta por complexos essencialmente argilosos e cerca de 25% é composta por formações permeáveis, constituídas na sua maioria por calcarenitos. Nalguns pontos da ilha encontram-se sinais de levantamentos provocados por acções vulcânicas. Na Ponta da Calheta encontram-se conchas e corais misturados com uma rocha vulcânica negra. Na Fonte da Areia e no Ilhéu de Baixo encontram-se, igualmente, sinais de acções vulcânicas.

9 Clima O clima de Porto Santo é temperado oceânico, húmido e semi-árido (com precipitação média compreendida entre 250 a 500 mm) e com uma temperatura média anual a oscilar entre os 15º e os 25º.

10 Costumes e Tradições Perdurando através dos tempos, herança dos antepassados, o Porto Santo tem costumes bem próprios, que continuam a serem vividos pela população. O Grupo Etnográfico do Porto Santo, com trajes tradicionais da ilha e instrumentos próprios da região, canta e dança em romarias e festas populares. As danças mais típicas do Porto Santo são: Baile da Meia Volta, Baile do Ladrão, Ciranda, Padeirinha, Ceifeiras, Moinhos de Vento e Baile Sério. Quanto às festividades, destacam-se as Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça (15 de Agosto), a Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade (último domingo de Agosto), Festa em Honra de S. Pedro (29 de Junho) e a grande Festa em Honra de S. João (24 de Junho), que coincide com o Dia do Concelho. Esta última está, actualmente, transformada no maior cartaz turístico da ilha, destacando-se as Marchas de S. João (infantis e seniores). Outras datas assinaladas de um modo muito forte são o Natal, o Dia de Reis (em que se visitam as Lapinhas e se cantam os Reis), o Santo Amaro (com o tradicional varrer dos armários ), o Pão-por-Deus, a Páscoa e o Dia do Trabalhador. Neste dia é tradição as pessoas reunirem-se no Pico do Castelo para conviverem. No que diz respeito ao artesanato local, salienta-se o trabalho em palmito (com a confecção dos típicos chapéus e das palmas trabalhadas para o Domingo de Ramos), o Bordado da Madeira, as figuras de barro que se utilizam nos presépios e os trabalhos realizados com conchas, búzios e areia.

11 Gastronomia Como qualquer outra região, o Porto Santo tem uma variada e bem típica gastronomia. Podemos apreciar a sopa de lentilha com batata doce e abóbora, a sopa de couve com carne de porco, a carne de vinho e alhos com pão molhado na banha, a espetada de carne de vaca acompanhada do bolo do caco, a escarpiada com rachões e chicharros fritos, o gaiado seco ao sol, assado ou cozido e acompanhado com batata e cebola crua ou cozida, o bife de atum ou cavalas com molho de vilão. Quanto à doçaria, encontramos o típico pão de ló, as broas de mel, o bolo de mel, os biscoitos e rosquilhas doces, os bolos fritos e as doces capelas confeccionadas por altura dos Santos Populares. Presentemente, evidenciam-se esforços para manter estes pratos bem tradicionais, recorrendo a uma maior divulgação dos mesmos, seja em programas televisivos, seja no recém criado Festival Gastronómico, que já vai na segunda edição e que promete continuar.

12 Património Encontramos em Porto Santo monumentos que fazem parte da história e cultura do povo, tais como: - A Igreja Matriz (Nossa Senhora da Piedade), construída entre 1420 e 1446, que sofreu várias reconstruções. Da construção primitiva resta apenas a Capela da Morgada, presentemente restaurada. - A Capela de Nossa Senhora da Graça, construída no século XVI e, por devoção do povo, reconstruída em Presentemente é ali que se celebra a Festa em Honra da Santa com o mesmo nome. - A Capela do Espírito Santo, situada no sítio do Campo de Baixo. - A Capela de S. Pedro. - A Capela de Santa Catarina, localizada no interior do cemitério da ilha. - A Capela da Misericórdia, a necessitar urgentemente de obras de recuperação e restauro. - O Forte de S. José. - A Casa Colombo (onde se crê que tenha vivido o navegador Cristóvão Colombo), hoje transformada em Museu. - Antigo edifício da Câmara Municipal, construído no século XVI e que hoje em dia, após obras de restauro e de beneficiação, abriga no piso inferior um espaço dedicado às novas tecnologias e no andar superior mantém o Salão Nobre, onde podemos visitar algumas exposições, sendo também aqui que se festeja solenemente o Dia do Concelho. - Padrão dos Descobrimentos, monumento moderno que foi projectado pelo arquitecto Chorão Ramalho, inaugurado em Agosto de Estátua em homenagem aos Barqueiros do Porto Santo.

13 Actividades Económicas Actualmente, a superfície cultivada na ilha é quase nula. Restam as vinhas e algumas plantações particulares. Este progressivo abandono da actividade agrícola fica a dever-se, em grande parte, à escassez de água, às condições climatéricas pouco favoráveis e ao tipo de solo (arenoso). A indústria é uma actividade com muito pouca expressão e resume-se à extracção de minerais não metálicos argila, calcário e areia. No que diz respeito à construção civil e Obras Públicas, estamos perante um sector que contribui muito para o emprego e crescimento de Porto Santo. Uma outra actividade geradora de um elevado número de postos de trabalho é a restauração. Um outro factor de desenvolvimento desta pequena ilha é o turismo, dando uma contribuição muito significativa para a economia. A batalha, que ao longo dos anos está a ser travada, contra a sazonalidade, começa a ser ganha. A promoção deste destino em feiras da especialidade, bem como as grandes obras (Campo de Golfe, Campos de Ténis, Estádio de desportos de Praia e Centro de Congressos, apenas para mencionar algumas) têm dado uma preciosa ajuda neste aspecto. Quanto a recursos físicos nesta área, a ilha está dotada de quatro unidades hoteleiras (uma delas em ampliação), três pensões, dois empreendimentos de turismo rural e Inatel. Os alojamentos particulares são, também, uma realidade. Em construção encontram-se duas unidades hoteleiras de grande envergadura.

14 3.2. A Nossa Escola Aspectos Físicos A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Camacha fica situada no Sítio do Farrobo, na Freguesia e Concelho de Porto Santo. Encontra-se numa zona com características rurais, que recebe, na sua maioria, crianças dos sítios envolventes (Camacha, Farrobo e Dragoal). Dista cerca de 2 km do centro da ilha. Estamos perante uma escola pública, com edifício próprio e instalação de raiz. É um edifício antigo do tipo plano centenário, constituído por dois pisos com duas escadas interiores, que dão acesso ao segundo piso. Podemos considerá-lo de dimensões pequenas e com condições razoáveis. No primeiro andar deste edifício existem duas salas de aula: uma destinada às actividades curriculares e outra às actividades de enriquecimento do currículo. Neste piso encontram-se, ainda, dois pequenos gabinetes, sendo um destinado a aulas de Apoio Pedagógico Acrescido e Especializado e outro destinado a centro de recursos, onde se encontra uma máquina fotocopiadora e armários com material pedagógico, livros e material de apoio à informática. No ré-do-chão existem dois halls de entrada e três salas de aula. Uma delas destinase à Unidade de Educação Pré-Escolar, outra às actividades curriculares e outra (de pequenas dimensões) às actividades de enriquecimento do currículo. Encontram-se, também, neste piso duas pequenas arrecadações, sendo que uma alberga todo o material de apoio às aulas de Expressão e Educação Físico-Motora e outra guarda diverso material pertencente à Unidade de Educação Pré-Escolar. Existe, ainda, um gabinete destinado à Direcção da escola, junto a um pátio coberto de ligação ao refeitório.

15 As instalações sanitárias encontram-se na parte traseira do edifício, sendo uma para os professores (equipado com duche e armário de primeiros socorros), duas para os alunos do 1º ciclo e outra com ligação directa à sala da Unidade de Educação Pré-Escolar, adaptado para esta faixa etária. O refeitório funciona num anexo existente nas traseiras do edifício. É um espaço relativamente pequeno, não sendo possível que todos os alunos tomem as refeições em simultâneo. Conta, ainda, com uma pequena cozinha equipada com os utensílios essenciais para dar apoio aos lanches e almoços. Há a salientar que este espaço sofreu há cerca de dois anos e meio um incêndio, tendo sido alvo de remodelação. Um dos anseios da escola prende-se com a ampliação deste mesmo espaço, de modo a tornar possíveis as refeições de todos os alunos em simultâneo e a podermos ter um espaço para convívios com toda a comunidade educativa, nomeadamente em épocas festivas. Ainda neste anexo encontramos arrecadações para guardar o material de limpeza, uma casa de banho para o pessoal não docente e a sala dos professores, também ela remodelada após o dito incêndio, já que foi neste espaço que o mesmo teve o seu início. Nesta sala encontramos armários e prateleiras com diverso material de apoio, bem como uma máquina de café para momentos de convívio entre os professores, um placard para informações e uma mesa e cadeiras. No que diz respeito ao espaço exterior, encontra-se organizado da seguinte maneira: - Zona desportiva, que inclui um campo de jogos com duas balizas, duas tabelas de basquetebol e uma caixa de areia para saltos; - Um pequeno parque infantil equipado com um escorrega, quatro baloiços, três balancés e um carrocel, dispostos sobre um pavimento sintético; - Zona ajardinada, com árvores, arbustos, relva e bancos e mesas em cimento. Saliente-se que, anualmente, ou sempre que seja necessário, a Câmara Municipal da ilha encarrega-se de obras de manutenção, permitindo que a escola tenha um aspecto agradável e cuidado.

16 Contamos, também, com o apoio de dois jardineiros, que se encarregam periodicamente do embelezamento do espaço exterior ajardinado.

Introdução da região:

Introdução da região: Porto Santo Introdução No âmbito das disciplinas de TIAT e TCAT, abordaremos o tema Porto Santo referente ao Desenvolvimento Turístico Com este trabalho pretendemos aprofundar e adquirir conhecimentos

Leia mais

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO Ano lectivo 2009/2010 Índice 1. Projecto Educativo o que é? 2. Caracterização da Instituição 2.1 Sala de creche 2.2 Salas de Jardim de Infância

Leia mais

CATL-Oficina da Criança

CATL-Oficina da Criança Santa Casa da Misericórdia Mértola Centro Infantil Toda A CRIANÇA É UM ARTISTA AO SEU MODO. Precisamos oferecer um monte de possibilidades muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens

Leia mais

Centro de Investigação Gastronómica O Lagar

Centro de Investigação Gastronómica O Lagar Centro de Investigação Gastronómica O Lagar Situado à beira do Rio Mondego, este restaurante é o perfeito retiro para apreciar os verdadeiros sabores da beira numa ambiência natural e verdejante, na corrente

Leia mais

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE

O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE O IMPACTO DA DESCENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL A EXPERIÊNCIA DE CABO VERDE 1. CARACTERIZAÇÃO DE CABO VERDE 1.1 Aspectos físicos f e demográficos Situado no Oceano Atlântico, a cerca

Leia mais

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Introdução Este trabalho foi-nos proposto na aula de Área de Projecto pela Professora. Pretendemos

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Clube de adrez Professor Responsável Carlos Magalhães Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução 3 2. Objetivos

Leia mais

I PRESSUPOSTOS DE ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE REQUALIFICAÇÃO DA REDE ESCOLAR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

I PRESSUPOSTOS DE ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE REQUALIFICAÇÃO DA REDE ESCOLAR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR I PRESSUPOSTOS DE ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE REQUALIFICAÇÃO DA REDE ESCOLAR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Apesar do esforço que tem vindo

Leia mais

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro Contactos: 933 407 806 251 465 513 E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Apresentação da Empresa O Fumeiro Delícias do Planalto situa-se em Castro Laboreiro,

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores. Projeto Educativo. Educar para a Cidadania

Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores. Projeto Educativo. Educar para a Cidadania Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores Projeto Educativo Educar para a Cidadania Preâmbulo O Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E IDENTIDADE ACADÉMICA E PROFISSIONAL

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E IDENTIDADE ACADÉMICA E PROFISSIONAL COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E IDENTIDADE ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1.1. A definição do nosso objecto de estudo e de intervenção profissional continua a prestar-se a confusões terminológicas, a especulações

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Projeto Educativo da Escola Profissional de Leiria

Projeto Educativo da Escola Profissional de Leiria Projeto Educativo da Escola Profissional de Leiria A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo Nelson Mandela 1- INTRODUÇÃO A Lei de Bases do sistema Educativo Português

Leia mais

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico

Leia mais

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna.

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna. ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna.com 1 ADREPAL Espaço Fortuna artes e ofícios Tel. 212 871 068 Fax. 212

Leia mais

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico..

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico.. 2008/2010 2012/2014 ÍNDICE Introdução 1-O que é..4 2-Contexto normativo..4 3-Articulação com outros instrumentos..4 4-Conteúdos do projeto educativo....5 5-Diagnóstico estratégico..4 6 -Resultados vão

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 8. Ribeira Brava MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) A vila de Ribeira Brava, situada no

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Introdução Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Portugal, como outros países da União Europeia, assistiu nos últimos anos a um crescimento acentuado do número de imigrantes. De um país de emigração tornou-se,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades REGULAMENTO DOS QUADROS DE MÉRITO, DE EXCELÊNCIA E DE VALOR Artigo 1º QUADRO DE MÉRITO 1. O Quadro de Mérito destina-se a reconhecer os alunos ou grupos de alunos que revelem grandes capacidades ou atitudes

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL A Amnistia Internacional Portugal defende a manutenção Formação Cívica nos 2.º

Leia mais

MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES

MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES MANUTENÇÃO DE JARDINS MUNICIPAIS E ESPAÇOS VERDES ESCOLARES RELATÓRIO ANUAL 2011 ÍNDICE Introdução ------------------------------------------------------------------------------------- Pág. 2 1 - Competências

Leia mais

Plano de Intervenção. EB1/PE Faial, Stª Mª Maior. Educação Especial

Plano de Intervenção. EB1/PE Faial, Stª Mª Maior. Educação Especial Plano de Intervenção EB1/PE Faial, Stª Mª Maior Educação Especial Ano Lectivo 2009 / 2010 Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas

Leia mais

Infraestruturas para instalação de empresas

Infraestruturas para instalação de empresas Infraestruturas para instalação de empresas A proximidade a Lisboa, a infraestruturas portuárias e aeroportuárias, e a existência de um conjunto de acessibilidades marcadas por eixos rodoviários (A1, A6,

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 30 de Novembro de 2000 (13.10) (OR. fr) 14110/00 LIMITE SOC 470 ENVIO DE TEXTO de: Conselho (Emprego e Política Social) para: Conselho Europeu de Nice Nº doc. ant.:

Leia mais

Externato Académico. Projeto Educativo

Externato Académico. Projeto Educativo Externato Académico Projeto Educativo 2015-2018 Índice 1. Introdução... 3 2. Caracterização... 4 2.1. Recursos materiais e educativos... 5 3. Princípios orientadores... 7 3.1.Missão, Visão, Objetivos e

Leia mais

Externato Paroquial de Colares

Externato Paroquial de Colares Fazer uma escultura é muito simples, é só arranjar um bloco de pedra e depois tirar o que estiver a mais. ( ) Educar uma criança é um processo muito simples, é só arranjar uma criança e depois deixa-la

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES Agrupamento de Escolas Elias Garcia 2013/2016 1 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2013/2016 O Plano Plurianual de Atividades (PPA) constitui um dos documentos de autonomia,

Leia mais

Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres)

Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres) Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres) Regulamento A. T. L. Capítulo I Âmbito de Aplicação e Objectivos Art.º 1º 1- O presente regulamento visa definir

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO.

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. O projeto Há Festa no Campo, é uma iniciativa de intervenção comunitária, financiada a três anos (2014 a 2016) pelo Programa PARTIS Práticas Artísticas

Leia mais

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:

Leia mais

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 Tal como em anos anteriores, vai desenrolar-se também este ano em Portimão o que já é considerado o maior evento desportivo dedicado ao Basquetebol

Leia mais

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo As associações são a expressão do dinamismo e interesse das populações que entusiasticamente se dedicam e disponibilizam em prol da causa pública. As associações

Leia mais

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório e devem ser preenchidos seguindo as seguintes orientações:

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório e devem ser preenchidos seguindo as seguintes orientações: Introdução Este manual destina-se a orientar o preenchimento do Formulário de Eventos do Turismo, cujo conteúdo integrará o Calendário Nacional de Eventos Turísticos. Ressalta-se que o Calendário será

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR Município de Rio Maior CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR Regimento Preâmbulo A Lei nº 159/99, de 14 de Setembro, estabelece na alínea b) do nº2, do seu artigo 19, a competência dos órgãos municipais

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA 1. INTRODUÇÃO E DESCRIÇÃO GERAL

MEMÓRIA DESCRITIVA 1. INTRODUÇÃO E DESCRIÇÃO GERAL MEMÓRIA DESCRITIVA 1. INTRODUÇÃO E DESCRIÇÃO GERAL Trata esta memória descritiva da identificação do objeto a concessionar no Concurso para Concessão de Exploração de um Espaço destinado a Restauração

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7 5. Propostas

Leia mais

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural

Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Regulamento de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Cultural Preâmbulo A Câmara Municipal de Nordeste tem vindo a apoiar ao longo dos anos de forma directa e organizada toda a actividade cultural no concelho

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra O que é relevo? O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta,

Leia mais

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180 1 A Escola a Tempo Inteiro em Matosinhos: dos desafios estruturais à aposta na formação dos professores das AEC Actividades de Enriquecimento Curricular Correia Pinto (*) antonio.correia.pinto@cm-matosinhos.pt

Leia mais

ÍNDICE PATRONATO DE SANTO ANTÓNIO INTRODUÇÃO... 2 I - OPÇÕES E PRIORIDADES... 3

ÍNDICE PATRONATO DE SANTO ANTÓNIO INTRODUÇÃO... 2 I - OPÇÕES E PRIORIDADES... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 I - OPÇÕES E PRIORIDADES... 3 1.1. PRIORIDADES A NÍVEL DA ACTUAÇÃO EDUCATIVA... 4 1.2. PRIORIDADES A NÍVEL DO AMBIENTE EDUCATIVO... 4 II APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS... 5 2.1. SENSIBILIZAÇÃO

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

Mensagem do. 1º de Dezembro de 2003. Por S.A.R. O Duque de Bragança

Mensagem do. 1º de Dezembro de 2003. Por S.A.R. O Duque de Bragança Mensagem do 1º de Dezembro de 2003 Por S.A.R. O Duque de Bragança 1 Neste mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, finalmente elevado a Panteão Nacional, é para mim uma responsabilidade e uma honra falar junto

Leia mais

Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!

Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!! Guia do Professor 2014/2015 Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!! A 10 minutos do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, situa-se o Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira Regimento ÂMBITO A lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, nº 2, alínea b) a competência dos órgãos municipais para criar os Conselhos Locais de Educação. A Lei 169/99, de 18 de Setembro,

Leia mais

1. Resolver um problema

1. Resolver um problema 1. Resolver um problema resolução de problemas no futebol inclui o conjunto de etapas essenciais à realização de uma A ação. Resolver um determinado problema é ter a capacidade de: Identificar o problema:

Leia mais

FREIXO MARCO DE CANAVESES

FREIXO MARCO DE CANAVESES PROJETO EDUCATIVO FREIXO MARCO DE CANAVESES TRIÉNIO 2012-2015 Conteúdo 1. Caracterização da Escola Profissional de Arqueologia... 2 1.1. Origem e meio envolvente... 2 1.2. População escolar... 2 1.3. Oferta

Leia mais

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz O Centro de Pesquisa para a Paz Tamera está a desenvolver um modelo de grande escala para renaturalização da paisagem e produção de alimentos em cooperação

Leia mais

Município de ~danha-a-nova CÂMARA MUNICIPAL

Município de ~danha-a-nova CÂMARA MUNICIPAL ~H~ANOVA Município de ~danha-a-nova EDITAL Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias Eng. Armindo Moreira Palma Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova: Torna Público,

Leia mais

Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA)

Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA) Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA) O Pilado Nome dado ao caranguejo Polybius henslowi que serviu de adubo para os campos de agricultura. HISTORIAL Data da Fundação:

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Cria o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Exposição de motivos A Escola defronta-se hoje com uma multiplicidade de tarefas a que a sociedade e principalmente

Leia mais

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações 5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: Designação: Localização: Função: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM Largo Cândido dos Reis Empresa que presta serviços de comunicações Acesso exterior ao edifício Estacionamento Não

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João [Ribeira Brava] Projeto Educativo de Escola 2012-2015

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João [Ribeira Brava] Projeto Educativo de Escola 2012-2015 Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João [Ribeira Brava] Projeto Educativo de Escola 2012-2015 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Lombo de São João - Ribeira Brava 1 Índice Introdução...

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar Agrupamento de Escolas de Arronches Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar João Garrinhas Agrupamento de Escolas de Arronches I. PRINCIPIOS, VALORES E MISSÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.154-A, DE 2009 (Do Sr. Washington Luiz)

PROJETO DE LEI N.º 6.154-A, DE 2009 (Do Sr. Washington Luiz) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.154-A, DE 2009 (Do Sr. Washington Luiz) Dispõe sobre a criação da Semana Nacional dos Quilombolas e dá outras providências, tendo parecer da Comissão de Direitos

Leia mais

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento Normas Orientadoras BAIRRO Co-financiamento Índice Capítulo I - Âmbito...1 Artigo 1.º - Objecto...1 Artigo 2.º - Definições...1 Artigo 3º - Apelos Bairro 21...1 Artigo 4.º - Objectivos dos Apelos Bairro

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

Introdução Freguesia de Odivelas Junta Freguesia de Odivelas Comissão Social de Freguesia de Odivelas

Introdução Freguesia de Odivelas Junta Freguesia de Odivelas Comissão Social de Freguesia de Odivelas Introdução A Freguesia de Odivelas é uma realidade complexa que a todos diz respeito, uma realidade que deve ser alvo de uma intervenção de todos que nela participam para que seja executado um trabalho

Leia mais

1- CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL DO AGRUPAMENTO

1- CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL DO AGRUPAMENTO 1- CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO GERAL DO AGRUPAMENTO 1.1- Enquadramento territorial e contexto físico O Concelho da Moita onde se localiza o Agrupamento de escolas Fragata do Tejo está situado na região de

Leia mais

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011.

Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. Exposição patente na Casa da Cultura de Santannna, ao Sitio do Barreiro, até ao dia 14 de Janeiro de 2011. ALICE SOUSA DALILA CUNHA GRAÇA ALMADA MARCO SOUSA A exposição colectiva COMPOSIÇÕES é a concretização

Leia mais

Destacam-se os seguintes documentos constantes nos autos:

Destacam-se os seguintes documentos constantes nos autos: Homologado em 18/2/2014, DODF nº 39, de 20/2/2014, p. 5. Portaria nº 31, de 20/2/2014, DODF nº 40, de 21/2/2014, p. 11. PARECER Nº 5/2014-CEDF Processo nº 410.001108/2011 Interessado: Escola PARQUE DO

Leia mais

Projecto Praia Sem Barreiras

Projecto Praia Sem Barreiras Projecto Praia Sem Barreiras 1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO A acessibilidade tem de ser considerada como uma característica do nosso meio ambiente, e ser para todos os cidadãos, permitindo o exercício efectivo

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

ORIGENS DA ATIVIDADE FÍSICA

ORIGENS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIGENS DA ATIVIDADE FÍSICA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇOS TECNOLÓGICOS SEDENTARISMO POLUIÇÃO URBANISMO E A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE!! A atividade física e a saúde são dois conceitos que têm uma forte relação.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica Integrada de Eixo. Ano letivo 2012/2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica Integrada de Eixo. Ano letivo 2012/2013 RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES RELATIVO A 2012/2013 1 - Enquadramento O presente relatório tem enquadramento legal no artigo 13.º alínea f, do Decreto -Lei nº 75/2008, de 22

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos.

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. INTRODUÇÃO A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. Foi fundada a 17 de Novembro de 1951 e conta actualmente com os membros

Leia mais

região madeira acaporama adrama madeira leste e porto santo madeira norte e oeste projetos leader 122

região madeira acaporama adrama madeira leste e porto santo madeira norte e oeste projetos leader 122 TERRITÓRIO região madeira madeira leste e porto santo acaporama 124 madeira norte e oeste adrama 126 projetos leader 122 minha terra 123 acaporama território madeira leste e porto santo www.acaporama.org

Leia mais

Construir o futuro de novas gerações em Alenquer

Construir o futuro de novas gerações em Alenquer Construir o futuro de novas gerações em Alenquer Projeto para a construção de Jardim de Infância, sala multiusos e passagem coberta para refeitório. Vamos apresentar-vos A comissão de pais. Os motivos

Leia mais

CASA DO POVO DE ÓBIDOS PROJECTO EDUCATIVO

CASA DO POVO DE ÓBIDOS PROJECTO EDUCATIVO CASA DO POVO DE ÓBIDOS PROJECTO EDUCATIVO Índice 1. CARACTERIZAÇÃO DO MEIO... 1 1.1. Breves Notas Histórias sobre Óbidos... 1 1.2 Situação geográfica de Óbidos... 1 2 - BREVE HISTORIAL DA INSTITUIÇÃO...

Leia mais

PROGRAMA MODELAR MANUAL DE APOIO AO PROCESSO DE CANDIDATURA

PROGRAMA MODELAR MANUAL DE APOIO AO PROCESSO DE CANDIDATURA PROGRAMA MODELAR MANUAL DE APOIO AO PROCESSO DE CANDIDATURA 1 MANUAL DE APOIO AO PROCESSO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA MODELAR O Programa MODELAR tem como objectivo a atribuição de apoio financeiro pelas

Leia mais

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO COOPERATIVA DE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BAIXO TÂMEGA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO AS PAISAGENS MILENARES COMO FACTOR IDENTITÁRIO DO TERRITÓRIO "DOURO-VERDE" "PROMOVER O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS Artigo 1º - Definição A Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Quinta

Leia mais

HOTELARIA RELATÓRIO DE CONJUNTURA

HOTELARIA RELATÓRIO DE CONJUNTURA HOTELARIA RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Julho de 2006 A actividade da hotelaria insere-se na CAE 55 Alojamento e Restauração, que, por sua vez, integra o sector do turismo, um dos sectores

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO AVISO DE CANDIDATURA FEVEREIRO 2012

SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO AVISO DE CANDIDATURA FEVEREIRO 2012 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO AVISO DE CANDIDATURA FEVEREIRO 2012 INOVAÇÃO PRODUTIVA SECTOR TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE PÁGINA OBJECTO

Leia mais

CNIS / CES / EDUCAÇÃO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

CNIS / CES / EDUCAÇÃO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO 1 1. FUNDAMENTOS DE UMA PROPOSTA O Sector Solidário, neste caso a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), assume que o sistema educativo 1 é um dos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL. Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL. Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL * * * Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE GRELHA DE OBJECTIVOS INDIVIDUAIS DO PESSOAL DOCENTE (Decreto Regulamentar Nº 2/2008, de 10 de Janeiro) Identificação

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos

Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos Algarve qualifica oferta turística Novos hotéis de 5 estrelas quadruplicaram em três anos Nos últimos três anos, o número de hotéis de cinco estrelas no Algarve cresceu quatro vezes mais do que no triénio

Leia mais

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015 Escola EB1 João de Deus CÓD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende CÓD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 Plano de Melhoria Biénio 2013/2015 Agrupamento de Escolas de Clara

Leia mais

Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano Escola M. Padre Jaime A. de Souza Educação: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO com COMPROMISSO E investimento Email:

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

Agenda 21 Local do Concelho de Redondo. Síntese do Diagnostico do Concelho

Agenda 21 Local do Concelho de Redondo. Síntese do Diagnostico do Concelho Agenda 21 Local do Concelho de Redondo Síntese do Diagnostico do Concelho Redondo 2004 INTRODUÇÃO O presente documento constituí uma Síntese do Diagnóstico do concelho, elaborado no âmbito da Agenda 21Local

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Artigo 2º. Natureza. Artigo 3º. Competência Territorial

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Artigo 2º. Natureza. Artigo 3º. Competência Territorial REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º 1. A Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, n.º 147/99 de 1 de Setembro, regula a criação, competência e funcionamento das Comissões

Leia mais

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Actualmente em Macau, designa-se geralmente por compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Leia mais