editorial Setembro 2015 centro hospitalar do Porto F. Sollari Allegro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "editorial Setembro 2015 centro hospitalar do Porto F. Sollari Allegro"

Transcrição

1 centro hospitalar do Porto Ministro da Saúde visita CHP Transplantação hepática do CHP celebra 20 anos CHP apontado como Centro de Referência Campanha Salvar Vidas está-nos no Sangue HEBIPA assinalou Dia do Cancro Pancreático NeuroPorto.75 CHP iniciou nova terapia para a dor crónica CHP implanta pacemaker mais pequeno do mundo VI Curso de ORL para medicina Geral e Familiar CHTMAD visita C. de Insuficiência Cardíaca do CHP Anestesiologia em exposição itinerante no CHP STOP às úlceras de pressão Casa do Pessoal organizou um rafting no Minho Prof. Doutor Fernando Castro Poças passa a Prof.Agregado Doutoramento em Ciências Médicas: Prof. Doutora Ivone Santos Silva Setembro 2015 editorial F. Sollari Allegro A mudança de ciclo político, ao contrário do que se tem ouvido nos corredores da instituição, não condiciona mudanças no ciclo de vida da administração das empresas públicas. Estas não têm eleições nem parlamento, são nomeadas em comissão de serviço por três, quatro ou cinco anos. É este o caso do nosso Conselho de Administração, cujo mandato termina no final de Muito estranharíamos que o Conselho de Administração de uma empresa equilibrada, colaborando abertamente com a tutela, considerada por dois anos consecutivos como a melhor do grupo dos grandes hospitais, fosse posto em causa por razões ideológicas de alguns dos seus membros. Os nossos resultados falam por nós. Aguardamos por isso serenamente pelo futuro. Na instituição tudo corre como o esperado. A produção a crescer. A despesa controlada. Há nuvens, mas como poderia não haver nesta época de crise. Estamos a preparar a intervenção nos Blocos e no Serviço de Urgência. Estes projetos vão ainda percorrer um longo caminho entre a consensualização, o projeto arquitetónico e o financiamento e a respetiva conclusão. O projeto do Hospital Oncológico estará pronto até ao final do ano. Esperamos realizá-lo no próximo ano. Encontramos já o local para a Cirurgia Robótica. Podemos assim acelerar e autonomizar o processo. Iniciam funções até 1 de Janeiro na instituição dois cirurgiões torácicos. Estamos a dar os passos necessários para que sejam úteis e possamos aliviar a nossa lista de espera de doentes coronários e valvulares. Começa assim uma nova era na instituição. O enriquecimento da nossa carteira de serviços é uma vitória inquestionável da nossa Administração.

2 Dezembro 2015 Ministro da Saúde visita Centro Hospitalar do Porto O ministro da Saúde, Dr. Leal da Costa, e o Secretario de Estado da Saúde, Dr. Eurico Castro Alves, visitaram, no dia 6 de Novembro, o Hospital de Santo António. O objetivo da visita foi contactar mais directamente com o plano de acções a desenvolver pelo CHP para o inverno, época onde os episódios de urgência aumentam consideravelmente. Do programa constou a visita à recém criada Enfermaria Polivalente de Retaguarda, que é uma nova zona de internamento de apoio ao Serviço de Urgência, para os períodos de necessidade suplementar de camas. A visita terminou com uma visita ao Serviço de Urgência.

3 215 anos HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO HISTÓRIA COM FUTURO Dezembro 2015 Transplantação hepática do CHP celebra 20 anos O Centro Hospitalar do Porto celebrou os 20 anos de Transplantação Hepática, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Dr. Leal da Costa, e do Secretario de Estado da Saúde, Dr. Eurico Castro Alves. Aos longo deste tempo, foram realizadas mais de 1000 transplantes, sendo o CHP nesta área uma referência nacional. CHP apontado como Centro de Referência para diversas doenças O Centro Hospitalar do Porto foi seleccionado como centro de referência para o tratamento de doentes com epilepsia refratária, paramiloidose, transplante de pâncreas e transplante hepático. Nesta primeira fase, apenas foram analisadas as 18 candidaturas às áreas de epilepsia refratária, onco-oftalmologia, paramiloidose familiar, transplantes pulmonares, do pâncreas e hepáticos. A segunda fase incluirá as 32 candidaturas recebidas para centros de referência para as áreas de oncologia de adultos (cancro do testículo e sarcomas das partes moles e ósseos), transplante do coração, transplantação cardíaca pediátrica, renal em adultos e renal pediátrica. Para a terceira fase, oncologia de adultos cancro do esófago, do reto e hepatobiliopancrerático, foram recebidas 66 candidaturas. De acordo com o neurocirurgião João Lobo Antunes, presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência, está elaborada a lista das instituições que, a partir de agora, são os centros de referência para estas doenças. É considerado um centro de referência um serviço, departamento ou unidade de saúde, reconhecido como o expoente máximo de competências na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade.

4 Dezembro 2015 CHP lança campanha Salvar Vidas está-nos no Sangue O Centro Hospitalar do Porto lançou uma campanha para angariação de novos dadores de sangue, sob o lema Salvar Vidas Está-nos no Sangue, cujos objetivos passam pela captação de dadores jovens, para alem de reforçar o alerta junto da população para a necessidade de dar sangue. Procurando aliar a saúde à juventude e ao desporto, assim como ao espírito colectivo, o CHP encetou contactos com diversas instituições, que se associaram de forma massiva e entusiasmante a esta campanha. A Federação Académica do Porto, os ginásios Holmes Place, o Clube Fluvial Portuense e Escola de Comércio do Porto são apenas alguns exemplos. O centenário clube da cidade do Porto Académico Futebol Clube associou-se também à campanha, através das suas equipas de basquetebol feminina e masculina, que para além de realizarem a dádiva são as caras desta campanha. A campanha iniciou-se no mês de Novembro e, devido ao enorme sucesso produzido pelo impacto inicial, com mais de uma centena de inscritos só na primeira semana, prevê-se que se estenda durante mais alguns meses.

5 215 anos HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO HISTÓRIA COM FUTURO Dezembro 2015 HEBIPA assinalou Dia Mundial do Cancro Pancreático A Unidade Hepatobiliopancreática (HEBIPA) do Serviço de Cirurgia Geral e o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Porto organizaram o World Pancreatic Cancer day. O evento decorreu no dia 13 de Novembro, no salão nobre do Hospital de Santo António, e pretendeu ser um espaço de partilha e de enriquecimento científico relativamente ao Cancro do Pâncreas, assinalando desta forma também o seu Dia Mundial. O painel de palestrantes reuniu convidados, nacionais e internacionais, de reconhecido valor nesta área, que acrescentaram valor ao debate da temática. NeuroPorto.75 Decorreram mais duas sessão de trabalho inseridas nas comemorações dos 75 anos de Neurociências no Norte de Portugal - Neuroporto.45 - com os seguintes temas: Epilepsias refratárias: do diagnóstico à cirurgia e Da Encefalografia Gasosa à Tractografia. As sessões foram organizadas pela Unidade de Epilepsia do Departamento de Neurociências do CHP e contaram com a presença de médicos, estudantes e outros profissionais de saúde.

6 Dezembro 2015 CHP iniciou nova terapia para a dor crónica O Centro Hospitalar do Porto iniciou uma terapia de neuroestimulação com o implante de estimuladores medulares, uma tecnologia médica utilizada para o tratamento da dor crónica. O neuroestimulador é um dispositivo cirurgicamente implantável que emite estímulos elétricos ligeiros para o espaço epidural próximo da coluna vertebral através de um ou mais elétrodos. Os sinais elétricos causam uma sensação de formigueiro na região da dor, impedindo que as mensagens de dor cheguem ao cérebro. O responsável da unidade de dor do CHP, Dr. José Romão, teve oportunidade de referir aos diversos órgãos de comunicação social que A neuroestimulação pode permitir uma diminuição significativa da intensidade da dor e uma redução importante da medicação, bem como dos seus efeitos laterais. CHP implanta pacemaker mais pequeno do mundo O Centro Hospitalar do Porto iniciou um tratamento inovador nas arritmias cardíacas ao implantar o pacemaker mais pequeno do mundo, tornando-se a primeira Unidade Hospitalar do Norte a disponibilizar esta terapia. De acordo com Dr. Hipólito Reis, médico cardiologista do CHP, este novo dispositivo cardíaco marca uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas ao possibilitar o implante de um pacemaker por via minimamente invasiva, acrescentado que Para além da facilidade na sua colocação, esta cápsula permite ainda o tratamento de algumas patologias cardíacas que de outra forma só poderiam ser tratadas com cirurgia cardíaca, uma técnica muito invasiva e com riscos acrescidos para o doente. VI Curso de ORL para medicina Geral e Familiar Realizou-se a 6ª edição do Curso de ORL para Medicina Geral e Familiar, com o tema ORL em Imagens no Hospital de Santo António. A organização esteve a cabo Dra. Cecília Almeida e Sousa (presidente do Curso e Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia do CHP) e dos médicos Dr. Miguel Coutinho, Dr. José Abrunhosa e Dr. António Magalhães. CHTMAD visita Consulta de Insuficiência Cardíaca do CHP No dia 5 de Novembro, uma delegação do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro realizou uma visita de trabalho à Consulta de Insuficiência Cardíaca (GESTIC) do Centro Hospitalar do Porto. Esta reunião teve como objectivo estabelecer uma parceria com o CHTMAD, de forma a replicar o modelo de clínica de Insuficiência Cardíaca do CHP neste centro hospitalar. Esta colaboração e replicação é também um reconhecimento do trabalho do CHP nesta área.

7 215 anos HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO HISTÓRIA COM FUTURO Dezembro 2015 Anestesiologia em exposição itinerante no CHP No dia 19 de Novembro, o CHP através do GPTF (Grupo de Prevenção e Tratamento de Feridas), associou-se à Campanha Mundial pela Prevenção das Úlceras de Pressão - STOP às Úlceras de Pressão, através da realização de uma exposição fotográfica no Hospital de Santo António, que teve como objetivo alertar e sensibilizar para a importância da abordagem do doente com feridas. Como a Anestesiologia Mudou o Mundo é o título da exposição aberta ao público que esteve patente no átrio principal da consulta externa do Hospital de Santo António. Esta exposição itinerante, fruto da parceria entre a Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e o Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto tem passado por diversas unidades de saúde nacionais, e dá a conhecer a origem e evolução da anestesiologia, desmistificar alguns aspetos relacionados com a anestesia e perceber melhor as áreas de intervenção da anestesiologia moderna, a qual ocupa uma posição central na prática clínica e na atividade hospitalar. É de salientar que Serviço de Anestesiologia do CHP é, desde 2013, o único Serviço desta especialidade em Portugal, com Acreditação Europeia de Centro de Excelência para o Ensino e Treino em Anestesiologia, pela European Society of Anaesthesiology (ESA). STOP às úlceras de pressão Casa do Pessoal organizou um rafting no Minho A Casa do Pessoal do CHP organizou mais uma iniciativa, desta vez foi até ao Rio Minho, num rafting que teve uma boa adesão por parte dos profissionais do Centro Hospitalar do Porto.

8 Dezembro 2015 Prof. Doutor Fernando Castro Poças passa a Professor Agregado Realizaram-se nos dias 24 e 25 de Novembro, no Salão Nobre do Hospital de Santo António, as provas para o título académico de Agregado no ramo de conhecimento em Ciências Médicas do Prof. Doutor Fernando Castro Poças, que realizou a apresentação da lição de síntese intitulada: Ultrassonografia endoscópica e lesões subepiteliais do colón e reto. Por ter passado nas provas de Agregação, por unanimidade e louvor, é agora Professor Agregado da Universidade do Porto em Ciências Médicas. O Prof. Doutor Fernando Castro Poças é Assistente Hospitalar Graduado de Gastrenterologia, Responsável pelo Setor de Ultrassons do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Porto e Professor Auxiliar do ICBAS. Doutoramento em Ciências Médicas: Prof.ª Doutora Ivone Santos Silva A licenciada Ivone Santos Silva, médica do Serviço de Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar do Porto, prestou provas de doutoramento no dia 13 de Novembro, no salão nobre do ICBAS, com uma tese subordinada ao tema Identification of predictive risk factors for peripheral microvascular complications in patients with Raynaud s phenomenon, obtendo o grau de Doutora.

António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço. Colóquio "Viver Mais, Viver Melhor", Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009.

António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço. Colóquio Viver Mais, Viver Melhor, Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009. Caridade Graça Franco, Laborinho Lúcio, Manuel Braga da Cruz, António Leuschner e António Lobo Antunes. Colóquio "Viver Mais, Viver Melhor", Fórum Gulbenkian de Saúde, Abril de 2009. António Lobo Antunes

Leia mais

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com 18 a 20 de Novembro de 2011 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das três edições realizadas em anos anteriores, a Associação Desportos

Leia mais

Estágio Opcional em Anestesia Fora do Bloco Operatório

Estágio Opcional em Anestesia Fora do Bloco Operatório Estágio Opcional em Anestesia Fora do Bloco Operatório Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra José Pedro Alves Ribeiro Coordenação Assistente Graduado do Centro Hospitalar

Leia mais

Fiscalidade e Contabilidade

Fiscalidade e Contabilidade Fiscalidade e Contabilidade Formação Executiva 2016 www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Pós-Graduações Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades

Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades Our innovative solutions wherever you need us. ABREU ADVOGADOS C&C ADVOGADOS Em Parceria: Portugal China (Macau) Parceria de oportunidades Abreu Advogados C&C Advogados 2015 PORTUGAL CHINA Abreu Advogados

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

Divulgação do Evento

Divulgação do Evento organizado por em parceria com Divulgação do Evento Inclusão sobre rodas na EB 2,3 de Lamaçães esta terça-feira 02/12/2014 00:02 Inclusão sobre Rodas é o nome da acção que vai ser hoje promovida na EB

Leia mais

Reunião com Maria João da SPP

Reunião com Maria João da SPP Reunião com Maria João da SPP Fui a Lisboa dia 26 de Novembro de 2007 Nomeação de médicos para contactos com imprensa: Norte: José Luís Centro: Helena Sul: Leonor Reunião com Maria João da SPP Curso da

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO

CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO PROJECTO CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO do Hospital de Santa Maria CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO MARIA RAPOSA Todos os anos, um número crescente de crianças, dos 0 aos 18 anos de idade, são assistidas

Leia mais

Assunto: Apreciação dos projetos de diplomas legais de criação de novas carreiras de saúde em apreciação pública.

Assunto: Apreciação dos projetos de diplomas legais de criação de novas carreiras de saúde em apreciação pública. A SUAS EXCELÊNCIAS O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE DR. MANUEL TEIXEIRA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO EMPREGO DR. OTÁVIO OLIVEIRA Lisboa, 27 de agosto de 2015 Com conhecimento de Suas Excelências, O Ministro

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA Preâmbulo É cada vez mais consensual a importância estratégica que as pessoas (vulgarmente chamadas de recursos humanos) desempenharão

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

ARS Algarve,IP lança nova página institucional

ARS Algarve,IP lança nova página institucional ARS Algarve,IP lança nova página institucional A Administração Regional de Saúde do Algarve disponibiliza desde o início de maio uma nova página institucional, criada com recursos da instituição, com o

Leia mais

Córnea em debate. VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião

Córnea em debate. VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião Reportagem VII Reunião Temática do Serviço de Oftalmologia do Hospital de SãoSebastião Córnea em debate Serviço de Oftalmologia do Hospital S. Sebastião reuniu mais de 200 especialistas num encontro onde

Leia mais

6.º Congresso Internacional dos Hospitais. Inovar em Saúde Mito ou realidade?

6.º Congresso Internacional dos Hospitais. Inovar em Saúde Mito ou realidade? 6.º Congresso Internacional dos Hospitais. Inovar em Saúde Mito ou realidade? 23, 24 e 25 novembro 2016 O mundo e os sistemas de saúde e sociais estão em transformação, muito por força das atuais pressões

Leia mais

HOSPITAL VETERINÁRIO

HOSPITAL VETERINÁRIO HOSPITAL VETERINÁRIO Histórico O curso de Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina se iniciou em 1973 com o vestibular e a 1ª turma de 2 alunos. Até a 3ª turma o número de

Leia mais

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Há exatamente dois meses a Seleção Nacional A efetuou o seu último jogo no Campeonato do Mundo disputado no Brasil.

Leia mais

Proposta de Realização Anual em Portugal de Festival de Robótica. ROBOTICA 2001 Festival Nacional de Robótica

Proposta de Realização Anual em Portugal de Festival de Robótica. ROBOTICA 2001 Festival Nacional de Robótica Proposta de Realização Anual em Portugal de Festival de Robótica ROBOTICA 2001 Festival Nacional de Robótica MEMORANDO Proposta de Realização Anual em Portugal de Festival de Robótica (FestRob) Para: Ministro

Leia mais

Descarbonizar a economia Competitividade Desenvolvimento sustentável

Descarbonizar a economia Competitividade Desenvolvimento sustentável Descarbonizar a economia Competitividade Desenvolvimento sustentável O BCSD Portugal Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública,

Leia mais

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=322084&visual=26&tema=1

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=322084&visual=26&tema=1 Página Web 1 de 2 http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=322084&visual=26&tema=1 24-01-2008 Nacional Sono: "Deitar cedo e cedo erguer" é uma máxima cada vez mais válida para uma vida saudável - investigador

Leia mais

Hospital Central do Funchal: Internistas na vanguarda de um novo modelo de gestão hospitalar

Hospital Central do Funchal: Internistas na vanguarda de um novo modelo de gestão hospitalar 2015-11-23 19:36:19 http://justnews.pt/noticias/hospital-central-do-funchal-internistas-na-vanguarda-de-um-novo-modelo-de-gestao-hospitalar Hospital Central do Funchal: Internistas na vanguarda de um novo

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 50/VIII RECOMENDAR AO GOVERNO QUE REFORCE UM PROGRAMA ESPECÍFICO SÉRIO DE COMBATE À TUBERCULOSE A longa história da tuberculose está repleta de imagens quase míticas de epidemias,

Leia mais

Capacidade diagnóstica da cápsula endoscópica pode melhorar «extraordinariamente»

Capacidade diagnóstica da cápsula endoscópica pode melhorar «extraordinariamente» 2016-01-19 14:34:28 http://justnews.pt/noticias/capacidade-diagnostica-da-capsula-endoscopica-pode-melhorar-extraordinariamente Capacidade diagnóstica da cápsula endoscópica pode melhorar «extraordinariamente»

Leia mais

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares Título 1 Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares 2 Sumário Breve caracterização do risco de incêndio Medidas de segurança de natureza física Projecto de

Leia mais

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES

CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA. FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES CÁTEDRA DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS (UEM) e INSTITUTO CAMÕES COLÓQUIO PORTUGUÊS EM CONTEXTO AFRICANO MULTILINGUE: EM BUSCA DE CONSENSOS SESSÃO DE ABERTURA

Leia mais

Programas de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento

Programas de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento Programas de Pós-Graduação em Filosofia Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento A experiência de duas décadas de funcionamento de programas de pós-graduação em Filosofia revelou a necessidade de conceber

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CAPÍTULO I Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto Artigo 1º (Denominação, natureza e âmbito) 1. O Instituto Superior de Ciências Educativas e o Instituto

Leia mais

RESPOSTA AO RELATÓRIO de

RESPOSTA AO RELATÓRIO de RESPOSTA AO RELATÓRIO de Comissão Externa de Avaliação Comissão D. Educação Subcomissão D.4.1 Educação de Infância + 1º Ciclo Do Curso de Licenciatura de Educação de Infância Da Escola Superior de Educação

Leia mais

Plano de Atividades 2014

Plano de Atividades 2014 ADRA PORTUGAL Plano de Atividades 2014 Rua Ilha Terceira, 3 3º 100-171 LISBOA Telefone: 213580535 Fax: 213580536 E-Mail: info@adra.org.pt Internet: www.adra.org.pt Introdução A ADRA (Associação Adventista

Leia mais

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS 1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS Disseção e Técnicas Cirúrgicas Joelho, Ombro e Coluna Vertebral 17 e 18 de Fevereiro de 2015 Coordenadores Professor Doutor João Goyri O Neill Dr. Gonçalo Neto

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 73/2013 de 1 de Julho de 2013 Tendo por aceite que os órgãos de gestão das unidades de saúde devem manter os seus representantes clínicos, mas

Leia mais

www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho

www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho www.aepum.pt.vu Plano de Atividades da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho 1 Índice A AEPUM... 3 Candidatura ao mandato... 3 A nossa missão... 3 A alteração dos estatutos...

Leia mais

de Direito que oferecem.

de Direito que oferecem. In-Lex O RETRATO DO ANUÁRIO ADVOCACIA SOCIETÁRIA PORTUGUESA JÁ está representada EM 60 PAÍSES São 152 sociedades, maioritariamente de pequena e média dimensão, integram mais de 3.400 advogados, prestam

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng.º Mário Lino por ocasião da Sessão REDES DE NOVA GERAÇÃO 2009 Fundação das Comunicações, 7 Janeiro 2009 (Vale

Leia mais

Resposta e fundamentação dos critérios de seleção

Resposta e fundamentação dos critérios de seleção Para aceder à versão editável clique AQUI Programa Operacional Entidade: NIF: Nº Qualidade e diversidade de parcerias ou protocolos com instituições, empresas ou outros agentes a nível regional ou nacional,

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 145/XII/ 4.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 145/XII/ 4.ª SL Aos 24 dias do mês de setembro de 2014, pelas 14:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial Cristina Fernandes Manual de Protocolo Empresarial Lisboa Universidade Católica Editora 2014 Índice Prefácio de Catarina Zagalo 13 Parte I O enquadramento do protocolo 1 O protocolo 16 1.1. Definição de

Leia mais

Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011)

Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011) Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2011) Relatório de Actividades Dezembro 2011 Patrocínio Relatório de Actividades pág.

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO O CLIMA É CONNOSCO

REGULAMENTO CONCURSO O CLIMA É CONNOSCO REGULAMENTO CONCURSO O CLIMA É CONNOSCO 1. ENQUADRAMENTO O novo Quadro Estratégico para Política Climática (QEPiC), que inclui o Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2020-2030) e a Estratégia

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQs)

Perguntas Frequentes (FAQs) Perguntas Frequentes (FAQs) Este documento está em permanente actualização com base nas questões colocadas à Ordem dos Farmacêuticos. Se subsistirem dúvidas após a leitura, contacte a Ordem dos Farmacêuticos

Leia mais

GRUPO PARLAMENTAR. É neste contexto mundial e europeu, que se deve abordar, localmente, a problemática da Luta Contra as Dependências.

GRUPO PARLAMENTAR. É neste contexto mundial e europeu, que se deve abordar, localmente, a problemática da Luta Contra as Dependências. O assunto que hoje trago a este Parlamento Luta Contra as Toxicodependências - não é de fácil abordagem, mas é de interesse relevante para a Região. No mundo em que vivemos existem problemas de ordem vária

Leia mais

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade REPORTAGEM Homenagem Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto 120 anos de qualidade No Dia Mundial da Visão o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto celebrou o seu aniversário. Para o assinalar realizou

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo Exposição dos Motivos Do conjunto das atribuições que estão confiadas aos Municípios destacam-se as intervenções nas áreas de tempos livres e

Leia mais

Federação das Associações de Dadores de Sangue. FAS Portugal Formação

Federação das Associações de Dadores de Sangue. FAS Portugal Formação Federação das Associações de Dadores de Sangue FAS Portugal Formação Os Dirigentes: Estrutura de valores Espírito de serviço. Servir, não servir-se. Fazer sempre parte da solução, nunca do problema. O

Leia mais

Polícia e o Natal das Crianças

Polícia e o Natal das Crianças Nº 4 - Março 2010 Assinatura de Protocolo - SES da PN e SS da PSP Polícia e o Natal das Crianças A o longo de muitos anos, o Serviço Social vem programando, conjuntamente com as unidades policiais e serviços,

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: Medidas preventivas de comportamentos agressivos/violentos de doentes - contenção física Nº: 08/DSPSM/DSPCS DATA: 25/05/07 Para: Contacto na DGS: ARS, Hospitais do SNS, Serviços Locais e Regionais

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 4 de maio de 2015. Série. Número 78

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 4 de maio de 2015. Série. Número 78 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 4 de maio de 2015 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E EUROPEUS Despacho n.º 191/2015 Nomeia em regime de substituição,

Leia mais

Jerónimo Martins. Slogan. Queremos continuar a somar sucessos, a seleccionar talentos e a alimentar carreiras promissoras. Detalhes do Programa

Jerónimo Martins. Slogan. Queremos continuar a somar sucessos, a seleccionar talentos e a alimentar carreiras promissoras. Detalhes do Programa Jerónimo Martins Queremos continuar a somar sucessos, a seleccionar talentos e a alimentar carreiras promissoras Detalhes do Programa 12 meses Estrutura: General Business Training Nesta fase, os Trainees,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

" A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA

 A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA " A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA A União Recreativa e Cultural da Abrunheira, faz parte da identidade desta Abrunheira contemporânea. Desde que existe, tem marcado todos os acontecimentos da nossa

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS O Município de Oliveira do Hospital entende como de interesse municipal as iniciativas empresariais que contribuem para o desenvolvimento e dinamização

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INFECÇÃO HOSPITALAR (APIH) RELATÓRIO DA DIRECÇÃO SOBRE AS ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO NO ANO DE 2014

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INFECÇÃO HOSPITALAR (APIH) RELATÓRIO DA DIRECÇÃO SOBRE AS ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO NO ANO DE 2014 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INFECÇÃO HOSPITALAR (APIH) RELATÓRIO DA DIRECÇÃO SOBRE AS ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO NO ANO DE 2014 A APIH, em 2014, seguiu as linhas apresentadas no Plano de Acção do ano de 2012.

Leia mais

Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres)

Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres) Instituição Particular de Solidariedade Social A.T.L. (Atelier de Ocupação Tempos Livres) Regulamento A. T. L. Capítulo I Âmbito de Aplicação e Objectivos Art.º 1º 1- O presente regulamento visa definir

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes COMISSÃO EUROPEIA NOTA INFORMATIVA Estrasburgo/Bruxelas, 19 de novembro de 2013 «Erasmus+» - Perguntas mais frequentes (ver também IP/13/1110) O que é o «Erasmus+»? O «Erasmus+» é o novo programa da União

Leia mais

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL 2015 PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2015 MANUAL OPERACIONAL Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 2/13 ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO... 3 1.1. Um prémio que reconhece a excelência

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

Candidatura de. António Dourado Pereira Correia. a Director da FCTUC. Programa de acção do Director da FCTUC

Candidatura de. António Dourado Pereira Correia. a Director da FCTUC. Programa de acção do Director da FCTUC Candidatura de António Dourado Pereira Correia a Director da FCTUC Programa de acção do Director da FCTUC No momento em que as regras de gestão da nossa Faculdade se alteram tão profundamente, centrando-a

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Centros de Saúde para o Futuro. João Moura Reis. Missão para os Cuidados de Saúde Primários. Infarmed - Lisboa 15 Maio 2006

Centros de Saúde para o Futuro. João Moura Reis. Missão para os Cuidados de Saúde Primários. Infarmed - Lisboa 15 Maio 2006 Centros de Saúde para o Futuro. João Moura Reis Missão para os Cuidados de Saúde Primários Infarmed - Lisboa 15 Maio 2006 Saúde: a dor de cabeça Toda a gente parece ter um problema de saúde. Ingleses,

Leia mais

PARECER N.º 2 / 2012

PARECER N.º 2 / 2012 PARECER N.º 2 / 2012 DOTAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO DE PEDIATRIA ONCOLÓGICA 1. A questão colocada Solicitar o parecer da Ordem acerca da dotação de pessoal no serviço de Pediatria Oncológica, dado que não

Leia mais

i9social Social Innovation Management Sobre

i9social Social Innovation Management Sobre i9social Social Innovation Management A inovação social é uma solução inovadora para um problema social, que é mais eficaz, eficiente e sustentável do que as soluções existentes, e a qual incrementa a

Leia mais

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE A incidência e a prevalência quer da pré-obesidade quer da obesidade têm vindo a aumentar na União Europeia e, também, em Portugal, constituindo um importante

Leia mais

CENTRO HOSPITALAR BARREIRO MONTIJO COMEMORA O SEU 4º ANIVERSÁRIO PÁG. 3

CENTRO HOSPITALAR BARREIRO MONTIJO COMEMORA O SEU 4º ANIVERSÁRIO PÁG. 3 Boletim Informativo do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro notíciasnovembro13 n.º 52 CENTRO HOSPITALAR BARREIRO MONTIJO COMEMORA O SEU 4º ANIVERSÁRIO PÁG. 3 1º ANIVERSÁRIO DA UNIDADE DE CIRURGIA

Leia mais

fundação portuguesa de cardiologia Nº. 12 Dr. João Albuquerque e Castro REVISÃO CIENTÍFICA: [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL]

fundação portuguesa de cardiologia Nº. 12 Dr. João Albuquerque e Castro REVISÃO CIENTÍFICA: [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL] fundação portuguesa de cardiologia TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL Nº. 12 REVISÃO CIENTÍFICA: Dr. João Albuquerque e Castro [CIRURGIA VASCULAR DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA CENTRAL]

Leia mais

Serviço de Reabilitação

Serviço de Reabilitação Serviço de Reabilitação Relatório de Actividades.1.2.3.4 Tratamento de casos Implementação da política de reabilitação Desenvolvimento de equipamentos sociais Desenvolvimento de actividades 31 Relatório

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015 Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência Introdução Os Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência dos Ensinos Básico e Secundário

Leia mais

Discurso do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação no acto de abertura da 1ª Edição da Inter-universidade Cabo- Verdiana de Verão 26/09/2011

Discurso do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação no acto de abertura da 1ª Edição da Inter-universidade Cabo- Verdiana de Verão 26/09/2011 Discurso do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação no acto de abertura da 1ª Edição da Inter-universidade Cabo- Verdiana de Verão 26/09/2011 Senhor Representante da OMS em Cabo Verde, Magnífico

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Contacto telefónico: Telemóvel 966 395 507/ 968 929 100

Contacto telefónico: Telemóvel 966 395 507/ 968 929 100 Dados Biográficos António Miguel Teixeira Lopes dos Santos, filho de António Lopes dos Santos e de Josefa da Silva Teixeira, nascido a 17 de Setembro de 1967, no Hospital Distrital de Guimarães, freguesia

Leia mais

A inovação e essencial à competitividade

A inovação e essencial à competitividade Crédito A inovação e essencial à competitividade das empresas Financiamento para a inovação e desenvolvimento do sector agrícola, agro-alimentar e florestal sai reforçado no mais recente Quadro Comunitário

Leia mais

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura Implantes dentários A solução mais natural, estética e segura Sorria naturalmente Os implantes dentários são tão reais como um dente: fiáveis, duradouros, estéticos e funcionais Os implantes: Em que consistem?

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Educação Física

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE. Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Educação Física Prova 311 2015 Informação - Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Educação Física 12º Ano de Escolaridade Despacho normativo n.º 6-A/2015 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

Reportagem da Palestra

Reportagem da Palestra Reportagem da Palestra No dia 2 de Fevereiro, pelas treze horas e quarenta minutos, realizou-se uma palestra no âmbito da Área de Projecto, do grupo Transplantes: uma nova esperança de vida. Esta actividade

Leia mais

Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto.

Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto. Maria Pereira, Dr.ª Dados pessoais e formação académica Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto. Frequentou o ensino pré-escolar e os três ciclos do ensino

Leia mais

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE O Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE, visa dar a conhecer a forma como a CMMN pretende continuar a divulgar os resultados obtidos ao longo do projecto GAPS. Dividido em duas partes, a primeira tem

Leia mais

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE PONTA DELGADA

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE PONTA DELGADA LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DO NOVO CENTRO DE SAÚDE DE PONTA DELGADA Ponta Delgada, 28 de janeiro de 2014 Transcrição das declarações do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro Permitam-me

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

ESTÁGIOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL AMI/NBup 11ª Edição 2016

ESTÁGIOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL AMI/NBup 11ª Edição 2016 ESTÁGIOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL AMI/NBup 11ª Edição 2016 QUERES FAZER PARTE DESTA MISSÃO? Se queres chegar mais longe em experiência e vivência Pelo décimo primeiro ano consecutivo abrimos a possibilidade

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6 NOTA INTRODUTÓRIA A Ordem dos Enfermeiros (OE) foi convidada a pronunciar-se, durante o período de discussão pública, sobre a Proposta de Rede de Serviços de Urgência elaborada pela Comissão Técnica de

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal Lisboa, Instituto de Defesa Nacional,

Leia mais

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFBA; DA CRÍTICA A FORMAÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA Fernando Reis do E. Santo A Faculdade de Educação da UFBA tem se destacado, ao longo da sua história, por iniciativas académicas

Leia mais

Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições

Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições Mosteiro de Jerónimos - - Lisboa - (20 de Janeiro de 2000) EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM Título: na Europa das Tradições Ponte de Lima, Janeiro de 2000 Mosteiro de Jerónimos - - Lisboa - (20 de Janeiro de

Leia mais

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2010 RELATÓRIO FINAL

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2010 RELATÓRIO FINAL SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2010 RELATÓRIO FINAL SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2010 RELATÓRIO FINAL 1 Índice Pág. 1. Sessão de Divulgação do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região Norte 3 2.

Leia mais

Delegação Regional do Norte. - Relatório de Actividades -

Delegação Regional do Norte. - Relatório de Actividades - Delegação Regional do Norte - Relatório de Actividades - 2006 SUMÁRIO Nota Introdutória 1. Participação no Conselho Directivo Nacional da BAD 2. Promoção dos profissionais 2.1. Formação Profissional 2.1.1.

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: ÁREA TEMÁTICA

TÍTULO: AUTORES: ÁREA TEMÁTICA TÍTULO:DIVULGANDO A SAÚDE NA INTERNET: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO AUTORES: Piratelo, Fernando M; Loss, Evelin; Mantovani, Maria de Fátima; Polak, Ymiracy N. De S; Schulze, Érica A ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

1. (PT) - Jornal de Notícias, 30/09/2014, Doentes sem acesso a tempos de espera para cirurgia 1

1. (PT) - Jornal de Notícias, 30/09/2014, Doentes sem acesso a tempos de espera para cirurgia 1 30-09-2014 Revista de Imprensa 30-09-2014 1. (PT) - Jornal de Notícias, 30/09/2014, Doentes sem acesso a tempos de espera para cirurgia 1 2. (PT) - i, 30/09/2014, Regulador. Doentes têm informação pouco

Leia mais

Os Rins. Algumas funções dos Rins?

Os Rins. Algumas funções dos Rins? Os Rins Os Rins Algumas funções dos Rins? Elimina água e produtos resultantes do metabolismo como a ureia e a creatinina que, em excesso são tóxicas para o organismo; Permite o equilíbrio corporal de líquidos

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

Together We Create Value

Together We Create Value Together We Create Value APRESENTAÇÃO DA MUNDISERVIÇOS LISBOA 2015 A história da MundiServiços carateriza-se por um percurso de inovação e de investimento na excelência dos seus serviços, assim como por

Leia mais

Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros

Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros Médicos debatem situação actual do sector da Saúde A liberalização da escolha do doente e as medidas a adotar nesse sentido,

Leia mais