Dicas de uso - Render Up (versão ou superior)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior)"

Transcrição

1 Dicas de uso - Render Up (versão ou superior) Desenvolvido por: Procad Softwares para Layout Rua dos Cinamomos Cinqüentenário CEP Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax:

2 Com a nova versão do Render Up temos uma nova tecnologia, um novo conceito em iluminação. Com isso, enumerarmos algumas dicas básicas para obter um resultado mais satisfatório quanto à iluminação e detalhamento de informações através desta ferramenta de Renderização Avançada. Consulte abaixo algumas orientações e dicas para a utilização da ferramenta. 1. Pontos de Iluminação O tratamento das luzes utilizadas no projeto é fundamental para a qualidade das imagens renderizadas. A etapa de iluminação é muito particular para cada projeto construído. Os efeitos de iluminação aplicados em um ambiente variam de acordo com o espaço disponível, as cores utilizadas no projeto e as luminárias inseridas, entre outros. 1.1 Insira e configure pontos de iluminação As luzes no Promob estão classificadas em duas categorias: - Luz ambiente: é a luz padrão do Promob presente em todos os projetos, distribui a luz de forma uniforme no ambiente em uma determinada área. - Luz artificial: são os pontos de luz adicionais que podem ser aplicados ao projeto. Pode ser de três tipos: a) ambiente: espalha o efeito de iluminação por todo o ambiente do projeto; b) spot: permite determinar a direção do foco do ponto de luz; c) linear: cria o efeito de lâmpadas fluorescentes ou cordas luminosas. Ideal para utilização em rebaixos de gessos. Estes tipos de luzes podem ser inseridos e configurados através do Editor de Luzes do Promob. Ao acessar o Editor, através da barra de ferramentas superior, você pode selecionar o ponto de luz e configurar as suas propriedades no painel à direita Utilize os pontos de luz de acordo com sua aplicação/característica A iluminação de áreas específicas do ambiente depende do local onde os pontos de luzes são inseridos. Por exemplo: se você deseja iluminar o ambiente como um todo, posicione o ponto de luz no centro do ambiente. Já se deseja iluminar um ponto específico, insira o ponto de luz sobre o item ou área do ambiente a ser destacada A luz spot possui uma função específica de gerar um efeito quando próxima a superfícies como paredes, armários, quadros, objetos específicos, entre outros. Quando localizada ao centro de um teto, por exemplo, acaba não gerando o seu efeito específico e, ainda pesando no projeto. A luz linear é, na verdade, um grupo de luzes spots. Quando colocadas muito próximas ao teto ou em qualquer área do ambiente, produzem um efeito diferente do esperado, apresentando pontos com maior iluminação. É importante lembrar que poderá ser percebido um aumento no tempo de renderização de um ambiente com luzes lineares. Observe os exemplos abaixo: A Figura 1 mostra os diversos pontos de luz do tipo spot e linear inserido pelo Editor de Luzes do Promob. Observe que os pontos foram inseridos de forma aleatória, não respeitando as características de cada tipo de ponto de luz. A Figura 2 é exibe os efeitos da iluminação da imagem renderizada.

3 Figura 1 Figura 2 Para melhorar o resultado obtido na renderização, foram realizados os seguintes ajustes: a) foram excluídos os spots inseridos na área central do ambiente; b) foram mantidos os spots que atendiam sua função específica, ou seja, que direcionavam o foco de luz para um local específico; c) foram excluídas as luzes do tipo linear.

4 Observe na Figura 3 as alterações realizadas no Editor de Luzes e na Figura 4 a imagem obtida após a renderização do ambiente. Figura Configuração da intensidade dos pontos de luz Figura 4 A intensidade dos pontos de luz pode variar de acordo com cada ambiente. O valor para esta propriedade pode varia de 0 a 2 e pode ser definido através do Editor de Luzes.

5 1.4 Insira pontos de luz em locais estratégicos A iluminação de áreas específicas do ambiente depende do local onde os pontos de luzes são inseridos. Por exemplo: se você deseja iluminar o ambiente como um todo, posicione o ponto de luz no centro do ambiente. Já se deseja iluminar um ponto específico, insira o ponto de luz sobre o item ou área do ambiente a ser destacada. Observe na Figura 5 a disposição dos pontos de luz e na Figura 6, que o ponto de luz ambiente padrão ilumina todo o ambiente do projeto e que os dois pontos de luz spot iluminam áreas específicas do ambiente. Figura 5

6 Figura Quantidade de pontos de luz Não existe um número exato de pontos de luz a serem inseridos no projeto. Este número depende do tipo de ambiente (cozinha, dormitório) do seu tamanho, dos locais que deseja iluminar, da intensidade da luz, entre outros. Lembre-se que nenhum ponto pode deixar o ambiente escuro e que muitos pontos de luz podem geram pontos claros no teto e sombras indesejadas no ambiente. 2. Climas Uma novidade implementada nesta versão do plugin é a funcionalidade de Clima na janela de Configurações do Render. Cada tipo de clima, ou seja, cada pré-configurações da luz natural, apresenta características específicas, ou seja, cada clima tem seu próprio mundo. O mundo de um clima é o ambiente onde o render acontece. Um mundo pode exibir o céu azul, outro pode exibir campos verdes. Para que as características do mundo do clima selecionado não sejam exibidas no render, insira o teto no ambiente e não rebaixe as paredes do projeto. Assim, a imagem renderizada apresentará somente os efeitos da iluminação e dos acabamentos aplicados nos itens do ambiente, sem considerar os efeitos externos. Na Figura 7 é possível visualizar o local de configuração do clima a ser aplicado na renderização da imagem.

7 Figura 7 Abaixo, as imagens comparativas do projeto com clima Não Aplicar (Figura 8) e com clima Ensolarado (Figura 9). É importante lembrar que quando a opção Não Aplicar estiver selecionada, somente as configurações da luz ambiente padrão e da luz artificial, realizadas na janela do Editor de Luzes, serão consideradas na renderização. Figura 8

8 Figura 9 A Figura acima mostra o mesmo projeto renderizado conforme configurações de iluminação do Editor de Luzes da Figura 5 e configurações de clima conforme a Figura 10. Observe na Figura 11 que, com o clima aplicado, além de obtermos o efeito da luz passando pela persiana, a tonalidade da iluminação ficou mais amarelada, conforme o clima selecionado (Ensolarado). Figura 10

9 Figura 11 Clique aqui e saiba mais sobre a configuração de climas do Render Up. 3. Teto do ambiente, paredes rebaixadas e Vista Dinâmica Com o conceito de clima, caso o projeto não esteja fechado, ou seja, caso as paredes não estejam levantadas e o teto construído, a iluminação externa influenciará na iluminação do projeto. Quando estes itens não são observados ao renderizar uma imagem, é possível observar que os efeitos da iluminação e das características do clima selecionado são alterados, influenciando diretamente no resultado final do render. A Figura 12 exibe o mesmo projeto com o clima Ensolarado e com uma das paredes do ambiente rebaixada.

10 Figura 12 Para evitar este resultado, é indicada a inserção do teto no ambiente além do fechamento do projeto com paredes antes de renderizar a imagem para que esta seja gerada de acordo com as configurações realizadas para os pontos de iluminação e para os acabamentos aplicados nos itens do ambiente. Além disso, posicione a vista do projeto através da ferramenta Vista Dinâmica (Figura 13), realizando os cortes através das linhas na cor vermelha, que indicam o corte anterior e posterior da vista. A janela de configuração da vista do ambiente pode ser acessada clicando no botão Vista Dinâmica, localizado na barra de ferramentas superior do Promob. Também utilize esta ferramenta quando as paredes presentes no ambiente impedem a visualização de partes do projeto que você deseja exibir no render. Figura 13 A vista das imagens anteriores foi posicionada pela Vista Dinâmica.

11 Saiba mais sobre como utilizar a ferramenta de Corte da Vista Dinâmica, acessando a Base de Conhecimento da Procad. 4. Suavização Global da Luz Para evitar estouros de luz no ambiente, marque a opção Suavização Global da Luz, localizada na janela de configurações do Render Up (Figura 14). Figura 14 Abaixo, a Figura 15 exemplifica um projeto com esta opção desmarcada e a Figura 16 com a opção marcada. Figura 15

12 Figura 16 Observe que, além de evitar o estouro da luz, a propriedade espalha a iluminação que estava concentrada em um único ponto. Veja mais quanto a esta propriedade acessando o link abaixo: 5. Acabamentos Além do Render Up permitir a configuração de luzes e do clima a ser aplicado no projeto, ele disponibiliza novos acabamentos. Com a atualização da tecnologia, novos acabamentos foram incluídos no Render Up e alguns deixaram de existir. Agora os acabamentos podem ser acessados através de uma janela auxiliar. Os acabamentos são configurações prontas, utilizadas para facilitar a configuração final do projeto, gerando os efeitos que o material terá na imagem (brilho, contraste, espelhamento, transparência, entre outros). Se preferir, ainda pode continuar fazendo como antes, ou seja, configurando as propriedades do acabamento na guia Customizado. Caso perceba que o efeito de um determinado acabamento não está de acordo com o desejado, na janela de seleção de acabamentos, selecione uma das opções e após, renderize o projeto para verificar se os efeitos estão conforme o resultado esperado. Abaixo, o mesmo projeto com acabamentos aplicados:

13 Os acabamentos aplicados no projeto acima são : Figura 17 Painel da TV e Caixas do Home: Madeira Acetinada Escura, localizado em Revestimentos e Madeiras. DVD e Home Theater: Alumínio escovado 4, localizado em Metais. Portas do Home: Madeira Acetinada Clara, localizado em Revestimentos e Madeiras. Parede branca: Laqueado, localizado em Revestimentos e Madeiras. Piso: Cerâmica vitrificada, localizado em Cerâmicas e Pedras. Teto: Laqueado, localizado em Revestimentos e Madeiras. Tapete: Tecido, localizado em Têxteis. Sofás: localizado em Têxteis. Vidro da mesa de centro: Transparência 4, localizado em Vidros e Espelhos. Lembre-se que os acabamentos aplicados nos itens do projeto podem variar de acordo com o ambiente e também com o resultado desejado para a imagem do render. Caso o Promob que você utiliza seja um Promob de fabricante, é possível que os acabamentos não estejam disponíveis para os itens da modulação da fábrica. Sendo assim, em alguns sistemas é apenas possível aplicar acabamentos em itens de Decore, paredes, teto, pisos, etc. Veja mais sobre acabamentos na Base de Conhecimento da Procad. 6. Imagem de Fundo A imagem na janela foi inserida pelas Configurações do Render:

14 Figura Passagem da luz por itens transparentes Quando desejar obter o efeito de passagem de luz nos itens transparentes do projeto, marque a opção Ativar passagem de luz nos itens transparentes, localizada na janela de Configurações do Render. Esta opção somente fica habilitada ao selecionar a qualidade de Render Final. Importante: ao marcar esta opção, você pode perceber um aumento de tempo de renderização. Figura 19

15 8. Qualidade Quando desejar obter melhores resultados na qualidade e nos efeitos de iluminação, utilize a qualidade Final para a renderização de seus projetos. Utilize a qualidade baixa e uma resolução menor para gerar um render mais rápido e avaliar. Num segundo momento, aumente a qualidade até obter o render final. Figura 20 Caso você tenha alguma dúvida, acesse a Base de Conhecimento ou contate a Central de Atendimento Procad.

Dicas de uso - Render Up

Dicas de uso - Render Up Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Desenvolvido por: Promob Software Solutions Rua dos Cinamomos - 517 - Cinquentenário CEP 95012-140 - Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax: 54 3209 9200

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

Objetivos Trabalho desenvolvido para disciplina de Ateliê de Ambientes Comerciais, que tem como objetivo principal objetivo abordar produção

Objetivos Trabalho desenvolvido para disciplina de Ateliê de Ambientes Comerciais, que tem como objetivo principal objetivo abordar produção Objetivos Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ateliê de Ambientes Comerciais, que tem como objetivo principal objetivo abordar na produção de lojas comerciais (shopping), os aspectos relativos a

Leia mais

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos

PowerPoint 2003. Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos PowerPoint 2003 Operações básicas, criação de uma apresentação, edição e formatação, inserção de gráficos e desenhos Introdução Utilizamos o PowerPoint para serviços de criação de apresentações diversas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Cadastre sua vaga no portal Anhanguera. O processo de cadastro da vaga é simples, acompanhe o passo-a-passo a seguir.

Cadastre sua vaga no portal Anhanguera. O processo de cadastro da vaga é simples, acompanhe o passo-a-passo a seguir. Cadastre sua vaga no portal Anhanguera Cadastre sua vaga no portal Anhanguera e tenha sua oportunidade divulgada para uma base de mais de 400 mil candidatos e a certeza de que encontrará o profissional

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Guia de Empresas Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta Guia de Empresas Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta Guia de Empresas permite criar

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

APOSTILA ZELIO SOFT 2

APOSTILA ZELIO SOFT 2 APOSTILA ZELIO SOFT 2 Prof. Maycon Max Kopelvski Fev/2010 rev.01 Página 1 de 20 1) Clique no ícone para abrir o programa Zelio Soft 2 2) Abrirá a tela inicial do Programa: Clique em Criar um novo programa.

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Guia de Empresas Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Guia de Empresas é uma ferramenta desenvolvida

Leia mais

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 1 - Inicialmente, na Barra de Camadas clique no ícone (Gerenciador de Propriedades da Camada), para configurar o estilo de camada: 2 - Na caixa de

Leia mais

Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras

Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras Cadastrando uma oportunidade no Ibmec Carreiras Uma vaga cadastrada no Ibmec Carreiras é divulgada para todos os alunos da instituição, possibilitando que as empresas encontrem rapidamente o profissional

Leia mais

Criação e Configuração do APP do Facebook

Criação e Configuração do APP do Facebook Criação e Configuração do APP do Facebook Acesse o perfil de sua conta no Facebook e logo em seguida acesse o link abaixo: https://developers.facebook.com Você estará na pagina de Developers do Facebook

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

Índice. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Código: POP.0037.00 Sistema: TOTVS RM Módulo: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Processo: CADASTRO LNTD

Índice. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Código: POP.0037.00 Sistema: TOTVS RM Módulo: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Processo: CADASTRO LNTD Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de LNTD Levantamento de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento, no Sistema TOTVS RM. Índice I. Acesso ao

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF.

Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF. Ordem de Serviços. Abaixo será informado o procedimento passo a passo para emissão da ordem de serviço no CIAF. 1 -Abertura da Ordem de Serviços: 1.1 Entre em Serviços + Ordem de Serviço + Abertura de

Leia mais

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1

12.1 - Inserção de Ponto de Entrada. Autoenge Módulo Automação Página 1 12 - Módulo Automação Residencial - Autopower Manual de utilização Módulo Automação Residencial Para maiores informações, acesse www.autoenge.com.br ou por email suporte@autoenge.com.br 12.1 - Inserção

Leia mais

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações:

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações: Desenvolvimento de Site Rápido DSR Plataforma Wordpress O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

Acessando a Plataforma de Rastreamento

Acessando a Plataforma de Rastreamento Acessando a Plataforma de Rastreamento Para acessar a plataforma digite no seu navegador preferido o endereço: xxxxxxxx.mloc.com.br onde xxxxxxxx é o nome da sua empresa de rastreamento. Ex: rastreadora.mloc.com.br

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

WordPress Instruções de integração com PayPal

WordPress Instruções de integração com PayPal WordPress Instruções de integração com PayPal INFORMAÇÕES GERAIS Há duas maneiras de incluir o PayPal em sites baseados na plataforma WordPress. Opção 1: Incluir um carrinho de compras Opção 2: Incluir

Leia mais

Tutorial ConvertXtoDVD 3

Tutorial ConvertXtoDVD 3 Tutorial ConvertXtoDVD 3 Índice: Adicionando seus arquivos de vídeo Adicionando um ou mais vídeos Página 2 Qualidade da conversão Página 3 Personalizando o menu Página 4 Escolhendo um template para o menu

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Iluminação Fotográfica

Iluminação Fotográfica 1 Iluminação Fotográfica Primeiramente, deveríamos lembrar da necessidade da luz para a realização de uma fotografia. Sem a luz, não há fotografia, expressão que significa gravar com a luz. Logo, a principal

Leia mais

AULA 14 Plugin TerraEdit

AULA 14 Plugin TerraEdit 14.1 AULA 14 Plugin TerraEdit Nessa aula são apresentadas as funcionalidades do plugin de edição de dados vetoriais denominado TerraEdit. Juntamente com a edição vetorial, ele permite a edição dos atributos

Leia mais

Manual Portal da Empresa

Manual Portal da Empresa Manual Portal da Empresa 1. INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR O PORTAL DA EMPRESA... 4 3. COMO OBTER UM LOGIN DE ACESSO... 4 4. COMO RESGATAR SENHA... 5 5. COMO INFORMAR UMA ADMISSÃO... 5 6. COMO VISUALIZAR

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Primeiro acesso Manual NewAgent enterprise-brain Este guia servirá para orientá-lo no uso das principais funções da NewAgent. Veja como realizar seu acesso, alterar seu

Leia mais

COMO ADICIONAR BANNER ROTATIVO Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR BANNER ROTATIVO Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR BANNER ROTATIVO Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.1 Histórico de Alteração Versão Descrição Autor 1.0 Criação do documento Renata Rezio 1.1 Manuais Pág. 2 de 10 Manual

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Índice SISTRAM 4-2012. Solução de Problemas. 1 Introdução

Índice SISTRAM 4-2012. Solução de Problemas. 1 Introdução 2 Índice 0 SISTRAM 4-2012 3 1 Introdução... 3 Solução de Problemas 4 1 Limpar... cache do navegador 4 2 Limpar... cache do Java 6 3 Atualizar... Firefox 9 4 Habilitar... plugin do Java no Firefox 10 5

Leia mais

Apresentar uma ideia ou um material didático. É importante notar que quando se faz uma apresentação o conteúdo deve ser o foco central de atenção.

Apresentar uma ideia ou um material didático. É importante notar que quando se faz uma apresentação o conteúdo deve ser o foco central de atenção. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Manual de Comunidades RIPALC

Manual de Comunidades RIPALC Manual de Comunidades RIPALC Última atualização 13 de março de 2012 1 Sumário 1. Como se autenticar no site?...3 2. Como funcionam as comunidades?...4 3. Como participar de um Fórum (Painel de Discussão)?...6

Leia mais

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation

Leia mais

1223o TUTORIAL INVENTÁRIO. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL INVENTÁRIO. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL INVENTÁRIO Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL INVENTÁRIO O inventário é um procedimento operacional/contábil que deve ser feito sempre que solicitado

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

COMO CRIAR UMA LIKESTORE?

COMO CRIAR UMA LIKESTORE? Clique no botão Permitir para liberar o acesso da LikeStore à sua conta do Facebook. Nessa tela você tem um guia passo a passo para criação da sua LikeStore. Para a LikeStore ficar ativa na sua página,

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Elaboração De Projeto De Design e Interiores

Elaboração De Projeto De Design e Interiores Elaboração De Projeto De Design e Interiores São Paulo, 01/01/2010 KASA CONCEITO Nome: Schaelle Caetano Campos ABD: 9103 - Designer de Interiores Tel: 11 2979 3780 7746 4246 E-mail: schaelle@kasaconceito.com.br

Leia mais

A MELHOR COZINHA É A SUA

A MELHOR COZINHA É A SUA A MELHOR COZINHA É A SUA Dizem que cozinhar é uma arte, e se isso realmente for verdade o cozinheiro ou cozinheira precisará de um bom palco para demonstrar seus dotes culinários. A cozinha geralmente

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Ferramentas de desenho

Ferramentas de desenho É na barra de desenho que estão localizadas as principais ferramentas de construção de figuras. Geralmente esta barra localiza-se na parte inferior do ambiente de trabalho. Se essa barra não estiver sendo

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

ROTEIRO PARA RECADASTRAMENTO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

ROTEIRO PARA RECADASTRAMENTO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS CONTATOS PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS OU SOLUÇÃO DE DIFICULDADES COM O SISTEMA: IBAMA/Brasília: (61) 3316 1677 IBAMA/Vitória: (27) 3089 1190 / 1191 ROTEIRO PARA RECADASTRAMENTO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CADASTRO DE BANCOS E GERAÇÃO DE BOLETOS NO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO DE CADASTRO DE BANCOS E GERAÇÃO DE BOLETOS NO SINAI ALUGUEL O sistema SINAI ALUGUEL possui duas formas de emissão de boletos aos locatários: a) Impressão própria; b) Remessa. A primeira opção, a impressão é feita localmente e a imobiliária é responsável pelo envio

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

Microsoft Excel. Formulários PARTE 8 SUMÁRIO

Microsoft Excel. Formulários PARTE 8 SUMÁRIO Microsoft Excel Formulários PARTE 8 SUMÁRIO 1-) Formulários Personalizados no Excel... 2 1.1-) Botão Caixa de combinação.... 4 1.2-) Botão Caixa de opção.... 8 1.3-) Caixa de Grupo.... 11 1-) Formulários

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

O uso do visualizador de processos no e-tcu/administrativo

O uso do visualizador de processos no e-tcu/administrativo As equipes da Seadmin, Seginf e STI iniciam, com este Informativo, a divulgação de novas funcionalidades, orientações e dicas do e-tcu/administrativo, novo módulo de gestão de processos e documentos administrativos.

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Gerenciamento de Tarefas

Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Tarefas O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar de forma mais simples e eficiente todas as tarefas da empresa, relacionadas a contatos, projetos, propostas, contratos etc... Configuração

Leia mais

PASSO 2: PREENCHENDO SEUS DADOS PARA SE CANDIDATAR A UMA DAS OPORTUNIDADES OFERTADAS PELA FISIOCENTER CAXIAS

PASSO 2: PREENCHENDO SEUS DADOS PARA SE CANDIDATAR A UMA DAS OPORTUNIDADES OFERTADAS PELA FISIOCENTER CAXIAS PASSO 2: PREENCHENDO SEUS DADOS PARA SE CANDIDATAR A UMA DAS OPORTUNIDADES OFERTADAS PELA FISIOCENTER CAXIAS a. Depois de fazer seu CADASTRO e efetuar seu LOGIN, você terá acesso a mais opções no menu

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Guia do usuário. Versão 1.0. 2011. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

Guia do usuário. Versão 1.0. 2011. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Guia do usuário Versão.0 0. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... 4 Instalação do ofcdesk crayon... 5 Ativação do ofcdesk crayon... 7 Instalação do ofcdesk

Leia mais

Manual do Usuário Detalhar Demonstrativo Regra Conta e Item

Manual do Usuário Detalhar Demonstrativo Regra Conta e Item Manual do Usuário Detalhar Demonstrativo Regra Conta e Item Data e hora de geração: 01/07/2016 16:34 1 - Detalhar Demonstrativo Regra Conta e Item 3 2 1 - Detalhar Demonstrativo Regra Conta e Item 3 4

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

Manual de Submissão Rápida

Manual de Submissão Rápida Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual de Submissão Rápida Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Criando uma edição Acesse o Portal de

Leia mais

Treinamento do Sistema RH1000

Treinamento do Sistema RH1000 Treinamento do Sistema RH1000 = Bloco Seleção = Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial Atualizado em 23Jul2015 1 Estrutura do Sistema RH1000 Gerenciar e administrar Sistema RH1000 Planejamento Estratégico

Leia mais

Criando uma Agenda de Reuniões

Criando uma Agenda de Reuniões Criando uma Agenda de Reuniões A Agenda de Reuniões permite ao professor agendar compromissos com seus alunos, especificando os períodos em que estará disponível para ver os alunos e a duração de cada

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações

Conteúdos. Orientações para PowerPoint. Abrindo o PowerPoint. Escolhendo o Layout. Colocando botões e ações Conteúdos Orientações para PowerPoint Colocando botões e ações Anita Raquel Cestari da Silva Grando Barra menus Barra formatação Barra padrão Barra de visualização Barra de desenho Animação Ações Configurando

Leia mais

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Esse guia de prático de acompanhamento e consulta visa balizar as aulas apresentadas através das vídeo aulas. É fundamental que você assista em

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet Manual do Contribuidor Portal de Internet Projeto: Novo Portal de internet 1. Propósito Este documento tem o propósito de orientar usuários a utilizar as funcionalidades do portal do Inea no modo de contribuição.

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Manual do usuário SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 7 - Formatando os slides... 2 Inserindo Números de Páginas... 2 Criando e Alterando Esquemas de Cores... 2 Adicionando um Fundo Colorido aos Slides... 3 Efeitos de Preenchimento... 4 1

Leia mais