FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2012"

Transcrição

1 1 FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2012 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, órgão oficial gestor do Turismo no Estado, responsável pela viabilização da exploração econômica dos seus recursos, promoção e divulgação do destino Mato Grosso do Sul tem como missão: promover o Turismo como atividade econômica, ambiental e socialmente justa. As ações desenvolvidas no ano de 2012 se apresentam agrupadas nas seguintes áreas: 1. Promoção, Divulgação e Negócios do Turismo; 2. Políticas e Programas do Desenvolvimento do Turismo; 3. Atividades Institucionais, de Gestão e Articulação; 4. Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo; 5. Administração e Finanças.

2 1. Promoção, Divulgação e Negócios do Turismo. 2

3 3 Participação em Feiras, Eventos Nacionais e Internacionais. Presença do estado promovendo a divulgação institucional dos destinos turísticos e apoiando o trade em eventos - fechados e/ou abertos ao público final - onde se reúnem profissionais do setor para conhecer os produtos turísticos disponíveis para o mercado; trocar informações e promover rodadas de negócios. Eventos Internacionais: VAKANTIE BEURS/ HOLANDA; FITUR 2012 MADRI; BIT 2012 / MILÃO; BTL / LISBOA; VITRINE TURISTICA ANATO 2012 / BOGOTÁ; NEW YORK TIMES TRAVEL SHOW / NOVA YORK; ITB/BERLIM; FIT / SANTA CRUZ DE LA SIERRA; FEIRA MUNDO ABREU / LISBOA; EUROAL 2012 / MALAGA; IMEX / FRANKFURT; FIEXPO - AMERICA LATINA / PUNTA DEL LESTE; AIBTM / EUA; 74ª EXPOGRANDE / CAMPO GRANDE; JATA 2012 / TÓQUIO; BTN MERCOSUL / CHILE; FITPAR / PARAGUAI; FIT 2012 / ARGENTINA. Eventos Nacionais: FEIPESCA / SÃO PAULO; 7ª MINAS TUR / BELO HORIZONTE; ABAV 2012 / CURITIBA; 35ª AVIESTUR/ SÃO PAULO; ADVENTURE SPORTS FAIR / SÃO PAULO; SHOWTEC / DOURADOS; 21º CENTRO OESTE TUR/ GOIANIA; BNTM NORDESTE / SÃO LUIZ DO MARANHÃO; AVISTAR / SÃO PAULO; BNT MERCOSUL / NAVEGANTES; BRAZTOA RIO JANEIRO; FESTIVAL TURISMO CATARATAS / FOZ DO IGUAÇU; XII ASSEMBLÉIA GERAL MAÇONARIA DO BRASIL / RIO BRANCO; 7º ENCONTRO DE REVENDEDORES NORDESTE BRASIL / MACEIÓ; FEIRA TRES LAGOAS FLORESTAL / TRES LAGOAS; AVIRRP 2012 / BRASILIA; AVIRRP / RIBEIRAO PRETO; CENTRO OESTE TUR / BRASILIA; ABAV 2012 / PORTO ALEGRE; ABTCP 2012 / SÃO PAULO; ABAV 2012 / RIO DE JANEIRO; ABETA SAMMIT / SÃO PAULO; 24º FESTIVAL DO TURISMO DE GRAMADO / PORTO ALEGRE. Campo Grande/Dourados/Três Lagoas/Fora do Estado Promover e divulgar MS enquanto destino turístico destacando sua principal - rota pantanal/bonito objetivando otimizar o fluxo de turistas. Alcançados A divulgação institucional com a participação do trade turístico em eventos promove a realização de contatos profissionais entre os empresários do estado para apresentar seus produtos e equipamentos e serviços a operadores nacionais e internacionais; a promoção dos destinos através da distribuição de kits com material de divulgação e atendimento ao cliente final ( turista em potencial) em se tratando dos eventos abertos. Ministério do Turismo / Embratur.

4 4 Realização de Famtur e Press Trip Promoção in loco recebendo agentes, operadores, jornalistas especializados, empresários e representantes de instituições nos destinos turísticos do mato grosso do sul por possibilitarem uma avaliação mais precisa dos produtos turísticos uma vez que possibilita o conhecimento também da infraestrutura disponível para comercialização e maior divulgação através de reportagens e imagens que são produzidas à partir dessas visitas - rota pantanal bonito. Bonito/Campo Grande/Corumbá Acompanhar visitas técnicas de agentes, operadores e jornalistas a rota pantanal bonito: canal TV plus / Espanha; empresários provenientes dos países nórdicos; empresários paraguaios e bolivianos. Expectativa e aumento na comercialização de pacotes turisticos e promoção e divulgação em midia expontânea. Parceria Realização do Festival América do Sul Evento voltado para temáticas comuns aos países da América do Sul: patrimônio ambiental, a cultura e o turismo, sobretudo, a experiência resultante da convivência entre as populações fronteiriças. Corumbá Fomentar o fluxo de turistas no destino Corumbá com a realização da 9ª edição de 26 a 30/04/2012- grandes shows musicais, dança, teatro e circo; exposição de artes plásticas; mostra de artesanato; palestras e literatura e cinema. Pela grandiosidade e diversidade de atrações já é considerado um dos maiores encontros culturais do continente sul-americano. De acordo com pesquisa realizada junto aos meios de hospedagem, a taxa de ocupação hoteleira no período da realização do evento ficou em 100 %. Governo MS, fundação de cultura de MS / prefeitura municipal de Corumbá, Instituto do Homem Pantaneiro / Moinho Cultural, Petrobras / Banco do Brasil / Sebrae MS / Vale / Viação Andorinha / Enersul / Governo Federal / Memorial Curadoria Compartilhada.

5 5 Promoção da Gastronomia Regional Evento de lançamento do Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul com receitas elaboradas com ingredientes que caracterizam a gastronomia regional identificadas através das regiões turísticas vencedores do festival gastronômico de mato grosso do sul, além dos pratos do festival Brasil sabor do estado / 2011: rio de janeiro 2 - parceria na realização da arena gastronômica no Armazém Cultural - Campo Grande, apoiando a Abrasel. Campo Grande/Fora do Estado Promover valorizar e divulgar a gastronomia regional - tradicional e exótica - enquanto produção associada ao turismo de valor intrínseco. Produção e distribuição de guia gastronômico - coletânea de receitas produzidas por vários chefs da gastronomia oriundos das 10 regiões turísticas do estado. Abrasel / Secretaria de Governo MS Divulgação Institucional e Apoio Comercialização Produção de material de publicidade e propaganda institucional. Todo Estado Produção e confecção: catalogo de divulgação das 10 regiões turísticas de MS; Guia Gastronômico de MS - regiões turísticas; confecção da revista imensidão do paraíso ; material de promoção e marketing para captação de eventos. Distribuição de material nos eventos nacionais e internacionais visando aumentar o fluxo de turistas através da divulgação institucional das rotas e roteiros de MS. Secretaria de Governo de MS

6 6 Realização da Bolsa Internacional de Turismo BIT - MS Encontro de negócios entre "suppliers" (vendedores e fornecedores formados por produtos e equipamentos voltados para o atendimento ao consumidor final, o turista) e "buyers" (compradores, que são os operadores dos mercados nacional e internacional); visitas dos buyers aos empreendimentos para conhecer in loco atrativos e serviços turísticos disponiveis. Campo Grande Apresentar, promover e comercializar os produtos turísticos de Mato Grosso do Sul através do encontro entre suppliers - prestadores e fornecedores de serviços turísticos inscritos: hotéis, pousadas, agências e operadoras de turismo, atrativos, barcos - hotéis, produtos e equipamentos voltados para atendimento ao consumidor final e - buyers - operadores nacionais e internacionais entendidos como compradores com interesse em conhecer e negociar visando disponibilizar esses produtos para comercialização no mercado nacional e internacional. A Rodada de Negócios contou com a participação de 25 empresas entre agencias e operadoras de receptivo do estado, 53,20% dos participantes, que tem efeito multipicador sobre a cadeia de prestadores de serviços turísticos nos negócios concretizados e/ou futuros, independentemente do município em que está localizada a sua sede física, em função das suas próprias características de atuação: disponibilizam para o mercado todos os destinos de MS compondo roteiros integrados em pacotes que incluem os demais serviços turísticos como: transporte, receptivo, atrativos, hospedagem e alimentação; Dos meios de hospedagem, identificados como pousadas pantaneiras - tidos pontos de referencia para se conhecer o Pantanal, uma vez que, são fazendas que além das atividades de agropecuária se dedicam ao turismo oferecendo atendimento completo: atividade de ecoturismo, aventura, pesca esportiva; vivência da cultura pantaneira; alimentação e hospedagem com itens de conforto e segurança para o turista - 50% do total dos empreendimentos ativos participaram do evento; Há de se considerar como importante a presença (44,68% dos empreendimentos participantes) dos meios de hospedagem urbanos - Campo Grande, Bonito, Ponta Porã, Dourados em se tratando de equipamento de infraestrutura turística indispensável, esse serviço movimenta os demais segmentos de prestadores de serviços turísticos nos destinos ou vice-versa; Foram realizadas 517 rodadas entre bayers e suppliers indicando prospecção de negócios na ordem de 89 milhões de dólares em até 2 anos, segundo metodologia aplicada pela contratada Strategic Consulting, especialista em Bolsa de Negócios de Turismo.

7 7 Parceria com outros órgãos Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Governo do Estado); Instituto Brasileiro de Turismo Embratur; Associação Brasileira de Agências de Viagem do Mato Grosso do Sul ABAV- MS; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/MS. Parceria na Realização do Festival de Inverno de Bonito 13ª Edição AÇÃO DESCRIÇÃO MUNICÍPIOS OBJETIVO O Festival de Inverno de Bonito é um evento anual de cultura brasileira realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul entre os meses de julho e agosto iniciado em 2000 como um evento que buscava apresentações artísticas com apelo turístico, mas evoluiu ao longo das suas edições para uma celebração da cultura brasileira focada na discussão do meio ambiente e ecologia. Bonito Fomentar o fluxo de turista no destino bonito com a realização da 13º edição do Festin seguindo o formato original de agregar, difundir e divulgar os valores da cultura regional no que diz respeito à valorização da cultura, preservação do meio ambiente e promoção do turismo sustentável. Em se tratando de um evento consolidado, vem atraindo a cada ano mais público, nesse ano ultrapassando a casa dos 55 mil expectadores para apresentações culturais. Cruzeiro do sul, SEBRAE, Banco do Brasil, Petrobras - Governo Federal, Convention Visitors Bureau de Bonito, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Bonito, Governo do Estado de MS. Comitê Copa MS Comissão constituída por entidades, associações e poder público para discutir e propor ações estratégicas para divulgar o estado com foco no público dos grandes eventos esportivos que serão realizados no brasil nos próximos 5 anos. Todo estado Criar uma marca de identidade visual para caracterizar, identificar, divulgar o estado capaz de despertar o interesse em conhecer, projetando no imaginário o ms como destino a ser visitado.

8 8 RESULTADOS ALCANÇADOS PARCERIAS Foram selecionadas as marcas criadas pelas agências e entidades: federação das associações comerciais de ms, agência diniz ação e marketing; soma comunicação integrada e agência de apoio ao empreendedor e pequeno empresário (sebrae-ms) para participarem de escolha pelo voto popular através do site oficial - a mais votada será adotada como a marca oficial de mato grosso do sul em campanha de marketing massiva. federação do comércio de bens, serviços e turismo do estado de mato grosso do sul (fecomércio); serviço nacional de aprendizagem comercial (senac); agência de apoio ao empreendedor e pequeno empresário/sebrae-ms. AÇÃO Festival Bar em Bar 2012 Evento realizado pela Seccional Abrasel Mato Grosso do Sul no formato de Festival Gastronômico que acontece nacionalmente entre os dias 1 e 18 de novembro de cada ano em bares e restaurantes já com adesão de 14 Estados. Campo Grande Elaborar com criatividade petiscos que são nota 10 em sabor e que custam apenas 10 reais com opções vão da culinária regional, baiana, passando pela espanhola, indo até a japonesa; selecionar o melhor petisco através de uma votação popular e um júri técnico que na avaliação do atendimento, da apresentação dos petiscos e sabores irão eleger o melhor do estado. Inserir Campo Grande no polo de Gastronomia no Brasil divulgando o Estado no cenário nacional. Ao todo 14 casas participaram do projeto apresentando pratos elaborados para concorrerem como o preferido da capital para acompanhar o fim de tarde; o festival movimentou as casas participantes e, segundo depoimento do gerente do real botequim, Rafael Oliveira, a movimentação no empreendimento teve aumento de 30%. Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, SEBRAE e SENAC, Panan, Sindicato dos Bares e Restaurantes e Forhouse.

9 9 1ª Edição da Exposição O Pantanal é Aqui Evento aberto ao grande público com programação mostrando o Pantanal através de imagens fotográficas e projeção de vídeos realizados durante toda a expedição pantanal, em 2011 painéis e apresentações culturais nas capitais dos dois Estados que abraçam o pantanal brasileiro - Campo Grande, Mato Grosso do Sul e Cuiabá, Mato Grosso. Campo Grande Ampliar o conhecimento da população em geral sobre o Pantanal, suas características e dinâmicas sociais, econômicas e ambientais. O evento tem foco em uma agenda positiva, demonstrando concretamente as boas práticas realizadas na região e as atitudes da sociedade pantaneira em prol da sustentabilidade, evidenciando de forma clara e objetiva os aspectos e dimensões observados ao longo da Expedição Pantanal. Mobilizar a sociedade pelo seu caráter informativo e interativo, com rodas de conversas, apresentações culturais e musicais, visitas monitoradas de escolas públicas e privadas, através de fotos e vídeos da Expedição Pantanal. Instituto SOS Pantanal, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil, Toyota, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Apoio Financeiro a realização de Eventos Regionais Suporte, logística para realização de eventos. Bonito/Três Lagoas/Maracaju. Estimular e fortalecer o segmento de negócios e eventos apoiando a realização dos eventos: 18ª Festa da Linguiça de Maracaju; Encontro Anual da ABTC - 49 th - annual meeting of association for tropic al biology and conservation. 11º Motoshow de Três Lagoas; XII Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos - Bonito. Segundo os organizadores atingiu-se as metas de público visitantes e divulgação dos destinos. Rotary Club de Maracaju, associação bonito, turismo e cultura.

10 10 Centro de Visitação Aquário do Pantanal Espaço de visitação pública destinado a divulgar o Projeto Aquário do Pantanal Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira. Campo Grande Tem a finalidade turística concentrando as atrações de base do Aquário do Pantanal retratando de forma sintética e objetiva toda a biodiversidade dos ambientes aquáticos do pantanal. Inaugurado em 24/05/2011, aberto de terça à domingo das 09 ás 21 horas, o centro de visitação recebeu visitantes no período compreendido 13/11/2011 a 23/11/2012. Segov/Imasul/ Coelho e Netto Ltda/Singtur -MS. 2.Políticas e Programas do Desenvolvimento do Turismo.

11 11 Planejamento Estratégico FASE - 5 Processo contínuo envolvendo um conjunto de ações integradas coordenadas e orientadas para transformar em realidade as oportunidades de desenvolvimento turístico dos municípios frente as suas potencialidades turísticas. Aparecida do Taboado/Aquidauana/Bataguassú/Bonito/Chapadão do Sul/ Corumbá/ Costa Rica/Dourados/Itaquiraí/Ivinhema/Jaraguari /Jardim/ Miranda/ Nova Andradina/Ponta Porã/Porto Murtinho/Três lagoas/fora do Estado. Realização de visitas a empresas e propriedades rurais visando: reconhecimento de atrativos na Região Turística Costa Leste; Reuniões com o trade da região turística da Grande Dourados; Reconhecimento de atrativos da região turística Vale do Aporé; Realização de diagnóstico de propriedades rurais; Apresentação das ações do planejamento estratégico prevista para Porto Murtinho; Orientação técnica visando à implantação da atividade turística em Furnas do Dionísio; Reunião para aprovação do calendário das reuniões do Fórum do Pantanal para 2012 (Corumbá); Coletar dados para o projeto do triátlon; Atendimento as comunidades produtivas do município de Terenos visando à implementação de projetos na área de Turismo Rural; Reunião do fórum 7 Caminhos da Natureza Conesul e fórum da costa leste. Dentre outras ações demandadas pelo planejamento. Em andamento processo de consolidação de infraestrutura básica e turística; consolidação das instâncias de governança; criação de novos roteiros, capacitação técnica, de acordo com as ações demandadas pelo referido planejamento.

12 12 Alcançados Fontes Centro de Referência do Turismo Rural e Informações Turísticas de Campo Grande Projeto visando estruturar o Circuito do Turismo Rural em Campo Grande, com a construção de portais de entrada nas duas principais BR s de acesso a capital - BR 262 e 163; implantação de placas de sinalização turística; ampliação e adequação do Centro de Atendimento ao Turista José Maria Tortorelli situado BR 262 saída para Três Lagoas sem número. Campo Grande Fomentar as atividades relacionadas ao segmento do turismo rural de campo grande: através da comercialização da produção associada; divulgação e comercialização dos produtos, atrativos, roteiros turísticos, criação de um espaço para capacitação e treinamento dos membros da Associação Brasileira de Turismo Rural MS - Abratur/MS. Inclusão das comunidades rurais do entorno da capital na atividade turística; geração de emprego, renda e ocupação; qualificação e aperfeiçoamento da mão de obra produtiva integrante do circuito rural. Ministério do Turismo / Prefeitura Municipal / Abratur/MS Recursos diretamente arrecadados Formação de Monitor Ambiental Município Alcançados Realização de treinamento modular (curso) para formação de monitores ambientais para exercício especifico: no Parque Nacional das Emas na Região Turística da Rota Norte Costa Rica e Alcinópolis e no Pantanal de Miranda. Costa Rica Oportunizar formação técnica como monitores ambientais dotando os alunos de conhecimentos sobre a biodiversidade da região para atendimento aos turistas que visitam o parque. Capacitação para atender ao turista com conhecimento da biodiversidade local Instituto Mamede Pesquisa Ambiental e Ecoturismo/ Gestão do Parque das Emas; Miranda - Recanto Ecológico Caiman.

13 13 Qualificação dos Serviços Turísticos Em atendimento a lei n , de 17/09/2008 que estabelece o cadastramento de empreendimentos e Prestadores de Serviços Turísticos no Cadastur de atribuição do ministério do turismo e executado em parceira com a fundação de turismo no âmbito do estado de MS. Bonito/ Campo Grande/ Corumbá/ Coxim/ Dourados/ Nova Andradina/ Três lagoas/ Fora do Estado. Realização de visitas técnicas de orientação a meios de hospedagens, agências de viagens, participação em encontro nacional. 1º semestre de apresentou um aumento significativo na quantidade de empreendimentos cadastrados na margem de 15% em relação ao mesmo período do ano de Ministério do turismo Assinatura de Termo de Cooperação: Agricultura Familiar e Turismo Assinatura de termo de cooperação pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e da agência de desenvolvimento agrário e extensão rural (Agraer) com o instituto brasileiro de desenvolvimento de políticas públicas Zilda Arns Ibradepp. Campo Grande Apoiar o segmento da agricultura familiar por meio da elaboração de projetos, pesquisas, capacitação, marketing turístico, composição de equipe técnica em extensão rural e turismo rural através de ações metodológicas em prol desenvolvimento sustentável destas atividades nos municípios do estado norteadas pelos programas de regionalização do turismo, territórios e cidadania. O termo também visa fomentar o turismo do estado com a divulgação de seus atrativos através da inserção de marketing nas embalagens de produtos desenvolvidos e comercializados na atividade de agricultura familiar. Expectativa de agregar valor e apoio aos produtores da agricultura familiar gerando renda, qualidade de vida e da produção associada ao turismo através da divulgação do estado nas embalagens através de certificação promovendo a procedência dos produtos. Consolidar o trabalho das cooperativas que já divulgam o estado nas embalagens dos seus produtos comercializados no

14 14 mercado de São Paulo: Distrito de Camisão com caldos, inclusive de peixe; Bandeirantes, o milho para industrializar a pamonha e Terenos com a mandioca chip s. Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e Instituto (Agraer) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Políticas Públicas Zilda Arns Ibradepp. Implementação de Projetos na Área de Turismo Rural Desenvolvimento de ações visando a inclusão da produção das pequenas propriedades rurais na cadeia do turismo, tendo como foco a geração de emprego, ocupação e renda. Aquidauana/Corguinho/Jardim/Terenos/Bonito/Dourados/Rio Verde de MT. Investigar a maneira como as comunidades envolvidas entendem o turismo como atividade turística e, a partir daí, como organizam a sua prática no contexto do assentamento, visando a geração de emprego, ocupação e renda I Workshop do Geopark Bodoquena-Pantanal Realização de evento em duas etapas com a participação das equipes técnico cientifica, apresentação de palestras, debates e formação de grupos de trabalho em campo grande; viagem técnica ao municipio de miranda. Campo Grande/ Miranda Discutir propostas para a integração dos princípios e metodologias voltadas à Geoconservação, Paleoconservação e ao Geoturismo de Mato Grosso do Sul. Qualificação e capacitação da equipe técnica que está envolvida no referido projeto Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) Fundação de Turismo (Fundtur-MS) e Fundação de Cultura (FCMS).

15 15 Levantamento dos Indicadores Turísticos 2012 Ano Base 2011 Levantamento de dados e informações realizado junto aos Órgãos Reguladores e Prestadores de Serviços Turísticos para vislumbrar o cenário do Setor. Todo Estado Acompanhar o andamento do setor utiliza como principais indicadores a movimentação de entrada / saída por transportes regulares onde são apresentados os dados referentes ao movimento de passageiros embarcados / desembarcados, a movimentação de chegadas de turistas no Brasil através de Mato Grosso do Sul e o boletim de ocupação hoteleira que registra o fluxo de hóspedes nos meios de hospedagem. Fluxo de turistas 2011 adotado como instrumento para mensuração do fluxo de turistas, o sistema indicadores básicos de ocupação hoteleira indicaram que no estado de mato grosso do sul em 20011, os meios de hospedagem registraram a entrada de hóspedes com permanência média de 2,2 dias gerando pernoites e taxa média de ocupação em 48,30% das unidades habitacionais consideradas. As entradas apresentaram variação de + 10,78% em relação a Síntese dos Indicadores Turísticos 2012 Ano Base 2011 Mato Grosso do Sul Variáveis Fluxo de Passageiros - Desembarcados+Embarcados 1.1. Rodoviário Intermunicipal D.N.D D.N.D Sistema TRIP D.N.D D.N.D Fretamento: Turístico - Eventual D.N.D D.N.D 1.2. Rodoviário Interestadual Rodoviário Internacional Aéreo Linha Regular Nacional- ANAC D.N.D Tráfego Nacional e Internacional - INFRAERO Chegadas/Saída de Estrangeiros (3) (*) 3 - Ocupação Hoteleira MS Fluxo Turistas Entradas Meios Hospedagem (4) Permanência Média/dia 2,7 2,6 2,2 2, Pernoites Gerados Taxa Ocupação UH s ( % ) 40,4 39,2 43,0 48,30

16 16 Fonte: Transporte Rodoviário: AGEPAN: passageiros transportados por empresas operadoras do transporte público regular, fretamento turístico/eventual entre os do Estado; Interestadual e Internacional; ANTT/Mtur: passageiros transportados por empresas operadoras do transporte público regular interestadual e Internacional: Movimentação de Passageiros em Rodoviárias do Brasil. Transporte Aéreo: ANAC: movimentação de passageiros nos aeroportos que operam Linhas Regulares no Tráfego Doméstico no território brasileiro: Campo Grande/Corumbá/ /Dourados/Bonito; INFRAERO - movimento de passageiros nos aeroportos da Rede Infraero transportados nas linhas Regulares no Trafego Doméstico, Internacional e passageiros transportados em voos não regulares: voos charters, táxis aéreos e aeronaves particulares: Campo Grande/Corumbá/ Ponta Porã; Chegadas/Saída de Estrangeiros Ministério do Turismo/PF: Turismo Receptivo - Anuário Estatístico de Turismo - Chegada/Saída de Estrangeiros no Brasil pelos Portais de Entrada pelo MS: Corumbá / Ponta Porã / Campo Grand; NOTA: Dado 2011 refere-se a Chegadas de Estrangeiros. Ocupação Hoteleira MS: Ministério do Turismo/FUNDTUR: Indicadores Básicos de Ocupação Hoteleira: Dados extraídos do Boletim de Ocupação Hoteleira BOH - documento de remessa obrigatória pelos Meios de Hospedagem - Deliberação Normativa Nº 23 de abril de 2002 e o Art. 42 e 46 da Lei Nº de 11 de setembro de Turismo Receptivo Internacional Chegadas de Turistas Estrangeiros ao Brasil por Via de Acesso: Por vias de acesso Aérea Terrestre Mato Grosso do Sul Marítima Fluvial TOTAL Como Continentes emissores dos turistas para o Brasil em 2011: Continentes América do Sul ,19% ,38% Europa: ,28% ,83% América do Norte ,98% ,43% Asia ,26% ,13% África ,62% ,59% Oceania ,89% ,82% América Central/Caribe ,75% ,78% Países Não especificados: ,03% 250 0,04%

17 17 Chegadas de Turistas Estrangeiros no Brasil via Terrestre: Estados Variação 2009/2010 ( %) 2011 Variação 2010/2011 ( %) Paraná , ,49 Rio Grande do Sul , ,03 Mato Grosso do Sul , ,62 Santa Catarina , ,31 Amazonas , ,70 Outras Unidades da Federação , ,51 Total , ,02 Mato Grosso do Sul Gráfico - Chegada via Terrestre MS segundo Continentes de Residência Permanente: Ano 2009 Ano 2010 Ano África América Norte América Central América Sul Europa Oceania Ásia Principais Chegadas via Terrestre por MS, segundo Residência Permanente: PAÍS Bolívia Paraguai Peru Inglaterra Alemanha Austrália Estados Unidos Argentina Espanha Bélgica Canadá França Holanda Israel Nova Zelândia Irlanda Suíça Chile Colômbia

18 18 Chegada via Terrestre por MS - Sazonalidade Ano 2010 Ano Receptivo - Anuário Estatístico de Turismo 2012 Ano Base Ministério do Turismo. Fonte: Compilado Documento do Turismo Ocupação Hoteleira A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul adotou a partir de 2007 como instrumento para mensuração de fluxo de turistas, o Sistema Indicadores Básicos de Ocupação Hoteleira considerando o seu embasamento metodológico e alimentação com dados extraídos do Boletim de Ocupação Hoteleira BOH - documento de remessa obrigatória pelos Meios de Hospedagem, segundo a Deliberação Normativa Nº 23 de abril de 2002 e o Art. 42 e 46 da Lei Nº de 11 de setembro de Taxa Permanência UH's UH's Pernoites Hospede / UH Hóspedes Ocupação Média em Disponiveis Ocupadas Gerados Ocupada (UH) Dias MS , ,9 Capital , ,5 Interior , , Taxa Permanência UH's UH's Pernoites Hospede / UH Hóspedes Ocupação Média em Disponiveis Ocupadas Gerados Ocupada (UH) Dias MS ,6 2,2 1,6 Capital ,7 1,9 1,5 Interior ,37 2,3 1, Taxa Permanência UH's UH's Pernoites Hospede / UH Hóspedes Ocupação Média em Disponiveis Ocupadas Gerados Ocupada (UH) Dias MS ,30 2,2 1,6 Capital ,89 1,6 1,4 Interior ,51 2,5 1,6 Legenda: UH s: Unidades Habitacionais; Hóspedes: Quantidade de Entradas de turistas nos estabelecimentos; Pernoites Gerados: Total de pernoites em função do tempo da permanência dos hospedes nos estabelecimentos; Taxa de Ocupação: Grau de utilização da capacidade de alojamento disponível nos empreendimentos; Permanência Média: Relação entre pernoites gerados e entrada de hóspedes. Nota: (*) Entrada de Hospedes: Ano 2007 aplicação de Metodologia Mtur/Embratur com possibilidade de comparação da variação anual a partir de 2008; Dados 2008 Revisados; Dados 2010/2011 estimados;tx.ocupação(uh) - Interior referente 2010: Revisada.Fonte: Indicadores Básicos de Ocupação Hoteleira-Mtur

19 CADASTUR Equipamentos, Prestadores de Serviços Turísticos e profissionais da área de turismo cadastrados no Ministério do Turismo: 19 Mato Grosso do Sul Agências de turismo Meios de Hospedagem Unidades Habitacionais Leitos Acampamentos Restaurantes, bares e similares Parques temáticos Transportadoras turísticas Locadoras de veículos Organizadoras de eventos (congressos, convenções e congêneres) Prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos Bacharéis em turismo Guias de turismo Fonte: Ministério do Turismo Anuário Estatístico 2010 Notas: 1. O Decreto nº 4898, de 26/11/2003, transferiu ao Ministério do Turismo as atribuições que anteriormente cabiam à Embratur. 2. A Lei /08, institui o cadastro obrigatório dos prestadores de serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo. 3. Número de estabelecimentos regularmente cadastrados no Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (CADASTUR),Posição: 31 de dezembro de cada ano. 4. Dados de 2009 e 2010 foram revisados. 3.Atividades Institucionais, de Gestão e Articulação.

20 20 Participação em Eventos de Capacitação e Qualificação Técnica Participação em eventos para absorção de novos conhecimentos e técnicas visando à implementação de policitas, projetos, programas para o desenvolvimento do turismo com participação em encontros técnicos, treinamento, seminários, palestras, missão técnica, reuniões e oficinas. Aquidauana/Bonito/Campo Grande/Dourados/Paranaíba/Terenos/Fora do Estado Proporcionar desenvolvimento da equipe técnica da FUNDTUR-MS para atender as demandas com maior eficiência em busca da excelência. Capacitação e desenvolvimento das equipes técnicas impactando em desempenho de suas atribuições. Apoio ao VIII Confatur e Troféu Edson Contar Oitava Edição do Congresso realizado pelas das Instituições de Ensino para o Turismo. Campo Grande Discutir a capacitação da mão de obra para o segmento turístico em nível superior, técnico e profissionalizante, especialmente no cenário das políticas públicas e privadas atuais de turismo. A programação do evento está alicerçada em três eixos temáticos: políticas públicas e privadas do turismo: oportunidades e desafios ; a cultura como produto turístico: a realidade das comunidades indígenas e quilombolas em mato grosso do sul ; e gestão de pessoas para o turismo em MS. Entrega o prêmio oficial aos profissionais de turismo "Troféu Edson Contar" que atuando em diversos segmentos se destacaram no ano; realização de um city tour pela cidade de Campo Grande, Feira Show de Turismo, Mostra de Fotografias, Momentos Culturais, Diversas Oficinas e Dia de Campo na Fazenda Pontal das Águas. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Campo Grande, Dourados e Jardim: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Bonito e Aquidauana: Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima/CEPEF/Campo Grande: Instituto de Ensino Superior da Funlec: SENAC: SESC; Fecomercio; SEBRAE; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio - SEDESC; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul - FUNDTUR/MS; Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo Seccional Mato Grosso do Sul - ABBTUR MS e Campo Grande Convention & Bureau.

21 21 Parceria para realização do Curso de Especialização em Turismo Curso de pós-graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo a ser realizado em meses com carga horária de 360 horas em disciplina. Dourados Capacitar profissionais do setor público e privado e comunidade interessada, em Gestão e Planejamento Turístico do Estado de Mato Grosso do Sul; estimular a elaboração de projetos para o desenvolvimento turístico no estado de Mato Grosso do Sul identificando as oportunidades do mercado. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Sede em Dourados, Fundação de Turismo do Estado (FUNDTUR) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Em no máximo 18 meses, segundo o edital de seleção, estarão disponíveis para o mercado 20 profissionais especialistas em gestão do turismo. Representação Institucional Intercâmbio e interlocução com entidades regionais e nacionais consideradas referência em políticas e assuntos voltados a atividades turísticas: participação inauguração da Ponte Alfredo Zamlutti na Estrada Parque Pantanal; Projeto Piloto Turismo de Base Comunitária na região serra do amolar; abertura worshop empreendimentos econômicos solidário com perspectiva para o turismo do ms - dourados; posse diretoria e lançamento site atratur - bonito; participação na sétima caminhada na natureza de são gariel do oeste; participação no fórum de turismo da costa leste e da feira três lagoas florestal;reunião com imasul em palmeiras. Fora do estado: participação nas reuniões do fórum nacional dos secretários e dirigentes de turismo - fornatur; reunião entre o mtur e a comissão permanente do codesul - turismo brasil sul; participar na rio + 20 reuniões com as empresas trip, gol, tam e cia aérea azul; reunião do ministério de integração nacional; reuinião do fórum das cidades não sedes da copa. Bonito/Corumbá/Dois Irmãos Do Buriti/Dourados/São Gabriel Do Oeste/Três Lagoas/Fora Do Estado Representar a FUNDTUR-MS em eventos voltados do setor realizados no estado, em âmbito nacional e internacional. Fortalecimento da instituição marcando presença nos eventos.

22 22 4.Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Espaço dotado de infraestrutura para realização de eventos. Campo Grande Manutenção e serviço de reforma do equipamento para sediar eventos nas diferentes modalidades no segmento turístico de Negócios e Eventos, Cultura, Lazer e Entretenimento. Manutenção do equipamento e preservação do projeto arquitetônico original.

23 23 5.Administração e Finanças. Manutenção das Atividades Funcionais e Administrativas da FUNDTUR Gestão financeira: Folha de Pessoal; Manutenção das Instalações e Selo Pesca (decreto nº , de 15 de agosto de 2007). Todo Estado Ordenar e gerenciar a Gestão de Administração, de Recursos Humanos, Bens Patrimoniais e Manutenção; Gestão Financeira dos Programas e ações visando a consolidação da atividade turística no Estado de Mato Grosso do Sul. -Unidade Fundação de Turismo de MS: Administração: Folha de Pessoal / Manutenção das Instalações / Material/ Manutenção Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo/ Selo Pesca (decreto nº , 15/08/07); - Gestão de Convênios; - Unidade Fundo para o Desenvolvimento do Turismo: desenvolvimento dos programas e ações de promoção / divulgação e negócios do turismo e políticas e programas do desenvolvimento do turismo e ações de fortalecimento institucional de gestão e articulação.

24 EXPEDIENTE 24 Governo do Estado de Mato Grosso do Sul André Puccinelli Governador Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias Secretária Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul Nilde Clara de Souza Benites Brun Diretora - Presidente Gerência de Administração e Finanças Gerente: Fernando Jorge Pereira Nantes Gerência de Promoção e Divulgação do Turismo Gerência de Políticas e Programas para o Desenvolvimento do Turismo Gerente: Silvio Carlos Pereira Relatório de Gestão 2012 Fonte: Execução Orçamentária, Financeira e Contábil/GAF Técnicos: Sandra Mara Figueiredo Mendes Maria Helena Martins Alves Liney Gonçalves Quevedo Elaboração: Sistema de Informações e Estatística/GPPDT Técnicos: Ivone Hermenegildo Demar Augusto Ferreira Auxiliar: Alice Correia Ferro da Silva Supervisão: Fernando Jorge Pereira Nantes - Gerente de Administração e Finanças. Campo Grande /Março/2013.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil

Estatísticas básicas de turismo. Brasil Estatísticas básicas de turismo Brasil Brasília, outubro de 2010 Estatísticas básicas de turismo Índice Páginas I - Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional 1.1 - Chegadas de turistas internacionais

Leia mais

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2013

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2013 1 FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2013 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, órgão oficial gestor do Turismo no Estado, responsável pela viabilização da exploração

Leia mais

INDICADORES TURÍSTICOS 2013 ANO BASE 2012

INDICADORES TURÍSTICOS 2013 ANO BASE 2012 1 FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL FUNDTUR/MS INDICADORES TURÍSTICOS 2013 ANO BASE 2012 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para acompanhar o andamento da atividade e sua contribuição

Leia mais

Minas levará o legítimo sabor do Estado à BTL. Haverá degustação de pão de queijo para os visitantes que passarem pelo estande brasileiro.

Minas levará o legítimo sabor do Estado à BTL. Haverá degustação de pão de queijo para os visitantes que passarem pelo estande brasileiro. De 21 a 25 de janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo divulga os principais roteiros do turismo de Minas Gerais na 21ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada em Lisboa, em Portugal. Em

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Nº de Entrevistados da Pesquisa: 39.000 pessoas Nº de locais das entrevistas: 27 15 em aeroportos internacionais, que representam 99% do fluxo internacional

Leia mais

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ

APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ APL DE TURISMO NO LITORAL DO PIAUÍ (A) Teresina; (B) Cajueiro da Praia; (C) Luis Correia; (D) Parnaíba; (E) Ilha Grande Rota das Emoções: Jericoacoara (CE) - Delta (PI) - Lençóis Maranhenses (MA) Figura

Leia mais

DSCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DSCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO Turno: MATUTINO Currículo nº 9 Currículo nº 10 Reconhecido pelo Decreto Estadual n. o 5.497, de 21.03.02, D.O.E. de 22.03.02. Para completar o currículo pleno do curso superior

Leia mais

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2010

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2010 1 FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL RELATORIO DE GESTÃO 2010 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, órgão oficial gestor do Turismo no Estado, responsável pela viabilização da exploração

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

- Análise de consistência. Agosto Tabulação das adesões, proponente

- Análise de consistência. Agosto Tabulação das adesões, proponente Histórico de ações Dezembro 2008- Fortalecimento de Parceiros e Resgate de atores e mapeamento de novos atores Janeiro e Fevereiro 2009 - dimensionamento para detectar o potencial turístico e levantar

Leia mais

Recife - Responsabilidades do Setor de Turismo na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Eixo Qualificação

Recife - Responsabilidades do Setor de Turismo na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Eixo Qualificação Recife - do Setor de Turismo na Prevenção Início e Termino Realizar mapeamento da demanda de formação profissional junto ao trade turístico (nas regiões turísticas 69 municípios). -SEBRAE - UFPE e outras

Leia mais

Participação da União em Projetos de Infra-estrutura Turística no Âmbito do PRODETUR SUL

Participação da União em Projetos de Infra-estrutura Turística no Âmbito do PRODETUR SUL Programa 0410 Turismo: a Indústria do Novo Milênio Objetivo Aumentar o fluxo, a taxa de permanência e o gasto de turistas no País. Público Alvo Turistas brasileiros e estrangeiros Ações Orçamentárias Indicador(es)

Leia mais

PANORAMA DO MERCADO Asiático

PANORAMA DO MERCADO Asiático Boletim PANORAMA DO MERCADO Asiático Edição nº 1 Julho/2015 Coordenação Geral de Mercados Americanos/Asiático - CGMA Diretoria de Mercados Internacionais - DMINT Apresentação A série Boletim Panorama dos

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

P R O D E T U R C O N S U L T O R I A D E P R O J E T O S

P R O D E T U R C O N S U L T O R I A D E P R O J E T O S P R O D E T U R Agenda Apresentação Programas do BID PRODETUR Financiamento Projetos Casos de Sucesso Encerramento A P R E S E N T A Ç Ã O Consultoria de Projetos nasceu com o objetivo de ajudar as Prefeituras

Leia mais

ESTUDOS E PESQUISAS MINISTÉRIO DO TURISMO. Ministério do Turismo

ESTUDOS E PESQUISAS MINISTÉRIO DO TURISMO. Ministério do Turismo ESTUDOS E PESQUISAS MINISTÉRIO DO TURISMO DEMANDA TURÍSTICA INTERNACIONAL EXECUÇÃO FIPE APOIO INFRAERO DPF RECEITA ÓRGÃOS OFICIAS DE TURISMO Caracterizar e dimensionar o turismo internacional receptivo

Leia mais

MODELO DE GOVERNANÇA CTNDT AÇÕES EM CURSO NOMTur LINHAS DE FINANCIAMENTO

MODELO DE GOVERNANÇA CTNDT AÇÕES EM CURSO NOMTur LINHAS DE FINANCIAMENTO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - CDES PLANO ESTRATÉGICO DO A COPA DO MUNDO FIFA 24/11/2010 PLANO ESTRATÉGICO DO TURISMO TURISMO BRASILEIRO BRASILEIRO PARA PARA A A COPA COPA DO DO MUNDO

Leia mais

Secretaria. de Futebol de 2014

Secretaria. de Futebol de 2014 Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 SECOPA Assistir direta e indiretamente ao Prefeito na condução aos assuntos referentes a Copa do Mundo; Parcerias com a sociedade

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 54 - Ministério do Turismo

Indicador(es) Órgão(s) 54 - Ministério do Turismo Programa 1163 Brasil: Destino Turístico Internacional Objetivo Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no País Justificativa Devemos criar uma estratégia bem estruturada de inserção internacional do

Leia mais

PROGRAMA DE FOMENTO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS TERMO DE REFERÊNCIA

PROGRAMA DE FOMENTO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS TERMO DE REFERÊNCIA IICA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA BID BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO FLS FUNDAÇÃO LYNDOLPHO SILVA SEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROGRAMA

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

Projeto AL-LAs CONSULTA MULTIATORES METODOLOGIA

Projeto AL-LAs CONSULTA MULTIATORES METODOLOGIA Projeto AL-LAs CONSULTA MULTIATORES METODOLOGIA Aliança euro-latino americana de cooperação entre cidades Financiado pela União Europeia Objetivo de fortalecer suas relações internacionais para melhorar

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Economia Economia. Data: 07/11/2015

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Economia Economia. Data: 07/11/2015 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Economia Caderno: Economia Data: 07/11/2015 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: Economia Data: 07/01/2016 Meio: Portal do Holanda Editoria: -- Hora:

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil

Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Siems Forte, Ana Maria A C, vol. 3, núm. 3, 2003, pp. 7-13 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

LEI Nº 1550, DE 17 DE ABRIL DE 2008

LEI Nº 1550, DE 17 DE ABRIL DE 2008 Autoria: Poder Executivo LEI Nº 1550, DE 17 DE ABRIL DE 2008 Reestrutura o Conselho Municipal de Turismo COMTUR e cria o Fundo Municipal do Turismo de Lucas do Rio Verde e da outras providências. O Prefeito

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS

MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro PERGUNTAS E RESPOSTAS

Leia mais

Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro

Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro Salão da CERVEJA Realização: 15, 16 e 17 de outubro/2015 Expo Dom Pedro Cenário O mercado de cervejas especiais está em expansão no mundo. Nos EUA, respondem por 16% do consumo e pela primeira vez as cervejas

Leia mais

PLANO DE AÇÕES NA REGIÃO DO PANTANAL

PLANO DE AÇÕES NA REGIÃO DO PANTANAL Luis Carlos Morente 1 PLANO DE AÇÕES NA REGIÃO DO PANTANAL 1 Gerente de Políticas e Programas de Desenvolvimento do Turismo da Fundação de Turismo, MS - FUNDTUR. Rua desembargador Leão Neto do Carmo, s/nº,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari. Cargo Presidente

PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari. Cargo Presidente PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari 1 DADOS CADASTRAIS Órgão/Entidade Proponente Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales - AMTURVALES

Leia mais

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX EIXOS E PROGRAMAS EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica Programa de fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico Programa de inovação

Leia mais

CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO CTNDT - CÂMARA TEMÁTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO PAUTA HISTÓRICO CTNDT / METODOLOGIA DE TRABALHO CTNDT / PROPOSTA DE TEMAS PARA DEBATE/EIXO TEMÁTICO HISTÓRICO BRASIL

Leia mais

Proposta de Otimização da Gestão e dos Recursos Financeiros do Turismo

Proposta de Otimização da Gestão e dos Recursos Financeiros do Turismo Proposta de Otimização da Gestão e dos Recursos Financeiros do Turismo A Administração Pública vem passando por processos de modernização em busca da otimização de recursos e melhoria do desempenho público.

Leia mais

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente SÍNTESE JUINA Aperfeiçoar mecanismos controle ambiental Meio Ambiente Instalação de viveiros de distribuição de mudas para o reflorestamento e matas ciliares Ampliar aceso aos programas de crédito de Capacitar

Leia mais

Roteiro para Plano de Ação Paracatu MATERIAL BRUTO - DOCUMENTO INTERNO. Consultoria Maria Helena Cunha Ana Flávia Macedo

Roteiro para Plano de Ação Paracatu MATERIAL BRUTO - DOCUMENTO INTERNO. Consultoria Maria Helena Cunha Ana Flávia Macedo Roteiro para Plano de Ação Paracatu MATERIAL BRUTO - DOCUMENTO INTERNO Consultoria Maria Helena Cunha Ana Flávia Macedo 2013 ESTRUTURA DO PLANO DE AÇÃO CULTURAL Diagnóstico cultural; Desafios e oportunidades;

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA DIRETRIZ ESTRATÉGICA DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA O segmento do turismo vem se constituindo na Bahia uma importante atividade na geração de ocupação e renda, especialmente

Leia mais

Melhor Prática vencedora: Capacidade Empresarial (Não Capital) Em Foz do Iguaçu, o Capital Humano é Protagonista na Excelência do Destino

Melhor Prática vencedora: Capacidade Empresarial (Não Capital) Em Foz do Iguaçu, o Capital Humano é Protagonista na Excelência do Destino 1 Melhor Prática vencedora: Capacidade Empresarial (Não Capital) Em Foz do Iguaçu, o Capital Humano é Protagonista na Excelência do Destino DESTINO: Foz do Iguaçu/PR INSTITUIÇÃO PROMOTORA: Secretaria Municipal

Leia mais

RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL

RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL PEC Nordeste - 2015 Evelynne Tabosa dos Santos Gestora Estadual do Programa de Turismo do Ceará TURISMO NO BRASIL - HISTÓRICO Atividade presente na Constituição

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

LEI Nº 8.798 de 22 de fevereiro de 2006.

LEI Nº 8.798 de 22 de fevereiro de 2006. LEI Nº 8.798 de 22 de fevereiro de 2006. Institui a Política Estadual de fomento à Economia Popular Solidária no Estado do Rio Grande do Norte e estabelece outras disposições. O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA

Leia mais

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012 Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia SINAENCO 18 de Maio de 2012 AGENDA 1. Linha do Tempo 2. A Copa em números 3. Programa Copa 2014 na Bahia 4. Plano Diretor

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO RURAL PCT FAO UTF/BRA/083/BRA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E DESENVOLVIMENTO RURAL PCT FAO UTF/BRA/083/BRA TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS NÃO CONTINUADOS TR Nº MODALIDADE PROCESSO SELETIVO CONS NEAD 024/2013 Consultoria por produto FUNDAMENTO LEGAL Decreto nº 5.151/2004; Portaria MRE Nº 717/2006 e Portaria MDA

Leia mais

[Ano] TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS

[Ano] TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Unidade Organizacional de Acesso a Mercados Unidade Organizacional

Leia mais

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info)

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info) Programa 0465 Sociedade da Informação Objetivo Universalizar o acesso e a inclusão de todos os brasileiros na sociedade da informação Justificativa Público Alvo Produtores e usuários do conhecimento, empresas

Leia mais

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s Roteiro I. Metodologia II. III. IV. Segmentação do mercado Caracterização dos entrevistados Percepções sobre o turismo no Brasil V. Hábitos e comportamentos sobre turismo VI. VII. VIII. Prioridade de investimento

Leia mais

Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Relatório Físico Parcial Prestação de Contas

Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Relatório Físico Parcial Prestação de Contas Projeto Ações de AcompanhamentoTécnico e Extensão Rural ( ATER) para Agricultura Familiar do Paraná. Termo de Parceria n. 031 / 2008 Ministério de Desenvolvimento Agrário - MA e Agencia de Desenvolvimento

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA MAIO DE 2015

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA MAIO DE 2015 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO TURISMO EM ALAGOAS, PARA MAIO DE 2015 Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC) Diretoria de Estatística e Indicadores A análise do setor de Turismo

Leia mais

Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro

Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro Como a Copa do Mundo vai movimentar o turismo brasileiro 10 dias para a copa O estudo Destaques Principais mercados emissores Chegadas internacionais nas cidades sede Saídas do Brasil Junho-Julho 2014

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Belo Horizonte Responsabilidades do Setor Turístico na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Responsabilidade Multiplicadores* CMDCA, CEDCA, Minist. do Trabalho, Gestor de Política (SETUR

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 075-MA

FICHA PROJETO - nº 075-MA FICHA PROJETO - nº 075-MA Mata Atlântica Grande Projeto 1) TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM BIODIVERSIDADE DA SERRA DOS ÓRGÃOS: UMA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, TURISMO E CONSERVAÇÃO. 2) MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Metodologia Técnicaeformadecoleta: Quantitativa: survey telefônico, com amostra 2.322 entrevistas, realizadas entre os dias 17 de junho e 07 de julho de 2009, pelo Instituto Vox

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

F O Z D O I G U A Ç U GESTÃO INTEGRADA DO TURISMO

F O Z D O I G U A Ç U GESTÃO INTEGRADA DO TURISMO F O Z D O I G U A Ç U GESTÃO INTEGRADA DO TURISMO O TURISMO É UMA ATIVIDADE... Sensível Dinâmica Competitiva IMAGEM Imagem é o nosso patrimônio. NOVA IMAGEM DE FOZ Agenda positiva Mídia espontânea Calendário

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

O PLC 52/2013 foi destinado para análise de duas Comissões: de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) NESTA EDIÇÃO:

O PLC 52/2013 foi destinado para análise de duas Comissões: de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) NESTA EDIÇÃO: Nº 57 - ANO VI Sexta - feira, 19 de Julho de 2013 Plantar árvores dará privilégios a Municípios na captação de recursos Plantar árvores será algo lucrativo para as prefeituras. Os Municípios que tiverem

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO OPORTUNIDADES DE 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular a promoção da saúde das populações através do desenvolvimento de ações

Leia mais

SÍNTESE DOS INDICADORES DE TURISMO DO AMAZONAS 2003/2014

SÍNTESE DOS INDICADORES DE TURISMO DO AMAZONAS 2003/2014 SÍNTESE DOS INDICADORES DE TURISMO DO AMAZONAS 2003/2014 GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS Governador JOSÉ MELO DE OLIVEIRA SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas 1. AÇÕES DE EXTENSÃO São consideradas ações de extensão os programas, projetos, cursos, eventos,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE Brasília, 18 de maio de 2010. MPE? Conceituação Brasil REPRESENTATIVIDADE

Leia mais

Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I. Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR

Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I. Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste PRODETUR / NE I Relatório de Finalização de Projeto Project Completion Report -PCR PCR PRODETUR/NE I Apresentação: PRODETUR/NE I sem linha

Leia mais

Valorização e Globalização da Marca Brasil Plano Aquarela, Megaeventos e Marketing Turístico Internacional

Valorização e Globalização da Marca Brasil Plano Aquarela, Megaeventos e Marketing Turístico Internacional Valorização e Globalização da Marca Brasil Plano Aquarela, Megaeventos e Marketing Turístico Internacional Tribunal de Contas da União, 17 de agosto de 2011 Plano Aquarela Desde 2005 é a base metodológica

Leia mais

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016 Plano de Educação Ambiental 2º Biênio 2014/2016 PROJETO JUNTOS PELO AMBIENTE Ações: Levantamento ambiental das áreas a atuar dos municípios envolvidos; Análise e discussão de resultados para os municípios

Leia mais

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO CÁCERES E REGIÃO POTENCIAIS TURÍSTICOS DA REGIÃO

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO CÁCERES E REGIÃO POTENCIAIS TURÍSTICOS DA REGIÃO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO CÁCERES E REGIÃO POTENCIAIS TURÍSTICOS DA REGIÃO Rosangela Cabral Rosa Lazarin Coord. Comitê Gestor Destino Indutor & Presidente do COMTUR Cáceres MT Servidora da Unemat VIDEO

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural Mostra de Projetos 2011 Qualidade de Vida Rural Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referencia

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome O Brasil assume o desafio de acabar com a miséria O Brasil assume o desafio de acabar com a

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 1. Apresentação O Prêmio Mérito Fitossanitário é o reconhecimento ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos

Leia mais

Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo

Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo AS CONQUISTAS DO BRASIL COM O MEGA EVENTO - COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 CONCEITO Os megaeventos são caracterizados pela grandiosidade em termos de público, fluxo turístico, cobertura pela mídia, construção

Leia mais

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal

Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal Ações para o turismo de base comunitária na contenção da degradação do Pantanal TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO - IMAGENS Abril de 2011 DETALHAMENTO DO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei: www.leismunicipais.com.br LEI Nº 12.211, DE 27 DE SETEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA POPULAR EMPREENDEDORA E SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO RA: 31.918

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO RA: 31.918 1 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO RA: 31.918 A REGIÃO TURÍSTICA DO ALTO CAFEZAL: DISCUSSÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES DA PRÁTICA

Leia mais

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011

DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG. Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 DIRETRIZES DE EXTENSÃO 2011 DIRETRIZES DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DO IF SUDESTE-MG Execução: SETEMBRO DE 2011 A DEZEMBRO DE 2011 Diretrizes de Apoio a Projetos de Extensão no IF SUDESTE-MG 1 Av.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra!

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra! Avenida João Batista Medina, 358 Embu - SP - CEP 06840-000 (11) 4781.6837 - www.seaembu.org SOCIEDADE ECOLÓGICA - SEAE 41 anos cuidando

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

EDIFICAÇÕES ELETROMECÂNICA

EDIFICAÇÕES ELETROMECÂNICA É importante que todo aluno tenha acesso às informações sobre os cursos e faça sua escolha para não haver dúvida no ato da inscrição para o concurso de 2012/2013: EDIFICAÇÕES O Técnico em Edificações é

Leia mais