O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira"

Transcrição

1 O que é SAN - Vantagens e desvantagens da adoção de uma SAN em comparação a soluções NAS ou DAS por Diego Salim De Oliveira Tecnologia da Informação é uma área onde o que não faltam são siglas. Aliás, os próprios profissionais da área tendem a chamá-la de TI. Esta predileção por siglas faz de TI uma verdadeira sopa de letrinhas. LAN, SAN, WAN, NAS, DAS, DRP, BCP, RPO, RTO, TCP, IP, SCSI, iscsi, FCP, FCoE, FCIP, PoE, entre outras inúmeras siglas, isto falando apenas no que podemos chamar de termos comuns e padrões de mercado. Há ainda uma infinidade de outras siglas, incluindo as utilizadas pelos fabricantes para nomear seus produtos e tecnologias proprietárias, e confundir o mercado. Diante disto, alguns profissionais acabam se confundindo diante de tantas siglas, principalmente, não entendendo exatamente o que são e para que servem as tecnologias e conceitos expressos por estas siglas. E com SAN não é diferente, mesmo profissionais de Infraestrutura de TI, com anos de experiência, mas com vivência em empresas de pequeno e médio porte, onde nunca tiveram a oportunidade de trabalhar com esta tecnologia, acabam tendo dúvidas a respeito da diferença entre as siglas LAN, NAS, SAN, etc. Não que a SAN seja proibitiva para pequenas e médias empresas, mas, como tudo em TI, nem sempre é a opção ideal, isto porque apesar de tecnicamente ser a melhor opção, é financeiramente mais cara, portanto, para muitas empresas, independentemente de seu porte, seus benefícios justificam o investimento, já para outras, não. Além disto, a SAN serve para um único e exclusivo fim, não atendendo a toda e qualquer necessidade. Depende muito das necessidades, objetivos, estratégia e visão de cada companhia. Assim sendo, optamos por desenvolver este artigo de opinião na esperança de lançar luz sobre o assunto, auxiliando aqueles que por ventura tenham dúvidas. Primeiramente, para contextualizar e não deixar espaço para dúvidas, falaremos de maneira breve sobre o conceito de DAS e NAS. DAS DAS significa Direct Attached Storage, ou, em português, Armazenamento Diretamente Atachado. Ou seja, DAS a conexão direta de um storage externo (dispositivo de armazenamento externo ao servidor, ou seja, um tape drive externo ou um disk storage externo) a um ou mais servidores, através de cabos paralelos ATA ou SCSI (já obsoletos), ou cabos seriais SATA, SAS ou USB, ou mesmo através de cabeamento ethernet ou fibre channel (desde que utilizado para conexão direta, sem passar por nenhum tipo de switch ou outro equipamento intermediário).

2 Abaixo dois exemplos de DAS: Neste exemplo mostra-se a conexão direta de um tape drive a um servidor. Servidores em cluster, utilizando-se de um storage conectado diretamente a eles. O DAS foi a primeira modalidade criada de storages externos (os quais passaremos a tratar apenas como storages a partir de agora, apenas para simplificar o artigo). Tem como vantagens o maior desempenho e menor custo. Maior desempenho em virtude da conexão direta, desta forma, o tráfego entre o servidor e o storage não concorre com outros tráfegos entre outros equipamentos, como ocorreria em uma rede, de forma que se é capaz de se alcançar a taxa de transferência máxima da solução. Outro bônus é que como não há uma rede, não há outros equipamentos no meio do caminho, de modo que a latência tende a ser baixíssima. Adicionalmente, é importante citar que em geral, o acesso aos dados é block level. Porém, podem haver exceções, por exemplo, quando um equipamento desenvolvido para trabalhar como NAS, disponibilizando armazenamento file level através de TCP/IP é conectado diretamente ao servidor através de cabeamento ethernet, desta forma, ele conceitualmente é um DAS, pois está conectado diretamente ao servidor, porém, fornece apenas acesso file level.

3 E menor custo, pois em geral, os ambientes que utilizam DAS, tendem a ser ambientes menores, as vezes críticos, mas com um, dois, três, quando muito quatro servidores, isto em razão da limitação de número de portas dos storages low entry que gira em torno de 04 portas (o que permite a conexão de até 04 servidores, ou, no cenário mais comum, 02 servidores com caminhos redundantes) e dos storages mid-range que gira em torno de 08 portas (permitindo até 08 servidores, ou, no cenário mais comum, 04 servidores com caminhos redundantes), desta forma, na maioria dos casos, utilizam-se servidores low entry, ou, em alguns casos, mid-range. Porém, há de se fazer justiça, e mencionar que em casos de grandes ambientes os quais necessitam de altíssimo desempenho e disponibilidade, também é comum se utilizar DAS, mas, nestes casos, utilizando-se storages high-end, equipamentos que além de possuírem altíssima disponibilidade e desempenho, possuem inúmeras portas para conexão direta (alguns casos, superando 256 portas). Mas, claro, a um custo muito superior aos equipamentos low entry e mid-range. NAS NAS significa Network Attached Storage, ou, em português, Armazenamento Atachado à Rede. Neste caso, rede significa LAN (Local Area Network), ou seja, rede local, baseada em TCP/IP sobre cabeamento ethernet, onde o tráfego entre o storage e o servidor concorre com todo o tráfego comum de rede. Além disto, o NAS disponibiliza acesso file level aos dados. Abaixo exemplo de NAS: Pode-se observar que o storage está conectado à LAN, sendo esta o meio de acesso ao storage. Desta forma, todo storage ao qual os servidores se conectam através de uma rede local (LAN), baseada em TCP/IP sobre cabeamento ethernet, com acesso file level, é um NAS. Contudo, é importante citar que alguns equipamentos vendidos pelos próprios fabricantes como NAS, também oferecem acesso block level através do uso do protocolo iscsi. Agora que já falamos sobre DAS e NAS, daremos continuidade tratando a respeito do conceito de SAN, bem como seus diferenciais perante as demais modalidades. SAN e seus diferenciais SAN, por definição, significa Storage Area Network, ou, em português, em tradução não literal, Rede de Armazenamento. Desta forma, baseando-se apenas em sua definição básica, qualquer rede utilizada com a finalidade exclusiva de armazenamento de dados, seria uma SAN. Entretanto, não é exatamente isto. A SAN nasceu como uma rede com a finalidade exclusiva de armazenar dados, em disk storages ou libraries de backup (também conhecidas como bibliotecas de backup, robôs de backup, ou, fitotecas).

4 Tratando-se de uma rede local otimizada para o armazenamento de dados, com altíssimo desempenho e segurança. Abaixo exemplo de um ambiente de armazenamento utilizando SAN: Inúmeros servidores, disk storages e tape libraries podem se comunicar através de uma rede dedicada, estável, segura e de altíssimo desempenho. Para isto, criou-se um novo padrão de comunicação block level entre dispositivos computacionais, o protocolo FCP (Fibre Channel Protocol), mais conhecido no Brasil como FC. E justamente este nome também causa mais dúvidas, já que muitos acabam acreditando que o protocolo só funciona com cabos de fibra ótica, o que atualmente não é verdade. O FCP (Fibre Channel Protocol) é um protocolo completo, o qual não segue o modelo OSI (Open Systems Interconnect), mas que para fins didáticos, podemos dizer que possui funcionalidades equivalentes a protocolos das camadas 1 (física), 2 (enlace de dados), 3 (rede) e 4 (transporte). O FCP foi criado para possibilitar a utilização eficiente e compartilhada de dispositivos de armazenamento, servindo como uma forma de transportar blocos de dados e comandos SCSI através de uma rede dedicada para comunicação entre servidor e dispositivo de armazenamento ou de dispositivo de armazenamento para outro dispositivo de armazenamento.

5 Desta forma, um mesmo disk storage poderia ser acessado por inúmeros servidores, o que não só traria otimizações de custo e maior flexibilidade na distribuição e utilização dos recursos de armazenamento, como também a possibilidade de se compartilhar volumes entre diversos servidores para a criação de Clusters de HA (High Availability, ou, em português, Alta Disponibilidade). Da mesma forma, diversos servidores poderiam utilizar um mesmo tape storage, compartilhando e centralizando os recursos de backup, obtendo reduções de custo, maior flexibilidade, bem como maior facilidade na administração e capacidade de automação dos backups e restores. E o principal, realizar estes acessos a nível de bloco (block level), em virtude da utilização dos comandos SCSI. O acesso block level é fundamental para o desempenho, bem como para diversos usos e funcionalidades computacionais, no que diz respeito a armazenamento de dados. Basicamente, existem duas formas de acesso a dados, o block level e o file level. Os protocolos block level (incluindo o SCSI e o FCP, o qual empacota comandos SCSI), são protocolos os quais tratam do armazenamento e transferência de dados, usados para que o sistema operacional possa se comunicar com os discos internos do equipamento, bem como acessar seus dados. Permitem que o sistema operacional administre diretamente os discos rígidos, particionando e formatando o mesmo, criando os blocos para armazenamento de dados (blocos de 32KB a 4MB, a depender do sistema operacional utilizado e da opção escolhida pelo administrador). Uma vez criados os blocos, o sistema operacional utiliza o SCSI para preenchê-los, armazenando dados nestes blocos, assim como para acessar posteriormente os dados contidos nestes blocos. O sistema operacional tem total controle da utilização física dos discos. Quando necessita acessar um dado contido em um bloco específico, através da LBA (Logical Block Addressing, ou seja, da tabela de Endereçamento Lógico de Blocos), o sistema operacional identifica onde exatamente estão armazenados os dados que deseja e ordena ao disco que leia e lhe transmita somente aqueles dados. Isto garante um desempenho muito superior, já que o disco só irá ler e transmitir os dados contidos nos blocos especificados pelo sistema operacional, não tendo o trabalho de ler blocos desnecessários (reduzindo o I/O) e não transmitindo dados desnecessários para o sistema operacional (evitando não apenas o uso desnecessário do bus de comunicação, como também o uso desnecessário de memória RAM por parte do sistema operacional). Por exemplo, digamos que você tenha uma apresentação em.ppt (PowerPoint) de 60MB. Para abrir a apresentação, o PowerPoint solicitará ao sistema operacional que leia todo o arquivo, ou seja, leia em disco todos os 60MB daquela apresentação. Digamos que seu volume (sua partição) esteja formatado em blocos de 256KB. O sistema operacional irá checar na LBA quais os blocos que contém dados referentes a sua apresentação (partes de seu arquivo) e irá solicitar ao disco que leia e lhe transmita apenas o conteúdo destes blocos (ou seja, somente o arquivo necessário, nenhum dado a mais ou a menos). O disco irá ler e transmitir ao sistema operacional apenas o conteúdo dos 240 blocos de 256KB cada, os quais formam o seu arquivo de 60MB. Após abrir o arquivo, suponhamos que você altere uma única linha e clique em Salvar, modificando apenas 80KB de dados (número não exato, apenas para ilustrar a situação). Neste momento, o PowerPoint fará a solicitação para seu sistema operacional, o qual irá identificar qual bloco foi modificado, transmitir o novo conteúdo do bloco (256KB totais do bloco, incluindo os 80KB modificados por você) e ordenar ao disco que sobrescreva o conteúdo anterior do bloco com o novo conteúdo. Ou seja, ao invés de gravar novamente 60MB, você estará gravando apenas 256KB (somente o conteúdo do bloco que sofreu modificação), reduzindo drasticamente o I/O e a utilização do bus de comunicação.

6 Quando você acessa um dado em um storage através de um protocolo block level, como o FCP ou o iscsi, é exatamente isto que acontece, com a única diferença de que os discos não estão internos ao servidor, não são exclusivos dele, nem mesmo estão conectados diretamente a ele (e sim, através de uma rede de armazenamento). Ou seja, se você precisa acessar parte de uma base de dados de 2TB em um storage através de FCP, você acessará apenas a parte que necessita, não os 2TB totais, se você modificar algo nesta base, a gravação de sua modificação envolverá apenas os blocos que continham dados os quais foram modificados. Mais do que isto, no caso de um storage compartilhado via SAN, o sistema operacional de seu servidor estará acessando uma área em disco sobre a qual ele não terá controle físico direto (uma vez que neste caso, este controle caberá às controladoras do storage, o que fará com que o sistema operacional do servidor tenha acesso apenas as unidades lógicas a ele apresentadas e as quais ele têm permissão de acesso), mas, sobre a qual ele acredita ter total controle (havendo abstração dos discos físicos, assim como ocorre na virtualização), assim, o sistema operacional irá crer que aquele volume lógico é na realidade um disco físico que lhe pertence, utilizando o mesmo como se um disco interno fosse, podendo criar volumes (partições), formatando e aplicando seu sistema de alocação de arquivos, tendo sua própria LBA e sendo o único a efetivamente controlar os dados presentes nos blocos de suas unidades lógicas. Na realidade, o protocolo FCP possui inclusive um sistema de endereçamento de rede, onde cada componente como HBA (Host Bus Adapter, a placa de comunicação utilizada), SAN Switch e Storage Controller (Controladora do Storage), possui um endereço único, chamado de WWN (World Wide Name) ou WWID (World Wide Identifier), para que todos os dispositivos possam se comunicar através da rede SAN. Já para acesso as unidades lógicas (as quais o sistema operacional vê como discos físicos, mas que na realidade podem ser diversos discos físicos unidos em uma única unidade lógica), o FCP utiliza-se do conceito de LUN (Logical Unit Number), ou seja, cada unidade lógica recebe um número de identificação. Quando deseja acessar um determinado bloco, o servidor envia pacotes FCP, contendo o endereçamento do dispositivo a ser acessado (por exemplo, WWN da controladora + LUN da unidade lógica) e contendo também, no interior dos pacotes, os dados e/ou comandos SCSI envolvidos na operação. As ilustrações abaixo demonstram o funcionamento da comunicação block level:

7

8 Já no caso de protocolos de acesso file level, ou seja, a nível de arquivo, utilizados em soluções de NAS (Network Attached Storage, ou, em português, Armazenamento Atachado a Rede), seja em equipamentos de NAS específicos ou no compartilhamento via rede de arquivos, diretórios (pastas) e volumes (por exemplo, o compartilhamento em rede do próprio Windows), todo o acesso se dará a nível de arquivo. Isto porque o sistema operacional do servidor não estará acessando um disco ou unidade lógica de sua propriedade, mas sim um arquivo, diretório ou volume pertencente a outro servidor e portanto, gerido por outro sistema operacional, com seu próprio file system (sistema de arquivos) e LBA. Desta maneira, o sistema operacional do servidor que necessita ler ou escrever/sobrescrever o arquivo, irá se comunicar com o outro servidor via rede local (LAN), através de TCP/IP, e solicitar acesso ao arquivo. O servidor ou equipamento de armazenamento, neste caso, irá ler e transmitir via LAN todo o arquivo, por exemplo, seu.ppt de 60MB, de forma que seu servidor tenha acesso ao mesmo. Quando você modificar a linha desejada, modificando 80KB de dados do arquivo, o sistema operacional de seu servidor não terá como informar ao sistema operacional do dispositivo de armazenamento qual bloco deve ser modificado, uma vez que ele não possui a gestão deste disco. Por isto, ele irá enviar para o dispositivo de armazenamento a nova versão do arquivo, via LAN, fazendo com que todo o arquivo de 60MB trafegue pela rede e seja completamente gravado no disco do dispositivo de armazenamento (sobrescrevendo a versão anterior), o que irá gerar um tráfego de rede absurdamente maior, bem como um I/O absurdamente maior no dispositivo de armazenamento.

9 Na realidade, qualquer equipamento ou solução puramente NAS, mesmo que desenvolvidos exclusivamente com este intuito, nada mais é do que um servidor de arquivos (file server). Uma opção a qual em geral é extremamente barata, porém, com seríssimas limitações de desempenho (podendo inclusive impactar no desempenho de toda a rede local de computadores).

10 Por estas razões, o acesso a arquivos, diretórios ou volumes através de protocolos block level (utilizado na SAN) é do ponto de vista técnico infinitamente superior ao acesso file level (utilizado em NAS). Além disto, o FCP foi desenvolvido para ser utilizado em redes locais de armazenamento (SANs). Enquanto o TCP/IP foi desenvolvido décadas antes para transmitir dados (mensagens de texto) entre unidades militares em qualquer lugar do mundo, através de um meio físico nada confiável (ondas de rádio, sujeitas a todo tipo de problemas e interferências), o FCP foi desenvolvido para acesso a dados armazenados em dispositivos de armazenamento localizados a poucos metros de distância (atualmente, o limite de uma SAN é de 10KM, podendo ser extendida através da utilização de soluções e equipamentos especiais). Ou seja, enquanto o TCP/IP foi criado para trabalhar nas situações mais inóspitas possíveis, o FCP foi concebido para atuar em ambientes altamente controlados. Desta forma, atuando em um ambiente controlado, através de um meio físico confiável, o FCP pôde abrir mão das excessivas validações presentes na pilha TCP/IP (necessárias para assegurar a entrega dos pacotes através de meios físicos não confiáveis). Isto torna o processo de transmissão de dados via FCP muito mais simples e rápido. Atualmente, estamos falando em redes locais (LAN) de 10Gb, já sendo realidade em alguns países as LANs de 40Gb, enquanto no que diz respeito a SAN, no momento falamos de SANs de 16Gb, com expectativa de novos lançamentos em breve. Mas, de fato, apesar das redes ethernet (LAN) possuírem maior largura de banda, isto não se reflete diretamente em ganhos de desempenho sobre a SAN, isto justamente porque a maior eficiência do protocolo FCP o possibilita ter maior desempenho em ambientes de armazenamento de dados do que os protocolos da família TCP/IP, ou seja, mesmo com maior largura de banda, as soluções NAS, que utilizam TCP/IP, possuem desempenho inferior as SANs que utilizam protocolo FCP, em razão das características próprias de cada protocolo. Outra vantagem das SANs está no meio físico utilizado. Apesar de ter sido criado inicialmente para uso exclusivo em redes com cabos de fibra ótica (fibre channel), o protocolo FCP atualmente suporta cabos de cobre (não cabos tradicionais Ethernet, mas sim cabos específicos, muitas vezes utilizados no back-end dos storages para comunicação entre as controladoras e as gavetas de discos). Todavia, apesar de muito mais baratos, o uso dos cabos de cobre é extremamente limitado, justamente por preocupações relativas ao desempenho. Comuns nas LANs, os cabos de cobre estão sujeito as mais variadas agressões ambientais. Oscilações de temperatura e campos eletromagnéticos (mesmo que fracos ou temporários) interferem na condução interna dos sinais elétricos, fazendo com que diversos pacotes se percam ou sejam danificados, exigindo a sua retransmissão, o que não apenas aumenta tráfego na rede, como também gera enorme delay. As oscilações de temperatura, por exemplo, de quando um cabo de cobre passa por uma área quente do Data Center (por trás de equipamentos e corredores quentes), e em seguida por uma área fria (corredores frios ou próximo das saídas de ar), geram dilatações ou retrações nos cabos e interferência na resistência elétrica imposta pelo cobre, tudo isto impacta na transmissão dos sinais elétricos, podendo modificar estes sinais, criando a perda ou danificação de pacotes (as quais posteriormente serão identificadas através da validação, o que obrigará a retransmissão dos pacotes envolvidos). Já os campos eletromagnéticos são ainda mais difíceis de se controlar, pois estão presentes por todas as partes em nosso universo, sendo emitidos por cabos de energia, motores, equipamentos elétricos, tempestades e até ondas de rádio. Um gerador, máquina ou equipamento elétrico, mesmo que a metros de distância do cabeamento de cobre, pode gerar um campo eletromagnético capaz de interferir no campo eletromagnético do cabo, gerado pelos sinais elétricos que por ele trafegam, e modificar estes sinais elétricos. A proximidade de torres (caixas d água ou de celular), onde em situações de chuva caiam raios, podem gerar problemas temporários, já que os raios geram enormes pulsos eletromagnéticos, os quais apesar de muito breves, são capazes de interferir fortemente nos sinais da rede.

11 Ondas de rádio, presentes em todos os lugares neste nosso mundo contemporâneo, repleto de sinais de rádio, televisão, celular, etc, também interferem no campo eletromagnético dos cabos e nos sinais por eles transmitidos, já que as ondas de rádio (incluindo televisão e celular), nada mais são do que ondas eletromagnéticas. Por isto, inclusive, os cabos de cobre possuem limites tão pequenos quanto a suas extensões (por exemplo, 90 metros no caso de Ethernet Categoria 5 ou 6), justamente porque se muito longos, os cabos de cobre se transformam literalmente em antenas de rádio. Já os cabos de fibra ótica, os quais também podem ser utilizados em redes Ethernet mas não o são em larga escala em razão dos elevados custos, transmitem feixes de luz e não sinais elétricos em seu interior. Desta forma, não estão sujeitos a nenhum dos problemas citados acima, apenas a atenuação do sinal (mesmo assim, suportando distâncias muito superiores). Desta forma, mesmo com toda tecnologia atual e por mais que sejam tomados os cuidados básicos, as redes Ethernet, as quais via de regra usam cabeamento de cobre, estão muito mais suscetíveis a problemas ligados ao ambiente físico. Outro ponto o qual interfere diretamente no desempenho e na disponibilidade das redes Ethernet é justamente a importância dada pelas empresa, principalmente pelas próprias equipes de TI, à rede ethernet. Apesar de vitais para qualquer empresa, visto que nos dias de hoje até mesmo micro empresas dependem da disponibilidade e desempenho de suas LANs para funcionarem, as redes ethernet, até mesmo em virtude de sua simples implantação e gestão, bem como de seus baixos custos, são, em geral, negligenciadas. É fato comum na maioria das empresas, os estagiários ou profissionais em início de carreira, ou mesmo profissionais da manutenção (sem conhecimentos específicos de TI), ficarem encarregados da implantação e manutenção do cabeamento ethernet. A implantação é simples, qualquer pessoa que possua a sua disposição os cabos, conectores e alicate de crimpagem, pode rapidamente se informar a respeito ou assistir um rápido vídeo orientativo no Youtube, e sair passando cabos ethernet pela empresa. Como todos os materiais envolvidos são baratos, e mesmo a mão-de-obra utilizada é de menor custo/hora, as empresas em geral dão pouca importância ao cabeamento. Se algum cabo não funcionar, é só fazer de novo. Quando muito, utilizam-se equipamentos para testar os cabos, que fazem apenas testes simples de conectividade, ou mesmo, se conectam os cabos diretamente ao Ethernet Switch para verificar se há link. Porém, estes profissionais, por mais competentes, bem intencionados e motivados que sejam, em geral não possuem conhecimento dos problemas aos quais o cabeamento ethernet está exposto (conforme já tratado acima), não tendo condições de realizar uma análise correta e um projeto minucioso para o cabeamento. Adicionalmente, existe o fato de que nas redes LAN, em muitos casos, analistas iniciantes, com pouco ou nenhum conhecimento teórico e prático, são utilizados pelas empresas para monitorar e administrar suas redes. Já no caso da SAN, o cenário é totalmente oposto. Começando pelo alto custo dos equipamentos e materiais envolvidos, o qual por si só, obriga que as empresas controlem melhor sua utilização, evitando desperdícios. O cabeamento de fibra, em geral, fica restrito ao interior do Data Center, e em alguns casos, utilizado em dutos para conectar prédios e instalações separadas da mesma empresa, não sendo passadas fibras por todos os setores da empresa, de forma indiscriminada, como acontece com o cabeamento ethernet. Ou seja, além de não sofrer com interferências externas, o cabeamento de fibra ainda tem a vantagem de ser utilizado em um ambiente mais controlado.

12 Ainda devemos considerar o fato de que o cabeamento de fibra necessita de equipamentos especiais e profissionais com conhecimentos específicos para sua fusão (diferentemente do cabeamento ethernet onde basicamente se corta o cabo no comprimento desejado, descasca-se as pontas e realiza-se a crimpagem dos conectores). Equipamentos e profissionais estes os quais, em geral, as companhias não possuem internamente. O que faz com que os cabos já sejam adquiridos prontos (fornecidos pelos próprios fabricantes dos equipamentos como switches e storages), ou, com que sejam contratadas empresas especializadas para implantarem e realizarem eventuais manutenções no cabeamento de fibra. Por fim, devemos considerar que em razão dos maiores valores envolvidos e do fato de que as SANs tendem a ser utilizadas apenas pelas aplicações mais críticas, os gestores de TI, de forma inconsciente, acabam se preocupando muito mais com a capacitação e experiência da equipe envolvida na administração da SAN. Profissionais mais bem preparados e mais experientes, por razões óbvias, tendem a tornar o ambiente mais seguro e estável, o que se reflete em maior disponibilidade e desempenho. Todos estes fatores podem parecer simples e até muitas vezes desprezíveis, mas quando somados, demonstram que as redes LAN baseadas em TCP/IP sobre cabeamento ethernet, possuem naturalmente menor desempenho e disponibilidade do que as redes SAN baseadas em FCP. Vale lembrar que diversos estudos apontam que em média, 70% dos problemas de TI são causados por problemas na rede LAN baseada em TCP/IP sobre cabeamento ethernet. Porém, recebe apenas 5% dos investimentos de TI. Na última década, surgiu uma nova versão de SAN. Impulsionada pela criação e sucesso do protocolo iscsi, as SANs iscsi passaram a se difundir. O iscsi é um protocolo de transporte, que assim como o FCP, empacota blocos de dados e comandos SCSI, permitindo acesso block level aos dados, mas, com o diferencial de utilizar para isto redes IP tradicionais, baseadas em cabeamento ethernet. Desta forma, passou a ser possível se compartilhar recursos de armazenamento e backup via redes ethernet, a um custo bastante reduzido, porém, com todas as vantagens e funcionalidades do acesso block level, bem como um desempenho muito superior as soluções que utilizam acesso file level. Inicialmente, muitas empresas misturavam o tráfego TCP/IP e iscsi, o que gera diversos problemas de desempenho. Posteriormente, começou-se a pregar a criação de uma rede ethernet fisicamente isolada da LAN, para a criação da SAN iscsi. Atualmente, com a evolução dos switches Ethernet, os quais possuem desempenho muito superior e funcionalidades de gerenciamento tais como VLANs disponíveis para a maioria dos modelos, mesmo os modelos de menor custo, passou a ser consenso que a SAN iscsi pode sim conviver fisicamente com a LAN, utilizando- -se dos mesmos switches ethernet, desde que ocorra a segmentação lógica da rede, sendo todo o tráfego iscsi segregado em VLANs exclusivas para este fim. Desta forma, atualmente, as empresas podem usufruir de soluções de entrada (low entry) e intermediárias (mid-range), com desempenho e estabilidade satisfatórios, a custos otimizados. Mas, vale lembrar que além do desempenho das SANs iscsi não se equiparar ao desempenho das SANs tradicionais (tratadas pelo mercado simplesmente como SANs), por utilizar o IP como protocolo de rede e basear-se em redes ethernet, as SANs iscsi estão expostas aos mesmos problemas das LANs, sendo importante os gestores de TI se atentarem quanto aos cuidados básicos para implantação e manutenção da rede física e lógica, bem como com a devida capacitação de sua equipe.

13 Conclusão Podemos então concluir que não há solução ideal. Embora tecnicamente as SANs possuem inúmeras vantagens as quais lhes proporcionam maior disponibilidade e desempenho, envolvem custos maiores. Já as soluções NAS, apesar do baixíssimo custo, sofrem com diversos problemas de disponibilidade e um desempenho extremamente limitado. E as soluções baseadas em SANs iscsi constituem um meio-termo, gozando de desempenho muito superior as soluções NAS, a custos bastante acessíveis, entretanto, ainda assim, menos disponíveis e com desempenho inferior as SANs baseadas em FCP. Ou seja, como tudo em TI, depende. É importante que se analise a criticidade do ambiente, verificando a disponibilidade demandada pelo negócio, bem como o perfil de I/O do ambiente e o desempenho necessário, assim como a capacidade de investimentos da empresa, para que se analise não apenas o custo x benefício das opções envolvidas, de forma a se optar pela solução que melhor atenda as necessidades e melhor se adapte às realidades da companhia, como também se analise a viabilidade financeira das soluções. Por fim, vale ressaltar que LAN e SAN não são conceitos ou tecnologias de redes concorrentes, mas sim, complementares. As LANs (Redes Locais) baseadas em TCP/IP sobre cabeamento ethernet são o padrão mundial para comunicação e tráfego de dados em geral. Já as SANs (Redes de Armazenamento), baseadas em FCP sobre cabeamento de fibra ótica ou baseadeas em iscsi+ip sobre cabeamento ethernet, são opções de maior desempenho única e exclusivamente para o armazenamento de dados. A seguir, como exemplo, a ilustração simplificada de um possível cenário de utilização de SAN:

14 Observações sobre a imagem: App Server = Servidor de Aplicação DB Server = Servidor de Banco de Dados

15 A Global Technologies A Global Technologies atua com Consultoria e Integração de Soluções em TI, especializada em projetos personalizados e desenhados especificamente para as necessidades, estratégias e realidades de seus clientes. Nossa empresa difere-se dos demais players do mercado brasileiro por sua forma de atuação, sempre focada no cliente. Tendo como objetivo primário unir as melhores tecnologias e processos do mercado, porém, sem estar focada em fabricantes ou produtos, e sim visando sempre o entendimento e atendimento das necessidades de nossos clientes, exercendo o verdadeiro papel de um Parceiro de Tecnologia e Negócios, o qual busca incessantemente apoiar seus clientes na melhoria e crescimento contínuos de seus Negócios e Eficiência Operacional através da Tecnologia. Podemos dizer que temos este perfil de Parceria, Consultoria e Integração em nosso DNA. A Global Technologies nasceu da união de forças de executivos brasileiros, com décadas de experiência agregada no segmento de Tecnologia da Informação e com uma visão em comum de que o mercado precisa de novas lideranças, as quais sejam capazes de atender de forma personalizada as crescentes necessidades de um mercado em ebolição, para o qual TI não é mais apenas uma área de apoio para o negócio e sim um pilar essencial para a sustentação e operacionalização da empresa. Um mercado no qual as companhias necessitam de parceiros que entendam seus negócios, suas estratégias e consigam fazer a ponte com as suas áreas de TI e auxiliar tecnologicamente na sustentação e ampliação dos negócios. Assim, naceu a Global Technologies, para ocupar esta posição de liderança a qual o mercado necessitava. Orientada pela qualidade, com experiência acumulada de décadas, dezenas de certificações e metodologia de trabalho própria, focada na solução dos desafios de nossos clientes. A Global Technologies atua em diversas frentes, como: Staffing (Locação de Mão-de-Obra especializada) e Head Hunting (Recrutamento e Seleção de profissionais especializados); Serviços Consultivos (Global Services, para o planejamento, implantação, sustentação de ambientes, além de serviços especializados); Soluções em Nuvem (Global Cloud Solutions); Continuidade de Negócios (Business Continuity); Data Center Container e Data Center Modular; Servidores e Soluções de Processamento; Storages e Soluções de Armazenamento (Disk Storage, Tape Storage, SAN, replicação de dados); Bancos de Dados; Segurança da Informação e Auditoria de Ambientes Computacionais; Archiving; SOs e Hypervisors (incluindo desenho, implantação e sustentação de soluções de virtualização); Clients e Computação Pessoal (incluindo Virtualização de Desktops e Workstations); Redes; Um completo portfólio de soluções reais e flexíveis para apoiar na evolução dos negócios de nossos clientes.

16 Adicionalmente, em 2013 foi criada a Global Store, braço de atuação da Global Technologies, com foco em produtos de consumo de TI e Automação, a qual conta com estrutura própria e dedicada ao atendimento das necessidades cotidianas de nossos clientes, tais como: Servidores de entrada, Desktops, Notebooks, Ultrabooks, Netbooks, Tablets, Thin Clients; Monitores, Televisores e Projetores; Impressoras (incluindo Plotters, Matriciais, Laser e Jato de Tinta), Scanners e Multifuncionais; Softwares (Antivírus, Microsoft Windows, Microsoft Office, Softwares de Backup, entre outros); Redes (Switches de borda, roteadores, access points, firewalls, entre outros); Storages de entrada e médio porte (novos, expansões e discos); Tape drives e cartuchos de fita; Racks e opcionais; Câmeras e Vigilância IP; Automação (Leitores de Código de Barras, Registradoras, Balanças, Relógios de Ponto); Nobreaks e baterias; Suprimentos em geral; Responsabilidade Ambiental e TI Verde (Green IT) A Global Technologies não apenas possui profundo conhecimento e experiência em soluções verdes (TI Verde / Green IT), como defende e aplica esta tendência na prática. Nossos servidores web, de s e outras ferramentas corporativas, por exemplo, possuem créditos de energia renovável (energia eólica), de forma que não apenas toda impacto ambiental é compensado, como também revertido (visto que o fator de compensação é superior aos impactos causados, tendo não 0% de impacto, mas sim um índice inferior a 0% de impactos ambientais). E isto se reflete em toda a nossa organização, a qual de diferentes formas, sempre busca minimizar, compensar e sempre que possível reverter quaisquer possíveis impactos ambientais. Sinta-se a vontade para contatar nosso time de atendentes e especialistas! O Grupo Global Technologies está a sua disposição para lhe apoiar na solução dos desafios de seus Negócios através da Tecnologia! Contatos: Telefones: +55 (11) / +55 (11) Endereço: Av. Paulista, 777, 15 andar São Paulo/SP Brasil CEP: contato@globaltechnologies.com.br Site:

Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira

Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira Replicação de dados Qual modo escolher? Síncrono ou assíncrono? por Diego Salim De Oliveira A replicação síncrona de dados é, sem sombra de dúvida, o sonho de muitos gestores de TI, de Negócios, e principalmente

Leia mais

Artigo: Virtualização de Storages

Artigo: Virtualização de Storages Artigo: Virtualização de Storages por Diego Salim De Oliveira Primeiramente, é importante separar Storages com Características de Virtualização, de Virtualização de Storages. Storages com características

Leia mais

RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira

RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira RAID Uma visão geral sobre RAID e seus principais níveis, incluindo os níveis mais recentes por Diego Salim De Oliveira A intenção deste artigo é tratar dos principais níveis de RAID utilizados no mercado

Leia mais

Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados)

Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) Oracle Golden Gate O Portão Mágico entre os Bancos de Dados (replicação de dados entre diferentes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) por Diego Salim De Oliveira Eis mais uma incrível solução de

Leia mais

Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira

Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira Blades Uma visão geral sobre as soluções em lâminas por Diego Salim De Oliveira A quase uma década, muito se fala blades. Na realidade, inúmeras empresas em todo o mundo, desde gigantes multinacionais

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Revisão da Aula 1. Redes LAN e WAN. Aprofundamento nos Serviços de

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Buscamos sempre a solução mais eficaz, de acordo com o avanço tecnológico dos sistemas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação.

Buscamos sempre a solução mais eficaz, de acordo com o avanço tecnológico dos sistemas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. A T7 Solutions Informática e Telecomunicações atua como prestadora de serviços de Infraestrutura de TI e Telecom, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções de Infraestrutura, Dados e Voz.

Leia mais

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo:

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo: INFRAESTRUTURA Para que as empresas alcancem os seus objetivos de negócio, torna-se cada vez mais preponderante o papel da área de tecnologia da informação (TI). Desempenho e disponibilidade são importantes

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Anéis Ópticos em Backbone www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Em 1980 foi formado o grupo de trabalho ANSI X3T9.5 com a finalidade de desenvolver

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 Sua Infra na Nuvem Quem somos A Under é uma empresa de tecnologia e infraestrutura para internet, fundada em 2002. Figuramos entre as maiores empresas

Leia mais

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS

TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Texto Técnico 005/2013 TRABALHO COM GRANDES MONTAGENS Parte 05 0 Vamos finalizar o tema Trabalho com Grandes Montagens apresentando os melhores recursos e configurações de hardware para otimizar a abertura

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Data Centers Modulares

Data Centers Modulares Data Centers Modulares por Diego Salim De Oliveira O artigo em questão objetiva explicar a respeito deste novo conceito, o qual vem fazendo grande sucesso fora do Brasil (EUA, Europa, China, Japão, e até

Leia mais

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade Conhecimento e Inovação em TI para a Sustentabilidade A DRIVE A é especializada na continuidade de negócios em ambientes de missão crítica e no fornecimento de hardware, software e serviços para organizações

Leia mais

O relacionamento direto com o cliente, respeito mútuo, responsabilidade, flexibilidade e adaptabilidade são os principais valores da Infolux.

O relacionamento direto com o cliente, respeito mútuo, responsabilidade, flexibilidade e adaptabilidade são os principais valores da Infolux. A NOSSA HISTÓRIA A Infolux Informática possui seu foco de atuação voltado para o mercado corporativo, auxiliando micro, pequenas e médias empresas na tarefa de extrair o máximo de benefícios com investimentos

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger

SISTEMA DE ARQUIVOS. Instrutor: Mawro Klinger SISTEMA DE ARQUIVOS Instrutor: Mawro Klinger Estrutura dos Discos As informações digitais, quer sejam programas ou dados do usuário, são gravadas em unidades de armazenamento. O HD é uma unidade de armazenamento

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

gladiador INTERNET CONTROLADA

gladiador INTERNET CONTROLADA gladiador INTERNET CONTROLADA funcionalidades do sistema gladiador sistema Gerenciamento de usuários, gerenciamento de discos, data e hora do sistema, backup gladiador. Estações de Trabalho Mapeamento

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348

Leia mais

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - NPGE REPLICACÃO DE BASE DE DADOS BRUNO VIEIRA DE MENEZES ARACAJU Março, 2011 2 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PARA TREINAMENTOS DE TI

PROPOSTA COMERCIAL PARA TREINAMENTOS DE TI PROPOSTA COMERCIAL PARA TREINAMENTOS DE TI Curso: Formação para certificação MCSA em Windows Server 2012 Prepara para as provas: 70-410, 70-411 e 70-412 Em parceria com Pág. 1 Objetivo Adquirindo a formação

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática

Tópicos Especiais em Informática Tópicos Especiais em Informática BackUp Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 29 de setembro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 29 de setembro de 2014 1 / 19

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 B. Interfaces. Prof. Ricardo Palma Aula 04 B Interfaces Prof. Ricardo Palma Interface SCSI SCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI (pronuncia-se "scuzzy") permite que você conecte uma larga gama de periféricos,

Leia mais

Computador. Principais Características

Computador. Principais Características Computador Principais Características DISCO RÍGIDO HD SISTEMAS DE ARQUIVOS - WINDOWS IBM 305 RAMAC Ano 1956 Primeiro HD Um disco rígido ou HD, é um dispositivo composto por uma ou várias lâminas rígidas

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA

O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA O DATA CENTER ONDE VOCÊ ENCONTRA A CONFIANÇA QUE EXIGE E A FLEXIBILIDADE QUE PRECISA A ALOG A ALOG provê e gerencia ambientes de colocation, hosting e cloud computing de alta complexidade e é o primeiro

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais

SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Técnico em Informática SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Professor Airton Ribeiro de Sousa Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 Índice 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO)...3 1.1 Cabo coaxial... 3 2 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO) Em um projeto de redes,

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Simple Storage. Storage Orientado ao objeto: Armazenamento de arquivos com a segurança e a economia que sua empresa precisa

Simple Storage. Storage Orientado ao objeto: Armazenamento de arquivos com a segurança e a economia que sua empresa precisa Simple Storage Storage Orientado ao objeto: Armazenamento de arquivos com a segurança e a economia que sua empresa precisa Simple Storage Storage Orientado ao objeto: Armazenamento de arquivos com a segurança

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14

FileMaker Pro 14. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 FileMaker Pro 14 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 14 2007-2015 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Funcionalidade Escalabilidade Adaptabilidade Gerenciabilidade

Funcionalidade Escalabilidade Adaptabilidade Gerenciabilidade Projeto de Redes Requisitos Funcionalidade -- A rede precisa funcionar. A rede precisa permitir que os usuários desempenhem os seus deveres profissionais. A rede precisa oferecer conectividade de usuário-para-usuário

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Organização de arquivos e pastas

Organização de arquivos e pastas Organização de arquivos e pastas Pasta compara-se a uma gaveta de arquivo. É um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. As pastas podem conter diversas subpastas. Definir a melhor forma de armazenamento

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

Senado Federal Questões 2012

Senado Federal Questões 2012 Senado Federal Questões 2012 Sistemas Operacionais Prova de Analista de Sistemas Prof. Gustavo Van Erven Senado Federal Questões 2012 Rede Social ITnerante http://www.itnerante.com.br/ Vídeo Aulas http://www.provasdeti.com.br/

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais