Menu inicial. Pesquisa simplificada, para obter resultados nas várias bases de dados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Menu inicial. Pesquisa simplificada, para obter resultados nas várias bases de dados."

Transcrição

1 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 1 Índice Menu inicial... 1 Biblioteca Jurídica... 3 Base de dados de Legislação... 4 Base de dados de Jurisprudência... 7 Base de dados de Circulares, Pareceres e Orientações... 9 Base de dados de Jurisprudência da Ordem Menu inicial Bases de dados disponíveis. Pesquisa simplificada, para obter resultados nas várias bases de dados. - Downloads Biblioteca Jurídica Doutrina - Acesso à JustiçaTV - Manual de Utilização Na página inicial da JURISDATA OA encontra as seguintes opções: 1 - Na área de Downloads existem duas ligações, uma para a Biblioteca Jurídica, com os diplomas legais fundamentais, e outra para a Doutrina. 2 - Seleccionando o ícone da JustiçaTV acede livremente ao seu arquivo de vídeos. 3 - O presente manual encontra-se em Instruções Gerais de Utilização. Em cada campo de pesquisa das bases de dados dispõe de uma ajuda com informação específica. 4 - Coloque qualquer questão à nossa equipa de juristas, através do telefone ou do e- mail indicados.

2 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág A Pesquisa simplificada foi introduzida para o utilizador poder pesquisar simultaneamente em todas as Bases de Dados - Legislação, Jurisprudência, Circulares ou Jurisprudência da Ordem - permitindo uma pesquisa global por termos, catalogados por assunto ou por tipo e número de documento. Insira a palavra, frase, diploma ou decisão a pesquisar: Termos com as iniciais digitadas. Tipo de conteúdo correspondente ao termo pesquisado. Pesquisa por tipo e número de diploma ou de decisão judicial. Pode filtrar por data ou por campos específicos de cada uma das bases de dados: Restringuir por data ou período temporal. Filtrar, por exemplo, por tribunal. Ao selecionar a opção PESQUISAR irá visualizar a lista de resultados que preenchem os seus critérios de pesquisa, podendo consultar os documentos em cada base de dados.

3 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 3 Biblioteca Jurídica Os textos de todos os Códigos e dos Regimes Jurídicos mais relevantes encontram-se autonomizados por Ramo de Direito nesta área, em constante crescimento. Pode fazer o dowload dos textos em PDF ou Word. A data indicada corresponde à data de publicação do último diploma alterador já inserido no texto, a qual deverá confrontar com histórico de alterações do diploma, disponível no separador Legislação, para garantir que o texto já está actualizado de acordo com a mais recente alteração. Formatos disponíveis. Data de publicação do último diploma alterador, já inserido no texto. Para facilitar a pesquisa e navegação cada diploma dispõe de marcadores ou de índice. Visualizando o texto em PDF ou Word poderá consultar as sucessivas redacções dos artigos, desde a redacção actual até à redacção original. Em alguns diplomas pode consultar apenas o PDF com as redacções actuais dos artigos. Em contraste com a redacção em vigor, as redacções anteriores encontram-se a fundo cinzento e em itálico.

4 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 4 Doutrina A JURISDATA OA disponibiliza alguns textos Doutrinais cedidos por diversas Faculdades de Direito. Os mesmo podem ser livremente descarregados. Qualquer Advogado ou Advogada pode enviar textos de artigos, estudos, comentários ou anotações para publicação neste campo, após uma análise da Ordem dos Advogados. JustiçaTV No Menu Inicial existe uma ligação para a JustiçaTV, uma web-tv dedicada à transmissão e gravação integral de congressos e formações de Direito. Esta ligação permite-lhe aceder livremente e pesquisar no respectivo arquivo de vídeos, com mais de palestras de advogados, magistrados, académicos e outros juristas especializados, proferidas em eventos organizados por entidades de referência, como p. ex. acções de formação da Ordem dos Advogados ou do Centro de Estudos Judiciários.

5 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 5 Base de dados de Legislação Na Legislação dispõe dos seguintes campos de pesquisa, que poderá conjugar: Pesquisa por Diploma - Diploma: Tipo de diploma ou designação. Exemplos: Lei, DL, Código Civil ou CPC. - Número. Exemplos: 53/2004, 1/2015/A ou 2/2015/M. O campo Diplomas conexos funciona da mesma forma, podendo aí pesquisar documentos legais que referem um determinado diploma, que indicar. Pesquisa por Fonte - Jornal: Diário da República (Iª e IIª Série), Jornal Oficial da União Europeia, Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores e da Madeira e Boletim do Trabalho e Emprego. - Pode ainda indicar a Série ou Número do jornal oficial pretendido. Pesquisa por Assunto Permite pesquisar palavras ou frases que foram inseridas como descritores, após uma cuidada análise de cada diploma por um jurista. Exemplos: Impostos directos; IRS; Portugal Pesquisa por Sumário Permite pesquisar por palavras, tal como foram escritas no texto do sumário oficial. Pesquisa por Data Permite pesquisar por data exacta ou período temporal de publicação no jornal oficial. Todos os campos são pesquisados de per si ou em conjunto, através da pesquisa com termos cumulativos (E) ou com termos alternativos (OU). Os resultados das pesquisas são apresentados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo. Passos da pesquisa. Registos seguintes. Número de resultados. Listagem de resultados.

6 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 6 Na listagem de resultados de uma pesquisa poderá ver um resumo de todos os diplomas, com indicação do tipo, número e sumário de cada um. Exemplo de uma ficha de legislação: Gravar pesquisa. Descarregar ou imprimir a ficha. Listar resultados. Histórico das últimas alterações. As remissões estão agrupadas por Jornal oficial ou Entidade. Ligação para a Jurisprudência relacionada mais recente. Crie as suas próprias anotações. Abrir o texto conforme publicado oficialmente. Em alguns casos tem ligação para os textos consolidados. Após gravar uma pesquisa terá de lhe atribuir um nome, podendo aceder ao Histórico das pesquisas no canto superior direito da página.

7 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 7 Base de dados de Jurisprudência Na Jurisprudência existem os seguintes campos de pesquisa, conjugáveis entre si: Pesquisa por Assunto Permite pesquisar palavras ou frases que foram inseridas como descritores, após uma cuidada análise de cada decisão por um jurista. Exemplos: Fixação de jurisprudência; MP; Euro Pesquisa por Fonte Pesquise neste campo pelo tribunal emitente. Pode consultar desde sentenças de tribunais de primeira instância a acórdãos de tribunais superiores. Exemplos: Tribunal Constitucional, STJ, Tribunal da Relação de Coimbra, TRC. Pesquisa por Diplomas legais Permite pesquisar jurisprudência sobre um determinado diploma ou artigo. - Diploma: Tipo de diploma ou designação. Exemplos: Lei, DL, Código Civil ou CP. - Número: Número do diploma. - Artigo (facultativo): Artigo específico de um determinado diploma. Formato: 5 ou 5º. Pesquisas por Número do Processo e Número de Acórdão Caso saiba o número de processo ou de acórdão, utilize um destes campos para aceder à decisão. Em regra todas as decisões têm número de processo; as decisões do Tribunal Constitucional ou de Uniformização de Jurisprudência, p. ex., têm ambos estes números. Pesquisa por Data Permite pesquisar por data exacta ou período temporal das decisões. Pesquisa por Sumário Permite pesquisar por palavras, tal como foram escritas no texto do sumário original. Todos os campos são pesquisados de per si ou em conjunto, através da pesquisa com termos cumulativos (E) ou com termos alternativos (OU).

8 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 8 Os resultados das pesquisas são apresentados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo, podendo listar um resumo dos mesmos, com indicação do tribunal, data e sumário de cada um. Exemplo de uma ficha de Jurisprudência: Gravar pesquisa. Descarregar ou imprimir a ficha. Listar resultados. Legislação associada mais recentes. Abrir texto integral dos Acórdãos. Crie as suas próprias anotações.

