UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM BUSINESS INTELLIGENCE: ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO Por: Adriana Barbosa da Penha Orientadora Profª. Alessandra Sliwowska Rio de Janeiro 2012

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM BUSINESS INTELLIGENCE: ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO Apresentação de monografia à Universidade Cândido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial. Por: Adriana Barbosa da Penha.

3 3 AGRADECIMENTOS À Deus, em primeiro lugar, pela minha vida e por permitir mais esta vitória. Pela resposta silenciosa e poderosa em todos os momentos que O busquei. Pela inspiração, fé, determinação ao longo dos períodos e por permitir que eu não desistisse. À minha querida e amada mãe: pelo companheirismo de sempre, pelas horas de sono perdidas até eu chegar em casa em segurança após sair da faculdade, pela preocupação e incentivos aos estudos, e, sobretudo, por acreditar em meu potencial e ter permanecido ao meu lado até a conclusão desta monografia. Aos meus amigos (as) e familiares que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este trabalho tomasse forma. Pelo apoio, compreensão da ausência e felicidade com o alcance do meu sucesso. Ao meu namorado, pela compreensão nos momentos onde a dedicação para escrever foram maiores e pelo entusiasmo com que reagiu as minhas ideias. À orientadora Alessandra pelo coleguismo com que me tratou durante o período de escrita da monografia.

4 4 DEDICATÓRIA Aos que lutam um dia e são bons; Aos que lutam um ano e são melhores; Aos que lutam uma vida inteira. Estes são imprescindíveis. (Autor Desconhecido)

5 5 RESUMO O ambiente organizacional é composto de instabilidade e transformações e gera a necessidade de tomada de decisões mais assertivas e ágeis. Propondo-se ser auxílio neste âmbito, Business Intelligence (BI) é uma solução empresarial que alcançou posição e enraizou-se nos diferentes tipos de organizações por conceber informação e conhecimento a serem utilizados no processo decisório. Unindo tempo, competência e empenho na seleção das informações necessárias para a tomada de decisão, esta solução pode auferir novas oportunidades ou até mesmo aproveitar as já existentes no mercado, abrindo extensão para uma gestão com base na TI, prezada como causa importante de vantagem competitiva. Assim, o presente trabalho destaca as principais influências desta solução para as organizações, primando à importância da informação e do conhecimento no processo decisório. Palavras-chave: Business Intelligence, Tomada de Decisão, Informação e Conhecimento.

6 6 METODOLOGIA A metodologia empregada para a composição deste trabalho de monografia veio através da consulta a livros de autores como Primak, Vercellis, Chiavenato, entre outros para base da conceituação e definição do termo Business Intelligence, artigos científicos extraídos da Internet (Google Acadêmico) que fizeram o link à temática, vídeo-entrevista utilizada para exemplificar o case de sucesso no uso de um sistema de BI e outras pesquisas bibliográficas.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - O Conceito de Business Intelligence 09 CAPÍTULO II - A Importância da Informação e do Conhecimento 27 CAPÍTULO III Evolução das Tecnologias 36 CAPÍTULO IV Inteligência Empresarial 44 CONSIDERAÇÕES FINAIS 46 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 48 BIBLIOGRAFIA CITADA 50 ÍNDICE 52

8 8 INTRODUÇÃO O Business Intelligence é um termo atual e disseminado no mundo corporativo. Com definição abrangente, que vai além de um sistema, já se enquadra e faz correlação a vários segmentos de negócios. Está presente em organizações de diferentes tipos, independente do segmento de negócio ou porte da organização, onde decisões são tomadas com frequência e continuamente e a informação necessita chegar de forma veloz e em abundância, pois seu objetivo fundamental é recolher dados, transformá-los em informação, em seguida em conhecimento propício para a tomada de decisão. A velocidade dos negócios na web exige impõe que seja dado a quem decide autonomia para agir e que a tomada de uma decisão seja feita com o toda a informação possível e disponível, levando a afirmação de que todas as empresas devem fazer uma reestruturação organizacional em torno dela. O BI veio para realizar a tarefa de captação de oportunidades atuais e conferir vantagem estratégica para as organizações, assumindo um papel extremamente significativo no ambiente dos negócios. Com contribuições no processo de extração de grandes quantidades de dados, de análise de forma mais eficiente e transformação das informações em conhecimento para as organizações; no aumento da inteligência coletiva, facilitando a construção do conhecimento; no aumento da capacidade de aprendizagem da empresa, alterando a forma de captação, entendimento e comportamento, numa contínua remodelagem; no aumento da criatividade organizacional e apoio a produção de novas ideias ou até mesmo produtos/serviços, permite a organização a adaptar-se e se tornar mais dinâmica aos desafios, oportunidades e ameaças impostas pelo ambiente extraorganizacional e intraorganizacional.

9 9 CAPÍTULO I O CONCEITO DE BUSINESS INTELLIGENCE Nunca avalie a altura de uma montanha até que atinja o cume. Verá, então, como era baixa. (Dag Hammarkjold) As organizações estão inseridas em ambientes mutáveis, que exigem delas capacidade para serem adaptáveis e acompanharem as necessidades do mercado empresarial. A facilidade em ter respostas torna-se não somente artifício estratégico, mas também a distinção de cada organização. Cada vez mais criar estratégias será fator essencial no mercado. A partir do cruzamento de dados, será possível sintetizar informações e conhecimentos mais específicos e úteis no processo de tomada de decisão, inclusive na elaboração de estratégias de negócio, pois estes são fundamentos obrigatórios da produtividade e da competitividade. Desde o advento da Internet, na década de 90, ocorreram profundas alterações nos métodos de produção, nas relações econômicas e nos modelos de gestão, que levaram ao crescimento da importância das informações e do conhecimento. O efeito da globalização e do uso da tecnologia da informação intensificou a aceleração do ritmo dos processos de transformação atuais. Constatase um crescimento potencializado por parte das corporações de terem cada vez mais informações relevantes para à tomada de decisão, e, paralelamente, é observado um incremento nos instrumentos gerenciais hábeis de externar estas informações tão almejadas pelos executivos. Elucidado a partir da ideia de que as organizações precisam ser mais ágeis em todos os sentidos, o BI é um sistema que se utiliza da tecnologia da informação para propor soluções de contorno ou adaptação às alterações no ambiente empresarial verificadas nos macrossistemas. Desta maneira, tornam-se significativos os estudos sobre o BI oferecido às empresas que buscam o alinhamento entre quantidade e qualidade informacionais pertinente ao processo decisório, construindo o sucesso e continuidade destas.

10 Dado, Informação e Conhecimento Para melhor entendimento do conceito de BI, é primordial a definição dos termos dado, informação e conhecimento, pertencentes ao processo que culmina nas decisões gerenciais. Dado é entendido aqui como um elemento da informação que, isoladamente, não transmite nenhum conhecimento. São apenas elementos primários não trabalhados. É a matéria-prima de um sistema de BI. Informações são os dados selecionados, organizados e processados para se tornarem com algum desígnio e as formadoras do conhecimento dentro das organizações. Conhecimento é o processo de metamorfosear a informação em resultado que orienta ações estratégicas. Decisão, por sua vez, é o processo de escolher opções para ações a serem realizadas em função do negócio. Os elementos que compõe a cadeia dados-informação-conhecimento-decisão são considerados componentes importantes de qualquer sistema, inclusive do BI, pois são usados diretamente para fins de tomada de decisão. Uma vez que os dados brutos são convertidos em informações úteis e estas, por sua vez, geram conhecimento às organizações para posicionar-se estrategicamente e encaminharem seus negócios de maneira inteligente, a modificação dos dados em informação e conhecimento, por meio de ferramentas de extração adequadas, são mais aproveitados quando inseridos em um sistema de BI, dando suporte aos gestores no processo de tomada de decisões mais acertadas e eficazes, o armazenamento destes elementos são capazes de fornecer informações precisas sobre a organização. 1.2 Definindo Business Intelligence

11 11 Muito se ouve falar em Business Intelligence e em seus benefícios. Entretanto, não se tem uma ideia exata do que seja. O BI, que pode ser traduzido em Inteligência em Negócios, representa o processo de coleta de dados, organização, análise e que culmina em informações, oferecendo suporte à gestão de negócio e integração dos aplicativos e tecnologias capazes de extrair e analisar estes dados corporativos de forma mais simples, de modo que a organização ganhe tempo e produtividade e gestores possam tomar as melhores decisões para o negócio. De forma mais detalhada, existem muitas definições para o termo: Vercellis (2009) Conjunto de modelos matemáticos e metodologias de análise que exploram os dados disponíveis para gerar informações e conhecimento útil para complexos processos decisórios. Sezões, Oliveira e Baptista (2006) Conceito que engloba um vasto conjunto de aplicações de apoio à tomada de decisão que possibilitam um acesso rápido, partilhado e interativo das informações, bem como a sua análise e manipulação. Antonelli (2009) Ferramenta que se utiliza da tecnologia da informação para coletar dados, analisá-los e transformá-los em informação para as organizações. Primak (2008) É o processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados contidos em Data Warehouse e/ou Data Mart, gerando informações para o suporte à tomada de decisões no ambiente de negócios. Barbieri (2001) A utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa. Partindo da afirmação que informação é fator crucial para gerar produtividade e competitividade às organizações, pode-se afirmar também que o conhecimento adquirido por elas é essencial para o processo decisório. Tal afirmativa pode ser considerada a justificativa para a existência do BI, pois como principal suporte a tomada de decisões, sua serventia vem sendo comprovada pela dinâmica adquirida na obtenção das informações e melhoria dos processos.

12 12 Por fornecer perspectiva sistêmica do negócio, e, sobretudo, ajudar na uniformização dos dados e na transformação em informações de qualidade, a tomada de decisão torna-se mais eficiente em várias dimensões, servindo até na análise dos indicadores de desempenho empresarial. Um fato a ser frisado refere-se ao BI poder proporcionar ganhos não somente ao alto escalão executivo, mas também a determinados setores que precisem se basear em informações concretas para tomar decisões, como comercial, marketing, recursos humanos, finanças, operacional, etc.. O grande desafio é saber gerenciar da melhor forma as informações, exigindo do gestor (ou quem for decidir) ter capacidade analítica de compreensão e interpretação, pois o BI quando bem utilizado pode até detectar tendências, cenários e oportunidades e permitir a tomarem-se decisões eficazes, precisas e no tempo correto. A sobrevivência e continuidade das organizações dependem do seu tempo de resposta às mudanças do ambiente externo, bem como das adaptações que devem ocorrer a nível ambiente interno, para que as respostas sejam subsequentes. Para tornar possível a integração de todos os setores da organização, o BI e os sistemas de informação atuam da mesma maneira que as pessoas, isto é, integrando dados, informação, imagem, gráficos, relatórios, etc e induz à organização ao empowerment, conferindo informação e poder decisório aos seus usuários. O envolvimento das pessoas e o conhecimento adquirido por elas para tomar decisões são fatores que influenciam o desempenho organizacional e aumentam a superioridade competitiva, independente das funções ou níveis hierárquicos. As evidências apontam que, portanto, as organizações não poderão perder tempo com processos decisórios lentos e ineficazes. O uso do BI diminuirá o tempo gasto e aumentará a competitividade, e, exigirá das mesmas mais ênfase no gerenciamento do conhecimento e não apenas na administração de dados ou informações Histórico e Evolução A expressão Business Intelligence não é moderna. Estudos indicam que o conceito já era utilizado pela sociedade há milhares de anos. Primak (2008, p.1)

13 13 corrobora com esta ideia ao afirmar que a sociedade do Oriente Médio antigo utilizavam os princípios básicos do BI quando cruzavam informações obtidas junto à natureza em benefício de suas aldeias. Através de princípios simples e básicos tornou-se possível obter as informações necessárias para classificar decisões importantes destinadas à melhoria de vida. Desde aquele período, muitas mudanças ocorreram na sociedade, marcando a evolução do mundo. Todavia, a premissa do BI se manteve e não sofreu muita alteração. Claro que ocorreram mudanças significativas no processo de produção dos bens de consumo e alimentos, bem como na forma das empresas se projetarem e na sociedade propriamente dita, mas é notório que as metodologias usadas pelos povos antigos para garantirem sobrevivência e continuidade de suas comunidades se apuraram para acompanhar as emergentes transformações. Primak (2008, p.4-5) expõe os principais acontecimentos que marcaram a sociedade e que expressam o crescimento do BI: PERÍODO Idade Antiga Século XVI Década de 60 Década de 70 Década de 80 Década de 90 ACONTECIMENTOS Povos do Oriente Médio cruzavam informações da natureza, marés, entre outros fatores para analisarem a viabilidade do cultivo de determinadas espécies, períodos de pesca abundante, etc. Rainha Elizabeth I determinou que a base da força inglesa fosse informação e comércio e ordenou, então, ao filósofo Francis Bacon que inventasse um sistema dinâmico de informação, o qual foi amplamente aplicado pelos ingleses. Evolução dos computadores e mudança de foco das empresas, que passaram a perceber os dados como uma possível e importante fonte geradora de informações decisórias e que renderiam eventuais lucros. Época também dos cartões perfurados e da predominância das linguagens de programação COBOL, ASSEMBLY e FORTRAN. Evolução das formas de armazenamento e acesso a dados DASD e SGBD (Sistema Gerenciados de Banco de Dados) e desenvolvido o EIS. Desenvolvimento e evolução das linguagens de programação CLIPPER e PASCAL e início da aplicação do termo Business Intelligence; Início do termo CPD nas empresas, desenvolvimento do Data Warehouse e maior interesse do setor corporativo pelas soluções de BI.

14 14 Década de 2000 Evolução dos conceitos de DSS (Decision Support System), um sistema de suporte a decisão, das planilhas eletrônicas, geradores de consultas e de relatórios, Data Marts, Data Mining, ferramentas OLAP, entre outras, estreitamento das conexões entre BI e o ERP e surgimento do termo E- Business. Pela interpretação do quadro, muito antes da era Pré-BI, defendida por Lima (2010, p.2) e posicionada cronologicamente entre 30/40 anos atrás, ocorreram manifestações no sentido da informação. Os acontecimentos importantes para a administração dos negócios e que fazem referência ao uso do BI nas organizações, começaram a serem mais expressivos a partir da década de 60, quando os computadores diminuíram de tamanho para ocupar as residências, tendo seu posicionamento mais claro a partir da década de 70 pelo desenvolvimento do EIS, uma ferramenta de consulta que auxiliava a alta administração e oferecia aos usuários uma visão sistêmica de toda a organização. Todavia, foi somente na década de 80 que se inaugurou a aplicação do BI nas organizações, pela percepção de que os dados poderiam ser fonte de informações para a tomada de decisão. No decorrer dos anos seguintes, os desenvolvimentos das linguagens de programação, dos computadores e dos modelos gerenciais, propuseram às organizações várias mudanças de foco e aproveitamento das oportunidades que eclodiram a partir deles. Todas as contingências que sinalaram os períodos culminaram para que, na década de 90, ocorresse a criação, disseminação e desenvolvimento do Data Warehouse, grande repositório de dados ou sistema de armazenamento de dados que produze aplicações otimizadas que são um auxiliar precioso no momento da escolha da melhor opção dentre o leque de possibilidades. Desde a década de 2000, que o desenvolvimento do BI está atrelado aos Sistemas Integrados de Gestão, popularmente conhecimentos como ERPs (Enterprise Resources Planning), cujas funções eram facilitar o aspecto operacional das empresas, registrando, processando e documentando cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuindo a informação de maneira clara, segura e em tempo real, e que surgiram no final do século XX prometendo otimizar os processos organizacionais de forma integrada e tinham como propósito controlar uma empreendimento de ponta a ponta, da produção às finanças, como um todo.

15 15 Antes de ocorrer o estreitamento das relações entre os ERPs e o BI, ocorreram as evoluções dos conceitos de DSS, sistema que dava suporte a decisão, e das ferramentas de consultas e geradoras de relatórios, como o Data Marts e Data Mining. O surgimento do termo E-Business, solução que tinha como premissa a integração de todas as atividades da organização, incluindo seus processos operacionais, produtos, vendas, marketing, contabilidade, produção e serviços com a Internet, transformando o negócio em eletrônico, ampliou o desenvolvimento das ferramentas e serviços que assistenciava o administrador e o negócio, representando um up gerencial. O propósito do DSS foi aprimorada para se transformar em E-DSS, um serviço do E-Business que tratava das informações compiladas para a tomada de decisão estratégica de uma empresa em tempo real (online). Desde o advento da Internet e a globalização dos mercados, onde as forças econômicas ultrapassam fronteiras, resultando em mais comunicação, mais comércio e mais oportunidades, já existia a exigência que as corporações deveriam se modificar e adaptar-se, não somente aos avanços tecnológicos e as inclinações (tendências) anunciadas, mas também aos cenários que se projetam diariamente, a cada momento, indicando o progresso do uso da Internet e de uma nova maneira de se fazer negócios. O uso da rede e dos negócios online permitiu disponibilizar soluções para um número maior de pessoas ao redor do mundo. As contribuições da Web e Internet, dos ERPs e do E-Business aceleraram os negócios em todos os níveis. O novo panorama permitiu maior conexão entre os serviços de E-DSS e ERPs às soluções de BI. O desenvolvimento da ferramenta ganhou destaque no mundo corporativo, principalmente por fornecer as competências necessárias para que as organizações pudessem atender aos novos consumidores, cada vez mais exigentes. A mudança de direcionamento e da visão das organizações sobre o melhoramento dos processos operacionais e das relações interdepartamentais foi o escopo para ideais de uma orientação empresarial com base nas informações, no conhecimento e melhoria dos processos gerenciais, onde as organizações podiam dispor de uma ferramenta que permitisse agrupar dados numa base única e manejá-los de forma que fosse possível realizar diferentes análises sob vários ângulos, em único sistema partilhado.

16 16 A fusão de várias ferramentas de consulta, análise e geração de relatórios em uma única solução de negócio, o BI, na prática fez com que as empresas conseguissem melhorar seus processos em diferentes segmentos, gerando mais recursos e capital para elas. A informação, que acabou caindo no esquecimento de grandes bancos de dados existentes nos sistemas isolados, voltou a ter importância. O agrupamento das várias vertentes em uma ferramenta de gestão que proporcionasse a ordenação e usufruto de toda comunicação informacional gerada, fez e faz do BI uma solução vital para um direcionamento empresarial próspero, sólido e duradouro, aliado as competências de cada segmento e fundida às principais características da realidade empresarial. A certeza de que o BI é o atual caminho gerencial tem embasamento nas possibilidades de realização de uma série de análises e projeções que podem agilizar os processos de tomada de decisão e à formulação de estratégias e vantagens competitivas para as organizações, uma vez que o direcionamento para o sucesso de uma organização passa pela designação de estratégias adequadas e, como tal, pelo aproveitamento de sistemas de informação especializados e especialmente desenhados para servirem de suporte às decisões. Formular estratégias de desenvolvimento e inovação de modo a estabelecer vantagem competitiva e tirar o máximo proveito das oportunidades que surgem no mercado a todo momento, exige das organizações mecanismos de armazenamento de enormes quantias de dados em formas eletrônicas e à necessidade iminente de extrair delas informações e conhecimentos úteis a diversas aplicações (como por exemplo, na análise de mercado, administração empresarial, apoio à decisão, etc). Atentas a este fato, as organizações entendem a importância que as informações têm para a geração do conhecimento utilizada nos processos decisórios e na geração de lucros, resultados e alavancagem do negócio Aplicabilidade Durante anos iniciais a sua difusão no mundo corporativo, o BI pertenceu ao departamento de TI, por ser um termo que expressa tecnologia e informática de acordo com Primak (2008, p.6), e dos responsáveis pela exposição dos resultados

17 17 aos executivos tomadores de decisões. Hoje, ele pertence a todos os membros da organização que necessitam de informações para se tomar decisões. A aplicabilidade do BI dentro das organizações é vasta e tem atuação em diferentes níveis estruturais, o que permite as mesmas de tomar ações preventivas, a organizar-se, posicionar-se, antecipar-se e agir mais prontamente as mutações do ambiente externo. De maneira mais detalhada, é: Gerir e antecipar o risco, analisando as potenciais tendências e evoluções do mercado, através da análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades (análise SWOT) para minimizar os riscos ligados à incerteza; Organizar as informações dispersas, extraindo somente as que possam ser relevantes para o negócio, e construir cenários para ajudar os gestores na tomada das decisões; Inovar pela detecção de oportunidades e de novos negócios, através da exploração dos dados que se tenham tornado pertinentes; Agir oportunamente face aos concorrentes, conhecendo o mercado, analisando quais as potencialidades de crescimento, quais os produtos ou serviços que mais se adaptem às necessidades dos clientes, etc; Posicionar-se estrategicamente no mercado adquirindo um conhecimento aprofundado do ambiente que envolve à organização: nível de competitividade, o número de concorrentes, market share, capacidade financeira, produtos e serviços, procedimentos, tecnologia de que dispõem e até estratégia. A ideia é aprender a explorar as fraquezas dos concorrentes e aumentar as forças; Antecipar as mudanças nos mercados assegurando as informações relevantes e determinar entre elas, quais representam ameaças ou oportunidades. Em diferentes segmentos de negócios, são notórios os resultados trazidos pela implementação do BI, o que compensa seu investimento. Empresas do varejo, por exemplo, através de pesquisas relativas ao comportamento do consumidor, poderá descobrir quais serviços atendem melhor seus clientes. Nas empresas

18 18 financeiras, como bancos e corretoras, por exemplo, a partir do BI podem mais rapidamente selecionar os grandes clientes para o tratamento personalizado ou ainda selecionar os clientes potenciais. Na indústria, seu uso pode ampliar a produção e conter as despesas fixas, reduzindo os custos operacionais. De uma maneira geral, observa-se aplicação do BI para qualquer tipo de negócio, independente do porte da empresa que se destinar, podendo ser destinadas as áreas comerciais (por exemplo: análise da força de vendas e comportamento de consumo), marketing (por exemplo: análise do ciclo de vida do produto e formas de penetração no mercado e segmentação), finanças (por exemplo: previsão, planejamento e orçamentação), logística (por exemplo: controle da qualidade e da logística), gestão de talentos (por exemplo: avaliação da performance e competências), entre outras. Atualmente, o direito de decidir não está mais concentrada nas mãos dos executivos. O conhecimento se distribuiu a todos que necessitam das informações para gerir os negócios. A eliminação da hierarquia e a ampliação da delegação de tarefas e poderes tornou-se diferencial competitivo, uma vez que colaboradores que mantêm contato direto com clientes, fornecedores, distribuidores ou parceiros de negócios, já tomam decisões baseadas em informações consistentes e fazem uso da inteligência e do conhecimento oriundos da organização para eliminar a lentidão que qualificava o processo decisório. A maioria dos estudiosos vê uma aplicabilidade eficaz do BI em todas as empresas, desde que analisado o custo x benefício e haja o alinhamento objetivo do projeto de BI com os interesses da organização. Aproveitar as funcionalidades e conhecimentos que o BI proporciona não é somente um fator de sucesso, mas (essencialmente) um fator de sobrevivência. Cada vez mais uma empresa demanda ter agilidade comercial, habilidade de tomar decisões e refinamento na elaboração de estratégias para clientes. Tudo isso dentro do menor tempo executável. Atingir as metas passou a requerer um envolvimento maior e o BI a ser encarado como uma aplicação integrada para o alcance dos resultados e para um melhor planejamento estratégico e gestão Objetivos

19 19 O objetivo a que se destina o BI é justamente auxiliar as pessoas no momento de decidir através das funções de extração, análise e aplicação das informações recebidas, de forma que os executivos do alto nível obtenham o lucro almejado. De acordo com Vercellis (2009, p.6-8) o principal objetivo dos sistemas de BI é fornecer conhecimento aos usuários (indivíduo ou equipe) com ferramentas e metodologias que lhes permitam tornar decisões eficazes. Nos dias de hoje, as mais diferentes circunstâncias para a tomada de decisão faz com que o BI seja assumido, neste contexto, como uma poderosa ferramenta de gestão que viabiliza o processo decisório e integra as atividades. Com função estratégica pela sua capacidade de converter dados em informação, conhecimento e a descoberta de novos conhecimentos dentro da organização, seu papel é vital no planejamento das atividades empresariais com o único propósito de servir como instrumento apoiador da apreciação dos dados sobre os quais o coletivo desenvolve atividades Componentes do BI Associado a um sistema, o BI, como tal, possui componentes que devem ser levados em consideração para melhor entendimento de seu funcionamento. Em um sistema, os dados primários (entrada) que são inseridos e convertidos em informações (saída), são processados, filtrados e analisados em diferentes fases. De maneira mais simplificada, a figura abaixo mostra um sistema: DADOS (Entrada) PROCESSAMENTO INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (Saída) Segundo Antonelli (2009, p.81), os componentes do BI consistem em ferramentas que realizam em conjunto o trabalho de armazenamento de dados, análise de informações e na mineração de dados. Assim sendo, são componentes de um sistema de BI os dados operacionais, as ferramentas de armazenagem e mineração destes dados, as ferramentas de consulta e elaboração de relatórios e

20 20 gráficos simples, que geram as informações e o conhecimento a ser utilizado na tomada de decisão. Sucintamente, uma típica estrutura de um sistema de BI possui ferramentas de consulta para a análise e exploração das várias alternativas a serem consideradas no ato de decidir. Contudo, antes de até mesmo explorar as informações e os conhecimentos gerados, faz-se necessário uma gestão mais cuidadosa do armazenamento da matéria-prima do sistema, os dados operacionais. Estes dados são originados a partir de todos os processos operacionais da empresa e são armazenados pelos sistemas de informação utilizados por ela. Estruturas exclusivas como o ODS (Operacional Data Store) que garantem o armazenamento e a integridade dos dados e o ETL (Extraction, Transformation and Load) ou denominado por autores como Data Integration se responsabilizam pela preparação, descobrimento da origem, limpeza e transformação em único padrão (formato) para utilização. Depois de selecionados pelo ODS e ETL, os dados operacionais podem ser armazenados no Data Mart ou Data Warehouse, estruturas com o principal objetivo de armazenar informações capazes de sustentar a inteligência da organização, para ser aplicada na tomada de decisão. Juntamente com o DM e o DW, o Data Mining corresponde a ferramenta de exploração e mineração dos dados. Esta ferramenta é decisiva para o processo de BI por oferecer uma poderosa alternativa para a descoberta de novas oportunidades de negócio e, acima de tudo, traçarem novas estratégias para o futuro. A arquitetura de um sistema de BI pode ser revelada de várias formas. Das mais simplistas às complexas, a característica diferencial é a interface (parte visual), o que é um dos elementos importante para absorção e percepção de quem o usa. As análises tradicionais já não mais assertivas face as necessidade de análise por diversas variáveis, sejam comerciais, políticas, geográficas, demográficas ou organizacionais. A utilização de tabelas e gráficos mais enxutos e básicos, bem como a utilização de indicadores e ferramentas animadas que ampliam a interação entre o usuário e o sistema. Esta necessidade de diferenciação permitiu o incremento de outras ferramentas, como Front-end (parte visível do sistema ao usuário e representado por relatórios padronizados, portal de intranet/internet/extranet e funções de forecasting projeções de cenários baseados em premissas),

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Inteligência Empresarial. BI Business Intelligence. Business Intelligence 22/2/2011. Prof. Luiz A. Nascimento

Inteligência Empresarial. BI Business Intelligence. Business Intelligence 22/2/2011. Prof. Luiz A. Nascimento Inteligência Empresarial Prof. Luiz A. Nascimento BI Pode-se traduzir informalmente Business Intelligence como o uso de sistemas inteligentes em negócios. É uma forma de agregar a inteligência humana à

Leia mais

srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo

srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação BI Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof a.:lillian Alvares Fóruns óu s/ Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leonor Cordeiro Brandão Relembrando Vimos alguns conceitos importantes: O que são dados; O que é informação; Quando uma informação se transforma em conhecimento;

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Data Warehouse. Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda

Data Warehouse. Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda Agenda Introdução Contexto corporativo Agenda Introdução Contexto corporativo Introdução O conceito de Data Warehouse surgiu da necessidade de integrar dados corporativos

Leia mais

www.jrsantiago.com.br

www.jrsantiago.com.br www.jrsantiago.com.br Gestão do Conhecimento em Projetos José Renato Santiago Cenário Corporativo Muitas empresas gastam parte significativa de seu tempo no planejamento e desenvolvimento de atividades,

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

XVIII JORNADA DE ENFERMAGEM EM HEMODINÂMICA.

XVIII JORNADA DE ENFERMAGEM EM HEMODINÂMICA. . Qualificando o desempenho operacional utilizando ferramentas de Tecnologia de Informação. sfl.almada@gmail.com Enfª Sueli de Fátima da Luz Formação: Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia Universidade

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Como melhorar a tomada de decisão. slide 1

Como melhorar a tomada de decisão. slide 1 Como melhorar a tomada de decisão slide 1 P&G vai do papel ao pixel em busca da gestão do conhecimento Problema: grande volume de documentos em papel atrasavam a pesquisa e o desenvolvimento. Solução:

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Contextualização ENGENHARIA DE SOFTWARE ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO Perspectiva Histórica Engenharia de Software 1940:

Leia mais

A importância da. nas Organizações de Saúde

A importância da. nas Organizações de Saúde A importância da Gestão por Informações nas Organizações de Saúde Jorge Antônio Pinheiro Machado Filho Consultor de Negócios www.bmpro.com.br jorge@bmpro.com.br 1. Situação nas Empresas 2. A Importância

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBAIE*08/00 Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Fóruns / Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias e experiências que

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI),

Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI), Adriano Maranhão BUSINESS INTELLIGENCE (BI), BUSINESS INTELLIGENCE (BI) O termo Business Intelligence (BI), popularizado por Howard Dresner do Gartner Group, é utilizado para definir sistemas orientados

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Introdução ao GED Simone de Abreu

Introdução ao GED Simone de Abreu Introdução ao GED Simone de Abreu GED O que é isso? O conhecimento teve, ao longo da história, diferentes significados e funções. No tempo das cavernas nossos antepassados transmitiam aos seus descendentes

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo

FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo FURB - Universidade Regional de Blumenau TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico: Fernando Antonio de Lima Orientador: Oscar Dalfovo Roteiro Introdução Sistemas de Informação - SI Executive Information

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

Solução em Software e Automação Comercial

Solução em Software e Automação Comercial Solução em Software e Automação Comercial EMPRESA A Aps Informática é uma empresa de desenvolvimento de sistemas voltados para a gestão empresarial localizada em Recife, Pernambuco. Desde 1992 no mercado,

Leia mais

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques

Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Pesquisa sobre: Panorama da Gestão de Estoques Uma boa gestão de estoques comprova sua importância independente do segmento em questão. Seja ele comércio, indústria ou serviços, o profissional que gerencia

Leia mais

Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii. Parte I - Empresa e Sistemas, 1

Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii. Parte I - Empresa e Sistemas, 1 Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii Parte I - Empresa e Sistemas, 1 1 SISTEMA EMPRESA, 3 1.1 Teoria geral de sistemas, 3 1.1.1 Introdução e pressupostos, 3 1.1.2 Premissas

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos

A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos Denis Alcides Rezende Do processamento de dados a TI Na década de 1960, o tema tecnológico que rondava as organizações era o processamento de

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Inovação, Conhecimento & Sustentabilidade

Inovação, Conhecimento & Sustentabilidade Inovação, Conhecimento & Sustentabilidade José Renato S. Santiago Júnior Para Pensar a Respeito... A Inovação tem se tornado um dos principais fatores de geração de riqueza e valor das organizações; Atualmente

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT O resultado prático para as empresas que adotam esse conceito de software, baseado no uso da tecnologia é conseguir tirar proveito dos dados de que dispõem para conquistar

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais