Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD CONCORRÊNCIA PÚBLICA INTERNACIONAL Nº 10105/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD CONCORRÊNCIA PÚBLICA INTERNACIONAL Nº 10105/2010"

Transcrição

1 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD CONCORRÊNCIA PÚBLICA INTERNACIONAL Nº 10105/2010 Objeto: Aquisição de Equipamentos de Informática Brasília/DF, 30 de junho de 2010 Assunto: Questionamentos/Respostas Dos esclarecimentos: Questionamento 1) No anexo II Termo de Referência é solicitado no item : Suportar gerenciamento a partir de estação de trabalho MSWindows e Linux, com as seguintes interfaces de interação com o operador: Em estações de trabalho MS-Windows, suportar interface JAVA, MS- Windows, GUI e linha de comando (CLI - command line interface); Em estações de trabalho Linux, suportar interfaces WEB ou X-Windows. Sobre os itens acima, entendemos que o desejado é no sentido de que a solução possua interfaces de interação com o operador. Nossa empresa comercializa o produto que possui o maior market share no Brasil, de solução de backup corporativo e que disponibiliza um mínimo de três, dos tipos de interfaces solicitadas (MS-Windows, GUI e linha de comando CLI). Como acreditamos ser do interesse desse PNUD a participação do maior número de concorrentes, com produtos de primeira linha e sendo esse o único ponto restritivo para participação dessa empresa, em todo o lote, entendemos que a disponibilização dos três tipos de interface, serão aceitas? Caso o entendimento dessa empresa não esteja correto, solicitamos indicar qual(is) seria(m) a(s) possível(is) limitação(ões) técnica(s) de um produto que disponibiliza três tipos diferentes de interface de interação com o operador? Resposta: Conforme Edital. O suporte ao JAVA possibilita o gerenciamento da solução a partir de qualquer máquina, sem a necessidade de instalação de um software cliente. Além disso, todos os grandes fabricantes possuem as interfaces solicitadas no edital Questionamento 2) No item é solicitado: Possibilidade de restaurar dados automaticamente a partir da mídia duplicada em caso de falha na mídia original; Sobre o item acima, entendemos que a expressão automaticamente deve ser interpretada como a capacidade da ferramenta restaurar dados da mídia duplicada através de rotina automatizada?

2 Questionamento 3) sobre os itens a do Anexo II - Termo de referência, onde é descrito o quantitativo de servidores, solicitamos esclarecer quantos servidores físicos ESX e quantas máquinas virtuais existem no ambiente e devem ser consideradas para licenciamento do ambiente? Sobre esses mesmos itens, solicitamos esclarecer qual a versão do VMware que é utilizada. Resposta: SÃO 5 (CINCO) SERVIDORES FÍSICOS COM APROXIMADAMENTE 64 (SESSENTA E QUATRO) MÁQUINAS VIRTUAIS, PODENDO SER EXPANDIDO, EM CADA. DEVERÁ SER FORNECIDA A VERSÃO MAIS RECENTE DO PRODUTO DE VIRTUALIZAÇÃO. Como as máquinas solicitadas possuirão no mínimo 64GB de memória e para cada máquina virtual pode ser utilizado no mínimo 1GB, é necessário o licenciamento para o número máximo de máquinas virtuais que puderem ser instaladas em cada servidor físico Questionamento 4) No item 4.9, subitem cita: Possuir cabo fibre channel com conectores LC/LC com 5 metros de comprimento. Entendemos que deverá ser fornecida 01 (uma) unidade de cabo para cada controladora, ou seja, dois cabos fibre channel para cada servidor? Está correto nosso entendimento? Questionamento 5) O item 4.14, subitem cita: Enviar alertas de pré-falha, para o administrador de rede pelo menos para processador, memória e discos Entendemos que estes alertas podem ser enviados via hardware ou software. Está correto nosso entendimento? Questionamento 6) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: O dispositivo para reprodução de som multimídia, interno ao gabinete do microcomputador deverá ser desligado quando conectado um fone de ouvido ou caixa acústica no conector de saída para caixa acústica. Entendemos que o dispositivo para reprodução de som multimídia, interno ao gabinete do microcomputador poderá ser desligado, através de software, quando conectado um fone de ouvido ou caixa acústica no conector de saída para caixa acústica. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Conforme Edital. Neste tipo de equipamento, ao inserirmos o fone de ouvido no computador, iremos ouvir o som pelo fone e pelo alto-falante da máquina ao mesmo tempo. Para ouvirmos só pelo fone, é necessário que a configuração seja feita via software toda vez Questionamento 7) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: Gabinete BTX. Tal exigência se mostra absurda e desnecessária, eis que é sabido entre os profissionais que atuam no ramo da informática que o padrão BTX foi desenvolvido no ano de 2003 pela Intel, época em que os processadores dissipavam alta potência (superior a 100W), e em decorrência disso, havia super aquecimento das plataformas disponíveis. Com o avanço da tecnologia de difusão em silício para 65 nanômetros, os processadores passaram a dissipar no nível dos 65W de potência. Essa redução no aquecimento possibilita produzir microcomputadores potentes em gabinetes no padrão ATX, sem a necessidade de um projeto especial com gabinete e placa básica padrão BTX.

3 Com isso, a oferta de motherboards e gabinetes padrão BTX é muito restrita, o que acaba por elevar os custos de produção e, por conseqüência, dos produtos acabados, sendo atualmente o padrão de mercado a plataforma ATX, eis que apresentam custos menores, com a mesma confiabilidade técnica. Consta da obra Hardware, o Guia Definitivo, de Carlos E. Morimoto, Ed. GDH Press e Sul Editores, págs. 239 e 240, a seguinte informação: Em 2003 a Intel tentou introduzir um novo formato, o BTX. Nele, tanto a placa-mãe quanto o gabinete são maiores e o fluxo de ar dentro do gabinete é otimizado, de forma a melhorar a ventilação sobre o processador. Um módulo de retenção preso ao gabinete melhorava a fixação da placa-mãe e permitia o uso de dissipadores maiores e mais pesados. Na época, a Intel estava empenhada em lançar versões mais rápidas do Pentium 4, de forma que o padrão BTX foi desenvolvido tendo em mente processadores beberrões, que consumissem acima de 150 watts e utilizassem coolers gigantescos. Com o lançamento da plataforma Core e a ênfase em processadores eficientes, de baixo consumo, a plataforma BTX foi silenciosamente abandonada. No site da Formfactor.org, no endereço eletrônico há a informação que a última revisão do padrão BTX foi em julho de 2005, na versão 1.0b, ou seja, há praticamente 5 (cinco) anos. Já o padrão ATX teve a versão 2.3 em março de 2007, ou seja, muito mais recente que a última do padrão BTX, exatamente por este padrão não ser utilizado, pelos motivos expostos. De mais a mais, a oferta de produtos com gabinetes e placas básicas no padrão ATX é dominante no mercado, inclusive sendo objeto da maioria absoluta dos certames em todo o território nacional, além de se tratar de tecnologia mais atual que o padrão BTX, que não é atualizado há muito, o que coincide com um dos princípios do procedimento licitatório, ou seja, o da contratação mais vantajosa para a Administração Pública. Dessa forma, solicitamos que sejam aceitos equipamentos no padrão ATX. Resposta: SERÃO ACEITOS EQUIPAMENTOS COM GABINETES BTX OU ATX, DESDE QUE ATENDAM AS DEMAIS ESPECIFICAÇÕES DO EDITAL. Questionamento 8) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: Monitor LCD de 22. Questionamento: Entendemos que será aceito monitor de vídeo LCD de 22 ou superior. Está correto o nosso entendimento? Questionamento 9) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: Monitor, mouse e teclado do mesmo fabricante do equipamento. Solicitação: Visando proporcionar a este processo um maior número de competidores, uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos a possibilidade de ser aceito monitor de vídeo fabricado por terceiros. Resposta: Conforme Edital. Por motivo de garantia e padronização é importante que os monitores, mouses e teclados, mesmo que de outros fabricantes, recebam a marca e a chancela do fabricante dos computadores Questionamento 10) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado:

4 Compatibilidade com Energy Star EPA (Environment Protection Agency) para os microcomputadores efetivamente propostos e monitores de vídeo. Solicitação: Atualmente, alguns monitores de vídeo (especialmente aqueles que apresentam brilho de 300 cd/m²) não possuem mais certificação EPA. Assim, visando proporcionar a este processo um maior número de competidores, possibilitando ao PNUD obter propostas com preços mais competitivos e assim estabelecer uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos a possibilidade de ser aceito monitor de vídeo que não possua essa certificação. Resposta: Conforme Edital. O solicitado está de acordo com o mercado e com o padrão do governo brasileiro. Questionamento 11) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: FCC (Federal Communications Commission USA) Part 15 sobre as interferências provocadas por ondas de radio freqüência. Solicitação: Solicitamos que seja aceita certificação similar a FCC. Resposta: Conforme Edital. O solicitado está de acordo com o mercado e com o padrão do governo brasileiro Questionamento 12) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: Certificados, CE e IEC Questionamento: Entendemos que será aceita a apresentação do certificado IEC 6100 em substituição ao certificado CE, tendo em vista serem similares. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Conforme Edital. O Certificado CE trata de inúmeros itens de segurança, como emissão de radiação, eletromagnetismo e nível de ruído, entre outros. A norma IEC 6100 citada não existe. Existe a norma IEC 61000, que trata apenas do item de compatibilidade eletromagnética, portanto não abrange o escopo das demais normas solicitadas. Questionamento 13) No Anexo II do Edital, Lote 02, subitem está sendo solicitado: Estar listado no EPEAT (Eletronic Product Enviromental Assessment Tool EPEAT) comprovado através de documentação impressa do site ou através de declaração (para microcomputadores e Monitores). Solicitação: Atualmente, alguns monitores de vídeo (especialmente aqueles que apresentam brilho de 300 cd/m²) não possuem mais certificação EPA. Conseqüentemente, tais monitores também não estão listados no EPEAT, pois a certificação EPA, é um pré-requisito solicitado pelo EPEAT. Assim, visando proporcionar a este processo um maior número de competidores, uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos a possibilidade de ser aceito monitor de vídeo que não esteja listado no EPEAT. Resposta: Conforme Edital. O solicitado está de acordo com o mercado e com o padrão do governo brasileiro Questionamento 14) No Anexo II do Edital, Lote 03, está sendo solicitado, respectivamente: - Subitem : Chip de segurança TPM versão 1.2 (Trusted Platform Module) integrado. - Subitem : Possuir chip de segurança onboard, no padrão TPM Trusted Platform Module, versão 1.2, ou superior, incluindo o utilitário de gerenciamento e controle homologado pelo fabricante do equipamento.

5 - Subitem : Além do chip TPM e do leitor biométrico, deverá ser fornecido software para utilização do referido leitor, que autentique o usuário através de leitura de sua digital, como segunda alternativa para fazer logon no sistema operacional (além da senha convencional). Solicitação: Visando proporcionar a este processo um maior número de competidores, uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos a possibilidade de ser aceito notebook que não possua o referido chip. Resposta: Conforme Edital. A oferta de um equipamento que não possua o chip TPM não atende ao exigido pelo edital Questionamento 15: No Anexo II do Edital, Lote 03, subitem está sendo solicitado: Memória RAM, tipo DDR2-SDRAM, com um módulo de 4 Gb (quatro gigabytes) e velocidade de barramento de, no mínimo, 667 Mhz (seiscentos e sessenta e sete megahertz). Solicitação: Solicitamos que sejam aceitos notebooks equipados com memória de 4 Gb (quatro gigabytes), implementada através de 02 (dois) módulos de 02Gb (dois gigabytes). Resposta: Conforme Edital. A solicitação inviabilizará a expansão de memória do equipamento, uma vez que ocupará dois "slots". Questionamento 16) No Anexo II do Edital, Lote 03, subitem está sendo solicitado: Tratamento anti-reflexivo. Questionamento: Os modelos de notebooks atualmente comercializados no mercado nacional passaram a utilizar uma nova tecnologia denominada genericamente de GLARE, que poderia ser traduzido como translúcido, cristalino. A referida tela possui alto rendimento de brilho e contraste, fazendo com que as cores e definições fiquem mais coloridas e vibrantes, de características técnicas superiores. A tecnologia glare proporciona menor desconforto do usuário, eis que sua utilização é mais confortável, reduzindo o cansaço visual, pois as cores e sua profundidade são facilmente assimiladas pelo olho humano. Além disso, as telas do tipo glare são mais fáceis de limpar, o que não ocorre nas do tipo non-glare que acabam acumulando sujeira ao longo do uso, dificultando sua visualização, eis que possuem uma camada anti-ofuscante, mas que acabam diminuindo o brilho e contraste e reduzindo a visualização, o que ocasiona cansaço visual, forçando ao aumento do brilho, acarretando maior consumo da bateria. Diante do exposto acima, entendemos que também serão aceitos notebooks com tela glare, que não possuam tratamento anti-reflexivo. Está correto o nosso entendimento? Resposta: Conforme Edital. A tecnologia "glare" não oferece o "tratamento anti-reflexivo", conforme exigido pelo edital Questionamento 17) No Anexo II do Edital, Lote 03, está sendo solicitado, respectivamente: - Subitem Identificação biométrica: deverá possuir sistema de identificação do usuário através da leitura de impressões digitais (fingerprint). - Subirtem : Possuir 1 (um) leitor biométrico integrado para leitura de impressão digital com fornecimento de programa para operação. - Subitem : Além do chip TPM e do leitor biométrico, deverá ser fornecido software para utilização do referido leitor, que autentique o usuário através de leitura de sua digital, como segunda alternativa para fazer logon no sistema operacional (além da senha convencional). Solicitação: Solicitamos que seja aceito leitor para identificação biométrica, externo, que utilize interface USB.

6 Resposta: Conforme Edital. Questionamento 18) No Anexo II do Edital, Lote 03, subitem está sendo solicitado: Suporte a docking station. Solicitação: Visando proporcionar a este processo um maior número de competidores, uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos a possibilidade de também serem aceitos notebooks acompanhados de dispositivo tipo Port Bar com conexão USB, com a mesma funcionalidade, do recurso de docking station, permitindo uma real portabilidade e mobilidade do conjunto do equipamento. Resposta: Conforme Edital. Os recursos "docking station" e "port bar" não possuem a mesma funcionalidade Questionamento 19: No Anexo II do Edital, Lote 03, subitem está sendo solicitado: Maleta própria para notebook, em couro, na cor preta ou cinza escuro, com bolso interno para documentos e objetos e bolso externo para acomodar carregador e mouse, com alça removível, com peso de até 1,5 Kg e com qualidade construtiva que garanta resistência e proteção efetiva para o equipamento. Questionamento: Entendemos que também serão aceitas maletas para transporte, confeccionadas em couro sintético, do tipo curvim, tendo em vista tratar-se de material próprio para este fim, resistente e de alta qualidade, sendo padrão do mercado mundial. Está correto o nosso entendimento? Questionamento 20) No Anexo II do Edital, Lote 03, subitem está sendo solicitado: Compatiilidade com a norma ISO 9296 ou similar referente a emissão de radiação. Solicitação: Solicitamos que seja aceito na proposta uma declaração do fabricante que comprove a adequação à norma citada no Edital, e que a comprovação, através do certificado, seja feita na entrega dos equipamentos. Resposta: NÃO SERÁ ACEITA DECLARAÇÃO DO FABRICANTE. Entendemos que se a licitante pode apresentar o certificado na entrega dos equipamentos, ela pode apresentá-lo em sua proposta, visto que o certificado é de conformidade do equipamento com a ISO. Além disso, os fabricantes não são autorizados a certificarem seus produtos e processos em conformidade com as normas ISO. É necessária a realização de auditorias externas para que estas emitam estes pareceres de conformidade com a ISO Unidade de Compras e Contratos Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TITULO))CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TEXTO))Aos 4 dia(s) do mês de maio do ano de 2015, às 10h, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 13/2008.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 13/2008. 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 13/2008. ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2 1 ESCOPO DO FORNECIMENTO 1.1 - O objeto deste

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação PROCESSO nº 08700.003397/2010-96 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO nº 13/2010 Objeto: Registro de preço para a aquisição de 20 notebooks e 100 desktops para atender às necessidades do Conselho Administrativo

Leia mais

O fabricante do equipamento deverá prover assistência técnica em todo território brasileiro, com atendimento NBD - next business day. 1.12.3.

O fabricante do equipamento deverá prover assistência técnica em todo território brasileiro, com atendimento NBD - next business day. 1.12.3. Requisito Descrição 1. Requisitos Obrigatórios mínimos para todos os Itens: 1.1. Fonte de Alimentação: com capacidade de suportar a configuração ofertada e bivolt. 1.2. Bios: desenvolvida pelo fabricante

Leia mais

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 OBJETO: Fornecimento, configuração, testes e assistência técnica, durante período de garantia, de 28 (vinte e oito) microcomputadores portáteis (notebooks) de alta mobilidade,

Leia mais

QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013

QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013 QUESTIONAMENTOS NO ÂMBITO DO PE 019/2013 A Contratante poderá estabelecer junto a Contratada um cronograma para execução do objeto, ou seja, poderá haver um planejamento para que o atendimento seja feito

Leia mais

ESCLARECIMENTO II. Em resposta ao questionamento formulado por empresa interessada em participar da licitação em referência, informamos o que segue:

ESCLARECIMENTO II. Em resposta ao questionamento formulado por empresa interessada em participar da licitação em referência, informamos o que segue: ESCLARECIMENTO II AOS INTERESSADOS. Brasília, 05 de outubro de 2009. REFERÊNCIA: PREGÃO 35/2009 Proc. nº: 23000.005159/2009-62 ASSUNTO: Respostas aos Questionamentos. Prezados Senhores interessados, Em

Leia mais

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14:

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Senhores, A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Questionamento 1: 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMCAS No que diz respeito ao subitem 2.1.2, temos a seguinte

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Visão geral das placas-mãe

Visão geral das placas-mãe IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam

Leia mais

Sub-item 1.1. : 5(63267$

Sub-item 1.1. : 5(63267$ &,5&8/$51ž 35(* 2(/(75Ð1,&21ž 2%-(72 )251(&,0(172 '( (48,3$0(1726 '(,1)250È7,&$ 62/8d 2,17(*5$'$'(6725$*( Sub-item 1.1. : 6$2648(67,21$0(1726 Está sendo solicitado equipamento com Sistema de refrigeração

Leia mais

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Às Licitantes do Pregão Demap nº 184/2011 - Presencial Prezados Senhores, Referimo-nos ao Edital do Pregão Demap nº 184/2011 -

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008.

Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008. SAUS Quadra 6 Bloco H Brasília/DF CEP: 70070-940 (61) 2312-2000 e (Fax 2312-2002) http//www.anatel.gov.br Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008. Às empresas interessadas

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013 1 - No ANEXO II, TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, Notebooks

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 3. Atualizando o receptor... 8 3.1 Qual o software

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS DESCRITIVO TÉCNICO Este descritivo técnico visa aquisição de notebooks, caracterizados de Alta Mobilidade, denominado TIPO-1 (item 01) e de Mobilidade com Baixo Custo, denominado TIPO-2 (item 02). 1. Requisitos

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO N 248/2012

PREGÃO ELETRÔNICO N 248/2012 CIRCULAR N 02/2012 PREGÃO ELETRÔNICO N 248/2012 OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS de microcomputadores, notebooks, projetores multimídia e servidores básicos, de acordo com as condições e especificações constantes

Leia mais

Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47

Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47 Memorando nº 35/2015 CTI/SPOA/SE/MPA Brasília, 12 de fevereiro de 2015. A Coordenadora Geral de Administração - CGA Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 036/2010 SEMA PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 042-2504/2010 ANEXO I DESCRIÇÃO DO LOTE LOTE I SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 036/2010 SEMA PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 042-2504/2010 ANEXO I DESCRIÇÃO DO LOTE LOTE I SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 036/2010 SEMA PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 042-2504/2010 ANEXO I DESCRIÇÃO DO LOTE LOTE I SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL ITEM DESCRIÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1.1 Serviços de telefonia

Leia mais

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de HARDWARE, segue abaixo, alguns dos HARDWARES INTERNOS do computador:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. Objeto: - Aquisição de computadores, visando suprir às necessidades da Secretaria Extraordinária de Articulação Política.

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. Objeto: - Aquisição de computadores, visando suprir às necessidades da Secretaria Extraordinária de Articulação Política. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS GERÊNCIA DE APOIO LOGÍSTICO E DE SUPRIMENTOS TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de computadores

Leia mais

Nota Técnica SINFO-DG nº 01/2012 Goiânia, 18 de maio de 2012. NOTA TÉCNICA

Nota Técnica SINFO-DG nº 01/2012 Goiânia, 18 de maio de 2012. NOTA TÉCNICA Nota Técnica SINFO-DG nº 01/2012 Goiânia, 18 de maio de 2012. NOTA TÉCNICA Em relação ao uso de ferramentas para suporte remoto aos usuários de tecnologia da informação do Ministério Público do estado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA DEPTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS General Câmara, 1668, f 55 3242 5265

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA DEPTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS General Câmara, 1668, f 55 3242 5265 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA DEPTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS General Câmara, 1668, f 55 3242 5265 Respostas aos questionamentos encaminhados a respeito

Leia mais

ATA DA CONSULTA PÚBLICA N

ATA DA CONSULTA PÚBLICA N ((TITULO))ATA DA CONSULTA PÚBLICA N.º 07/2014 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS: ITEM I SERVIDORES DE MISSÃO CRÍTICA, ITEM II

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Com relação ao item: 8.1.9. Os 2 (dois)

Leia mais

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3.

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3. Florianópolis, 14 de outubro de 2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo questionamentos formulados por empresa interessada no certame, bem como os esclarecimentos por parte do Senac/SC.

Leia mais

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Um tarifador fácil de usar e poderoso. Com o tarifador STI Windows Atenas você poderá controlar os gastos com telefone, reduzir custos e otimizar

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Trabalho sobre No-breaks

Trabalho sobre No-breaks Trabalho sobre No-breaks Grupo: Leandro Porto Cristiano Porto Diego Martins Diogo Rubin Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica.

Leia mais

SOBRE A TECNOLOGIA RFID

SOBRE A TECNOLOGIA RFID SOBRE A TECNOLOGIA RFID (*) - RFID Identificação por Rádio Freqüência Usa antenas que lêem e gravam informações em chips para monitoramento de ativos pessoas ou objetos fixos ou móveis. A tecnologia RFID

Leia mais

Ref.: Consulta Pública Solução Educacional

Ref.: Consulta Pública Solução Educacional Belo Horizonte, 11 de junho de 2013 À Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Rod. Pref. Américo Gianetti, Serra Verde - Prédio Minas, 11º andar 31.630-900 Belo Horizonte Minas Gerais Ref.: Consulta

Leia mais

Guia de Atualização Release FoccoERP 3.16

Guia de Atualização Release FoccoERP 3.16 Guia de Atualização Release FoccoERP 3.16 04/05/2016 Índice ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 FIQUE LIGADO... 3 PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO... 4 PRÉ-REQUISITOS PARA ATUALIZAÇÃO DO MENU WEB... 10 Página 2 de 12 Introdução

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 063/2011 ESCLARECIMENTOS Atendendo ao pedido da empresa COPYLINK EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO LTDA., formulado no dia 23/03/2011, acerca do pregão

Leia mais

P ODER J U D I C I Á R I O JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO

P ODER J U D I C I Á R I O JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO ESCLARECIMENTO 2 Referência: PREGÃO ELETRÔNICO 82/2011 Objeto: Registro de preços para aquisição de solução de biblioteca de fitas robotizadas (Tape Library) para o sistema de cópias de segurança (backup)

Leia mais

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008.

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008. O texto é um pouco longo, porém com informações importantíssimas para gestores de empresas que desejam um servidor seguro para hospedar um software LSoft. Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a

Leia mais

QUESTIONAMENTOS RECEBIDOS NO ÂMBITO DO PE 053/2012

QUESTIONAMENTOS RECEBIDOS NO ÂMBITO DO PE 053/2012 QUESTIONAMENTOS RECEBIDOS NO ÂMBITO DO PE 053/2012 1. Referente a especificação técnica presente ANEXO I, TERMO DE REFERÊNCIA ressaltamos o seguinte texto retirado do edital 6.1. Processador Dois (02)

Leia mais

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 16 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora GemPC Twin) Para que o processo de instalação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

ESCLARECIMENTO PE 090/2014

ESCLARECIMENTO PE 090/2014 ESCLARECIMENTO PE 090/2014 Questionamento 1 Nossa solicitação: O edital em epígrafe não estabeleceu a incidência de multas e atualização financeira do valor devido, em caso de atraso no pagamento. Logo,

Leia mais

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Configurac a o de Microcomputadores Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Atualizado em 08/2010 Sumário 1 Configuração padrão p. 3 1.1 Processador............................. p. 3

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 09068/2015. PREGÃO PRESENCIAL N.º 09025/2015 PROCESSO ADM. Nº.

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 09068/2015. PREGÃO PRESENCIAL N.º 09025/2015 PROCESSO ADM. Nº. Secretaria de Educação e Cultura Comissão Setorial de Licitação PROCESSO LICITATÓRIO Nº. 2015/043212 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 09068/2015. PREGÃO PRESENCIAL N.º

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Documentário http://www.youtube.com/watch?v=sx1z_mgwds8 Introdução Computadores de primeira geração (1946 1959): A primeira geração

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ²

TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ² 295 TERMINAIS LEVES COM LTSP (LINUX TERMINAL SERVER PROJECT) Lucas Queiroz Braga ¹, Hermes Nunes Pereira Júnior ² Resumo: O Linux Terminal Server Project (LTSP) é um conjunto de serviços que proporcionam

Leia mais

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02:

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Descrições mínimas de cada equipamento e ser licitado. ITEM 01.01 MICROCOMPOUTADOR

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 19/2006 ESCLARECIMENTO IV

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 19/2006 ESCLARECIMENTO IV MENSAGEM Assunto: Esclarecimento Referência: Pregão Eletrônico n. 19/2006 Objeto: Registro de preços para contratação de empresa para fornecimento de microcomputadores tipo desktop com garantia de 36 (trinta

Leia mais

CENTRAL PRCESSING UNIT

CENTRAL PRCESSING UNIT Processador O processador, também chamado de CPU ( CENTRAL PRCESSING UNIT) é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Registro de Preços para eventual aquisição de Coletor de Dados para inventário de equipamentos e materiais através de código de barra do produto. 2. ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

Equipamento LINDER Automatizado para Ensaios de Desintegração Dinâmica e Metalização

Equipamento LINDER Automatizado para Ensaios de Desintegração Dinâmica e Metalização Equipamento LINDER Automatizado para Ensaios de Desintegração Dinâmica e Metalização O Equipamento Linder AN3021 é fabricado para o ensaio de desintegração de acordo com as normas ISO13930: 2007 - Desintegração

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Data Responsável Versão Doc. Observação 23/11/2012 Camilo Ribeiro da Silva 2 Revisão Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Níveis de Compatibilidade

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

A Revolucionar a Gestão de Filas. www.q-bloom.com

A Revolucionar a Gestão de Filas. www.q-bloom.com A Revolucionar a Gestão de Filas www.q-bloom.com O BLOOM é um sistema de gestão de filas baseado nas últimas tendências da tecnologia e necessidades do mercado. Fique a conhecer o Bloom e comprove que

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1 Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO NEXCODE NOTE, também conhecido como NEXNOTE, é um conjunto de soluções de software desenvolvidas pelas Nexcode Systems

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo RESPOSTA A QUESTIONAMENTO

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo RESPOSTA A QUESTIONAMENTO RESPOSTA A QUESTIONAMENTO Com referência a questionamentos efetuados pelas empresas IOTEC, TECNOWORLD e MICROLOG INFORMÁTICA E TECNOLOGIA LTDA., temos a informar: 1) Através dessa venho expressar uma duvida

Leia mais

Implantação do Sistema de Controle de Tempos Nas Agências de Atendimento - TMA

Implantação do Sistema de Controle de Tempos Nas Agências de Atendimento - TMA Implantação do Sistema de Controle de Tempos Nas Agências de Atendimento - TMA Projeto Nº 318 Tema: Atendimento a Clientes José César do Nascimento CELPE Sistema de Controle do Tempo Médio de Atendimento

Leia mais

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SEJA BEM-VINDO AO SIENGE. PARABÉNS! A partir de agora a sua empresa irá contar com os benefícios do Sienge. Conte conosco para ajudá-lo

Leia mais

Em atenção aos questionamentos/impugnação do Pregão Eletrônico nº 15/2015.

Em atenção aos questionamentos/impugnação do Pregão Eletrônico nº 15/2015. Florianópolis, 20 de janeiro de 2016. Em atenção aos questionamentos/impugnação do Pregão Eletrônico nº 15/2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo os questionamentos formulados por empresas

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Smartphone X GOLD - X GRAY

Smartphone X GOLD - X GRAY www.qbex.com.br MANUAL DO PRODUTO QBEX SUPORTE 3003.2900 0800 722 9029 CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS DEMAIS REGIÕES HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 8 ÀS 17 HORAS(EXCETO FERIADOS).

Leia mais

PROCESSO N.º : 2015/00056

PROCESSO N.º : 2015/00056 Goiânia, 19 de maio de 2016. AO, CONSELHO DA TIÇA FEDERAL. REFERENTE: PREGÃO ELETRONICO N.º: 07/2016 TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL PROCESSO N.º : 2015/00056 DATA DA ABERTURA: 19.05.2016 ÀS 14h30

Leia mais

(SECURE SOCKET LAYER) E CERTIFICAÇÃO DIGITAL e-cpf PARA A CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE, NO EXERCÍCIO DE 2013.

(SECURE SOCKET LAYER) E CERTIFICAÇÃO DIGITAL e-cpf PARA A CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE, NO EXERCÍCIO DE 2013. RESPOSTA AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO EDITAL: PREGÃO PRESENCIAL Nº 72/2013 OBJETO: FORNECIMENTO DE LICENÇA DE SOFTWARE, CERTIFICADO SSL (SECURE SOCKET LAYER) E CERTIFICAÇÃO DIGITAL e-cpf PARA A CÂMARA

Leia mais

NextCall Server Servidor de Gravação Telefônica

NextCall Server Servidor de Gravação Telefônica NextCall Server Servidor de Gravação Telefônica www.nexttech.com.br NextTech Automação Ltda - (11) 3019-2020 Por que gravar? Gravação telefônica é legal? O que é um Servidor de gravação? Será que funciona

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO - PROGEST DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES - DCL COORDENAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE COMPRAS E SERVIÇOS

Leia mais

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS I - Aspectos gerais: 1. Sistema eletrônico para gestão e rastreamento do enxoval hospitalar, composto por etiquetas dotadas

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CÂMARA DE VEREADORES DE IVAIPORÃ Estado do Paraná CNPJ: 77774578/0001-20 Praça dos Três Poderes s/nº CEP: 86870-000 camaraivp@hotmail.

CÂMARA DE VEREADORES DE IVAIPORÃ Estado do Paraná CNPJ: 77774578/0001-20 Praça dos Três Poderes s/nº CEP: 86870-000 camaraivp@hotmail. Memorando nº 03/2014/CL. Ivaiporã, 12 de setembro de 2014. Comissão de Licitação. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO Excelentíssimo Senhor EDIVALDO APARECIDO MONTANHERI Presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

CAPÍTULO 4 Interface USB

CAPÍTULO 4 Interface USB Interfaces e Periféricos 29 CAPÍTULO 4 Interface USB Introdução Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses até

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

Desenvolvimento de Software para Avaliação Técnica-Econômica das Alternativas de Investimento propostas em Projetos de Diagnóstico Energético

Desenvolvimento de Software para Avaliação Técnica-Econômica das Alternativas de Investimento propostas em Projetos de Diagnóstico Energético Desenvolvimento de Software para Avaliação Técnica-Econômica das Alternativas de Investimento propostas em Projetos de Diagnóstico Energético C. Penna, A. P. C. Paraguassu, C. M. Matos ENERSUL; I. S. Escobar

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION B1400 http://pt.yourpdfguides.com/dref/852176

Seu manual do usuário HP PAVILION B1400 http://pt.yourpdfguides.com/dref/852176 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION B1400. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Ø Computador Ø Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Ø Arquiteturas físicas e lógicas de redes de

Leia mais

Inovando o futuro da comunicação global. A próxima geração

Inovando o futuro da comunicação global. A próxima geração A próxima geração 2 3 ADAM-M Matriz compacta avançada de áudio digital Projetada com o mais recente design e tecnologia, a matriz de intercomunicação ADAM-M une o legado à inovação. Seu gabinete de 3RU

Leia mais

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Para fins de definição dos serviços de migração, gentileza nos informar:

Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Para fins de definição dos serviços de migração, gentileza nos informar: Prezada Zilene, Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Questionamento 01 O edital solicita: O fornecimento dos produtos integrantes do do LOTE 3 compreende os serviços de migração dos dados

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais