S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o"

Transcrição

1 S1SF SINAl 4rendizaqem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017 Dispõe sobre o de de e Conipliance no SEST SENAT. Manual Atuação da Área Corporativa Normas de Governança âmbito O Departamento Executivo do SEST e do Aprendizagem do Transporte SENAT, representado por sua Diretora Executiva Nacional. NICOLE GOULART, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ATO PRE-CN/SEST/SENAT/N. 110/15, do INSTRUI: Art. 1 Quanto à aprovação do Manual de Normas de Atuação da Área de Govemança Corporativa e Compliance, a ser aplicado no âmbito do SEST SENAT. 2 Quanto ao estabelecimento de regras de atuação da área de Govemança Corporativa e Compliance do SEST SENAT. visando assegurar a aderência dos procedimentos adotados à legislação vigente, às normas e regras estabelecidas pelos Órgãos de Controle, às Políticas e Nonnas Internas e às melhores práticas de mercado. Art. Art. 3 Esta Instrução de Serviço entra em vigor nesta data, revogandose quaisquer disposições em contrário. Brasília, 07 de abril de COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT SAUS Ouadra 1, Bloco U - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-OF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

2 S Es,w Aprendizaqem do Transporte SUMÁRIO Objetivo 3 Relevância do Documento para Demonstrações Financeiras e Riscos 3 Empresas/áreas envolvidas 3 Descrição da Norma 3 1. Atuação da área de Governança Corporativa e Compliance Objetivos da área Canais de comunicação Avaliação de fornecedores e terceiros Aderência às normas e leis Gerenciamento de Riscos e Controles - GRC Emissão de relatório e plano de ação para correção de não conformidades Assunção de riscos pela área em análise FolIow-Up dos pontos de Compliance Prazos de relatório e plano de ação Prorrogação do prazo de implementação 8 Referências 8 Áreas aprovadoras 8 Informações de apoio 8 do 2 SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasilia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

3 Todas S Aprendizagem do Transporte Objetivo Estabelecer as regras de atuação da área de Governança Corporativa e Compliance do SEST SENAT, visando assegurar a aderência dos procedimentos adotados à legislação vigente, às normas e regras estabelecidas pelos Órgãos de Controle, às Politicas e Normas internas e às melhores práticas adotadas pelo mercado. Relevância do Documento para Demonstrações Financeiras e Riscos Reputacional (RR) Legal Empresas/áreas envolvidas as áreas e Unidades Operacionais do SEST SENAT. Descrição da Norma 1. Atuação da área de Governança Corporativa e Compliance 1.1 Objetivos da área Assegurar que os procedimentos adotados estejam em conformidade com as políticas e normas internas, a legislação e as melhores práticas executadas pelo mercado Atuar como consultor e orientador para todas as áreas e Unidades, quer seja sob demanda específica quer em ifinção dos trabalhos realizados no dia a dia Estabelecer e observar o cumprimento do Código de Ética e Conduta do SEST SENAT a fim de assegurar a conformidade com os procedimentos internos e a legislação com os padrões e as boas práticas Monitorar continuamente a reputação, idoneidade e conformidade de fornecedores e prestadores de serviço com o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT Coordenar, fiscalizar e controlar a utilização da Sala do Fornecedor, monitorada 24 horas por dia Propor campanhas de conscientização e treinamentos para os colaboradores do SEST SENAT que incentivem boas práticas corporativas, conforme o Código de Ética e Conduta, incluindo ações que revelem a importância da publicidade, assim como a salvaguarda de informações Estabelecer e operar o canal de denúncia Fale com o Conzpliaizce, para que sejam registrados eventuais relatos de desvios de conduta e atos de corrupção em ações das instituições, provenientes de colaboradores e fornecedores do SEST SENAT, garantindo a confidencialidade e o anonimato da denúncia Criar ações que estimulem os colaboradores a utilizar o canal de d núnc as Fale com o Compliance do SEST SENAT. jco(e t anaciqfl do 1SEST ENAT 3 SAUS Quadra 1, Bloco Y - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.; (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENÂT:

