Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo Número 2 Novembro/Dezembro 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo Número 2 Novembro/Dezembro 2011"

Transcrição

1 Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo Número 2 Novembro/Dezembro Editorial Este jornal continua a ser feito a pensar em pais e familiares! Dedicamo-lo a todos os pais e mães interessados em conhecer e acompanhar a realidade de Creche e Jardim de Infância dos vossos filhos. O nosso Infantário continua a ser um espaço educativo pensado para os vossos filhos. Mas é também um espaço seu, aberto e recetivo à família e à restante comunidade educativa. Por isso lhe dirigimos mais uma vez este jornal convidando-o a conhecer e participar na vida do Infantário. Espreitem pois vale a pena!!! 2.SALA LARANJA (dos 4 aos 12 meses) Com a chegada do Outono veio o S. Martinho e aproveitámos para provar batatas doces. Hmm. Eram muito saborosas. Os nossos dias são passados principalmente a explorar o espaço e foi então que descobrimos uma caixa de cartão grande na qual nos gostávamos de esconder.. Com a chegada do natal experimentámo s ser uma rena através de uma bandolete com guizos é sempre bom ativar os nossos sentidos

2 3.SALA ROSA (dos 12 aos 24 meses) Nós as crianças da sala rosa temos feito muitas descobertas, quer a nível da Linguagem Oral, Movimento, Arte e também igualmente importante, Brincar. Em Novembro comemoramos o Dia de São Martinho de uma forma muito saborosa. Pudemos descobrir alguns novos sabores (batata-doce, castanha, alguns frutos secos e bolinhos) e até tocámos nesses alimentos, o que para nós se tornou numa experiência táctil e gustativa. Foi divertido! É chegado então Dezembro, o mês do Natal. Apreciámos muito esta época natalícia e aprendemos muitas palavras novas (Pai Natal, Prendas, Menino Jesus, Pinheirinho de Natal, Fitas, Luzes, Boneco de Neve), enfim foi um mês cheio de descobertas maravilhosas. A Ana contava-nos muitas vezes histórias do natal em que víamos as imagens nos livros e depois a pouco e pouco fomos reconhecendo alguns desses motivos na nossa sala. Depois para fazermos uma surpresa aos nossos papás na Festa de Natal, elaborámos umas maracas com as garrafas dos iogurtes e colocámos massinhas lá dentro. Todos conseguimos enfiar as massas o que demonstrou que a nossa coordenação está muito desenvolvida. Em janeiro no Dia de Reis saímos pela primeira vez à rua, fomos à igreja ver e fazer uma festinha ao Menino Jesus com as nossas lindas coroas que pintámos com um pincel. E agora mandamos uma grande beijoca para todos e aguardem o próximo jornal para saberem mais novidades.

3 4.SALA VERMELHA (dos 2 anos) Outubro chegou e com ele vieram também os frutos secos e a divertida Festa do S.Martinho. Os pais entraram na nossa sala e com eles partilhámos um lanchinho comemorando assim a chegada do Outono. Como o nosso projecto continua a ser sobre a Arte este mês de Novembro ainda vimos um teatro de fantoches que a Bela fez. Fizemos ginástica, dança e pintura no cavalete. Cantámos canções das castanhas, ouvimos a história do S. Martinho e ainda fizemos uma castanha. E finalmente o mês de Dezembro chegou e com ele muitas actividades fizemos: Ouvimos histórias de Natal, cantámos canções também de Natal. Pintámos um Pai Natal, vimos uma revista de Natal, fizemos a nossa árvore de Natal. Escrevemos a carta ao Pai Natal, e claro só resulta se a colocarmos na caixa do correio. Elaborámos o nosso cartão de Natal, com a nossa mão e com os nossos dedos - fizemos um pinheirinho. Ensaiámos para a nossa festa de Natal que foi no dia 14 e os meninos dançaram muito bem, foi super-divertido! Fizemos um Pinheirinho em papel prateado para enfeitar o nosso pinheiro em casa. Confecionámos bolachinhas com formatos Natalícios e oferecemos aos nossos pais. Informática - Fizemos todos um desenho individual no computador utilizando o rato embora tivéssemos precisado da ajuda da Bela. E finalmente chegámos ao final do ano e fizemos uma passagem de ano com foguetes de papelinhos.

4 5. SALA VERDE (dos 2 aos 3 Anos) Iniciámos o mês de Novembro com o tema do São Martinho, fizemos um colar com uma castanha para nos embelezarmos. Os paizinhos trouxeram uns docinhos para este dia, foi um lanche diferente, comemos, cantámos, dançámos, gostámos muito! Trabalhámos o tema da alimentação, cortámos alimentos de revistas correspondentes às quatro refeições do dia, colámos numa folha que estava dividida em quatro. No mês seguinte executámos trabalhos sobre o Natal, começámos por construir um Pai Natal para lhe pedirmos as nossas prendinhas. A nossa sala e os nossos placards, onde são expostos os nossos trabalhos, estiveram muito bonitos, começando pela porta da sala que foi decorada com árvores de Natal feitas pelas crianças. As figuras do nosso presépio foram pintadas por algumas crianças da sala, umas colaram as estrelinhas no céu e outras colaram a palha no estábulo. Fizemos vários enfeites para oferecermos aos nossos papás no Natal. A nossa festa de Natal decorreu dentro do normal, estivemos bem em palco apesar de não termos cantado a nossa canção, pois ficámos com vergonha. Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Ano Novo 2012!

5 6. SALA AMARELA (dos 3 aos4 Anos) Olá, cá estamos nós mais uma vez para vos contarmos como foram os nossos meses de Novembro e Dezembro. Em Novembro, fomos ao centro de dia trabalhar com os nossos avozinhos onde realizámos uma atividade com estes, atividade essa onde pintámos com pincéis e tintas num azulejo, gostámos e divertimo-nos muito na companhia dos avozinhos. Também durante este mês realizámos o nosso primeiro passeio deste ano letivo, fomos ver uma peça de teatro a Lisboa, peça essa muito divertida que se chamava O guardião dos sonhos, visto estar relacionado com o nosso projeto educativo e pedagógico, aproveitámos para trabalhar o tema o teatro. Depois de visionarmos a peça tivemos um diálogo sobre o teatro e sua importância para a nossa cultura, onde mais tarde fizemos um painel elaborado pelas crianças da sala sobre as personagens e respetivo cenário que foi exposto no nosso placard de trabalhos de sala. De seguida, trabalhámos o tema a alimentação, procurando em folhetos de supermercados alimentos saudáveis. Construimos uma roda dos alimentos, onde colámos os respetivos alimentos que tinhamos recortado na respetiva faixa correspondente de sua importância. Ainda, e de acordo com este tema colámos num prato de papel, alimentos de papel, recortados de revistas e folhetos que consideramos saudáveis para uma refeição equilibrada e nutritiva para o nosso crescimento. Durante o mês de Dezembro estivemos nos preparativos e ensaios para a nossa festinha de Natal. Decorreu no espaço do anfiteatro da biblioteca. A nossa participação foi uma peça de teatro sobre o Natal que correu bem e divertimo-nos. No final tivemos a surpresa do pai natal que nos trouxe uma prenda e um doce. Até breve.

6 7.SALA AZUL (DOS 4 AOS 5 ANOS) No mês de Novembro festejámos o dia de S. Martinho juntamente com os idosos. Na parte da manhã os idosos vieram à nossa sala ouvir a história da Maria Castanha e canções alusivas à quadra de S.Martinho, cantadas pelas crianças. Depois distribuímos gomas aos idosos e crianças. De tarde fizemos o nosso lanche diferente dos outros dias, pois comemos castanhas assadas; batata-doce; frutos secos e bolinhos que os pais trouxeram de casa, proporcionando assim às crianças o festejo das tradições. Realizámos um trabalho individual sobre o S. Martinho (as crianças elaboraram um assador de castanhas em cartolina, com o preenchimento de bolinhas de papel crepe nas castanhas desenhadas). Abordámos o tema sobre a arte, falando da pintura e escultura. Fomos visitar algumas estátuas e pinturas, nomeadamente a estátua de José Maria dos Santos; as imagens da igreja e pinturas no teto e nos azulejos. Também ficaram a conhecer o nome de alguns pintores mais famosos. Fomos ao teatro a Lisboa ver o Guardião dos sonhos, sobre o qual fizeram um desenho sobre as personagens que mais gostaram. No mês de Dezembro as crianças pintaram vários desenhos sobre o natal. Elaboraram os cartões de natal com lápis de cera derretidos na chama de uma vela, para oferecer aos pais com o desenho de um sino. Fizeram um porta-chaves com o feitio da cabeça do Pai Natal, para oferecer aos pais. Ensaiámos várias vezes a peça de teatro A galinha medrosa para representar na nossa festa de natal, no qual se divertiram imenso com os ensaios. Também fomos assistir ao teatro na biblioteca do Pinhal Novo, relacionado com o natal. Montámos a árvore de Natal e todas as crianças participaram, colocando uma bola. O presépio que foi colocado ao pé da árvore de natal, foi pintado pelas crianças mais velhas da sala. Elaboraram uns anjinhos com as cápsulas do café e bolinhas de madeira. Escrevemos a carta ao Pai Natal e colocámos nos C.T.T. Desta forma proporcionámos às crianças a vivência do maravilhoso, do fantástico e do imaginário. Vivenciámos assim o espírito Natalício.

7 8. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DANÇA CRIATIVA As aulas de dança contam agora com mais duas ilustres presenças. Ambos talentosos, foram muito bem recebidos pelos restantes colegas. O grupo conta agora com cerca de uma dúzia de elementos. Sempre vivaços, mas muito mais conscenciosos dos objectivos das aulas. O grupo interpreta já cerca de 7 temas onde, apesar do guião ser demonstrado pelo professor, há sempre espaço para que a criança acrescente o seu cunho pessoal, dando assim asas à imaginação. GINÁSTICA A actividade continua a decorrer todas as terças feiras, das 9:30 às 10:15 para a sala amarela, e das 10:15 às 11:00 para a sala azul. Os grupos são muito activos e participativos, demonstram grande empenho em todas a actividades propostas. O trabalho desenvolvido com as crianças incidiu sobre o seu desenvolvimento motor, afectivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos e actividades lúdicas estas possam tomar consciência das várias reacções corporais aos vários estímulos.

Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo

Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo Jornal do Centro Social Paroquial de Pinhal Novo Número 1 Setembro/Outubro 2011 1.Editorial A partir deste mês, vamos editar o nosso 1º jornal bimensal deste ano letivo e que terá a participação de todos

Leia mais

Sala Pinipon. Continuamos a registar momentos muito importantes, quer ao nível das descobertas, quer ao nível das interacções

Sala Pinipon. Continuamos a registar momentos muito importantes, quer ao nível das descobertas, quer ao nível das interacções Sala Pinipon Depois da grande agitação, euforia e expectativa com o Natal, deu se a chegada do Ano Novo, altura de voltarmos ao trabalho a sério (o que todos nós adoramos...) Continuamos a registar momentos

Leia mais

Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira

Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira SETEMBRO A Escola as Cores (cont.) Estabelecer relações com os outros e conhecer as regras e os comportamentos sociais na sala; Utilizar de forma adequada os

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

O ENSINO ESPECIAL A LENDA DA SERRA DA ESTRELA DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 A MARIA CASTANHA A TURMA DO O DIA DE S.MARTINHO O PÃO NA NOSSA

O ENSINO ESPECIAL A LENDA DA SERRA DA ESTRELA DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 A MARIA CASTANHA A TURMA DO O DIA DE S.MARTINHO O PÃO NA NOSSA VOLUME 1, EDIÇÃO 1 DATA DO BOLETIM: DEZEMBRO DE 2007 NESTA EDIÇÃO: A MARIA CASTANHA 2 A TURMA DO 2.º 2.ª 3 O DIA DE S.MARTINHO 4 O PÃO NA NOSSA ALIMENTAÇÃO A TURMA DO 1.º 2.ª 5 6 O ENSINO ESPECIAL 7 SOLIDARIEDADE

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Idosos PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CENTRO DE DIA E CONVIVIO 2014-2015

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Idosos PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CENTRO DE DIA E CONVIVIO 2014-2015 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CENTRO DE DIA E CONVIVIO 2014-2015 Setembro (08-seg) C.S.P.C Dia da Alfabetização - Ação de informação. Desenvolvimento das capacidades cognitivas (motricidade fina). 90% dos

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Vicente Plano Anual de Actividades 2007/2008 Objectivos gerais: - Proporcionar o diálogo e o respeito pelas pessoas mais velhas. - Desenvolver o espírito

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Instituto Superior de Educação e Ciências/Universitas Prática de Ensino Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Identificação da Instituição:

Leia mais

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro Plano Anual de Actividades Socioculturais

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro Plano Anual de Actividades Socioculturais SETEMBRO Receção e integração das crianças 01 de setembro Temática Mensal Promover a integração dos alunos na comunidade escolar, no espaço físico e no espaço social; Proporcionar às crianças um ambiente

Leia mais

Festa de Natal Pelmá. Ficha Técnica. No fim, todos chamámos pelo Pai Natal e não é que o Pai Natal apareceu...

Festa de Natal Pelmá. Ficha Técnica. No fim, todos chamámos pelo Pai Natal e não é que o Pai Natal apareceu... Ficha Técnica Título Turminhas de Al-bai-zir Preço Grátis Redação Vários Edição Prof.ª Sandra Henriques Prof.ª Sílvia Gonçalves Prof.ª Margarida Liberal Fotografia Vários Edição III Nº 6 28 de Janeiro

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Ano letivo O Plano Anual de Actividades constitui-se como um documento orientador das actividades desenvolvidas 2015/2016 ao longo do ano lectivo. Desta forma, nas páginas que

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2013/ 2014. - Receção e entrega de lembranças às. - Proporcionar momentos de alegria e Educadoras (S.A.

Plano Anual de Atividades 2013/ 2014. - Receção e entrega de lembranças às. - Proporcionar momentos de alegria e Educadoras (S.A. Data em que se realiza Setor/ Departamento Atividades Objetivos Específicos Responsáveis 2 de setembro - Receção e entrega de lembranças às - Fomentar a adaptação das crianças e Ajudantes crianças; na

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Atividades Previstas para o ano letivo de 2013 2014 Atividades Objetivos Estratégias Calendarização Adaptar a criança à escola e à vida Diálogos conviventes de social; apresentação

Leia mais

Blog Cantinho do Saber

Blog Cantinho do Saber Escola: Professora: Turma: Turno: Data: / / Duração: Ptojeto Para o Natal 1. Público alvo: Crianças da Educação Infantil 2. Duração: Uma Semana 3. Objetivos Desenvolver a linguagem oral; Estimular a criatividade;

Leia mais

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Fundação Centro Social de S. Pedro de, FCSR Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Atividade Objetivos Recursos Calendarização Local Receção e acolhimento das crianças que vão

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Objetivos Atividades Responsáveis Datas Recursos Avaliaçõe s Promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa Proporcionar momentos de alegria e partilha Recepção

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 9ª Edição 03 de dezembro de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a nona edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR MÊS Setembro TEMA Adaptação das Crianças PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES CRECHE ANO LECTIVO 2014 / 2015 - Tema transversal a trabalhar ao longo do ano: A Magia do Circo DATAS A SALIENTAR ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE 1 Fundamentação Teórica O Plano Anual de Actividades constituiu, em conjunto com o Projecto Educativo e o Regulamento Interno, um dos principais instrumentos

Leia mais

Refletir sobre a data comemorativa do natal.

Refletir sobre a data comemorativa do natal. NATAL ducação Infantil Justificativa O ano está acabando e o natal está chegando. É fundamental ressaltar o verdadeiro significado desta data: o natal não é mera troca de presentes, é momento de confraternização,

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Explorar o meio envolvente Criar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Aprender... Verónica & Ricardo 29 Outubro 2011. Brincando

Aprender... Verónica & Ricardo 29 Outubro 2011. Brincando Aprender... Verónica & Ricardo 29 Outubro 2011 Brincando A Cigana - Caravaggio Vamos colorir??? Reparaste qual o tema do nosso casamento? Estavas desatento? Pois é, hoje falámos de pintura. Que tal fazermos

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Ano letivo O constitui-se como um documento orientador das actividades desenvolvidas 2014/2015 ao longo do ano lectivo. Desta forma, nas páginas que

Leia mais

Resposta Social de Creche

Resposta Social de Creche Plano Anual de Avenida da Quinta da Prata, Edifício 2, 7150-154 Borba Telefone: 268 891 607 Telemóvel: 967 178 675 Fax: 268 891 608 Correio eletrónico: geral@scmborba.pt Facebook: www.facebook.com/scmborba

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014

Plano Anual de Atividades (2014/2015) Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade. 1º Período Setembro de 2014 Plano Anual de Atividades (2014/2015) Atividade Curricular Intervenientes Calendarização Objetivos da Atividade 1º Período Setembro de 2014 Início do ano lectivo /Pais 1ª Quinzena de Setembro Reunião de

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Jardim de Infância de Garvão. Titular de Turma Margarida Maria Nobre de Noronha de Alarcão

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Jardim de Infância de Garvão. Titular de Turma Margarida Maria Nobre de Noronha de Alarcão PLANIFICAÇÃO ANUAL Jardim de Infância de Titular de Turma Margarida Maria Nobre de Noronha de Alarcão Ano lectivo 2012/2013 14 de setembro 4 de outubro 16 de outubro LOCAL OBJETIVOS LO Receção aos alunos,

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS

PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS Ano letivo 2012/2013 PROJETO PEDAGÓGICO SALA DOS CURIOSOS INDICE 1- Caracterização do grupo 2- Tema do projeto pedagógico da sala dos Curiosos: A Brincar vamos descobrir

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº1 de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2014/2015

Agrupamento de Escolas Nº1 de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2014/2015 Calendarização / Mês Tema Objetivos Responsáveis pela Atividade Outubro Outono - Desenvolver o gosto pelo saber; Halloween - Valorizar diferentes formas de conhecimento, Dia Mundial da Alimentação comunicação

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº1 de Santiago do Cacém Plano de Atividades férias de Natal

Agrupamento de Escolas Nº1 de Santiago do Cacém Plano de Atividades férias de Natal plástica Arvores de Natal em pasta de moldar com íman criatividade e imaginação; motricidade fina e a destreza manual; Desenvolver o sentido cromático; Realização de um lembrete para colocar no frigorífico

Leia mais

CAFF Informa. Comemorar o São Martinho 1. Boletim Informativo

CAFF Informa. Comemorar o São Martinho 1. Boletim Informativo CAFF Informa Comemorar o São Martinho No dia onze de Novembro deste ano comemoramos a já habitual festa de São Martinho. Devido ao mau tempo que se fazia sentir neste dia, não podemos fazer a tradicional

Leia mais

Rio e Sagrado: um lugar de todos nós!

Rio e Sagrado: um lugar de todos nós! Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Rio e Sagrado: um lugar de todos nós!.turma: 1º Período A Professora

Leia mais

Plano de atividades CTL 2014/2015. Tema Atividade Material Utilizado Conteúdo Curricular Intervenientes

Plano de atividades CTL 2014/2015. Tema Atividade Material Utilizado Conteúdo Curricular Intervenientes Plano de atividades CTL Tema Atividade Material Utilizado Conteúdo Curricular Intervenientes O1/09 a 05/09 Pasta para guardar os trabalhos durante o ano letivo 08/09 a 12/09 Dia Internacional da Alfabetização,8

Leia mais

Projeto Curricular do 1.º Ciclo

Projeto Curricular do 1.º Ciclo Projeto Curricular do 1.º Ciclo Tema Felizes os que constroem a vida na verdade e no bem. INTRODUÇÃO Este ano letivo 2014/2015 ficou definido como tema geral Felizes os que constroem a vida na verdade

Leia mais

Associação da Penha de França. Sala Verde

Associação da Penha de França. Sala Verde Associação da Penha de França Sala Verde Ano letivo 2013-2014 A Educadora Maria do Rosário Auxiliar de Educação Paula Marques INTRODUÇÃO O tema escolhido para o presente ano letivo 2013/2014 A descoberta

Leia mais

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro:

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro: CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS HUMANOS Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo Preparar o ano letivo Criar uma relação de empatia entre as crianças e os adultos da sala

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá distinguir e recriar

Leia mais

O INVERNO. O que acontecerá aos cubos de gelo quando colocados em água fria e em água quente?

O INVERNO. O que acontecerá aos cubos de gelo quando colocados em água fria e em água quente? 3 Anos SALA VERDE O INVERNO A chuva Com a chegada do inverno tivemos de nos preparar para a chuva, por isso construímos um chapéu muito colorido, cheio de círculos (carimbagem com rolhas ) e assim estivemos

Leia mais

Projeto Curricular de Sala (resumido)

Projeto Curricular de Sala (resumido) Projeto Curricular de Sala (resumido) Sala Azul Jardim-de-Infância 3/4anos Educadora de Infância: Ana Patrícia Fitas Ano letivo: O Projeto Curricular da Sala Azul para o ano letivo de 2013-2014 encontra-se

Leia mais

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES

BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR BLOCOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Reconhecimento da importância das artes plásticas;. Desenvolvimento progressivo das possibilidades

Leia mais

Mês Objetivos Atividades Local Recursos Colaboradores

Mês Objetivos Atividades Local Recursos Colaboradores Graça Jardim Proporcionar aos um ambiente acolhedor e amigo, integrando-os no centro de ; Receção aos e visualização de fotografias de anos anteriores. Cento Social e Cultural do Cabouco. Tela. Projetor

Leia mais

DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS

DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 (Resposta Social de Creche) DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS Setembro Integração/adaptação das Crianças Reunião de Pais 24/09/2014 Outono - Promover a integração

Leia mais

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa Tel. 213 235 233/824/065 www.scml.pt/ www.museu-saoroque.com info@museu-saoroque.com Transportes

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades A Casinha Brincalhona, Creche Lda Urb. Pisolar, LT 31, Alto do Pacheco 8500 Portimão www.acasinhabrincalhona.com Educadora Ângela Soares Educadora Rita Almeida 2015/2016 Plano

Leia mais

Gestor de Atividades e Recursos Educativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. CORREIA MATEUS

Gestor de Atividades e Recursos Educativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. CORREIA MATEUS Tipologia: Ação de Esclarecimento Teste ao plano de emergência da escola. Teste ao Plano de emergência da Escola 1-09-2013 Professores titulares de turma Tipologia: Palestra Segurança Rodoviária 1-09-2013

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 4 a 09-09-2011) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo educadoras. Observação

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES. Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia. Animadora Sociocultural: Rosa Caldas

PLANO DE ACTIVIDADES. Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia. Animadora Sociocultural: Rosa Caldas PLANO DE ACTIVIDADES Lar Cónego Manuel José Barbosa Correia Animadora Sociocultural: Rosa Caldas Índice Índice... 2 Introdução... 3 PARTE I... 4 Ateliers Semanais... 4 PARTE II... 9 Ateliers Mensais...

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

Jornal da Pediatria. Barreiro. Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E. SUMÁRIO. Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009

Jornal da Pediatria. Barreiro. Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E. SUMÁRIO. Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009 Ano 13 N.º 20 Sector de Educação Junho de 2009 Jornal da Pediatria Hospital Nossa Senhora do Rosário, E.P.E. Barreiro SUMÁRIO - Editorial - Não Brinques com Coisas Perigosas - Natal de 2008 - Concurso

Leia mais

ATIVIDADES REALIZADAS EB1 de Vermoil

ATIVIDADES REALIZADAS EB1 de Vermoil ATIVIDADES REALIZADAS EB1 de Vermoil ATIVIDADE: Colocação de eco pontos na escola DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Logo no início do 1º período, foi construído o comboio da reciclagem, para incutir nos alunos as

Leia mais

O nascimento de Jesus Lucas 2

O nascimento de Jesus Lucas 2 O nascimento de Jesus Lucas 2 Só para você Nesta idade se você puder ter alguns brinquedos que as crianças possam distrair-se enquanto aguardam as outras chegarem será bastante proveitoso. Não se esqueça:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016 Calendarização / Mês Tema Objetivos Responsáveis pela Atividade Outubro Outono - Desenvolver o gosto pelo saber; Halloween - Valorizar diferentes formas de conhecimento, Dia Mundial da Alimentação comunicação

Leia mais

Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual

Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual Cumprimento das actividades definidas no Plano Curricular Anual Áreas de Conteúdo Actividades planificadas e realizadas Actividades planificadas e não realizadas Actividades não planificadas e realizadas

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2013/2014. Resposta Social: Creche Ano Letivo 2013/2014 Mês Dia Atividade Intenções Pedagógicas Intervenientes Setembro 02 23 a 27 01 Início do Ano Letivo Semana Comemorativa da Chegada do outono Dia Nacional da Água - Festejar a chegada

Leia mais

Associação Pomba Da Paz IPSS Espaço Comunitário. Projecto Educativo

Associação Pomba Da Paz IPSS Espaço Comunitário. Projecto Educativo Associação Pomba Da Paz IPSS Espaço Comunitário Projecto Educativo Educadora: Susana Gonçalves Sala Branca Auxiliar: Paula Balanga Ano lectivo: 2006/07 Educadora Susana Gonçalves 1 Na vida, o importante

Leia mais

Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês

Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês Ação 1 Foral andante o que eu escrevo, o que tu lês Criar ambientes de partilha; Proporcionar momentos de incentivo à leitura e ao relevo das ilustrações; Facilitar e promover a criatividade e imaginação;

Leia mais

Centro Social Cultural e Recreativo Arelhense

Centro Social Cultural e Recreativo Arelhense Centro Arelhense Rua Principal, s/nº Arelho 2510 191 Óbidos Telefone: 262 959 317 Maill: geral@arelho-obidos.com Site - www.arelho-obidos.com Aprovado em reunião de a / / 2013 Aprovado em Assembleia Geral

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo Bairro Ferreira Rainho

Escola Básica do 1º Ciclo Bairro Ferreira Rainho Escola Básica do 1º Ciclo Bairro Ferreira Rainho Actividades Recepção aos Alunos 1. Integrar os novos alunos no grupo; A designar Alunos; 4 sacos de Total +/- 30 rebuçados 6 sumos 2. Mostrar as várias

Leia mais

Santa Casa da Misericórdia de Cadaval. Projeto Pedagógico Sala das Formiguinhas

Santa Casa da Misericórdia de Cadaval. Projeto Pedagógico Sala das Formiguinhas Santa Casa da Misericórdia de Cadaval Projeto Pedagógico Sala das Formiguinhas Ano lectivo 2012/2013 Índice Projeto Pedagógico 1. Metodologia do projecto pedagógico 1.1 Contextualização do Projeto Pedagógico-------------------------------------------------------------------------2

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II PLANO DE EXECUÇÃO 26 LISTA DE MATERIAL 26 MATERNAL II O presente plano de execução, previsto em nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), tem como objetivo esclarecer à comunidade escolar a finalidade da

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Letrinhas Mágicas 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): Descendo as Corredeiras 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECíFICO(S) O episódio Descendo as Corredeiras

Leia mais

Como surgiu o projecto:

Como surgiu o projecto: Projeto O ovo Como surgiu o projecto: O projeto do ovo surgiu ao trabalhar o tema da alimentação: 1. Visualizaram as imagens dos alimentos que trouxeram de casa; 2. Visualizaram a roda dos alimentos que

Leia mais

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015 Relatório de Grupo 1º Semestre/2015 Turma: Maternal B Professora: Larissa Galvão de Lima Professora auxiliar: Giseli Jancoski Floriano Coordenação: Lucy Ramos Torres Professora: Eleonora Dantas Brum Professora

Leia mais

A OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA- HISTÓRIA DE NATAL

A OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA- HISTÓRIA DE NATAL TAS 1ºano A OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA- HISTÓRIA DE NATAL Maria era humilde e trabalhadora, José, o seu companheiro Mesmo sendo pobres, Preferiam felicidade a dinheiro. Foi, então, que algo aconteceu

Leia mais

Livro 1. Activity. Tradução para o Português

Livro 1. Activity. Tradução para o Português 1 Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 LIÇÃO 1 Diga as falas das crianças depois de ouvi-las. Estes são os seus novos amigos. Você vai aprender inglês com eles. Uau! Vamos ouvir as crianças. Preste atenção à fisionomia

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL

PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL PROJETO PEDAGÓGICO 2015/2016 CATL A vida é a arte de pintar e sentir a nossa própria história. Somos riscos, rabiscos, traços, curvas e cores que fazem da nossa vida uma verdadeira obra de arte! Autor

Leia mais

Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas.

Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas. RELATÓRIO DE GRUPO MATERNAL A 2º SEMESTRE DE 2014 Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Elizabeth Fontes Coordenação: Lucy Ramos Torres Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas.

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 4ª Edição 03 de Julho de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quarta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e manuscrito

Leia mais

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto Eventos Eixo I Emprego, Formação e Qualificação Acção: Bom Porto - Gabinete de Empregabilidade e Empreendedorismo: Uma das acções do projecto consiste na criação de um Gabinete de atendimento na área da

Leia mais

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança Ficha Técnica Título Turminhas de Al-bai-zir Preço Grátis Redação Vários Edição Prof.ª Sandra Prof.ª Sílvia Fotografia Vários Periodicidade Trimestral Tiragem 300 exemplares Design Prof.ª Sandra Prof.ª

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

Plano de Atividades 2015. Estrutura Residencial para Idosos

Plano de Atividades 2015. Estrutura Residencial para Idosos Plano de Atividades 2015 Estrutura Residencial para Idosos Plano de Atividades para o ano 2015 A finalidade da planificação de atividades consiste na ocupação dos clientes e no seu envolvimento nas atividades,

Leia mais

Projeto Kids ANO 2011 Nº 2 SÃO PAULO, 1 DE JULHO 2011 EDIÇÃO ESPECIAL. NESTA EDIÇÃO: Teatro com fantoches; Culinária; Passeio Circo da Mônica,

Projeto Kids ANO 2011 Nº 2 SÃO PAULO, 1 DE JULHO 2011 EDIÇÃO ESPECIAL. NESTA EDIÇÃO: Teatro com fantoches; Culinária; Passeio Circo da Mônica, No dia 12 de junho festejamos a nossa festa junina. Tivemos apresentação das danças, barracas de comidas típicas e de brincadeiras. A festa promoveu muita animação e solidariedade, toda verba arrecadada

Leia mais

Ano letivo: 2012/2013

Ano letivo: 2012/2013 TEMA : SER É CRESCER Contextualização: Ano letivo: 2012/2013 O Plano Anual de Atividades deste ano lectivo 2012/2013, tem como tema SER É CRESCER.Este tema faz parte integrante do nosso Projeto Educativo

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo.

Plano Anual. Interação e socialização da criança no meio social familiar e escolar. Ampliação progressiva do conhecimento do mundo. Centro Educacional Mundo do Saber Maternal II Ano Letivo: 2013 Tema: A fazenda do tio Chico Professora: Heloiza Regina Gervin Plano Anual Eu sou tio Chico, um menino muito esperto e que adora brincar e

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

Vamos todos celebrar o Dia do Leite,

Vamos todos celebrar o Dia do Leite, Vamos todos celebrar o Dia do Leite, que só podia ser no dia da Criança! DIA DO Leite E DA Criança amigos para a vida No âmbito da celebração do Dia do Leite e da Criança e da festa de encerramento do

Leia mais

Desenvolver as capacidades musicais e teatrais. Estimular as relações de pertença a um grupo.

Desenvolver as capacidades musicais e teatrais. Estimular as relações de pertença a um grupo. Promover uma tradição natalícia. Janeiro 6 Sexta-feira Dia de Reis Desenvolver as capacidades musicais e teatrais. Estimular as relações de pertença a um grupo. Fazer uma coroa de Rei com material reciclado

Leia mais

Flor de Cerejeira. IIªs Jornadas APCG «A Pensar nos Frutos»

Flor de Cerejeira. IIªs Jornadas APCG «A Pensar nos Frutos» Flor de Cerejeira Número 2, Edição Trimestral, Dezembro de 2011 EDITORIAL Esta segunda edição da «Flor de Cerejeira» pretende dar a conhecer o que de mais importante se desenvolveu na Instituição. Pretende

Leia mais

O NATAL NA FILATELIA

O NATAL NA FILATELIA O NATAL NA FILATELIA A Palavra Natal é um adjectivo que deriva do Latim natale. Esta palavra tem dois significados, conforme a frase onde a mesma estiver inserida. Como adjectivo Natal, significa o local

Leia mais

A ÁRVORE DO BETO. ILUSTRAÇÕES Mariana Massarani

A ÁRVORE DO BETO. ILUSTRAÇÕES Mariana Massarani Você sabe plantar uma árvore? Então venha se divertir ainda mais com Catapimba e sua turma! A ÁRVORE DO BETO Brincadeiras ILUSTRAÇÕES Mariana Massarani 1 Assim como o Beto, todos nós temos desejos que

Leia mais

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012 Projetos Pedagógicos Agosto 2012 AMIZADE Amigo a gente cuida, faz carinho, brinca, sorri e até chora junto, e percebemos o quanto precisamos um do outro. A amizade é muito valiosa para nós que construímos

Leia mais

Oficina 17: GRANDEZAS E MEDIDAS. Introdução

Oficina 17: GRANDEZAS E MEDIDAS. Introdução Oficina 17: GRANDEZAS E MEDIDAS Introdução Ao chegar à escola, a criança traz consigo uma bagagem muito rica de experiências em relação às medidas vividas no seu dia a dia, nas brincadeiras e jogos e em

Leia mais

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil!

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil! Propostas de Atividades coletividades Alhos Vedros/Moita Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo e o jogo dos sons dos animais Fantoches de

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

SETEMBRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas. Local

SETEMBRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas. Local SETEMBRO Ao longo Oração da manhã Pré-escolar e 1º do ano ciclo 12 set. Receção aos alunos: Convívio de alunos, pais/ee, prof./educ. e vigilantes no campo de jogos Desejo das boas vindas pela direção e

Leia mais

INTRODUÇÃO. Projecto Curricular de Turma SALA DO ATL

INTRODUÇÃO. Projecto Curricular de Turma SALA DO ATL INTRODUÇÃO A Educação não formal distingue-se, nas últimas décadas da Educação formal ou ensino tradicional, uma vez que confere outro tipo de reconhecimento, organização, qualificação e estrutura. A Educação

Leia mais

ANEXOS: PLANIFICAÇÕES E RELATÓRIOS CRÍTICO-REFLEXIVO DA PES I e II ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO

ANEXOS: PLANIFICAÇÕES E RELATÓRIOS CRÍTICO-REFLEXIVO DA PES I e II ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO ANEXOS: PLANIFICAÇÕES E RELATÓRIOS CRÍTICO-REFLEXIVO DA PES I e II ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO PLANIFICAÇÕES P.E.S. I e II Página 2 Planificação Semanal nº 1 A alimentação Jardim-de-Infância:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Sector da Escola: Pré-Escolar / 1º Ciclo Actividades (em articulação com as prioridades do Projecto

Leia mais