Calendário de. Actividades ABRIL MAIO JUNHO Serviço Educativo e Dinamização Cultural ACTIVIDADES SOB MARCAÇÃO PRÉVIA (GRUPOS) Hora do Conto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Calendário de. Actividades ABRIL MAIO JUNHO 2010. Serviço Educativo e Dinamização Cultural ACTIVIDADES SOB MARCAÇÃO PRÉVIA (GRUPOS) Hora do Conto"

Transcrição

1 Serviço Educativo e Dinamização Cultural ACTIVIDADES SOB MARCAÇÃO PRÉVIA (GRUPOS) Projecção de Filmes Calendário de Visitas Guiadas Primeira visita à BPR Quero Descobrir mais! Circuito do Livro ABRIL MAIO Actividades JUNHO 2010 A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional dos Assuntos Culturais Biblioteca Pública Regional da Madeira Caminho dos Álamos, Santo António, Funchal Tel.: Fax: geral@bprmadeira.org Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional dos Assuntos Culturais Biblioteca Pública Regional da Madeira

2 ABRIL 9 de Abril sábado (11h) O segredo do crocodilo Nino Resumo: Nino é um crocodilo que caminha alegremente para a escola, até que come umas bagas roxas e fica todo pintado e muito esquisito. Em vez de pedir ajuda, resolve fingir que está com gripe, para não ter de abrir a boca. Desmascarado por um espirro, Nino tem de enfrentar o problema e contar a todos o que se passou. O que irá acontecer? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; enfrentar os problemas; reconhecer os nossos erros. Estou no livro O fantástico Homem Aranha Diversão a Dobrar 5 e 6 de Abril segunda e terça-feira (14:30h) Atelier Diversão a Dobrar! Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando diversas formas com dobras geométricas de uma peça de papel, sem a cortar ou colar. Para que possas conhecer mais um pouco sobre esta arte, criámos especialmente para ti um atelier de Origami onde, a partir de uma simples folha de papel, verás surgir quadrados, rectângulos e triângulos, formando diferentes objectos e animais. Inscreve-te no atelier adequado à tua idade e prepara-te para uma tarde de Diversão a dobrar!. Dos 4 aos 7 anos: dia 5 de Abril (2ª feira) Vem brincar com O livro das boas maneiras da Dora Dos 8 aos 12 anos: dia 6 de Abril (3ª feira) Duração de 2 horas. Sob inscrição prévia a partir do dia 15 de Março. Nº máximo de participantes: 10 por sessão.

3 26 de Junho sábado (11h) Curtadilo, o crocodilo campeão, de Cristina Pascoalinho Resumo: Curtadilo vive no rio e é muito famoso, um verdadeiro campeão. Tem uma grande colecção de medalhas e troféus. Mas tem o sonho de concorrer a provas desportivas e conhecer o famoso mar. Conhece focas, leões marinhos, lontras, polvos que ali se juntam para surfar sobre coloridas pranchas. Mas será que o curioso crocodilo está preparado para enfrentar a fria e salgada água? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; perseguir os sonhos e valorizar a superação de obstáculos. 17 de Abril sábado (11h) O casamento da Gata, de Luísa Ducla Soares Resumo: Dom Gato e Dona Gatinha decidem que está na hora de casar a sua filhinha, mas preparar um casamento não é tarefa fácil. Entre a escolha do noivo, do cozinheiro e da orquestra, muito pode acontecer. Esta história em verso de sabor tradicional é um convite para quem gosta de festas originais, divertidas, onde tudo pode acontecer. Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; apelar à imaginação e criatividade. Semana do Livro e da Leitura 19 a 25 de Abril de 2010 PINTAR E BRINCAR Podes encontrar-me no livro Pocoyo e a grande corrida 23 de Abril a 19 de Maio Exposição no Hall de Entrada Quem deixou Quem deixou entrar Ali Babá, a Cigarra e a Andorinha Sinhá?: um percurso pelas obras de ensino básico na BPR Objectivos: divulgação dos fundos documentais da BPR; motivar para a leitura de obras de interesse curricular; descoberta de novos autores. Visitas guiadas sob marcação e, excepcionalmente, no dia 25 de Abril a partir das 16h.

4 12 de Junho sábado (11h) A Bianca acha que é muito pequena, de Agathe Hennig e Didier Dufresne 23 de Abril todo o dia Oferta de Livros No âmbito do Dia Mundial do Livro e, de forma a incentivar a leitura e novos frequentadores da Biblioteca, será oferecido um livro a cada novo leitor que se inscreva na BPR. Resumo: As formigas são muito pequeninas e isso não agrada à Bianca! Ela queria ser grande como o gafanhoto e forte como o escaravelho! Mas, apesar de pequeninas, a Bianca vai aprender que as formigas têm sempre grandes ideias... Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; aceitar as aparências. 24 de Abril sábado (11h) A rã cantilena, de Roberto Piumini Resumo: Num país chamado Antigolândia, vivia a rã Cantilena que como todas as pequenas rãs se divertia a cantar o seu croac-croac à beira do lago. O problema é que a pequena rã Cantilena faz tudo menos cantar, o barulho que sai da sua boca é tão ensurdecedor que aborrece todos os animais do pântano. O que irá fazer? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; compreender o valor da amizade e trabalho de equipa. A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas 19 de Junho sábado (11h) A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares Público em geral Abertura Excepcional no Domingo, dia 25 de Abril

5 JUNHO 2 de Junho quarta-feira (11h) A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares Resumo: Toda a gente sabe que os reis têm grandes fortunas, mas de um rei que gastou todo o dinheiro numa biblioteca nunca antes se ouviu falar Se mais desta história querem saber, estes versos têm de ler Neles vos esperam além do rei, da rainha, da princesa, do príncipe, dos vassalos e dos soldados, muitas traças marotas, um gigante com grande apetite e uma fada, de seu nome "Palavrinha". Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; proporcionar o contacto com novas formas de expressão. A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas 5 de Junho sábado (11h) João e a Floresta de Betão, de Pedro Reisinho Resumo: Era uma vez um menino que se chamava João e vivia numa cidade toda feita de betão. Na cidade do João era tudo tão cinzento que até o próprio céu parecia de cimento. Curioso por um pouco de mais cor, vai desafiar todos ao seu redor. Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; valorizar a natureza e o meio ambiente. Abertura Excepcional ao Domingo Abertura Excepcional ao Domingo valorizar as diferenças. 25 de Abril domingo (11h) Projecção de Filme O Panda Kung-Fu Resumo: Vivaço, grande e um pouco trapalhão, Po trabalha no restaurante da sua família, enquanto passa os dias a sonhar em tornar-se Mestre de Kung Fu. Os seus sonhos rapidamente se tornam reais quando é escolhido, inesperadamente, para se juntar ao mundo do Kung Fu e treinar ao lado dos seus ídolos. 25 de Abril domingo (15h) O namoro do Rafa Girafa, de Teresa Conceição Resumo: Esta é a história do Rafa Girafa. Rafa apaixona-se pela Borboleta Violeta. Que dizem os outros bichos destes namorados? Será que uns óculos podem mudar tudo? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; Os pais são convidados a integrar uma visita orientada à Sala de Leitura Geral com explicação pormenorizada dos espaço e serviços da BPR, pelas 15h.

6 MAIO 8 de Maio sábado (11h) Especial Dia da Mãe A minha mãe, de Maria Teresa Maia Gonzalez Resumo: Umas mães fazem bolos, outras costuram e outras ainda sabem ajudar nos trabalhos de casa. Todas as mães são diferentes mas todas têm em comum o carinho e afecto que sentem por nós. Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; comemorar o Dia da Mãe. 22 de Maio sábado (11h) Nina Traquina Resumo: A Nina Traquina tem estranhos hábitos de alimentação: ao pequeno-almoço, fatias de pão torrado, duras como cartão; ao almoço, massa cozida seca como cordel; ao jantar, uma mistura qualquer que mais parece serradura. Um dia a Nina encontra um génio que, em troca da sua libertação, lhe concede três desejos, o que serão? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; apelar à criatividade, imaginação e superação de obstáculos. 15 de Maio sábado (11h) Chibos sabichões, de Olalla González e Federico Fernández Resumo: Era uma vez três chibos sabichões, todos eles diferentes, que viviam no alto de uma montanha. Um dia, viram uma erva muito verde, mas para lá chegar tinham que atravessar uma ponte e debaixo dela vivia um monstro terrível... Era um ogre! O que irão fazer para conseguir passar a ponte? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; usar a inteligência e força para superar os obstáculos. 29 de Maio sábado (11h) Lobo Mau Xau-Xau, de Franclim Neto Resumo: O Lobo Mau Xau-Xau andava à procura de amigos pela floresta, mas com a fama que têm os lobos, esta tarefa tornou-se mesmo complicada. Nem ovelhas, porquinhos ou cães querem saber de um animal tão mal conceituado. Até que, ao encontrar a Capuchinho Vermelho na floresta, encontra a solução para os seus problemas. Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; valorizar a confiança e a amizade.