Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 )"

Transcrição

1 Antônio Augusto Cunha EBRAMEC Escola Brasileira de Medicina Chinesa Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 ) Antônio Augusto Cunha. Fisioterapeuta com especialidade em Acupuntura e moxa. Praticante de Medical Seitai Especiality - New Seitai (seitai de martelo), Acupuntura Mubun Dashin, moxa Fukaya, Biwakyu e Taping terapia. Escritor de 7 livros: Ventosaterapia, Ventosaterapia Teoria e Pratica, Moxaterapia japonesa Okyu/Yaito, Acupuntura japonesa estilo Sugiyama e Acupuntura e Moxaterapia Taikyoku, Acupuntura Japonesa Akabane Hinaishin e Shonishin, Decifrando Tsubô pela ed. Ícone e ed. Navegar. Livro sobre Moxaterapia Okyu Primeiro livro escrito detalhando a antiga arte da moxa Okyu japonesa, sua filosofia, suas escolas e seus mestres. Antônio Augusto Cunha Teruyoshi Hoga. Comunidade Orkut (Moxaterapia Japonesa): Blog de Acupuntura Japonesa Blog EBRAMEC/CIEFATO: Mogusá. Moxa amarela produzida a partir da Artemisia. Em um processo tradicional japonês até conseguir alcançar a cor amarelo clara específica de alta qualidade para moxa direta.

2 Os tamanhos dos cones podem variar de paciente para paciente. Geralmente iniciamos aplicando o menor cone possível. Embora Fukaya use um cone de 2,5mm X 7,0 mm. Os cones são preparados a mão, rolando entre os dedos suavemente sem apertar demasiadamente até que surja um cordão da finura de um palito de dente. Podemos também utilizar placas de cortiça para forjar estes cordões de moxa de onde retiramos os pedaços para construir o pequeno cone. O cone deve ser aplicado suavemente sobre o ponto que deve ser tratado. Não devemos aperta-lo contra a pele demasiadamente. No Japão se utilizam pequenos círculos de papel colante na pele onde o cone é aplicado para ser queimado (Kyutenshi). Podemos confeciona-los alternativamente com papel toalha. Este cuidado era tomado para evitar a queima da pele. Exemplo de Kyutenshi pronto para ser aplicado. Kyutenshi são pequenos circulos de papel cartolinado com papel laminado contendo cola na parte inferior para ser colado na pele protegendo-a de queimadura de moxa. Podemos fabricar os Kyutenshi com papel toalha usando um aparelho furador de papel. Para fixa-los na pele basta umedece-los e gruda-los nos pontos. Use perfurador de papel e Rolo de papel toalha de cozinha para confeccionar os Kyutenshi. Devemos treinar para acender o cone com o incenso para que a brasa não grude no cone. E que este processo possa ser feito com a rapidez necessária.

3 Exemplos da reação do uso da moxa Okyu direta em pontos de tratamento. Exemplo de bolha de queimadura produzida por cone de moxa aplicado direto na pele. Exemplo de como não aplicar Okyu. Exemplo de atuação da moxa em estase sangüínea. A moxa Okyu quando aplicada em hematomas consegue dissipa-los imediatamente pelo seu efeito na circulação sangüínea e linfática. Nos estilos tradicionais de moxa Okyu japonesa os cones costumam ser queimados até o final. Mas no ocidente esta pratica sofreu adaptações onde o cone é apagado antes que a brasa queime a pele. Ou aplicamos Kyutenshi para proteger a pele.

4 Treino de Moxa Okyu O treino inicial deve ser feito utilizando uma prancha de madeira marcada em tabuleiro cruzado até que consiga alcançar a maestria, antes de aplicar em seus pacientes. Este tipo de treino é tradicional entre as escolas de moxaterapia do Japão. Outras escolas de moxa Okyu utilizam papel marcado com círculos para que o praticante treine a aplicação de moxa sem queimar o papel e também evite queimar a pele. Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 ) O cone de moxa é aplicado no papel para ser aceso com incenso. Ao ser aceso o praticante fica atento a aproximação da brasa do papel... Preparando-se para apaga-lo antes que atinja a pele. Exemplo de queima ideal onde fica uma pequena mancha amarelada no papel. Exemplo de estímulo ideal de moxa. Exemplo de exagero da queima do cone, terminando por queimar o papel e naturalmente a pele. Observe a graduação de queima. a)ideal. b)queima indesejada. c)queima agressiva. O praticante de moxaterapia Okyu sempre deve atentar para o controle da queima da pele. Mas na antiguidade a queima era usual.

5 Mestre Isaburo Fukaya ( 深 谷 ) Isaburo Fukaya ( ) nasceu em 1901 na cidade de Tokyo. Estudou na Universidade de Waseda depois se transferiu para o curso de Direito da Universidade do Japão, mas antes de se graduar ficou enfermo (tuberculose). Foi salvo por um praticante de moxaterapia Okyu. A partir daí entusiasmado pelo efeito curativo que a moxa proporciona tornou-se estudioso sobre moxaterapia. E durante 20 anos publicou a revista mensal - Terapia com Acupuntura e Moxaterapia e vários livros sobre o assunto. Ficou famoso pelo seu profundo conhecimento da moxaterapia e por seu particular estilo de tratamento, sua didática e oratória. Fukaya desenvolveu o uso do bambú oco (aberto em um dos lados) para apertar a moxa, com o intuito de aumentar o grau de penetração da energia no corpo. Aumentando assim o seu efeito terapêutico. Efeito Kata Kori Tensão sobre o músculo trapézio, cervical e rombóides deixando-os frios devido a distúrbios na circulação do sangue e fluidos linfáticos no tecido muscular, causando o acúmulo de resíduos, trazendo desconforto e rigidez muscular. (reflexo de doenças viscerais ou causa psíquica emocional, falta de vitaminas e doenças auto-imunes.) O Kata kori impede o re-equilíbrio dos meridianos e a recuperação das doenças pelo sistema autônomo. Há uma teoria que informa que há um sensor sobre o músculo trapézio que sente quando há falta de ritmo respiratório no Hara e provoca rigidez crônica neste grupamento muscular por reflexo. Portanto o primeiro local para buscar pontos vivos (Ikita Tsubô) seria sobre a musculatura do trapézio superior. Onde cada ponto que apresentasse grau de rigidez e dor a pressão do dedo deveria ser tratado antes de iniciar a busca clássica de Isaburo Fukaya pelos pontos pessoais do paciente como tratamento. Agindo assim, o efeito assegura que o tratamento seguinte teria efeito total sobre a saúde. Moxa Fukaya Fukaya descobriu que o desnível entre as escápulas sempre apareciam quando havia doença no paciente. Por isso concentrou a sua busca de pontos na área inter escapular Exemplo(1): Demonstra escápulas perfeitamente posicionadas pois o paciente possui saúde normal. Exemplo(2): As escápulas se encontram ambas em afastamento lateral. Paciente propenso a alergias respiratórias (rinites alérgicas, tosse e asma). Exemplo(3): Escápulas em inclinação medial. Paciente propenso a distúrbios digestivos (gastrite, dispepsias, diabetes). Exemplo(4): A escápula direita em desnível lateral. Paciente propenso a dores articulares reumáticas em geral.

6 Exemplo(5): Escápula esquerda com desnível lateral. Paciente propenso a doenças cardíacas (taquicardia, enfarte, AVC) e hipertensão arterial. Exemplo(6): Escápula direita em desnível medial. Paciente propenso a distúrbios do aparelho reprodutor (infertilidade, frigidez, impotência). Exemplo(7): Escápula esquerda com desnível medial. Paciente propenso a problemas intestinais (prisão de ventre, cólicas intestinais, gases) e dores lombares. Portanto a palpação a busca de pontos para tratar de qualquer doença se faz nesta área de grande poder terapêutico segundo Fukaya. Busca de pontos Inter escapulares Deslizar rapidamente os dedos indicador, médio e anelar sobre estas linhas. Repete-se três vezes esta manobra, sobre: Meridiano VG. Meridano da Bexiga (1º linha) Meridiano da Bexiga (2º linha) Escolha pontos onde os dedos grudam pelo atrito ao dedo assinale o ponto. Restrinja os pontos avaliando o maior grau de rigidez a pressão. Restrinja ainda mais os pontos avaliando pelo maior grau de dor a pressão. Marque todos os pontos que cumprem estas três exigências para averiguação com o tubo de bambu depois. Ikita Tsubô Pontos Vivos. Fukaya dava extrema importância aos pontos pessoais da doença de cada paciente baseando-se na: Pressão Tátil. Grau do Tônus Muscular (Rigidez). Sensibilidade a Dor. Grau de desequilibrio do S.N. Autônomo. O mais importante é aumentar a temperatura profunda na pele. Podendo usar multi cones sobrepostos (10 ou mais) em casos de doença em atividade. Para aliviar o sintoma de imediato. O efeito da pressão com o tubo é carrear o estímulo térmico à profundidade para atingir a fibra neural autônoma com boa qualidade de estímulo. Moxa Fukaya Fukaya deslizava os dedos a busca de pontos e os apertava para averiguar o grau de enrigecimento e dor e marcava. Depois apertava-os com o tubo e aqueles que demonstrassem tons escuros de estagnação sangüínea seriam os pontos finalmente escolhidos.

7 Teste com o Tubo de Bambú. EBRAMEC Escola Brasileira de Medicina Chinesa Depois de encontrar os pontos. Teste-os pressionando com o tubo durante 5-7 segundos e retire imediatamente. Se o ponto se mostra com mancha escura de estancamento use-o. Esta demonstração de estase sangüínea é a prova da necessidade de tratamento. Mestre Isaburo Fukaya ( 深 谷 ) O sensei Motohiro desenvolveu o tubo com um furo para que o terapeuta pudesse ver o cone queimando no seu interior. Ao apertar em volta da moxa ela seria aprofundada em seu efeito. Close do tubo de bambu furado desenvolvido pelo sensei Motohiro para pratica da moxa Fukaya. Shiatsu Moxa = Pressão + Moxaterapia. Demonstração de sensei Motohiro de sua técnica de moxaterapia Bimanual. Aplica dois pontos ao mesmo tempo para fortalecer o efeito; Usando o Tubo de Fukaya Após acender o cone com incenso sobre o ponto escolhido. Aguarde a sua queima chegar a 50% e então aproxime o tubo. Quando restar 90% pressione com o tubo durante 5 segundos e retire imediatamente.

8 Moxa Fukaya (Profundidade) EBRAMEC Escola Brasileira de Medicina Chinesa 1)Moxa Chinetsukyu calor mais superficial. 2)Moxa grão de soja, calor superficial. 3)Moxa grão de feijão azuki, calor intermediário. 4)Moxa Tonetsukyu (arroz) calor profundo. 5)Bambú de Fukaya, calor muito mais profundo. Os 10 mandamentos da moxa de Fukaya. 1) Os mesmos pontos de moxa não são eficazes sempre, algumas vezes podem falhar. Sempre busque por pontos patológicos atualizados. 2) Os livros e mapas mostram apenas por alto onde o ponto se localiza. 3)O ponto de moxa efetivo se desloca sempre. 4) Nem sempre o ponto famoso é eficiente. 5) Os efeitos terapêuticos devem ser provocados. 6) Os pontos que não possuem resposta são poucos. 7) Procure ajustar os pontos ao efeito desejado. 8) Não confie apenas em pontos famosos, na maioria das vezes não são eficazes. 9) Ajuste a quantidade de cones de moxa e tamanho (pouco maior ou pequeno) à constituição do paciente, ou até que ele sinta o calor penetrante. 10) Quem deve provocar o efeito terapêutico no ponto é você. Como trata-los... Após encontrar estes pontos continue aplicando os cones um sobre o outro até desaparecer a dor e a rigidez a pressão. Teste-os após cada aplicação. Trate os pontos de cima para baixo. Não use mais de quatro pontos como máximo. O excesso pode esgotar a energia de recuperação. Técnicas de Fukaya Tabela 1. Dores locais buscar pontos em: Dor no Tornozelo /Pulso Dor no Joelho/ Cotovelo Dor no Quadril / ombro Dor Cervical /Lombar Glúteo Dor de Cabeça / Pés Dor Mão / Pés

9 Isaburo Fukaya sempre buscava pontos vivos (Ikita Tsubô) a distância para tratar problemas locais. Este procedimento segundo Fukaya rende alto grau de efetividade terapêutica. Fukaya desaconselhava sempre usar moxa sobre a dor pois há piora do quadro doloroso. Pode usar homolateral ou contra lateral. Tabela 2. Problemas locais buscar: Cabeça/ Região Dorsal Punho / Dorso da mão Cotovelo / Antebraço Ombro / Braço-dorsal-escápula Cervical / Dorsal Dorsal / Perna posterior Lombar Glúteo / Tornozelo-perna posterior Quadril / Muscular Joelho / Muscular Pés / Tornozelo-perna posterior Assim Fukaya tratava os sintomas locais buscando pontos vivos em local distante para produzir um excelente efeito terapêutico. Pois Fukaya acreditava segundo a sua experiência que aplicar cones de moxa no local do sintoma trazia piora ao quadro sintomático. Fukaya afirmava em suas regras de ouro que se não encontrasse o ponto vivo homolateral encontre-o na área contralateral ao sintoma conforme a tabela descrita anteriormente. O tratamento sintomático sempre se faz a distância do local da lesão. Pontos Especiais de Fukaya Ponto Extra Chu-Daiton (Ponto Daiton medial). Este ponto recebeu o mesmo nome do ponto do meridiano do Fígado (1F) Daiton. Encontra-se imediatamente abaixo da raiz da unha, mas no meio do dedo hálux. Possui indicação para distúrbios na cabeça, como sinuzite e dores de cabeça Ponto Extra Chu-Reida (Ponto Reida medial). Ponto que leva o nome do ponto (45E) Reida. Localiza-se logo abaixo da raiz da unha do segundo dedo do pé, indicado para regular o apetite, e tratar da qualidade da digestão, pirose dor de estômago ou outros sintomas digestivos.

10 Ponto Extra Daini-Impaku (Ponto Impaku secundário). Recebe o nome do ponto Impaku (1BP) do meridiano do Baço. Ponto que se localiza na linha de dobra do hálux, na parte plantar do pé. Indicação terapêutica: nariz entupido, otite média, dor de garganta. Ponto Extra Respiratório. Localiza-se na parte inferior do segundo ou terceiro dedo do pé na base plantar. Este é o principal ponto para tratamento de respiração ofegante, sibilos em caso de asma, ajuda no enfisema. Ponto Extra Ura-Naitei (Ponto Naitei inverso). Ponto com o nome do ponto (44E) Naitei do meridiano do Estômago. Fica na planta do pé, sendo localizado como demonstra a figura. Se pintarmos de preto o meio do segundo dedo do pé, ao dobra-lo, ele marcará o local exato de sua localização. Indicado no tratamento de enjôo, vômito, má digestão, intoxicação alimentar, diarréia. Ponto Yusen (1R). Ponto do meridiano do Rim que fica na região plantar do pé. Utilizando o método do cordão, meça a distância do meio do arco plantar até o início do dedo mínimo. No meio desta medida encontrará Yusen (1R). Indicado para tratar rubor na face, frio no membro inferior, inconsciência após AVC (utilize também 20VG), edema do membro inferior.

11 Ponto Extra Shinsoku (Coração do pé).equivale ao VC12. Trata os mesmos sintomas que o ponto Yusen. Fortalece a energia interior para estimular a saúde. O ponto Shizumin é indicado por Fukaya como especial para tratar edema do membro inferior (mesmo em caso de nefrite), trata pressão hipertensão arterial e albuminúria. Nos casos de insônia há necessidade de praticar moxa diariamente até sentir sono. Ponto Ashisanri (36E). Ponto do meridiano do Estômago. Encontre-o com o joelho flexionado a noventa graus, adaptando o dedo polegar à borda superior da patela. O dedo indicador acompanha a borda lateral da patela, o dedo médio cairá exatamente apontando este ponto na musculatura do tibial anterior. Indicado no tratamento de todas as doenças, ajuda a manter a saúde e a longevidade. Ponto Extra Shisenkyuhou. Esta dupla de pontos fora de meridiano encontra-se acima da linha de dobra do joelho. Na verdade fica na altura do ponto Kyokusen (8F), tanto na dobra lateral como medial, para as duas pernas.

12 Fukaya descobriu um total de oito pontos entre os processos espinhosos vertebrais para tratar de stress, nervosismo, insônia e depressão. Trate aqueles que estiverem sensíveis à pressão digital. Isaburo Fukaya e Sawada Ken utilizavam o recurso do uso de cordel de barbante para encontrar pontos chave especiais de tratamento. Por exemplo, se o paciente sente dor de cabeça, enrole em volta da cabeça o cordel junte as duas pontas e meça o seu comprimento. Após encontra-lo, aplique na região das costas passando pelo pescoço e encontre o ponto sobre o meridiano do VG. Ou adapte-o no meridiano correspondente. Medida com cordel em volta dos pés. Para dores e problemas nos pés. Medida com cordel do ponto IG15 até a ponta do dedo médio. Para dores e problemas no braço.

13 Medida em volta do tórax. Para dores e problemas nesta área ou em órgãos internos desta área. Medida em volta da mão. Para dores e problemas nas mãos. Encontrando pontos especiais de tratamento no meridiano VG. Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 ) Nova geração Fukaya Hideo Shinma Fukaya, o filho mais velho de Fukaya, que esteve ao seu lado aprendendo a sua técnica, atualmente é o atual mestre da técnica no Japão. Embora não seja formado como terapeuta. Hideo é musico especialista em violão e praticante da moxa Fukaya. Sensei Tetsuya Hukushima é atualmente o principal expoente no ensino sobre a técnica de Isaburo Fukaya no Japão. Tendo publicado livros e gravou DVD sobre a moxa de Fukaya no Japão. Sensei Motohiro um dos mais conhecidos professores sobre a técnica de moxa Fukaya no Japão, desenvolveu a técnica do tubo perfurado de bambu para tratamento.

14 Demonstração da técnica dupla de moxa Fukaya desenvolvida pelo sensei Motohiro no Japão. Fotos de Sensei Isaburo Fukaya Moxaterapia de Fukaya ( 深 谷 灸 治 法 )

Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 )

Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 ) Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 ) Prof. Antonio Augusto Cunha Antônio Augusto Cunha. Fisioterapeuta especialista em Acupuntura e Moxa estilo japonês há 30 anos. Prof.do CIEFATO-SP, ANATO-RS. Escritor dos livros:

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Escola Brasileira de Medicina Chinesa BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Êmile Cristina Gravalos TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING DIFERENÇAS BANDAGENS FUNCIONAIS

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES www.shenqui.com.br Na década de 80, após 25 anos de pesquisas, em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture:

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Serviço de Medicina Física e Reabilitação INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE FRANCISCO GENTIL GUIA DA MULHER SUBMETIDA A CIRURGIA DA MAMA

Serviço de Medicina Física e Reabilitação INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE FRANCISCO GENTIL GUIA DA MULHER SUBMETIDA A CIRURGIA DA MAMA Serviço de Medicina Física e Reabilitação INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE FRANCISCO GENTIL GUIA DA MULHER SUBMETIDA A CIRURGIA DA MAMA AUTORES: FT. GONÇALO SOARES FT. STELA FRAZÃO LISBOA, NOVEMBRO

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência, para a terapia do Joelho. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X.

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X. THIAGO MURILO EXERCÍCIOS PARA DEPOIS DO TÊNIS 1. Em Pé de costas para um canto de parede flexione a sua perna mais forte para frente, alinhe a coluna e leve os braços para trás até apoiar as palmas das

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A Capítulo IV- Pinhole Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída de forma artesanal utilizando materiais simples. O nome

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

Atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos?

Atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos? Oficina 4: Corpo Humano Nesta oficina serão trabalhadas duas atividades sobre alimentação, uma sobre as articulações e outra sobre a quantidade de ar que respiramos. Atividade 1: Para onde vão os alimentos

Leia mais

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento MARINA VERAS Reumatologia REUMATISMOS DE PARTES MOLES INTRODUÇÃO Também denominado de reumatismos extra-articulares Termo utilizado para definir um

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932.

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932. Evitar a infecção A infecção é uma complicação grave que pode ocorrer por ter as defesas diminuídas. Prevenir também depende de si. Cumpra as regras de higiene e as indicações fornecidas pela Equipa do

Leia mais

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro Massagens para Crianças Telma Batista 27 de Janeiro A Importância do acto de TOCAR 1 - Após a Segunda Guerra Mundial pesquisas realizadas revelaram que a causa do marasmo estava relacionada Com a falta

Leia mais

CEATA Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas

CEATA Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas PESQUISA DE TRATAMENTO COM HELICAL (Nanotecnologia Japonesa) EM AMBULATÓRIO DE ACUPUNTURA ENERGÉTICA CASOS CLÍNICOS Pesquisa realizada em parceria com a Helical - Nanotecnologia Japonesa em tratamento

Leia mais

Insônia? 10 dicas para você dormir melhor

Insônia? 10 dicas para você dormir melhor Insônia? 10 dicas para você dormir melhor Você acorda irritado, nervoso, indisposto. No decorrer do dia tem dificuldade para se concentrar e sofre com a sonolência excessiva. Também, não é para menos:

Leia mais

fitness 94 SPORT LIFE

fitness 94 SPORT LIFE 94 SPORTLIFE o torracalorias O kettlebell, que chegou ao país no ano passado, queima, em 10 minutos, tanto quanto correr na esteira por 45 minutos Texto Lygia Haydée Fotos Bruno Guerreiro Uma bola de ferro

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 A coluna vertebral, assim como qualquer articulação, apresenta movimentos que possuem tanto grande como pequena amplitude articular. Estes recebem o nome de Macromovimentos e Micromovimentos,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO OMBRO ANATOMIA DO OMBRO ANATOMIA DO OMBRO ANATOMIA DO OMBRO ANATOMIA DO OMBRO ANATOMIA DO OMBRO Articulação Sinovial Forma de sela Três graus de liberdade Posição de Repouso Posição de aproximação

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Escrito por Revista Staff Sal Grosso Quem diria! O Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona... Aproveitem! Os Poderes do Sal Grosso O sal grosso

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

A PESQUISA DE PLASMÓDIO

A PESQUISA DE PLASMÓDIO Capítulo 3 A PESQUISA DE PLASMÓDIO PELA MICROSCOPIA A pesquisa de plasmódio pela microscopia pode ser feita tanto na gota espessa de sangue como em esfregaço delgado. Dependendo do objetivo do trabalho,

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

Fisioterapia Personalizada a Domicilio

Fisioterapia Personalizada a Domicilio Fisioterapia Personalizada a Domicilio O atendimento a domicilio da Fisio e Saúde Sul, privilegia o conforto e a saúde de seus pacientes, realizando atendimento que proporciona SAÚDE, BEM-ESTAR e MELHORA

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia da dor cervical. Eles foram compilados para

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de

Kimberly Willis. The Little Book Of Diet Help. Inês Rodrigues. Liliana Lourenço. Tradução de. Ilustrações de Kimberly Willis The Little Book Of Diet Help Tradução de Inês Rodrigues Ilustrações de Liliana Lourenço PARTE 1 > SOBRE ESTE LIVRO 9 PARTE 2 > VAMOS COMEÇAR 19 PARTE 3 > MUDE A FORMA COMO SE SENTE 49

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Manual de Instruções NÃOPODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. Nº POR Liberação de Arquivo Ari Jr 04/13 1009-09-05 789786 REV.0 0 MODIFICAÇÃO SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃOPODERÁ SER UTILIZADO

Leia mais

Prepare o local para a instalação

Prepare o local para a instalação Em uma época em que a economia de energia é algo importante para todos, ter um aquecedor de água a gás é mais do que uma questão de conforto, é algo que beneficia seu bolso e contribui com a sociedade.

Leia mais

Manual da Prensa 38x38 / 40x60 Plana

Manual da Prensa 38x38 / 40x60 Plana Manual da Prensa 38x38 / 40x60 Plana JD INK JET Apresentação. O desenvolvimento da prensa JD INK JET, foi criada e acompanhada por engenheiros Coreanos na China, e ao decorrer dos anos fomos aprimorando

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar.

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar. Figura 11a - Posição inicial: 1ª posição paralela. Figura 11b - demi-plié: 1ª posição paralela. Figura 12a - Posição inicial: 2ª posição paralela. Figura 12b- Demi-plié: 2ª posição paralela. 35 Figura

Leia mais

ANATOMIA. Osso. VISTA LATERAL DO SACRO (Braço maior e menor e fixações musculares)

ANATOMIA. Osso. VISTA LATERAL DO SACRO (Braço maior e menor e fixações musculares) SACRO CBES ANATOMIA Osso O sacro é formado por 5 vértebras fundidas. Os forâmens de conjugação se transformam em forâmens sacrais anteriores e posteriores. Sua face anterior é côncava e lisa Sua face posterior

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia No decorrer do dia, desempenhamos várias funções, desde agachar para pegar uma caneta do chão, a limpeza de sua casa e no trabalho. As

Leia mais

Capacetes de Segurança H-700

Capacetes de Segurança H-700 Dados Técnicos Página 1 de 8 Capacetes de Segurança H-700 DESCRIÇÃO GERAL: O capacete de segurança H-700 é composto de: Casco ventilado (com ou sem tira refletiva) ou sem ventilação (com ou sem tira refletiva),

Leia mais

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1 LOMBALGIA Segundo Bernard Auteroche instituto de acupuntura tradicional 1 instituto de acupuntura tradicional 2 Fisiologia Energética n A MTC, através da acupuntura, nos ensina que o corpo humano é recoberto

Leia mais

Manual de Exercícios SPP

Manual de Exercícios SPP Manual de Exercícios SPP 1/6 Manual de exercícios SPP- IGN 1. Posicionamento: deitado de barriga para cima, com os joelhos estendidos. 2. Dobrar e estender uma perna. Fazer 10 repetições em cada lado alternadamente.

Leia mais

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo.

Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Guia Ourofino de limpeza dos ouvidos de cães e gatos. Seguindo estas dicas, você protege e ainda dá carinho ao seu amigo. Manter limpos os ouvidos de cães e gatos, além de contribuir para sua saúde e bem-estar,

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude dos ombros e parte superior das costas. Mobiliza os deltóides, rotadores da

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

Atletismo O ARREMESSO DO PESO

Atletismo O ARREMESSO DO PESO Atletismo O ARREMESSO DO PESO A maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as épocas. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Manual de cuidados pré e pós-operatórios

Manual de cuidados pré e pós-operatórios 1. Anatomia O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS

VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS Página Responsáveis Preparado por: Enfermeiros Analisado por: Serviço de Enfermagem Aprovado por: DAS. Objetivos. Aplicação Padronizar as técnicas de avaliação dos Sinais Vitais a fim de otimizar o serviço

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES 11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES O futsal, como outras modalidades, está associado a certos riscos de lesões por parte dos jogadores. No entanto, estudos científicos comprovaram que a incidência de lesões

Leia mais

KIT 6 em 1. (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES

KIT 6 em 1. (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES KIT 6 em 1 (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia atentamente este Manual, antes de usar seu KIT 6 EM 1. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. WWW.LIZZ.COM.BR SAC: (11)

Leia mais

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos O PROJETO A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos usuários diferentes exercícios que possibilitam trabalhar grupos musculares diversos, membros superiores, inferiores, abdominais

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Dor no joelho Tendinite patelar, a famosa dor no joelho, precisa ser cuidada!

Dor no joelho Tendinite patelar, a famosa dor no joelho, precisa ser cuidada! Dor no joelho Tendinite patelar, a famosa dor no joelho, precisa ser cuidada! Por Ricardo Takahashi Gael Monfils, Rafael Nadal e Fernando Gonzalez (página seguinte) precisaram recorrer às bandagens nos

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Atualmente = o objetivo é conseguir, durante a sessão e fora dela, a funcionalidade do paciente (o tônus se adequa como consequência).

Atualmente = o objetivo é conseguir, durante a sessão e fora dela, a funcionalidade do paciente (o tônus se adequa como consequência). CONCEITO BOBATH PARA ADULTOS Profª Ms. Daniela Vincci Lopes Ruzzon INTRODUÇÃO 1943 pintor com hemiplegia grave à direita. Tratamento da espasticidade: Iniciou com vibração no deltóide = sem resultados.

Leia mais

Sistema Laminar Médio. Ecotelhado

Sistema Laminar Médio. Ecotelhado Sistema Laminar Médio Sistema Laminar Médio Objetivo O Sistema Laminar Médio tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

ENCOSTO SHIATSU COMFORT RM-ES938

ENCOSTO SHIATSU COMFORT RM-ES938 MANUAL DE INSTRUÇÕES ENCOSTO SHIATSU COMFORT RM-ES938 1 Sumário 1. CONHECENDO O SEU APARELHO...3 2. USO CORRETO...3 3. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA...4 4. DESCRIÇÃO DO APARELHO...5 5. INICIALIZAÇÃO...5 6. OPERAÇÃO...5

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo.

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo. Telha GraviColor Sofisticação acima de tudo. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque de sofisticação

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

Manipulações Vertebrais Ban Fa Method 扳 法. Prof. Alexander Raspa Curso livre de Medicina Chinesa ABRACIF 2009 HISTÓRICO

Manipulações Vertebrais Ban Fa Method 扳 法. Prof. Alexander Raspa Curso livre de Medicina Chinesa ABRACIF 2009 HISTÓRICO Manipulações Vertebrais Ban Fa Method 扳 法 2009 HISTÓRICO AS DESCRIÇÕES MAIS ANTIGAS SOBRE MANIPULAÇÃO VERTEBRAL SÃO ORIUNDAS DA China (2500 A.C.) E GRÉCIA (1500 A.C.).. 2009 1 Forma de Quiropraxia praticada

Leia mais

Manual de Instruções. Deve operar em ambientes isentos de gases corrosivos, poeiras inflamáveis ou materiais explosivos.

Manual de Instruções. Deve operar em ambientes isentos de gases corrosivos, poeiras inflamáveis ou materiais explosivos. Modelo: RPCF 3/ 12 Introdução O é apropriado para um eficiente controle da energia reativa das instalações elétricas. Ele é dotado de um microcontrolador com um poderoso algoritmo de otimização do fator

Leia mais

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) (CBCa) Palestra: Programação anual dos treinamentos na Canoagem Slalom. Os Ciclos de Treinamento Na Água Trabalho Intensidade Fisiológico Periodização de: Aeróbia Capacidade Continua Aeróbia Capacidade

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses

Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses Processos pedagógicos na natação para Bebês de 6 meses a 36 meses Como os Bebês Aprendem: Período Sensório- Motor ( Piaget) : 0 a 24 meses -Interação entre o bebê e o meio ambiente. -Tentativa e erro (

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou

Leia mais

As Complicações das Varizes

As Complicações das Varizes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira As Complicações das Varizes Chamamos de Tipo 4 ou IVFS - Insuficiência Venosa Funcional Sintomática,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página:

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Argox OS-214 Plus 2 Parabéns por ter adquirido um produto importado e distribuído pela CDC Brasil que recebe o logo de qualidade CashWay Argox. Antes de instalar esse produto é importante

Leia mais

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi Dr. Henrique Sidi CONCEITO ENERGÉTICO - representação mais exterior dos

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO Melissa Betel Tathiana Bombonatti A endermoterapia foi criada na França em 1970 por Louis Paul Guitay. Ele sofreu um grave acidente de carro que causou queimaduras de

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Cólera e Escarlatina

Cólera e Escarlatina Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar

Leia mais

A história do basquetebol

A história do basquetebol O Basquetebol A história do basquetebol Porque foi criado? Em Dezembro de 1891, o professor de educação física de Springfield College em Massachusetts, Estados Unidos, James Naismith, recebeu uma tarefa

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 01. Ossos da coluna vertebral A coluna vertebral é formada por um número de 33 ossos chamados vértebras. Estas se diferenciam pela sua forma e função. Vértebras semelhantes se agrupam em regiões

Leia mais

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO omeprazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO

MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO Máquina Ponto fixo: 1 agulha 2 agulhas zig-zag (simples ou 3 pontadas). Toda máquina com carretilha ou carrinho é máquina de ponto fixo. Estas máquinas são usadas para costura

Leia mais

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS!

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! Filiado a: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! AEDES AEGYPTI Aedes Aegypti e Aedes Albopictus são as duas espécies de mosquito que podem transmitir Dengue,

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais