PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2"

Transcrição

1 PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2 Resumo: Trataremos da valorização do patrimônio, cultura e memória, até o tombamento histórico da Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas localizada na cidade de Serra Azul, no interior do estado de São Paulo, no período de 2010, onde iremos apontar o significado da Escola, e o que ela representa culturalmente para os Serra-azulenses, por meio de fundo do memorialista Mazotto de Lima e autores que trabalham com Patrimônio, junto com o processo de Tombamento, onde iremos relatar por que e como que se deu o tombamento da citada escola. Palavras Chaves: Patrimônio, Cultura e Memória. Introdução Este projeto pretende estudar o patrimônio cultural escolar, em especial a escola Francisco Ferreira de Freitas, na cidade de Serra Azul, a partir do processo nº: Processo: 24929/1986 Tombamento: Res. SC 60 de 21/07/2010 Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 11/11/2010, páginas 112,113 e 114 Código Sec. Est. Educ.: Um dos objetivos é abordar os motivos do tombamento da referida escola, qual iremos analisar os motivos de seu tombamento. Foram pesquisados os arquivos do CONDEPHAAT, em São Paulo este processo, extraindo dele a referente ao tombamento da Francisco Ferreira de Freitas, como se deu e quais as características que a levaram fazer parte do 1 Graduando do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá 2 Doutora em História Unesp Franca, coordenadora e professora do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá.

2 projeto do CONDEPHAAT, que contém um conjunto de sessenta escolas de mesma característica histórica. Os estudos iniciaram a partir da entrada do pedido de tombamento até o desfecho do processo que aconteceu em 2010, todo o processo envolvido será analisado no desenvolvimento do trabalho. A importância desta pesquisa se da pelo motivo de ser o primeiro patrimônio tombado na cidade de Serra Azul. A Instituição a ser Estudada é a Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas localizada na cidade de Serra Azul, Rua: Padre Soares, nº 5. Foi inaugurada no ano de 1911, com quatro salas em u variando esquemas de alas e núcleo central autoria não identificada. Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a estrutura paulista. Entre as motivações para escrever sobre o tema, está o desejo de aprofundamento sobre o tema patrimônio e fato do autor desta pesquisa ter estudado na Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas. Durante os anos cursando Colegial e hoje no curso de História, despertou-se o interesse em escrever sobre essa instituição, que colaborou com a formação de várias gerações na cidade de Serra Azul. Conhecer bem a Cidade de Serra Azul e o fato da E. E. Francisco, (Chicão), ter sido o primeiro bem tombado na cidade, contribuiu para que o interesse se concretizasse na pesquisa que hora se apresenta. Objetivos:

3 O objetivo deste trabalho será entender como ocorreu e porque ocorreu o tombamento da Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas. Além de comparar os valores e significados para a história, tal como memória e cultura. Conhecer ações administrativas de programa e/ou serviços, como modo implementar as ações de modo a agilizar o processo, a documentação e o processo de avaliação em todos os níveis de intervenção de tombamento. Entender a metodologia aplicada é leitura bibliográfica e análise para melhor formular o desenvolvimento do trabalho. Metodologias Revisão bibliográfica, como parte do processo de investigação, e para tal as referências deste método usado por António V. Bento do Centro de Investigação em Educação Universidade da Madeira, que no seu artigo da um caminho muito prático. Uma revisão abrangente envolve essencialmente quatro passos: 1º Identificar palavras-chave ou descritores. A primeira coisa a fazer é constituir uma série de descritores ou lista de palavras-chave relacionadas com o seu tópico para fazer a pesquisa nas bases de dados e nos motores de busca. 2º Rever fontes secundárias. Fontes secundárias são aquelas que são escritas por autores que interpretam os trabalhos de outros. Incluem resumos, enciclopédias, dicionários temáticos e manuais. São importantes porque combinam conhecimento a partir de várias fontes primárias e dão uma visão geral rápida sobre o assunto. 3º Recolher fontes primárias. Nesta fase determine quais livros e artigos são mais relevantes para o seu estudo e recolha cada uma das fontes primárias 3. 3 BENTO, A. (2012, Maio). Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp ). ISSN: p.2, disponível em << >> ( acessado em 19/08/2015)

4 Com estes métodos de revisão e análise, além de estudar a fundo o Processo de Tombamento extraindo as informações a respeito do Tombamento cultural e histórico da Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas. Diante dos estudos feitos, no decorrer do trabalho, explicaremos como, e por que se deu o processo de tombamento da escola já citada. Compreenderemos a implantação da política pública de patrimônio cultural, especialmente no tange ao papel do CONDEPHAATH. Como fonte principal, pesquisa documental do processo de tombamento das escolas paulistas: processo nº 24929/86 já citado anteriormente, e como parte ilustrativa fotos do fundo pessoal do Memorialista Mazotto de Lima. A fim de compreender a escola como patrimônio cultural onde realizaremos um breve histórico da implantação das escolas em São Paulo, entendendo como vem se realizando a preservação do patrimônio escolar no Brasil, a partir de estudos já realizados por outros autores. E por final descrever a atuação do Condeephaat e o processo de tombamento das escolas paulistas estudando o tombamento da Escola estadual Francisco Ferreira de Freitas. Referências ALMEIDA, Adenilton Santos de. FIGUEIREDO, Natália Maria. Paper. Graduandos do Curso de História, 3º semestre, do Centro Universitário Barão de Mauá, BRASIL, LEI Nº , DE 22 DE OUTUBRO DE Disponível em: _cria%C3%A7%C3%A3o%20do%20CONDEPHAAT.pdf Acesso em: 15/05/2015. CAMPOS, Guilherme Pires de. Memórias de velhas crianças: a Revolução de 1932 nos relatos de moradores de Cássia dos Coqueiros, SP. Ribeirão Preto, 2014.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) Centro Universitário Barão de Mauá, CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: Conceitos, políticas, instrumentos. São Paulo: Annablue; Belo Horizonte: IEDS, CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São paulo: Unesp, 2001.

5 DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco. Documentário sobre o aniversário de 78 anos de emancipação política de Serra Azul, disponível em << >> ( acessado em 20/05/2015) EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. trad. Sandra Castello Branco. São Paulo: Unesp, FIRAVANTI, Carlos. Arquitetura do Saber. Pesquisa/ FATESP.nº228,fevereiro FONSECA, Maria de Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; MinC- Iphan, FUNARI, Pedro Paulo Abreu, PELEGRINI, Sandra C. Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, IPHAN. Coletânea de leis sobre preservação do patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, Editora da Unicamp, NASCIMENTO, Rodrigo Modesto. Instituições de proteção ao patrimônio cultural: um olhar sobre as práticas políticas do Condephaat no Oeste Paulista ( ). A ESCRITA HISTÓRICA E SUAS MÚLTIPLAS FACES, p NORA, Pierre. Entre memória e história: A problemática dos lugares. In: projeto História. São Paulo, Dezembro,1993. MESENTIER, Leonardo Maques de. A Natureza Política do Patrimônio Cultural Disponível em: o-marques-mesentier.pdf Acesso em: 08/05/2015. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos 5.10(1992): (1993). REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Rio de janeiro: SPHAN, nº1 - Artigo 15.

6 RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 2º ed. São Paulo: Companhia das letras SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do Patrimônio Histórico escolar no Brasil: Notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis,v.14,n.26,jan./jun.2013.

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria.

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. 07/10 14/10 21/10 28/10 04/11 11/11 18/11 25/11 02/12 09/12 16/12

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS (PPHPBC) EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO

Leia mais

Patrimônios Culturais 60H

Patrimônios Culturais 60H Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Curso de Mestrado em Antropologia Social Disciplina: Patrimônios Culturais 60H Prof. Manuel Ferreira Lima Filho mflimafilho@yahho.com.br

Leia mais

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MUSEU ESCOLAR: UMA

Leia mais

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Disciplina Intervenção na preexistência Professora Maira Rios Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Missões, intervenção de Lucio Costa OBJETIVOS Exercitar o raciocínio

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

EMENTA: OBJETIVOS: METODOLOGIA:

EMENTA: OBJETIVOS: METODOLOGIA: Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. Campus Universitário Trindade CX Postal 476. CEP: 88010-970 Florianópolis, Santa Catarina.

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora Walkíria Maria de Freitas Martins 1 Évora: um outro olhar Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.

Leia mais

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2 AS INFLUÊNCIAS MERCANTILISTAS E SOCIAIS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: OS CASOS DA PRAÇA TIRADENTES EM OURO PRETO/MG E DA PRAÇA DA LIBERDADE EM BELO HORIZONTE/MG SILVA, Vanessa Regina Freitas

Leia mais

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES):

Leia mais

Apresentação do curso 1ª aula 14/03 Apresentação do curso. 2ª aula 21/03 - Documentos e contextos

Apresentação do curso 1ª aula 14/03 Apresentação do curso. 2ª aula 21/03 - Documentos e contextos Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Perspectivas do patrimônio cultural (MPAT009) Status:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO: MUSEOLOGIA DISCIPLINA: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO MUNDIAL CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE:

Leia mais

Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS META Listar os principais bens culturais nacionais e sergipanos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Compreender a incidência do tombamento nos bens de pedra

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Edifício Diederichsen, Art Decô, Ribeirão Preto, Arquitetura, Urbanismo, História.

PALAVRAS CHAVE: Edifício Diederichsen, Art Decô, Ribeirão Preto, Arquitetura, Urbanismo, História. EDIFÍCIO DIEDERICHSEN, O MARCO DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE RIBEIRÃO PRETO 1 Marcelo Goveia de ARAUJO 2 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 3 RESUMO: Neste trabalho, teremos como objetivo, apresentar

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA Memória e Patrimônio Cultural PROFESSOR René Lommez Gomes DEPARTAMENTO

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado/Doutorado E-Mail : ppged@faced.ufu.br Av. João Naves de Ávila, nº 2121 Campus Stª Mônica Bloco G.

Leia mais

RESGATE DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE LÁBREA POR MEIO DE FOTOGRAFIAS

RESGATE DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE LÁBREA POR MEIO DE FOTOGRAFIAS RESGATE DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE LÁBREA POR MEIO DE FOTOGRAFIAS Leara Moreira de Lira 1 ; Fábio Teixeira Lima 2 ; Éden Francisco Barros Maia 3 INTRODUÇÃO O resgate dos monumentos históricos de Lábrea

Leia mais

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 1º Semestre Professoras: Período: 1º semestre de 2015 Dados de acordo com o Projeto do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus de Goiabeiras Curso:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-2 DISCIPLINA: Políticas Públicas em Cultura PROFESSOR: Ms. Alan Dutra de Melo I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA O conceito de políticas públicas, e o seu

Leia mais

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO Camila Vanessa Ferlin de SOUZA Mayara da

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas II Profª. Raquel

Leia mais

O DIREITO NA BUSCA DE EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DA CIDADE DE PELOTAS/RS. PERES, Ivana Morales. 1 1.

O DIREITO NA BUSCA DE EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DA CIDADE DE PELOTAS/RS. PERES, Ivana Morales. 1 1. O DIREITO NA BUSCA DE EQUILÍBRIO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DA CIDADE DE PELOTAS/RS PERES, Ivana Morales. 1 1 Bacharel em Direito e Especialista em Direito Processual pela Universidade

Leia mais

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS MINISTÉRIO GOIÁS FACULDADE DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR RESPONSÁVEL: Leila Borges Dias Santos CARGA

Leia mais

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO META Evidenciar o ato de tombamento como um ato administrativo que preserva e reconhece o patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: definir o que vem a ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Laboratório de Ensino de História Oral CÓDIGO: HST 7006 NÚMERO

Leia mais

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio)

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio) Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Instituições de Memória Status: Eletiva Curso: Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópico Especial: História, Patrimônio Cultural e Memória CÓDIGO:

Leia mais

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva.

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva. Disciplina: HST 7920 Semestre: 2015/1 Turma: 05335 Nome da disciplina: Introdução aos Estudos Históricos para Arquivologia Professor: Rodrigo Bonaldo Monitores/estagiários: Horário: Quartas e sextas, às

Leia mais

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30

Literatura Brasileira Código HL ª: 10h30-12h30 Código HL 012 Nome da disciplina VI Turma A 3ª: 07h30-09h30 6ª: 10h30-12h30 Pedro Dolabela Programa resumido Falaremos do romance no Brasil entre 1964 e 1980 sob uma série de perspectivas simultâneas:

Leia mais

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO CAMARGO, Célia Reis*. MOLINA, Talita dos Santos**. Resumo: O estudo sobre a utilização de fontes privadas no Brasil vem desde o início da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Tópicos em Fontes de Informação em Áreas Específicas D (FONTES DE

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PATRIMÔNIO CULTURAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PATRIMÔNIO CULTURAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL MARCO ALEXANDRE NONATO CAVALCANTI MESTRANDO HISTÓRIA SOCIAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SÃO PAULO BOLSISTA CAPES 2015

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA: Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS149 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E PATRIMÔNIO Teóricas Práticas Estágio Total Ementa Professor(a) Assist/Monitor O patrimônio como um campo de estudo. O monumento

Leia mais

Anne Alves Silva 1 Rita de Cássia Alves Neiva Almeida 2 Rita Conceição Barral Passos 3

Anne Alves Silva 1 Rita de Cássia Alves Neiva Almeida 2 Rita Conceição Barral Passos 3 ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: REGISTRO E DISSEMINAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CPEDR/UNEB Anne Alves Silva 1 Rita de Cássia

Leia mais

PERCEPÇÕES LOCAIS DO PATRIMÔNIO: A ESCOLA SENAC DE MARÍLIA.

PERCEPÇÕES LOCAIS DO PATRIMÔNIO: A ESCOLA SENAC DE MARÍLIA. 146 PERCEPÇÕES LOCAIS DO PATRIMÔNIO: A ESCOLA SENAC DE MARÍLIA. Licenciado e Mestre em História pela Unesp, Doutor em História pela PUC/SP. Professor Titular na Unip, PEB II na Secretaria de Estado da

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO Josiel Pereira da Silva E.E.E.F.M. Senador Humberto Lucena josielpereiradasilva146@gmail.com Luciléia Sênior de Lima E.E.E.F.M. Senador

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC)

EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC) 1 EDUCAÇÃO E TURISMO ENTRE AS DISPUTAS DE MEMÓRIA NA FORTALEZA DE ANHATOMIRIM (SC) Educação, Linguagem e Memória Pedro Mülbersted Pereira 1 (pedro.mulbersted@gmail.com) Introdução Esta investigação aborda

Leia mais

Resenha. Educar, Curitiba, n. 17, p Editora da UFPR 1

Resenha. Educar, Curitiba, n. 17, p Editora da UFPR 1 Resenha Educar, Curitiba, n. 17, p. 217-220. 2001. Editora da UFPR 1 2 Educar, Curitiba, n. 17, p. 217-220. 2001. Editora da UFPR FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar

Leia mais

ESTADO DA ARTE SOBRE OLHARES DOCENTES EM RELAÇÃO AO MUSEU DE ARTE

ESTADO DA ARTE SOBRE OLHARES DOCENTES EM RELAÇÃO AO MUSEU DE ARTE ESTADO DA ARTE SOBRE OLHARES DOCENTES EM RELAÇÃO AO MUSEU DE ARTE Prefeitura Municipal de Indaial / SC claraaschley@gmail.com Introdução Este estudo tem como objetivo identificar pesquisas acerca da relação

Leia mais

HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO

HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO O termo historiografia significa a graphia ou a escrita da história. Seus significados correntes são a arte de escrever a história e os estudos históricos e críticos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Educação e Relações Étnico-Raciais JP0053 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária:30 h II EMENTA Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização,

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão

LINHA DE PESQUISA: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Turismo e Lazer Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Património Histórico e Cultural ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 1º Semestre 1º semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Ana Isabel Ventura

Leia mais

As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro

As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro Leandro Alves dos Santos * As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro A memória das organizações, do estado, das pessoas e das coisas já esteve associada ao passado de forma

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

Revista CPC, São Paulo, n.20, p , dez

Revista CPC, São Paulo, n.20, p , dez Nota explicativa um arquivo de pesquisa Eduardo Costa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil Pós-doutorando no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp, onde

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP 88040-970 FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-9304

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA ESTUDOS ETNICO RACIAIS

Leia mais

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S

Conteúdo programático: 1-Discutindo conceitos de cultura e de práticas culturais. 2-Sociedade, civilização e costumes: entre a História Cultural e a S COORDENADORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS: TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA Disciplina: Plano de Ensino Ano: 2017 Semestre - 2 Teorias Críticas da Cultura Professores responsáveis: Nádia Dolores

Leia mais

TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL

TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL TÍTULO: A TRAJETÓRIA DOS PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES COM VISTAS AO TRATAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Metodologia do Ensino de História I 30 h Analisa o papel da Didática em diferentes teorias pedagógicas, buscando os fundamentos teóricos do processo de ensino-aprendizagem e suas decorrências no planejamento

Leia mais

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes Edital 123/2014 Inventário de bens imóveis da Edital 123/2014 Coordenador: Maria Catharina Reis Queiroz Prata Bolsistas: Bruna Batista de Souza Barreto Caroline Sturião Petniúnas da Rocha Flávia Ribeiro

Leia mais

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: HISTÓRIA

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2016) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR CÓDIGO DA DISCIPLINA Normalização

Leia mais

DEMOLIÇÕES DO LARGO DO COIMBRA ATUAÇÃO DO SPHAN E IMPACTO NA POPULAÇÃO.

DEMOLIÇÕES DO LARGO DO COIMBRA ATUAÇÃO DO SPHAN E IMPACTO NA POPULAÇÃO. DEMOLIÇÕES DO LARGO DO COIMBRA ATUAÇÃO DO SPHAN E IMPACTO NA POPULAÇÃO. OLIVEIRA, ADRIANA G. 1. UFMG. FACULDADE DE ARQUITETURA - MACPS Rua Carlos Sá, 190 AP 201, Santa Amélia, Belo Horizonte, CEP: 31550-200

Leia mais

PLANO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DO MUSEU CASA DE RUI BARBOSA- DOCUMENTAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO. Claudia S. Rodrigues de Carvalho, Arquiteta, DSc

PLANO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DO MUSEU CASA DE RUI BARBOSA- DOCUMENTAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO. Claudia S. Rodrigues de Carvalho, Arquiteta, DSc CMI Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto CMI Centro de Memória e Informação Título do Projeto Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa: Documentação para Preservação Sistema

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA ERRATA I DO EDITAL DE REALIZAÇÃO DE EXAMES DE SUFICIÊNCIA INHIS 02/2017 ONDE DE LÊ : (...) edital

Leia mais

REESCREVENDO HISTÓRIA DA UFPA CAMPUS CASTANHAL POR MEIO DE DOCUMENTÁRIO EM AUDIOVISUAL

REESCREVENDO HISTÓRIA DA UFPA CAMPUS CASTANHAL POR MEIO DE DOCUMENTÁRIO EM AUDIOVISUAL REESCREVENDO HISTÓRIA DA UFPA CAMPUS CASTANHAL POR MEIO DE DOCUMENTÁRIO EM AUDIOVISUAL Maria José Conceição dos Santos mjcmara@hotmail.com Paula do Socorro Oliveira Lopes ascomufpacastanhal@gmail.com João

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 33 2009 33 INTRODUÇÃO O presente trabalho é um estudo de caso sobre a construção de identidades no bairro Maré, a partir do acervo fotográfico do Arquivo Documental Orosina

Leia mais

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO SILVA 1, Jaquisandro Ferreira da ARAÚJO 2, Marianna de Queiroz BARCELLOS 3, Lusival Antonio RESUMO O presente estudo é uma tentativa de reflexão

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR Stefany L. Menezes¹ (IC); Dhyovana Cardoso da Silva² (IC); Dra. Keley Cristina Carneiro (PQ) ¹ sthefanyh_ta@hotmail.com

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44 Dentre as metas do Centro de Paula Souza, que demandam em projetos diversos como capacitações a docentes e de formação pedagógica, cursos EADs, pós-graduação, laboratório de currículo, intercâmbios, inovação

Leia mais

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.). Novos temas em História da Educação Brasileira: Instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores

Leia mais

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM Daniela Doval Santos Luiza Orsini Cavalcanti 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária SOBRE AS AUTORAS Daniela Doval Santos

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO, CULTURA E SOCIEDADE

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO, CULTURA E SOCIEDADE EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO, CULTURA E SOCIEDADE 2017-2018 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em PATRIMÔNIO, CULTURA

Leia mais

[HABITAR VERTICAL] Avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos em cidades médias

[HABITAR VERTICAL] Avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos em cidades médias [HABITAR VERTICAL] Avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos em cidades médias Simone Villa Rita Saramago Laiza da Cunha Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Pesquisa

Leia mais

Um patrimônio para conhecer. Fonte:

Um patrimônio para conhecer. Fonte: Um patrimônio para conhecer Fonte: http://luizcarapeto-fotografias.blogspot.com.br/2010/07/enfermaria-militar-jaguarao-rs-br.html Segundo HERNÁNDEZ & TRESSERAS (2007, p.11), o patrimônio é definido por

Leia mais

ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016

ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016 ANEXOS AO EDITAL N. 22/PROPP, DE 04 DE OUTUBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ANEXO I TEMAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA 1.1 - TEMAS PARA A PROVA ESCRITA

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX).

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). Eliana Batista dos Santos 1 ; Benvinda Barros Dourado 2 1 Aluna do Curso de História; Campus de

Leia mais

Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação, Museus: Por uma Política Pública Regional de Memória e Patrimônio

Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação, Museus: Por uma Política Pública Regional de Memória e Patrimônio Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação, Museus: Por uma Política Pública Regional de Memória e Patrimônio Maria de Lourdes Ferreira Centro de Memória de Diadema Secretaria de Cultura do Município

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Escola de Belas Artes - Escola de Ciência da Informação Curso de Museologia PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA Usuários da Informação CÓDIGO TGI004 PROFESSOR

Leia mais

CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Aluno: Davi Campino da Fonseca Orientador(a): Juçara da Silva Barbosa

Leia mais

VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS VISITAS TÉCNICAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Guilherme Barboza Lima Alvarenga João Vasques Neto Pedro Luiz Henriques Alacarini Sandro Martin Rodrigues Linguagens Documentárias I - Professora Dra. Cibele

Leia mais

Aula6 A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula6 A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula6 A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL META Destacar o papel dos órgãos públicos responsáveis pela preservação patrimonial. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: explicar o papel do Estado no

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS Elaboração: Carlos Henrique Rangel I - INTRODUÇÃO Minas Gerais desponta no país na implementação de políticas visando a preservação

Leia mais

Relatório de Atividades Belo Horizonte - MG

Relatório de Atividades Belo Horizonte - MG Relatório de Atividades Belo Horizonte - MG Patrocínio: Realização: Incentivo: Projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo À Cultura de Minas Gerais Apresentação Conhecer para Cuidar Iniciativa

Leia mais

Vanessa Borges da Cunha (Bolsista ICV), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Vanessa Borges da Cunha (Bolsista ICV), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação Ambiental dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD: o local na educação ambiental Vanessa

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA - 4º ANO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA - PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 2016 GEOGRAFIA - 4º ANO Apresentação: O livro Passarinhos e gaviões Uma fábula da democracia, defende a democracia, ou seja, a construção

Leia mais

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017 Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017 Horário 09h00min. Local Sede da Secretaria de Estado da Cultura

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI.

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Departamento de História

Departamento de História CULTURAS HISTÓRICAS, CULTURAS ESCOLARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE E DIÁLOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Aluno: Davi Campino da Fonseca Orientador(a): Juçara da Silva Barbosa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA Sociedade, Cultura e Desenvolvimento Regional

PROGRAMA DE DISCIPLINA Sociedade, Cultura e Desenvolvimento Regional UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Av. NS 15, ALCNO 14 Prédio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento

Leia mais

RETROFIT DE EDIFICAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS

RETROFIT DE EDIFICAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS RETROFIT DE EDIFICAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS KARINA AYUMI OHASHI IC VOLUNTÁRIA 2017 / 2018 ORIENTADOR: Prof. Dr. Antonio Castelnou DAU/UFPR PROJETO: Adequação de Edifícios com Vistas à Sustentabilidade

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ Introdução Na história da educação de nosso país uma das questões sempre presente neste cenário

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO. disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL. eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO

PROGRAMA DE DISCIPLINA. curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO. disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL. eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO PROGRAMA DE DISCIPLINA curso: BACHARELADO EM ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO disciplina: ESTUDOS DO LUGAR TEATRAL departamento: TEORIA DO TEATRO eixo: EIXO CÊNICO-DRAMATÚRGICO código: ATT0037 período recomendado:

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação 1.1. Tipologia 1.1. Tipologia Podemos identificar três tipos de informação de carácter científico: Informação primária artigos científicos, teses, relatórios Informação secundária livros e artigos de revisão

Leia mais

ARQUITETURA E RESTAURAÇÃO: Uma breve análise descritiva sobre a atuação do SPHAN no núcleo histórico de Tiradentes no âmbito das restaurações

ARQUITETURA E RESTAURAÇÃO: Uma breve análise descritiva sobre a atuação do SPHAN no núcleo histórico de Tiradentes no âmbito das restaurações ARQUITETURA E RESTAURAÇÃO: Uma breve análise descritiva sobre a atuação do SPHAN no núcleo histórico de Tiradentes no âmbito das restaurações ANGRISANO, Carolina (1); CÂNDIDA, Maíra A. (2) 1. Universidade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS120 História Antiga

Programa Analítico de Disciplina HIS120 História Antiga 0 Programa Analítico de Disciplina HIS1 História Antiga Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 26/06/2017 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Fotografias e documentação iconográfica

Fotografias e documentação iconográfica Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo Mariane Parente Nascimento Graduanda do curso de História Orientação Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo TIPOLOGIA DOCUMENTAL PARA O AQUIVO

Leia mais