Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Save this PDF as:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas"

Transcrição

1 Plano de Ensino Nome do centro: Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas 1. Identificação Nome do curso: Administração Nome e cód. Número de créditos: 04 Carga horária teórica: 52 h Carga horária prática: 20 h Carga horária Total: 72 h Semestre: 6º Pré-requisitos: Não há Competência(s) da disciplina: Abstração, análise e síntese; Identificação, proposição, tomada decisões e/ou resolução problemas; Atuação de forma crítica e autocrítica; Investigação, processamento, análise e aplicação das informações procedentes de fontes diversas; e Comprometimento com os princípios éticos, humanísticos e cristãos. Professor responsável: Código do professor: Paulo Cesar Chagas Rodrigues 2. Ementa Modelo de gestão estratégica, estratégia e posicionamento competitivo, gestão participativa, estratégia e inovação, avaliação de desempenho, gestão empreendedora, modelo de corporação globalizada. 3.

2 Plano de Ensino Proporcionar uma visão dos modelos organizacionais e as tecnologias de gestão, enfatizando as contribuições dos diversos autores nacionais e internacionais para a compreensão dos modelos e das ferramentas que o compõe. Espera-se que o aluno seja capaz de: Identificar as diversas técnicas existentes para a avaliação dos modelos organizacionais; Capacitação de descrição dos principais processos que estão diretamente relacionados com a avaliação dos modelos organizacionais; e Reconhecer e interpretar as ferramentas de apoio à avaliação. 4. Conteúdo Programático (72 h) Componente teórico Unidade 1: Conceitos (08 h) Introdução a mudanças nas organizações; A importância do gestor organizacional; Modelo de gestão - os componentes do modelo de gestão: estratégia, estrutura, processo, equipes, visão do cliente, fornecedores e parceiros. Unidade 2: A empresa organizada segundo o modelo de gestão estratégica (04 h) Unidades estratégicas de negócios; A estrutura das UEN; A estratégia e posicionamento competitivo. Unidade 3: A empresa organizada segundo o modelo de gestão participativa (04 h) Estruturas e mecanismos para a participação colegiada; Compartilhamento do poder com os colaboradores. Unidade 4: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por projetos (04 h) Conceito de gestão por projetos;

3 Plano de Ensino O que envolve o projeto; e Uma situação na pratica. Unidade 5: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por competências (04 h) O que é o modelo de gestão por competências? A implantação do modelo de gestão por competências; e da gestão por competências. Unidade 6: A empresa organizada segundo o modelo de gestão empreendedora (04 h) A estratégia de inovação; A figura do intraempreendedor. Unidade 7: A empresa organizada segundo o modelo da corporação Globalizada (04 h) O conceito do produto global; A figura do gestor de negócios globais. Unidade 8: Tecnologias de apoio à gestão (08 h) Terceirização; Benchmarking; Reengenharia; Empowerment; Aprendizagem organizacional. Unidade 9: Ferramentas de gestão e avaliação de desempenho (04 h) Sistema de informações gerenciais; Balance Scorecard;

4 Plano de Ensino Seis sigma Unidade 10: Avaliação P1 (04 h) Unidade 11: Avaliação P2 (04 h) Componente Prático Unidade 12: Estudo de caso aplicado aos modelos organizacionais (04 h) Unidade 13: Seminário sobre ferramentas de avaliação de desempenho (04 h) Unidade 14: Seminário sobre gestão empreendedora (04 h) Unidade 15: Apresentação de trabalho sobre gestão participativa (04 h) Unidade 16: Apresentação de trabalho sobre as tecnologias de gestão (04 h) 5. Metodologia 5.1 Atividades metodológicas: Aula expositiva e dialogada com auxilio de recursos audiovisuais; Leitura prévia de textos disponibilizados em ambientes virtuais; Análise e discussões de estudos de caso; Pesquisas; Realização de seminários e debates; Práticas de observação empresarial. 5.2 Recursos didáticos: Textos e artigos para leitura; Projetor multimídia e notebook; 6. Avaliação Objetivo Instrumento Contexto Valor Conceitual Procedimental Provas escritas P1 = 10 * 0,35 P2 = 10 * 0,35 Atividade de análise e produção textual Pautas de observação: participação, assiduidade e Individual 7,0 Individual e em grupo 1,0

5 Plano de Ensino Atitudinal 7. Bibliografia 7.1 Básica responsabilidade em situações de atividades; (0,5) Observação de aulas: participação do aluno no desenvolvimento do conteúdo da aula refletindo e argumentando junto ao professor; e (0,5) Produção dos alunos: participação correspondente à leitura prévia (Quiz), elaboração de resumos críticos e relatórios de leitura de textos, participação nas discussões em sala de aula. (2) Individual e em grupo 2,0 ASSEN, M. V.; DEN BERG, G. V.; PIETERSMA, P. Modelos de gestão: 60 modelos que todo gestor deve conhecer. São Paulo: Pearson, NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, Complementar ANPAD. Revista de Administração Contemporânea. ANPAD. Brazilian Administration Review. ANPAD. Revista de Administração Contemporânea Eletrônica. CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégias, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. Evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Editora Pioneira, MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson, MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

6 Aula nº 01 Carga horária: 04 Ter conhecimento dos documentos, critérios avaliativos, formas e métodos de aula e avaliação. Leitura do Plano de Ensino Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico da disciplina; Apresentação dos critérios e métodos avaliativos; e Recursos materiais: notebook, projetor e lousa e giz. Atividade prévia Leitura do plano de ensino. QUIZ Individual e oral. Formule uma pergunta relacionada com a administração da produção e qual o seu impacto econômico nas organizações, sociedade e meio ambiente. Não há.

7 Aula nº 02 Carga horária: 04 Saber conceituar os modelos organizacionais e os fatores críticos de sucesso organizacional. Unidade 1: Conceitos (04 h) Introdução a mudanças nas organizações; A importância do gestor organizacional; Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 2 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 1 do autor MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

8 Aula nº 03 Carga horária: 04 Saber conceituar os modelos organizacionais e os fatores críticos de sucesso organizacional. Unidade 1: Conceitos (04 h) Introdução a mudanças nas organizações; A importância do gestor organizacional; Modelo de gestão - os componentes do modelo de gestão: estratégia, estrutura, processo, equipes, visão do cliente, fornecedores e parceiros. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 3 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 1 do autor MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

9 Aula nº 04 Carga horária: 04 Saber conceituar a aplicabilidade do modelo de gestão estratégica nas organizações. Unidade 2: A empresa organizada segundo o modelo de gestão estratégica (04 h) Unidades estratégicas de negócios; A estrutura das UEN; A estratégia e posicionamento competitivo. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 4 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 5 do autor MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

10 Aula nº 05 Carga horária: 04 Saber conceituar a aplicabilidade do modelo de gestão participativa nas organizações. Unidade 3: A empresa organizada segundo o modelo de gestão participativa (04 h) Estruturas e mecanismos para a participação colegiada; Compartilhamento do poder com os colaboradores. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 5 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 10 do autor NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, Leitura do capítulo 3 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

11 Aula nº 06 Carga horária: 04 Pesquisar sobre a importância estratégica da gestão participativa nas organizações. Unidade 15: Apresentação de trabalho sobre gestão participativa (04 h) Apresentação da Management. Metodologia A atividade desta aula será de apresentação de trabalhos. Atividade prévia Individual oral durante a apresentação do grupo. Interprete o tema do seminário interagindo com toda a matéria vista até a presente data. Apontar um aspecto que chamou atenção na prática observada na aula anterior e trazer por escrito uma consideração (positiva e/ou negativa). Elaboração de um resumo sobre o vídeo e a sua inter-relação com a matéria dada.

12 Aula nº 07 Carga horária: 04 Saber conceituar a aplicabilidade do modelo de gestão japonesa nas organizações. Unidade 4: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por projetos (04 h) Conceito de gestão por projetos; O que envolve o projeto; e Uma situação na pratica. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 7 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 2 do autor MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

13 (Inserção na semana da avaliação) Aula nº 08 Carga horária: 04 Específicos Metodologia Atividade prévia Quiz Demonstrar conhecimento e capacidade no desenvolvimento das ações que estão propostas nos planos de aula (período de 02 de agosto a 18 de setembro), correspondentes às unidades nº(s) 1, 2, 3 e 4, do plano de ensino. Unidade 1: Conceitos Introdução a mudanças nas organizações; A importância do gestor organizacional; Modelo de gestão - os componentes do modelo de gestão: estratégia, estrutura, processo, equipes, visão do cliente, fornecedores e parceiros. Unidade 2: A empresa organizada segundo o modelo de gestão estratégica Unidades estratégicas de negócios; A estrutura das UEN; A estratégia e posicionamento competitivo. Unidade 3: A empresa organizada segundo o modelo de gestão participativa Estruturas e mecanismos para a participação colegiada; Compartilhamento do poder com os colaboradores. Unidade 4: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por projetos Conceito de gestão por projetos; O que envolve o projeto; e Uma situação na pratica. 1. Individual; como questões objetivas, e dissertativas; 2. Escrita; e 3. Sem consulta. Leitura prévia do capítulo 5 do autor MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson, Leitura prévia dos capítulos 1 e 2 do autor MENEZES, L. C. M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, Leitura prévia do capítulo 10 do autor NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, Leitura prévia do capítulo 3 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, Não haverá. Não haverá.

14 Aula nº 09 Carga horária: 04 Saber conceituar como a gestão empreendedora pode contribuir para as organizações que a utilizam empregam. Unidade 5: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por competências (04 h) O que é o modelo de gestão por competências? A implantação do modelo de gestão por competências; e da gestão por competências. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 09 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 4 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

15 Aula nº 10 Carga horária: 04 Saber conceituar os planejamentos da capacidade produtiva que as organizações empregam. Unidade 6: A empresa organizada segundo o modelo de gestão empreendedora (04 h) A estratégia de inovação; A figura do intraempreendedor. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 11 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 2 do autor DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

16 Aula nº 11 Carga horária: 04 Observar e adquirir conhecimento sobre a importância da gestão empreendedora na atualidade. Unidade 14: Seminário sobre gestão empreendedora (04 h) Metodologia A atividade desta aula será expositiva e participativa, por meio de debate sobre o tema da palestra; e Atividade prévia Não Há. Quiz Individual oral durante o seminário. Interprete o tema do seminário interagindo com toda a matéria vista até a presente data. Apontar um aspecto que chamou atenção na prática observada na aula anterior e trazer por escrito uma consideração (positiva e/ou negativa).

17 Aula nº 12 Carga horária: 04 Saber conceituar e avaliar a aplicabilidade das tecnologias de apoio à gestão nas organizações modernas. Unidade 7: A empresa organizada segundo o modelo da corporação Globalizada (04 h) capítulo 2 (8) O conceito do produto global; A figura do gestor de negócios globais. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 12 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 2 do autor CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégias, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

18 Aula nº 13 Carga horária: 04 Saber conceituar e avaliar a aplicabilidade das tecnologias de apoio à gestão nas organizações modernas. Unidade 7: Tecnologias de apoio à gestão (08 h) Terceirização; Benchmarking; Reengenharia; Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 13 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 11 do autor NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, Leitura do capítulo 3 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

19 Aula nº 14 Carga horária: 04 Saber conceituar e avaliar a aplicabilidade das ferramentas de avaliação de desempenho nas organizações modernas. Unidade 8: Tecnologias de apoio à gestão (08 h) Empowerment; Aprendizagem organizacional. Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 15 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura do capítulo 11 do autor NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, Leitura do capítulo 3 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, QUIZ Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

20 Aula nº 15 Carga horária: 04 Pesquisar sobre a importância estratégica da administração da produção para as organizações. Unidade 16: Apresentação de trabalho sobre as tecnologias de gestão (04 h) Apresentação do vídeo da Management Metodologia A atividade desta aula será de apresentação de trabalhos. Atividade prévia Individual oral durante a apresentação do grupo. Interprete o tema do seminário interagindo com toda a matéria vista até a presente data. Apontar um aspecto que chamou atenção na prática observada na aula anterior e trazer por escrito uma consideração (positiva e/ou negativa). Elaboração de um resumo sobre o vídeo e a sua inter-relação com a matéria dada.

21 Aula nº 16 Carga horária: 04 Saber conceituar o planejamento e o projeto de um sistema produtivo e seus processos. Unidade 9: Ferramentas de gestão e avaliação de desempenho (04 h) Sistema de informações gerenciais; Balance Scorecard; Seis sigma Metodologia A atividade desta aula será expositiva, com exemplificação de cada subtópico; e Atividade prévia Leitura da atividade prévia 17 com a formulação de duas questões, esta atividade complementará os capítulos a baixo especificados e ajudará no entendimento das apresentações; e Leitura dos capítulos 44 e 51 do autor ASSEN, M. V.; DEN BERG, G. V.; PIETERSMA, P. Modelos de gestão: 60 modelos que todo gestor deve conhecer. São Paulo: Pearson, (5) Quiz Individual e escrito ao final da aula. Interprete o texto disponibilizado e formule duas perguntas relacionadas com o tema da aula interagindo com os capítulos do livro da leitura prévia. Não há.

22 Aula nº 17 Carga horária: 04 Observar e adquirir conhecimento sobre a importância da ferramenta de avaliação de desempenho Balanced Scorecard na atualidade. Unidade 13: Seminário sobre ferramentas de avaliação de desempenho (04 h) Metodologia A atividade desta aula será expositiva e participativa, por meio de debate sobre o tema da palestra; e Atividade prévia Não Há. Quiz Individual oral durante o seminário. Interprete o tema do seminário interagindo com toda a matéria vista até a presente data. Apontar um aspecto que chamou atenção na prática observada na aula anterior e trazer por escrito uma consideração (positiva e/ou negativa).

23 Aula nº 18 Carga horária: 04 Desenvolver um estudo de caso por meio da intersecção da teoria vista em sala de aula e a pratica em uma organização. Unidade 12: Estudo de caso aplicado aos modelos organizacionais (04 h) Metodologia A atividade desta aula será expositiva e participativa, por meio de debate sobre o tema da palestra; e Atividade prévia Não há. Quiz Individual oral durante o estudo de caso. Interprete o tema do seminário interagindo com toda a matéria vista até a presente data. Apontar um aspecto que chamou atenção na prática observada na aula anterior e trazer por escrito uma consideração (positiva e/ou negativa).

24 Específicos Demonstrar conhecimento e capacidade no desenvolvimento das ações que estão propostas nos planos de aula (período de 27 de setembro a 04 de dezembro), correspondentes às unidades nº(s) 5, 6, 7, 8 e 9, do plano de ensino. Unidade 5: A empresa organizada segundo o modelo de gestão por competências O que é o modelo de gestão por competências? A implantação do modelo de gestão por competências; e da gestão por competências. Unidade 6: A empresa organizada segundo o modelo de gestão empreendedora A estratégia de inovação; A figura do intraempreendedor. Unidade 7: A empresa organizada segundo o modelo da corporação Globalizada O conceito do produto global; A figura do gestor de negócios globais. Unidade 8: Tecnologias de apoio à gestão Terceirização; Benchmarking; Reengenharia; Empowerment; Aprendizagem organizacional. Unidade 9: Ferramentas de gestão e avaliação de desempenho Sistema de informações gerenciais; Balance Scorecard; Seis sigma Metodologia 1. Individual; como questões objetivas, e dissertativas; 2. Escrita; e 3. Sem consulta. Atividade prévia Leitura prévia do capítulo 2 do autor DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, Leitura prévia do capítulo 11 do autor NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, Leitura prévia dos capítulos 44 e 51 do autor ASSEN, M. V.; DEN BERG, G. V.; PIETERSMA, P. Modelos de gestão: 60 modelos que todo gestor deve conhecer. São Paulo: Pearson, Leitura prévia dos capítulos 3 e 4 do autor ORLICKAS, E. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. Curitiba: Ibpex, Leitura prévia do capítulo 2 do autor CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégias, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, Quiz Não haverá. Não haverá. PLANO DE AULA (Inserção na semana da avaliação) Aula nº 19 Carga horária: 04

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I.

Pré-requisitos: Ter cursado a disciplina Administração I. Nome do centro: 1. Identificação Nome do curso: Ciências da Computação Nome e cód. Disciplina: Administração II Número de créditos: 04 Carga horária teórica: 32 h Carga horária prática: 28 h Carga horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração de Materiais Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Origem e desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. As atividades da disciplina estão orientadas no sentido de alcançar os seguintes objetivos abaixo relacionados:

PLANO DE ENSINO. As atividades da disciplina estão orientadas no sentido de alcançar os seguintes objetivos abaixo relacionados: I IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso Bacharelado em Administração Disciplina Gestão Estratégica Pré-Requisitos: GADM 01 Fundamentos da Administração GADM 02 Teoria das Organizações Professor Marcos Severo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 7 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos de planejamento

Leia mais

PLANO DE AULA. Competências Trabalhadas 1

PLANO DE AULA. Competências Trabalhadas 1 1 CURSO DISCIPLINA Tecnologia em Marketing Gestão de Marketing Matriz Curricular 011_ Carga Horária 80 hs/aula EMENTA Disciplina que visa introduzir o discente nos estudos mercadológicos. Aborda o ambiente

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:

PLANO DE ENSINO OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: PLANO DE ENSINO CURSO: Administração DISCIPLINA: Administração Estratégica PROFº: Francisco Xavier Soares Filho PERÍODO: 5º SEMESTRE / ANO: 1º Semestre / 2016. C/H Teórica: 80h Créditos: C / H Prática:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Administração Mercadológica I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de Marketing.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria MEC Nº 1.150 de 25/08/10

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria MEC Nº 1.150 de 25/08/10 CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria MEC Nº 1.150 de 25/08/10 Componente Curricular: Administração da Qualidade Código: ENGP - 504 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2014.2 Professora:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

FACULDADES UNIFICADAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS DIVISÃO ACADÊMICA

FACULDADES UNIFICADAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS DIVISÃO ACADÊMICA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Didática para o ensino da Química Curso: Licenciatura Plena em Química Termo: 5º Carga Horária Semanal (h/a): 2 Carga Horária Semestral (h/a): 34

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091-6 Município: São Carlos - SP EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. CARGA HORÁRIA: 60 PERÍODO: 4º TURNO: Noturno ANO LETIVO: 2011/1

PLANO DE CURSO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. CARGA HORÁRIA: 60 PERÍODO: 4º TURNO: Noturno ANO LETIVO: 2011/1 PLANO DE CURSO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CARGA HORÁRIA: 60 PERÍODO: 4º TURNO: Noturno ANO LETIVO: 2011/1 PROFESSOR (A):

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DE TAGUATINGA PLANO DE ENSINO

FACULDADE EVANGÉLICA DE TAGUATINGA PLANO DE ENSINO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA CARGA HORÁRIA: 72 H/A CRÉDITOS: 4 PROFESSOR: RUBEM JOSÉ BOFF PRÉ-REQUISITO: EMENTA: A Organização e seu ambiente. Evolução da Gestão Estratégica.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOPU DE 09/07/01 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 CH Total: 60 HRS. Pré-requisito: --- Período

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Jucinei Nizer da Silva Menelli jucineinizer@hotmail.com Período/

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 3252 ADMINISTRAÇÃO GERAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 3252 ADMINISTRAÇÃO GERAL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA 1 ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 32 AGRONEGÓCIO DISCIPLINA 3252 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSOR RESPONSÁVEL 0019036 MOACIR JOSÉ BERTACI

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA EMBED CorelDRAW.Graphic.12 Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Psicologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias psicológica e seus relacionamentos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO - FAAD Curso de Especialização em Gestão Empresarial PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO - FAAD Curso de Especialização em Gestão Empresarial PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO - FAAD Curso de Especialização em Gestão Empresarial 1) Dados de Identificação Disciplina: Administração de Empresas. Caráter: Obrigatória.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTROLADORIA PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTROLADORIA PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTROLADORIA Código: CTB-404 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2014.2 Professor:

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

NOME DA DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS 1- IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 PERÍODO: NOTURNO NOME DA DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS 2- EMENTA Analisar,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Contabilidade Geral Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) A Contabilidade e seu histórico.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA UNIVERSO - CAMPUS GOIÂNIA Curso: Administração

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA UNIVERSO - CAMPUS GOIÂNIA Curso: Administração PLANEJAMENTO e PROGRAMA 1.º Semestre de 2011 CURSO: Administração DISCIPLINA: Organização Métodos e Sistemas CÓDIGO: 3131 PERÍODO: 3º PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 05 PROFESSOR ROBERTO COUTO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA Código: ADM - 450 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Engenharia Elétrica Prof. Dr. ANDRÉ BÍSCARO 1º Semestre de 2015 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Código: SNP33D03 Turma: 2015/1

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso ADMINISTRAÇÃO. Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso ADMINISTRAÇÃO. Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014 Disciplina EMPREENDEDORISMO Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário Noturno: 2 a feira- 1 o e 2 o 6 a feira- 1 o e 2 o Turma: 5º ADN

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Estatística Aplicada à Educação Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estatística: história

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 PLANO DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Gestão e Marketing de Moda Código: Pré-requisito: Período Letivo:

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão da Produção Código: ENGP

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Ética Empresarial Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos teóricos: Moral e Ética,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários TURNO: Noturno DISCIPLINA: Gestão Mercadológica de Vendas SEMESTRE: 3º semestre

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC ENSINO A DISTÂNCIA. Administração, Ciências Contábeis e CSTs

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC ENSINO A DISTÂNCIA. Administração, Ciências Contábeis e CSTs PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS UBC ENSINO A DISTÂNCIA Administração, Ciências Contábeis e CSTs Disciplina: Teoria Geral da Administração Carga Horária: 80 horas Prof.: João Luiz de Souza Lima

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE Código: ADM - 451 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2013.2 Professora:

Leia mais

CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA Reconhecido pela Portaria MEC nº 651 de 10.12.13, DOU de 11.12.13 PLANO DE CURSO

CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA Reconhecido pela Portaria MEC nº 651 de 10.12.13, DOU de 11.12.13 PLANO DE CURSO CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA Reconhecido pela Portaria MEC nº 651 de 10.12.13, DOU de 11.12.13 Componente Curricular: Tecnologia de Gestão em Administração Código: ENGP - 550 Pré-requisito: ------- Período

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Planejamento Estratégico Empresarial

Leia mais

PLANO DE CURSO. Ano / Semestre: 2014/01. Carga Horária Total: 60 h. CH Prática:

PLANO DE CURSO. Ano / Semestre: 2014/01. Carga Horária Total: 60 h. CH Prática: DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANO I Docente: GIOVANNA ROLIM DOS SANTOS Curso / Período: Ano / Semestre: 2014/01 Carga Horária Total: 60 h CH Teoria: CH Prática: 20 h 20 h Administração de Empresas

Leia mais

Plano de Ensino. Elabora dados de refugo, devolução, retrabalho dos setores produtivos;

Plano de Ensino. Elabora dados de refugo, devolução, retrabalho dos setores produtivos; Plano de Ensino Curso: Engenharia de Produção/ noturno Disciplina: Engenharia da Qualidade Carga horária semanal: 2h Ano: 2015/1 urma: EPM5 Carga horária total: 40h Ementa Aplicação das ferramentas e estratégias

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM - 353 Pré-requisito: Período Letivo: 2014.1 Professora: Maria das

Leia mais

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV

FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV FATEC EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR IV SÃO PAULO 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. Quarta-feira 9h30min às 12hs. Enfoque: ( ) Obrigatória ( ) Optativa ( X ) Eletiva ( ) PDCI

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. Quarta-feira 9h30min às 12hs. Enfoque: ( ) Obrigatória ( ) Optativa ( X ) Eletiva ( ) PDCI CURSO DE GRADUAÇÃO: Para todos os cursos de graduação. SÉRIE: SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( X ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2ª SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito Comercial Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Teoria geral do Direito Comercial.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec CENTRO PAULA SOUZA Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: ECONOMIA APLICADA Curso: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL Semestre: 1º Carga Horária Semestral: 67 EMENTA A Ciência Econômica. Os Problemas Econômicos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO CO-REQUISITO

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Código: ADM-353 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: bacharelado em administração Marcelo Eder Lamb Analice Marchezan Franciane Cougo da Cruz EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: bacharelado em administração Marcelo Eder Lamb Analice Marchezan Franciane Cougo da Cruz EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOAS PRÓ-REIORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Liderança e Desenvolvimento de Equipes 0980004

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2009. Curso Administração. Teórica Prática Total Teórica Prática Total 4 4 76 76 4

PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2009. Curso Administração. Teórica Prática Total Teórica Prática Total 4 4 76 76 4 PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2009 Disciplina Meio Ambiente e Desenvolvimento Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão Curso Administração Turno/Horário 3ª Feira 1 o e 2 o h 5ª Feira - 3º e 4ºh Turma:

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA São Paulo 2012 Art. 1º O presente regulamento origina-se da obrigatoriedade

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: GESTÃO DA INDÚSTRIA DO PETROLEO E GÁS NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

NOME DA DISCIPLINA: GESTÃO DA INDÚSTRIA DO PETROLEO E GÁS NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS 1- IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 PERÍODO: NOTURNO NOME DA DISCIPLINA: GESTÃO DA INDÚSTRIA DO PETROLEO E GÁS NOME DO CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Negociação. Conceituação. Tipos de conflitos, fatores que influenciam. Ambiente, táticas, estilos, excesso de confiança. Opções ou modelos e estratégias. Conhecimento mútuo de interesses, barganha.

