8ª Reunião do Grupo de Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8ª Reunião do Grupo de Trabalho"

Transcrição

1 8ª Reunião do Grupo de Trabalho Data: 25 de Outubro de 2011 Hora de início: 14h15 Hora de término: 17h00 Local: Sala 8 do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Presenças: Conforme lista em anexo Ordem de Trabalhos: Aprovação da ata anterior; Informações; Preparação do 4º e 5º encontro com empresários (Sectores: Agricultura e Pesca); Aprovação da ata da reunião anterior A ata elaborada a partir da realização da reunião de 13 de Outubro de 2011 foi aprovada por unanimidade, com a alteração dos termos Projeto Poliempreende para Concurso Poliempreende e ainda, em vez da leitura Projeto CENFIM, deverá ler-se Projecto Sem Fim. Informações A Sr.ª Vereadora Clara Abrantes começou por comentar a necessidade de alteração das questões comportamentais, frequentemente evidenciadas pelas pessoas em situação de desfavorecimento social, no sentido de romper com atitudes de dependência social e promover a autonomização dessas mesmas pessoas. No que diz respeito à promoção do empreendedorismo, referiu que cada entidade está a desenvolver os seus projetos de acordo com aquilo que entende serem as suas prioridades. Como forma de se contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, é da opinião de que estas questões poderão também ser integradas nos conteúdos escolares. A Sr.ª Vereadora Clara Abrantes informou ainda que, relativamente à área formativa, no âmbito do Eixo 2 Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida, as

2 candidaturas irão estar abertas até ao dia 10 de Novembro do presente ano. Na sua opinião, segundo referiu, estas candidaturas poderão prever a integração de ações na área de promoção do empreendedorismo. Neste âmbito, a representante do Conselho Municipal de Educação, Dr.ª Helena Correia, referiu que a integração da dimensão do empreendedorismo nos conteúdos pedagógicos depende da sensibilidade e disponibilidade de cada agrupamento, pois cada um tem os seus projetos. Neste sentido, pensa ser possível mas é da opinião que os três agrupamentos se deveriam reunir e ajustar a prática consoante os recursos existentes. Para esse efeito propôs realizar uma reunião com os restantes agrupamentos, na qual também irá dar conhecimento do Projeto Rede Oeste Empreendedor, proposta essa que foi aceite pelo Grupo de Trabalho. A representante da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Dr.ª Teresa Mouga referiu o facto de existirem algumas áreas através das quais poderão dar contributos, nomeadamente a da Sociologia e da Antropologia. O representante da Escola Secundária de Peniche, Professor Miguel Santos informou os presentes de que a Escola também tem professores nestas áreas e que, nesse sentido, também gostariam de colaborar. Relativamente à oferta formativa prevista para o Concelho, a Sr.ª Vereadora Clara Abrantes solicitou a todos os presentes a divulgação das suas propostas para Sobre este assunto a representante da ADEPE, Dr.ª Ana Cláudia Silva avançou com a informação de que já têm a certeza de que serão realizadas candidaturas neste âmbito, mas ainda se encontram a equacionar as áreas, pois na perspectiva da ANQ é de apostar, por exemplo, no Apoio a Crianças e Jovens, Hotelaria e Restauração e ainda Protecção de Pessoas e Bens. Numa perspectiva pessoal, a Dr.ª Ana Cláudia Silva, entende que as áreas anteriormente referidas pela ANQ não serão realmente prioritárias pois haverá uma grande dificuldade em conseguir saídas profissionais para os formandos. Ainda neste ponto, a Dr.ª Ana Cláudia Silva informou os presentes de que já foi marcada uma reunião com Bombeiros Voluntários de Peniche no sentido de fazer um levantamento de necessidades. Neste sentido disse que a ADEPE está a prever apresentar candidaturas a formação modular certificada, nível B3 e principalmente nível secundário. Para finalizar, deu conta de que a ADEPE está atualmente a preparar a homologação da formação que não é apresentada no Catálogo, pois pretendem avançar com um misto entre o Animador Cultural e Social, através de cursos desenvolvidos em pós-laboral entre 200 e 300 Horas. A representante da Cercipeniche, Dr.ª Ana Bernardino, fez saber que a sua instituição se encontra a recolher as propostas de candidaturas a EFA por parte de outras entidades, a fim de definir o tipo de candidatura a promover.

3 O Representante da Escola Secundária de Peniche, Professor Miguel Santos, informou os presentes de que a Escola não vai apostar nos cursos de Educação e Formação de Adultos pois é uma medida que obriga a dispender de muitos recursos e onde é necessário um investimento enorme. Desta forma e devido à experiência negativa do passado informou que estão a recuar neste âmbito. O Professor Miguel Santos manifestou também a necessidade de articular as ofertas formativas, pois há todo o interesse em responder aos encaminhamentos do CNO e onde a ausência de articulação não é positiva, exemplificando que não é aceitável uma turma começar com 25 alunos e terminar com 3. Acrescentou ainda que os percursos dão muito trabalho e os candidatos não querem dispor desse tempo ao nível pessoal. Disse que apenas os percursos tipo C (300 Horas) têm tido saída. Segundo ele, as formações modulares em Word e Excel têm tido muito sucesso e são as mais procuradas. O representante da Escola Secundária de Peniche comunicou ainda que o CNO tem sentido dificuldade na constituição dos grupos porque as pessoas não se responsabilizam e também recusam e abandonam o encaminhamento. Neste sentido, concluiu dizendo que irão avançar as formações NS (Nível Secundário), B3 (9.º ano) e Tipo C Secundário (Formação Modular), reforçando a importância de articular as ofertas consoante as estruturas. A Sr.ª Vereadora Clara Abrantes afirmou que a questão da articulação da oferta formativa é um dos grandes objectivos do Grupo de Trabalho e que nesse sentido, é necessário que se verifique o plano de acção para 2011 consoante o que foi realizado em Reforçou a importância das ofertas formativas estarem ajustadas às necessidades identificadas para o Concelho, como forma de evitar situações de multiplicação e sobreposição das mesmas que podem colocar em risco a sustentabilidade das entidades locais. Assim, sugere que a ACISCP possa ter um papel importante na regulação das ofertas formativas. Relativamente ao plano de Ação para 2012, a Sr.ª Vereadora Clara Abrantes defendeu que, à semelhança do que foi feito em 2010 e 2011, fossem os CNO s a proceder ao levantamento das ofertas formativas porque são as estruturas que recebem as necessidades formativas e fazem o encaminhamento dos respetivos dados. O representante da Escola Secundária, o Sr. Professor Miguel Santos, transmitiu que têm procurado avaliar as necessidades a partir do seu CNO e que aquilo a que se propõem só dá resposta às necessidades específicas da Escola Secundária. A responsável da ADEPE, Dr.ª Ana Cláudia Silva, informou que vai abrir uma empresa de formação e transmitiu a sua preocupação relativamente às estruturas do concelho que estão a receber s a propor parcerias entre as entidades e os espaços de formação, pois, à semelhança do que já se verificou no passado, as Juntas de Freguesia vão abrir as portas às entidades privadas.

4 No seguimento, a Sr.ª Vereadora Clara Abrantes voltou a defender a articulação da oferta formativa e dessa forma, as entidades devem informar os CNO s das propostas e candidaturas recebidas bem como contactar a ACISCP e perceber se há possibilidade de levantamento das outras ofertas. Para finalizar, a Sr.ª Vereadora Clara Abrantes comunicou ao grupo que como entidade responsável, a Segurança Social poderá fornecer informação sobre a relação desemprego e formação. Nesse sentido, propôs que fosse feito o convite à Segurança Social como parceiro deste Grupo de Trabalho, proposta essa aceite pelos presentes. A representante do CNO da Escola Secundária, Dr.ª Ema Figueiredo, informou que relativamente à formação modular é possível promover as competências sociais/parentais, mas que para isso é preciso reunir com as equipas da CPCJ, RSI e ADEPE. Manifestou disponibilidade para avançar neste âmbito e que até ao final da semana terá em seu poder as ofertas. No seguimento a Sr.ª Vereadora Clara Abrantes reforçou o facto de ser necessário definir prazos para fazer o diagnóstico das ofertas formativas, podendo a Câmara Municipal de Peniche facilitar a articulação entre CNO s. Preparação do 4º e 5º encontro com empresários (Sectores: Agricultura e Pesca) No que diz respeito à preparação dos encontros para os sectores da Agricultura e da Pesca, a representante da ESTM, Dr.ª Teresa Mouga comunicou ao grupo que se deve arrumar a questão de ofertas formativas e depois então preparar os encontros. A Sr.ª Vereadora Clara Abrantes informou todos os presentes da necessidade de análise do plano de acção relativamente aos objectivos que se mantêm ou não para este ano. A representante do CENFIM, Dr.ª Carla Pedro aproveitou para dar a conhecer as linhas gerais do Projecto Empreender Sem Fim, que passa por diversas fases, como: 1 Os formadores responsáveis recebem formação; 2 Aulas de empreendedorismo; 3 Empreender por um dia, criação de um negócio e respectiva avaliação; 4 Concurso de ideias. Neste sentido, a Dr.ª Carla Pedro, acrescentou ainda que se Pretende apoiar estruturalmente o empreendedorismo bem como integrar estes conteúdos nas aulas.

5 Para dar continuidade à ordem de trabalhos da reunião, foi agendada uma nova reunião para o dia 5 de Dezembro. A Técnica Superior Ana Braz

6

7

12ª Reunião do Grupo de Trabalho

12ª Reunião do Grupo de Trabalho 12ª Reunião do Grupo de Trabalho Data: 20 de Setembro de 2012 Hora de início: 14h00 Hora de término: 16h00 Local: Edifício da Parreirinha, Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Peniche Presenças:

Leia mais

ACTA Nº 05/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS)

ACTA Nº 05/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) ACTA Nº 05/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) Data: 17-12-09 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de inicio: 21h30mn Hora do fecho: 23h00mn

Leia mais

ATA Nº 02/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 02/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 02/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 23-09-2015 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15m Hora do fecho: 00h00m

Leia mais

ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 04/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 24-11-2015 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15m Hora do fecho: 00h00m

Leia mais

ATA Nº 01/16 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 01/16 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 01/16 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 28-07-2016 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 17h00 Hora do fecho: 19h45 Presenças:

Leia mais

\ CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ATA nº 1/2017

\ CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ATA nº 1/2017 \ CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ATA nº 1/2017 Data: 16/01/2017 Local: Câmara Municipal de Peniche Hora de começo: 10h00 Hora de encerramento: 11h45 Presenças: Conforme

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Grupo de Trabalho Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade. ATA nº 1

CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Grupo de Trabalho Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade. ATA nº 1 CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL (CLAS) Grupo de Trabalho Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade ATA nº 1 Data: 24 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) Local: Câmara Municipal de Peniche Hora

Leia mais

Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade

Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade Actividade Formativa - Intervenção Comunitária Data 17 de Junho de 2009 Local Auditório do Edifício Cultural Município de Peniche Participação:

Leia mais

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010

Conselho Local de Acção Social. Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 20 de Julho de 2010 Acta da reunião do realizada a 20 de Julho de 2010 Ao dia vinte do mês de Julho de dois mil e dez, pelas 20h45, reuniram-se, no auditório da Casa da Botica, os representantes das entidades do CLAS, tendo

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS)

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 09 de Outubro de 2006. Aos nove de Outubro de dois mil e seis, pelas dezasseis horas e trinta minutos,

Leia mais

Plano de Acção

Plano de Acção - 2 - Nota Prévia A Rede Social afirmou-se ao longo da sua criação como uma medida inovadora e com capacidade de produzir alterações positivas na intervenção social. Esta medida assumiu-se, desde início,

Leia mais

ATA Nº 02/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 02/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 02/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 16-02-2017 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15 Hora do fecho: 00h00 Presenças:

Leia mais

ACTA Nº 03/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS)

ACTA Nº 03/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) ACTA Nº 03/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) Data: 16-07-2009 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de inicio: 21h25 Hora do fecho: 23h20

Leia mais

ATA Nº 03/12 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 03/12 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 03/12 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 27-06-2012 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 18h15 Hora do fecho: 19h30 Presenças:

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO ATIVIDADES 2010/2011

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO ATIVIDADES 2010/2011 GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO ATIVIDADES 2010/2011 1 Grupo de Trabalho Formação, Emprego e Empreendedorismo l Composição do Grupo de Trabalho Entidades envolvidas: 12 Entidade

Leia mais

ATA Nº 03/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 03/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 03/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 12-04-2017 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h20 Hora do fecho: 23h30 Presenças:

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ACTA

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ACTA CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL (CLAS) Reunião do Núcleo Executivo ACTA Data: 09/07/2009 Local: CMP Hora de começo: 10h05 Hora de encerramento: 12h40 Presenças: Conforme registo de presenças em anexo Ordem

Leia mais

ACTA Nº 02/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS)

ACTA Nº 02/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) ACTA Nº 02/09 Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) Data: 17-04-2009 Local: Salão das Juntas de Freguesia da Cidade Hora de inicio: 21h20 Hora do fecho: 23h45 Orientador da reunião:

Leia mais

15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER

15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER 15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER Missão Valores Desenvolver ações que promovam o aumento das competências pessoais, escolares, profissionais e sociais dos Recursos Humanos, de forma a contribuir para

Leia mais

ATA DE REUNIÃO N.º: 1. Imp-05-07_A04 Tipo de Documento: Público Pág. 1 / 5

ATA DE REUNIÃO N.º: 1. Imp-05-07_A04 Tipo de Documento: Público Pág. 1 / 5 ---------Aos dez dias de setembro de dois mil e catorze, realizou-se uma reunião do Conselho Municipal de Educação no salão nobre do edifício da Câmara Municipal de Águeda, às dezoito horas, presidida

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santo António Lectivo 2009/2010 DOMÌNIO D 2009/2010 2010/2011 2011/2012 2012/2013 D1. Articulação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO PLANO DE ACÇÃO Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santo António Lectivo 2009/2010 DOMÌNIO D 2009/2010 2010/2011 2011/2012 2012/2013 D1. Articulação

Leia mais

REGRAS DE GOVERNAÇÃO COLABORATIVA

REGRAS DE GOVERNAÇÃO COLABORATIVA REGRAS DE GOVERNAÇÃO COLABORATIVA 1. Objeto As seguintes Regras de Governação Colaborativa do FatorC Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) em Alcabideche e São Domingos de Rana definem as condições

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

Desenvolvimento Local de Base Comunitária Cascais DesEnvolve Alcabideche e S. Domingos de Rana. 3ª Reunião do GAL

Desenvolvimento Local de Base Comunitária Cascais DesEnvolve Alcabideche e S. Domingos de Rana. 3ª Reunião do GAL Desenvolvimento Local de Base Comunitária Cascais DesEnvolve Alcabideche e S. Domingos de Rana 3ª Reunião do GAL Alcabideche, DNA Cascais 07 de julho de 2015 ORDEM DE TRABALHOS Ponto de situação sobre

Leia mais

Plano de Acção da Biblioteca Escolar 2009/2013 Isabel Fonseca 2009/2010

Plano de Acção da Biblioteca Escolar 2009/2013 Isabel Fonseca 2009/2010 Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Plano de Acção da Biblioteca Escolar 2009/2013 Isabel Fonseca 2009/2010 Plano de Acção Nota introdutória O plano de acção é um documento orientador onde se

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO Maio 2010

PLANO DE ACÇÃO Maio 2010 PLANO DE ACÇÃO Maio Reuniões trabalho para elaborar o PDS Elaborar e aprovar o Plano Desenvolvimento Social Reuniões trabalho para -2011 e o Plano elaborar o Acção Apresentação, análise e aprovação do

Leia mais

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN

Da formação à. Qualificação: os. desafios do QREN Da formação à Qualificação: os desafios do QREN 2008-03-13 AGENDA OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO I AS 5 MARCAS DO POPH II EIXOS PRIORITÁRIOS III ARRANQUE DO PROGRAMA IV I OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO Emprego

Leia mais

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EMPREENDER À MEDIDA PRODUÇÃO E RECOLHA DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS E DE OUTROS RECURSOS SILVESTRES POPH 6.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EMPREENDER À MEDIDA PRODUÇÃO E RECOLHA DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS E DE OUTROS RECURSOS SILVESTRES POPH 6. ACÇÃO DE FORMAÇÃO EMPREENDER À MEDIDA (PRODUÇÃO E RECOLHA DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS E DE OUTROS RECURSOS SILVESTRES) PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO TIPOLOGIA 6.1 FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO

Leia mais

Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade

Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade Projecto GPS Gabinete de Proximidade para a Sustentabilidade Actividade Formativa - Intervenção Comunitária Data 13 e 14 de Maio de 2009 Local Auditório do Edifício Cultural Município de Peniche Participação:

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO

PLANO DE ACÇÃO PLANO DE ACÇÃO 2007-2008 PLANO DE ACÇÃO 2007-2008 Documento elaborado pelo: Conselho Local de Acção do Cadaval da Rede do Cadaval Contactos: do Cadaval Gabinete da Rede Pátio do Município 3º Piso 2550-118

Leia mais

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos

ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos ATIVIDADES DO SPO A - Apoio de natureza psicológica e/ou psicopedagógica a alunos e aos agentes educativos. - individual - em grupo - consultoria a professores, encarregados de educação e pais B - Participação

Leia mais

ACTA N.º

ACTA N.º --------------------------------------------------ACTA N.º 2 ---------------------------------------------------- -----Aos vinte e sete dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e dez, pelas dezasseis

Leia mais

AGIR PARA SOLUCIONAR PLANO DE ACÇÃO PARA 2010

AGIR PARA SOLUCIONAR PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ARMAMAR AGIR PARA SOLUCIONAR PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 Plano de Acção 20010 1 Após elaboração do Plano de Desenvolvimento Social, onde estão definidas as

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 18 de Julho de 2008

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 18 de Julho de 2008 Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 18 de Julho de 2008 Aos dezoito dias do mês de Julho de dois mil e oito, pelas quinze horas, reuniram-se,

Leia mais

AGENDA 21 LOCAL DE ALFÂNDEGA DA FÉ

AGENDA 21 LOCAL DE ALFÂNDEGA DA FÉ AGENDA 21 LOCAL DE ALFÂNDEGA DA FÉ Resultados da primeira reunião do Fórum Participativo Realizada no dia 5 de Junho de 2006 20 de Novembro de 2006 Versão para o Grupo Coordenador Equipa Técnica Na realização

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE CASTELO DE VIDE

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE CASTELO DE VIDE CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE CASTELO DE VIDE ACTA N.º 3/2009 Reunião do Conselho Local de Acção Social de Castelo de Vide realizada no dia vinte e nove de Junho de dois mil e nove. - - - - Aos vinte

Leia mais

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 EIXO I Promoção da Inclusão das famílias com especial enfoque às necessidades dos idosos OBJECTIVO GERAL Melhorar as condições de vida de

Leia mais

NOTA SÍNTESE DA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO ANEXO: SUGESTÕES INFORMAIS DO CNO CRISFORM PARA A MELHORIA DO ENCAMINHAMENTO

NOTA SÍNTESE DA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO ANEXO: SUGESTÕES INFORMAIS DO CNO CRISFORM PARA A MELHORIA DO ENCAMINHAMENTO [PÓLO DINAMIZADOR: IEFP/DFP] NOTA SÍNTESE DA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO CRISFORM- CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SECTOR DA CRISTALARIA ANEXO: SUGESTÕES INFORMAIS DO CNO CRISFORM PARA A MELHORIA DO

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS)

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 11 de Julho de 2006. Aos onze dias do mês de Julho de dois mil e seis, pelas quinze horas e trinta minutos,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2014-2016 REDE SOCIAL DO CONCELHO DE VIMIOSO 1 Introdução O Plano de Desenvolvimento Social (PDS) é, conforme regulamentado no DL 115/2006 de 14 de Junho, o instrumento

Leia mais

ACTA DA REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL, REALIZADA NO DIA 31 DE MARÇO DE 2011:

ACTA DA REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL, REALIZADA NO DIA 31 DE MARÇO DE 2011: ACTA N.º1 /2011 ACTA DA REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL, REALIZADA NO DIA 31 DE MARÇO DE 2011: Aos trinta e um dias do mês de Março do ano de 2011, na Cidade de Peniche e Auditório do

Leia mais

ATA Nº. 20 REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TÁBUA

ATA Nº. 20 REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TÁBUA - 1 - ATA Nº. 20 REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TÁBUA 19-11-2015 --------- Aos dezanove dias do mês de novembro do ano dois mil e quinze, decorreu na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO PLANO DE AÇÃO 2014-2015 REDE SOCIAL DO CONCELHO DE VIMIOSO Introdução O Plano de Ação 2014-2015 é um documento de planeamento onde se identificam os projetos e intervenções previstos para esse período,

Leia mais

ACTIVIDADES (expressas nas fontes)

ACTIVIDADES (expressas nas fontes) ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO NORMATIVO DO CARGO DE DIRECTOR DE CURSO:,, E ANEXO I - 1 Conceptual: Concepção / Operacional Definição da Política Planificação Organização Oferta Recursos Humanos Administrativa

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DOS NÚCLEOS LOCAIS DE INSERÇÃO 2014

PLANO DE AÇÃO DOS NÚCLEOS LOCAIS DE INSERÇÃO 2014 IDENTIFICAÇÃO DO Núcleo Local de Inserção: Santa Maria da Feira Distrito de: Aveiro Morada: R Dr Elísio de Castro, 35 Código Postal: 4520-213 Localidade: Santa Maria da Feira Concelho: Santa Maria da Feira

Leia mais

ATA DA REUNIÃO NÚMERO QUARENTA E UM

ATA DA REUNIÃO NÚMERO QUARENTA E UM Escolas João de Araújo Correia CONSELHOGERAL ATA DA REUNIÃO NÚMERO QUARENTA E UM ---------- Aos dezassete dias do mês de janeiro de dois mil e dezoito, pelas dezassete horas e quarenta minutos, na sala

Leia mais

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98 1 PRESSUPOSTOS E PRIORIDADES Autenticidade Acção Eficácia Simplicidade Abertura a todas as formas e pretextos de colaboração Partilha Articulação entre todos os responsáveis para que se concretize e execute

Leia mais

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS GRUPO 2 Áreas Protegidas em processo de adesão à CETS Parques en proceso de adhesion a la CETS Tema I: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO FÓRUM DA CETS Exemplo do Parque Nacional da Peneda-Gerês Carla Rodrigues

Leia mais

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Acta N.º12

CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Acta N.º12 CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL Acta N.º12 Aos vinte e oito dias do mês de Outubro do ano de dois mil e nove, pelas quinze horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de

Leia mais

Página 1 de 11 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

Página 1 de 11 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES Página 1 de 11 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS 2009 Página 2 de 11 Introdução 1 Estudos, Documentos e Publicações 2 de Projectos 3 Comunicação e Imagem e Marketing Organizacional

Leia mais

Novas Oportunidades

Novas Oportunidades Qualificar os Portugueses: Uma Prioridade no Presente e no Futuro Novas Oportunidades 2011-2015 Luís Capucha (luis.capucha@anq.gov.pt) Agência Nacional para a Qualificação, IP Guimarães, 30 de Novembro

Leia mais

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientação Técnica nº 2/2010 Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientações e Procedimentos a adoptar - Maio de 2010 - A. Enquadramento

Leia mais

Plano de Formação Interna 2017/2019

Plano de Formação Interna 2017/2019 Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora 135562 Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia Plano de Formação Interna 2017/2019 outubro 2017 Introdução Este plano surge da necessidade demonstrada pelos

Leia mais

Ponto um Análise do Relatório de Atividades - 1º período ;

Ponto um Análise do Relatório de Atividades - 1º período ; ORDEM DE TRABALHOS: Aos vinte e seis dias do mês de janeiro do ano de 2017, pelas 18 horas, realizou-se na Escola Básica de São Gonçalo, sede de agrupamento de escolas com a mesma designação, uma reunião

Leia mais

DEPARTAMENTO DE COESÃO SOCIAL/SERVIÇO DE JUVENTUDE. Data Hora Local h20 Salão Nobre Paços do Concelho

DEPARTAMENTO DE COESÃO SOCIAL/SERVIÇO DE JUVENTUDE. Data Hora Local h20 Salão Nobre Paços do Concelho ATA DE REUNIÃO DEPARTAMENTO DE COESÃO SOCIAL/SERVIÇO DE JUVENTUDE Tipo de Documento Ata de Reunião Registo N.º Data Hora Local 06-01-2017 19h20 Salão Nobre Paços do Concelho Assunto Reunião do Conselho

Leia mais

RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO DO FÓRUM

RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO DO FÓRUM RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO DO FÓRUM Apresentação da A21 da Póvoa de Lanhoso Casa da Botica 17H00 26 DE Maio DE 2008 Equipe Técnica Na elaboração desta 2ª reunião do Fórum A21 PL estiveram envolvidos os vários

Leia mais

adei Ata do Conselho Municipal de Educação

adei Ata do Conselho Municipal de Educação Ata do Conselho Municipal de Educação Aos vinte dias do mês de maio do ano de dois mil e quinze, pelas quinze horas, reuniu extraordinariamente a Assembleia do Conselho Municipal de Educação de Oliveira

Leia mais

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação e Representantes de Turma Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento

Leia mais

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA CINCO DE MAIO DE DOIS MIL E DEZASSEIS

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA CINCO DE MAIO DE DOIS MIL E DEZASSEIS 05-05-2016 73 Ata número nove ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE, REALIZADA NO DIA CINCO DE MAIO DE DOIS MIL E DEZASSEIS Aos cinco dias do mês de maio do ano dois mil e dezasseis,

Leia mais

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades do Agrupamento (PAAA) constitui um dos instrumentos do exercício da autonomia previsto no nº 1, do artigo 9º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, assumindo-se

Leia mais

Câmara Municipal de Elvas. Plano de Acção. Conselho Local de Acção Social de Elvas

Câmara Municipal de Elvas. Plano de Acção. Conselho Local de Acção Social de Elvas Câmara Municipal de Elvas Plano de Acção 2007 Julho de 2006 Conselho Local de Acção Social de Elvas PROGRAMA REDE SOCIAL Co-financiado pelo Estado Português, Ministério da Segurança Social PLANO DE ACÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2017-2018 1 REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2017/2018 Artigo 1º ÂMBITO E DEFINIÇÃO A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I EIXOS PRIORITÁRIOS II ARRANQUE DO PROGRAMA III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL DE SEMPRE 8,8 mil M 8,8 Mil

Leia mais

PROGRAMA REDE SOCIAL

PROGRAMA REDE SOCIAL PROGRAMA REDE SOCIAL Valongo CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE VALONGO - CLAS - REGULAMENTO INTERNO Aprovado em reunião do Conselho Local de Acção Social de Valongo a 02 de Julho de 2003 CAPÍTULO l Âmbito

Leia mais

ATA Nº 01/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 01/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 01/15 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 11-03-2015 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15m Hora do fecho: 23h40m

Leia mais

VIGILÂNCIA NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES - ORIENTAÇÕES

VIGILÂNCIA NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES - ORIENTAÇÕES - ORIENTAÇÕES Finalidade Os refeitórios escolares são locais de aprendizagem de boas práticas, com reflexos positivos no desenvolvimento pessoal e social das crianças. A Vigilância nos refeitórios escolares

Leia mais

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção Enquadramento O Plano de Ação é um instrumento operativo, elaborado em cada ano, no qual se define e orienta o trabalho do CLAS, estabelecendo e calendarizando as ações e atividades que irão ser desenvolvidas

Leia mais

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também,

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, o facto de o insucesso escolar aumentar à medida que

Leia mais

AGENDA 21 LOCAL DE MACEDO DE CAVALEIROS

AGENDA 21 LOCAL DE MACEDO DE CAVALEIROS AGENDA 21 LOCAL DE MACEDO DE CAVALEIROS Resultados da primeira reunião do Fórum Participativo Realizada no dia 31 de Maio 2006 16 de Novembro de 2006 Versão para o Grupo Coordenador Equipa Técnica Na realização

Leia mais

Conselho Municipal de Juventude

Conselho Municipal de Juventude ATA N.º 1 PLENÁRIO DO CMJCERVEIRA 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Aos vinte e nove dias do mês de dezembro de 2014, pelas dezoito horas e trinta minutos, reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o plenário

Leia mais

Relatório de autoavaliação. do CNO. António Morais António Serra Fátima Chaveiro Susana Fragoso

Relatório de autoavaliação. do CNO. António Morais António Serra Fátima Chaveiro Susana Fragoso Relatório de autoavaliação 2011 do CNO Relatório elaborado pela equipa de autoavaliação do CNO António Morais António Serra Fátima Chaveiro Susana Fragoso INTRODUÇÃO O presente relatório foi elaborado

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 100 Fórum Empresarial de marvila - Fase 2 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Programa Operacional Regional do Norte ON.2

Programa Operacional Regional do Norte ON.2 Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 ON.2 Eixo Prioritário 2 Valorização Económica de Recursos Específicos Aviso XXX/ X /2009 Turismo Escolas de Hotelaria e Turismo Modelo da Memória Descritiva

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

DIRECÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIRECÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL [DRQP] Centro Novas Oportunidades // Missão Assegurar a todos os cidadãos maiores de 18 anos uma oportunidade de qualificação e de certificação, adequada

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social

Plano de Desenvolvimento Social Plano de Desenvolvimento Social 65 6. Planear para Intervir Objectivos e Estratégias Numa fase seguinte, após a consequente identificação das vulnerabilidades concelhias /eixos estratégicos de intervenção

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 Escola d'arte Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Data: 05/12/2014 Início: 19:00 Local: Salão Nobre Paços do Concelho da Câmara Municipal de Pombal

Data: 05/12/2014 Início: 19:00 Local: Salão Nobre Paços do Concelho da Câmara Municipal de Pombal Ata da Reunião do Conselho Municipal da Juventude Data: 05/12/2014 Início: 19:00 Local: Salão Nobre Paços do Concelho da Câmara Municipal de Pombal Presenças: Diogo Alves Mateus Presidente da Câmara Renato

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 218 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 9 REPLAY! Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 11-6 Lisboa Telefone: 21 322 73 6

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 2018 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 GerEmprega Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 205 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 070 Gabinete de Apoio Jovem Futuro + Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 00-060

Leia mais

CTP - Confederação do Turismo Português MELHOR TURISMO 2020

CTP - Confederação do Turismo Português MELHOR TURISMO 2020 CTP - Confederação do Turismo Português Programa Formação Acção MELHOR TURISMO 2020 CAPACITAR AS PME APOSTAR NO FUTURO CONTEXTUALIZAÇÃO CTP estabelece uma estratégia contribuindo para a afirmação do sector

Leia mais

Regulamento Interno do NPISAA

Regulamento Interno do NPISAA Regulamento Interno do NPISAA O presente regulamento interno estabelece a organização e funcionamento do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Aveiro (NPISAA), adotando as metodologias preconizadas

Leia mais

Conselho Local de Acção Social (CLAS)

Conselho Local de Acção Social (CLAS) Conselho Local de Acção Social (CLAS) Acta da reunião do Conselho Local de Acção Social realizada a 28 de Junho de 2006. Aos vinte e oito dias do mês de Junho de dois mil e seis, pelas catorze horas e

Leia mais

ACTA N.º 2/2005 (Sessão Plenária CLAS)

ACTA N.º 2/2005 (Sessão Plenária CLAS) ACTA N.º 2/2005 (Sessão Plenária CLAS) Aos treze dias do mês de Dezembro de dois mil e cinco reuniu, pelas 10 horas, no Salão Nobre dos Paços do Município, sito na Vila da Batalha, o Conselho Local de

Leia mais

PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR

PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR PERFIL DE EXCELÊNCIA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO FORMADOR Junho de 2011 Para mais informação consulte o site do Projecto ROQET em www.self-assessment-in-vet.eu Organizações de excelência alcançam e preservam

Leia mais

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo REDE SOCIAL Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo Regulamento Interno [9/04/2014] REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Leia mais

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho. A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho. Finalidades Identificar pontos fortes e fracos e oportunidades de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL

PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL Ficha Técnica: Titulo: Plano Ação 2016 Documento Elaborado Por: Núcleo Executivo da CSF de Encosta do Sol Coordenação Geral: Armando Jorge

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro Viseu PLANO DE MELHORIA

Escola Secundária de Emídio Navarro Viseu PLANO DE MELHORIA Escola Secundária de Emídio Navarro Viseu PLANO DE MELHORIA 1 PLANO DE MELHORIA Melhoria. Da avaliação externa a que a escola foi submetida nos dias 7 e 8 de Março de 2012, resulta a obrigatoriedade de

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Comunicação Escola/Família. Condições Físicas, de Higiene e de Segurança. Componente de Apoio à Família.

Leia mais

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2015 Refª: 038 DE JOVEM A LIDER Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email - bip.zip@cm-lisboa.pt

Leia mais

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção Enquadramento O Plano de Ação é um instrumento operativo, elaborado em cada ano, no qual se define e orienta o trabalho, estabelecendo e calendarizando as ações e atividades que irão ser desenvolvidas

Leia mais

Formação para a Comunidade um projeto de continuidade

Formação para a Comunidade um projeto de continuidade Disponível em www.bad.pt/publicacoes SHORT PAPER Formação para a Comunidade um projeto de continuidade Sofia Santos a a Biblioteca Municipal, Câmara Municipal de Palmela, Portugal, ssantos@cm-palmela.pt

Leia mais

Reunião do GTRBA de dia 25 de Setembro de 2009

Reunião do GTRBA de dia 25 de Setembro de 2009 Reunião do GTRBA de dia 25 de Setembro de 2009 Local: Biblioteca Municipal de Aveiro Presenças: - Teresa Lacerda (Professora Bibliotecária da EB 2/3 e EB1 de Oliveirinha) - Maria João Abreu (Professora

Leia mais

AGENDA 21 LOCAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

AGENDA 21 LOCAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES AGENDA 21 LOCAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES Resultados da primeira reunião do Fórum Participativo Realizada no dia 6 de Junho de 2006 16 de Novembro de 2006 Versão para o Grupo Coordenador Equipa Técnica Na

Leia mais

Plano de Atividades Associação os Pais com a Escola da Sarrazola

Plano de Atividades Associação os Pais com a Escola da Sarrazola Prosseguimos empenhados por acreditarmos que a participação ativa de pais e encarregados de educação é determinante para alcançar o patamar de qualidade na escola e no ensino que queremos para os nossos

Leia mais