4 SESF SENAT Aprendizagem do Transporte Apurar a veracidade das denúncias, garantindo ao denunciado ampla defesa, podendo solicitar ao denunciado e à Diretoria Executiva Nacional do SEST SENAT a apresentação de documentos Acompanhar a conduta dos empregados, em especial quanto ao comportamento e enriquecimento ilícito Recomendar à Direção do SEST SENAI, em casos comprovados de descumprimento do Código de Ética e Conduta ou de práticas ilegais, a aplicação de punições conforme o referido Código e1ou o encaminhamento do caso às autoridades competentes, conforme o caso. 1.2 Canais de comunicação A área de Governança Corporativa e Conipliance é responsável por gerir os canais de comunicação, compliance(sestsenat.org.br e , os quais estarão disponíveis para receber informações, denúncias e sugestões sobre o Código de Ética e Conduta e as Políticas Anticorrupção, Conheça seu Fornecedor e Conheça seu Funcionário, quer sejam do público interno quer sejam do público externo O SEST SENAT garante o sigilo absoluto para a pessoa que comunicar o evento e impedirá qualquer tentativa de retaliação e intimidação contra qualquer pessoa da Instituição Toda denúncia sobre desvios de conduta, fraudes, corrupção, conflitos de interesse, ou qualquer não conformidade em relação ao Código de Ética e Conduta e/ou cumprimento da legislação serão devidamente apuradas pela área de Governança Corporativa e Compliance, que poderá solicitar apoio à Auditoria nas investigações e nos trabalhos de levantamento Após a conclusão dos trabalhos, a área de Governança Corporativa e Compliance emitirá um relatório específico sobre o evento e o encaminhará ao Presidente dos Conselhos Nacionais do SEST SENAT e à Diretoria Executiva Nacional As medidas disciplinares que forem definidas serão enviadas à Diretoria Executiva Nacional para as providências necessárias. 1.3 Avaliação de fornecedores e terceiros A área de Governança Corporativa e Compliance é responsável por avaliar a reputação e idoneidade dos fornecedores e terceiros prestadores de serviços Para tanto, a área de Governança Corporativa e Compliance utilizará técnicas próprias para levantar o histórico do fornecedor/terceiro. Além disso, os fornecedores e terceiros receberão uma cópia do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção e deverão responder um questionário específico de Co ance sobre procedimentos anticorrupção, além de declararem que leram, comp ende m e estão SAUS Quadra 1, Bloco 4i - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DË - Tel.: (61t Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

5 SEST SENAF Aprendizaqem do Transporte em conformidade com o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT A área de Governança Corporativa e Compliance é responsável por supervisionar o uso da Sala do Fornecedor, cujo monitoramento ocorre 24 horas por dia, e utilizará técnicas específicas para realização do seu trabalho Todos e quaisquer eventos de não conformidade ou suspeita de fornecedor inidôneo deverão ser apurados pela área de Govemança Corporativa e Conipliance e deverão ser devidamente documentados. A área de Governança Corporativa e Compliance poderá solicitar apoio da Auditoria Interna nos trabalhos de apuração Após a conclusão da avaliação, será emitido um relatório sobre os fatos apurados e as respectivas recomendações, sendo encaminhado à Diretoria Executiva Nacional e à Presidência. 1.4 Aderência às normas e leis A área de Governança Corporativa e Conipliance pode realizar, a qualquer momento e em qualquer área ou Unidade, testes de aderência às Políticas, Normas Internas, Leis ou qualquer normativo ao qual o SESI SENAT esteja submetido Ao final dos testes, todas as não conformidades deverão ser documentadas e descritas em relatórios próprios. 1.5 Gerenciamento de Riscos e Controles - GRC A gestão de Riscos e Controles está a cargo da área de Governança Corporativa e Compliance e a metodologia utilizada está baseada no COSO Comrnittee of Sponsoring Organizations of the Treadway C ornmission e COBIT Control Objectives for JnJbrmation and Related Technology Os levantamentos dos Riscos e Controles serão baseados em trabalhos suportados pela metodologia de CRSA Contrai and Risk SelfAssessrnent Os procedimentos e detalhes do trabalho de GRC serão descritos em norma própria. 1.6 Emissão de relatório e plano de ação para correção de não conformidades As não conformidades apuradas durante os trabalhos de compliance serão classificadas em função do seu potencial de perda financeira ou de dano à imagem e reputação do SEST SENAT, bem como em relação à sua probabilidade e ao prazo de ocorrência. A classificação de risco obedecerá à seguinte gradua( Alto; Médio; gçwok OU TE Baixo. 39 J setlt SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasilia-DE - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT: qbr 5

6 SESF SENAT Serviço Sodal do Transporte Aprendizagem do Transporte O relatório de Compliance acerca dos trabalhos executados é gerado após a reunião de encerramento com o responsável da área e encaminhado à Diretoria Executiva Nacional e ao Presidente O destinatário do relatório é responsável por manifestar-se formalmente sobre o conteúdo disposto e encaminhar os planos de ação necessários à correção das não conformidades identificadas O responsável pela área deverá se manifestar no prazo de 10 (dez) dias úteis sobre o plano de ação para correção das deficiências identificadas. Caso não ocorra a manifestação por parte do responsável nesse prazo estipulado, a área de Govemança Corporativa e Conipliance poderá conceder um prazo adicional de 5 (cinco) dias úteis para resposta. Persistindo a situação de não manifestação, o(a) Diretor(a) Executivo(a) Nacional e o(a) Presidente serão devidamente informados Os planos elaborados devem descrever, de forma clara e objetiva, as ações cujas implantações mitigarão as não conformidades identificadas, com a indicação dos responsáveis por sua implantação e as datas previstas para conclusão A área de Govemança Corporativa e Compliance tem a prerrogativa de aceitar ou não os planos de ação apresentados pelas áreas. Nota: Em caso de não concordância, o fato deve ser comunicado à área em questão e será concedido o prazo adicional de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da comunicação da reprovação do plano de ação, para envio de novos planos Planos de ação com prazos superiores aos estabelecidos no item 1.9 adiante devem ser justificados e apresentados com cronogramas, os quais serão submetidos à aprovação pela Diretoria Executiva Nacional e pelo Presidente. 1.7 Assunção de riscos pela área em análise Para a solicitação de assunção de riscos pela não implementação de solução para as não conformidades apontadas pela área de Govemança Corporativa e Compliance, o principal executivo da área deve apresentar justificativa, por escrito, ao Conipliance A área de Govemança Corporativa e Compliance deve emitir parecer sobre a solicitação e, quando aplicável, recolher a opinião das Coordenações de Conformidade Legal e da Auditoria Interna. Após isso, deve submeter a solicit - para aprovação da Diretoria Executiva Nacional e apresentar ao Presidente. 1.8 FoIIo -Up dos pontos de Compliance Até a data prevista de implementação das ações corretivas, a área em análisfr deve encaminhar as evidências necessárias à área de Govemança Corpor4iva e Compliance. Caso essas evidências não sejam enviadas, a área de Govenança Corporativa e Compliance deve encaminhar um de cobrança ao(à) Diritor(a) Executivo(a) e ao gestor responsável. SAUS Quadra 1, Bloco.1 - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasilia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

7 SEsr Aprendizagem do Transporte Os testes para avaliação da efetividade da implementação dos planos de ação devem ser realizados a critério da área de Govemança Corporativa e Compliance. Nota: Caso o plano de ação implementado seja reprovado, a área em análise terá prazo de 10 (dez) dias úteis para apresentar o complemento. Decorrido esse prazo, a área de Govemança Corporativa e ( ompliance deve comunicar o vencimento/atraso na implementação do plano de ação ao principal executivo da área, à Diretoria Executiva Nacional e ao Presidente. 1.9 Prazos de relatório e plano de ação Os prazos para emissão do relatório de Compliance, elaboração e aceitação dos planos de ação para correção das não conformidades, bem como para implemenlação destes, são os seguintes: Atividade Prazo Prazo adicional Emissão do relatório de Conipliance após a (tres) dias uteis Nao ha reumao de fechamento dos trabalhos 5 (cinco) dias úteis (a Elaboração e encaminhamento dos planos de critério da área de ação pelas áreas responsáveis para correção das 10 (dez) dias úteis Govemança não conformidades Corporativa e Compliance) Aceitação ou recusa pela área de Govemança (tres) dias uteis Nao ha Corporativa e Conzphance dos planos de açao Prazo adicional no caso de planos de ação não -... (cinco) dias uteis Nao ha aceitos - - Conforme cada Conforme cada Prazo para implementaçao dos planos de açao situaçao situaçao 20 (vinte) dias úteis, Não conformidade de risco alto contados desde a 10 (dez) dias úteis emissão do relatório 40 (quarenta) dias Não conformidade de risco médio úteis, contados desde a 10 (dez) dias úteis emissão do relatório 60 (sessenta) dias Não conformidade de risco baixo úteis, contados desde a 10 (dez) dias úteis emissão do relatório ÕbsDaso não seja possível a implantação de planos de ação nos prazos acima estipulados, em função da sua complexidade (por exemplo: desenvolvimento/aquisição de sistemas), a área deverá implantar ações que mitiguem os riscos (por exemplo: dupla conferência, conciliaçõe em pra os mais curtos) dentro dos prazos estipulados e definir planos de ação mais longos c m soluç es definitivas. 7 SAUS Quadra 1, Bloco ij - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

8 SES1 SENAT Aprendizaqem do Transporte 1.10 Prorrogação do prazo de implementação Os planos de ação de não conformidades apontadas pela área de Govemança Corporativa e Compliance, com nível de risco alto, somente poderão ser prorrogados com aprovação do Presidente Para planos de ação com nível de risco médio ou baixo, é permitida uma única prorrogação da data de implementação de até 15 (quinze) dias úteis, e a solicitação de prorrogação deve ser encaminhada à área de Govemança Corporativa e Compliance que dará ciência das prorrogações à Diretoria Executiva Nacional e ao Presidente. Referências -N/A Áreas aprovadoras Coordenação de Compliance Informações de apoio -N/A Grupo Referência Manual de Normas Govemança Corporativa e Conipliance Assunto Compliance - Titulo Atuação da Área de Governança Corporativa e Compliance Criação 10/04/2017 Alteração - Versão SAUS Quadra 1, Bloco U - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CER: Fale com o SEST 5ENAT; a

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT.

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 013/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT,

Leia mais

SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito.

SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito. SEST SENAT Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017 Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. Prevenção Política Corporativa de âmbito O Departamento Executivo

Leia mais

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT.

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17 Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SESI e do representado por sua Diretora

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT.

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT. âmbito do SEST SENAT. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16 SENAT Brasília, 15 de setembro de 2016. qualquer disposição em contrário. Art. 30 - Esta

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Controles Internos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016 1 Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB Dezembro/2016 2 Manual do Programa de Integridade da FSB 1. Introdução O presente Manual do Programa de Integridade da FSB ( Manual

Leia mais

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI.

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16 Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT, representado por sua Diretora

Leia mais

Política de Denúncias. Código Data da Emissão Área Emissora Versão POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0

Política de Denúncias. Código Data da Emissão Área Emissora Versão POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0 Política de Denúncias Área Emissora POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. BASE LEGAL E NORMAS DE REFERÊNCIA... 3 4. ABRANGÊNCIA... 3 5. CANAL

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 1.OBJETIVO A Política Corporativa de Prevenção à Corrupção tem o objetivo de reforçar o compromisso da MULTILOG

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 PRINCÍPIOS... 3 4 REFERÊNCIAS... 4 5 CONCEITOS... 4 6 PRERROGATIVAS... 4 7 DIRETRIZES... 5 8 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

Instrução Normativa IN CO Política de Compliance da CIP

Instrução Normativa IN CO Política de Compliance da CIP Instrução Normativa IN CO011 2017 Política de Objetivo: Estabelecer as diretrizes que regem o funcionamento da estrutura de Compliance, em consonância com a Visão, a Missão, os Valores e Princípios da

Leia mais

Política de Risco Operacional BM&FBOVESPA. Página 1

Política de Risco Operacional BM&FBOVESPA. Página 1 BM&FBOVESPA Página 1 Última revisão: abril de 2014 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. CONCEITOS... 3 5. DIRETRIZES... 3 5.1. Seção A Comunicação e Consulta... 4 5.2. Seção

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Junho 2017 POLÍTICA DE COMPLIANCE 1. OBJETIVO Esta Política estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os níveis da FALCONI Consultores de Resultados, bem

Leia mais

Aprendizagem do Transporte. Dispõe sobre a qualificação e o desenvolvimento profissional dos empregados INSTRUI:

Aprendizagem do Transporte. Dispõe sobre a qualificação e o desenvolvimento profissional dos empregados INSTRUI: SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO ISDEX/SEST/SENAT/N. 036/16 Dispõe sobre a qualificação e o desenvolvimento profissional dos empregados das Unidades Operacionais do SESI SENAT. O Departamento Executivo

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

Política de Prevenção a Fraudes

Política de Prevenção a Fraudes Política de Prevenção a Fraudes Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo ser um dos pilares que visam assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Esta Política é parte integrante do Código de Alinhamento de Conduta aprovado em 30/01/2015 pelo Conselho de Administração da Positivo Tecnologia S.A.. 1.

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA

POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA CORPORATIVA POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL CÓDIGO: MINV-P-003 VERSÃO: 04 EMISSÃO: 03/2011 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/2017 INDICE OBJETIVO... 2 ALCANCE... 2 VIGÊNCIA... 2 ÁREA GESTORA... 2 ÁREAS INTERVENIENTES...

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

RIV-02 Data da publicação: 02/jun/2017

RIV-02 Data da publicação: 02/jun/2017 Resumo Descreve os componentes do SCI Sistema de Controles Internos da Riviera Investimentos e estabelece as responsabilidades e procedimentos para a sua gestão. Sumário 1. Objetivo...2 2. Público-alvo...2

Leia mais

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED Aprovado por: Conselho de Administração Data aprovação reunião: 23/ SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 2 Capítulo 2 Responsabilidades... 3 Capítulo 3 Glossário / Definições... 8 Capítulo 4 Regras...

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIA... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES... 7 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 10 13/5/2016 Informação

Leia mais

Política de Prevenção à. Corrupção

Política de Prevenção à. Corrupção Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar

Leia mais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E RISCOS DA COPASA MG

Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E RISCOS DA COPASA MG Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E DA COPASA MG Sumário Da Finalidade... 3 Da Estrutura... 3 Das Competências... 4 Do Orçamento Próprio... 5

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO VERSÃO NOV/2014 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. PÚBLICO-ALVO... 5 4. VEDAÇÕES... 5 5. ATOS PREVENTIVOS... 6 6. CANAL DE DENÚNCIAS... 7 7. PROTEÇÃO A DENUNCIANTES...

Leia mais

AR BANK ASSET MANUAL DE GESTÃO DE RISCO

AR BANK ASSET MANUAL DE GESTÃO DE RISCO Comitê Executivo Manual de Gestão de Risco 30/04/2018 1/8 ASSET Management MANUAL DE GESTÃO DE RISCO Manual MN _ GR 01 Comitê Executivo Manual de Gestão de Risco 30/04/2018 2/8 Resumo Descritivo O Manual

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA Versão 03/2019 Compliance Grupo Alubar 2 1. INTRODUÇÃO A Política de Utilização do Canal de Ética do Grupo Alubar tem a finalidade de apresentar com simplicidade

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE)

POLÍTICA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE) (COMPLIANCE) EXERCÍCIO 2017 (COMPLIANCE) 1. OBJETIVO A Política de Conformidade (Compliance) estabelece princípios, diretrizes e funções de conformidade em todos os níveis da CRECE, considerando estes

Leia mais

Este documento está dividido nas seguintes seções:

Este documento está dividido nas seguintes seções: Assunto Política de Riscos Operacional Rio Bravo Investimentos DTVM Data 02 de março de 2017 Páginas. 6 De Rodrigo Gatti e Eros Henriques Dalhe Telefone 3509-6000 Área Diretoria de Operações Para Área

Leia mais

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Junho/2016. REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 Em atendimento ao disposto no art. 19 da ICVM

Leia mais

Política de Relacionamento com o Poder Público

Política de Relacionamento com o Poder Público 01 Objetivo A visa estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores da Hepta quanto à conduta na interação com órgãos e instituições públicas, tendo como principal objetivo proteger

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS 11/08/2017 INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 REGRAS GERAIS... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

Leia mais

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Maio/2018 1. Apresentação da Política Em cumprimento à Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção e às boas práticas de governança corporativa, a TAESA disponibiliza

Leia mais

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Junho/2016. POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 APRESENTAÇÃO O Banco Central

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 09 DE OUTUBRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 09 DE OUTUBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 09 DE OUTUBRO DE 2018 Dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT e sobre o Relatório Anual de Atividades

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Conformidade e Integridade Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1 BM&FBOVESPA Página 1 Última revisão: abril de 2014 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES... 3 5. PRERROGATIVAS DE CONTROLES INTERNOS... 4 6. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE PROGRAMA DE COMPLIANCE VERSÃO 1.0 SETEMBRO/2016 1. NOME DO PROGRAMA Programa de Compliance criado em 30.09.2015 2. OBJETIVO Mitigar os riscos das operações e os negócios atuais e futuros, sempre em conformidade

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOÃO AMORIM

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOÃO AMORIM Regulamento Interno Código: RI.GC.GR.EST.001 Governança Corporativa Versão: 001 Gestão de Relacionamento Data da Emissão: Estratégia 28/08/2015 Comitê de Governança CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º O presente

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 , 4 SEST,flfly Serviço Sodal do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO NORTE INVESTIMENTOS ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Versão 1.0 Vigência Agosto / 2016 Classificação das Informações [ X ] Uso Interno [ ] Uso Público Conteúdo

Leia mais

Política de Conformidade (Compliance)

Política de Conformidade (Compliance) Política de Conformidade (Compliance) Versão 1.0 Elaborado em outubro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITO DE COMPLIANCE... 3 3. DIRETRIZES... 3 4. ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS... 4 4.1

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº 02/04/2018 10:48 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 16.670.085/0001 55 NIRE nº 3130001144 5 Av. Bernardo de Vasconcelos, nº 377,

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

BM&FBOVESPA. Política de Controles Internos. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013.

BM&FBOVESPA. Política de Controles Internos. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013. BM&FBOVESPA Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo Página 1 Última Revisão: março de 2013 Uso interno Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. CONCEITOS...

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 Elaboração: Gerencia de Riscos Revisão: Compliance Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 2. DEFINIÇÕES...

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS 1. INTRODUÇÃO A Política Institucional do Sistema de Controles Internos do Conglomerado Mercantil do Brasil baseia-se nas diretrizes do Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS CÓDIGO MAN-0510

REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS CÓDIGO MAN-0510 REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS 2/5 SUMÁRIO PARTE I IDENTIFICAÇÃO 3 1. OBJETIVO 3 2. ABRANGÊNCIA 3 3. ALÇADAS DE APROVAÇÃO 3 4. RESUMO DA REVISÃO 3 PARTE II CONTEÚDO 4 1. COMO REPORTAR A DENÚNCIA 4 2.

Leia mais

CARG REGIMENTO COMITÊ DE AUDITORIA DA REAL GRANDEZA. Versão: 1

CARG REGIMENTO COMITÊ DE AUDITORIA DA REAL GRANDEZA. Versão: 1 CARG REGIMENTO COMITÊ DE AUDITORIA DA REAL GRANDEZA Versão: 1 2019 CARG REGIMENTO COMITÊ DE AUDITORIA DA REAL GRANDEZA Versão: 1 Aprovado em: 25 / 02 / 2019 Documento de Aprovação: RC Nº 001/431 3 SUMÁRIO

Leia mais

Polı tica de Compliance

Polı tica de Compliance + Versão: I Data da Publicação: 08/04/2016 Data da Vigência: Publicação Polı tica de Compliance 1. Objetivo: A Política objetiva formalizar os procedimentos para gerenciamento do Risco de Compliance. 2.

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS

POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS Página 1 de 6 POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS OBJETIVO Esta Política atende a Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.567 de 27 de abril de 2017 e visa estabelecer princípios e diretrizes para

Leia mais

Polı tica de Compliance

Polı tica de Compliance + Versão: I Data da Publicação: 08/04/2016 Data da Vigência: Publicação Última revisão: janeiro 2018 Polı tica de Compliance 1. Objetivo: A Política objetiva formalizar os procedimentos para gerenciamento

Leia mais

NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional

NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional (versão 01/2016) Sumário 1. Objetivo... 1 2. Âmbito de Aplicação... 1 3. Considerações Gerais...

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. OBJETIVO Definir diretrizes e responsabilidades para ações que possam mitigar os riscos econômicos, sociais e ambientais relacionados às atividades praticadas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA 1.1 Definir os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS MANUAL DE COMPLIANCE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS PETRA ASSET GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA PETRA CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA Publicação 30/06/2016 - versão 003 Propriedade das Gestoras

Leia mais

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Instrumento Organizacional Tipo: Política Institucional Fase: Vigente Título: Número e Versão: GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Área Emitente: Aprovador: Vigência da 1ª versão: Vigência desta versão:

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Riscos Corporativos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna AUDITORIA INTERNA Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna 2015 Introdução Em 17/11/2015, a Controladoria Geral da União (CGU/PR) emitiu a Instrução Normativa nº 24 que estabelece o conteúdo

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR ÍNDICE PÁGINA A INTRODUÇÃO 02 B ABRANGÊNCIA 02 C OBJETIVO 02 D RESPONSABILIDADE 02 E POLÍTICA CONHEÇA SEU 03 F MONITORAMENTO DE ENDIVIDAMENTO 03 G VIOLAÇÃO OU DESCUMPRIMENTO 04 H VIGÊNCIA 05 I BASE NORMATIVA

Leia mais

Título Política de Gestão do Canal de Denúncias Data Publicação 05/09/2017

Título Política de Gestão do Canal de Denúncias Data Publicação 05/09/2017 de Gestão do Canal de Denúncias 01/08/2017 XXXXXXXX Diretoria/Compliance/ 1/7 de Gestão do Canal de Denúncias POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS 1. OBJETIVO Esta atende a Resolução do Banco Central

Leia mais

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A. (O SCBA ) REGULAMENTO DA COMISSÃO DE RISCO E DE CONTROLO INTERNO ( BRC )

STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A. (O SCBA ) REGULAMENTO DA COMISSÃO DE RISCO E DE CONTROLO INTERNO ( BRC ) STANDARD CHARTERED BANK ANGOLA, S.A. (O SCBA ) REGULAMENTO DA COMISSÃO DE RISCO E DE CONTROLO INTERNO ( BRC ) NOMEADO PELO: MEMBROS: PRESIDENTE: PARTICIPAÇÃO: Conselho de Administração do Standard Chartered

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Fraude... 1 3.2 Corrupção... 1 3.3 Programa de Integridade... 2 4. PRINCÍPIOS... 2 4.1 Repúdio a ações de fraude e corrupção direta ou

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO DE 2016 Sumário POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 1 Objetivo... 3 2 Abrangência... 3 3 Princípios Norteadores... 3 4 Diretrizes... 4 5 Responsabilidades... 4 6 Endereço

Leia mais

NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional

NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional NOR-001 Norma de Gerenciamento do Risco Operacional (versão 01/2019) Sumário 1. Objetivo... 1 2. Âmbito de Aplicação... 1 3. Considerações Gerais...

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro Política de Gestão de Riscos Operacionais 14 de fevereiro 2017 Define os objetivos, as responsabilidades e as diretrizes que orientam a Gestão de Riscos Operacionais na Cetip S.A. Versão da Política: 1ª

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Atualização Junho de 2016 Índice POLITICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 Objetivo... 3 Abrangência... 3 Princípios Norteadores... 3 Diretrizes... 4 Responsabilidades... 4 Vigência

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Auctus Capital Gestão de Recursos Ltda. Março de 2018 Versão 1.0 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES... 3 DIRETRIZES... 3 RESPONSABILIDADES... 4 DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A.

Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A. Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A. Maio / 2019 1 1. OBJETIVOS A Política de Responsabilidade Socioambiental ( PRSA ou Política ) tem o objetivo de estabelecer os

Leia mais

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Data de Aprovação: 27.12.2017 Versão: 1.2 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Princípios Norteadores... 3 4. Diretrizes...

Leia mais

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

OBJETIVO... 2 ABRANGÊNCIA... 2 POLÍTICAS...

OBJETIVO... 2 ABRANGÊNCIA... 2 POLÍTICAS... Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. POLÍTICAS... 2 3.1 ACESSO AO CANAL DE DENÚNCIAS... 2 3.1.1 DENÚNCIA COM IDENTIFICAÇÃO... 3 3.1.2 DENÚNCIA ANÔNIMA... 3 3.2 RECEBIMENTOS DOS PROTOCOLOS DE

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1/7 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO A Política de Risco Operacional e Controles Internos, do BANCO CÉDULA S.A tem como objetivo definir diretrizes para a implantação e disseminação

Leia mais