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

Departamento de Administração DEADM/I

Departamento de Administração DEADM/I Departamento de Administração DEADM/I EMENTA: Teorias da Administração Professor: Dr.Sérgio Luis Dias Doliveira E-mail: sldd@uol.com.br Face: Sergio Luis Dias Doliveira Skype: sergio.doliveira Fone: (42)

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Tecnologia de Gestão em Administração

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: Tecnologia de Gestão em Administração C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Tecnologia de Gestão em Administração Código: ENGP - 550

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Matemática Financeira I Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos sobre Administração

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico em Segurança

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA PLANO DE ENSINO

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA PLANO DE ENSINO 1 de 5 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA PLANO DE ENSINO 2º semestre de 2009 Curso: Logística com Ênfase em Transportes Disciplina: Comercio exterior II Sigla:CE II Carga Horária Carga Horária Modalidade:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: : Técnica

Leia mais

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO LEGISLATIVA 1. OBJETIVO DO CURSO Esse curso tem por objetivo a formação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO: 2012.2 P L A N O D E E N S I N O

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO: 2012.2 P L A N O D E E N S I N O CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO: 2012.2 DISCIPLINA: AUDITORIA 6º PERÍODO PROFESSOR: CHRISTIAN ABRÃO DE OLIVEIRA CARGA HORÁRIA: 72 HORAS I. EMENTA P L A N O D E E N S I N O Ambiente de Auditoria:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013. Curso ADMINISTRAÇÃO. Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO 04-04 72-72 04

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013. Curso ADMINISTRAÇÃO. Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO 04-04 72-72 04 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013 Disciplina EMPREENDEDORISMO Professor (a) NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso ADMINISTRAÇÃO Disciplina

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: PEDAGOGIA Disciplina: TECNOLOGIA NA SALA DE AULA I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Histórico da informática,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091-6 Município: São Carlos - SP EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Direito do Trabalho Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução. Princípios, Interpretação

Leia mais

EMPREENDEDORISMO APRESENTAÇÃO

EMPREENDEDORISMO APRESENTAÇÃO NÍVEL DE ENSINO: Graduação CARGA HORÁRIA: 80h PROFESSOR-AUTOR: Erika Rúbia de Souza; Igor Augusto de Melo Dias; Wander Moreira da Costa; Dênio Magno da Cunha. APRESENTAÇÃO A disciplina Empreendedorismo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Código: 091.01 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) A educação primitiva. A educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Direito Público e Privado Turma: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3 1. Ementa (sumário, resumo) Introdução ao Direito. Direito Constitucional.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Saúde, Ambiente e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

PLANO DE CURSO Aprendizagem Industrial

PLANO DE CURSO Aprendizagem Industrial 1 - NOME DO CURSO em Telemarketing 2 ÁREA DO CURSO Gestão 3 TITULARIDADE PROFISSIONAL Operador de telemarketing 4 PERFIL PROFISSIONAL 4.a Perfil Profissional de Conclusão: Atender usuários, oferecer serviços

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL

MBA GESTÃO EMPRESARIAL MBA GESTÃO EMPRESARIAL 1. APRESENTAÇÃO Ter uma gestão competente é diferencial para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Para isso, os gestores necessitam cada vez mais de conhecimentos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECÂNICA

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Extrato do Projeto Pedagógico) PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO São habilidades e competências gerais trabalhadas no projeto pedagógico: Visão Holística e Cultural:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Cálculo II Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas.

Leia mais

Apresentação da disciplina, conteúdo, metodologia e diretrizes de trabalhos.

Apresentação da disciplina, conteúdo, metodologia e diretrizes de trabalhos. IDENTIFICAÇÃO Nome do Curso: Administração de Empresas. Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos. Número da Disciplina: 4520. Carga Horária Semanal: 2 h/a. Carga Horária Semestral: 40 h/a. Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Tecnologia em Gestão

Leia mais

Curso de Especialização em GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE

Curso de Especialização em GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE Curso de Especialização em GESTAO DE SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde Meio Ambiente. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Saúde Pública

Leia mais