DISCURSO: Antônio Márcio Coimbra Superintendente Executivo nas gestões de Presidentes do Conselho Federal de Odontologia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCURSO: Antônio Márcio Coimbra Superintendente Executivo nas gestões de Presidentes do Conselho Federal de Odontologia."

Transcrição

1 DISCURSO: Antônio Márcio Coimbra Superintendente Executivo nas gestões de Presidentes do Conselho Federal de Odontologia. Excelentíssimo Senhor Acadêmico Placidino Guerrieri Brigagão, digníssimo Presidente da Academia Brasileira de Odontologia; Excelentíssimo Senhor Doutor Acadêmico Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, digníssimo Presidente do Conselho Federal de Odontologia; Excelentíssimo Senhor Professor-Doutor Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, digníssimo Vice-Presidente do Conselho Federal de Odontologia; Excelentíssimo Senhor Doutor Afonso Fernandes Rocha, digníssimo Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro; Excelentíssimo Senhor Doutor Paulo Murilo de Oliveira da Fontoura, digníssimo Presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro; Excelentíssimo Senhor Doutor Wanderley Basílio de Oliveira, digníssimo Presidente da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro; Excelentíssima Senhora Doutora Irani Cabral Ribeiro, digníssima Secretária da Academia Brasileira de Odontologia;

2 Excelentíssimos Senhores presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia do Rio Grande do Sul, Dr. José Maria Holderbaum; de Minas Gerais, Dr. Luciano Elói Santos; de Goiás, Dr. Jean Jacques Rodrigues; do Conselheiro Agnaldo Coelho de Farias, representando o presidente do CRO- PR; Senhor Doutor Eduardo Sakai, representante do presidente do CRO-SP; Caríssima amiga Filomena Barros, presidente da ANATO-DF; Dr. José Henrique Cavalcanti de Lima, da Associação Brasileira de Odontologia Militar ABOMI; Senhores Conselheiros Federais, Rubens Côrte Real de Carvalho, tesoureiro do CFO, e Dr. Ericson Leão Bezerra; Dr. Ermensson Jorge, assessor da presidência do CFO; Meus familiares e amigos aqui presentes; Senhoras e Senhores: Quem diria?... Quem poderia imaginar?... Márcio Coimbra entre os imortais deste templo da cultura odontológica: a egrégia Academia Brasileira de Odontologia, e sendo empossado, como

3 Acadêmico Honorário, na mesma data, no mesmo local, junto com a maior autoridade da Odontologia do Brasil, no momento: o excelentíssimo senhor Presidente do Conselho Federal de Odontologia, meu amigo, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues. É uma honra indescritível... Temos momentos de grandes emoções em nossas vidas. Para mim, este é um deles. Com grande alegria e orgulho recebo, hoje, nesta solenidade, o galardão insigne com que me honra a Academia Brasileira de Odontologia, entidade fundada em 25 de outubro de 1949, sempre voltada para o respeito ao relacionamento científico e à criatividade das pesquisas, reverenciando a hierarquia, a justiça moral e social, cultivando a virtude suprema do altruísmo, assim como a tolerância não subserviente, mas inteligente, eivada de bom senso, buscando a notoriedade e o equilíbrio. Envaidecido pela láurea com a qual estou sendo distinguido e ao expressar aqui o meu agradecimento, não posso dele apartar o nome do ilustre Acadêmico Spyro Nicolau Spyrides, por indicação de quem, tenho hoje o grato prazer de ostentar o Título de Acadêmico Honorário desta meca do saber odontológico, incorporando-me, oficialmente, à sua comunidade.

4 Tenham a mais absoluta certeza: ficará para sempre gravado no meu coração o mais sincero agradecimento a ele. Na pessoa deste digno cirurgião-dentista, devo agradecer a seus pares a votação com que me agraciaram, permitindo-me a posse do honroso título. É com orgulho muito grande que posso dizer: A partir deste momento, eu faço parte integrante do seleto grupo da Academia Brasileira de Odontologia! A honra a mim concedida, reparto com todos aqueles que ajudam a contribuir para elevar, cada vez mais, o prestígio e o conceito da profissão odontológica e daqueles que a exercem: os servidores do Conselho Federal de Odontologia! Nada mais justo e é um dever de consciência que cumpro com o maior prazer. Serei, tão somente, o depositário do título. Meus senhores, nestes mais de quarenta anos a serviço do CFO, fui alvo de inúmeras homenagens pelas mais diversas entidades que integram a Odontologia nacional e até mesmo de entidades sediadas no exterior. Esta, que acabo de receber, ficará na minha memória por toda a vida, pois não é qualquer indivíduo, por mais competente que seja, que pode ostentá-la.

5 Venho pautando minha longa vida no CFO pela sábia filosofia de Sócrates: A virtude não é o poder de realizar o que é bom ou de alcançar coisas boas; é antes, o agir com justiça, com honestidade e com temperança. Reconheço minhas limitações humanas, mas o desejo de bem servir aos cirurgiões-dentistas brasileiros nestas mais de quatro décadas, foi sempre por mim colocado em primeiro plano. Eu, Antônio Márcio Coimbra, um cidadão nascido numa pequena, mas acolhedora cidade do interior do querido Estado de Minas Gerais, minha Recreio, e que adotou esta encantadora e maravilhosa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro como sua, SOU HOJE UM IMORTAL! Estou babando de alegria. Não caiu ainda a ficha!... Vou, por muito tempo ainda, ficar olhando esta medalha, sem acreditar que sou, de fato, o seu portador! Dizem que, na vida do homem, são dois os objetivos: primeiro, conseguir o que se quer; segundo, usufruir o que se conseguiu. Só os mais sábios são capazes de usufruir. Oxalá, Deus permita que eu seja abençoado para conseguir usufruir, por muitos anos, o amor de meus familiares, de meus amigos e o respeito dos profissionais da Odontologia brasileira.

6 Agradeço a todos que participam deste momento inesquecível da minha vida: minha esposa Roseli, minhas filhas, Fabiana e Marcela, meus genros Nuno e Maurício, meus adoráveis netos João Pedro e Gabriel, meus familiares e amigos, dentre os quais faço questão de destacar aqueles que convivem no dia a dia do trabalho, os colegas que fazem a grandeza do Conselho Federal de Odontologia. Imploro a Deus, todo poderoso, que continue a orientar-me no bem servir à classe odontológica brasileira, mostrando-me como proceder no restante desta minha jornada, com o mínimo de erros e muito de acertos, em benefício de meus semelhantes. Gente... vou parar, para não chorar, pois estou, de fato, feliz, muito feliz! Muito obrigado! Marcio