RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NO 1 SEMESTRE DE 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NO 1 SEMESTRE DE 2012."

Transcrição

1 PROJETO: 4 - ESTÁDIO JOAQUIM AMÉRICO - ARENA DO CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE Objetivo: Acompanhar as obras do Estádio Joaquim Américo - Arena do Clube Atlético Paranaense. Justificativa: Desde o ano de 2007 o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Curitiba estiveram empenhados na indicação de Curitiba como sede da Copa de A conquista aconteceu e em 2009 o Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada) foi indicado oficialmente como palco da Copa no Paraná. A Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 desde então vem acompanhando todos os processos que envolvem a participação do Clube Atlético Paranaense neste projeto. Sediar os jogos da maior competição do mundo gerou a necessidade de adequações aos padrões da FIFA na arena do Atlético Paranaense, as obras de reforma e ampliação já estão em andamento, sendo cumpridas duas etapas, iniciando em Junho de 2012 a terceira etapa de obras. A Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 fará o acompanhamento das obras realizadas no Estádio, possibilitando assim um diagnóstico permanente da real situação. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NO 1 SEMESTRE DE A Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 tem acompanhado os trabalhos bem como o cumprimento do cronograma estipulado para as obras na Arena. De acordo com este acompanhamento, verificou-se que o cronograma está sendo executado. Janeiro a Março: Contenções e estaqueamento - setor arquibancada principal. Desmontagem da Cobertura, retirada dos assentos. Março a Maio: Demolição torres, reforma entrada principal - setor fachada principal. Março a Setembro: Infraestrutura (blocos e vigas baldrame) - setor arquibancada principal. Abril a Julho: Fabricação e pré-montagem da cobertura metálica. Abril a Dezembro: Superestrutura (pilares e vigas) - Todos os setores..

2 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NO 2 SEMESTRE DE Julho: Início das obras de concretagem da arquibancada da Arena da Baixada. Fotos: CAP/SA.

3 Agosto: As obras na Arena da Baixada já somam 55% das ações programadas para o Mundial de Fotos: Portal da Copa Fotos: CAP/SA

4 Fotos: CAP/SA Agosto: (08) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento para as obras da Arena da Baixada no valor de R$ 131 milhões para a reforma e ampliação do Estádio Joaquim Américo. As obras estão em andamento desde o final de 2011 e a conclusão está prevista para julho de O projeto abrange aproximadamente 124 mil metros quadrados de área construída, sendo 50 mil metros quadrados reformas e 74 mil metros quadrados de novas áreas.

5 Agosto: (24) Imagem aérea das obras na Arena. Fotos: CAP S/A.

6 Fotos: CAP S/A. Fotos: CAP S/A.

7 Fotos: CAP S/A.

8 Agosto: (31) Imagem aérea das obras na Arena. Fotos: CAP S/A. Fotos: CAP S/A.

9 Fotos: CAP S/A. Fotos: CAP S/A.

10 Fotos: CAP S/A.

11 Setembro: (15) Acompanhamento obras na Arena. Fotos: CAP S/A. Fotos: CAP S/A.

12 Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

13 Detalhes do Projeto Fonte: Portal 2014

14 Fonte: Portal 2014 Fonte: Portal 2014

15 Fonte: Portal 2014

16 Setembro: (20) Acompanhamento obras na Arena. Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

17 Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

18 Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

19 Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

20 Fotos: CAP S/A Fotos: CAP S/A

21 Setembro: (26) Bombeiros do Distrito Federal visitam a Arena dos Paranaenses Arena dos Paranaenses recebeu na manhã desta terça-feira (25), um grupo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A visita faz parte da fase final do Curso de Altos Estudos para Praças (Caep), que conta com 300 alunos. Segundo o 1º Sargento Rutênio, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, esta visita é importante para que sejam analisados os locais que terão grande aglomeração de pessoas durante o evento. É bom para conhecermos as particularidades de cada cidade e principalmente do estádio. Assim podemos ver a preparação para a Copa do Mundo e também a preparação do Corpo de Bombeiros de Curitiba, disse Rutênio. Fonte: CAP S/A.

22 Fonte: CAP S/A.

23 Outubro: (03) Acompanhamento obras na Arena. Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

24 Fonte: CAP S/A. Fonte: CAP S/A.

25 Fonte: CAP S/A. Fonte: CAP S/A.

26 Fonte: CAP S/A. Fonte: CAP S/A.

27 Outubro: (08) Situação das obras na Arena. (Fonte: Cap /SA) Demolições: A Arena passa por demolições em vários setores, para ampliar o estádio e adaptá-lo às normas da FIFA. - Camarotes do segundo andar (setores Madre Maria e Buenos Aires): 90% executadas - Cabines de imprensa: 90% executadas. - Camarotes do anel inferior (paredes externas e internas para ampliação): 30% executadas. - Curva da Brasílio Itiberê com a Madre Maria (antiga sede administrativa do CAP): 20% executadas. - Torres 2, 5 e 6 para eliminação dos pontos cegos (as outras três torres já estão com escoramento, para proteção das demolições, que serão feitas na sequência): 50% executadas. - Escadas de acesso na entrada principal / Buenos Aires e bilheterias: 100% executadas - Laje da entrada e bilheterias do setor visitante: 100% executadas - Cobertura do estacionamento na entrada da Coronel Dulcídio: 100% executadas - Fosso, retirada das paredes para ampliação da arquibancada até o gramado, que deixará a torcida ainda mais perto do campo: 100% executadas Fundações: A fundação da nova área da Brasílio Itiberê foi feita para receber as novas arquibancadas, os vestiários, setor de imprensa, área VIP e área de hospitalidade. Além disso, as fundações para os pilares que sustentarão a nova cobertura do estádio estão avançadas. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 90% executadas - Brasílio Itiberê / Reta: 100% executadas - Getúlio Vargas / Curva com a Coronel Dulcídio (antiga entrada da Coronel Dulcídio): 100% executadas - Atrás das torres 1,2,5 e 6, para construção dos 4 pilares de sustentação da nova cobertura da Arena: 75%.

28 Construção Civil: Blocos: Diversos blocos estão sendo construídos na Arena, para que recebam os pilares de sustentação. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 90% executados - Brasílio Itiberê / Reta: 60% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas: 25% executados Pilares: Os pilares de sustentação receberão a laje do primeiro nível, onde será construída a área de circulação do público no primeiro andar do estádio. Além disso, os pilares receberão a nova arquibancada do segundo anel da Brasílio Itiberê. O segundo nível da laje receberá a área VIP do estádio. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 60% executados - Brasílio Itiberê / Reta subsolo: 60% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 60% executados Lajes: A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as lanchonetes e banheiros da Arena e o segundo nível será a área VIP. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 60% executadas - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 20% executadas Terraplanagem: A Arena passa também pela retirada da terra existente para execução de fundações e outras estruturas. Um destes trabalhos é a cortina de contenção perimetral, que funciona como muro de arrimo. A cortina age na contenção de terra no desnível que haverá entre o estacionamento do estádio e a calçada. Outro ponto que recebeu a terraplanagem foi o gramado, que terá a reconstrução de elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. - Cortina de contenção e aterro atrás da cortina na Madre Maria com a Brasílio Itiberê: 90% executada - Escavação do campo de jogo: 100% executada.

29 Demolições dos camarotes do segundo andar e das torres 5 e 6. Fonte: CAP S/A. Demolições das cabines de imprensa, na reta superior da Getúlio Vargas. Fonte: CAP S/A.

30 Demolição da torre 2, para eliminação dos pontos cegos. Fonte: CAP S/A. Retirada das paredes do fosso para ampliação da arquibancada até o gramado. Fonte: CAP S/A.

31 Fundação e retirada da cobertura do estacionamento na entrada da Coronel Dulcídio. Fonte: CAP S/A. Fundação atrás da torre 6, para colocação da cobertura da Arena. Fonte: CAP S/A.

32 Pilares do setor Brasílio Itiberê, 1º nível e 2º nível Fonte: CAP S/A. Fonte: CAP S/A.

33 Lajes do setor Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível e 2º nível Fonte: CAP S/A. Escavação do campo de jogo Fonte: CAP S/A.

34 Cortina de contenção e aterro atrás da cortina na Madre Maria com a Brasílio Itiberê Fonte: CAP S/A.

35 Outubro: (17) Acompanhamento obras na Arena Fonte: CAP S/A. Fotos Lucas Costa / Studio Gaea Fonte: CAP S/A. Fotos Lucas Costa / Studio Gaea

36 Outubro: (24) Acompanhamento obras na Arena Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

37 Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

38 Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

39 Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

40 Outubro: (25) Acompanhamento obras na Arena Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography

41 Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography

42 Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography

43 Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography Fonte: CAP S/A Fotos: Eduardo Martino / Documentography

44 Outubro: (29) Acompanhamento obras na Arena Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

45 Fonte: CAP S/A Fonte: CAP S/A

46 Novembro (05) Teto retrátil é o diferencial da arena paranaense O Atlético-PR prepara o seu estádio para a Copa de 2014 com uma grande novidade: será o primeiro do País a ter uma cobertura com teto retrátil, que pode ser aberta ou fechada em menos de 15 minutos e se adequar a qualquer tipo de condição climática.

47

48

49 Fonte: Reportagem do jornal o Estado de S.Paulo sobre a Arena dos Paranaenses, publicada na edição de domingo (4). Eduardo Asta / infografia, texto, Jonatan Sarmento / ilustração/ Almir Leite, Paulo Favero, reportagem O Estado de S.Paulo.

50 Novembro (6) - Arena da Baixada, em Curitiba, tem mais de 52% das obras finalizadas (FONTE : CAP/SA) A Arena da Baixada alcançou 52,39% das obras de reforma e ampliação. O estádio vai receber as quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 que serão disputadas em Curitiba. As intervenções são feitas, simultaneamente, em vários setores, com demolições, terraplanagem e construções de vigas, blocos e lajes. Fotos: Divulgação CAP As demolições já foram concluídas em diversas áreas e estão 50% finalizadas na curva da Brasílio Itiberê com a Madre Maria e com a Getúlio Vargas. As demolições das lojas internas da arquibancada superior estão 80% executadas. Estão sendo feitas também fundações para construção dos pilares que sustentarão a nova cobertura do estádio, que estão entre 70% e 100% finalizadas.

51 Demolição das torres 3 e 4 e das cabines de imprensa para eliminar pontos cegos do estádio Diversos blocos estão sendo construídos na Arena, para que recebam os pilares de sustentação: - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 95% executados - Brasílio Itiberê / Reta: 70% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas: 60% executados Os pilares de sustentação receberão as lajes do primeiro, segundo e terceiro nível, onde será construída a área de circulação do público nas arquibancadas do estádio e também a área VIP: - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 40% executados - Brasílio Itiberê / Reta subsolo: 70% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 40% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 3º nível: 10% executados - Reta da Brasílio Itiberê (acima dos novos vestiários) 50% executados A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as lanchonetes e banheiros da Arena e o segundo nível será a área VIP: - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 40% executadas - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 40% executadas - Reta da Brasílio Itiberê pavimento da área de imprensa: 50% executadas - Laje técnica entre o estádio e o novo estacionamento: 30% executadas

52 Fundação, blocos e pilares na Coronel Dulcídio com a Getúlio Vargas As obras da arena também passam pela retirada da terra existente para execução de fundações e outras estruturas. Um desses trabalhos é a cortina de contenção perimetral, que funciona como muro de arrimo. A cortina age na contenção de terra no desnível que haverá entre o estacionamento do estádio e a calçada. Outro ponto que recebeu a terraplanagem foi o gramado, que terá a reconstrução de elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. Escavação no final da reta da Brasília Itiberê

53 Novembro (27): Governador Beto Richa recepcionou a delegação da FIFA, liderada pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, e pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que esteve em Curitiba nesta terça-feira (27/11) para vistoriar as obras para a Copa 2014 que estão em execução na cidade. No encontro, Beto Richa afirmou que o Paraná não mediu esforços para trazer o mundial de futebol para Curitiba e que a capital paranaense será uma das melhores sedes do torneio. Ele destacou a boa parceria com o município na execução das obras de mobilidade urbana e a solução encontrada para viabilizar as adequações da Arena da Baixada. Beto Richa afirmou que o governo estadual participa de vários projetos que vão contribuir para melhorar o sistema viário da Região Metropolitana de Curitiba. Nosso interesse e disposição é trabalhar em conjunto com todos os envolvidos na organização da Copa para entregarmos todas as obras dentro do cronograma estabelecido. Haverá um legado de melhoria na infraestrutura urbana, afirmou o governador. O encontro foi acompanhado pelo prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, além dos secretários da Copa do Estado, Mário Celso Cunha, e do município, Luiz de Carvalho, e membros do Comitê Organizador Local (COL) do mundial. O presidente do Clube Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, foi o anfitrião da visita ao estádio. O clube fez uma apresentação dos estágios do projeto de adequação da Arena. De acordo com ele, 69% das obras estão concluídas. PRAZOS - Valcke afirmou que as obras da sede paranaense da Copa, incluindo o estádio, estão dentro dos prazos previstos. Tivemos uma excelente reunião com o governador e o prefeito. Tudo está bem encaminhado e dentro dos requisitos da FIFA. Curitiba está em verde no nosso acompanhamento, destacou ele, elogiando o projeto da Arena da Baixada. Para o ministro Aldo Rebelo, Curitiba já está dotada de todas as condições para receber a Copa Para ele as novas obras vão contribuir para deixar a cidade ainda melhor. A preparação não tem segredo e nem mistério. Tudo acontece se houver um trabalho coordenado, afirmou. Os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto que fazem parte do Comitê Organizador Local (COL), também elogiaram o que viram em Curitiba. Estamos encantados com tudo que estamos vendo e confiantes de que tudo dará certo, disse Ronaldo. PROJETOS O secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, fez um relato dos preparativos para o mundial. Ele ressaltou as ações nas áreas de saúde, segurança pública, turismo e capacitação de trabalhadores. O Secretário da Copa Mario Celso Cunha afirmou que Curitiba está entre as cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros e que os atrativos da capital serão apresentados em um evento em Londres em março de Estaremos entre as melhores sedes da

54 Copa, assegurou ele. Governador Beto Richa acompanha visita do secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e os ex-jogadores e integrantes do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ronaldo Nazário e Bebeto. E/D: governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, ministro Aldo Rebelo, governador Beto Richa, secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke, Ronaldinho e o secretário especial da Copa, Mario Celso Cunha.Curitiba, Foto: ANPr Governador Beto Richa acompanha visita do secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e da diretoria técnica da CBF para vistoria das obras da Arena da Baixada. Na foto, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke e o secretário especial da Copa, Mario Celso Cunha. Curitiba, Foto: ANPr

55 Após a vistoria das obras na Arena da Baixada os integrantes deram uma entrevista coletiva para a imprensa. Na foto: secretário Mario Celso Cunha, prefeito Luciano Ducci, ministro Aldo Rebelo, secretário-geral Jérôme Valcke, Ronaldo e Bebeto. Bebeto e Ronaldo, membros do Comitê Organizador Local, e Mario Celso Cunha, secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fonte: AEN

56 Dezembro (5): Uma comitiva da Federação Francesa de Futebol, integrada pelos dirigentes Erwan Le Prevost (Team Manager), Mohamed Sanhadji (Secury Officer) e Frédéric Forestas (Team Administrator), esteve nesta quarta-feira (5) em Curitiba, acompanhados dos representantes do Comitê Organizador Local (COL/FIFA), Rodrigo Souza (Coordenador de Competições) e Elio Neto (Setor de Competições), além de Jéssica Mullins, da Fifa Accommodation Office. Eles foram recebidos pelo secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014, Mario Celso Cunha, e visitaram as obras do estádio Joaquim Américo, a Arena, e também o CT do Caju, local onde pretendem avaliar para possível Centro de Treinamento da Seleção da França. A grandiosidade do clube se assemelha aos da Europa. Ficamos contentes com o que vimos, disse Erwan. Curitiba. Na foto: secretário Mario Celso Cunha acompanhou a delegação da França, juntamente com o diretor de engenharia da CAP S/A, José Prado, nas obras do estádio Joaquim Américo. Fonte: SECOPAPR

57 Dezembro (10): Informações sobre o andamento das obras da Arena A Arena dos Paranaenses se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014, o estádio passa por reforma e ampliação. Curitiba terá quatro jogos durante a competição. As obras acontecem em diversos pontos da Arena. Além das reformas nas estruturas já existentes no estádio, o novo Setor Brasílio Itiberê está em evolução. A área contará com novas arquibancadas, vestiários, setor de imprensa, área VIP, área de hospitalidade e estacionamento. Veja o andamento de cada área da Arena e as fotos das obras: - Demolições: A Arena passa por demolições em vários setores, para ampliar o estádio e adaptá-lo às normas da FIFA. - Camarotes do segundo andar (setores Madre Maria e Buenos Aires): 100% executadas - Cabines de imprensa: 100% executadas - Camarotes do anel inferior (paredes externas e internas para ampliação): 100% executadas - Escadas de acesso na entrada principal / Buenos Aires e bilheterias: 100% executadas - Curva da Brasílio Itiberê com a Madre Maria (antiga sede administrativa do CAP): 100% executadas - Torres para eliminação dos pontos cegos. As seis torres serão demolidas, duas delas já tiveram o trabalho concluído: 60% executadas - Laje da entrada e bilheterias do setor visitante: 100% executadas - Cobertura do estacionamento na entrada da Coronel Dulcídio: 100% executadas - Fosso, retirada das paredes para ampliação da arquibancada até o gramado, que deixará a torcida ainda mais perto do campo: 100% executadas - Lojas internas da arquibancada superior: 100% executadas - Laje externa na curva da Getúlio Vargas com a Buenos Aires: 100% executadas - Antiga academia e churrascaria: 100% executadas - Vestiários antigos: 100% executadas - Cisterna de abastecimento de água: 100% executadas - Fundações: A fundação da nova área da Brasílio Itiberê foi feita para receber as adaptações. Estão sendo feitas também fundações para construção dos pilares que sustentarão a nova

58 cobertura do estádio. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 95% executadas - Brasílio Itiberê / Reta: 100% executadas - Getúlio Vargas / Curva com a Coronel Dulcídio (antiga entrada da Coronel Dulcídio): 100% executadas - Atrás das torres 1,2,5 e 6, para construção dos 4 pilares de sustentação da nova cobertura da Arena: 100% executadas - Área do antigo estacionamento VIP, após o vestiário do CAP: 95% executadas - Curva da Getúlio Vargas com a Buenos Aires: 10% executadas - Construção Civil: Blocos: Diversos blocos foram construídos na Arena, para receber os pilares de sustentação. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 95% executados - Brasílio Itiberê / Reta: 90% executados - Brasílio Itiberê / Coronel Dulcídio: 15% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas: 80% executados - Quatro novas torres que sustentarão a cobertura do estádio: 50% executados Pilares: Os pilares de sustentação receberão as lajes do primeiro, segundo e terceiro nível, onde será construída a área de circulação do público nas arquibancadas do estádio e também a área VIP. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 90% executados - Brasílio Itiberê / Reta subsolo: 75% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 60% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 3º nível: 60% executados - Reta da Brasílio Itiberê (acima dos novos vestiários) 75% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas subsolo: 70% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas 1º nível: 10% executados - Pilares de sustentação da nova cobertura: 10% executados Lajes: A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as

59 lanchonetes e banheiros da Arena e o segundo nível terá área VIP. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 90% executadas - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 60% executadas - Reta da Brasílio Itiberê pavimento da área de imprensa: 70% executadas - Laje técnica entre o estádio e o novo estacionamento: 60% executadas - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas 1º nível: 20% executadas - Reta da Brasílio Itiberê 1º nível: 30% executadas Terraplanagem: A Arena passa pela retirada da terra existente para execução de fundações e outras estruturas. Um destes trabalhos é a cortina de contenção perimetral, que funciona como muro de arrimo. A cortina age na contenção de terra no desnível que haverá entre o estacionamento do estádio e a calçada. Outro ponto que recebeu a terraplanagem foi o gramado, que terá a reconstrução de elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. - Cortina de contenção e aterro atrás da cortina na Madre Maria com a Brasílio Itiberê: 100% executada - Escavação do campo de jogo: 90% executada - Escavação no final da Reta da Brasílio Itiberê, para ampliação dos vestiários: 100% executada. Grua: O estádio terá ainda uma grua sobre trilhos, com lança de 50 metros, para auxiliar nos serviços de construção civil, montagem das arquibancadas e cobertura. A grua ficará no setor Brasílio Itiberê. 50% executada Confira na tabela abaixo, as porcentagens de andamento da obra. A obra nova se refere à construção do centro de imprensa e estacionamento. A reforma e ampliação são específicas da obra do estádio. Fonte: Cap/SA

60 Dezembro (10): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense. Fonte: Cap/SA Fotos: Lucas Costa / Studio Gaea Fonte: Cap/SA Fotos: Lucas Costa / Studio Gaea

61 Dezembro (11): Arena recebeu a visita da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados. Uma comitiva da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados, visitou na manhã desta terça-feira (11), as obras de reforma e ampliação da Arena dos Paranaenses. O objetivo da comissão, que é formada por Deputados Federais, é acompanhar os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil e a aplicação dos recursos públicos federais destinados ao mundial. Além das visitas técnicas aos estádios, os deputados passarão por obras de mobilidade urbana em todas as cidades-sedes e farão diversos fóruns de debates até a competição. Na última segunda-feira (10), os parlamentares estiveram em Porto Alegre. De todas as cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo, os deputados ainda não visitaram Cuiabá e Manaus. Na Arena, a comissão fez um tour pela obra e, logo em seguida, assistiu a uma apresentação com todos os detalhes do projeto. José Pires do Prado, diretor de Engenharia da CAP S/A e Carlos Arcos, arquiteto responsável pelas obras do estádio, esclareceram as dúvidas da Comissão. Estiveram na Arena os Deputados Federais Edmar Arruda (PSC/PR), presidente da CFFC, Marcelo Matos (PDT/RJ), presidente da Subcomissão Permanente da CFFC e Daniel Almeida (PCdoB/BA), membro da Subcomissão. A comitiva foi acompanhada pelo consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados, Marcos Rogério Rocha Mendlovitz e pelos representantes do Tribunal de Contas da União, Luiz Gustavo Gomes Andrioli e Carlos Eduardo Pereira. O presidente da Subcomissão da CFFC elogiou o andamento das obras da Arena dos Paranaenses. Aqui vemos a obra caminhando bem. Estamos tendo um grande avanço, que o Brasil estava precisando, principalmente na questão dos estádios. Acreditamos no sucesso da Copa do Mundo e na modernização dos estádios, que inclui a Arena, podendo receber outros grandes eventos, disse. O deputado reforçou a importância da comissão fiscalizadora. Todo esse acompanhamento, com a ajuda do TCU, é importante para vermos se os recursos estão sendo aplicados corretamente e se as empresas estão cumprindo seus prazos, complementou Marcelo Matos. Podemos perceber a preocupação do Atlético Paranaense com a questão de sustentabilidade no projeto do estádio. Isso é de extrema importância e algo que eu não

62 tinha visto em outros projetos, ressaltou o deputado Daniel Almeida. Para Edmar Arruda, presidente da CFFC, na Arena os recursos estão sendo bem utilizados. Ficamos felizes em ver que o dinheiro está sendo aplicado de forma inteligente, sendo o estádio mais barato da Copa. Ganhamos muito com essa obra, que será também uma praça para eventos, algo que a cidade de Curitiba não tem. Então, o Atlético Paranaense está de parabéns, finalizou Arruda. Fonte: CAP/SA

63 Dezembro (18): Reunião no Riocentro define estruturas temporárias Foi realizada nesta segunda-feira (17), na sede do COL/FIFA, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma reunião para definir as estruturas temporárias que serão necessárias para o estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, e seu entorno. Participaram da reunião o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014, Mario Celso Cunha, a engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Susana Lins Costa, o arquiteto da CAP S/A Carlos Arcos e os representantes do Comitê Organizador Local (COL) Roberto Siviero, Fábio Carvalho, o engenheiro Guilherme Mossa e a arquiteta Izabela Hassek. Segundo Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador, a pouco mais de 500 dias do início da Copa do Mundo, este fato pode ser classificado como um marco especial no que diz respeito às preparações finais para a competição, disse. Foram entregues para a sede de Curitiba diversos projetos, mapas, plantas e informações sobre o Projeto Conceitual de Instalações Temporárias, versão Copa do Mundo, relativo à Arena da Baixada. Conforme Roberto Siviero, este passo é definitivo em relação aos compromissos firmados com o COL/FIFA. No início de janeiro faremos reuniões de ajustes e avaliações e no final do mês estaremos na sede de Curitiba, com mais de 40 pessoas do Comitê Organizador, para uma reunião no estádio do Clube Atlético Paranaense, concluiu. Muitas ações de equipamentos temporários estarão dentro do estádio, casos de Vilas de Hospitalidade, Áreas Vip e Super Vip, Centro de Juventude para 70 crianças, sala de imprensa com cerca de 8 mil metros quadrados, além de rampas, tendas, passarelas, plataformas, cercas, mobiliário, divisórias e iluminação, lembrou o secretário estadual da Copa Mario Celso Cunha.

64 Dezembro (19): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

65 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

66 Dezembro (21): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

67 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

68 Dezembro (27): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

69 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

70 Dezembro (2012): Balanço de Ações para a Copa Curitiba. Fonte: Ministério do Esporte. Monitoramento: Tipo de Intervenção: Reforma e ampliação Capacidade: lugares Responsável pela Obra: Clube Atlético Paranaense Modelo de Investimento: Privado Estágio Atual: Em Obras % Execução Obra - Nov/12: Previsto: 73,5% Realizado: 55,1% (24,9% de execução da obra da ampliação + 92% da obra da reforma) Investimento: R$ 234,01 milhões CAP: R$ 89,0 mi (38,0%) Gov. Municipal: R$ 14,0 mi (6,0%) Gov. Federal (financ. BNDES): R$ 131,0 mi (56,0%) Situação Financiamento: Contratado ( BNDES e FDE), sem desembolso Resultados Certificação LEED contratada em Nov/11. RECOPA (Regime Especial de Tributação para Construção, Ampliação, Reforma ou Modernização de Estádios de Futebol) aprovado pelo M. Esporte em Ago/12. Financiamento de R$30 mi do FDE contratado em Jun/12. Financiamento operação aprovada pelo BNDES em Ago/12. Desapropriações: 16 concluídas, aguardando liberação total da área. Assinado contrato CAP S/A com FDE (via BNDES) em 12/Dez/12. Observação: - Aguardar atualização da Lei Potencial Construtivo. - Para a obra da Arena, foi criada uma Sociedade para Propósitos Específicos (SPE) com controle acionário total do Atlético Paranaense (CAP S/A Arena dos Paranaenses)

71 2013

72 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NO 1 SEMESTRE DE Janeiro (02): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA

73 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

74 Janeiro (03): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

75 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

76 Janeiro (04): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

77 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

78 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

79 Janeiro (07): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

80 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

81 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

82 Janeiro (09): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA

83 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

84 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

85 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

86 Janeiro (14): Obras na Arena Paranaense. Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

87 Fonte: CAP/SA Fonte: CAP/SA

88 Janeiro (14): Primeira parcela do empréstimo do BNDES foi recebida pela CAP. A CAP S/A, a Arena Paranaense informou que foi recebida na tarde do dia 14 de janeiro de 2013 a primeira parcela do empréstimo do BNDES para reforma e ampliação da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de O valor da primeira parcela é de R$ ,00 (vinte e seis milhões, duzentos e trinta e três mil e seiscentos reais). O BNDES liberou o empréstimo ao Governo do Estado, através da Agência de Fomento, que repassou a quantia à CAP S/A. Fonte: CAP/SA

89 Janeiro (15): Informações sobre o andamento das obras da Arena dos Paranaenses - Demolições: A Arena passa por demolições em vários setores, para ampliar o estádio e adaptálo às normas da FIFA. - Camarotes do segundo andar (setores Madre Maria e Buenos Aires): 100% executadas - Cabines de imprensa: 100% executadas - Camarotes do anel inferior (paredes externas e internas para ampliação): 100% executadas - Escadas de acesso na entrada principal / Buenos Aires e bilheterias: 100% executadas - Curva da Brasílio Itiberê com a Madre Maria (antiga sede administrativa do CAP): 100% executadas - Torres para eliminação dos pontos cegos. As seis torres serão demolidas, três delas já tiveram o trabalho concluído: 80% executadas - Laje da entrada e bilheterias do setor visitante: 100% executadas - Cobertura do estacionamento na entrada da Coronel Dulcídio: 100% executadas - Fosso, retirada das paredes para ampliação da arquibancada até o gramado, que deixará a torcida ainda mais perto do campo: 100% executadas - Lojas internas da arquibancada superior: 100% executadas - Laje externa na curva da Getúlio Vargas com a Buenos Aires: 100% executadas - Antiga academia e churrascaria: 100% executadas - Vestiários antigos: 100% executadas - Cisterna de abastecimento de água: 100% executadas - Fundações: A fundação da nova área da Brasílio Itiberê foi feita para receber o novo setor. Também estão sendo feitas fundações para construção dos pilares que sustentarão a nova cobertura do estádio. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 95% executadas

90 - Brasílio Itiberê / Reta: 100% executadas - Getúlio Vargas / Curva com a Coronel Dulcídio (antiga entrada da Coronel Dulcídio): 100% executadas - Atrás das torres 1,2,5 e 6, para construção dos 4 pilares de sustentação da nova cobertura da Arena: 100% executadas - Área do antigo estacionamento VIP, após o vestiário do CAP: 95% executadas - Curva da Getúlio Vargas com a Buenos Aires: 10% executadas - Construção Civil: Blocos: Diversos blocos foram construídos na Arena, para receber os pilares de sustentação. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires: 95% executados - Brasílio Itiberê / Reta: 97% executados - Brasílio Itiberê / Coronel Dulcídio: 25% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas: 80% executados - Quatro novas torres que sustentarão a cobertura do estádio: 80% executados Pilares: Os pilares de sustentação receberão as lajes do primeiro, segundo e terceiro nível, onde será construída a área de circulação do público nas arquibancadas do estádio, serviços e também a área VIP. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 90% executados - Brasílio Itiberê / Reta subsolo: 80% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 60% executados - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 3º nível: 60% executados - Reta da Brasílio Itiberê (acima dos novos vestiários) 75% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas subsolo: 70% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas 1º nível: 50% executados - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas 2º nível: 30% executados - Pilares de sustentação da nova cobertura: 15% executados Lajes:

91 A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as lanchonetes e banheiros da Arena, o segundo nível terá área VIP e o terceiro nível será para acesso dos torcedores, no piso superior. O espaço também receberá lanchonetes e banheiros. - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 1º nível: 90% executadas - Brasílio Itiberê / Curva com a Buenos Aires 2º nível: 60% executadas - Reta da Brasílio Itiberê pavimento da área de imprensa: 70% executadas - Laje técnica entre o estádio e o novo estacionamento: 75% executadas - Coronel Dulcídio / Getúlio Vargas 1º nível: 50% executadas - Reta da Brasílio Itiberê 1º nível: 40% executadas - Reta da Brasílio Itiberê 2º nível: 10% executadas Terraplanagem: A Arena passa pela retirada da terra existente para execução de fundações e outras estruturas. Um destes trabalhos é a cortina de contenção perimetral, que funciona como muro de arrimo. A cortina age na contenção de terra no desnível que haverá entre o estacionamento do estádio e a calçada. Outro ponto que recebeu a terraplanagem foi o gramado, que terá a reconstrução de elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. - Cortina de contenção e aterro atrás da cortina na Madre Maria com a Brasílio Itiberê: 100% executada - Escavação do campo de jogo: 90% executada - Escavação no final da Reta da Brasílio Itiberê, para ampliação dos vestiários: 100% executada. Grua: O estádio possui uma grua sobre trilhos, com lança de 50 metros, para auxiliar nos serviços de construção civil, montagem das arquibancadas e cobertura. A grua, que fica no setor Brasílio Itiberê, já está sendo utilizada. 100% executada Confira na tabela abaixo, as porcentagens de andamento da obra. A obra nova se refere à construção do centro de imprensa e estacionamento. A reforma e ampliação são específicas da obra do estádio.

92 Janeiro (16): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense. Fotos: Lucas Costa / Studio Gaea Fonte: CAP/SA

93 Janeiro (22): Imagens aéreas das obras na Arena Paranaense. Fotos: Lucas Costa / Studio Gaea Fonte: CAP/SA

1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO / ENTIDADE FISCALIZADA. Município/UF: Fortaleza / CE

1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO / ENTIDADE FISCALIZADA. Município/UF: Fortaleza / CE 1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Município/UF: Fortaleza / CE DA FISCALIZAÇÃO Objeto da fiscalização: Estádio Plácido Aderaldo Castelo Tipo de obra: Estádio de futebol Período abrangido pela fiscalização:

Leia mais

Discurso Copa 2014. Senhoras Senadoras, Senhores Senadores. Amigos que nos acompanham pelas redes sociais e pela Agência Senado

Discurso Copa 2014. Senhoras Senadoras, Senhores Senadores. Amigos que nos acompanham pelas redes sociais e pela Agência Senado 1 Discurso Copa 2014 Senhor presidente, Senhoras Senadoras, Senhores Senadores Amigos que nos acompanham pelas redes sociais e pela Agência Senado Promessas são como juramentos. A beleza da promessa está

Leia mais

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Manaus. Dezembro de 2012

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Manaus. Dezembro de 2012 Code-P0 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Manaus Dezembro de 2012 Manaus: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos Referência Nov/12, Distribuição dos investimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE

MINISTÉRIO DO ESPORTE MATRIZ DE RESPONSABILIDADES QUE ENTRE SI CELEBRAM OS ENTES FEDERATIVOS ABAIXO NOMINADOS COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR A EXECUÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NECESSÁRIAS À REALIZAÇÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

PROJETO: 5 - CENTROS DE TREINAMENTOS/ESTÁDIOS

PROJETO: 5 - CENTROS DE TREINAMENTOS/ESTÁDIOS PROJETO: 5 - CENTROS DE TREINAMENTOS/ESTÁDIOS Objetivo: Acompanhar a definição da FIFA para a indicação oficial dos Campos de Treinamento. Justificativa: A Secretaria Especial para Assuntos da Copa do

Leia mais

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros [IDEA] 1 Este é um breve relatório do andamento das nossas obras, que pretendemos enviar com menor periodicidade, para manter uma posição mais atualizada das nossas operações. Terrazas do Atlântico Av.

Leia mais

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA ÀS OBRAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA ÀS OBRAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 Não é possível exibir esta imagem no momento. COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA ÀS OBRAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 13 DE ABRIL DE 2015 Sumário Apresentação... 2 1. Visita

Leia mais

O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB PR) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje não falarei mal da

O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB PR) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje não falarei mal da O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB PR) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje não falarei mal da Presidente, Senador Requião. Trago a esta tribuna um assunto

Leia mais

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 1 1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 2 Objetivo Apoio do Governo do Estado/Municipal/Federal Petrobras - FERJ para captar patrocínio

Leia mais

CARTEIRA DE PROJETOS OLÍMPICOS

CARTEIRA DE PROJETOS OLÍMPICOS BR.01 Projetos básicos e executivos das instalações esportivas do Parque Olímpico da Elaboração dos projetos básicos e executivos dos equipamentos esportivos do Parque Olímpico da. 5 mar/13 jun/14 Concluído

Leia mais

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Porto Alegre. Dezembro de 2012

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de Porto Alegre. Dezembro de 2012 CodeP0 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede de Porto Alegre Dezembro de 2012 CodeP1 CODE1 Porto Alegre: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s Referência Nov/12, Distribuição

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 004 JUNHO/15

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 004 JUNHO/15 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 004 JUNHO/15 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré de Castro Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato

Leia mais

Estádios. 1 Revista LIBERDADE e CIDADANIA Ano IV n. 15 janeiro / março, 2012 www.flc.org.br. Por Sen. Demóstenes Torres *

Estádios. 1 Revista LIBERDADE e CIDADANIA Ano IV n. 15 janeiro / março, 2012 www.flc.org.br. Por Sen. Demóstenes Torres * 1 Revista LIBERDADE e CIDADANIA Ano IV n. 15 janeiro / março, 2012 www.flc.org.br ARTIGO COPA 2014 - Falta tudo para o Brasil Por Sen. Demóstenes Torres * No dia 30 de outubro, completou-se quatro anos

Leia mais

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32 There are no translations available. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão A concessão Por que o governo resolveu fazer a concessão? Nos

Leia mais

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para Code-P0 Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para a engenharia brasileira O Mundial e o Desenvolvimento Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) Manaus, 30 de março de 2012 Code-P1

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção JUSTIFICATIVA O método de verificação e avaliação dos

Leia mais

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina

Residência Rua Vicente Racioppi. Arquiteto Joel Campolina Residência Rua Vicente Racioppi Arquiteto Joel Campolina Depoimento do Arquiteto Primeiros croquis e estudos Evolução até o anteprojeto aprovado Interfaces com os projetos complementares A evolução até

Leia mais

SUMÁRIO. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus)... 5

SUMÁRIO. Casa de Arte Barrica (Avenida Ruy Barbosa, nº 238, Madre Deus)... 5 RELATÓRIO DE VISTORIA CARNAVAL 2015 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. VISTORIAS TÉCNICAS DO SERVIÇO DE CARNAVAL 2015... 3 2.1. Do dia 13/02/2015 (sexta-feira)... 3 Passarela do samba (Anel Viário)... 3 Casa

Leia mais

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de São Paulo. Dezembro de 2012

Code-P0. 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede de São Paulo. Dezembro de 2012 CodeP0 4º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede de São Paulo Dezembro de 2012 São Paulo: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos Referência Nov/12, Distribuição dos investimentos

Leia mais

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ)

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Obras começaram em junho e ainda não têm previsão de término. Museu vai ficar às margens da RJ-106. Obras do Museu do Sal continuam em

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

Plano de Ações Articuladas PAR. Um breve Histórico

Plano de Ações Articuladas PAR. Um breve Histórico Plano de Ações Articuladas PAR Um breve Histórico Plano de Ações Articuladas PAR - PAR 2007-2010 DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007 - Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos

Leia mais

Arena de Handebol/SAO BERNARDO

Arena de Handebol/SAO BERNARDO Arena de Handebol/SAO BERNARDO Dimensão da Construção e descrição da obra: o projeto conta com um ginásio de esporte, com quadra auxiliar, todas com medidas oficiais atendendo a requisitos internacionais,

Leia mais

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Belo Horizonte Brasília, Abril de 2012

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Belo Horizonte Brasília, Abril de 2012 CodeP0 Balanço 2012 Copa do Mundo Cidadesede Belo Horizonte Brasília, CodeP1 Valores Consolidados R$ mi, abr/12 Total Empreendimentos Investimento Total Federal Local Federal Estádio 1 695,0 400,0 295,0

Leia mais

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo PROJETO de REVITALIZAÇÃO do 2009-2014 João Henrique Areias Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo Curriculum 1973-1974 Grupo Tristão - RJ 1975-1987 IBM Brasil Vendas Marketing

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Circular 641/2014 São Paulo, 12 de Dezembro de 2014.

Circular 641/2014 São Paulo, 12 de Dezembro de 2014. Circular 641/2014 São Paulo, 12 de Dezembro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) FINANCIAMENTO PARA A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS (TCTH) ALOGÊNICO NÃO APARENTADO

Leia mais

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Parque Poliesportivo do Campus Central da UFRN, a ser inaugurado nesta terça-feira (29.04.14) em Natal, é mais uma

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo LEI N 980, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), no Município

Leia mais

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012

Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia. SINAENCO 18 de Maio de 2012 Programa Copa 2014 na Bahia Planejamento, Realizações e Legados do Mundial na Bahia SINAENCO 18 de Maio de 2012 AGENDA 1. Linha do Tempo 2. A Copa em números 3. Programa Copa 2014 na Bahia 4. Plano Diretor

Leia mais

OBJETO DA LEI SÍNTESE DA LEI. A Lei é:

OBJETO DA LEI SÍNTESE DA LEI. A Lei é: OBJETO DA LEI O principal objetivo desta nova lei é preservar vidas humanas, garantir o funcionamento seguro das edificações no nosso Estado e proteger patrimônios públicos e privados. A lei 14.376 estabelece

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

CARTEIRA DE PROJETOS OLÍMPICOS

CARTEIRA DE PROJETOS OLÍMPICOS A P O Autoridade Pública Olímpica CARTEIRA DE PROJETOS OLÍMPICOS Versão 4.0 18/08/2015 ZONA REFERÊNCIA MATRIZ PROJETO / AÇÃO REFERÊNCIA SUBPROJETO DESCRIÇÃO DO PROJETO/AÇÃO RESPONSABILIDADES PRAZO MATURIDADE

Leia mais

Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS

Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS Projeto de Lei n.º 1.291/2009 pág. 1 PROJETO DE LEI Nº 1.291/2009 SÚMULA: ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA NOS

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva QUESTÃO 01 Leia os textos abaixo. TEXTO 1 Os megaeventos esportivos passaram

Leia mais

02/08 - Resposta à matéria "Um aeroporto à espera de comando", do jornal O Globo Seg, 02 de Agosto de 2010 00:00

02/08 - Resposta à matéria Um aeroporto à espera de comando, do jornal O Globo Seg, 02 de Agosto de 2010 00:00 RESPOSTA AO JORNAL O GLOBO 02.08.10 Em relação à matéria Um Aeroporto à espera de um Comando, de Paulo Marqueiro, publicada na edição do dia 1/08/2010, a Infraero considera lamentável a divulgação de tantas

Leia mais

Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva

Documento de Referência para Apresentação, Habilitação e Seleção de Núcleos de Tecnologia Assistiva Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Apoio a Projetos de Tecnologias Social e Assistiva Documento de Referência para Apresentação, Habilitação

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Manaus. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Manaus. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Manaus Setembro/2013 Manaus: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de Recursos CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

XP CORPORATE MACAÉ (XPCM11) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII

XP CORPORATE MACAÉ (XPCM11) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII XP CORPORATE MACAÉ (XPCM11) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII Relatório Gerencial 4º Trimestre de 2014 ÍNDICE 1. OBRAS DA 2ª CUSTOMIZAÇÃO 1.1. Assembleia dos Cotistas; 1.2. Adaptações no The Corporate;

Leia mais

Parque do Engenho Central e Mirante 2002

Parque do Engenho Central e Mirante 2002 Anexo 1.34 Parque do Engenho Central e Mirante 2002 1. EDIFÍCIO HISTÓRICO Endereço: Rua Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba SP, Brasil. Autoria: desconhecida. Data do Projeto: final da década

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA: Considerando que os serviços de manutenção predial são imprescindíveis e de natureza contínua. Ademais, existem fatores diversos que influenciam na preservação

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015 PERÍODO OUTUBRO DE 2015 Andamento das Obras Execução dos barracões e Mobilização de canteiro de obras quantidade a executar 70% - quantidade acumulada ao final do período 70%; Durante o período executaremos

Leia mais

Plano Especial de Auditoria de Obras 2002 Relatório Sintético

Plano Especial de Auditoria de Obras 2002 Relatório Sintético Plano Especial de Auditoria de Obras 2002 Relatório Sintético Caracterização da obra Ano orçamento: 2002 UF: DF Nome do programa de trabalho: Apoio à Instalação de Posto Avançado do INCOR em Brasília -

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 3. OBJETO DA CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA 3. OBJETO DA CONTRATAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica TERMO DE REFERÊNCIA 1. REFERÊNCIA Projeto OEI/BRA 09/001 Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação

Leia mais

COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL

COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA - TERRACAP AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL DIPRE Diretoria de Prospecção e Formatação de Novos Empreendimentos GEPRE Gerência de Prospecção de Novos Empreendimentos

Leia mais

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA:

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA: PREFEITURA FAZ INFORMATIVO DA PREFEITURA DE CONTAGEM Nº 2 - Janeiro de 2008 ESPECIAL REGIÃO RESSACA Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado A Prefeitura iniciou a obra que vai retirar a

Leia mais

Estádios Brasileiros: Os desafios para 2014 e o Legado da Copa

Estádios Brasileiros: Os desafios para 2014 e o Legado da Copa Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo Estádios Brasileiros: Os desafios para 2014 e o Legado da Copa Arq. Carlos de La Corte Doutor e consultor em arquitetura esportiva

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS CENTRO ABERTO DE MÍDIA 01) O que é o Centro Aberto de Mídia (CAM)? É um espaço para atendimento aos jornalistas nacionais ou estrangeiros, credenciados ou não credenciados pela FIFA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU LEI Nº 6.576, DE 23 DE OUTUBRO DE 2.014 P. 35.427/13 (4.599/13-Emdurb) Cria o Conselho Municipal de Mobilidade de Bauru e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE BAURU, nos termos do art. 51 da

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

Fan Fest da FIFA. Perguntas frequentes

Fan Fest da FIFA. Perguntas frequentes Fan Fest da FIFA Perguntas frequentes Fan Fest da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 Perguntas frequentes 1. Como membros da imprensa, podemos ter acesso e fazer transmissões da Fan Fest da FIFA?

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Curitiba. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Curitiba. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Curitiba Setembro/2013 Curitiba: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

DECRETO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

DECRETO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DECRETO Nº 2.537 DE 13 DE MARÇO DE 2013 REGULAMENTA O FUNDO MUNICIPAL DE APOIO Á POLÍTICA DO IDOSO-FUMAPI, CRIADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 033/2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito do Município de

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO COTAÇÃO DE PREÇO Nº 09/2014 PROCESSO Nº 09/2014 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ IDSM PROJETO - ARQUITETURA, PROJETOS EXECUTIVOS COMPLEMENTARES E ORÇAMENTO

Leia mais

Comitê Organizador da Copa de 2014 visita o Vivaldão, em Manaus

Comitê Organizador da Copa de 2014 visita o Vivaldão, em Manaus Page 1 of 5 12/05/2010 19h53 - Atualizado em 12/05/2010 20h28 Série A Comitê Organizador da Copa de 2014 visita o Vivaldão, em Manaus Demolição do estádio, que passará a se chamar a Arena da Amazônia,

Leia mais

Dependendo das necessidades construtivas, pode-se executar laje plana maciça ou nervurada e lajes tradicionais com vigas.

Dependendo das necessidades construtivas, pode-se executar laje plana maciça ou nervurada e lajes tradicionais com vigas. 1-INTRODUÇÃO Os sistemas de formas para lajes e vigas da Nopin utilizam peças metálicas de fácil montagem que dão agilidade e otimização, não agredindo o meio ambiente. Nopin dispõe de diferentes sistemas

Leia mais

*40DC369517* A deputada Iracema Portella (PP-PI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados,

*40DC369517* A deputada Iracema Portella (PP-PI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados, ** A deputada Iracema Portella (PP-PI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados, Apresentei nesta Casa a Indicação n 5453, de 2013, sugerindo ao Poder Executivo

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO CONCURSO DE IDEIAS InovAÇÃO: Concurso Fachada da UnP do Campus Mossoró IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró 1. APRESENTAÇÃO A Universidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES

MINISTÉRIO DAS CIDADES MINISTÉRIO DAS CIDADES Mobilidade Urbana Sustentável Seminário Infraestrutura turística, megaeventos e promoção da imagem do Brasil no exterior 16 e 17 de agosto de 2011 MINISTÉRIO DAS CIDADES MISSÃO Combate

Leia mais

SÍNTESE DA 6ª REUNIÃO Página 1de 5

SÍNTESE DA 6ª REUNIÃO Página 1de 5 SÍNTESE DA 6ª REUNIÃO Página 1de 5 Unidade: SEEJ Assuntos: Centro de Treinamento Esportivo Local: EEFFTO Data: 14/06/2012 Início: 15:30 H Término: 17:30 H PARTICIPANTE ÓRGÃO/UNIDADE PARTICIPANTE ÓRGÃO/UNIDADE

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

CHAMADA INTERNA DA PROPPG/UDESC/MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2013

CHAMADA INTERNA DA PROPPG/UDESC/MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2013 CHAMADA INTERNA DA PROPPG/UDESC/MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2013 Para atender a chamada pública MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFRA - 2014 a ser lançada pela FINEP, o NUCLEO DE PROJETOS E PARCERIAS e a PRÓ-REITORIA

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL - CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL RAFAEL NUNES DA COSTA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

NEWSLETTER. Curitiba recebe o terceiro encontro preparatório

NEWSLETTER. Curitiba recebe o terceiro encontro preparatório Curitiba recebe o terceiro encontro preparatório Como aproximar o poder público e a iniciativa privada na busca de soluções para as cidades? Foi a busca por essas respostas que norteou o terceiro encontro

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Fortaleza. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Fortaleza. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Fortaleza Setembro/2013 Fortaleza: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos investimentos

Leia mais

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Curitiba Brasília, Abril de 2012

Balanço 2012 - Copa do Mundo Cidade-sede Curitiba Brasília, Abril de 2012 CodeP0 Balanço 2012 Copa do Mundo Cidadesede Curitiba Brasília, CodeP1 Valores Consolidados R$ mi, abr/12 Total Empreendimentos Investimento Total Financiamento Federal Local Federal Privado Estádio 1

Leia mais

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços

Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Uberlândia (MG) - Tombada, Estação Sobradinho está caindo ao pedaços Apesar da pompa dos dizeres Patrimônio Histórico Cultural, prédio parece, na verdade, um imóvel abandonado ao tempo. (Foto: Celso Ribeiro)

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Santa Maria Secretaria Geral de Governo DECRETO EXECUTIVO Nº159 DE 07 DE JULHO DE 2006

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Santa Maria Secretaria Geral de Governo DECRETO EXECUTIVO Nº159 DE 07 DE JULHO DE 2006 DECRETO EXECUTIVO Nº159 DE 07 DE JULHO DE 2006 Estabelece Normas para o Requerimento de Licença Temporária para Realização de Eventos em geral, no Município de Santa Maria e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?.

A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?. A COPA DE 2014: IMPACTOS OU LEGADO PARA AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE?. AS CIDADES-SEDES DO NORDESTE. Hipótese: Os processos de reestruturação urbana implementados para as cidades sedes da região Nordeste

Leia mais

nada é referência por acaso. corporate&offices

nada é referência por acaso. corporate&offices lançamento Um produto Melnick Even corporate&offices nada é referência por acaso. A Melnick Even usou toda sua expertise para trazer à rua Anita Garibaldi um empreendimento comercial pensado cuidadosamente

Leia mais

9º Encontro Nacional SINAENCO Novas formas de contratação 1º. de dezembro de 2011

9º Encontro Nacional SINAENCO Novas formas de contratação 1º. de dezembro de 2011 A Estruturadora Brasileira de Projetos tem por missão desenvolver, com imparcialidade e transparência, projetos de infraestrutura que contribuam para o desenvolvimento econômico e social brasileiro criando

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS

PROGRAMA PROREDES BIRD RS PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO EM SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA PARA FINS DE APOIO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA PARA O

Leia mais

1ª Edição do Banco de Dados das PPPs

1ª Edição do Banco de Dados das PPPs 1ª Edição do Banco de Dados das PPPs Bruno Ramos Pereira Flávio Marques Prol Julho de 2011 Sumário 1. Sumário executivo... 2 2. Por que um banco de dados sobre as PPPs?... 3 3. Seleção dos editais e contratos...

Leia mais

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ATA DA 1ª (PRIMERIA) REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO E CONSULTIVO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,

Leia mais

Orientações Estruturantes

Orientações Estruturantes Ministério do Esporte Programa Esporte e Lazer da Cidade PELC & Vida Saudável Orientações Estruturantes 2016 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO E PROJETO TÉCNICO PEDAGÓGICO...3 3. RELAÇÃO

Leia mais

CAMPANHA TORCIDA EXTRA JORNAL EXTRA REGULAMENTO

CAMPANHA TORCIDA EXTRA JORNAL EXTRA REGULAMENTO CAMPANHA TORCIDA EXTRA JORNAL EXTRA REGULAMENTO 1. Esta campanha é realizada pela INFOGLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. (Infoglobo), empresa sediada na capital do estado do Rio de Janeiro, na Rua

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Fiscalização Financeira e Controle CFFC

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Fiscalização Financeira e Controle CFFC REQUERIMENTO Nº, DE 2014 (do Sr. Fernando Francischini) Requer a realização de visita técnica de membros desta Comissão ao Ministério da Integração Nacional a fim de questionar o valor repassado pelo Governo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015.

LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015. LEI Nº. 602/2015, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015. DISPÕE SOBRE FIXAÇÃO DE REGRAS PARA PROMOÇÃO DO ESPORTE NO MUNICÍPIO DE MATADE SÃO JOÃO-BA. O Prefeito Municipal de Mata de São João, Estado da Bahia, faz saber

Leia mais

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Missão do Instituto Ethos Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras

Leia mais

BNDES e a Copa 2014. Rodolfo Torres. Novembro de 2011. Área de Infraestrutura Social

BNDES e a Copa 2014. Rodolfo Torres. Novembro de 2011. Área de Infraestrutura Social BNDES e a Copa 2014 Novembro de 2011 Rodolfo Torres Área de Infraestrutura Social Agenda Introdução: Eventos Esportivos no Brasil Participação do BNDES Agenda Introdução: Eventos Esportivos no Brasil Participação

Leia mais

Foto aérea do local. Não jogue este impresso na via pública, de acordo com a Lei Municipal 11.837/1995.

Foto aérea do local. Não jogue este impresso na via pública, de acordo com a Lei Municipal 11.837/1995. Foto aérea do local Não jogue este impresso na via pública, de acordo com a Lei Municipal 11.837/1995. Vila Nova Conceição. A localização exclusiva onde a qualidade de vida inspira a qualidade do trabalho.

Leia mais

Deus. Dr. Milton Bigucci. SECOVI e ACIGABC. Sr. João Alberto. Família. Noiva. Amigos. Equipe do escritório. A todos aqui presentes.

Deus. Dr. Milton Bigucci. SECOVI e ACIGABC. Sr. João Alberto. Família. Noiva. Amigos. Equipe do escritório. A todos aqui presentes. CONVITE APRESENTAÇÃO. Eduardo Ronchetti de Castro AGRADECIMENTOS. Agradecimentos especiais: Deus. Dr. Milton Bigucci. SECOVI e ACIGABC. Sr. João Alberto. Família. Noiva. Amigos. Equipe do escritório. A

Leia mais

Copa do Mundo de 2014. em Brasília. Prof. Dr. Rômulo Ribeiro PPG-FAU e FUP/UnB

Copa do Mundo de 2014. em Brasília. Prof. Dr. Rômulo Ribeiro PPG-FAU e FUP/UnB Copa do Mundo de 2014 em Brasília Prof. Dr. Rômulo Ribeiro PPG-FAU e FUP/UnB A Escolha A pergunta que nos move: Por que escolher cidades sem tradição em futebol? Brasília por ser capital do Brasil Será

Leia mais

Faixa Financiamento Número de projeto Financiados A Até R$ 2.000,00 6

Faixa Financiamento Número de projeto Financiados A Até R$ 2.000,00 6 Edital n 001/2012 de seleção de projetos internos da FCS A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FCS) DA Universidade Federal da Grande Dourados torna público o presente Edital e convida os pesquisadores vinculados

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA

PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA EDIÇÃO 08 AGO CONTRATAÇÕES E PROMOÇÕES 2011 Edição 08 Ago ZOOM RH Neste mês tivemos 44 admissões em São Paulo, 1 em Manaus, 294 admissões em Salvador além de 4 promoções no grupo. Conheça os novos gerentes

Leia mais

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP A INDÚSTRIA DO ESPORTE A Indústria do Esporte Atividades econômicas relacionadas

Leia mais

EDITAL 001/2013 - SELEÇÃO PARA BOLSA ESTÁGIO DA FUNDAÇÃO AMAZÔNIA PARAENSE DE AMPARO À PESQUISA A Presidência da Fundação Amazônia Paraense de Amparo

EDITAL 001/2013 - SELEÇÃO PARA BOLSA ESTÁGIO DA FUNDAÇÃO AMAZÔNIA PARAENSE DE AMPARO À PESQUISA A Presidência da Fundação Amazônia Paraense de Amparo EDITAL 001/2013 - SELEÇÃO PARA BOLSA ESTÁGIO DA FUNDAÇÃO AMAZÔNIA PARAENSE DE AMPARO À PESQUISA A Presidência da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Deputado Augusto Coutinho)

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Deputado Augusto Coutinho) PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Deputado Augusto Coutinho) Dispõe sobre a obrigatoriedade de vistorias periciais e manutenções periódicas nas edificações constituídas por unidades autônomas, públicas ou

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Pioneirismo e economia e economia de custos ao mesmo tempo. Luciana Tamaki

Pioneirismo e economia e economia de custos ao mesmo tempo. Luciana Tamaki Artecnica Case Hospital Unimed em Caxias do Sul Pioneirismo e economia e economia de custos ao mesmo tempo Luciana Tamaki Caxias do Sul é uma cidade brasileira no estado do Rio Grande do Sul com aproximadamente

Leia mais

SEM CONCORRÊNCIA. VOCÊ NO TOPO.

SEM CONCORRÊNCIA. VOCÊ NO TOPO. IMAGENS ILUSTRATIVAS SEM CONCORRÊNCIA. VOCÊ NO TOPO. Sabe aquela sensação de conquista? Aquele gostinho da vitória? Sentimentos como esses são inesquecíveis. O reconhecimento é algo realmente especial.

Leia mais