Lição 4 Instrumentos de Correspondências dos Correios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 4 Instrumentos de Correspondências dos Correios"

Transcrição

1 69 Lição 4 Instrumentos de Correspondências dos Correios Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Associar os instrumentos de correspondências dos Correios às suas respectivas características. Identi car a estrutura da Comunicação Interna (CI). Identificar os critérios gerais e específicos para a utilização dos instrumentos de correspondências. Relacionar as competências para emissão de correspondências (internas e externas) às respectivas permissões. Identi car o acesso aos formulários eletrônicos. Veja os temas que você irá estudar nesta lição: Tema 1 Conhecendo os Instrumentos de Correspondências Tema 2 Os Instrumentos de Correspondências e suas Regras Tema 3 A quem compete emitir os instrumentos de correspondências?

2 71 CONVERSA INICIAL Em toda empresa, a comunicação é uma ferramenta que deve ser bem estruturada e de nida, possibilitando que as informações uam de forma útil à organização. Nesta lição você estudará sobre os diversos Instrumentos de Correspondências nos Correios. No Manual de Comunicação dos Correios MAN- COM, você encontra os procedimentos necessários para a correta emissão dos documentos que circulam dentro e fora da empresa.

3 72 Práticas Administrativas TEMA 1 CONHECENDO OS INSTRUMENTOS DE CORRESPONDÊNCIAS CONCEITO DE INSTRUMENTOS DE CORRESPONDÊNCIAS Veja, a seguir, a de nição do MANCOM: É toda a comunicação escrita utilizada para solicitar ou transmitir informações, divulgar despachos, efetivar o contato entre os diversos órgãos da Empresa e entre esta e pessoas ou organismos externos. MANCOM 4/2 1 Com base no conceito apresentado, quais os órgãos internos dos Correios que podem utilizar-se dos instrumentos de correspondências? Se você pensou em todos os órgãos, parabéns! É isso mesmo, todos utilizam os diversos modelos no cotidiano. Estude, a seguir, a classi cação dos instrumentos de correspondências. Isso possibilitará o entendimento de sua utilização, para quando precisar da comunicação, dentro ou fora da empresa. CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE CORRESPONDÊNCIAS Os instrumentos de correspondência classi cam-se de acordo com seu destino em: Instrumentos de Correspondência Internos, Instrumentos de Correspondência Externos e Instrumentos de Correspondência Internos e Externos. Na sequência, conheça as características de cada documento de acordo com sua classi cação.

4 73 Intrumentos de Correspondência Internos São aqueles utilizados para realizar a comunicação entre pessoas ou órgãos que integram a estrutura organizacional da Empresa. MANCOM 4/ No quadro a seguir, estude os instrumentos de correspondência internos, a aplicação e as respectivas dicas: Instrumento de Correspondência Interno Noti cação Interna (NI) Comunicação Interna (CI) Carta-Circular Utilizado para Agilizar o encaminhamento de documentos. Tratar de assuntos mais rotineiros, entre os órgãos da Empresa. Comunicação entre os órgãos da Empresa. Envio de mensagens para os empregados. Prestar homenagem no âmbito da Empresa. Dicas Correspondência de preenchimento fácil e rápido. Elaboração de forma manual ou eletrônica. Economia de tempo com redação, digitação, revisão, cópias etc. Registro de assuntos formais com redação mais extensa. Cunho informativo, de agradecimento.

5 74 Práticas Administrativas A) Modelo de NI: B) Modelo de CI:

6 75 C) Modelo de Carta-Circular: Intrumentos de Correspondência Externos São aqueles utilizados para realizar a comunicação entre a Empresa e: Pessoas físicas Pessoas jurídicas Entidades governamentais Entidades internacionais que não integram a sua estrutura. MANCOM 4/ No quadro a seguir, veja quais são os instrumentos de correspondência externos e quando utilizar cada um deles, conforme MANCOM 4/ :

7 76 Práticas Administrativas Instrumento de Correspondência Externo Carta Ofício Telegrama Cartão Social Cartão de Visitas Convite para Eventos Utilizado para Comunicação com Entidades de direito privado, pessoas físicas e na comunicação internacional. Comunicação com Entidades da Administração Pública e Órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Comunicação em caráter de urgência. Comunicação de caráter social. É utilizado pelos dirigentes dos Correios. Comunicação de caráter pro ssional, utilizado por dirigentes e empregados que representem os Correios (assistentes comerciais, gerentes de agência etc.) Formalização de eventos relacionados aos Correios (lançamento de selos, carimbos, exposições). É um instrumento de correspondência social. Em se tratando de correspondência internacional, encaminhe previamente ao DEINT. Lembre-se, o texto precisa ser adaptado ao idioma e ao padrão de correspondência de cada país! Intrumentos de Correspondência Internos e Externos Existem dois instrumentos de correspondências utilizados para comunicação interna e externa. De acordo com o MANCOM 4/ são utilizados comumente para realizar a comunicação entre: pessoas ou órgãos da estrutura organizacional da nossa Empresa (internos); e os Correios e pessoas, entidades, empresas ou órgãos públicos (externos).

8 77 Veja, a seguir, os instrumentos de correspondência que podem ser externos e/ou internos, dependendo de sua aplicação e importantes dicas: Instrumento de correspondência Característica Dica Correio eletrônico ( ) Fax Post Administrativo (Fax) Utilizado por órgãos ou empregados autorizados. Agiliza a circulação de informações e, por conseguinte, a comunicação. Interna (entre órgãos) Transmissão de documentos urgentes. Externa Transmissão de documentos para órgãos da Administração Pública, entidades de direito privado e entidades internacionais. Observe as regras para o envio e recebimento de e as recomendações para a boa utilização do serviço de correio eletrônico. Use-o quando o envio de não for possível. Acesse o MANCOM 4/9 (ECT Normas, na intranetac) e enriqueça seu aprendizado com as regras para utilização do (corporativo), principalmente se você gerencia ou possui conta de corporativo. Observe o quadro a seguir: AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO CI (interno) (interno e externo) OFÍCIO (externo) Órgãos Públicos Departamento Diretoria Regional CARTA (externo) Instituição Privada Comunicação Internacional Pessoa Física Gerência Seção (interno e externo) Órgãos Públicos Pessoa Física Instituição Privada Comunicação Internacional Até aqui você estudou o conceito, a classi cação e os respectivos instrumentos de correspondências nos Correios.

9 78 Práticas Administrativas TEMA 2 OS INSTRUMENTOS DE CORRESPONDÊNCIAS E SUAS REGRAS Conforme MANCOM, 4/3 2 cada tipo de instrumento de correspondência obedece a uma constituição própria. Existem regras gerais que servem para todos os instrumentos de correspondências e regras especí cas, para cada instrumento. REGRAS GERAIS PARA UTILIZAÇÃO Para a correta utilização dos instrumentos de correspondências observe as seguintes recomendações: O conteúdo e urgência da sua informação é que indicará o instrumento mais adequado para você utilizar na comunicação. Utilize o FAX para as comunicações urgentes ou quando o serviço de Correio Eletrônico não estiver disponível. Utilize o , o telefone e o contato verbal entre órgãos de mesmo nível, desde que o assunto não exija um registro. Assim você agiliza a comunicação formal. Elabore documentos utilizando os exemplos previamente formatados e apagando somente o corpo do texto. As demais informações devem ser apenas substituídas, evitando assim, modi car o formato preestabelecido. Utilize a fonte Arial, com tamanho de fonte 11. Utilize os formulários eletrônicos para emissão de correspondência interna e externa (formulários padrão). Utilize os formulários disponibilizados em meio eletrônico para elaboração de forma padronizada das suas correspondências! Além de facilitar, você ganhará em agilidade também!

10 79 Você sabe onde encontrar os formulários eletrônicos? Para acessar os modelos dos instrumentos de correspondências e outros formulários utilizados na Empresa, utilize a Ajuda a seguir. Acessando os Formulários Modelos de instrumentos de correspondências 1) Acesse a intranetac; 2) clique no ícone de acesso rápido FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS 3) selecione uma das opções a seguir, conforme o formato desejado: a. Lista de Formulários Eletrônicos WORD b. Lista de Formulários Eletrônicos BROf ce 4) clique sobre o respectivo modelo de instrumento de correspondência ou de formulário; 5) clique em Salvar ; 6) clique na aba Salvar em ; 7) selecione Desktop ; 8) clique em Salvar. O arquivo estará disponibilizado na tela inicial do seu computador para futuras consultas. 9) clique em Abrir. Procure sempre observar as normas estabelecidas no MANCOM, Módulo 4, para elaboração de cada tipo de instrumento de correspondência: carta, telegrama, fax, carta circular, CI etc.

11 80 Práticas Administrativas REGRAS ESPECÍFICAS PARA A ELABORAÇÃO DE CI Por tratar-se de um documento mais usual nos Correios, você estudará a estrutura e as principais orientações para elaboração de uma Comunicação Interna (CI). A Comunicação Interna CI é composta por 6 partes. 1. Cabeçalho 2. Corpo do texto 3. Fecho 4. Assinatura 5. Indicações de rodapé 6. Folha de continuação Veja o modelo: 1. Cabeçalho 2. Corpo do Texto 3. Fecho 4. Assinatura 5. Indicações de Rodapé Fonte: MANCOM 4/5 ANEXO 1 6. Folha de continuação

12 81 Aprenda como preencher cada parte de uma CI 1) Cabeçalho De (Remetente)/ Ao (Destinatário) Indique o cargo (para dirigentes), ou função (nos demais casos), seguido pela sigla do órgão de origem e escrito em letras maiúsculas. Identi cação Observe a ordem crescente hierarquia: indique a sigla do órgão emissor, e em seguida, a sigla do órgão superior. Referência Indique, quando for o caso, o documento relacionado com a matéria tratada na CI em emissão. Protocolo Este espaço é destinado ao protocolo pelo órgão que a receber, entre os dois os pré-impressos no modelo. Assunto Indique, de forma sucinta, o assunto a ser tratado na CI, em até duas linhas, com o mesmo tamanho de letra utilizado no texto. Localidade e Data Indique, neste campo, o local e data em que a CI será assinada. A data deve ser por extenso e alinhada à margem direita.

13 82 Práticas Administrativas No exemplo a seguir veri que o preenchimento dos campos do cabeçalho: 2) Corpo do Texto Corpo Inicie o texto com três espaços de linha abaixo da Data, na posição de parágrafo. Observe para que os parágrafos quem alinhados.com o texto do Assunto. A distância entre os parágrafos deve resguardar o espaçamento de 1 (uma) linha. Modelo de CI (corpo do texto): 3) Fecho Fecho Tem por objetivo de registrar o m do texto e de saudar o destinatário. Deve estar centralizado. Seguido de vírgula. Inicie com dois espaços de linha após o nal do texto. E qual fecho você deve utilizar?

14 83 Se a correspondência é então utilize o fecho Interna, Externa e destinada à autoridades que recebem o tratamento Vossa Excelência, Externa e destinada à autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, Atenciosamente Respeitosamente Atenciosamente 4) Assinatura Assinatura Deve constar no respectivo espaço, de forma centralizada em suas respectivas linhas: O nome completo, em letras maiúsculas e em negrito. O cargo ou função que ocupa no órgão, em letras minúsculas (exceto as iniciais). Exemplo 1: Exemplo 2: (Espaço para assinatura) NOME DO CHEFE DO GABINETE Chefe do Gabinete da Presidência (Espaço para assinatura) NOME DO DIRETOR REGIONAL Diretor Regional de Sergipe Quando um cargo/função for ocupado em caráter eventual, formalizado por portaria, a assinatura do chefe eventual deve constar acima do nome do titular, sendo o cargo/função do titular antecedido da menção p/ e, logo abaixo, o carimbo com nome e cargo/função do eventual. (MANCOM 4/ )

15 84 Práticas Administrativas Veja, a seguir, o exemplo para a situação de assinatura do chefe eventual: (espaço para assinatura do chefe eventual) NOME DO CHEFE TITULAR p/ Chefe do DPLAN (carimbo do chefe eventual) 5) Indicações de rodapé C/Anexo(s) Indique o documento complementar ou comprobatório que acompanha a CI, quando for o caso. C/Cópia Indique a sigla do órgão que receberá cópia da CI, quando for o caso. Indicação de Serviço Indique as iniciais do responsável pela redação da CI, em letras maiúsculas, separada por barra das iniciais do digitador, em letras minúsculas. Ex.: MSCR/mscr Nome do arquivo e caminho Indique o caminho (link do arquivo) e o local onde o documento foi salvo, para facilitar a localização futura. Mensagens de rodapé Utilize para divulgar mensagens, reforçar campanhas etc. O DPLAN é o órgão responsável por autorizar a mensagem.

16 85 Modelo de rodapé: 6) Folha de continuação Folha de Continuação Inicie o texto na folha de continuação, quando necessário, aproximadamente 10 mm (2 espaços de linha), abaixo da logomarca, alinhado à margem esquerda ou na posição de parágrafo, se for o caso. Evite deixar somente a assinatura na folha de continuação! Para você aprofundar seu estudo sobre as regras de emissão de uma CI, consulte o MANCOM 4/5 no ECT Normas. TEMA 3 A QUEM COMPETE EMITIR OS INSTRUMENTOS DE CORRESPONDÊNCIAS? Qualquer empregado pode assinar um instrumento de correspondência nos Correios? Certamente que não! Existem pessoas em funções e cargos especí cos com atribuições e poderes para assinatura nas correspondências dos Correios. Observe a tabela de competências para emissão de correspondências (internas e externas) e aprenda como ui a comunicação o cial na empresa.

17 86 Práticas Administrativas Tabela de competências para Emissão de Correspondência Interna As funções de Presidente Vice-Presidentes Superintendentes executivos Chefes de Departamento e de Órgãos de Mesmo Nível Diretores Regionais Coordenadores de Grupo de Trabalho (Designado pelo Presidente, Diretor, Supex ou Chefe do GAPRE) Coordenadores de Comitê Coordenadores de Comissão Gerentes Corporativos Coordenadores Regionais Coordenadores de Grupo de Trabalho (Designado por Chefe de Departamento) Gerentes regionais e chefes de órgãos de mesmo nível Chefes de REVENs Chefes de Unidades Operacionais (Exceto ACF, ACS, PC e PVP) Podem assinar correspondências internas destinadas para Qualquer autoridade da hierarquia funcional Presidente Vice-Presidentes Superintendentes Executivos Autoridades gestoras de órgãos de mesmo nível Órgãos subordinados administrativa ou tecnicamente Autoridades imediatamente superiores, da mesma DR e/ou da mesma área Autoridades gestoras de órgãos de mesmo nível Órgãos subordinados administrativa ou tecnicamente Autoridades imediatamente superiores da mesma DR Autoridades gestoras de órgãos de mesmo nível Órgãos subordinados administrativa ou tecnicamente A CARTA é o instrumento de comunicação escrita para comunicação com ACF, ACS, PC e PVP!

18 87 2 Diretor Regional A 1 2 Diretor Regional B 2 Gerente A DR A 5 5 Gerente A DR B 4 3 Gerente B DR B Chefe de Seção Chefe de Seção Neste exemplo o uxo das correspondências internas, de acordo com a tabela de competência, acontece entre: Diretoria Regional A e B, órgãos do mesmo nível; diretorias e suas gerências; gerências da mesma diretoria; gerências de diretorias diferentes; gerências e respectivas seções. Tabela de competências para Emissão de Correspondência Externa As funções de Presidente Vice-Presidentes Diretores Regionais Chefes de Regiões Operacionais Chefes de Regiões de Vendas Chefes de Agências (localizadas fora do município-sede das REVENs à qual estão subordinadas) podem assinar correspondências externas destinadas para Órgãos da administração pública (federal, estadual e municipal) Pessoas físicas e jurídicas Dirigentes da administração pública, que exerçam funções equivalentes a seu nível hierárquico Pessoas físicas e jurídicas no âmbito de sua área de jurisdição

19 88 Práticas Administrativas Veja os exemplos a seguir: 1. DIRETORIA REGIONAL A Governdador do Respectivo Estado da DR Diretor Regional A João da Silva Prefeitura de área atendida pela DR Presidente da Empresa X LTDA B Região de Venda REVEN Prefeitura Localizada na sede da respectiva Região de Venda 2. ADMINISTRAÇÃO CENTRAL C Governador do Estado X Presidente da Empresa X LTDA Presidente dos Correios João da Silva Prefeito do Município Y

20 89 Nesta lição você aprendeu que: Os instrumentos de correspondências utilizados nos Correios» para comunicação interna: Noti cação Interna, Comunicação Interna e Carta-Circular;» para comunicação externa: Carta, Ofício, Telegrama, Cartão Social, Cartão de visitas e Convite para eventos.» e o fax-post podem ser usados em ambas as situações (comunicações internas e externas), desde que seguidas as regras do Manual de Comunicação. A Comunicação Interna é um dos instrumentos de correspondências mais utilizados nas atividades diárias. Você deve observar a correta utilização das correspondências (internas e externas) e os padrões de nidos. Existem critérios gerais aplicados em todos os instrumentos e os especí cos a cada um. Você deve cumprir a hierarquia para a assinatura e o encaminhamento das correspondências nos Correios.

21 90 Práticas Administrativas EXERCÍCIO Instruções: 1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Após a conclusão, veri que as Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem, disponíveis no nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota. Questão nº 1 Identi que a alternativa que apresenta somente instrumentos de correspondência utilizados nos Correios: A. ( ) Ofício, Boletim Interno BI, Carta, , Telegrama, Fax e Noti cação Interna NI B. ( ) Ofício, Comunicação Interna CI, Carta, , Telegrama, Fax e Noti cação Interna NI C. ( ) Relatórios, Comunicação Interna CI, Carta, , Telegrama, Fax e Noti cação Interna NI D. ( ) Relatórios, Boletim Técnicos, Carta, , Telegrama, Fax e Noti cação Interna NI

22 91 Questão nº 2 Associe os instrumentos de correspondência às suas respectivas características, relacionando a segunda coluna de acordo com a primeira. (A) NI Noti cação Interna (B) CI Comunicação Interna (C) (D) Ofício (E) Carta ( ) Evitar o uso constante de letras maiúsculas. Existe uma vinculação entre o signi cado de seu uso no correio eletrônico e o ato de gritar. ( ) Sua tramitação pauta-se pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos. Deve ser usada pela praticidade de emissão e pelo fácil sistema de controle que oferece. ( ) Utilizado para comunicação com entidades da Administração Pública Direta e Indireta e órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. ( ) Utilizada para comunicação com entidades de direito privado e pessoas físicas, em âmbito nacional e internacional. ( ) Deverá ser evitada sua emissão para o encaminhamento de documentos. Para isso, deve ser utilizada a NI ou a Lista de Remessa, formulários próprios para esse m. ( ) Evitar toda e qualquer atividade que possa contribuir para o congestionamento da rede ou para a ocupação desnecessária dos recursos do sistema.

23 92 Práticas Administrativas Questão nº 3 Analise a CI e responda o que se pede: Com base na CI apresentada acima e no conteúdo que você estudou, assinale as alternativas que indicam o CORRETO preenchimento das partes de uma CI. A. ( ) Remetente/Destinatário (De / Ao). B. ( ) Identi cação da CI. C. ( ) Localidade e data (alinhamento à esquerda). D. ( ) Corpo do texto (fonte Arial 11 e alinhamento dos parágrafos). E. ( ) O fecho e assinatura (centralizados).

24 93 Questão nº 4 Analise o quadro e marque a(s) alternativa(s) que identi ca(m) a situação com o uso adequado e a respectiva competência para emissão do documento de correspondência. AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO CI (interno) (interno e externo) OFÍCIO (externo) Órgãos Públicos Departamento Diretoria Regional CARTA (externo) Instituição Privada Comunicação Internacional Pessoa Física Gerência Seção (interno e externo) Órgãos Públicos Pessoa Física Instituição Privada Comunicação Internacional A. ( ) O Diretor Regional encaminha uma carta ao cliente João de Jesus respondendo aos questionamentos, referentes ao concurso público, direcionados àquela diretoria. B. ( ) O Gerente de Recursos Humanos encaminha um ofício ao diretor regional solicitando autorizar participação de empregado em um curso externo. C. ( ) O Gerente do CDD encaminha uma CI ao Presidente da Empresa solicitando liberação de empregados. D. ( ) O Presidente dos Correios despacha o encaminhamento de uma carta aos empregados, um ofício ao Ministério Público e uma carta à uma escola que buscava patrocínio.

25 94 Práticas Administrativas Questão nº 5 Identi que corretamente a sequência para a consulta dos Formulários Eletrônicos na Rede Corporativa. A. Clique na opção Formulários Eletrônicos B. Selecione o formulário desejado e salve na área de trabalho. C. Acesse o endereço D. Selecione a Lista de Formulários Eletrônicos WORD ou BROf ce ( ) D, A, C, B ( ) A, D, C, B ( ) C, A, D, B ( ) D, A, C, B

26 95 Você chegou ao nal da lição 4! Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição: Associar os instrumentos de correspondências dos Correios às suas respectivas características. Identi car a estrutura da Comunicação Interna (CI). Identi car os critérios gerais e especí cos para a utilização dos instrumentos de correspondências. Relacionar as competências para emissão de correspondências (internas e externas) às respectivas permissões. Identi car o acesso aos formulários eletrônicos. Veri que agora: Se você então atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, prossiga ao estudo da Lição 5, onde você estudará sobre documentos de divulgação dos Correios. não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

27 96 Práticas Administrativas

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

idcorreios idcorreios Segurança de Acesso ao Portal dos Correios

idcorreios idcorreios Segurança de Acesso ao Portal dos Correios 1 Segurança de Acesso ao Portal dos Correios MANUAL DO USUÁRIO 2015 2 Apresentação: O é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços. O serviço

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SISAU SISTEMA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO POR MEIO DA WEB 1 Com finalidade de auxiliar nas respostas às perguntas formuladas ou de esclarecer alguma dúvida sobre questões que não foram expressas

Leia mais

Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios

Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios 97 Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Associar os instrumentos de divulgação utilizados nos Correios às suas respectivas características.

Leia mais

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter News Letter E solution (Plug in) O plug in News Letter é uma ferramenta que fornece a capacidade de envio de e mails em massa, através de grupos de usuários ou listas selecionadas. A grande vantagem além

Leia mais

Manual Configuração Contábil

Manual Configuração Contábil Manual Configuração Contábil MAIO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidades... 3 3 Configuração... 3 2 1. Introdução Visa auxiliar o usuário a realizar configuração de uma Nova Empresa

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO 11/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 06 de novembro de 2015. Aprovado, Antonia Valeria Martins Maciel 3 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

Leia mais

Cadastro de Usuário e/ou Troca de Lotação no SGP-e

Cadastro de Usuário e/ou Troca de Lotação no SGP-e SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Cadastro de Usuário e/ou Troca de Lotação no SGP-e Apresentação Este documento tem como objetivo auxiliar os usuários

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário Sumário: Gerando um arquivo PDF 3 Como assinar digitalmente um documento PDF 17 O Assinador Livre

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-500-R00 ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS NA SGP 02/2016 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 03 de fevereiro de 2016. Aprovado, Carolina dos Santos Costa 3 PÁGINA INTENCIONALMENTE

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Administrador do Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

Leia mais

Manual de Construção de Vitrine Virtual

Manual de Construção de Vitrine Virtual Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior Manual de Construção de Vitrine Virtual

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Versão 8.2C-08. Domínio Atendimento

Versão 8.2C-08. Domínio Atendimento Versão 8.2C-08 Domínio Atendimento Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

Sistemas Corporativos da USP (Web)

Sistemas Corporativos da USP (Web) Sistemas Corporativos da USP (Web) O sistema de estágios remunerados da USP é fruto da colaboração das seguintes áreas da Reitoria da Universidade de São Paulo: Departamento de Recursos Humanos, Departamento

Leia mais

Instruções para preenchimento do formulário Plano de Ação do Projeto. Secretaria - Escreva o nome da secretaria coordenadora do projeto.

Instruções para preenchimento do formulário Plano de Ação do Projeto. Secretaria - Escreva o nome da secretaria coordenadora do projeto. Capa Secretaria - Escreva o nome da secretaria coordenadora do projeto. Órgão / Empresa - Escreva o nome do órgão ou empresa coordenadora do projeto. Plano de Ação do Projeto Escreva o nome do projeto.

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Estágio Curricular Supervisionado

Estágio Curricular Supervisionado Estágio Curricular Supervisionado CURSOS TECNOLÓGICOS FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS 2016 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

O uso do visualizador de processos no e-tcu/administrativo

O uso do visualizador de processos no e-tcu/administrativo As equipes da Seadmin, Seginf e STI iniciam, com este Informativo, a divulgação de novas funcionalidades, orientações e dicas do e-tcu/administrativo, novo módulo de gestão de processos e documentos administrativos.

Leia mais

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04 PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO Normas e Procedimentos NP04 I - INSTRODUÇÃO A FUSP na qualidade de Entidade de Apoio quanto à gestão administrativa-financeira dos recursos destinados aos projetos

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO

MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO ADJUNTO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE ASSESSORIA DE ANÁLISE E ESTATÍSTICA GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 SUMÁRIO 1. ACESSO... 05 1.1 Alterar

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO 2

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS Abril / 2008 1 INDICE Objetivo do Sistema de Registro de Contribuinte na Junta Comercial...3

Leia mais

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 Spiderware Consultoria em Informática Rua Mayrink Veiga, 11 / 804 Rio de Janeiro RJ CEP 20090-050 Tel. 0 (XX)

Leia mais

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias Sistema Pastoral Tecnologia a Serviço das Comunidades Help on line - acione a tecla F1 quando tiver dúvida. Este roteiro foi elaborado para servir de auxílio às pessoas que estão iniciando a utilização

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: COORDENADOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

MÓDULO 3 Cadastros básicos

MÓDULO 3 Cadastros básicos MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no

Leia mais

Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno

Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno Objetivo Configurar Arquivos de Remessa; Gerar Arquivos de Remessa; Configurar Arquivo de Retorno; Receber arquivos de retorno do banco e efetuar a baixa das Contas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Expandido ou Trabalho

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

ANEXO VIII MANUAL DE OPERAÇÃO DO ANEXO EM CD / PENDRIVE

ANEXO VIII MANUAL DE OPERAÇÃO DO ANEXO EM CD / PENDRIVE ANEXO VIII MANUAL DE OPERAÇÃO DO ANEXO EM CD / PENDRIVE 1 DOWNLOAD DOS ARQUIVOS RELATIVOS AO ANEXO I DO EDITAL 1.1 O programa para a formulação da proposta ESPROPOSTA.EXE, e o arquivo da proposta do edital

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual do Módulo de Extensão (SiEX) do Sistema de Informação e Gestão de Projeto - SIGPROJ Avaliação e seleção de propostas de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA Versão.0 Sistema de Controle de Concessão de Adiantamentos Sumário O Sistema CCA ----------------------------------------------------- 3 Iniciando a operacionalização do

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE SECRETARIA GERAL SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

Cadastro de Docentes 1

Cadastro de Docentes 1 Cadastro de Docentes 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Introdução... 3 Onde e como acessar o sistema Gestão?... 4 Como obter a sua senha?... 5 Como obter o seu e-mail institucional?... 5 Cadastro de Docentes...

Leia mais

Gerenciamento de Deslocamentos e Viagens

Gerenciamento de Deslocamentos e Viagens MANUAL: Gerenciamento de Deslocamentos e Viagens Administrador do Sistema de Viagens Versão: 1.0 Sumário Apresentação... 1 1. Acesso ao sistema... 2 2. Perfis do sistema... 2 3. Configurando o sistema

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários MANUAL DO (E-REMESSA) (Versão 4.0 Atualizada em Março/2014) SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. PRIMEIRO ACESSO AO MÓDULO DE

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos para cadastrar, convocar, encaminhar e monitorar voluntários no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Estabelecer critérios e procedimentos para cadastrar, convocar, encaminhar e monitorar voluntários no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. CADASTRAR, CONVOCAR, ENCAMINHAR E MONITORAR VOLUNTÁRIOS Proposto por: Equipe da Divisão de Apoio aos Programas de Promoção da Cidadania (DIAPP) Analisado por: Departamento de Ações Pró- Sustentabilidade

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Guia para Utilização do Site. Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS

Guia para Utilização do Site. Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS Guia para Utilização do Site Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS Endereço: http://www.saude.gov.br/apoio Abaixo é apresentada a tela de entrada do Site de Apoio Integrado à Gestão Descentralizada

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Março 2014 Indíce Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 3 3. Introdução...

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Treinamento do Sistema RH1000

Treinamento do Sistema RH1000 Treinamento do Sistema RH1000 = Bloco Treinamento = Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial Atualizado em 25Mai2014 1 Bloco Treinamento Tópico Slide Dinâmica dos treinamentos 4 Áreas de treinamento 5 Treinamentos

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO

MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO 07/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 06 de julho de 2015. Aprovado, Leonardo Boszczowski Fabio Faizi Rahnemay Rabbani 3 PÁGINA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D O ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL. Sistema Eletrônico Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. PARTE I Seleção do município e inserção de dados cadastrais

MANUAL OPERACIONAL. Sistema Eletrônico Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. PARTE I Seleção do município e inserção de dados cadastrais MANUAL OPERACIONAL Sistema Eletrônico Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação PARTE I Seleção do município e inserção de dados cadastrais Tela 1. Abertura do Sistema Tela 2: 1. Arquivo: Selecione

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJ NProtec - Núcleo de Processos Técnicos TDELine Modelo de Padronização On-line para Teses e Dissertações Eletrônicas Guia do

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0

G-Bar. Módulo Básico Versão 4.0 G-Bar Software para Gerenciamento de Centrais de Corte e Dobra de Aço Módulo Básico Versão 4.0 Relatórios Manual do Usuário 1 As informações contidas neste documento, incluindo links, telas e funcionamento

Leia mais

port 617-2007 - ANVISA - ATENDIMENTO AO PÚBLICO - POLÍTICA - REGRAS

port 617-2007 - ANVISA - ATENDIMENTO AO PÚBLICO - POLÍTICA - REGRAS port 617-2007 - ANVISA - ATENDIMENTO AO PÚBLICO - POLÍTICA - REGRAS PORTARIA ANVISA Nº 617, DE 30 DE AGOSTO DE 2007 DOU 03.09.2007 Dispõe sobre a Política de Atendimento ao Público da Agência Nacional

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando

Leia mais

I. Personalizando a Área de Trabalho

I. Personalizando a Área de Trabalho 1 I. Personalizando a Área de Trabalho Área de Trabalho (desktop) do Novo Painel de Negociação do Home broker: Existem quatro desktops disponíveis para uso. Para alternar entre um e outro, clique sobre

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Há 17 anos no mercado, a PREMIUN Tecnologia desenvolve soluções para o gerenciamento e controle de gastos em telefonia.

Há 17 anos no mercado, a PREMIUN Tecnologia desenvolve soluções para o gerenciamento e controle de gastos em telefonia. Há 17 anos no mercado, a desenvolve soluções para o gerenciamento e controle de gastos em telefonia. Uma empresa de desenvolvimento de software, como a nossa, jamais seria bem sucedida ao longo de mais

Leia mais

VÄâux atätä. Figura 1 Menu principal do SVE

VÄâux atätä. Figura 1 Menu principal do SVE Instrução para utilização do Sistema de Votação Eletrônica I. Introdução O Sistema de Votação Eletrônica (SVE) do Clube Naval (CN) destina se a apoiar a eleição dos membros da Diretoria, Conselho Diretor

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF MANUAL DE NAVEGAÇÃO MÓDULO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS APLICATIVO UPLOAD/DOWNLOAD Versão do Guia: 1.1 Brasília, DF Abril de 2011 2011 Ministério do Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES PROVAB 2014 Brasília/DF, 6 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

Manual do Usuário. Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Manual do Usuário. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual do Usuário Solicitação de Pesquisas ao Banco de Dados, Visões do Banco de Dados e Relatórios permanentes Gerência de Desenvolvimento de Sistemas Gerencia-Geral

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO 1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001 de 29 de Abril de 2011. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Disciplina no âmbito da UDESC o controle dos serviços de postagem e remessa

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS EVENTOS DE LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

Leia mais

Sistema Eletrônico de Informações - Notificação de ato de concentração ordinário 1

Sistema Eletrônico de Informações - Notificação de ato de concentração ordinário 1 Sistema Eletrônico de Informações - Notificação de ato de concentração ordinário 1 Sistema Eletrônico de Informações Guia para notificação de atos de concentração 2 Notificação Eletrônica de Ato de Concentração

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO Campus V Regulamento Interno de Estágio Supervisionado e ou Trabalho Pedagógico Supervisionado FAN-CEUNSP-SALTO -Campus V O presente

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER

GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO. GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER GUIA DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO GESTÃO DA MEDIDA 511 Assistência Técnica FEADER Outubro 2010 INSTRUÇÕES PARA UMA CORRECTA UTILIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Funcionamento genérico Os formulários estão disponíveis

Leia mais

Caro participante, seja bem-vindo!!!

Caro participante, seja bem-vindo!!! Caro participante, seja bem-vindo!!! Aqui você aprenderá: 1. Como navegar no seu Ambiente Virtual 2. Como utilizar o Fórum 3. Como utilizar o Memorial 1. NAVEGANDO NO AMBIENTE VIRTUAL (ACTOR) Esse tutorial

Leia mais