9 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 9 Base de dados de Circulares, Pareceres e Orientações Em Circulares, Pareceres e Orientações dispõe dos seguintes campos de pesquisa, que poderá conjugar: Pesquisa por Entidade emitente Nesta base de dados encontra documentos emitidos por diversas entidades públicas. Exemplos: Provedoria de Justiça, PGR, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Pesquisa por Diplomas legais conexos Permite pesquisar pareceres sobre um determinado diploma. - Diploma: Tipo de diploma ou designação. Exemplos: Lei, DL, Código Civil ou CP. - Número: Número do diploma. Pesquisa por Tipo e número - Tipo: Género de documento. - Número: Número do documento. Pesquisa por Sumário Permite pesquisar por palavras no sumário, síntese ou resumo do documento. Pesquisa por Assunto Permite pesquisar palavras ou frases que foram inseridas como descritores, após uma cuidada análise de cada documento por um jurista. Pesquisa por Circulares e orientações conexas Possibilita pesquisar documentos que referem um determinado parecer ou ofício. Pesquisa por Data Permite pesquisar por data exacta ou período temporal dos pareceres. Todos os campos são pesquisados de per si ou em conjunto, através da pesquisa com termos cumulativos (E) ou com termos alternativos (OU).

10 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 10 Os resultados das pesquisas são apresentados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo, podendo listar um resumo dos mesmos, com indicação do tipo de documento, data e sumário de cada um. Exemplo de uma ficha de Circulares, Pareceres e Orientações: Gravar pesquisa. Descarregar ou imprimir a ficha. Listar resultados. Legislação associada mais recentes. Crie as suas próprias anotações. Todos os registos exibem texto integral.

11 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 11 Base de dados de Jurisprudência da Ordem Na Jurisprudência da Ordem existem os seguintes campos de pesquisa, conjugáveis entre si: Pesquisa por Assunto Permite pesquisar palavras ou frases que foram inseridas como descritores, após uma cuidada análise de cada decisão por um jurista. Exemplos: Exercício de funções incompatíveis; Publicidade; EOA. Pesquisa por Relator Permite procurar as decisões elaboradas por determinados relatores Pesquisa por Número Pesquise por tipo de decisão - Acórdão, Deliberação, Despacho ou Parecer - e/ou número. Pesquisa por Data Permite pesquisar por data exacta ou período temporal das decisões. Pesquisa por Origem Estão disponíveis para consulta decisões emanadas pelo Conselho Geral, pelo Conselho Superior, pelos Conselhos de Deontologia e pelos Conselho Distritais. Pesquisa por Sumário Permite pesquisar por palavras que constam no sumário ou síntese da decisão. Todos os campos são pesquisados de per si ou em conjunto, através da pesquisa com termos cumulativos (E) ou com termos alternativos (OU).

12 JURISDATA OA Base de Dados Jurídicos Pág. 12 Os resultados das pesquisas são apresentados por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo, podendo listar um resumo dos mesmos, com indicação do orgão emitente, data e sumário de cada um. Exemplo de uma ficha de Jurisprudência da Ordem: Gravar pesquisa. Descarregar ou imprimir a ficha. Listar resultados. Sumário. Descritores. Decisões convergentes e divergentes. Diplomas apreciados. Doutrina citada. Grave anotações pessoais. Texto integral. Coimbra, Dezembro de 2015

MANUAL DE UTILIZAÇÃO BD JURÍDICA base de dados on-line

MANUAL DE UTILIZAÇÃO BD JURÍDICA base de dados on-line MANUAL DE UTILIZAÇÃO BD JURÍDICA base de dados on-line 2 ÍNDICE MANUAL BD JURÍDICA - BASE DE DADOS ON-LINE 3 ÍNDICE Apresentação... 3 Vantagens... 3 Descrição da BD Jurídica... 4 Área de consulta temática...

Leia mais

Exmo.(a.) Notário(a) O Grupo Almedina dá-lhe as boas vindas à BDJUR.

Exmo.(a.) Notário(a) O Grupo Almedina dá-lhe as boas vindas à BDJUR. Exmo.(a.) Notário(a) O Grupo Almedina dá-lhe as boas vindas à BDJUR. A BDJUR é uma base de dados jurídica que disponibiliza legislação e outros conteúdos jurídicos, organizados por uma equipa de juristas

Leia mais

Sistema de Informação do Técnico Oficial de Contas. Manual de utilização

Sistema de Informação do Técnico Oficial de Contas. Manual de utilização Sistema de Informação do Técnico Oficial de Contas Manual de utilização Índice Instalação...4 Menu inicial...5 Estrutura geral...6 Índices de diplomas...8 Favoritos...8 Notas pessoais...9 Pesquisa rápida...11

Leia mais

JusNet. solução integral de informação jurídica online

JusNet. solução integral de informação jurídica online JusNet solução integral de informação jurídica online Índice I. PLATAFORMA JUSNET... 3 1.1. O que é JusNet?... 3 2. Como posso aceder a JusNet?... 3 3. Quais são os conteúdos selecionados de JusNet?...

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas

Manual do Revisor Oficial de Contas Manual do Revisor Oficial de Contas InforDoc - Versão 2.02.00 Manual de utilização A versão 2.02.00 inclui melhoramentos resultantes do contributo de utilizadores, desde o lançamento desta nova plataforma,

Leia mais

encontre de forma eficiente e eficaz

encontre de forma eficiente e eficaz Faça como nós: encontre de forma eficiente e eficaz a melhor solução de informação jurídica Pesquisa inteligente Todo o tipo de conteúdos Facilidade de consulta Informação Onde quiser www.jusnet.pt JusNet

Leia mais

LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP

LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP LexiZi é uma aplicação mobile e web que é simultaneamente uma ferramenta e um serviço. a) Ferramenta É uma ferramenta porque permite a criação de Notas em cada um dos artigos

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Sistemas BIBLIOTECA DIGITAL. Glossário SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Tecnologia da Informação BIBLIOTECA DIGITAL GLOSSÁRIO Acervo bibliográfico Acervo comum Ajuda Área Argumento de pesquisa Assunto Autor Campos descritivos Cesta de

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL. Legislação

FORMAÇÃO INICIAL. Legislação Módulo: Código de Processo Civil MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FORMAÇÃO INICIAL Legislação - Código de Processo Civil actualizado até ao Decreto-Lei n.º 35/2010, de 15 de Abril, inclusive; - Portaria n.º 114/2008,

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO Manuel utilização portal totta MANUAL DE UTILIZAÇÃO SETEMBRO 2013 Manuel utilização portal totta ACESSO À APLICAÇÃO 1 - O acesso à aplicação é realizado acedendo ao endereço internet: https://extranet.gruposantander.pt/avaliadoras/jsp/logi

Leia mais

JURINFOR JURIGEST 4.4 Módulo de Contencioso e Pré-Contencioso Refª Documento: V

JURINFOR JURIGEST 4.4 Módulo de Contencioso e Pré-Contencioso Refª Documento: V JURINFOR JURIGEST 4.4 Módulo de Contencioso e Pré-Contencioso Refª Documento: V1.1-2007.09.05 Índice 1. Activação do Módulo de Contencioso e Pré-Contencioso... 5 2. Gestão de informação relativa a "partes

Leia mais

Consulta de dívida e emissão de documento de pagamento

Consulta de dívida e emissão de documento de pagamento 1 Consulta de dívida e emissão de documento de pagamento Aceda à Segurança Social Direta (SSD) através do portal da Segurança Social. Na Segurança Social Direta coloque os dados de acesso, NISS e palavra

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura deve aceder ao link: http://ff.academicos.ul.pt/cssnetff Tenha sempre em atenção que durante o seu processo de candidatura todos os campos assinalados com * são de

Leia mais

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.0 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 3 2.1. Recuperar palavra-passe... 3 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REQUERIMENTO ELECTRÓNICO MARCAÇÃO DE FÉRIAS JUÍZES COLOCADOS EM TRIBUNAIS DE PRIMEIRA INSTÂNCIA V Data da última actualização:

INSTRUÇÕES DE REQUERIMENTO ELECTRÓNICO MARCAÇÃO DE FÉRIAS JUÍZES COLOCADOS EM TRIBUNAIS DE PRIMEIRA INSTÂNCIA V Data da última actualização: INSTRUÇÕES DE REQUERIMENTO ELECTRÓNICO MARCAÇÃO DE FÉRIAS JUÍZES COLOCADOS EM TRIBUNAIS DE PRIMEIRA INSTÂNCIA V. 1.3 Data da última actualização: 01-02-2016 Histórico de Versões Tipologia Documental...

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB

SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB SISTEMA DE GESTÃO DE PUBLICIDADE A MEDICAMENTOS GPUB Manual Utilizador Versão: 1.4 Última Revisão: 14.12.11 1 1. INTRODUÇÃO 3 2. INTERFACE 4 3. NOTIFICAÇÃO 5 3.1. REGRAS 5 3.2. CRIAÇÃO (NOVA) 6 3.2.1.

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Fuentes M a n

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES. Índice. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05

BANCO DE QUESTÕES. Índice. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 BANCO DE QUESTÕES Índice I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 Pesquisar e selecionar questões 05 2 Adicionar perguntas a um teste 07 3 Selecionar

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.5 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 4 2.1. Restaurar palavra-passe... 4 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

avaliação da biblioteca escolar

avaliação da biblioteca escolar manual da aplicação informática 2017 Sumário Modelo de avaliação... 1 Instrumentos de recolha de avaliação 1.1 Envio de questionários... 2 1.2 Visualização dos questionários... 3 1.3 Registo de dados agrupados...

Leia mais

Como aplicar permissões aos utilizadores?

Como aplicar permissões aos utilizadores? Como aplicar permissões aos utilizadores? O gestor do ego tem a possibilidade de autorizar ou restringir os acessos de cada utilizador aos vários campos da aplicação.... As permissões podem ser atribuídas

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 2

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 2 20 Aula Digital Manual do Utilizador - Professor Versão 2 Índice I. Biblioteca... 5 1. Livros... 5 1.1. Barra de ferramentas do livro multimédia... 6 1.2. Menu lateral esquerdo... 9 1.3. Fechar o Livro

Leia mais

Aplicação SICAJ. Após efectuar a autenticação é apresentado o ecrã principal da aplicação. Neste ecrã estão disponíveis duas funcionalidades:

Aplicação SICAJ. Após efectuar a autenticação é apresentado o ecrã principal da aplicação. Neste ecrã estão disponíveis duas funcionalidades: Aplicação SICAJ A aplicação informática SICAJ Sistema de Confirmação dos Pedidos de Pagamento de Apoio Judiciário visa a confirmação dos actos praticados pelos mandatários, no âmbito do pagamento de apoio

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Apoio Judiciário Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador V1.6 11 de Setembro de 2008 Elaborado por Link Consulting Tecnologias de Informação,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas Manual Validação de Requisições de Substâncias Controladas Validação de Requisições de Substâncias Controladas De acordo com o divulgado na Circular n.º 21/18, o processo de validação das Requisições de

Leia mais

Manual de Procedimento do Organizador

Manual de Procedimento do Organizador Portal Online Manual de Procedimento do Organizador Submissão de Documentos de Evento Inscrições de Concorrentes nos Eventos Check-Ins de Eventos Versão 2.0 22.01.2019 A entidade organizadora poderá aceder

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

Novo utilizador: Faz o registo, valida o e acede à aplicação para preencher os dados.

Novo utilizador: Faz o registo, valida o  e acede à aplicação para preencher os dados. 1 Introdução Com este manual pretende-se descrever de forma simplificada o funcionamento do SGP 1, recorrendo a imagens da aplicação, de modo a facilitar a sua utilização. Em 15 de Julho de 2013, no âmbito

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 1.5

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 1.5 20 Aula Digital Manual do Utilizador - Professor Versão 1.5 Índice I. Biblioteca... 4 1. Livros... 5 1.1. Barra de ferramentas do livro multimédia... 5 1.2. Menu lateral esquerdo... 9 1.3. Fechar o Livro

Leia mais

Portal do Mandatário. Perguntas Frequentes

Portal do Mandatário. Perguntas Frequentes Portal do Mandatário Perguntas Frequentes O que posso fazer através do Portal do Mandatário? Como posso entrar no Portal do Mandatário? Qual a diferença entre Os meus Processos e As minhas Peças Processuais?

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 273/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 273/XII Exposição de Motivos 1. A Lei de Organização da Investigação Criminal, aprovada pela Lei n.º 49/2008, de 27 de agosto, alterada pela Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, estabelece

Leia mais

II. Conceitos Básicos da Aplicação

II. Conceitos Básicos da Aplicação II. Conceitos Básicos da Aplicação Elaborado com base na aplicação disponível em 2008-01-22 Introdução Neste módulo do curso encontra informação sobre os conceitos básicos da aplicação utilizada na Comissão

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA BREVE MANUAL Comunicações Novas Funcionalidades v. 1.0 1 / 1 Índice Histórico de Versões... 3 Observação Prévia... 4 1. Acesso à Aplicação Iudex... 4 1. Endereço... 4 2. Autenticação... 4 2. Comunicações...

Leia mais

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Registo e inscrição de novas Entidades Proponentes Atualização de dados para entidades já existentes Manual de Utilizador Abril de 2016 Criar registo

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO JUIZ SECRETÁRIO ASSUNTO: Marcação de férias dos Juízes colocados nos Tribunais Judiciais de 1.ª Instância DATA: 10-01-2018 CIRCULAR n.º 1/2018 Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) de Direito: 1. Conforme despacho

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR Ano de referência MANUAL DO UTILIZADOR Aplicação para Preenchimento NOTA: Sempre que possível, as alterações relativas ao documento vigente no ano anterior serão assinaladas com cor diferente. 1 2 Índice

Leia mais

A primeira página que nos surge, por omissão, quando abrimos o AtoZ da U.Porto, é a da lista dos títulos disponíveis.

A primeira página que nos surge, por omissão, quando abrimos o AtoZ da U.Porto, é a da lista dos títulos disponíveis. TUTORIAL AtoZ O QUE É O serviço AtoZ permite obter, numa única lista alfabética, ligações para todos os periódicos em formato electrónico acessíveis a partir da U.Porto, independentemente da editora. Com

Leia mais

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO. Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E)

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO. Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E) APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E) Dezembro de 2014 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE)... 3 3.

Leia mais

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas da UA;

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA IMPRENSA NACIONAL PESQUISA NOS DIÁRIOS OFICIAIS Brasília, 18 de setembro de 2012. 1 APRESENTAÇÃO Com a finalidade de suprir as necessidades da Imprensa Nacional, foi desenvolvido

Leia mais

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Lisboa, 09 de Julho de 2012

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Lisboa, 09 de Julho de 2012 A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa Lisboa, 09 de Julho de 2012 1 PGDL: O que é. A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa é um órgão intermédio da hierarquia do MP, com atribuições específicas, não

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES. Índice BANCO DE QUESTÕES. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões?

BANCO DE QUESTÕES. Índice BANCO DE QUESTÕES. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? BANCO DE QUESTÕES Índice I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 1 Pesquisar e selecionar questões 05 2 Adicionar perguntas a um teste 07 3

Leia mais

ConvertProfissões 2011

ConvertProfissões 2011 ConvertProfissões 2011 Alteração face à nova Classificação Portuguesa das Profissões Portugal Versão 1.0 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Motivação... 3 Requisitos... 4 Instalação... 4 Licenciamento...

Leia mais

1 O que é o MENDELEY?

1 O que é o MENDELEY? CONTEÚDOS 1 O que é o Mendeley? 2 Registo 3 Mendeley Online 4 Criação da Biblioteca 5 Gestão de documentos e referências 6 Inserir citações 7 Criação de grupos e partilha de referências 1 O que é o MENDELEY?

Leia mais

Biblioteca da Ordem dos Advogados

Biblioteca da Ordem dos Advogados ORDEM DOS ADVOGADOS CONSELHO GERAL BIBLIOTECA Biblioteca da Ordem dos Advogados Actividades desenvolvidas pela Biblioteca em 2008 1. Fundo documental 1.1 Aquisição de publicações Seguindo a política de

Leia mais

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016

Estrutura Técnica de Animação da RRN, Versão revista a 15/02/2016. Alteração na página 3 - ponto 2.1.b. Versão revista a 18/01/2016 Versão revista a 15/02/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1. Versão revista a 18/01/2016 Alteração na página 3 - ponto 2.1.f Versão revista a 27/11/2015 Alteração na página 3 - ponto 2.1.b Estrutura

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA. Parecer

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA. Parecer CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Parecer Pela Comissão de Assuntos Constitucionais e de Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República foi solicitado o parecer do Conselho Superior da Magistratura

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO A Biblioteca Municipal de Estarreja coloca à disposição um Guia do Utilizador para pesquisa no catálogo on-line. Este Guia tem como objetivo orientar os utilizadores

Leia mais

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 O Portal da DDB Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 Biblioteca UNL : Página Inicial Acesso ao catálogo Recursos de Recursos de informação disponibilizados Biblioteca Digital : Acessos Como

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

Teresa Sou licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestre em Direito do Ambiente pela Universidade de Londres.

Teresa Sou licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestre em Direito do Ambiente pela Universidade de Londres. Teresa Amador Advogada (Universidade de Lisboa), Mestre em Direito do Ambiente (Universidade de Londres), Diretora da Ecosphere Lda e Coordenadora Regional da Base de Dados Jurídica Legis-PALOP. Qual é

Leia mais

INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA

INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA Esta plataforma foi construída para que as escolas possam registar/solicitar a aplicação de condições especiais na realização de provas ou exames de alunos ao

Leia mais

Candidato. Contratação de Escola

Candidato. Contratação de Escola MANUAL DE INSTRUÇÕES Candidato Contratação de Escola Reserva de Recrutamento Agosto de 2012 V01 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes

Leia mais

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E M A N U A L D A P L ATA F O R M A D E L I C E N C I A M E N T O O N L I N E O U T U B R O 2 0 1 2 [ EDITAR OS DADOS DE

Leia mais

SICAM. Sistema de Informação dos Contabilistas e Auditores de Moçambique

SICAM. Sistema de Informação dos Contabilistas e Auditores de Moçambique SICAM Sistema de Informação dos Contabilistas e Auditores de Moçambique SICAM Sistema de Informação dos Contabilistas e Auditores de Moçambique Como aceder ao SICAM O Sistema de Informação dos Contabilistas

Leia mais

AVALIAÇÃO PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho

AVALIAÇÃO PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO SERVIÇOS DE INFORMÁTICA. 0 ON-IPVC PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho Revisão 09.Julho.0 INTRODUÇÃO Este manual

Leia mais

ANIECA. Manual do utilizador

ANIECA. Manual do utilizador Manual do utilizador 19.10.2010 Índice página 1. Introdução 3 2. Adesão à plataforma 4 3. Coordenador 6 3.1. Acesso à plataforma 6 3.2. Menú principal 7 3.3. Criação de utilizadores 8 3.4. Activação de

Leia mais

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v SIGEF Portal Organismo Manual de utilizador v.201611.07 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de Organismo... 6 2.3. Chave de validação para ativar registo... 8 2.4. Atualização

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, produzida pelo ISI (Institute for Scientific Information) cobrindo aproximadamente

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador - Professor. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador - Professor Versão 1.9 Índice Índice... 2 I. Biblioteca... 5 1. Livros... 5 1.1. Barra de ferramentas do livro multimédia... 6 1.2. Menu lateral esquerdo... 9 1.3.

Leia mais

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte 1 ZSPos Mobile / ZSBMS 2 Table of Contents Introdução... 3 Configuração Web... 4 no ZSPos Mobile... 5 Gravar... 5 Consultar... 8 Faturas com referência às... 10 no Portal ZSBMS... 13 Gravar... 13 Anular...

Leia mais

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis GUIA DE UTILIZADOR Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis Este guia de utilizador explica de forma simples como descarregar os Perfis ICC para os diferentes suportes a partir do Centro

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA

UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA GUIA DO UTILIZADOR DO SISO UTILIZAÇÃO DE 1.º CHEQUE-DENTISTA Data: 30-06-2008 Versão: 1.0 Sumário: Guia do utilizador do SISO para Estomatologistas e Médicos Dentistas, relativo à utilização do 1.º Cheque-Dentista,

Leia mais

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Tutorial Padlet O Padlet é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas. Funciona como uma folha de

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

Gestor de Actividades TIC na Educação. Guia de Utilização. Versão 2.30

Gestor de Actividades TIC na Educação. Guia de Utilização. Versão 2.30 Gestor de Actividades TIC na Educação Guia de Utilização Versão 2.30 Desenvolvido por Paulo Reis (preis@ccems.pt) Centro de Competência «Entre Mar E Serra» (www.ccems.pt) Batalha, 2006 GATo CCEMS, 2006

Leia mais

11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger

11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger 11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger Date : 24 de Agosto de 2016 O chat do Facebook tem sido dos canais mais utilizados para as pessoas contactarem umas com as outras, tornando-se num concorrente

Leia mais

DOCUMENTO METODOLÓGICO. Operação Estatística Estatísticas da Comissão Nacional de Protecção de Dados

DOCUMENTO METODOLÓGICO. Operação Estatística Estatísticas da Comissão Nacional de Protecção de Dados DOCUMENTO METODOLÓGICO Operação Estatística Estatísticas da Comissão Nacional de Protecção de Dados Código: 488 Versão: 1.0 Abril de 2010 1 INTRODUÇÃO A operação estatística relativa à actividade da Comissão

Leia mais

DOCUMENTO METODOLÓGICO

DOCUMENTO METODOLÓGICO DOCUMENTO METODOLÓGICO Operação Estatística Estatísticas dos processos do Tribunal de Contas Código: 482 Versão: 1.0 Março de 2010 1 INTRODUÇÃO A operação estatística relativa aos processos do Tribunal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011

PortugalAves Introdução online de dados CAC. Censo de Aves Comuns. Introdução. Instruções passo a passo. Junho de 2011 CAC, nomeadamente sobre a metodologia de campo, vá a http://www.spea.pt/pt/estudo-e- PortugalAves Introdução online de dados do Censo de Aves Comuns Introdução Junho de 2011 O PortugalAves é uma base de

Leia mais

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO. Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E)

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO. Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E) APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-E) Março de 2013 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE)... 3 3. Aceder

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

PortugalAves Introdução online de dados do Atlas

PortugalAves Introdução online de dados do Atlas PortugalAves Introdução online de dados do Atlas Versão 2 10.02.2012 Introdução O PortugalAves é uma base de dados espacial na Internet sobre a ocorrência e distribuição de aves em Portugal. Este sistema

Leia mais

Ulisses Universidade de Lisboa

Ulisses Universidade de Lisboa Manual de Utilizador externo Ulisses Universidade de Lisboa Santos, Tânia 2007 Introdução...2 O que é o ULisses?...2 O que é o SFX?...2 O que se pode fazer no ULisses?...2 Quais as vantagens em estar registado

Leia mais

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

GESTÃO SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as Organizações em geral Organizações Certificadas ( ISO 9001 / ) Grupos Empresariais Prestadores de Serviços de Gestão e Contabilidade Sociedades

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0302/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO NOTIFICAÇÃO I Sendo o valor do processo

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a LogoEase M a

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 909/08-1 Acordam no Tribunal da Relação de Guimarães: I - RELATÓRIO O Digno Magistrado do M.ºP.º junto deste Tribunal requereu a resolução do conflito de competência entre os Senhores Juizes da 2ª

Leia mais

1. PROCESSO DE REGISTO DE DADOS POR ALUNO

1. PROCESSO DE REGISTO DE DADOS POR ALUNO Indicações para a introdução de dados na plataforma online do Júri Nacional de Exames para solicitação de autorização para realizar provas e exames do ensino secundário na 2.ª fase, por alunos que faltaram

Leia mais

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web Versão 1.0 Os direitos de autor deste trabalho pertencem ao II, IP e a informação

Leia mais